MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN"

Transcrição

1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DESIGN (Vigência a partir do segundo semestre de 2007) Fase Cód. Disciplinas Pré- Requisito Créditos Carga Horária 01 Integração ao Ensino Superior Oficinas de Integração Criativa Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 3 54 I 04 Antropologia Linguagem Oral e Escrita Desenho de Observação Informática: Cultura Digital Projeto Integrador: Desconstrução História da Arte Seminários: Conceitos e Práticas do Design 4 72 II 11 Informática: Desenho e Expressão Desenho de Expressão e Representação Metodologia do Trabalho Acadêmico Projeto Integrador: Participação Teoria da Comunicação Desenho Técnico I 4 72 III 17 Modelos e Protótipos I História do Design Informática: Imagem Projeto Integrador: Corpo Semiótica Desenho Técnico II 4 72 IV 23 Modelos e Protótipos II Ilustração Informática: 3D Projeto Integrador: Espaço Pessoal Marketing: Básico Ergonomia I 4 72 V 29 Materiais e Processos Produtivos I Sociologia Informática: Combinação de Ferramentas Projeto Integrador: Espaço Social Marketing: Posicionamento Estágio Supervisionado: Elaboração 2 36 VI 35 Ergonomia II Biônica Estruturas e Mecanismos Projeto Integrador: Espaço Público Trabalho de Conclusão de Curso I Estágio Supervisionado: Prospecção 2 36 VII 41 Fotografia Ambientalismo Propriedade Industrial Pesquisa de Novos Materiais Sustentáveis 4 72

2 VIII 45 Trabalho de Conclusão de Curso II 5 90 Subtotal Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório¹ Subtotal Total Geral do Curso ¹ O Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório terá a duração de 180 horas aula, 10 créditos acadêmicos, e poderá ser realizado a partir da 6ª Fase ou até um ano após a conclusão dos créditos, respeitado o período de integralização do curso.

3 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE DESIGN 1ª FASE 1. Integração ao Ensino Superior Ementa: A Universidade. Ética da educação. Estrutura do campus e do curso. Papel do acadêmico. 2.Oficinas de Criação Coletiva Ementa: O método criativo e as Ferramentas de criação. Laboratório de criatividade. Experimentação. 3.Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo Ementa: Documentos internacionais, políticas preservacionistas, formas de cooperativismo. Ciclo sustentável da produtividade 4. Antropologia EMENTA: O ser humano. As culturas humanas. Formas de pensar, sentir, agir como caráter distintivo do ser humano.o pensamento, o trabalho e a produção. 5. Linguagem Oral e Escrita Ementa: Leitura e interpretação de textos. Gêneros textuais: resumo, resenha. Oratória. Tópicos de gramática normativa. 6. Desenho de Observação Ementa: Traçado a mão livre, representação de sólidos de revolução, representação de luz e sombra, elaboração de texturas gráficas. 7. Informática: Cultura Digital Ementa: Introdução a informática. A internet. Informática como ferramenta de comunicação e expressão. 8. Projeto integrador: Desconstrução Ementa: Metodologia de projeto Sistema de primeira geração. Pesquisa e análise de produtos Exercício do processo criativo coletivo. Memorial descritivo.

4 2ª FASE 9. História da Arte Ementa: Fundamentos de História da arte. Os movimentos artísticos. A arte contemporânea. 10. Seminários: Conceitos e Práticas do Design Ementa: Conceitos e fundamentos de design. O design e as diferentes áreas da criação. Métodos e Técnicas de Design. 11. Informática: Desenho e Expressão Ementa: Softwares gráficos. A representação da forma e das estruturas bidimensionais, representação de luz e sombra. Desenho em vetores e ilustrações. Tratamento de desenhos e ilustrações. Texturas gráficas em vetores 12. Desenho de Expressão e Representação Ementa: Técnicas de representação de produtos. Perspectivas. Desenho da forma humana proporção, anatomia e movimento. 13. Metodologia do Trabalho Acadêmico Ementa: Metodologia de projeto. Processos e ferramentas de criação. Metodologia científica, normas do trabalho acadêmico. 14. Projeto Integrador: Participação. Ementa: Desenvolvimento de produto, objetos nas múltiplas dimensões. (ética, estética, ergonômica, etc.) Metodologia da Macro Estrutura. Pesquisa, análise e desenvolvimento. Memorial descritivo 3ª FASE 15. Teoria da Comunicação Ementa: Linguagem visual. Comunicação e percepção. Elementos da forma e estruturas gráficas. Diagrama de comunicação. Ferramentas de criação visual. 16. Desenho Técnico I Ementa: Representação de pontos, retas e planos. Sólidos geométricos. Elaboração de esboços e desenhos técnicos. Perspectivas.

5 17. Modelos e Protótipos I Ementa: Equipamentos de proteção. Ferramentas manuais. Técnicas de modelagem com papel e gesso, construção e acabamento de modelos. 18. Historia do Design Ementa: Fundamentos da História do Design. As escolas e os movimentos do Design.O Design como ferramenta da tecnologia. O design como processo de intervenção. 19. Informática: Imagem Ementa: Ferramentas gráficas digitais de desenho e ilustração. Tratamento de imagens e sketches. Apresentação de softwares livres. 20. Projeto Integrador: Corpo Ementa: Desenvolvimento de produtos e gráficos. Metodologia da Macro Estrutura. Pesquisa, análise e desenvolvimento. Memorial descritivo. 4ª FASE 21. Semiótica Ementa: Fundamentos de semiótica. O signo Peirciano e as tricotomias. A relação entre semiótica e cognição. O consumo e o marketing. 22. Desenho Técnico II Ementa: Desenho técnico com suporte digital. Escalas, cortes e elevação. Representação de produtos industriais de acordo às normas técnicas vigentes. 23. Modelos e Protótipos II Ementa: Ferramentas e máquinas. Técnicas de modelagem com polímeros e madeira construção e acabamento de modelos. 24. Ilustração Ementa: Linguagens e contextos. Equipamentos e técnicas de ilustração manual. Ilustração e aplicabilidade. 25. Informática: 3D Ementa: Softwares de modelagem e renderização digital. Softwares de projetação.

6 26.Projeto Integrador: Espaço Pessoal Ementa: Desenvolvimento de elementos visuais e ou produtos. Metodologia. Pesquisa, análise e desenvolvimento. Memorial descritivo 5ª FASE 27. Marketing Básico. Ementa: Conceitos básicos de marketing. Conceitos básicos de identidade visual. Criação da Marca. 28. Ergonomia I Ementa: Fundamentos da Ergonomia. Análise ergonômica situacional. Antropometria estática e dinâmica. Diagnóstico e análise ergonômica do uso de produtos e da atividade funcional. 29. Materiais e Processos Produtivos I Ementa: Características dos materiais e processos industriais. Madeiras, metais, plásticos e vidro. Processos de transformação e acabamento. 30.Sociologia Ementa: Ser humano como ser biológico e ecológico. Formas de pensar, sentir, agir como caráter distintivo do ser humano. Ser Humano, Trabalho e Cultura. Ser Humano como ser político. 31. Informática Combinação de Ferramentas Ementa: Ferramentas gráficas digitais. Diagramação de materiais gráficos, papelarias, banners, outdoors, folders e catálogos. 32.Projeto Integrador: Espaço Social Ementa: Projeto e desenvolvimento de produtos ou gráficos focados no espaço social. Métodos e ferramentas de criação aplicados na conceituação e desenvolvimento. Memorial descritivo.

7 6ª FASE 33. Marketing: Posicionamento Ementa: Ética e Legislação. Estudo de mercado, posicionamento, nicho, novas oportunidades. 34. Estágio Supervisionado - Elaboração Ementa: Orientação metodológica para o desenvolvimento: de projeto e de relatório de estágio. 35. Ergonomia II Ementa: Princípios da cognição. Ergonomia relacionando respostas. Interação entre usuário e o produto. 36. Biônica Ementa: A natureza como fonte de informação estética e funcional para a inovação. 37. Estruturas e Mecanismos. Ementa: Estudos de materiais e processos utilizados na Indústria. 38.Projeto Integrador: Espaço Público Ementa: Criação e desenvolvimento de produtos para o espaço público. Painel Semântico. Relatório final. 7ª FASE 39.Trabalho de Conclusão de Curso I Ementa: Apresentação do Regulamento de TCC. Elaboração do projeto de TCC. 40. Estágio Supervisionado Prospecção Ementa: Apresentação do Regulamento de Estágio. Pesquisa observatória. Elaboração do projeto de estágio. Pesquisa e desenvolvimento. Relatório de Estágio. 41. Fotografia. Ementa: História da fotografia. Princípios e aplicações da máquina fotográfica. Linguagem Fotográfica. Técnicas fotográficas.

8 42. Ambientalismo Ementa: Conceitos de eco design. Estudo de conseqüências ambientais das decisões quanto a materiais e processos. Ciclo de vida e produtos. 43. Propriedade Industrial Ementa: Design contemporâneo nacional e internacional. Propriedade industrial e legislação. Uso e registro da propriedade intelectual. 44. Pesquisa de Novos Materiais Sustentáveis Ementa: Estudo e experimentação de novos materiais aplicados ao design. Experimentação e reutilização de materiais. Desenvolvimento sustentável. 8ª FASE 45. Trabalho de Conclusão de Curso II Ementa: Pesquisa e desenvolvimento do trabalho de conclusão e curso. Relatório de TCC. 46. Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN Matriz Curricular do Curso de Design Fase Cód. Disciplina Créditos Carga Horária 01

Leia mais

PORTARIA Nº 06/ A nova matriz curricular, a matriz de disciplinas eletivas e optativas, a matriz de pré-requisitos, na forma do anexo.

PORTARIA Nº 06/ A nova matriz curricular, a matriz de disciplinas eletivas e optativas, a matriz de pré-requisitos, na forma do anexo. PORTARIA Nº 06/2014 O Pró-Reitor de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, no uso de suas atribuições, resolve aprovar ad referendum da Câmara de Ensino, para

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN. Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior

MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN. Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior MATRIZ CURRICULAR DE DESIGN Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior 1 18 2 Oficinas de Integração Criativa 3 54 3 Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 3 54

Leia mais

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz

Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz Ementário do Curso de Design de Moda - Matriz 2011.1 Disciplina: INTRODUÇÃO AO DESIGN DE MODA (60h) Terminologias e conceitos da área. Descrição dos conceitos da área. Contextualização e processo de moda.

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Curso Desenho Industrial - Reconhecido pelo Decreto nº 70.956 de 09/08/ Turno: NOT_ART - Artes Noite Padrão Regime: Semestral Prazo Máximo: 14 Série: 1-1º Semestre 5DB127 DESENHO DE OBSERVAÇÃO I 2.0 5DB123

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE DESIGN Disciplina / Ementa

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA CURSO DE DESIGN Disciplina / Ementa Ordem Disciplina Fase Créditos Carga Horária 1 Integração ao Ensino Superior 1 18 2 Oficinas de Integração Criativa 3 Seminários: Ambientalismo e Empreendedorismo 4 Antropologia I 5 Linguagem Oral e Escrita

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN GRÁFICO AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 2285/2014 PERÍODO

Leia mais

Curso: DESENHO INDUSTRIAL Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESENHO INDUSTRIAL Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01161 GR01176 GR02894 GR02590 GR02591 GR02592 GR02593 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Desenho Técnico 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2017 História da Arte 72.00 Não ofertada no 2º semestre de

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Design de Moda - Bacharelado Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura de moda, aptos

Leia mais

Curso: DESIGN Curriculo: /15 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESIGN Curriculo: /15 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01161 GR01176 GR02894 GR02590 GR03199 GR03200 GR02593 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Desenho Técnico 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 História da Arte 72.00 Não ofertada no 2º semestre de

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Curso Desenho Industrial - Reconhecido pelo Decreto nº 70.956 de 09/08/ Turno: NOT_ART - Artes Noite Padrão Regime: Semestral Prazo Máximo: 14 Série: 1-1º Semestre 5DB127 DESENHO DE OBSERVAÇÃO I 2.0 5DB123

Leia mais

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ - FAEPI ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

FACULDADE EVANGÉLICA DO PIAUÍ - FAEPI ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 1. Introdução à Antropologia 2. Fundamentos Filosóficos 3. Introdução ao Serviço Social 4. Metodologia do Trabalho Científico 5. Português Instrumental 03 45 6. Teorias Sociológicas Clássicas

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN INDUSTRIAL AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 1472/2018 PERÍODO

Leia mais

Curso: DESENHO INDUSTRIAL Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESENHO INDUSTRIAL Curriculo: /13 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01161 GR01176 GR02894 GR02590 GR02591 GR02592 GR02593 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Desenho Técnico 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2016 História da Arte 72.00 Não ofertada no 2º semestre de

Leia mais

Curso: DESIGN Curriculo: /18 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESIGN Curriculo: /18 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de NOTURNO Curriculo: 100-257/18 GR03407 GR03695 GR03694 GR02894 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Ateliê de Expressão e Representação 72.00 Ericson Luiz Straub Composição e Plástica 72.00 Ceres Luehring Medeiros

Leia mais

Curso: DESIGN Curriculo: /18 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESIGN Curriculo: /18 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO Curriculo: 100-257/18 GR03407 GR03695 GR03694 GR02894 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Ateliê de Expressão e Representação 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2018 Composição e Plástica 72.00 Não ofertada

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Petrópolis Missão O CST em Design de Moda tem como missão formar profissionais para a indústria da moda, levando em consideração

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão. Objetivo Geral SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Tom Jobim Missão Formar profissionais reflexivos e com sensibilidade artística para a construção do pensamento e cultura

Leia mais

4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO. Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais

4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO. Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais 4. ESTRUTURA CURRICULAR CURRÍCULO PLENO Tabela 15: curso de Licenciatura em Artes Visuais DESDOBRAMENTO DAS ÁREAS/MATÉRIAS EM DISCIPLINAS Área/Matéria Código Disciplinas C/H 1. Formação GERAL (Núcleo Reflexivo

Leia mais

Licenciatura em Desenho

Licenciatura em Desenho Licenciatura em Desenho Estrutura Curricular e Plano de Estudos 1 Universidade de Lisboa 2 Faculdade de Belas-Artes 3 Desenho 4 Licenciatura 5 predominante do curso: Desenho 6 Número de créditos, segundo

Leia mais

minors documento orientador

minors documento orientador minors documento orientador animação AM 1 9904L009 Práticas do Som TP 3 6 AM 1 9904L018 Animação e Movimento PL 4,5 6 AM 2 9904L007 Metodologia Projetual Multimédia PL 4,5 6 AM 2 9904L019 Animação e Narrativa

Leia mais

Curso: DESIGN Curriculo: /15 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO

Curso: DESIGN Curriculo: /15 DISCIPLINAS EM OFERTA 2ºº Semestre de NOTURNO GR01161 GR01176 GR02894 GR02590 GR03199 GR03200 GR02593 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Desenho Técnico 72.00 Não ofertada no 2º semestre de 2017 História da Arte 72.00 Não ofertada no 2º semestre de

Leia mais

CURSO DE DESIGN - BACHARELADO

CURSO DE DESIGN - BACHARELADO CURSO DE - BACHARELADO Currículo Novo - 2009/01 Duração: 2 800 horas - 174 créditos - 8 semestres ICET INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS 04334 FILOSOFIA HISTÓRIA DA ARTE E DA TECNOLOGIA I 25094

Leia mais

Licenciatura em Design de Equipamento

Licenciatura em Design de Equipamento Licenciatura em Design de Equipamento Estrutura Curricular e Plano de Estudos 1 Número de créditos, segundo o sistema ECTS, necessário à obtenção do grau: 180 2 Duração normal do curso: 3 anos, 6 semestres

Leia mais

Licenciatura em Design de Comunicação

Licenciatura em Design de Comunicação Licenciatura em Design de Comunicação Estrutura Curricular e Plano de Estudos 1 Número de créditos, segundo o sistema ECTS, necessário à obtenção do grau: 180 2 Duração normal do curso: 3 anos, 6 semestres

Leia mais

Licenciatura em Pintura

Licenciatura em Pintura Licenciatura em Pintura Estrutura Curricular e Plano de Estudos 1 Universidade de Lisboa 2 Faculdade de Belas-Artes 3 Pintura 4 Licenciatura 5 predominante do curso: Pintura 6 Número de créditos, segundo

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª.Marília Matos Gonçalves

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 6 semestres. Profª. Drª.Marília Matos Gonçalves Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Portaria Normativa nº 40/2007/MEC - Exclusivamente para Registro de Diplomas. Resolução da Camara de Ensino, número 011/CEG/UFSC/2008, de 03/09/2008 Criação

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo:

Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo: ! Estrutura Curricular do Curso de Comunicação em Mídias Digitais Código/Currículo: 392009 12.2 DETALHAMENTO DA COMPOSIÇÃO CURRICULAR [ Portaria PRG/G/n 035/2016] 1. Conteúdos Básicos Profissionais 1.1

Leia mais

Licenciatura em Arte Multimédia

Licenciatura em Arte Multimédia Licenciatura em Arte Multimédia Estrutura Curricular e Plano de Estudos 1 Universidade de Lisboa 2 Faculdade de Belas-Artes 3 Arte Multimédia 4 Licenciatura 5 predominante do curso: Arte Multimédia 6 Número

Leia mais

Licenciatura em Escultura

Licenciatura em Escultura Licenciatura em Escultura Estrutura Curricular e Plano de Estudos 1 Universidade de Lisboa 2 Faculdade de Belas-Artes 3 Escultura 4 Licenciatura 5 predominante do curso: Escultura 6 Número de créditos,

Leia mais

Licenciatura em Ciências da Arte e do Património

Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Licenciatura em Ciências da Arte e do Património Estrutura Curricular e Plano de Estudos 1 Universidade de Lisboa 2 Faculdade de Belas-Artes 3 Ciências da Arte e Património 4 Licenciatura 5 predominante

Leia mais

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

Fundação Presidente Antônio Carlos FUPAC Unidade de Barão de Cocais MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2012 1º PERÍODO Pré Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 4 Introdução ao Cálculo 4 Introdução à Engenharia de Produção Introdução à Programação para Engenharia

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30.

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : LICENCIATURA EM BELAS ARTES. CRÉDITOS Obrigatórios: 130 Optativos: 30. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:25:29 Curso : LICENCIATURA

Leia mais

E DESIGN DESIGN DE MODA

E DESIGN DESIGN DE MODA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN DESIGN DE MODA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E DESIGN A Escola de Comunicação e Design forma profissionais dinâmicos, com capacidade de apreender e acompanhar as demandas atuais.

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna

CURRÍCULO DO CURSO. Mínimo: 7 semestres. Prof. Dr. Paulo de Tarso Mendes Luna Documentação: Objetivo: Titulação: Diplomado em: Resolução 12/CGRAD/2015 de 09/09/2015 Fornecer meios para formação de profissionais capazes para atuar em ambientes dinâmicos plurais, atendendo necessidades

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS COLATINA Av. Arino Gomes Leal, 1700 - Santa Margarida, Colatina - ES, 29700-660 Habilitação: Bacharel em Arquitetura e Urbanismo Introdução à Arquitetura - 30 2 Desenho artístico - 45 2 Plástica

Leia mais

DISCIPLINAS MÓDULO 01

DISCIPLINAS MÓDULO 01 Matriz Curricular do Curso Subsequente Técnico em Edificações Educação Profissional Técnica de Nível Médio IFBA - Campus Ilhéus Período de Vigência: 2012.2 ao atual S MÓDULO 01 1º MÓDULO: FUNDAMENTOS Pré-requisito:

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN

GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN GRADE CURRICULAR DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAREM ARTES E DESIGN http://www.ufjf.br/biad/ ESTRUTURA CURRICULAR DO 1º CICLO Bacharelado interdisciplinar em Artes e Design 3 anos Componentes curriculares

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda

Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda CÂMPUS ARARANGUÁ MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 0h PROCESSOS CRIATIVOS DESENHO DA FIGURA HUMANA MODELAGEM TRIDIMENSIONAL SISTEMA

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM DESIGN Introdução ao Design Conceitos históricos da evolução do design, conceitos de inovação e criatividade aplicadas à prática profissional do designer,

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL Matriz Curricular válida para os acadêmicos ingressantes a partir

Leia mais

UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ.

UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ. CURSO DE DESIGN UM CURSO ÚNICO DESENHADO POR E PARA VOCÊ. Um profissional de Design é alguém que busca criar trabalhos com identidade própria. E é muito lógico que essa identidade também deva fazer parte

Leia mais

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda

ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda ANEXO I - Periodização Recomendada Curso de Publicidade e Propaganda 1º Período Código Conteúdos T S PD LB CP ES OR HH3 História Contemporânea OC4 Economia Política da OC6 Leituras em Filosofia OC2 Sonora

Leia mais

PPC DESENHO INDUSTRIAL UFSM 2015

PPC DESENHO INDUSTRIAL UFSM 2015 PPC DESENHO INDUSTRIAL UFSM 2015 Componentes Apresentação Justificativa Objetivos Perfil Desejado do Formando Áreas de Atuação Papel dos Docentes Estratégias Pedagógicas Currículo Avaliação Recursos Humanos

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 015/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência na matriz curricular do curso Superior de Pintura do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS 1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM JOGOS DIGITAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS MATRIZ CURRICULAR 2018.1 BRUSQUE (SC) 40/17, de 09 2018 de agosto de 2017. 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 3 01 INTRODUÇÃO AO DESIGN DE JOGOS...

Leia mais

Design de Produto - Curso de Graduação

Design de Produto - Curso de Graduação SOBRE O CURSO A formação do senso crítico e o espírito realizador guiam a graduação em Design de Produto no IED São Paulo. Os novos materiais e de processos fabricação, as novas indústrias e as mudanças

Leia mais

Matriz 1 - Engenharia Civil Semipresencial

Matriz 1 - Engenharia Civil Semipresencial Matriz 1 - Engenharia Civil Semipresencial 1º PERÍODO Fundamentos da Economia 40 2 1 1 I Desenho Técnico Mecânico 60 3 0 3 Informática e Linguagem de 60 3 2 1 Programação II Sociologia 40 2 2 0 Higiene

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR Documentação: jetivo: Titulação: Diplomado em: Portaria Normativa nº 0/2007/MEC Exclusivamente para Registro de Diplomas. Criação do Curso Resolução da Camara de Ensino nº 011/CEG/UFSC/2008, de 03/09/2008.

Leia mais

GRADE CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

GRADE CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE 2º SEMESTRE GRADE CURRICULAR SERVIÇO SOCIAL 1º SEMESTRE Ciência Política 30 0 30 2 Leitura e Produção de textos 0 4 Metodologia científica 0 4 Antropologia 30 0 30 2 Introdução ao Serviço Social 30 90 6 Sociologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA. Teoria Prática. Matemática Discreta 4-80

MATRIZ CURRICULAR E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA POR PERÍODO LETIVO CARGA HORÁRIA. Teoria Prática. Matemática Discreta 4-80 E DIMENSIONAMENTO DA POR PERÍODO LETIVO - 2019 (A APRESENTADA NAS TABELAS REFEREM-SE À HORA AULA DE 50 MINUTOS) PRIMEIRO SEMESTRE / 1 O ANO Leitura e Interpretação de Textos 2-40 Matemática Discreta 4-80

Leia mais

GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h. C/H Semestral Docente/Titulação(Esp., Ms., Dr.

GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h. C/H Semestral Docente/Titulação(Esp., Ms., Dr. Curso Superior de Tecnologia em Design de Produto CÂMPUS FLORIANÓPOLIS Instrumentos Regulatórios (Resolução CEPE e CONSUP ou Portaria de reconhecimento do curso pelo MEC): Portaria de reconhecimento: Portaria

Leia mais

1ª Série. 6DGN130 NARRATIVAS GRÁFICAS Desenvolvimento de narrativas gráficas: história em quadrinhos e storyboard.

1ª Série. 6DGN130 NARRATIVAS GRÁFICAS Desenvolvimento de narrativas gráficas: história em quadrinhos e storyboard. 1ª Série 6ART051 DESENHO DE OBSERVAÇÃO E EXPRESSÃO Estudo perceptivo do objeto tridimensional, sua estrutura, relações e proporções na representação bidimensional. Leis da perspectiva e as leis que a regem.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018)

MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) MATRIZ CURRICULAR DA FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA (TÉRMINO EM 2018) 1 Período DISCIPLINA CHS CARGA Teoria Geral da Administração 04 72 Tópicos de Matemática 04 72 Contabilidade Geral 04 72

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 1º TERMO Aulas Teóricas Práticas Total Comunicação e Expressão 36-36 Direito 36-36 Cálculo Diferencial e Integral I 72-72 Fundamentos da Administração 36-36

Leia mais

RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI)

RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI) RESOLUÇÃO N 095/2014 CONSUNI (Alterada pela Resolução nº 35/2016-CONSUNI) Aprova Reforma Curricular do Curso de Bacharelado em Habilitação: Design de, do Centro de Artes CEART, da Fundação Universidade

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1 Semestre 7AQ110 Antropometria 2,0 0 7AQ104 Desenho Arquitetônico I 4,0 0 7AQ101 Desenho de Observação 4,0 0 7AQ102 Desenho Geométrico 4,0 0 7AQ106 História da Arte Antiga 2,0 0 7AQ103 Linguagem

Leia mais

11 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

11 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA 11 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Quadro 11. Distribuição semestral das disciplinas 1º SEMESTRE 7150 Fundamentos da Matemática I 4 0 0 0 2 90 6 ---- 7151 Geometria Euclidiana

Leia mais

1º ano Matérias específicas. Basic Study program Cursos Trienais 2007 Design de Jóias e Acessórios. Primeiro Ano matérias comuns. Perfil Profissional

1º ano Matérias específicas. Basic Study program Cursos Trienais 2007 Design de Jóias e Acessórios. Primeiro Ano matérias comuns. Perfil Profissional Basic Study program Cursos Trienais 2007 Design de Jóias e Acessórios Perfil Profissional O mercado de jóias e acessórios é hoje um dos mais lucrativos ramos da moda. Por isso, do ponto de vista artístico

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. História da Arte e Design 40 História da Indumentária

Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito. História da Arte e Design 40 História da Indumentária Curso Técnico Subsequente em Produção e Design de Moda CÂMPUS JARAGUÁ DO SUL MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 360h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito História da Indumentária

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICA - NOITE Análise Crítica da Mídia 1932 1 C 1932 2 A 1932 3 A 1932 4 A 1932 5 C Animação 1937 1 E 1937 2 B 1937 3 C 1937 4 D 1937 5 C 1937 6 D Comunicação e Sociedade 1949

Leia mais

Matriz 1 - Engenharia Elétrica Semipresencial

Matriz 1 - Engenharia Elétrica Semipresencial Matriz 1 - Engenharia Elétrica Semipresencial 1º PERÍODO Fundamentos da Economia 40 2 1 1 I Desenho Técnico Mecânico 60 3 0 3 Informática e Linguagem de 60 3 2 1 Programação II Sociologia 40 2 2 0 Higiene

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOL VIGÊNCIA: A PARTIR DE 2013

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA E ESPANHOL VIGÊNCIA: A PARTIR DE 2013 Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais Campus São João del-rei MATRIZ CURRICULAR CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 31/ 2009 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em Design, na modalidade

Leia mais

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO

EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO EMENTÁRIO DE DESIGN DE PRODUTO 1 ANO Introdução ao Design de Produtos História do Desenho Industrial. O Design como solução de problemas do cotidiano. O Design como solução estética. Os diferentes tipos

Leia mais

Resolução nº 065, de 16 de agosto de 2016.

Resolução nº 065, de 16 de agosto de 2016. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS IFMG Matriz Curricular FGGMATE - Licenciatura em Matemática 0. Disciplinas Obrigatórias FGGMATE.090 Filosofia da Educação Matemática FGGMATE.00 Fundamentos de Cálculo FGGMATE.00 Fundamentos de Matemática Elementar

Leia mais

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração

Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração Matriz Curricular Faculdade Cenecista de Sete Lagoas- Administração 1º Teorias da Administração 60 60 1º Estudos Socioantropológicos 60 60 1º Economia 60 60 1º Matemática Básica 60 60 1º Leitura e Interpretação

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 600 Engenharia de Produção - (GRADUAÇÃO) 1º Semestre 0980001 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 0980002 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 0980004 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1640014 - CÁLCULO A 6 4 2 1640080

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito

CURRÍCULO DO CURSO. Atividade Curricular Créditos T E P EAD Estrutura Tipo pré-requisito Pré-requisito 1º Semestre 15000253 - SISTEMAS PRODUTIVOS 1 2 2 1500025 - INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2 2 15000256 - ECONOMIA INDUSTRIAL 2 2 1500031 - CÁLCULO A 6 2 15000393 - ÁLGEBRA LINEAR 2 2 1500039 - GEOMETRIA

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda Campus: Niterói Missão O Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores busca a formação de profissionais generalistas, críticos,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 012/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 012/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 012/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência da matriz curricular do curso de Licenciatura em Artes Visuais do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos

Leia mais

CURRICULUM SIMPLIFICADO

CURRICULUM SIMPLIFICADO Série: 1-1 Semestre 7AQ110 ANTROPOMETRIA 2.0 0 7AQ104 DESENHO ARQUITETÔNICO I 4.0 0 7AQ101 DESENHO DE OBSERVAÇÃO 4.0 0 7AQ102 DESENHO GEOMÉTRICO 4.0 0 7AQ106 HISTÓRIA DA ARTE ANTIGA 2.0 0 7AQ103 LINGUAGEM

Leia mais

SEMESTRE 360 HORAS CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H

SEMESTRE 360 HORAS CÓDIGO ATIVIDADES/COMPONENTES CURRICULARES C.H Universidade Estadual da Paraíba UEPB - Campus I Campina Grande Curso de Graduação em Química Industrial Resolução de Aprovação do Projeto Pedagógico UEPB/CONSEPE/006/2008 -TURNO DIURNO COMPOSIÇÃO CURRICULAR

Leia mais

Matemática. 1º Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1º Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjunto e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE

RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE RESOLUÇÃO Nº 005/2013 CONSEPE Aprova alteração curricular do Curso de Engenharia de Produção Habilitação Mecânica, do Centro de Educação do Planalto Norte - CEPLAN, da Fundação Universidade do Estado de

Leia mais

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1º SEMESTRE MATEMÁTICA I, 75H EMENTA: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. LÓGICA, 60H EMENTA: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

Conteúdos Programáticos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol Matriz

Conteúdos Programáticos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol Matriz Associação de Ensino e Cultura Pio Décimo Conteúdos Programáticos do Curso de Licenciatura em Letras Português e Espanhol Matriz 2016.2 Coordenadora Prof.ª Me. Luciana Novais Maciel ARACAJU - SERGIPE 2016/2

Leia mais

Matriz Curricular do Curso. Conteúdos de Natureza Científico- Cultural

Matriz Curricular do Curso. Conteúdos de Natureza Científico- Cultural Matriz Curricular do Curso Conteúdos de Natureza Científico- Cultural COMPONENTES Psicologia da Educação 60 1 o - Matemática Básica 60 1 o - Cálculo I 60 1 o - Química Geral I 90 1 o - Metodologia do Trabalho

Leia mais

ENGENHARIA ELÉTRICA - MATRIZ CURRICULAR 2019

ENGENHARIA ELÉTRICA - MATRIZ CURRICULAR 2019 Disciplina 1º Período de Engenharia Elétrica ENGENHARIA ELÉTRICA - MATRIZ CURRICULAR 2019 Descrição Carga Horária (Horas- Relógio) Teórica Prática Total 13010 CIÊNCIA DE PROGRAMAÇÃO APLICADA À ENGENHARIA

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico, da Universidade Estácio de Sá, tem como missão formar profissionais

Leia mais

1/5

1/5 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS EMITIDO EM 23/06/2016 16:42 Portal do Coordenador 0º Semestre Código: 0902011 DADO S DA ESTRUTURA CURRIC UL AR Matriz

Leia mais

Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus EC Matriz Curricular do Curso de Letras - Licenciatura

Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus EC Matriz Curricular do Curso de Letras - Licenciatura Centro Universitário Adventista de São Paulo - Campus EC Matriz Curricular do Curso de Letras - Licenciatura Início: 2013 - CONSU 2012-41 de 29/11/2012 I Ano, I Semestre I Ano, II Semestre Teoria e Prática

Leia mais

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I

ANEXO I. QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I ANEXO I QUADRO DE OFICINAS INTEGRANTES DOS PROGRAMAS DE FORMAÇÃO ARTÍSTICA DO CUCA (COM EMENTAS) Categoria I Desemho básico Desemho intermediário Desemho básico de observação Desenho de observação Fotografia

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar;

RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR. Considerando o art. 7º, incisos I, II e VII do Regimento Geral da Unespar; RESOLUÇÃO Nº 013/2016-CEPE/UNESPAR Convalida as alterações e prazos de vigência da matriz curricular do curso Superior de Escultura do campus Curitiba I - EMBAP. Considerando o art. 7º, incisos I, II e

Leia mais

Graduação - Estrutura Curricular - Matriz curricular

Graduação - Estrutura Curricular - Matriz curricular Código do Curso: GBP.DIR Código da Habilitação: BAC Código da Matriz Curricular: 151M-FD Curso: DIREITO Habilitação: BACHARELADO Matriz Curricular: MATRIZ 15/1 - MATUTINO - FEDERAÇÃO - DIREITO MATRIZES

Leia mais

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica.

Matemática. 1 Semestre. Matemática I 75h. Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Matemática 1 Semestre Matemática I 75h Ementa: Estuda as noções de conjuntos e de funções polinomial, modular, racional, exponencial e logarítmica. Lógica 60h Ementa: Estuda proposições, análise e discussões

Leia mais

EMITIDO EM 29/05/ :30

EMITIDO EM 29/05/ :30 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS EMITIDO EM 29/05/2017 17:30 Portal do Coordenador 0º Semestre Código: 602016 DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR Matriz

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE PEDAGOGIA Matriz Curricular do Curso de Pedagogia 2014-2017 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto -------- Fundamentos Históricos Filosóficos da Educação -------- Fundamentos Socioeconômicos da Educação --------

Leia mais

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33,

1º PERÍODO. Carga Horária e Creditação. Total (50') Física I 80 66, Laboratório de Física I 40 33, 1º PERÍODO Física I 80 66,67 4 4 0 Laboratório de Física I 40 33,33 2 1 1 Laboratório de Computação 40 33,33 2 0 2 Introdução a Engenharia de Produção 60 50 3 3 0 Geometria Analítica 60 50 3 3 0 Química

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Câmpus: Santa Helena de Goiás Curso: : Bacharelado Integralização do Curso: Mínimo: 4,5 anos; Máximo: 7 anos Carga Horária Total do Curso: 3670 Turno: Noturno

Leia mais

Matriz 1 - Engenharia Mecânica

Matriz 1 - Engenharia Mecânica Matriz 1 - Engenharia Mecânica Carga Horária e Creditação Nivelamento Semestral Total Familiarização EAD 20 - - - Matemática 20 - - - 1º PERÍODO Fundamentos da Economia 40 2 2 0 Desenho Técnico Mecânico

Leia mais

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA

Ementas das Disciplinas CURSO DE ESCRITA CRIATIVA Ementas das Disciplinas EAD Ensino a Distância SP Semipresencial Formato: 12345-02 (código da disciplina - número de créditos) PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL NÍVEL I 12224-04 FUNDAMENTOS

Leia mais