POLÍTICA ANTI-FRAUDE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "POLÍTICA ANTI-FRAUDE"

Transcrição

1 1/9 POLÍTICA ANTI-FRAUDE Índice 1. Objectivo Âmbito de Aplicação Definições Compromisso Formas de Actuação Conflito de Interesses Decisões relativas a Contratos, Compras ou Serviços Divulgação de Dados Contratação de Pessoal Donativos e Patrocínios Relações entre Colaboradores e Fornecedores de Serviços Relações entre Colaboradores e Clientes ou Terceiros Aprovação e Divulgação Implementação e Monitorização Registo de Condutas Data de Entrada em Vigor e Revisões... 6 ANEXO I MECANISMOS DE PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDE... 7 ANEXO II RISCO DE FRAUDE... 9

2 2/9 1. Objectivo. A Política Anti-Fraude (PAF) visa estabelecer as formas de actuação que devem ser observadas na Europ Assistance Companhia Portuguesa de Seguros, S.A., no sentido de evitar e detectar actividades fraudulentas que lhe possam causar dano financeiro ou na imagem institucional. 2. Âmbito de Aplicação A Política Anti-Fraude é parte integrante do CC Código de Conduta da Europ Assistance Companhia Portuguesa de Seguros, S.A.. Aplica-se a todos os Colaboradores da Europ Assistance, bem como aos seus Fornecedores de Serviços. As regras e princípios aqui estabelecidos têm carácter de aplicação geral e imperativo. O seu cumprimento não impede nem dispensa a Seguradora, os seus Colaboradores e Fornecedores de Serviços de atender ao restante enquadramento normativo, quer ele resulte de outras instruções internas ou de imperativos legais e regulamentares do sector. Em caso algum poderão estas regras e princípios contrariar aqueles imperativos. 3. Definições. A Política Anti-Fraude é parte integrante do Sistema de Controlo Interno e Gestão de Riscos e do Sistema de Gestão de Qualidade da Europ Assistance Companhia Portuguesa de Seguros, S.A.. Aplica-se a todos os Colaboradores da Europ Assistance, bem como aos seus Fornecedores de Serviços. Fraude: qualquer acto ou omissão de má-fé praticado no sentido de obter, de forma ilegítima, uma vantagem patrimonial ou não-patrimonial em proveito próprio ou de terceiros. Fraude interna: fraude cometida por um Colaborador ou Fornecedor de Serviços da Europ Assistance em prejuízo da Empresa. Fraude externa: fraude cometida por Clientes ou Terceiros em prejuízo da Empresa. Fraude própria: fraude cometida pela Europ Assistance em seu favor.

3 3/9 Colaboradores: aqueles que têm com a Europ Assistance uma relação de trabalho e que actuam em nome desta, independentemente da natureza do vínculo laboral. Fornecedores de Serviços: aqueles que possuem um contrato de prestação de serviços com a Europ Assistance no âmbito da actividade seguradora. Clientes: as pessoas jurídicas, singulares ou colectivas, que subscrevam um contrato de seguro com a Europ Assistance, bem como as pessoas seguras e utilizadores aí designados. Terceiros: as pessoas que intervenham num processo de assistência em nome ou a favor de Clientes, bem como as pessoas lesadas nalgum sinistro em que esteja envolvido um Cliente. Interlocutores: designação indiferenciada de Clientes ou Terceiros. 4. Compromisso A Administração da Europ Assistance compromete-se a não incorrer em actividades fraudulentas e a agir no sentido de evitar que estas sejam cometidas contra a Empresa, estendendo-se este dever a todos os Colaboradores e Fornecedores de Serviços. Não serão mantidas relações comerciais com entidades anteriormente condenadas por fraude ou outro acto ilícito e serão participados às autoridades competentes quaisquer actos que consubstanciem crime. 5. Formas de Actuação Conflito de Interesses Considera-se existir um conflito de interesses quando o interesse privado de uma das partes identificadas nesta Política colide, ou é passível de vir a colidir, com os interesses privados de outra, existindo a possibilidade de fraude. Para evitar um conflito de interesses deve ser observado o estrito cumprimento das condições contratuais acordadas entre as partes. Nos casos em que tal solução não seja eficaz, os Colaboradores e Fornecedores de Serviços da Europ Assistance devem comunicar o risco à respectiva estrutura decisória.

4 4/ Decisões relativas a Contratos, Compras ou Serviços As decisões relativas a contratos, compras ou serviços só podem ser tomadas por quem detiver poderes definidos para tais actos Divulgação de Dados É expressamente proibida aos Colaboradores e Fornecedores de Serviços da Europ Assistance a divulgação não autorizada de informação interna sujeita ao dever de sigilo, como sejam dados pessoais de Colaboradores, Fornecedores, Clientes e Terceiros, elementos relativos à gestão de sinistros ou a negociações contratuais, resultados de indicadores operacionais ou financeiros e decisões estratégicas Contratação de Pessoal A contratação de pessoal deve seguir os princípios de transparência e igualdade de tratamento. Informação adicional sobre o mecanismo de contratação de pessoal pode ser encontrada no procedimento G3-RH-01 Organigramas e Descrição de Funções Donativos e Patrocínios Os donativos e patrocínios da Europ Assistance devem respeitar os princípios aqui definidos e os consagrados no normativo legal e regulamentar do sector Relações entre Colaboradores e Fornecedores de Serviços Em nenhuma situação deverá um Colaborador da Europ Assistance agir por iniciativa própria em favor ou desfavor de um Fornecedor de Serviços Relações entre Colaboradores e Clientes ou Terceiros Em nenhuma situação deverá um Colaborador da Europ Assistance agir por iniciativa própria em favor ou desfavor de um Cliente ou Terceiro.

5 5/9 6. Aprovação e Divulgação. A Política Anti-Fraude deverá ser aprovada pela Administração da Europ Assistance Companhia Portuguesa de Seguros, S.A. e comunicada internamente a todos os Colaboradores e Fornecedores de Serviços. Deverá ainda encontrar-se permanentemente disponível e acessível em meio de divulgação interno, podendo esta divulgação não se verificar relativamente aos anexos que não digam respeito à função específica do Colaborador ou Fornecedor de Serviços. 7. Implementação e Monitorização. A observância das regras e princípios estabelecidos na presente Politica está sujeita aos procedimentos de auditoria existentes na Europ Assistance e aos requeridos pelo Instituto de Seguros de Portugal, devendo ser assegurada no quotidiano pelos diversos níveis hierárquicos, em particular pela Administração. Qualquer actividade fraudulenta suspeita deverá ser imediatamente investigada e reportada ao nível hierárquico superior, devendo assegurar-se o maior número possível de provas e o bom estado da documentação. O incumprimento poderá traduzir-se em procedimento disciplinar, dependendo as sanções aplicáveis da gravidade da situação, da legislação aplicável e dos modos de actuação previstos no Sistema de Controlo Interno e Gestão de Riscos e no Sistema de Gestão da Qualidade. Nos casos em que tal seja aplicável, a actividade fraudulenta deverá ser comunicada às autoridades. 8. Registo de Condutas. Deve ser mantido um registo de informação, com o devido suporte documental, relativo a condutas que configurem, ou haja suspeitas que possam vir a configurar, actos ou omissões fraudulentas. O arquivo relativo aos Colaboradores da Europ Assistance deve ser assegurado pelo Responsável de Recursos Humanos. O arquivo relativo a Clientes, Terceiros e Fornecedores deve ser assegurado pela Direcção de Assistência (e pela Direcção Comercial, nos casos em que tal seja aplicável).

6 6/9 9. Data de Entrada em Vigor e Revisões. A presente política entrou em vigor no dia 1 de Setembro de A Administração avaliará anualmente a necessidade da sua revisão. A Administração.

7 7/9 ANEXO I MECANISMOS DE PREVENÇÃO E DETECÇÃO DE FRAUDE Para além das formas de actuação acima descritas, devem ser considerados as regras e procedimentos que se seguem. 1. Regras e Procedimentos Gerais. - A Europ Assistance recusará qualquer relação com pessoas jurídicas, individuais ou colectivas, que se recusem a providenciar os respectivos elementos de identificação; - Todos os sinistros devem ser comprovados de alguma forma; - Deve ser assegurado o arquivo dos elementos inerentes a todos os processos de contratação e de prestação de serviços enquanto se verificar a relação contratual e, após terminada aquela relação, durante um período mínimo de 5 anos. 2. Clientes Contratantes. a. Pessoas Colectivas - Solicitação dos elementos de identificação e verificação da situação legal: actividade exercida, registo comercial, nacionalidade e identificação fiscal; - Exigência de assinatura de contrato; - Acompanhamento periódico da evolução de vendas, rentabilidade e cobranças. b. Clientes Individuais Solicitação dos elementos de identificação: nome, morada, número de identificação fiscal, nacionalidade, número do documento de identificação e data de nascimento. 3. Contratação de Fornecedores de Serviços. Os mecanismos de prospecção, tratamento de candidaturas e avaliação de Fornecedores de Serviços encontram-se descritos nos procedimentos do Sistema de Gestão da Qualidade respectivos, bem como os documentos a solicitar, as normas operativas e os critérios de selecção e de pontuação.

8 8/9 Está igualmente prevista a realização de visitas periódicas a fornecedores de reboque. 4. Gestão de Sinistros e Prestação de Serviços. a. Gestão de Sinistros - Solicitação do nome e contacto de qualquer Interlocutor; - Verificação do Titular da apólice, do número e data de validade da mesma e da matrícula da viatura, se aplicável, na base de dados; - Confirmação da existência da apólice ou da cobertura junto do Cliente Institucional quando não for possível a sua validação em base de dados; - Prestação de uma assistência condicionada em caso de dúvida; - Confirmação do sinistro no local e/ou solicitação de documentos comprovativos do mesmo; - Manutenção de um histórico de sinistros; - Recusa de pagamento de sinistros em que a Europ Assistance não tenha sido chamada a intervir, salvo motivo de força maior ou impossibilidade material de contacto devidamente comprovados; - Revisão regular dos processos de sinistro, no âmbito da actividade de controlo e supervisão. b. Pagamento de Serviços a Fornecedores - Emissão de uma ordem de trabalho (OT) por cada serviço realizado; - Verificação, após recepção da factura, do número de OT, do número de identificação fiscal, da tabela praticada e do serviço prestado; - Comparação entre o valor pré-valorizado e o valor facturado; - Revisão mensal de OTs com valor superior a

9 9/9 ANEXO II RISCO DE FRAUDE Dada a natureza da actividade desenvolvida, a Europ Assistance avalia o risco inicial de fraude como baixo (inferior a 100 K ). A implementação dos mecanismos acima identificados mitiga aquele risco, reduzindo-o ao nível de risco residual (inferior a 50 K ).

POLÍTICA DE TRATAMENTO DE CLIENTES E TERCEIROS

POLÍTICA DE TRATAMENTO DE CLIENTES E TERCEIROS 1/5 POLÍTICA DE TRATAMENTO DE CLIENTES E TERCEIROS ÍNDICE 1. OBJETIVO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 1 2. DEFINIÇÕES... 1 3. PRINCÍPIOS E NORMAS DE ATUAÇÃO... 2 3.1. PRINCÍPIO DA NÃO DISCRIMINAÇÃO...2 3.2. CONFLITO

Leia mais

POLÍTICA ANTIFRAUDE ÍNDICE

POLÍTICA ANTIFRAUDE ÍNDICE 1/11 POLÍTICA ANTIFRAUDE ÍNDICE 1. Objetivo e âmbito de aplicação... 1 2. Definições... 2 3. Documentos associados... 3 4. Compromisso geral... 3 5. Princípios e deveres de atuação... 3 5.1. Dever de exame...

Leia mais

APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO. Instituto de Seguros de Portugal. 6 de Maio de 2009

APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO. Instituto de Seguros de Portugal. 6 de Maio de 2009 APRESENTAÇÃO PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR CONDUTA DE MERCADO Instituto de Seguros de Portugal 6 de Maio de 2009 1 OBJECTIVOS DA INICIATIVA REGULATÓRIA Estabelecimento de princípios gerais a observar

Leia mais

VICTORIA POLÍTICA ANTI-FRAUDE

VICTORIA POLÍTICA ANTI-FRAUDE VICTORIA POLÍTICA ANTI-FRAUDE Índice 1. Introdução... 4 2. Âmbito e Objectivo... 4 3. Implementação... 5 4. Definições... 5 4.1. Fraude... 5 4.2. Política Anti-Fraude... 5 4.3. Fraude Externa... 5 4.4.

Leia mais

POLÍTICA DE TRATAMENTO DA GNB - COMPANHIA DE SEGUROS, S.A

POLÍTICA DE TRATAMENTO DA GNB - COMPANHIA DE SEGUROS, S.A Artigo 1º ÂMBITO 1. A presente Política de Tratamento consagra os princípios adotados pela GNB - COMPANHIA DE SEGUROS, S.A. (GNB SEGUROS), no quadro do seu relacionamento com os tomadores de seguros, segurados,

Leia mais

Julho de 2009 Informação Geral Relativa à Gestão de Reclamações

Julho de 2009 Informação Geral Relativa à Gestão de Reclamações Julho de 2009 Informação Geral Relativa à Gestão de Reclamações Regulamento da Política de Tratamento da Financial Insurance Company Limited, Sucursal em Portugal no Quadro do seu relacionamento com os

Leia mais

Artigo 1º ÂMBITO. Artigo 2º EQUIDADE, DILIGÊNCIA E TRANSPARÊNCIA

Artigo 1º ÂMBITO. Artigo 2º EQUIDADE, DILIGÊNCIA E TRANSPARÊNCIA REGULAMENTO DA POLÍTICA DE TRATAMENTO DA GENERALI NO QUADRO DO SEU RELACIONAMENTO COM OS TOMADORES DE SEGUROS, SEGURADOS, BENEFICIÁRIOS OU TERCEIROS LESADOS Artigo 1º ÂMBITO 1. O presente Regulamento consagra

Leia mais

Política Antifraude POLÍTICA ANTIFRAUDE

Política Antifraude POLÍTICA ANTIFRAUDE Política Antifraude Página 1 de 14 Índice 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ÂMBITO E OBJECTIVO... 5 3. IMPLEMENTAÇÃO... 5 4. DEFINIÇÕES... 5 4.1. Fraude... 5 4.2. Política Anti-Fraude... 6 4.3. Fraude Externa... 6

Leia mais

Politica de Tratamento de Clientes e Terceiros. Nos termos da Norma Regulamentar ISP n.º10/2009-r, de 25 de Junho

Politica de Tratamento de Clientes e Terceiros. Nos termos da Norma Regulamentar ISP n.º10/2009-r, de 25 de Junho Politica de Tratamento de Clientes e Terceiros Nos termos da Norma Regulamentar ISP n.º10/2009-r, de 25 de Junho AXA Portugal, Companhia de Seguros, SA AXA Portugal, Companhia de Seguros de Vida, SA AXA

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 1/6

CÓDIGO DE CONDUTA 1/6 1/6 DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA CAPÍTULO I Âmbito e Objectivo Artigo 1º Âmbito 1 - O presente Código de Conduta estipula o conjunto das regras de natureza

Leia mais

Provedoria do Cliente. Regulamento de Funcionamento

Provedoria do Cliente. Regulamento de Funcionamento Provedoria do Cliente Regulamento de Funcionamento Provedoria do Cliente da Abarca - Companhia de Seguros, SA Regulamento de Funcionamento Artigo 1.º - Objecto 1. O presente documento tem por objecto definir

Leia mais

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data:

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data: CÓDIGO de CONDUTA do Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica O Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica é a entidade concessionária da Rede Nacional de Transporte

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo. Artigo 1º (Âmbito)

CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo. Artigo 1º (Âmbito) CÓDIGO DE CONDUTA DA AGÊNCIA PARA O INVESTIMENTO E COMÉRCIO EXTERNO DE PORTUGAL, E.P.E. (AICEP) CAPÍTULO I - Âmbito e Objectivo Artigo 1º (Âmbito) 1. O presente Código de Conduta integra o conjunto das

Leia mais

Código de Conduta Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural. Edição: 1 Data:

Código de Conduta Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural. Edição: 1 Data: Código de Conduta Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural Edição: 1 Data: 20.04.2011 O Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural é a entidade concessionária da Rede Nacional

Leia mais

POLÍTICA DE GESTÃO DE RECLAMAÇÕES

POLÍTICA DE GESTÃO DE RECLAMAÇÕES 1/8 POLÍTICA DE GESTÃO DE RECLAMAÇÕES ÍNDICE 1. OBJETIVO E ÂMBITO DE APLICAÇÃO... 1 2. DEFINIÇÕES... 2 3. PRINCÍPIOS E NORMAS DE ATUAÇÃO... 3 3.1. PRINCÍPIOS GERAIS...3 3.2. CONTACTO COM A EUROP ASSISTANCE...4

Leia mais

DECRETO LEI N.º 134/2009, DE 2 DE JUNHO

DECRETO LEI N.º 134/2009, DE 2 DE JUNHO Informação n.º 15/2009 DECRETO LEI N.º 134/2009, DE 2 DE JUNHO Define o regime jurídico aplicável à prestação de serviços de promoção, informação e apoio aos consumidores e utentes, através de call centers

Leia mais

ANEXO QUESTIONÁRIO ÍNDICE

ANEXO QUESTIONÁRIO ÍNDICE ANEXO QUESTIONÁRIO ÍNDICE INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO DO QUESTIONÁRIO 2 DOCUMENTAÇÃO ADICIONAL A REMETER 2 ESTRUTURA DE GOVERNANCE 3 1. Estrutura Orgânica 3 2. Órgão de Administração (Conselho de administração/direcção)

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR

DOCUMENTO ORIENTADOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INTRODUÇÃO A Santa Casa da Misericórdia de Amarante é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objectivos, o alojamento colectivo de utilização temporária

Leia mais

logo.pt Regulamento da Política de Tratamento da Seguradoras Unidas, S.A.

logo.pt Regulamento da Política de Tratamento da Seguradoras Unidas, S.A. logo.pt Regulamento da Política de Tratamento da Seguradoras Unidas, S.A. no quadro do seu relacionamento com os tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados Artigo 1.º Âmbito 1.

Leia mais

Artigo 1º ÂMBITO. Artigo 3º INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO

Artigo 1º ÂMBITO. Artigo 3º INFORMAÇÃO E ESCLARECIMENTO REGULAMENTO DA POLÍTICA DE TRATAMENTO DA EMPRESA DE SEGUROS SEGURADORAS UNIDAS, S.A. NO QUADRO DO SEU RELACIONAMENTO COM OS TOMADORES DE SEGUROS, SEGURADOS, BENEFICIÁRIOS OU TERCEIROS LESADOS Artigo 1º

Leia mais

POLÍTICA DE SELECÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO E DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DA EDP ENERGIAS DE PORTUGAL S.A.

POLÍTICA DE SELECÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO E DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DA EDP ENERGIAS DE PORTUGAL S.A. POLÍTICA DE SELECÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO GERAL E DE SUPERVISÃO E DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO EXECUTIVO DA EDP ENERGIAS DE PORTUGAL S.A. Aprovado em 27 de Julho de 2017 1. Enquadramento A EDP Energias

Leia mais

Código de Conduta do Comercializador de Último Recurso de Gás Natural

Código de Conduta do Comercializador de Último Recurso de Gás Natural Código de Conduta do Comercializador de Último Recurso de Gás Natural A EDP Gás Serviço Universal, na observância dos Valores do Grupo EDP, designadamente de Transparência, Rigor, Integridade, Ética, Confiança,

Leia mais

Capital Estatuário: ,00 Euros - NUIMPC CÓDIGO DE ÉTICA

Capital Estatuário: ,00 Euros - NUIMPC CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Âmbito de aplicação... 3 3. Princípios de actuação da SPMS, EPE... 4 3.1. Legalidade... 4 3.2. Não discriminação, igualdade de tratamento e imparcialidade...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDO ATIVO DE CAPITAL DE RISCO ANGOLANO (FACRA)

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDO ATIVO DE CAPITAL DE RISCO ANGOLANO (FACRA) CÓDIGO DE CONDUTA DO FUNDO ATIVO DE CAPITAL DE RISCO ANGOLANO (FACRA) O FACRA deve apoiar o desenvolvimento de capital de risco em Angola, incentivando e apoiando os empresários, e realizar investimentos

Leia mais

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA DEZEMBRO Núcleo de Auditoria/Gabinete de Gestão da Qualidade e Auditoria

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA DEZEMBRO Núcleo de Auditoria/Gabinete de Gestão da Qualidade e Auditoria CÓDIGO DE ÉTICA DEZEMBRO 2010 1 CÓDIGO DE ÉTICA 1. Nota Prévia O presente é baseado num conjunto de princípios enquadrantes da actividade, tal como definidos nos principais documentos normativos externos

Leia mais

Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas

Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infracções Conexas Índice 1. Enquadramento... 2 2. Objectivos... 2 3. Âmbito do Plano... 3 4. Missão da Entidade... 3 5. Áreas avaliadas, Principais Riscos e formas de mitigação... 4 6. Mecanismos de Controlo... 9 7. Entidades

Leia mais

Manual de utilização de viatura. Grupo Lena Africa Austral

Manual de utilização de viatura. Grupo Lena Africa Austral Manual de utilização de viatura Grupo Lena Africa Austral Revisão: 01 Data: 23 de Janeiro de 2014 Manual de Utilização de Viatura Introdução O objectivo deste Manual é informar cada Utilizador das condições

Leia mais

Adoptado pela Direcção 26 de Setembro de 2011 e aprovado pela Assembleia Geral 24 de Setembro de 2011

Adoptado pela Direcção 26 de Setembro de 2011 e aprovado pela Assembleia Geral 24 de Setembro de 2011 CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA Adoptado pela Direcção 26 de Setembro de 2011 e aprovado pela Assembleia Geral 24 de Setembro de 2011 1. Preâmbulo a. Este Código de Conduta foi elaborado em consonância

Leia mais

POLÍTICA INTERNA DE TRATAMENTO DOS TOMADORES DE SEGURO, SEGURADOS E BENEFICIÁRIOS. (Lusitania Vida)

POLÍTICA INTERNA DE TRATAMENTO DOS TOMADORES DE SEGURO, SEGURADOS E BENEFICIÁRIOS. (Lusitania Vida) POLÍTICA INTERNA DE TRATAMENTO DOS TOMADORES DE SEGURO, SEGURADOS E BENEFICIÁRIOS (Lusitania Vida) ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3. VALORES DA LUSITANIA VIDA 4. TRATAMENTO EQUITATIVO, DILIGENTE

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Para alcançar este objectivo, uma compilação dos princípios e das regras a seguir continuadamente quer internamente, quer

CÓDIGO DE CONDUTA. Para alcançar este objectivo, uma compilação dos princípios e das regras a seguir continuadamente quer internamente, quer CÓDIGO DE CONDUTA No mundo actual dos negócios reveste-se de particular relevância a ética pessoal e profissional de todos quantos colaboram numa empresa, respeitando, mediante uma adequada conduta, a

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 28 de Março de 2014) PREÂMBULO As fundações são instituições privadas sem

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE TRATAMENTO - TOMADORES DE SEGUROS, SEGURADOS, BENEFICIÁRIOS OU TERCEIROS LESADOS -

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE TRATAMENTO - TOMADORES DE SEGUROS, SEGURADOS, BENEFICIÁRIOS OU TERCEIROS LESADOS - REGULAMENTO DA POLÍTICA DE TRATAMENTO - TOMADORES DE SEGUROS, SEGURADOS, BENEFICIÁRIOS OU TERCEIROS LESADOS - Artigo 1.º Âmbito 1 - O presente Regulamento consagra os princípios adotados pela Zurich Insurance

Leia mais

POLÍTICA DE ANTI-FRAUDE. VICTORIA Seguros de Vida, SA

POLÍTICA DE ANTI-FRAUDE. VICTORIA Seguros de Vida, SA POLÍTICA DE ANTI-FRAUDE VICTORIA Seguros de Vida, SA INDICE CONTROLO DE VERSÕES... 3 Histórico de Versões... 3 1. INTRODUÇÃO... 4 2. ÂMBITO E OBJETIVO... 4 3. IMPLEMENTAÇÃO... 5 4. DEFINIÇÃO... 5 4.1.

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO DO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO VICTORIA SEGUROS, S.A.

POLÍTICA DE PREVENÇÃO DO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO VICTORIA SEGUROS, S.A. POLÍTICA DE PREVENÇÃO DO BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO VICTORIA SEGUROS, S.A. INDICE CONTROLO DE VERSÕES... 2 Histórico de Versões... 2 1. ÂMBITO E ENQUADRAMENTO LEGAL... 3 2.

Leia mais

20 de Março de ª versão

20 de Março de ª versão L01 Politicas 20 de Março de 2017 3ª versão Banco BAI Europa, SA, sociedade anónima com sede na Av. António Augusto Aguiar, n.º130, 8º andar, em Lisboa, registada na Conservatória do Registo Comercial

Leia mais

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P"+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C>

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C> ~o-jt1 CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P"+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C> o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E., adiante designado por CHUC, EPE, criado

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Código de Ética e de Conduta 0 Ponta Delgada, 21 de março de 2018 Preâmbulo A Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, adiante abreviadamente designada por SDEA, EPER, é uma pessoa coletiva

Leia mais

De destacar, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento, pelo Empregador, entre o Trabalhador Nacional e o Trabalhador Estrangeiro.

De destacar, a obrigatoriedade de igualdade de tratamento, pelo Empregador, entre o Trabalhador Nacional e o Trabalhador Estrangeiro. O Decreto n.º 6/01, de 19 de Janeiro aprova o Regulamento Sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente, quer no sector público, quer no sector privado, tendo entrado

Leia mais

REGULAMENTO (WHISTLEBLOWING) DE COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES 1/6

REGULAMENTO (WHISTLEBLOWING) DE COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES 1/6 REGULAMENTO DE COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES (WHISTLEBLOWING) 1/6 Artigo 1.º Âmbito e Aplicação 1. A NOS, SGPS, S.A. (a NOS ou a Sociedade ) adota o presente Regulamento, o qual tem por objetivo estabelecer

Leia mais

Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente

Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente Decreto n.º 6/01 de 19 de Janeiro - Regulamento sobre o Exercício da Actividade Profissional do Trabalhador Estrangeiro Não Residente e-mail: geral@info-angola.com portal: www.info-angola.com Página 1

Leia mais

Política de Gestão do Risco de Compliance do Banco BIC Português, S.A.

Política de Gestão do Risco de Compliance do Banco BIC Português, S.A. Política de Gestão do Risco de Compliance do Banco BIC Português, S.A. Aprovada em Comissão Executiva a 24/06/2018 CLASSIFICAÇÃO: PÚBLICO ÍNDICE I. ÂMBITO... 3 II. SISTEMA DE CONTROLO INTERNO... 3 1. OBJETIVOS

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA OLIVEIRA REGO E ASSOCIADOS

CÓDIGO DE CONDUTA OLIVEIRA REGO E ASSOCIADOS CÓDIGO DE CONDUTA DA OLIVEIRA REGO E ASSOCIADOS Página 1 de 7 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 2. PRINCÍPIOS E NORMAS 2.1. Princípios de Actuação 3 2.2. Igualdade e Tratamento / Não discriminação 4 2.3. Lealdade

Leia mais

Política de Gestão do Risco de Compliance

Política de Gestão do Risco de Compliance Política de Gestão do Risco de Compliance Classificação: Público Última Atualização: 23 de dezembro de 2016 ÍNDICE 1. ÂMBITO... 3 2. SISTEMA DE CONTROLO INTERNO... 3 3. RISCO DE COMPLIANCE E FUNÇÃO DE

Leia mais

REGULAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTERNA DE IRREGULARIDADES Aprovação: Aprovado em CA, 17/09/2015, Ata nº37 Data: 03 de setembro de 2015

REGULAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTERNA DE IRREGULARIDADES Aprovação: Aprovado em CA, 17/09/2015, Ata nº37 Data: 03 de setembro de 2015 REGULAMENTO DE COMUNICAÇÃO INTERNA DE IRREGULARIDADES Aprovação: Aprovado em CA, 17/09/2015, Ata nº37 Data: 03 de setembro de 2015 Modificações: Pag. 1/6 ÍNDICE SERVIÇO DE AUDITORIA INTERNA Capítulo I

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE AUDITORIA DO BANCO CENTRAL DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE (BCSTP)

REGULAMENTO DO CONSELHO DE AUDITORIA DO BANCO CENTRAL DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE (BCSTP) REGULAMENTO DO CONSELHO DE AUDITORIA DO BANCO CENTRAL DE S. TOMÉ E PRÍNCIPE (BCSTP) Considerando a necessidade de se definir políticas, regras e procedimentos para o funcionamento do Conselho de Auditoria

Leia mais

SERVIÇO DE GESTÃO DE RECLAMAÇÕES

SERVIÇO DE GESTÃO DE RECLAMAÇÕES O serviço de gestão de reclamações De acordo com o artigo nº 157.º da Lei n.º 14/2015, de 9 de Setembro, referente ao regime jurídico de acesso e exercício da actividade seguradora e resseguradora, as

Leia mais

VI - Política de Conflitos de Interesses

VI - Política de Conflitos de Interesses VI - Política de Conflitos de Interesses Nos termos e para os efeitos do disposto no Artigo 309.º-A e seguintes do Código dos Valores Mobiliários, descreve-se, em seguida, a politica de conflitos de interesses

Leia mais

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO

POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO 1/8 POLÍTICA DE REMUNERAÇÃO Tabela de Revisões Versão Data Motivo de Revisão 1 2011 2 Primeira versão aprovada pelo Conselho de Administração a 02/02/2011 e pela Assembleia Geral a 31/03/2011. Revisão

Leia mais

Manual de Gestão da Qualidade

Manual de Gestão da Qualidade Manual de Gestão da Qualidade A Este documento 1 INTRODUÇÃO Este Manual de Gestão da Qualidade aplica-se a toda a organização da Jurisvalor. O presente Manual de Gestão da Qualidade tem como principal

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE CONFLITO DE INTERESSES

POLÍTICA DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE CONFLITO DE INTERESSES POLÍTICA DE PREVENÇÃO E GESTÃO DE CONFLITO DE INTERESSES 1 Conteúdo 1. Preâmbulo... 3 2. Objecto... 3 3. Definições... 4 4. Âmbito de Aplicação... 5 5. Princípios Gerais... 6 6. Identificação de Situações

Leia mais

Índice PLANO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS. Código PGRCIC Versão 000 Data

Índice PLANO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS. Código PGRCIC Versão 000 Data DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS Código PGRCIC Versão 000 Data 20.06.2017 Índice 1. Enquadramento... 3 2. Objetivo... 3 3. Versão... 4 4. Âmbito... 5 5. Siglas, Acrónimos e Definições...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Capítulo I Disposições gerais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Capítulo I Disposições gerais CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto No exercício das suas funções, em particular nas relações com os restantes trabalhadores e com a CMVM,

Leia mais

Anexo ao Aviso n.º 4/2014 do Banco de Cabo Verde

Anexo ao Aviso n.º 4/2014 do Banco de Cabo Verde Anexo ao Aviso n.º 4/2014 do Banco de Cabo Verde Questionário sobre qualificação profissional, idoneidade e disponibilidade de membro do órgão de administração ou fiscalização de instituição financeira

Leia mais

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS

POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS POLÍTICA DE PROTEÇÃO DE DADOS 1. INTRODUÇÃO GI INSURANCE PORTUGAL - MEDIAÇÃO DE SEGUROS, S.A., ( GIIP ) encara seriamente a proteção dos dados registados pelos seus Clientes, Parceiros e Colaboradores.

Leia mais

Índice PLANO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS. Código: COD. 2 Rev. 01 Data

Índice PLANO PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS. Código: COD. 2 Rev. 01 Data Código: COD. 2 Rev. 01 Data 27-12-2011 Índice 1. Enquadramento... 3 2. Objetivo... 3 3. Versão... 4 4. Âmbito... 4 5. Siglas, Acrónimos e Definições... 5 6. Documentos Associados... 5 7. Missão... 5 8.

Leia mais

Política de Protecção de Dados Oitante S.A.

Política de Protecção de Dados Oitante S.A. Política de Protecção de Dados Oitante S.A. Disclaimer: A informação contida neste documento tem um carácter meramente informativo, sendo a informação nele contida exclusivamente objectiva, sem qualquer

Leia mais

1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem?

1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem? PERGUNTAS FREQUENTES (FAQ) SERVIÇOS DE VALOR ACRESCENTADO BASEADOS NO ENVIO DE MENSAGEM 1. O que são serviços de valor acrescentado baseados no envio de mensagem? Os serviços de valor acrescentado baseados

Leia mais

BANCO DE POUPANÇA E CRÉDITO POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DO BPC

BANCO DE POUPANÇA E CRÉDITO POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DO BPC BANCO DE POUPANÇA E CRÉDITO POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO DO BPC 1. INTRODUÇÃO A Política de Segurança da Informação, pode ser usada para definir as interfaces entre os utilizadores, fornecedores

Leia mais

REGULAMENTO DE GESTÃO DE RECLAMAÇÕES

REGULAMENTO DE GESTÃO DE RECLAMAÇÕES Artigo 1.º - Conceito de Reclamação 1. Nos termos legais e regulamentares em vigor, entende-se por reclamação qualquer manifestação de discordância em relação a uma posição assumida pela AIG, ou de insatisfação

Leia mais

Depósitos estruturados

Depósitos estruturados Depósitos estruturados Tiago Aguiar Liliana Blazer Departamento de Supervisão Comportamental OPEN HEARING 30 31 JANEIRO 2017 Depósitos estruturados Enquadramento normativo vigente Abordagem regulatória

Leia mais

INSTRUÇÃO INFORMÁTICA N.º 34/2007 CONTROLO DE PRAZOS DE REGULARIZAÇÃO DE SINISTROS DE DANOS MATERIAIS

INSTRUÇÃO INFORMÁTICA N.º 34/2007 CONTROLO DE PRAZOS DE REGULARIZAÇÃO DE SINISTROS DE DANOS MATERIAIS INSTRUÇÃO INFORMÁTICA N.º 34/2007 CONTROLO DE PRAZOS DE REGULARIZAÇÃO DE SINISTROS DE DANOS MATERIAIS Objectivo Instruções para a constituição do ficheiro, em suporte informático, para a construção de

Leia mais

Política de Transacções com Partes Relacionadas Banco de Fomento Angola

Política de Transacções com Partes Relacionadas Banco de Fomento Angola Política de Transacções com Partes Relacionadas Banco de Fomento Angola Versão preliminar (V2.0) Direcção de Gestão do Risco 15 de Outubro de 2018 Índice 1. Enquadramento e contexto regulamentar... 3 2.

Leia mais

COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO

COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO COMISSÃO DE AUDITORIA E CONTROLO INTERNO DO BANCO BPI, SA REGULAMENTO (Aprovado na reunião do Conselho de Administração de 25 de Julho 2008, com as alterações introduzidas na reunião de 6 de Março e 18

Leia mais

POLÍTICA PREVENÇÃO DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO POLÍTICA

POLÍTICA PREVENÇÃO DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO POLÍTICA POLÍTICA PREVENÇÃO DE BRANQUEAMENTO DE CAPITAIS E FINANCIAMENTO DO TERRORISMO POLÍTICA INDICE CONTROLO DE VERSÕES... 2 Histórico de Versões... 2 1. ÂMBITO E ENQUADRAMENTO LEGAL... 3 2. OBJETIVO... 3 3.

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS Designação: Plano de Gestão de Riscos de Corrupção e Infrações Conexas Este documento é para uso exclusivo da AgdA-Águas Públicas do Alentejo, S.A. É proibida a reprodução total ou parcial não autorizada

Leia mais

Política de Remuneração dos Colaboradores

Política de Remuneração dos Colaboradores Política de Remuneração dos Índice OBJECTO... 3 ÂMBITO... 3 ENQUADRAMENTO REGULAMENTAR... 4 DEFINIÇÕES... 4 PRINCÍPIOS ORIENTADORES... 4 PRINCÍPIOS E REGRAS APLICÁVEIS A REMUNERAÇÃO... 5 Generalidade dos...

Leia mais

INSTRUTIVO N.º 24/16 de 16 de Novembro

INSTRUTIVO N.º 24/16 de 16 de Novembro INSTRUTIVO N.º 24/16 de 16 de Novembro ASSUNTO: DEVERES DE DILIGÊNCIA REFORÇADA Considerando o desenvolvimento do Sistema Financeiro Angolano, que exige o reforço da sensibilidade ao risco de branqueamento

Leia mais

2.6 O documento CP Ficha de inscrição deve ser assinado de forma a garantir a autenticidade da informação prestada.

2.6 O documento CP Ficha de inscrição deve ser assinado de forma a garantir a autenticidade da informação prestada. 1. Introdução 1.1 Este regulamento tem como objetivo descrever os requisitos gerais do funcionamento do organismo de certificação de pessoas (OCP) da AIPOR. 1.2 O processo de acreditação do OCP foi concebido

Leia mais

CONDUTA DE MERCADO ÍNDICE

CONDUTA DE MERCADO ÍNDICE CONDUTA DE MERCADO ÍNDICE SECÇÃO 1 - POLÍTICA DE TRATAMENTO...2 SECÇÃO 2 - REGULAMENTO DE GESTÃO DE RECLAMAÇÕES...6 SECÇÃO 3 - PROVEDORIA DO CLIENTE...10 1 SECÇÃO 1 - POLÍTICA DE TRATAMENTO 1. ÂMBITO 1.1.

Leia mais

Código de Conduta para colaboradores

Código de Conduta para colaboradores Código de Conduta para colaboradores INTRODUÇÃO O presente documento, inserindo-se nos Princípios de Ação do Grupo Air Liquide, tem como objetivo descrever as regras de conduta aplicáveis a todos os colaboradores

Leia mais

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS O cumprimento da função de supervisão financeira por parte da CMVM, especialmente num contexto de crescente internacionalização e globalização dos mercados, de elevadíssima

Leia mais

REGULAMENTO RELATIVO À COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES DA THE NAVIGATOR COMPANY S.A. 1.º. (Objecto)

REGULAMENTO RELATIVO À COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES DA THE NAVIGATOR COMPANY S.A. 1.º. (Objecto) REGULAMENTO RELATIVO À COMUNICAÇÃO DE IRREGULARIDADES DA THE NAVIGATOR COMPANY S.A. 1.º (Objecto) 1.1. O presente Regulamento enquadra e regulamenta a comunicação por quaisquer interessados, sejam eles

Leia mais

Artigo 1º. Objecto da função 2. Artigo 2º. Estrutura, estatuto e mandato 2. Artigo 3º. Funções 3. Artigo 4º. Definição de reclamação 3

Artigo 1º. Objecto da função 2. Artigo 2º. Estrutura, estatuto e mandato 2. Artigo 3º. Funções 3. Artigo 4º. Definição de reclamação 3 Regulamento de funcionamento aplicável áo provedor do cliente referente à gestão de reclamações dos tomadores de seguros, segurados, beneficiários ou terceiros lesados da Atradius S.A. de Seguros y Reaseguros

Leia mais

Política de tratamento de Clientes BPI Vida e Pensões, S.A.

Política de tratamento de Clientes BPI Vida e Pensões, S.A. Política de tratamento de Clientes BPI Vida e Pensões, S.A. Janeiro de 2016 1 Índice Enquadramento... 3 Regulamento da Política de Tratamento dos Tomadores de Seguro, Segurados, Beneficiários ou Terceiros

Leia mais

Condições Gerais

Condições Gerais ÍNDICE Condições Gerais.03 Artigo 1º Definições.03 Artigo 2º Garantias.03 Artigo 3º Capital Garantido.03 Artigo 4º Rendimento Garantido.03 Artigo 5º Duração do Contrato.03 Artigo 6º Prémio e Encargos de

Leia mais

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE À CORRUPÇÃO

POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE À CORRUPÇÃO POLÍTICA DE PREVENÇÃO À LAVAGEM DE DINHEIRO E COMBATE À CORRUPÇÃO > VERSÃO 2 / 8 1. INTRODUÇÃO A Política de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Combate à Corrupção ( Política ) visa promover a adequação

Leia mais

Portaria n.º 369/2004, de 12 de Abril

Portaria n.º 369/2004, de 12 de Abril Regime de intervenção das entidades acreditadas em acções ligadas ao processo de verificação das condições técnicas e de segurança a observar na instalação e manutenção das balizas de futebol, de andebol,

Leia mais

Informação sobre tratamento de dados pessoais

Informação sobre tratamento de dados pessoais Informação sobre tratamento de dados pessoais 1. Objecto O presente documento destina-se a facultar informação aos titulares de dados pessoais tratados pelo Banco Efisa, no âmbito das suas atividades nas

Leia mais

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade. (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010)

Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de. Interruptibilidade. (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010) Minuta de Contrato de Adesão ao Serviço de Interruptibilidade (ao abrigo da Portaria n.º 1309/2010) Página 1 de 9 Condições Específicas do Contrato Entre A entidade identificada no Anexo e REN - Rede Eléctrica

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÕES CONEXAS

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÕES CONEXAS PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÕES CONEXAS Pág. 1 / 23 Índice 1. ENQUADRAMENTO... 3 2. OBJETIVO... 4 3. REVISÃO... 5 4. ÂMBITO... 5 5. SIGLAS, ACRÓNIMOS E DEFINIÇÕES... 7 6. DOCUMENTOS

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA 1. MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA 1. MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA 1. MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO O ISQ sendo hoje uma grande organização, com larga implantação nacional e uma presença estabelecida internacionalmente, é fundamental que caracterizemos

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade A presente Política de Privacidade fornece uma visão geral sobre o modo de recolha e tratamento de dados pessoais pela UNICRE Instituição Financeira de Crédito, S.A. (doravante

Leia mais

FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA. As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir

FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA. As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir para o bem comum, para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRAÇÕES CONEXAS Versão 001 Data 21-12-2011 Índice 1. ENQUADRAMENTO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. VERSÃO... 4 4. ÂMBITO... 5 5. SIGLAS, ACRÓNIMOS E DEFINIÇÕES... 5 6. DOCUMENTOS ASSOCIADOS... 6 7. MISSÃO... 6 8. ÁREAS AVALIADAS,

Leia mais

Unidade de Informação Financeira. Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD )

Unidade de Informação Financeira. Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD ) Unidade de Informação Financeira Guia de preenchimento da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas ( DIPD ) Índice 1. Objectivo da Declaração de Identificação de Pessoas Designadas (DIPD)... 3

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA CESCE - SUCURSAL EM PORTUGAL

CÓDIGO DE CONDUTA CESCE - SUCURSAL EM PORTUGAL CÓDIGO DE CONDUTA CESCE - SUCURSAL EM PORTUGAL No mundo actual dos negócios reveste-se de particular relevância a ética pessoal e profissional de todos quantos colaboram numa empresa, respeitando, mediante

Leia mais

Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais FIDELIDADE ASSISTANCE

Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais FIDELIDADE ASSISTANCE Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais FIDELIDADE ASSISTANCE A presente Política de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais, doravante Política de Privacidade ou apenas Política, aplica-se

Leia mais

Procedimento para a Comunicação de Irregularidades Canal de ética

Procedimento para a Comunicação de Irregularidades Canal de ética Procedimento para a Comunicação de Irregularidades Canal de ética 1. INTRODUÇÃO A CLIMEX Controlo de Ambiente, S.A. (doravante designada CLIMEX) baseia o exercício da sua atividade em princípios de lealdade,

Leia mais