SOBRETENSÃO. saiba como se proteger

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SOBRETENSÃO. saiba como se proteger"

Transcrição

1 SOBRETENSÃO saiba como se proteger

2 O QUE É UMA DESCARGA ELÉTRICA? Descargas atmosféricas são relâmpagos que produzem uma quantidade extremamente grande de energia elétrica pulsada de milhares de ampères (e milhares de volts). São de alta frequência (aproximadamente 1 megahertz), e também de curta duração (de um microssegundo a um milissegundo).

3 Entre 2000 e 5000 tempestades estão se formando constantemente ao redor do mundo. Estas tempestades são acompanhadas por descargas atmosféricas que representam sério perigo para pessoas e equipamentos. Raios atingem o solo a uma média de 30 a 100 descargas por segundo, isto é, 3 bilhões de descargas atmosféricas por ano.

4 EFEITOS NAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Descargas atmosféricas danificam sistemas elétricos e eletrônicos, especialmente transformadores, medidores e eletrodomésticos, tanto em instalações residenciais como industriais.

5 O custo dos reparos dos danos causados pelas descargas atmosféricas é muito alto. Mas é difícil estimar as consequências de: Perturbações causadas a computadores e redes de telecomunicações; Falhas geradas no funcionamento dos programas dos controladores lógicos programáveis e sistemas de controle. Além disso, o custo das perdas operacionais pode ser muito maior do que o valor do equipamento destruído.

6 IMPACTOS DAS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Descargas atmosféricas podem afetar as instalações elétricas (e/ou comunicações) de uma edificação de duas maneiras: Pelo impacto direto da descarga atmosférica na edificação (ver Fig. J5 a); Pelo impacto indireto da descarga atmosférica na edificação.

7 , tanto em instalações residenciais como industriais. Uma descarga atmosférica pode cair próximo a uma linha de energia elétrica (ver Fig. J5 c). É a radiação eletromagnética da corrente da descarga atmosférica que induz uma corrente elevada e uma sobretensão na rede de alimentação de energia elétrica. Descargas atmosféricas danificam sistemas elétricos e eletrônicos, especialmente transformadores, medidores e eletrodomésticos, tanto em instalações residenciais como industriais. Nos últimos dois casos, as correntes e tensões perigosas são transmitidas pela rede de alimentação de energia elétrica. Uma descarga atmosférica pode cair próximo a uma edificação (ver Fig. J5 d). O potencial de terra ao redor do ponto de impacto aumenta perigosamente.

8 Raios são um fenômeno elétrico de alta frequência que causa sobretensões em todos os elementos condutores especialmente em cabos e equipamentos elétricos.

9

10

11 PRINCÍPIO DE PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÃO O princípio básico para proteção de uma instalação contra o risco de uma descarga atmosférica é evitar que a energia da perturbação atinja equipamentos sensíveis. Para atingir este objetivo, é necessário: Capturar a corrente de descarga e canalizá-la à terra através do caminho mais direto (evitando a proximidade de equipamentos sensíveis); Efetuar a ligação equipotencial da instalação;

12 Esta ligação equipotencial é realizada por meio de condutores de equipotencialidade completada por Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS). Minimizar efeitos indiretos e induzidos por meio da instalação de DPS e/ou filtros. Para eliminar ou limitar as sobretensões são utilizados dois sistemas de proteção: são conhecidos como sistema de proteção de edificações (para a parte externa das edificações) e sistema de proteção de instalação elétrica (para o interior das Edificações).

13 VOCÊ SABIA? O sistema de proteção de uma edificação contra os efeitos dos raios deve incluir: Proteção das estruturas contra descargas atmosféricas diretas; Proteção das instalações elétricas contra descargas atmosféricas diretas e indiretas.

14 SISTEMA DE PROTEÇÃO DA EDIFICAÇÃO A função do sistema de proteção da edificação é proteger contra descargas atmosféricas diretas. O sistema consiste em: Dispositivo de captura: sistema de proteção de descarga atmosférica (para-raios); Condutores de descida projetados para conduzir a corrente de descarga à terra; Aterramento: cabos condutores à terra conectados juntos tipo "pé-degalinha); Conexões entre todas as estruturas metálicas (ligação equipotencial) e os condutores de terra.

15 Quando a corrente de descarga atmosférica flui em um condutor, se aparecerem diferenças de potencial entre o condutor e a estrutura aterrada localizada nas proximidades, podem formar-se descargas disruptivas destruidoras.

16 OS TRÊS TIPOS DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA Três tipos de proteção da edificação são utilizados: O PARA-RAIOS SIMPLES O para-raios com haste é uma ponta metálica instalada no topo da edificação. É aterrado através de um ou mais condutores (geralmente de cobre) (ver Fig. J12).

17

18 OS TRÊS TIPOS DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA O sistema de proteção de uma edificação contra os efeitos dos raios deve incluir: Proteção das instalações elétricas contra descargas atmosféricas diretas e indiretas. Proteção das estruturas contra descargas atmosféricas diretas;

19 OS TRÊS TIPOS DE SISTEMAS DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGA ATMOSFÉRICA PARA-RAIOS TMOSFÉRICA COM CABOS ESTICADOS Estes cabos são esticados sobre a estrutura que deve ser protegida. São utilizados para proteger estruturas especiais: áreas de lançamento de foguetes, aplicações militares e proteção de linhas aéreas de alta tensão (ver Fig. J13).

20

21 PARA-RAIOS COM CONDUTORES EM MALHA (Gaiola Faraday) Esta proteção consiste em multiplicar de maneira simétrica os condutores ao redor de toda a edificação (ver Fig. J14). Este tipo de proteção contra descargas atmosféricas é utilizado em edificações altamente expostas, abrigando instalações altamente sensíveis como equipamentos eletrônicos e informática. proteção da edificação não protege a instalação elétrica: portanto, é obrigatório prover um sistema de

22 CONSEQUÊNCIAS DA PROTEÇÃO DAS EDIFICAÇÕES PARA OS EQUIPAMENTOS DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS 50% da corrente de descarga atmosférica descarregada pelo sistema de proteção das edificações retorna para as redes de aterramento da instalação elétrica (ver Fig. J15): a elevação de potencial das estruturas excede com muita frequência a capacidade de suportabilidade do isolamento dos condutores nas diferentes redes (BT, telecomunicações, cabo de vídeo, etc.). Além disso, o fluxo da corrente através dos condutores de descida gera sobretensões induzidas nas instalações elétricas.

23

24 SISTEMA DE PROTEÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS O objetivo principal do sistema de proteção da instalação elétrica é limitar as sobretensões a valores que sejam aceitáveis pelo equipamento.

25 O SISTEMA DE PROTEÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS CONSISTE DE: Um ou mais DPS dependendo da configuração da edificação; Ligação equipotencial: malha metálica de partes condutoras expostas.

26 O procedimento para proteger as instalações elétricas e de comunicação de uma edificação é o seguinte: BUSCA DA INFORMAÇÃO IMPLEMENTAÇÃO Identifique todas as cargas sensíveis e sua localização na edificação. Identifique os sistemas elétricos e eletrônicos e seus respectivos pontos de entrada na edificação. Verifique se na edificação ou nas proximidades há um sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Familiarize-se com as normas e regulamentos aplicáveis no local da edificação. Avalie o risco de ocorrência de descargas atmosféricas de acordo com a localização geográfica, tipo de alimentação de energia, densidade de descargas atmosféricas, etc.

27 IMPLEMENTAÇÃO DA SOLUÇÃO Realize a ligação equipotencial em forma de malha na estrutura. Instale um DPS no painel BT de entrada. Instale um DPS adicional em cada painel de subdistribuição localizado nas proximidades do equipamento sensível (ver Fig. J16).

28

29 DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS (DPS) O Dispositivo de Proteção contra Surtos é um componente do sistema de proteção das instalações elétricas. Este dispositivo é conectado em paralelo no circuito de alimentação das cargas a serem protegidas (ver Fig. J17). Também pode ser utilizado em todos os níveis da rede de alimentação de energia. Este é o sistema de proteção contra sobretensão mais eficiente e mais utilizado.

30

31 PRINCÍPIO O DPS é projetado para limitar sobretensões transitórias de origem atmosférica e desviar correntes de surto a terra, de modo a limitar a amplitude dessa sobretensão a um valor que não seja perigoso para a instalação elétrica e para o conjunto de manobra.

32 O DPS ELIMINA A SOBRETENSÃO: No caso de uma sobretensão que exceda o limite operacional, o DPS: Conduz a energia à terra, em modo comum; Distribui a energia a outros condutores vivos, em modo diferencial. Em modo comum, entre fase e neutro ou terra; Em modo diferencial, entre fase e neutro.

33 OS TRÊS TIPOS DE DPS: DPS Classe I O DPS Classe I é recomendado para o caso específico de setores de serviço e industriais, protegidos por um sistema de proteção contra descargas atmosféricas ou uma gaiola em malha. Ele protege as instalações elétricas contra descargas atmosféricas diretas. Pode descarregar a corrente de retorno a partir da descarga, espalhando-se do condutor de terra aos condutores da rede. O DPS Classe I é caracterizado por uma onda de corrente de 10/350.

34 DPS Classe II O DPS Classe II é o sistema de proteção principal para todas as instalações elétricas de baixa tensão. Instalado em cada quadro de distribuição, evita a propagação de sobretensões nas instalações elétricas e protege as cargas. O DPS Classe II é caracterizado por uma onda de corrente de 8/20. DPS Classe III Estes DPS possuem baixa capacidade de descarga. Portanto, obrigatoriamente devem ser instalados como suplemento ao DPS Classe II e nas proximidades de cargas sensíveis. O DPS Classe III é caracterizado por uma combinação de ondas de tensão (1,2/50 ) e ondas de corrente (8/20 ).

35 PROJETO DE SISTEMA DE PROTEÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS O diagrama lógico da Figura J20 mostra esta regra de projeto. REGRAS DE PROJETO Para um sistema de distribuição elétrica, as características principais utilizadas para definir o sistema de proteção contra descargas atmosféricas e selecionar o DPS para proteger uma instalação elétrica em uma edificação são: DPS Quantidade de DPS; Classe; Nível de exposição, para definir a corrente de descarga máxima Imáx. do DPS. Dispositivo de desconexão Corrente de descarga máxima Imax; Corrente de curto-circuito Isc no ponto da instalação.

36 As outras características para escolha de um DPS são prédefinidas para uma instalação elétrica. número de polos do DPS; nível de proteção Up; tensão máxima em regime permanente Uc. Esta subseção J3 descreve com grandes detalhes o critério para escolha do sistema de proteção de acordo com as características da instalação, do equipamento a ser protegido e do ambiente.

37 ELEMENTOS DO SISTEMA DE PROTEÇÃO LOCALIZAÇÃO E CLASSE DE DPS A classe do DPS a ser instalado na origem da instalação depende da presença ou não de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas. Se a edificação possuir um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (conforme IEC 62305), um DPS Classe I deve ser instalado. Para DPS instalado na entrada da instalação, as normas de instalação ABNT NBR 5410 estabelecem valores mínimos para as 2 características seguintes: Corrente de descarga nominal In = 5 ka (8/20) ; Nível de proteção Up (em In) < 2,5 kv.

38 O número de DPS adicionais a serem instalados é determinado por: Tamanho do local e a dificuldade de assegurar a equipotencialidade. Em locais grandes, é essencial instalar um DPS na entrada de cada quadro terminal. Distância que separa cargas sensíveis a serem protegidas pelo dispositivo de proteção de entrada. Quando as cargas estiverem situadas a mais de 30 m do dispositivo de proteção de entrada será necessário prover proteções finas o mais próximo possível das cargas sensíveis. Risco de exposição. No caso de um local muito exposto, o DPS de entrada não pode garantir um fluxo grande de corrente de descarga e um nível de proteção de tensão suficientemente baixo. Geralmente um DPS Classe I é acompanhado por um DPS Classe II. - A tabela na Figura J21 mostra a quantidade e classes de DPS a serem instalados com base nos dois fatores definidos acima.

39

40 DPS EM CASCATA A associação em cascata de vários DPS permite que a energia seja distribuída entre diversos DPS, conforme mostrado na Figura J22, na qual as três classes de DPS são fornecidas para: CLASSE I: quando a edificação possui um sistema de proteção contra descargas atmosféricas e localizado na entrada da instalação, absorve uma quantidade muito grande de energia; CLASSE II: absorve sobretensões residuais; CLASSE III: se necessário, fornece proteção fina aos equipamentos mais sensíveis localizados muito próximos às cargas.

41

42 O desempenho do Up "instalado" deve ser comparado com a suportabilidade a impulsos das cargas. O DPS possui um nível de proteção Up intrínseco, isto é, definido e testado independentemente da instalação. Na prática, para a escolha do desempenho de Up do DPS deve ser considerada uma margem de segurança que leve em conta as sobretensões inerentes à instalação do DPS (ver Fig. J27).

43 NOTA: Se o nível de proteção da tensão estipulado não pode ser atingido pelo DPS de entrada, ou se os equipamentos sensíveis são remotos (ver seção 3.2.1), DPS adicionais coordenados podem ser instalados para atingir o nível de proteção necessário.

44 NÚMERO DE POLOS Dependendo da disposição do esquema de aterramento, é necessário prover uma arquitetura de DPS que garanta proteção em modo comum (MC) e modo diferencial (MD).

45 NOTA: SOBRETENSÃO DE MODO COMUM Uma forma básica de proteção é instalar um DPS em modo comum entre fase e o condutor de PE (ou PEN), qualquer que seja o tipo de esquema de aterramento utilizado. SOBRETENSÃO DE MODO DIFERENCIAL Nos esquemas TT e TN-S o aterramento do neutro resulta em uma assimetria devida a impedâncias de terra, que conduzem ao aparecimento de tensões de modo diferencial, mesmo que a sobretensão induzida por uma descarga atmosférica seja de modo comum. DPS 2P, 3P e 4P (ver Fig. J29) Estes são adaptados aos esquemas de aterramento TT e TN-S. Eles fornecem proteção somente contra sobretensões de modo comum.

46

47 SELEÇÃO DE UM DPS CLASSE I CORRENTE DE IMPULSO LIMP Onde não há normas nacionais ou normas específicas para o tipo de edificação a ser protegida: a corrente de descarga impulsional Iimp deve ser no mínimo de 12,5 ka (forma de onda de 10/350 ) por ramal de acordo com a norma ABNT NBR Onde houver regulamentação: a norma IEC defi ne 4 níveis: I, II, III e IV A tabela na Figura J31 mostra os diferentes níveis de Iimp no caso da norma.

48 CORRENTE SUBSEQUENTE AUTOEXTINGUÍVEL LFI Esta característica aplica-se somente a DPS com tecnologia spark gap. A corrente subsequente autoextinguível Ifi deve sempre ser superior do que a corrente presumida de curto-circuito Isc no ponto da instalação. Seleção de um DPS Classe II Corrente de descarga máxima Imax A corrente de descarga máxima Imax é definida de acordo com o nível de exposição estimado relativo à localização da edificação. O valor da corrente de descarga (Imax) é determinado através de análise de risco (ver tabela à Figura J32).

49 ESCOLHA DO DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO CONTRA CURTO-CIRCUITO (DPCC) EXTERNO RISCOS A SEREM EVITADOS NO FINAL DA VIA ÚTIL DOS DPS DEVIDO AO ENVELHECIMENTO No caso de fim de vida natural devido a envelhecimento, a proteção é do tipo térmico. DPS com varistores devem possuir um desconector interno que desative o DPS. Nota: fim de vida devido a descontrole térmico não se aplica a DPS com tubo de descarga de gás ou spark gap encapsulado. DEVIDO A UMA FALHA As causas de fim de vida útil devido a falhas de curto-circuito são: Capacidade de descarga máxima excedida. Esta falha resulta em curto-circuito forte. Uma falha devida aos sistemas de distribuição (alternância neutro/fase, desconexão do neutro). Deterioração gradual do varistor. As últimas duas falhas resultam em curto-circuito impedante.

50 A instalação deve estar protegida de danos resultantes destes tipos de falhas: o desconector interno (térmico) definido acima não tem tempo para se aquecer e, portanto, de operar. Deve ser instalado um dispositivo especial denominado "Dispositivo de Proteção contra Curtos-circuitos" externo (DPCC externo), capaz e eliminar curtos-circuitos. Pode ser implementado por disjuntor ou fusíveis.

51 Os dispositivos de proteção (térmicos e de curtocircuito) devem estar coordenados com o DPS para garantir operação confiável, isto é: garantir a continuidade do serviço; suportar as ondas de corrente das descargas atmosféricas; não gerar tensão residual excessiva. garantir proteção efetiva contra todos os tipos de sobrecorrentes: sobrecarga em seguida a descontrole térmico do varistor; curto-circuito de baixa intensidade (impedante); curto-circuito de alta intensidade.

52 CARACTERÍSTICAS DO DPCC EXTERNO O DPCC externo deve estar coordenado com o DPS. É projetado para satisfazer duas restrições: Suportabilidade a corrente de descarga atmosférica: A suportabilidade a corrente de descarga atmosférica é uma característica essencial dos DPS externos. O dispositivo deve ser capaz de manter os seguintes ensaios normalizados: - não disparar em 15 correntes impulsionais sucessivas a In, -disparar com Imax (ou Iimp) sem ser deteriorado. Suportabilidade às correntes de curto-circuito A capacidade de interrupção é determinada pelas normas de instalação (norma ABNT NBR 5410): O DPCC externo deve possuir uma capacidade de interrupção igual ou superior do que a corrente de curto-circuito presumida Isc no ponto da instalação (de acordo com a norma ABNT NBR 5410).

53 PROTEÇÃO DA INSTALAÇÃO CONTRA CURTOS- CIRCUITOS O curto-circuito impedante, em particular, dissipa uma grande quantidade de energia e deve ser eliminado o mais rapidamente possível para evitar danificar a instalação e o DPS. A associação correta entre o DPS e seu DPCC externo deve ser fornecida pelo fabricante (em catálogos).

54 MODO DE INSTALAÇÃO DO DPCC EXTERNO O DPCC é descrito "em série" (ver Fig. J33) quando a proteção é realizada pelo dispositivo de proteção geral da rede a ser protegida (por exemplo, disjuntor de conexão a montante de uma instalação).

55 Dispositivo "em paralelo" O DPCC é descrito como "em paralelo" (ver Fig. J34) quando a proteção é realizada especificamente por um dispositivo de proteção associado com o DPS. O DPCC externo é denominado "disjuntor de desconexão" se a função é realizada por um disjuntor. O disjuntor de desconexão pode ou não estar integrado ao DPS. Nota: No caso de um DPS com tubo de descarga de gás ou spark gap encapsulado, o DPCC permite que a corrente seja interrompida imediatamente após o uso.

56 GARANTIA DE PROTEÇÃO O DPCC externo deve estar coordenado com o DPS, testado e garantido pelo fabricante do DPS em conformidade com a norma ABNT NBR IEC Também deve ser instalado de acordo com as recomendações do fabricante. Quando este dispositivo está integrado, a conformidade com a norma ABNT NBR IEC garante naturalmente a proteção.

57 RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DOS DPCC EXTERNOS Uma análise detalhada das características é fornecida na seção J6.4. A tabela na Figura J36 mostra, em um exemplo, um resumo das características de acordo com os diversos tipos de DPCC externos.

58 TABELA DE COORDENAÇÃO ENTRE DPS E DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO A tabela na Figura J37 mostra a coordenação entre disjuntores (DPCC externos) para DPS Classe I e Classe II da Schneider Electric para todos os níveis de corrente de curto-circuito. A coordenação entre DPS e seus disjuntores de desconexão, indicada e garantida pela Schneider Electric assegura proteção confiável suportabilidade a onda de descarga atmosférica, proteção reforçada contra correntes de curto-circuito impedantes, etc.) Método de escolha simples e efetivo: Você precisa instalar um DPS em um painel de distribuição

59 TABELA DE COORDENAÇÃO ENTRE DPS E DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO Método de escolha simples e efetivo: Você precisa instalar um DPS em um painel de distribuição.

60 TABELA DE COORDENAÇÃO ENTRE O DPS

61 TABELA DE COORDENAÇÃO ENTRE O DPS...e seu disjuntor de desconexão

62 INDICAÇÃO DE FIM DE VIDA ÚTIL Indicadores de fim de vida útil estão associados com o desconector interno e externo do DPCC do DPS para informar ao usuário que o equipamento não está mais protegido contra sobretensões de origem atmosférica. Indicação local Esta função geralmente é exigida pelas normas de instalação. A indicação de fim de vida útil é fornecida por um indicador (luminoso ou mecânico) ao desconector interno e/ou DPCC externo. Quando o DPCC externo é implementado por um dispositivo fusível, é necessário prover fusíveis com um pino percussor e uma base equipada com um sistema de disparo para garantir esta função. Disjuntor de desconexão integrado O indicador mecânico e a posição da alavanca permitem a indicação natural do fim de vida útil.

63 Indicação local e relatório remoto O DPS iquick PRD da Schneider Electric é do tipo "pronto para conectar" com disjuntor de desconexão integrado. Indicação local O DPS iquick PRD (ver Fig. J48) é equipado com indicador mecânico de estado: o indicador mecânico (vermelho) e a posição da alavanca do disjuntor de desconexão indicam o desligamento do DPS; o indicador mecânico (vermelho) em cada cartucho indica o fim da vida útil do cartucho.

64 RELATÓRIO REMOTO (ver Fig. J49) O DPS iquick PRD é equipado com um contato de indicação que permite o relatório remoto de: fim da vida útil do cartucho; um cartucho faltante e quando foi recolocado; uma falha na rede (curto-circuito, desconexão do neutro, inversão de fase/neutro); comutação manual local. Como resultado, o monitoramento remoto da condição de operação dos DPS instalados torna possível garantir que esses dispositivos de proteção que estão em standby estejam sempre prontos para operar.

65

66 MANUTENÇÃO NO FINAL DA VIDA ÚTIL Quando o indicador de fim de vida útil indica desativação, o DPS (ou o cartucho correspondente) deve ser substituído. No caso do DPS iquick PRD a manutenção é facilitada: O cartucho ao final da vida útil (a ser substituído) é facilmente identificável pelo departamento de manutenção. O cartucho ao final da vida útil pode ser substituído em completa segurança porque um dispositivo de segurança proíbe o fechamento do disjuntor de desconexão se estiver faltando um cartucho.

67

Protecção contra sobretensões. Descarregadores de sobretensões

Protecção contra sobretensões. Descarregadores de sobretensões Protecção contra Descarregadores Protecção contra As podem muitas vezes causar danos irreparáveis nas instalações eléctricas, bem como, nos equipamentos eléctricos e electrónicos. Os descarregadores são

Leia mais

proteção contra sobretensões.

proteção contra sobretensões. OSSIER 90 João Cruz F Product Manager. Schneider Electric proteção contra sobretensões Contribuir para a total eficácia das instalações elétricas é objetivo deste artigo técnico sobre sobretensões. Cada

Leia mais

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada

Critérios Construtivos do Padrão de Entrada Notas: Critérios Construtivos do Padrão de Entrada A fiação do ramal de saída deve ser a mesma fiação do ramal de entrada. O padrão de entrada na zona rural deverá ficar no mínimo de 10 metros e no máximo

Leia mais

Workshop. Proteção em redes de serviços via cabo coaxial

Workshop. Proteção em redes de serviços via cabo coaxial Workshop Proteção em redes de serviços via cabo coaxial Distúrbios em sistemas elétricos Surto Surtos elétricos Incidência de Descargas Atmosféricas na região sudeste, sul, Mato Grosso e Goiás (em milhões)

Leia mais

Dispositivo de Proteção contra Surtos DPS. Power Final Distribution

Dispositivo de Proteção contra Surtos DPS. Power Final Distribution Dispositivo de Proteção contra Surtos DPS Power Final Distribution Índice Panorama SOBRETENSÃO Dados Estatísticos Caracterização do Raio Impacto dos Raios Proteção Estrutural DPS Regras de Instalação Ofertas

Leia mais

Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS)

Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) Proteção 76 Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) Zonas de proteção contra raios, características e aplicações do DPS do tipo I Por Sérgio Roberto Santos* Os Dispositivos de Proteção contra Surtos

Leia mais

Manual de proteção contra raios DPS STAL ENGENHARIA ELÉTRICA. Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel.

Manual de proteção contra raios DPS STAL ENGENHARIA ELÉTRICA. Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel. Manual de proteção contra raios DPS Saiba como proteger você, seus aparelhos eletroeletrônicos e o seu imóvel. Nuvens carregadas e muita chuva em todo o pais A posição geográfica situa o Brasil entre os

Leia mais

DPS Dispositivo de proteção contra surto de tensão

DPS Dispositivo de proteção contra surto de tensão Produtos de Baixa Tensão DPS Dispositivo de proteção contra surto de tensão Por: Sergio Prestes Engenheiro de Aplicação 1. Danos causados por sobretensão Sobretensão é a maior causa de danos em equipamentos

Leia mais

COELCE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 106 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE

COELCE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 106 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE DECISÃO TÉCNICA CRITÉRIO PARA INSTALAÇÃO DT - 16 RELIGADOR AUTOMÁTICO TRIFÁSICO DE 15 KV USO EM POSTE DOCUMENTO NORMATIVO DA TRANSMISSÃO DESIM -896-1 I JUN/1 Í N D I C E 1 OBJETIVO...1 2 NORMAS E TRABALHOS...1

Leia mais

Pára-raios de Baixa Tensão para Rede de Distribuição Secundária PRBT - RDS

Pára-raios de Baixa Tensão para Rede de Distribuição Secundária PRBT - RDS Pára-raios de Baixa Tensão para Rede de Distribuição Secundária PRBT - RDS O que é? É um Dispositivo de Proteção contra Surtos Elétricos (DPS) para uso em redes de distribuição de energia elétrica de baixa

Leia mais

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS NORMAS TÉCNICAS BRASILEIRAS SOBRE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Novas Normas NBR IEC 61643-1 - Dispositivos de proteção contra surtos em baixa tensão - Parte 1: Dispositivos de proteção conectados a sistemas de

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais. Aterramento. Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki

Instalações Elétricas Prediais. Aterramento. Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki Prof. Msc. Getúlio Teruo Tateoki Conceito Instalações Elétricas Prediais -É a Ligação intencional de um condutor à terra. -Significa colocar instalações de estruturas metálicas e equipamentos elétricos

Leia mais

www.rfv.com.br PROTEÇÃO MAIS RÁPIDA QUE UM RAIO.

www.rfv.com.br PROTEÇÃO MAIS RÁPIDA QUE UM RAIO. www.rfv.com.br PROTEÇÃO MAIS RÁPIDA QUE UM RAIO. Proteção contra efeitos dos raios DPS - Dispositivos de Proteção contra Surtos elétricos Os DPS são dispositivos que protegem os equipamentos eletroeletrônicos

Leia mais

Sistema de Proteção Elétrica em Subestações com Alta e Média Tensão Parte I

Sistema de Proteção Elétrica em Subestações com Alta e Média Tensão Parte I Sistema de Proteção Elétrica em Subestações com Alta e Média Tensão Parte I Prof. Eng. José Ferreira Neto ALLPAI Engenharia Out/14 Parte 1 -Conceitos O Sistema Elétrico e as Subestações Efeitos Elétricos

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA SOBRE CORRENTES

PROTEÇÃO CONTRA SOBRE CORRENTES 9 PROTEÇÃO CONTRA SOBRE CORRENTES 9.1 INTRODUÇÃO O aumento da temperatura nos condutores de uma instalação elétrica, devido a circulação de corrente (efeito Joule), projetada para o funcionamento normal,

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA TEMA DA AULA EQUIPAMENTOS DA SE PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA COMPONENTES SUBESTAÇÕES OBJETIVOS Apresentar os principais equipamentos

Leia mais

Aula 5 Infraestrutura Elétrica

Aula 5 Infraestrutura Elétrica Aula 5 Infraestrutura Elétrica Prof. José Maurício S. Pinheiro 2010 1 Ruído Elétrico Os problemas de energia elétrica são as maiores causas de defeitos no hardware das redes de computadores e conseqüente

Leia mais

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TRANSFORMADORES Um transformador (ou trafo) é um dispositivo destinado a transmitir energia elétrica ou potência

Leia mais

Proteção Contra Sobretensões ( NBR 5410)

Proteção Contra Sobretensões ( NBR 5410) Proteção Contra Sobretensões ( NBR 5410) Na NBR 5410, norma que regulamenta as instalações elétricas de baixa tensão, a primeira menção ao tema das sobretensões aparece no item 1.3.4 - Proteção contra

Leia mais

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda.

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Confiança e economia na qualidade da energia. Recomendações para a aplicação de capacitores em sistemas de potência Antes de iniciar a instalação,

Leia mais

Proteção de Sistemas Elétricos Disjuntores, DR e DPS. Júlio Bortolini Engenheiro Eletricista Soprano Eletrometalúrgica e Hid. Ltda

Proteção de Sistemas Elétricos Disjuntores, DR e DPS. Júlio Bortolini Engenheiro Eletricista Soprano Eletrometalúrgica e Hid. Ltda Proteção de Sistemas Elétricos Disjuntores, DR e DPS Júlio Bortolini Engenheiro Eletricista Soprano Eletrometalúrgica e Hid. Ltda DISJUNTORES Definição Disjuntor Disjuntor: dispositivo de seccionamento

Leia mais

Esquemas de Aterramento. Sérgio Ferreira de Paula Silva

Esquemas de Aterramento. Sérgio Ferreira de Paula Silva Esquemas de Aterramento 1 Aterramento O aterramento é a ligação de um equipamento ou de um sistema à terra, por motivos de proteção ou por exigência quanto ao funcionamento do mesmo. Aterramento de proteção:

Leia mais

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o. Rev. C

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o. Rev. C Manual de Instruções C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l T e m p o r i z a d o Rev. C 1. Descrição Índice 1.Descrição...pág 1 2.Dados Técnicos...pág 3 3.Instalação...pág 4 4.Ajuste e Operação...pág

Leia mais

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES:

9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9. MANUTENÇÃO DE TRANSFORMADORES: 9.1 OTIMIZAÇÃO E MONITORAMENTO DA OPERAÇÃO DOS TRANSFORMADORES Os transformadores são máquinas estáticas que transferem energia elétrica de um circuito para outro, mantendo

Leia mais

Dispositivos de Proteção

Dispositivos de Proteção 4 Dispositivos de Proteção Todos os circuitos deverão ser protegidos, a fim de garantir a integridade física das pessoas das instalações e equipamentos. Para isso, existem diversos dispositivos e equipamentos

Leia mais

Os fusíveis NH e Diazed são dotados de características de limitação de corrente. Assim, para

Os fusíveis NH e Diazed são dotados de características de limitação de corrente. Assim, para 5 Proteção e Coordenação Dimensionamento da Proteção 36 Fusível NH Zonasde Atuação 224 A Fusível NH Zonasde Atuação 355 A 5 Proteção e Coordenação Dimensionamento da Proteção 37 5 Proteção e Coordenação

Leia mais

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de

Capítulo 1: Eletricidade. Corrente continua: (CC ou, em inglês, DC - direct current), também chamada de Capítulo 1: Eletricidade É um fenômeno físico originado por cargas elétricas estáticas ou em movimento e por sua interação. Quando uma carga encontra-se em repouso, produz força sobre outras situadas em

Leia mais

Segurança Elétrica em. Prof. Ernesto F. F. Ramírez

Segurança Elétrica em. Prof. Ernesto F. F. Ramírez Segurança Elétrica em Ambiente Hospitalar Prof. Ernesto F. F. Ramírez Choque Elétrico Intensidade da corrente circulação de corrente elétrica através do organismo humano Percurso da corrente Duração do

Leia mais

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior

Realizar novas ligações. Executa ligação BT. HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES Edição Data Alterações em relação à edição anterior Fornecimento de Energia Elétrica a Edificações de Múltiplas Unidades Consumidoras do Programa Minha Casa Minha Vida com Telemedição Processo Atividade Realizar novas ligações Executa ligação BT Código

Leia mais

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA.

ATERRAMENTO ELÉTRICO 1 INTRODUÇÃO 2 PARA QUE SERVE O ATERRAMENTO ELÉTRICO? 3 DEFINIÇÕES: TERRA, NEUTRO, E MASSA. 1 INTRODUÇÃO O aterramento elétrico, com certeza, é um assunto que gera um número enorme de dúvidas quanto às normas e procedimentos no que se refere ao ambiente elétrico industrial. Muitas vezes, o desconhecimento

Leia mais

TÍTULO DA PALESTRA. Logomarca da empresa

TÍTULO DA PALESTRA. Logomarca da empresa IV ENADSE DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO CONTRA SURTOS CONCEITOS E APLICAÇÕES Nome Empresa Eng. Renato de Brito Sanchez 2014 1. Conceitos ESCOPO 2. Aspectos normativos 3. Aplicações: Corrente Alterna 4. Aplicações:

Leia mais

Capítulo IX Proteção contra descargas atmosféricas

Capítulo IX Proteção contra descargas atmosféricas 26 O Setor Elétrico / Setembro de 2009 Compatibilidade Eletromagnética em Sistemas Elétricos Capítulo IX Proteção contra descargas atmosféricas Por Roberto Menna Barreto* Entre as diferentes fontes de

Leia mais

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA TRANSFORMADORES DE INSTRUMENTOS PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS Por que medir grandezas elétricas? Quais grandezas elétricas precisamos medir? Como medir

Leia mais

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO Inspeção visual e documentação............................................................284 Ensaios de campo em instalações...........................................................285

Leia mais

Cabeamento Estruturado

Cabeamento Estruturado Cabeamento Estruturado Definição Cabeamento para uso integrado em comunicações de voz, dados e imagem preparado de maneira a atender diversos layouts de instalações, por um longo período de tempo, sem

Leia mais

Proteção de cabos. o valor da relação Uo/U, que representa o quanto o cabo suporta de sobretensão fase-terra (Uo) e entre fases (U).

Proteção de cabos. o valor da relação Uo/U, que representa o quanto o cabo suporta de sobretensão fase-terra (Uo) e entre fases (U). 32 Apoio Proteção e seletividade Capítulo XII Proteção de cabos Por Cláudio Mardegan* Falando em proteção de cabos, este capítulo abordará de proteção deve ficar, no máximo, igual ao valor de alguns critérios

Leia mais

SCHNEIDER ELECTRIC. Especificação tipo de dispositivos de proteção contra surtos de baixa tensão

SCHNEIDER ELECTRIC. Especificação tipo de dispositivos de proteção contra surtos de baixa tensão SCHNEIDER ELECTRIC Especificação tipo de dispositivos de proteção contra surtos de baixa tensão 10/1/2015 SUMÁRIO Este documento fornece a especificação geral para os dispositivos de proteção contra surtos

Leia mais

sorayachristiane@globo.com

sorayachristiane@globo.com sorayachristiane@globo.com 1 CABEAMENTO ESTRUTURADO INTERNACIONAIS EIA/TIA 568 B - Sistemas de Cabeamento para Edificios Comerciais. EIA/TIA 569 A - Adequações e Estruturas Internas para Cabeamento em

Leia mais

A entrada de energia elétrica será executada através de:

A entrada de energia elétrica será executada através de: Florianópolis, 25 de março de 2013. 1. CONSIDERAÇÕES INICIAIS O presente memorial tem como principal objetivo complementar as instalações apresentadas nos desenhos/plantas, descrevendo-os nas suas partes

Leia mais

SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DISCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA)

SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DISCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DISCARGAS ATMOSFÉRICAS (SPDA) RAIO Os raios são produzidos por nuvens do tipo cumulu-nimbus e se formam por um complexo processo interno de atrito entre partículas carregadas.

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO SPDA. Índice

MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO SPDA. Índice MEMORIAL DESCRITIVO DO PROJETO SPDA Índice 1 Introdução 2 Local da Obra 3 Normas 4 Malha de Aterramento 5 Equipamento e Materiais 6 Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas 7 Cálculo dos Elementos

Leia mais

Protetores de Surto de Alta Performance. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas

Protetores de Surto de Alta Performance. Motores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Protetores de Surto de Alta Performance otores Automação Energia Transmissão & Distribuição Tintas Protetores de Surto de Alta Performance Os Protetores de Surto WEG, são componentes de alto desempenho

Leia mais

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a. Rev. B

Manual de Instruções. C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a. Rev. B Manual de Instruções C o n t r o l a d o r D i f e r e n c i a l para P i s c i n a Rev. B 1. Descrição Índice 1.Descrição... pág 1 2.Dados Técnicos... pág 2 3.Instalação... pág 3 4.Ajuste e Operação...

Leia mais

REDE CABEADA CFTV MANUAL DO USUÁRIO

REDE CABEADA CFTV MANUAL DO USUÁRIO REDE CABEADA CFTV MANUAL DO USUÁRIO Sumário Página 4: Quadro completo Disjuntores Transformador isolador Protetor elétrico Fonte primária VT CFTV Funcionalidades Baterias Página 6: Ponto de distribuição

Leia mais

Critérios para a selecção de um dispositivo diferencial

Critérios para a selecção de um dispositivo diferencial Critérios para a selecção de um dispositivo diferencial Utilização de dispositivos diferenciais com SUNNY BOY, SUNNY MINI CENTRAL e SUNNY TRIPOWER Conteúdo Aquando da instalação de inversores, surgem frequentemente

Leia mais

Aterramentos. por Rafael Alves

Aterramentos. por Rafael Alves Aterramentos por Rafael Alves Dentre as causas mais comuns que podem ocasionar distúrbios e danos à segurança das pessoas e equipamentos numa estação de telecom estão as descargas atmosféricas, as sobretensões

Leia mais

NR-10 MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO

NR-10 MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO NR-10 MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO Prof. Pedro Armando da Silva Jr. Engenheiro Eletricista, Dr. pedroarmando@ifsc.edu.br DESENERGIZAÇÃO A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas

Leia mais

Aqui você encontra artigos que irão auxiliar seu trabalho a partir de informações relevantes sobre segurança e dicas de instalações elétricas.

Aqui você encontra artigos que irão auxiliar seu trabalho a partir de informações relevantes sobre segurança e dicas de instalações elétricas. Artigos técnicos 02 Aqui você encontra artigos que irão auxiliar seu trabalho a partir de informações relevantes sobre segurança e dicas de instalações elétricas. Instalação elétrica defasada é foco de

Leia mais

Podem-se destacar alguns equipamentos responsáveis pelo baixo fator de potência nas instalações elétricas:

Podem-se destacar alguns equipamentos responsáveis pelo baixo fator de potência nas instalações elétricas: 4. FATOR DE POTÊNCIA Um baixo fator de Potência pode vir a provocar sobrecarga em cabos e transformadores, aumento das perdas do sistema, aumento das quedas de tensão, e o aumento do desgaste em dispositivos

Leia mais

3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda?

3. Cite o nome e características do ponto mais alto e do ponto mais baixo de uma onda? Exercícios: 1. Sobre:Ondas Responda: a. O que é a Natureza de Ondas? b. O que origina as Ondas Mecânicas? c. As Ondas Mecânicas se propagam no vácuo? Explique a sua resposta. d. Quais são os elementos

Leia mais

instalação de sistemas de terras

instalação de sistemas de terras 94 José Ribeiro joseribeiro@casafelix.pt instalação de sistemas de terras 1. Capturar o raio. Capturar o raio para um ponto conhecido de ligação preferida utilizando um sistema de ponta captora aérea específica

Leia mais

Seminário Online DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS

Seminário Online DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS Seminário Online DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES ELÉTRICOS Leonel Rodrigues Gerente de Aplicação de Produto Nexans Product Application Dept. Sep 2014 1 Dimensionamento de Condutores Elétricos Dimensionamento

Leia mais

13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ

13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ Instalações Elétricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 104 13.1 - Introdução 13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ Existem três configurações básicas para alimentação de motores que operam em condições

Leia mais

Instalações Elétricas Industriais

Instalações Elétricas Industriais Instalações Elétricas Industriais ENG 1480 Professor: Rodrigo Mendonça de Carvalho Instalações Elétricas Industriais CAPÍTULO 01 INTRODUÇÃO Flexibilidade: admitir mudanças nas localizações dos equipamentos,

Leia mais

Dispositivos De Proteção Residual

Dispositivos De Proteção Residual Dispositivos De Proteção Residual Normas Técnicas A proteção diferencial residual deve ser instalada como: Proteção Geral; Proteção por Circuito; Nos circuitos em que o dispositivo de proteção esteja instalado,sempre

Leia mais

MANUAL REDE CABEADA UTP

MANUAL REDE CABEADA UTP MANUAL REDE CABEADA UTP volt.ind.br 1-QUADRO COMPLETO 2-DISJUNTOR 3-PROTETOR ELÉTRICO 4-FONTE PRIMÁRIA VT 800 5-BATERIAS 6-PD (PONTO DE DISTRIBUIÇÃO) volt.ind.br Pág. 1 1-QUADRO COMPLETO: Equipado por

Leia mais

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP CAMPUS DE FRANCA/SP

LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP CAMPUS DE FRANCA/SP LAUDO TÉCNICO DE AVALIAÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE BAIXA TENSÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO UNESP CAMPUS DE FRANCA/SP 1 INDÍCE 1 - OBJETIVO 2 - NORMAS APLICÁVEIS 3 - GENERALIDADES

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ELETRICA

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ELETRICA ELETRICA A ME Engenharia tem como aliados profissionais altamente qualificados com anos de experiência em Engenharia de Eletricidade. Garantindo nossos projetos e manutenção com toda a proteção adequada

Leia mais

Esquemas. & diagramas. caderno 3

Esquemas. & diagramas. caderno 3 Esquemas & diagramas caderno 3 Regimes de neutro Norma IEC 60364 A norma IEC 60364 é a norma padrão internacional definida pelo International Electrotechnical Commission relativamente a instalações eléctricas

Leia mais

C HAVE FUSÍVEL T IPO MZ PARA DISTRIBUIÇÃO

C HAVE FUSÍVEL T IPO MZ PARA DISTRIBUIÇÃO C HAVE FUSÍVEL T IPO MZ PARA DISTRIBUIÇÃO A Chave fusível tipo MZ foi desenvolvida para operar em redes de distribuição com tensões de 15, 27 e 38 kv. Especialmente projetada para proteger transformadores,

Leia mais

ISEL. Subestação de Alto Mira. Relatório de Visita de Estudo. 27 Maio 2005. Secção de Sistemas de Energia

ISEL. Subestação de Alto Mira. Relatório de Visita de Estudo. 27 Maio 2005. Secção de Sistemas de Energia ISEL INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E AUTOMAÇÃO Relatório de Visita de Estudo 27 Maio 2005 Secção de Sistemas de Energia Junho 2005 Índice 1. Enquadramento

Leia mais

IECETEC. Acionamentos elétricos AULA 1 PROJETO ELÉTRICO

IECETEC. Acionamentos elétricos AULA 1 PROJETO ELÉTRICO AULA 1 PROJETO ELÉTRICO 1- Introdução 2- Normas técnicas Todo projeto deve ser concebido a luz de uma norma técnica. No Brasil, a normatização é de responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnica

Leia mais

PowerSpy Sistema de Monitoramento de Painéis de Distribuição

PowerSpy Sistema de Monitoramento de Painéis de Distribuição PowerSpy Sistema de Monitoramento de Painéis de Distribuição Uma solução completa para a medição e monitoramento de um vasto conjunto de grandezas elétricas, com indicações de valores individuais para

Leia mais

PROTECÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS, SIM OU NÃO

PROTECÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS, SIM OU NÃO PROTECÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS NOS SISTEMAS FOTOVOLTAICOS, SIM OU NÃO Os sistemas fotovoltaicos, tanto em centrais de produção de energia como nos telhados de edifícios de habitação, industria

Leia mais

Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento

Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento 30 Capítulo VIII Métodos normalizados para medição de resistência de aterramento Parte 3: Método da queda de potencial com injeção de alta corrente e ensaios em instalações energizadas Jobson Modena e

Leia mais

Manual do Usuário. Complemento da componente curricular Instalações Elétricas do curso Técnico em Eletrônica

Manual do Usuário. Complemento da componente curricular Instalações Elétricas do curso Técnico em Eletrônica Manual do Usuário Complemento da componente curricular Instalações Elétricas do curso Técnico em Eletrônica MANUAL DO USUÁRIO Introdução A norma para Instalações elétricas de baixa tensão, NBR 5410:2004,

Leia mais

Relés de Nível. Manual de Instalação. Relé de Nível Inferior (RNAI) Relé de Nível Superior (RNAS) C205726 - REV 1

Relés de Nível. Manual de Instalação. Relé de Nível Inferior (RNAI) Relé de Nível Superior (RNAS) C205726 - REV 1 Relés de Nível Relé de Nível Inferior (RNAI) Relé de Nível Superior (RNAS) Manual de Instalação C205726 - REV 1 1) Apresentação Relés de Nível RNAI e RNAS Este manual descreve as características de funcionamento,

Leia mais

FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO

FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO FONTE NO-BREAK MANUAL TÉCNICO Sat5 Telecom www.sat5.com.br Última Revisão: 25/01/2012 Manual Técnico.:. Fonte No-Break.:. Sat5 Telecom 1 1. Modelos e diferenças As fontes no-break, são fornecidas em 2

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA CHOQUE ELÉTRICO

PROTEÇÃO CONTRA CHOQUE ELÉTRICO PROTEÇÃO CONTRA CHOQUE ELÉTRICO SECCIONAMENTO AUTOMÁTICO DA ALIMENTAÇÃO Prof. Marcos Fergütz Março/2014 O CHOQUE ELÉTRICO OCORRE POR Fonte: www.google.com.br/imagem Fonte: SIEMENS Efeitos do Choque Elétrico

Leia mais

LIGAÇÃO NOVA E AUMENTO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM ENTRADAS COLETIVAS EXISTENTES (PADRÃO ANTIGO)

LIGAÇÃO NOVA E AUMENTO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM ENTRADAS COLETIVAS EXISTENTES (PADRÃO ANTIGO) LIGAÇÃO NOVA E AUMENTO DE CARGA PARA UNIDADES CONSUMIDORAS COMPREENDIDAS EM ENTRADAS COLETIVAS EXISTENTES (PADRÃO ANTIGO) Condições de atendimento Diretoria de Distribuição Gerência de Engenharia da Distribuição

Leia mais

Manual de Instruções. Crossover 4 Vias HD-X4W. Especificações Técnicas (Crossover 4 Vias) Nível máximo de entrada

Manual de Instruções. Crossover 4 Vias HD-X4W. Especificações Técnicas (Crossover 4 Vias) Nível máximo de entrada Especificações Técnicas (Crossover 4 Vias) Nível máximo de entrada 9V RMS Tweeter CH Crossover /octave 2K, 4K, 6K, 8K Mid CH Crossover /octave Low: 0, 0, 0Hz em Flat High:,, 1,Hz Mid Bass Crossover /octave

Leia mais

UPS. Unidades de Alimentação Ininterrupta

UPS. Unidades de Alimentação Ininterrupta UPS Uma UPS é um dispositivo que, quando em funcionamento correcto, ajuda a garantir que a alimentação dos equipamentos que estão a ela ligados, não sejam perturbados, fornecendo energia, através de uma

Leia mais

Aterramento Elétrico. Prof.: Ademir Justino Site: www.ademirjustino.com.br

Aterramento Elétrico. Prof.: Ademir Justino Site: www.ademirjustino.com.br Aterramento Elétrico O terra é um conector que possui valor igual a zero Volt absoluto, ele é o responsável por eliminar a sujeira elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles

Leia mais

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides 1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides CONTROLE DE FLUSHING AUTOMÁTICO LCF 12 Modo Periódico e Horário www.lubing.com.br (19) 3583-6929 DESCALVADO SP 1. Instalação O equipamento deve

Leia mais

PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES

PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) Prof. Marcos Fergütz fev/2014 - O Surto - Geração da Sobretensão(Surto): Descarga Atmosférica (raio) Direta; Indução por descarga

Leia mais

AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA

AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA ENE095 Proteção de Sistemas Elétricos de Potência Prof. Luís Henrique Lopes Lima 1 TRANSFORMADORES DE MEDIDAS

Leia mais

Protecção de Sobretensões. Luis Cabete Nelson Vieira Pedro Sousa

Protecção de Sobretensões. Luis Cabete Nelson Vieira Pedro Sousa Protecção de Sobretensões Luis Cabete Nelson Vieira Pedro Sousa Sobretensões São as diferenças de potencial anormais que se produzem num circuito eléctrico, como consequência de diversas perturbações,

Leia mais

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT

CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT CAPACITORES IMPREGNADOS X CAPACITORES IMERSOS (PPM) EM BT 1 - Objetivos: Este trabalho tem por objetivo apresentar as principais características técnicas dos capacitores convencionais do tipo imerso em

Leia mais

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC.

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para acionamento de cargas em corrente alternada 110/220V. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. 6 entradas digitais para acionamento local ou remoto. 6 entradas/saídas

Leia mais

Um dos grandes receios de qualquer radioamador é ter sua estação atingida por uma descarga atmosférica. Os estragos em geral não são pequenos e nem

Um dos grandes receios de qualquer radioamador é ter sua estação atingida por uma descarga atmosférica. Os estragos em geral não são pequenos e nem Um dos grandes receios de qualquer radioamador é ter sua estação atingida por uma descarga atmosférica. Os estragos em geral não são pequenos e nem sempre temos proteção suficiente. O Brasil é o país com

Leia mais

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda

LINHA VOLT/X-POWER. Catalogo Produto 600 700 1200 1400VA. Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Catalogo Produto LINHA VOLT/X-POWER 600 700 1200 1400VA Engetron Engenharia Eletrônica Ind. e Com. Ltda Atendimento ao consumidor: (31) 3359-5800 Web: www.engetron.com.br As informações contidas neste

Leia mais

** OBS. Z=R+jωl e o seu módulo: Z R XL R l

** OBS. Z=R+jωl e o seu módulo: Z R XL R l Análise da Corrente de Curto - Circuito A Análise da corrente de curto circuito em sistemas de baixa tensão é necessária para dimensionar corretamente a proteção do equipamento (disjuntor de proteção)

Leia mais

O que é uma Sobreintensidade?

O que é uma Sobreintensidade? O que é uma Sobreintensidade? Uma sobreintesidade é uma corrente de intensidade superior à nominal. Para este efeito, a intensidade de corrente máxima admissível num condutor é considerada como a sua intensidade

Leia mais

Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV

Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV Comportamento Eletromagnético de Transformadores e Fontes UV Márcio Moraes dos Santos 17/05/2006 RESUMO O presente artigo discutirá importantes aspectos relacionados ao comportamento dos campos eletromagnéticos

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SITE: www.amm.org.br- E-mail: engenharia@amm.org.br AV. RUBENS DE MENDONÇA, N 3.920 CEP 78000-070 CUIABÁ MT FONE: (65) 2123-1200 FAX: (65) 2123-1251 MEMORIAL DESCRITIVO ELÉTRICO MEMORIAL DESCRITIVO INSTALAÇÕES

Leia mais

Nomes: Augusto, Gabriel Vaz e Monique.

Nomes: Augusto, Gabriel Vaz e Monique. Nomes: Augusto, Gabriel Vaz e Monique. O filtro de linha é um elemento de proteção para equipamentos eletrônicos. Ele atenua as impurezas da rede elétrica que causam interferências eletromagnéticas (EMI)

Leia mais

Relés de Sobrecarga Térmicos 3US

Relés de Sobrecarga Térmicos 3US Relés de Sobrecarga Térmicos US Relés de Sobrecarga Térmicos US /2 / /5 /8 Resumo Tabela de Seleção Informações Técnicas Esquema Dimensional catalogo TS_ cap.indd 1 Relés de Sobrecarga Térmicos US Relés

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EZEQUIEL F. LIMA ATERRAMENTO E BLINDAGEM Os sistemas de cabeamento estruturado foram desenvolvidos

Leia mais

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES Nobreak senoidal on-line trifásico dupla convers o 60 a 300 kva 60 kva de 80 a 120 kva 160 e 300 kva PERFIL Os nobreaks on-line de dupla conversão da linha Gran Triphases foram desenvolvidos com o que

Leia mais

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações

Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Uma viagem pelas instalações elétricas. Conceitos & aplicações Workshop Etapa BRASÍLIA CEB CEB 01 UPS 150 kva IGBT/IGBT BASEADO NAS INFORMAÇÕES DO DIAGRAMA UNIFILAR APRESENTADO, DEFINIR: 1 - Corrente nominal

Leia mais

Interruptores Seccionadores SDW Correntes Nominais de 40 a 70 A Versões bipolar, tripolar e tetrapolar

Interruptores Seccionadores SDW Correntes Nominais de 40 a 70 A Versões bipolar, tripolar e tetrapolar Minidisjuntores MBW Correntes nominais de 2 a 70 A Curvas de disparo B e C Versões monopolar, bipolar, tripolar e tetrapolar Interruptores Diferenciais Residuais DRs RBW Sensibilidade de ou 0mA Correntes

Leia mais

Main power para distribuição de AC provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. (1) (2)

Main power para distribuição de AC provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. (1) (2) RMP-63 10U 01 Características: Main power para distribuição de provisória para sistemas de sonorização de médio a grande porte. Trabalha tanto em redes 380VΔ / 220VΥ como 220VΔ / 127VΥ. (1) (2) Entrada

Leia mais

Relé de Proteção do Motor RPM ANSI 37/49/50/77/86/94 CATÁLOGO. ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5

Relé de Proteção do Motor RPM ANSI 37/49/50/77/86/94 CATÁLOGO. ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 CATÁLOGO ELECTRON TECNOLOGIA DIGITAL LTDA Página 1/5 INTRODUÇÃO O Relé de Proteção de Motores RPM foi desenvolvido para supervisionar até 2 (dois) grupos ventiladores/motores simultaneamente, é utilizado

Leia mais

Introdução ENERGIA ELÉTRICA: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO.

Introdução ENERGIA ELÉTRICA: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO. ENERGIA ELÉTRICA: GERAÇÃO, TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO. Introdução A energia elétrica que alimenta as indústrias, comércio e nossos lares é gerada principalmente em usinas hidrelétricas, onde a passagem

Leia mais

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET

COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET COTAÇÃO ELETRÔNICA: 79/2014 COMPRASNET Especificação Técnica 1. Objeto Aquisição de 1 (um) NOBREAK DE POTÊNCIA 5 kva Obs.: Os atributos técnicos abaixo relacionados são de atendimento obrigatório. A nomenclatura

Leia mais

Transformadores trifásicos

Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Por que precisamos usar transformadores trifásicos Os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

Leia mais

Dispositivo de Proteção Contra Surto (DPS) Proteção certa para equipamentos eletro-eletrônicos

Dispositivo de Proteção Contra Surto (DPS) Proteção certa para equipamentos eletro-eletrônicos Dispositivo de Proteção Contra Surto (DPS) Proteção certa para equipamentos eletro-eletrônicos Potência para os negócios no mundo todo Automotivo A Eaton fornece energia para centenas de produtos atendendo

Leia mais

Assim como o diâmetro de um cano é função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor depende da quantidade de elétrons

Assim como o diâmetro de um cano é função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor depende da quantidade de elétrons Elétrica Quem compõe a instalação elétrica - quadro de luz - centro nervoso das instalações elétricas. Deve ser metálico ou de material incombustível, e nunca de madeira (na sua parte interna ou externa).

Leia mais