Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos. Prof. João Fernando C Silva PPGCC"

Transcrição

1 Contextualização do assunto e motivação para pós-graduandos Prof. João Fernando C Silva PPGCC

2 Organização ordenação das partes de um todo; arrumação; Trabalho conjunto de atividades produtivas ou criativas; Científico remete a Ciência, que remete a Conhecimento e daí Filosofia.

3 O que? Para que? Por que? Como? Onde? Quanto? Orçamento ($) Cronograma (tempo) Quem? Para quem? Objeto Objetivo (não é meta) Justificativa Método(logia) Local (Ambiente) Equipe e coordenação Interessado

4 Curiosidade (plano pessoal) Primórdios... Revolução Industrial Necessidade (plano social) Ciência Tecnologia Engenharia Curiosidade Necessidade

5 ciência educação (universidade) tecnologia sociedade economia inovação mercado

6 Toda atividade de pesquisa requer um PROJETO Planejamento Execução Comunicação Unesp FCT PPGCC OTC 6

7 Para estudar e pesquisar é preciso planejar antes de executar. O planejamento pressupõe algum conhecimento deste se parte para o detalhamento do projeto Encontrar/construir as respostas às perguntas.

8 Em geral, é a parte prática do projeto. Requer conhecimento e domínio de técnicas e métodos Para chegar a resultados previamente pretendidos Previstos no planejamento Pode haver surpresas!

9 A comunicação é a parte final do TC; Relatórios, monografias, dissertações, teses e artigos são formas padronizadas e universais de comunicar os resultados das pesquisas; Os objetivos (fins), os métodos (meios) e os resultados (processos, produtos ou sistemas) são validados pela comunidade científica (os pares) por meio de análises críticas.

10 Os métodos são em geral associados aos recursos materiais; Ditam parcialmente os custos que são cobertos por financiamentos; Tudo isto deve ser previsto no planejamento.

11 Processo Programa Plano Planejamento Projeto Processo do projeto de pesquisa Comunicação

12 É um conjunto de ações continuadas; uma realização contínua, prolongada e duradoura de alguma atividade; uma seqüência contínua de fatos ou operações que apresentam uma certa unidade ou que se relacionam em torno de um objeto comum (Dicionário Houaiss de Língua Portuguesa).

13 (Bazzo & Pereira. Introdução à Engenharia. 2.ed.): proceder a uma pesquisa científica ou tecnológica é realizar concretamente uma investigação previamente planejada e desenvolvida de acordo com metodologias apropriadas ao tema. Um método de trabalho é um conjunto ordenado de procedimentos ou processos, que são escolhidos por quem pesquisa, tomando como base principalmente o tipo de tarefa e os resultados pretendidos. Ex.: Processo de desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil.

14 É uma exposição sumária das intenções de um indivíduo ou de uma organização (Aurélio); É uma lista em que se enumeram e se comentam as partes de que deverá comporse uma atividade (Houaiss). Ex.: Programa Espacial Brasileiro. Programa de Dinamização Cartográfica. Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas.

15 É um conjunto de medidas (providências), de ordem política, social e econômica etc., que visam a determinado objetivo (Houaiss); É um conjunto de métodos e medidas para a execução de um empreendimento (Aurélio). Ex.: Plano Cartográfico do Estado de São Paulo. Plano de Integralização de Créditos. Plano de Atividades do Bolsista.

16 Pode ser entendido como uma técnica de ordenamento da ação, através da escolha entre alternativas conflitantes, com vistas ao alcance de determinados objetivos préfixados. Significa encontrar, prever, antecipar soluções diante dos problemas que emergem na pesquisa.

17 Determinar o que deve ser feito, medido ou avaliado, quais as questões que devem ser assinaladas, a maneira de conduzir a pesquisa em seus mais variados aspectos. É a arte de planejar; planejar é prever e prescrever, com base em um conhecimento calcado na experiência, um conjunto de operações futuras com o propósito de realizar uma ação.

18 Peça fundamental para a execução da pesquisa; é através dele que o pesquisador define a aplicação dos seus conhecimentos técnicos e científicos, dando vazão à sua imaginação criadora na busca de algo novo; Projeto então é o conjunto de atividades concatenadas e planejadas com antecedência para buscar a solução de um problema científico.

19 É estabelecer um conjunto de procedimentos e especificações que, se posto em prática, resulta em algo concreto ou em um conjunto de informações.

20 É a aplicação específica de uma metodologia de trabalho na resolução de problemas. É o conjunto de ações e procedimentos que resultam na elaboração, execução e controle do projeto de pesquisa. Deve-se ter clareza, por óbvio, que o projeto de pesquisa precede a execução da pesquisa (Bazzo & Pereira).

21 identificar um problema de relevância científica ou tecnológica, levantar dados e informações acerca do mesmo, organizar os dados e informações, delimitar o problema a ser resolvido, formular a(s) hipótese(s), especificar os materiais e os métodos a serem utilizados durante a execução do projeto, bem como a equipe técnica-científica, prever os resultados em função da(s) hipótese(s) levantada(s), estabelecer os cronogramas físico e financeiro do projeto, definir a forma de avaliação dos resultados para validar o projeto e informar o meio de comunicação dos resultados.

22 EXECUÇÃO A execução deve, portanto, ser feita de acordo com o previsto no projeto, a menos de justificável necessidade de alteração por motivo de força maior não previsto na fase de elaboração do projeto, o que, se acontecer, deve ser claramente justificado.

23 CONTROLE O controle pressupõe que o pesquisador responsável acompanhe continuamente o desenvolvimento do projeto nos seus aspectos científico, tecnológico, temporal, material, financeiro e dos recursos humanos especializados.

24 É essencial para concluir o processo da pesquisa, significando a transmissão das conclusões, alicerçadas nos materiais e métodos, dados e observações etc., destacando as principais contribuições para o avanço do conhecimento, no que tange ao problema investigado.

25 Os documentos científicos e tecnológicos mais comuns em nosso meio acadêmico são: relatórios, monografias, dissertações, teses e artigos publicados em revistas e anais de eventos.

26 É recomendável que a redação seja simples, clara, objetiva, precisa, correta, evitando-se as frases longas. Em geral, frases de até vinte a trinta palavras auxiliam o leitor a ter uma boa compreensão do encadeamento das idéias.

27 Sempre que possível, o texto deve ser enriquecido com ilustrações, mapas, quadros, tabelas etc., numa proporção adequada que só com a experiência o pesquisador irá percebê-la.

28 É um documento redigido de acordo com as características acima enumeradas visando comunicar fatos, observações e conclusões. É dirigido aos pares, aos superiores, da mesma organização ou de outras organizações que tenham interesse ou exerçam controle sobre o projeto de pesquisa.

29 Pode ser parcial ou final (completo), semestral ou anual, técnico ou financeiro. Exemplos Relatório de bolsista para agência de financiamento. Relatório de estágio de pesquisa ao departamento.

30 É o documento que representa o resultado de um estudo ou tratamento por escrito de um tema específico, em geral não extenso, concretizando o domínio de um tema tratado. É utilizada com freqüência para trabalhos de final de curso. Deve ser feita sob a coordenação de um orientador, não necessariamente doutor.

31 É o documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. (NBR ).

32 Deve evidenciar o conhecimento da literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato.

33 É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de mestre, o qual é obtido mediante a aprovação do documento e do candidato por uma banca examinadora composta, em geral, de três pesquisadores com título igual ou superior ao de doutor (NBR ).

34 É o documento que representa o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. (NBR ).

35 Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindose em real contribuição para a especialidade em questão.

36 É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor ou similar, o qual é obtido mediante a aprovação do documento e do candidato por uma banca examinadora composta, em geral, de cinco pesquisadores com título igual ou superior ao de doutor (NBR ). Quando tratar-se de tese de livre-docência, a banca deve ser composta por livredocentes ou titulares.

37 Em revista especializada ou de divulgação é um documento submetido ao conselho editorial, que o submeterá à avaliação de, em geral, dois pesquisadores anônimos para o autor, versados na matéria do artigo, que opinarão sobre a relevância do tema, a originalidade, a contribuição da solução ou dos resultados, a qualidade do texto e das ilustrações e as referências bibliográficas utilizadas.

38 É por essa razão que os artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais com revisão têm maior peso nos curricula dos pesquisadores e instituições. Artigo de divulgação, em geral, é redigido para um público maior ou o público geral (revistas de divulgação científica de circulação em bancas, p. ex.).

39 Eventos técnicos e científicos são reuniões dos pesquisadores, professores, estudantes, profissionais e organizações afins, Com explícito interesse em trocar idéias, opiniões, experiências e também fomentar negócios relacionados à ciência e a tecnologia, Ver em Nelson de Luca: colóquio, conferência, debate, discussão, disputa, mesa redonda, palestra, reunião, seminário, simpósio, workshop etc.

40 Cuidado! Mau Planejamento Faz Mal à Saúde Depois de meses de créditos de disciplinas, seminários, atividades complementares, artigos, congressos, relatórios, orientador, bolsa, qualificação,..., FINALMENTE A DEFESA DA... DITA CUJA. A DITA CUJA! Não se permita odiá-la! Unesp FCT PPGCC OTC 40

41 A metodologia científica é o elo da comunidade científica; Que fundamenta a linguagem objetiva; Em qualquer área do conhecimento científico, estão presentes o planejamento, o método rigoroso e a comunicação; Nas ciências cartográficas não pode ser diferente.

Aspectos do Trabalho Científico

Aspectos do Trabalho Científico Aspectos do Trabalho Científico Palestra aos estudantes iniciantes nas atividades tecnológicas e científicas João Fernando C. da Silva Professor Titular Departamento de Cartografia FCT / UNESP Campus Presidente

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade Engenharia Elétrica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica RESOLUÇÃO N. 02/2015 DO COLEGIADO DE CURSO DO PPGEE Cria o IDA - Índice de Desempenho Acadêmico Anual - no âmbito do Programa de Pós- Graduação em Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica

Leia mais

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA

Universidade Federal da Bahia Escola de Administração da UFBA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 01/2015 INCLUSÃO Nº 11/2015 Área de Conhecimento: Gestão de Operações,Tecnologia e Inovação BAREMA PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DOS CANDIDATOS

Leia mais

ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA EDITAL Nº 03/2016/GR/UNIR

ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA EDITAL Nº 03/2016/GR/UNIR ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Escrita, Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA ESCRITA Avaliador Candidato Campus/Curso Área Tema sorteado Itens a serem avaliados Nota prevista

Leia mais

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações: Critérios para avaliação Pontuação Máxima 1. Forma 3.0 1.1 Introdução 1.0 1.2 Desenvolvimento

Leia mais

1. Forma Introdução Desenvolvimento Conclusão Conteúdo e desenvolvimento do tema Organização 0.

1. Forma Introdução Desenvolvimento Conclusão Conteúdo e desenvolvimento do tema Organização 0. ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA da Prova Escrita e respectivas pontuações: 1. Forma 3.0 1.1 Introdução 1.0 1.2 Desenvolvimento 1.0 1.3 Conclusão 1.0 2. Conteúdo e desenvolvimento do tema 4.0

Leia mais

Prof. Camilo Andrea Angelucci

Prof. Camilo Andrea Angelucci Projeto de pesquisa: instrumento de desenvolvimento intelectual acadêmico. Prof. Camilo Andrea Angelucci Departamento de Química Universidade Federal de Sergipe; Aracaju, 30 de abril de 2010 1 Overview

Leia mais

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil

METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Renato Fernandes Universidade Regional do Cariri URCA Curso de Tecnologia da Construção Civil Planejamento da disciplina Ferramentas: apostilas, livros, vídeos

Leia mais

ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO. Títulos Acadêmicos

ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO. Títulos Acadêmicos 1 ANEXO VI PORTARIA CONJUNTA SAD/UPE Nº 70, DE 03 DE JULHO DE 2012 TABELA DE PONTUAÇÃO PARA JULGAMENTO DE TÍTULOS E DE CURRÍCULO Julgamento dos Títulos e do Currículo. Essa prova tem peso 02 (dois). Pontuação

Leia mais

Edital nº 1/GR/UNIR, de 22 de junho de 2017.

Edital nº 1/GR/UNIR, de 22 de junho de 2017. ANEXO II- FICHA DE AVALIAÇÃO DA PROVA ESCRITA Avaliador: Candidato: Campus/Curso: Área: Tema sorteado: Nota Itens a serem avaliados prevista Estruturação do texto: redação, clareza, objetividade, sequencia

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE MONOGRAFIA SUMÁRIO 1. INTODUÇÃO...01 1. 1. Importância do Projeto...01 1.2. Modelo de Projeto de Pesquisa...03. 2. O TEMA...04 2.1. Delimitação do Tema...04 3 JUSTIFICATIVA...

Leia mais

Estabelece critérios para cumprimento de créditos em disciplinas, aproveitamento de créditos em disciplinas e atividades complementares

Estabelece critérios para cumprimento de créditos em disciplinas, aproveitamento de créditos em disciplinas e atividades complementares INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02 CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARTES DE 10 DE ABRIL DE 2012. Estabelece critérios para cumprimento de créditos em disciplinas, aproveitamento de créditos em disciplinas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA ANEXO II FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA DIDÁTICA EDITAL Nº 02, DE 07 DE JULHO DE 2015 - PROFESSOR SUBSTITUTO

Leia mais

Área: Administração Geral Regime: Dedicação Exclusiva

Área: Administração Geral Regime: Dedicação Exclusiva CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Regime: Dedicação Exclusiva REQUISITOS ESPECÍFICOS Formação exigida: Doutorado em Administração, Ciências Sociais Aplicadas

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA DIDÁTICA E DE TÍTULO

FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA DIDÁTICA E DE TÍTULO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA ANEXO III REABERTURA DO EDITAL Nº 001/2015/DCAR/UNIR DE 29 DE OUTUBRO DE 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

Leia mais

ANEXO I EDITAL 07/2018 CALENDÁRIO

ANEXO I EDITAL 07/2018 CALENDÁRIO ANEXO I EDITAL 07/2018 CALENDÁRIO ETAPAS DATAS Inscrições 23/03/2018 a 17/04/2018 Homologação das inscrições 18/04/2018 Avaliação dos projetos pela comissão avaliadora 18/04/2018 a 30/04/2018 Resultados

Leia mais

ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO

ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO BAREMA 01 ANÁLISE DE PRÉ-PROJETO ITENS DE AVALIAÇÃO Pontuação Máxima 1. Tema e Relevância do Projeto Pertinência com a proposta do curso 01 Originalidade 01 2. Delimitação do Problema Abordagem clara do

Leia mais

ANEXO II. Fichas de Avaliação das Provas Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA DIDÁTICA EDITAL N / /2016

ANEXO II. Fichas de Avaliação das Provas Didática e de Títulos FICHA DE AVALIAÇÃO INDIVIDUAL DA PROVA DIDÁTICA EDITAL N / /2016 Ministério da Educação Fundação Universidade Federal de Rondônia Pró-Reitoria de Graduação Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles - Cacoal ANEXO II Fichas de Avaliação das Provas Didática e de Títulos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 02 de 07 de maio de 2015.

RESOLUÇÃO Nº. 02 de 07 de maio de 2015. ANO XLV N. 143 30/09/2015 SEÇÃO IV PÁG. 017 RESOLUÇÃO Nº. 02 de 07 de maio de 2015. EMENTA: Estabelece a operacionalização das Atividades Complementares do Curso de Bacharelado em Segurança Pública e Social

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA PROCESSO DE SELEÇÃO DE BOLSISTA DE PÓS-DOUTORADO/PPGG O Programa de Pós-Graduação em Geografia

Leia mais

Orientadores. São Paulo, de de.

Orientadores. São Paulo, de de. Nº Nome do aluno (a): Registro Acadêmico: Turma: Período: ( ) Diurno ( ) Noturno Telefone Residencial: ( ) Telefone Celular: ( ) Sexo: ( )Masculino ( )Feminino Endereço: Cep: Bairro: Estado: E-mail: 01-02

Leia mais

2/aula Máximo 10 pontos por certificado Sociedades de especialidades Aulas ministradas em curso de Pós-Graduação

2/aula Máximo 10 pontos por certificado Sociedades de especialidades Aulas ministradas em curso de Pós-Graduação PROGRAMA EDUCAÇÃO MÉDICA CONTINUADA TABELA DE CRÉDITO Meta institucional: 0 pontos anuais PARTICIPAÇÃO PONTUAÇÃO OBSERVAÇÕES Categoria: Aulas Atividades didáticas rotineiras na instituição 0 Pontuação

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena

Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de Lorena Regulamento do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Projetos Educacionais de Ciências I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 3 (três) orientadores

Leia mais

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS DO DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS EM CONCURSOS PÚBLICOS DE PROVAS E TÍTULOS

Leia mais

BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS Aprovado pela Congregação do Instituto de Química, em reunião realizada no dia 20 de julho de 2017

BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS Aprovado pela Congregação do Instituto de Química, em reunião realizada no dia 20 de julho de 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital Nº 01/2017 Classe A Professor Adjunto A Todas as áreas de conhecimento

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CURRÍCULO DO CURSO DE DOUTORADO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CURRÍCULO DO CURSO DE DOUTORADO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CURRÍCULO DO CURSO DE DOUTORADO Área de Concentração: DIREITO POLÍTICA E SOCIEDADE DISCIPLINAS ELETIVAS DISCIPLINAS ELETIVAS EM NÍVEL DE MESTRADO Código Disciplina

Leia mais

Elementos fundamentais na construção da monografia

Elementos fundamentais na construção da monografia Elementos fundamentais na construção da monografia Fases do projeto de pesquisa Definição do assunto/tema Problematização/delimitação Cronograma Justificativa Objetivos (geral e específicos) Revisão de

Leia mais

BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS Aprovado pela Congregação do Instituto de Química, em reunião realizada no dia 10 de março de 2017

BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS Aprovado pela Congregação do Instituto de Química, em reunião realizada no dia 10 de março de 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE QUÍMICA Concurso Público para Docente do Magistério Superior Edital Nº 01/2016, EDITAL INCLUSÃO Nº 04/2016 Classe A Professor Assitente

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 02/2018 BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS. Todas as áreas de conhecimento

CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 02/2018 BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS. Todas as áreas de conhecimento UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE C IÊNCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO CAMPUS CAMAÇARI CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE DO MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL 02/2018 BAREMA PARA PROVA DE TÍTULOS Todas as áreas

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES

NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES NORMAS COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES INDEPENDENTES Art. 1º As Atividades Complementares Independentes integram o currículo do curso de graduação de Terapia Ocupacional, objetivando sua flexibilização,

Leia mais

EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES

EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES EDITAL 02/2018 Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado PNPD-CAPES SÚMULA: Seleção de candidatos à realização de estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da UFBA, com bolsa

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS GEODÉSICAS

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS GEODÉSICAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS GEODÉSICAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS GEODÉSICAS DA UFPR A Coordenação do dá as boas vindas e parabeniza os mestrandos e doutorandos

Leia mais

EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO DE BOLSISTAS 2011

EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO DE BOLSISTAS 2011 EDITAL PPGHS/UEL SELEÇÃO DE BOLSISTAS 2011 INTRODUÇÃO: Estão abertas as inscrições de 09 a 24 de fevereiro de 2011 para alunos interessados em participar da Seleção de Bolsistas do PPGHS/UEL. A inscrição

Leia mais

Edital Nº 03/2017 Edital de Bolsas de Pesquisa para Servidores Técnico- Administrativos no NUPLAM/ UFRN - Processo Seletivo 2017

Edital Nº 03/2017 Edital de Bolsas de Pesquisa para Servidores Técnico- Administrativos no NUPLAM/ UFRN - Processo Seletivo 2017 Edital Nº 03/2017 Edital de Bolsas de Pesquisa para Servidores Técnico- Administrativos no NUPLAM/ UFRN - Processo Seletivo 2017 O Núcleo de Pesquisa em Alimentos e Medicamentos (NUPLAM) torna público

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 01, DE 23 DE JANEIRO DE 2015

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 01, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 01, DE 23 DE JANEIRO DE 2015 Estabelece o detalhamento da valoração dos itens de avaliação a serem considerados

Leia mais

Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais

Fundação Carmelitana Mário Palmério FACIHUS Faculdade de Ciências Humanas e Sociais Edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/FACIHUS 2019/2020 Edital Nº 01/2019 - Convocação de Projetos de Pesquisa para Bolsas de Iniciação Científica O Núcleo de

Leia mais

EDITAL Nº 23, DE 04 DE OUTUBRO DE 2018 ANEXO I CALENDÁRIO

EDITAL Nº 23, DE 04 DE OUTUBRO DE 2018 ANEXO I CALENDÁRIO ANEXO I CALENDÁRIO ETAPAS DATAS Inscrições 05/10/2018 a 21/10/2018 Homologação das inscrições 22/10/2018 Avaliação dos projetos pela comissão avaliadora 22/10/2018 a 24/10/2018 Resultados 25/10/2018 Recursos

Leia mais

BAREMA. Candidato: Valor unitário. Unidades Valor Máximo Livre docência (máximo de 01) Pós-doutorado nas áreas do concurso (máximo

BAREMA. Candidato: Valor unitário. Unidades Valor Máximo Livre docência (máximo de 01) Pós-doutorado nas áreas do concurso (máximo BAREMA Candidato: I. Títulos Acadêmicos (pontuação máxima: 250 pontos) Unidades Livre docência (máximo de 01) 200 200 Pós-doutorado nas áreas do concurso (máximo 200 200 de 01) Pós-doutorado em outras

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ REITORIA DE PESQUISA E PÓS GRADUAÇÃO - PROPESP INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS, ADMINISTRATIVAS E CONTÁBEIS - ICEAC PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

Leia mais

RELATÓRIO DE BOLSISTA DO PPGHC

RELATÓRIO DE BOLSISTA DO PPGHC 1 RELATÓRIO DE BOLSISTA DO PPGHC A função da Comissão de Bolsas do PPGHC é avaliar o desempenho dos bolsistas do Programa. As avaliações são feitas através dos relatórios dos bolsistas e dos pareceres

Leia mais

Organização do Trabalho Científico PPGCC

Organização do Trabalho Científico PPGCC Organização do Trabalho Científico PPGCC J O Ã O F E R N A N D O C. D A S I L V A P R O F E S S O R T I T U L A R D E P A R T A M E N T O D E C A R T O G R A F I A Apresentação do Docente Engenheiro Cartógrafo

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 16 de Junho de 2016.

EDITAL Nº 01, de 16 de Junho de 2016. EDITAL Nº 01, de 16 de Junho de 2016. A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAnt), da Fundação Universidade Federal da Grande Dourados, torna público o presente Edital para abertura

Leia mais

1. Currículo Lattes/CNPq do orientador atualizado; 2. Currículo Lattes/CNPq do aluno atualizado, modelo completo;

1. Currículo Lattes/CNPq do orientador atualizado; 2. Currículo Lattes/CNPq do aluno atualizado, modelo completo; PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PIBIC/PIBITI/PIVIC DA UNITINS 2017-2018 1. PRIMEIRA ETAPA: Análise da Documentação 1. Currículo Lattes/CNPq do orientador atualizado; 2. Currículo Lattes/CNPq

Leia mais

DISCIPLINA CÓDIGO SIGLA

DISCIPLINA CÓDIGO SIGLA PG EM CIÊNCIAS CARTOGRÁFICAS DEPARTAMENTO MESTRADO E DOUTORADO - 5 CRÉDITOS CARTOGRAFIA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO 0 1 0 7 1 C C A DISCIPLINA CÓDIGO SIGLA EMENTA PROGRAMÁTICA Formas de conhecimento.

Leia mais

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS E TRABALHOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DO CARGO DE PROFESSOR ADJUNTO, NÍVEL

Leia mais

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS

PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS METODOLOGIA CIENTÍFICA PROJETOS DE PESQUISA E CLASSIFICAÇÃO DOS TIPOS DE PESQUISAS 1 PROJETO DE PESQUISA CONCEITO PRODUTO MATERIAL DA ETAPA QUE ANTECEDE A PESQUISA PROPRIAMENTE DITA. ESTABELECE OS TERMOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIA, AMBIENTE E SOCIEDADE DA PRPPG/UFVJM O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, Ambiente e Sociedade da Universidade Federal

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE ANDRADINA NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER ANDRADINA/SP 2016 NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO:

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro Departamento de Técnicas do Espetáculo

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Escola de Teatro Departamento de Técnicas do Espetáculo BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO PARA CARREIRA DO MAGISTÉRIO SUPERIOR DA CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO EDITAL Nº 01/2013/ EDITAL DE INCLUSÃO Nº 23 Matéria: Direção Teatral Candidato:

Leia mais

III DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 4º. A carga horária total a ser cumprida pelo aluno está determinada na tabela abaixo: Total de horas

III DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Art. 4º. A carga horária total a ser cumprida pelo aluno está determinada na tabela abaixo: Total de horas O Conselho de Diretores, na forma do Artigo 12º do Regimento da Faculdade de Ciências Humanas e Aplicadas do Belo Jardim, CONSIDERANDO a necessidade de normatizar o regime de complementares da AEB, RESOLVE:

Leia mais

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PEDAGOGIA O aluno deverá demonstrar o cumprimento do total de 120 horas nas diferentes modalidades de atividades complementares, entre as reconhecidas pela Coordenação do Curso

Leia mais

EDITAL PROPESP 01/2015

EDITAL PROPESP 01/2015 EDITAL PROPESP 01/2015 INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSAS DE APOIO TÉCNICO DO PROJETO INSTITUCIONAL "CONTRIBUIÇÕES DO TURISMO PARA O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO E AO DESENVOLVIMENTO REGIONAL NA FRONTEIRA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/203 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 03, de 10 de maio de 2011

RESOLUÇÃO Nº 03, de 10 de maio de 2011 SERVIÇO PUBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RESOLUÇÃO Nº 03, de 10 de maio de 2011 A Diretora-Geral do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Federal do

Leia mais

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras

REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS. Página 1 de 9. Faculdade CNEC Rio das Ostras REGULAMENTO ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE CNEC RIO DAS OSTRAS 2018 Página 1 de 9 1. Apresentação Este documento apresenta as diretrizes para a realização das Atividades Complementares nos cursos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Informática Departamento de Informática Teórica

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Instituto de Informática Departamento de Informática Teórica Área: Ciência da Computação Teoria da Computação - Linguagem Formais e Autômatos DISPOSIÇÕES GERAIS O processo seletivo para Professor Substituto do do Instituto de Informática constará de 3 provas, nas

Leia mais

EDITAL 02/PPGG/2018 PROCESSO SELETIVO - BOLSA PÓS-DOUTORADO EM GEOGRAFIA

EDITAL 02/PPGG/2018 PROCESSO SELETIVO - BOLSA PÓS-DOUTORADO EM GEOGRAFIA EDITAL 02/PPGG/2018 PROCESSO SELETIVO - BOLSA PÓS-DOUTORADO EM GEOGRAFIA A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG), da Universidade Federal de Santa Catarina, torna público o presente

Leia mais

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA TEÓRICO-PRÁTICA OU ESCRITA Professor Auxiliar, Assistente A, Adjunto A, Titular-Livre.

CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DA PROVA TEÓRICO-PRÁTICA OU ESCRITA Professor Auxiliar, Assistente A, Adjunto A, Titular-Livre. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO CONGREGAÇÃO Campus Universitário do Canela - Av. Reitor Miguel Calmon, s/nº Vale do Canela Canela Salvador, BA CEP

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2015 INCLUSÃO 05 BAREMAS PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS DE TÍTULOS

CONCURSO PÚBLICO PARA MAGISTÉRIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2015 INCLUSÃO 05 BAREMAS PARA AVALIAÇÃO DAS PROVAS DE TÍTULOS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE BELAS ARTES Diretoria Av. Araújo Pinho, 212, Canela - Salvador / BA - CEP 40.110-150 Fone:(71) 3283 7916 E-mail: eba@ufba.br CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS FACULDADE DE EDUCAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO EDITAL PPGEdu/FAED/UFGD Nº 06 DE 21 DE JULHO DE 2017. PRORROGAÇÃO DO PERÍODO DE INSCRIÇÃO - EDITAL PPGEdu/FAED/UFGD Nº 05, DE 03 DE JULHO DE 2017, DE SELEÇÃO DE CANDIDATO PARA A DISTRIBUIÇÃO DE 1 (uma)

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA Instituto de Física,

Leia mais

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA. Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações:

ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA. Critérios para avaliação da Prova Escrita e respectivas pontuações: 2 ANEXO I TABELA DE PONTUAÇÃO DA PROVA ESCRITA da Prova Escrita e respectivas pontuações: 1. Estrutura do texto: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão 2.00 2. Conteúdo e desenvolvimento do tema: organização,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013

RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 RESOLUÇÃO Nº 043 CONSUPER/2013 Dispõe sobre o regulamento das Atividades Curriculares Complementares no âmbito do Instituto Federal Catarinense. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS,

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ESTUDOS LITERÁRIOS TÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º Este regulamento se

Leia mais

Edital n o 79/2013 ANEXO II TIPOS, REQUISITOS E VALORES DE BOLSAS. Não possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou extensão

Edital n o 79/2013 ANEXO II TIPOS, REQUISITOS E VALORES DE BOLSAS. Não possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa ou extensão Edital n o 79/2013 ANEXO II TIPOS, REQUISITOS E VALORES DE BOLSAS TIPO REQUISITO C.H. Semanal VALOR Mensal PIBIC-JR Estar no segundo ano do ensino médio Não possuir vínculo empregatício ou bolsa de pesquisa

Leia mais

BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO CARREIRA DE MAGISTERIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2017

BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO CARREIRA DE MAGISTERIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2017 BAREMA PARA PONTUAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DO CONCURSO PÚBLICO CARREIRA DE MAGISTERIO SUPERIOR EDITAL Nº 01/2017 Área de Conhecimento: Teatro na Educação e matrizes afro diaspóricas Área de Conhecimento:

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR PROFESSOR ADJUNTO A

CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR PROFESSOR ADJUNTO A CONCURSO PÚBLICO DE TÍTULOS E PROVAS PARA PROVIMENTO DE CARGO DO MAGISTÉRIO SUPERIOR PROFESSOR ADJUNTO A ÁREA DE CONHECIMENTO: DESENHO TÉCNICO Formação exigida: Doutorado em Arquitetura, Design ou Engenharia

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado

Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA. INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/ Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Curso de Pós-Graduação em Ciência Animal CPGCA INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2014 - Apresentação de Projeto e Qualificação da dissertação de Mestrado Artigo 1º - Apresentação do Projeto Todo discente ingressante

Leia mais

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM)

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR e REGIMENTO GERAL DO PMBqBM) UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA Campus DE VITÓRIA DA CONQUISTA PROGRAMA MULTICÊNTRICO EM BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (COM BASE NA ABNT-NBR 14724

Leia mais

ANEXOS REGIMENTO DO PPGLA

ANEXOS REGIMENTO DO PPGLA ANEXOS REGIMENTO DO PPGLA ANEXO I Estrutura Curricular do Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes Nível Mestrado Acadêmico Disciplinas obrigatórias Seminário de projetos de pesquisa I Seminário de

Leia mais

A Congregação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições, considerando que:

A Congregação do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia, no uso de suas atribuições, considerando que: PORTARIA Estabelece critérios e escalas para aferição de na avaliação de títulos em concursos para Professor Adjunto do Instituto de Biologia da UFBA. A Congregação do Instituto de Biologia da Universidade

Leia mais

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 23 /2016 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL

SELEÇÃO PÚBLICA Nº 23 /2016 PARA O CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO EM GEOGRAFIA FORMULÁRIO DO CURRÍCULO PADRONIZADO PARA AVALIAÇÃO DOS TÍTULOS DECL FICHA DE INSCRIÇÃO Nº: CHAMADA PÚBLICA DE SELEÇÃO Nº 23/2016 - CURSO DE MESTRADO EM GEOGRAFIA/2017 IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO (A) Nome: Data de nascimento: / / Telefones: Sexo: Masculino Feminino E-mail:

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12 DO CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE 29/JANEIRO/2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12 DO CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE 29/JANEIRO/2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 12 DO CONSELHO DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DE 29/JANEIRO/2016. Estabelece critérios para atribuição, manutenção e substituição de bolsas CAPES, Reitoria e demais bolsas

Leia mais

ANEXO V QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

ANEXO V QUADRO DE ATRIBUIÇÃO DE PONTOS PARA AVALIAÇÃO DE TÍTULOS EDITAL N 10/2016 - CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR 1 IDENTIFICAÇÃO DO(A) CANDIDATO(A) 1.1 Nome... 1.2 Área de conhecimento:... 2 TITULAÇÃO Caso o(a) candidato(a) opte por entregar

Leia mais

1. APÊNDICE A Normas do Programa

1. APÊNDICE A Normas do Programa 1. APÊNDICE A Normas do Programa I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) II. Critérios de Seleção III. Prazos IV. Créditos Mínimos V. Língua Estrangeira VI. Disciplinas VII. Cancelamento

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras

Universidade de São Paulo Instituto de Estudos Brasileiros. Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras Regulamento do Programa de Pós-Graduação Culturas e Identidades Brasileiras I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa Culturas e Identidades Brasileiras é a própria Comissão

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO COORDENAÇÃO DE PESQUISA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO COORDENAÇÃO DE PESQUISA UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DIRETORIA DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO COORDENAÇÃO DE PESQUISA Edital n.º 001/2006 PROJETO DE PESQUISA SELEÇÃO DE PROJETOS DE PESQUISA

Leia mais

RESOLUÇÃO FMB/UFBA nº 01/2016. Anexo I BAREMA DA PROVA ESCRITA Classes de Professor Auxiliar, Adjunto e Assistente

RESOLUÇÃO FMB/UFBA nº 01/2016. Anexo I BAREMA DA PROVA ESCRITA Classes de Professor Auxiliar, Adjunto e Assistente RESOLUÇÃO FMB/UFBA nº 01/016 Anexo I BAREMA DA PROVA ESCRITA Classes de Professor Auxiliar, Adjunto e Assistente Critérios Pontuação máxima Estrutura de argumentação: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Leia mais

Horário da secretaria do PPGEEs para recebimento das inscrições: das 14h às 17h.

Horário da secretaria do PPGEEs para recebimento das inscrições: das 14h às 17h. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL EDITAL n. 1 CADASTRO RESERVA DE BOLSAS DEMANDA SOCIAL/2018 PARA MESTRADO O Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB CENTRO DE EDUCAÇÃO - CE COORDENAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO CCP Nº 003/2017 de 06 de junho de 2017. Aprova Regulamento para os Conteúdos Complementares Flexíveis

Leia mais

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular)

Leia mais

ANEXO I Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UNILA

ANEXO I Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UNILA ANEXO I Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UNILA Declaração de produtividade intelectual do pesquisador Wolney Roberto Carvalho Artigos e trabalhos completos publicados Peso Quantidade Subtotal

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88,

Leia mais

Processo de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado do PNPD/CAPES EDITAL Pós-Doutorado PPGQTA/FURG

Processo de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado do PNPD/CAPES EDITAL Pós-Doutorado PPGQTA/FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS PPG EM QUÍMICA TECNOLÓGICA E AMBIENTAL Av. Itália, km 08, Campus Carreiros - Rio Grande - RS CEP 96203-900 E-mail: ppgquimica@furg.br

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE BELAS ARTES

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE BELAS ARTES 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE BELAS ARTES BAREMA PARA AVALIAÇÃO DA PROVA DE TÍTULOS DOS CONCURSOS E SELEÇÕES PÚBLICAS Aprovado pela Congregação da EBA/UFBA em 22 de fevereiro de 2011. 1. TÍTULOS

Leia mais

GRUPO I FORMAÇÃO ACADÊMICA (peso 2)

GRUPO I FORMAÇÃO ACADÊMICA (peso 2) TABELA DE PARA ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE EM CONCURSOS PARA PROFESSORES DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA GRUPO I FORMAÇÃO ACADÊMICA (peso 2) GRUPO I DESCRIÇÃO

Leia mais

Edital nº 166/2018 PROEN

Edital nº 166/2018 PROEN Edital nº 166/2018 PROEN Processo Seletivo para Tutor do Programa de Educação Tutorial Grupo PET Ciências Sociais A UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, por meio da Pró-Reitoria de Ensino, com base na Lei

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 02, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 02, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS RESOLUÇÃO 02, DE 25 DE FEVEREIRO DE 2011 Estabeleceodetalhamentodavaloraç ão dositensdeavaliaçãoaseremconside radosnarealizaçãodeconcursopúblic

Leia mais

MANUAL PARA A VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS ERECHIM

MANUAL PARA A VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS ERECHIM MANUAL PARA A VALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES NOS CURSOS SUPERIORES DO IFRS CAMPUS ERECHIM Aprovado pelo, conforme Resolução nº 12, de 09 de agosto de 2018. MANUAL PARA A VALIDAÇÃO

Leia mais

Processo de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado do PNPD/CAPES EDITAL Pós-Doutorado PPGQTA/FURG

Processo de Seleção Bolsista de Pós-Doutorado do PNPD/CAPES EDITAL Pós-Doutorado PPGQTA/FURG UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE- FURG ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS PPG EM QUÍMICA TECNOLÓGICA E AMBIENTAL Av. Itália, km 08, Campus Carreiros - Rio Grande - RS CEP 96203-900 E-mail: ppgquimica@furg.br

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA

COLEGIADO DO CURSO DE PEDAGOGIA RESOLUÇÃO CCP Nº. 001/2013 Regulamenta a utilização de atividades teóricopráticas para fins de integralização curricular no âmbito do curso de Pedagogia da UFMG e revoga a Resolução CCP nº. 001/2012. O

Leia mais

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

TÓPICOS DE CONCURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação - FABICO R. Ramiro Barcelos, 2705 - Bairro Santana - CEP 90035007 - Porto Alegre - RS Prédio 22201 TÓPICOS DE CONCURSO

Leia mais

Resolução do Colegiado n 001, de 11 de abril de 2017

Resolução do Colegiado n 001, de 11 de abril de 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO IFSP-HTO INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO CÂMPUS HORTOLÂNDIA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA Resolução do Colegiado n 001, de 11 de abril de 2017 A presidente do

Leia mais