a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos;"

Transcrição

1 Instrução Normativa nº 01/2012 Dispõe sobre a proficiência em idioma estrangeiro para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) Em atendimento ao disposto no inciso II do Artigo 3 do Regulamento do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular), para o curso de Mestrado e Doutorado, os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, comprovante de proficiência em Inglês, com aproveitamento igual ou superior ao especificado em um dos seguintes exames e respectivas instituições: a) PRE-TOEFL (PRE- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 332 pontos; b) ITP-TOEFL (International Testing Program- Test of English as a Foreign Laguage): Pontuação igual ou superior a 470 pontos; c) IELTS (International English Language Testing System): Pontuação igual ou superior a 4 pontos; d) TOEIC (Testo f English for International Communication): Pontuação igual ou superior a 600 pontos. No caso do candidato não apresentar os certificados acima, deverá inscrever-se na Instituição constante no Edital de Seleção. Neste caso, só serão considerados aprovados para a próxima etapa da seleção candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 6,0. Estarão isentos da apresentação de comprovante de proficiência em idioma estrangeiro, no ato da inscrição, os candidatos que comprovarem residência, por período mínimo de seis meses, nos últimos cinco anos, em país cuja língua oficial seja a exigida.

2 Instrução Normativa nº 02/2012 Dispõe sobre a realização do Exame Geral de Qualificação para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) Em atendimento ao disposto no inciso III do Artigo 3 do Regulamento do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular), para o curso de Mestrado, os alunos deverão apresentar: a) Texto que aborde o tema ligado ao projeto de dissertação ou parte dos resultados do projeto científico desenvolvido no Mestrado, que deverá conter: título, nome do aluno, nome do orientador, resumo, introdução, objetivos, material e métodos, resultados, discussão, conclusão e referências bibliográficas (podendo ser em forma de artigo científico). b) Deverá ser entregue previamente à Seção Técnica de Pós-graduação, 04 (quatro) cópias impressas do texto abordando o tema escolhido. Deverá acompanhar o texto, Ofício de encaminhamento do orientador com a lista de sugestão contendo os nomes de cinco examinadores para comporem a comissão examinadora (nome, instituição, área de atuação endereço, , fone). c) Após a aprovação da solicitação pelo Conselho do Programa para realização do Exame de Qualificação, o aluno deverá encaminhar um para a Seção Técnica de Pós-graduação, informando a data e o horário para que os exemplares possam ser encaminhados aos membros da Comissão Examinadora. d) A aula terá duração de 50 minutos (com tolerância de mais ou menos 10 minutos). e) O aluno deverá realizar o Exame Geral de Qualificação após a integralização dos créditos, até dois meses antes da defesa da dissertação. f) No Exame Geral de Qualificação, o aluno será Aprovado(A) ou Reprovado(R), sendo que a aprovação deverá ser de, pelo menos, dois dos membros da Comissão Examinadora. g) O aluno reprovado poderá submeter-se apenas mais uma vez ao Exame Geral de Qualificação, no prazo máximo de seis meses após a realização do primeiro, desde que atenda ao prazo para defesa. Em atendimento ao disposto no inciso III do Artigo 4 do Regulamento do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular), para o curso de Doutorado, os alunos deverão apresentar: a) Artigo científico submetido em periódico da área. O texto deverá ser redigido em inglês com resumo em português, que será enviado para análise de banca composta por três titulares e dois suplentes.

3 b) Deverá ser entregue à Seção Técnica de Pós-graduação, 40 dias antes do prazo máximo para a realização do exame, 04 (quatro) cópias impressas do artigo. Deverá acompanhar o artigo, ofício de encaminhamento do orientador com a lista de sugestão contendo os nomes de cinco examinadores para comporem a comissão examinadora (nome, instituição, área de atuação endereço, , telefone). c) Se o trabalho científico estiver publicado, a publicação não poderá ter data anterior à data da matrícula do aluno do curso de Doutorado. d) No Exame Geral de Qualificação o aluno será considerado Aprovado(A) ou Reprovado(R), sendo que a aprovação deverá ser de, pelo menos, dois dos membros da Comissão Examinadora. e) O aluno reprovado poderá submeter-se apenas mais uma vez ao Exame Geral de Qualificação, no prazo máximo de seis meses após a realização do primeiro, desde que atenda ao prazo para defesa.

4 Instrução Normativa nº 03/2012 Dispõe sobre a entrega do Plano de Atividades para os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Para os cursos de Mestrado e Doutorado, os alunos deverão: a) Entregar o Plano de Atividades impreterivelmente 03 (três) meses após a data de inicio do ano letivo para o Mestrado e a partir da data da matrícula para o Doutorado. b) Só será aceita a entrega do Plano de Atividades fora do prazo estabelecido nesta instrução normativa, com carta justificativa do orientador, a qual será analisada para avaliação sobre a pertinência da solicitação e após a aprovação pelo Conselho do Programa. c) O Plano de Atividades deverá seguir o modelo disponível na página da Seção Técnica de Pós Graduação do IB, Rio Claro. d) Qualquer alteração no Plano de Atividades deverá ser solicitada na Seção Técnica de Pós Graduação e submetida para análise do Conselho do Programa, para posterior aprovação.

5 Instrução Normativa nº 04/2012 Dispõe sobre a Transferência de Nível do Mestrado para o Doutorado do Programa de Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Em atendimento ao disposto no Artigo 16 do Regulamento do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular), para Transferência de Nível do Mestrado para o Doutorado: a) O aluno só poderá solicitar a transferência após 12 meses da matrícula no Mestrado (data do início do ano letivo). b) A solicitação da mudança de nível será requerida através de ofício do orientador com justificativa da relevância e necessidade da mudança de nível. O ofício deverá ser endereçado ao Diretor do Instituto e entregue na Seção Técnica de Pós-graduação. c) Deverá ser apresentado, pelo menos, um artigo publicado em revista especializada da área Ciências Biológicas I (camara GBG ) com Qualis de B3 a A1 e com corpo editorial, onde o aluno seja o primeiro autor, além de cópia do novo projeto de pesquisa a ser desenvolvido no doutorado. d) O aluno transferido de nível terá o prazo final para conclusão do Doutorado (48 meses para a defesa da tese) contado a partir da data da matrícula no Mestrado (início do ano letivo). Uma vez transferido do nível de mestrado para o de doutorado, não será permitida reversão de nível. e) O aluno bolsista de Mestrado CAPES quando transferido para o nível de Doutorado terá sua bolsa cancelada e quando houver novo processo de atribuição de bolsas de Doutorado, o mesmo concorrerá em igualdade com os demais candidatos.

6 Instrução Normativa nº 05/2012 Dispõe sobre o Credenciamento e Descredenciamento de Docentes (permanentes e colaboradores) do Programa de Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). O credenciamento de docentes no Programa de Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) só será aprovado quando houver disponibilidade de vaga, depois da solicitação ser devidamente apreciada pelo Conselho e quando a pesquisa a ser desenvolvida tenha relação direta com uma das linhas de pesquisa do Programa: a) O docente interessado deverá encaminhar à Seção Técnica de Pós- Graduação toda a documentação pertinente para o seu credenciamento (ofício indicando a linha de pesquisa de interesse, cópia de seu currículo Lattes e programa da disciplina a ser por ele ministrada). Deverão ainda constar da documentação as seguintes informações: número de orientações já concluídas e/ou em andamento nos níveis de iniciação científica, mestrado e doutorado; captação de recursos financeiros em instituições de fomento ou junto a outras universidades, nos últimos 5 anos e disponibilidade para oferecimento de disciplina(s) relacionada(s) com a área de atuação. O descredenciamento de docentes do Programa ocorrerá: a) A pedido do docente; b) Quando da não entrega dos dados solicitados pela coordenação para o preenchimento do relatório CAPES c) Quando o docente não tiver justificado o não oferecimento de disciplina, a não orientação de alunos nos níveis de mestrado e doutorado e a não publicação de artigos científicos em periódicos especializados e com corpo editorial, no prazo máximo de dois anos.

7 Instrução Normativa nº 06/2012 Dispõe sobre o aceite de Aluno de Graduação, como aluno regular no Programa de Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Em atendimento ao disposto no parágrafo único do artigo 11 do Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) a) Só serão aceitos alunos de graduação do curso de Ciências Biológicas ou cursos de área afim, que sejam ou tenham sido bolsistas de iniciação científica financiados por agências de fomento, comprovado através de cópia do termo de outorga da FAPESP ou do CNPq. b) Só serão aceitos alunos de graduação que tenham cursado, pelo menos 2/3 do currículo básico do seu atual curso de graduação. Os documentos comprovando os itens acima deverão ser entregue na inscrição para a seleção.

8 Instrução Normativa nº 07/2012 Dispõe sobre o aceite de Alunos Especial/Vinculado no Programa de Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Em atendimento ao disposto no Artigo 12 do Regulamento do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular): a) O interessado deverá entregar na Seção Técnica de Pós-Graduação os seguintes documentos: Requerimento devidamente preenchido e assinado, cópia legível do CPF, cópia legível do RG, cópia legível do Título de Eleitor, cópia legível do diploma da graduação, cópia legível do histórico escolar, cópia do atestado de matrícula (quando for aluno de pós-graduação). b) Essas solicitações serão apreciadas individualmente pelo docente responsável de cada disciplina, por meio da avaliação da documentação apresentada. c) não serão aceitas inscrições de aluno especial fora do prazo do calendário escolar.

9 Instrução Normativa nº 08/2012 Dispõe sobre o aceite de transferência de aluno de outro Programa de Pós-graduação de área afim para o Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). Em atendimento ao disposto no Artigo 5º do Regulamento do Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular), para os cursos de Mestrado e Doutorado, seguem as normas para transferência de aluno de outros Programas de Pós-graduação de área afim para este Programa. a) O interessado em se transferir para o Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular), deste Instituto deverá apresentar um projeto de pesquisa, a ser desenvolvido junto ao programa, histórico escolar e ementa das disciplinas cursadas na Pós- Graduação, uma carta justificativa, que deverá vir acompanhada da carta de aceite do provável orientador credenciado no Programa. b) O processo de transferência deverá ser avaliado por um relator indicado pelo programa, para, além da análise do projeto, verificar se as disciplinas cursadas atendem as normas pré-estabelecidas pelo programa. O candidato deverá ter cursado pelo menos 01 disciplina na área de Biologia Celular e 01 disciplina na área de Biologia Molecular. c) O aluno transferido terá o seu tempo cumprido em outro Programa, descontado, sendo que o seu prazo para defesa será de 24 meses para o Mestrado e 48 meses para o Doutorado, podendo ser estendido em até 02 (dois) mês para cada um dos níveis.

10 Instrução Normativa nº 09/2012 Dispõe sobre o estágio de docência para os cursos de Mestrado e Doutorado para o Programa de Pós Graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular). O estágio de docência poderá ser realizado em disciplinas ministradas em qualquer unidade da UNESP, observando-se sempre a regulamentação determinada pela CAPES. a) Serão atribuídos 03 (três créditos em disciplinas) por semestre de estágio de docência, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado b) O estágio de docência fica limitado a um semestre para o Mestrado e dois semestres para o Doutorado. c) Será considerado aprovado no estágio de docência o aluno que cumprir os requisitos específicos da legislação que rege esta matéria.

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos

Normas do Doutorado. * Prova da Cultura Inglesa - mínimo de 60% de acerto. * TOEFL 70 pontos * IELTS 5,5 pontos * ITP-TOEFL 500 pontos Normas do Doutorado 1. Matrícula: A matrícula no PPG-BIOLOGIA QUÍMICA é dividida em duas etapas. A primeira, denominada pré-matrícula, consiste na entrega da documentação e do projeto de pesquisa. Após

Leia mais

Psiquiatria Normas Específicas

Psiquiatria Normas Específicas Psiquiatria Normas Específicas I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em PSIQUIATRIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ZOOLOGIA) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ZOOLOGIA) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (ZOOLOGIA) INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2015 Dispõe sobre os critérios e normas que regem AS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química EDITAL 2016/03: PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS REGULARES DE MESTRADO E DOUTORADO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA ABRIL A JUNHO 2016 A Comissão Coordenadora do da Escola Politécnica

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E BIOTECNOLOGIA (PPG-FARMATEC)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FARMACOLOGIA E BIOTECNOLOGIA (PPG-FARMATEC) INSTRUÇÃO NORMATIVA 01/2017-PPG-FARMATEC/SPG/IBB/UNESP Dispõe sobre os critérios que regem as atividades do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia e Biotecnologia, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Normas Específicas do Programa de Pós-Graduação em Ciências I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por se tratar de Programa único, a CCP tem a mesma composição da CPG do CENA, de acordo com

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL Resolução UNESP nº 02, de 11 de janeiro de 2016 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental,

Leia mais

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS

MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS MINUTA DO REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANIMAIS SELVAGENS Resolução UNESP nº de / /2015 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Animais Selvagens, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE ENGENHARIA EDITAL 003/ STPG/FE

CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE ENGENHARIA EDITAL 003/ STPG/FE CAMPUS DE BAURU FACULDADE DE ENGENHARIA EDITAL 003/2017 - STPG/FE Comunicamos aos interessados que estarão abertas, no período de 31/10 a 17/11/2017, as inscrições para o Exame de Seleção do Programa de

Leia mais

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento

Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS), vinculado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA EDITAL DE SELEÇÃO Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agropecuária da Faculdade de Ciências Agrária e Veterinárias, Universidade Estadual Paulista, Câmpus

Leia mais

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DO PÓS-GRADUANDO DO PROGRAMA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO ORIENTADOR A definição de orientador durante o processo seletivo é feita em função da afinidade de tema de pesquisa entre orientador e orientando,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde EDITAL Credenciamento de Docentes para o Programa de Pós-Graduação em Ciências

Leia mais

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016

Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2016 Edital 003 /2015 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2015/2016 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO

INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 005 PPGDC DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO Estabelece Normas para a defesa de Dissertação de Mestrado no âmbito do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Desenvolvimento

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE)

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - FCT/UNESP CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPGE) Resolução UNESP nº de / /2012 Aprova o Regulamento do Programa de

Leia mais

Dermatologia Normas Específicas

Dermatologia Normas Específicas Dermatologia Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em DERMATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu suplente,

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO CIRURGIA VETERINÁRIA Resolução UNESP nº 09 de 08/03/2013 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Veterinária, Cursos: Mestrado Acadêmico e

Leia mais

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017

Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política /2017 Edital 003/2016 Processo de Seleção de Doutorado em Sociologia Política - 2016/2017 Informações sobre o Doutorado O Doutorado em Sociologia Política foi criado em 1999. Tem a duração de quatro anos e o

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP

REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP REGULAMENTO DO PROGRAMA INTERUNIDADES DE PÓS- GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DA UNESP Aprova o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC), Curso:Mestrado, interunidades,

Leia mais

Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014

Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014 Resolução UNESP nº 29, de 28/03/2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Animal, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Leia mais

Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística. I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Normas do Programa de Pós-Graduação em Lingüística I - Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa em Lingüística será constituída de 05 membros docentes titulares

Leia mais

Resolução UNESP no. 84 de 29/06/2012, publicado DO 30/06/2012. TÍTULO I Do Programa

Resolução UNESP no. 84 de 29/06/2012, publicado DO 30/06/2012. TÍTULO I Do Programa REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA ÁREAS DE PERIODONTIA, ENDODONTIA E IMPLANTODONTIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DE ARARAQUARA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JULIO DE MESQUITA FILHO

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA FLORESTAL DA FCA/UNESP Seção de Pós-Graduação 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRONÔMICAS CÂMPUS DE BOTUCATU REGULAMENTO DO PROGRAMA

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL DA FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO I II - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 - A CCP será

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ

REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ REGULAMENTAÇÃO PARA OBTENÇÃO DO MESTRADO NO PROGRAMA DE ENGENHARIA BIOMÉDICA COPPE/UFRJ I INSCRIÇÃO E SELEÇÃO I.1. Poderão se inscrever para o processo seletivo de ingresso no Curso de Mestrado do Programa

Leia mais

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de

Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de Universidade Estadual Paulista REITORIA Resolução Unesp-31, de 15-7-2011 2011,, alterada pela Resolução Unesp-52 de 02-06 06-2014 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Alimentos e Nutrição,

Leia mais

Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018

Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018 Programa de Pós- Graduação em Ciência da Informação EDITAL PROCESSO SELETIVO 2018 Inscrições Online - Requisitos Serão aceitas as inscrições de portadores de diploma ou certificado de conclusão de curso

Leia mais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais

Alergia e Imunopatologia Normas Especiais Alergia e Imunopatologia Normas Especiais I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ALERGIA E IMUNOPATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa

Leia mais

EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental

EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental EDITAL 147/2017 Doutorado em Ciência e Tecnologia Ambiental O Vice-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), no uso das atribuições regimentais

Leia mais

I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP)

I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) Proposta de Normas do Programa de Mestrado Profissional em Inovação na Construção Civil do da Escola Politécnica da USP I Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do

Leia mais

OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS OTORRINOLARINGOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em OTORRINOLARINGOLOGIA será constituída por 3 membros vinculados ao Programa

Leia mais

Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012

Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012 Resolução UNESP nº 65 de 23/04/2012 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas- Áreas de Odontopediatria, Ortodontia e Dentística Restauradora, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Seção de Pós-Graduação

Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos Seção de Pós-Graduação NORMAS DO PROGRAMA ENGENHARIA DE ALIMENTOS I- COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) 1. A CCP do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia de Alimentos terá seis (6) membros, assim

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BOTÂNICA) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares seis orientadores plenos credenciados no programa, representantes de cada linha de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA CCP A Comissão Coordenadora de Programa (CCP) do Programa de Pós-Graduação em Matemática do

Leia mais

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição

Pós-Graduação em Neurociência e Cognição Pós-Graduação em Neurociência e Cognição EDITAL Nº 003/2012 Processo Seletivo para Mestrado em Neurociência e Cognição Quadrimestre 2012.3 (ano e quadrimestre) O curso de Pós-graduação em Neurociência

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BOLSAS DOUTORADO SANDUICHE I REQUISITOS DO CANDIDATO PARA DOUTORADO SANDUICHE II REQUISITOS DO COORIENTADOR DO EXTERIOR III DA CONCESSÃO E DA DURAÇÃO DA BOLSA IV DA CANDIDATURA

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP

REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP REGULAMENTO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA FCA/UNESP Estabelecido pela Resolução UNESP n. 21, de 15-4-2013 (Publicado no DOE de 16/04/2013, Seção I, Pág. 39 e 40) Alterada pela Resolução UNESP

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

Campus de São José do Rio Preto

Campus de São José do Rio Preto EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2018 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 01 de agosto a 31 de agosto de 2017

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOTECNOLOGIA Resolução UNESP nº 64 de 18/08/2016. TÍTULO I Do Programa Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia, Cursos de MESTRADO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA CONCEITO CAPES 6

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA CONCEITO CAPES 6 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE BIOCIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOBIOLOGIA CONCEITO CAPES 6 RESOLUÇÃO Nº 001/2016 - COLEGIADO DO PPG EM PSICOBIOLOGIA,

Leia mais

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT)

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATERIAIS DA UNESP (POSMAT) Dos objetivos Artigo 1º O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais da UNESP (POSMAT),

Leia mais

Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo. Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA RETIFICAÇÃO DE EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2017 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS,

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS LITERÁRIOS REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS, ÁREA DE CONCENTRAÇÃO ESTUDOS LITERÁRIOS TÍTULO I DA NATUREZA E OBJETIVOS Art. 1º Este regulamento se

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Regulamento do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DE PROGRAMA (CCP) A CCP terá como membros titulares 4 (quatro) orientadores plenos

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) 1 NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM BIOQUÍMICA DA FMRP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo coordenador, o suplente, 2 docentes credenciados no programa e

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL CAMPUS V

NORMAS COMPLEMENTARES AO REGIMENTO INTERNO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA REGIONAL E LOCAL CAMPUS V Universidade do Estado da Bahia UNEB Reconhecida pela portaria ministerial n º 909 de 31 07 95 Departamento de Ciências Humanas/Campus V Santo Antonio de Jesus Programa de Pós-Graduação em História Regional

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/ Seção I, p. 148

RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/ Seção I, p. 148 RESOLUÇÃO UNESP Nº 35, DE 05 DE JUNHO DE 2013 Publicada no D.O.E. de 06/06/2013 - Seção I, p. 148 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica, Cursos de Mestrado Acadêmico

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS EM REDE NACIONAL PROFLETRAS /USP NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) constitui-se

Leia mais

Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) Normas do Programa Medicina Tropical I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) I.1 Por se tratar de Programa único a Comissão Coordenadora do Programa é a própria CPG. II - CRITÉRIOS DE

Leia mais

REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Resolução UNESP-17, de

REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA. Resolução UNESP-17, de REGULAMENTO PROGRAMA PÓS-GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Resolução UNESP-17, de 10-2-2012 (Publicado no DOE de 24/03/2012, Seção I, Página 39) Botucatu SP 2012 Resolução UNESP-17, de 10-2-2012 Aprova

Leia mais

Normas Específicas do Programa de Oceanografia

Normas Específicas do Programa de Oceanografia Normas Específicas do Programa de Oceanografia I Composição da Comissão Coordenadora do Programa Por se tratar de Programa Único, a CCP corresponde à CPG. II Critérios de Seleção: Os documentos necessários

Leia mais

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA será constituída pelo Coordenador do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA RESOLUÇÃO N o 01/PPGP de 03 de outubro de 2013 Dispõe sobre os critérios para credenciamento,

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS DA COMISSÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO I - Composição da CCP Por se tratar de programa único a CCP é a

Leia mais

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 01/04/2016 a 20/05/ /06/2016 a 05/08/2016

1.4. O cronograma geral para participação no processo seletivo é: Período de inscrição: 01/04/2016 a 20/05/ /06/2016 a 05/08/2016 EDITAL N.º 77/2016 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA POLITÉCNICA & ESCOLA DE QUÍMICA DA UFRJ PARA O SEGUNDO E TERCEIRO TRIMESTRE

Leia mais

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Resolução Unesp-29, de

unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO Resolução Unesp-29, de Resolução Unesp-29, de 8-3-2005 Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular), Cursos de Mestrado e Doutorado, do Instituto de Biociências de Rio

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) será constituída pelo Coordenador do Programa, Suplente

Leia mais

2 Linhas de pesquisa a) Linha 1 - Formação, linguagens e identidades (03 vagas)

2 Linhas de pesquisa a) Linha 1 - Formação, linguagens e identidades (03 vagas) EDITAL Nº 006/2016 UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA UNEB PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM. Credenciamento de novos docentes ao Programa de Pós Graduação em Educação e Diversidade para atuação em nível de Mestrado.

Leia mais

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento

Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Medicina e Ciências da Saúde

Leia mais

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO

EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO EDITAL PARA PROCESSO SELETIVO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS (EESC- USP) DOUTORADO DISPOSIÇÕES GERAIS 1. Poderão participar do processo seletivo

Leia mais

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN

Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado para Bolsa do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD) /CAPES /PPGAN UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Programa de Pós-Graduação em Alimentos e Nutrição PPGAN Edital de Seleção de Bolsista de Pós-Doutorado

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade de São Paulo Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Programa de Pós-Graduação em Psicologia Normas gerais I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA I.1. A Comissão

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Química. Normas do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Tecnologia em Química e Bioquímica

Universidade de São Paulo Instituto de Química. Normas do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Tecnologia em Química e Bioquímica Universidade de São Paulo Instituto de Química Normas do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional Tecnologia em Química e Bioquímica 1 I Composição da Comissão Coordenadora do Programa 1. A Comissão

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA METALÚRGICA EDITAL DE SELEÇÃO NÍVEL: DOUTORADO ANO: 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Engenharia Metalúrgica faz saber que estarão abertas

Leia mais

Edital Nº 305 -Seleção para o Curso de Doutorado com Entrada em

Edital Nº 305 -Seleção para o Curso de Doutorado com Entrada em PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ZOOLOGIA MUSEU NACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Edital Nº 305 -Seleção para o Curso de Doutorado com Entrada em 2016-1 A Coordenação do Programa

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA INDUSTRIAL EDITAL nº 01/2017-PPGEI/ITEC/UFPA, 04 janeiro de 2017 Processo de Seleção do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Instituto de Psicologia UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Instituto de Psicologia NORMAS DO PROGRAMA PSICOLOGIA SOCIAL I. Composição da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) de Psicologia Social

Leia mais

CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS EM GASTROENTEROLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-Graduação em Ciências em Gastroenterologia será constituída pelo Coordenador

Leia mais

UnB/Universidade de Brasília

UnB/Universidade de Brasília UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS A BOLSA PÓS-DOUDORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (BIOLOGIA MOLECULAR PPG-BIOMOL/UNB) PROGRAMA NACIONAL DE PÓS-DOUTORADO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO NORMAS ESPECÍFICAS DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MESTRADO PROFISSIONAL ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 54. JULIO CEZAR DURIGAN Reitor

RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de , Seção I, pág. 54. JULIO CEZAR DURIGAN Reitor RESOLUÇÃO UNESP Nº 148, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2012 Publicada no D.O.E. de 15.11.12, Seção I, pág. 54 Aprova o Regulamento do Programa de Pósgraduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento, Curso

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde

Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Ministério da Educação Universidade Federal do Rio Grande Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde Instrução Normativa 01/2016 Aprovada pela Comissão de Ensino em 05 de dezembro

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENTOMOLOGIA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENTOMOLOGIA 1 UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENTOMOLOGIA 2 I. COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão

Leia mais

COMUNICADO. Das Normas

COMUNICADO. Das Normas COMUNICADO Edital de Abertura de Inscrições para a Etapa de Estágio Supervisionado em Docência do Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE - para o 1º semestre de 2018. O Museu de Arqueologia e Etnologia

Leia mais

I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES (CCP-ET)

I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES (CCP-ET) PROPOSTAS DE NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE TRANSPORTES

Leia mais

Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP

Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP Normas do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Poli USP I Composição da Comissão Coordenadora do Programa A CCP do Programa de Engenharia Civil é constituída por 8 (oito) membros docentes titulares

Leia mais

CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS

CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS CARDIOLOGIA NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CARDIOLOGIA será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente, mais

Leia mais

Universidade de São Paulo Instituto de Química. Normas do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica

Universidade de São Paulo Instituto de Química. Normas do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica Universidade de São Paulo Instituto de Química Normas do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica I Composição da Comissão Coordenadora do Programa 1. A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) é composta

Leia mais

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS

NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS NORMAS DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM ENSINO DE CIÊNCIAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERUNIDADES DE ENSINO DE CIÊNCIAS ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA E BIOLOGIA Instituto de Física,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO DE LIMEIRA A Dirigente Regional de Ensino da Região de Limeira, torna pública a Reabertura de inscrições para o processo de credenciamento de docentes interessados em atuar nos Centros de Estudos de Línguas,idioma

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Normas Específicas da Comissão Coordenadora do Programa (CCP) do (Mestrado e Doutorado) 25 de maio de 2009 I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP), DA PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS:

Leia mais

Pneumologia - Normas Específicas

Pneumologia - Normas Específicas Pneumologia - Normas Específicas I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em Pneumologia será constituída pelo Coordenador do Programa e seu Suplente,

Leia mais

CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS ESPECÍFICAS

CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS ESPECÍFICAS CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO NORMAS ESPECÍFICAS I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP do Programa de Pós-graduação em CIÊNCIAS DA REABILITAÇÃO será constituída pelo Coordenador do Programa

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP

NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP NORMAS E REGULAMENTOS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS EESC-USP I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP-Prod) A Comissão Coordenadora

Leia mais

E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS. Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015

E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS. Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015 E D I T A L SELEÇÃO PARA CANDIDATOS ESTRANGEIROS Curso de Mestrado e Doutorado em Educação - turma de 2015 Resolução do Colegiado de 18.06.2014 1. Estarão abertas, no período de 04 a 29 de agosto de 2014,

Leia mais

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná Câmpus Ponta Grossa Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA Resolução 01/2017PPGEQ Regulamenta o processo de seleção de Alunos Externos O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química PPGEQ do, no uso das atribuições que lhe são conferidas no Regulamento

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP)

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA I - COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora do Programa (CCP) deverá ser composta por quatro membros

Leia mais

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação.

Artigo 2º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. RESOLUÇÃO UNESP Nº 45, DE 23 DE MARÇO DE 2012. Aprova o Regulamento do Programa de Pós-graduação em Educação, Cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado, do Instituto de Biociências do Câmpus de Rio Claro.

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA 1 foto 3x4 Formulários de Inscrição/Matrícula (abaixo) Cópia da Certidão de Nascimento/Casamento Cópia do RG Cópia do CPF Cópia

Leia mais

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA -

NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA ENGENHARIA AMBIENTAL DA ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS - PPG SEA - I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A Comissão Coordenadora

Leia mais

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA FMRP

NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA FMRP NOVAS NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA FMRP NORMAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROLOGIA DA FMRP-USP I COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO COORDENADORA DO PROGRAMA (CCP) A CCP é formada pelo

Leia mais