União dos Escoteiros do Brasil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "União dos Escoteiros do Brasil"

Transcrição

1 União dos Escoteiros do Brasil

2 O início No início de agosto de 1907, na Ilha de Brownsea (Inglaterra), Robert Baden-Powell realiza um acampamento com 20 rapazes, aplicando suas idéias de um método de educação para jovens

3 Começa um Movimento Entre janeiro de março de 1908 os rapazes ingleses compram os seis fascículos intitulados Scouting for Boys, e começam um movimento reunindo-se em patrulhas por todo país, praticando as atividades sugeridas por Baden-Powell

4 Os brasileiros tomam conhecimento Em 1908 um núcleo de oficiais de praças da Marinha estava na Inglaterra, acompanhando a construção de vários navios, entre eles os Encouraçados Minas Gerais e São Paulo. O suboficial Amélio Azevedo Marques inscreveu seu filho Aurélio Azevedo Marques em uma unidade de Boy Scouts, tornando-se, assim, o primeiro brasileiro a ser escoteiro.

5 A idéia de B-P alcança outros países Em 1908 o Movimento Escoteiro já estava sendo praticado na Nova Zelândia, Malta, Irlanda, Austrália e África do Sul. Em 1909 alcançava a Bielorússia, Canadá, Chile, Estados Unidos, Guiana, Índia, Serra Leoa e Zimbabwe.

6 A idéia motiva brasileiros O tenente Eduardo Henrique Weaver, entusiasmado com os Boy Scouts, escreve um artigo para a revista Ilustração Brazileira, publicado em dezembro de 1909, traduzindo scouting como escrutar, e enaltecendo o novo Movimento Que este sistema, que esta educação representa o ideal sob todos os pontos de vista, parecenos indiscutível; que o educar brincando seja o meio mais fácil e mais seguro de conseguir resultados reais, são e permanentes, porquanto os preceitos são absorvidos de boa vontade...

7 A idéia chega ao Brasil Com o Encouraçado Minas Gerais, que chegou ao Rio de Janeiro em abril de 1910, vieram militares entusiasmados com a idéia dos Boy Scouts, liderados pelo Tenente Weaver, trazendo na bagagem livros e uniformes ingleses.

8 A semente é plantada No dia 14 de junho de 1910, reunidos na casa número 13 da Rua Chichorro, no Rio de Janeiro, fundou-se o Centro de Boys Scouts do Brasil, primeiro órgão destinado a praticar o Movimento criado por Baden-Powell em nosso país.

9 Outras iniciativas Em 1910, estando na Europa, o Dr. Mário Cardin conheceu os Boy Scouts e manteve contato com Baden-Powell. De Paris, Dona Jeronyma Mesquita mandou publicar folhetos com a idéia do Escotismo, que foram distribuídos em São Paulo pelo Dr. Ascanio Cerqueira. Em 1913 o Prof. George Black, participando de um Festival de Ginástica na Alemanha, conhece o Movimento e se entusiasma pela idéia, e no seu retorno funda o mais antigo Grupo Escoteiro em funcionamento no Brasil, na SOGIPA, em 13 de outubro de 1913.

10 A semente chega a Santa Catarina Em Blumenau, em 13 de janeiro de 1913, foi fundado pelo Professor Curt Boettner um Grupo Escoteiro, conforme artigo no jornal da Alemanha Der Feldmeister, de maio de Não existem outros registros sobre esta iniciativa. Em 1914 um Grupo Escoteiro foi fundado em Laguna, onde funcionou por vários anos, deixando uma vasta documentação e uma rica história.

11 A expansão Em 1914 o Centro de Boys Scouts do Brasil já não existia. Surge, em São Paulo, a ABE Associação Brasileira de Escotismo foi fundada em 29 de novembro de 1914, por iniciativa de Mário Cardin, e o Movimento toma novo impulso no Brasil.

12 Surge uma nova palavra: escoteiro As designações escoteiro e escotismo forma utilizadas no Brasil por iniciativa do Dr. Mário Cardin, com a fundação da ABE. Também foi ele quem fez a tradução de Be Prepared para Sempre Alerta.

13 O Escotismo se expande Com a fundação da ABE o Movimento alcança rapidamente Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo, Paraíba, Amazonas, Ceará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Norte e Santa Catarina.

14 Novas Associações Varias organizações foram surgindo, ligadas ou não à ABE, e em 1920 os vários Grupos Católicos se unem na Associação dos Escoteiros Católicos, que obtém o reconhecimento do Bureau Internacional de Escotismo e se torna membro fundador da WOSM em 1922.

15 Os primeiros eventos nacionais Em 1922 e 1923 realizaram-se os primeiros Congressos Escoteiros, acompanhados de Jamborees, na cidade do Rio de Janeiro, por iniciativa da Associação dos Escoteiros Católicos, com a presença de 14 associações escoteiras.

16 A proposta de unificação A partir de 1922 Baden- Powell defronta-se com o problema da legitimidade de reconhecimento e representação, nos países com mais de uma associação nacional, e solicita que cada país seja representado por uma Federação Nacional

17 Surge um incentivador Em 23 de janeiro de 1924 o Almirante Benjamim Sodré, o Velho Lobo, faz apelo na revista Tico- Tico pela criação de uma organização única, que pudesse representar todo o Escotismo Brasileiro, recebendo apoio de vários dirigentes.

18 Uma proposta efetiva Em 7 de setembro de 1924 o Velho Lobo assiste palestra do Padre Leovigildo Franca, vice presidente da AECB, sobre o Jamboree Internacional de Copenhague, e, impressionado, manifestase de que, no futuro, o Brasil deve participar com uma delegação de uma associação que represente todo o país.

19 A união Em 24 de novembro de 1924 foi oficialmente fundada a UEB União dos Escoteiros do Brasil, com presença da Associação dos Escoteiros Católicos, Federação dos Escoteiros do Mar, Comissão Central de Escotismo e Associação dos Escoteiros Fluminenses.

20 A nova organização A UEB surgia com o papel de ser uma Confederação, ou seja, as Federações continuariam a existir, mas o reconhecimento junto a WOSB foi passado pela Associação dos Escoteiros Católicos para a nova instituição. O Decreto nº de 23 de julho de 1928 consignaria a UEB a exclusividade para a prática do Escotismo, dando-lhe competência para autorizar as demais pessoas físicas ou jurídicas.

21 Um impasse resolvido No primeiro momento a ABE não se junta ao trabalho de unificação. Baden-Powell escreve carta ao Dr. Mário Cardin incentivando-o a unir a ABE com a UEB. Um 1929 a ABE junta-se a nova instituição nacional, da qual Mario Cardin virá a tornar-se presidente logo mais.

22 O Estado Novo A UEB teve que lutar muito contra as tentativas de militarização do Escotismo e para manterse associação livre. O Governo Federal intervêm em várias associações e tenta subordinar o Escotismo ao sistema de ensino e às escolas. Vários oficiais do Exército fazem propostas de uma Juventude Escotista Brasileira, chefiada pelo presidente da República. O próprio presidente Getúlio Vargas proclamouse presidente de honra da UEB.

23 E, no resto do mundo... Na Alemanha Adolf Hitler proíbe o escotismo e cria a Hitlerjugend. Na Itália Benito Mussolini proíbe o escotismo e cria os Balilas. Na União Soviética Stalin proíbe o escotismo e cria o Komsomol. Em Portugal a Organização Nacional da Mocidade Portuguesa absorve o escotismo. Na Espanha o General Franco proíbe a prática do Escotismo.

24 Chegamos em 1944 Em razão das dificuldades trazidas pelo Estado Novo, a UEB entra em crise. Em 1944 a UEB manifesta intenção de modificar sua organização interna. A Federação dos Escoteiros do Ar não aceita as modificações e inicia movimento de oposição. De um lado, pela FEA o Brigadeiro Godofredo Vidal, e de outro, pela UEB, o Marechal Heitor Augusto Borges. Em 1945 acontece a Assembléia da UEB para modificar os estatutos, mas a direção nacional não obtém apoio para a unificação e centralização.

25 Finalmente, a unidade... Após demandas jurídicas, mudanças na presidência da UEB e muitos debates, em 1950 todas as Federações são extintas e passam a funcionar como departamentos da UEB. Surge um novo modelo, com uma Direção Nacional e Regiões Escoteiras Em 23 de abril de 1950 foi aprovado o novo Estatuto da UEB, unificando efetivamente a direção do Escotismo no Brasil. Em 1973 a sede nacional é transferida do Rio de Janeiro para Brasília.

26 A co-educação No final dos anos 70 a UEB inicia as experiências com a co-educação no Ramo Lobinho. Com o projeto Chapada dos Guimarães inicia experiências de coeducação com os Ramos Escoteiro e Sênior. Em 1982 a co-educação passa a ser definitiva, em todos os Ramos e todas as funções.

27 Mudanças no uniforme Na reunião do Conselho Nacional de 1972, em Joinville SC, definiu-se um uniforme social para chefes, composto de camisa azul mescla e calça comprida cinza chumbo. No início dos anos 80 este uniforme é ampliado para os Ramos Escoteiro, Sênior e Pioneiro. Em 1993 cria-se o Traje Escoteiro.

28 A formatação definitiva Em 1993 o Conselho Nacional da União dos Escoteiros do Brasil modifica o sistema de representação, que passa a ser proporcional aos efetivos. Em 1998 a UEB realiza o seu primeiro Jamboree Nacional, em Navegantes SC, e inicia um novo ciclo de eventos nacionais. Em 1995 a UEB realiza o primeiro Congresso Escoteiro Nacional, em Joinville SC, iniciando um novo formato para o encontro nacional de lideranças adultas.

29 VOCÊ FAZ PARTE DESTA HISTÓRIA!

ESCOTISMO - FESTA DO CENTENÁRIO MUNDIAL DO RAMO PIONEIRO SERÁ REALIZADA NA LABRE PIA

ESCOTISMO - FESTA DO CENTENÁRIO MUNDIAL DO RAMO PIONEIRO SERÁ REALIZADA NA LABRE PIA A Liga de Amadores Brasileiros de Rádio Emissão, LABRE-PI, apresenta a programação alusiva ao Aniversário do Centenário do Ramo Pioneiro do Escotismo Mundial, que será realizado no período de 29/06/18

Leia mais

ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ. CALENDÁRIO ANUAL Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018

ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ. CALENDÁRIO ANUAL Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018 ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ CALENDÁRIO ANUAL 2019 - Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018 DIA FORMAÇÃO REGIONAIS EVENTOS NACIONAIS JANEIRO 05 e 06 8 Falecimento de Baden-Powell em

Leia mais

ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ. CALENDÁRIO ANUAL Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018

ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ. CALENDÁRIO ANUAL Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018 ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ CALENDÁRIO ANUAL 2019 - Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018 DIA FORMAÇÃO REGIONAIS EVENTOS NACIONAIS JANEIRO 05 e 06 8 Falecimento de Baden-Powell em

Leia mais

ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ. CALENDÁRIO ANUAL Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018

ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ. CALENDÁRIO ANUAL Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018 ESCOTEIROS DO BRASIL - PARANÁ CALENDÁRIO ANUAL 2019 - Aprovado pela Diretoria Regional da UEB-PR em 24/09/2018 JANEIRO DIA 05 e 06 8 FORMAÇÃO REGIONAIS EVENTOS NACIONAIS Falecimento de Baden-Powell em

Leia mais

CALENDÁRIO REGIONAL 2015 VERSÃO 1 (30/09/2014) ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO SÃO PAULO #MOVIDOSPELOESCOTISMO O MUNDO QUE QUEREMOS

CALENDÁRIO REGIONAL 2015 VERSÃO 1 (30/09/2014) ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO SÃO PAULO #MOVIDOSPELOESCOTISMO O MUNDO QUE QUEREMOS CALENDÁRIO REGIONAL 2015 VERSÃO 1 (30/09/2014) ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO SÃO PAULO #MOVIDOSPELOESCOTISMO O MUNDO QUE QUEREMOS Data Curso Local Atividade Local 1º jan Confraternização Universal 6 jan

Leia mais

FATOS SOBRE A HISTÓRIA DO ESCOTISMO VERDADEIRO FATOS SOBRE A HISTÓRIA DO ESCOTISMO FALSO

FATOS SOBRE A HISTÓRIA DO ESCOTISMO VERDADEIRO FATOS SOBRE A HISTÓRIA DO ESCOTISMO FALSO FATOS SOBRE A HISTÓRIA DO VERDADEIRO FATOS SOBRE A HISTÓRIA DO FALSO O Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo ex-general Robert Baden-Powell, após ele afastar-se do exército na Inglaterra. Apesar

Leia mais

um significado maior que um diploma ou certificado.

um significado maior que um diploma ou certificado. Na primeira década do Movimento Escotista, a formação dos dirigentes era feita de maneira assistemática e empírica. Formada uma patrulha, os jovens tinham o costume de pedir a um irmão mais velho, ao pai,

Leia mais

Comparativo. Uniforme Escoteiro X. Vestuário Escoteiro

Comparativo. Uniforme Escoteiro X. Vestuário Escoteiro Comparativo Uniforme Escoteiro X Vestuário Escoteiro VOCÊ SABIA QUE MUDAREMOS NOSSO TRAJE? SABE O QUE É UNIFORME ESCOTEIRO? CONHECE O NOVO VESTUÁRIO? Vamos começar do começo, para que todos possam entender

Leia mais

11 e 12 CATAR ADULTO CEPR 18 e 19 Curso Preliminar (Distrito Vale e Extremo Oeste) 18 e 19 Reunião da Diretoria Executiva Nacional

11 e 12 CATAR ADULTO CEPR 18 e 19 Curso Preliminar (Distrito Vale e Extremo Oeste) 18 e 19 Reunião da Diretoria Executiva Nacional TEMA: Escotismo e Desenvolvimento Sustentável Mês Dia Atividade Local Confraternização Universal (domingo) Falecimento de Baden-Powell - (9). Nairobi 20 Divulgação do Resultado do Prêmio Aurélio Azevedo

Leia mais

PROPÓSITO DESTE DOCUMENTO

PROPÓSITO DESTE DOCUMENTO DADOS PESSOAIS NOME: REGISTRO NA UEB: GRUPO ESCOTEIRO: RAMO EM QUE ATUA: DADOS DO ASSESSOR PESSOAL DE FORMAÇÃO (APF) NOME: REGISTRO NA UEB: GRUPO ESCOTEIRO: FORMAÇÃO ESCOTEIRA: PROPÓSITO DESTE DOCUMENTO

Leia mais

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, setembro de 2008.

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, setembro de 2008. Brasil Brasília, setembro de 2008. I - Turismo no mundo 1. Fluxo receptivo internacional Índice Páginas 1.1 - Chegadas de turistas no Mundo por Regiões e Sub-regiões - 2003-2007 03 1.2 - Chegada de turistas:

Leia mais

PROJETO MENSAGEIROS DA PAZ

PROJETO MENSAGEIROS DA PAZ PROJETO MENSAGEIROS DA PAZ 14 GRUPO DE ESCOTEIROS DO AR BRIGADEIRO EDUARDO GOMES FORTALEZA/CE APRESENTAÇÃO O 14 Grupo de Escoteiros do Ar Brigadeiro Eduardo Gomes foi fundado em 21 de Outubro de 1980.

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

CALENDÁRIO DE EVENTOS PARA 2016 Escoteiros do Brasil - Região do Espírito Santo Versão 3-04/11/2015

CALENDÁRIO DE EVENTOS PARA 2016 Escoteiros do Brasil - Região do Espírito Santo Versão 3-04/11/2015 CALENDÁRIO DE EVENTOS PARA 2016 Escoteiros do Brasil - Região do Espírito Santo Versão 3-04/11/2015 JANEIRO 6 Divulgação do Resultado do Prêmio Aurélio Azevedo Marques 8 Falecimento de Baden-Powell Nairobi/Quênia

Leia mais

CAMILA M. L. SILVA 1,

CAMILA M. L. SILVA 1, A CONTRIBUIÇÃO DO MOVIMENTO ESCOTEIRO NA EDUCAÇÃO DO BRASIL: ASPECTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO EM CIÊNCIAS DA TERRA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL BOY SCOUT MOVEMENT CONTRIBUTIONS FOR THE BRAZILIAN EDUCATION:

Leia mais

Manual de Procedimento Para Abrir um Grupo Escoteiro

Manual de Procedimento Para Abrir um Grupo Escoteiro Manual de Procedimento Para Abrir um Grupo Escoteiro UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO ESCOTEIRA DE MATO GROSSO DO SUL Comissão Regional Crescimento APRESENTAÇÃO O Escotismo é um movimento educacional

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

JANEIRO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2017

JANEIRO CALENDÁRIO DE ATIVIDADES 2017 ATENDIMENTO Dia Horário Atividade Manhã e Tarde Horário Atividade - Noite Segunda 08:00 Atendimento Secretaria AMAR 19:00 Tai chi Chuan AMAR Terça 08:00 Atendimento Secretaria AMAR 19:00 19:00 Grupo Teatral

Leia mais

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Quem era esse homem?

Robert Stephenson Smyth Baden-Powell. Quem era esse homem? Robert Stephenson Smyth Baden-Powell Quem era esse homem? Um louco admirável Antes de entrar para o exército, ser um herói e criar o Movimento Escoteiro, Robert Stephenson Baden-Powell era somente um jovem

Leia mais

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, novembro de 2007.

Estatísticas básicas de turismo. Brasil. Brasília, novembro de 2007. Brasil Brasília, novembro de 2007. Índice Páginas I Turismo no mundo 1. Fluxo receptivo internacional 1.1 - Chegadas de turistas no Mundo por Regiões e Sub-regiões - 2002/2006 03 1.2 - Chegada de turistas:

Leia mais

PROC. N. 5270/04 P.L.L. N. 218/04 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS

PROC. N. 5270/04 P.L.L. N. 218/04 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS Apresento aos nobres Pares a presente proposição, a qual pretende designar Praça Lino Augusto Schiefferdecker um logradouro público não-cadastrado, atualmente denominado praça 3054,

Leia mais

ESPECIAL SETORIAL CONFECÇÕES Fortaleza Ceará 2006

ESPECIAL SETORIAL CONFECÇÕES Fortaleza Ceará 2006 ESPECIAL SETORIAL CONFECÇÕES Fortaleza Ceará 2006 Especial Setorial CONFECÇÕES Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC Centro Internacional de Negócios - CIN Superintendente do CIN: Eduardo

Leia mais

Um Mundo Uma Promessa

Um Mundo Uma Promessa Um Mundo Uma Promessa www.cne-escutismo.pt escutismo.pt 1 PORQUÊ CELEBRAR O CENTENÁRIO DO ESCUTISMO? 2 Milhões de pessoas da maior parte dos países e das culturas do mundo aderiram à Promessa e à Lei do

Leia mais

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados)

SENADO FEDERAL. PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DA CÂMARA Nº 37, DE 2016 (nº 4.255/2015, na Câmara dos Deputados) Altera o soldo e o escalonamento vertical dos militares das Forças Armadas, constantes da Lei nº 11.784,

Leia mais

Quarta 08:00 Atendimento Secretaria AMAR 19:30 19:30 Estudos Bíblicos Centro Pastoral. 16:00 Grupo de Dança de Rua - AMAR

Quarta 08:00 Atendimento Secretaria AMAR 19:30 19:30 Estudos Bíblicos Centro Pastoral. 16:00 Grupo de Dança de Rua - AMAR ATENDIMENTO Dia Horário Atividade Manhã e Tarde Horário Atividade - Noite Segunda 08:00 Atendimento Secretaria AMAR 18:00 19:00 19:30 Terça 08:00 Atendimento Secretaria AMAR 19:00 19:00 Reunião Diretoria

Leia mais

JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO ESTAÇÕES

JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO ESTAÇÕES JOTA - JAMBOREE NO AR REGULAMENTO ESTAÇÕES JOTA JAMBOREE NO AR Regulamento Estacões O JAMBOREE NO AR Art. 1. O Jamboree-On-The-Air / JOTA - é a maior atividade escoteira mundial, de caráter anual: 1.1.

Leia mais

Grupo Escoteiro Coopercotia SP

Grupo Escoteiro Coopercotia SP Grupo Escoteiro Coopercotia 131 - SP Integração São Paulo, Março de 2010 O que é Escotismo? DEFINIÇÃO MOVIMENTO EDUCACIONAL PARA JOVENS, COM COLABORAÇÃO DE ADULTOS VOLUNTÁRIOS SEM VÍNCULO POLÍTICO-PARTIDÁRIO

Leia mais

ESPECIAL SETORIAL CONFECÇÕES. Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC Centro Internacional de Negócios - CIN

ESPECIAL SETORIAL CONFECÇÕES. Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC Centro Internacional de Negócios - CIN CONFECÇÕES 1 2 ESPECIAL SETORIAL CONFECÇÕES Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC Centro Internacional de Negócios - CIN Superintendente do CIN: Eduardo de Castro Bezerra Neto Equipe de Coordenação:

Leia mais

Feminino 30,28 % 248 Masculino 69,72 % 571

Feminino 30,28 % 248 Masculino 69,72 % 571 Resultado da pesquisa "Pesquisa do Planejamento Estratégico dos Escoteiros do Brasil" Categorias participantes: Ramos participantes: Funções participantes: Níveis participantes: Idade Mínima: Beneficiário,

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2013 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2013 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2013 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO O QUE É? A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras

Leia mais

BREVE CRONOLOGIA DO ESCUTISMO NO MUNDO E EM PORTUGAL (nota que os assinalados a bold são relativos a Portugal)

BREVE CRONOLOGIA DO ESCUTISMO NO MUNDO E EM PORTUGAL (nota que os assinalados a bold são relativos a Portugal) BREVE CRONOLOGIA DO ESCUTISMO NO MUNDO E EM PORTUGAL (nota que os assinalados a bold são relativos a Portugal) 1857- (22 de Fevereiro) - nasce B.P. em Londres; 1893/1898- Robert Baden-Powell, oficial do

Leia mais

Escotismo: ambiente de aprendizagem

Escotismo: ambiente de aprendizagem Escotismo: ambiente de aprendizagem Fim Epílogo World Scout Bureau Inc. 2 World Scout Bureau Inc. Jorge Hoje o Mundo é mesmo fácil Gonçalo Cadilhe Ana Rita Trabalhar em equipa Gestão de projetos Organização

Leia mais

Visão de Futuro para o Sistema Financeiro Nacional

Visão de Futuro para o Sistema Financeiro Nacional Visão de Futuro para o Sistema Financeiro Nacional Sumário Financeirização da Economia Financiamento de Longo Prazo Desafios e Reflexões USD Milhões Capitalização de Mercado 2005-2009 70000000 60000000

Leia mais

RELEASE 2018 VI CONCURSO BRASILEIRO DE CERVEJAS

RELEASE 2018 VI CONCURSO BRASILEIRO DE CERVEJAS RELEASE 2018 VI CONCURSO BRASILEIRO DE CERVEJAS Número representa crescimento de 41% no volume de inscrições com relação ao ano passado. O número de cervejarias participantes também aumentou, chegando

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL Região de São Paulo Equipe Regional de Radioescotismo ORIENTAÇÕES SOBRE O REGULAMENTO DO 52º JAMBOREE NO AR

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL Região de São Paulo Equipe Regional de Radioescotismo ORIENTAÇÕES SOBRE O REGULAMENTO DO 52º JAMBOREE NO AR UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL Região de São Paulo Equipe Regional de Radioescotismo ORIENTAÇÕES SOB O GULAMENTO DO 52º JAMBOE NO AR DÚVIDAS FQUENTES 1. Período de Competição: Qual será o período de competição

Leia mais

Baden-Powell, um herói nacional, aclamado por todo o Império Britânico após a espectacular defesa da cidade de Mafeking, cercada por forças Boeres

Baden-Powell, um herói nacional, aclamado por todo o Império Britânico após a espectacular defesa da cidade de Mafeking, cercada por forças Boeres Um homem uma ideia! Baden-Powell, um herói nacional, aclamado por todo o Império Britânico após a espectacular defesa da cidade de Mafeking, cercada por forças Boeres durante 217 dias, entre Outubro de

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei:

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 62 da Constituição, adota a seguinte Medida Provisória, com força de lei: MEDIDA PROVISÓRIA Nº 1.283, DE 12 DE JANEIRO DE 1996 Cria a Gratificação de Condição Especial do trabalho - GCET, para os servidores militares federais das forças Armadas, e dá outras providências. O PRESIDENTE

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO DE SÃO PAULO COMISSÃO REGIONAL DE CRESCIMENTO

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO DE SÃO PAULO COMISSÃO REGIONAL DE CRESCIMENTO BANCO DE AÇÕES DESCRIÇÃO set/2007 AÇÃO Sumário CAPTAÇÃO DE ADULTOS PARA O GRUPO ESCOTEIRO Captação de adultos para grupos escoteiros, com orientações sobre acompanhamento destes adultos, posicionamentos

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA O ASSESSOR PESSOAL DE FORMAÇÃO

ORIENTAÇÃO PARA O ASSESSOR PESSOAL DE FORMAÇÃO ORIENTAÇÃO PARA O ASSESSOR PESSOAL DE FORMAÇÃO MATERIAL PARA CIÊNCIA E AÇÃO DOS ASSESSORADOS O papel do Assessor Pessoal de Formação é contribuir de forma significativa para a formação de Dirigente ou

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se: Pelo

Leia mais

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso

REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso REDE EDUCACIONAL ADVENTISTA Ementa de Curso DISCIPLINA: HISTÓRIA SÉRIE/ TURMA: 1º ANO MÉDIO ABC BIMESTRE: 4º NÚMERO 1. Módulo 16 - Política e economia no Antigo Introdução do módulo, com aula em slides

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2010 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2010 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2010 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO O QUE É? A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras

Leia mais

XXIII Congresso Escoteiro Estadual XXIV Assembleia Escoteira Regional Ordinária

XXIII Congresso Escoteiro Estadual XXIV Assembleia Escoteira Regional Ordinária BOLETIM 01 XXIII Congresso Escoteiro Estadual XXIV Assembleia Escoteira Regional Ordinária Dia 25/03/2017 Sábado 08h00 Recepção e início do Credenciamento do Congresso Escoteiro Estadual 2017 08h00 Café

Leia mais

Reunião Ordinária da Assembleia Regional 2019 FICHA DE CANDIDATURA À DIRETORIA REGIONAL DIRETOR PRESIDENTE

Reunião Ordinária da Assembleia Regional 2019 FICHA DE CANDIDATURA À DIRETORIA REGIONAL DIRETOR PRESIDENTE DIRETOR PRESIDENTE GRUPO ESCOTEIRO: Região Escoteira de Goiás NOME: Winder Oliveira Garcia NASCIMENTO: 12/02/1988 Graduado em Direito (PUCGoiás/2011). Especialista em Direito Tributário (UFG/2013) e MBA

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES ABRIL / 2016 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS ABRIL 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

A Feira. Interplast Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico. 16 a 19 ago2016 Local: Expoville/Joinville - SC

A Feira. Interplast Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico. 16 a 19 ago2016 Local: Expoville/Joinville - SC Post Show Report A Feira Interplast 2016 Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico 16 a 19 ago2016 Local: Expoville/Joinville - SC Apresentação Principais números de 2016 Expositores:

Leia mais

Regimes Totalitários. Nazifascismo

Regimes Totalitários. Nazifascismo Regimes Totalitários Nazifascismo 1918-1939 http://historiaonline.com.br CONTEXTO Humilhação imposta à Alemanha e à Itália 1ª Guerra Mundial (Tratado de Versalhes), Sentimento nacionalista = revanchismo,

Leia mais

Resultado Final - Turma Sistemas de Informação

Resultado Final - Turma Sistemas de Informação Resultado Final - Turma Sistemas de Informação Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Resultado Etapa 1 Resultado Etapa 2 Resultado Final Artur de Carvalho Alves 8,620 5,553 7,393 Centro

Leia mais

MANUAL PARA PAIS DO 193º GRUPO ESCOTEIRO DO FOGO CHARLIE BRAVO ZERO ALAGOAS

MANUAL PARA PAIS DO 193º GRUPO ESCOTEIRO DO FOGO CHARLIE BRAVO ZERO ALAGOAS MANUAL PARA PAIS DO 193º GRUPO ESCOTEIRO DO FOGO CHARLIE BRAVO ZERO ALAGOAS Versão 001 AGO 2017 GRUPO ESCOTEIRO DO FOGO: CHARLIE BRAVO ZERO 193º AL Av Siqueira Campos S/N Trapiche da Barra Maceió/AL escoteirosdofogo.al@gmail.com

Leia mais

BREVE HISTÓRIA do 123ºGEMAR ALTE SALDANHA

BREVE HISTÓRIA do 123ºGEMAR ALTE SALDANHA BREVE HISTÓRIA do 123ºGEMAR ALTE SALDANHA O 123 Grupo Escoteiro do Mar Almirante Saldanha, foi fundado em 15 de julho de 1962 pelo então Comodoro Carlos Borba (escoteiro número 1 do 123 GEMar) para servir

Leia mais

ENAMAR. Curitiba/2017 RELATÓRIO

ENAMAR. Curitiba/2017 RELATÓRIO RELATÓRIO Nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2017, reuniram-se na sede do Grupo escoteiro do mar Amigo Velho 16/PR, em Curitiba/PR, chefes escoteiros da modalidade do mar do Brasil para realização de um

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 609, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2014 Ementa: Aprova o Orçamento Programa do Exercício de 2015 dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

ESCOTISMO PARA TODOS

ESCOTISMO PARA TODOS Reunião 13 Reunião de Seção ESCOTISMO PARA TODOS Área de Desenvolvimento: AFETIVO / SOCIAL / CARÁTER Ramo: Lobinho Mês recomendado para desenvolver a reunião: Novembro ou dezembro Explicação sobre o tema:

Leia mais

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro, em parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro Outubro

Leia mais

Aula nº. 27 TEORIA. A história da Suíça nasce a partir da formação de uma confederação por volta do século XI, até o século XVI.

Aula nº. 27 TEORIA. A história da Suíça nasce a partir da formação de uma confederação por volta do século XI, até o século XVI. Curso/Disciplina: Teoria Geral do Estado Aula: Teoria - 27 Professor(a): Marcelo Leonardo Tavares Monitor(a): Bruna Paixão Aula nº. 27 TEORIA SUMARIO 1. SUIÇA 2. ALEMANHA 3. ESPANHA 4. ITALIA 5. ISRAEL

Leia mais

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte:

A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: A ordem de precedência, nas cerimonias oficiais, nos Estados da União, com a presença de autoridades federais, será a seguinte: 1 - Presidente da República 2 - Vice-Presidente da República (*1) Governador

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JANEIRO 2019 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

VI CAMPEONATO BRASILEIRO DO DESPORTO ESCOLAR SELETIVA NACIONAL DE VOLEIBOL BOLETIM 01

VI CAMPEONATO BRASILEIRO DO DESPORTO ESCOLAR SELETIVA NACIONAL DE VOLEIBOL BOLETIM 01 VI CAMPEONATO BRASILEIRO DO DESPORTO ESCOLAR SELETIVA NACIONAL DE VOLEIBOL BOLETIM 01 SELETIVA NACIONAL DE VOLEIBOL VI CAMPEONATO BRASILEIRO DO DESPORTO ESCOLAR Sede: Goiânia - Goiás Período: 17 a 25 de

Leia mais

Editora responsável por este número Andréia Guerini, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil

Editora responsável por este número Andréia Guerini, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Editoras-chefes Mailce Borges Mota, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, Santa Catarina, Brasil Editora responsável por este número Editor associado Roberto Leiser Baronas, Universidade

Leia mais

Brasil Março Mercado em números

Brasil Março Mercado em números Março 2017 Mercado em números Guiana Venezuela Suriname Columbia Guiana Francesa Designação oficial: República Federativa do Capital: Brasília Localização: Leste da América do Sul Peru Fronteiras terrestres:

Leia mais

Prezados Companheiros,

Prezados Companheiros, Oficio 174/2010 Da: Diretoria Regional da UEB - MG Para: Grupos Escoteiros da UEB MG e Diretores Distritais Assunto: Indabas de Distritos e Indicação para Diretor Distrital Prezados Companheiros, Com a

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO 2019 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 6 3 DESTINOS.. 7 4 COURO BOVINO POR TIPO 8 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 9 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ

Leia mais

Coordenação geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro

Coordenação geral Kennya Beatriz Siqueira Alziro Vasconcelos Carneiro Ano 5 no 44 outubro/2012 Embrapa Gado de Leite Rua Eugênio do Nascimento, 610 Bairro Dom Bosco 36038-330 Juiz de Fora/MG Telefone: (32) 3311-7494 Fax: (32) 3311-7499 e-mail: sac@cnpgl.embrapa.br home page:

Leia mais

Como elaborar Cerimonial para Instituições de Ensino. maio/2016

Como elaborar Cerimonial para Instituições de Ensino. maio/2016 Como elaborar Cerimonial para Instituições de Ensino maio/2016 Cerimonial e Protocolo Tenha atitude Cerimonial e Protocolo Montagem do Evento Evento de sucesso Atitude e bom senso são fundamentais para

Leia mais

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2014 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO

REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2014 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO REGULAMENTO DO GRUPO PADRÃO ANO BASE 2014 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO O QUE É? A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para as Unidades Escoteiras

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

CHEGADA DAS DELEGAÇÕES

CHEGADA DAS DELEGAÇÕES BOLETIM Nº01 SELETIVA NACIONAL DE BASQUETEBOL VI CAMPEONATO BRASILEIRO ESCOLAR Sede: Recife Pernambuco Período: 01 a 09 de abril de 2017 Realização: Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) Parceria:

Leia mais

ACORDOS DE COOPERAÇÃO E ADENDAS CELEBRADOS COM INSTITUIÇÕES DOS PAÍSES LUSÓFONOS E LATINO-AMERICANOS

ACORDOS DE COOPERAÇÃO E ADENDAS CELEBRADOS COM INSTITUIÇÕES DOS PAÍSES LUSÓFONOS E LATINO-AMERICANOS Associação 25 de Abril 1996-05-01 Geral Associação dos Bispos do Sul de 1997-06-02 Geral Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade Agostinho Neto 1997-06-26 SISTEC - Sistemas, Tecnologias

Leia mais

Prova de Geografia - Ambientes da Terra e Continentes. 1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a terra. Ela é composta de

Prova de Geografia - Ambientes da Terra e Continentes. 1. A atmosfera é a camada de gases que envolve a terra. Ela é composta de ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA "GOVERNADOR CELSO RAMOS" 0401557 Rua da Glória, 888 - Fone/Fax (047) 33788-229 - Blumenau Santa Catarina Instruções para

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO

CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO CERTIFICAÇÃO DE GRUPO PADRÃO ANO BASE 2009 UMA FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO E SUPERAÇÃO PARA SEU GRUPO ESCOTEIRO O QUE É? A Certificação de Grupo Padrão é um prêmio de reconhecimento anual para os Grupos Escoteiros

Leia mais

ESCOTEIRO UNISELVA T UFMT - CUIABA

ESCOTEIRO UNISELVA T UFMT - CUIABA GRU /MT -2 PO IRO UNISE E T LV CO S A E UFMT - CUIABA BEM VINDOS AO GRUPO ESCOTEIRO UNISELVA - 2/MT O Jovem tem Direito Que o Escotismo seja feito para ele! O Escotista tem o Dever De aplicar corretamente

Leia mais

XXIV Congresso Escoteiro Estadual XXV Assembleia Escoteira Regional Ordinária

XXIV Congresso Escoteiro Estadual XXV Assembleia Escoteira Regional Ordinária XXIV Congresso Escoteiro Estadual XXV Assembleia Escoteira Regional Ordinária Dia 17/03/2018 Sábado 08h00 Recepção e início do Credenciamento do Congresso Escoteiro Estadual 2018 08h00 Café de chegada

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO 1ª edição Fevereiro de 2011

REGULAMENTO INTERNO 1ª edição Fevereiro de 2011 REGULAMENTO INTERNO 1ª edição Fevereiro de 2011 Prêambulo O presente instrumento tem o objetivo de regulamentar os procedimentos internos do 16º/SP Grupo Escoteiro do Ar Major Brigadeiro Newton Braga.

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2018 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

CMSB História e Fundação

CMSB História e Fundação CMSB História e Fundação Fundação e Instalação em 27 de julho de 1966, em São Paulo, por ocasião da XIV Mesa Redonda. As primeiras Grandes Lojas do Brasil foram fundadas por Carta Constitutiva expedida

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO / 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO DO RIO GRANDE DO SUL 121/RS - GRUPO ESCOTEIRO GUARANIS REGULAMENTO INTERNO DO GRUPO

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO DO RIO GRANDE DO SUL 121/RS - GRUPO ESCOTEIRO GUARANIS REGULAMENTO INTERNO DO GRUPO pág. 1 de 6 1. SEÇÃO DE SERVIÇO: Responsável pela limpeza e organização das áreas comuns da sede e cerimônia de bandeira; dirigindo-as inclusive, quando não estiverem presentes o Diretor Técnico do Grupo

Leia mais

SINOPSE DAS ATIVIDADES CONGRESSO REGIONAL. Construindo o Escotismo que queremos

SINOPSE DAS ATIVIDADES CONGRESSO REGIONAL. Construindo o Escotismo que queremos SINOPSE DAS ATIVIDADES CONGRESSO REGIONAL Construindo o Escotismo que queremos 2017 CONGRESSO REGIONAL ESCOTEIRO 2017 Sinopse das Atividades 29 de julho (Sábado) Palestra Magna: Escotismo, desenvolvimento

Leia mais

Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro!

Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro! Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro! Quem Somos A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), é uma Associação de Escuteiros Adultos, constituída por "antigos" filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE)

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JUNHO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

ESTUDO SETORIAL CALÇADOS FEVEREIRO/2009. Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC Centro Internacional de Negócios - CIN

ESTUDO SETORIAL CALÇADOS FEVEREIRO/2009. Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC Centro Internacional de Negócios - CIN 1 2 ESTUDO SETORIAL CALÇADOS FEVEREIRO/2009 Federação das Indústrias do Estado do Ceará - FIEC Centro Internacional de Negócios - CIN Superintendente do CIN: Eduardo de Castro Bezerra Neto Coordenação:

Leia mais

SEMANA DO ESCOTEIRO 2017

SEMANA DO ESCOTEIRO 2017 SEMANA DO ESCOTEIRO 2017 Estamos em um mês muito importante para o escotismo, o mês de abril. Pois no mês de abril comemoramos o Dia Mundial do Escoteiro. Dedicamos uma semana especialmente para comemorar

Leia mais

APRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO

APRESENTAÇÃO PROGRAMAÇÃO BOLETIM 4 REGULAMENTO DO TORNEIO APRESENTAÇÃO O Torneio Sênior Regional João Ribeiro dos Santos é atividade tradicional do ramo na Região Rio de Janeiro. O torneio técnico que homenageia o fundador do

Leia mais

Baden-Powell e o Escutismo

Baden-Powell e o Escutismo Baden-Powell e o Escutismo Nascimento Robert Stephenson Smyth Baden-Powell nasceu a 22 de Fevereiro de 1857, em Londres, Inglaterra. Família Pai Mãe Rev. Baden Powell, Professor de Geometria na Universidade

Leia mais

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO PARANÁ TROPA SÊNIOR PADRÃO 2017.

UNIÃO DOS ESCOTEIROS DO BRASIL REGIÃO PARANÁ TROPA SÊNIOR PADRÃO 2017. UNIÃO DOS REGIÃO PARANÁ TROPA SÊNIOR PADRÃO 2017. Nesta edição do concurso Seção Padrão a União dos Escoteiros do Brasil convida a todas as Tropas a participarem deste projeto de incentivo ao crescimento

Leia mais

Vestuário Escoteiro - Lobinhos e Lobinhas - Camiseta de Manga Curta REGRA 045

Vestuário Escoteiro - Lobinhos e Lobinhas - Camiseta de Manga Curta REGRA 045 Vestuário Escoteiro - Lobinhos e Lobinhas - Camiseta de Manga Curta REGRA 045 Distintivo de Cruzeiro do Sul Insígnia de Boa Ação Distintivo de Promessa de Lobinho Distintivo de Primo(a) / Segundo(a) Distintivo

Leia mais

Taxa de Ocupação atingiu 63,48% e ficou 7,67 pontos percentuais abaixo da registrada em dezembro de 2012

Taxa de Ocupação atingiu 63,48% e ficou 7,67 pontos percentuais abaixo da registrada em dezembro de 2012 TAXA DE OCUPAÇÃO HOTELEIRA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO Levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis Rio de Janeiro, em parceria com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro Taxa

Leia mais

Aurélio Azevedo Marques - Geral

Aurélio Azevedo Marques - Geral Total de U.E.L.s premiadas da região AL:1 UEB - União dos Escoteiros do Brasil SIGUE - Sistema de Informações e Gerenciamento de Unidades Escoteiras Aurélio Azevedo Marques - Geral Região: AL 005 - DO

Leia mais

Tratado entre os Estados Unidos e Austrália sobre Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal. Data de entrada em vigor: 30 de junho de 1992

Tratado entre os Estados Unidos e Austrália sobre Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal. Data de entrada em vigor: 30 de junho de 1992 Tratado entre os Estados Unidos e Austrália sobre Assistência Jurídica Mútua em Matéria Penal Data de entrada em vigor: 30 de junho de 1992 Diário Oficial da Federação, 2 de outubro de 1992 Tratado entre

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINO

Leia mais

IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES SETEMBRO 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 CAPÍTULO 41 COMPLETO 3 2 ORIGENS 4 3 ORIGENS POR TIPO DE COURO 5 4 ESTADOS 6 5 POR CLASSIFICAÇÃO DAS NCMs 7 1 IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

Escotismo. O ano de 2007 é um marco na história do Escotismo. Neste ano comemoramos o Centenário do maior Movimento de educação não-formal do mundo.

Escotismo. O ano de 2007 é um marco na história do Escotismo. Neste ano comemoramos o Centenário do maior Movimento de educação não-formal do mundo. 100 Anos do Escotismo O ano de 2007 é um marco na história do Escotismo. Neste ano comemoramos o Centenário do maior Movimento de educação não-formal do mundo. pág. 2 Nesta edição: A Aventura da Ilha de

Leia mais

Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2017

Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2017 Recursos Energéticos e Meio Ambiente (REMA) Engenharia Ambiental 1º semestre/2017 ENERGIA DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS Capítulo 6 HINRICHS, R.A. e KLEINBACH, M. Energia e Meio Ambiente. 4ª. Ed. São Paulo:

Leia mais

Brasil Junho Mercado em números

Brasil Junho Mercado em números Junho 2016 Mercado em números Guiana Venezuela Suriname Columbia Guiana Francesa Designação oficial: República Federativa do Capital: Brasília Localização: Leste da América do Sul Peru Fronteiras terrestres:

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

Tabelas Anexas Capítulo 1

Tabelas Anexas Capítulo 1 Tabelas Anexas Capítulo 1 Tabela anexa 1.1 População, segundo grandes regiões Brasil e Estado de São Paulo 1980-2007 1-3 Tabela anexa 1.2 Analfabetos e total de pessoas na população de 15 anos ou mais,

Leia mais

Brasil Setembro Mercado em números

Brasil Setembro Mercado em números Setembro 2016 Mercado em números Guiana Venezuela Suriname Columbia Guiana Francesa Designação oficial: República Federativa do Capital: Brasília Localização: Leste da América do Sul Peru Fronteiras terrestres:

Leia mais