CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA E TESTES DE DESGASTE EM MANCAL POLIMÉRICO DE BOMBA DE SANGUE CENTRIFUGA IMPLANTÁVEL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA E TESTES DE DESGASTE EM MANCAL POLIMÉRICO DE BOMBA DE SANGUE CENTRIFUGA IMPLANTÁVEL"

Transcrição

1 CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA E TESTES DE DESGASTE EM MANCAL POLIMÉRICO DE BOMBA DE SANGUE CENTRIFUGA IMPLANTÁVEL Michele Aparecida Saito 1, Sergio Yoshinobu Araki 1,2, Pâmela Catherine Florentino da Slva 1, José Ricardo Corrêa de Sousa Sobrinho 1, Antônio Luiz Marques Júnior 1, Douglas Fontainha de Sousa 1, Eduardo Guy Perpétuo Bock 1. 1 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo IFSP. Rua Pedro Vicente, 62 Canindé São Paulo SP. 2 Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas. Rua Mendeleyev, 200 Barão Geraldo Campinas- SP Rua Pedro Vicente, 62 CEP São Paulo - SP. saito.mi@hotmail.com RESUMO Uma nova geração de Bomba de Sangue Centrífuga Implantável (BSCI) está sendo desenvolvida para fornecer Suporte Circulatório Mecânico (SCM) a pacientes com Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC). O projeto é baseado em um rotor suportado por rolamentos de articulação cerâmica em levitação hidráulica entre 1400 e 2300 RPM. A proposta do ensaio de desgaste consiste na verificação mecânica do mancal polimérico em atrito com o eixo cerâmico. Este artigo apresenta a caracterização superficial do mancal polimérico após o ensaio realizado em bancada que simula a operação da bomba de sangue, com eixo cerâmico de Alumina (Al 2 O 3 ) em contato com um Mancal de Polietileno de Ultra Alta Massa Molecular (PEUAMM) em uma velocidade de 1800 RPM com 5N de carga por uma hora, utilizando como fluído de trabalho água. As superfícies foram analisadas microscopicamente antes e depois do ensaio e os resultados foram comparados. Os danos superficiais foram checados e foi observada moderada modificação estrutural. Os resultados mostram a correlação entre esta modificação e o acabamento superficial realizado antes dos ensaios.

2 Palavras-chave: Bomba de Sangue Centrifuga Implantável, mancal de Polietileno de Ultra Alta Massa Molecular, Dispositivo De Assistência Ventricular, atrito e desgaste. ABSTRACT A novel generation of Implantable Centrifugal Blood Pump is being developed in order to provide Mechanical Circulatory Support to patients with Congestive Heart Failure. The project is based on a conical rotor supported by ceramic pivot bearings in hydraulic levitation between 1400 and 2300 RPM. The purpose of this work consists in checking the mechanical wear in the polymer bearing in friction with the ceramic shaft. This paper presents a superficial characterization of polymeric bearing after the test performed wear bench that simulates the operation of the blood pump. wear tests were performed with ceramic shaft Alumina (Al 2 O 3 ) in contact with a polymeric bearing of Ultra High Molecular Weight Polyethylene (UHMWPE) at a speed of 1800 RPM with a load of 5N for one hour with work fluid of water. The surfaces were microscopically examined before and after the experiments and the results were compared showing a correlation between this modification and the surface finishing before tests. Keywords: implantable centrifugal blood pump, alumina ceramic pivot bearings, ventricular assist devices, friction and wear, biotribology. INTRODUÇÃO Uma terceira geração de bombas de sangue, a Bomba de Sangue Centrífuga Implantável (BSCI) está sendo desenvolvida para servir como Dispositivos de Assistência Ventricular (DAV). Os componentes das bombas devem ser estudados e analisados com critérios para que se obtenha plena eficiência e durabilidade (3), (5). Conforme pode ser visto na Figura 1, um dos componentes é o acoplamento magnético entre o rotor e o motor que movimenta o fluxo sanguíneo. O conjunto estudado neste trabalho é formado por um eixo de Al 2 O 3, e um mancal de PEUAMM

3 em cada extremidade do rotor. O rotor é apoiado sobre os dois mancais, que com a variação da rotação e do fluxo sanguíneo ora é solicitado o mancal inferior, ora o superior. Portanto, o contato direto entre eixo e mancal ocorre no ponto inferior a baixas rotações e vazões, enquanto o contato no mancal superior ocorre a altas taxas de rotação e vazão (4), (6). Figura 1. Solicitação de mancais, conforme rotação e fluxo de sangue. Rotação do motor em verde. Vale ressaltar que a força de atração magnética dos ímãs do acoplamento é constante enquanto a força de arrasto hidromecânico varia de acordo com a rotação e vazão. Assim, podem ser vistas situações em que o desgaste ocorre no mancal inferior, Figura 1(a), no mancal superior Figura 1(c). A condição ideal de trabalho desse sistema é obtida com a força resultante nula, Figura 1(b), onde não ocorre o contato superior nem inferior, caracterizada pela levitação hidrodinâmica do rotor (3), (4). Devido à solicitação de cargas mistas no mancal, o material utilizado deve apresentar resistência ao desgaste por atrito e impacto. A longa cadeia molecular, a média densidade e a ausência de ramificações, conferem ao PEUAMM às seguintes propriedades mecânicas: elevada resistência ao impacto, elevada resistência à abrasão e baixíssimo coeficiente de atrito (7).

4 O estudo do desgaste por atrito e deformação por impacto dos mancais em PEUAMM foram realizados na Bancada de Ensaios de Atrito e Desgaste (BEAD), localizada no Laboratório de Bioengenharia e Biomateriais (BIOENG), no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo, IFSP-SP (8). A caracterização microscópica dos mancais foi realizada antes e após os ensaios de bancada e comparada para análise dos esforços envolvidos. MATERIAIS E MÉTODOS Para caracterização do mancal de PEUAMM, foram utilizados dois microscópios: um axial (AxiolabA1, Carl Zeiss, Oberkochen) e outro vertical (Axio VertA1, Carl Zeiss, Oberkochen) conforme Figura 2 (9). (a) Figura 2. Microscópios utilizados na caracterização dos mancais: (a) microscópio axial e (b) microscópio vertical. (b) Para os ensaios de desgaste por atrito foram desenvolvidos corpos de prova em PEUAMM apresentando o seguinte perfil obtido a partir de foto digital, conforme Figura 2.

5 (a) (b) Figura 3. Desenho dos corpos de prova (a) e foto do mancal obtido em PEUAMM (b). Os parâmetros utilizados no processamento e na metodologia de análise foram os testes de desgaste e deformação durante o atrito entre mancal e o eixo. O aparato experimental BEAD foi fabricado dentro do IFSP-SP, conforme pode ser observado na Figura 4 (8). Figura 4. Desenho esquemático da BEAD mostrando seus componentes principais. Fonte: (2). Caracterização do Corpo de Prova PEUAPMM

6 O PEUAMM empregado neste estudo foi fornecido pelo IFSP-SP, sua composição e processo de fabricação estão de acordo com as normas da tabela 1 (1), (2).

7 Tabela1. Propriedades do PEUAMM utilizado nos ensaios da BEAD. Fonte: (7). RESULTADOS E DISCUSSÃO Para verificação da estrutura do (PEUAMM) antes dos testes iniciais, utilizou-se um microscópio disponibilizado pelo Instituto Federal de São Paulo, modelo vertical, que possibilitou a aproximação de 100 X, fotos da estrutura do mancal 1, antes dos ensaios em bancada, conforme Figura 5.

8 Figura 5. Micrografia da superfície do mancal do material PEUAPM e medição realizada. Aumento original de 100X. Após os ensaios realizados no mancal 1, fotos tiradas por microscopia com aproximação de 200X, conforme figura 5. Figura 5. Micrografia com aumento de 200X do mancal 1 em PEUAMM após o ensaio. Foto da estrutura do mancal 2, antes dos ensaios em bancada, com visualização em 100X, conforme figura 6. Figura 6. Micrografia da superfície do mancal 2 do material PEUAPM. Aumento original de 100X. Após os ensaios realizados no mancal 2, fotos tiradas por microscopia com aproximação de 200X, conforme figura 7.

9 Figura 7. Micrografia da superfície do mancal 2 do material PEUAPM, após o ensaio. Aumento original de 200X. CONCLUSÕES Durante a caracterização das peças nos microscópios descritos, foram observadas algumas alterações na superfície dos mancais após o ensaio, algumas áreas sofreram uma pequena deformação do mancal de PEUAMM, mas sem uma definição precisa dessa deformação. Outro aspecto verificado é presença de pontos em que existe um aspecto visual de menor rugosidade inexistente no mancal antes do ensaio realizado. Pelo aspecto pode apresentar um canal no seu local de contato com o eixo. Pelo observado, não existe nenhuma alteração dimensional ou remoção de material que possa ser expressivo na massa total dos corpos de prova. Somente pode ser visível uma provável deformação pelo impacto em um dos mancais ensaiados na BEAD. Água foi aplicada como fluido de trabalho nos ensaios para simulação do desgaste da bomba, sendo ainda necessários novos ensaios utilizando uma mistura de água com glicerina (37% no volume) para se obter uma melhor aproximação das condições do sangue, como a viscosidade, capaz de alterar a reologia, o atrito e o desgaste no conjunto. Com o desenvolvimento do protótipo da BSCI, novos testes serão realizados in loco para avaliar o desgaste real durante o funcionamento do DAV. Espera-se que, assim, seja possível obter uma melhor visualização dos fenômenos de deformação

10 do material polimérico pelo eixo de cerâmica, alterações na sua superfície, deformação permanente e possível remoção por erosão. Modelos teóricos de tribologia estão sendo estudado para a avaliação dos parâmetros funcionais do estudo de atrito e desgaste do material polimérico proposto. Como trabalhos futuros, poderão ser avaliados os modelos matemáticos do atrito no conjunto, comparando os valores teóricos e experimentais e até, mesmo, propondo simulações da vida útil dos mancais da BSCI e validando os resultados na BEAD.

11 REFERENCIAS (1) SANTOS, A. C. C. Avaliação das Propriedades e Aplicações do Polietileno de Ultra-Alto Peso Molecular (PEUAPM), Monografia, Universidade Federal da Bahia, Salvador. (2) FERREIRA, F. C. M. Comportamento sob abrasão em polietileno de ultraalto peso molecular (UHMWPE) irradiado, Dissertação (Mestrado), Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro. (3) BOCK, E. et al. New Centrifugal Blood Pump with Dual Impeller and Double Pivot Bearing System: Wear Evaluation in Bearing System, Performance Tests, and Preliminary Hemolysis Tests. Artificial Organs, 32(4): , (4) BOCK, E. et al. A ceramic pivot bearing Implantable Centrifugal Blood Pump. The International Journal of Artificial Organs, 36(8): , (5) BOCK, E.; RIBEIRO, A.; SILVA, M.; ANTUNES, P.; FONSECA, J.; LEGENDRE, D.; LEME, J.; ARRUDA, C.; BISCEGLI, J.; NICOLOSI, D.; ANDRADE, A. New Centrifugal Blood Pump with Dual Impeller and Double Pivot Bearing System: Wear Evaluation in Bearing System, Performance Tests, and Preliminary Hemolysis Tests. Artificial Organs, v. 32, p , (6) BOCK, E. G. P.; LEÃO, T. F.; UEBELHART, B.; GALANTINI, D.; ANDRADE, A.; CAVALHEIRO, A.; SANTOS FILHO, D. A ceramic pivot bearing Implantable Centrifugal Blood Pump. Int J Artif Organs, v. 36, p. 543, (7) DE FARIAS, J. X. N. Polietileno de Ultra Alto Peso Molecular (PEUAPM): Propriedades, Processamentos e Aplicações. 9º Congresso de Brasileiro de Polímeros, (8) MARQUES JR, A. L.Bancada para realizar teste de resistência ao atrito de Biomateriais utilizados em uma bomba de sangue centrifuga implantável. Dissertação de Mestrado, IFSP, São Paulo, SP, (9) ZEISS. Catalogo dos Microscópios. Disponível em: Acesso 04 de Junho de 2016.

ANÁLISE DE DESGASTE EM SUPERFICIE DE MANCAIS POLIMÉRICOS DE BOMBA DE SANGUE

ANÁLISE DE DESGASTE EM SUPERFICIE DE MANCAIS POLIMÉRICOS DE BOMBA DE SANGUE ANÁLISE DE DESGASTE EM SUPERFICIE DE MANCAIS POLIMÉRICOS DE BOMBA DE SANGUE Michele Aparecida Saito 1, Sergio Yoshinobu Araki 1,2, Rodrigo Lima Stoeterau³, Pâmela Catherine Florentino da Slva 1, José Ricardo

Leia mais

ESTUDO DA VIABILIDADE DE APLICAÇÃO DO MATERIAL CERÂMICO ZIRCÔNIA EM EIXO-MANCAL NO DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV).

ESTUDO DA VIABILIDADE DE APLICAÇÃO DO MATERIAL CERÂMICO ZIRCÔNIA EM EIXO-MANCAL NO DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV). ESTUDO DA VIABILIDADE DE APLICAÇÃO DO MATERIAL CERÂMICO ZIRCÔNIA EM EIXO-MANCAL NO DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV). Sergio Yoshinobu Araki 1, Pâmela C. Florentino da Silva 1, Michele A. Saito

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DO ATRITO EM UMA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL

CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DO ATRITO EM UMA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DO ATRITO EM UMA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL Sergio Yoshinobu Araki 1,2, Pâmela Catherine Florentino da Slva 1, Michele Aparecida Saito 1, José Ricardo Corrêa de

Leia mais

DETERMINAÇÃO DE RAIO EM ACOPLAMENTO MAGNÉTICO ATRAVÉS DE TESTES HIDRODINÂMICOS EM UMA NOVA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL DE MANCAIS CERÂMICOS

DETERMINAÇÃO DE RAIO EM ACOPLAMENTO MAGNÉTICO ATRAVÉS DE TESTES HIDRODINÂMICOS EM UMA NOVA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL DE MANCAIS CERÂMICOS DETERMINAÇÃO DE RAIO EM ACOPLAMENTO MAGNÉTICO ATRAVÉS DE TESTES HIDRODINÂMICOS EM UMA NOVA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL DE MANCAIS CERÂMICOS Eduardo Bock 1,2,3, Adriana Ribeiro 2, Maxwell Silva

Leia mais

ESCOAMENTO SANGUINEO EM DISPOSITIVOS DE ASSISTENCIA VENTRICULAR: SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL E VALIDAÇÃO Mariana Maria Aparecida Pinto Hernandes 1, Joaquim Antonio Ferreira da Rocha 1, Guilherme Barbosa Lopes

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM SENSOR ACELERÔMETRO MEMS APLICADO A UMA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL

AVALIAÇÃO DE UM SENSOR ACELERÔMETRO MEMS APLICADO A UMA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL AVALIAÇÃO DE UM SENSOR ACELERÔMETRO MEMS APLICADO A UMA BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA IMPLANTÁVEL José Ricardo Sobrinho 1, Eduardo Bock 1, Sergio Yoshinobu Araki 1, Breno Nishida 1, Tarcísio Leão 2, Evandro

Leia mais

APLICAÇÃO DA TÉCNICA ÓPTICA DE MOIRÉ DE SOMBRA PARA ANÁLISE DE DEFORMAÇÃO NOS MANCAIS CERÂMICOS DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV) 1

APLICAÇÃO DA TÉCNICA ÓPTICA DE MOIRÉ DE SOMBRA PARA ANÁLISE DE DEFORMAÇÃO NOS MANCAIS CERÂMICOS DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV) 1 APLICAÇÃO DA TÉCNICA ÓPTICA DE MOIRÉ DE SOMBRA PARA ANÁLISE DE DEFORMAÇÃO NOS MANCAIS CERÂMICOS DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV) 1 Ana Victória Lima COSTA 2 Graduanda em Engenharia de Produção

Leia mais

MODELO COMPUTACIONAL DO DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA CIRCULATÓRIA PEDIÁTRICA TEMPORÁRIO

MODELO COMPUTACIONAL DO DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA CIRCULATÓRIA PEDIÁTRICA TEMPORÁRIO MODELO COMPUTACIONAL DO DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA CIRCULATÓRIA PEDIÁTRICA TEMPORÁRIO Tarcísio Leão¹, Gustavo Andrade², Edir Leal², Marcio Acácio¹, Lucas Miguel¹, Erick Neves¹, Lucas Bortone¹, Evandro

Leia mais

ANÁLISE DE ESCOAMENTO EM BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA UTILIZANDO PLATAFORMA INTEGRADA CAD/CAE

ANÁLISE DE ESCOAMENTO EM BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA UTILIZANDO PLATAFORMA INTEGRADA CAD/CAE ANÁLISE DE ESCOAMENTO EM BOMBA DE SANGUE CENTRÍFUGA UTILIZANDO PLATAFORMA INTEGRADA CAD/CAE Luciano Fuentes Leo, lucianofleo@ig.com.br Eduardo Guy Perpétuo Bock, eduardo_bock@yahoo.com.br Ítalo Maurício,

Leia mais

Engenharia Biomédica - UFABC

Engenharia Biomédica - UFABC Engenharia de Reabilitação e Biofeedback Coração Artificial Professor: Pai Chi Nan 1 Caso clínico Recordando a aula passada JCS, 52 anos, internado com infarto agudo do miocárdio (IAM). Foi tratado com

Leia mais

Enio da Silva Rodrigues Freitas PARÂMETROS TOPOGRÁFICOS PARA AVALIAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE TRIBOLÓGICOS DE SUPERFÍCIES DE ENGENHARIA.

Enio da Silva Rodrigues Freitas PARÂMETROS TOPOGRÁFICOS PARA AVALIAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE TRIBOLÓGICOS DE SUPERFÍCIES DE ENGENHARIA. Enio da Silva Rodrigues Freitas PARÂMETROS TOPOGRÁFICOS PARA AVALIAÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E CONTROLE TRIBOLÓGICOS DE SUPERFÍCIES DE ENGENHARIA. Dissertação apresentada à Escola de Engenharia de São Carlos,

Leia mais

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE MANCAIS ELASTO-HIDRODINÂMICOS ATRAVÉS DO MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Bruno Luchini, Fábio Fernandes Valente e Mariano Eduardo Moreno UFSCar, Universidade Federal de São Carlos,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS PARTE A ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ABC CENTRO DE ENGENHARIA, MODELAGEM E CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS MATERIAIS E SUAS PROPRIEDADES (BC 1105) ENSAIOS MECÂNICOS ENSAIOS DE TRAÇÃO E FLEXÃO 2 1. INTRODUÇÃO Algumas das

Leia mais

Elementos de Máquinas II. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica

Elementos de Máquinas II. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Departamento de Engenharia Mecânica Elementos de Máquinas II 6. ELEMENTOS DE APOIO - Mancais de Deslizamento TÓPICOS ABORDADOS: 6.1. Introdução 6.. Nomenclatura e Definições 6.3. Projeto de Mancais de Deslizamento 6.4. Lubrificação 6.5.

Leia mais

ENSAIO IN VITRO DE DURABILIDADE COM MANCAL PIVOTANTE REVESTIDO COM DLC

ENSAIO IN VITRO DE DURABILIDADE COM MANCAL PIVOTANTE REVESTIDO COM DLC ENSAIO IN VITRO DE DURABILIDADE COM MANCAL PIVOTANTE REVESTIDO COM DLC Rosa de Sá 1,3 *, Marco Ramirez 2, Evandro Drigo 1, Vladimir Airoldi 2, Tarcísio Leão 3, Jeison Fonseca 1, Bruno Utiyama 1, Aron Andrade

Leia mais

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa de Normalização Setorial PNS 2017 ABNT/CB 26 ODONTO-MÉDICO-HOSPITALAR

ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas Programa de Normalização Setorial PNS 2017 ABNT/CB 26 ODONTO-MÉDICO-HOSPITALAR NÚMERO DO PROJETO ABNT NBR 15613-1 TÍTULO DO PROJETO Implantes para cirurgia Resistência à corrosão Parte 1: Métodos de ensaio para avaliação de corrosão por atrito (fretting) de placas e parafusos para

Leia mais

TÉCNICA DE CONTROLE INTELIGENTE DE BOMBAS DE SANGUE ROTATIVAS: APLICAÇÃO EM FPGA

TÉCNICA DE CONTROLE INTELIGENTE DE BOMBAS DE SANGUE ROTATIVAS: APLICAÇÃO EM FPGA TÉCNICA DE CONTROLE INTELIGENTE DE BOMBAS DE SANGUE ROTATIVAS: APLICAÇÃO EM FPGA Lucas Andrade 1, Jeison Fonseca 2, Evandro Drigo 2, Aron Andrade 2, Tarcisio Leão 1,2 1 Instituto Federal de São Paulo,

Leia mais

APLICAÇÃO DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV) PARA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

APLICAÇÃO DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV) PARA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA APLICAÇÃO DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR (DAV) PARA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA EM PACIENTES COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA Márcio Roberto Alves ACACIO 1 Engenheiro de Controle e Automação Discente

Leia mais

5 Concepção e Projeto da Bancada

5 Concepção e Projeto da Bancada 5 Concepção e Projeto da Bancada 5.1 Introdução O principal objetivo no projeto da bancada é simular o fenômeno da instabilidade em um rotor. O rotor foi desenvolvido a partir de um preexistente no Laboratório

Leia mais

Soluções em Bombeamento

Soluções em Bombeamento Linha NCI IRRIGAÇÃO APLICAÇÕES IRRIGAÇÃO E GRANDES ALAGAMENTOS CARACTERÍSTICAS As bombas centrífugas para irrigação da linha NCI possuem um único estágio, de fluxo misto, com rotores fechados projetados

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas de Fluxo: Ventiladores

LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas de Fluxo: Ventiladores LISTA DE EXERCÍCIOS Máquinas de Fluxo: Ventiladores 1) Os ventiladores atendem uma vasta faixa de condições de operação, desta forma é possível classificá-los quanto ao seu nível energético de pressão.

Leia mais

Soluções em Bombeamento

Soluções em Bombeamento Linha NCI IRRIGAÇÃO APLICAÇÕES IRRIGAÇÃO E GRANDES ALAGAMENTOS CARACTERÍSTICAS As bombas centrífugas para irrigação da linha NCI possuem um único estágio, de fluxo misto, com rotores fechados projetados

Leia mais

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico

Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Leitura e Interpretação de Desenho Técnico Mecânico Módulo IV Aula 01 Acabamento superficial Rugosidade A importância do estudo de acabamento superficial aumenta à medida que cresce a precisão de ajuste

Leia mais

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM

BOMBAS BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM BOMBA CENTRÍFUGA SÉRIE BCM Apresentação Décadas de experiência na fabricação de equipamentos hidráulicos destinados ao transporte de líquidos em geral e um amplo conhecimento de sistemas e processos qualificam

Leia mais

ESTUDO DO DESGASTE EM FERRAMENTA DE METAL DURO NO TORNEAMENTO DOS AÇOS ABNT 1045, 4140 E 4340.

ESTUDO DO DESGASTE EM FERRAMENTA DE METAL DURO NO TORNEAMENTO DOS AÇOS ABNT 1045, 4140 E 4340. ESTUDO DO DESGASTE EM FERRAMENTA DE METAL DURO NO TORNEAMENTO DOS AÇOS ABNT 1045, 4140 E 4340. André Rezende de Figueiredo Oliveira 1 (PQ), Jacques Douglas A. Caetano 1 (EG), Josias Pacheco Rodrigues 1

Leia mais

FIS-14 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela

FIS-14 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela FIS-14 Mecânica I Ronaldo Rodrigues Pela Objetivos Entender o modelo do atrito seco em geral e em alguns casos específicos Parafuso Correias Mancais Rolamento Tópicos Introdução Parafusos Correias Mancais

Leia mais

PQI. Rotor em Balanço Bipartida Radialmente. Linha. Bombas de Processo ISO 13709/API 610 (OH2) Soluções em Bombeamento. Soluções em Bombeamento

PQI. Rotor em Balanço Bipartida Radialmente. Linha. Bombas de Processo ISO 13709/API 610 (OH2) Soluções em Bombeamento. Soluções em Bombeamento Linha PQI Bombas de Processo ISO 179/API 1 (OH2) Rotor em Balanço Bipartida Radialmente API 1 (OH2) INTRODUÇÃO Neste Catálogo estão descritos todos os modelos de bombas da linha PQI de nossa fabricação.

Leia mais

CONTROLE NEURAL ARTIFICIAL DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR ATRAVÉS DE ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA: BOMBA DE SANGUE IMPLANTÁVEL

CONTROLE NEURAL ARTIFICIAL DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR ATRAVÉS DE ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA: BOMBA DE SANGUE IMPLANTÁVEL CONTROLE NEURAL ARTIFICIAL DE DISPOSITIVO DE ASSISTÊNCIA VENTRICULAR ATRAVÉS DE ANÁLISE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA: BOMBA DE SANGUE IMPLANTÁVEL Marcelo Barboza, marcelo.bz@icloud.com Eduardo Bock, eduardo_bock@yahoo.com.br

Leia mais

Projeto, desenvolvimento e avaliação pré-clínica de uma bomba de sangue ápico aórtica para assistência ventricular esquerda

Projeto, desenvolvimento e avaliação pré-clínica de uma bomba de sangue ápico aórtica para assistência ventricular esquerda Bruno Utiyama da Silva Projeto, desenvolvimento e avaliação pré-clínica de uma bomba de sangue ápico aórtica para assistência ventricular esquerda Tese apresentada ao Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia

Leia mais

Estudo do coeficiente de atrito de diferentes combinações de materiais usados em próteses de joelho

Estudo do coeficiente de atrito de diferentes combinações de materiais usados em próteses de joelho Estudo do coeficiente de atrito de diferentes combinações de materiais usados em próteses de joelho Vanessa Kapps 1,, Rafael Mello Trommer 1, Marcia Marie Maru de Moraes 1, Carlos Alberto Achete 1 1 Instituto

Leia mais

ENSAIOS DE RESISTÊNCIA À ABRASÃO DE POLIETILENOS DE ULTRA - ALTO PESO MOLECULAR (PEUAPM) COM ABRASÍMETRO DE QUEDA DE AREIA

ENSAIOS DE RESISTÊNCIA À ABRASÃO DE POLIETILENOS DE ULTRA - ALTO PESO MOLECULAR (PEUAPM) COM ABRASÍMETRO DE QUEDA DE AREIA ENSAIOS DE RESISTÊNCIA À ABRASÃO DE POLIETILENOS DE ULTRA - ALTO PESO MOLECULAR (PEUAPM) COM ABRASÍMETRO DE QUEDA DE AREIA Valmir R. Batista 1*, Humberto P. A. Filho 2, Humberto T. Cunha 3 1* Universidade

Leia mais

Linha. Bombas de Processo ISO 13709/API 610 (OH2) ÚLTIMA EDIÇÃO. Soluções em Bombeamento. Soluções em Bombeamento API 610 OH2. Soluções em Bombeamento

Linha. Bombas de Processo ISO 13709/API 610 (OH2) ÚLTIMA EDIÇÃO. Soluções em Bombeamento. Soluções em Bombeamento API 610 OH2. Soluções em Bombeamento Linha PQI Bombas de Processo ISO 179/API 1 (OH2) ÚLTIMA EDIÇÃO API 1 OH2 API 1 (OH2) INTRODUÇÃO Neste Catálogo estão descritos todos os modelos de bombas da linha PQI de nossa fabricação. Dele constam

Leia mais

2 MATERIAL E MÉTODOS

2 MATERIAL E MÉTODOS RELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS DE CORTE E ACABAMENTO SUPERFICIAL NO POLIACETAL EM OPERAÇÃO DE FRESAMENTO Fernando Silva 1, Celso Fernandes Joaquim Junior 2, Gilson Eduardo Tarrento 3 1 Tecnológo em Produção

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE DESGASTE

CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE DESGASTE UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA CLASSIFICAÇÃO DE PROCESSOS DE DESGASTE 2017/02 Desgaste ocorre em muitas situações diferentes.

Leia mais

Prof. Juan Avila

Prof. Juan Avila Prof. Juan Avila http://professor.ufabc.edu.br/~juan.avila Que é a mecânica dos fluidos? É um ramo da mecânica que estuda o comportamento dos líquidos e gases tanto em repouso quanto em movimento. Existem

Leia mais

FIS-15 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela

FIS-15 Mecânica I. Ronaldo Rodrigues Pela FIS-15 Mecânica I Ronaldo Rodrigues Pela Objetivos Entender o modelo do atrito seco em geral e em alguns casos específicos Parafuso Correias Mancais Rolamento Resumo Ângulo de Atrito Mancal Parafuso M

Leia mais

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico

PME/EP/USP. Prof. Antonio Luiz Pacífico Exercícios PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I PME/EP/USP Prof. Antonio Luiz Pacífico 2 Semestre de 2016 PME 3230 - Mecânica dos Fluidos I (EP-PME) Exercícios 2 Semestre de 2016 1 / 20 Conteúdo da Aula 1

Leia mais

Linha. Bombas Alta Pressão. Soluções em Bombeamento

Linha. Bombas Alta Pressão. Soluções em Bombeamento Linha MULTIROTOR Bombas Alta Pressão INTRODUÇÃO Neste Catálogo estão descritos todos os modelos de bombas da linha de nossa fabricação. Nele constam informações técnicas, desde a construção, aplicação,

Leia mais

-Semelhança geométrica. -Semelhança cinemática. Semelhança hidrodinámica. - Semelhança dinámica.

-Semelhança geométrica. -Semelhança cinemática. Semelhança hidrodinámica. - Semelhança dinámica. -Semelhança geométrica. Semelhança hidrodinámica. -Semelhança cinemática. - Semelhança dinámica. Semelhança geométrica Semelhança geométrica é cumprida quando são iguais os ângulos semelhantes das máquinas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS FACULDADE DE TECNOLOGIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL MESTRADO EM ENGENHARIA CIVIL Disciplina: CIÊNCIA DOS MATERIAIS Estrutura Atômica. Estrutura dos Sólidos Cristalinos. Imperfeição nos sólidos. Difusão. Propriedades Mecânicas. Falhas (Fratura, Fadiga e

Leia mais

Linha. Soluções em Bombeamento

Linha. Soluções em Bombeamento Linha NCS APLICAÇÕES Abastecimento de água, esgotos sanitários, tratamento de efluentes, lodo primário, lodo secundário, recirculação de lodo, alimentos e bebidas, açúcar e álcool, papel e celulose e

Leia mais

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO DE ALIMENTAÇÃO NO AQUECIMENTO DE ÁGUA EM TANQUE COM IMPULSOR MECÂNICO E SERPENTINA HELICOIDAL.

TÍTULO: INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO DE ALIMENTAÇÃO NO AQUECIMENTO DE ÁGUA EM TANQUE COM IMPULSOR MECÂNICO E SERPENTINA HELICOIDAL. TÍTULO: INFLUÊNCIA DA POSIÇÃO DE ALIMENTAÇÃO NO AQUECIMENTO DE ÁGUA EM TANQUE COM IMPULSOR MECÂNICO E SERPENTINA HELICOIDAL. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO:

Leia mais

Áreas de concentração. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Áreas de concentração. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo Áreas de concentração Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo 1 Apresentação Este documento descreve as áreas de concentração do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica

Leia mais

CAESB. Aplicação de Inversores de Freqüência em sistemas de Bombeamento WORKSHOP SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. PoToPS. Philosophy

CAESB. Aplicação de Inversores de Freqüência em sistemas de Bombeamento WORKSHOP SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA. PoToPS. Philosophy WORKSHOP SOBRE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Aplicação de Inversores de Freqüência em sistemas de Bombeamento CAESB Brasília DF 31/05/2006 Perfect Harmony Drive System 04.10.2006 1 Máquinas de Deslocamento Positivo

Leia mais

BOMBAS CENTRÍFUGAS HORIZONTAIS PARA USO GERAL EN / ISO 2858 / ISO

BOMBAS CENTRÍFUGAS HORIZONTAIS PARA USO GERAL EN / ISO 2858 / ISO CATÁLOGO TÉCNICO BOMBAS CENTRÍFUGAS HORIZONTAIS PARA USO GERAL Linha NSE SIGMMA ESCO BOMBAS Sigmma Indústria e Comércio de Máquinas e Equipamentos Ltda. Rua Antônio Paulino, nº 108, Água Branca, Piracicaba/SP,

Leia mais

KSB MEGANORM. Bomba Centrífuga Normalizada para Uso Geral. Mega ISO Aplicação. 3. Denominação KSB Meganorm

KSB MEGANORM. Bomba Centrífuga Normalizada para Uso Geral. Mega ISO Aplicação. 3. Denominação KSB Meganorm Manual Técnico Nº A27.0P/5 Bomba Centrífuga Normalizada para Uso eral LINHA : NORMA : Mega ISO 2858. Aplicação A bomba centrífuga Meganorm é indicada para bombeamento de água e de líquidos limpos ou turvos

Leia mais

Operação de uma planta piloto na avaliação do desempenho de uma bomba centrífuga.

Operação de uma planta piloto na avaliação do desempenho de uma bomba centrífuga. 5º Encontro Regional de Química & Blucher Chemistry Proceedings 4º Encontro Nacional de Química Novembro de 2015, Volume 3, Número 1 Operação de uma planta piloto na avaliação do desempenho de uma bomba

Leia mais

Teoria Geral das Máquinas de Fluxo

Teoria Geral das Máquinas de Fluxo Teoria Geral das Máquinas de Fluxo Máquinas Termohidráulicas de Fluxo ρ = ρ cte cte Máquinas de Fluido Máquinas Hidráulicas Máquinas Térmicas BFT Turbomáquinas Máq. Deslocamento Positivo Turbomáquinas

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DA SUPERFÍCIE DO PEUAPM APÓS MODIFICAÇÃO PARA APLICAÇÃO COMO BIOMATERIAL.

CARACTERIZAÇÃO DA SUPERFÍCIE DO PEUAPM APÓS MODIFICAÇÃO PARA APLICAÇÃO COMO BIOMATERIAL. CARACTERIZAÇÃO DA SUPERFÍCIE DO PEUAPM APÓS MODIFICAÇÃO PARA APLICAÇÃO COMO BIOMATERIAL. Ana C.B.M.Fook 1, Rayssa C. Costa 1, Anahí H. Aparecida 2, Marcus V.L.Fook 1, Antônio C. Guastaldi 2 1 Unidade Acadêmica

Leia mais

PROJETO DE BANCADA EXPERIMENTAL PARA ANALISAR O ESCOAMENTO BIFÁSICO LÍQUIDO-GÁS EM UMA TUBULAÇÃO HORIZONTAL

PROJETO DE BANCADA EXPERIMENTAL PARA ANALISAR O ESCOAMENTO BIFÁSICO LÍQUIDO-GÁS EM UMA TUBULAÇÃO HORIZONTAL PROJETO DE BANCADA EXPERIMENTAL PARA ANALISAR O ESCOAMENTO BIFÁSICO LÍQUIDO-GÁS EM UMA TUBULAÇÃO HORIZONTAL ANDRADE, Carlos Alberto Coelho de (IC²-Engenharia Mecânica-Unibrasil) MUREN, Maurício (IC²-Engenharia

Leia mais

Linha. Soluções em Bombeamento

Linha. Soluções em Bombeamento Linha NCS APLICAÇÕES Abastecimento de água, esgotos sanitários, tratamento de efluentes, lodo primário, lodo secundário, recirculação de lodo, alimentos e bebidas, açúcar e álcool, papel e celulose e

Leia mais

Linha. Bombas Alta Pressão. Soluções em Bombeamento

Linha. Bombas Alta Pressão. Soluções em Bombeamento Linha MULTIROTOR Bombas Alta Pressão INTRODUÇÃO Neste Catálogo estão descritos todos os modelos de bombas da linha de nossa fabricação. Nele constam informações técnicas, desde a construção, aplicação,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO EM TEMPO REAL DO ACIONAMENTO DO MOTOR SEM ESCOVAS DO SIMULADOR HÍBRIDO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR

DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO EM TEMPO REAL DO ACIONAMENTO DO MOTOR SEM ESCOVAS DO SIMULADOR HÍBRIDO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR DESENVOLVIMENTO DE APLICAÇÃO EM TEMPO REAL DO ACIONAMENTO DO MOTOR SEM ESCOVAS DO SIMULADOR HÍBRIDO DO SISTEMA CARDIOVASCULAR F.F.C. Monteiro 1, J. Fonseca 2, A. Andrade 3, B. Utiyama 4, E. Drigo 5, E.

Leia mais

CONFORMAÇÃO E USINAGEM DE ESFERAS DE CERÂMICA DE ALUMINA

CONFORMAÇÃO E USINAGEM DE ESFERAS DE CERÂMICA DE ALUMINA CONFORMAÇÃO E USINAGEM DE ESFERAS DE CERÂMICA DE ALUMINA Paulo Alberto S. Wrege e Benedito de M. Purquerio Laboratório de Novos Materiais e Compósitos LAMAFE - SEM EESC - USP São Carlos-SP, Brasil e-mail:

Leia mais

Lubrificação Industrial. Prof. Matheus Fontanelle Pereira Curso Técnico em Eletromecânica Departamento de Processos Industriais Campus Lages

Lubrificação Industrial. Prof. Matheus Fontanelle Pereira Curso Técnico em Eletromecânica Departamento de Processos Industriais Campus Lages Lubrificação Industrial Prof. Matheus Fontanelle Pereira Curso Técnico em Eletromecânica Departamento de Processos Industriais Campus Lages 1. Atrito Sempre que houver movimento relativo entre duas superfícies,

Leia mais

Introdução Conteúdo que vai ser abordado:

Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Introdução Conteúdo que vai ser abordado: Considerações sobre seleção de materiais; Propriedades dos materiais (metais, polímeros e cerâmicas); Seleção de materiais segundo: Resistência mecânica Resistência

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ANÁLISE DO FATOR S2 UTILIZADO NO CÁLCULO DA VELOCIDADE CARACTERÍSTICA DO VENTO, SEGUNDO A NORMA

Leia mais

Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada. Orientador: João Ramôa Correia

Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada. Orientador: João Ramôa Correia Título: Comportamento mecânico de materiais compósitos FRP a temperatura elevada Os materiais compósitos de polímero reforçado com fibras (FRP) apresentam diversas vantagens face aos materiais tradicionais

Leia mais

DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA COM MOTOR HIDRÁULICO INSTRUMENTALIZADA PARA TESTES 1

DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA COM MOTOR HIDRÁULICO INSTRUMENTALIZADA PARA TESTES 1 DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA COM MOTOR HIDRÁULICO INSTRUMENTALIZADA PARA TESTES 1 Felipe Ricardo Engelmann 2, Valdomiro Petry 3, Antonio Carlos Valdiero 4, Luiz Antônio Rasia 5. 1 Resultados

Leia mais

DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO

DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO DECIV DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL Tratamento de Água: Floculação DISCIPLINA: SANEAMENTO PROF. CARLOS EDUARDO F MELLO e-mail: cefmello@gmail.com Conceito São unidades

Leia mais

ENERGIA HIDRÁULICA MÁQUINA DE FLUXO ENERGIA MECÂNICA

ENERGIA HIDRÁULICA MÁQUINA DE FLUXO ENERGIA MECÂNICA ª EXPERIÊNCIA - ESTUDO DAS BOMBAS APLICAÇÃO DA ANÁLISE DIMENSIONAL E DA TEORIA DA SEMELHANÇA 1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DAS MÁQUINAS DE FLUXO ( BOMBAS, TURBINAS, COMPRESSORES, VENTILADORES) As máquinas que

Leia mais

Resumo de exercícios de bombas. Exercício 1

Resumo de exercícios de bombas. Exercício 1 Resumo de exercícios de bombas Exercício 1 Considere uma bomba centrífuga cuja geometria e condições de escoamento são : Raio de entrada do rotor = 37,5 mm, raio de saída = 150 mm, largura do rotor = 12,7

Leia mais

Capítulo 4. Elementos finais de controle

Capítulo 4. Elementos finais de controle Capítulo 4 Elementos finais de controle Bombas Máquinas geratrizes, cuja finalidade é deslocar líquidos por escoamento. Ela transforma o trabalho mecânico que recebe de um motor em energia hidráulica sob

Leia mais

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5

Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5 Fundamentos da Lubrificação e Lubrificantes Aula 5 PROF. DENILSON J. VIANA Classificação do Tipo de Lubrificação A lubrificação pode ser classificada em três tipos básicos de acordo com a película lubrificante.

Leia mais

ESTIMATIVA DOS RENDIMENTOS MÁXIMOS DE BOMBAS CENTRIFUGAS ESTIMATED OF MAXIMUM EFFICIENCY OF CENTRIFUGE PUMPS

ESTIMATIVA DOS RENDIMENTOS MÁXIMOS DE BOMBAS CENTRIFUGAS ESTIMATED OF MAXIMUM EFFICIENCY OF CENTRIFUGE PUMPS ESTIMATIVA DOS RENDIMENTOS MÁXIMOS DE BOMBAS CENTRIFUGAS Paola Marques Kuele 1 ; Jóice Cristini Kuritza 2 *; Mariane Kempka 3 ;Raynner Lopes 4 ; Marcelo Giulian Marques 5 Resumo As bombas hidráulicas fornecem

Leia mais

Projeto de um mecanismo capaz de reproduzir o fluxo de sangue na artéria

Projeto de um mecanismo capaz de reproduzir o fluxo de sangue na artéria UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO FACULDADE DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA 942-S - MECANISMOS E DINÂMICA DAS MÁQUINAS Trabalho Projeto de um mecanismo capaz de

Leia mais

KSB Meganorm. Bomba Centrífuga Normalizada para Uso Geral. Mega ISO Aplicação. 3. Denominação KSB Meganorm

KSB Meganorm. Bomba Centrífuga Normalizada para Uso Geral. Mega ISO Aplicação. 3. Denominação KSB Meganorm Manual Técnico Nº A27.0P/6 Bomba Centrífuga Normalizada para Uso eral LINHA : NORMA : Mega ISO 2858. Aplicação A bomba centrífuga é indicada para bombeamento de água e de líquidos limpos ou turvos nas

Leia mais

A produtiva inter-relação entre a bioengenharia e a cirurgia experimental

A produtiva inter-relação entre a bioengenharia e a cirurgia experimental 1 EDITORIAL A produtiva inter-relação entre a bioengenharia e a cirurgia experimental Aron José Pazin de Andrade * Foi com grande satisfação que aceitei escrever este editorial, primeiramente por ser para

Leia mais

Plásticos especiais para Indústria. Fornecedor: Wefapress. Trazendo o mundo e o futuro para a América do Sul.

Plásticos especiais para Indústria. Fornecedor: Wefapress. Trazendo o mundo e o futuro para a América do Sul. Plásticos especiais para Indústria Trazendo o mundo e o futuro para a América do Sul Contato: Par-Erik Larsson Fone: +55 19 3305 2376 Celular: +55 19 98330 1516 Fornecedor: Wefapress Email: par-erik@aftermarketpartner.com

Leia mais

Ensaio de Bombas Centrífugas

Ensaio de Bombas Centrífugas Ensaio de Bombas Centrífugas 1. NORMAS DE ENSAIO Os ensaios de desempenho e de cavitação para bombas hidráulicas de fluxo (centrífugas, axiais e mistas), de classe C (bombas de utilização corrente) são

Leia mais

KSB Meganorm. Bomba Centrífuga Normalizada para Uso Geral. Mega ISO Aplicação. 3. Denominação KSB Meganorm

KSB Meganorm. Bomba Centrífuga Normalizada para Uso Geral. Mega ISO Aplicação. 3. Denominação KSB Meganorm Manual Técnico Nº A27.0P/8 Meganorm Bomba Centrífuga Normalizada para Uso eral LINHA : NORMA : Mega ISO 2858. Aplicação A bomba centrífuga Meganorm é indicada para bombeamento de água e de líquidos limpos

Leia mais

Objetivos. processamento e propriedades/desempenho de um Apresentar uma classificação dos diferentes tipos de. Engenharia de Materiais.

Objetivos. processamento e propriedades/desempenho de um Apresentar uma classificação dos diferentes tipos de. Engenharia de Materiais. Objetivos Apresentar a relação entre Ciência dos Materiais e Engenharia de Materiais. Apresentar a relação entre composição, estrutura, processamento e propriedades/desempenho de um material. Apresentar

Leia mais

Definição e Classificação dos Materiais

Definição e Classificação dos Materiais Definição e Classificação dos Materiais PMT 5783 - Fundamentos de Ciência e Engenharia dos Materiais Prof. Douglas Gouvêa Objetivos Apresentar a relação entre Ciência dos Materiais e Engenharia de Materiais.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA ELEMENTOS FINITOS PARA ANÁLISE DE ESTRUTURAS Trabalho Final Grupo: Carlos Alexandre Campos Miranda Diego Franca

Leia mais

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DETALHES

INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DETALHES INSTALAÇÕES PREDIAIS DE ÁGUA FRIA - DETALHES 1. ALTURA DE SUCÇÃO (AS) - Desnível geométrico (altura em metros), entre o nível dinâmico da captação e o bocal de sucção da bomba. 2. ALTURA DE RECALQUE (AR)

Leia mais

Bombas SMH API 610 de Estágio Único Bipartidas Axialmente (ISO 13709)

Bombas SMH API 610 de Estágio Único Bipartidas Axialmente (ISO 13709) Bombas SMH API 610 de Estágio Único Bipartidas Axialmente (ISO 13709) Sulzer A Sulzer é líder mundial em soluções de bombeamento no estado da arte. Combinando engenharia e experiência em aplicações, nossas

Leia mais

A Travi fornece chapas com largura de até 1500 mm e comprimento de acordo com a sua necessidade. Turbulência

A Travi fornece chapas com largura de até 1500 mm e comprimento de acordo com a sua necessidade. Turbulência 06 PEÇAS USINADAS Para aplicações especiais Com equipamentos de última geração e mão de obra altamente qualificada, a Travi é especialista na fabricação de peças usinadas para diversos segmentos da indústria.

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) Pás e escoamentos, trabalho, escalas. 2

CONTEÚDOS PROGRAMADOS (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) Pás e escoamentos, trabalho, escalas. 2 (Aerodinâmica de Turbomáquinas - EEK 511) N 0 DE AULAS Princípios básicos Considerações gerais de projeto Escoamento através da carcaça e aspectos de escoamentos tridimensionais Escoamento ao redor de

Leia mais

CONJUNTOS MECÂNICOS. Figura 1. Representação de conjunto mecânico usando vistas ortográficas.

CONJUNTOS MECÂNICOS. Figura 1. Representação de conjunto mecânico usando vistas ortográficas. CONJUNTOS MECÂNICOS Tão importante quanto conhecer os elementos de máquinas e projetá-los, é saber representar graficamente e interpretar esses elementos em desenhos técnicos. Máquinas (torno mecânico,

Leia mais

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados

4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados 4 Bancada Experimental e Aquisição de Dados Com o objetivo de avaliar e complementar a análise das equações matemáticas desenvolvidas no capítulo 2, faz-se necessário realizar práticas experimentais. Com

Leia mais

Bombas hidráulicas. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura

Bombas hidráulicas. Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Bombas hidráulicas Prof. Dr. Emílio Carlos Nelli Silva Prof. Dr. Rafael Traldi Moura Definição de bomba hidráulica Definição: Máquina responsável por transformar energia mecânica ou elétrica em energia

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 3/3 Período: de 18/09/2007 a 28/02/2008

RELATÓRIO DE ESTÁGIO 3/3 Período: de 18/09/2007 a 28/02/2008 Universidade Federal de Santa Catarina Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Mecânica Coordenadoria de Estágio do Curso de Engenharia Mecânica CEP 88040-970 - Florianópolis - SC - BRASIL www.emc.ufsc.br/estagiomecanica

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 30/08/2009 Questão 1 Conhecimentos Específicos - Fabricação Sobre a montagem de engrenagens para abertura de roscas em um torno, é correto afirmar: Deve-se garantir que a folga entre os dentes das engrenagens seja

Leia mais

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007

8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 8º CONGRESSO IBEROAMERICANO DE ENGENHARIA MECANICA Cusco, 23 a 25 de Outubro de 2007 CARACTERIZAÇÃO DE UMA MÁQUINA PENDULAR DE IMPACTO CHARPY COMO PADRÃO DE REFERÊNCIA Duarte, A. S. 1, Godefroid, L. B.

Leia mais

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos

Fundamentos da Mecânica dos Fluidos Fundamentos da Mecânica dos Fluidos 1 - Introdução 1.1. Algumas Características dos Fluidos 1.2. Dimensões, Homogeneidade Dimensional e Unidades 1.2.1. Sistemas de Unidades 1.3. Análise do Comportamentos

Leia mais

2. Considerando a figura dada na questão 2, explique a principal dificuldade de conformação da sílica fundida em relação ao vidro de borosilicato.

2. Considerando a figura dada na questão 2, explique a principal dificuldade de conformação da sílica fundida em relação ao vidro de borosilicato. Lista de Exercícios Materiais Cerâmicos 1. Num vidro, a deformação pode ocorrer por meio de um escoamento isotrópico viscoso se a temperatura for suficientemente elevada. Grupos de átomos, como por exemplo

Leia mais

Análise dos Parâmetros de Usinagem no Acabamento Superficial de Polímeros. Analysis of Machining Parameters Effects on Polymers Surface Quality

Análise dos Parâmetros de Usinagem no Acabamento Superficial de Polímeros. Analysis of Machining Parameters Effects on Polymers Surface Quality Análise dos Parâmetros de Usinagem no Acabamento Superficial de Polímeros Analysis of Machining Parameters Effects on Polymers Surface Quality Análise dos Parâmetros de Usinagem no Acabamento Superficial

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ATRITO E INFLUÊNCIA DO LUBRIFICANTE POR MEIO DE ENSAIO DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO 1. Evandro Bertoldi 2.

AVALIAÇÃO DE ATRITO E INFLUÊNCIA DO LUBRIFICANTE POR MEIO DE ENSAIO DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO 1. Evandro Bertoldi 2. AVALIAÇÃO DE ATRITO E INFLUÊNCIA DO LUBRIFICANTE POR MEIO DE ENSAIO DO ANEL EM AÇO MÉDIO CARBONO 1 Evandro Bertoldi 2. 1 Projeto de Pesquisa 2 Mestrando em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais,

Leia mais

RELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS DE CORTE E ACABAMENTO SUPERFICIAL NA LIGA DE ALUMINIO 7050

RELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS DE CORTE E ACABAMENTO SUPERFICIAL NA LIGA DE ALUMINIO 7050 RELAÇÕES ENTRE PARÂMETROS DE CORTE E ACABAMENTO SUPERFICIAL NA LIGA DE ALUMINIO 7050 Getúlio de Oliveira Benato Junior 1,Celso Fernandes Joaquim Junior 2, Gilson Eduardo Tarrento 3 1 Tecnólogo em Produção

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS BOMBAS CENTRÍFUGAS PARA CORROSIVOS.

CATÁLOGO DE PRODUTOS BOMBAS CENTRÍFUGAS PARA CORROSIVOS. CATÁLOGO DE PRODUTOS BOMBAS CENTRÍFUGAS PARA CORROSIVOS. www.phbombas.com.br EMPRESA Tudo começou em 1977, quando foi fundada a Fiber Bombas Ltda. Naquela época, a indústria nacional dependia quase exclusivamente

Leia mais

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102

ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Universidade Federal do Paraná Curso de Engenharia Industrial Madeireira ELEMENTOS ORGÂNICOS DE MÁQUINAS II AT-102 Dr. Alan Sulato de Andrade alansulato@gmail.com O projeto de componentes ou de uma máquina

Leia mais

ANÁLISE DE BANCADA DE TURBINA PELTON CURVA CARACTERÍSTICA DO SISTEMA

ANÁLISE DE BANCADA DE TURBINA PELTON CURVA CARACTERÍSTICA DO SISTEMA ANÁLISE DE BANCADA DE TURBINA PELTON CURVA CARACTERÍSTICA DO SISTEMA André Pereira da Silva 1 Juliano de Lemos Navarro 1 Leandro Francielle da Silva 1 Leonardo Almeida Lopes 1 Prof. Me. Roberto Caparelli

Leia mais

Estudo do atrito em chapas fosfatizadas e lubrificadas utilizadas em operações de estampagem

Estudo do atrito em chapas fosfatizadas e lubrificadas utilizadas em operações de estampagem VIII Encontro de Iniciação Científica do LFS 03 04 maio de 2007, 57 61 Estudo do atrito em chapas fosfatizadas e lubrificadas utilizadas em operações de estampagem L. Figueiredo, M. Farias, A. Sinatora

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AO IMPACTO DE COMPÓSITOS DE FIBRAS CONTÍNUAS/EPÓXI COM APLICAÇÕES AEROESPACIAIS Rogério Almeida Silva 1,2 ; Edson Cocchieri Botelho 3* ; Mirabel Cerqueira Rezende 4 1 Depto de

Leia mais

8 ANÁLISE EXPERIMENTAL

8 ANÁLISE EXPERIMENTAL 8 ANÁLISE EXPERIMENTAL A fase de prototipagem descrita no capítulo anterior fornece como resultado os componentes em sua forma pré-estabelecida virtualmente. Em paralelo às simulações, sejam estas análises

Leia mais

São quatro categorias básicas de mancais, quanto ao tipo de força de sustentação da carga do eixo, a saber:

São quatro categorias básicas de mancais, quanto ao tipo de força de sustentação da carga do eixo, a saber: 3 Mancais 3.1 Introdução As máquinas rotativas são dotadas de dois elementos básicos, entre outros importantes, para a execução de seu objetivo: rotor e mancais, (que suportam o rotor e os esforços a ele

Leia mais

MANCAIS DE ESCORA MAGNÉTICOS

MANCAIS DE ESCORA MAGNÉTICOS GGH-018 21 a 26 de Outubro de 2001 Campinas - São Paulo - Brasil GRUPO I GRUPO DE ESTUDO DE GERAÇÃO HIDRÁULICA - GGH MANCAIS DE ESCORA MAGNÉTICOS Voith Siemens Hydro Voith Siemens Hydro Voith Siemens Hydro

Leia mais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais

XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ. Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais XIV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Necessidades Energéticas e Consequências Ambientais Determinação experimental das equações do Fator de Atrito que apresentam maior

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESGASTE DO POLIETILENO UHMW EM MEIO ABRASIVO DE ARROZ EM CASCA

AVALIAÇÃO DO DESGASTE DO POLIETILENO UHMW EM MEIO ABRASIVO DE ARROZ EM CASCA AVALIAÇÃO DO DESGASTE DO POLIETILENO UHMW EM MEIO ABRASIVO DE ARROZ EM CASCA J. de V. Santos, P. B. Batista, F. Kieckow s.v.jessica@hotmail.com Rua Universidade das Missões, 464, CEP 98802-470, Santo Ângelo/RS

Leia mais