REVISÃO PSS E PAS 2º E.M. PROF. LAUDERI 15/11/2016
|
|
|
- Theodoro Brás Belém
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 REVISÃO PSS E PAS 2º E.M. PROF. LAUDERI 15/11/ ) Estrutura geológica são diferentes tipos de rochas (e minerais) que compõem a litosfera. A respeito da estrutura geológica do Brasil, é INCORRETO afirmar que: a) o território brasileiro é formado fundamentalmente por duas estruturas geológicas: os maciços antigos e as bacias sedimentares. b) a base estrutural do nosso território é de natureza cristalina, portanto muito antiga e rígida. c) os afloramentos superficiais do embasamento cristalino só representam cerca de 36% do total da superfície do país, ao passo, que as áreas sedimentares representam em torno de 64%. d) os terrenos formados na era proterozóica são de grande importância, porque geralmente aparecem associados às jazidas de minerais metálicos. e) as bacias sedimentares apresentam camadas dispostas horizontalmente ou quase horizontalmente, o que evidencia a atuação de agentes internos. 02) O mapa apresenta um esboço do relevo brasileiro, de acordo com o Prof. Aziz Nacib Ab'Saber. O RELEVO DO BRASIL Segundo o Prof. Aziz Nacib Ab'Saber 1 - Planalto das Guianas 2 - Planícies e Terras Baixas Amazônicas 3 - Planalto do Maranhão-Piauí 4 - Planalto Nordestino 5 - Planalto Central 6 - Serras e Planaltos do Leste e Sudeste 7 - Planalto Meridional 8 - Planície do Pantanal 9 - Planalto Uruguaio-Riograndense 10 - Planícies e Terras Baixas Costeiras Com base na análise da figura, tem-se como alternativa verdadeira: a) todos os compartimentos de relevos são de origem sedimentar b) as planícies e terras baixas amazônicas correspondem, geologicamente, à área da bacia sedimentar amazônica c) o planalto meridional apresenta, exclusivamente, rochas do embasamento cristalino d) o planalto nordestino não tem superfícies rebaixadas e pediplanadas 03) Observando o mapa de massas de ar que atuam na América do Sul, podemos afirmar:
2 ( ) a massa equatorial atlântica (mea), quente e úmida, domina a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste durante alguns momentos do ano e tem seu centro de origem no Oceano Atlântico; ( ) no verão, a massa de ar mais atuante no Brasil é a mta, que provoca grande instabilidade no tempo e é responsável por chuvas de verão em grande parte do país; ( ) a massa polar atlântica (mpa) influencia mais os climas do Sul do Brasil, principalmente nas áreas localizadas a seguir do Trópico de Capricórnio; ( ) no verão, a mtc, que se forma no centro da América do Sul, apenas atinge uma pequena área da fronteira centro-sul do Brasil, causando elevações de temperatura; ( ) a massa equatorial continental (mec), quente e seca, com centro de origem na Amazônia ocidental, domina a porção noroeste da Amazônia durante praticamente todo o ano. 04) Segundo Strahler, o mapa a seguir mostra os tipos climáticos do Brasil. Observe-o atentamente e assinale a relação CORRETA dos números com as características. Classificação Climática Segundo o Controle das Massas de Ar conforme Arthur Strahler. (01) O clima tropical, tendendo a seco pela irregularidade de ação das massas de ar, aparece na região de número 3. (02) O número 1 corresponde ao clima equatorial úmido da convergência dos ventos alísios. (04) A área, assinalada com o número 2, apresenta clima subtropical úmido, dominando largamente por massa tropical marítima. (08) O número 5 está indicando a área de domínio do clima litorâneo, alternadamente úmido e seco. (16) O clima tropical úmido, exposto às massas tropicais continentais, coincide com o número 4. Soma ( ) 05) Associe adequadamente cada uma das afirmações apresentadas na coluna 1, à respectiva bacia hidrográfica citada na coluna 2. Coluna Bacia Amazônica 2 - Bacia do Tocantins 3 - Bacia do São Francisco 4 - Bacia do Paraná
3 5 - Bacia do Uruguai Coluna 2 ( ) É a segunda maior bacia hidrográfica situada inteiramente em território brasileiro. ( ) Parte do regime de alimentação do rio principal dessa bacia hidrográfica é do tipo nival. ( ) É a bacia hidrográfica que sofreu o maior número de represamentos para geração de energia. ( ) Nessa bacia hidrográfica, destaca-se a atuação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que luta pelos direitos das famílias desalojadas pelas usinas hidrelétricas. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) b) c) d) e) ) A figura a seguir representa a distribuição geográfica das principais formações vegetais originais do território brasileiro. Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado no mapa à formação vegetal. a) 1 - Floresta Amazônica, 2 - Cerrados, 7 - Vegetação do Litoral b) 3 - Caatinga, 5 - Complexo do Pantanal, 6 - Mata de Araucária c) 3 - Cerrados, 1 - Floresta Amazônica, 5 - Campos d) 6 - Complexo do Pantanal, 8 - Mata de Araucária, 3 - Caatinga e) 5 - Campos, 7 - Vegetação do Litoral, 2 - Floresta Amazônica 07) O mapa abaixo representa a classificação do espaço natural brasileiro em Domínios Morfoclimáticos, segundo o geógrafo Aziz Ab'Saber, nos quais são enfatizados o clima, a vegetação e outros aspectos biogeográficos. As áreas assinaladas com I, II, III, IV e V correspondem respectivamente aos Domínios Morfoclimáticos: a) Araucária, Cerrado, Mares de Morros, Caatinga e Amazônico. b) Araucária, Mares de Morros, Cerrado, Amazônico e Caatinga.
4 c) Araucária, Mares de Morros, Cerrado, Caatinga, e Amazônico. d) Mares de Morros, Araucária, Caatinga, Cerrado e Amazônico. e) Mares de Morros, Cerrado, Araucária, Caatinga e Amazônico. 08) Associe as datas a seguir aos importantes marcos da história do petróleo, no Brasil. I II. l 953 III (a) início da exploração da plataforma continental (b) criação do Conselho Nacional do Petróleo (c) criação da PETROBRÁS a) I - a; II - b; III - c b) I - a; II - c; III - b c) I - b; II - c; III - a d) I - b; II - a; III - c e) I - c; II - b; III a 09) Associe os minerais aos Estados onde ocorrem predominantemente: 1. Ferro 2. Sal 3. Carvão 4. Estanho 5. Cobre 6. Chumbo ( ) Rondônia e Amazonas ( ) Minas Gerais e Pará ( ) Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná ( ) Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte ( ) Bahia e Rio Grande do Sul ( ) Santa Catarina A sequência correta é: a) 4, 3, 2, 1, 5, 6 b) 5, 4, 1, 2, 3, 6 c) 4, 6, 2, 1, 5, 3 d) 4, 1, 6, 2, 5, 3 e) 4, 5, 3, 1, 2, 6 10) As seguintes afirmações referem-se à industrialização brasileira. I. Participação do capital das multinacionais na construção de infra-estrutura em produção energética e rede viária. II. Concentração espacial no Sudeste, em especial no eixo Rio-São Paulo. III. Participação governamental, através do Plano de Metas, durante o governo Kubitscheck. IV. Aplicação de vultosas verbas em ciência e tecnologia no setor de pesquisa das Universidades. Quanto a essas afirmações, a) todas estão corretas.
5 b) somente a I está correta. c) somente a II e a III estão corretas. d) nenhuma está correta. e) somente a I, a III e a IV estão corretas. 11) I - Até a década de 1930, não se desenvolveu uma política de industrialização. As atenções voltavam-se para o setor agrário-exportador. II - Um período importante para o desenvolvimento industrial ocorreu após 1929 com a crise da cafeicultura. III - Após 1950, o desenvolvimento foi realizado com grande participação de capitais estrangeiros, iniciando-se a internacionalização da economia do país. IV - Os governos militares, após 1964, interromperam o processo de internacionalização, diminuindo a dependência de capitais externos. Sobre as fases do processo de industrialização do Brasil, são corretas as afirmações: a) I, II, III e IV. b) I, III e IV. c) II, III e IV. d) I, II e IV. e) I, II e III. 12) Indique a alternativa incorreta relacionada à questão agrária no Brasil: a) A maior parte das terras agrícolas encontra-se em mãos de grandes proprietários. b) Os grandes latifundiários mantêm a maior parte de suas terras sob índices de produtividade extremamente baixos. c) A grande propriedade impede a multiplicação dos pequenos produtores e, portanto, a própria produção agropecuária do país. d) O latifúndio absorve um mínimo de mão-de-obra. e) Não há terras improdutivas no Brasil, já que os grandes latifúndios têm altíssimos índices de aproveitamento do solo. 13) No Brasil, as favelas, embora localizadas em sítios diferenciados, apresentam como característica comum: a) o seu caráter periférico, ocupando sempre os limites da mancha urbana. b) o fato de serem uma ocorrência essencialmente ligada às grandes áreas metropolitanas do Sudeste e do Nordeste. c) as habitações de baixo custo, construídas em terrenos de posse definitiva, localizados em loteamentos organizados e destinados às populações de baixa renda. d) a ausência de preocupação com o meio ambiente urbano em razão da natureza desordenada da ocupação, realizada em terrenos públicos ou de terceiros. e) o fato de estarem estruturalmente associadas a bairros tradicionais degradados, com reutilização intensiva de velhos casarões mantidos pela especulação imobiliária. 14) "(...) Estatísticas criminais no Brasil são precárias e manipuláveis. Servem para tudo, para aumentar ou diminuir os índices de violência. De quatro em quatro anos a violência se torna o tema eleitoral mais importante, inexplicavelmente acima da saúde, educação alimentação e emprego." Fonte: Editorial - "Jornal do Brasil" - 02/09/94 A violência no Brasil, especialmente no meio urbano-metropolitano, já há alguns anos, vem-se tornando alvo de promessas eleitorais que valorizam o uso de repressão policial como solução definitiva para o problema. A questão, porém, parece ser mais complexa, conforme se verifica na cidade do Rio de Janeiro, onde a violência: a) se distribui de modo homogêneo pelo espaço urbano.
6 b) se relaciona à atuação do crime organizado em comunidades marcadas pela precariedade da ação do Estado. c) apresenta níveis iguais entre as diversas comunidades e classes sociais. d) é fruto unicamente de abusos das autoridades policiais, que se mostram mal equipadas e treinadas. e) tem sua origem nos meios de comunicação que cultuam e mistificam a agressividade humana, valorizando-a como mercadoria. 15) O Brasil com seus mais de 180 milhões de habitantes, é a quinta nação mais populosa do planeta. Sobre esse assunto assinale a afirmativa que não corresponde a realidade. a) Apesar de o deslocamento da população do Nordeste para o Sudeste continuar ocorrendo, as corrente migratórias internas do país estão sofrendo uma diversificação. b) O crescimento demográfico brasileiro vem acompanhando uma certa tendência mundial, ou seja, apresentando uma aceleração em face da taxa de fecundidade que se encontra crescente. c) O aparecimento de novos pólos de atração vem incentivando o movimento de migrantes no interior dos estados ou das macroregiões. d) A urbanização do Brasil consolidou-se na década de 1970, época em que a população residente nas cidades excede o número de moradores das áreas rurais e) A mortalidade infantil, no Brasil, varia bastante de uma região para outra, esse problema associa-se à qualidade de vida nas localidades e, também, ao grau de instrução dos pais.
DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA
DIVISÃO REGIONAL BRASILEIRA DIVISÃO REGIONAL O termo região é extremamente utilizado, principalmente na ciência geográfica que representa uma das categorias da Geografia. A palavra região pode ser utilizada
Geografia Ensino Médio, 2º Série A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo
Geografia Ensino Médio, 2º Série A estrutura geológica do Brasil e sua relação com a formação do relevo Estrutura Geológica do Brasil A Estrutura Geológica de um lugar refere-se a que tipo de material
Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira
Atividade 14 Exercícios Complementares de Revisão sobre Geologia Brasileira Atenção: Pesquise PREFERENCIALMENTE em seu Livro e complemente a pesquisa em sites. 1. Comparação entre as Classificações do
ECO GEOGRAFIA. Prof. Felipe Tahan BIOMAS
ECO GEOGRAFIA Prof. Felipe Tahan BIOMAS DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza relevo, clima, vegetação que se inter-relacionam
REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017
REVISÃO DE GEOGRAFIA 15/07/2017 O Brasil apresenta predomínio de climas quentes devido à sua localização no planeta, com grande porção de terras na zona intertropical. A diversidade climática do país é
Clima, Vegetações e Impactos
Clima, Vegetações e Impactos 1. Observe o climograma de uma cidade brasileira e considere as afirmativas relacionadas a este. I. O clima representado é denominado equatorial, em cuja área está presente
Duas dessas massas de ar são formadas nas proximidades do Equador:
GEOGRAFIA DO BRASIL Massas de ar Além da importância dos fatores climáticos estáticos (latitude e altitude), deve-se destacar também a atuação dos fatores dinâmicos sobre os climas encontrados no território
Exercícios Complementares de Ciências Humanas Geografia Ensino Fundamental. Regiões Brasileiras
de Geografia Exercícios Complementares Regiões Brasileiras 1. O mapa mostra a divisão do Brasil entre as cinco regiões do IBGE. Identifique-as e, na sequência, relacione as características listadas a seguir
ECA_2ª etapa. 2. Observe os gráficos a seguir: Página 1 de 6
1. Analise os dois climogramas que seguem e, pelas informações que eles apresentam e pelos seus conhecimentos sobre o tema, identifique a classificação climática e a cidade onde ocorrem. a) 1) Equatorial
GEOGRAFIA REVISÃO 1 REVISÃO 2. Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV
Aula 25.1 REVISÃO E AVALIAÇÃO DA UNIDADE IV Complexos Regionais Amazônia: Baixa densidade demográfica e grande cobertura vegetal. 2 3 Complexos Regionais Nordeste: Mais baixos níveis de desenvolvimento
Geografia. Climas Do Brasil. Professor Luciano Teixeira.
Geografia Climas Do Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMAS DO BRASIL Tempo x Clima Tempo meteorológico estado momentâneo da atmosfera. Clima sucessão habitual
Geologia do Brasil. Página 1 com Prof. Giba
Geologia do Brasil O território brasileiro é formado, basicamente, por dois tipos de estrutura geológica: os escudos cristalinos (blocos cratônicos) e as bacias sedimentares. As formações serranas originaram-se
GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA
GEOGRAFIA - 1 o ANO MÓDULO 07 ESTRUTURA GEOLÓGICA BRASILEIRA Como pode cair no enem? A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa correta. a) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas
RELEVO E CLIMA DO BRASIL. Prof. Bruno Peres
RELEVO E CLIMA DO BRASIL Prof. Bruno Peres Relevo submarino Relevo submarino CLASSIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO Aroldo de Azevedo - esta classificação data de1940, sendo a mais tradicional. Ela considera
Geografia. Climas do Brasil. Professor Thomás Teixeira.
Geografia Climas do Brasil Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMATOLOGIA BRASILEIRA O clima é formado pelo conjunto de todos os fenômenos climáticos. Já o tempo é o estado
Geo. Monitor: Bruna Cianni
Geo. Professor: Claudio Hansen Monitor: Bruna Cianni Climogramas e climas do Brasil 03/05 out RESUMO Como é feita a representação climática? O climograma são formas de representar graficamente os padrões
RELEVO - Picos. Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros
RELEVO - Picos Pico da Neblina 2994 metros Pico 31 de março 2972,66 metros Localiza-se na Serra do Imeri, na fronteira com a Venezuela. Situa-se a apenas 687 metros de distância um do outro. Os dois picos
01- Analise a figura abaixo e aponte as capitais dos 3 estados que compõem a Região Sul.
PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL - PARTE 1 ============================================================================================= 01- Analise
LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO
LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): _ DATA: / / QUESTÃO 01 - A maior parte do Brasil se localiza na Zona Climática Intertropical, aquela que recebe a energia solar
Com base nos pontos foram determinadas direções intermediárias, conhecidas como. pontos : nordeste (NE), (NO), sudeste (SE) e (SO).
PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Complete as
Geografia. A Configuração Geográfica do Espaço Paraense. Professor Luciano Teixeira.
Geografia A Configuração Geográfica do Espaço Paraense Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia A CONFIGURAÇÃO GEOGRÁFICA DO ESPAÇO PARAENSE Paisagem Geográfica: A paisagem é
1. Considere os climogramas e o mapa a seguir.
1. Considere os climogramas e o mapa a seguir. Os climogramas I e II apresentam respectivamente os climas nas seguintes áreas: a) equatorial (A); tropical de altitude (D). b) tropical (A); semi-árido (E).
Como estudar o o tempo?
Clima e tempo Como estudar o o tempo? É preciso observar os tipos de tempo. Realiza-se a medição dos elementos climáticos, ou seja, das características do tempo. Analisa-se os fatores climáticos, ou seja,
Fatores climáticos altitude. Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura
Clima Fatores climáticos altitude Inversão de proporcionalidade em relação à temperatura Maior altitude menor temperatura 23 0 C 30 0 C Altitude Brasil Relevo de pequena variação altimétrica Pequena influência
Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro
Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. Sobre a estrutura geológica e relevo brasileiro é correto afirmar que: a) a formação recente das estruturas geológicas
Geografia. Os Biomas Brasileiros. Professor Thomás Teixeira.
Geografia Os Biomas Brasileiros Professor Thomás Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL Amazônia Extensão aproximada: 4.196.943 quilômetros quadrados. A Amazônia
GEOGRAFIA. 02. Sobre o tipo climático de Cuiabá é CORRETO afirmar que: 01. A questão refere-se ao mapa a seguir.
PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA 01. A questão refere-se ao mapa a seguir. ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7ºANO TURMA: TURNO: TARDE / /2018 02. Sobre o tipo climático de Cuiabá é CORRETO afirmar que: a) A maior concentração
. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos.
IV - REVISA CAESP HUMANAS 6ºANO 3ºBIMESTRE Nome: N o Turma: Prof.(ª): ELIELTON FUCKS Data: / /. 01Questão: (UFRJ-RJ) O texto a seguir se refere aos grandes conjuntos climatobotânicos. A vegetação é reflexo
Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas Mil Reais Mil reais
Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas 2007 30.448 Mil Reais 5.418.281 Mil reais Produção Agrícola Cereais, Leguminosas e Oleaginosas 2007 1.161.540 mil reais 1.238.307 Mil Reais QUESTÃO
BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL
PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= PARTE 1 01- Identifique as unidades
Definição. Unidade Territorial com características naturais bem. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado
Definição Compreende-se como sendo uma Unidade Territorial com características naturais bem marcantes e que o individualizam. Por essa razão, muitas vezes o termo é usado como sinônimo para identificar
Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês
Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no livro. Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros
Exercícios de Clima. 2º Período. Nome: Nº. e) Amazonas Tropical Continental
Exercícios de Clima 2º Período Nome: Nº 1º ano / Ensino Médio Turma: Disciplina : Geografia Data: Professor : Leonardo Bergqvist 1 - Considere o mapa e o texto abaixo. A alternância de períodos chuvosos
NORDESTE. by Your User Name
NORDESTE by Your User Name Clima Semiárido Baixas médias de pluviosidade anual, com altas temperaturas. Clima semiárido A existência desse clima se deve a dois fatores: 1. A barreira orográfica
Tempo & Clima. é o estado físico das condições. atmosféricas em um determinado momento e local, podendo variar durante o mesmo dia.
Climatologia É uma parte da que estuda o tempo e o clima cientificamente, utilizando principalmente técnicas estatísticas na obtenção de padrões. É uma ciência de grande importância para os seres humanos,
01 Q76543 Geografia Geografia Física. 02 Q76544 Geografia Geografia Física. a) o horizonte de acumulação e o horizonte orgânico;
01 Q76543 Física BETA Observe abaixo o perfil esquemático de um solo completo e bem desenvolvido. As letras O e R representam, respectivamente: a) o horizonte de acumulação e o horizonte orgânico; b) a
EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º TRI
EXERCÍCIOS ON LINE DE GEOGRAFIA 7º ANO 2º TRI Questão 1 Observe a tabela e responda às questões. Participação da população das Grandes Regiões no total da população brasileira (%) Região/Ano 1980 1991
Dinâmica Atmosférica
Dinâmica Atmosférica A influência da latitude no clima Circulação Atmosférica Climas e Correntes marítimas Quanto maior a altitude menor a pressão e temperatura Como funciona a pressão atmosférica As
UNIDADE: DATA: 30 / 11 / 2016 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 30 / / 206 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:
BRASIL ASPECTOS NATURAIS. Território de Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul.
BRASIL ASPECTOS NATURAIS Território de 8.514.876.599 Km². 5º maior país do mundo. Ocupa 47% da América do Sul. Mapa político do mundo Pangea Durante a separação dos continentes ocorreram movimentos orogenéticos
AS BASES DA REGIÃO CONCENTRADA... COMPLEXO CENTRO-SUL
AS BASES DA REGIÃO CONCENTRADA... COMPLEXO CENTRO-SUL CENTRO-SUL Posição de Centro no sistema capitalista brasileiro. É a Região mais dinâmica em termos econômicos, financeiros e educacionais. Concentra
Aula Clima Brasil. Prof. Diogo Máximo
Aula Clima Brasil Prof. Diogo Máximo CLIMA Sucessão habitual dos tipos de tempo. TEMPO Estado momentâneo da atmosfera em um determinado local e em certo período de hora. Definição Clima e Tempo O conjunto
Geografia. Clima. Professor Luciano Teixeira.
Geografia Clima Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CLIMA O Estado está inserido na zona intertropical. Duas tipologias climáticas dominam o Estado de Pernambuco, cada qual
DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL
ARGUMENTO 2017 2º ANO E.M. MÓDULO 46 DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS E AS FORMAÇÕES VEGETAIS DO BRASIL Os DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS BRASILEIROS representam a combinação de um conjunto de elementos do quadro natural
Lista de Recuperação de Geografia 2013
1 Nome: nº 7ºano Manhã e Tarde Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Divisão regional do Brasil,população brasileira urbanização brasileira, formas de
MATÉRIA 3 GEOGRAFIA- ESCOLAS TÉCNICAS JORNAL EXTRA TEXTO DE ABERTURA A VALORIZAÇÃO DO ENSINO TÉNICO
MATÉRIA 3 GEOGRAFIA- ESCOLAS TÉCNICAS JORNAL EXTRA TEXTO DE ABERTURA A VALORIZAÇÃO DO ENSINO TÉNICO O Brasil começou a valorizar o ensino técnico acompanhando uma tendência mundial. O dinamismo de setores
Aula Clima Brasil. Prof. Diogo Máximo
Aula Clima Brasil Prof. Diogo Máximo CLIMA Sucessão habitual dos tipos de tempo. TEMPO Estado momentâneo da atmosfera em um determinado local e em certo período de hora. Definição Clima e Tempo O conjunto
Tempo e Clima. Professor Daniel Fonseca
Tempo e Clima Professor Daniel Fonseca Tempo Tempo é a condição atmosférica temporária... Ou seja, pode mudar de uma hora para outra... Previsão do tempo Clima Clima é a condição atmosférica períodica,
Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim
Hidrografia do Brasil - 7º ano - 2º trim - 2017 Atenção Alunos, Essa Atividade não é Pontuada. Os pontos existentes nas questões são apenas para medir seu desempenho na atividade. Bons Estudos!!! 1. Associe
SUBTROPICAL (SÃO GABRIEL - RS)
PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Analise as imagens.
Geomorfologia do relevo brasileiro. Prof. Vanessa Cristina de Sousa
Geomorfologia do relevo brasileiro ESTRUTURA GEOLÓGICA Para compreender a estrutura geológica do Brasil é necessário, primeiramente que recordemos a história geológica da Terra... Outro elemento importante
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO Recursos Minerais
NEM TUDO QUE RELUZ É OURO Recursos Minerais 1 A crosta terrestre é formada por três tipos de estruturas geológicas, caracterizadas pelos tipos predominantes de rochas, pelo processo de formação e pela
GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL
GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA
ESPAÇOS CLIMÁTICOS E VEGETAÇÕES DA AMÉRICA 8º ANO Geografia Prof. Esp. Franciane Borges Créditos: Zonas térmicas Altitude Amplitude térmica: é a diferença entre a temperatura máxima e a mínima, em determinado
Imagens disponíveis em: <http://www.google.com.br/images>. Acesso em: 26 set
AVALIAÇÃO 1-(UFJF) Observe as imagens a seguir que retratam os efeitos que chuvas torrenciais provocaram na região serrana do estado do Rio de Janeiro, em 2011. Imagens disponíveis em: .
Colégio Santa Dorotéia
INSTRUÇÕES GERAIS Geografia Esta atividade propõe uma revisão dos conteúdos estudados ao longo do ano, com destaque para a 2ª etapa. Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia
2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS
2. AS PAISAGENS NATURAL E CULTURAL DAS UNIDADES FEDERATIVAS 1. Escreva V para as informações verdadeiras e F para as informações falsas. A superfície dos lugares não é igual em toda a sua extensão. b)
GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo
GEOGRAFIA DO BRASIL Relevo e Solo [email protected] 1 Estrutura Geológica Bacias Sedimentares Acúmulo de sedimentos sobre os escudos Associadas a Combustíveis fósseis Rochas mais porosas, infiltração
Climatologia -> um dos ramos da geografia
Climatologia -> um dos ramos da geografia física que estuda o clima e o tempo e as relações entre fenômenos da atmosfera e outros elementos geográficos Destacar a diferença entre tempo e clima - tempo
REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO
REGIÃO NORDESTE 3 BIMESTRE PROFA. GABRIELA COUTO ASPECTOS FÍSICOS Dentre todos os aspectos físicos presentes na região Nordeste, os que mais se destacam por suas peculiaridades são o clima e a vegetação.
ENSINO FUNDAMENTAL II
ENSINO FUNDAMENTAL II GEOGRAFIA PROFESSOR(A): RICARDO TEIXEIRA ALUNO(A): Nº SÉRIE: 7º ANO TURMA: TURNO: TARDE / /2019 A NATUREZA DO BRASIL 1- O clima tropical típico ou continental apresenta duas estações
Atividades. As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras
Atividades As respostas devem estar relacionadas com o material da aula ou da disciplina e apresentar palavras chaves importantes. Aula 11 4.1. Solos da Amazônia A região da Amazônia, em sua maior parte,
Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 7º - Ensino Fundamental Professores: Cristiane Mattar e Carlos Afonso
Os assuntos trabalhados neste Estudos Autônomos estão relacionados aos conteúdos tratados em sala de aula referente à 2ª Etapa. A professora irá disponibilizar 1(uma) aula para esclarecer as dúvidas e
Brasil: diversidades regionais. Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE
REGIÃO SUDESTE Brasil Divisão regional segundo o IBGE A REGIÃO SUDESTE A REGIÃO SUDESTE 10,8% do território nacional 80,3 milhões de habitantes 42,1% da população brasileira Concentra a maior parte da
3. (UENP) Sobre as bacias hidrográficas do Brasil, analise as assertivas abaixo.
1. (UFAC) A estrutura geológica das terras emersas do Brasil é constituída, basicamente, por bacias sedimentares e escudos cristalinos, tectonicamente estáveis. As áreas cinzas do mapa representam: a)
ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA
ESTRUTURA GEOLÓGICA,RELEVO E HIDROGRAFIA Definição de DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS: Pode ser compreendido como uma região que apresenta elementos naturais específicos que interagem resultando em uma determinada
PLANEJAMENTO ANUAL / TRIMESTRAL 2014 Conteúdos Habilidades Avaliação
COLÉGIO LA SALLE Associação Brasileira de Educadores Lassalistas ABEL SGAS Q. 906 Conj. E C.P. 320 Fone: (061) 3443-7878 CEP: 70390-060 - BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL Disciplina: Geografia Trimestre: 1º
Quais são as massas de ar que atuam no Brasil?
Quais são as massas de ar que atuam no Brasil? 1 2 3 MASSA DE AR Equatorial Atlântica (mea) Quente e úmida, dominando a parte litorânea da Amazônia e do Nordeste em alguns momentos do ano, tem seu centro
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES
ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 3º ano Data / / Nota Disciplina GEOGRAFIA Prof. Rodrigo Carvalho Valor 30 Questão 1. Conceitue: a)
DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 7º TURMA: NOME COMPLETO:
DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina Monteiro e Fábio Luiz DATA: / 12/2014 VALOR: 20 pontos NOTA: ASSUNTO: Trabalho recuperação final SÉRIE: 7º TURMA: NOME COMPLETO: Nº: A PROVA FINAL NÃO SERÁ LIMITADA
RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO FINAL
DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: Marina Monteiro Vasconcelos DATA: 18/12/2017 VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 7 Ano EF II TURMA: NOME COMPLETO: Nº: RELAÇÃO DO CONTEÚDO PARA A RECUPERAÇÃO
LISTA DE EXERCÍCIOS 2º ANO
01 + 04 + 08 = 13. 01) CORRETA. Nas bacias sedimentares, são encontrados registros fósseis de diferentes períodos geológicos. 02) INCORRETA. A Plataforma Patagônica abrange a área meridional da estrutura
BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO
BRASIL NOSSO TERRITÓRIO E FRONTEIRAS MODULO 02 PALMAS - TO ESPAÇO GEOGRÁFICO E A AÇÃO HUMANA É o espaço onde os homens vivem e fazem modificações, sendo o resultado do trabalho do homem sobre a natureza.
Simulado de geografia do Brasil - EsPCEx/03
Simulado de geografia do Brasil - EsPCEx/03 01. (EsPCEx 2009) Acerca da posição geográfica e astronômica do Brasil, podemos afirmar que [A] situa-se totalmente na Zona Intertropical, daí observarmos o
Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo.
Conceito de Relevo Relevo pode ser definido o conjunto das desnivelações que ocorrem sobre a superfície terrestre e que formam o modelado do planeta. Os desnivelamentos da crosta terrestre resultam da
LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO
LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / Leia o trecho abaixo da letra da música Asa Branca E responda as questões que seguem: Que braseiro, que fornaia Nem
LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL
LISTA DE EXERCÍCICIOS 2 REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL 1) Com base na figura seguinte, assinale a alternativa correta. a) A figura destaca as três macrorregiões naturais do Brasil, segundo o IBGE (1960), que
1. (ITPAC-ARAGUAÍNA)
1. (ITPAC-ARAGUAÍNA) As massas de ar são grandes porções espessas e extensas da atmosfera, que chegam a milhares de quilômetros quadrados de extensão com características distintas de pressão, temperatura
Provão. Geografia 5 o ano
Provão Geografia 5 o ano 81 Para melhor administrá-lo, o Brasil foi dividido em cinco grandes regiões. Cada uma delas tem uma ou mais características, como clima, relevo, economia, modo de vida dos habitantes
Revisão de Geografia. 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO. d) Polar e marítima CONTEÚDO AS MASSAS DE AR. a) Conceito. c) Massas de ar no Brasil
Revisão de Geografia 1ª prova do 4º Bimestre PROFESSOR DANILO a) Conceito CONTEÚDO AS MASSAS DE AR Massas de ar são porções da atmosfera que se deslocam e carregam consigo as características dos lugares
Hidrografia e Climatologia
Hidrografia e Climatologia Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Ficha técnica da água A fórmula química da água é H 2 O; A origem da água na Terra está associada ao processo
GEOGRAFIA LISTA DE RECUPERAÇÃO - 6º ANO RECUPERAÇÃO FINAL Objetivas: e) Mares de Morros
GEOGRAFIA Objetivas: 01 O caminho realizado pelos planetas em torno do sol recebe o nome de: a) Fase b) Terra c) Lua d) Órbita e) Rotação 02 - Considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que
GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza
GEOGRAFIA DE SANTA CATARINA E BACIAS HIDROGRÁFICAS DO BRASIL Profº Gustavo Silva de Souza Aspectos físicos: - Posição Geográfica Situada na região sul do Brasil, limita-se ao norte com o estado do PR
UNIDADE DATA: 04 / 05 / 2015 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR: 8,0 MÉDIA: 4,8 RESULTADO: %
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 04 / 05 / 205 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 7.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:
A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO
A NATUREZA DO BRASIL: CLIMA E VEGETAÇÃO A NATUREZA DO BRASIL (...) Gigante pela própria natureza, És belo, és forte, impávido colosso (...) Hino Nacional Brasileiro A NATUREZA DO BRASIL: O CLIMA Os climas
UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO. Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129
UNIDADES DO RELEVO E CLASSIFICAÇÃO DO RELEVO BRASILEIRO Módulos 29 e 30 Livro 2 paginas 122 a 124 / 127 a 129 Formas de relevo Escarpa: encosta de planalto intensamente dissecada (erodida) Serra: Morros
1. (FACERES) 2. (FATEC) 3. (UNIMES)
1. (FACERES) Característico das regiões localizadas em médias latitudes, como Buenos Aires, nas quais já começam a se delinear as quatro estações do ano. Tem chuvas abundantes e bem distribuídas, verões
AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS
AMÉRICA LATINA: ASPECTOS NATURAIS BLOCO 10 AMÉRICA: LOCALIZAÇÃO AMÉRICA: REGIONALIZAÇÃO Regionalização Física Critério: distribuição das terras no sentido Norte-Sul. Dois grandes conjuntos: América do
GEOGRAFIA GERAL. Edição julho 2018
GEOGRAFIA GERAL 91 QUESTÕES DE PROVAS DE CONCURSOS POR ASSUNTOS Edição julho 2018 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. É vedada a reprodução total ou parcial deste material, por qualquer meio ou processo. A violação
Biomas do Brasil. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Professor Alexson Costa Geografia
Biomas do Brasil Ciências Humanas e suas Tecnologias Professor Alexson Costa Geografia Biomas Biomas: conjunto de diversos ecossistemas. Ecossistemas: conjunto de vida biológico. Biomassa: é quantidade
INSTITUTO NACIONAL DE METEOROLOGIA PROGNÓSTICO DE PRECIPITAÇÃO
1 PROGNÓSTICO TRIMESTRAL Novembro-Dezembro-Janeiro 2003. Este período é caracterizado por chuvas em grande parte do Brasíl, com temporais, trovoadas, vendavais e queda de granizo nas Regiões Sul, Sudeste
Conceito de Relevo. Internas ou endógenas: constroem o relevo. Externas ou exógenas: desgastam, modificam e modelam o relevo.
Conceito de Relevo Relevo pode ser definido o conjunto das desnivelações que ocorrem sobre a superfície terrestre e que formam o modelado do planeta. Os desnivelamentos da crosta terrestre resultam da
Colégio São Paulo Teresópolis/RJ
Colégio São Paulo Teresópolis/RJ Disciplina: Data: 04/04/2018 Prof.: Leo Manso Série/ano:7 º Ensino: Fundamental Nota Valor: 10,0 Etapa: 1 a Exercícios ( ) A1( x ) A2 ( ) A3 ( ) 2ª ch. ( ) Turma: Aluno(a):
BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS. Prof ª Gustavo Silva de Souza
BIOMAS DO BRASIL E DOMÍNIOS MORFOCLIMÁTICOS Prof ª Gustavo Silva de Souza O bioma pode ser definido, segundo o IBGE, como um conjunto de vida vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de
ESTRUTURAS E FORMAS DE RELEVO
O relevo terrestre pode ser definido como as formas da superfície do planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. endógenos:
Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro
Estrutura Geológica e o Relevo Brasileiro 1. (ENEM-2010) TEIXEIRA, W. et. al. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009 O esquema mostra depósitos em que aparecem fósseis
Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia MARATONA DE EXERCÍCIOS REVISÃO DE N1 GABARITO
Centro Educacional Sesc Cidadania Ensino Fundamental Anos Finais Goiânia, 05/11/2018. 6º ano Turma: nº Nome do (a) Aluno (a): Professor(a): Diego Oliveira Atividade do 3º trimestre - Disciplina: Geografia
Bons estudos! ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017
SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA GEOGRAFIA 5. o ANO/EF 2017 Caro(a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados
