Clique para avançar... Quando surgir uma palavra escrita em azul e sublinhada, apenas aponte o mouse para ver mais informações.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Clique para avançar... Quando surgir uma palavra escrita em azul e sublinhada, apenas aponte o mouse para ver mais informações."

Transcrição

1 Clique para avançar... Quando surgir uma palavra escrita em azul e sublinhada, apenas aponte o mouse para ver mais informações. Terra Uma pequena história por Clóvis Ático clovis.atico@gmail.com

2 A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos e durante todo esse tempo sofreu diversas transformações de amplitude global l que deixaram marcas bastante definidas id nas rochas que a compõem. Identificando tais marcas, é possível dividir a História da Terra em fases geológicas distintas, montando, assim, uma Escala Geológica de Tempo.

3 Nessa Escala, que não é linear, representamos a passagem do tempo no sentido de baixo para cima, ficando na parte de baixo o representante mais velho. Esta, aliás, é a forma como as rochas normalmente se apresentam na natureza: a mais nova acima da mais velha.

4 Como é muito difícil raciocinar com intervalos de tempo da ordem de milhões de anos, converteremos a nossa Escala Geológica em um período de apenas 24 horas. Agora, vamos nos imaginar em uma máquina do tempo que pode deslocar-se a uma velocidade de anos por segundo. Dessa forma, a cada 18,78 segundos percorreremos um milhão de anos.

5 anos atrás 00:00:00 Iniciaremos, assim, a nossa viagem à meia-noite, quando a Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) e quando o Universo já tinha 9,1 bilhões de anos. Vamos nos deslocar para o presente, de baixo para cima na Escala, até o fim do Quaternário, sabendo de antemão que levaremos exatas 24 horas nessa viagem virtual. Veremos o nosso planeta ser formada a partir de poeira e gás, resultando em uma massa disforme em ebulição.

6 anos atrás 00:21:55 Passados quase 22 minutos (70 milhões de anos) de sua formação, a Terra sofrerá uma catastrófica colisão com outro planeta, chamado hoje de Téia, que resultará na total destruição deste último. Parte dos destroços de Téia ficarão em órbita da Terra e acabarão por juntar-se, formando a nossa Lua, enquanto seu núcleo será absorvido pelo nosso planeta sobrevivente.

7 anos atrás 02:05:13 As próximas horas de nossa viagem serão, certamente, as mais monótonas de todas. Estaremos no Hadeano e veremos a Terra ser bombardeada por uma incessante chuva de meteoros e cometas. A fusão do interior do planeta permitirá que o ferro, mais denso, afunde para o centro, formando um núcleo pesado; O material menos denso, rico em silicatos, flutuará para a superfície, formando um oceano de magma.

8 anos atrás 02:36:31 A atmosfera da Terra hadeana foi provavelmente rica em CO 2, talvez tanto quanto as atmosferas de Vênus e de Marte. Gradativamente o planeta se recomporá do intenso bombardeio e perderá calor, permitindo que o vapor de água exalado dos vulcões e oriundos dos cometas forme as primeiras chuvas.

9 anos atrás 03:07:50 Pouco depois das 3 horas estaremos no éon Arqueano e já veremos um imenso oceano cobrindo toda a Terra, ainda bastante quente. A água do mar absorvia a maior parte do dióxido de carbono emitido pelos vulcões mas mesmo assim a atmosfera estava saturada pelo gás e com praticamente t nenhum oxigênio i (0,0001%). 0001%)

10 anos atrás 05:44:21 A vida era incipiente no Arqueano, limitada a simples organismos unicelulares não nucleados, chamados procariontes, e cianobactérias (conhecidas como algas azuis). Sucessivas gerações dessas algas formarão os estromatólitos encontrados até hoje. Serão estes os primeiros organismos capazes de realizar a fotossíntese, com a conseqüente liberação de oxigênio.

11 anos atrás 10:57:23 s o d e a n o s U m b i l h ã o U Esse oxigênio inicialmente reagirá com o abundante ferro presente nas águas do oceano, formando óxidos de ferro, que se depositarão no fundo das águas. Muitas formações ferríferas bandadas deste tipo são explorados até hoje para obtenção do metal. Quando a maior parte do ferro for oxidado, o oxigênio poderá escapar e passará a contaminar a atmosfera terrestre, afetando a vida anaeróbica até então predominante. Entramos no segundo éon: o Proterozóico.

12 anos atrás 13:33:55 Devido à crescente concentrações de oxigênio na atmosfera, uma extinção em massa ocorrerá na Terra, que ficará conhecida como a Catástrofe do Oxigênio. Uma nova forma de vida, dependente do oxigênio, passará a dominar o planeta: as bactérias aeróbicas.

13 anos atrás 21:10:20 Elas dominarão, sozinhas, o planeta até pouco depois das 21:00 horas, por quase 1,5 bilhão de anos (8:36 horas). Et Estamos no fim do éon Proterozóico e devido às orogêneses que ocorrerão no futuro, haverá muito pouco registro fóssil nas rochas. A atmosfera terá mudado, gradativamente, de vermelho para azul Até agora estivemos visitando o chamado Pré-Cambriano, que perdurou por mais de 88% da História da Terra.

14 anos atrás 21:10:20 Às 21:10:20 entraremos na primeira era do éon Fanerozóico, o Paleozóico, que se estenderá até aproximadamente as 22:41 O Paleozóico será tão rico em eventos que será dividido em 6 períodos bem distintos. A partir deste ponto da viagem não poderemos nem piscar os olhos, pois tudo começará a acontecer de forma muito rápida.

15 anos atrás 21:06:34 A atividade vulcânica no Paleozóico estará bem mais amena, alternando-se períodos de calmaria com grandes explosões em todo o planeta. Estamos no primeiro período do Paleozóico, o Cambriano, quando emergirão 4 continentes: Laurentia (parte central da América do Norte), Báltica (parte da Europa) e Sibéria (mesma região no oeste russo) e um supercontinente no hemisfério sul, que será chamado de Gondwana. Ainda não existiam plantas terrestres e os continentes não passavam de rochas nuas.

16 anos atrás 21:14:05 Asaphicus wheeleri Trilobita Os primeiros peixes, esponjas, corais e moluscos surgirão ainda no Cambriano e o evento será de tal monta que passará a ser conhecido como Explosão Cambriana. Em relativamente pouco tempo surgirão praticamente todos os filos animais conhecidos, inclusive os precursores dos vertebrados, além de outros que a ciência não consegue classificar, todos eles organismos marinhos.

17 anos atrás 21:23:29 Boa parte dessa diversidade biológica será extinta no final do Cambriano, devido provavelmente a uma extensa glaciação. Estima-se que 85% de toda a vida no planeta será extinta ao final do período Cambriano.

18 anos atrás 21:27:08 Ordoviciano Entramos no segundo período da era Paleozóica: o Ordoviciano. Os continentes ainda estão desérticos, rebaixados por epirogêneses e invadidos por extensos mares rasos; O norte do planeta será quase inteiramente oceano e a sua maior parte terrestre estará confinada ao sul.

19 anos atrás 21:34:07 Como agora os organismos passarão a apresentar partes duras (conchas, dentes, etc.), algumas delas poderão ser preservadas como fósseis. Que poderão vir a ser descobertos e estudados por uma outra espécie ainda muito distante. O Ordoviciano durará aproximadamente 44,6 milhões de anos (quase 14 minutos) e seu final será marcado por uma nova extinção em massa. Estrelas do mar Idade: 490 a 443 milhões de anos Período: Ordoviciano Localização: Formação Kataoua, Marrocos

20 anos atrás 21:41:06 Orthoceras regulare, Um cefalópode Eurypterus remipes Um escorpião marinho Às 21:41 entraremos no período Siluriano, i quando a fauna terá que se recuperar da recente extinção em massa. Será mantida a predominância de invertebrados, principalmente trilobitas, crinóides, euriptéridos e cefalópodes. Surgirão as primeiras plantas terrestres.

21 anos atrás 21:49:46 Goniatites sp. fossil Devoniano Médio encontrado no Marrocos Faltando pouco mais que 10 minutos para as 22:00 h, chegaremos ao período Devoniano, quando ocorrerá a proliferação dos peixes, motivo pelo qual o período é conhecido como "a idade dos peixes"; O clima era quente e o nível dos oceanos alto. o que fez com que muitas terras fossem cobertas por mares rasos, onde proliferavam grandes recifes de coral. É neste período que surgem os primeiros tubarões e anfíbios.

22 anos atrás 22:07:33 Pecopteris arborescens Carbonífero superior Pouco após as 22 horas chegaremos ao período Carbonífero, quando grandes florestas e pântanos cobrirão a maior parte das terras. Nas florestas deste período ainda predominarão licopódios e samambáias (embora com uma diversidade incomparavelmente maior do que nos períodos anteriores), merecendo destaque as Pteridospermatófitas (samambaias com sementes), hoje extintas. Tais florestas gerarão os grandes depósitos de carvão mineral, explorados até hoje.

23 anos atrás 22:26:24 Finalmente os continentes serão invadidos por insetos... milhões e milhões de diferentes espécies de insetos. Entramos no período Permiano, quando o clima na Terra começará a esquentar cada vez mais. Algumas dessas espécies de insetos sobreviverão até o final da nossa viagem.

24 anos atrás 22:35:17 Stereosternum tumidum Formação Irati - Permiano Durante o Permiano notaremos um maior desenvolvimento e diversificação dos répteis, que passarão a dominar definitivamente o planeta. Serão de grande porte e atingirão o topo da cadeia alimentar e, ao mesmo tempo, veremos a decadência dos artrópodes gigantes, que se extinguirão neste período. Na fauna terrestre do período se destacarão animais que não eram nem répteis nem mamíferos e pertenciam ao grupo dos synapsida.

25 anos atrás 22:40:33 Marcando o fim do período Permiano, uma nova extinção em massa assolará o planeta e será de tal porte que ficará conhecida como a mãe de todas as extinções. Assistiremos à extinção de mais de 96% das espécies marinhas, cerca de 70% dos vertebrados terrestres e 83% dos insetos. A teoria mais aceita diz que gigantescas erupções vulcânicas liberaram tamanha quantidade de dióxido de carbono na atmosfera que provocou o súbito aumento da temperatura do planeta.

26 anos atrás 22:41:26 Plateosaurus Final do Triássico Chegamos ao Triássico, primeiro período da era Mesozóica, quando a temperatura média do planeta era quase o dobro da atual. Nas florestas prosperarão samambáias, ginkgos e coníferas. Os répteis voltarão a dominar a Terra (todos os fósseis terrestres do Triássico são de répteis). Surgirão os primeiros dinossauros, mais baixos que os que g p q q surgirão a seguir, no Jurássico, e a maioria serão quadrúpedes.

27 anos atrás 22:57:31 Próximo das 23 horas chegaremos ao período Jurássico, quando terras baixas serão encobertas pelo mar, o que dividirá o supercontinente Pangéia em dois continentes: Laurásia, ao norte, e Gondwana, ao sul. As plantas predominantes serão cicadáceas, ginkgos e coníferas gigantescas (sequóias). Também será neste período que surgirão as primeiras plantas com flores.

28 anos atrás 23:05:59 A fauna do Jurássico será marcada pela hegemonia dos répteis em todos os ambientes: dinossauros na terra, pterossauros no ar e plesiossauros no mar. O período também será marcado pelo surgimento das primeiras aves e dos primeiros mamíferos verdadeiros. Começarão a surgir dinossauros mais evoluídos e inteligentes, que eram superiores aos primitivos répteis do Triássico.

29 anos atrás 23:14:27 Durante o período Cretáceo, os dinossauros alcançarão seu ápice (mais da metade das espécies conhecidas viveram neste período), É no mesmo período que surgirão os mamíferos placentários primitivos e as plantas com flores proliferarão. Neste período os continentes começarão a migrar as posições Neste período os continentes começarão a migrar as posições que ocupam hoje.

30 anos atrás 23:39:30 Uma nova extinção em massa ocorrerá no fim do Cretáceo. O registro estratigráfico mostra que o desaparecimento abrupto das espécies no fim do Cretáceo coincide com um nível rico em irídio, um elemento químico pouco abundante na Terra e geralmente associado a corpos extraterrestres ou a fenômenos vulcânicos. A teoria mais aceita é a de que a queda de um meteorito na península de Yucatán, no México, criou um nuvem de poeira que cobriu a Terra, impedindo a passagem da luz do Sol e causando o resfriamento do planeta.

31 anos atrás 23:40:48 Após a extinção dos dinossauros (23:39:30) entraremos no primeiro período da era Cenozóica: o Paleogeno, que durará até as 23:52:47. O Paleogeno é dividido em 3 épocas: Paleoceno, g p, Eoceno e Oligoceno.

32 anos atrás 23:41:37 Na época Paleoceno, veremos a proliferação dos pequenos mamíferos e as aves assumirão o topo da cadeia alimentar. O clima ainda estará bem quente e o planeta, de uma forma geral, se assemelhará ao do final do Cretáceo. Fóssil de Diatryma y Paleoceno

33 anos atrás 23:42:32 No início do Eoceno as aves ainda serão os predadores dominantes porém, com o tempo, mamíferos carnívoros se desenvolverão e as substituirão. Por volta das 23:48 h o clima começa a esfriar, a vegetação próxima aos pólos começa a se tornar semelhante às de tundra e taiga e tem início o processo de congelamento dos pólos. Estas alterações causarão uma considerável extinção nos animais da época.

34 anos atrás 23:49:23 Por volta das 23:49 entraremos no Oligoceno, que se prolongará até as 23:52:47 h. A Austrália se separará da Antártida, a Índia se unirá à Ásia e as Américas do Norte e do Sul começarão a se aproximar. Processos orogênicos iniciados no Cretáceo serão ampliados, resultando na formação dos Alpes e dos Cárpatos, na Europa, e do Atlas, no norte de África.

35 anos atrás 23:52:47 Insetos fossilizados em âmbar Por volta das 23:53 entraremos no penúltimo período geológico, o Neogeno, cuja primeira época, o Mioceno, se prolongará até as 23:58:20 h. Nesta época a elevação das cordilheiras continuarão, como os Pirineus, os Alpes e o Himalaia. A temperatura estará mais baixa que a atual e se originarão as massas de gelo na Antártida. Proliferarão as espécies de mamíferos, entre elas o rinoceronte, o gato, o camelo, o cavalo e os grandes símios,

36 anos atrás 23:58:19,85 Logo após as 23:58 entraremos na época Plioceno, que se prolongará até as 23:59:11. As duas Américas se unirão através do Istmo do Panamá e clima ficará mais frio e seco, semelhante ao clima atual. Surgirá o primeiro hominídeo reconhecível: o australopiteco.

37 anos atrás 23:59:11,39 Faltando menos de 49 segundos para terminar nossa jornada, entraremos na primeira época do período Quaternário: o Pleistoceno, que durará até faltar um quinto de segundo para as 24 horas. O Homo sapiens, que surgirá faltando 12 segundos para o fim da nossa viagem, conviverá por um tempo com uma espécie mais antiga: o Homo neanderthalensis. O Homo sapiens sobreviverá à última glaciação e iniciará sua fabulosa jornada como espécie dominante do planeta.

38 anos atrás 23:59:59,78 E em menos de um quinto de segundo (Holoceno) o Homo sapiens controlará o fogo, domesticará animais e plantas, trabalhará os metais, construirá armas e fará guerras... Muitas guerras. Construirá maravilhas arquitetônicas e desenvolverá tecnologia com potencial para provocar nova extinção em massa. Ocupará praticamente todos os ambientes, moldando-os às suas necessidades, afetando os ecossistemas que levaram tanto tempo para se equilibrar.

39 40 anos atrás 24:00:00 Dominará as terras, os mares e o ar... E voará como nenhum pássaro jamais ousou. Mas isto é uma outra História... Fim da viagem

40 Concepções artísticas: autores diversos, coletadas via internet Dados cronológicos : Carta Estratigráfica Internacional (IUGS ) Músicas: Also sprach Zarathrusta (Richard Strauss ) Jurassic Park gate (John Williams) Journey to the center of the Earth (Rick Wakeman) Formatação: Clóvis Ático (clovis.atico@gmail.com)

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico

Tempo Geológico. Antonio Liccardo - UEPG. Paleozoico. Cenozoico. Mesozoico Tempo Geológico Antonio Liccardo - UEPG Paleozoico Cenozoico Mesozoico Idade da Terra 4.56 Ga ou 4,56 Bilhões de Anos Comissão Internacional sobre Estratigrafia Dificuldades com escalas Nomenclaturas antigas

Leia mais

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem:

Historia da Terra. Terra no início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos. Fonte da imagem: Historia da Terra A história do nosso planeta inicia às 0h, quando a Terra foi formada (há 4,6 bilhões de anos) foi formado a partir de poeira e gás. As primeiras 3h44 de vida da Terra não são de muitas

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica Planeta Terra Vítor Pereira Faro vpfaro@ufprbr Sidnei Helder Cardoso Teixeira steixeira@ufprbr Agosto 2016 Planeta Terra 1 Planeta Terra PERÍODOS GEOLÓGICOS DA TERRA

Leia mais

Geologia Histórica e Recursos Minerais

Geologia Histórica e Recursos Minerais Geologia Histórica e Recursos Minerais Datas Geologia Geral A disciplina O Tempo Geológico Magnitude do tempo geológico Eventos que marcaram a história da Terra Evolução das espécies O Tempo Geológico

Leia mais

QUAL A IDADE DA TERRA? Na época não conhecida.

QUAL A IDADE DA TERRA? Na época não conhecida. Tempo Geológico e Datação Geológica -Aula 4- Geologia geral Prof. Alexandre Paiva da Silva 1. A IDADE DA TERRA: PRIMEIRAS TENTATIVAS - Idade média: Terra é imóvel, é o centro do universo teoria do Geocentrismo

Leia mais

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS

PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS PROF. TÁCIUS FERNANDES FOSSÉIS DE DINOSSAUROS A determinação da idade da Terra O clérigo irlandês James Usher, arcebispo de Almagh, baseado nos textos bíblicos e somando as idades dos personagens neles

Leia mais

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil

macroevolução Strata Fossilização Macroevolução Macroevolução: Como as espécies e grupos evoluem? Interpretando o registro fóssil macroevolução Strata Datação de fósseis (relativa, absoluta) radioisótopos taxa de declínio Fossilização registro incompleto organismos (partes duras/moles) hábitat acesso Interpretando o registro fóssil

Leia mais

Introdução à Engenharia Geotécnica

Introdução à Engenharia Geotécnica Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia - Departamento de Construção Civil DCC Introdução à Engenharia Geotécnica Introdução à Engenharia Geotécnica TC029 Terças-feiras e Quintas-feiras

Leia mais

Biogeografia Histórica. Cenozóico

Biogeografia Histórica. Cenozóico Biogeografia Histórica Cenozóico Ao final do Mesozóico: Todos os continentes afastados Oceanos em expansão Continentes em deriva latitudinal e/ou longitudinal Revolução climática nos continentes Choque

Leia mais

Origem da vida Tempo Geológico

Origem da vida Tempo Geológico Origem da vida Tempo Geológico Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação

Leia mais

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação

Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação Origem da vida Quais são os requisitos para existência de organismo vivo? Produção de energia Compartimentalização Capacidade de replicação A idade da terra e da vida Estudos de datação radioativa sugerem

Leia mais

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias.

A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. A Geohistória é uma ciência que procura reconstituir a história da Terra, desde a sua formação até aos nossos dias. As primeiras formas de vida terão surgido há 3800M.a., sendo considerados seres procariontes.

Leia mais

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos;

A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; EVOLUÇÃO DA TERRA Evolução da Terra A Terra tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos; Ela surge após o Big Bang, há 15 bilhões de anos; A teoria do Big Bang é elaborada por Edwin Hubble, quando este observou

Leia mais

Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental

Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental Instituto Federal do Maranhão Departamento de Educação Superior de Tecnologia Disciplina de Química Ambiental QUIMICA AMBIENTAL Prof º: Ms. Açailândia 2016 A origem da terra Documentário: https://www.youtube.com/watch?v=6ekh3btiulo

Leia mais

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO

DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO 2º EM Biologia Professor João C4 H13, 15 DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO DIVISÃO DO TEMPO GEOLÓGICO C4 H13, 15 Introdução A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos; Os primeiros indícios de vida datam

Leia mais

Extinções Em Massa. Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA

Extinções Em Massa. Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA Extinções Em Massa Trabalho Realizado por : Ricardo Nogueira nº19, 12ºA Definição Uma extinção em massa envolve destruição de biodiversidade, ou seja, diminuição da diversidade/variedade de seres vivos

Leia mais

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m

A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m A g r u p a m e n t o d e E s c o l a s A n t ó n i o A l v e s A m o r i m L o u r o s a CIÊNCIAS NATURAIS 7º ANO FICHA DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2011/2012 Classificação: Professora: Enc. Educação: Nome:

Leia mais

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no :

Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Atendendo à escala do tempo geológico, e tendo em conta unidades geocronológicas, encontramos enquadrado no : Éon Fanerozóico Era Mesozóica Um Período compreendido entre 245 e 208 milhões de anos atrás

Leia mais

Compreendendo a Terra

Compreendendo a Terra Frank Press Raymond Siever John Grotzinger Thomas H. Jordan Compreendendo a Terra 4a Edição Cap 10 Tempo Geológico Lecture Slides prepared by Peter Copeland Bill Dupré Copyright 2004 by W. H. Freeman &

Leia mais

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano

A História da Terra. Ciências Naturais - 7º Ano A História da Terra Ciências Naturais - 7º Ano Como evoluiu o planeta Terra e a vida que ele contem A Terra gira à volta do Sol há cerca de 4600 milhões de anos, e não teve sempre o mesmo aspecto que hoje

Leia mais

Terra: Fogo, Água e Ar

Terra: Fogo, Água e Ar Terra: Fogo, Água e Ar Curso para a Terceira Idade IAG/USP 2016 Professoras Leila Soares Marques e Márcia Ernesto Revoada de Guarás, Lençóis Maranhenses Aratu Origem e evolução da vida Segredos dos zircões!

Leia mais

Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e Salinidade; Tectonismo e vulcanismo.

Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e Salinidade; Tectonismo e vulcanismo. Astrobiologia Mestrado e Doutorado em Física e Astronomia Prof. Dr. Sergio Pilling Aluno: Caroline Gonçalves de Góes Aula 11 - Origem e Evolução dos Oceanos e da crosta continental: Temperatura, PHs e

Leia mais

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton

Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais da Amazônia 1. Estrutura geológica, relevo e riquezas minerais na Amazônia Professor : Rubenilton Rodrigues 2. Rubenilton Rodrigues Arcabouço geológico e

Leia mais

Protocolo de trabalho

Protocolo de trabalho e ESCOLA SECUNDÁRIA ALCAIDES DE FARIA Protocolo de trabalho Assunto: Tema I Capítulo 2- As rochas e os fósseis: arquivos que relatam a história da Terra A- VAMOS SIMULAR A FORMAÇÃO FÓSSEIS Amonite Os fósseis

Leia mais

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente

ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO. Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente ORIGEM E NATUREZA DO ESPÍRITO Origem e natureza do Espírito Evolução do princípio inteligente Há uma Comunidade de Espíritos Puros, eleitos pelo senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as

Leia mais

COMO NASCEU NOSSO PLANETA BELÉM 2015

COMO NASCEU NOSSO PLANETA BELÉM 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS FACULDADE DE GEOLOGIA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO ÀS GEOCIÊNCIAS ALUNA: RANIELLY SOUZA MONTEIRO DA SILVA 201508540033 MONITORA: ÁDRIA KANOME MORI SOARES

Leia mais

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Paleontologia Profa. Flaviana Lima

Leia mais

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Paleontologia Profa. Flaviana Lima

Leia mais

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros

MARCAS Pegadas dinossauros Ovos dinossauros Coprólitos dinossauros MARCAS Tipo de fossilização mais abundante em que permanecem vestígios deixados pelos seres vivos. Este processo fornece informações importantes sobre a locomoção (pegadas), a reprodução (ovos fósseis),

Leia mais

Sustentabilidade e Meio Ambiente. Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli

Sustentabilidade e Meio Ambiente. Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Sustentabilidade e Meio Ambiente Prof. Dr. Cleverson V. Andreoli Estrutura do Universo Evolução do planeta e formação da biodiversidade, impactos ambientais, relação entre os problemas ambientais, sociais

Leia mais

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO

TERRA EM TRANSFORMAÇÃO Ciências Naturais 7º ano TERRA EM TRANSFORMAÇÃO 1. A Terra conta a sua História 2. Dinâmica interna da Terra 3. Consequências da dinâmica interna da Terra 4. Estrutura interna da Terra 5. Dinâmica externa

Leia mais

TEMPO GEOLÓGICO. As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra:

TEMPO GEOLÓGICO. As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra: TEMPO GEOLÓGICO As Eras Geológicas e suas características durante a evolução do planeta Terra: PRÉ CAMBRIANO Antes de Cambria É a maior extensão de tempo geológico da Terra que tem início nos primórdios

Leia mais

EON FANEROZOICO ERA CENOZOICA PERÍODO QUATERNÁRIO

EON FANEROZOICO ERA CENOZOICA PERÍODO QUATERNÁRIO EON FANEROZOICO ERA CENOZOICA PERÍODO QUATERNÁRIO ÉPOCA : PLEISTOCENO ÉPOCA HOLOCENO TEMPO e ESCALA GEOLÓGICA Consolidação Premissas da hierarquização e divisão EVOLUÇÃO DOS CONCEITOS IDADE MÉDIA: Terra

Leia mais

QUAL A IDADE DA TERRA?

QUAL A IDADE DA TERRA? QUAL A IDADE DA TERRA? Vários estudos e investigação desenvolvidas por muitos cientistas apontam a idade para os 4600 milhões de anos. Já imaginaste o que é 1 MILHÃO? Quanto tempo precisarias para contar

Leia mais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre A Comissão Internacional sobre Estratigrafia da União Internacional de Ciências Geológicas reconhece em seu Quadro Estratigráfico Internacional três éons: Arqueano: compreendido entre 3,85 bilhões de anos

Leia mais

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS GEOLOGIA GERAL CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Quarta 14 às 18h museu IC II Aula 1 - Apresentação da disciplina - A geologia como ciência, subdivisões, conceitos, interação com outras ciências e formação da Terra

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada?

Biodiversidade. Biodiversidade no passado. Como a Biodiversidade é gerada? Biodiversidade 2 Como a Biodiversidade é gerada? (Material Complementar) Biodiversidade no passado O número de espécies existentes na Terra não foi constante ao longo do tempo. Desde que a vida surgiu

Leia mais

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior

Gestão Ambiental. A Criação do Universo. Professor MSc. Laércio Avileis Junior Gestão Ambiental A Criação do Universo Professor MSc. Laércio Avileis Junior Fatec/ITÚ - GTI 3 Semestre 02/2013 Introdução Abordaremos a origem da terra e universo, alguns aspectos físicos. 1ª Teoria:

Leia mais

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011

A HISTÓRIA DA TERRA. 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A HISTÓRIA DA TERRA 10º ano Biologia e Geologia 2010/2011 A Terra existe à cerca de M.a.* e, desde que nasceu, sofreu profundas modificações... * 46 000 000 anos Como 4600 milhões de anos é muito tempo

Leia mais

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo.

20/09/2017. # GEO = terra; LOGOS = estudo. Prof. Me. Eduardo de Freitas Sousa # GEO = terra; LOGOS = estudo. # Ciência da terra que trata de sua origem, composição (estrutura), de seus processos internos e externos e de sua evolução, através do

Leia mais

Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las;

Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las; 1 Breve histórico da Geologia Geologia é a ciência da Terra, palavra que vem do grego: Geo (Ge) = Terra Logia (logos) = Ciência; As rochas são as fontes de informações da qual a Geologia busca decifrá-las;

Leia mais

1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra.

1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra. 1) (ENEM-2006) Para responder as questões 1 e 2, analise o quadro a seguir, que esquematiza a história da Terra. Considerando o esquema acima, assinale a opção correta. A) Quando os primeiros hominídeos

Leia mais

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL

GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL GEOMORFOLOGIA GERAL E DO BRASIL ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA Manto Superior Manto Inferior Núcleo SIAL SIMA TECTÔNICA DE PLACAS TECTÔNICA DE PLACAS FORÇAS TECTÔNICAS DERIVA CONTINENTAL MAIOR EXTINÇÃO EM

Leia mais

ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida

ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida ASTROBIOLOGIA Formação e evolução da Terra e da vida Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 A formação e evolução da vida na Terra As escalas de tempo Eucariontes x procariontes

Leia mais

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto

ERAS GEOLÓGICAS. Profº. Neto ERAS GEOLÓGICAS Profº. Neto PRÉ-CAMBRIANO Fatos Importantes: formação de minerais metálicos no proterozóico formação dos dobramentos antigos no proterozóico PALEOZÓICA Fatos importantes: Formação de carvão

Leia mais

Estrutura Interna da Terra. Extensivo

Estrutura Interna da Terra. Extensivo Estrutura Interna da Terra Extensivo Conteúdo Formação do Sistema Solar e do Planeta Terra; Estrutura geológica do planeta Terra; Placas Tectônicas; Eras Geológicas; Formação do Sistema Solar O Sistema

Leia mais

Como nasceu nosso planeta How the Earth was made The History Channel

Como nasceu nosso planeta How the Earth was made The History Channel 2008 Como nasceu nosso planeta The History Channel VictorML V Produções 27/12/2008 2 Como nasceu nosso planeta As Primeiras Descobertas James Hutton, Pai da Geologia Moderna, propôs que as rochas levavam

Leia mais

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um...

EVOLUÇÃO no princípio. pio éramos um... EVOLUÇÃO no princípio Como surgiu o universo? E o planeta Terra? Quando apareceu a vida? 4,5 biliões de anos Bola de fogo Muitos vulcões Cinzas Poeiras Tectónica de placas Ano 2009 Planeta Azul: a Terra...

Leia mais

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Origem e Evolução da Vida. Evolução Biológica. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Origem e Evolução da Vida https://www.qconcursos.com Prof. Daniele Duó O conhecimento evolutivo busca explicar como a enorme diversidade da vida surgiu na Terra e como mudou ao longo do tempo.

Leia mais

A Terra, um planeta em mudança

A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança A Terra, um planeta em mudança As alterações que a Terra experimenta reflectem-se na distribuição e no tipo de formas vivas que a habitam. Assim, verificou-se no decorrer

Leia mais

Macroevolução? Macroevolução. Strata. Fossilização 07/05/2011

Macroevolução? Macroevolução. Strata. Fossilização 07/05/2011 Macroevolução Macroevolução? Cronologia evolutiva, Extinções em Massa, Princípios e Padrões Gerais e Tendências Evolutivas Professor Fabrício R Santos fsantos@icb.ufmg.br Departamento de Biologia Geral,

Leia mais

GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO

GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO GILLES EDUAR ILUSTRAÇÃO E TEXTO MARIA GUIMARÃES TEXTO PARA A TERRA E TODOS OS SERES DO UNIVERSO QUE COM CARINHO, CONSCIÊNCIA E AÇÃO CUIDAM DO NOSSO PLANETA. COPYRIGHT 2018 BY GILLES EDUAR GRAFIA ATUALIZADA

Leia mais

GEOGRAFIA PROFºEMERSON

GEOGRAFIA PROFºEMERSON GEOGRAFIA PROFºEMERSON BIOMAS TERRESTRES FLORESTA TROPICAL Abriga mais da metade das espécies de plantas e animais do planeta Este é o bioma de maior produtividade biológica da Terra, resultado da alta

Leia mais

Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Biomarcadores Paleoclimáticos

Ciclo do Carbono. Variações Paleoclimáticas. Composição Isotópica. Biomarcadores Paleoclimáticos APRESENTAÇÃO Atmosfera Primitiva. Formação de Organismos Heterotróficos. Fotossíntese. Clorofila. Produção, Preservação e Degradação da Matéria Orgânica. Condições de Deposição. Matéria Orgânica na Geosfera.

Leia mais

EVOLUÇÃO DOS HUMANOS. Questionar a essência de nosso ser? INSULTO!

EVOLUÇÃO DOS HUMANOS. Questionar a essência de nosso ser? INSULTO! animais e plantas breve comentário de Darwin sobre a evolução humana Sem pretensão de publicar sobre o tema (agravo de preconceitos) Meados séc XIX Homem Imutável e inalterado Questionar a essência de

Leia mais

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias.

Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. E1 Os fósseis Os fósseis são restos ou vestígios de seres vivos que viveram no passado e foram preservados de forma natural até aos nossos dias. Os fósseis são estudados por uma ciência chamada Paleontologia.

Leia mais

Biodiversidade e Ambiente I

Biodiversidade e Ambiente I Biodiversidade e Ambiente I Capt II - A Origem da Vida Aspectos chave do capt I O que são plantas e qual o domínio da biologia vegetal Cinco reinos e 3 domínios da vida Papel da evolução tecnológica na

Leia mais

Estrutura Geológica do Planeta

Estrutura Geológica do Planeta Estrutura Geológica do Planeta O é também conhecido como tempo da natureza, visto que ele data as transformações naturais que acontecem sobre o nosso planeta, que são extremamente lentas. A escala de tempo

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Rochas (continuação)/ Geologia II

Paulo Tumasz Junior. Rochas (continuação)/ Geologia II Paulo Tumasz Junior Rochas (continuação)/ Geologia II APRESENTAÇÕES Slides - Rochas Metamórficas: Originam-se das transformações de rochas magmáticas sedimentares ou outras metamórficas; - As condições

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Durante o processo de resfriamento da Terra, ocorreu uma liberação de gases e vapores que formou: A) A crosta terrestre. B)

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 26: A vida na Terra

Astrofísica Geral. Tema 26: A vida na Terra da na Terra Índice 1 Surgimento da vida na Terra 2 Surtos de vida 3 Atmosfera e a vida 4 Extinções em massa 5 Bibliografia 2 / 34 Índice 1 Surgimento da vida na Terra 2 Surtos de vida 3 Atmosfera e a vida

Leia mais

Parte I A ATMOSFERA. K189-01(GALERA).indd 21 28/2/ :56:39

Parte I A ATMOSFERA. K189-01(GALERA).indd 21 28/2/ :56:39 Parte I A ATMOSFERA K189-01(GALERA).indd 21 28/2/2012 18:56:39 K189-01(GALERA).indd 22 28/2/2012 18:56:39 1 TUDO ESTÁ RELACIONADO Enquanto não fica de mau humor e ruge sobre nossas cabeças, a atmosfera

Leia mais

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima

Paleontologia. Profa. Flaviana Lima UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD Centro de Ciências Biológicas e da Saúde CCBS Departamento de Ciências Biológicas DCBio Paleontologia Profa. Flaviana Lima

Leia mais

Astrofísica Geral. Tema 26: A vida na Terra. Alexandre Zabot

Astrofísica Geral. Tema 26: A vida na Terra. Alexandre Zabot Astrofísica Geral Tema 26: A vida na Terra Alexandre Zabot Índice Surgimento da vida na Terra Surtos de vida Atmosfera e a vida Extinções em massa Bibliografia 1 33 Índice Surgimento da vida na Terra Surtos

Leia mais

CIÊNCIA DO AMBIENTE. Prof. ELOIR MISSIO

CIÊNCIA DO AMBIENTE. Prof. ELOIR MISSIO CIÊNCIA DO AMBIENTE Prof. ELOIR MISSIO BIBLIOGRAFIA MILLER Jr., G. TYLER. Ciência Ambiental. São Paulo, Cenage Learning. 2012. ODUM, Eugene P. Ecologia. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988. CHRISTOFOLETTI,

Leia mais

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história

Versão A. Classificação: % Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Escola Prof. Reynaldo dos Santos Vila Franca de Xira Teste Ciências Naturais 7º Ano A Terra conta a sua história Nome: Nº Turma: Versão A Classificação: % Lê atentamente os enunciados das perguntas e responde

Leia mais

A COMPOSIÇÃO DO AR. O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo:

A COMPOSIÇÃO DO AR. O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo: UNIDADE 7 O AR A COMPOSIÇÃO DO AR O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases, vapor d água e pequenas partículas

Leia mais

Aula ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO E PROCESSOS DE EXTINÇÕES. Maria Helena Zucon Anderson da Conceição Santos Sobral Mário André Trindades Dantas META

Aula ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO E PROCESSOS DE EXTINÇÕES. Maria Helena Zucon Anderson da Conceição Santos Sobral Mário André Trindades Dantas META ESCALA GEOLÓGICA DO TEMPO E PROCESSOS DE EXTINÇÕES Maria Helena Zucon Anderson da Conceição Santos Sobral Mário André Trindades Dantas META Propor uma análise do processo de independência que demonstre

Leia mais

Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10. Pérmico/Triásico

Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10. Pérmico/Triásico Trabalho realizado por: Ana Taborda nº2 12ºA ESSJT 09/10 Pérmico/Triásico Há cerca de 250 milhões de anos (final do Pérmico) a Terra era habitada por uma fauna e flora ainda mais surpreendente do que a

Leia mais

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical 1 Ciclo das rochas Formação de rochas ígneas Planeta: 95% rochas são ígneas ou metamórficas 5% sedimentares Expostas: 75% sedimentares 25% Cristalinas

Leia mais

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical 1 Ciclo das rochas Formação de rochas ígneas Planeta: 95% rochas são ígneas ou metamórficas 5% sedimentares Expostas: 75% sedimentares 25% Cristalinas

Leia mais

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30

Guia de campo 20. Ankylosaurus magniventris 22 Parasaurolophus walkeri 24 Triceratops horridus 26 Tyrannosaurus rex 28 Beipiaosaurus inexpectus 30 Índice É a tua vez de seres um paleontólogo! 4 O que eram os dinossauros? 6 O que são fósseis? 8 O que fazem os paleontólogos? 10 Reconstrói esqueletos 12 O período Triássico 14 O período Jurássico 16

Leia mais

Gelo e Mudanças. Aluna: Luciane Sato

Gelo e Mudanças. Aluna: Luciane Sato Gelo e Mudanças Aluna: Luciane Sato Introdução A atual distribuição das plantas e animais foi muito afetada por eventos que ocorreram na história da Terra Especialmente devido aos eventos que ocorreram

Leia mais

O Tempo Geológico. O homem é a medida de todas as coisas. O ser humano é um animal consciente da sua própria existência.

O Tempo Geológico. O homem é a medida de todas as coisas. O ser humano é um animal consciente da sua própria existência. .......... S E Ç Ã O D E T E X TO S G E OT E M Á T I C O S E M P D F O Tempo Geológico Geólogo Paulo César Manzig O homem é a medida de todas as coisas O ser humano é um animal consciente da sua própria

Leia mais

Biomas Frios. Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida

Biomas Frios. Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida Biomas Frios Disciplina: Ecologia II Docente: Profa. Dra. Maria Elisa de Castro Almeida BIOMAS FRIOS - mar no Pólo Norte permanece quase que constantemente congelado - no Pólo Sul, existe neve suficiente

Leia mais

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Cristiano Santana Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: GEOLOGIA Assunto: Estrutura interna da Terra DIA: MÊS: 03 2017 O modelo da estrutura interna

Leia mais

O grau interior da Terra é medido através do grau geotérmico com média de 1ºc a cada 30-35m.

O grau interior da Terra é medido através do grau geotérmico com média de 1ºc a cada 30-35m. A FORMAÇÃO DA TERRA E SUA ESTRUTURA O planeta Terra se formou a cerca de 4,5 bilhões de anos, formado por vários materiais incandescentes que foram se resfriando ao longo do tempo, o material mais pesado

Leia mais

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical

Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical Evolução Geológica e Climática da Região Neotropical 1 2 3 Ciclo das rochas Planeta: 95% rochas são ígneas ou metamórficas 5% sedimentares Expostas: 75% sedimentares 25% Cristalinas (ígneas ou metamórficas)

Leia mais

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II)

ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) ELEMENTOS DA GEOLOGIA (II) AS ROCHAS São agregados minerais ou de um mineral apenas, formados naturalmente na crosta terrestre. As rochas podem ser classificadas em ígneas, sedimentares e metamórficas.

Leia mais

A Teoria da Tectónica de Placas. Prof. Isaac Buzo Sánchez

A Teoria da Tectónica de Placas. Prof. Isaac Buzo Sánchez A Teoria da Tectónica de Placas Prof. Isaac Buzo Sánchez Avanços da Ciência e da Tecnologia Em meados do séc. XX, novos avanços da ciência e tecnologia, levaram os cientistas a considerar novamente as

Leia mais

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra

Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Bem Explicado Centro de Explicações Lda. CN 7º Ano Grandes etapas na História da Terra Nome: Data: / / 1. Observa, atentamente, a figura. I Deposição dos estratos f, e, d, e c. II Erosão do estrato c.

Leia mais

ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária

ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária ASTROBIOLOGIA Habitabilidade Planetária Centro de Extensão Universitária - SP C. A. Wuensche 19 de junho de 2006 Habitabilidade planetária O que torna um planeta habitável? Por que a Terra é habitável

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Breve história. Composição média da atmosfera atual. Agentes de alteração da concentração de constituintes vestigiais da

Leia mais

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2

Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Sumário Na Atmosfera da Terra: Radiação, Matéria e Estrutura Unidade temática 2 Breve história. Composição média da atmosfera atual. Agentes de alteração da concentração de. - Contaminação e toxicidade.

Leia mais

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta;

As marcas deixadas pela erosão provocada, por exemplo, por mares e gelos; evidenciam a acção de forças internas do planeta; À semelhança das páginas de um livro, em cada camada ficaram gravados vários registos dos acontecimentos passados. Ao estudo dos estratos estratigrafia Ao estudo dos fósseis paleontologia É nos estratos

Leia mais

Capítulo 2 UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO

Capítulo 2 UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO Capítulo 2 UMA VIAGEM AO MUNDO DO CAMBRIANO Weryk Carvalho Ferro Helivania Karine Sena da Silva Pedro Igor Alves dos Santos Laiane Jancielly de Souza Silva Andressa Ramos Lima Ronison Ferreira Oliveira

Leia mais

Estrutura Geológica da Terra. Professora: Jordana Costa

Estrutura Geológica da Terra. Professora: Jordana Costa Estrutura Geológica da Terra Professora: Jordana Costa Teoria da formação e evolução da Terra 1- Há cerca de 4,6 bilhões de anos, uma densa nuvem de gás e poeira se contraiu e constituiu o Sol. Outras

Leia mais

A Economia Azul face às alterações climáticas. Manuela Bocayuva Carvalho

A Economia Azul face às alterações climáticas. Manuela Bocayuva Carvalho A Economia Azul face às alterações climáticas Manuela Bocayuva Carvalho Economia Azul * Conceito: promoção atividades econômicas por meio do uso e manejo inteligente e sustentável dos espaço marinho e

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 6º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - a) Como percebemos que a Terra Gira? b) Qual o tempo Real e aproximado

Leia mais

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA

CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA CURSO PREPARATÓRIO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA O Sistema Solar O sistema solar é formado pela nossa estrela, o Sol, pelos oito planetas, com suas luas e anéis, pelos planetas anões,

Leia mais

Características particulares da Terra: composição química

Características particulares da Terra: composição química Características particulares da Terra: composição química Predomínio de carbono, oxigénio, azoto, enxofre e fósforo Abundância de água Elementos químicos essenciais a todos os seres vivos Características

Leia mais

As terras submersas e a água no globo terrestre

As terras submersas e a água no globo terrestre As terras submersas e a água no globo terrestre CONTINENTES Blocos continentais que resultaram da divisão do continente único: Pangeia. Quatro grandes massas continentais: Continente Tríplipe (África,

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 05 ESTRUTURA GEOLÓGICA Equilíbrio isostático Rochas magmáticas ou ígneas Rochas Sedimentares: rochas resultantes

Leia mais

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade).

BIOMAS. Os biomas brasileiros caracterizam-se, no geral, por uma grande diversidade de animais e vegetais (biodiversidade). BIOMAS Um conjunto de ecossistemas que funcionam de forma estável. Caracterizado por um tipo principal de vegetação (Num mesmo bioma podem existir diversos tipos de vegetação). Os seres vivos de um bioma

Leia mais

EXTINÇÕES EM MASSA. O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres. Clima. Únicos processos plausíveis. Vulcanismo

EXTINÇÕES EM MASSA. O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres. Clima. Únicos processos plausíveis. Vulcanismo EXTINÇÕES EM MASSA O que é? São as mesmas que as de fundo? Causas terrestres Únicos processos plausíveis Mudanças as no nível n do mar Clima Vulcanismo Extinção Pleistoceno Extinção K/T Extinção Triássico

Leia mais

Evolução. Descobrindo o passado. O registro da evolução

Evolução. Descobrindo o passado. O registro da evolução Evolução 5 O registro da evolução Descobrindo o passado Falar sobre evolução é falar sobre a história da vida em nosso planeta, como essa vida surgiu (o que vimos na semana 2), se desenvolveu e mudou ao

Leia mais

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza

GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS. Prof ª Gustavo Silva de Souza GEOLOGIA GERAL E TIPOS DE VEGETAÇÕES MUNDIAIS Prof ª Gustavo Silva de Souza O que é a Geologia? A palavra geologia vem do grego e significa: ESTUDO DA TERRA. Geólogo é como chamamos quem estuda a geologia.

Leia mais