AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL"

Transcrição

1 AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Bibliotecas Universitárias e a Avaliação pelo MEC. Mírian Rocha Bibliotecária / Assessoria Educacional mqrocha@gmail.com (17)

2 PROCESSOS DE REGULAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR Quando a primeira turma entra na segunda metade do curso De acordo com o ciclo avaliativo do SINAES (a cada 3 anos) Todos os processos devem ser solicitados no sistema e-mec. Ao final de cada ciclo avaliativo do SINAES 1) Autorização de Cursos x Autonomia (Centros e Universidades). Exceto: Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia (OAB / CNS). 2) Instrução Normativa nº 4 (maio 2013/SERES). Dispensa visita devido ao CI e IGC satisfatórios.

3 Credenciamento Abertura de IES ou transformação de Organização Acadêmica. Condições especificadas em Instrumento de Avaliação único (manual). Novo manual fase consulta pública, com previsão de publicação final em setembro Manual dividido em 5 eixos (contemplam as 10 dimensões do SINAES): Eixo 1 Planejamento e Avaliação Institucional (corresponde Dimensão 8). Eixo 2 Desenvolvimento Institucional (corresponde Dimensão 1 e 3). Eixo 3 Políticas Acadêmicas (corresponde Dimensão 2, 4 e 9). Eixo 4 Políticas de Gestão (corresponde Dimensão 5, 6 e 10). Eixo 5 Infraestrutura (corresponde Dimensão 7). Atrelado aos processos de abertura de cursos (mínimo 1, máximo 5 cursos).

4 Credenciamento: instrumento Eixo 5 - Indicador 5.9 Biblioteca - Infraestrutura física atende às necessidades institucionais, em uma análise sistêmica e global, os aspectos: espaço físico (dimensão, limpeza, iluminação, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação); instalações para o acervo; ambientes de estudos individuais e em grupo; espaço para técnico-administrativos; plano de expansão física.

5 Credenciamento: instrumento Indicador 5.10 Biblioteca - Serviços e Informatização: acesso via internet (consulta e reserva); informatização do acervo; empréstimo; horário de funcionamento.

6 Credenciamento: instrumento Indicador 5.11 Biblioteca - Plano de Atualização do Acervo (físico e eletrônico/digital) previsto/implantado atende às necessidades institucionais (análise sistêmica e global), considerando os aspectos: coerência com o PDI; alocação de recursos.

7 Credenciamento: instrumento Existe envolvimento da Biblioteca nos demais Eixos? Eixo 1 Autoavaliação como instrumento de gestão (subsidia planejamento e ações, visando melhoria institucional). Eixo 2 Coerência entre PDI e ações institucionais (inclusão social, memória cultural, etc.). O que o PDI diz sobre a biblioteca? Eixo 3 Ações acadêmico-administrativas para extensão, projetos de responsabilidade social, atendimento aos estudantes, comunicação interna e externa, etc. Eixo 4 Políticas de formação e capacitação (formação continuada). Obs: Condições acessibilidade para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida (Lei /2002, Decretos 3.095/2001, 5.296/2004, 6.949/2009, 7.611/2011 e Portaria 3.284/2003).

8 Recredenciamento Pressuposto: a IES manteve as condições da época de sua autorização. Ações em consonância com o PDI (e seu cumprimento). Dois instrumentos vigentes: manual antigo (setembro/2010), dividido em 10 dimensões; manual novo (dezembro/2012 e em fase de consulta pública), dividido em 5 eixos.

9 Avaliação de Cursos de Graduação Instrumentos vigentes: 10 manuais: distintos para autorização / reconhecimento / renovação de reconhecimento; distintos para bacharelado + licenciaturas / tecnológicos. 1 manual único (contempla todos os atos autorizativos, graduação B/L/T, modalidade presencial e EAD).

10 Avaliação de Cursos de Graduação O bibliotecário deve estar atento a todo e qualquer período de mudança. Para as avaliações de cursos estamos com dois referenciais para a avaliação: instrumentos disponibilizados antes da Nota Técnica (10 manuais); instrumentos disponibilizados juntamente com a Nota Técnica (3 manuais); Instrumento único publicado em janeiro de 2012, atualizado em maio de Como e quando usar estes instrumentos? Usar manuais antigos para os processos com preenchimento de Formulário Eletrônico (FE) até dia 31 de maio de Usar o novo e único manual para os processos com preenchimento de Formulário Eletrônico (FE) a partir de 1 de junho de 2011.

11 Avaliação de Cursos de Graduação Autorização: Adquirir a bibliografia elencada no PPC: para o 1º ano do curso (Tecnológicos); para os dois primeiros anos do curso (Bacharelados / Licenciaturas). Válido para BB e BC. Adquirir os periódicos relativos às áreas do: 1º ano do curso (Tecnológicos); Para os dois primeiros anos do curso (Bacharelados / Licenciaturas); Número de títulos igual ou maior que 12, maioria com acervo atualizado em relação aos últimos 3 anos (conceito 5).

12 Avaliação de Cursos de Graduação Reconhecimento: Adquirir toda a bibliografia elencada no PPC: para todos os anos (mesmo que não existam turmas cursando no momento da visita); Adquirir os periódicos relativos às áreas do curso: Número de títulos igual ou maior que 20, maioria com acervo atualizado em relação aos últimos 3 anos (conceito 5).

13 Avaliação de Cursos de Graduação Biblioteca - Principais mudanças: número de exemplares da Bibliografia Básica (BB) calculados pelo número de vagas autorizadas/ofertadas; coleções impressas e virtuais; Quantitativos para Bibliografia Complementar (BC); Quantitativos para coleção de periódicos.

14 Avaliação de Cursos de Graduação Exemplo de cálculo da BB: Case: Curso Letras oferta 60 vagas (diurno) + 60 vagas (noturno) = 120 vagas. Possui 20 alunos matriculados no diurno e 10 no noturno = 30 alunos matriculados. Pelo instrumento antigo, para reconhecer esse curso e pleitear conceito 5 no indicador 3.6 (BB), a biblioteca precisa adquirir, no mínimo, 5 exemplares. Pelo novo instrumento, para reconhecer esse curso e pleitear conceito 5 no indicador 3.6 (BB), a biblioteca precisa adquirir, no mínimo, 30 exemplares (sem livros virtuais) ou 24 exemplares (para o título virtual).

15 Avaliação de Cursos de Graduação Gestão da biblioteca x Avaliações: O bibliotecário considera o resultado da autoavaliação como instrumento na Gestão? Participa da CPA? O bibliotecário participa de reuniões com o grupo que conduz o Setor de Regulação dos Processos? Existe interlocução com o Procurador Institucional (PI)? O bibliotecário entende a complexidade dos processos de regulação (fluxo dos processos e alguns impasses)? Ex.: IES que foram punidas (Despacho nº 5). Está ciente do Calendário 2013 (publicado pelas Portarias Normativas nº 1 de 25/01/2013 e nº 12 de 02/07/2013)?

16 Avaliação de Cursos de Graduação Algumas questões para análise e reflexão!!! Elaboração do textos: PDI, PPCs e outros. Preenchimento do Formulário Eletrônico (FE): O bibliotecário conhece os prazos de preenchimento do FE? Sobre a Bibliografia elencada no PPC e postada no sistema e-mec: existe um fluxo de controle pela Biblioteca que anteceda a postagem? existe cópia atualizada dos PPCs disponível em formato impresso na Biblioteca (Portaria Normativa nº 40/2007, republicada); Utiliza relatórios da autoavaliação da CPA e do ENADE como instrumentos para gestão? Ex.: Tabela 14 - Percentual de estudantes que consideram atualizado o acervo da biblioteca, face às necessidades curriculares do curso. Tabela 15 - Percentual de estudantes que consideram atualizado o acervo de periódicos científicos / acadêmicos disponível na biblioteca (documento público / comparativo). Logística para conduzir a Visita in Loco.

17 Considerações Finais O processo de avaliação culmina na visita in loco. Portanto, atenção especial durante outras fases do processos. Existe tempo hábil para o trabalho na biblioteca (lembre-se de que não existe visita marcada às vésperas; não existe texto a ser elaborado da noite para o dia; etc.). Lembrar que os avaliadores dialogam com professores e alunos. Portanto, de nada adianta belos textos e ações institucionalizadas, mas que não acontecem na prática da IES. Do mesmo modo, toda insatisfação estará transparente também na avaliação da CPA e nos relatórios do ENADE. Lembrar que a leitura do formulário eletrônico pelos avaliadores, precede a visita in loco. Portanto, as informações fornecidas pela IES, no formulário eletrônico, é que norteiam a prévia análise da comissão avaliadora. Consonância com PDI e PPC. Os dados coletados e confrontados durante a visita in loco são o referencial para a redação do relatório final da avaliação.

18 O bibliotecário precisa assumir um novo papel na IES. Como profissional da informação pode contribuir efetivamente no processo... na sua complexidade. AGRADECIMENTOS Sucesso!!! MÍRIAN ROCHA

Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da

Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da Portarias: destaques para a gestão da avaliação e da regulação nas IES {relato de experiência} Profa. Dra. Marion Creutzberg PI/PUCRS Pra início de conversa... Procurador Educacional Institucional x Comissão

Leia mais

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO SINAES INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DESTAQUE: MARCOS REGULATÓRIOS Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria nº40/2007, consolidada dez, 2010 MEC CNE Cons. Nac. de Educação

Leia mais

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.382, DE 31 DE OUTUBRO DE 2017 Aprova, em extratos, os indicadores dos Instrumentos de Avaliação Institucional Externa para os atos de credenciamento,

Leia mais

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES

SEMINÁRIO REGIONAL ABMES SEMINÁRIO REGIONAL ABMES DECRETO 9.235 E NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO O QUE MUDA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR? Belo Horizonte 15/03/2018 IARA DE XAVIER imx@globo.com INTRODUÇÃO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA

Leia mais

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung

Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas Seminário dos 20 anos do Paiung Objetivos do SINAES Melhorar a qualidade da educação superior, orientar a expansão da oferta. Identificar mérito e valor

Leia mais

AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS, REGULAÇÃO & PRÁTICA. Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes

AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS, REGULAÇÃO & PRÁTICA. Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes AVALIAÇÃO: INSTRUMENTOS, REGULAÇÃO & PRÁTICA Prof. Dr. Mário César Barreto Moraes BREVE REFLEXÃO SOBRE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA E BAHIANA. SAEB é o sistema de avaliação da educação básica pública brasileira.

Leia mais

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011

Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 Seminário sobre Avaliação da Educação Superior Perspectivas para o ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação JULHO, 2011 EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas (10,6%)

Leia mais

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS

PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS PANORAMA DOS PROCESSOS AVALIATIVOS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CONTEXTO DA INSTITUIÇÃO E DOS CURSOS ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES E PROFESSORES Profª Drª Suzana Cabral Gianotti Pesquisadora na área da

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES Em abril de 2004, com a aprovação da Lei 10.861, que institui o SINAES, consolida-se definitivamente a idéia de avaliação,

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação . Indicador. 3. 4. 5 Nº245, sexta-feira, 22 de dezembro de 2017 1 ISSN 1677-7042 25 Ministério da Educação GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 20, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2017 Dispõe sobre os procedimentos e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Avaliação Institucional

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Avaliação Institucional ADEQUAÇÃO DE BIBLIOGRAFIA PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (PPCs) E DE SUBMISSÃO ÀS VISITAS DE AVALIAÇÃO IN LOCO DO INEP Este documento foi elaborado com base no

Leia mais

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP SINAES O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES (Lei 10.681/2004) tem o propósito de promover a melhoria

Leia mais

Avaliação dos ciclos do SINAES

Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação dos ciclos do SINAES Avaliação da Ed. Superior no INEP - Implementar o Sinaes -Aprimorar os instrumentos e os procedimentos de avaliação; - Divulgar os resultados; -Realizar estudos para a melhoria

Leia mais

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES

Profª Robinalva Borges Ferreira. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES Profª Robinalva Borges Ferreira Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras II FÓRUM DE REITORES www.unesc.net/forgrad Constituição Federal CF 88 LDB Lei 9.394/96 PNE Plano Nacional da Educação

Leia mais

LEGISLAÇÃO/NORMAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO IN LOCO

LEGISLAÇÃO/NORMAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO IN LOCO LEGISLAÇÃO/NORMAS Art. 214 da Constituição de 1988 trata do Sistema Nacional de Educação e da melhoria continuada da qualidade de ensino. LEI nº 9.394/96 Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - Conaes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional

Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Palestrante: Lissandro Vale Procurador Educacional institucional Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) A Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres) é

Leia mais

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO

PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA GABINETE DA REITORIA COORDENADORIA DE ADMINISTRAÇÃO DA REITORIA PAINEL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA RECREDENCIAMENTO Nota

Leia mais

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger

Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger Ações decorrentes dos processos de auto avaliação e de avaliações externas Profa. Maria Helena Krüger CPA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE CURSOS Dimensão: Organização Didático Pedagógica II Encontro Nacional

Leia mais

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP

AVALIAÇÃO NAS IFES. Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP AVALIAÇÃO NAS IFES Diretoria de Avaliação da Educação Superior DAES/INEP Autonomia das IES; Programas de atenção a diversidade; participação e representação dos segmentos da comunidade educativa na tomada

Leia mais

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI

DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI DEPARTAMENTO DE REGULAÇÃO SAI PROCESSOS REGULATÓRIOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 08 CGACGIES/DAES/INEP

NOTA TÉCNICA Nº 08 CGACGIES/DAES/INEP MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação

Leia mais

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES

IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES IV Encontro Regional da ABRAFI III Fórum de Educação Superior do Estado de Goiás Os novos instrumentos de avaliação do SINAES Sérgio R. K. Franco Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES

Leia mais

PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES

PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES PROCESSO DE RECONHECIMENTO DE CURSOS SUPERIORES CAPACITAÇÃO 2018 Procuradoria Educacional Institucional Pró-Reitoria de Ensino/IFG PROGRAMAÇÃO 10h00 Abertura 10h15 Processos Regulatórios: Reconhecimento

Leia mais

Ministério da Educação SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO Nº 249, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017

Ministério da Educação SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO Nº 249, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017 Ministério da Educação SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO Nº 249, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2017 INTERESSADOS: INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) COM OFERTA DE CURSOS RECONHECIDOS

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA No- 1, DE 25 DE JANEIRO DE 2013 Estabelece o Calendário 2013 de abertura do protocolo de ingresso de

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA No- 1, DE 25 DE JANEIRO DE 2013 Estabelece o Calendário 2013 de abertura do protocolo de ingresso de GABINETE DO MINISTRO PORTARIA NORMATIVA No- 1, DE 25 DE JANEIRO DE Estabelece o Calendário de abertura do protocolo de ingresso de processos regulatórios no sistema e-mec. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR AUDIÊNCIA PÚBLICA EAD/CES/CNE FORMULÁRIO PARA SUGESTÕES E CONTRIBUIÇÕES Observações: Nossas recomendações estão em azul no texto abaixo. NOME:

Leia mais

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas

Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Avaliação da Educação Superior Brasileira: contextualização, desafios e perspectivas Maria Inês Fini Presidente do INEP Brasília-DF Mês 2017 1. Principais dados da Educação Superior Brasileira Quantitativo

Leia mais

SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de Ministro da Educação.

SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de Ministro da Educação. SIC 02/07 Belo Horizonte, 11 de janeiro de 2007. SINAES. CALENDÁRIO DE AVALIAÇÕES - PORTARIA NORMATIVA Nº 1, de 10 de janeiro de 2007. Ministro da Educação. EAD. PROCEDIMENTOS DE REGULAÇÃO E AVALIAÇÃO

Leia mais

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil

O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil O Sistema de Avaliação da Educação Superior no Brasil Jacqueline Moreno Theodoro Silva Outubro/2016 Avaliação Educacional Avaliar é o ato de atribuir valor ou mérito a alguma coisa. Avaliação educacional:

Leia mais

Paulo Chanan

Paulo Chanan SEMINÁRIO ABMES MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFORMULAÇÃO DO DECRETO 5.773 E OS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (Presencial e a Distância) Brasília 11/2017 Paulo Chanan paulo.chanan@sereducacional.com

Leia mais

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração

PDI UNIVASF Notas sobre questões legais-normativas e sobre o processo de elaboração UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Propladi Av. José de Sá Maniçoba, s/n, Centro Petrolina-PE - CEP.: 56.304-917 Fone: (87) 2101-6804

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Avaliação Institucional

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Secretaria de Avaliação Institucional ADEQUAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA PARA ELABORAÇÃO E REVISÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO (PPCs), DOCUMENTOS INSTITUCIONAIS E SUBMISSÃO

Leia mais

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO CICLO VERDE CGARCES/DIREGSERES/MEC

RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO CICLO VERDE CGARCES/DIREGSERES/MEC RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO CICLO VERDE CGARCES/DIREGSERES/MEC A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de instituições de educação superior, terão prazos limitados, sendo

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional

Universidade Federal do Piauí. Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional Universidade Federal do Piauí Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Diretoria de Informação e Avaliação Institucional ABRIL/2011 FUNDAMENTOS LEGAIS DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal (art. 205-214)

Leia mais

Programa de Formação de Coordenadores de Curso

Programa de Formação de Coordenadores de Curso Programa de Formação de Coordenadores de Curso Coordenação de Avaliação Pró-reitoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação Universidade Federal do Pampa Instituído pela Lei 10.861 de 14 de Abril

Leia mais

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação

AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação AÇÃO DE CAPACITAÇÃO: Aspectos de Regulação no âmbito dos cursos de graduação Claudete Lampert Gruginskie Fernanda Brasil Mendes Flávia Renata Pinto Barbosa SAI - Secretaria de Avaliação Institucional www.ufrgs.br/sai

Leia mais

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães

Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Fundamentos da avaliação institucional e o papel das instâncias avaliativas (CPA e NAUs) Prof. Cláudia M. Cruz Rodrigues TAE Nara Magalhães Legislação Lei Federal nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional

Leia mais

Manual de referência para Visitas In loco

Manual de referência para Visitas In loco Manual de referência para Visitas In loco Com vistas a orientar as coordenações de curso e demais gestores da UFAL no processo de visita in loco, a procuradoria divulga um manual de referência para visita

Leia mais

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional;

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES

O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO - CPA INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES Suzana Schwerz Funghetto Coordenadora-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e Instituições de Ensino Superior/DAES/INEP FACCAT outubro 15 O NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E AS COMISSÕES

Leia mais

Capítulo: Apresentação. Avaliação Docente nos Processos MEC

Capítulo: Apresentação. Avaliação Docente nos Processos MEC Capítulo: Apresentação Avaliação Docente nos Processos MEC Janeiro, 2015 1 Capítulo: Apresentação Sumário I. Apresentação... 3 II. Avaliação... 4 1. ENADE... 4 2. Conceito Preliminar de Curso (CPC)...

Leia mais

Ministério da Educação SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO Nº 90, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2018

Ministério da Educação SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO Nº 90, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2018 Ministério da Educação SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO Nº 90, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2018 INTERESSADOS: INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) COM OFERTA DE CURSOS RECONHECIDOS

Leia mais

Diagnóstico das Necessidades de Infraestrutura dos Cursos de Graduação

Diagnóstico das Necessidades de Infraestrutura dos Cursos de Graduação Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Planejamento e Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas Divisão de Avaliação de Programas e Ações Acadêmicas Diagnóstico das Necessidades

Leia mais

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional;

1.1. Definir a estrutura e o conteúdo pertinente ao Relato Institucional (RI); 1.2. Apresentar as especificidades do Relato Institucional; MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO PRÓ-REITORIA DE ENSINO INSTRUÇÃO NORMATIVA DATA DE EXPEDIÇÃO PÁGINAS Nº 1/2014 15/4/2014 5 ASSUNTO Visita de Avaliação in loco EMENTA Dispõe sobre os procedimentos para recepção das comissões de visitas de avaliação in loco

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN) SERES N.º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017 ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE CURSOS DE DIREITO

INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN) SERES N.º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017 ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE CURSOS DE DIREITO INSTRUÇÃO NORMATIVA (IN) SERES N.º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017 ASSUNTO: AUTORIZAÇÃO DE CURSOS DE DIREITO A Instrução Normativa SERES/SERES-MEC, de 23 de fevereiro de 2017, estabeleceu os procedimentos

Leia mais

Curitiba - PR 10/agosto/2015. Instrumento de Avaliação do SINAES

Curitiba - PR 10/agosto/2015. Instrumento de Avaliação do SINAES Curitiba - PR 10/agosto/2015 Instrumento de Avaliação do SINAES Número de IES e de Matrículas de Graduação, por Organização Acadêmica Brasil - 2013 Organização Acadêmica Instituições Matrículas Total %

Leia mais

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil

Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Ações Positivas para Avaliações do Ensino Superior Contábil Prof. Dr. Cláudia M. Cruz Rodrigues Vice-Secretária de Avaliação Institucional Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS E-mail: claudia.rodrigues@producao.ufrgs.br

Leia mais

Assunto: Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES)

Assunto: Instrumento de Avaliação Institucional Externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP) Diretoria de Avaliação de Educação Superior (DAES) Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação

Leia mais

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA

Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Compreendendo o Processo de Avaliação de Cursos OUTUBRO 2013 MUSEOLOGIA Legislação Constituição Federal 88 LDB Lei 9.394 / 96 PNE 2001e PNE 2011 Lei do SINAES 10.861 DE 2004 Decreto 5.773 de 2006 Portaria

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. DESPACHO DO SECRETÁRIO Em 13 de março de 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. DESPACHO DO SECRETÁRIO Em 13 de março de 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO DO SECRETÁRIO Em 13 de março de 2017 INTERESSADOS: INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) COM OFERTA DE CURSOS

Leia mais

Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior

Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior Diretoria de Avaliação da Educação Superior Coordenação-Geral de Avaliação de Cursos de Graduação e de Instituições de Educação Superior EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA ALGUNS INDICADORES¹ 2.314 IES 245 públicas

Leia mais

Comissão de Revisão dos Instrumentos

Comissão de Revisão dos Instrumentos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR SINAES Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS

ATUAÇÃO DA CPA. Roteiro. Avaliação do ensino superior. Avaliação do Ensino Superior. Autoavaliação na UFMS ATUAÇÃO DA CPA Avaliação do ensino superior Roteiro Avaliação do Ensino Superior Legislação SINAES Autoavaliação Institucional Dimensões Autoavaliação na UFMS Instrumentos AVALIAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a. Função da CPA neste contexto

Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a. Função da CPA neste contexto Avaliação de Cursos, Novo Instrumento de Avaliação Institucional e a Função da CPA neste contexto Profa. Dra. Marion Creutzberg Coordenadora da CPA / PUCRS Papel da CPA na avaliação de cursos de graduação

Leia mais

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA

A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO (CPA) NO ÂMBITO DA AVALIAÇÃO EXTERNA DIRETORIA ADJUNTA DE AVALIAÇÃO EXTERNA - DAEX PRÓ-REITORIA DE ENSINO - PRE SETEMBRO/2017 OBJETIVOS Apresentar o funcionamento da avaliação

Leia mais

DESPACHO DA SECRETÁRIA Em 20 de agosto de Nº 215

DESPACHO DA SECRETÁRIA Em 20 de agosto de Nº 215 DESPACHO DA SECRETÁRIA Em 20 de agosto de 2014 - Nº 215 Diário Oficial da União nº 160, de 21 de Agosto de 2014 Seção 1 págs. 11 e 12 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO

Leia mais

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes

Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso INEP/MEC - Engenharia de Alimentos do Campus UNIR de Ariquemes Resultado: Termo de cumprimento das metas estabelecidas no protocolo de compromisso enviado pela IES Data: 09/10/2015 17:14:12 Análise: Segundo Relatório Parcial de cumprimento do Protocolo de Compromisso

Leia mais

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO

FACULDADE DE SORRISO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL ANO I DO CICLO AVALIATIVO 2013-2015 Documento elaborado pela CPA, atendendo às exigências do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES, instituído

Leia mais

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira

UFPA. Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI. Maria da Conceição Gonçalves Ferreira UFPA Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PROPLAN) /DINFI Maria da Conceição Gonçalves Ferreira 1 ENADE 2 Agenda Enade no contexto do sinaes Legislação ENADE 2015 Enquadramento de cursos 3 Enade

Leia mais

1.SISTEMA DE CONSULTA DE GRADUADO. INFORMAÇÕES DECLARADAS PELAS IES. CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

1.SISTEMA DE CONSULTA DE GRADUADO. INFORMAÇÕES DECLARADAS PELAS IES. CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. SIC Nº 06/2014 Belo Horizonte, 04 de fevereiro de 2014. 1.SISTEMA DE CONSULTA DE GRADUADO. INFORMAÇÕES DECLARADAS PELAS IES. CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. PORTARIA Nº 91, DE 31 DE JANEIRO DE 2014. MINISTÉRIO

Leia mais

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO AGUARDANDO HOMOLOGAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADA: Ser Educacional S.A. UF: PE ASSUNTO: Recredenciamento da Faculdade Maurício de Nassau Manaus, com sede no município

Leia mais

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015

Indicadores de Qualidade da Educação Superior. Brasília-DF Agosto 2015 Indicadores de Qualidade da Educação Superior Brasília-DF Agosto 2015 Sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES MARCOS LEGAIS da AVALIAÇÃO da EDUCAÇÃO SUPERIOR Constituição Federal

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Anhanguera de Valinhos opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS

RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/ CAS RESOLUÇÃO N o 356 DE 15/05/2018 - CAS Estabelece a Política de Avaliação Institucional da Universidade Positivo. O CONSELHO ACADÊMICO SUPERIOR (CAS), órgão da administração superior da Universidade Positivo

Leia mais

ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão

ABRUEM Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. Profª Drª Berenice Quinzani Jordão Profª Drª Berenice Quinzani Jordão As Universidades Estaduais e Municipais dos Estados da Federação são reguladas e avaliadas diretamente pelo Conselho Estadual de Educação CEE (Instituições e Cursos),

Leia mais

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N

Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº /2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria N Aspectos legais da Avaliação Institucional Lei Federal Nº 10.861/2004 Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES. Portaria Nº 2.051de 09/07/2004 - Regulamenta os procedimentos

Leia mais

ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR ACESSIBILIDADE E AUTOAVALIAÇÃO: UM DESAFIO PARA A AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Prof. Drª Margô Gomes de Oliveira Karnikowski DAES / INEP FÓRUM DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ESTADO DE GOIÁS Goiânia, GO, Out/2016

Leia mais

JOSÉ HENRIQUE PAIM FERNANDES

JOSÉ HENRIQUE PAIM FERNANDES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 1, DE 02 DE JANEIRO DE Estabelece o Calendário de abertura do protocolo de ingresso de processos regulatórios no sistema e-mec. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO,

Leia mais

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI

PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR/PROCURADOR INSTITUCIONAL - PI PERFIL, PAPEL E ATUAÇÃO DO PI PESQUISADOR INSTITUCIONAL- PI SURGIMENTO DO PROFISSIONAL PORTARIA 2.517 DE 22/11/2001 Estabelece que as IES devem responder, anualmente,

Leia mais

AVALIAÇÕES REALIZADAS PELO MEC NOS CURSOS DE AGRONOMIA

AVALIAÇÕES REALIZADAS PELO MEC NOS CURSOS DE AGRONOMIA AVALIAÇÕES REALIZADAS PELO MEC NOS CURSOS DE AGRONOMIA DO ESTADO. Prof. Julio Viégas Eng. Agrônomo CREA 71.355 Prof. Titular Depto. De Zootecnia E-mail: jviegas.ufsm@gmail.com Avaliações de cursos de Agronomia

Leia mais

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO DO SECRETÁRIO

SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO DO SECRETÁRIO Ministério da Educação SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO DO SECRETÁRIO Em 21 de dezembro de 2015 Instituições de Educação Superior (IES) com oferta de cursos reconhecidos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO DO SECRETÁRIO Em 13 de março de 2017

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR DESPACHO DO SECRETÁRIO Em 13 de março de 2017 ANACEU - Associação Nacional dos Centros Universitários SCS, Quadra 7, Bloco A, nº 100 - Salas 805 e 807 Edifício Torre do Pátio Brasil. Brasília - DF - CEP: 70.307-901 Telefones: (61) 3321-5535 / 3322-9408

Leia mais

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)

SEMINÁRIOS ENADE O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) SEMINÁRIOS ENADE 2016 O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) Diretoria de Avaliação da Educação Superior - Daes Brasília-DF

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Em 18 de dezembro de 2014 Nº 281 - Interessados: Instituições de Educação Superior (Ies) Com Oferta de Cursos Reconhecidos

Leia mais

Avaliação Externa do INEP nas Bibliotecas

Avaliação Externa do INEP nas Bibliotecas Avaliação Externa do INEP nas Bibliotecas spdc@ndc.uff.br Márcia Silvestre Bibliotecária O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP) é o órgão do MEC responsável por

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE. Prof. Nandi

PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE. Prof. Nandi PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROCURADORIA EDUCACIONAL INSTITUCIONAL AVALIAÇÃO DO CURSO SINAES ENADE Prof. Nandi Lages, fevereiro de 2017 INFORMAÇÕES DO CURSO Ciência da Computação IFSC - Campus Lages Bacharelado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 1.264, DE 17 DE OUTUBRO DE 2008. Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação

Leia mais

EFICIÊNCIA NA ATUALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO CURSO DE DIREITO

EFICIÊNCIA NA ATUALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO CURSO DE DIREITO EFICIÊNCIA NA ATUALIZAÇÃO BIBLIOGRÁFICA DO CURSO DE DIREITO Marcello Paskulin Consultor, professor e palestrante, se dedica a proporcionar o desenvolvimento de competências nas pessoas. Auxilia IES e professores

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 62/2017/CGARCES/DIREG/SERES/SERES SIC Nº 27/2017. Belo Horizonte, 11 de dezembro de 2017.

NOTA TÉCNICA Nº 62/2017/CGARCES/DIREG/SERES/SERES SIC Nº 27/2017. Belo Horizonte, 11 de dezembro de 2017. SIC Nº 27/2017 Belo Horizonte, 11 de dezembro de 2017. RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO. ENADE 2016. PARÂMETROS E PROCEDIMENTOS. CRONOGRAMA. SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR. NOTA TÉCNICA

Leia mais

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PERCEPÇÕES SOBRE AS AVALIAÇÕES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Profa. Nágela Valadão Cade Universidade Federal do Espírito Santo Avaliadora MEC/Inep MEC EDUCAÇÃO SUPERIOR Secretaria de Regulação e Supervisão da

Leia mais

Avaliação de Unidades de Informação

Avaliação de Unidades de Informação UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Faculdade de Filosofia e Ciências Câmpus de Marília Departamento de Ciência da Informação Avaliação de Unidades de Informação Profa. Marta Valentim Marília 2018 SINAES Sistema

Leia mais

DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - Sinaes Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - Conaes Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional

Assunto: Roteiro para Relatório de Autoavaliação Institucional MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA INEP COMISSÃO NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR CONAES DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Em 18 de dezembro de 2014 Nº 281 - Interessados: Instituições de Educação Superior (Ies) Com Oferta de Cursos Reconhecidos

Leia mais

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração

Plano de Desenvolvimento Institucional PDI Diretrizes para Elaboração MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA Sistema de Acompanhamento de Processos das Instituições de Ensino Superior SAPIEnS/MEC Plano de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO Nº 86/2011 Aprova os procedimentos e normas para a instrução

Leia mais

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA

INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA 2013 10 DIMENSÕES EIXOS DIMENSÕES 1 Missão e PDI 2 Política para o ensino, a pesquisa, a pósgraduação e a extensão 3 Responsabilidade social da IES Eixo

Leia mais

CGDIRES/DPR/SERES Agosto

CGDIRES/DPR/SERES Agosto CGDIRES/DPR/SERES Agosto - 2013 Instituído pela Portaria Normativa Nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em dezembro de 2010 Sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações

Leia mais

Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação

Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação Projeto Pedagógico de Cursos de Graduação Requisitos do Instrumento de Avaliação de Cursos UNIGRANRIO Sede, 23/07/2015. SINAES A avaliação realizada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de Palestra SEMESB/ABAMES

Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de Palestra SEMESB/ABAMES Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017 Palestra SEMESB/ABAMES OBJETO E OBJETIVO Dispõe sobre o fluxo dos processos de credenciamento e recredenciamento de instituições de educação superior

Leia mais

DESPACHO DO SECRETÁRIO

DESPACHO DO SECRETÁRIO Ministério da Educação DESPACHO DO SECRETÁRIO Em 24 de abril de 2014 Nº 89 - INTERESSADOS: INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES) CUJOS CURSOS FORAM OBJETO DO DESPACHO Nº 192, DE 18 DE DEZEMBRO DE 2012

Leia mais

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes

O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes O ENADE 2011 e demais instrumentos de avaliação do Sinaes OUTUBRO, 2011 S I Avaliação da Cursos N A E Avaliação Instituciona l Enade S AVALIAÇÃO A avaliação das instituições visa identificar o perfil e

Leia mais

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg

cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg cartilha cpa comissão própria de avaliação - ifmg Apresentação Nas páginas a seguir, estão organizadas, de maneira objetiva, as principais informações que balizam o processo de Autoavaliação Institucional

Leia mais