Regulamento de Matrícula
|
|
|
- Mirela Branco Palmeira
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 Regulamento de Matrícula A Coordenadora do Curso de Direito da Faculdade Processus, juntamente com a Diretora do Curso, no exercício de suas atribuições, com o intuito de normatizar a efetividade e dinâmica das matrículas de todos os discentes da Faculdade Processus, sejam eles do Curso da Graduação ou da Pós-Graduação, elaborou o seguinte Regulamento: 1.1 Condições Para que você consiga efetuar corretamente sua matricula será necessário: 1. Conhecer o Cronograma de Renovação de Matrícula, disponibilizado a cada semestre. 2. Estar de acordo com os termos do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais, apresentado no ato da matrícula. 3. Tenha cumprido os pré-requisitos curriculares. 4. Tenha horário compatível para a inclusão da disciplina. 5. Não tenha pendências com a Biblioteca da faculdade (livros e multas); com a Tesouraria (parcelas vencidas e débitos anteriores); com a Secretaria acadêmica (documentação incompleta). 6. Realizar a matrícula nas disciplinas ofertadas para o seu período e para sua turma e turno de origem. A troca de turma/disciplina será permitida, no período de alteração de matrícula, desde que haja vaga. 7. Realizar matrícula em no máximo sete (7) disciplinas semestrais, independente de serem elas de 36 ou 72 horas/aula, respeitando o prazo de integralização curricular. Observação: a. Matrícula com adaptação é matrícula do aluno que necessita adaptarse ao currículo vigente, devido à transferência, reopção de curso, obtenção de novo título, trancamento ou abandono. Este aluno poderá cursar no máximo as 7 disciplinas determinadas no item acima, desde que o adiantamento destas não possibilite o aluno concluir o
2 curso antes de 5 anos; pois conforme Resolução do CES/CNE n 02/2007 o aluno tem que findar o Curso de Direito e, no mínimo 5 anos. b. Mesmo cursando somente algumas disciplinas, como a GRADE CURRICULAR É INTEGRALIZADA, O ALUNO TERÁ QUE PAGAR como se estivesse fazendo a grade fechada, ou seja, todas as matérias que estariam disponíveis ao aluno naquele semestre. Ao contrário disso se o aluno optar por fazer disciplinas além daquelas dispostas no período que está matriculado terá que pagar a diferença. c. O aluno terá permissão para matricular-se num turno e fazer as adaptações em outro, ou, havendo compatibilidade de horário, poderá cursar as adaptações no mesmo turno, desde que existam vagas disponíveis ou, mesmo, turma de férias, se oferecidas. d. Qualquer alteração de carga horária (mínima ou máxima), deverá ser solicitada através de requerimento e este, somente será deferido, se justificado o motivo da solicitação e respeitado o prazo de integralização do curso. 1.2 Efetivação: Para que a matrícula possa ser efetivada, você deverá: 1. Realizar o pagamento até a data prevista no Cronograma de Matrícula. 2. Fazer sua inscrição nas disciplinas que serão cursadas. Operação realizada junto a Secretaria da Faculdade Processus, em tempo hábil. Observação: a. A ausência de pagamento, ou o pagamento extemporâneo, implicará a não efetivação da matrícula do aluno, que deverá, obrigatoriamente, submeter-se a nova matrícula, observando-se as normas estabelecidas. b. Para a garantia de vaga, após a confirmação da matrícula, será necessário que pelo menos 25 alunos tenham se matriculado no curso de Direito. Caso isso não ocorra, a Faculdade Processus não será obrigada a oferecer a turma/disciplina, cabendo aos alunos escolher um novo plano de estudos ou esperar que seja ofertada a disciplina em semestre posterior. c. Em caso de matrícula após o início do semestre, mas dentro do prazo para a realização da mesma, estabelecido no Calendário Acadêmico. o aluno será considerado faltoso até a data da efetivação da matrícula. d. A matrícula deve ser efetivada pelos alunos que estiverem em dia com a Biblioteca, Tesouraria e Seção de Ensino, no período previsto no calendário acadêmico. e. O aluno terá vaga garantida nas disciplinas de seu período e turma, desde que realize a matrícula no período determinado pelo calendário.
3 f. Poderá ainda, solicitar na mesma matrícula, a inclusão de disciplina(s) de adaptação / reprovação e avanço, desde que atendidas as exigências legais e regimentais, bem como quaisquer outras normas estabelecidas pela faculdade. 1.4 Alteração: a. Será feita no período previsto, no cronograma de matrícula que poderá ser feita na forma presencial. b. Exclusão de disciplina(s) somente será permitida se não acarretar desativação da turma. c. Havendo, ainda, qualquer alteração na matrícula efetuada anteriormente, estará o aluno renunciando ao direito de preferência de vaga(s) na(s) disciplina(s) alterada(s) e sujeito a possível perda da(s) vaga(s) anteriormente obtida(s) em razão da matrícula. d. O aluno que deixar para efetuar sua matrícula somente no período previsto para alteração de matrícula deverá estar ciente de que se trata de matrícula para preenchimento de vagas remanescentes, e que não lhe é assegurada vaga, ainda que tal matrícula refira-se a disciplina regular de sua turma e turno. Necessário, ainda, esclarecer que durante este período terão preferência a tais vagas os alunos que primeiro efetivarem suas matrículas. Após o período previsto para alteração de matrícula, será permitida a alteração desta somente nos seguintes casos: desativação da turma para qual foi solicitada a matrícula; modificação posterior no horário de aulas de alguma disciplina relacionada na matrícula do interessado; Exclusão de disciplinas, somente com requerimento devidamente justificado acompanhado de documento comprobatório, sujeito a parecer da Coordenação. 1.5 Lista de espera Abertura de turma especial: O aluno poderá inscrever-se em lista de espera (requerimento de matrícula na disciplina ) quando: Não houver vaga em nenhuma turma; Tiver disponibilidade de horário e carga horária. O aluno deverá ficar atento ao deferimento do pedido. Havendo um mínimo de 25 alunos inscritos (por disciplina) em lista de espera no curso de Direito, será aberta a pré-matrícula para turma especial. Será deferida a abertura da turma quando houver o mínimo de inscritos com prématrícula efetivada e autorização para aumentar o número de vagas pelo MEC.
4 1.6 Avanço: O aluno poderá, no ato da matrícula, solicitar a inclusão de disciplina(s) de período(s) superior(es), desde que atendidas as exigências legais e regimentais, bem como de quaisquer outras normas estabelecidas pela Faculdade. Para tal solicitação, o aluno não deverá estar matriculado em mais de sete disciplinas semestrais. 1.7 Trancamento: Entende-se por trancamento de matrícula a interrupção das atividades escolares, a pedido do aluno. não pode ser requerido no 1º primeiro período do curso (calouros); o somatório de períodos trancados não pode exceder a dois anos, durante o curso; deve ser renovado semestralmente; não assegura ao aluno o reingresso no currículo que cursava, sujeitando-o, sempre que necessário a processo de adaptação curricular, em caso de mudança ocorrida durante o seu afastamento; suspende as obrigações financeiras do aluno para com a instituição, a partir do mês seguinte ao vencido, conforme determinação a relação contratual instaurada. não é concedido ao aluno em débito com a instituição, ou pendência na Biblioteca. o período de trancamento não é computado no tempo de integralização do curso; somente será permitido o trancamento total. Não havendo portanto trancamento parcial. Para efetuar o trancamento, o aluno deverá fazer o Requerimento junto a Secretaria Acadêmica, selecionando a opção TRANCAMENTO e motivando o pedido, ciente das condições Regimentais deste ato. O trancamento, sua renovação ou rematrícula estão condicionados ao requerimento no período previsto em calendário, sem o qual ficará caracterizado abandono do curso. Para o 2.º trancamento o aluno deverá entregar na Seção de Ensino (Secretaria Acadêmica) comprovação do motivo para análise e eventual deferimento. 1.8 Prazo máximo de integralização curricular: Recusa-se nova matrícula ao aluno que não concluir o curso no limite máximo de integralização, não computados os períodos de trancamento de matrícula.
5 Havendo o término do prazo, o estudante se sujeita à classificação em processo seletivo, podendo, em seguida, requerer a matrícula e o aproveitamento das disciplinas cursadas com aprovação. Em caso de alteração curricular, sujeita-se o aluno, em seu retorno, ao cumprimento do currículo vigente. O aluno transferido estará sujeito aos mesmo prazos estabelecidos neste documento. CURSO DIREITO Mínimo=5 anos Máximo=9 anos PRAZO MÁXIMO DE INTEGRALIZAÇÃO CURRICULAR Aproveitamento de estudos: O aluno que tiver cursado, com aprovação, qualquer disciplina do currículo, em curso superior, poderá, antes da realização da matricula, requerer aproveitamento de estudos (concessão de Créditos), devendo, para tanto, apresentar o histórico escolar e o(s) programa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s), devidamente autenticado(s) pela escola de origem. O ingressante, seja ele da mesma IES ou de outra poderá requerer a concessão de créditos ou aproveitamento de estudos das disciplinas cursadas no prazo máximo de 10 anos, As concessões de crédito estarão sujeitas a análise do conteúdo cursado no prazo estabelecido acima, sendo indeferida diante de atualizações ou modificações da matéria. Por exemplo: diante das alterações das normas da ABNT a disciplina de Metodologia da Pesquisa pode não ser deferida. Transferência de turno/turma: O processo seletivo é realizado por curso/turno. Ao se inscrever, o candidato escolhe não somente o curso, mas também o turno em que deseja se matricular. Assim, transferência de turno poderá ocorrer, mediante permuta entre alunos do mesmo período. Nesse caso, ambos devem dirigir-se à Seção de Ensino e preencher dois requerimentos distintos, indicando cada um deles o nome do colega com quem deseja permutar. Na impossibilidade de permuta, o aluno poderá fazer requerimento instruído com documentos que comprovem a existência dos motivos para transferência, até a data prevista no cronograma de matrícula, e desde que existam vagas na turma/turno que pretende transferir.
6 O aluno/aluna que requer transferência de outra IES e ingressar no sétimo e oitavo semestre da Faculdade Processus terá que realizar uma prova, a qual abordará questões sobre as matérias já cursadas na outra IES e àquelas oferecidas por esta IES, as quais houve aproveitamento de estudos. Nesta o aluno para ser aceito não terá que acertar mais de 70% da prova, conforme média da IES. O aluno/aluna só poderá requerer transferência até o oitavo semestre depois disso, ou seja, alunos de nono e décimo semestres a Faculdade Processus, não autoriza mais o ingresso. Análise e parecer: Serão analisados somente os requerimentos: Com entrada e comprovação na Secretaria Acadêmica até a data prevista no cronograma de matrícula. Prioridade data do pedido no sistema e sua comprovação. Casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela Coordenação. Brasília, 01 de julho de Claudine Fernandes de Araújo Diretora da Faculdade Processus
RESOLUÇÃO FAMES 09/2010
Dispõe sobre as formas de ingresso e sobre o Processo Seletivo para admissão de alunos nos cursos de graduação, na Faculdade de Música do Espírito Santo Maurício de Oliveira. RESOLUÇÃO FAMES 09/2010 O
Matrículas 1º semestre letivo de 2014
EDITAL 17/2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA Matrículas 1º semestre letivo de 2014 O UDF - Centro Universitário torna público o Edital de Matrícula dos Cursos de Graduação para o 1º semestre letivo de 2014, a
Matrícula. Concordar com os Termos do Contrato de Prestação de Serviços de Ensino que estará disponível na área do aluno.
Matrícula Modalidades de Matrícula 2º Semestre de 2015 MATRÍCULA AUTOMÁTICA - ALUNO PROGRESSÃO REGULAR Dias 09 e 10/07/2015 Nesse processo, a renovação de matrícula é automática. Tudo é elaborado previamente
Matrícula. Concordar com os Termos do Contrato de Prestação de Serviços de Ensino que estará disponível na área do aluno.
Matrícula Modalidades de Matrícula 2º Semestre de 2014 MATRÍCULA AUTOMÁTICA - ALUNO PROGRESSÃO REGULAR PRESENCIAL Dias 16 a 22/07/2014 Nesse processo, a renovação de matrícula é automática. Tudo é elaborado
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 02 / 2015. Distribuição das vagas disponíveis para transferência por curso e turno:
FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 02 / 2015. A Diretora da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do Processo Seletivo e faz saber o número de VAGAS
RESOLUÇÃO FADISA N.º 005/2008 CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO FADISA
RESOLUÇÃO FADISA N.º 005/2008 CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO FADISA O Presidente do CONSELHO SUPERIOR DA FACULDADE DE DIREITO SANTO AGOSTINHO - FADISA, Professor Ms. ANTÔNIO
INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N 005/2012
INSTRUÇÃO NORMATIVA/FUNDAÇÃO UNITINS/GRE/N 005/2012 Aprovada pela RESOLUÇÃO CONSUNI/Nº 017/2012, Publicada no DIÁRIO OFICIAL DO ESTADO DO TO, Nº 3.670,no dia 13 de julho de 2012. Normatiza, no âmbito da
NORMAS E PROCEDIMENTOS
NORMAS E PROCEDIMENTOS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2014 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: NORMAS E PROCEDIMENTOS I Das Condições Específicas De acordo com a Resolução CNE/CES no. 1 de 8 de Julho de 2007,
EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre
EDITAL Nº 10/2011 Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre tinuadoo Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico
REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
REGULAMENTO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Em conformidade com a Resolução CNE/CES n 1, de 08 de Junho de 2007 e o Regimento da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Aprovado pelo Parecer CONSEPE
FACULDADE METODISTA GRANBERY GABINETE DA DIREÇÃO PORTARIA Nº 01/2015
FACULDADE METODISTA GRANBERY GABINETE DA DIREÇÃO PORTARIA Nº 01/2015 Ementa: Altera e estabelece o Regulamento Financeiro para os cursos de graduação da Faculdade Metodista Granbery. O TESOUREIRO DO INSTITUTO
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 119/2011
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 119/2011 Assunto: Altera a Resolução CEPE nº 96/2008, que dispõe sobre matrículas no Centro Universitário UNA. O Presidente
Tutorial Novo Portal do Aluno
Projeto: IFMG Instituto Federal Minas Gerais Tutorial Novo Portal do Aluno Roteiro: Login no Portal do Aluno O site para acesso ao portal do aluno é: https://meu.ifmg.edu.br/ No campo usuário e senha devem
E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.
EDITAL NRCA-SJP N.º 09/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo
REGULAMENTO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO
REGULAMENTO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO MAIO / 2015 REGULAMENTO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS Art. 1º: Aproveitamento de estudos é o resultado do reconhecimento da equivalência
RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 37/2009
DISPÕE SOBRE CRITÉRIOS PARA O EXAME DE IDENTIDADE OU EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS PARA EFEITO DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS O Presidente do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão CONSEPE, no uso
ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015.
ORIENTAÇÕES PARA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULAS ONLINE (REMATRÍCULAS) O período oficial de rematrículas será de 17/12/2014 a 07/01/2015. Ao realizar a matrícula online, através do portal acadêmico do aluno, o
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DO OBJETIVO Cláusula Primeira Estabelecer as regras gerais para a concessão de bolsas nas mensalidades de alunos regularmente matriculados na Universidade Guarulhos. DAS
EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA E PORTADORES DE DIPLOMA 2015.1
EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO POR TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA E PORTADORES DE DIPLOMA 2015.1 A Comissão Permanente do Processo Seletivo, instituída conforme dispõe o art. 21, inciso IV
PADRÕES OPERACIONAIS DA SEÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 1. CADASTRO DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO DE CURSOS PG
PADRÕES OPERACIONAIS DA SEÇÃO ACADÊMICA EM RELAÇÃO AOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 1. CADASTRO DE CANDIDATOS AO PROCESSO SELETIVO DE CURSOS PG O processo seletivo para os cursos de PG inicia com a aprovação
ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES
ALGUMAS RESPOSTAS A PERGUNTAS FREQUENTES O que é a semestralidade? É o valor que deve ser pago por cada aluno durante os 6 (seis) meses de cada período letivo. Este valor depende da faixa de créditos (isto
MANUAL DE REMATRÍCULA 2015/2 MANUAL DE REMATRÍCULA GRADUAÇÃO 2015/2 Para aperfeiçoar o processo de rematrícula, estamos disponibilizando este documento com informações de ordem prática que subsidiarão
EDITAL Nº 01, DE 14 MAIO DE 2015. PROCESSO SELETIVO PARA TRANSFERÊNCIAS INTERNA E EXTERNA E REINGRESSO PARA OS CURSOS TÉCNICOS
DIRETORIA DE ENSINO GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO COORDENAÇÃO DE REGISTROS ESCOLARES EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO EDITAL Nº 01, DE 14 MAIO DE 2015. PROCESSO SELETIVO
COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD. EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013
COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DE DISCENTE CPPSD EDITAL VESTIBULINHO Nº 004 de 01 de novembro de 2013 A COMISSAO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE CPPSD, no uso das atribuições que lhe
Processos Seletivos 2015 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 26 de setembro de 2014
Processos Seletivos 2015 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 26 de setembro de 2014 Aditamento nº 13 Define as normas específicas do Vestibular TOP RN julho 2015.2 (Aprovado pela Resolução nº
EDITAL Nº 15/2015/PROEN/UFCA
EDITAL Nº 15/2015/PROEN/UFCA MUDANÇA DE CURSO PARA 2016.1 A Pró-Reitora de Ensino da Universidade Federal do Cariri (UFCA), usando de suas atribuições legais, anuncia que estarão abertas no período de
GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA DISPENSA DE DISCIPLINA REQUERIMENTOS
GUIA ACADÊMICO MATRÍCULA E REMATRÍCULA A matrícula é o ato formal do aluno com a UNIUV. Importa em direitos e deveres, tanto para o aluno como para a instituição. Sua efetivação ocorre após classificação
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDOS DA FDV CURSO DE GRADUAÇÃO DE DIREITO [Em vigor para os ingressos a partir de 2009/02] Aprovado pelo Conselho Acadêmico em 06 de agosto de 2009 APRESENTAÇÃO
Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR DESTAQUE 2015.2
Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR DESTAQUE 2015.2 Aditamento nº 15 ao Edital de Vestibular de 2015 Educação a Distância, que rege o Vestibular DESTAQUE 2015.2 EaD online a ser realizado
ESAMC. MBA Executivo. Unidades: Sorocaba. Itapetininga
ESAMC MBA Executivo Unidades: Sorocaba Itu Itapetininga REGULAMENTO INTERNO DA INSTITUIÇÃO ÚLTIMA REVISÃO: NOVEMBRO/2009 SUMÁRIO ii 1) DO REGIME ESCOLAR... 1 1.1) CRITÉRIO DE CONTAGEM DE CRÉDITOS... 1
REGULAMENTO DOS PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA, APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E COMPETÊNCIAS E ACESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA SUPERIOR
REGULAMENTO DOS PROCESSOS DE TRANSFERÊNCIA, APROVEITAMENTO DE ESTUDOS E COMPETÊNCIAS E ACESSO DE PORTADOR DE DIPLOMA SUPERIOR (Aplicado aos cursos de Graduação) Aprovado no Conselho de Ensino, Pesquisa
PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber, mediante
Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL EaD 2015.2
Processos Seletivos 2015 Educação a Distância VESTIBULAR ESPECIAL EaD 2015.2 Aditamento nº 22 ao Edital de Vestibular de 2015 Educação a Distância, que rege o Vestibular 2015.2 ESPECIAL EaD online a ser
EDITAL. Quadro I Cursos, turnos e vagas oferecidos. Total de vagas anuais. Manhã 120 60 60. Noite 120 60 60. Gestão Comercial ** EAD 400 200 200
EDITAL A Universidade FUMEC faz saber aos interessados, por meio do presente Edital, as normas de realização do Processo Seletivo 2014, primeiro semestre, para preenchimento das vagas de seus Cursos Superiores
EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016
EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394
Faculdade de Tecnologia de São Paulo PORTARIA FATEC-SP Nº 001, DE 30 DE MAIO DE 2008.
PORTARIA FATEC-SP Nº 001, DE 30 DE MAIO DE 2008. Estabelece normas para transferência de alunos para os cursos de graduação da FATEC-SP A Diretora da, no uso de suas atribuições legais e regimentais, considerando
1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. 1.1. A matrícula será realizada conforme a tabela a seguir:
A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em
PESQUISA SOBRE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA/APROVEITAMENTO DE ESTUDOS NOS CURSOS SUPERIORES
PESQUISA SOBRE VALIDAÇÃO DE DISCIPLINA/APROVEITAMENTO DE ESTUDOS NOS CURSOS SUPERIORES Adriane Stroisch De acordo com pesquisa realizada elaboramos a síntese a seguir com as informações
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS
FACULDADE DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS EDITAL Nº09/FAJS PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E TRANSFERÊNCIA DE OUTRA IES O Diretor da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais
1. Objetivo. 2. Elegíveis
1. Objetivo Estabelecer diretrizes, critérios e condições para a concessão de bolsa integral das mensalidades para cursar 1 (um) semestre, por meio de intercâmbio em uma das instituições de Ensino Superior
Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba
Faculdade de Tecnologia de Carapicuíba Edital de Abertura n. 05/11 para Inscrições para Transferência Externa, do 1.º Semestre de 12, para os cursos da Fatec de Carapicuíba. A Faculdade de Tecnologia de
Art. 18º. Cabe ao Aluno Beneficiado:
SISTEMA DE INCLUSÃO EDUCACIONAL ESTUDE JÁ BRASIL REGULAMENTO I DO SISTEMA Art. 1. - O ESTUDE JÁ BRASIL é um sistema de INCLUSÃO EDUCACIONAL e tem por objetivos: I incentivar o cadastramento de cidadãos
FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015
Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC Presidente Prudente), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas
SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA
SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA 2015.2 APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos necessários
Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC
Matrícula: as dúvidas mais frequentes dos alunos da RETEC 1. Qual o período da matrícula? O período de matrícula compreende o período de 23 de julho a 3 de agosto. A partir de 7 de agosto, poderá haver
CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE
CONSELHO DE ENSINO PESQUISA E EXTENSÃO DA FASETE - CEPEX REGULAMENTO PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA FASETE PROICSETE RESOLUÇÃO CONSUP Nº 010/2005 PAULO AFONSO-BA Setembro de 2015 1 APRESENTAÇÃO A
Edital de Transferência nº 02/2015 de 26/05/2015
Edital de Transferência nº 02/2015 de 26/05/2015 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Jundiaí (FATEC Jundiaí), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para Transferência
EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015.
EDITAL FATEC MAUÁ Nº 02/2015 DE 01 DE JUNHO DE 2015. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação
PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015.
PORTARIA UNIDA Nº. 15/2015, de 18 de Julho de 2015. O Diretor Geral da Faculdade Unida de Vitória, no uso das atribuições conferidas pelo Regimento Interno resolve regulamentar os procedimentos gerais
CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO
CredIES IESB: a melhor alternativa para você. CRÉDITO ESTUDANTIL DO IESB CREDIES IESB MANUAL DO ALUNO O que é o CredIes do IESB? É um crédito rotativo estudantil financiado por verbas orçamentárias próprias
Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria
Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia
Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1
Faculdade AGES AGENDA INSTITUCIONAL 2014-2 E 2015-1 ANO MÊS DIA EVENTO OUTUBRO Publicação da programação do semestre (disciplinas e horários) online no site da Faculdade. 30 Comunicar por e-mail e publicar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG. NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA UESB PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PPG NORMA INTERNA Nº 01 2014 PPGEd 7 de janeiro de 2014 Dispõe sobre a Disciplina iniciação à docência no ensino
1. DOS CURSOS, DA DATA, LOCAL E HORÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA MATRÍCULA. Cursos Datas Local Horário. 09 a 18 de junho de 2014
A Direção da Faculdade SATC, mantida pela Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina - SATC, credenciada pela Portaria Ministerial n. 3.556 de 26/11/2003, publicada no D.O.U., em
RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007
Rua Governador Luiz Cavalcante, S/N, TELEFAX (82) 3530-3382 CEP: 57312-270 Arapiraca-Alagoas RESOLUÇÃO Nº. 05 - CONSU 13 DE JUNHO DE 2007 Dispõe sobre normas e procedimentos para os Cursos de Especialização
EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST
EDITAL Nº 02/2013 Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST Os Diretores da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP e da Escola Superior de Administração,
REGULAMENTO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS ESUDA. Capítulo I Das Disposições Preliminares
Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1º Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu da Faculdade de Ciências Humanas ESUDA orientam-se pelas normas especificadas neste Regulamento e estão sujeitos ao
Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos
Procedimentos de Matrícula para o 2º semestre letivo de 2014 Veteranos Período de matrícula: de 01 a 15 de julho de 2014 1) Acesse o site da universidade www.cruzeirodosulvirtual.com.br; 2) No canto superior
REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012
REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE - UNIBH CENTRO DE EXTENSÃO E PESQUISA - CENEP EDITAL Nº 03/2012 Seleção de bolsistas e voluntários para Projetos de Extensão Universitária O Reitor do
EDITAL 08/2014/FACELI
1 EDITAL 08/2014/FACELI REABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACELI (ADMINISTRAÇÃO, DIREITO E PEDAGOGIA), POR MEIO DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA, EXCLUSIVO PARA INGRESSO NO 2º SEMESTRE
EDITAL Nº 88/2015 PROGRAD SELEÇÃO DE MONITORES PIMI 2015/2
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MONITORIA Av. NS 15, 109 Norte, sala 219, Bloco IV 77001-090 Palmas/TO
REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013
REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE (UNIBH) DIRETORIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA E PESQUISA EDITAL Nº 03/2013 Seleção de Bolsistas para o programa de Extensão Escola de Idiomas UniBH O Reitor
RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE
RESOLUÇÃO Nº 06/10-CEPE Altera a Seção I da Resolução nº 37/97-CEPE que aprova normas básicas de controle e registro da atividade acadêmica dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná. O
REGULAMENTO DO APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
REGULAMENTO DO DE Art. 1º O aproveitamento de estudos é o resultado do reconhecimento da equivalência de uma ou mais unidades de estudo, componente curricular de curso de graduação do CEST, com uma ou
REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEZEMBRO 1967
Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas REGULAMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DEZEMBRO 1967 Art. 1 O CPG Curso de Pós-Graduação, da Escola de Administração de Empresas
Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro. Fundação Educacional de Além Paraíba
Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro Fundação Educacional de Além Paraíba Regulamento de Monitoria Art. 1º A Faculdade de Ciências da Saúde Archimedes Theodoro admitirá, sem vínculo empregatício,
EDITAL/SEE/CEL Nº 01/2015
EDITAL/SEE/CEL Nº 01/2015 O Centro de Estudo de Línguas - CEL, referência no ensino gratuito de idiomas para alunos da rede pública, representado pela Coordenadora Geral Nagila Maria Dourado de Carvalho,
SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º
SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SUPAC DIRETORIA DE GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ASSUNTOS ACADÊMICOS DAA MANUAL DE MATRÍCULA 2013/1º APRESENTAÇÃO Este Manual tem como finalidade orientar os alunos sobre os procedimentos
Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011
Universidade Federal de Campina grande CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 06/2010 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2011 O Colegiado
EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016
EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna
REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA
REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA BARRETOS 2010 REGULAMENTO PROGRAMA DE MONITORIA Art. 1 - O Programa de Monitoria da Faculdade Barretos, destinado a alunos regularmente matriculados, obedecerá às normas
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015
EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE CURTA DURAÇÃO 2º SEMESTRE/2015 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições para os
PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 107, de 21 de dezembro de 2012.
PROJETO DE RESOLUÇÃO nº 107, de 21 de dezembro de 2012. Regulamenta o aproveitamento e equivalência de estudos. Elson Rogério Bastos Pereira, Reitor da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC, no
E D I T A L. O presente edital refere-se às vagas disponíveis e às que vierem a surgir ao término do processo de rematrícula.
EDITAL PROEPE/PROAP 8/2016 ABRE INSCRIÇÃO PARA PROCESSO SELETIVO DE PREENCHIMENTO DE VAGAS DISPONÍVEIS NOS S DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, DESTINADAS A TRANSFERÊNCIA INTERNA. Os Pró-Reitores
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE APROVEITAMENTO DE ESTUDOS
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE POUSO ALEGRE REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE DE ESTUDOS Art. 1º O aproveitamento de estudos é o resultado do reconhecimento da equivalência de uma ou mais disciplinas, componente(s)
3. Do Curso, Local, Tempo de Duração e Número de Vagas. As vagas disponíveis e a duração do curso estão listadas na tabela a seguir:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO PRETO Rua Pandiá Calógeras, 898 Bairro Bauxita Ouro
DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS
REGULAMENTO GERAL DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU DAS FACULDADES INTEGRADAS DE VITÓRIA DOS CURSOS E SEUS OBJETIVOS Disciplina os Cursos de Pós- Graduação Lato Sensu nas modalidades Acadêmica e Profissionalizante
Processos Seletivos 2016 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 02 de setembro de 2015
Processos Seletivos 2016 Graduação Presencial Edital de Vestibular de 02 de setembro de 2015 Aditivo nº 6 Define as normas específicas do Vestibular TOP 2016.1 (Aprovado pela Resolução nº 074/2015, de
PROJETO EVEREST DAS DECISÕES
PROJETO EVEREST I- HISTÓRICOS E OBJETIVOS DO PROJETO O Projeto Everest, da FACULDADE DOUTOR LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA - FALEC, através de sua mantenedora, LAR ESCOLA LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA, tem como meta, oportunizar
ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1
ORIENTAÇÃO AOS ALUNOS DE TURMAS ANTERIORES 2008.1 1.- Objetivos do Curso de Mestrado: a. Formação de professores para o magistério superior; b. Formação de pesquisadores; c. Capacitação para o exercício
REGULAMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO
REGULAMENTO DE DEPENDÊNCIA E/OU ADAPTAÇÃO Quadra 29 Lotes 39/43 Art. 1º O sistema de dependência e/ou adaptação de alunos, devidamente matriculados na Faculdade Apogeu, estabelece-se como segue: I O discente,
Analise e Desenvolvimento de Sistemas
EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 01/2015 DE 22 DE MAIO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste no uso de suas atribuições legais faz saber que estão reabertas as inscrições para participação
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA
REGULAMENTO DO PROGRAMA DE BOLSA DE ESTUDO INGRESSO 2014/1 DA FACULDADE ARTHUR THOMAS CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. O presente Regulamento disciplina o processo de seleção, concessão, manutenção e acompanhamento
Portaria Interna Nº. 153/15 São Paulo, 29 de abril de 2.015
Portaria Interna Nº. 153/15 São Paulo, 29 de abril de 2.015 Dispõe sobre os valores dos encargos educacionais para o 2º semestre de 2.015 da Faculdade de Vargem Grande Paulista FVGP. A Diretora da Faculdade
EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO
EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTE PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO DE EXTENSÃO O Diferencial do profissional de Secretariado Executivo dentro do contexto empresarial" EDITAL 001/2014 COORDENAÇÃO DO CURSO DE BACHARELADO
Edital de Processo Seletivo Unificado de 2015 do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP
Edital de Processo Seletivo Unificado de 2015 do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP O Diretor Geral do IPEP, Érico Rodrigues Bacelar, no uso de suas atribuições legais e regimentais e considerando
NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 1. CRONOGRAMA DA RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015
Prezado (a) estudante, NORMAS E CRONOGRAMA DE RENOVAÇÃO DE MATRÍCULA PARA O 2º SEMESTRE DE 2015 Neste documento serão apresentadas orientações sobre a renovação de matrícula para o 2º semestre de 2015.
PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças)
PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PERÍODO LETIVO 1º SEMESTRE DE 2016 - E D I T A L O, mantido pela Fundação Escola
