CONEXÃ O NFS-E SISTEMÃ ISS-INTEL UTILIZÃNDO JÃVÃ E SSL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONEXÃ O NFS-E SISTEMÃ ISS-INTEL UTILIZÃNDO JÃVÃ E SSL"

Transcrição

1 CONEXÃ O NFS-E SISTEMÃ ISS-INTEL UTILIZÃNDO JÃVÃ E SSL Autor : Julio P. Leiser House Company Data : 17/08/ :00 ETAPA 1 IMPORTAR CERTIFICADO A1 DO CLIENTE COM EXTENSÃO.PFX NO INTERNET EXPLORER A partir menu iniciar do Windows, execute o Internet Explorer e em seguida clique no ícone no canto superior direito com formato de engrenagem para acessar as opções de configuração do Internet Explorer. Clique neste ícone para acessar o menu de opções do Internet Explorer. Após abrir o menu, selecione a opção Internet Options ou Opções da Internet conforme figura abaixo: Clique aqui.

2 Em seguida seleciona a pasta Content ou Conteúdo conforme figura abaixo: Pressione este botão para ir até o painel de configuração de certificados. Após clicar no botão Certificates ou Certificados, será apresentada uma nova janela conforme a figura abaixo: Pressione com o mouse no botão Import para importar o certificado A1 do cliente com extensão.pfx

3 Após pressionar o botão Import... será apresentada uma janela conforme figura abaixo. Pressione Next para continuar a importação do certificado. Após selecionar o certificado desejado, pressione o botão Next para confirmar a seleção. Em seguida será apresentado o painel para seleção do certificado do cliente que será importado. Pressione o botão Browse... para selecionar o certificado do cliente. Veja figura abaixo: Clique aqui para selecionar o certificado. Clique aqui. Após selecionar o certificado desejado, pressione o botão Open para confirmar a seleção. Pressione o botão Next para ir para a próxima página.

4 Neste painel está uma das partes mais importantes para que o certificado funcione quando utilizado na linguagem Java e também no momento da exportação do certificado final. Falaremos mais adiante sobre este assunto. Não se esqueça de marcar a opção Enable Strong private key protection( Habilitar a proteção forte de chave privada ) e a opção Mark this key as exportable( Marcar esta chave como exportável ). Isto lhe poupará muitas dores de cabeça e tempo em pesquisa em fóruns e também nos pedidos de suporte. Informe a senha do Certificado do cliente Não esqueça de ligar estas opções. Clique aqui para continuar.

5 Selecione a primeira opção antes de pressionar o botão next Selecione esta opção. Clique aqui para continuar. Pressione o botão Finish para ir para a próxima página. Clique aqui para continuar. Clique aqui para finalizar a importação do certificado. Se tudo deu certo e o certificado for válido, o Internet Explorer deverá apresentar uma tela similar a esta indicando que o certificado foi importado com sucesso. Clique aqui para voltar para a tela de certificados.

6 ETAPA 2 EXPORTAR O CERTIFICADO A1 PARA O FORMATO QUE SERÁ UTILIZADO NO JAVA. Selecione o certificado recém-importado conforme a figura abaixo, em seguida pressione o botão Export... Texto sobreposto para proteger a identidade do cliente, nesta linha irá aparecer o nome do cliente dono do certificado. CERTIFICADO DO CLIENTE Clique aqui para iniciar a exportação do certificado. Após pressionar o botão Export... será apresentada a tela de boas vindas. Veja figura abaixo. Clique aqui para ir para a próxima página.

7 Este painel é uma das partes mais importante da exportação do certificado para funcionar em Java, pois normalmente, por padrão, o IE não habilita a opção de exportação de chave primária conforme figura abaixo. Lembra das opções Enable Strong private key protection( Habilitar a proteção forte de chave privada ) e a opção Mark this key as exportable( Marcar esta chave como exportável )? Sem estas opções habilitadas a opção Yes, export the private key fica inacessível. Clique aqui para ir para a próxima página. Em função da seleção anterior, o IE habilitará a opção que precisamos para gerar o certificado na forma correta para utilização em Java. Enfim, o que realmente interessa para que o certificado funcione utilizando o Java para conectar o servidor SSL da ISS-Intel. Clique aqui para continuar.

8 Informe a senha do certificado para geração do novo PFX no padrão PKCS #12. Veja figura abaixo: Informe a senha do certificado e a confirmação de senha para geração do novo certificado. Clique aqui para continuar. Informe o nome do arquivo para o novo certificado que será utilizado no Java. Veja figura abaixo. Informe o nome do arquivo que será gerado para o novo certificado.

9 Após informar o nome do arquivo pressione o botão Save. Veja figura abaixo: Nome do certificado que será utilizado no Java já com toda a cadeia de certificados inclusa no PFS. Clique no botão Save para confirmar o nome do certificado. Clique aqui para continuar.

10 Pressione o botão Finish para finalizar o processo de exportação do certificado. Veja figura abaixo: Conferir se está como Yes. Clique aqui para continuar. Se tudo deu certo e o certificado for válido, o Internet Explorer deverá apresentar uma tela similar a esta indicando que o certificado foi importado com sucesso. Clique aqui para continuar. Clique aqui para finalizar.

11 ETAPA 3 EXPORTAR O CERTIFICADO DA ISS-INTEL PARA UM ARQUIVO TIPO DER COM A EXTENSÃO.CER. Para completar a cadeia de certificados necessário para conexão Java, você deverá exportar o certificado da ISS-Inter para uma aquivo DER e posteriormente criar um KeyStore incluindo este certificado como Trust. Veja figura abaixo: Selecione o certificado da ISS-Intel para exportar no formato DER Clique aqui para iniciar o processo de exportação do certificado. Após pressionar o botão Export... será apresentada a tela de boas vindas. Veja figura abaixo. Clique aqui par ir para a próxima página.

12 Selecione a opção DER encoded binary X.509 (.CER). Veja figura abaixo: Selecione esta opção. Clique aqui para continuar Informe o nome do arquivo para geração do certificado da ISS-Intel no formato DER. Veja figura abaixo: Informe o nome do arquivo para geração do trust certificate da ISSIntel no formato DER. Clique aqui para continuar

13 Clique aqui para continuar Clique aqui para finalizar a exportação do certificado.

14 Se tudo deu certo e o certificado for válido, o Internet Explorer deverá apresentar uma tela similar a esta indicando que o certificado foi importado com sucesso. Clique aqui para finalizar. ETAPA 4 CRIAR O KEY STORE JAVA Para fazer o vínculo entre o certificado da ISS-Intel e o certificado do cliente, é necessário criar o Keystore Java e incluir o certificado da ISS-Intel como trust e o certificado do cliente como private key. Para realizar esta tarefa utilize um aplicativo chamado KeyStore Explorer, você pode fazer o download em Instale o aplicativo e em seguida execute o mesmo a partir o atalho que a instalação irá criar na área de desktop. Veja figura abaixo: Execute o KeyStore Explorer.

15 Após executar o KeyStore Explorer, será apresentada a seguinte tela conforme figura abaixo: Clique nesta opção para criar um novo KeyStore. Selecione esta opção. Clique no botão ok para continuar. INCLUÍNDO O CERTIFICADO TRUST DA ISS-INTEL. Após pressionar o botão ok será apresentada a seguinte tela conforme figura abaixo: Clique neste botão para importar o trust certificado ISS-Intel. Selecione o certificado Trust. Pressione o botão Import.

16 Pressione o botão OK, para aceitar o certificado. A mensagem acima indica que não foi possível estabelecer um caminho de confiança para o certificado. As informações do certificado só serão exibidas após confirmação do usuário pressionando o botão OK. Pressione o botão OK, para aceitar o certificado. O painel acima mostra um resumo dos dados de identidade do certificado ISS-Intel. Pressione OK para continuar. Pressione o botão SIM, para aceitar e confiar no certificado.

17 Informe o apelido do certificado ou confirme o apelido sugerido. Pressione o botão Ok para confirmar. Após a confirmação a tela do Keystore Explorer deverá ficar conforme a figura abaixo. Pressione o botão gravar para gerar o Keystore java. Pressione o botão Ok para confirmar. Após pressionar o botão gravar, será solicitada as senhas do certificado, utilize a mesma senha que foi utilizada para geração do.pfx na etapa 2 deste tutorial para simplificar o uso. Veja figura abaixo: Informe a senha para gerar o keystore. Pressionar o botão OK para confirmar a senha. Informe o nome do arquivo onde será armazenado o Keystore Java. Pressione o botão Salvar para gravar o keystore.

18 INCLUINDO O CERTIFICADO KEY PAIR TYPE DO CLIENTE Após pressionar o botão Ok será apresentado a seguinte tela conforme figura abaixo: Clique neste botão para importar certificado do cliente. Selecione a opção PKCS #12 para incluir o certificado do cliente gerado na etapa 2 deste tutorial. Pressione o botão OK para continuar. Selecione esta opção. Pressione o botão Browse para selecionar o certificado. Informe a senha do certificado que será importado. Selecione o certificado gerado na etapa 2 deste tutorial. Clique aqui para confirmar o certificado.

19 Pressione o botão Import para importar o certificado do cliente para o Keystore. Informe o apelido do certificado ou confirme o apelido sugerido. Apelido do cliente Pressione o botão Ok para confirmar. Informe a senha para gerar o Key Pair. Pressionar o botão OK para confirmar a senha. Pressione o botão OK para continuar. Após pressionar o botão OK deverá ser apresentado no Keystore Explorer as seguintes informações conforme figura abaixo:

20 identidade do cliente O Keystore deverá ficar no seguinte formato. Após verificar o Keystore acima pressione o botão gravar para salvar o Keystore gerado. ETAPA 5 TESTANDO O KEYSTORE E O CERTIFICADO PKCS #12 NO WEB SERVICES DA ISSINTEL PARA VALIDAÇÃO DO CERTIFICADO. Abaixo segue classe Java para validar o certificado na ISS-Intel, o endereço de verificação varia de prefeitura para prefeitura. package com.hcinf.soap; import java.io.bufferedreader; import java.io.inputstream; import java.io.inputstreamreader; import java.net.url; import java.net.urlconnection; import java.security.security; public class ClienteHTTPSVerify { public static void main(string[] args ){ // Habilita os logs do java para verificação de certificado via protoco HTTPs. System.setProperty("com.sun.xml.ws.transport.http.client.HttpTransportPipe.dump", "true"); System.setProperty("com.sun.xml.ws.transport.http.HttpAdapter.dump", "true"); System.setProperty("javax.net.debug", "ssl"); final String pathcertificado = "D:\\HCINF\\Certificados-A1\\CLIENTE_JAVA.pfx"; final String keystore = "D:\\HCINF\\Certificados-A1\\CLIENTE_ISSINTEL.keystore"; String senhacertificadopfx String senhacertificadokeystore = "senha"; = "senha"; // Endereço do servidor webservices para verificação do certificado no município. String endpoint = " System.setProperty("java.protocol.handler.pkgs", "com.sun.net.ssl.internal. Security.addProvider(new com.sun.net.ssl.internal.ssl.provider()); // Indica o certificado tipo KeyStore - PKCS12 - arquivo.pfx do cliente. System.setProperty("javax.net.ssl.keyStoreType", "PKCS12"); System.setProperty("javax.net.ssl.keyStore", pathcertificado); System.setProperty("javax.net.ssl.keyStorePassword", senhacertificadopfx ); // Indica Trust KeyStore arquivo.keystore com o certificado ISSIntel e o // certificado do cliente. System.setProperty("javax.net.ssl.trustStoreType", "JKS"); System.setProperty("javax.net.ssl.trustStore", keystore); System.setProperty("javax.net.ssl.trustStorePassword", senhacertificadokeystore ); try{ // Aceita a negociação com o servidor.

21 System.setProperty("sun.security.ssl.allowUnsafeRenegotiation", "true"); URL url = new URL(endpoint); // Conecta com o servidor URLConnection conn = url.openconnection(); conn.setallowuserinteraction(true); conn.setdefaultallowuserinteraction(true); InputStream inputstream = conn.getinputstream(); InputStreamReader inputstreamreader = new InputStreamReader(inputstream); BufferedReader bufferedreader = new BufferedReader(inputStreamReader); } String string = null; // Lê a resposta do servidor para checar se o certificado passou pelo teste. while ( (string = bufferedreader.readline() )!= null ) System.out.println("Received "+string); } catch(throwable err){ err.printstacktrace(); } } Ao executar a classe Java acima o servidor da ISS-Intel deverá retornar o seguinte resultado em SOAP, conforme exemplo abaixo. %% Cached client session: [Session-1, SSL_RSA_WITH_RC4_128_MD5] main, WRITE: TLSv1 Application Data, length = 219 main, READ: TLSv1 Application Data, length = 2886 Received <validated>true</validated><raw_cert>-----begin CERTIFICATE----- Received MIIGNTCCBR2gAwIBAgIIBNkl/vQokZ8wDQYJKoZIhvcNAQEFBQAwTDELMAkGA1UE Received BhMCQlIxEzARBgNVBAoTCklDUC1CcmFzaWwxKDAmBgNVBAMTH1NFUkFTQSBDZXJ0 Received awzpy2fkb3jhierpz2l0ywwgdjewhhcnmtaxmtmwmtcxmjq2whcnmtexmtmwmtcx Received MjQ2WjCB8TELMAkGA1UEBhMCQlIxEzARBgNVBAoTCklDUC1CcmFzaWwxFDASBgNV Received BAsTCyhFTSBCUkFOQ08pMRgwFgYDVQQLEw8wMDAwMDEwMDE1MTUwMzIxFDASBgNV Received BAsTCyhFTSBCUkFOQ08pMRQwEgYDVQQLEwsoRU0gQlJBTkNPKTEUMBIGA1UECxML Received KEVNIEJSQU5DTykxFDASBgNVBAsTCyhFTSBCUkFOQ08pMRQwEgYDVQQLEwsoRU0g Received QlJBTkNPKTEvMC0GA1UEAxMmU0lTUE9OVE8gU0lTVEVNQVMgSU5URUxJR0VOVEVT Received IExUREEtTUUwgZ8wDQYJKoZIhvcNAQEBBQADgY0AMIGJAoGBAMD3w88temL0DkDe Received Dh44pF31qd5q0bwI7HA+2SJCijR/VlcIuIrGipZw6xsFmP01eA9Q0yyFzEOWJhBn Received RJXOKNsGcxQlVoWkB2djdY228KDzBUQgetURDelCe5TlObrZxHWtXUQqCVCH6WNd Received X68YuAL/xdXE1jqYEO1JWFLPic7pAgMBAAGjggL3MIIC8zAOBgNVHQ8BAf8EBAMC Received BeAwHQYDVR0lBBYwFAYIKwYBBQUHAwIGCCsGAQUFBwMEMB8GA1UdIwQYMBaAFLdg Received qfv5sqauao1069vkyzzozvvcmig6bgnvhreegbiwga+bgkzjtkfoq0vjuk9au0lt Received UE9OVE8uQ09NLkJSoD4GBWBMAQMEoDUTMzI4MDQxOTY0MDUzMjMwMTc4MTMwMDAw Received MDAwMDAwMDAwMDBNIDQuNTE5LjcxMFNTUCBNR6AdBgVgTAEDAqAUExJKQUNLU09O Received IFRVTElPIFJFSVOgGQYFYEwBAwOgEBMOMDA0NTU0NTgwMDAxMzWgFwYFYEwBAweg Received DhMMMDAwMDAwMDAwMDAwMFcGA1UdIARQME4wTAYGYEwBAgEGMEIwQAYIKwYBBQUH Received AgEWNGh0dHA6Ly93d3cuY2VydGlmaWNhZG9kaWdpdGFsLmNvbS5ici9yZXBvc2l0 Received b3jpby9kcgmwgfaga1udhwsb6dcb5tbjoeegryzdahr0cdovl3d3dy5jzxj0awzp Received Y2Fkb2RpZ2l0YWwuY29tLmJyL3JlcG9zaXRvcmlvL2xjci9zZXJhc2FjZHYxLmNy Received bdbdoeggp4y9ahr0cdovl2xjci5jzxj0awzpy2fkb3muy29tlmjyl3jlcg9zaxrv Received cmlvl2xjci9zzxjhc2fjzhyxlmnybdbtofggt4znahr0cdovl3jlcg9zaxrvcmlv Received LmljcGJyYXNpbC5nb3YuYnIvbGNyL1NlcmFzYS9yZXBvc2l0b3Jpby9sY3Ivc2Vy Received YXNhY2R2MS5jcmwwgZcGCCsGAQUFBwEBBIGKMIGHMEcGCCsGAQUFBzAChjtodHRw Received Oi8vd3d3LmNlcnRpZmljYWRvZGlnaXRhbC5jb20uYnIvY2FkZWlhcy9zZXJhc2Fj Received ZHYxLnA3YjA8BggrBgEFBQcwAYYwaHR0cDovL29jc3AuY2VydGlmaWNhZG9kaWdp Received dgfslmnvbs5ici9zzxjhc2fjzhyxma0gcsqgsib3dqebbquaa4ibaqbnof4mjgs4 Received GyrXeehRrVzXTi6FhPyFtnuna5grYYG7SZIQKcQGlXvqNvOdOG2uJ+I2/vapY7jq Received r4edi5s7j8fglmkpvmoaleuk3+5df+jxagyli/8k39gktcq709xv1hqt8997pcvo Received II1at3C3SciyyjcUvP8x/xo/ux4bV372aYdvxyY7iYVxTA8HnIF6GQTqLzZvoQwW Received xc+d1lp2tjj10r74ym4zsjg9sqbvkdtikq8j1yklzrwhyqaztcpj+wgamaghjday Received s9iwilkf/nqbynx9vcxyt7vq88aikns1nfi9ldllezyjud64po8pophdc+wxnxl6 Received o57gl3ws5gzg Received -----END CERTIFICATE----- Received </raw_cert>

Importação de Certificado Servidor Web IIS 6 e IIS 7

Importação de Certificado Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Importação de Certificado Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Instalação da cópia de segurança Instalação da cópia do certificado Instalação do arquivo.pfx Certificado Digital do tipo A1 Proibida a reprodução total

Leia mais

Instrução para Exportação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7

Instrução para Exportação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Instrução para Exportação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Sumário Introdução... 3 Pré-Requisitos:... 3 Utilizando

Leia mais

Instrução para Importação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7

Instrução para Importação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Instrução para Importação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Instalação da cópia de segurança Instalação da cópia do certificado Instalação do arquivo.pfx Certificado Digital do tipo

Leia mais

Instrução para Exportação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7

Instrução para Exportação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Instrução para Exportação de Certificados Digitais de Servidor Web IIS 6 e IIS 7 Gerar backup do certificado Gerar arquivo.pfx Certificado Digital do tipo A1 Sistemas Operacionais: Windows 2000 Server

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB

PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB Sumep Julho/2006 PROCEDIMENTOS PARA A INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO DE LEILÃO ELETRÔNICO DA CONAB Objetivo

Leia mais

Certificado A1 Manual de Renovação online

Certificado A1 Manual de Renovação online Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Página2 Índice Requisitos... 03 Plug-ins e ActiveX... 04 Renovação... 06 Exportação: Backup PFX... 12 Página3 Requisitos Este manual

Leia mais

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web

Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Instrução para Instalação de Certificados Digitais de Servidor Web Certificado Digital do tipo A1 Sistemas Operacionais: Windows 2000 Server Windows 2003 Server Dezembro/2010 Proibida a reprodução total

Leia mais

Configuração Java Nota Legal Porto Alegre

Configuração Java Nota Legal Porto Alegre Configuração Java Nota Legal Porto Alegre Manual do Usuário Sumário 1. Sobre... 03 2. Configuração do Java... 04 3. Configuração do Applet... 10 4. Geração da NFS-e... 13 Sobre A Prefeitura de Porto Alegre

Leia mais

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL

GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL GUIA PARA REALIZAÇÃO DE BACKUP DE CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... Erro! Indicador não definido. 2. Acessando o sistema... Erro! Indicador não definido. 3.

Leia mais

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1

Certificado A1. Manual de Renovação online. Manual do Usuário. Produzido por: Informática Educativa. Página1 Certificado A1 Manual de Renovação online Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa Página1 Índice 1. Apresentação... 03 2. Requisitos... 04 3. Plug-ins e ActiveX... 05 4. Renovação... 07

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

1.1 Empresa 4. 1.2 Organização 6. 1.3 Certificado Digital 8. 1.4 Certificado PFX (Cliente) - Descobrir Alias 10. 1.5 Certificado P7B (SeFaz) 11

1.1 Empresa 4. 1.2 Organização 6. 1.3 Certificado Digital 8. 1.4 Certificado PFX (Cliente) - Descobrir Alias 10. 1.5 Certificado P7B (SeFaz) 11 NF-e 1 Nota Fiscal Eletrônica - Configurações 1.1 Empresa 4 1.2 Organização 6 1.3 Certificado Digital 8 1.4 Certificado PFX (Cliente) - Descobrir Alias 10 1.5 Certificado P7B (SeFaz) 11 1.6 Criando a Sequência

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A1 Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Mozilla Firefox... 4 2. Acessando o sistema... 4 3. Baixando e Instalando um certificado Tipo A1... 5 4. Backup do certificado

Leia mais

EXPORTAR E IMPORTAR ASSINATURA DIGITAL

EXPORTAR E IMPORTAR ASSINATURA DIGITAL EXPORTAR E IMPORTAR ASSINATURA DIGITAL Este documento destina-se a guiá-lo(a) através dos vários procedimentos necessários para que efectue uma cópia de segurança do Certificado Digital para depois a exportar

Leia mais

Tutorial Mozilla Thunderbird 1.5

Tutorial Mozilla Thunderbird 1.5 Tutorial Mozilla Thunderbird 1.5 Você poderá fazer o download do Thunderbird na página principal (http://www.mozilla.org/projects/thunderbird/). Ele é totalmente freeware. Ao fazer o download da versão

Leia mais

Exportando um certificado no Controlador de Domínio do AD

Exportando um certificado no Controlador de Domínio do AD Introdução Se você utiliza o Active Directory e deseja que seus usuários possam atualizar suas senhas de maneira online, através da interface de alteração de senha do Just SSO, este guia poderá lhe ser

Leia mais

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice:

Conselho Geral da Ordem Dos Advogados Departamento Informático. Índice: Nota Introdutória: Este documento destina-se a guiá-lo(a) através dos vários procedimentos necessários para efectuar uma Cópia de Segurança do seu Certificado Digital. A exportação do seu certificado digital

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas... 10 O que é Token? É um dispositivo

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 22 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 43 Página 2 de 43 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

Roteiro para Solicitação e instalação de certificado digital para aplicação (Windows 2000)

Roteiro para Solicitação e instalação de certificado digital para aplicação (Windows 2000) Roteiro para Solicitação e instalação de certificado digital para aplicação (Windows 2000) Para solicitar um certificado de aplicação para servidor Web: 1. Acessar https://icp.caixa > solicitação > Aplicação

Leia mais

Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais

Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais Manual para Exportação e Importação de Certificados Digitais Certificado Digital tipo A1 Sistemas Operacionais compatíveis para importação. Windows 2000 Windows XP Windows Vista Windows 7 Novembro/2015

Leia mais

Instalação da chave pública para o webmail do ICB

Instalação da chave pública para o webmail do ICB Instalação da chave pública para o webmail do ICB Documento criado em 22 de junho de 2009. Prezado usuário (a) do Webmail do ICB, O ICB conta hoje com um sistema de webmail, baseado em software livre,

Leia mais

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS

IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS IMPORTAR OU EXPORTAR CERTIFICADOS E CHAVES PRIVADAS Você deve estar com logon de administrador para realizar essas etapas. Você pode importar um certificado para usá-lo no seu computador, ou pode exportá-lo

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Procedimento para Atualização do DDFinance

Procedimento para Atualização do DDFinance Procedimento para Atualização do DDFinance Importante! Faça o backup do Banco de Dados antes de executar o procedimento. O processo de atualização deve ser executado diretamente no servidor para sistemas

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS

CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS CONFIGURAÇÃO DO OUTLOOK EXPRESS Antes de configurar o Outlook, é necessário fazer a instalação do certificado de segurança. Veja a seguir como fazer 1 Faça o download do arquivo: https://www.pae.sc.gov.br/down/caciasc.crt

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Para a correta instalação e funcionamento de seu certificado digital, certifique-se de ter os seguintes requisitos:

Para a correta instalação e funcionamento de seu certificado digital, certifique-se de ter os seguintes requisitos: Instalação de Certificado Digital A1. Etapa 1 - Verificação dos requisitos de sistema Para a correta instalação e funcionamento de seu certificado digital, certifique-se de ter os seguintes requisitos:

Leia mais

Manual de Instalação. Utilização

Manual de Instalação. Utilização Manual de Instalação e Utilização http://www.pdfsam.org INSTALAÇÃO O PDFSam é um utilitário gratuito que possibilita dividir um arquivo existente PDF por tamanho, páginas pares ou ímpares, quantidade de

Leia mais

Instalação do e-token do Governo federal para acesso ao Siapenet e SIAPE.

Instalação do e-token do Governo federal para acesso ao Siapenet e SIAPE. Instalação do e-token do Governo federal para acesso ao Siapenet e SIAPE. 25/07/2013 - pág. 1 Instalação e-token do Governo Federal para acesso ao SIAPE. Baixe os arquivos de instalação de leitura do e-token

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Tutorial MSN Messenger

Tutorial MSN Messenger Tutorial MSN Messenger Este tutorial irá ensiná-lo(a) a usar o programa MSN Messenger, utilizado para conversação Online. Dependendo da sua conexão a página pode demorar um pouco até ser carregada totalmente.

Leia mais

Manual de Instalação SystemFarma AutoCred

Manual de Instalação SystemFarma AutoCred Manual de Instalação SystemFarma AutoCred Requisitos do Sistema Para iniciar a instalação é necessário antes verificar os seguintes requisitos do sistema: Windows 98 ou superior com no mínimo 32 MB de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE CERTIFICADOS DIGITAIS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO GCD GERENCIADOR DE Versão 2 Atualizado em 03/05/2012 Página 1 de 77 ÍNDICE 1 - O QUE É O GCD... 3 2 - COMO EXECUTAR O GCD GERENCIADOR DE... 4 2.3 - COMO CONFIGURAR O PROXY DO GCD...

Leia mais

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas

Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas COORDENADORIA DA RECEITA ESTADUAL GERÊNCIA DE CONTROLE E INFORMAÇÕES Serviço Seguro de Mensagens Instantâneas Jabber & Exodus Jabber é um protocolo aberto, baseado em XML para troca de mensagens instantâneas.

Leia mais

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva

Manual de baixa do Certificado Digital AR SOLUTI. Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014. Classificação: Ostensiva Catalogação do Documento Titulo Classificação Versão 2.0 de 7 de Maio de 2014 Autor Raphael Reis Aprovador Bruno Barros Número de páginas 57 Página 2 de 57 Sumário 1 Sistema operacional compatível para

Leia mais

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus

Procedimentos de Implantação ireport x Protheus Índice 1. INTRODUÇÃO... 2 2. CONFIGURAÇÃO... 2 1.1 Configurando o Protheus... 2 2.2 Configurando o ireports no Protheus... 2 2.3 Incluindo relatórios no Protheus... 4 3. CONFIGURANDO E UTILIZANDO O IREPORT

Leia mais

Bem vindo ao tutorial de acesso ao serviço VPN-IAG

Bem vindo ao tutorial de acesso ao serviço VPN-IAG 1 Tutorial VPN IAG Bem vindo ao tutorial de acesso ao serviço VPN-IAG O que é VPN? VPN (Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual) Vantagens Com este serviço é possível acessar sites restritos à

Leia mais

MANUAL DE EXPORTAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB APACHE PARA SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS

MANUAL DE EXPORTAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB APACHE PARA SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS MANUAL DE EXPORTAÇÃO DE CERTIFICADO SERVIDOR WEB APACHE PARA SERVIDOR WEB MICROSOFT IIS Para confecção desse manual, foi usado o Sistema Operacional Windows XP Professional com SP2, Servidor Web Microsoft

Leia mais

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7

Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Configurando um Grupo Doméstico e Compartilhando arquivos no Windows 7 Para criar um grupo doméstico e compartilhar arquivos é necessário que tenhamos pelo menos dois computadores ligados entre si (em

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do utilitário de gerenciamento de chaves pública/privada, para criptografia de arquivos

Tutorial de instalação e configuração do utilitário de gerenciamento de chaves pública/privada, para criptografia de arquivos Tutorial de instalação e configuração do utilitário de gerenciamento de chaves pública/privada, para criptografia de arquivos Este tutorial visa explicar os procedimentos para a instalação do programa

Leia mais

GUIA DE MANUTENÇÃO DO CERTIFICADO PÚBLICO NA NFSe Versão 0.1

GUIA DE MANUTENÇÃO DO CERTIFICADO PÚBLICO NA NFSe Versão 0.1 GUIA DE MANUTENÇÃO DO CERTIFICADO PÚBLICO NA NFSe Versão 0.1 Sumário Introdução... 3 1. Pré-requisitos... 4 2. Instalação do Java... 5 3. Encontrando o Projeto Servidor NFE... 11 4. Manutenção do arquivo.keystore

Leia mais

SIM Sistema de Informação Monitorada Ltda. Vise Pedidos

SIM Sistema de Informação Monitorada Ltda. Vise Pedidos Vise Pedidos O Vise Pedidos é um aplicativo com fins de funcionamento paralelo ao VISERP. Nele você consegue fazer as rotinas básicas de qualquer representante que esta enloco na empresa direto em seu

Leia mais

Manual para inserir documentos no sistema Projudi

Manual para inserir documentos no sistema Projudi TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE INFORMÁTICA Manual para inserir documentos no sistema Projudi O Projudi só aceita o envio de arquivos assinados, existem três formas de realizar a assinatura

Leia mais

3URFHGLPHQWRGH&RQILJXUDomRGR:LQGRZV;3SDUD$FHVVR

3URFHGLPHQWRGH&RQILJXUDomRGR:LQGRZV;3SDUD$FHVVR 3URFHGLPHQWRGH&RQILJXUDomRGR:LQGRZV;3SDUD$FHVVR j5hgh:l)lgd38& Para o acesso à rede Wi-Fi da PUC-Rio é necessário obter um certificado digital no sistema PUC online. Uma vez instalado este certificado

Leia mais

TUTORIAIS E PROCEDIMENTOS Exportando do IIS para Apache. Página 1 de 3. Comodo Brasil Tecnologia - www.comodobr.com

TUTORIAIS E PROCEDIMENTOS Exportando do IIS para Apache. Página 1 de 3. Comodo Brasil Tecnologia - www.comodobr.com TUTORIAIS E PROCEDIMENTOS Exportando do IIS para Apache Comodo Brasil Tecnologia - www.comodobr.com Rua Visconde de Pirajá, 04/702 Ipanema RJ - 22410-000 Tel: 21 3527-0171 / 11 4063-7724 / 31 4062-7422

Leia mais

Manual de Envio de Torpedos SMS Comtele. Introdução... 02. 1.Cadastrar um Grupo... 02. 2.Inserir ou Importar Contatos... 06. 2.1 Ordem de envio...

Manual de Envio de Torpedos SMS Comtele. Introdução... 02. 1.Cadastrar um Grupo... 02. 2.Inserir ou Importar Contatos... 06. 2.1 Ordem de envio... Manual de Envio de Torpedos SMS Comtele Índice Introdução... 02 1.Cadastrar um Grupo... 02 2.Inserir ou Importar Contatos... 06 2.1 Ordem de envio... 08 3.Criar e Enviar uma Mensagens... 12 4. Salvando

Leia mais

www.proteq.com.br/download/sac/receita/safenetauthenticationclientrfbx32-8.1-sp2.msi (token SafeNet e-gov - Plataforma Windows 32).

www.proteq.com.br/download/sac/receita/safenetauthenticationclientrfbx32-8.1-sp2.msi (token SafeNet e-gov - Plataforma Windows 32). Instalação e-token do Governo Federal para acesso ao SIAPE. Baixe os arquivos de instalação de leitura do e-token GD StarSign em: www.comprasnet.gov.br/ajuda/certificacaodigital.html A tela que abrira

Leia mais

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64)

Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Página1 Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Manual do Usuário Página2 Índice O que é Token?... 03 Instalação do Token... 04 Verificação do Certificado... 07 Troca de Senhas...10 Página3

Leia mais

Suporte ao Desenvolvedor: 0800 770 3320 www.desenvolvedoresdaruma.com.br

Suporte ao Desenvolvedor: 0800 770 3320 www.desenvolvedoresdaruma.com.br Este STK mostrara como instalar e configurar o SiteremoteServer3, para que o mesmo possa gerenciar e monitorar todos os kiosks que tenham o Sitekiosk instalado. Premissas: Possuir um Computador com Windows

Leia mais

Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC

Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC Configuração do cliente de e-mail Windows Live Mail para usuários DAC A. Configurando a autoridade certificadora ICPEdu no Windows Live Mail Os certificados utilizados nos serviços de e-mail pop, imap

Leia mais

Procedimentos para Instalação da DES 3.0.

Procedimentos para Instalação da DES 3.0. Procedimentos para Instalação da DES 3.0. 1. Acessar o portal BHISSDigital e acessar o menu Sistemas->DES->Instalação >Instalação conforme indicação abaixo: 2. Clicar no link assinalado abaixo: 3. Prosseguir

Leia mais

Migração de Certificado Digital (Servidor Microsoft IIS para Apache)

Migração de Certificado Digital (Servidor Microsoft IIS para Apache) Documento: Migração de certificado digital web-server IIS para Apache Autor: Marcelo Carvalho Classificação: Documento externo Data: 13/09/09 Versão: 2.1 proc_migracao_iis_apache.pdf Migração de Certificado

Leia mais

MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER

MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER MANUAL SIGNEXT CARD EXPLORER Versão 1.1 Junho / 2009 Índice Iniciando o Signext Card Explorer...3 Arquivo...3 Carregar Biblioteca...3 Usuário...5 Inicializar Token...5 Login...7 Logout...8 Trocar PIN de

Leia mais

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra

Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição. 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Tutorial para Módulo de Georreferenciamento Posição 3 Edição da Norma de Georreferenciamento do Incra Importante: Buscar sempre as últimas atualizações do sistema posição no site: www.posicao.com.br Em

Leia mais

Instalação do VOL Backup para Desktops

Instalação do VOL Backup para Desktops Este é o guia de instalação e configuração da ferramenta VOL Backup para desktops. Deve ser seguido caso você queira instalar ou reinstalar o VOL Backup em sistemas Windows 2000, XP, Vista ou 7, 32 ou

Leia mais

Roteiro de instalação da Linha DD

Roteiro de instalação da Linha DD Roteiro de instalação da Linha DD O Roteiro de instalação divide-se em 3 partes, onde seguidas conforme instruções desse roteiro, o sistema e a base de dados serão atualizados.. A primeira parte é onde

Leia mais

Tutorial. Windows Live Mail

Tutorial. Windows Live Mail Tutorial Windows Live Mail Instalação, Configuração e Utilização Windows Live Mail O Windows Live Mail permite que você envie e receba mensagens de várias contas de e-mail em um mesmo local, servindo também

Leia mais

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO

SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO SPARK - Comunicador Instantâneo MANUAL DO USUÁRIO BOA VISTA/RR NOVEMBRO DE 2011 Este manual tem por finalidade esclarecer o funcionamento do SPARK ao servidor interessado em usar este comunicador instantâneo.

Leia mais

Manual de Instalação do AP_Conta Windows

Manual de Instalação do AP_Conta Windows Manual de Instalação do AP_Conta Windows aplicativo off line para geração e envio de cobranças eletrônicas no padrão TISS CAPESESP ANS nº 324477 atualizado em 24/04/2012 AP_Conta Windows O AP_Conta Windows

Leia mais

Geração e instalação de Certificado APNS

Geração e instalação de Certificado APNS Geração e instalação de Certificado APNS Manual Rápido para geração e instalação de um Certificado APNS Apple Versão: x.x Manual rápido MobiDM para Certificado APNS Página 1 Índice 1. CERTIFICADO APNS

Leia mais

Manual Signext Card Explorer

Manual Signext Card Explorer Índice 1. Gerenciador... 1 2. Editar... 4 3. Token... 7 4. Key Pair... 8 5. Certificado... 9 6. Sobre... 10 O Card Explorer é um software desenvolvido para que o usuário possa: gerar par de chaves, inserir/excluir

Leia mais

Manual do Assinador de Documentos

Manual do Assinador de Documentos Manual do Usuário Manual do Assinador de Documentos PROJUDI Template Versão 1.1 SUMÁRIO 1. Requisitos Básicos... 3 2. Atualizar a Versão do Java... 3 2.1 Adicionar Site à Lista de Exceções... 10 3. Baixar

Leia mais

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade

Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade Roteiro de Tutorial das Ferramentas de Usabilidade LEITOR DE TELA Por Heblon Motta Alves Barbosa Leitor de tela O que é Leitor de tela é um software que lê todo o conteúdo textual apresentado na tela.

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo:

Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo: Procedimento para configuração de rede sem fio: Windows 7 e Vista Para conectar-se a rede sem fio no Windows 7 e Seven siga as orientações abaixo: 1. Habilite a placa de rede (adaptador) caso não esteja

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO A1. Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015. Classificação: Ostensivo

BAIXA E INSTALAÇÃO DE CERTIFICADO A1. Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015. Classificação: Ostensivo Versão 1.0r0 de 29 de Janeiro 2015 Classificação: Versão 1.0r0 de 29/10/2014 Página 2 de 15 Catalogação do Documento Título GESTÃO DE RISCOS DE SEGURANÇA Classificação Versão 1.0r1-29 de Janeiro de 2015

Leia mais

Cadastramento de usuário. Acesse o site www.tefmatic.com.br. Clique no link Criar uma conta.

Cadastramento de usuário. Acesse o site www.tefmatic.com.br. Clique no link Criar uma conta. 1 Tutorial Tefmatic. Index: Cadastro de usuário no site Pag. 02 Cadastro de empresa parceira Pag. 04 Cadastro de clientes Pag. 05 Abertura de chamado técnico - Pag. 06 Impressão de boletos segunda via.

Leia mais

Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto?

Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto? Melhor do que driblar os vírus de pendrive, é não pegá-los! Mas como fazer isto? Por padrão, a maioria dos pendrives vêm formatados com o padrão conhecido como FAT32. Este padrão já meio antigo, é muito

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição

PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição PROFORMAÇÃO II Pré-Inscrição A CNP desenvolveu o programa Pré-Inscrição que objetiva registrar as informações da Ficha de Inscrição dos professores cursistas que participarão do Proformação II. As instruções

Leia mais

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011

Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte Prof. Vitor H. Migoto de Gouvêa Colégio IDESA 2011 Edição 1 Levante e ande - Instalando o Lazarus e outros sistemas de suporte. Ano: 02/2011 Nesta Edição

Leia mais

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010

Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Servidor Orion Phoenix Versão 1.0 - Novembro/2010 Manual de Instalação do Sistema Orion Phoenix 1.0 - Novembro/2010 Página 1 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO...3 2. VISÃO GERAL...3 3. PROCEDIMENTOS

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO FINANCE Finance V10 New 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pela Caixa Econômica... 3 Como efetuar a Conciliação por Extrato

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Certificado Digital do tipo A1 Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Proibida a reprodução total ou parcial. Todos os direitos reservados 1 Para a confecção desta instrução,

Leia mais

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO

CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO CRIANDO BANCOS DE DADOS NO SQL SERVER 2008 R2 COM O SQL SERVER MANAGEMENT STUDIO Antes de criarmos um novo Banco de Dados quero fazer um pequeno parênteses sobre segurança. Você deve ter notado que sempre

Leia mais

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL Documento: Tutorial Autor: Iuri Sonego Cardoso Data: 27/05/2005 E-mail: iuri@scripthome.cjb.net Home Page: http://www.scripthome.cjb.net ALTERNATIVA PARA CONEXÃO VIA INTERNET DE IP MASCARADO A IP REAL

Leia mais

NFe Nota Fiscal Eletronica

NFe Nota Fiscal Eletronica 1 NFe Nota Fiscal Eletronica Introdução O NFe Tron, apesar de ser um sistema complexo, possui um método simples de instalação, configurando todos os elementos necessários para o funcionamento básico do

Leia mais

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together

Procedimento para atualização do aplicativo KID Together Procedimento para atualização do aplicativo KID Together 1º PASSO: Abrir o painel de controle: Iniciar > Painel de Controle. Clique em "Exibir impressoras e dispositivos" na sessão Hardware e Sons Selecione

Leia mais

Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR. Microsoft IIS 5/6

Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR. Microsoft IIS 5/6 Manual de Instruções para a Criação de Ficheiros CSR Página 1 de 8 CONTROLO DOCUMENTAL REGISTO DE MODIFICAÇÕES Versão Data Motivo da Modificação PREPARADO REVISTO APROVADO ACEITE DUS/RS DISTRIBUIÇÃO DO

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MANUAL DE UTILIZAÇÃO MANUAL DE UTILIZAÇÃO Módulo de operação Ativo Bem vindo à Vorage CRM! Nas próximas paginas apresentaremos o funcionamento da plataforma e ensinaremos como iniciar uma operação básica através do nosso sistema,

Leia mais

Você acessa seu DISCO Virtual do mesmo modo como faz para seu HD, através de:

Você acessa seu DISCO Virtual do mesmo modo como faz para seu HD, através de: Manual DISCO VIRTUAL Gemelo Backup Online DESKTOP É um Disco que se encontra em seu PC junto às unidades de discos locais. A informação aqui existente é a mesma que você efetuou backup com sua Agenda ou

Leia mais

Instalação de Certificados Digitais recebidos via email e sua Exportação

Instalação de Certificados Digitais recebidos via email e sua Exportação Instalação de Certificados Digitais recebidos via email e sua Exportação Instalação de Certificados Digitais recebidos via email e sua Exportação Instalação de Certificados Digitais recebidos via email

Leia mais

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer.

IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. CONFIGURANDO O SISTEMA OFFLINE DR.MICRO IMPORTANTE: O sistema Off-line Dr.Micro é compatível com os navegadores Mozilla Firefox e Internet Explorer. 1- Ao acessar a plataforma online a opção Minha Escola

Leia mais

Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no

Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no Backup (cópia de segurança) e restauração de informações no Pag.2 Backup (cópia de segurança) Após acessar a Intranet da Unimep, para abrir o Ambiente Virtual de Aprendizagem-Moodle, clique sobre seu link

Leia mais

TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP

TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP TUTORIAL SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS XP Abaixe o assistente no site: www.virtualbox.org Assistente de Instalação da Virtual Box Bem vindo ao Assistente de Instalação Virtual Box, clique em NEXT Esta é

Leia mais

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br

Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Data: 22 de junho de 2004. E-mail: ana@lzt.com.br Manual do Suporte LZT LZT Soluções em Informática Sumário VPN...3 O que é VPN...3 Configurando a VPN...3 Conectando a VPN... 14 Possíveis erros...16 Desconectando

Leia mais

Através deste documento, buscamos sanar dúvidas com relação aos tipos de acessos disponíveis a partir desta alteração.

Através deste documento, buscamos sanar dúvidas com relação aos tipos de acessos disponíveis a partir desta alteração. COMUNICADO A Courart Informática, visando à satisfação de seus clientes, efetuou a contratação de um novo servidor junto à Locaweb, onde está alocado o sistema TransControl IV com todos os seus componentes.

Leia mais

VISTORIA DO SISTEMA REGIN PREFEITURAS

VISTORIA DO SISTEMA REGIN PREFEITURAS Página 1 / 29 ÍNDICE ÍNDICE... 2 APRESENTAÇÃO... 3 MÓDULO DE ACESSO... 3 CONFIGURAÇÃO MÓDULO VISTORIA... 4 ANÁLISE DOS PROTOCOLOS... 5 CONTROLE DE EXPORTAÇÃO MÓDULO VISTORIA... 8 DISPOSITIVO REGIN PREFEITURA...

Leia mais

Gerência de Operações

Gerência de Operações Gerência de Operações Versão Manual Solicitação de Atendimento Chat e Conexão Remota Índice 1. Solicitação de Atendimento Login... 3 2. Início do Chat.... 4 3. Conexão Remota... 7 4. Download....

Leia mais