UFSM-CTISM. Teoria da Comunicação Aula-01

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UFSM-CTISM. Teoria da Comunicação Aula-01"

Transcrição

1 UFSM-CTISM Teoria da Comunicação Aula-01 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 2012

2 Objetivo Objetivos da disciplina: Ter conhecimento dos princípios básicos da telecomunicação; Conhecer os conceitos básicos em análise de sinais; Ser capaz de entender e conhecer os tipos de modulação; Conhecer os princípios de codificação, equalização e sincronização.

3 Objetivo Objetivos da disciplina: Ter conhecimento dos princípios básicos da telecomunicação; Conhecer os conceitos básicos em análise de sinais; Ser capaz de entender e conhecer os tipos de modulação; Conhecer os princípios de codificação, equalização e sincronização.

4 Objetivo Objetivos da disciplina: Ter conhecimento dos princípios básicos da telecomunicação; Conhecer os conceitos básicos em análise de sinais; Ser capaz de entender e conhecer os tipos de modulação; Conhecer os princípios de codificação, equalização e sincronização.

5 Objetivo Objetivos da disciplina: Ter conhecimento dos princípios básicos da telecomunicação; Conhecer os conceitos básicos em análise de sinais; Ser capaz de entender e conhecer os tipos de modulação; Conhecer os princípios de codificação, equalização e sincronização.

6 Programa CONCEITOS BÁSICOS EM TELECOMUNICAÇÕES Conceituação das Comunicações; Sistema Básico de Comunicações; Evolução das Redes de Telecomunicações; Classificação dos sistemas; Desempenho do sistema; Lei de Hartley Shannon; Modulação; Codificação; Largura de Banda do Sistema; Duplicação dos meios;

7 Programa CONCEITOS BÁSICOS EM TELECOMUNICAÇÕES Recuperação e manutenção do sistema; Modalidades de comunicações; Enlace de comunicações.

8 Programa ANÁLISE DE SINAIS Análise de Fourier; Funções Pares e Ímpares; Propriedades Elementares; Série Exponencial ou Complexa de Fourier; Transformadas de Fourier; Propriedades das Transformadas de Fourier; Teorema da Amostragem; Teorema de Parseval; Média, Potência e Autocorrelação; Séries de Fourier e a Transformada de Fourier.

9 Programa FILTROS Objetivo de Utilização dos Filtros; Elementos Básicos; Princípios Básicos dos Filtros; Tipo de filtros.

10 Programa MODULAÇÃO EM AMPLITUDE Definições Técnicas; Finalidade da Modulação; Envoltória AM; Espectro de Freqüências e Largura de Banda; Representação Fasorial; Coeficiente de Modulação e Porcentagem de Modulação; Espectro de Voltagem AM; Potência AM.

11 Programa MODULAÇÃO ANGULAR Definição de Modulação Angular; Análise Matemática; Modulação em Fase; Desvio Máximo de Fase; Formas de Onda para FM e PM.

12 Programa TRANSFORMAÇÃO DE SINAIS ANALÓGICOS EM DIGITAIS Teorema da Amostragem; Recuperação do Sinal Amostrado; Teorema de Nyquist; Freqüência de Nyquist e Ciclo de Serviço.

13 Programa MODULAÇÃO POR PULSO Modulação por Amplitude de Pulso; Modulação por Posição de Pulso; Modulação por Largura de Pulso; Modulação por Codificação de Pulso.

14 Programa MODULAÇÃO DIGITAL Utilização de Modems; Modulação ASK; Modulação FSK; Modulação PSK; Velocidade do Modem; Normas de Comunicação; Tipos de Modem.

15 Programa RUÍDO Ruído Feito pelo Homem; Ruído Atmosférico; Ruído Interestelar; Ruído Não-Aleatório; Ruído Aleatório; Temperatura Kelvin; Constante de Boltzmann; Ruído Térmico; Cálculos de Ruído em Sistemas de Telecomunicações.

16 Programa MULTIPLEXAÇÃO DE CANAIS Espaço disponível às comunicações; Multiplexação analógica por divisão de freqüência FDM; Demultiplexação analógica; Multiplexação digital.

17 Programa REDES INTELIGENTES AVANÇADAS Objetivo; Arquitetura da Rede de Informação; Combinação de Serviços - AIN e CTI.

18 Programa SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES NA REDE Serviços de Dados; Serviços de Lan Wan; Serviços Frame Relay; Serviços ATM; Serviço de Voz.

19 Bibliografia BIBLIOGRAFIA BÁSICA: ALENCAR, Marcelo Sampaio de. Sistemas de Comunicações. Editora Erica. MEDEIROS, Julio Cesar de Oliveira. Princípios de Telecomunicações - Teoria e Prática. Editora Erica. NETO, Vicente Soares. Telecomunicações - Sistemas de Modulação. Editora Erica. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR: GOMES, Alcides Tadeu. Telecomunicações - Transmissão e Recepção. Editora Erica. MORAES, Alexandre Fernandes de. Redes de Computadores Fundamentos. Editora Erica. NETO, Vicente Soares. Telecomunicações - Convergência de Redes e Serviço.Editora Erica.

20 Avaliação Prova 1 Prova teórica com a primeira parte da disciplina. Prova 2 Prova teórica com a segunda parte da disciplina. Nota 3 Trabalhos, listas de exercícios, testes surpresa e participação. Nota Final Nota Final = Prova 1+Prova 2+Nota 3 3 (1)

21 Avaliação Prova 1 Prova teórica com a primeira parte da disciplina. Prova 2 Prova teórica com a segunda parte da disciplina. Nota 3 Trabalhos, listas de exercícios, testes surpresa e participação. Nota Final Nota Final = Prova 1+Prova 2+Nota 3 3 (1)

22 Avaliação Prova 1 Prova teórica com a primeira parte da disciplina. Prova 2 Prova teórica com a segunda parte da disciplina. Nota 3 Trabalhos, listas de exercícios, testes surpresa e participação. Nota Final Nota Final = Prova 1+Prova 2+Nota 3 3 (1)

23 Avaliação Prova 1 Prova teórica com a primeira parte da disciplina. Prova 2 Prova teórica com a segunda parte da disciplina. Nota 3 Trabalhos, listas de exercícios, testes surpresa e participação. Nota Final Nota Final = Prova 1+Prova 2+Nota 3 3 (1)

24 Regras em Sala de aula Não será permitido: O uso de Computadores, Tablets, Celulares e calculadoras gráficas. Presença em aula: Será considerada a presença em aula conforme regulamento da UFSM. Todos os demais itens serão de acordo com o regulamento da UFSM.

25 Regras em Sala de aula Não será permitido: O uso de Computadores, Tablets, Celulares e calculadoras gráficas. Presença em aula: Será considerada a presença em aula conforme regulamento da UFSM. Todos os demais itens serão de acordo com o regulamento da UFSM.

26 Regras em Sala de aula Não será permitido: O uso de Computadores, Tablets, Celulares e calculadoras gráficas. Presença em aula: Será considerada a presença em aula conforme regulamento da UFSM. Todos os demais itens serão de acordo com o regulamento da UFSM.

27 Sistemas de Comunicação Fonte Transdutor de entrada Transmissor Canal Destino Transdutor de saída Receptor O propósito de um sistema de comunicações é conduzir os sinais de informação a partir de uma fonte, localizada em um ponto, para um usuário de destino, localizado em outro ponto.

28 Sistemas de Comunicação Fonte Transdutor de entrada Transmissor Canal Destino Transdutor de saída Receptor Fonte: origina a mensagem a ser transmitida. Ex. voz humana, imagem da televisão. Todas elas devem ser convertidas por um transdutor numa forma de onda de um sinal elétrico denominado de sinal na banda base ou, simplesmente, mensagem.

29 Sistemas de Comunicação Fonte Transdutor de entrada Transmissor Canal Destino Transdutor de saída Receptor Transmissor: modifica o sinal na banda base para a transmissão do mesmo através de um canal de comunicação.

30 Sistemas de Comunicação Fonte Transdutor de entrada Transmissor Canal Destino Transdutor de saída Receptor Para transmitir um sinal de mensagem em um canal de comunicação, utilizá-se técnica analógica ou digital.

31 Sistemas de Comunicação Fonte Transdutor de entrada Transmissor Canal Destino Transdutor de saída Receptor O canal de comunicação representa o meio de transmissão. No canal o sinal é atenuado, ruído e sinais interferêntes (que se originam de outras fontes) são somados ao sinal transmitido.

32 Sinal de Voz Os sinais de voz apresentam as seguintes características: O sinal de voz ocupa a largura de banda entre 0 e 4kHz. Em aplicações de telefonia a largura de banda é limitada em 3,4kHz; Pitch: é a frequência fundamental de um sinal de voz. O pitch varia de pessoa para pessoa. Para a voz masculina, o pitch está entre 50 e 250Hz. Já para a voz feminina, o pitch está entre 200 e 400Hz.

33 Sinal de Voz Os sinais de voz apresentam as seguintes características: O sinal de voz ocupa a largura de banda entre 0 e 4kHz. Em aplicações de telefonia a largura de banda é limitada em 3,4kHz; Pitch: é a frequência fundamental de um sinal de voz. O pitch varia de pessoa para pessoa. Para a voz masculina, o pitch está entre 50 e 250Hz. Já para a voz feminina, o pitch está entre 200 e 400Hz.

34 Sinal de Voz e áudio Os sinais de voz podem ser classificados em: Sonoros: a,e,o,etc; Surdos: z,t,etc. Os sinais de áudio Os sinais de áudio fazem uso de uma largura de banda igual a 20kHz. As técnicas usadas em sinais de áudio são as mesmas empregadas em sinais de voz.

35 Sinal de Voz e áudio Os sinais de voz podem ser classificados em: Sonoros: a,e,o,etc; Surdos: z,t,etc. Os sinais de áudio Os sinais de áudio fazem uso de uma largura de banda igual a 20kHz. As técnicas usadas em sinais de áudio são as mesmas empregadas em sinais de voz.

36 Sinal de Voz e áudio Os sinais de voz podem ser classificados em: Sonoros: a,e,o,etc; Surdos: z,t,etc. Os sinais de áudio Os sinais de áudio fazem uso de uma largura de banda igual a 20kHz. As técnicas usadas em sinais de áudio são as mesmas empregadas em sinais de voz.

37 Unidades de informação Base 2 kilo(k) = 2 10 = bit = a 1 ou 0 (b) 4 bits = 1 nybble (?) 8 bits = 1 byte (B) 1024 bits = 1 kilobit (Kb) 1024 bytes = 1 Kilobyte (KB) 1024 Kilobytes = 1 Megabyte (MB) 1024 Megabytes = 1 Gigabyte (GB) 1024 Gigabytes = 1 Terabyte (TB)

38 Unidades de informação Base 2 kilo(k) = 2 10 = bit = a 1 ou 0 (b) 4 bits = 1 nybble (?) 8 bits = 1 byte (B) 1024 bits = 1 kilobit (Kb) 1024 bytes = 1 Kilobyte (KB) 1024 Kilobytes = 1 Megabyte (MB) 1024 Megabytes = 1 Gigabyte (GB) 1024 Gigabytes = 1 Terabyte (TB)

39 Unidades de informação Base 10 kilo(k) = 10 3 = nhz = 1000pHz 1 µ Hz = 1000nHz 1 mhz = 1000 µ Hz 1 Hz = 1000 mhz 1 KHz = 1000 Hz 1 Kpixel = 1000pixel 1 MHz = 1000 KHz 1 Mpixel = 1000Kpixel 1 GHz = 1000 MHz 1 Mpixel = 1000Mpixel 1 THz = 1000 GHz 1 Tpixel = 1000Gpixel

40 Unidades de informação Base 10 kilo(k) = 10 3 = nhz = 1000pHz 1 µ Hz = 1000nHz 1 mhz = 1000 µ Hz 1 Hz = 1000 mhz 1 KHz = 1000 Hz 1 Kpixel = 1000pixel 1 MHz = 1000 KHz 1 Mpixel = 1000Kpixel 1 GHz = 1000 MHz 1 Mpixel = 1000Mpixel 1 THz = 1000 GHz 1 Tpixel = 1000Gpixel

41 Exemplos de sinais de áudio Para aplicações de áudio(cd) a frequência de amostragem é de 44,1kHz (T=23µs) e cada amostra é quantizada com 16 bits. Para dois canais de áudio estéreos a taxa de transmissão demandada é igual à 2 44, = 1, bps.

42 Imagem Imagem digital: Na codificação de imagens, as imagens são divididas em unidades básicas chamadas de pixels. Cada pixel tem a sua amplitude quantizada e quanto maior o número de pixel, maior é a qualidade da imagem reconstruída. Exemplo: Se uma imagem é codificada com a resolução de pixel se cada pixel é representado por 24 bits, então o tamanho da memória necessária para armazenar a imagem é /8 = 247, 5 kbytes= 1980 kbits

43 Video Video digital: Um sinal de vídeo ocupa uma largura de banda igual a 5MHz. Usando o teorema da amostragem de Nyquist, deve-se amostrar o sinal de vídeo com uma taxa de amostragem igual a 10M amostras/s. PCM 8-bit Se a técnica PCM com 8-bit é usada, então o sinal de vídeo de manda uma taxa de transmissão igual a 80Mbps. Compressão de video Como essa taxa de transmissão é muito elevada, recomenda-se o uso de técnicas de compressão de vídeo visando reduzir a taxa de transmissão.

44 Modos de Comunicação Broadcasting Utilização de um único transmissor e vários receptores. A informação flui em um único sentido. Comunicação ponto a ponto A comunicação acontece entre um único emissor e um único receptor. Essa comunicação pode ser classificada como: Half duplex: fluxo é unidirecional; Full duplex: fluxo é bidirecional.

45 Modos de Comunicação Broadcasting Utilização de um único transmissor e vários receptores. A informação flui em um único sentido. Comunicação ponto a ponto A comunicação acontece entre um único emissor e um único receptor. Essa comunicação pode ser classificada como: Half duplex: fluxo é unidirecional; Full duplex: fluxo é bidirecional.

46 Modos de Comunicação Broadcasting Utilização de um único transmissor e vários receptores. A informação flui em um único sentido. Comunicação ponto a ponto A comunicação acontece entre um único emissor e um único receptor. Essa comunicação pode ser classificada como: Half duplex: fluxo é unidirecional; Full duplex: fluxo é bidirecional.

47 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Codificador de fonte Codificador de canal Modulador Canal Destino Decodificador de fonte Decodificador de canal Demodulador Codificador de fonte: A codificação da fonte é realizada visando reduzir redundância na mesma. Classificam-se em: Sem perda Ex. Algoritmos que rodam no winzip. Com perda Ex. MPEG, JPEG.

48 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Codificador de fonte Codificador de canal Modulador Canal Destino Decodificador de fonte Decodificador de canal Demodulador Codificador de fonte: A codificação da fonte é realizada visando reduzir redundância na mesma. Classificam-se em: Sem perda Ex. Algoritmos que rodam no winzip. Com perda Ex. MPEG, JPEG.

49 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Codificador de fonte Codificador de canal Modulador Canal Destino Decodificador de fonte Decodificador de canal Demodulador Codificador de fonte: A codificação da fonte é realizada visando reduzir redundância na mesma. Classificam-se em: Sem perda Ex. Algoritmos que rodam no winzip. Com perda Ex. MPEG, JPEG.

50 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Codificador de fonte Codificador de canal Modulador Canal Destino Decodificador de fonte Decodificador de canal Demodulador Codificação de canal: Introduz, de forma controlada, informações redundantes visando garantir que o receptor (destinatário) use essas informações para detecção e correção de erros.

51 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Codificador de fonte Codificador de canal Modulador Canal Destino Decodificador de fonte Decodificador de canal Demodulador Modulador digital: Modulação é um processo de mapeamento do sinal. Isso implica diretamente na taxa de transmissão do sistema de comunicação.

52 Canal de Comunicação Canal de Comunicação Canal é um meio usado para a transmissão da mensagem. Ex:cabo coaxial, cabos de energia, fibra óptica, link de rádio, onda guiada) O canal atua como um filtro, ou seja, atenua o sinal transmitido e provoca deslocamento de fase (atraso ou avanço no tempo). As distorções introduzidas pelo canal podem ser lineares e não lineares. Ambas as distorções podem ser eliminadas com o uso de equalizadores.

53 Canal de Comunicação Canal de Comunicação Canal é um meio usado para a transmissão da mensagem. Ex:cabo coaxial, cabos de energia, fibra óptica, link de rádio, onda guiada) O canal atua como um filtro, ou seja, atenua o sinal transmitido e provoca deslocamento de fase (atraso ou avanço no tempo). As distorções introduzidas pelo canal podem ser lineares e não lineares. Ambas as distorções podem ser eliminadas com o uso de equalizadores.

54 Canal de Comunicação Canal de Comunicação Canal é um meio usado para a transmissão da mensagem. Ex:cabo coaxial, cabos de energia, fibra óptica, link de rádio, onda guiada) O canal atua como um filtro, ou seja, atenua o sinal transmitido e provoca deslocamento de fase (atraso ou avanço no tempo). As distorções introduzidas pelo canal podem ser lineares e não lineares. Ambas as distorções podem ser eliminadas com o uso de equalizadores.

55 Canal de Comunicação Canal de Comunicação Canal é um meio usado para a transmissão da mensagem. Ex:cabo coaxial, cabos de energia, fibra óptica, link de rádio, onda guiada) O canal atua como um filtro, ou seja, atenua o sinal transmitido e provoca deslocamento de fase (atraso ou avanço no tempo). As distorções introduzidas pelo canal podem ser lineares e não lineares. Ambas as distorções podem ser eliminadas com o uso de equalizadores.

56 Ruído Ruído Além das distorções introduzidas pelo canal, o sinal que trafega através do canal de comunicação é corrompido pela presença de ruído. O ruído pode ser aditivo ou multiplicativo. A origem do mesmo pode ser externa ou interna: Interna: movimentação de elétrons nos condutores, emissões ou difusões aleatórias de cargas elétricas em equipamentos eletrônicos, etc. Pode somente ser reduzido. Externa: sinais transmitidos nas proximidades, gerados pelo homem, descargas atmosféricas, etc. Podem ser minimizados ou eliminados

57 Ruído Ruído Além das distorções introduzidas pelo canal, o sinal que trafega através do canal de comunicação é corrompido pela presença de ruído. O ruído pode ser aditivo ou multiplicativo. A origem do mesmo pode ser externa ou interna: Interna: movimentação de elétrons nos condutores, emissões ou difusões aleatórias de cargas elétricas em equipamentos eletrônicos, etc. Pode somente ser reduzido. Externa: sinais transmitidos nas proximidades, gerados pelo homem, descargas atmosféricas, etc. Podem ser minimizados ou eliminados

58 Ruído Ruído Além das distorções introduzidas pelo canal, o sinal que trafega através do canal de comunicação é corrompido pela presença de ruído. O ruído pode ser aditivo ou multiplicativo. A origem do mesmo pode ser externa ou interna: Interna: movimentação de elétrons nos condutores, emissões ou difusões aleatórias de cargas elétricas em equipamentos eletrônicos, etc. Pode somente ser reduzido. Externa: sinais transmitidos nas proximidades, gerados pelo homem, descargas atmosféricas, etc. Podem ser minimizados ou eliminados

59 Razão Sinal-Ruído (SNR) Razão Sinal-Ruído (SNR) Uma medida para se analisar canais de comunicação corrompidos pela presença de ruídos é a razão sinal-ruído (signal to noise ratio - SNR). A SNR é a razão entre a potência do sinal recebido com a potência do ruído na entrada do receptor.

60 Razão Sinal-Ruído (SNR) Razão Sinal-Ruído (SNR) Uma medida para se analisar canais de comunicação corrompidos pela presença de ruídos é a razão sinal-ruído (signal to noise ratio - SNR). A SNR é a razão entre a potência do sinal recebido com a potência do ruído na entrada do receptor.

61 Razão Sinal-Ruído (SNR) Razão Sinal-Ruído (SNR) Uma medida para se analisar canais de comunicação corrompidos pela presença de ruídos é a razão sinal-ruído (signal to noise ratio - SNR). A SNR é a razão entre a potência do sinal recebido com a potência do ruído na entrada do receptor.

62 Meios para Transmissão de Dados Wireline Par trançado (Twisted Pair); Cabo coaxial (Coaxial Cable); Fibra óptica (Optical Fiber); Cabos de energia (power line cable). Wireless Ar (ondas de rádio).

63 Meios para Transmissão de Dados Wireline Par trançado (Twisted Pair); Cabo coaxial (Coaxial Cable); Fibra óptica (Optical Fiber); Cabos de energia (power line cable). Wireless Ar (ondas de rádio).

64 Meios para Transmissão de Dados Wireline Par trançado (Twisted Pair); Cabo coaxial (Coaxial Cable); Fibra óptica (Optical Fiber); Cabos de energia (power line cable). Wireless Ar (ondas de rádio).

65 Meios para Transmissão de Dados Wireline Par trançado (Twisted Pair); Cabo coaxial (Coaxial Cable); Fibra óptica (Optical Fiber); Cabos de energia (power line cable). Wireless Ar (ondas de rádio).

66 Meios para Transmissão de Dados Wireline Par trançado (Twisted Pair); Cabo coaxial (Coaxial Cable); Fibra óptica (Optical Fiber); Cabos de energia (power line cable). Wireless Ar (ondas de rádio).

67 Meios para Transmissão de Dados Wireline Par trançado (Twisted Pair); Cabo coaxial (Coaxial Cable); Fibra óptica (Optical Fiber); Cabos de energia (power line cable). Wireless Ar (ondas de rádio).

68 Receptor: Processa o sinal recebido visando a recuperação da mensagem transmitida. A saída do receptor alimenta um transdutor que converte o sinal elétrico para a forma original da mensagem. Destinatário: É aquele que faz uso da mensagem recebida.

69 Quando a transmissão é digital, o receptor faz uso das seguintes técnicas: Demodulador: É o processo inverso da modulação. Decodificador de canal: É responsável pela detecção e pela correção de erros baseado em redundância que foi previamente introduzida pelo codificador de canal. Decodificador de fonte: Reestrutura a sequência de bits no formato correto.

70 Analógico versus Digital Mensagem analógica: É caracterizada por dados cuja valores variam sobre um faixa contínua. Ex: temperatura, pressão do ar. Mensagens digitais: São construídas por um alfabeto finito de símbolos. Ex: código morse que é constituído dos símbolos ponto (.) e espaço ( ), a língua portuguesa constituída de um número finito de palavras, etc. Se uma mensagem é binária, então somente dois símbolos são usados. Se a mensagem é construída por M símbolos, então a mesma é M-ária (ternária, quaternária, etc).

71 Analógico versus Digital Transmissão analógica: O sinal cuja amplitude varia continuamente é transmitido através de um canal de comunicação. A reprodução do sinal analógico no receptor é bastante difícil, posto que pequenas distorções geradas pelo canal e/ou ruído corrompem a mensagem transmitida. Transmissão digitais: 1s e 0s são transmitidos na forma de pulsos de tensão. Assim sendo, se ocorre alguma distorção devido ao canal e/ou ruído, é possível detectar os pulsos recebidos pelo receptor, até um certo limite. Podemos afirmar que, a transmissão digital apresenta superior imunidade ao ruído em relação à transmissão analógica.

72 Analógico versus Digital Uma fonte de informação analógica pode ser convertida para o formato digital Amostragem (Teorema de Nyquist) O sinal deve ser amostrado a uma frequência mínima igual ao dobro da máxima fequência contida no sinal. Quantização Esta associada ao nível de precisão exigida pela aplicação, que possibilite representar o sinal de forma adequada. Quanto maior numero de níveis maior é a quantidade de bits para representar uma amostra do sinal. Representação digital - Código de linha Símbolos discretos são finalmente mapeados para formas de ondas físicas. Ex. onda quadrada.

73 Analógico versus Digital A/2 t A/2 t

74 Analógico versus Digital A m(t) t

75 Analógico versus Digital A m(t) t

76 Analógico versus Digital A m(t) t

2- Conceitos Básicos de Telecomunicações

2- Conceitos Básicos de Telecomunicações Introdução às Telecomunicações 2- Conceitos Básicos de Telecomunicações Elementos de um Sistemas de Telecomunicações Capítulo 2 - Conceitos Básicos de Telecomunicações 2 1 A Fonte Equipamento que origina

Leia mais

1 Problemas de transmissão

1 Problemas de transmissão 1 Problemas de transmissão O sinal recebido pelo receptor pode diferir do sinal transmitido. No caso analógico há degradação da qualidade do sinal. No caso digital ocorrem erros de bit. Essas diferenças

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Parte II: Camada Física Dezembro, 2012 Professor: Reinaldo Gomes reinaldo@computacao.ufcg.edu.br Meios de Transmissão 1 Meios de Transmissão Terminologia A transmissão de dados d

Leia mais

Como em AM e FM, a portadora é um sinal senoidal com frequência relativamente alta;

Como em AM e FM, a portadora é um sinal senoidal com frequência relativamente alta; Modulação Digital Modulação Digital Como em AM e FM, a portadora é um sinal senoidal com frequência relativamente alta; O sinal modulante é um sinal digital; A informação (bits) é transmitida em forma

Leia mais

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO

Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO Telecomunicações CONCEITOS DE COMUNICAÇÃO 1 COMUNICAÇÃO A COMUNICAÇÃO pode ser definida como a transmissão de um sinal através de um meio, de um emissor para um receptor. O sinal contém uma mensagem composta

Leia mais

Sinal analógico x sinal digital. Sinal analógico. Exemplos de variações nas grandezas básicas. Grandezas básicas em sinais periódicos

Sinal analógico x sinal digital. Sinal analógico. Exemplos de variações nas grandezas básicas. Grandezas básicas em sinais periódicos Plano Redes de Computadores Transmissão de Informações nálise de Sinais ula 04 Introdução Dados, sinais e transmissão Sinal analógico x sinal digital Sinais analógicos Grandezas básicas Domínio tempo x

Leia mais

Redes de Computadores sem Fio

Redes de Computadores sem Fio Redes de Computadores sem Fio Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Programa Introdução

Leia mais

UFSM-CTISM. Comunicação de Dados Capacidade de canal Aula-12

UFSM-CTISM. Comunicação de Dados Capacidade de canal Aula-12 UFSM-CTISM Comunicação de Dados Capacidade de canal Aula-12 Professor: Andrei Piccinini Legg Santa Maria, 2012 O pode ser definido como todo e qualquer tipo de interfência externa que exercida sobre um

Leia mais

Tratamento do sinal Prof. Ricardo J. Pinheiro

Tratamento do sinal Prof. Ricardo J. Pinheiro Fundamentos de Redes de Computadores Tratamento do sinal Prof. Ricardo J. Pinheiro Resumo Modulação e demodulação Técnicas de modulação Analógica AM, FM e PM. Digital ASK, FSK e PSK. Multiplexação e demultiplexação

Leia mais

NASCE A ERA DA COMUNICAÇÃO ELÉCTROMAGNÉTICA

NASCE A ERA DA COMUNICAÇÃO ELÉCTROMAGNÉTICA 1844 Demonstração pública bem sucedida do TELÉGRAFO, inventado por SAMUEL MORSE. Transmitida a mensagem What hath God wrought entreo Capitólio em Washington e Baltimore NASCE A ERA DA COMUNICAÇÃO ELÉCTROMAGNÉTICA

Leia mais

Multiplexação. Multiplexação. Multiplexação - FDM. Multiplexação - FDM. Multiplexação - FDM. Sistema FDM

Multiplexação. Multiplexação. Multiplexação - FDM. Multiplexação - FDM. Multiplexação - FDM. Sistema FDM Multiplexação É a técnica que permite a transmissão de mais de um sinal em um mesmo meio físico. A capacidade de transmissão do meio físico é dividida em fatias (canais), com a finalidade de transportar

Leia mais

DO ANALÓGICO AO DIGITAL: CONCEITOS E

DO ANALÓGICO AO DIGITAL: CONCEITOS E DO ANALÓGICO AO DIGITAL: CONCEITOS E TÉCNICAS BÁSICASB Fernando Pereira Instituto Superior TécnicoT Digitalização Processo onde se expressa informação analógica de forma digital. A informação analógica

Leia mais

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia

Prof. Daniel Hasse. Multimídia e Hipermídia Prof. Daniel Hasse Multimídia e Hipermídia AULA 02 Agenda: Algoritmos de Codificação/Decodificação; Codec de Áudio. Atividade complementar. Algoritmos de Codificação/Decodificação - Comunicação tempo real,

Leia mais

Camada Física. Camada Física

Camada Física. Camada Física Camada Física Camada Física lida com a transmissão pura de bits definição do meio físico, níveis de tensão, duraçãodeumbit,taxade transmissão,comprimento máximo, construção dos conectores 1 Camada Física

Leia mais

RCO2. Introdução à camada física

RCO2. Introdução à camada física RCO2 Introdução à camada física 1 Transmissão de uma stream de bits por um meio de transmissão 2 Atribuições da camada física: Transmissão de sequências de bits pelo meio físico Modulação (transmissão

Leia mais

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006

Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006 Redes de Computadores Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006 Sinal no domínio do tempo Redes de Computadores 2 1 Sinal sinusoidal no tempo S(t) = A sin (2πft

Leia mais

Introdução à Redes de Computadores

Introdução à Redes de Computadores Introdução à Redes de Computadores 1 Agenda Camada 1 do modelo OSI (continuação) 2 1 Camada 1 do modelo OSI Continuação 3 Sinais Analógicos e Digitais Os sinais são uma voltagem elétrica, um padrão de

Leia mais

Exercícios do livro: Tecnologias Informáticas Porto Editora

Exercícios do livro: Tecnologias Informáticas Porto Editora Exercícios do livro: Tecnologias Informáticas Porto Editora 1. Em que consiste uma rede de computadores? Refira se à vantagem da sua implementação. Uma rede de computadores é constituída por dois ou mais

Leia mais

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto. Prova 3 2015/1 (02/07/2015)

Teoria das Comunicações Prof. André Noll Barreto. Prova 3 2015/1 (02/07/2015) Teoria das Comunicações Prova 3 2015/1 (02/07/2015) Aluno: Matrícula: Instruções A prova consiste de três questões discursivas A prova pode ser feita a lápis ou caneta Não é permitida consulta a notas

Leia mais

UFSM-CTISM. Comunicação de Dados Aula-02

UFSM-CTISM. Comunicação de Dados Aula-02 UFSM-CTISM Comunicação de Dados Aula-02 Professor: Andrei Piccinini Legg andrei.legg@gmail.com Santa Maria, 2012 Sistema de Comunicação Digital Fonte de informação Modulador Informatica Canal Destino Demodulador

Leia mais

UNIDADE I Aula 5 Fontes de Distorção de Sinais em Transmissão. Fonte: Rodrigo Semente

UNIDADE I Aula 5 Fontes de Distorção de Sinais em Transmissão. Fonte: Rodrigo Semente UNIDADE I Aula 5 Fontes de Distorção de Sinais em Transmissão Fonte: Rodrigo Semente A Distorção, em Sistemas de Comunicação, pode ser entendida como uma ação que tem como objetivo modificar as componentes

Leia mais

Fundamentos de Telecomunicações

Fundamentos de Telecomunicações Fundamentos de Fundamentos de Introdução às s Noção de informação, mensagem e sinal Informação A informação é um conceito fundamental das comunicações. No entanto édifícil de definir com precisão o que

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO Amanda 5ª Atividade: Codificador e codificação de linha e seu uso em transmissão digital Petrópolis, RJ 2012 Codificador: Um codoficador

Leia mais

Principais Meios de Transmissão Par Trançado Cabo Coaxial Fibra Ótica Micro Ondas

Principais Meios de Transmissão Par Trançado Cabo Coaxial Fibra Ótica Micro Ondas Modelo de Comunicação Propósito principal A troca de informação entre dois agentes Comunicação de Computadores Comunicação de Dados Transmissão de Sinais Agente Dispositivo de entrada Transmissor Meio

Leia mais

1 Transmissão digital em banda base

1 Transmissão digital em banda base 1 Transmissão digital em banda base A transmissão digital oferece algumas vantagens no que diz respeito ao tratamento do sinal, bem como oferecimento de serviços: Sinal pode ser verificado para avaliar

Leia mais

Bibliografia. Forouzan, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4. ed. McGraw-Hill, 2008.

Bibliografia. Forouzan, Behrouz A. Comunicação de Dados e Redes de Computadores. 4. ed. McGraw-Hill, 2008. Redes Sem Fio Você vai aprender: Contextualização das redes sem fio; Fundamentos de transmissão de sinais digitais; Fundamentos de radio comunicação; Arquiteturas em redes sem fio; Redes WLAN padrão IEEE

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

TELECOMUNICAÇÕES E REDES TELECOMUNICAÇÕES E REDES 1 OBJETIVOS 1. Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? 2. Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização deve utilizar? 3. Como sua

Leia mais

Comunicação de Dados. Aula 4 Conversão de Sinais Analógicos em digitais e tipos de transmissão

Comunicação de Dados. Aula 4 Conversão de Sinais Analógicos em digitais e tipos de transmissão Comunicação de Dados Aula 4 Conversão de Sinais Analógicos em digitais e tipos de transmissão Sumário Amostragem Pulse Amplitude Modulation Pulse Code Modulation Taxa de amostragem Modos de Transmissão

Leia mais

Capítulo 2. Elementos de um Sistema de Telecomunicações Digital

Capítulo 2. Elementos de um Sistema de Telecomunicações Digital Capítulo 2 Elementos de um Sistema de Telecomunicações Digital Conceito de Comunicação Digital: Transmissão de informação em forma digital a partir de uma fonte geradora da informação até um ou mais destinatários.

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação I

Administração de Sistemas de Informação I Administração de Sistemas de Informação I Prof. Farinha Aula 03 Telecomunicações Sistemas de Telecomunicações 1 Sistemas de Telecomunicações Consiste de Hardware e Software transmitindo informação (texto,

Leia mais

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação

Multiplexador. Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Multiplexadores Permitem que vários equipamentos compartilhem um único canal de comunicação Transmissor 1 Receptor 1 Transmissor 2 Multiplexador Multiplexador Receptor 2 Transmissor 3 Receptor 3 Economia

Leia mais

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão

MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão MÓDULO 4 Meios físicos de transmissão Os meios físicos de transmissão são compostos pelos cabos coaxiais, par trançado, fibra óptica, transmissão a rádio, transmissão via satélite e são divididos em duas

Leia mais

Introdução à Transmissão Digital. Funções básicas de processamento de sinal num sistema de comunicações digitais.

Introdução à Transmissão Digital. Funções básicas de processamento de sinal num sistema de comunicações digitais. Introdução à Transmissão Digital Funções básicas de processamento de sinal num sistema de comunicações digitais. lntrodução à transmissão digital Diferença entre Comunicações Digitais e Analógicas Comunicações

Leia mais

1 Problemas de transmissão

1 Problemas de transmissão 1 Problemas de transmissão O sinal recebido pelo receptor pode diferir do sinal transmitido. No caso analógico há degradação da qualidade do sinal. No caso digital ocorrem erros de bit. Essas diferenças

Leia mais

Largura de banda e Throughput (Tanenbaum,, 2.1.2)

Largura de banda e Throughput (Tanenbaum,, 2.1.2) Largura de banda e Throughput (Tanenbaum,, 2.1.2) A largura de banda,, em termos gerais, indica a quantidade máxima de dados que podem trafegar no meio em um determinado momento. É medida em bps (bits

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Introdução Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores Transmissão de Informações nálise de Sinaisi ula 03 Transmissão é o deslocamento de ondas eletromagnéticas em um meio físico (canal

Leia mais

Sistemas e Sinais (LEIC) Análise em Frequência. Carlos Cardeira

Sistemas e Sinais (LEIC) Análise em Frequência. Carlos Cardeira Sistemas e Sinais (LEIC) Análise em Frequência Carlos Cardeira Análise em Frequência Até agora a análise que temos feito tem o tempo como domínio. As saídas podiam ser funções no tempo correspondentes

Leia mais

Transmissão de Dados

Transmissão de Dados T 1 Transmissão de Dados FEUP/DEEC/RCD 2002/03 MPR/JAR T 2 Terminologia e Conceitos Meios de transmissão A transmissão de sinais, sob a forma de ondas electromagnéticas, é suportada em meios de transmissão

Leia mais

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos

MÓDULO 7 Modelo OSI. 7.1 Serviços Versus Protocolos MÓDULO 7 Modelo OSI A maioria das redes são organizadas como pilhas ou níveis de camadas, umas sobre as outras, sendo feito com o intuito de reduzir a complexidade do projeto da rede. O objetivo de cada

Leia mais

Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores Camada Física. Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Henderson Guedes

Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores Camada Física. Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Henderson Guedes Capítulo 2: Introdução às Redes de Computadores Camada Física Redes para Automação Industrial Luiz Affonso Henderson Guedes Camada Física Trata da geração de sinais físicos e sua propagação através do

Leia mais

Modulação por Pulsos

Modulação por Pulsos Modulação por Pulsos Propriedades Amostragem de sinais Modulação por amplitude de pulso (PAM) Modulação por pulso codificado (PCM) Modulação por largura de pulso (PWM) Modulação por posição de pulso (PPM)

Leia mais

Transmissão Digital e Analógica

Transmissão Digital e Analógica Transmissão Digital e Analógica Romildo Martins Bezerra CEFET/BA Redes de Computadores I Introdução... 2 Transmissão Digital... 2 Codificação de Linha... 2 Codificação de Blocos... 4 Transmissão Digital

Leia mais

Conversores D/A e A/D

Conversores D/A e A/D Conversores D/A e A/D Introdução Um sinal analógico varia continuamente no tempo. Som Temperatura Pressão Um sinal digital varia discretamente no tempo. Processamento de sinais digitais Tecnologia amplamente

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR 1 Validade: A partir de 01/91 Departamento Acadêmico de: Engenharia Elétrica Curso: Engenharia Industrial Elétrica Carga Horária: 60H ( Teórica: 30H Lab.: 30H Exerc.: 00H ) Créditos: 03 Pré-requisitos:

Leia mais

05 - Camada de Física. 10 de novembro de 2014

05 - Camada de Física. 10 de novembro de 2014 05 - Camada de Física 10 de novembro de 2014 Conteúdo 2/33 3/33 Camada física Camada OSI mais baixa: PHY Natureza do meio Constituição Forma (dimensões dos fios) Parâmetros físicos (impedância, atenuação)

Leia mais

Redes de Computadores. Comunicação de Dados e Representação de Sinais Analógicos e Digitais Aula 02 Profa. Priscila Solís Barreto

Redes de Computadores. Comunicação de Dados e Representação de Sinais Analógicos e Digitais Aula 02 Profa. Priscila Solís Barreto Redes de Computadores Comunicação de Dados e Representação de Sinais Analógicos e Digitais Aula 02 Profa. Priscila Solís Barreto Bits, números e informação Bit: numero com valor 0 ou 1 n bits: representação

Leia mais

Capítulo 3: A CAMADA FÍSICA

Capítulo 3: A CAMADA FÍSICA Capítulo 3: A CAMADA FÍSICA PCS 2476 Introdução - 1 Meios Físicos e Suas Características PCS 2476 Introdução - 2 Linhas Físicas Linhas Bifilares Par de fios Cabo de Pares Linha Aberta Linha de Alta Tensão

Leia mais

Comunicação de Dados. Aula 9 Meios de Transmissão

Comunicação de Dados. Aula 9 Meios de Transmissão Comunicação de Dados Aula 9 Meios de Transmissão Sumário Meios de Transmissão Transmissão guiada Cabo par trançado Coaxial Fibra ótica Transmissão sem fio Ondas de rádio Micro ondas Infravermelho Exercícios

Leia mais

Telecomunicações e Teleprocessamento

Telecomunicações e Teleprocessamento Telecomunicações e Teleprocessamento Telecomunicações Telecomunicações podem ser definidas como comunicações por meios eletrônicos, normalmente a grandes distâncias. Como veículos de transmissão podem

Leia mais

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br

PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br PROJETO DE REDES www.projetoderedes.com.br Curso de Tecnologia em Redes de Computadores Disciplina: Redes I Fundamentos - 1º Período Professor: José Maurício S. Pinheiro AULA 2: Transmissão de Dados 1.

Leia mais

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Multiplexação e Frame Relay

Generated by Foxit PDF Creator Foxit Software http://www.foxitsoftware.com For evaluation only. Multiplexação e Frame Relay e Frame Relay o Consiste na operação de transmitir varias comunicações diferentes ao mesmo tempo através de um único canal físico. Tem como objectivo garantir suporte para múltiplos canais. o A multiplexação

Leia mais

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS

III.2. CABLE MODEMS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS UNIDADE III SISTEMAS HÍBRIDOS 1 III.2. CABLE MODEMS III.2.1. DEFINIÇÃO Cable modems são dispositivos que permitem o acesso em alta velocidade à Internet, através de um cabo de distribuição de sinais de TV, num sistema de TV a cabo.

Leia mais

Camada Física. Bruno Silvério Costa

Camada Física. Bruno Silvério Costa Camada Física Bruno Silvério Costa Sinais Limitados por Largura de Banda (a) Um sinal digital e suas principais frequências de harmônicas. (b) (c) Sucessivas aproximações do sinal original. Sinais Limitados

Leia mais

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani

Redes de Dados e Comunicações. Prof.: Fernando Ascani Redes de Dados e Comunicações Prof.: Fernando Ascani Redes Wireless / Wi-Fi / IEEE 802.11 Em uma rede wireless, os adaptadores de rede em cada computador convertem os dados digitais para sinais de rádio,

Leia mais

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes

André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes André Aziz (andreaziz.ufrpe@gmail.com) Francielle Santos (francielle.ufrpe@gmail.com) Noções de Redes Noções de Redes: Estrutura básica; Tipos de transmissão; Meios de transmissão; Topologia de redes;

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL 1. INTRODUÇÃO / DEFINIÇÕES

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL 1. INTRODUÇÃO / DEFINIÇÕES 1 INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL 1. INTRODUÇÃO / DEFINIÇÕES 1.1 - Instrumentação Importância Medições experimentais ou de laboratório. Medições em produtos comerciais com outra finalidade principal. 1.2 - Transdutores

Leia mais

SISTEMAS DE UNIDADES DO COMPUTADOR

SISTEMAS DE UNIDADES DO COMPUTADOR SISTEMAS DE UNIDADES DO COMPUTADOR Sistemas de unidades do computador Unidade de Armazenamento e informação Unidade de Frequência Unidade de Transmissão Unidade de velocidade de transmissão Unidade de

Leia mais

Ligação à Internet. Conceitos de Sistemas Informáticos. Grupo de Comunicações por Computador Departamento de Informática Universidade do Minho

Ligação à Internet. Conceitos de Sistemas Informáticos. Grupo de Comunicações por Computador Departamento de Informática Universidade do Minho Grupo de Comunicações por Computador Departamento de Informática Universidade do Minho Maio de 2004 Sumário 1 2 TV Cabo Bragatel Sapo Clix OniNet Telepac Tipos de ligações actualmente disponibilizadas

Leia mais

1 Modulação digital para comunicações móveis

1 Modulação digital para comunicações móveis 1 Modulação digital para comunicações móveis Tabela 1: Algumas modulações empregadas em telefonia celular Sistema Forma de Largura da Critério de Razão celular modulação portadora qualidade sinal-ruído

Leia mais

Aula 2 Aquisição de Imagens

Aula 2 Aquisição de Imagens Processamento Digital de Imagens Aula 2 Aquisição de Imagens Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira mvieira@sc.usp.br EESC/USP Fundamentos de Imagens Digitais Ocorre a formação de uma imagem quando

Leia mais

Amostragem e PCM. Edmar José do Nascimento (Princípios de Comunicações) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento

Amostragem e PCM. Edmar José do Nascimento (Princípios de Comunicações) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Amostragem e PCM Edmar José do Nascimento (Princípios de Comunicações) http://www.univasf.edu.br/ edmar.nascimento Universidade Federal do Vale do São Francisco Roteiro 1 Amostragem 2 Introdução O processo

Leia mais

Segunda Lista de Exercícios

Segunda Lista de Exercícios INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA Segunda Lista de Exercícios 1. Qual é a posição dos meios de transmissão no modelo OSI ou Internet? Os meios de transmissão estão localizados abaixo

Leia mais

Fundamentos de Rede e Cabeamento Estruturado. A camada Física

Fundamentos de Rede e Cabeamento Estruturado. A camada Física Fundamentos de Rede e Cabeamento Estruturado A camada Física Largura de banda Compartilhada ou shared bandwidth Comutada ou switched bandwidth Banda base e banda larga Banda base existe a possibilidade

Leia mais

Teoria das Comunicações

Teoria das Comunicações 1 - Introdução Enlace de um Sistema de Comunicação fonte mensagem transdutor Transmissor Modulador canal ruído receptor transdutor destino mensagem (estimada) sinal de entrada sinal com distorção sinal

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES Eriko Carlo Maia Porto UNESA Universidade Estácio de Sá eriko_porto@uol.com.br Última revisão Julho/2003 REDES DE COMPUTADORES COMUNICAÇÃO DE DADOS PROCESSO DE COMUNICAÇÃO 1. Geração de uma idéia na origem.

Leia mais

3 Qualidade de serviço na Internet

3 Qualidade de serviço na Internet 3 Qualidade de serviço na Internet 25 3 Qualidade de serviço na Internet Além do aumento do tráfego gerado nos ambientes corporativos e na Internet, está havendo uma mudança nas características das aplicações

Leia mais

Davidson Rodrigo Boccardo flitzdavidson@gmail.com

Davidson Rodrigo Boccardo flitzdavidson@gmail.com Fundamentos em Sistemas de Computação Davidson Rodrigo Boccardo flitzdavidson@gmail.com Camada Física Primeira cada do modelo OSI (Camada 1) Função? Processar fluxo de dados da camada 2 (frames) em sinais

Leia mais

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose)

Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) Cap 01 - Conceitos Básicos de Rede (Kurose) 1. Quais são os tipos de redes de computadores e qual a motivação para estudá-las separadamente? Lan (Local Area Networks) MANs(Metropolitan Area Networks) WANs(Wide

Leia mais

Módulo 2 Comunicação de Dados

Módulo 2 Comunicação de Dados URCAMP - CCEI - Curso de Informática Transmissão de Dados Módulo 2 Comunicação de Dados cristiano@urcamp.tche.br http://www.urcamp.tche.br/~ccl/redes/ Para SOARES (995), a transmissão de informações através

Leia mais

Telecomunicações o sistema nervoso da sociedade moderna

Telecomunicações o sistema nervoso da sociedade moderna Ágora Ciência e Sociedade Lisboa, 15 de Maio de 2015 Telecomunicações o sistema nervoso da sociedade moderna Carlos Salema 2014, it - instituto de telecomunicações. Todos os direitos reservados. Índice

Leia mais

UNIDADE I Aula 6 Taxas de Transmissão Máxima em um Canal: Teorema de Nyquist e Teorema de Shannon. Fonte: Rodrigo Semente

UNIDADE I Aula 6 Taxas de Transmissão Máxima em um Canal: Teorema de Nyquist e Teorema de Shannon. Fonte: Rodrigo Semente UNIDADE I Aula 6 Taxas de Transmissão Máxima em um Canal: Teorema de Nyquist e Teorema de Shannon Fonte: Rodrigo Semente Sabemos que, quanto maior a banda passante de um meio físico, maior o número de

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Marcelo Gonçalves Rubinstein Programa de Pós-Graduação em Engenharia Eletrônica Faculdade de Engenharia Universidade do Estado do Rio de Janeiro Ementa Introdução a Redes de

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO TELECOMUNICAÇÕES As telecomunicações referem -se à transmissão eletrônica de sinais para as comunicações, incluindo meios como telefone, rádio e televisão. As telecomunicações

Leia mais

UNIDADE I Aula 2 - Introdução aos Sistemas de Comunicação: Diagrama, Elementos e Transmissão da Informação. Fonte: Rodrigo Semente

UNIDADE I Aula 2 - Introdução aos Sistemas de Comunicação: Diagrama, Elementos e Transmissão da Informação. Fonte: Rodrigo Semente UNIDADE I Aula 2 - Introdução aos Sistemas de Comunicação: Diagrama, Elementos e Transmissão da Informação Fonte: Rodrigo Semente Quais elementos estão relacionados a um Sistema de Comunicação? Geralmente,

Leia mais

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO:

QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: CABEAMENTO DE REDE QUANDO TRATAMOS SOBRE MEIOS DE TRANSMISSÃO, DEVEMOS ENFATIZAR A EXISTÊNCIA DE DOIS TIPOS DESSES MEIOS, SENDO: MEIO FÍSICO: CABOS COAXIAIS, FIBRA ÓPTICA, PAR TRANÇADO MEIO NÃO-FÍSICO:

Leia mais

INF-111 Redes Sem Fio Aula 02 Modelagem de Canais de Rádio Prof. João Henrique Kleinschmidt

INF-111 Redes Sem Fio Aula 02 Modelagem de Canais de Rádio Prof. João Henrique Kleinschmidt INF-111 Redes Sem Fio Aula 02 Modelagem de Canais de Rádio Prof. João Henrique Kleinschmidt Santo André, outubro de 2014 Roteiro Introdução Fundamentos de Transmissão Digital Unidades de Medida em Telecomunicações

Leia mais

Transmissão e comunicação de dados. Renato Machado

Transmissão e comunicação de dados. Renato Machado Renato Machado UFSM - Universidade Federal de Santa Maria DELC - Departamento de Eletrônica e Computação renatomachado@ieee.org renatomachado@ufsm.br 03 de Maio de 2012 Sumário 1 2 Modulação offset QPSK

Leia mais

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16

Informática. Prof. Macêdo Firmino. Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16 Informática Prof. Macêdo Firmino Representação da Informação Macêdo Firmino (IFRN) Informática Setembro de 2011 1 / 16 Introdução Estamos acostumados a pensar nos computadores como mecanismos complexos,

Leia mais

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 3 www.marcelomachado.com

Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 3 www.marcelomachado.com Prof. Marcelo Machado Cunha Parte 3 www.marcelomachado.com Protocolo é a linguagem usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se comunicar Objetivo Transmitir dados em uma rede A transmissão

Leia mais

Aula de Hoje. Sistemas e Sinais Sinais e Sistemas. Sinal em Tempo Contínuo. Sinal Acústico

Aula de Hoje. Sistemas e Sinais Sinais e Sistemas. Sinal em Tempo Contínuo. Sinal Acústico Aula de Hoje Sistemas e Sinais Sinais e Sistemas lco@ist.utl.pt Instituto Superior Técnico O que é um sinal? Como representamos matematicamente um sinal? Qual a diferença entre um sinal contínuo e um sinal

Leia mais

Redes Industriais. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson

Redes Industriais. Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Redes Industriais Centro de Formação Profissional Orlando Chiarini - CFP / OC Pouso Alegre MG Inst.: Anderson Capítulo 2 Meio Físicos A automação no meio produtivo Objetivos: Facilitar os processos produtivos

Leia mais

MODULAÇÃO AM E DEMODULADOR DE ENVELOPE

MODULAÇÃO AM E DEMODULADOR DE ENVELOPE 204/ MODULAÇÃO AM E DEMODULADOR DE ENVELOPE 204/ Objetivos de Estudo: Desenvolvimento de um modulador AM e um demodulador, utilizando MatLab. Visualização dos efeitos de modulação e demodulação no domínio

Leia mais

Infra-Estrutura de Redes

Infra-Estrutura de Redes Faculdade Anhanguera de São Caetano do Sul Infra-Estrutura de Redes Curso: Tecnologia em Redes de Computadores Prof:Eduardo M. de Araujo Site-http://www.professoreduardoaraujo.com Objetivos: Camada física

Leia mais

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto

Introdução. Arquitetura de Rede de Computadores. Prof. Pedro Neto Introdução Arquitetura de Rede de Prof. Pedro Neto Aracaju Sergipe - 2011 Ementa da Disciplina 1. Introdução i. Conceitos e Definições ii. Tipos de Rede a. Peer To Peer b. Client/Server iii. Topologias

Leia mais

Canal 2. Justificativa

Canal 2. Justificativa Índice Canal 1 - Justificativa do Livro...2 Canal 2 - Como Tudo Começou?...4 Canal 3 - De Onde Vem a Imagem?...6 Canal 4 - Como Aparece a Imagem?...8 Canal 5 - Como ocorre a transmissão?...10 Canal 6 -

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Profº Alexsandro M. Carneiro alexsandro@ucdb.br Bacharelado em Sistemas de Informação AULA 06 Bacharelado em Sistemas de Informação UCBD SG - 2005 Tópicos Abordados Camada Física:

Leia mais

Prof. Aleksander S. Paterno

Prof. Aleksander S. Paterno Prof. Aleksander S. Paterno Disciplina de Princípios de Comunicações I Teórica ELEMENTOS DE TEORIA DA INFORMAÇÃO AULA em slide 13 20/11/2009 Quarta-feira 15:20 a 17:00 [1] Resumo da aula 13 O que é teoria

Leia mais

Modelo de um Sistema de Transmissão

Modelo de um Sistema de Transmissão Modelo de um Sistema de Transmissão A finalidade dos sistemas de telecomunicações é a de transformar um ou mais pontos as informações provenientes de uma ou mais fontes. uma configuração típica temos:

Leia mais

Codificação de Canal

Codificação de Canal Laboratório de Processamento de Sinais Laboratório de Sistemas Embarcados Universidade Federal do Pará 26 de janeiro de 2012 Sumário 1 Introdução a 2 Códigos de Blocos Lineares 3 Códigos Cíclicos Introdução

Leia mais

INTRODUÇÃO... 2 TRANSMISSÃO DE SINAL DE VÍDEO SOBRE CABO UTP... 3 TIPOS DE CONVERSORES DE VÍDEO (BALUNS)... 3 DÚVIDAS FREQUENTES...

INTRODUÇÃO... 2 TRANSMISSÃO DE SINAL DE VÍDEO SOBRE CABO UTP... 3 TIPOS DE CONVERSORES DE VÍDEO (BALUNS)... 3 DÚVIDAS FREQUENTES... INTRODUÇÃO... 2 TRANSMISSÃO DE SINAL DE VÍDEO SOBRE CABO UTP... 3 TIPOS DE CONVERSORES DE VÍDEO (BALUNS)... 3 PASSIVOS... 3 ATIVOS... 3 BALUN ATIVO COM PASSIVO... 4 DIAGRAMA DE INSTALAÇÃO... 4 DISTÂNCIAS

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores s de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas da Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) s de Computadores Novembro de 2012 1 / 13 Modelo de Camadas Revisão de de Computadores Os

Leia mais

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1

RECEPTOR AM DSB. Transmissor. Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 RECEPTOR AM DSB Transmissor Circuito Receptor AM DSB - Profº Vitorino 1 O receptor super-heteródino O circuito demodulador que vimos anteriormente é apenas parte de um circuito mais sofisticado capaz de

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES E REDES

TELECOMUNICAÇÕES E REDES Capítulo 8 TELECOMUNICAÇÕES E REDES 8.1 2003 by Prentice Hall OBJETIVOS Quais são as tecnologias utilizadas nos sistemas de telecomunicações? Que meios de transmissão de telecomunicações sua organização

Leia mais

Lista de Exercícios A1

Lista de Exercícios A1 1 a QUESTÃO: A figura abaixo mostra simplificadamente um sistema de televisão inter-oceânico utilizando um satélite banda C como repetidor. O satélite tem órbita geoestacionária e está aproximadamente

Leia mais

RUÍDOS. São sinais elétricos não desejados que interferem num sistema de telecomunicações. Possíveis classificações: Quanto a fonte:

RUÍDOS. São sinais elétricos não desejados que interferem num sistema de telecomunicações. Possíveis classificações: Quanto a fonte: RUÍDOS São sinais elétricos não desejados que interferem num sistema de telecomunicações. Possíveis classificações: Quanto a fonte: Ruído externo: quando a fonte é externa ao sistema de telecomunicações

Leia mais

EXERCíCIOS CAPÍTULOS 3 E 4

EXERCíCIOS CAPÍTULOS 3 E 4 EXERCíCIOS CAPÍTULOS E 4 1. Considere um sistema de omuniações em banda base analógio om AWGN. O anal não introduz distorção e a densidade espetral de potênia do ruído é N 0 /2 é igual a 10-9 W/Hz. O sinal

Leia mais

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação

Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Descobertas do electromagnetismo e a comunicação Porque é importante comunicar? - Desde o «início dos tempos» que o progresso e o bem estar das sociedades depende da sua capacidade de comunicar e aceder

Leia mais

Prof. Manuel A Rendón M

Prof. Manuel A Rendón M Prof. Manuel A Rendón M Tanenbaum Redes de Computadores Cap. 1 e 2 5ª. Edição Pearson Padronização de sistemas abertos à comunicação Modelo de Referência para Interconexão de Sistemas Abertos RM OSI Uma

Leia mais

COMUNICAÇÕES A LONGAS DISTÂNCIAS

COMUNICAÇÕES A LONGAS DISTÂNCIAS Física 11º Ano COMUNICAÇÕES A LONGAS DISTÂNCIAS MARÍLIA PERES TRANSMISSÃO DE INFORMAÇÃO Produziu p pela p primeira vez ondas eletromagnéticas em laboratório (1887) utilizando um circuito para produzir

Leia mais