A VERDADE Que Conduz à VIDA ETERNA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A VERDADE Que Conduz à VIDA ETERNA"

Transcrição

1

2 [ em branco ]

3 A VERDADE Que Conduz à VIDA ETERNA

4 Dedicado ao Deus Que é Clemente com Todos os Que buscam Sua verdade Vivificadora A Verdade Que Conduz à Vida Eterna Publicado em inglês em 1968 Publicado em português em 1968 pela WATCHTOWER BIBLE AND TRACT SOCIETY OF NEW YORK, INC. International Bible Students Association Brooklyn, New York, U.S.A. Éste Livro É Publicado em 112 Idiomas Total dos Livros Impressos em Tôdas as Edições DE EXEMPLARES Editora responsável no Brasil SOCIEDADE TORRE DE VIGIA DE BÍBLIAS E TRATADOS São Paulo, SP Edição Brasileira The Truth That Leads to Eternal Life Portuguese (Brazilian Edition) Endereços de congêneres : Africa do Sul Private Bag 2 P. O. Elandsfonteín, 1406 Alemanha (Rep. Fed.) PcstÍach 5920 D-6200 Wiesbaden 1 América (E. U. da) 117 Adams St. Brooklyn, N. Y., Brasil Caixa Postal São Paulo, SP Portugal Apartado Lisboa 2 Made In the United States of America Impresso nos Estados Unidos da América

5 ÍNDICE CAPÍTULO PÁGINA 1 Iminentes Grandiosas Bênçãos de Deus Por Que é Sábio que Examine Sua Religião 11 3 Quem É Deus? 17 4 Por Que Envelhecemos e Morremos 27 5 Onde Estão os Mortos? 84 6 Jesus Cristo, por Melo de Quem Deus Abençoa a Humanidade 46 7 Existem Espíritos Iníquos? 55 8 Por Que Permitiu Deus a Iniqüidade Até Hoje? A Razão por Que um "Pequeno Rebanho" Vai Para o Céu Reino de Deus Assume o Poder no Meio dos Seus Inimigos Os últimos Dias Dêste Sistema Iníquo de Coisas Uma Regência Justa Faz da Terra um Paraíso A Verdadeira Igreja e Seu Alicerce Como se Identifica a Religião Verdadeira "Saí do Meio Dêles" Costumes Populares Que Desagradam a Deus Como Orar e Ser Ouvido por Deus Obediência Cristã à Lei Respeito Piedoso Pela Vida e Pelo Sangue Estabelecendo Uma Vida Feliz em Família Sua Decisão de Servir a Deus A Adoração Verdadeira - Um Modo de Vida Os textos bíblicos neste livro, a menos q ue haja outra indicação, são citados da Tradução do Novo Muno das Escrituras Sagradas, de linguagem moderna. AZ -Versão da Bíblia de João Ferreira de Almeida, do século dezessete, edição revista e corrigida ; CBC-Versão do Centro Bíblico Católico de São Paulo ; Fi -Versão católica de Antonio Pereira de Figueiredo, do século dezoito ; 1966.

6 "Deus... enxugará dos seus olhos tôda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor." - Apo. 21 : 3, 4.

7 CAPÍTULO 1 Iminentes g rand iosas bençãos de Deus! DESEJA viver em paz e felicidade? Deseja boa saúde e vida longa para si mesmo e para os seus entes queridos? Anseia ver o fim da iniqüidade e do sofrimento? Tôda pessoa de coração sincero deseja tais coisas. Mas, hoje em dia, em tôdas as partes da terra, aumentam a violência, o crime, a fome e a doença. Por que razão está o mundo tão cheio de tribulação? Que significa tudo isso? Há qualquer razão válida para se crer que tais condições hão de melhorar realmente em nossa vida? 2 Sim, há razão para tal esperança, e ela é claramente apresentada num livro publicado em mais idiomas do que qualquer outro no mundo. Este livro é a Bíblia. Ela nos fala sôbre o propósito de Deus, de estabelecer um sistema de coisas inteiramente nôvo para a humanidade. Se tivesse o poder de faze-lo, não acabaria com as condições que tanta tristeza causam? Naturalmente que o faria! Devemos pensar que o Criador do gênero humano fará menos do que isso? A Bíblia nos diz que "Deus é amor". (1 João 4 : 8) Este amoroso Pai celestial certamente conhece as necessidades da humanidade. Ele tem o poder para satisfazer estas necessidades e o 1. Em vista da situação cada vez pior do mundo, que perguntas surgem? 2. (a) Que livro nos oferece razão para esperança? (b) Por que é razoável presumirmos que o Criador amoroso acabará com as condições que causam tristeza? 5

8 6 A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA fará com tôda a certeza, pois o Salmo 145 : 16* diz a respeito de Deus : "Abres a tua mão e satisfazes o desejo de tôda coisa vivente." - Veja também Deuteronômio 32 : 4. 3 Quando satisfará Deus o desejo humano de verdadeira paz e felicidade, junto com duradoura saúde e vida? Precisa a humanidade esperar ainda mais alguns milhares de anos? Não! 0 tempo j á é iminente! Mas, como pode ser? As condições existentes no mundo estão piorando, não melhorando. Isto é verdade, mas a Bíblia tem mostrado claramente, com muita antecedência, que tais condições seriam prova de que vivemos nos "últimos dias" do atual sistema iníquo. (2 Timóteo 3 : 1-5) Dentro em breve, o amoroso Criador porá têrmo tanto à iniqüidade como aos que a causam. Mas, Deus abençoará ricamente os de coração honesto, que desejam fazer o que é direito, pois prometeu : "0 mundo está passando, e assim também o seu desejo, mas aquêle que faz a vontade de Deus permanece para sempre." - 1 João 2 : 17. O QUE DEUS FAREI PELA HUMANIDADE 4 Que mudança sofrerá esta terra! Não haverá mais guerra, nem quaisquer dos sofrimentos que a guerra traz. 0 ódio, o egoísmo, o crime e a violência serão coisas do passado. Em seu lugar haverá perfeita paz e segurança na terra. A Palavra do próprio Deus diz : "Apenas mais um pouco, e o iníquo não mais existirá ;... os próprios mansos possuirão a terra e deveras se deleitarão na abundância de paz." (Salmo 37 : 10, 11 [36 : 10, 11, CBC]) * Salmo 144 :16, versão do Centro Bíblico Católico de São Paulo. 3. (a) Levará ainda muito tempo antes de Deus satisfazer o desejo humano de paz e felicidade? (b) Que provam as condi~ cada vez piores do mundo? 4. (a) Que causas de infelicidade serão coisas do passado no novo sistema de Deus? (b) Como cumprirá Deus a sua promessa de paz?

9 IMINENTES GRANDIOSAS BÊNÇÃOS DE DEUS! 7 Tal paz existirá não só entre as nações, mas também entre vizinhos e em cada família. Pense só em quanta bênção poderá ter assim! E quão reconfortante é saber que o cumprimento desta promessa, que anima o coração, não depende dos homens! É Deus quem a cumprirá. Como? Destruindo os iníquos e instruindo seu povo nos caminhos da paz. - Provérbios 2 : 21, 22 ; Isaías 54 : Entre as muitas bênçãos que as pessoas usufruirão no nôvo sistema estabelecido por Deus acha-se a boa saúde. Até mesmo a morte, que tanta tristeza traz a todos nós, não existirá mais. A promessa do Criador é "E [Deus] enxugará dos seus olhos tôda lágrima, e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem clamor, nem dor.. Eis que faço novas tôdas as coisas." (Apocalipse 21 : 4, 5) * Isto é algo que nenhum governante humano, nenhum cientista e nenhum médico pode fazer ; mas é algo que Deus fará. É razoável pensar-se que o único propósito de Deus para com o homem é que êle passe vinte anos crescendo, talvez outros vinte ou trinta anos adquirindo conhecimento e experiência, e que pouco depois comece a envelhecer, padecendo doenças, e morra? Por que deve a vida do homem ser tão curta, quando até mesmo uma tartaruga pode atingir a idade de duzentos anos e uma árvore pode viver ainda muito mais? Deus fêz o homem para viver, não para morrer. 0 Criador promete que em breve será possível usufruir a vida eternamente, aqui mesmo na terra. (Isaías 25 : 8) Que prazer isso será, com vizinhos que amam a paz, com boa saúde e atividade satisfatória para encher a nossa vida! 6 Como pode ter a certeza de que virá êste nôvo sistema? Como pode ter a certeza de que não é apenas * 0 livro bíblico de Apocalipse é chamado Revelação na Tradução do Nôvo Mundo das Escrituras Sagradas. 5. (a) No nôvo sistema, que acontecerá com a doença e a morte? (b) Que perguntas surgem sôbre a atual curta duração da vida do homem? 6. Como podemos ter a certeza de que virá êste nôvo sistema?

10 8 A VERDADE QUE CONDUZ À VIDA ETERNA um sonho? Pode ter confiança, porque foi prometido pelo Deus Todo-poderoso. Aquêle que criou e que sustenta o universo deu garantia de que virá. "Deus... não pode mentir." (Tito 1 : 2) Sua palavra nunca deixa de se cumprir. - Josué 23 : Estas verdades emocionantes são encontradas na Palavra de Deus, a Bíblia, as Escrituras Sagradas. Não há outra fonte de informação disponível ao homem que explique de maneira realmente satisfatória a razão do que tem acontecido na terra e o propósito de Deus para com a humanidade. Embora fôssem usados homens para escrever a Bíblia, êstes o fizeram sob a orientação da poderosa fôrça ativa, ou espírito santo, de Deus, de modo que "tôda a Escritura é inspirada por Deus". (2 Timóteo 3 : 16) Assim como uma invisível onda de rádio pode transmitir informação, assim a invisível fôrça ativa de Deus dirigiu os escritores da Bíblia para escreverem o que êle quis que a humanidade soubesse. Foi por isso que um dêstes escritores, o apóstolo Paulo, podia dizer "Quando recebestes a palavra de Deus, que ouvistes de nós, vós a aceitastes, não como a palavra de homens, mas, pelo que verazmente é, como a palavra de Deus." - 1 Tessalonicenses 2 : 13 ; veja também 2 Pedro 1 : 20, 21. IMINENTE UMA MUDANÇA EM ESCALA MUNDIAL 8 A Palavra da verdade de Deus nos diz de modo bem claro que nos aproximamos ràpidamente duma mudança em escala mundial. Ela nos mostra que Jesus Cristo se referia ao nosso tempo quando predisse o fim dêste sistema iníquo. Jesus predisse muitas coisas a que seus seguidores futuros deviam estar atentos para saber quando se aproximava o fim. Ele disse que os últimos dias 7. Embora fôssem usados homens para escrever a Bíblia, por que podemos considerá-la verazmente como "a palavra de Deus"? 8. Quais são alguns dos eventos que Jesus disse assinalariam os últimos dias dêste sistema iníquo?

11 IMINENTES GRANDIOSAS BÊNÇÃOS DE DEUS! 9 dêste sistema iníquo seriam assinalados por coisas tais como guerras mundiais, escassez de víveres, um aumento daquilo que é contra a lei e crescente perda de fé em Deus. (Mateus 24 : 3-12) Ele disse que haveria "angústia de nações, não sabendo o que fazer". (Lucas 21 : 25) Temos visto o cumprimento destas profecias em nossa vida. 9 Muitos homens, que estudam os eventos mundiais, estão convencidos de que definitivamente está-se aproximando uma grande mudança. 0 famoso escritor Walter Lippman disse : "Para nós, o mundo inteiro é turbulento e perigoso, desgovernado e aparentemente ingovernável. Em tôda a parte há grande ansiedade e consternação." Ele acrescentou que tudo isso "assinala, creio eu, o fato histórico de que vivemos os capítulos finais do modo de vida estabelecido e tradicional".* Conforme se relatou em 1960, também Dean Acheson, ex-secretário de Estado dos Estados Unidos, declarou que o nosso tempo é "um período de instabilidade sem igual, de violência sem igual'. E êle advertiu : "Sei o bastante do que está acontecendo para assegurar-lhe que, em quinze anos a partir de hoje, êste mundo será perigoso demais para se viver nêle." 10 A s muitas coisas preditas na Palavra da verdade de Deus indicam tôdas que já estamos agora na iminência do tempo duma mudança mundial! 0 que atualmente vemos acontecer em todo o mundo, em cumprimento de profecia bíblica, mostra que o nosso é o tempo que verá a destruição de todo êste sistema iníquo. Os governos da atualidade serão removidos para dar lugar à regência * Newsweek, 9 de outubro de 1967, p. 21. U.S. News & World Report, 13 de junho de 1960, págs. 116, Cite um ou dois exemplos do que homens que estudam os eventos mundiais dizem sôbre os nossos tempos. 10. (a) Como sabemos que está iminente uma mudança mundial? (b) Para o que significa destruição a vindoura mudança mundial?

12 10 A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA de tôda a terra pelo govêrno de Deus. (Daniel 2 : 44 ; Lucas 21 : 31, 32) Nada pode impedir esta mudança, porque ela é do propósito de Deus. A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA 11 A vindoura mudança mundial afetará tôda pessoa na face da terra, inclusive a sua pessoa. Se amar a vida e desejar viver, deve apressar-se a obter conhecimento exato a respeito de Deus, seus propósitos e seus requisitos. Isto é o que Deus deseja que faça, porque é da Sua vontade que "tôda sorte de homens sejam salvos e venham a ter um conhecimento exato da verdade". (1 Timóteo 2 :4) 0 conhecimento exato da Palavra da verdade de Deus habilitará as pessoas de coração honesto a sobreviver ao fim do atual sistema iníquo. (Sofonias 2 : 3) Revela também o caminho para a vida eterna no grandioso nôvo sistema de Deus. Jesus Cristo disse em oração a Deus : "Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o único Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo." -João 17 : 3 ; veja também João 4 : Quão animador é saber que em breve veremos o fim de tôdas as tribulações do mundo! Quão emocionante é saber que temos a esperança de entrar em breve num nôvo sistema em que poderemos usufruir plenamente a vida para todo o sempre! Isto deve dar a todos nós uma forte razão para querer aprender da Bíblia a verdade. Por buscarmos esta verdade, começamos a lançar "um alicerce excelente para o futuro, a fim de que [nos apeguemos] firmemente à verdadeira vida", à "vida eterna" no nôvo sistema de coisas de Deus. -1 Timóteo 6 : 19 ; Al. 11. (a) Podemos escapar dos efeitos da vindoura mudança mundial? (b) Portanto, se quisermos viver, que precisamos fazer, segundo 1 Timóteo 2 :4 e João 17 :3? 12. Que fortes razões temos para desejar aprender a verdade da Bíblia?

13 CAPITULO 2 Por Que é Sábio que Examine Sua Religião TEMOS boas razões para pensar sèriamente em nossa posição perante Deus. Por quê? Porque a evidência prova que Deus, em breve, destruirá os iníquos e estabelecerá Seu nôvo sistema justo. Por isso precisamos perguntar-nos : "Adoro eu a Deus dum modo que êle aprova?" Não é qualquer homem, mas Deus quem julga o que é do Seu agrado. Para obtermos o ponto de vista de Deus, precisamos recorrer à Bíblia. Ali êle nos diz explicitamente que proceder devemos adotar, se quisermos alcançar a vida eterna. (Provérbios 3 : 1, 2) Se tomarmos a peito o que êle diz e o aplicarmos à nossa vida, resultará para nós em maravilhosas bênçãos, tanto agora como nas eras vindouras. 2 Ao examinarmos o que a Bíblia diz sôbre êste assunto, o que encontramos? Ensina ela que as centenas de milhões de pessoas que praticam a religião em tantas maneiras diferentes estão tôdas agradando a Deus? Mostra ela que tôda religião é boa? A fim de que pudéssemos saber como êle considera êste assunto, Deus fêz registrar na sua Palavra a seguinte declaração explicita : "Larga e espaçosa é a estrada que conduz à destruição, e muitos são os que entram por ela ; ao passo 1. (a) Visto que Deus, em breve, destruirá êste sistema de coisas, que precisamos perguntar-nos quanto à nossa adoração? (b) Se desejarmos adotar o proceder aprovado por Deus, a que livro recorreremos? 2. Que declaração, na Bíblia, mostra que não são tôdas as religiões que agradam a Deus? 11

14 12 A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA que estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham." (Mateus 7 : 13, 14) Quão claramente estas palavras respondem às nossas perguntas? Elas mostram que muitas pessoas não estão adorando a Deus dum modo que lhe agrada. Apenas poucos estão na estrada que conduz à vida. 3 Talvez esteja disposto a concordar prontamente com o fato de que grande parte da religião não é aprovada por Deus. Sem dúvida há muitas coisas feitas em nome da religião que pessoalmente não aprova. Por exemplo, ao olhar em volta de si, nas igrejas, e observar pessoas que levam uma vida imoral, mas que se dão as aparências de serem justas, sabe que algo está errado. (2 Timóteo 3 :4, 5) E quando lê no jornal que alguns clérigos aprovam pùblicamente as relações sexuais entre pessoas que não estão casadas, e que êles dizem que não há objeção ao homossexualismo em certas condições, então está bem apercebido de que não é isto o que Deus diz. Talvez se lembre de que Deus destruiu as antigas cidades de Sodoma e Gomorra. E por quê? Porque praticavam tais coisas 1 Por isso sabe que Deus não aprova uma religião que diz às pessoas que não há objeção a tais atos. - Judas 7. 4 Todavia, sem dúvida tem ouvido as pessoas dizer "Não tem importância o que crê, desde que leve uma vida moralmente limpa e seja bondoso com o seu próximo." Mas é isso tudo o que se requer para se adorar a Deus de modo aceitável? Estas coisas são necessárias, mas Deus exige mais. As doutrinas também estão envolvidas. A Bíblia nos informa que "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espirito e verdade". 3. Fazem-se coisas em nome da religião, que pessoalmente não aprova? 4. (a) Além de têrmos boa moral e sermos bondosos, que mais precisamos considerar quanto à nossa religião, em vista das palavras de Jesus em João 4 :23? (b) Por que temos de examinar as doutrinas que nos foram ensinadas?

15 POR QUE É SÁBIO QUE EXAMINE SUA RELIGIÃO 13 (João 4 : 23) Se a nossa adoração há de ser aceitável a Deus, precisa estar bem arraigada na Palavra da verdade de Deus. Jesus repreendeu as pessoas que diziam servir a Deus, mas que se estribavam muito nas tradições de homens, em vez de na Palavra de Deus. Aplicou a elas as palavras do próprio Deus, citadas de Isaías 29 : 13, dizendo : "É em vão que persistem em adorarme, porque ensinam por doutrinas os mandados de homens." (Mateus 15 : 9) Uma vez que não queremos que a nossa adoração seja em vão, é importante que cada um de nós examine a sua religião. 5 Precisamos examinar não só o que nós mesmos cremos, mas também o que é ensinado pela organização religiosa com que talvez nos associemos. Estão os seus ensinos em plena harmonia com a Palavra de Deus ou baseiam-se em tradições de homens? Se amarmos a verdade, não precisamos temer tal exame. Cada um de nós deve ter o desejo sincero de aprender a vontade de Deus para nós e depois fazê-la.- João 8 : mero fato de que os membros duma igreja tenham a Bíblia ou de que ela seja ocasionalmente lida para êles do púlpito não prova em si mesmo que tudo o que se lhes ensina está contido na Bíblia. É bom possuir uma Bíblia ; cada pessoa devia ter uma. Mas, precisamos também saber o que ela diz e crer nela. Se uma certa religião realmente aceitar a Bíblia como Palavra de Deus, então não vai usar apenas determinadas partes dela e rejeitar outras. "Tôda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas. " (2 Timóteo 3 : 16) Sendo 5. Por que devemos examinar, não só as nossas crenças pessoais, mas também os ensinos de qualquer organização religiosa com que nos associamos? 6. (a) Prova o fato de que se usa ocasionalmente a Bíblia na igreja que tôdas as doutrinas da igreja vêm da Bíblia? (b) Por que precisa a religião aprovada por Deus concordar com a Bíblia em todos os pormenores?

16 14 A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA assim, a religião aprovada por Deus precisa concordar com a Bíblia em todos os seus pormenores. 7 0 homem que deseja agradar a Deus precisa ser sincero. Mas, a mera sinceridade não torna a religião da pessoa aprovada aos olhos de Deus. 0 apóstolo Paulo foi movido pelo espírito de Deus a escrever concernente a certas pessoas nos seus dias : "Eu lhes dou testemunho de que têm zêlo de Deus, mas não segundo o conhecimento exato ; pois, por não conhecerem a justiça de Deus, mas buscarem estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à justiça de Deus." (Romanos 10 : 2, 3) Em resultado, sua sinceridade estava mal orientada. 0 problema era que buscavam instrução na direção errada. Apegavam-se ao sistema religioso judaico, que havia rejeitado o Filho de Deus e fôra por sua vez rejeitado por Deus. - Atos 2 : 36, 40 ; Provérbios 14 : Então, o que se pode dizer das religiões que adotam o nome de Cristo e professam aceitá-lo como seu Senhor? Garante a sua pregação em nome dêle que elas têm a aprovação de Deus? Em vista dos textos já considerados, talvez tenha chegado à conclusão que elas não a têm. Neste caso, então, concorda nesta questão com Jesus Cristo, a quem Deus designou como juiz celestial ; pois êle nos adverte, dizendo : "Nem todo o que me disser : `Senhor, Senhor', entrará no reino dos céus, senão aquêle que fizer a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia : `Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome...?' Contudo, eu lhes confessarei então : Nunca, vos conheci! Afastai-vos de mim, vós obreiros do que é contra a lei." - Mateus 7 : Conforme mostrou o apóstolo Paulo, indica a mera sinceridade dos adoradores que sua religião é aprovada por Deus? 8. Como demonstrou Jesus Cristo que nem tôda religião que afirma ser cristã tem a aprovação de Deus?

17 POR QUE SÁBIO QUE EXAMINE SUA RELIGIÃO conhecimento da Bíblia e da vontade de Deus é essencial para se ter a aprovação de Deus. Mas, conforme disse Jesus, o que conta é fazer esta vontade. Precisa-se ter obras em harmonia com o que se aprendeu. (Tiago 2 :26) De modo que, para agradar a Deus, a religião que a pessoa tem precisa estar em plena harmonia com a Bíblia e ser aplicada em cada atividade da vida. - Lucas 6 : Jesus disse que se reconheceria se um homem pratica a religião verdadeira pelos seus "frutos", quer dizer, pelas coisas que faz. (Mateus 7 :20) Do mesmo modo podemos reconhecer uma religião pelo tipo de pessoas que ela produz. A religião verdadeira devia produzir pessoas melhores - maridos e pais melhores, espôsas e mães melhores. Devia produzir pessoas honestas que se destaquem dentre outras por fazerem o que é direito. Não é isto o que esperaria de uma religião que realmente atrai a pessoa a Deus? Deus também olha para estas coisas, e são elas que determinam se a religião é aprovada por Deus ou não. 11 Certamente não deseja ser classificado com os que não se deixa entrar no reino de Deus por não fazerem a vontade de Deus. Portanto, será do seu proveito familiarizar-se bem com a Bíblia. 0 livro que está lendo agora destina-se a ajudá-lo a fazer isso. Adote o proceder seguido pelos antigos bereanos, aprovados pela Palavra de Deus porque "recebiam a palavra com o maior anelo mental, examinando cuidadosamente as Escrituras, cada dia, quanto a se estas coisas eram assim". -Atos 17 : Que mais se precisa, além do conhecimento bíblico, para que a religião agrade a Deus? 10. Que frutos produzirá a verdadeira religião na vida dos que a praticam? 11. Que proceder seguido por pessoas na antiga Beréia faremos bem em adotar?

18 16 A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA 12 Ao passo que examinar a Palavra de Deus, aprenderá que seu amor a Deus será pôsto á prova. Haverá pessoas, talvez até mesmo amigos íntimos ou parentes, que não gostam que examine as Escrituras. (1 Pedro 4 : 4 ; Mateus 10 : 36, 37) Talvez procurem desanimá-lo. Talvez o façam com tôda a sinceridade, visto que não conhecem as verdades maravilhosas encontradas na Bíblia. É, possível que possa ajudá-los. Em outros casos, a oposição talvez venha de pessoas que não amam a Deus. Se isto acontecer, lembre-se de que ter a aprovação de Deus é muito mais importante do que ter a aprovação de homens. É Deus, não o homem, quem lhe dará a vida eterna, se o amar acima de todos e de tudo o mais. - Mateus 22 : Recorra sempre a Deus em busca de ajuda e orientação. Persista em orar, assim como fêz o salmista : " Ó Jeová, ouve deveras a minha oração... Ensina-me a fazer a tua vontade, porque tu és o meu Deus." (Salmo 143 : 1, 10 [142 : 1, 10, CBC]) Se desejar sinceramente conhecer e praticar a religião que êle aprova, então êle responderá à sua oração. E êle o porá em contato com os que realmente `adoram o Pai com espírito e verdade'. - João 4 : 23 ; veja também Mateus 7 : 7, (a) Como talvez se ponha à prova nosso amor a Deus, possivelmente por amigos e parentes? (b) A aprovação de quem devemos buscar sempre? 13. Se buscarmos fazer a vontade de Deus, em prol de que devemos orar?

19 Quem é Deus? CAPÍTULO 3 A NECESSIDADE que o homem tem de Deus e da Sua ajuda nunca foi maior do que agora. Nossa vida depende de o conhecermos. Mas, estranho como pareça, há muita confusão sôbre quem êle é, pois, hoje em dia, como em tempos passados, são muitos os deuses adorados nos diferentes países. Mas, a Bíblia torna claro que há sòmente um único Deus verdadeiro. -1 Coríntios 8 : 5, verdadeiro Deus, para distinguir-se dos muitos deuses falsos, deu-se um nome pessoal. Isto o distingue de todos os outros. Alguém talvez pergunte : "Não é `Deus' o seu nome?" Não, porque "Deus" é apenas um título, assim como `Presidente", "Rei" e "Juiz" são títulos. Dá-se-nos a conhecer o nome pessoal de Deus por meio de sua Palavra, a Bíblia, e êste nome é JEOVÁ. Êste nome é encontrado em muitas traduções da Bíblia no Salmo 83 : 18, onde lemos (Al) : " Para que saibam que tu, a quem só pertence o nome de JEOVÁ, és o Altíssimo sôbre tôda a terra." E em quase tôdas as traduções o nome é encontrado em Apocalipse 19 : 1-6, como parte da expressão "Aleluia" ou "Hallelujah". Isto significa "louvai a Já" (forma abreviada de Jeová). A Enciclopédia Católica (1910, Vol. VIII, p. 329, em inglês) diz o seguinte sôbre o Nome Divino : "Jeová, nome próprio de Deus no Antigo 1. Por que há tanta confusão quanto a quem é Deus? 2. (a) É "Deus" o nome pessoal do verdadeiro Deus? (b) Qual é seu nome pessoal? 17

20 18 A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA Testamento." No entanto, A Bíblia de Jerusalém, uma recente tradução católica, em inglês, usa regularmente o nome "Iavé", como fazem também várias outras traduções. Por que se dá isso? 3 No hebraico, língua em que se escreveram os primeiros trinta e nove livros da Bíblia (Al), o nome de Deus é representado milhares de vêzes por quatro letras hebraicas, IHVH. Nos tempos antigos escrevia-se a língua hebraica sem vogais, sendo que o leitor supria as vogais ao passo que lia as palavras. Portanto, o problema é que hoje em dia não temos maneira de saber exatamente que vogais os hebreus usavam junto com as consoantes IHVH. Muitos eruditos acham que o nome foi pronunciado "Iavé" ou "Javé", mas a forma "Jeová" ("Jehovah") já está em uso há muitos séculos e é a mais amplamente conhecida. 4 Uma vez que não há certeza quanto à pronúncia exata do nome pessoal de Deus, alguns clérigos dizem que não deve usá-lo de maneira alguma, mas, antes, simplesmente dizer "Deus" ou "o Senhor". Todavia, êles não insistem em que não use os nomes "Jesus" e "Jeremias". No entanto, esta pronúncia em uso comum é bastante diferente da pronúncia "Iésua" e "Iirmeiáh". 0 ponto vital não é de que maneira deve pronunciar o Nome Divino, quer "Javé", "Jeová", quer de outra forma, desde que a pronúncia seja comum no seu idioma. 0 que está errado é deixar de usar o nome. Por quê? Porque os que não o usam não poderiam ser identificados com os que Deus toma como "povo para o seu nome". (Atos 15 : 14) Não só devemos conhecer o nome 3. (a) Como é representado o nome de Deus nas Escrituras Hebraicas? (b) Por que não é possível saber-se exatamente como se pronunciava, na antiguidade, o nome de Deus no hebraico? 4. (a) De que maneira são incoerentes os clérigos que dizem que não devemos usar o nome de Deus porque não conhecemos a -sua pronúncia exata? (b) O que é muito mais importante do que como pronunciamos o nome de Deus? (c) Por que é importante que se use o nome de Deus, em vista de Atos 16 :14?

21 QUEM É DEUS? 19 de Deus, mas devemos honrá-lo e louvá-lo perante outros, assim como fêz o Filho de Deus quando estava na terra. - Mateus 6 : 9 ; João 17 : 6, 26. AS QUALIDADES DE DEUS E POR QUE DEVEMOS ADORAR SÓ A ELE 0 que nos conta a própria Bíblia sôbre Deus? Ela nos diz que "Deus é Espírito". (João 4 : 24) Um espírito não se compõe de carne e sangue, nem de outras substâncias materiais que possamos ver ou sentir por meio dos sensos humanos. (1 Coríntios 15 :44, 50) Por isso, olhos humanos nunca jamais viram a Deus. (João 1 :18) Êle é muitíssimo superior a tudo o que nossos olhos podem ver. A majestade das montanhas, o fulgor do sol e até mesmo a glória dos céus estrelados não são nada comparados com êle. - Isaías 40 : 25, Não é de se admirar que se entoe nos céus o cântico "Grandes e maravilhosas são as tuas obras, Jeová Deus, o Todo-poderoso. Justos e verdadeiros são os teus caminhos, Rei da eternidade. Quem realmente não te temerá, Jeová, e glorificará o teu nome, porque só tu és leal?" (Apocalipse 15 :3, 4) Como Criador de tôdas as coisas, Jeová Deus, o "Rei da eternidade" existiu antes de tudo o mais. Êle é "de eternidade a eternidade", significando que não teve principio nem terá fim. - 1 Timóteo 1 : 17 ; Salmo 90 :2, Al [89 :2, Fi]. 7 Quão certo é, então, que a nossa adoração deve ser dirigida exclusivamente a êle! Também nós podemos dizer, ao considerarmos as suas obras criativas : "Digno és, Jeová, sim, nosso Deus, de receber a glória, e a honra, e o poder, porque criaste tôdas as coisas e porque elas existiram e foram criadas por tua vontade." (Apocalipse Deus 6. Por a criação que nenhum de tôdas homem as jamais coisas viu a Deus?? 6. (a) Como descreve a Bíblia as qualidades de Deus, em Apocalipse 15 :3,4? (b) Teve Deus princípio? 7: (a) Segundo Apocalipse 4 :11, por que é correto que nossa adoração só se dirija a Jeová? (b)por meio de que realizou

22 20 A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA 4 :11) Êle fêz a criação, não com instrumentos tais como os homens usam, mas por meio de seu espírito santo, que é a sua fôrça ativa invisível. (Gênesis 1 : 2 ; Salmo 104 : 30 [103 : 30, Matos Soares]) Êste é o mesmo espirito santo pelo qual êle mais tarde fêz que se escrevesse a Bíblia, para que soubéssemos a sua vontade e propósito para com os homens na terra. - 2 Pedro 1. : Uma vez que tôdas as coisas foram criadas 'por sua vontade', tôdas elas têm de servir ao propósito de Deus. Jeová informou o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, sôbre o seu propósito para com êles e os manteve responsáveis por agirem em harmonia com o mesmo. Somos nós, também, responsáveis perante Deus? Sim, porque Deus é a Fonte de nossa vida. Isto é assim não só porque descendemos daquele primeiro casal humano, ao qual Deus deu vida, mas também porque a continuação de nossa vida, cada dia, depende do sol, da chuva, do ar e do alimento que Jeová continua a deixar-nos usufruir. (Salmo 36 : 9 [35 : 10, CBC] ; Mateus 5 :45) Então, a que ponto levamos a nossa vida em harmonia com o propósito de Deus para nós? Devemos pensai sèriamente nisso, porque está em jôgo a oportunidade de têrmos vida eterna. 9 Devemos realmente temer a Deus? Sim, mas com o temor salutar de nos rebelarmos contra a sua vontade, porque a sua vontade é correta. Até mesmo em coisas comuns, não temos mêdo de nos expor a riscos que possam causar ferimento ou a perda da vida? Quanto mais devemos temer desagradar a "Jeová Deus, o Todopoderoso". Contudo, podemos alegrar-nos de que êle é todo-poderoso, porque, "quanto a Jeová, seus olhos percorrem tôda a terra, para mostrar a sua fôrça a favor 8. (a) Por que somos responsáveis perante Deus? (b) Portanto, em que questão devemos pensar sèriamente? 8. (a) Como devemos temer a Deus? (b) Por que podemos alegrar-nos de que Jeová é todo-poderoso?

23 . "Todos QUEM É DEUS? 21 daqueles cujo coração é pleno para com êle". (2 Crônicas 16 : 9 ;* veja também Isaías 40 : 29-31) E podemos estar certos de que Jeová sempre usa seu poder com uma finalidade correta e para o bem dos que amam o que é correto. Pois, "Deus é amor". - 1 João 4 : Portanto, Jeová não é um Deus opressivo os seus caminhos são justiça." (Deuteronômio 32 :4) E verdade que êle é "um Deus que exige devoção exclusiva", mas êle é também um "Deus misericordioso e clemente, vagaroso em irar-se e abundante em benevolência e em verdade". (Êxodo 20 : 5 ; 34 : 6) "Ele mesmo conhece bem a nossa formação, lembra-se de que somos pó." (Salmo 103 :14 [102 :14, CBC]) Podemos realmente ser felizes de ter tal Deus justo, mas compassivo, como nosso Juiz Supremo, Legislador e Rei. - Isaías 33 : Com Jeová há "sabedoria e potência ; êle tem conselho e entendimento". (Jó 12 :13) Sua sabedoria é evidente em tôdas as suas obras criativas, tanto no céu como na terra. Bem que podemos perguntar, então : "Por que é que devia alguém duvidar da sabedoria de Deus?" A Bíblia nos mostra que os seus requisitos são para o nosso bem, tendo por objetivo o nosso bem-estar eterno. E verdade que pode haver ocasiões em que nós, como humanos de limitado conhecimento e experiência, não sabemos avaliar plenamente por que certa lei declarada por Deus é tão importante ou como resultará para o nosso bem. No entanto, a nossa firme crença de que Deus obviamente sabe muito mais do que nós, de que a sua experiência é muito maior do que a nossa e que aquilo que êle faz é para o nosso bem eterno, induzir-nos-á a obedecer a êle com um coração voluntário. - Salmo 19 : 7-11 [18 : 8-12, CBC] ; Miquéias 6 : 8. * 2 Paralipômenos 16 :9, Fi. 10. Que qualidades de Jeová nos fazem felizes de o têrmos por nosso Deus? 11. Mesmo que não entendamos a razão de certa lei de Deus, o que nos moverá a obedecê-la?

24 22 A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA E DEUS UMA "TRINDADE"? 12 Muitas religiões da cristandade ensinam que Deus é uma "Trindade", embora a palavra "Trindade" não exista na Bíblia. 0 Conselho Mundial de Igrejas disse recentemente que tôdas as religiões que fazem parte dêste Conselho devem advogar a crença de que há "um só Deus : Pai, Filho e Espírito Santo", isto é, três pessoas em um só Deus. Os que ensinam tal doutrina admitem que ela é "um mistério". 0 Credo Atanasiano, datando de aproximadamente o oitavo século da Era Comum, diz que o Pai, o Filho e o Espírito Santo são todos três da mesma substância, todos três são eternos (e assim não tiveram princípio) e que todos os três são todo-poderosos. 0 credo ou símbolo reza, pois, que na "Trindade nada é primeiro ou posterior ; nada maior ou menor".* É isto razoável? Mais importante ainda, está em harmonia com a Bíblia? 13 Esta doutrina não era conhecida aos profetas hebreus e aos apóstolos cristãos. A Nova Enciclopédia Católica (edição de 1967, em inglês, Vol. XIV, p. 306) admite que "a doutrina da Santíssima Trindade não é ensinada no AT [Antigo Testamento]". Admite também que a doutrina deve ser datada como sendo de aproximadamente trezentos e cinqüenta anos depois da morte de Jesus Cristo. Portanto, os primitivos cristãos, que foram ensinados diretamente por Jesus Cristo, não criam em que Deus fôsse uma "Trindade". 14 Enquanto Jesus estava na terra, êle certamente não era igual ao seu Pai, pois disse que havia coisas que nem êle nem os anjos sabiam, mas que só Deus sabia. Cyclopaedia of Biblical, Theological and Ecclesiastical Literature, de J. M'Clintock e J. Strong, Vol. II, p (a) Que ensinam credos religiosos, tais como o Credo ou Símbolo Atanasiano, a respeito de Deus? (b) Que devemos perguntar sôbre êste ensino? 13. Segundo a Nova Enciclopédia Católica, criam os profetas hebreus e os primeiros cristãos numa "Trindade"? 14. Como mostrou Jesus que não era igual ao seu Pai?

25 20 ;: QUEM É DEUS? 23 (Marcos 13 :32) Além disso, êle orou a seu Pai, pedindo ajuda quando estava em provação. (Lucas 22 :41, 42) Êle mesmo disse também : "O Pai é maior do que eu." (João 14 :28) Por isso Jesus falou de seu Pai como "meu Deus" e como "o único Deus verdadeiro".-joão 15 Depois da morte de Jesus, Deus o levantou novamente à vida e deu-lhe uma glória maior do que tivera antes. Todavia, ainda assim não era igual a seu Pai. Como sabemos isso? Porque, mais tarde, as Escrituras inspiradas declaram que Deus ainda é "a cabeça do Cristo" (1 Coríntios 11 : 3) A Bíblia diz também que Jesus há de reinar como rei designado por Deus até que êle lhe tenha pôsto todos os inimigos debaixo dos pés e que então "também o mesmo Filho se sujeitará àquele que tôdas as coisas lhe sujeitou, para que Deus seja tudo em todos". (1 Coríntios 15 :28, Al) É evidente que mesmo desde a sua ressurreição Jesus Cristo não é igual a seu Pai. 16 Mas, não disse Jesus em certa ocasião : "Eu e o Pai somos um"? (João 10 : 30) Sim, êle o disse. Mas, tal declaração nem mesmo sugere uma "Trindade", pois êle falou apenas de dois como sendo um, não de três. Jesus certamente não estava refutando os textos bíblicos que já lemos. Êle mesmo esclareceu mais tarde o que queria dizer com esta expressão, ao orar com respeito aos seus seguidores, para que êles "sejam um, assim como nós somos um". (João 17 :22) Jesus e seu Pai eram "um" no sentido de que Jesus estava em plena harmonia com o seu Pai. E êle orou para que seus seguidores estivessem igualmente em harmonia com o seu Pai, com Jesus e um com o outro. 15. Como sabemos que Jesus não era igual a Deus, mesmo depois de ser ressuscitado dentre os mortos? 16. (a) Ensina a declaração de Jesus : "Eu e o Pai somos um", que há uma "Trindade"? (b) Que queria dizer Jesus com esta expressão?

26 24 A VERDADE QUE CONDUZ À VIDA ETERNA 17 Que se pode dizer da declaração em João 1 : 1 (Al), que se refere a Jesus como "o Verbo', ou "a Palavra", dizendo : "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus"? Não prova isto que há uma "Trindade"? Não. Observe, em primeiro lugar, que só se mencionam duas pessoas, não três. Também, neste mesmo capítulo, o versículo 2 diz que o Verbo estava "no princípio com Deus", e o versículo 18 diz que "Deus nunca foi visto por alguém", no entanto, homens têm visto a Jesus Cristo. Por tais razões, e em plena harmonia com o texto grego, algumas traduções do versículo 1 rezam "A Palavra estava com Deus e a Palavra era divina", ou era um "deus", quer dizer, a Palavra era alguém poderoso como um deus. (Uma Tradução Americana, em inglês ; NM) Assim, esta parte da Bíblia está de acôrdo com todo o demais ; ela não ensina uma "Trindade".* 18 Quanto ao "Espírito Santo", a chamada "terceira Pessoa da Trindade" já vimos que não é uma pessoa, mas a fôrça ativa de Deus. (Juízes 14 : 6) João Batista disse que Jesus batizaria com espírito santo, assim como João batizara com água. A água não é pessoa, nem o é o espírito santo. (Mateus 3 : 11) 0 que João predisse cumpriu-se quando Deus fêz que seu Filho Jesus Cristo derramasse espírito santo sôbre os apóstolos e discípulos durante o dia de Pentecostes, em 33 E. C., de modo que "ficaram cheios de espírito santo". Ficaram "cheios" de uma pessoa? Não, mas ficaram cheios da fôrça ativa de Deus. - Atos 2 : 4, 33. * Os trinitaristas pràticamente já deixaram de citar as palavras "o Pai, a Palavra, e o Espirito Santo ; e êstes três são um", que aparecem em algumas versões da Bíblia, em 1 João 5 :7. Os versados no texto concordam que estas palavras são uma adição posterior espúria ao texto inspirado. 17. Por que não ensina a declaração em João 1 :1 que há uma "Trindade"? 18. Como mostra o relato bíblico, do que aconteceu em Pentecostes de 33 E.C., que o espírito santo não podia ser uma pessoa?

27 QUEM É DEUS? 19Então, o que mostram os fatos a respeito da "Trindade"? Nem a palavra nem a idéia existem na Palavra de Deus, a Bíblia. A doutrina não se originou com Deus. Mas, estará interessado em saber que, segundo o livro Babylonian Life and History (Vida e História Babilônicas, de Sir E. A. Wallis Budge, edição de 1925, págs. 146, 147), na antiga Babilônia, os pagãos criam em tal coisa ; de fato, êles adoravam mais de uma trindade de deuses. ADORAR A DEUS "COM ESPÍRITO E VERDADE" 20 Para se amar e respeitar uma pessoa, precisa-se conhecê-la tal qual realmente é. Para que dê a Deus a devoção exclusiva que êle merece, precisa estudar a sua Palavra e 'provar a si mesmo a boa, e aceitável, e perfeita vontade de Deus'. (Romanos 12 :2) 0 importante não é como os homens querem adorar a Deus, mas como Deus quer ser adorado. 21 Cerimônias religiosas e "ajudas à devoção" talvez pareçam belas aos olhos dos que as usam, mas, como as considera Deus? Certamente deseja saber isso, pois deseja ter a aprovação de Deus. 0 próprio Filho de Deus nos diz que "os verdadeiros adoradores adorarão o Pai com espírito e verdade". (João 4 : 23) Por exemplo, constitui o uso de imagens uma adoração "com espírito e verdade"? Agrada a Deus? 22 Em Êxodo 20 : 4, 5, em um dos Dez Mandamentos, o próprio Deus diz : "Não farás para ti escultura, nem imagem alguma... Não te prostrarás diante delas, 19. (a) Portanto, é a "Trindade" um ensino bíblico? (b) Em que país antigo criam os pagãos em trindades de deuses? 20. Segundo Romanos 12 :2, que devemos fazer para dar a Deus devoção exclusiva? 21. Como deseja Deus ser adorado, segundo as palavras do próprio Pilho de Deus? 22: (a) Que diz a Bíblia, em Êxodo 20 :4,5, sôbre imagens religiosas? (b) Que diz a Palavra de Deus para mostrar que o uso de imagens, como "ajuda" à adoração, não faz parte da adoração verdadeira?

28 26 A VERDADE QUE CONDUZ À VIDA ETERNA nem as servirás." (Versão católica do Pontifício Instituto Bíblico de Roma, 1967) Algumas pessoas consideram a imagem religiosa simplesmente como "ajuda" à adoração de Deus, porque podem ver a imagem e tocar nela. Mas Deus inspirou o apóstolo Paulo a escrever : "Estamos andando pela fé, não pela vista." (2 Coríntios 5 : 7) Deus é muito franco sôbre o assunto. Êle nos diz que o uso de imagens não é parte da adoração verdadeira, mas que tais imagens são uma "falsidade". (Isaías 44 :14-20 ; Salmo 115 :4-8 [113B : 4-8, a segunda série de números é de CBC]) Embora talvez se diga que a honra prestada a uma imagem religiosa é inferior à dada a Deus, o próprio Deus diz que não partilha sua glória e seu louvor com tais imagens. - Isaías 42 : O apóstolo João adverte-nos amorosamente : "Guardai-vos dos ídolos." (1 João 5 : 21) Por que não olha em volta de si no seu lar e se pergunta se está fazendo isso? (Deuteronômio 7 :25) Harmonizando a sua vida e modo de adoração com a vontade amorosa de Jeová, poderá ganhar as Suas bênçãos eternas. - 1 Coríntios 10 : Continue a aprender a majestade de Jeová e seus amorosos propósitos, e aumentará em amor a êle. Nunca deixe passar um dia sem lhe agradecer as coisas boas que usufrui por causa de Sua benevolência. Ao passo que aprende mais sôbre êle, incute no seu coração a importância da lealdade a Êle, o grande Deus do universo. Por meio da sua obediência amorosa a êle, colocar-se-á no caminho que conduz à vida eterna. - Efésios 4 :23, 24 ; Salmo 104 : [103 :33-35, CBC] : 23. Ao olharmos em volta de nós, no nosso lar, de que palavras do apóstolo João devemos lembrar-nos? 24. Que devemos fazer, se realmente nos quisermos chegar a Deus?

29 CAPÍTULO 4 Por Que Envelhecemos e Morremos TÔDA pessoa normal deseja ter vida com boa saúde. Procuramos alívio da dor e dos sofrimentos trazidos pelas doenças e anelamos uma via de escape dos efeitos debilitantes da velhice no nosso corpo. Doenos também ver nossos entes queridos sofrer estas coisas. Por isso, muitos perguntam : "Fazia tudo isso parte do propósito original de Deus? Quando Deus criou o homem, era do seu propósito que o homem envelhecesse, ficasse surdo ou cego? Queria êle que a pele do homem se enrugasse com a idade, que seu coração ficasse doente e que seus outros órgãos entrassem em colapso? Ora, fêz Deus o homem para morrer?" 2 Não, Jeová Deus não criou o homem para tal futuro desditoso. A Bíblia nos diz que Jeová proveu ao primeiro casal humano um lindo lar ajardinado e que êle os abençoou. Inspecionando a sua obra criativa, Deus podia corretamente dizer que ela era 'muito boa'. (Gênesis 1 : 28, 31) Isto significa que Adão e Eva foram criados perfeitos, sem defeito mental ou físico. (Deuteronômio 32 :4 ; Provérbios 10 : 22) Êles tinham a perspectiva de viver eternamente. 1. (a) Qual é o desejo de pessoas normais quanto à saúde e à vida? (b) Visto que em tôda a parte há doença e morte, que perguntas se suscitam sôbre o propósito de Deus para com o homem? 2. (a) Criou Deus o homem com qualquer defeito? (b) Então, que perspectiva ofereceu Deus a Adão e Eva? 27

30 2$ A VERDADE QUE CONDUZ A VIDA ETERNA 3 É interessante notar que os cientistas atuais sabem que o corpo humano se renova constantemente. E êles dizem que, sob condições corretas, tem a capacidade de viver para sempre. Um vencedor do Prêmio Nobel, o Dr. Linus Pauling, explicou que os tecidos do corpo humano se substituem, e, teòricamente, deviam continuar a fazê-lo para sempre. 0 bioquímico William Beck também observou : "Não vejo razão, na natureza das coisas, de a morte ser inevitável." Mas, apesar de ter sido feito assim, o homem continua a envelhecer e a morrer. Por quê? A Palavra de Deus, a Bíblia, nos dá a resposta satisfatória. RESULTADOS DA DESOBEDIÊNCIA 4 Quando Jeová criou Adão e Eva, êstes se tornaram a parte terrestre da grande família de Deus, que já incluía um grande número de criaturas espirituais nos céus. Deus era o Pai do casal humano, visto que foi êle quem lhes dera a vida. A dádiva da vida, porém, era condicional ; quer dizer, continuaria a ser dêles só enquanto satisfizessem a condição de obediência amorosa ao seu Pai celestial. A obediência à lei era necessária para a contínua paz e boa ordem, por isso tinham de reconhecer Deus como seu Regente Supremo. Estavam êles a par disso? Sim, porque Jeová os submeteu a uma prova que salientava a seriedade da obediência. Êle disse a Adão : "De tôda árvore do jardim podes comer à vontade. Mas, quanto à árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, não deves comer dela, porque no dia em que dela comeres, positivamente morrerás." = Gênesis 2 :16, Esta prova de obediência não era difícil. Não ficaram privados do alimento necessário, nem foram 3. Que dizem os cientistas sôbre o potencial de vida dos homens? 4. A que prova submeteu Deus a Adão e Eva, salientando a seriedade da obediência? 5. (a) Causaria tribulação a Adão e Eva a prova de sua obediência? (b) Por que não era o 'fruto proibido' as relações sexuais?

31 POR QUE ENVELHECEMOS E MORREMOS 29 provados além de sua capacidade. Todavia, sua obediência mostraria que sabiam avaliar sua relação com Deus. (1 João 5 : 3) Embora algumas pessoas tenham a idéia de que o `fruto proibido' tinha que ver com as relações sexuais entre homem e mulher, êste não era o caso. 0 próprio Deus lhes dissera que `fôssem fecundos e se tornassem muitos, e enchessem a terra'. (Gênesis 1 :28) Quando Deus lhes ordenou que não comessem o fruto de certa árvore, significava isso meramente que Deus destacara uma dentre as muitas árvores frutíferas do Éden e ordenou ao casal humano que não comessem do seu fruto. 6 Por que se chamava a árvore de "árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau"? Porque, em resultado da ordem de Deus, seu fruto simbolizava o direito de Deus de decidir para as suas criaturas o que é "bom" e o que é "mau" para elas. Portanto, se o casal humano tomasse dêste fruto, significaria que estavam voltando as costas para seu Pai celestial e rejeitando a sua orientação divina e perfeita vontade. Embora a prova fôsse simples, envolvia muita coisa. Envolvia a dependência do homem de seu Criador e o reconhecimento da autoridade divina por parte do homem. Lembre-se, também, de que Jesus Cristo aplicou aos homens imperfeitos a regra de que "quem é fiel no mínimo, é também fiel no muito, e quem é injusto no mínimo, é também injusto no muito". (Lucas 16 : 10) Quanto mais se aplicava isso a criaturas perfeitas! 7 Por que violou Eva a lei de Deus e comeu do fruto? A idéia não se originou dela, mas foi-lhe sugerida por uma criatura espiritual que usou a humilde serpente como instrumento para falar. Esta criatura espiritual, 6. (a) Por que se chamava a árvore de "árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau"? (b) Quando Adão e Eva comeram do fruto, o que fizeram de mal para com seu Pai celestial? 7. (a) Que foi que a criatura invisível, falando por meio duma serpente, disse a Eva sôbre o fruto da árvore? (b) Daí, o que fêz Eva, e o que fêz seu marido, quando o descobriu?

32 30 A VERDADE QUE CONDUZ À VIDA ETERNA identificada na Bíblia como Satanás, o Diabo, é por isso chamada de "serpente original". (Apocalipse 12 : 9) A criatura invisível que falou por meio da serpente negou abertamente a veracidade da ordem de Deus, citada por Eva. Apresentou-lhe o fruto da árvore como podendo fazê-la semelhante a Deus, decidindo por si mesma o que era "bom" e o que era "mau". Eva começou então a considerar o fruto como muito desejável e ela desobedeceu a Deus, comendo dêle. Adão, seu marido e cabeça, ao descobrir o que ela fêz, não se opôs ao seu proceder, mas participou dêle. - Gênesis 3 : 1-6 ; Tiago 1 : 14, 15 ; 1 Coríntios 11 : 3. 8 Por meio dêste ato ilícito tornaram-se culpados de pecado e assim trouxeram sôbre si a penalidade pelo pecado. (1 João 3 :4) Ao considerarmos a correção da decisão de Deus, não devemos cometer o engano de julgar a seriedade do ato de Adão e Eva pelo modo como muitos consideram as coisas em nosso tempo. Atualmente, é comum a desobediência aos pais, passando muitas vêzes sem punição. Furtar também é comum, e 8. (a) De que eram Adão e Eva culpados, pelo seu ato ilícito? (b) Por que não devemos julgar a seriedade do que Adão e Eva fizeram pelo conceito atual das pessoas sôbre a desobediência e o furto? Adão violou deliberadamente a lei específica de Deus

33 POR QUE ENVELHECEMOS E MORREMOS 31 muitos acham que, se o objeto do furto fôr pequeno, o furto não importa muito. Também são freqüentes, hoje em dia, a rebelião e o pronunciamento contra a autoridade. Mas, isto não faz que tais coisas sejam direitas! Muitos dos frutos podres que vemos hoje em dia na forma de aumento da delinqüência e do crime se devem a que os pais e outros em autoridade não corrigem a questão logo de início. - Provérbios 13 :24 ; Eclesiastes 8 : Deus não ia incentivar o proceder errado por deixar de fazer vigorar a sua própria lei. Adão e Eva, pela sua desobediência, mostraram grande falta de amor àquele que fizera provisões tão maravilhosas para êles. Eram culpados de furto, porque tomaram o que seu Criador dissera que não lhes pertencia. Pior ainda, juntaram-se ao inimigo de Deus, e, por suas ações, chamaram a Deus de mentiroso. Deus tinha a obrigação moral para consigo mesmo e para com tôda a sua família universal de fazer vigorar a lei. Isto êle fêz. 0 casal transgressor, em resultado de seu pecado deliberado foi expulso do Éden para morrer. - Gênesis 3 : efeito que o pecado tinha sôbre êles pode ser ilustrado pelo que acontece a um fino maquinismo quando não é usado corretamente, segundo as instruções do fabricante. 0 maquinismo desenvolverá fraquezas, e, com o tempo, deixará de funcionar. De modo similar Adão e Eva perderam a sua perfeição por desconsiderarem as instruções de seu Criador. Suas mentes e seus corpos começaram a entrar em colapso e finalmente deixaram de funcionar, na morte. Era isto o que significava para êles a desobediência e a remoção dêles do favor de Deus. (Gênesis 3 :16-19) Depois que Adão 9. (a) Tomando em conta o que Adão e Eva realmente fizeram, que obrigação tinha Deus para consigo mesmo e para com sua família universal de fazer valer a lei? (b) Que penalidade sofreu o casal transgressor pelo seu pecado? 10. Como se pode ilustrar o efeito do pecado por meio dum maquinismo, e em que resultou o pecado de Adão e Eva?

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias."

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias. QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias." Deus está levantando um povo (a Igreja) que se move pelo poder do Espirito Santo, alicerçado

Leia mais

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018

A UNIDADE NA. Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO. dezembro de 2018 A UNIDADE NA Lição 11 para 15 de ADORAÇÃO dezembro de 2018 Deus recebe a adoração dos seres celestiais, e deseja receber também nossa adoração na Terra. Adorar a Deus é reconhecer a grandeza e a majestade

Leia mais

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus.

Somente Deus. 2 Antes que nascessem os montes, ou que tivesses formado a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade tu és Deus. Lição 2 Somente Deus Quem é Deus? Como Ele é? Como conhecê-lo? Vamos estudar como Ele é pela Palavra dele. O que Ele diz sobre si mesmo, o que Ele faz Jeremias 9 23 Assim diz o Senhor: Não se glorie o

Leia mais

Igreja de Deus Unida,

Igreja de Deus Unida, Igreja de Deus Unida, uma Associação Internacional Guias de Estudo Bìblico Para a Juventude Volume 1 Lição 7 O Espírito Santo Deus, nosso Criador, compreende que todos nós enfrentamos circunstâncias que

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Descobrindo a Verdade

Descobrindo a Verdade Descobrindo a Verdade Capítulo 1 Descobrindo a Verdade que é a verdade e o que sabemos sobre ela? Será O que ela é absoluta ou toda verdade é relativa? Como descobrimos a verdade sobre aquilo que não podemos

Leia mais

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS

ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA. Vida cristã ESTUDOS ESTUDOS PARA PEQUENOS GRUPOS TEMÁTICA Vida cristã ESTUDOS 1. A Bíblia e eu 2. Agradar a Deus 3. A vida e as provas 4. Semelhantes a Cristo 5. Amar a Deus ESTUDO 1 TEXTO BÍBLICO: Filipenses 4:8 e 9 Por

Leia mais

Prezado(a) morador(a)

Prezado(a) morador(a) 1 (Colocar o seu nome) Prezado(a) morador(a) Tenho o prazer de dizer que você poderá viver para sempre em felicidade na Terra. Esta é a mensagem que mais de 8 milhões de Testemunhas de Jeová levam as pessoas

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela (Salmo 127:1). "Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1). Deus nos criou e designou o casamento e a família como a

Leia mais

Antes de citar as palavras que completam o verso chave da mensagem do #PãoDoDia de

Antes de citar as palavras que completam o verso chave da mensagem do #PãoDoDia de COMO ESTÃO SUAS MÃOS E O SEU CORAÇÃO? 27 de Janeiro de 2012 Ministério Loucura da Pregação Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a Tua face, ó DEUS de Jacó. (Salmos 24:6) Antes de citar

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos.

As pessoas vivem despreocupadamente, que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. As pessoas vivem despreocupadamente, acham que nunca terão de prestar contas pelos seus atos. Qual é o dever do homem? De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos;

Leia mais

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente A CIDADE SANTA DO APOCALIPSE A NOVA JERUSALÉM vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Todos os grandes intérpretes do Apocalipse adotam uma visão paralela das descrições do livro, as sete igrejas, os

Leia mais

CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA

CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA CURSO: VIDA TRIUNFANTE LIÇÃO 04 OBEDIÊNCIA JÁ TEMOS VISTO DUAS COISAS QUE CARACTERIZAM UM FILHO DE DEUS:- 1. ARREPENDIMENTO: UMA MUDANÇA DE ATITUDE. 2. FÉ :CRE EM JESUS NESTA LIÇÃO VEREMOS A TERCEIRA COISA

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO

ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO ESTUDO BÍBLICO I A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO SAMUEL CORNÉLIO AGOSTO 2016 www.abracandoapalavra.org A Salvação em JESUS CRISTO Um Novo Nascimento De acordo com a Bíblia, O Santo, Eterno, Soberano e Todo

Leia mais

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz

Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL. 18 jan Pr. Adriano Diniz Lição nº 3 VERDADE SOBRE A UNÇÃO ESPIRITUAL Pr. Adriano Diniz 18 jan 2015 TEXTO ÁUREO O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

(2) O QUE É A KRIPTONITA

(2) O QUE É A KRIPTONITA (2) O QUE É A KRIPTONITA IDENTIFICANDO O QUE ROUBA NOSSA FORÇA Semana passada falamos do exemplo da igreja em Corinto que, mesmo com tantos dons, Paulo falava que lá estava cheio de crentes fracos e doentes.

Leia mais

Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS

Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS Lição 2-13 de abril de 2019 AS DECISÕES QUE TOMAMOS Cada dia temos que tomar decisões. Algumas são rotineiras e de pouco alcance, outras podem chegar a decidir nossa vida eterna (Josué 24:15). Nossas decisões

Leia mais

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações

Fatos: Acontecimentos: - A criação - O dilúvio - Formação do povo de Deus - Vida no deserto - Conquista da terra prometida - As dominações O Antigo Testamento é uma coleção de 39 livros onde encontramos a história de Israel, o povo que Deus escolheu para com ele fazer uma aliança. Portanto, o Antigo Testamento é a história de um povo: mostra

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 03 VIDA ETERNA EM CRISTO ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR Em todas as eras os homens têm procurado saber o segredo da vida após a morte. Dentro de algum tempo, cada um de nós teremos que encarar a eternidade.

Leia mais

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018

O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 O CONFLITO CÓSMICO Lição 1 para 7 de abril de 2018 Estamos envolvidos em um conflito cósmico com consequências reais em nossa vida diária. Como surgiu o mal? De que forma fomos contaminados por ele? Como

Leia mais

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder.

Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1. conforme Seu poder. Disciples of Christ Church Ministerio vida com vida Pr Joaquim Costa Junior 1 conforme Seu poder. Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos,

Leia mais

Lição 2 para 13 de outubro de 2018

Lição 2 para 13 de outubro de 2018 Lição 2 para 13 de outubro de 2018 Deus deseja que seu povo esteja unido. Esta união deve começar com a obediência à vontade divina. O resultado será felicidade e prosperidade, e redundará na extensão

Leia mais

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João

Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João Por que e para que Jesus morreu na cruz? Evangelho de João 3.16-17 INTRODUÇÃO Do texto lido, faço à igreja duas perguntas: Por quejesus morreu na cruz? Para que Jesus morreu na cruz? O por que e o para

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS

Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Bíblia para crianças apresenta CÉU, A BELA CASA DE DEUS Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Lazarus Adaptado por: Sarah S. Traduzido por: Judith Menga Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes

VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes VOCÊ ESTÁ PRONTO? Diego Fernandes Lucas 21:9 Quando ouvirem falar de guerras e rebeliões, não tenham medo. É necessário que primeiro aconteçam essas coisas, mas o fim não virá imediatamente. Lucas 21 10

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

POR QUE EXISTE A MORTE? E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o

POR QUE EXISTE A MORTE? E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o O DIA DOS VIVOS POR QUE EXISTE A MORTE? E o SENHOR deu ao homem a seguinte ordem: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma

Leia mais

O que é preciso para entender a Bíblia? 00:0002:34 Baixar MP3 A resposta da Bíblia A própria Bíblia mostra o que é preciso para entendê-la.

O que é preciso para entender a Bíblia? 00:0002:34 Baixar MP3 A resposta da Bíblia A própria Bíblia mostra o que é preciso para entendê-la. MANUAL DA CATIQUESE O que é preciso para entender a Bíblia? 00:0002:34 Baixar MP3 A resposta da Bíblia A própria Bíblia mostra o que é preciso para entendê-la. Seja qual for a sua formação, a mensagem

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome

O Espírito Santo, que o Pai enviará em Meu Nome TRÊS EM UM A Trindade, 1ª Parte Era a noite da festa da Páscoa, e os discípulos estavam reunidos com Jesus no cenáculo. Deus havia enviado Seu Filho Jesus à terra para contar as boas novas da salvação

Leia mais

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei:

OS OFÍCIOS DE CRISTO REI. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. - Rei: OS OFÍCIOS DE CRISTO REI vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente - Rei: Para se entender a plenitude do reinado de Cristo é de extrema importância que se tenha em mente que este reinado é espiritual.

Leia mais

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRER A MÃE DO SALVADOR Entre os inúmeros pontos de divergências que existem entre Católicos Romanos e Evangélicos, um se destaca: Maria. Os católicos praticam a adoração à Maria, dando

Leia mais

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real.

Não, esse retorno não será um retorno sutil, discreto, invisível, espiritual ou simbólico. Será cataclísmico, concreto, visível, físico e real. Jesus está voltando! Este grito teve e tem poder para despertar a Igreja, para lembrá-la que seu lugar definitivo não é aqui, que ela é apenas peregrina, que não tem aqui cidade permanente, mas busca a

Leia mais

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação.

Deus, o autor da salvação. O amor do Pai. O amor de Cristo. O amor do Espírito Santo. A segurança da salvação. Proclamando a mensagem de salvação. Lição 4 para 28 de abril de 2018 E vi outro anjo voar pelo meio do céu, e tinha o evangelho eterno, para o proclamar aos que habitam sobre a terra, e a toda a nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse

Leia mais

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty

Mostrando Respeito Projeto 205. Por David Batty Mostrando Respeito Projeto 205 Por David Batty 2 Nome Mostrando Respeito Data de início I Pedro 2:17-18 Data de término Projeto 205 Você provavelmente se lembra de várias situações em que alguém te desrespeitou.

Leia mais

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti

RUMO À MATURIDADE. Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro Data: Marcelo Berti RUMO À MATURIDADE Mensagem Avulsa Texto: 2 Pedro 1.3-11 Data: 20.11.11 Marcelo Berti Introdução Alvo Final do Cristão Efésios 4.12-13 Líder Cristão 1 Timóteo / Tito O Cristão, Cristo e o Líder 1 Coríntios

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

Acreditamos que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12 são a verdade presente para os que vivem nos últimos dias antes da volta de

Acreditamos que as três mensagens angélicas de Apocalipse 14:6 a 12 são a verdade presente para os que vivem nos últimos dias antes da volta de Vi outro anjo voando pelo meio do céu, tendo um evangelho eterno para pregar aos que se assentam sobre a Terra, e a cada nação, e tribo, e língua, e povo (Apocalipse 14:6). VERSO PARA MEMORIZAR CITAÇÕES

Leia mais

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS. Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. QUEM É DEUS? OS NOMES DE DEUS Todos os verdadeiros cristãos creem num Deus trinitário, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Eles são iguais em poder, eternidade e na posse de todos os atributos

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37

Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor. 1 Coríntios 14:37 Por meio dele vocês crêem em Deus, que o ressuscitou dentre os mortos e o glorificou, de modo que a fé e a esperança de vocês estão em Deus 1 Pedro 1:21 Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 PECADO ORIGINAL? Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A SEPARAÇÃO DE DEUS O pecado original de Adão e Eva nos levou a separação de nossa comunhão com Deus. Nesta lição estudaremos sobre

Leia mais

Citações: Ser confiável é um elogio maior do que ser amado. George Macdonald

Citações: Ser confiável é um elogio maior do que ser amado. George Macdonald Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel

Leia mais

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Doutrina da Trindade. Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Doutrina da Trindade Aula 16/03/2014 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Conceitos sobre a Trindade S Monarquianismo Deus é um único ser S S Adocionismo Um só Deus, Jesus é adotado (revestido de Deus)

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

Certezas e incertezas! Diego Fernandes

Certezas e incertezas! Diego Fernandes Certezas e incertezas! Diego Fernandes conceito Significa definição, concepção ou caracterização. É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo conceito" tem origem a partir

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

Dez Passos para Remir o Tempo na Sua Vida

Dez Passos para Remir o Tempo na Sua Vida Dez Passos para Remir o Tempo na Sua Vida O dia de ontem já é passado. Amanhã ainda é futuro, mas o dia de hoje é uma dádiva... é por isso que se chama Presente! Sua vida cristã é uma jornada, e não simplesmente

Leia mais

A Lei Moral e a Existência de Deus

A Lei Moral e a Existência de Deus A Lei Moral e a Existência de Deus Vai na Bíblia Capítulo 3 A Lei Moral e a Existência de Deus Será que há sentido, valor ou propósito na vida, se Deus não existir? Se Deus existe, por que coisas ruins

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PORQUE FREQUENTAR Instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão A EB é a maior agência de ensino da Igreja. programa de estudo

Leia mais

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS!

A REVELAÇÃO DO REINO DE DEUS TEM O PODER PARA MUDAR A VIDA DOS SERES HUMANOS! VENHA O TEU REINO! E ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra, como no céu. Lucas 11:

Leia mais

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016

Rebelião Redenção. Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 Rebelião Redenção e Preparado por: Pr. Wellington Almeida I TRI 2016 13 A Redenção LIÇÃO Preparado por: Pr. Wellington Almeida A Redenção 13 LIÇÃO - I TRI 2016 esboço INTRODUÇÃO Como veremos nesta semana,

Leia mais

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Filipenses 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:9-11 para que ao nome de Jesus se dobre

Leia mais

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU.

MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE, TALENTOS OU DONS, MAS PORQUE ELE CREU EM DEUS E SIMPLESMENTE OBEDECEU. DEUS QUER USAR VOCÊ! Parte 4 QUEM PODE SER USADO POR DEUS? vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra. - 2Tm 2:21 MOISÉS FOI USADO POR DEUS NÃO POR CAUSA DE SUA CAPACIDADE,

Leia mais

Fundamentos Teológicos

Fundamentos Teológicos Fundamentos Teológicos Introdução à teológia sistemática Introdução à Teologia Sistemática O que é Teologia Sistemática? 1 Introdução à Teologia Sistemática O que é Teologia Sistemática? Wayne Grudem define

Leia mais

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 A SEGUNDA VINDA DE CRISTO O ARREBATAMENTO DA IGREJA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ARREBATAMENTO DA IGREJA O arrebatamento da igreja do Senhor Jesus, será o mais extraordinário

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ez 28:1, 2,11-17, Gn 3:1-7; Ap 12:1-17; Rm 8:31-39; Ap 14:12. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ez 28:1, 2,11-17, Gn 3:1-7; Ap 12:1-17; Rm 8:31-39; Ap 14:12. design Neemias Lima O conflito cósmico 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Irou-se o dragão contra a mulher e foi pelejar com os restantes da sua descendência, os que guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de jesus" (Ap

Leia mais

O PERFUME DO CARÁTER. 05 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Melhor é a boa fama do que o melhor unguento,

O PERFUME DO CARÁTER. 05 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Melhor é a boa fama do que o melhor unguento, O PERFUME DO CARÁTER 05 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Melhor é a boa fama do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém." 1 / 5 (Eclesiastes 7:1)

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS CORAÇÃO UMA POTENCIAL FÁBRICA DE ÍDOLOS Então Obadias dirigiu-se a Acabe e passoulhe a informação, e Acabe foi ao encontro de Elias. Quando viu Elias, disse-lhe: "É

Leia mais

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO

ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO VIDA FRUTÍFERA ESTUDO 1: VOCÊ PODE TER CERTEZA DA SUA SALVAÇÃO O homem sabe que algo está errado com a humanidade. Criado à imagem de Deus, parece incapaz de comportar-se como filho Dele e sua tendência

Leia mais

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima

LIÇÃO 01. LEITURAS DA SEMANA: Ap 1:1-8; Jo 14:1-3,29; Dt 29:29; Rm 1:7; Fp 3:20; Dn 7:13,14. design Neemias Lima "O evangelho de Patmos 01 VERSO PARA MEMORIZAR: "Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo" (Ap 1:3). design

Leia mais

Temas Anteriores, Mais Atrativos?

Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Temas Anteriores, Mais Atrativos? Práticas que estimulam áreas do cérebro vinculadas à sensação de bem estar e criatividade. Temas Anteriores, Mais Atrativos? Gera desconforto

Leia mais

JANEIRO Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor. Jeremias 22:29

JANEIRO Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor. Jeremias 22:29 Ó terra, terra, terra! Ouve a palavra do Senhor. Jeremias 22:29 JANEIRO 2019 1 2 3 4 5 Feriado Génesis 1:1 2:25 6 7 8 9 10 11 12 Enc. Casais Génesis 3:1-24 Génesis 6:5-7:24 13 14 15 16 17 18 19 Génesis

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO

CURSO BÍBLICO INICIAL Lição 1: SALVAÇÃO I- RESPOSTAS SOBRE A ORIGEM DE TUDO. Teria o universo se originado por uma explosão cósmica, a qual os homens a chamam de big bang? Seria, então, tudo criado pela relação da matéria com a energia? O homem

Leia mais

Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo.

Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo. Gênesis 1:1 É a MAÇANETA, o TRINCO que abrirá a porta para descobrir toda a beleza, de toda a história da humanidade e do universo. * Por toda a Bíblia vemos referências e afirmações sobre a CRIAÇÃO, sempre

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 c) compartilhando com Adão a Sua própria natureza. 2 a) dando-nos o Seu Filho Jesus. 3 Porque Ele nos amou muito 4 a) Ele foi enviado por Deus. b) Ele preocupou-se

Leia mais

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO

Bíblia para crianças. apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Bíblia para crianças apresenta ISAÍAS VÊ O FUTURO Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:Jonathan Hay Adaptado por: Mary-Anne S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por: Bible for Children www.m1914.org

Leia mais

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses

2ª LIÇÃO. Estudo De Colossenses Colossenses 2 1 2ª LIÇÃO Estudo De Colossenses O TEXTO INTRODUÇÃO: 1:1-8 I. A SAUDAÇÃO DE PAULO (1:1,2). A. Apresenta a autoridade da epístola. É a autoridade do apóstolo de Jesus Cristo, não por vontade

Leia mais

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES,

COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES. 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Mas em todas estas coisas. somos MAIS DO QUE VENCEDORES, COISAS DOS MAIS QUE VENCEDORES 26 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Mas em todas estas coisas somos MAIS DO QUE VENCEDORES, 1 / 6 por aquele que nos amou" (Romanos 8:37) É assim que devemos

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 05 A NOVA VIDA EM JESUS CRISTO Para que possamos compreender como é a vida com Cristo, precisamos ver como era a nossa vida antes de aceitá-lo como nosso Senhor. 1. Por que

Leia mais

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS

VENCENDO AS RESISTÊNCIAS VENCENDO AS RESISTÊNCIAS 2 Coríntios 10.3-6 Porque, andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS

1. DUAS SEMANAS SOBRE A VIDA E OS ENSINOS DE JESUS PLANO DE LEITURA DA BÍBLIA PRIMEIRA SEQUÊNCIA: INTRODUÇÃO À BÍBLIA TEMPO NECESSÁRIO: Duas semanas OBJETIVO: Obter um conhecimento geral dos fundamentos bíblicos A Primeira Sequência é para quem está começando

Leia mais

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19

LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 LIÇÃO 1 A LEI E A ALIANÇA Êxodo 19 1. Antes de entregar a lei, Deus já havia feito uma aliança com o povo. Em Êxodo 19.1-4, Deus lembra o povo do seu pacto, confirmado demonstrado em um fato. Qual é o

Leia mais

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39 AMOR DE DEUS Rm 8 : 24 a 39 ESTE TEXTO NOS MOSTRA; O QUANTO DEUS ESTA DO NOSSO LADO O QUANTO DEUS NOS AMA O QUANTO HÁ FAVOR DE DEUS PARA NÓS E QUE SOMOS VITORIOSOS Vs 26 Quando ouvimos o evangelho e cremos

Leia mais

Pr. Jaziel Rodrigues,

Pr. Jaziel Rodrigues, www.ierueti.ch Pr. Jaziel Rodrigues, 13.03.2016 Introdução 1: A palavra «Apocalipse» quer dizer Revelação. Por isso este livro é conhecido também como: «A Revelação de Deus ao apóstolo João» (1.1) Foi

Leia mais

Apostila de Estudo Bíblico

Apostila de Estudo Bíblico Apostila de Estudo Bíblico Igreja Evangélica Rua, nº Bairro: Tel.: ANOTAÇÕES GERAIS: 14 LIÇÃO 1 APRESENTAÇÃO DOS LIVROS DA BÍBLIA I ANTIGO TESTAMENTO 01 Pentateuco (5 livros de Moisés): Gênesis (Gn) Êxodo

Leia mais

OS ATRIBUTOS DE DEUS A solidão de Deus. Estudo do livro de A. W. Pink

OS ATRIBUTOS DE DEUS A solidão de Deus. Estudo do livro de A. W. Pink OS ATRIBUTOS DE DEUS Estudo do livro de A. W. Pink Imprescindível meditarmos na perfeição de Deus Revelação de Deus: As coisas encobertas pertencem ao Senhor, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem,

Leia mais

IRMÃO NA HORA DA ANGÚSTIA. 08 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Em todo o tempo ama o amigo. e na hora da angústia nasce o irmão.

IRMÃO NA HORA DA ANGÚSTIA. 08 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Em todo o tempo ama o amigo. e na hora da angústia nasce o irmão. IRMÃO NA HORA DA ANGÚSTIA 08 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Em todo o tempo ama o amigo e na hora da angústia nasce o irmão." 1 / 5 (Provérbios 17:17) Sempre que falamos sobre Amizade,

Leia mais

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "Então o SENHOR DEUS disse à serpente:

O ALIMENTO DA SERPENTE. 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. Então o SENHOR DEUS disse à serpente: O ALIMENTO DA SERPENTE 10 de Outubro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Então o SENHOR DEUS disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, 1 / 5 e mais que todos os

Leia mais

Fazendo de Cristo o Seu Senhor

Fazendo de Cristo o Seu Senhor Livrinho 2 Pàgina 27 Lição Quatro Fazendo de Cristo o Seu Senhor Você Está Fazendo Bom Progresso Desde o momento da sua conversão você tem crescido espiritualmente e tem feito progresso na jornada cristã.

Leia mais

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação:

As promessas da encarnação cronologia. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente. Na criação: As promessas da encarnação cronologia vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Na criação: Gênesis 3,15: Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá

Leia mais

Células Intergeracionais

Células Intergeracionais Quebra Gelo: Células Intergeracionais Crianças de 03 à 10 anos. 07 à 13 de Maio de 2017. As Crianças são "as meninas dos olhos" de Deus, a igreja tem que se preocupar com sua formação. Amar. Ensinar. Cuidar.

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Campinas SP CAPÍTULO 10 o Nisso cremos Nossa declaração de fé é esta: Professamos e ensinamos que a salvação é o livramento

Leia mais

ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda.

ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda. ênçãos Bdo Verão 2013/14 Editado pela Graça Artes Gráficas e Editora Ltda. Rio de Janeiro, 2013 Somos benditos como descendência espiritual dos patriarcas dos hebreus. 21 de dezembro GERAÇÃO PERFEITA Vós

Leia mais

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia:

LINHA DO TEMPO DE EVENTOS BÍBLICOS IMPORTANTES. Esta breve linha do tempo representa os eventos-chave cobertos pela Bíblia: Você se sentirá mais confiante sobre seus estudos bíblicos quando vir a linha do tempo dos eventos importantes narrados na Bíblia, tiver uma compreensão dos livros que a compõem e como eles são organizados,

Leia mais

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da

Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da Do mesmo modo vocês, maridos, sejam sábios no convívio com suas mulheres e tratem-nas com honra, como parte mais frágil e co-herdeiras do dom da graça da vida, de forma que não sejam interrompidas as suas

Leia mais

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida.

- Nos três primeiros dias, Deus foi preparando., para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. Gênesis 2:1 a 25 * Como Deus criou o homem? - Nos três primeiros dias, Deus foi preparando o ambiente terreno habitat, para, nos três dias seguintes enchê-los com vida. - Em toda a obra criadora, a Bíblia

Leia mais

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa;

BEM VINDOS RECOMENDAÇÕES BÁSICAS. Use uma linguagem simples, seja amável em cada uma de suas expressões, não utilize uma linguagem religiosa; BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais