Misericórdia na Sagrada Escritura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Misericórdia na Sagrada Escritura"

Transcrição

1 Misericórdia na Sagrada Escritura Que imagem temos de Deus? Eu te conhecia só de ouvir Mas agora meus olhos te vêem (Jó 42, 5) Ter misericórdia é próprio de Deus (Santo Tomas de Aquino) É preciso recorrer a Sagrada Escritura e evidenciar que ela, da primeira à ultima página, é palavra de misericórdia.

2 Misericórdia na Sagrada Escritura AT A expressão hesed indica uma profunda atitude de bondade. Associado ao termo emet (firmeza, fidelidade) indica a qualidade de uma pessoa confiada e digna de fé. Quando hesed é referido ao Senhor está relacionado sempre com a aliança (Ex 20,6;34,6) que Deus fez com Israel. Indica: atributo misericordioso que mantém boas relações mesmo quando os homens tentam destruilas.

3 Misericórdia na Sagrada Escritura AT Rahamin: denota o amor de mãe (hehem: seio materno). Indica o lugar terno de um ser humano. É sentir e saber que se é uma só coisa com alguém. Isaías utiliza rahamin atribuindo a Deus características maternais que o termo expressa: Por acaso uma mulher se esquecerá de sua criancinha de peito? Não se compadecerá ela do filho do seu ventre? Ainda que as mulheres se esquecessem eu não me esqueceria de ti (Is 49,15)

4 Misericórdia na Sagrada Escritura AT Em Isaías rahamin remete às entranhas da mãe que se comove pelo filho. O verbo hãmal (poupar, manifestar piedade e compaixão) aparece com menor frequência. Deus é misericórdia e esta constitui o ponto de partida para toda a antropologia bíblica, porque o ser humano é criado a imagem e semelhança de Deus.

5 Misericórdia na Sagrada Escritura AT Misericórdia é evidenciada na relação do povo com a terra: Eu vi, a miséria do meu povo que está no Egito. Ouvi seu grito por causa dos seus opressores; pois conheço as suas angustias (Ex 3,7) Experiência de Moisés: Deus de ternura e de piedade, lento para a cólera, rico em graça e em fidelidade; guarda a sua graça a milhares, tolera a falta dos pais nos filhos e nos no filhos de seus filhos,... (Ex 34, 5-7)

6 Misericórdia na Sagrada Escritura AT No período do jubileu devia-se recuperar uma boa relação com Deus, com o próximo e com a criação, baseada na gratuidade. Por isso, entre outras coisas, promovia-se o perdão das dívidas, ajuda a quem caiu na miséria, melhoria nas relações entre as pessoas e a libertação dos escravos. Sabedoria como encarnação da misericórdia de Deus. Exemplo de Salomão diante de duas mães. (Cf 1 Rs 3, 26-27)

7 Misericórdia na Sagrada Escritura AT Deus é paciente e misericordioso. A misericórdia de Deus não é uma ideia abstrata, mas uma realidade concreta, pela qual Ele revela o seu amor como de um pai e de uma mãe que se comovem pelo próprio filho. Eterna é sua misericórdia (Sl 136) Jesus antes da sua Paixão rezou este salmo e viveu a instituição da Eucaristia e a Páscoa à luz deste salmo. Significa que para nós cristãos precisamos assumir este refrão como nossa oração diária.

8 Misericórdia na Sagrada Escritura AT É próprio de Deus usar de misericórdia e, nisto, se manifesta de modo especial a sua onipotência. São Tomás de Aquino mostra que de modo algum a misericórdia é sinal de fraqueza, mas de onipotência de Deus.

9 Misericórdia na Sagrada Escritura AT Misericórdia e justiça não são aspectos em contraste, mas duas dimensões de nossa Deus que é justo e misericordioso. Porém a observância da lei, Interpretação distorcida, fez com que a observância da lei anulasse a misericórdia e não estivéssemos atentos a dignidade de cada pessoa. Jesus recorda o texto do profeta Oséias que diz: Eu quero misericórdia e não os sacrifícios (Os 6,6). Ai vamos entender porque Jesus vai partilhar refeição com os pecadores rompendo toda uma lógica que criamos. A justiça de Deus é o seu perdão (Sl 50).

10 É mais fácil que Deus contenha a ira do que a misericórdia (Santo Agostinho). A ira de Deus pode durar um instante, ao passo que a sua misericórdia é eterna. Se Deus se detivesse só na justiça deixaria de ser Deus, seria como a humanidade que clama pela observância da lei. Deus com sua misericórdia e perdão vai além da justiça. Ele engloba a justiça e a supera num evento que superior em que se experimenta o amor, que está na base de uma verdadeira justiça.

11 Misericórdia na Sagrada Escritura NT No Novo Testamento aparece o termo eleos corresponde ao hesed. que É o amor de Deus que com a criação e a aliança oferece graça e misericórdia. Eleos também significa obra de misericórdia. No Magnificat e no Benedictus vemos a benevolência de Deus mantendo-se fiel as promessas feitas aos pais ( Lc 1, ) Oiktirmós misericórdia que se torna compaixão. Toda misericórdia provém de Deus Pai. Pai das misericórdias (2 Cor 1,3) Revesti-vos de sentimentos de compaixão (Cl 3,12)

12 Misericórdia na Sagrada Escritura NT Outro termo e ta splánchna equivalente ao termo Hebraico rahamim que indica as entranhas (coração, figado, pulmões) dos animais oferecidos em sacrifícios. Seu significado remete a um apertar-se do coração face aos sofrimentos de outro. O verbo splanchnízomai significa ter entranhas de compaixão e experimentar comoção visceral, misericórdia e ternura. É o aperto no coração diante de alguma miséria humana.

13 JESUS É O ROSTO DA MISERICÓRDIA DO PAI O mistério da fé parece encontrar nestas palavras sua síntese. A misericórdia tornou-se viva, visível e atingiu o seu clímax em Jesus de Nazaré. Com sua palavra, os seus gestos e toda a sua pessoa, Jesus de Nazaré revela a misericórdia de Deus.

14 O homem tem um valor tão grande para Deus, que Deus se fez homem para se poder compadecer com o homem (Bento XVI).

15 Misericórdia na Sagrada Escritura AT A encarnação do Verbo manifesta de forma concreta a misericórdia de Deus para com toda a humanidade. Em Cristo, Deus torna-se particularmente visível como Pai rico em misericórdia.

16 A misericórdia na pregação de Jesus A misericórdia é o tema principal da pregação de Jesus. Ao anunciar o amor misericordioso do Pai, Jesus desperta no ser humano o reconhecimento dos seus pecados e convida-o para uma autentica conversão. A conversão a Deus consiste sempre na descoberta da sua misericórdia. Cumpriu-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho (Mc 1,15) Felizes os misericordiosos porque alcançarão misericórdia (Mt 5,7)

17 Ide aprender o que significa: prefiro misericórdia ao sacrifício. Porque não vim para chamar os justos, mas os pecadores (Mt 9,13). A própria vocação de Mateus esta dentro do contexto da misericórdia. Ao passar diante do posto de cobrança de impostos, os olhos de Jesus fixaram-se nos de Mateus. Era um olhar de misericórdia que perdoava os pecados daquele homem e, vencendo as resistências dos outros discípulos, escolheu-o, a ele pecador e publicano, para se tornar um dos Doze. Jesus olhou para Mateus com amor misericordioso e escolheu-o, nos diz São Beda. Miserando atque elegendo. Este é o lema do Papa Francisco.

18 Misericórdia no evangelho de Lucas Hinos Magnificat e Benedictus Sua misericórdia perdura de geração em geração (Lc 1, 67-79) Socorre Israel, seu servo, lembrado de sua misericórdia conforme prometera a nossos pais em favor de Abraão e de sua descendência para sempre (Lc 1, 54)

19 Sede misericordiosos como Deus é misericordioso (Lc 6,36) É, para Lucas, a síntese das bem aventuranças. Paralelo com Lv 19,2 Sede santos, porque eu, o Senhor, sou santo Sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês (Mt 5,48)

20 Jesus não se limita a anunciar a mensagem de misericórdia do Pai. Ele vive o que anuncia. Ele anuncia a misericórdia divina de forma definitiva e para todos.

21 Diante da inquietude de Simão perante a mulher pecadora, Jesus responde: por essa razão, eu te digo, seus numerosos pecados lhe serão perdoados porque ela demonstrou muito amor (Lc 7,47)

22 Bom Samaritano: Jesus não prega o amor àqueles que estão longe, mas sim ao próximo. O amor concretiza-se na pessoa concreta que sofre e que tem necessidades e com a qual nos encontramos no caminho. Passos: ver, comover-se e praticar gestos de misericórdia Vai e, também tu, faze o mesmo (Lc 10,37)

23 Toda a história de Jesus é a revelação de deus que enviou seu filho para procurar e salvar o ser humano pecador. Uma busca apaixonada que o fez entrar na via crucis. Zaqueu, desce depressa, pois hoje devo ficar em tua casa (Lc 19,5) Pedro nega três vezes Jesus: Voltando-se, fixou o olhar em Pedro (Lc 22, 61) Olhar que moveu a uma autentica conversão.

24 O emblema da misericórdia Jesus, na cruz, é posto no meio de pecadores. Ao reconhecer o Amor crucificado que perdoa, um ladrão reconhece seu próprio pecado. Lembra-te de mim, quando vieres com teu reino Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso (Lc 23,43)

25 A total manifestação da misericórdia encontra-se no mistério Pascal Cristo Pascal é a ressurreição definitiva da misericórdia, o seu sinal vivo: histórico-salvífico e escatológico.

26 Para a Bíblia a compaixão de Deus não é expressão de sua imperfeição, mas de sua onipotência. Morrendo destruiu a nossa morte e ressuscitando restaurou a vida.

27 A Misericórdia e Juízo Final. A mensagem sobre a misericórdia não minimiza o discurso sobre o juízo final. Chamamento à conversão. Última oportunidade concedida pela misericórdia divina.

28

29 O perdão é o instrumento colocado em nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade de coração. Deixar de lado ressentimentos, raivas, vingança são condições para se viver feliz.

30 Que o sol não se ponha sobre o vosso ressentimento São Paulo aos Éfesos. A experiência do perdão esta ficando cada vez mais rara em nossos tempos. (individualismo, intolerância... ) E só perdoa quem ama. Mas o que é amor? Por sua própria natureza nunca poderia ser uma palavra abstrata, mas vida concreta: intenções, atitudes, comportamentos que se verificam na atividade de todos os dias. Onde houver cristãos qualquer pessoa deveria encontrar um oásis de misericórdia.

31 Bem-aventurados os misericordiosos Misericórdia divina não é uma teoria, nem sentimentalismo... Jesus ensina-nos a sermos misericordiosos como o Pai (Lc. 6,36). A mensagem de misericórdia divina tem consequências para a vida de qualquer cristão e para a prática pastoral da Igreja. Cada cristão deve contribuir para que haja no mundo mais ordem social, mais justiça e mais misericórdia.

32 O amor: o principal mandamento cristão Jesus destaca dois mandamentos: amar a Deus e ao próximo. Os dois são a recapitulação e o comprimento da lei.

33 Não é um amor sentimental mas concreto e realista. No sermão da montanha, o ponto alto é, para Jesus, o amor aos inimigos.

34 Cristo é o modelo de como devemos amar: Perdoai-vos mutuamente como também Deus vos perdoou em Cristo (Ef. 4,32).

35 Papa Francisco pede que reflitamos sobre as obras de misericórdia para acordar nossa consciência muitas vezes adormecida ou talvez usamos do nosso raciocínio e inteligência para justificar nossas não ação diante dessas obras. A pregação do próprio Jesus em Mt 25 nos convida a perceber se vivemos ou não como seus discípulos. São Francisco nos diria: o evangelho é tão simples não precisamos complicar.

36 Com base no N.T. a tradição cristã especificou o que é em concreto Misericórdia. As obras de misericórdia corporais: 1ª Dar de comer a quem tem fome; 2ª Dar de beber a quem tem sede; 3ª Vestir os maltrapilhos; 4ª Dar moradia aos desabrigados; 5ª Assistir aos enfermos; 6ª Visitar os presos; 7ª Enterrar os mortos.

37 As obras de misericórdia espirituais: 1ª Aconselhar os indecisos; 2ª Ensinar os ignorantes; 3ª Corrigir os que erram; 4ª Consolar os aflitos; 5ª Perdoar as ofensas; 6ª Suportar com paciência as fraquezas e defeitos do nosso próximo; 7ª Rezar a Deus por vivos e defuntos.

38 Distorções da Misericórdia: - Ambivalente, mal utilizada: Proteger mais o autor do que a vítima. - Tudo tolera e consente: Os pais por falsa misericórdia cedem em tudo aos filhos.

39 Os discípulos devem fazer da sua vida uma oferta aos outros. Madre Teresa de Calcuta, diante do apelo do irmão que clamava por ajuda, chamava as irmãs e abrindo as mãos contando cada um dos cinco dedos repetia essas palavras: Tu a mim o fizeste. Madre Teresa também nos diz: Não sei bem como será o céu. Mas sei que quando morrermos, será o tempo de Deus nos julgar. Então Ele não nos perguntará: quantas coisas boas fizeste na tua vida? Ele nos perguntará antes: Com quanto amor fizeste aquilo que fizeste?

40 Igreja sacramento do amor e da misericórdia Igreja, enquanto Corpo de Cristo, é sacramento permanente e eficaz presença de Cristo no mundo. A Igreja tem de tornar presente na história e na vida do cristão o Evangelho da Misericórdia

41 O Sagrado coração de Jesus revela a misericórdia divina.

42 Uma Igreja sem caridade e sem misericórdia não é a Igreja de Cristo. Seguindo o exemplo de Cristo devemos tratar com misericórdia os defeitos e os erros da Igreja. à margem do amor e fora da comunidade eclesial, tudo é pura vaidade. (S. Agostinho)

43 Muitos olham para a Igreja como sendo severa e sem misericórdia. - João XXIII A Igreja deve usar hoje todas as armas da misericórdia. - João Paulo II É tarefa da Igreja dar testemunho da compaixão divina.

44 Anuncio da misericórdia A Igreja tem que louvar com os salmos a inesgotável misericórdia divina e anunciar Deus como o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação. (2 Cor. 1,3) A nova evangelização não pode anunciar um novo evangelho, mas tornar atual o mesmo evangelho de sempre, o único evangelho.

45 A nova evangelização pode dizer aos que estão longe de Deus e da Igreja que Deus está perto deles e lhes oferece a sua graça e a sua misericórdia. A verdade mais profunda sobre Deus é que Deus é o amor que se dá a si mesmo e está sempre disposto a perdoar. (1Jo 3,8.16)

46 São Bento Nunca desesperar da misericórdia divina.

47 Devemos lutar pela verdade virilmente, mas não sem amor. A Igreja não deve fazer sermões do alto do púlpito com atitude de quem julga tudo saber. A Igreja deve valorizar os legítimos desejos do homem moderno, abordando com misericórdia os seus problemas e feridas.

48 A misericórdia sem a verdade seria um mero consolo, discurso sem sentido. Por outro lado a verdade sem misericórdia seria fria e ofensiva. O anúncio da verdade é comparável a um abrigo acolhedor em que se ajuda alguém a entrar, a fim de ficar protegido das inclemências do tempo e à vontade.

49 A penitência Todos os sacramentos são sacramentos da misericórdia. A confissão é o verdadeiro sacramento da misericórdia de Deus que reiteradamente nos perdoa, nos concede outra oportunidade, um novo começo.

50 Em nenhum outro momento experimentamos a compaixão de Deus de forma tão imediata, tão direta, tão concreta, como quando, em nome de Jesus, nos é dito: Os teus pecados estão perdoados.

51 Hoje novos desafios Muitas pessoas consideram a Igreja rigorosa, dura e sem misericórdia: Divorciados Pobres Enfermos Incapacitados Excluídos Imigrantes Povo de rua Alcoólatras Drogados Aidéticos Prostitutas Não podemos só anunciar a misericórdia devemos viver a mensagem de Jesus.

52 A Igreja não pode justificar o pecado, mas tem de apoiar misericordiosamente o pecador. A Igreja tem de fazer uma opção que, não excluíndo ninguém, seja preferencial pelos pobres no sentido mais amplo do termo. A cultura da misericórdia não pode se reduzir só a uma ajuda material; é necessário tratar todos misericordiosamente.

53 Cultura da Misericórdia A mensagem da misericórdia não é uma questão de sacristia. Deve ser fermento, sal e luz do mundo. A atual crise econômica é uma crise antropológica e espiritual. O ser humano não vive só de pão. Como podem os cristãos contribuir para uma sociedade com maior consciência social e mais misericórdia?

54 Maria, Mãe de Misericórdia Magnificat: a sua misericórdia se estende de geração em geração... Caminho de fé, sim obediente... Instrumento, serva da misericórdia de Deus Salve rainha mãe de misericórdia Mãe da Divina graça. Maria recapitula no Magnificat a história da salvação, descrevendo-a como história da compaixão divina

55 Maria é o sinal de que o poder do pecado não consegue frustrar o plano divino da salvação para a humanidade. Maria é, de todas as criaturas, a que corporiza o evangelho da misericórdia divina da forma mais pura e mais bela.

56 Ela é misericordiosa intercessora para a Igreja e os Cristãos. Ave Maria... Rogai por nós pecadores... Não colocamos Maria no mesmo patamar de Cristo... Maria vive por inteiro da misericórdia de Deus. Ela não afasta Cristo nem lhe acrescenta nada, é Ele o único mediador da salvação.

57 Sejam misericordiosos, como também o Pai de vocês é misericordioso. (Lc 6, 36)

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

Ano Santo da Misericórdia

Ano Santo da Misericórdia Ano Santo da Misericórdia Entrar pela Porta da Misericórdia para ser misericordioso Ano Santo da Misericórdia O Ano Santo da Misericórdia, convocado pelo Papa Francisco, tem início em Roma no dia 8 de

Leia mais

Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7)

Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7) Pratica a misericórdia, com alegria! (Rom.12.8) Felizes os misericordiosos! (Mt.5,7) A Caminhada Quaresma-Páscoa, que agora apresentamos, integra-se na pedagogia de ação pastoral que desejamos implementar

Leia mais

Bem aventurado os misericordiosos...

Bem aventurado os misericordiosos... Bem aventurado os misericordiosos... Mateus 5.7 Mateus 5: 7 Bem aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. (NVI) Outras versões Mateus 5: 7 Felizes as pessoas que têm misericórdia dos outros,

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. "ELE te declarou, ó homem, o que é bom;

O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação. ELE te declarou, ó homem, o que é bom; O QUE DEUS QUER DE MIM? 09 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "ELE te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o SENHOR requer de ti, 1 / 6 senão que pratiques a justiça, e ames a

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Catequeses do papa Francisco

Catequeses do papa Francisco Catequeses do papa Francisco Esperança cristã (A) Família (A) Igreja (A) Misericórdia (A) Profissão de fé (A) Sacramentos e os Dons do Espírito Santo (Os) Santa Missa (A) PAPA FRANCISCO A MISERIC ÓRDIA

Leia mais

Curso de Teologia de Leigos

Curso de Teologia de Leigos Curso de Teologia de Leigos O MISTÉRIO DA CRIAÇÃO; DEUS MANTÉM E SUSTENTA A CRIAÇÃO; DEUS REALIZA O SEU PROJETO: A DIVINA PROVIDÊNCIA; A DIVINA PROVIDÊNCIA E AS CAUSAS SEGUNDAS; A DIVINA PROVIDÊNCIA E

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

3.º Encontro 2015/2016

3.º Encontro 2015/2016 Escola da Fé 3.º Encontro 2015/2016 CÂNTICO: Onde há Caridade e Amor Onde há caridade e amor aí habita Deus. Papa Francisco abriu porta santa do Jubileu da Misericórdia na Catedral de Bangui, em África,

Leia mais

MISERICÓRDIA: o coração pulsante do Evangelho.

MISERICÓRDIA: o coração pulsante do Evangelho. MISERICÓRDIA: o coração pulsante do Evangelho. 1 Sentido vulgar do termo: ter dó ; sentir pena : expressões que ficam apenas na superfície do seu verdadeiro significado. 2 Misericordioso é quem, por amor,

Leia mais

Deixar-nos surpreender por Deus

Deixar-nos surpreender por Deus O Papa Francisco diz na sua Carta O Rosto da Misericórdia: Neste Jubileu, deixemo-nos surpreender por Deus. Ele nunca Se cansa de escancarar a porta do seu coração, para repetir que nos ama e deseja partilhar

Leia mais

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre

Maria e o mistério de Cristo. Prof. Thiago Onofre Maria e o mistério de Cristo Prof. Thiago Onofre A realidade da Encarnação A Encarnação do Verbo de Deus é obra do Espírito Santo; Não é vontade humana, mas divina; São Lucas apresenta Maria como mediação

Leia mais

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas

A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS. Lucas A TEOLOGIA DA MESA: A COMENSALIDADE DE JESUS Lucas 24.28-35 DEFINIÇÃO Comensalidade - qualidade de comensal; Comensal - pessoa que come habitualmente com outros em mesa comum; cada uma das pessoas que

Leia mais

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA

JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA JESUS CRISTO FOI CONCEBIDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO, E NASCEU DA VIRGEM MARIA 04-02-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze Porque é que o Filho de Deus se fez homem? para nossa salvação,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA VINDE A MIM, VÓS QUE ESTAIS AFLITOS E EU VOS ALIVIAREI Mt 11, 28-30 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 15ª Semana

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro

2ª FEIRA 26 de novembro 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Vamos dedicar esta semana ao tema da Misericórdia. Dar e receber misericórdia faz de nós pessoas melhores, mais atentas

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

Giovanni Cipriani A GLÓRIA DA CRUZ

Giovanni Cipriani A GLÓRIA DA CRUZ Giovanni Cipriani A GLÓRIA DA CRUZ A BELEZA DE CRISTO NA CRUZ Jesus, na cruz, nos revela a nova beleza e a força do amor. Na atrocidade inaudita da cruz, em que seu corpo aparece aos olhos humanos desfigurado

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA

FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA FUNDAMENTOS DA FÉ CATÓLICA 1 Deus quer nos tornar sagrados. Ele nos chama para crescer em santidade. Em sua providência, ele nos deu uma maneira de triunfar: a Sociedade de São Vicente de Paulo. 2 A Sociedade

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

Título: "E TEVE COMPAIXÃO DELES" Autor: C. WOLSTON. Literaturas em formato digital:

Título: E TEVE COMPAIXÃO DELES Autor: C. WOLSTON. Literaturas em formato digital: Título: "E TEVE COMPAIXÃO DELES" Autor: C. WOLSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos: www.3minutos.net

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este COMO FAZER? A. Empenha-te a encontrar o Senhor. Contempla com os teus olhos a presença de Deus em todas as coisas, e vê que Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da Celebração Eucarística,

Leia mais

Filmes. Debates. Role-play

Filmes. Debates. Role-play P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: 2.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 6.º - ANO

Leia mais

Miseri-córdia = coração compadecido (capacidade de amar a miséria do outro/amor gratuito que se dá por compaixão a quem se encontra em desgraça);

Miseri-córdia = coração compadecido (capacidade de amar a miséria do outro/amor gratuito que se dá por compaixão a quem se encontra em desgraça); JORNADAS AMOR FRATERNO Resposta do Povo de Deus à Misericórdia Divina Jornadas Socio-Caritativas AMOR FRATERNO Resposta do Povo de DEUS à Misericórdia Divina 1 Jornadas da Misericórdia AMOR FRATERNO RESPOSTA

Leia mais

Jesus Cristo é o rosto visível de Deus. Conhecer Jesus e viver ao jeito de Jesus é uma das melhores formas de sentir a misericórdia de Deus

Jesus Cristo é o rosto visível de Deus. Conhecer Jesus e viver ao jeito de Jesus é uma das melhores formas de sentir a misericórdia de Deus CAMINHADA QUARESMA PÁSCOA 2016 Estamos a viver a Quaresma - tempo favorável de conversão - em pleno Ano da Misericórdia. Na Bula de proclamação do Jubileu Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

1ª Leitura - Mq 7,

1ª Leitura - Mq 7, 1ª Leitura - Mq 7,14-15.18-20 Lançará ao fundo do mar todos os nossos pecados. Leitura da Profecia de Miquéias 7,14-15.18-20 14 Apascenta o teu povo com o cajado da autoridade, o rebanho de tua propriedade,

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA PAI, DAI-NOS SABEDORIA YOU PRAY Pai, dai-nos sabedoria para Vos reconhecer; desejo de Vos procurar;

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas - Vocação de Mateus para seguir a Jesus - Mt 9, 9-13 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração SEXTA-FEIRA DA XIII SEMANA

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Segunda-feira da 8ª Semana do Tempo Comum Ó Deus,

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS ANO A - Dia Mundial da Paz

LITURGIA DOMINICAL SOLENIDADE DE SANTA MARIA, MÃE DE DEUS ANO A - Dia Mundial da Paz INDICAÇÕES PRÁTICAS: Orações próprias da Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus (Missal Romano, pp. 148-149). Prefácio de Nossa Senhora I (Missal Romano, p. 486). Oração Eucarística I (Missal Romano, pp.

Leia mais

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a

O Ano Santo é um tempo de paz, reconciliação e perdão. Ele começa quando o Papa abre a Neste mês ocorrerá a abertura do Ano Santo da Misericórdia: O jubileu dedicado à misericórdia de Deus. O rosto da misericórdia é o título da bula pela qual o Santo Padre convoca toda a Igreja para viver

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL. Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL. Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES

MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL. Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL. Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES MOVIMENTO DE ROMEIROS DE SÃO MIGUEL Romaria Quaresmal 2016 MEDITAÇÕES ESPIRITUAIS 14 ORAR PELOS VIVOS E DEFUNTOS O nosso dia-a-dia

Leia mais

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. INTRODUÇÃO - A salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. - O primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. I O PROTOEVANGELHO

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 3ª Semana do Advento 1) Oração O Evangelho

Leia mais

SACRAMENTOS SINAIS DA MISERICÓRDIA

SACRAMENTOS SINAIS DA MISERICÓRDIA SACRAMENTOS SINAIS DA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Os sacramentos são dons de Deus, confiados a sua Igreja, dados aos que tem fé, para que tenham a força de dar testemunho no mundo do grande mistério do amor

Leia mais

Capítulo 15 de "O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec" - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO.

Capítulo 15 de O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO. Autor: André Martinez REFLEXÕES ESPÍRITAS: O Maior Mandamento Capítulo 15 de "O Evangelho Segundo o Esiritismo, de Allan Kardec" - Fora da caridade não há salvação, itens 4 e 5, O MAIOR MANDAMENTO. Este

Leia mais

Solenidade da Imaculada Conceição

Solenidade da Imaculada Conceição 1.A Igreja celebra hoje a solenidade litúrgica da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal. Este é, por isso, um dia solene, um dia de graça e um dia de bênção para a Igreja e para

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM egunda-feira da 10ª Semana do Tempo Comum S 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

1ª Leitura - Dn 3,

1ª Leitura - Dn 3, 1ª Leitura - Dn 3,25.34-43 De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos. Leitura da Profecia de Daniel 3,25.34-43 Naqueles dias: 25 Azarias, parou e, de pé, começou a rezar; abrindo a

Leia mais

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27

Natividade de Maria Sex, 08 de Setembro de :27 O Teu nascimento, Mãe de Deus, trouxe alegria para toda a esfera terrestre, pois de Ti nasceu o Sol da Justiça, Cristo, o nosso Deus, diz um antigo hino oriental sobre o nascimento de Nossa Senhora. Seu

Leia mais

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso

Homilia na Peregrinação ao Santuário de Nossa Senhora da Assunção Santo Tirso 1.O caminho de peregrinos que nos trouxe das nossas casas e paróquias a este santuário no alto do Monte Córdova, em pleno tempo de verão, a meio do mês de agosto, diz-nos como é bom e belo estarmos aqui!

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40) 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 29 de Outubro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40) Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus reduzira os saduceus

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB METAS CURRICULARES DE EMRC REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB FÁTIMA, 26 DE JANEIRO DE 2014 2007 2014 O QUE MUDA? 2007 2014 5º ANO UL1: Viver juntos UL1: Viver juntos UL2: A água, fonte

Leia mais

"Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos".

Ouve a voz do Senhor, teu Deus, e observa todos os seus Mandamentos. Quem é seu Próximo? Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la. As leituras bíblicas respondem: no amor a Deus e aos outros. Na 1 a leitura, MOISÉS convida

Leia mais

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista

REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS Paróquia Nossa Senhora da Boavista REUNIÃO DE PAIS GRUPO DE JOVENS 2016 2017 Paróquia Nossa Senhora da Boavista 1. Oração inicial. AGENDA 2. Tema do ano pastoral 2016 2017. 3. Apresentação dos animadores. 4. Apresentação do calendário dos

Leia mais

CARTA PASTORAL

CARTA PASTORAL CARTA PASTORAL 2013-2014 D. Manuel Pelino Domingues Assembleia Diocesana 5 de outubro 2013 CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM CUIDAR DA FÉ CUIDAR DO HOMEM 1. A fé: uma boa nova

Leia mais

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo.

OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OA salvação do homem por Cristo Jesus era um mistério que só foi plenamente revelado com a encarnação do Verbo. OO primeiro a pregar o evangelho ao homem foi o próprio Deus no Éden. www.portalebd.org.br

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JULHO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

Formação Paroquial Outubro Ser Igreja Mística, Misericordiosa e Missionária

Formação Paroquial Outubro Ser Igreja Mística, Misericordiosa e Missionária Formação Paroquial Outubro-2018 Ser Igreja Mística, Misericordiosa e Missionária Em nome do Pai, Em nome do Filho, Em nome do Espírito Santo, Estamos aqui.(bis) Para Louvar e agradecer, Bendizer e adorar,

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1

O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 O Deus de Abraão e de Jesus Cristo - 1 Deus em questão CREIO EM UM SÓ DEUS A Fé dirige-se a Deus, tem Deus por objecto. Deus é actualmente posto em questão. Deus em questão A hipótese de Deus parece desnecessária

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

XXXI Domingo do Tempo Comum. O Senhor me ensinará o caminho da vida, a seu lado viverei na plenitude da alegria.

XXXI Domingo do Tempo Comum. O Senhor me ensinará o caminho da vida, a seu lado viverei na plenitude da alegria. XXXI Domingo do Tempo Comum O Senhor me ensinará o caminho da vida, a seu lado viverei na plenitude da alegria. Perdão, Senhor. O Senhor me ensinará o caminho da vida, a seu lado viverei na plenitude da

Leia mais

Igreja missionária testemunha de misericórdia. Queridos irmãos e irmãs!

Igreja missionária testemunha de misericórdia. Queridos irmãos e irmãs! Igreja missionária testemunha de misericórdia Queridos irmãos e irmãs! O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que a Igreja está a viver, proporciona uma luz particular também ao Dia Mundial das Missões

Leia mais

REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA

REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA CANTO DE ENTRADA SENHOR EIS AQUI O TEU POVO CANTO DE ENTRADA SENHOR EIS AQUI O TEU POVO Em D Em G C B 7 Senhor, eis aqui o teu povo/ Que vem implorar teu perdão/ Am B

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

Leituras domingo 5 fevereiro. 5 Fevereiro º Domingo do Tempo Comum - ano A. LEITURA I Is 58, Leitura do Livro do profeta Isaías

Leituras domingo 5 fevereiro. 5 Fevereiro º Domingo do Tempo Comum - ano A. LEITURA I Is 58, Leitura do Livro do profeta Isaías Leituras domingo 5 fevereiro 5 Fevereiro 2017 5º Domingo do Tempo Comum - ano A LEITURA I Is 58, 7-10 Leitura do Livro do profeta Isaías Eis o que diz o Senhor: «Reparte o teu pão com o faminto, dá pousada

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor.

Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. LOUVOR: Ao único Ao único que é digno de receber A honra e a glória, a força e o poder Ao rei, eterno, imortal, invisível, mas real A Ele ministramos o louvor. :: Coroamos a ti, ó Rei Jesus :: Adoramos

Leia mais

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada

6º Domingo da Páscoa 20/05/2017. Entrada 6º Domingo da Páscoa 20/05/2017 Entrada Entrada: Vamos celebrar com Júbilo (D) Refrão: Vamos celebrar com júbilo, A festa do Rei Jesus: Os homens com Glória, as mulheres Aleluia! Vamos celebrar ao Rei!

Leia mais

1º dia: Ó Consoladora dos Aflitos

1º dia: Ó Consoladora dos Aflitos NOVENA À NOSSA SENHORA DE CARAVAGGIO 1º dia: Ó Consoladora dos Aflitos Vós que consolastes a pobre Joaneta em meio à sua aflição familiar, concedei a graça que tanto necessito, intercedendo junto a Jesus

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

1 OBRIGADO POR FAZER O DOWNLOAD! Temos uma gama gigantesca de material de formação e espiritualidade esperando por você! Nós somos a Comunidade Católica El Shaddai e nossa missão é realizar Obras de Misericórdia

Leia mais

Paróquia São Francisco de Assis

Paróquia São Francisco de Assis Paróquia São Francisco de Assis 2015 O que é um Ano Santo? Levítico 25 Um ano de Misericórdia, isto é o que o Senhor anuncia e que nós desejamos viver. Este Ano Santo traz consigo a riqueza da missão de

Leia mais

+ Ilídio Pinto Leandro Bispo de Viseu

+ Ilídio Pinto Leandro Bispo de Viseu + Ilídio Pinto Leandro Bispo de Viseu Nota Pastoral Todos Discípulos. Todos Responsáveis O Plano Pastoral para o primeiro de 10 anos, na vivência e concretização do Sínodo Diocesano, convida-nos a ser

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui

SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de :00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui SANTA MISSA EM PORTUGUÊS Domingo, 17 de dezembro de 2017 5:00 p.m. 3º. Domingo do Advento CANTOS CANTO DE ENTRADA: Reunidos Aqui Reunidos aqui (reunidos aqui) Só pra louvar ao Senhor (só pra louvar ao

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5,1-12)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5,1-12) 4º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 29 de Janeiro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5,1-12) Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-se. Rodearam-n

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

O Reino de Deus e a Sua vontade

O Reino de Deus e a Sua vontade Versão 1.0 Ennio Gomide dos Santos Novembro de 2017 Sumário 1 Chamados para nos perdermos... 3 2 A Oferta do Pai... 4 3 O amor do Filho... 5 4 O reino entre nós... 6 5 O ensino de Jesus... 7 ii Introdução

Leia mais

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR

Série IGREJA QUE AGRADA A DEUS. Tem ESPERANÇA AMOR Série A IGREJA QUE AGRADA A DEUS Tem FÉ ESPERANÇA AMOR Qual é a coisa mais importante? Muitos diriam Status, poder, sucesso (competição, egoísmo) Dinheiro (ambição, corrupção, roubo) Corpo (fisicultura,

Leia mais

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER

CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 1º ANO COLEÇÃO INTERAGIR E CRESCER UNIDADE 1 JESUS ME AMA Compreender que Deus nos ama e deseja o melhor para cada um de Seus filhos. Reconhecer que Deus se revela por Sua

Leia mais

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 6º ano Ano letivo 2016/2017 Unidade Letiva 1 - A Pessoa

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

proposta quaresmal para a Paróquia do Candal

proposta quaresmal para a Paróquia do Candal proposta quaresmal para a Paróquia do Candal Conhecer para viver, HOJE, as Obras de Misericórdia «As obras de misericórdia são acções caridosas em ajuda do próximo, nas suas necessidades corporais e espirituais.

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME

2ª FEIRA 26 de novembro. BANCO ALIMENTAR CONTRA A FOME 2ª FEIRA 26 de novembro NA MISERICÓRDIA INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! No próximo fim de semana decorrerá a Campanha do Banco Alimentar Contra a Fome. Como habitual, a nossa escola estará no

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA Ó Deus eterno

Leia mais

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107

Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Solenidade de Nosso Pai São Bento 11 de lulho de 2107 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Celebrar a festa de São Bento é para todos nós uma oportunidade a mais para refletir se, de fato, vivemos com seriedade

Leia mais

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello

Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar. Pr. Alex Mello Uma comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello COMUNHÃO CULTO PERDÃO PREGAÇÃO ADORAÇÃO AMOR ORAÇÃO MINISTÉRIO A comunidade daqueles que foram Perdoados para Amar Pr. Alex Mello Leitura

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais