PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS"

Transcrição

1 PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

2 CONCEITOS Cartografia é a ciência, técnica e a arte de representar a superfície terrestre. O Mapa: Representação no plano, em escala pequena, dos aspectos geográficos, naturais, culturais e artificiais de determinada área destinada aos mais variados usos; O Carta: Representação no plano, em escala média ou grande, dos aspectos artificiais e naturais de determinada área, subdividida em folhas articuladas de maneira sistemática.

3 POR QUE ESTUDAR CARTOGRAFIA NO ENEM? Todos os mapas, gráficos e imagens são utilizados nas questões para identificar, localizar e contextualizar fatos sociais, ambientais, políticos e econômicos; Leitura de mundo não textual; Semiótica (do grego semeiotiké ou "a arte dos sinais") é a ciência geral dos signos e da semiose que estuda todos os fenômenos culturais - sistemas de significação. Mais abrangente que a linguística.

4 CONCEITOS Para ler e interpretar mapas e gráficos é necessário observar: Título; Mapas Legenda; Escala; Coordenadas geográficas; Tipo do mapa: Fonte; Gráficos Título; Legenda; Fonte;

5

6

7 Projeções cartográficas Na cartografia, o mundo pode ser representado por meio de uma esfera ou de um planisfério. No entanto, sempre surgem distorções ao se transformar uma superfície esférica em uma superfície plana.

8 Projeção Cilíndrica Foi desenvolvida na Antiguidade, especialmente por Anaximandro, Erastótenes e Hiparco, na Grécia. No século XV foi aperfeiçoada pelo holandês Mercator (Gerhard Kremer), cujo codinome tornou-se sinônimo dessa projeção. Foi muito utilizada para confeccionar mapas-múndi e cartas de navegação, essenciais na fase inicial das navegações (época em que Mercator vivia).

9 Principais Características: Projeção Cilíndrica O Equador é a única linha que mantém a dimensão original Todos os Paralelos e Meridianos se cruzam formando ângulos retos (90 ) Os Meridianos, que no planeta se encontram nos polos, aqui não se encontram.

10 Projeção cilíndrica Cartografia e ideologia Projeção cilíndrica, evidenciando a deformação das áreas próximas ao polo norte. Repare que, neste mapa, a Groenlândia (2,1 milhões de km 2 ) não parece ser menor que a América do Sul (17 milhões de km 2 ).

11 PLANISFÉRIO DE MERCATOR Fonte: Adap.: CHARLIER, Jacques. Atlas du 21ª siécle. Groningen: Wolters-Noordhoff/Paris: Nathan,2005. p.186.

12 PROJEÇÃO CÔNICA Foi desenvolvida inicialmente na Grécia, por Hiparco e Ptolomeu. Foi aperfeiçoada a partir do século XVIII, especialmente pelo francês Jean-Henri Lambert, cujo nome acabou se tornando sinônimo dessa projeção.

13 PROJEÇÃO CÔNICA Principais Características: Somente o Paralelo que tangencia a base do cone mantém sua dimensão real (as áreas próximas a ele são representadas com alta precisão, mas à medida que a representação se afasta desse ponto para o vértice do cone, as imagens se distorcem. Todos os Meridianos desenhados no mapa são divergentes do vértice do cone. Os Paralelos e os Meridianos não formam ângulos retos.

14 Projeção cônica Cartografia e ideologia As regiões de latitudes mais elevadas apresentam-se menos distorcidas nas projeções cônicas, que são adequadas a essas regiões do planeta.

15 PROJEÇÃO PLANA O O O O Também é chamada de Tangencial, Azimutal ou Polar. Um plano toca o globo terrestre num único ponto. Círculos são traçados em torno desse ponto, representando os paralelos. A partir desse ponto saem raios divergentes representando os meridianos. Sobre essa grade se projetam os elementos do globo. É útil para a navegação aérea e análise geopolítica (Fins Geopolíticos). É bastante utilizada pelos pilotos de aviões no cálculo de distâncias aéreas.

16 PROJEÇÃO PLANA Principais Características: O ponto escolhido é projetado no centro do mapa. Os Meridianos são linhas retas divergentes, partindo do centro do mapa. Os Paralelos são círculos concêntricos. Fonte: Organização das Nações Unidas (ONU), 2014.

17 Cartografia e ideologia Projeção azimutal centrada no polo norte

18 Cartografia e ideologia Projeção azimutal centrada no Brasil

19 PROJEÇÕES MAIS USADAS PARA O ENEM Projeção de Mercator; Projeção de Peters; Projeção Plana ou Azimutal;

20 PROJEÇÃO DE MERCATOR

21 PROJEÇÃO DE PETERS

22 PROJEÇÕES X IDEOLOGIA Mapa de Peters (1973) Mapa para um Mundo Solidário Este mapa consegue manter as áreas proporcionais, mas distorce as formas das regiões representadas Mapa-Múndi na Projeção de Mercator. Mapa-Múndi na Projeção de Peters. Fonte: Atlas Geográfico Escolar/IBGE. Rio de Janeiro: IBGE, In: SERRANO; WALDMAN, 2007, p. 39.

23 Cartografia e ideologia Projeção descontínua de Goode

24 Princípios da cartografia Mapa-múndi de Ptolomeu: A partir do fim do século XV período das grandes navegações -, os mapas tornaram-se mais precisos.

25 Princípios da cartografia Mapa de Cantino (1502): Tornou-se conhecido por ter sido contrabandeado de Portugal para a Itália por Cantino. Nele, já aparece o Tratado de Tordesilhas (1494).

26 MAPA: PAÍSES MAIS POPULOSOS Fonte: Brandalize, 2007.

27 MAPA PLANISFÉRIO CHINÊS Fonte: Google, 2014.

28 MAPA PLANISFÉRIO JAPONÊS Fonte: Google, 2014.

29 IMAGEM DE SATÉLITE

30 FUSOS HORÁRIOS Prof.º Sérgio Carlos Pereira Sérgio Carlos Pereira

31 CONTEÚDO Breve Relato Histórico dos Fusos Horários; GMT Cálculo Horário Solar / Horário Oficial Hora Legal

32 HISTÓRICO O sistema atual de Fusos foi adotado em uma conferência, realizada na cidade de Washington, DC., que foi batizada de Conferência Internacional do Meridiano, realizada no ano de Objetivo: Estabelecer padrões de horários para o planeta Terra;

33 GMT - GREENWICH MEAN TIME GMT é a sigla inglesa de Greenwich Mean Time cujo significado em português é Tempo Médio de Greenwich. É em Greenwich, uma localidade a sudeste de Londres, que se encontra o Observatório Real de Greenwich, onde é definido o meridiano de Greenwich, que por convenção tem longitude 0 0' 0" E/W. O meridiano de Greenwich divide o globo terrestre em ocidente e oriente e define o fuso horário. Os fusos ocidentais possuem o sinal negativo, uma indicação de que as horas diminuem na direção Oeste. O contrário acontece com os fusos orientais (sinal positivo, as horas aumentam, Leste de Greenwich).

34 GMT - FUSOS TEÓRICOS

35 GMT NOS VESTIBULARES Como calcular o horário GMT? Antes vamos Refletir: Sé a Terra tem forma esférica, portanto sua quantidade de graus é 360º e se um dia tem 24 horas, portanto: 360º 24 horas 15º Ou Seja, 15º representam 1 hora.

36 GMT NOS VESTIBULARES Supondo: 31/08 31/08 60º 45º 30º 15º 0º 15º 30º 45º 60º Cidade A Cidade B No mesmo momento da cidade A que horas são na cidade B? 17h 23h Resposta: 23 Horas Agora imagine que um avião demorou cerca de 8 horas para se deslocar da cidade A para a cidade B, Em que Hora e qual dia o avião chegou no seu destino? Resposta: 07 Horas do dia 01/09 17h Oeste (-1 Hora) Leste (+1 Hora) 8 Horas? h

37 DESAFIO

38 RESOLUÇÃO Então: 1º passo: localizar os fusos Para transformar as longitudes em fusos horários, basta dividir o valor delas por 15, pois cada fuso corresponde a 15º de longitude, logo: Japão: 135º Leste: = 9 GMT (Como o fuso horário encontra-se no meridiano Leste, o sinal permanece positivo). Brasília: 45º Oeste: -45º 15 = -3 GMT (Como o fuso horário encontra-se no meridiano Oeste, o sinal permanece negativo). 2º passo: calcular a diferença entre os fusos Sabendo que o terremoto ocorreu no fuso de 9 GMT e que Brasília encontra-se no fuso de -3 GMT, calcula-se a diferença entre eles: 9 - (-3) = 12 Então a diferença entre os dois locais é de 12 fusos horários. 3º passo: descobrir se soma ou se subtrai a diferença entre os fusos Sabemos que a diferença entre o horário do terremoto e o horário de Brasília é de 12 fusos, ou seja, 12 horas. Mas são 12 horas a mais ou 12 horas a menos? Para resolver esse problema, basta fazer o diagrama abaixo: - OESTE LESTE + No caso, estamos querendo saber a diferença entre o horário de algo que ocorreu a Leste (onde o Sol nasce primeiro) de um lugar que se encontra a Oeste (onde o Sol nasce por último). Dessa forma, quando estamos indo em direção ao Oeste, subtraem-se os horários; e quando estamos a leste, somamse os horários. Assim sendo, teremos que diminuir a hora original do evento por 12 (que é a diferença entre os fusos, conforme calculamos mais acima).

39 RESOLUÇÃO 4º passo: calcular o horário de Brasília O evento ocorreu às 9h21min da manhã no Japão, então: 9h19min - 12h = 21h19min do dia anterior Então, a alternativa correta é a letra E.

40 HORÁRIO OFICIAL X GMT Horário Oficial: Com base na sua localização e nas suas peculiaridades, cada nação institui uma (ou mais) hora legal, que nem sempre corresponde ao fuso em que está situado. Se o país for muito vasto, estabelece mais de uma hora legal. A Federação Russa, por exemplo, possui doze horas diferentes. O Canadá tem oito, os EUA tem seis e o Brasil desde 2013 quatro.

41 HORA LEGAL/OFICIAL NO MUNDO

42 HORÁRIO SOLAR E INTERVALOS Horário Solar: É a compensação da duração da luz do sol, de acordo com a rotação da Terra em algumas localidades. Primeiro Passo é descobrir quantos minutos equivale 1º de longitude. Para isso: 60 Min 15º 4 Min. Como cada grau equivale 4 minutos, para descobrir o horário solar basta fazer a seguinte equação: 7º + 5º = 12º 12º x 4 Min = 48 Min Portanto: = 12:48 15º 7º 0º 15º 5º 12 h 12 h 12 h? h (-1H) Leste Oeste (+1H) Horário oficial Horário * Tudo que está entre o intervalo de 15º é considerado o mesmo fuso oficial. * Mas como fica a questão da luminosidade do sol? Como descobrir a variação em minutos do tempo de luminosidade ou mesmo a diferença de tempo real?

43 DESAFIO (PUCRS 2003) Se os relógios dos habitantes de uma cidade localizada a 26 Oeste de Greenwich estiverem marcando 13 horas, que hora solar ou verdadeira será? a) 13 horas. b) 13 horas e 16 minutos. c) 12 horas. d) 12 horas e 4 minutos. e) 12 horas e 44 minutos.

44 RESOLUÇÃO 30º 26º 15º 15º 0º 30º - 26º = 4º Como cada 1º equivale a 4 minutos: 4º x 4 Minutos = 16 minutos Como 26º está mais a leste do que 30º a resposta é: (-1H) Oeste Leste (+1H) 13h e 16 minutos, ou seja letra B

45 FUSO HORÁRIO BRASILEIRO Desde 2013 o Brasil passou a ter novamente 4 fusos horários. O primeiro fuso horário brasileiro encontra-se duas horas atrasado em relação ao Meridiano de Greenwich e uma hora adiantado em relação ao horário de Brasília. Esse fuso abrange apenas algumas ilhas oceânicas pertencentes ao Brasil, como Fernando de Noronha e Penedos de São Pedro e São Paulo. O segundo fuso horário do país encontra-se três horas atrasado em relação a Greenwich e abrange a maior parte do território nacional, com a totalidade das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, além dos estados do Pará, Amapá, Tocantins, Goiás e o Distrito Federal. É o horário oficial de Brasília. O terceiro fuso horário encontra-se quatro horas atrasado em relação a Greenwich e uma hora em relação ao horário de Brasília. No horário de verão, essa diferença aumenta para duas horas, pois os estados abrangidos (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rondônia e a maior parte do Amazonas) não fazem parte desse horário especial. O quarto fuso horário encontra-se cinco horas atrasado em relação a Greenwich e duas horas em relação ao horário de Brasília, aumentando para três horas durante o horário de verão. Abrange somente o estado do Acre e uma pequena parte oeste do Amazonas. Esse fuso foi extinto no ano de 2008, onde a área passou a integrar o fuso de -4, no entanto, em setembro de 2013, essa extinção foi revogada após aprovação em um referendo promulgado em 2010.

46 DESAFIO Um grupo de estudantes residentes na cidade de Rio Branco (AC) partiu em uma viagem de férias para Fernando de Noronha (PE). No entanto, a viagem de avião foi relativamente desgastante, pois contou com duas escalas e uma duração de 14 horas e 30 minutos. Considerando que os viajantes saíram de Rio Branco às 6h da manhã, a hora local de desembarque no destino final foi: a) 17h30 b) 18h30 c) 20h30 d) 22h30 e) 23h30

47 RESOLUÇÃO Para calcular a hora da chegada, é preciso: a) identificar os fusos de origem e destino; b) calcular a diferença entre os fusos; c) somar o tempo de viagem e o fuso ao horário de partida. * Identificando os fusos: Fuso de Rio Branco (AC): 5GMT Fuso de destino (Fernando de Noronha): 2 GMT * Calculando a diferença entre os fusos 5GMT 4GMT 3GMT 2GMT São três fusos de diferença, pois Fernando de Noronha encontra-se três horas adiantado em relação a Rio Branco. * Somando o fuso e o tempo de viagem: H = Horário de partida + diferença entre os fusos + tempo de viagem H = 6h + 3h + 14h30 H = 23h30 Portanto, os estudantes chegaram a Fernando de Noronha às 23 horas e 30 minutos do mesmo dia. Alternativa correta: letra E

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele. Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele. Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Prof. Esp. Claudimar Fontinele Geografia Ensino Médio, 1º Ano Fuso Horário FUSO HORÁRIO Os fusos horários, também denominados zonas horárias, foram estabelecidos através

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS O QUE SÃO AS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS? Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica,

Leia mais

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA. Fonte:

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA. Fonte: ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO ESPACIAL DISCIPLINA : GEOGRAFIA Fonte: www.colegiomoderno.com.br/blogs/rosana/ Movimentos da Terra Na Idade Média (entre os séculos V e XV), os europeus achavam que a Terra estava

Leia mais

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA

GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA GABARITO - Lista de exercícios complementares 3 - CARTOGRAFIA 1ºEM GEOGRAFIA FÍSICA LUIZ GUSTAVO PROFÃO 2º Bimestre Utilize o material de apoio, disponível no site, para fazer esses exercícios. Observação:

Leia mais

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires

Elementos de um mapa. Professora de Geografia. Thamires Elementos de um mapa Professora de Geografia Thamires Principais elementos de um mapa Título informa o tema, local, tempo. Legenda detalha as informações do título Escala permite visualizar a proporção

Leia mais

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2

LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 LISTA EXERCÍCIOS 11 CARTOGRAFIA 2 1) Criada em 1884, essa linha imaginária foi fruto de uma convenção para designar a hora inicial, o ponto a partir do qual se medem os fusos horários e as coordenadas

Leia mais

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR.

O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS (CARTOGRAFIA) O QUE É CARTOGRAFIA? É A TÉCNICA DE FAZER MAPAS. MAPA NÃO É MERO DESENHO E SIM UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES VISUAIS. MOTIVO: NECESSIDADE DO HOMEM SE LOCALIZAR. GA-SUR

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS. Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Prof. Marize PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Os sistemas de projeções constituem-se de uma fórmula matemática que transforma as coordenadas geográficas, a partir de uma superfície esférica

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas Coordenadas Geográficas É a posição exata no globo terrestre Intersecção entre latitude e longitude Paralelos Linhas paralelas a Linha do Equador Trópico de Capricórnio Hemisfério

Leia mais

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros.

A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. A planta possui linhas horizontais (letras) e verticais (números) que facilitam a localização de ruas, praças e logradouros. Qualquer região da superfície terrestre pode ser dividida por linhas horizontais

Leia mais

Professores: Jaime, Clodoaldo

Professores: Jaime, Clodoaldo Professores: Jaime, Clodoaldo Ciência que abrange os fenômenos humanos e naturais, como condições ambientais(clima, vegetação, relevo, hidrografia) e as relações humanas Ela descreve e interpreta de maneira

Leia mais

OS FUSOS HORÁRIOS E AS ZONAS CLIMÁTICAS DO PLANETA!

OS FUSOS HORÁRIOS E AS ZONAS CLIMÁTICAS DO PLANETA! OS FUSOS HORÁRIOS E AS ZONAS CLIMÁTICAS DO PLANETA! O QUE É FUSO HORÁRIO? A metodologia utilizada para essa divisão partiu do princípio de que são gastos, aproximadamente, 24 horas paraqueaterrarealizeomovimentoderotação,ouseja,

Leia mais

Apostila de Geografia 10 Cartografia

Apostila de Geografia 10 Cartografia Apostila de Geografia 10 Cartografia 1.0 Definições Cartografia Ciência que estuda a representação total ou parcial da Terra. Produto final: mapas ou globos terrestres. Mapas Superfícies planas onde a

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata

INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA. Prof. Rogério da Mata INTRODUÇÃO À CARTOGRAFIA A importância dos pontos de referência Pontos Cardeais: são pontos principais utilizados como padrão de localização ou pontos de referência. Através deles é possível localizar

Leia mais

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Cartografia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Curvas de Nível Mapas temáticos Representação de fenômenos e suas diversidades: Qualitativas: Representa os diferentes elementos cartográficos Ex: Rios, cidades, industrias,

Leia mais

ENTREGAR EM: 24/05/2018

ENTREGAR EM: 24/05/2018 Assunto: Roteiro de recuperação da I etapa de GEOGRAFIA Tipo: U Data:25/05/2018 Ensino Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Valor: 5,0 Nome: Nº Nota: Professor: Gilson Pinheiro Lima Ass. do Responsável: Querido(a)

Leia mais

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais?

Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: 2) Qual a diferença entre projeções verdadeiras e redes convencionais? Câmpus de Rio Claro/SP Disciplina: Cartografia Profa. Dra. MARIA ISABEL CASTREGHINI DE FREITAS Aluno: PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1) O que você entende sobre projeção cartográfica? 2) Qual a diferença entre

Leia mais

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA UFGD FCA PROF. OMAR DANIEL BLOCO 1.1 NOÇÕES DE CARTOGRAFIA (Copyright 1991-2006 SPRING - DPI/INPE) 1 (Para uso no SPRING) 1 - Sistemas de Coordenadas Um objeto geográfico qualquer, como uma cidade, a foz

Leia mais

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina)

Revisado. Professor Vinícius Vanir Venturini TC Jean Cid (coord. de disciplina) Nome: Nº Nota Turma: Data: /04/2019 O presente instrumento de avaliação apresenta 12 escores. Orientação, localização e coordenadas geográficas Observação: No quadro a seguir, estão indicadas as coordenadas

Leia mais

GEOGRAFIA VESTIBULAR

GEOGRAFIA VESTIBULAR GEOGRAFIA VESTIBULAR MOVIMENTOS DA TERRA TRANSLAÇÃO As estações do ano, resultantes das diferentes posições que a terra ocupa durante o movimento de translação ; A desigual duração dos dias e das noites

Leia mais

1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada.

1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada. 1. (FACERES) Tendo como apoio o planisfério, busque a alternativa correta para a questão formulada. Um deslocamento realizado partindo de São Paulo Brasil, para Cidade do Cabo na Republica Sul Africana,

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS Tipos de representações cartográficas: por desenhos ou por imagens.

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Uma projeção cartográfica consiste num conjunto de linhas (paralelos e meridianos), que formam uma rede, sobre a qual são representados os elementos do mapa. Todos os mapas e/ou cartas são representações

Leia mais

Cartografia e Orientação

Cartografia e Orientação Cartografia e Orientação 1. (FUVEST) Observe estes mapas: a) Identifique duas diferenças significativas entre os mapas, quanto à forma de representação cartográfica. b) Qual era o principal objetivo de

Leia mais

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada.

O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. O local de cruzamento de um meridiano e de um paralelo é chamado de intersecção, é a coordenada. Na antiguidade os navegadores precisavam dominar bem a cartografia. Abaixo temos algumas notações: Considerando

Leia mais

Conhecimentos Gerais

Conhecimentos Gerais Conhecimentos Gerais Fusos Horários no Brasil Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimentos Gerais 1 FUSOS HORÁRIOS 1.1 Histórico Durante muito tempo, para determinar as horas

Leia mais

REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1

REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1 REVISÃO 1 GEOGRAFIA MÓDULO 1 Cartografia Definição: Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados das observações diretas

Leia mais

Professora: Rilvania Flôr.

Professora: Rilvania Flôr. Professora: Rilvania Flôr. Cartografia é a ciência de preparar cartas, mapas e planos para os mais variados fins, com diversos níveis de complexidade e informação, baseados em elementos científicos, técnicos

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1

GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 CARTOGRAFIA - DEFINIÇÕES Cartografia do grego, chartis = gráfico + grapheín = escrita. Cartografia é a área do conhecimento que

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS

PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS 1. Introdução São utilizadas para desenhar sobre uma esfera um sistema de paralelos e meridianos. Sempre há deformações. O que é melhor: Mapas planos ou globos? Sua representação

Leia mais

Conceitos Básicos mapa

Conceitos Básicos mapa Cartografia Conceitos Básicos Entende-se por mapa a representação gráfica convencional, geralmente plana e em pequena escala, de áreas relativamente extensas, como acontece nos mapas dos atlas. Para tal,

Leia mais

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral

Paulo Tumasz Junior. Cartografia Geral Paulo Tumasz Junior Cartografia Geral APRESENTAÇÕES Slides - A cartografia é a ciência da representação gráfica da superfície terrestre, tendo como produto final o mapa, ciência que trata da concepção,

Leia mais

ATIVIDADES 8º ANO. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16.

ATIVIDADES 8º ANO. MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, p.16. 1) Leia o texto e assinale a alternativa correta: ATIVIDADES 8º ANO MAGNOLI, Demétrio. Geografia para o Ensino Médio. 5ª ed. São Paulo: Atual, 2008. p.16. Sobre a Projeção de Mercator, podemos afirmar

Leia mais

Cartografia: projeções cartograficas

Cartografia: projeções cartograficas Cartografia: projeções cartograficas Projeção cartográfica é a representação de uma superfície esférica num plano (o mapa) ou, ainda, um sistema plano de paralelos e meridianos sobre os quais pode-se desenhar

Leia mais

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA

NOÇÕES DE CARTOGRAFIA NOÇÕES DE CARTOGRAFIA 1. Localização e Orientação Localizar-se e orientar-se no espaço geográfico foi uma das preocupações iniciais do ser humano, devido a várias necessidades: encontrar recursos naturais

Leia mais

Projeções Cartográficas

Projeções Cartográficas CARTOGRAFIA Projeções Cartográficas Uma projeção cartográfica nada mais é do que o resultado de um conjunto de operações que permite representar no plano, por meio de paralelos e meridianos, os fenômenos

Leia mais

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO

GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO GEOGRAFIA (AULA 04) - NOÇÕES ESPACIAIS: MOVIMENTOS TERRESTRES E FUSO HORÁRIO 1. Movimentos terrestres O planeta Terra apresenta diversos fenômenos naturais, dentre muitos estão os movimentos executados

Leia mais

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS VEST Abril @vestmapamental G E O G R A F I A CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar

Leia mais

Colégio XIX de Março

Colégio XIX de Março Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2018 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 09/05/2018 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

Unidade 5. Escolha da Projeção Cartográfica

Unidade 5. Escolha da Projeção Cartográfica Unidade 5 Escolha da Projeção Cartográfica Forma Tamanho Localização geográfica da região geográfica Propósito Fator de escala do mapa Um dos problemas básicos da Cartografia O problema da projeção cartográfica

Leia mais

Projeções Cartográficas. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado

Projeções Cartográficas. Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado Projeções Cartográficas Profa. Dra. Rúbia Gomes Morato Prof. Dr. Reinaldo Paul Pérez Machado O que são projeções cartográficas? Podemos definir um projeção como sendo um sistema plano de meridianos e paralelos,

Leia mais

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 NAVEGAR É PRECISO 2500 A.C. uma das primeiras representações de mapa, produzido na região da mesopotâmia. NAVEGAR É PRECISO Mapa do Salmo (1260) e Mappe-Monde (1707),

Leia mais

Lista Extra - 3. Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários

Lista Extra - 3. Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários Lista Extra - 3 Resumo dos objetivos: Coordenadas Geográficas e Fusos Horários 1. (Uel) Para responder a esta questão, considere os mapas a seguir. Os mapas 1, 2 e 3 representam, respectivamente, a) mapa

Leia mais

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA 1. (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA Se um viajante se dirigir de Brasília a Teresina, passando por Palmas, e retornando à primeira, fazendo o mesmo caminho, terá como direção

Leia mais

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I Os mapas devem ser constantemente alterados para mostrar as transformações ocorridas. Isso implica em pensar a cartografia como

Leia mais

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM

Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Cartografia CAIO CARDOZO GEOGRAFIA EM Noções básicas Mapa História da Cartografia Elementos do Mapa Hemisférios Rosa dos ventos Coordenadas Geográficas Paralelos e Meridianos Latitude e Longitude Movimentos

Leia mais

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser

Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser Colégio XIX de Março Educação do jeito que deve ser 2017 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 8º Turma: Data: 11/05/2017 Nota: Professor: Edvaldo de Oliveira Valor da Prova: 40 pontos Orientações

Leia mais

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta.

Geografia. Cartografia. Professor Tiago Trombetta. Geografia Cartografia Professor Tiago Trombetta www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas

Leia mais

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia

ASTRONOMIA. Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia ASTRONOMIA Professor Maycon Sabiá Disciplina Geografia 1. Origem do Universo: Teorias 2. Estrelas ou corpos celestes 3. Aglomerados 4. Nebulosas 5. Buraco Negro 6. Galáxias 7. Sistema Solar 8. Lua 9. Exoplanetas

Leia mais

Cartografia Projeções Cartográficas Mais Usadas e Sistema UTM

Cartografia Projeções Cartográficas Mais Usadas e Sistema UTM Cartografia Projeções Cartográficas Mais Usadas e Sistema UTM Prof. João Fernando Custodio da Silva Departamento de Cartografia www2.fct.unesp.br/docentes/carto/joaofernando Introdução Existem muitas e

Leia mais

GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA

GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA GPS REPRESENTAÇÃO DA TERRA Macedo, M.Sc. Poli, Brasil.. 2014 2/24 Qual a Forma da Durante muito tempo adotou-se a com a forma plana, onde em qualquer momento se chegaria ao fim do oceano, em um grande

Leia mais

2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que

2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que Projeções Cartográficas A arte na construção de mapas 2. Projeções cartográficas 2.1. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? 2.2 O que são e para que foram desenvolvidos

Leia mais

PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA

PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA PROJEÇÃO AZIMUTAL POLAR OU PLANA Projeção que tem o polo em sua porção central. As maiores deformações estão em suas áreas periféricas. É uma projeção equidistante. (Sistema Equidistante: conserva as

Leia mais

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA

REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA REPRESENTAÇÃO CARTOGRÁFICA PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS DEFINIÇÃO... Projeção cartográfica corresponde à representação de uma superfície esférica num plano. CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO MÉTODO PROJEÇÃO CILÍNDRICA

Leia mais

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO. A Geografia Levada a Sério

A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO.  A Geografia Levada a Sério 1 Mapa É a representação dos elementos de um determinado espaço na superfície plana, tornando-se um importante instrumento de orientação e de localização; O mapa de Ga-Sur é o mapa mais antigo que se tem

Leia mais

Cartografia Básica. Orientação Espacial

Cartografia Básica. Orientação Espacial CARTOGRAFIA BÁSICA. Projeções Cartográficas. Paralelos, Meridianos, as zonas térmicas e as coordenadas geográficas. O movimento de rotação da Terra, os fusos horários e o horário de Verão. O movimento

Leia mais

Fortaleza, fevereiro de 2019

Fortaleza, fevereiro de 2019 Professor Vinícius Vanir Venturini Aula 03 - Fuso horário (Conferência Astronômica do Meridiano Zero), cálculo com fusos horários, fusos horários do Brasil (04 fusos), horário solar e Linha Internacional

Leia mais

Fusos Horários. Porto Alegre 2015

Fusos Horários. Porto Alegre 2015 Fusos Horários Porto Alegre 2015 Fusos Horários Existem diversas maneiras de se medir o tempo: tempo solar verdadeiro, tempo solar médio, tempo civil ou pelos fusos horários. A velocidade das comunicações

Leia mais

CARTOGRAFIA WALDIR FERNANDO

CARTOGRAFIA WALDIR FERNANDO CARTOGRAFIA WALDIR FERNANDO Terremoto de 6,9 graus abala leste do Japão Um terremoto de 6,9 graus de magnitude abalou a costa leste do Japão nesta quarta-feira, sem provocar alerta de tsunami, anunciou

Leia mais

Geografia. Comunicação por Meio dos Mapas. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Comunicação por Meio dos Mapas. Professor Luciano Teixeira. Geografia Comunicação por Meio dos Mapas Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia CARTOGRAFIA A Cartografia é um instrumento básico para a análise do espaço. Há muitos anos,

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

FUSO HORÁRIO. Prof.º Welington

FUSO HORÁRIO. Prof.º Welington FUSO HORÁRIO Prof.º Welington Welington.1@live.com FUSO HORÁRIO A velocidade do avanço tecnológico no sistema de comunicação mundial, impôs uma necessidade de unificação da hora no mundo. Na conferência

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.org.br ESCALAS O mapa é a forma de representação da superfície terrestre, de milhares de quilômetros em apenas alguns centímetros em um plano ou globo. Para

Leia mais

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1

UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1. Coordenadas Aula 1 UNICAP Universidade Católica de Pernambuco Laboratório de Topografia de UNICAP LABTOP Topografia 1 Coordenadas Aula 1 Recife, 2014 Sistema de Coordenadas Um dos principais objetivos da Topografia é a determinação

Leia mais

PROF. NETO CARTOGRAFIA

PROF. NETO CARTOGRAFIA PROF. NETO CARTOGRAFIA Norte ou setentrional ou boreal ou das terras A Rosa dos Ventos ou Rosa dos Rumos Sul ou meridional ou austral ou das águas. LINHAS IMAGINÁRIAS Objetivo das Linhas Imaginárias:

Leia mais

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) LOCALIZAÇÃO. Professor R O C H A

Sistema de Coordenadas Geográficas (Rede Geográfica) LOCALIZAÇÃO. Professor R O C H A LOCALIZAÇÃO Professor R O C H A Pólo Norte Pólo Sul - A Terra possui um movimento de rotação que se processa em torno de um eixo imaginário. - Os pontos de interseção deste eixo de rotação com a superfície

Leia mais

GEOGRAFIA FÍSICA 1º ENSINO MÉDIO FRENTE C FUSO HORÁRIO. Prof. Luiz Gustavo - PROFÃO

GEOGRAFIA FÍSICA 1º ENSINO MÉDIO FRENTE C FUSO HORÁRIO. Prof. Luiz Gustavo - PROFÃO GEOGRAFIA FÍSICA 1º ENSINO MÉDIO FRENTE C FUSO HORÁRIO Prof. Luiz Gustavo - PROFÃO MOVIMENTO DE ROTAÇÃO O planeta terra demora 23h, 56 min. e 4,09 seg. para efetuar o movimento de rotação de 360. 360 =

Leia mais

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San.

GEOGRAFIA. Prof. Daniel San. GEOGRAFIA Prof. Daniel San daniel.san@lasalle.edu.br PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS, pág. 19 a 30 Técnicas destinadas a representar o globo que tem três dimensões em apenas duas (3D em 2D). Consiste num conjunto

Leia mais

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01

CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 CARTOGRAFIA: ELEMENTOS E TÉCNICAS MÓDULO 01 GEOGRAFIA 01 Cartografia ciência responsável pela elaboração de representações da superfície da Terra. Com a ajuda da matemática, evoluiu e aprimorou mapas e

Leia mais

Se a Terra é esférica, como meu mapa é plano?

Se a Terra é esférica, como meu mapa é plano? Se a Terra é esférica, como meu mapa é plano? Dificuldade elementar da Cartografia : representar a Terra : transpor 3D para 2D : desprezar a curvatura da superfície real para representação Operação matemática

Leia mais

Geografia. Projeções Cartográficas. Professor Luciano Teixeira.

Geografia. Projeções Cartográficas. Professor Luciano Teixeira. Geografia Projeções Cartográficas Professor Luciano Teixeira www.acasadoconcurseiro.com.br Geografia PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS Cartografia A Cartografia é um instrumento básico para a análise do espaço

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Série: 6 a - Ensino Fundamental Professora: Cristiane Mattar Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 25 / 4 / 2016 Aluno(a):

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas.

As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS PROJEÇÕES CARTOGRÁFICAS As projeções cartográficas são formas ou técnicas de representar a superfície terrestre em mapas. Diz respeito às técnicas de representação da superfície

Leia mais

Ensino Médio TESTES ALFA TODAS GEOGRAFIA. 3. Em São Francisco, 120 W de GMT são 15:00h. Portanto, em São Paulo, 45 W de GMT, serão:

Ensino Médio TESTES ALFA TODAS GEOGRAFIA. 3. Em São Francisco, 120 W de GMT são 15:00h. Portanto, em São Paulo, 45 W de GMT, serão: Nome: Classe: Nº de Matrícula: Ensino Médio Disciplina: GEOGRAFIA Série: 1ª Bimestre: 1º Data: 15/03/2008 Prova: PE Área: TODAS Versão: ALFA TESTES 1. "Acontece quando a face visível da Lua não recebe

Leia mais

CARTOGRAFIA 04 Questão 01) Questão 02) VERDADEIRA(S) Questão 03)

CARTOGRAFIA 04 Questão 01) Questão 02) VERDADEIRA(S) Questão 03) CARTOGRAFIA 04 Questão 01) Em função da grande extensão longitudinal, o território brasileiro é atravessado por quatro fusos horários. O sistema de horas legal vigente no país foi organizado com a finalidade

Leia mais

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS

REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS E CARTOGRÁFICAS 1 CONHECENDO A CARTOGRAFIA E OS MAPAS 2 CARTOGRAFIA SEGUNDO A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT), CARTOGRAFIA É DEFINIDA COMO: "A ARTE DO LEVANTAMENTO,

Leia mais

Coordenadas Geográficas

Coordenadas Geográficas GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano Coordenadas Geográficas Profº Luiz Gustavo Silveira Unidade I A linguagem geográfica e a leitura no mundo Livro: parte I Capítulo 4 Nós estamos aqui Tópicos do capítulo Terra no

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: GEOGRAFIA 1 Professor (a): Profª Roberta Andrade Conteúdo: CARTOGRAFIA Orientação pelo sol e Rosa dos Ventos; Coordenadas Geográficas; Antípodas;

Leia mais

Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha

Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha csjose@csjose.com.br Aluno(a) Nº Ano: 1º Ensino Médio Turma 1ª Unidade Disciplina: GEOGRAFIA Data / /. Professor(a) : Manoel e Sônia Rocha O S e n h o r t e a b e n ç o e e t e g u a r d e v o l t e p

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6 o - Ensino Fundamental Professor: Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 8 / 5 / 2018 Aluno(a): N o

Leia mais

Professora: Jordana Costa

Professora: Jordana Costa Projeções cartográficas Professora: Jordana Costa Projeções cartográficas Um dos grandes problemas enfrentados para uma boa representação cartográfica diz respeito à forma da Terra. Por possuir uma superfície

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas

Verificação de Aprendizagem. Assunto: Projeções Cartográficas Verificação de Aprendizagem Assunto: Projeções Cartográficas 1. A questão refere-se às imagens abaixo. Fonte: DUARTE, Paulo Araújo. Fundamentos de Cartografia. Florianópolis: Editora UFSC, 2002. Em relação

Leia mais

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza

CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza CARTOGRAFIA GEOGRÁFICA Profº Gustavo Silva de Souza ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO TERRESTRE GLOBO TERRESTRE MAPA PRINCIPAIS ELEMENTOS DO MAPA TÍTULO ORIENTAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS

COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS COLÉGIO 7 DE SETEMBRO DISICIPLINA DE GEOGRAFIA PROF. RONALDO LOURENÇO 1º ANO CAPÍTULO 01 PLANETA TERRA: COORDENADAS, MOVIMENTOS E FUSOS HORÁRIOS IMPORTÂNCIA O homem não existe sem a geografia O princípio

Leia mais

Que formas conheces de representação da Terra?

Que formas conheces de representação da Terra? Que formas conheces de representação da Terra? Desde sempre o Homem sentiu necessidade de representar os lugares que ia conhecendo e tudo aquilo que contribuía para a sua sobrevivência. Dessa necessidade

Leia mais

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA

FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CURSO DE ENGENHARIA DE AGRIMENSURA FUNDAMENTOS DE PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA Professor: Leonard Niero da Silveira leonardsilveira@unipampa.edu.br As projeções cartográficas nasceram

Leia mais

Projeções Cartográficas. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades?

Projeções Cartográficas. Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? Projeções Cartográficas Como representar figuras tridimensionais em um plano sem que ocorra deformidades? É possível eliminar as deformidades em um mapa ao representar áreas da Terra? O que são e para

Leia mais

Cartografia: Representações Cartográficas e Escala.

Cartografia: Representações Cartográficas e Escala. Cartografia: Representações Cartográficas e Escala. Cartografia Definição: Conjunto dos estudos e operações científicas, técnicas e artísticas que intervêm na elaboração dos mapas a partir dos resultados

Leia mais

TIPOS DE MAPAS Geral

TIPOS DE MAPAS Geral Cartografia Arte ou ciência de compor cartas geográficas Ramo da geografia vinculada aos estudos dos mapas e sua composição Representação convencional da configuração da superfície terrestre. Retrato de

Leia mais

ANALISA FENÔMENOS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. ESTUDA QUALQUER TÓPICO DOS PROCESSOS NATURAIS OU HUMANOS NA TERRA.

ANALISA FENÔMENOS SOBRE A SUPERFÍCIE TERRESTRE. ESTUDA QUALQUER TÓPICO DOS PROCESSOS NATURAIS OU HUMANOS NA TERRA. GEOGRAFIA REFERE-SE AO ESTUDO, A DESCRIÇÃO E À EXPLICAÇÃO DA TERRA A DIVERSIDADE DE UM LUGAR PARA O OUTRO, CARACTERÍSTICAS E MUDANÇAS COM O TEMPO E OS PROCESSOS RESPONSÁVEIS POR ESSAS VARIAÇÕES. É UMA

Leia mais

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de.

GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I. Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. GEOGRAFIA PROVA SIMULADA- GLOBAL I Aluno: 1- De acordo com nossos estudos, complete: Podemos representar o planeta terra de duas formas. Na esférica, chamamos de e na forma plana é chamada de. O é uma

Leia mais

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS

A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS A TERRA CARACTERÍSTICAS E MOVIMENTOS PEQUENA FICHA TÉCNICA DA TERRA Diâmetro equatorial Diâmetro polar Círculo equatorial Círculo polar Superfície total Superfície emersa Superfície da água Volume 12756

Leia mais

Colégio Militar de Brasília - CMB

Colégio Militar de Brasília - CMB Colégio Militar de Brasília - CMB Ciências Humanas e suas Tecnologias Geografia Professor Vinícius Vanir Venturini professor.venturini@gmail.com Orientação, Rosa dos Ventos 4319 km Boreal Setentrional

Leia mais

Material de apoio para o aluno

Material de apoio para o aluno Material de apoio para o aluno SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 6: ORIENTAÇÃO RELATIVA A ROSA DOS VENTOS SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 7: AS COORDENADAS GEOGRÁFICAS Habilidades: Compreender o sistema de coordenadas

Leia mais

Programa Retomada de Conteúdo - 1 Bimestre

Programa Retomada de Conteúdo - 1 Bimestre Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Programa Retomada de Conteúdo -

Leia mais