Capítulo 8. Estruturas de Repetição. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capítulo 8. Estruturas de Repetição. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra"

Transcrição

1 Capítulo 8 Estruturas de Repetição

2 Objetivos do Capítulo Apresentar as três estruturas de repetição (loops) disponíveis no Java: while, do-while e for. Indicar a sintaxe que deve ser empregada para a construção de cada diferente tipo de estrutura de repetição. Explorar diferentes tipos de tarefas que podem ser realizadas por uma estrutura de repetição e analisar quando cada uma delas é a mais adequada. Apresentar os mecanismos que podem ser empregados para interromper ou desviar o fluxo de execução em uma estrutura de repetição.

3 Introdução Estrutura de repetição = loop = laço Finalidade: repetir uma instrução ou bloco Composição: Inicialização Condição Corpo Iteração Tipos: while do-while for

4 Estrutura while while = enquanto Sintaxe: <inicialização> while (<condição>) <corpo> <iteração>

5 Código 8.1 While.java Estrutura while Escreva um laço que imprima o valor de uma variável inteira. Esta variável deve iniciar com zero. A variável deve ser incrementada antes de ser impressa. Isso deve se repetir enquanto a variável for menor que cinco. Escreva um laço que imprima o valor de uma variável inteira e o caractere correspondente a ele. Esta variável deve iniciar com 69. A variável deve ser decrementada depois de ser impressa. Isso deve se repetir enquanto a variável for maior ou igual a 65.

6 Código 8.2 ValidaNome.java Estrutura while Crie um programa que solicite o nome do usuário. Quando o nome for válido, exiba uma mensagem que indique sua validade e encerre o aplicativo. Quando o nome for inválido, exiba uma mensagem de erro e solicite-o novamente. Para ser válido, o nome deve ter de 5 a 50 caracteres.

7 while versus do-while Estrutura do-while while = condição testada antes da primeira execução do-while: condição testada após uma execução Sintaxe: <inicialização> do <corpo> <iteração> while (<condição>);

8 Código 8.3 DoWhile.java Estrutura do-while Escreva um laço que imprima o valor de uma variável inteira. Esta variável deve iniciar com nove. A variável deve ser incrementada antes de ser impressa. Isso deve se repetir enquanto a variável for menor que cinco. Escreva um laço que imprima o valor de uma variável inteira e o caractere correspondente a ele. Esta variável deve iniciar com 69. A variável deve ser decrementada depois de ser impressa. Isso deve se repetir enquanto a variável for maior ou igual a 65.

9 Código 8.4 Valida .java Estrutura do-while Crie um programa que solicite o do usuário. Quando o for válido, exiba uma mensagem que indique sua validade e encerre o aplicativo. Quando o for inválido, solicite-o novamente. Para ser válido, o deve atender aos seguintes requisitos: Deve ter pelo menos 5 caracteres. Deve ter somente um símbolo de arroba. Este símbolo não pode ser o primeiro caractere. Este símbolo não pode ser o último caractere.

10 Característica: compacta Estrutura for Sintaxe: for (<inicialização>; <condição>; <iteração>) <corpo>

11 Código 8.5 For.java Estrutura for Escreva um laço que imprima o valor de uma variável inteira. Esta variável deve iniciar com 1. A variável deve ser incrementada depois de ser impressa. Isso deve se repetir enquanto a variável for menor ou igual a 5. Escreva outro laço que imprima o valor de uma variável inteira. Esta variável deve iniciar com 5. A variável deve ser decrementada depois de ser impressa. Isso deve se repetir enquanto a variável for maior ou igual a 1.

12 Código 8.6 Compras.java Estrutura for Crie um programa que solicite a descrição de 5 itens para compor uma lista de compras. Grave todos os itens em uma única string. Se o diálogo de entrada for cancelado, encerre o aplicativo. Ao final, exiba a lista de compras com os 5 itens registrados.

13 Quebras de Laço Finalidade: interromper o fluxo normal de um laço Tipos: break: encerra o laço continue: desvia a execução No while e do-while: para a condição No for: para a iteração

14 Código 8.7 Break.java Quebras de Laço Crie um programa que solicite o nome do usuário. Quando o nome for válido, exiba uma mensagem co o nome informado e encerre o aplicativo. Quando o nome for inválido, solicite-o novamente. Para ser válido, o nome deve ter pelo menos 2 caracteres. Para repetir a solicitação do nome, utilize um laço cuja condição jamais se torne falsa. Interrompa este laço quando o nome for válido.

15 Código 8.8 Tarefas.java Quebras de Laço Crie um programa que solicite a descrição de até 10 tarefas para compor uma lista de coisas a serem feitas. Grave todas as tarefas em uma única string. Se o diálogo de entrada for cancelado, exiba a lista de tarefas que foram registradas.

16 Código 8.9 Continue.java Quebras de Laço Crie um programa que solicite o nome do usuário. Utilize um laço for para realizar esta solicitação. Quando o nome for inválido, solicite-o novamente. Utilize o contador do laço for para contar quantas vezes um nome inválido foi informado. Se nenhum erro tiver sido cometido, apenas apresente uma mensagem de boas-vindas. Se um nome inválido tiver sido informado, a mensagem de boasvindas deve incluir o número de erros cometidos.

17 Código 8.10 Musicas.java Quebras de Laço Crie um programa que permita registrar até 10 músicas. O nome do artista e o nome da música devem ser informados através de diálogos distintos. Grave todos os dados em uma única string. Antes de gravá-los, converta o nome do artista para maiúsculo e o título da música para minúsculo. Se um diálogo de entrada for cancelado, exiba uma lista com as músicas que foram registradas. Se um dado inválido for informado, exiba uma mensagem de erro e solicite-o novamente. O título da música deve ter de 2 a 30 caracteres. O nome do artista deve ter de 5 a 40 caracteres.

18 Exercício 1 Crie um novo aplicativo, chamado Exercicio0801, que solicite seu nome completo e avalie se o dado informado é válido. Se o diálogo de entrada for cancelado, o aplicativo deve ser encerrado imediatamente. Se o nome não for válido, uma mensagem de erro deve ser exibida e o aplicativo deve solicitá-lo novamente. Se o nome for válido, o aplicativo deve exibir uma mensagem com o nome informado. As regras para a validação do dado informado são as seguintes: Deve ter de 5 a 50 caracteres. Não pode ter números.

19 Exercício 1 As figuras abaixo ilustram a saída que deve ser produzida por este aplicativo para diferentes entradas.

20 Exercício 2 Crie um novo aplicativo, chamado Exercicio0802, que solicite seu CPF e avalie se o dado informado é válido. Se o diálogo de entrada for cancelado, o aplicativo deve ser encerrado imediatamente. Se o CPF não for válido, uma mensagem de erro deve ser exibida e o aplicativo deve solicitá-lo novamente. Se o CPF for válido, o aplicativo deve exibir uma mensagem com o CPF informado. As regras para a validação do dado informado são as seguintes: Deve ter 11 caracteres. Todos os caracteres devem ser dígitos numéricos.

21 Exercício 2 As figuras abaixo ilustram a saída que deve ser produzida por este aplicativo para diferentes entradas.

22 Exercício 3 Crie um novo aplicativo, chamado Exercicio0803, que solicite um número e calcule o seu fatorial. Se o diálogo de entrada for cancelado, o aplicativo deve ser encerrado imediatamente. Se o número não for válido, uma mensagem de erro deve ser exibida e o aplicativo deve solicitá-lo novamente. Se o número for válido, o aplicativo deve exibir uma mensagem com o seu fatorial. Para ser válido, o número deve estar entre 0 e 25. O cálculo do fatorial de um número é realizado multiplicandose este número por todos os números inteiros positivos anteriores a ele. Por exemplo: o fatorial de 4 é 24 (4 x 3 x 2 x 1). Além disso, o fatorial de zero é igual a um.

23 Exercício 3 As figuras abaixo ilustram a saída que deve ser produzida por este aplicativo para uma entrada válida.

24 Exercício 4 Crie um novo aplicativo, chamado Exercicio0804, que realize um número ilimitado de cálculos de IMC. Para realizar cada cálculo, o aplicativo deve solicitar um peso e uma altura. Se qualquer um destes diálogos for cancelado, o aplicativo deve ser encerrado imediatamente. Se um destes dados informados não for válido, uma mensagem de erro deve ser exibida e o aplicativo deve solicitá-lo novamente. Se os dois dados forem válidos, o aplicativo deve exibir uma mensagem contendo o IMC e a categoria correspondentes. As regras para a validação dos dados informados são as seguintes: Peso: deve ser um número entre 1,0 e 300,0. Altura: deve ser um número entre 0,1 e 2,5. Depois de realizar um cálculo de IMC e exibir a mensagem final, o aplicativo deve iniciar um novo procedimento de captação de dados para um novo cálculo. Ele deve realizar esta tarefa pela quantidade de vezes que você desejar e só deve ser encerrado quando você cancelar um dos diálogos de entrada.

25 Exercício 4 As figuras abaixo ilustram a saída que deve ser produzida por este aplicativo para duas entradas válidas.

26 Exercício 5 Crie um novo aplicativo, chamado Exercicio0805, que simule a emissão de um relatório simplificado de folha de pagamento. O aplicativo deve utilizar diálogos de entrada de dados para solicitar o nome e o salário de um número ilimitado de funcionários. Se qualquer um destes diálogos for cancelado, o aplicativo deve ser encerrado imediatamente. Se um destes dados informados não for válido, uma mensagem de erro deve ser exibida e o aplicativo deve solicitá-lo novamente. As regras para a validação dos dados informados são as seguintes: Nome: deve ter de 2 a 30 caracteres. Salário: deve ser um valor igual ou superior a R$ 465,00.

27 Exercício 5 O teto para recolhimento de INSS é de RS 354,07. Esse é o valor máximo que pode ser descontado do funcionário. Para cada funcionário, o aplicativo deve calcular os valores a serem descontados de seu salário a título de INSS e de Imposto de Renda. Para calcular o valor do INSS a ser descontado, utilize a tabela abaixo: Salário Alíquota Até R$ 965,67 8,0 De R$ 965,68 a R$ 1.609,45 9,0 De R$ 1.609,46 a R$ 3.218,90 11,0

28 Exercício 5 Para calcular o valor do Imposto de Renda, utilize a tabela abaixo. Salário Alíquota Até R$ 1.434,00 0,0 De R$ 1.434,01 a R$ 2.150,00 7,5 De R$ 2.150,01 a R$ 2.886,00 15,0 De R$ 2.886,01 a R$ 3.582,00 22,5 Acima de 3.582,00 27,5

29 Exercício 5 O aplicativo também deve calcular o salário líquido a ser pago a cada funcionário, que representa o valor do salário decrescido dos valores do INSS e do Imposto de Renda. Ele deve captar o nome e o salário de um funcionário e realizar todos estes cálculos a quantidade de vezes que você desejar. Quando você cancelar um dos diálogos de entrada de dados, este aplicativo deve exibir uma mensagem contendo uma lista com o nome e o salário de cada funcionário que você informou, bem como os valores do INSS e do Imposto de Renda e o salário líquido a ser pago a cada um deles. Ao final desta lista, o aplicativo também deve indicar algumas totalizações: a soma do valor de todos os salários, as somas dos descontos de INSS e de Imposto de Renda e a soma de todos os salários líquidos.

30 Exercício 5 As figuras abaixo ilustram os diálogos produzidos por este aplicativo.

31 Contato Com o autor: Rui Rossi dos Santos livros@ruirossi.pro.br Web Site: Com a editora: Editora NovaTerra Telefone: (21) Web Site:

Capítulo 7. Estruturas de Decisão. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 7. Estruturas de Decisão. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 7 Estruturas de Decisão Objetivos do Capítulo Apresentar as estruturas de decisão disponíveis no Java e sua aplicabilidade para promover desvios no fluxo de execução dos aplicativos. Indicar a

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 5 Estruturas de Repetição Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 26/04/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Aula de Hoje Estrutura de repetição Comando for

Leia mais

Estruturas de Decisão

Estruturas de Decisão Motivação O controle do fluxo da execução em Java utiliza os mesmos comandos existentes em outras linguagens Decisão: if-else, switch-case Repetição: for, while, do-while Desvios: return, continue, break

Leia mais

Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira

Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira Algoritmos e Programação (While Do While - Do) Prof. Me. Adelson Felipe Dias Nogueira E-mail: adelson.nogueira@pitagoras.com.br Aplicação: 1) Como imprimir os três primeiros número ímpares? Aplicação:

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora: Luciana Faria

Algoritmos e Técnicas de Programação. Professora: Luciana Faria Algoritmos e Técnicas de Programação Professora: Luciana Faria Estrutura de Repetição condicional Estrutura de repetição Nas aulas anteriores verificamos que a execução sequencial dos comandos da função

Leia mais

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição

Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas Condicionais e de Repetição 1 Comando while Deseja-se calcular o valor de: 1 + 2 + 3 +... + N. Observação: não sabemos, a priori, quantos termos

Leia mais

Programação I Estruturas de Repetição

Programação I Estruturas de Repetição Programação I Estruturas de Repetição Prof. Carlos Alberto carlos.batista@facape.br carlos36_batista@yahoo.com.br Expressões compactas Frequentemente existe a necessidade de escrever expressões da forma:

Leia mais

Fundamentos de programação

Fundamentos de programação Fundamentos de programação Iteração O Comando While / do while Edson Moreno edson.moreno@pucrs.br http://www.inf.pucrs.br/~emoreno Comandos de repetição Garante a repetição de um trecho de código Evita

Leia mais

Capítulo 15. Interfaces. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 15. Interfaces. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 15 Interfaces Objetivos do Capítulo Introduzir o conceito de interface no contexto do processo de desenvolvimento de software orientado a objetos. Analisar a anatomia das interfaces e a aplicabilidade

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas de Repetição Aula Tópico 4 (while, for) 1 Problema 10 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em C. Dados dois números

Leia mais

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO

LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO LINGUAGEM C: COMANDOS DE REPETIÇÃO Prof. André Backes ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição permite que uma sequência de comandos seja executada repetidamente, enquanto determinadas condições

Leia mais

PC Fluxograma Revisão 8

PC Fluxograma Revisão 8 exatasfepi.com.br PC Fluxograma Revisão 8 André Luís Duarte O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Pv 18:15 Fluxograma Introdução Formas básicas Estrutura

Leia mais

Capítulo 10. Tratamento de Exceções. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 10. Tratamento de Exceções. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 10 Tratamento de Exceções Objetivos do Capítulo Apresentar o conceito de exceção e caracterizar as situações sob as quais as exceções se manifestam. Indicar os mecanismos que podem ser empregados

Leia mais

Semana 2 Estruturas de Condição, Seleção e Repetição. Prof. Tiago Jesus de Souza

Semana 2 Estruturas de Condição, Seleção e Repetição. Prof. Tiago Jesus de Souza Atualização Técnica e Pedagógica de Professores no componente de Lógica de Programação com C# (console) Semana 2 Estruturas de Condição, Seleção e Repetição Prof. Tiago Jesus de Souza Introdução Nesta

Leia mais

Objetivos do Capítulo

Objetivos do Capítulo Capítulo 4 Variáveis e Constantes Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Objetivos do Capítulo Apresentar os tipos primitivos disponíveis no Java. Analisar a forma de

Leia mais

Capítulo 20. Estruturas de Dados Dinâmicas. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 20. Estruturas de Dados Dinâmicas. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 20 Estruturas de Dados Dinâmicas Objetivos do Capítulo Caracterizar as estruturas de dados dinâmicas. Apresentar implementações para três diferentes estruturas de dados: as pilhas, as filas e

Leia mais

CAI Fluxograma Revisão 7

CAI Fluxograma Revisão 7 exatasfepi.com.br CAI Fluxograma Revisão 7 André Luís Duarte O coração do entendido adquire o conhecimento, e o ouvido dos sábios busca a sabedoria. Pv 18:15 Fluxograma Introdução Formas básicas Estrutura

Leia mais

PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES. Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto

PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES. Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO LAÇOS E REPETIÇÕES Prof. Dr. Francisco Isidro Massetto switch (estrutura de seleção múltipla) Trata uma série de condições nas quais uma variável ou expressão particular é comparada

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 05 (GABARITO)

LISTA DE EXERCÍCIOS 05 (GABARITO) LISTA DE EXERCÍCIOS 0 (GABARITO) CURSO: Bacharelado em Engenharia Elétrica MÓDULO/SEMESTRE/SÉRIE: 1º TURMA: 0. DISCIPLINA: Introdução à Programação DOCENTE: Alexandro dos Santos Silva MODALIDADE: Ensino

Leia mais

10 Comandos de repetição

10 Comandos de repetição 10 Comandos de repetição 10.1 Definição Um comando de repetição é um tipo instrução que permite para executar outra instrução (ou um conjunto de instruções) mais de uma vez. O número de execuções (repetições)

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Linguagem C: estruturas de repetição While / Do While / For Prof. Renato Pimentel 1 Estruturas de repetição O real poder dos computadores está

Leia mais

INSTRUÇÕES DE REPETIÇÃO

INSTRUÇÕES DE REPETIÇÃO Cursos: Análise, Ciência da Computação e Sistemas de Informação Programação I - Prof. Aníbal Notas de aula 6 INSTRUÇÕES DE REPETIÇÃO As instruções de repetição permitem fazer com que a execução de uma

Leia mais

Técnicas de Programação

Técnicas de Programação Técnicas de Programação Estruturas de Repetição Material Teórico Responsável pelo Conteúdo: Prof. Esp. Margarete Eliane da Silva Almendro Revisão Técnica: Prof. Me. Douglas Almendro Revisão Textual: Prof.

Leia mais

Linguagem C Estruturas de Repetição

Linguagem C Estruturas de Repetição Linguagem C Estruturas de Repetição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Janeiro de 2018 Unidade 07 Linguagem C Estruturas de Repetição 1/18

Leia mais

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos:

08/05/2012. Tipos de dados. Tipos de dados. Elementos Básicos. Tipos de dados. Elementos Básicos Tipos de dados. Dados e seus tipos: INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CAMPINA GRANDE 1 2 Elementos Básicos Tipos de dados Dados e seus tipos: Computadores lidam com diversos tipos de dados: numéricos,

Leia mais

para / for (com teste numérico) enquanto / while (com teste lógico no início) repita até que / do...while (com teste lógico no fim)

para / for (com teste numérico) enquanto / while (com teste lógico no início) repita até que / do...while (com teste lógico no fim) Algoritmos e Programação de Computadores1 Prof. Eduardo 1 1. ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Uma estrutura de repetição é utilizada para fazer com que um pedaço (trecho) do programa seja executado n vezes, ou

Leia mais

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ROTINAS DE REPETIÇÃO. Página 1

1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 E-books PCNA. Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ROTINAS DE REPETIÇÃO. Página 1 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 E-books PCNA Vol. 1 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 ROTINAS DE REPETIÇÃO Página 1 2 TECNOLOGIA ELEMENTAR CAPÍTULO 4 SUMÁRIO Apresentação -----------------------------------------------------------

Leia mais

Python - Comandos de Repetição

Python - Comandos de Repetição Python - Comandos de Repetição Prof. Paulo H R Gabriel (com base no material do Prof. André Backes) Um conjunto de comandos de um algoritmo pode ser repetido quando subordinado a uma condição: enquanto

Leia mais

Linguagem de Programação C

Linguagem de Programação C ICMC USP Linguagem de Programação C Aula: Comandos em C Prof. Dr Alneu de Andrade Lopes O comando if Se condição verdadeira (1) executa comando ou sequencia de comandos. Forma geral: if (condição) { sequência_de_comandos_1;

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ESTRUTURA DE REPETIÇÃO Nos exemplos e exercícios que

Leia mais

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO.

69) Acrescentar uma mensagem de VALOR INVÁLIDO no exercício [68], caso o segundo valor informado seja ZERO. Exercícios 65 ao 72 - Estrutura de Repetição: Enquanto 65) Escreva um algoritmo para ler um valor entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive). Se o valor lido não estiver entre 1 (inclusive) e 10 (inclusive),

Leia mais

ACH5531 Introdução à Computação Estruturas de repetição

ACH5531 Introdução à Computação Estruturas de repetição ACH5531 Introdução à Computação Estruturas de repetição Prof. Dr. Grzegorz Kowal grzegorz.kowal@usp.br https://sites.google.com/usp.br/ach5531 1 o sem 2019 sexta-feira, 14h00-15h45 CB, Bloco 3, 2 o andar,

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição O conceito de repetição (looping) é utilizando quando se deseja repetir certo trecho de instruções por um número de vezes. O número de repetições pode ser conhecido antes ou não,

Leia mais

Programação de Computadores I. Linguagem C Estruturas de Repetição

Programação de Computadores I. Linguagem C Estruturas de Repetição Linguagem C Estruturas de Repetição Prof. Edwar Saliba Júnior Fevereiro de 2011 Unidade 06 Estruturas de Repetição 1 Estruturas de Repetição Também são conhecidas como: laços ou loops; Estrutura essencial

Leia mais

Professor Mauricio Lederer Algoritmos. Entrada e saída de dados

Professor Mauricio Lederer Algoritmos. Entrada e saída de dados Entrada Algoritmos Entrada e saída de dados Muitas vezes, um algoritmo, para que possa trabalhar, precisa de dados de entrada informados pelo usuário, porque nem sempre é necessário ter esse tipo de dados.

Leia mais

Linguagem C. Programação Estruturada. Estruturas de Controle. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo

Linguagem C. Programação Estruturada. Estruturas de Controle. Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo Programação Estruturada Linguagem C Estruturas de Controle Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br Sumário Introdução Tipos de Estruturas de Controle Estruturas de Seleção Simples

Leia mais

Resumindo As estruturas de repetição são utilizadas quando necessitamos realizar comandos diversas vezes

Resumindo As estruturas de repetição são utilizadas quando necessitamos realizar comandos diversas vezes Desenvolvimento de Software I - 1 Aula 07 Estruturas de Repetição / Dialog Result 1. Definição Em ciência da computação, uma estrutura de repetição é uma estrutura de desvio do fluxo de controle presente

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) ESTRUTURAS REPETIÇÃO. Professor Carlos Muniz

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) ESTRUTURAS REPETIÇÃO. Professor Carlos Muniz LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO (JAVA) ESTRUTURAS REPETIÇÃO Estruturas de repetição Estrutura de repetição nada mais é que laços de repetições. Laços de repetições permitem que um conjunto de instruções seja repetido

Leia mais

Programação II. Victor Amorim dos Santos

Programação II. Victor Amorim dos Santos Programação II Victor Amorim dos Santos Armazenamento de memória? Conceito de Variáveis Necessidade de acessar informações Para salvar informações Indicamos posição inicial (nome) Armazenamos com um comprimento

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Início Enquanto - GABARITO Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Início Enquanto - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Início Enquanto - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Este guia irá lhe ajudar a entender o laço de repetição enquanto.

Leia mais

Capítulo 9. Vetores e Matrizes. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra

Capítulo 9. Vetores e Matrizes. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra Capítulo 9 Vetores e Matrizes Objetivos do Capítulo Apresentar os dois tipos fundamentais de estruturas de dados estáticas disponíveis no Java: os vetores e as matrizes. Indicar como os vetores podem ser

Leia mais

Programação II. Victor Amorim dos Santos

Programação II. Victor Amorim dos Santos Programação II Victor Amorim dos Santos Estrutura de repetição - Loops Definição Loop é uma palavra inglesa, que originalmente significa aro, anel ou sequência. Início X verdadeiro X!= 0 Exemplo: Ler um

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM

Universidade Federal de Ouro Preto UFOP. Instituto de Ciências Exatas e Biológicas ICEB. Departamento de Computação DECOM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I BCC701 2017-2 Aula Prática 05 Analise os códigos abaixo para o cálculo das médias aritméticas de dois ou mais números quaisquer. Média Aritmética de 2 Números n = 2; media

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO EM C#

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO EM C# LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA CAPÍTULO 5 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO EM C# As estruturas de repetição são muito úteis e empregadas quando se deseja executar uma, ou um bloco, de instruções diversas

Leia mais

LP II Estrutura de Dados

LP II Estrutura de Dados LP II Estrutura de Dados Linguagem C Seleção e Repetição Prof. José Honorato F. Nunes honorato.nunes@ifbaiano.bonfim.edu.br Resumo da aula Estruturas de Seleção Simples Composta Aninhada Estruturas de

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Este guia irá lhe ajudar a entender o laço de repetição

Leia mais

Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Engenharia da Computação Lista de Exercícios do Livro de Linguagem de Programação Java

Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Engenharia da Computação Lista de Exercícios do Livro de Linguagem de Programação Java Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Engenharia da Computação Lista de Exercícios do Livro de Linguagem de Programação Java Prof. Dr. Paulo Roberto Gomes Luzzardi 10.9 Lista de exercícios

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Técnico em Informática LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO Profª Ana Paula anapaula_mandelli@hotmail.com Estruturas de Repetição Em muitos casos, o algoritmo solução para uma determinada classe de problemas, apresenta

Leia mais

Estruturas de Repetição e String. Vanessa Braganholo

Estruturas de Repetição e String. Vanessa Braganholo Estruturas de Repetição e String Vanessa Braganholo vanessa@ic.uff.br Aula de hoje... Estruturas de repetição while...do do...while for String Manipulação de textos 2 Estruturas de Repetição Permitem que

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura

Leia mais

CICLOS DE REPETIÇÃO. Luís Charneca.

CICLOS DE REPETIÇÃO. Luís Charneca. CICLOS DE REPETIÇÃO Luís Charneca luis.charneca@gmail.com O Comando FOR (1) O loop (ciclo) for é usado para repetir um comando, ou bloco de comandos, diversas vezes, de maneira que se possater um bom controle

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Programação de Computadores Algoritmos - Parte 2 Prof. Dr. Erivelton Geraldo Nepomuceno Depto. Engenharia Elétrica Sala 4.23 EL Prédio do DEPEL http://www.ufsj.edu.br/nepomuceno nepomuceno@ufsj.edu.br

Leia mais

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática Programação 1 Prof. Osório Aula 05 Pag.: 1 UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática PROGRAMAÇÃO I AULA 05 Disciplina: Linguagem

Leia mais

Lista de exercícios 1 (Cast)

Lista de exercícios 1 (Cast) Lista de exercícios 1 (Cast) 1)Faça um programa que receba um caractere e retorna o valor decimal equivalente da tabela ascii, usando cast. 2)Faça um programa que receba dois caracteres, some os caracteres

Leia mais

Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I

Universidade Veiga de Almeida Algoritmos e Linguagem I Aula 9 Conteúdo: 12. Estruturas de repetição 12.1. Laços contados 12.2. Laços condicionais 13. Estruturas de controle encadeadas ou aninhadas 12. Estruturas de Repetição São muito comuns as situações em

Leia mais

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática

UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática Programação 1 Prof. Osório Aula 07 Pag.: 1 UNISINOS - UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS (C6/6) Curso: Informática PROGRAMAÇÃO I AULA 07 Disciplina: Linguagem

Leia mais

Curso de PHP. FATEC - Jundiaí. A diferença a entre as matrizes e as arrays é que acrescentamos mais

Curso de PHP. FATEC - Jundiaí. A diferença a entre as matrizes e as arrays é que acrescentamos mais Curso de PHP FATEC - Jundiaí Matrizes Multidimensionais A diferença a entre as matrizes e as arrays é que acrescentamos mais um índice para identificar a posição na matriz. O número n de índices será diretamente

Leia mais

Módulo 5. Instruções if e switch. Algoritmos e Estruturas de Dados I C++ (Rone Ilídio)

Módulo 5. Instruções if e switch. Algoritmos e Estruturas de Dados I C++ (Rone Ilídio) Módulo 5 Instruções if e switch Algoritmos e Estruturas de Dados I C++ (Rone Ilídio) Comando de decisão if Executa uma determinada seqüência de comandos se sua condição for verdadeira Sintaxe if (condição)

Leia mais

Estruturas de Repetição. for() while() do-while() break; continue;

Estruturas de Repetição. for() while() do-while() break; continue; Estruturas de Repetição for() while() do-while() break; continue; 1 Auto-Ajuda (!) Como ajudar a solucionar erros básicos do meu programa? Verificar os ; Verificar se não há comandos em maiúsculas; Verificar

Leia mais

JavaScript (ou JScript)

JavaScript (ou JScript) 1. Introdução JavaScript (ou JScript) Uma linguagem como o JavaScript permite criar interfaces interativas na web (permite a interação do usuário). Para desenvolver web sites interativos precisamos de

Leia mais

Estruturas Condicionais e de Repetição

Estruturas Condicionais e de Repetição Estruturas Condicionais e de Repetição Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Introdução à Programação Crédito de conteúdo: Professora Ceça Moraes Conteúdo Comando de Decisão Comandos de Repetição

Leia mais

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação Algoritmos e Introdução à Programação Lógica e Linguagem de Programação Prof. José Honorato Ferreira Nunes honoratonunes@softwarelivre.org http://softwarelivre.org/zenorato/honoratonunes Linguagem C Seleção

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO Baseado nos slides de autoria de Rosely Sanches Estruturas de Controle ESTRUTURA SEQUENCIAL ESTRUTURAS CONDICIONAIS Estrutura Condicional Simples Estrutura

Leia mais

05/11/2018. Linguagem de Programação e Estruturada

05/11/2018. Linguagem de Programação e Estruturada LPE 04 : Estrutura de Repeticao - alinhado.pptx Linguagem de Programação e Estruturada LPE 03 - Estrutura de Repetição Alinhado Prof. Msc Wanderley Gonçalves Freitas Wanderley.unip@gmail.com www.professor.wanderley.nom.br

Leia mais

Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição. Givanaldo Rocha

Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição. Givanaldo Rocha Estruturas de Controle de Fluxo Estruturas de Repetição Givanaldo Rocha givanaldo.rocha@ifrn.edu.br http://docente.ifrn.edu.br/givanaldorocha Conceito Em muitos algoritmos, ocorrerá a necessidade de executar

Leia mais

Controle de Fluxo Comandos de repetição: while e do-while

Controle de Fluxo Comandos de repetição: while e do-while BCC 201 - Introdução à Programação Controle de Fluxo Comandos de repetição: while e do-while Guillermo Cámara-Chávez UFOP 1/26 Comandos de Repetição (Laços) I São muito comuns as situações em que se deseja

Leia mais

Linguagem C++ Estruturas de controle Parte II Estruturas de repetição

Linguagem C++ Estruturas de controle Parte II Estruturas de repetição Fundamentos de Programação Linguagem C++ Estruturas de controle Parte II Estruturas de repetição Prof. Bruno E. G. Gomes IFRN 1 Estruturas de Controle Permitem o controle da sequência de execução de um

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Lista de Exercícios - 04 Programação de Computadores I Professor: Edwar Saliba Júnior Estruturas de Repetição O que são e para que servem? São comandos que são utilizados na programação

Leia mais

Lista de Exercícios Complementares 1 - Prof. Red. Entrada e Saída de Dados

Lista de Exercícios Complementares 1 - Prof. Red. Entrada e Saída de Dados Lista de Exercícios Complementares 1 - Prof. Red Codifique os exercícios abaixo, codificando-os na Linguagem Scilab. Utilize as mensagens de texto para as entradas e saídas necessárias. Também, use comentários

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 4 Estruturas de Condição Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 06/04/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Aula de Hoje Estrutura condicional simples Utilização

Leia mais

AEDI Fundamentos Revisão 1

AEDI Fundamentos Revisão 1 exatasfepi.com.br AEDI Fundamentos Revisão 1 André Luís Duarte Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13 Conceitos em Programação Técnicas de algoritmos Descrição

Leia mais

Unidade 3: Estruturas de Controle Parte 2 - Lógica, SWITCH, FOR, WHILE e DO WHILE Prof. Daniel Caetano

Unidade 3: Estruturas de Controle Parte 2 - Lógica, SWITCH, FOR, WHILE e DO WHILE Prof. Daniel Caetano Linguagem de Programação 1 Unidade 3: Estruturas de Controle Parte 2 - Lógica, SWITCH, FOR, WHILE e DO WHILE Prof. Daniel Caetano Objetivo: Apresentar a composição lógica em estruturas de decisão e as

Leia mais

Informática Fundamentos em C++ Revisão 1

Informática Fundamentos em C++ Revisão 1 exatasfepi.com.br Informática Fundamentos em C++ Revisão 1 André Luís Duarte Feliz é o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire entendimento; Provérbios 3:13 Conceitos em Programação Técnicas de

Leia mais

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1

ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 AULA 15 ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO - PARTE 1 15.1 O comando enquanto-faca- Considere o problema de escrever um algoritmo para ler um número inteiro positivo, n, e escrever todos os números inteiros de 1 a

Leia mais

Exercícios Repetição

Exercícios Repetição Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que

Leia mais

ESTRUTURAS DE CONTROLE

ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE CONTROLE ESTRUTURAS DE REPETIÇÃO EM LINGUAGEM C 03/12/16 Repetição Contada Fluxograma Linguagem C I = C até F sim Comando não For (i=c; i

Leia mais

1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo.

1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo. Lista de Exercícios de Algoritmo 1. Escreva um algoritmo em fluxograma que descreva a sequência 1, 5, 13, 17, 21, 25,?,?,?,?. Ou seja, até o seu 10º termo. 2. Escreva um algoritmo que leia 10 números utilizando

Leia mais

Linguagem C Controle de Fluxo

Linguagem C Controle de Fluxo Linguagem C Controle de Fluxo Objetivos Estudar os diversos tipos de controles de fluxo disponíveis na linguagem C Pré-requisitos É necessário que o leitor tenha acompanhado o artigo anterior, pois os

Leia mais

ECT1203 Linguagem de Programação

ECT1203 Linguagem de Programação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia ECT1203 Linguagem de Programação Prof. Aquiles Burlamaqui Profa. Caroline Rocha Prof. Luiz Eduardo Leite Prof. Luciano Ferreira

Leia mais

Algoritmos e Técnicas de

Algoritmos e Técnicas de INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE Algoritmos e Técnicas de Programação Docente: Éberton da Silva Marinho e-mail: ebertonsm@gmail.com eberton.marinho@ifrn.edu.br

Leia mais

ENTRADA E SAÍDA DE DADOS/ESTRUTURA DE SELEÇÃO

ENTRADA E SAÍDA DE DADOS/ESTRUTURA DE SELEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA GERENCIA EDUCACIONAL DE APOIO AO ENSINO COORDENAÇÃO DA ÁREA DE INFORMÁTICA Lógica de Programação Professor Manoel Campos da Silva

Leia mais

Minicurso de lógica de programação e solução de problemas de forma criativa em Python

Minicurso de lógica de programação e solução de problemas de forma criativa em Python 1 Introdução Aprender computação e linguagens de programação, a primeira vista, pode ser algo assustador. Porém, conforme mergulhamos neste mundo, essa visão pode mudar para algo apaixonante e muito divertido.

Leia mais

Lógica Aula 3. Definição. Estrutura de decisão

Lógica Aula 3. Definição. Estrutura de decisão Lógica Aula 3 Estrutura de decisão Definição Principais estrutura Desvio Condicional Simples Composto Encadeado Exercícios Definição Na vida tomamos decisões a todo o momento baseadas em uma situação existente.

Leia mais

Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100.

Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100. Exercício 1 PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I - BCC701 Aula Prática 07 Escreva um programa que imprima todos os números impares do intervalo fechado de 1 a 100. Execução: 1 3 5 7 9 11 13 15 17 19 21 23 25

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. ECT1203 Linguagem de Programação Turma Prof.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA. ECT1203 Linguagem de Programação Turma Prof. UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA ECT1203 Linguagem de Programação Turma 03 2015.1 Prof. Einstein Santos Aula 07/08: Comandos de repetição Pontos da aula O laço

Leia mais

Comandos de repetição while

Comandos de repetição while Programação de Computadores I UFOP DECOM 2014 1 Aula prática 6 Comandos de repetição while Resumo Nesta aula vamos trabalhar com problemas cuja solução envolve realizar um cálculo ou tarefa repetidas vezes,

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701

Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701 Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I - BCC701 www.decom.ufop.br/red 2017-1 Aula Teórica 05 Laços 1 Conteúdos da Aula Instrução de Repetição

Leia mais

Laços de repetição for, while, do-while

Laços de repetição for, while, do-while Computação Eletrônica Laços de repetição for, while, do-while Prof: Luciano Barbosa Estruturas de Repetição Imagine um programa que calcula a média de um aluno. Este programa é bastante simples, bastaria:

Leia mais

Maratona de Programação

Maratona de Programação Maratona de Programação 4 de abril de 2016 1 Questões Básicas 1. Faça um algoritmo que peça para o usuário digitar seu nome e, em seguida, escreva seu nome na tela. 2. Faça um algoritmo que leia o nome

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu. Introdução ao Javascript #1

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu. Introdução ao Javascript #1 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu JS Introdução ao Javascript #1 JavaScript é uma linguagem de programação. Desenvolvida

Leia mais

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira

Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Algoritmos II prof. Daniel Oliveira Revisar conceitos abordados na disciplina anterior Abordar conceitos vistos com a linguagem C# Variáveis e listas Expressões Estruturas de controle do tipo condicional

Leia mais

Linguagem de Programação Java Terceira aula. Prof. Rogério Albuquerque de Almeida

Linguagem de Programação Java Terceira aula. Prof. Rogério Albuquerque de Almeida Linguagem de Programação Java Terceira aula Prof. Rogério Albuquerque de Almeida 1 Linguagem de Programação Estruturas de Repetição (Laços / Loops) Permitem a repetição da execução de partes específicas

Leia mais