DÚVIDAS FREQUENTES DE FUTUROS INTERCAMBISTAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DÚVIDAS FREQUENTES DE FUTUROS INTERCAMBISTAS"

Transcrição

1 DÚVIDAS FREQUENTES DE FUTUROS INTERCAMBISTAS Este documento, que contempla perguntas e respostas sobre INTERCÂMBIO ACADÊMICO, foi elaborado a partir de questionamentos constantes feitos por alunos de diferentes cursos de graduação da UNIFRA, interessados em realizar intercâmbio acadêmico em instituições estrangeiras. Espera-se que as respostas nele contidas possam auxiliar futuros intercambistas na busca de oportunidades de realização de intercâmbio acadêmico. 1) Quem pode realizar intercâmbio acadêmico (nacional ou internacional)? Conforme prevê a Resolução N.º 10/2013 do Centro Universitário Franciscano, para participar de programas de intercâmbio acadêmico, o aluno deve atender aos seguintes requisitos: 1) estar regularmente matriculado em curso de graduação; 2) ter concluído o primeiro semestre do curso na UNIFRA; 3) apresentar perfil de aluno de excelência, tendo como base o bom desempenho acadêmico com média geral de aproveitamento igual ou superior a sete (7,0); 4) demonstrar conhecimento da língua oficial do país de destino mediante aprovação em exames de proficiência; e 5) apresentar um Plano de Estudos previamente aprovado pelo colegiado do curso. 2) Por quanto tempo posso fazer intercâmbio internacional? Conforme prevê a Resolução N.º 10/2013 do Centro Universitário Franciscano, o acadêmico poderá realizar intercâmbio acadêmico durante o período de dois semestres, ou seja, um ano, podendo ser prorrogado por mais um semestre consecutivo. 3) Como saber sobre a oferta de vagas para intercâmbio internacional? Acessar o link Intercâmbios/Exchange no site da UNIFRA ( ou entrar em contato com a Assessoria de Relações Acadêmicas Interinstitucionais (ARAI) pelo arai@unifra.br e ficar atento aos Editais internos, lançados pelos cursos de graduação, tendo em vista a oferta de vagas para realização de intercâmbio acadêmico em universidades conveniadas à UNIFRA. 4) Com quem tirar dúvidas sobre a realização de intercâmbio internacional na UNIFRA?

2 Qualquer esclarecimento sobre intercâmbio acadêmico deverá ser obtido com as responsáveis pela ARAI Profª Ms Gabriela Quatrin Marzari e a assistente Profª Tathiane Kaizer. Telefone (55) , Ramal 1298 ou arai@unifra.br. 5) Como saber sobre as disciplinas que pretendo usar no exterior (semestre letivo, programa da disciplina, etc.)? Diretamente no site das instituições de ensino, nacionais e/ou estrangeiras. Vide o Edital lá estarão os links para a faculdade destino. 6) As disciplinas que compreendem o estudo de língua estrangeira, cursadas no exterior, podem ser aproveitadas nos cursos de graduação da UNIFRA? Sim, mas caberá ao Colegiado de Curso de Graduação validá-las. 7) As disciplinas cursadas em instituições de ensino estrangeiras, com as quais a UNIFRA não mantém convênio, podem ser aproveitadas como disciplina optativa/obrigatória nos cursos de graduação da UNIFRA? No caso de instituições não conveniadas, cabe ao Colegiado de Curso de Graduação avaliar o intercâmbio, levando em consideração o padrão de qualidade da instituição de destino e a relevância dos estudos/disciplinas cursadas, aprovandoas ou não. 8) Estudante de último semestre pode se inscrever para a realização de intercâmbio acadêmico no exterior? Não. 9) O tempo de intercâmbio conta no meu prazo de integralização curricular? Sim. O período em que o aluno estiver realizando o intercâmbio deverá ser computado no prazo máximo de integralização curricular. 10) Quantas disciplinas posso cursar durante meu intercâmbio? Não há um número limitado de disciplinas a serem cursadas na instituição destino. Contudo, o aproveitamento dessas disciplinas ficará a critério do Colegiado de Curso, que levará em conta critérios como relevância das disciplinas cursadas para a formação do aluno, na sua área de atuação, e aproveitamento obtido pelo aluno nas disciplinas cursadas.

3 11) Quando a universidade estrangeira não possui o mesmo curso que faço na UNIFRA, posso me candidatar em um outro curso que possua disciplinas afins? Sim, pode. O que as universidades estrangeiras não permitem é que as disciplinas escolhidas sejam de vários cursos. 12) Atualmente possuo bolsa de Iniciação Científica. Posso candidatar-me aos editais que subsidiam toda a estada no exterior durante o intercâmbio? Sim. Mesmo sendo bolsista PROBIC ou PROBM o aluno poderá candidatar-se. Se a bolsa for cedida pela mesma instituição de fomento, não. 13) É necessária a coincidência de nome da disciplina, número de créditos ou programa de ensino para obtenção de equivalência de disciplina na UNIFRA? Não. Os Colegiados de Curso de Graduação deverão considerar, na aprovação dos estudos, a carga horária e a presença dos conteúdos relevantes e significativos previstos na estrutura curricular do curso. Caberá, portanto, aos Colegiados de Curso de Graduação o aproveitamento dos estudos realizados no exterior, mediante apresentação da documentação exigida ao candidato, que deverá inclusive comprovar o aproveitamento nas disciplinas cursadas. 14) É possível cursar disciplinas que não têm equivalência na grade curricular obrigatória dos cursos de graduação da UNIFRA? Sim. Estas poderão ser aproveitadas como Atividades Curriculares Complementares (ACC), mediante avaliação do Colegiado de Curso de Graduação. 15) Fui realizar minha matrícula em instituição de ensino. As disciplinas que selecionei, e que foram autorizadas pelo CC, não serão ofertadas neste semestre. Posso realizar minha matrícula em outras disciplinas? Elas terão equivalência com disciplinas dos cursos de graduação da UNIFRA? Para a realização da matrícula, a resposta depende dos procedimentos burocráticos da instituição conveniada. Algumas admitem a realização de matrícula em disciplinas que não foram devidamente autorizadas pelo Colegiado de Curso de Graduação e outras não. No primeiro caso, o estudante pode se matricular e cursar as disciplinas normalmente; no segundo, deverá solicitar nova autorização ao Colegiado de Curso de Graduação, encaminhando o formulário, incluir os programas das disciplinas traduzidos para o português e enviar à arai@unifra.br. O pedido será avaliado pelo Colegiado de Curso.

4 16) Na matriz curricular dos cursos de graduação da UNIFRA, há disciplinas optativas. Posso cursar mais de duas optativas no exterior? Sim, porém depende de cada Colegiado de Curso de Graduação avaliar a presença dos conteúdos relevantes e significativos previstos na estrutura curricular do curso. 17) Quais são os pré-requisitos da UNIFRA para a inscrição nos programas de intercâmbio internacionais? Os programas de intercâmbio internacionais da UNIFRA são regidos pela Resolução N.º 10/2013 e seus principais pré-requisitos são: Aluno regularmente matriculado na graduação em qualquer curso, a partir do primeiro semestre, demonstrar bom desempenho acadêmico e proficiência na língua do país de destino, de acordo com os critérios estabelecidos pelas instituições de destino; Seu intercâmbio deve receber a aprovação por parte do Coordenador de seu curso e aprovação das matérias por parte do Colegiado de Curso de sua unidade; Apresentar comprovante oficial de proficiência na língua do país de destino (TOEFL, IELTS, DELF, DELE) ou conforme exigência da instituição alvo; Deve ter condições financeiras para participar do programa (os custos de hospedagem, alimentação, seguro saúde, passagem aérea e/ou terrestre, despesas com visto e gastos pessoais são de inteira responsabilidade do aluno). 18) Como devo proceder para participar de um programa de intercâmbio internacional? O aluno que pretender ter uma experiência internacional deve buscar informações desde o início de sua vida acadêmica, pois assim estará bem preparado na hora de embarcar para a realização de sua viagem. Planejamento é fundamental para a realização do programa de intercâmbio. Algumas dicas que podem ser úteis: Manter-se atualizado sobre os programas e convênios internacionais pela página da ARAI ( Buscar o máximo de informações sobre os países de destino, para que possa fazer a melhor escolha dentro das oportunidades oferecidas; Preparar-se para realizar teste de proficiência no idioma do país escolhido e para possíveis diferenças culturais, procurando conhecer os costumes do país de destino; Ter um bom currículo (notas e atividades extracurriculares); Ter maturidade intelectual e emocional.

5 19) O que devo fazer para escolher o melhor lugar para realizar um intercâmbio internacional? A melhor maneira de descobrir as oportunidades oferecidas por alguma universidade estrangeira é buscando o máximo de informações possíveis. Recomendamos que, antes de fazer a escolha do local que gostaria de fazer intercâmbio, o aluno reúna todas as informações disponíveis sobre aquele país. Conversar com alunos e professores que já participaram de intercâmbio no mesmo local é também uma ótima alternativa. 20) Como devo escolher as matérias que irei cursar no exterior? O aluno interessado no intercâmbio, após selecionar a universidade de destino, deverá selecionar as disciplinas que irá cursar. Para o aproveitamento de estudos, o pré-candidato apresentará ao Coordenador de Curso a descrição destas disciplinas e juntos elaborarão um Plano de Estudos (modelo disponível na página da ARAI), complementando a tabela de equivalências para conseqüente aprovação do Colegiado de Curso. O aluno deverá anexar, ao Plano de Estudos, os programas de ensino de cada disciplina escolhida (ver no site da universidade de destino), traduzidos para o português (o que pode ser feito pelo próprio aluno). 21) Quais são os meus compromissos e responsabilidades durante a realização do programa de intercâmbio internacional? E no meu retorno? O aluno que for selecionado para participar dos programas de intercâmbio internacionais tem a responsabilidade de estar representando não somente a sua Instituição, mas também a sua cidade e o seu país. E no seu retorno, a função de embaixador continua, podendo dividir experiências com outros alunos e professores por meio de eventos organizados pela Instituição de origem e seus parceiros. 22) Como devo proceder com relação à realização de intercâmbio no exterior caso já tenha feito minha matrícula na instituição de origem? Sugere-se, sempre, que o aluno comunique a Coordenação do Curso sobre a possibilidade de realização de intercâmbio previamente à realização do mesmo. A partir dessa comunicação, a Coordenação do Curso deverá enviar um Ofício à DERCA registrando o interesse do aluno na realização do programa. Nesse caso, o aluno não fará a matrícula para o próximo semestre, desse modo, não gerando encargos financeiros. Caso o aluno se matricule na UNIFRA e, depois de feita a matrícula, decide sair para realização do intercâmbio acadêmico, deverá responsabilizar-se pelas despesas relativas ao trancamento do semestre, conforme consta no regulamento interno da instituição. 23) Quais os documentos que devo preencher e/ou entregar na ARAI?

6 Ao realizar intercâmbio em uma Instituição de Ensino Superior, caberá ao aluno preencher e assinar e/ou entregar os seguintes documentos na ARAI: 1) Dados do Intercambista; 2) Plano de Estudos (previamente aprovado pelo Colegiado do Curso); 3) Termo de Compromisso entre o Aluno e a UNIFRA; 4) Carta de Recomendação assinada pelo Coordenador do Curso ou pelo professor orientador; 5) Histórico Acadêmico emitido e assinado pela DERCA; e 6) cópia impressa do Currículo Lattes atualizado. 24) Como obter o histórico escolar em idioma exigido no edital? A UNIFRA fornecerá o histórico em português e o aluno deverá providenciar a versão para o idioma do país da candidatura, em papel sem timbre. Nesse caso, o aluno deverá buscar serviços especializados em tradução, a fim de que o documento seja válido e reconhecido legalmente. 25) A aprovação é automática? A avaliação e consequente aprovação das disciplinas elencadas no Plano de Estudos do intercambista é de responsabilidade da IES de destino. A aprovação do intercambista nas disciplinas previamente selecionadas dependerá do desempenho obtido ao cursá-las, na IES de destino, durante a realização do programa.

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC?

F.A.Q. - OUTGOING. 3. Quais instituições estrangeiras possuem acordo com a UFSC? SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS AVENIDA DESEMBARGADOR VITOR LIMA, N.º 222 TRINDADE CEP: 88.040-400 - FLORIANÓPOLIS

Leia mais

https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/paginas/formula-santander.aspx

https://www.santanderuniversidades.com.br/bolsas/paginas/formula-santander.aspx 3 DOS CANDIDATOS 3.1 PRÉ-REQUISITOS 3.1.1 - ser maior de 18 anos; 3.1.2 - ser brasileiro nato ou naturalizado; 3.1.3 - estar matriculado em pelo menos 12 (doze) créditos no semestre agosto a dezembro de

Leia mais

Resolução Normativa PUC n o 010/12 ASSUNTO: ENSINO GRADUAÇÃO E SEQUENCIAL PROGRAMA DE INTERCÂMBIO - ENVIO

Resolução Normativa PUC n o 010/12 ASSUNTO: ENSINO GRADUAÇÃO E SEQUENCIAL PROGRAMA DE INTERCÂMBIO - ENVIO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS Resolução Normativa PUC n o 010/12 Campinas (SP), 14/2/12 DESTINATÁRIO: TODAS AS UNIDADES DA PUC-CAMPINAS ASSUNTO: ENSINO GRADUAÇÃO E SEQUENCIAL PROGRAMA DE

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA DE PRÉ-SELEÇÃO 01/2016 PARA CANDIDATURA AO PROGRAMA FUTUROS LÍDERES NAS AMÉRICAS (ELAP)

CHAMADA PÚBLICA DE PRÉ-SELEÇÃO 01/2016 PARA CANDIDATURA AO PROGRAMA FUTUROS LÍDERES NAS AMÉRICAS (ELAP) CHAMADA PÚBLICA DE PRÉ-SELEÇÃO 01/2016 PARA CANDIDATURA AO PROGRAMA FUTUROS LÍDERES NAS AMÉRICAS (ELAP) Em função do Acordo de Cooperação Acadêmica firmado com o College of the Rockies no Canada, o IFSULDEMINAS

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA

ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE FARMÁCIA O artigo 8º da RESOLUÇÃO CNE/CES 2, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2002 do CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR institui que o projeto pedagógico

Leia mais

PROGRAMA GRENOBLE- BRÉSIL 2012-2013

PROGRAMA GRENOBLE- BRÉSIL 2012-2013 PROGRAMA GRENOBLE- BRÉSIL 2012-2013 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ENTRE A UFRGS E A UNIVERSITÉ DE GRENOBLE PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS (RELINTER UFRGS) Apresentação Através do Programa

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA EDITAL DRE n 071/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna pública

Leia mais

Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo Sistema ARCUSUL - MARCA CONVOCATÓRIA DE SELEÇÃO 2013/02

Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo Sistema ARCUSUL - MARCA CONVOCATÓRIA DE SELEÇÃO 2013/02 Programa de Mobilidade Acadêmica Regional para Cursos Acreditados pelo Sistema ARCUSUL - MARCA CONVOCATÓRIA DE SELEÇÃO 2013/02 O Diretor de Relações Internacionais da Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

Normas Acadêmicas da Graduação. Direitos e Deveres dos Alunos

Normas Acadêmicas da Graduação. Direitos e Deveres dos Alunos Normas Acadêmicas da Graduação Direitos e Deveres dos Alunos Cancelamento do Registro Acadêmico Desligamento da UFMG Terá seu registro acadêmico cancelado e será desligado da UFMG o aluno que se encontrar

Leia mais

3º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.1 EDITAL Nº 001/2013

3º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.1 EDITAL Nº 001/2013 1 3º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.1 EDITAL Nº 001/2013 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2013 destinado a selecionar

Leia mais

EDITAL NRCA-SJP N.º 16/2015

EDITAL NRCA-SJP N.º 16/2015 EDITAL NRCA-SJP N.º 16/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCESSOS DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP

EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP EDITAL INTERNO FAP Nº 001/2015 DISPÕE SOBRE A INSCRIÇÃO E SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA ESTÁGIO PROFISSIONALIZANTE EM PSICOLOGIA/FAP A Diretora Geral da Faculdade de Pimenta Bueno no uso de suas atribuições

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE FACULDADE DE TURISMO E HOTELARIA CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO DE GRADUAÇÃO EM TURISMO NITERÓI 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PROCESSO SELETIVO PARA PORTADORES DE DIPLOMA DE NÍVEL SUPERIOR E PARA TRANSFERÊNCIA DE OUTRA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR O reitor do Centro Universitário de Brasília - UniCEUB - faz saber, mediante

Leia mais

Formação Complementar

Formação Complementar Formação Complementar Serão consideradas atividades complementares a participação do estudante em atividades tais como: projetos de pesquisa, projetos de extensão, monitorias, participação em congressos,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática

Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Faculdade de Física Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

Leia mais

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO

REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO REDE METODISTA DE EDUCAÇÃO DO SUL CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IPA REGULAMENTO DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO PORTO ALEGRE 2014 SUMÁRIO CAPÍTULO I DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES E SUAS

Leia mais

EDITAL 06/2016 - CAINT/PROGRAD/PROPP, DE 11 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA PILOTO DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM INGLÊS

EDITAL 06/2016 - CAINT/PROGRAD/PROPP, DE 11 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA PILOTO DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM INGLÊS EDITAL 06/2016 - CAINT/PROGRAD/PROPP, DE 11 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA PILOTO DE OFERTA DE DISCIPLINAS EM INGLÊS A (CAINT), a PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO (PROGRAD), e a PRÓ-REITORIA DE PESQUISA e PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PPG QUALISAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PPG QUALISAÚDE EDITAL Nº 001/2016 do Mestrado Profissional Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde (PPG QualiSaúde) de 07 de junho de 2016 para Credenciamento de Docentes A Coordenação do Programa de Pós-Graduação Gestão

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Zoologia

Programa de Pós-Graduação em Zoologia Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Zoologia Regulamento Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1º - O Programa de Pós-Graduação em Zoologia (PPGZoo), vinculado à Faculdade

Leia mais

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (PCSF)

PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (PCSF) PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (PCSF) Criado pelo Decreto nº 7642 de 13 de dezembro de 2011 Dezembro de 2013 Elaborado por: (Vice-Diretoria da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública - Coordenação

Leia mais

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 02/2014

SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 02/2014 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA INTERCÂMBIO INTERNACIONAL DE GRADUAÇÃO REITORIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA EDITAL 02/2014 O Reitor do Centro Universitário UNA, Prof. Átila Simões da Cunha, no uso de suas atribuições,

Leia mais

1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO

1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS ALEGRETE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL 1. ATIVIDADES COMPLEMENTARES DE GRADUAÇÃO Atividades Complementares de Graduação (ACG): constitui parte do Currículo e caracteriza-se

Leia mais

MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDANTES DA UFU

MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDANTES DA UFU MOBILIDADE INTERNACIONAL PARA ESTUDANTES DA UFU Edital ASDRI/UFU 016/08 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA ESTUDANTES DA GRADUAÇÃO EM UNIVERSIDADES DE LÍNGUA ITALIANA A ASSESSORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP

ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP ORIENTAÇÕES SOBRE CURSOS E ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA USP FORMAÇÃO PROFISSIONAL Prática Programa de Residência Profissionalizante Atualização Graduação Sim Não Sim Concluída Carga horária mínima Definida

Leia mais

FAQ RECUPERAÇÃO DE FÉRIAS - ALUNOS

FAQ RECUPERAÇÃO DE FÉRIAS - ALUNOS FAQ RECUPERAÇÃO DE FÉRIAS - ALUNOS 1) O que é a Recuperação de Férias? A Recuperação de Férias é um programa que a Estácio oferece para você recuperar as suas notas nas disciplinas em que tiver sido reprovado

Leia mais

V DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS. 5.1 Os candidatos devem cumprir os procedimentos, critérios e prazos:

V DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS. 5.1 Os candidatos devem cumprir os procedimentos, critérios e prazos: EDITAL Nº XXX/2011/PROGRAD/CAPES A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROGRAD no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais, torna pública a abertura das inscrições para selecionar acadêmicos

Leia mais

Para a Lei 11.788/2008, a jornada de estágio é de, no máximo 6 horas diárias, e semanalmente no mínimo 20 e no máximo 30 horas.

Para a Lei 11.788/2008, a jornada de estágio é de, no máximo 6 horas diárias, e semanalmente no mínimo 20 e no máximo 30 horas. 1. A partir de quando posso estagiar? Alunos dos Cursos Superiores: a partir do segundo período. Alunos dos Cursos Técnicos Integrados: a partir do segundo ano. Alunos dos Cursos Técnicos Subsequentes:

Leia mais

Edital N 09/2016 SRI Programa BRAMEX

Edital N 09/2016 SRI Programa BRAMEX Edital N 09/2016 SRI Programa BRAMEX Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Programa BRAMEX de Intercâmbio de Estudantes Brasil-México

Leia mais

EDITAL Nº 012/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL

EDITAL Nº 012/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL EDITAL Nº 012/2015 - DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - UTFPR CÂMPUS CAMPO MOURÃO E INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO - PORTUGAL O Diretor de Graduação e Educação Profissional da Universidade

Leia mais

15/07/2015 PRIMEIRA 15 e 16/07/2015 22/07/2015 SEGUNDA LISTA DE ESPERA 22 e 23/07/2015

15/07/2015 PRIMEIRA 15 e 16/07/2015 22/07/2015 SEGUNDA LISTA DE ESPERA 22 e 23/07/2015 INSTRUÇÕES DE MATRÍCULA PARA OS CANDIDATOS SELECIONADOS E DA LISTA DE ESPERA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO DE GRADUAÇÃO - 2º SEMESTRE DE 2015 (CONFORME EDITAL Nº 205 DIPS/UFLA, de 22/5/2015) Antes de efetuar

Leia mais

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio

Anexo 03 Normas para a realização de Estágio Anexo 03 Normas para a realização de Estágio REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia Civil do Setor de Tecnologia

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL N. 1/2012

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL N. 1/2012 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA EDITAL N. 1/2012 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS AO CURSO DE DOUTORADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE

Leia mais

EDITAL SRInter nº 01/2016 PROGRAMA ESCALA de ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDÉU - AUGM 2º PERÍODO LETIVO DE 2016

EDITAL SRInter nº 01/2016 PROGRAMA ESCALA de ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDÉU - AUGM 2º PERÍODO LETIVO DE 2016 1. Objetivos: EDITAL SRInter nº 01/2016 PROGRAMA ESCALA de ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE UNIVERSIDADES GRUPO MONTEVIDÉU - AUGM 2º PERÍODO LETIVO DE 2016 1.1. Contribuir para o desenvolvimento de

Leia mais

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES FACULDADE MARECHAL RONDON REGIMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES ENFERMAGEM São Manuel 2016 1 REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM DA FMR As Atividades Complementares, conforme

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO MÉDICO EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS FACULDADE DE DIREITO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO MÉDICO EDITAL - TURMA 2011 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU - PRORROGAÇÃO A Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) faz saber aos interessados que, no período de 25 de maio a 02 de setembro de

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO - PPGCOM EDITAL Nº. 01, DE 18 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO PPGCOM da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes

Leia mais

Informações sobre estágios e bolsas INFORMAÇÕES GERAIS

Informações sobre estágios e bolsas INFORMAÇÕES GERAIS Informações sobre estágios e bolsas INFORMAÇÕES GERAIS 1. Este é um processo seletivo para prospecção de estudantes de cursos de nível médio, profissionalizante e graduação que têm interesse em fazer estágio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE - CAMPUS CONCÓRDIA Rod. SC 283 km 08 Vila Fragosos Concórdia SC - CEP 89.700-000 Fone: (49) 3441-4800/3441-4834

Leia mais

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA CNEC/IESA MATRIZ 2016 CAPÍTULO I OBJETO DE REGULAMENTAÇÃO Art. 1º O presente conjunto de normas tem por finalidade formalizar

Leia mais

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins.

E D I T A L. 1º Para os casos de transferência externa serão aceitas, apenas, as inscrições para áreas afins. EDITAL NRCA-SJP N.º 06/2014 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE INGRESSO POR TRANSFERÊNCIA EXTERNA E AOS PORTADORES DE DIPLOMA AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE FAE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS. O Coordenador do Núcleo

Leia mais

Edital N 05/2016 PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Edital N 05/2016 PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Edital N 05/2016 PROGRAMA FÓRMULA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL SANTANDER UNIVERSIDADES 2016 PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Dispõe sobre a seleção de estudante para participação no Programa Fórmula

Leia mais

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO

EDITAL No. 418 - PROCESSO DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GEOLOGIA DO QUATERNÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO QUINTA DA BOA VISTA S/N. SÃO CRISTÓVÃO CEP 20940-040 RIO DE JANEIRO, RJ BRASIL Tel: (21) 3938-1179 geoquater@mn.ufrj.br

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto Escola de Minas Departamento de Engenharia Civil PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - PROPEC EDITAL PROPEC No. 01, DE 03 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre o Processo de Seleção de 2016 para o Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD/CAPES, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA ESCOLA DE DANÇA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DANÇA EDITAL 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS EM DANÇA 1. PROPOSTA DO CURSO Este curso de Especialização

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MOBILIDADE ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 02/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS MOBILIDADE ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 02/2016 MOBILIDADE ACADÊMICA DE PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL 02/2016 APRESENTAÇÃO Vitória, 26 de fevereiro de 2016. A Secretaria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no uso de suas

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO EDITAL PTB Nº 26/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) Excel Intermediário - IFSP - CÂMPUS PIRITUBA O Câmpus Pirituba do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Institui as normas para a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e as condições de aproveitamento, para

Leia mais

EDITAL Nº004 DE 08 DE AGOSTO DE 2016

EDITAL Nº004 DE 08 DE AGOSTO DE 2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS AVANÇADO PIUMHI Rua Severo Veloso, 1880 Bairro Nova Esperança-

Leia mais

IV) DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA

IV) DOS REQUISITOS PARA A CANDIDATURA Global Office Programa Internacional de Férias Universidade de Macerata Edital nº 08/2016 O Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas torna públicos as normas e procedimentos para o Programa

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social EDITAL DOUTORADO ACADÊMICO TURMA 2014 A Faculdade de Serviço

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA EAD 2º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD

Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD Estado de Alagoas Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL Pró-Reitoria de Graduação- PROGRAD EDITAL INTERNO N.º 15/2014 PIBID/PROGRAD PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA A Pró-Reitoria de Graduação

Leia mais

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL REGULAMENTO DE COMPLEMENTARES O presente documento destina-se a reger as normas para registro acadêmico das atividades complementares dos Cursos de Graduação em Comunicação

Leia mais

3. Portador de Diploma: 3.1 Possuir Diploma Registrado e Histórico escolar com formação na área da Saúde.

3. Portador de Diploma: 3.1 Possuir Diploma Registrado e Histórico escolar com formação na área da Saúde. MEDICINA EDITAL DE SELEÇÃO PARA TRANSFERÊNCIA INTERNA, DE ALUNOS DOS CURSOS DA ÁREA DA SAÚDE E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, TRANSFERÊNCIA EXTERNA DE MEDICINA E PORTADOR DE DIPLOMA DA ÁREA DA SAÚDE. ANO LETIVO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA PARA ASSUNTOS DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAMA DE AUXÍLIO FINANCEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM EVENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS - 2016

Leia mais

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL

REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL REGULAMENTO COMPLEMENTAR DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FACULDADE SUL BRASIL FASUL A política de formação profissional da Faculdade Sul Brasil FASUL, em consonância

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO 2011 REGULAMENTO COMPLETO

PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO 2011 REGULAMENTO COMPLETO PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO 2011 REGULAMENTO COMPLETO 1 - OBJETIVO Este instrumento tem por objetivo regular a participação no processo de seleção do Centro Hoffman da Quadrinidade para o Programa de

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei de Estágio - Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EDITAL 05/2016 Propit/Unifesspa PROGRAMA INSTITUCIONAL DE APOIO À PRODUÇÃO ACADÊMICA Piapa A

Leia mais

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS

CAPÍTULO II DA NATUREZA E DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente instrumento dispõe sobre as normas e procedimentos a serem observados

Leia mais

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 004/2016 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2016 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO)

EDITAL SRI/UNIFESP Nº 004/2016 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2016 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO) EDITAL SRI/UNIFESP Nº 004/2016 PROGRAMA DE BOLSAS FORMULA SANTANDER 2016 - SANTANDER UNIVERSIDADES MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL (GRADUAÇÃO) A Universidade Federal de São Paulo UNIFESP, por meio de

Leia mais

M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1

M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1 M a n u a l d o P r o U n i 2 0 1 6 P á g i n a 1 O Programa Universidade para Todos (Prouni) foi criado pelo Governo Federal em 2004 e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais

Leia mais

EDITAL 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PESQUISA CLÍNICA

EDITAL 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PESQUISA CLÍNICA EDITAL 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PESQUISA CLÍNICA O HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE HCPA/UFRGS e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010.

R E S O L U Ç Ã O. Esta Resolução entra em vigor nesta data, revogando disposições contrárias. Bragança Paulista, 16 de dezembro de 2010. RESOLUÇÃO CONSEPE 62/2010 ALTERA O REGULAMENTO DO COMPONENTE CURRICULAR ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE MEDICINA, CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente do Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS FACULDADE DE FILOSOFIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO BACHARELADO EM FILOSOFIA PREÂMBULO Este Regulamento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOSSANIDADE

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOSSANIDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS FACULDADE DE AGRONOMIA ELISEU MACIEL DEPARTAMENTO DE FITOSSANIDADE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FITOSSANIDADE PROCESSO SELETIVO - PNPD - 2010 A Coordenação do Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ASSESSORIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA PARTICIPAREM DO PROGRAMA DE PARCERIAS UNIVERSITÁRIAS DE GRADUAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA E

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DE SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES EDITAL Nº 045/2009 - PRORH DÚVIDAS FREQUENTES 1. Onde estão as informações importantes? Resposta: No edital. O candidato deve ler atentamente o Edital que está disponível no sítio: www.concurso.ufjf.br.

Leia mais

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO

EDITAL N 002/2015 CURSO DE BIOLOGIA (EaD) SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE PORTO NACIONAL CURSO DE LICENCIATURA EM BIOLOGIA (EaD) Rua 03, Quadra 17, s/nº, Jardim dos Ipês 77500-000 Porto Nacional/TO (63) 2112-2216 www.uft.edu.br coordbioead@uft.edu.br

Leia mais

167673 Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica

167673 Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica 167673 Estágio Curricular Estágio Obrigatório Graduação em Enga. Mecatrônica Prof. Eduardo Stockler Tognetti (coordenador de estágio) Departamento de Engenharia Elétrica Universidade de Brasília UnB 1

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES ATIVIDADES COMPLEMENTARES NORMAS E PADRÕES SÃO PAULO 2016 Pg 1/5 Este conjunto de normas e procedimentos tem por objetivo normalizar as Atividades Complementares como componente curricular dos cursos de

Leia mais

Processos Seletivos 2016 Graduação Presencial e a Distância Edital de Vestibular de 02 de setembro de 2015

Processos Seletivos 2016 Graduação Presencial e a Distância Edital de Vestibular de 02 de setembro de 2015 Processos Seletivos 2016 Graduação Presencial e a Distância Edital de Vestibular de 02 de setembro de 2015 Aditamento nº 11 Define as normas específicas do Processo Seletivo ENEM UnP 2016.2 da graduação,

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2013/2014 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO

EDITAL DE SELEÇÃO 2013/2014 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2013/2014 MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO O Reitor do Centro Universitário UNA, Professor Átila Simões, no uso de suas atribuições faz publicar as normas reguladoras do processo

Leia mais

Atividades Complementares

Atividades Complementares REGULAMENTO INSTITUCIONAL Atividades Complementares (Válido para estudantes ingressantes a partir 2008.1) CONSEPE Nov./2010 Página 1 de 8 CAPITULO I CARACTERIZAÇÃO Art. 1º. O presente conjunto de normas

Leia mais

EDITAL N 017/2015 PPGL PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA ALUNO ESPECIAL ENTRADA 1º SEMESTRE DE 2016

EDITAL N 017/2015 PPGL PROCESSO DE SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA ALUNO ESPECIAL ENTRADA 1º SEMESTRE DE 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS CÂMPUS DE ARAGUAÍNA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS: ENSINO DE LÍNGUA E LITERATURA Av. Paraguai, s/nº, Setor Cimba 77823-838 Araguaína/TO (63) 2112-2255 www.uft.edu.br/ppgl

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO DE FLORESTAS AA031 - ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA FLORESTAL GUIA RESUMIDO DE PROCEDIMENTOS A) PARA MATRICULAR NA DISCIPLINA AA031 E REALIZAR O ESTÁGIO DURANTE O PERÍODO LETIVO: 1 ) O aluno interessado no estágio obrigatório deverá providenciar os seguintes documentos,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS SANTA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES CAMPUS SANTA EDITAL Nº 03 DE 10 DE MARÇO DE 2015 O Diretor-Geral do Campus Santa Teresa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Resolução N 0 02/2011 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2012

Resolução N 0 02/2011 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2012 UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Resolução N 0 02/2011 Edital de Ingresso 1º Semestre de 2012 O Colegiado

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 67/2007 Assunto: Altera a Resolução CEPE Nº 30/2004, de 30/03/2004, sobre Regulamentação das Atividades Complementares no Centro

Leia mais

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DIRETRIZES PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INTRODUÇÃO O curso de Engenharia de Produção da Escola Superior de Tecnologia e Educação de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/2.

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/2. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DESTINADO À CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR Nº 2016/2. O Grupo Kroton torna público, para conhecimento dos interessados, os procedimentos e normas que regulamentam a realização do

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Ciências Sociais Faculdade de Serviço Social Programa de Pós-Graduação em Serviço Social 1 EDITAL DOUTORADO ACADÊMICO DINTER TURMA 2013.1 UFAL A Faculdade

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 03/2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 03/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE PESSOAL Nº 03/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO Nº 03/2016 PREÂMBULO A Confederação Nacional de Municípios CNM, inscrita no CNPJ/MF sob o nº 00.703.157/0001-83, com sede no SCRS 505, Bloco

Leia mais

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Colegiado de Graduação

Serviço Público Federal Universidade Federal da Bahia Faculdade de Arquitetura Colegiado de Graduação Serviço Público Federal RESOLUÇÃO N 01/2012 REGULAMENTA AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES De acordo com as Diretrizes Curriculares explicitadas na Resolução 06/06 as Atividades Complementares passam a fazer

Leia mais

AACCs (Atividades Acadêmico-Científico Culturais) Bacharelado em Artes Cênicas (BAC)

AACCs (Atividades Acadêmico-Científico Culturais) Bacharelado em Artes Cênicas (BAC) Atualizado em 01/04 AACCs (Atividades Acadêmico-Científico Culturais) Bacharelado em Artes Cênicas (BAC) Regulamento 1. O estudante do Curso de Bacharelado em Artes Cênicas Habilitação em Interpretação

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL DE APOIO A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, ESTÁGIOS DE CURTA DURAÇÃO E CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL No. _020/GPG/2016 A Universidade CEUMA, por meio da (GPG),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE BIBLIOTECONOMIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO RESOLUÇÃO 01/2016 O Conselho do Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL/PRG/nº. 19/2013 - INGRESSO DE GRADUADOS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFPB, NA

Leia mais

MANUAL ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Rio de Janeiro 2013

MANUAL ATIVIDADES COMPLEMENTARES. Rio de Janeiro 2013 MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Rio de Janeiro 13 1 DOS OBJETIVOS Este documento tem por objetivo orientar os alunos quanto aos critérios e às condições para convalidação dos créditos de atividades

Leia mais

EDITAL N 3/2015 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2015.2 PARA MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

EDITAL N 3/2015 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2015.2 PARA MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO EDITAL N 3/2015 SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2015.2 PARA MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO 1 INFORMAÇÕES PRELIMINARES 1.1. A Coordenação e a Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciência

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013

COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 COORDENAÇÃO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PORTARIA NORMATIVA Nº 03, 19 DE JULHO DE 2013 Institui as normas e as atividades aprovadas para o aproveitamento de carga horária para compor Atividades Complementares

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES

REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES Estabelece normas e procedimentos para realização de Atividades Complementares pelos

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN

PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN PROGRAMA DE APOIO A PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA DAS FACULDADES INTEGRADAS EINSTEIN DE LIMEIRA PAPIC- EINSTEIN EDITAL PARA SELEÇÃO DE PROJETOS DO PAPIC- EINSTEIN Nº 01/2015 A Comissão Científica do

Leia mais

Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de:

Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de: Edital Nº04/2008 Seleção de Tutores a Distância para os cursos de: Gestão do Meio Ambiente: Educação, Direito e Análise Ambiental; Gestão Pública Municipal Integrada; Tecnologia de Informação e Comunicação

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 029/16

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 029/16 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO UNIVERSITÀ DEGLI STUDI DI ROMA TOR VERGATA EDITAL DRE n 9/16 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas, torna

Leia mais

FACULDADE DAMAS COORDENAÇÃO GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO Núcleo de Pós-graduação

FACULDADE DAMAS COORDENAÇÃO GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO Núcleo de Pós-graduação FACULDADE DAMAS COORDENAÇÃO GERAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO Núcleo de Pós-graduação EDITAL SIMPLIFICADO DE BOLSA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA 2014 1. Do Objetivo do Programa O Programa de Iniciação

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 110

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 110 CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 110 Assunto: Altera a Resolução CEPE Nº95/2008, sobre Regulamentação das Atividades Complementares no Centro Universitário

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL Nº 002/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS EDITAL Nº 002/2016 EDITAL Nº 002/2016 O Diretor do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas /PROGEP torna público que, conforme as datas previstas nos cronogramas abaixo, estarão abertas as inscrições para os servidores

Leia mais