EMENTAS DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UNIESP 1º SEMESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EMENTAS DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UNIESP 1º SEMESTRE"

Transcrição

1 EMENTAS DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO DA UNIESP 1º SEMESTRE Disciplina: Matemática Aplicada EMENTA: Conjuntos Numéricos e os Números Reais. Revisão de Álgebra. Equações e Inequações. Funções. Funções Polinomiais, Exponenciais, Logarítmicas e Trigonométricas. Disciplina: Introdução a Engenharia EMENTA: O Profissional de Engenharia. Definição e Histórico da Engenharia, suas Modalidades e suas Áreas de Atuação. O Sistema Profissional CONFEA / CREA. Entidades de Classe e Sindicatos. Atribuições Profissionais. O Papel do Engenheiro na Sociedade Brasileira. Engenharia e Sustentabilidade. Pesquisas em Engenharia. Disciplina: Ciências Ambientais EMENTA: A Engenharia no Contexto Ambiental. Sustentabilidade Ambiental e Engenharia. Biosfera: Conceitos Básicos em Ecologia. Ecologia das Comunidades. Ciclos Biogeoquímicos. Poluição e Contaminação. Impacto Ambiental e Saneamento. Recursos Naturais: Ar, Água e Solo. Recursos Energéticos. Recursos Naturais Renováveis. Política e Educação Ambiental. Legislação Ambiental. Geração e Disposição de Resíduos Sólidos. Disciplina: Expressão Gráfica EMENTA: Sistemas de coordenadas. Representação Gráfica. Gráficos. Solução de Problemas por meio da Interpretação Gráfica. Elementos de Geometria Descritiva. Escalas. Desenho Técnico. Normas Técnicas. Projeções cotadas. Perspectivas. Elementos de Projeto em Engenharia. Disciplina: Comunicação e Expressão EMENTA: Linguagem e Socialização. Requisitos da Redação Técnica. Coesão e Coerência Textual. Composição Tipológica de Textos. Gêneros Textuais. Estratégias de Leitura e Interpretação de Textos. Argumentação. Técnicas e Estratégias de Comunicação Oral. Disciplina: Informática Aplicada EMENTA: Informática e sociedade. Computação e Engenharia. Estudo dos Conceitos Básicos de Informática e da Lógica de Programação. Desenvolvimento de Fluxogramas, Algoritmos e Programação Estruturada. Métodos, Técnicas e Processos de Desenvolvimento de Softwares para Engenharia. Planilhas Eletrônicas e sua utilização na Resolução de Problema em Engenharia.

2 Disciplina: Metodologia Científica e Tecnológica EMENTA: Método do Trabalho Acadêmico. Natureza do Conhecimento Científico. Ciência e Método Científico. Métodos, Economia e Eficiência nos Estudos. Resumos, Resenhas, Fichamentos. Normas Técnicas para Elaboração de Referências Bibliográficas. Elaboração de Projetos de Pesquisa. Estrutura de Trabalhos Científicos. Monografias, Dissertações e Teses. Iniciação à Prática Científica. 2º SEMESTRE Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral I Carga Horária Total: 80 Horas aula EMENTA: Funções reais de uma variável. Limite. Continuidade. Derivação das Funções algébricas e transcendentes (trigonométricas, logarítmicas, exponenciais, hiperbólicas). Regra de L Hospital. Aplicações da derivada (movimento retilíneo). Disciplina: Geometria Analítica e Álgebra Linear Carga Horária Total: 80 Horas aula EMENTA: Espaços vetoriais. Subespaços vetoriais. Dependência linear. Independência linear. Bases coordenadas. Produto escalar. Produto vetorial. Produto misto. Cônicas e superfícies. Sistemas lineares. Matrizes. Determinantes. Autovalores e auto vetores de matrizes. Disciplina: Física Geral e Experimental I Carga Horária Total: 80 Horas aula EMENTA: Cinemática: introdução aos conceitos de velocidade, equações do movimento, representação gráfica, movimento uniforme e variado, queda livre. Dinâmica: vetores, forças. Leis de Newton. Trabalho, potência. Lei de Hooke. Lei da Conservação de Energia, Energia Mecânica. Momento linear. Colisões. Estudo de sistemas de partículas. Estática e dinâmica de sistemas de partículas, centro de massa. Rotação de um corpo sólido e momento de inércia. Disciplina: Química Geral e Experimental Carga Horária Total: 80 Horas aula EMENTA: Modelo cinético-molecular, estados de agregação da matéria, partículas constituintes átomos, moléculas e íons, natureza dos elementos químicos, ligações e interações químicas, propriedades físicas e natureza química dos materiais, materiais modernos, aspectos físico-químicos das reações, metais e metalurgia. Disciplina: Desenho Auxiliado por Computador Carga Horária Total: 40 Horas aula EMENTA: A Tecnologia da Informação e a Engenharia. A Expressão gráfica e o uso de Softwares. Softwares para Engenharia: Softwares para desenho, instalações e estruturas em Engenharia. Autocad. Representação em 2D e 3D. Mapas. Plotagens. Desenvolvimento de projeto. Aplicações.

3 Disciplina: Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania Carga Horária Total: 40 Horas aula EMENTA: Objeto e Objetivos das ciências humanas e sociais. Fundamentos do comportamento individual e grupal. Família e Religião. Organização econômica e política. Estratificação Social. Instituições sociais. Dinâmica cultural das sociedades contemporâneas. Cultura organizacional. Educação das Relações Étnico-raciais e História e Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena. Sustentabilidade Ambiental e Engenharia. Política e Educação Ambiental. Fundamentos de Direitos Humanos. 3º SEMESTRE Disciplina: Cálculo Numérico EMENTA: Representação computacional de números. Erros. Zeros de funções reais. Métodos de solução de sistemas lineares. Problemas de autovalores de matrizes. Interpolação polinomial. Método dos mínimos quadrados. Integração e diferenciação numéricas. Disciplina: Física Geral e Experimental II EMENTA: Temperatura. Termologia. Calor e Princípios de Termodinâmica. Oscilações. Ondas em Meios Elásticos. Óptica. Natureza e Propagação da Luz. Reflexão e refração. Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral II EMENTA: Revisão de derivadas. Integrais definidas e indefinidas. Técnicas de integração. Áreas. Volumes. Disciplina: Circuitos Lógicos EMENTA: Sistemas de Numeração. Portas Lógicas. Álgebra de Boole. Simplificação de Circuitos. Circuitos Combinacionais e Sequenciais. Minimização de circuitos lógicos. Flip-flops. Contadores e registradores. Codificadores e decodificadores. Multiplexadores e demultiplexadores. Comparadores digitais. Aplicações. Disciplina: Fundamentos de Medidas Elétricas EMENTA: Introdução. Fundamentos de Eletromagnetismo. Corrente e Tensão. Resistências. Lei de Ohm, Potência e Energia. Circuitos em Série e Circuitos em Paralelo. Método de análise das malhas e dos nós. Disciplina: Noções de Direito EMENTA: Noções de Direito para Engenharia: Direito Constitucional e Civil. Direito Administrativo. Direito do Trabalho. Direito Comercial. Direito Tributário. Licitações e contratos de obras públicas. Código de Defesa do Consumidor. Direito e Legislação Ambiental. Direitos Humanos.

4 Disciplina: Projeto Interdisciplinar Integrado I Carga Horária Total: 20 horas aula EMENTA: Projeto interdisciplinar como elemento de síntese e integração das disciplinas e atividades do período, em temática própria do curso. O projeto será desenvolvido por grupo de alunos e sob orientação docente. Trabalho será apresentado ao final do semestre em evento jornada científica. 4º SEMESTRE Disciplina: Probabilidade e Estatística EMENTA: Estatística Descritiva. Distribuição e Gráficos de Frequência. Distribuição a uma Variável. Distribuição a duas Variáveis. Medidas de Tendência Central e de Dispersão. Conceitos Básicos de Probabilidade. Correlação e Regressão. Disciplina: Cálculo Diferencial e Integral III EMENTA: Estudo de funções de várias variáveis. Derivação e diferenciação parcial. Regra da Cadeia. Integrais múltiplas e aplicações. Sequencias e Séries. Equações Diferenciais. Disciplina: Física Geral e Experimental III EMENTA: Carga Elétrica e Campo Elétrico. Lei de Gauss. Trabalho e Potencial Elétrico. Capacitores. Condutores. Corrente Elétrica. Resistores. Geradores. Receptores. Circuitos Elétricos. Princípios de Eletromagnetismo. Campo e Força Magnética e Fontes de Campos Magnéticos. Indução Eletromagnética. Ondas Eletromagnéticas. Disciplina: Mecânica Geral EMENTA: Conceitos fundamentais da Mecânica. Leis de Newton. Operações vetoriais no plano cartesiano. Diagrama de corpo livre de um ponto material e de um corpo rígido. Condições de equilíbrio de um ponto material e de um corpo rígido. Geometria das Massas. Somatório de forças e momentos. Disciplina: Fundamentos de Metrologia EMENTA: Definições e conceitos metrológicos fundamentais. Calibração de dispositivos de medição e monitoramento. Tipos de erros de medição. Propagação de erros de medição. Incerteza de medições. Conceitos básicos de metrologia dimensional, metrologia de massa e pressão, metrologia de temperatura, metrologia de força, metrologia de tempo e frequência, metrologia elétrica.

5 Disciplina: Circuitos Elétricos I EMENTA: Circuitos Trifásicos. Potência em circuitos trifásicos. Circuitos Magnéticos. Redes Magneticamente Acopladas. Quadripolos Determinação dos parâmetros de impedância, admitância e híbridos. Disciplina: Projeto Interdisciplinar Integrado II Carga Horária Total: 20 horas aula EMENTA: Projeto interdisciplinar como elemento de síntese e integração das disciplinas e atividades do período, em temática própria do curso. O projeto será desenvolvido por grupo de alunos e sob orientação docente. Trabalho será apresentado ao final do semestre em evento jornada científica. 5º SEMESTRE Disciplina: Fenômenos de Transporte EMENTA: Mecânica dos Fluidos. Propriedades dos Fluidos. Sistemas de Unidades. Análise Dimensional. Estática dos Fluidos. Manometria. Dinâmica dos Fluidos. Perda de Carga em Sistemas Fluidodinâmicos. Noções de Transferência de Calor e Massa. Disciplina: Eletricidade Aplicada EMENTA: Circuitos de corrente contínua. Circuitos de corrente alternada. Circuitos magnéticos. Medidas elétricas e magnéticas. Componentes elétricos eletrônicos. Introdução às Máquinas Elétricas. Motores Elétricos. Transformadores. Sistemas Trifásicos. Disciplina: Mecânica dos Sólidos I EMENTA: Introdução a Análise das Estruturas de Sistemas e de Máquinas. Esforços Solicitantes. Tensões e Deformações. Resistência dos Materiais. Solicitações Normais e Axiais. Solicitações Tangenciais. Flexão de Barras. Disciplina: Ciência e Tecnologia dos Materiais EMENTA: Introdução à Ciência e Tecnologia dos Materiais. Materiais Metálicos. Materiais Cerâmicos. Materiais Poliméricos. Materiais Compósitos e Madeiras. Reutilização e Reciclagem de materiais na Indústria. Materiais Elétricos. Propriedades Gerais dos Materiais Condutores, Supercondutores e Dielétricos.

6 Disciplina: Circuitos Elétricos II EMENTA: Transformada de Laplace. Análise da resposta transitória circuitos RC, RL e RLC, fator de amortecimento. Resposta em frequência diagrama de Bode. Filtros. Análise de Fourier série trigonométrica e exponencial. Disciplina: Projeto Interdisciplinar Integrado III Carga Horária Total: 20 horas aula EMENTA: Projeto interdisciplinar como elemento de síntese e integração das disciplinas e atividades do período, em temática própria do curso. O projeto será desenvolvido por grupo de alunos e sob orientação docente. Trabalho será apresentado ao final do semestre em evento jornada científica. 6º SEMESTRE Disciplina: Algoritmos e Programação de Computadores EMENTA: Implementação de Algoritmos. Linguagem de Programação. Tipos de dados. Variável. Ambiente de Programação. Sintaxe e Semântica. Implementação de estruturas para atribuição, leitura e escrita de dados, implementação de estruturas de controle, estruturas de repetição. Tipos estruturados básicos: vetores, matrizes registros e Strings. Subprogramas: funções, procedimentos. Disciplina: Processos de Produção e Tecnologia Mecânica EMENTA: Processos de Fabricação: Processos Mecânicos de Usinagem, Processos Mecânicos de Conformação Plástica de Metais, Processos não convencionais de Produção, Máquinas Operatrizes. Fundição. Soldagem. Disciplina: Hidráulica e Pneumática EMENTA: Introdução aos sistemas fluido-mecânicos de transformação e transmissão de energia. Definições, campo de aplicação e características dos sistemas hidráulicos. Elementos hidráulicos de potência. Fluidos Hidráulicos. Técnicas de comando hidráulico e eletro-hidráulico aplicadas a circuitos. Introdução à pneumática. Campos de aplicação e características dos sistemas pneumáticos. Geração e distribuição de ar comprimido. Atuadores hidráulicos/pneumáticos. Funcionamento e aplicação de elementos elétricos. Válvulas e eletroválvulas direcionais. Sistemas controle da vazão e de pressão. Máquinas Hidráulicas. Disciplina: Eletrônica I EMENTA: Física dos Semicondutores. Diodos. Circuitos com Diodos; Retificadores; Transistor Bipolar. Polarização de Transistor. Acopladores Ópticos. Amplificadores de Pequenos Sinais TJB, configuração Emissor Comum

7 Disciplina: Análise de Sinais e Sistemas EMENTA: Tipos de sinais: contínuos e discretos, pares e ímpares, periódicos e não periódicos. Energia e potência de um sinal, sinais aleatórios e determinísticos. Noções de sistemas e suas aplicações, operações elementares, sinais elementares, propriedades de sistemas. Convolução, conexão de sistemas, sistemas com memória, estáveis e invertíveis, equações de diferenças, análise de Fourier contínua e discreta séries e transformadas, transformada de Laplace, transformada z. Disciplina: Projeto Interdisciplinar Integrado IV Carga Horária Total: 20 horas aula EMENTA: Projeto interdisciplinar como elemento de síntese e integração das disciplinas e atividades do período, em temática própria do curso. O projeto será desenvolvido por grupo de alunos e sob orientação docente. Trabalho será apresentado ao final do semestre em evento jornada científica. 7º SEMESTRE Disciplina: Microeletrônica EMENTA: Arquitetura típica de microcontroladores. Memórias. Dispositivos de entrada e saída. Contadores e temporizadores. Sistemas de desenvolvimento. Sistemas de aquisição de dados e de controle. Programação e aplicações. Sistemas Embarcados. Disciplina: Elementos de Máquinas EMENTA: Elementos de união. Elementos de fixação. Elementos de transmissão. Eixos e árvores de acionamento. Engrenagens. Mancais de rolamento e deslizamento. Lubrificação. Disciplina: Comando Numérico Computadorizado (CNC) EMENTA: Comando Numérico Computadorizado: conceitos e aplicações. Ambiente de programação CNC. Linguagem de programação para CNC. Máquinas e equipamentos CNC. Operação e programação CNC. Disciplina: Fundamentos de Instrumentação EMENTA: Erros. Medidas das Principais Grandezas Físicas e Aplicações. Funcionamento de instrumentos e transdutores. Sensores: Fundamentos e Aspectos Gerais. Sensores Térmicos, Mecânicos e Óticos. Conversores A/D e D/A. Atuadores Mecânicos, Elétricos, Hidráulicos e Pneumáticos.

8 Disciplina: Sistemas de Controle I EMENTA: Analise e modelagem matemática de sistemas lineares e não lineares. Determinação da função de transferência pelo modelo matemático de uma planta. Simulação de Sistemas em MatLab. Princípios de Controle. Resposta Temporal. Estabilidade de Sistemas. Erro de Estado Estacionário. Disciplina: Eletrônica II EMENTA: Características gerais dos Amplificadores Operacionais. Filtros Ativos e Osciladores Lineares. Transistores de Efeito de Campo FET: Características, polarização e amplificadores de pequenos sinais; Circuitos de Potência: conexão darlington, push-pull e PWM; Circuitos Chaveados TJB e MOSFET. Disciplina: Projeto Interdisciplinar Integrado V Carga Horária Total: 20 horas aula EMENTA: Projeto interdisciplinar como elemento de síntese e integração das disciplinas e atividades do período, em temática própria do curso. O projeto será desenvolvido por grupo de alunos e sob orientação docente. Trabalho será apresentado ao final do semestre em evento jornada científica. 8º SEMESTRE Disciplina: Máquinas Elétricas EMENTA: Fundamentos de conversão eletromecânica de energia. Princípios de funcionamento e características principais. Especificação e modelagem de máquinas elétricas. Princípios de funcionamento dos conversores estáticos. Atuadores Elétricos: Motor CC, Motor CA, Motor de Passo. Disciplina: Controladores Digitais EMENTA: Controle de Processo em tempo real com métodos de aquisição aplicando: CLP; Microprocessador dedicado (PIC, Artmel); Microcomputadores com aquisição de dados (LabView, MatLab). Software de controle Lader, Maquina Estado, Blocos, Simulink e LabView; Controle de Processos Multivariáveis; Princípios de Redes de comunicação. Disciplina: Instrumentação para Automação EMENTA: Dispositivos de aquisição de dados. Sistemas de medida auxiliados por computador. Instrumentação virtual. Introdução ao Processamento Digital de Sinais.

9 Disciplina: Economia para Engenharia EMENTA: Introdução a Economia. Princípios básicos de microeconomia. Produção. Custos de Produção. Estruturas de Mercado. Princípios básicos de macroeconomia. Produção e Crescimento Econômico. Poupança e investimento. Sistema financeiro. Sistema monetário e inflação. Oferta e demanda agregada. Financiamentos e empréstimos. Técnicas de análise de investimentos. Disciplina: Sistemas de Controle II EMENTA: Projeto de Controladores Dinâmicos; Sistema Single Input Single Output (SISO). Analise pelo Lugar Geométrico das Raízes (LGR). Projeto de compensadores pelo Lugar Geométrico das Raízes (LGR) Avanço, Atraso, Avanço Atraso e PID. Analise por Resposta em Frequência. Projeto de compensadores por Resposta em Frequência Avanço, Atraso, Avanço Atraso e PID. Sintonia de compensadores por Ziegler e Nichols. Disciplina: Recursos Energéticos e Desenvolvimento Sustentável EMENTA: Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade Energética. Energia no contexto de Desenvolvimento e Meio Ambiente. Conversão de energia e eficiência de conversão. Fontes Renováveis e Não-Renováveis. Matriz Energética Mundial e Brasileira. Geração Centralizada e Distribuída. Petróleo, Gás Natural, Carvão e a Energia Nuclear. Termelétricas. Cogeração. Tri-geração. Centrais Hidrelétricas. Geração Fotovoltaica, Termossolar, Eólica. Sistemas Híbridos. Energia dos Oceanos. Células a Combustível e a Problemática do Hidrogênio. Gestão de Energia. Impactos ambientais associados. Disciplina: Optativa I EMENTA: Em acordo com a opção. 9º SEMESTRE Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) EMENTA: Definir o Plano do Trabalho de Conclusão de Curso, contendo a revisão bibliográfica, objetivos e metodologia sobre o trabalho a ser desenvolvido, sob a orientação de um professor. Disciplina: Redes Industriais EMENTA: Protocolos de comunicação e padrões especiais para redes industriais. Meios de transmissão e Interfaces de Comunicação de Dados Industriais. Redes inteligentes. Segurança de redes. Sistemas distribuídos. Comunicação multimídia. Internet. Implementação de sistema de controle em redes Fieldbus. Sistemas Supervisórios.

10 Disciplina: Automação Industrial EMENTA: Sistemas de automação discreta. Métodos de representação e análise de sistemas sequenciais. Sensores, transmissores e atuadores. Controladores Lógicos Programáveis: Conceito, Programação e Aplicações. Implementação de aplicações de automação industrial: Hardware, Software e programação. Disciplina: Administração para Engenharia EMENTA: Teoria Geral de Administração e as principais abordagens das organizações. O Processo de Administração: Planejamento, Organização, Liderança, Controle. Estrutura organizacional. Cultura organizacional. Relação entre empresas: competição, cooperação, redes e terceirização. Planejamento e gestão de serviços. Recursos humanos, finanças, orçamento e logística de empreendimentos organizacionais. Disciplina: Projetos em Controle e Automação EMENTA: Desenvolvimento de projeto virtual na área da engenharia para aplicação prática. Sistemas CAD e sua interação com Sistemas CAPP, CAM, CAE; Tipos de Sistemas CAD e aplicações principais; Sistemas 2D e 3D; Modelos principais de representação (wireframe, CSG, B-REP, paramétrica); Método dos Elementos finitos. Softwares Comerciais de CAE. Pré e Pós Processamento. Geração de Malhas. Dimensionamento de Elementos. Disciplina: Manufatura Auxiliada por Computador EMENTA: Sistemas de produção. Sistemas de Manufatura. Automação nos sistemas de produção. Operações de manufatura. Introdução a manufatura de sistemas. Componentes de um sistema de manufatura. Máquinas com Comando Numérico Computadorizado (CNC). Operação e programação CNC. Planejamento de processo e fabricação industrial. Integração CAD/CAM. Sistemas flexíveis de manufatura. Tipos de Manutenção: conceitos e definições básicas. Disciplina: Sistemas de Controle Avançado EMENTA: Controladores Analógicos e Digitais com Sistema Multiple Input Multiple Output (MIMO); Modelagem no Domínio do Tempo em Espaço de Estados; Projeto de Controladores no Espaço de Estado; Observabilidade e Controlabilidade de sistemas no espaço de estado; Sistemas de Controle Digital; Transformada Z; Implementação de Controladores Digitais; Tipos de Estratégias de Controle e compensadores: Controle ótimo; Controle Robusto. Disciplina: Optativa II EMENTA: Em acordo com a opção.

11 10º SEMESTRE Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II) EMENTA Elaboração de trabalho de cunho científico. Monografia dentro das áreas de conhecimento e atuação do engenheiro de Controle e Automação. Defesa perante uma banca avaliadora. Disciplina: Robótica Industrial EMENTA: Conceitos de Automação e robótica. Componentes de um robô. Classificação e especificação de robôs. Grau de Liberdade. Modelagem de robôs. Controle de robôs. Aplicações. Disciplina: Gestão de Projetos EMENTA: Visão de sistemas na gestão de empreendimentos. Princípios de gerenciamento de projetos. A gestão de projetos segundo o Project Management Institute. Planejamento de Projetos. Organização de Projetos. Programação de Projetos. Alocação de recursos em projetos. Controle de projetos. Softwares de gestão de projetos. Integração de outras disciplinas do curso com a gestão de projetos nas áreas de modelagem e otimização de projetos, análise econômica e financeira de projetos e análise de decisões. Disciplina: Planejamento e Controle da Produção e Gestão da Manutenção EMENTA: Conceitos de planejamento, programação e controle da produção. Conceitos básicos de estoques. Estimativa de necessidades (MRP e MRP II). Sequenciamento e redução de desperdícios. Avaliação de modelos de previsão. Tipos de Manutenção: conceitos e definições básicas. Organização para a Manutenção. Atividades e Registros em Manutenção. Indicadores Utilizados. Disciplina: Gestão Ambiental EMENTA: Evolução histórica da questão ambiental. Casos históricos. Problemas ambientais em escala global. O conceito de desenvolvimento sustentável e perspectivas para o futuro. Legislação ambiental federal e estadual. Licenciamento ambiental. Avaliação de Impactos Ambientais. Processos de Gestão Ambiental. Certificação Ambiental e adequação ambiental de empresas. As empresas e a ISO Sistema de Gestão Ambiental. Auditorias ambientais. Meio ambiente e Responsabilidade social. Disciplina: Higiene e Segurança do Trabalho EMENTA: Segurança e higiene ocupacional. Prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Aspectos legais (Normas Regulamentadoras). Noções de toxicologia ocupacional. Controle dos riscos nos ambientes de trabalho e de situações de emergência. Equipamentos de proteção individual e coletivo. Iluminação. Ruído. Calor. Frio. Umidade. Sinalização e cor. Condições sanitárias e de confronto. Primeiros socorros. Noções de Ergonomia. A Segurança do Trabalho nas atividades de Engenheiros. Controle de acidentes. Proteção contra incêndios. Segurança no Projeto. Legislação e Normas.

12 Disciplina: Ética e Legislação Profissional EMENTA: Ética e Cidadania. Ética Profissional. Código de Ética Profissional. Formação e Atribuições Profissionais do Engenheiro de Controle e Automação. A organização do sistema profissional CONFEA/CREA. Registro nos Conselhos Profissionais. O Exercício Legal da Engenharia de Controle e Automação. Entidades reguladoras. Sindicatos e Associações de Classe. Legislação Profissional: Lei nº 5.194/1966; As atribuições profissionais. Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Responsabilidades dos Profissionais. Infrações e Penalidades. Salário profissional. Previdência. MUTUA. Fiscalização do Exercício Profissional. Disciplina: Optativa III EMENTA: Em acordo com a opção. OPTATIVAS Disciplina: Libras Linguagem Brasileira de Sinais EMENTA: Introdução: aspectos clínicos, educacionais e sócio antropológicos da surdez. A Língua de Sinais Brasileira - Libras: características básicas da fonologia. Noções básicas de léxico, de morfologia e de sintaxe com apoio de recursos audiovisuais. Noções de variação. Praticar Libras: desenvolver a expressão visual-espacial. Disciplina: Empreendedorismo EMENTA: Empreendedorismo: principais conceitos e características. A gestão empreendedora e suas implicações para as organizações. O papel e a importância do comportamento empreendedor nas organizações. O perfil dos profissionais empreendedores nas organizações. Processos grupais e coletivos, processos de autoconhecimento, autodesenvolvimento, criatividade, comunicação e liderança. Ética e Responsabilidade Social nas organizações. A busca de oportunidades dentro e fora do negócio. A iniciativa e tomada de decisão. A tomada de risco. A gestão empreendedora de pessoas nas organizações. Disciplina: Inglês Instrumental para Engenharia EMENTA: Estudo da língua inglesa em sua estrutura básica, através de textos da área de Engenharias. Glossário de termos gerais e técnicos. Disciplina: Avaliações e Perícias de Engenharia EMENTA: Introdução a Engenharia de Avaliações e Perícias. Estrutura da Avaliação. Tópicos Básicos de Matemática Financeira. Perícias na Engenharia. Perícia Judicial e Elaboração de Laudos.

13 Disciplina: Gestão da qualidade EMENTA: Planejamento e Controle da Qualidade; Dimensões da Qualidade; Normalização e certificação para a qualidade. Gestão da qualidade total. Metodologias e técnicas associadas à qualidade. Custos da Qualidade. Disciplina: Sistemas Supervisórios EMENTA: Sistemas Supervisórios: conceitos, Hardware e Software para desenvolvimento de Supervisórios, Interfaceamento com CLP, IHM-Interface Homem Máquina.

Ementário das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do Curso Superior de Tecnologia em Automação Industrial (Currículo 3) - Núcleo Básico - NBT 001 Matemática CH Teórica 120 CH Prática 00 CH Total 120 cr 6 Potenciação. Radiciação.

Leia mais

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão

CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão CURSO: Engenharia de Controle e Automação Campus Praça XI Missão O Curso de Engenharia de Controle e Automação da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólidos conhecimentos

Leia mais

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos.

Ementa: As Organizações; As pessoas; As pessoas e as organizações; Sistema de Administração de Recursos Humanos. ASSOSSIAÇÃO EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA Ementa Tecnólogo em Gestão da Produção Departamento de Ensino Superior DISCIPLINA: Administração da Produção I Introdução e conceitos; Métodos de

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA D e K

1ª ETAPA - TURMA D e K CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PF 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PF 3 ÉTICA E CIDADANIA I PF 3 FÍSICA GERAL I PF 3 GEOMETRIA ANALÍTICA E VETORES PF 3 FÍSICA EXPERIMENTAL I COMPUTAÇÃO, ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO

Leia mais

ANEXO I MATRIZ CURRICULAR

ANEXO I MATRIZ CURRICULAR ANEXO I MATRIZ CURRICULAR Na Tabela 1 encontram-se as disciplinas do Núcleo Comum organizadas em ordem alfabética. Na Tabela 2 encontram-se as disciplinas de natureza obrigatória do Núcleo Específico (Grupo

Leia mais

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Curso, ora criado, será oferecido no turno noturno, com 10 semestres de duração e com 50 vagas iniciais.

RESOLUÇÃO. Artigo 2º - O Curso, ora criado, será oferecido no turno noturno, com 10 semestres de duração e com 50 vagas iniciais. RESOLUÇÃO CONSEPE 27/2001 CRIA E IMPLANTA O CURSO DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO, NO CCT, DO CÂMPUS DE CAMPINAS. O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE, no uso de suas atribuições

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2015

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 2015 Disciplinas em Oferta do 1º semestre de 215 1º Período CH Cred. Turmas CÁLCULO I (45716) 68 4 2513.1.-5 2513.2.-5 GEOMETRIA ANALÍTICA (45717) 68 4 2514.1.-3 2514.2.-3 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA MECÂNICA (45745)

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL

UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO (147H) - Equivalências entre disciplinas Observações: A tabela a seguir contém disciplinas que são consideradas equivalentes (na coluna à direita) às disciplinas do currículo

Leia mais

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA

FAHOR - FACULDADE HORIZONTINA Ciências Econômicas - 2º Semestre de 2016 - Noturno EC2013 0100 - Análise de Conjuntura Econômica 0104 - Auditoria nas Organizações 0101 - Tópicos Especiais em Economia 0099 - Fundamentos de Marketing

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso: ENGENHARIA DE PETRÓLEO SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Missão O Curso de Engenharia de Petróleo da Universidade Estácio de Sá tem por missão formar profissionais com sólida formação técnica nas áreas

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Introdução... 1. Capítulo 2 Componentes elétricos básicos... 17. Capítulo 3 Noções de eletricidade em corrente alternada...

Sumário. Capítulo 1 Introdução... 1. Capítulo 2 Componentes elétricos básicos... 17. Capítulo 3 Noções de eletricidade em corrente alternada... Sumário Capítulo 1 Introdução.................................... 1 Objetivos do capítulo.............................................. 1 1.2 Controle de processo..............................................

Leia mais

30/set - Informações Específicas para a Etapa da Prova Escrita

30/set - Informações Específicas para a Etapa da Prova Escrita 30/set - Informações Específicas para a Etapa da Prova Escrita EDITAL 078/13 - UNIDADE DE ARAXÁ Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais e Controle de Processos Eletrônicos e Retroalimentação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município:São Carlos Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnico em Mecatrônica

Leia mais

Ano lectivo - 2014 / 2015 - Anual Época Especial

Ano lectivo - 2014 / 2015 - Anual Época Especial MAPA DE SALAS Escola Superior de Tecnologia e Gestão Ano lectivo - 2014 / 2015 - Anual Época Especial Dia Hora Unidade Curricular Nº alunos Curso Sala 01-set 10h História e Crítica do Design DA S 2.7 04-set

Leia mais

Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de 2016 - NOT

Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Curriculo: 0003-B DISCIPLINAS EM OFERTA 1º Semestre de 2016 - NOT Curriculo: 0003-B GR02149 GR02152 GR02161 GR02173 GR02177 SEMESTRE 1 Carga Horária Docentes Algoritmos Computacionais 72.00 Estefania Bissoni Cálculo Fundamental 72.00 Paulo César da Penha Física Fundamental

Leia mais

3 Administração de Materiais

3 Administração de Materiais 1 da Produção I Ementário do Curso de Fase: 5ª Carga Horária: 60h Créditos: 04 Introdução à administração da produção; estratégias para definição do sistema de produção; estratégias para o planejamento

Leia mais

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO INDUSTRIAL HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO INDUSTRIAL HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR EIXO TECNOLÓGICO: PRODUÇÃO INDUSTRIAL HABILITAÇÃO: TÉCNICO EM FABRICAÇÃO MECÂNICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA DC 4033 04/10/2013 Rev. 03 1.Dados Legais Autorizado pelo Parecer 324

Leia mais

Disciplinas que têm material didático

Disciplinas que têm material didático Disciplinas que têm material didático Código CCE0001 GST0001 GST0027 GST0002 GST0003 CCA0066 CCE0002 CCT0001 GST0029 GST0030 GST0031 GST0032 CEL0014 SDE0022 SDE0002 CCE0091 CEL0001 CCA0068 CCT0013 SDE0004

Leia mais

TURMAS MÓDULO B - 2015 TURMAS MÓDULO C - 2015 TURMAS. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas

TURMAS MÓDULO B - 2015 TURMAS MÓDULO C - 2015 TURMAS. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas. Início Término Disciplinas BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO Calouros - Quintas-feiras, das 18h20 às 20h25 (C3) - Núcleo Comum 03 primeiros Módulos, Veteranos - Quintas-feiras das 20h30 às 22h35 (C3) 2013/02 2012/08 - - - - MÓDULO NÚCLEO

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016

CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016 CLASSIFICAÇÃO FINAL PROGRAMA DE MONITORIA EDITAL Nº 001/2016 CLASSIFICAÇÃO UNIDADE CURSO DISCIPLINA 1 Guaíba Eng. da Computação Produção Textual 2 Guaíba Eng. da Computação Circuitos Elétricos I 3 Guaíba

Leia mais

Integralização do Curso Nova grade de Ciência Proposta

Integralização do Curso Nova grade de Ciência Proposta Caros alunos, esse documento é um guia para facilitar o entendimento do processo de migração do currículo e não é definitivo. O processo de criação da nova grade ainda está em fase final de elaboração.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA Válida para os acadêmicos ingressantes a partir de 2010/1 Fase Cód. Disciplina Carga Prérequisitos Horária Cred. Hora 1 Cálculo Diferencial e Integral

Leia mais

HORÁRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA. 1º PERÍODO 1º SEMESTRE DE 2016 Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. 908 Oficinas P1

HORÁRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA. 1º PERÍODO 1º SEMESTRE DE 2016 Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta. 908 Oficinas P1 HORÁRIO DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA 1º PERÍODO 1º SEMESTRE DE 2016 407 Introdução à Engenharia Mecânica (8-9h) e P2 (9-10h) 0171 ICC P2 0165 Física I - T3 908 Oficinas - P2 908 Oficinas P3 0171 ICC

Leia mais

GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS

GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS GRADE CURRICULAR LICENCIATURA EM MATEMÁTICA MATÉRIAS DISCIPLINA I MATÉRIAS OBRIGATÓRIAS 1. Álgebra - Álgebra Elementar - Álgebra I - Álgebra II - Álgebra Linear - Lógica Matemática - Teoria dos Números

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br

Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br 278 Currículos dos Cursos do CCE UFV ENGENHARIA QUÍMICA COORDENADOR Antônio Marcos de Oliveira Siqueira antonio.siqueira@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 279 Engenheiro Químico ATUAÇÃO O Engenheiro

Leia mais

Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Curriculo: 100-015/13 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de 2016 - NOTURNO

Curso: ENGENHARIA MECÂNICA Curriculo: 100-015/13 DISCIPLINAS EM OFERTA 1ºº Semestre de 2016 - NOTURNO Curriculo: 100-015/13 GR01158 GR01429 GR02449 GR02445 GR02446 GR02491 GR01195 1º PERÍODO Carga Horária Docentes Cálculo Básico 72.00 Luiz Roberto Dias de Macedo Desenho Técnico I 36.00 Rodrigo Karam Quintas

Leia mais

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015

Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL. Plano de Trabalho Docente - 2015 Ensino Técnico Integrado ao Médio FORMAÇÃO GERAL Plano de Trabalho Docente - 2015 ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: GARÇA Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação

Leia mais

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA Agenda A profissão Engenheiro Mecânico Funções do Engenheiro O Engenheiro e a Sociedade A atuação do Engenheiro Mecânico Como a sociedade vê um Engenheiro Pré-requisitos: Ter raciocínio lógico; Ser prático

Leia mais

RESOLUÇÃO N o RESOLVE

RESOLUÇÃO N o RESOLVE RESOLUÇÃO N o Estabelece o Currículo Pleno do Curso de Ciência da Computação - Bacharelado, do Setor de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Paraná.. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão

Leia mais

Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1. CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR

Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1. CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR Aprovado no CONGRAD: 25.08.09 Vigência: ingressos a partir 2010/1 CÓD. 1328 - CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL NOITE Currículo nº 03 MATRIZ CURRICULAR I - NÚCLEO BÁSICO Metodologia Científica e Tecnológica

Leia mais

FICHA DE CURSO. Código da Ficha. Revisão 01. Data: 2014. Curso: ELETRICISTA + NR 10 Carga Horária Total: 108h

FICHA DE CURSO. Código da Ficha. Revisão 01. Data: 2014. Curso: ELETRICISTA + NR 10 Carga Horária Total: 108h Código da Ficha FICHA DE CURSO Revisão 01 Data: 2014 Curso: ELETRICISTA + NR 10 Carga Horária Total: 108h Eixo Tecnológico: Infraestrutura Nº de Participantes: Mínimo: 15 Máximo: 20 Modalidade: Qualificação

Leia mais

Currículo do Curso de Química

Currículo do Curso de Química Currículo do Curso de Química Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Bacharelado em Química com Ênfase em Química Ambiental visa a formação de recursos humanos capazes de atuar profissionalmente em indústrias

Leia mais

Bacharelado em Ciência da Computação 2009

Bacharelado em Ciência da Computação 2009 Bacharelado em Ciência da Computação 2009 1 Resumo do Curso Tipo do Curso Duração mínima Carga horária mínima obrigatória Bacharelado anos 3.212 horas (contadas em 15 semanas) 21 créditos Turno Regime

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Petróleo e Gás Concomitante/Subsequente Campus Duque de Caxias

Ementário do Curso Técnico em Petróleo e Gás Concomitante/Subsequente Campus Duque de Caxias 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-reitoria de Ensino Técnico Concomitante/Subsequente Campus Duque de Caxias Disciplina:

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2013 175. MATEMÁTICA Bacharelado. COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br

UFV Catálogo de Graduação 2013 175. MATEMÁTICA Bacharelado. COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 175 MATEMÁTICA Bacharelado COORDENADORA Rosane Soares Moreira Viana rsmviana@ufv.br 176 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O bacharel em Matemática está apto para

Leia mais

COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS

COLÉGIO TÉCNICO DE CAMPINAS Seleção para Preenchimento de Vagas Remanescentes de Cursos Técnicos através de Transferências Externas Edital de chamada para Inscrição visando a Seleção para o preenchimento de vagas remanescentes dos

Leia mais

ONC 2016 FÍSICA - PROGRAMA OFICIAL PARA AS PROVAS

ONC 2016 FÍSICA - PROGRAMA OFICIAL PARA AS PROVAS ONC 2016 FÍSICA - PROGRAMA OFICIAL PARA AS PROVAS Os estudantes deverão conhecer e utilizar, preferencialmente, as unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) com seus múltiplos e submúltiplos.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental Grade Curricular válida a partir de 29/11/2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA. Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental Grade Curricular válida a partir de 29/11/2011 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Curso de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental Grade Curricular válida a partir de 29/11/2011 Natureza Créditos Horas-aula Disciplinas Obrigatórias 210 3.150

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : QUÍMICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 201 Optativos: 6. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : QUÍMICA. CRÉDITOS Obrigatórios: 201 Optativos: 6. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:17:07 Curso : QUÍMICA VAGAS

Leia mais

ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br

ENGENHARIA QUÍMICA. COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br ENGENHARIA QUÍMICA COORDENADOR Cláudio Ferreira Lima cflima@ufv.br 228 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Químico ATUAÇÃO O Engenheiro Químico tem uma atuação bastante ampla, com enfoque principal

Leia mais

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL

FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL FACULDADE DE ENGENHARIA AMBIENTAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES Nº. 11, de 11 de março de 2002) (Matriz curricular aprovada pela

Leia mais

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA

ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL DE ILHA SOLTEIRA ILHA SOLTEIRA REQUISITOS PARA INSCRIÇÕES AO PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, OBJETIVANDO A FORMAÇÃO DE CADASTRO PARA CONTRATAÇÃO TEMPORÁRIA DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, Nº 065/01/2016 de 05/04/2016. Processo nº 2216/2016.

Leia mais

1ª ETAPA - TURMA A, B, H, L, M, X e Y

1ª ETAPA - TURMA A, B, H, L, M, X e Y CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I PAIE 3 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I "X" PAIE 3 CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL I "Y" PAIE 3 CIÊNCIAS DO AMBIENTE PAIE 3 ÉTICA E CIDADANIA I PAIE 3 FÍSICA GERAL I PAIE

Leia mais

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta.

E D I T A L. 2º A Avaliação de Suficiência será feita exclusivamente por meio de prova presencial escrita, individual e sem consulta. EDITAL DC/CP 12/2016 DIVULGA AS S DE CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CAMPUS CAMPINAS, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF, OBJETO DE INSCRIÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA NO 1º SEMESTRE DE 2016. O Diretor do Campus

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 22-COU/UNICENTRO, DE 10 DE FEVEREIRO DE 2012. Altera o anexo III, da Resolução nº 86-COU/ UNICENTRO, de 23 de outubro de 2009, que alterou dispositivos do Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina FIS391 Eletrônica Instrumental

Programa Analítico de Disciplina FIS391 Eletrônica Instrumental Programa Analítico de Disciplina Departamento de Física - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 6 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 1 Carga horária semanal 4 2 6 Períodos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA. MATEMÁTICA B Curso de Artes Visuais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA. MATEMÁTICA B Curso de Artes Visuais Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares Direção de Serviços da Região Centro AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA SÉ GUARDA MATEMÁTICA B Curso de Artes Visuais ANO LECTIVO: 2015/2016 11º ANO 1º PERÍODO PLANIFICAÇÃO

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 8 Noturno Currículo nº 8 Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Renovação de Reconhecimento Decreto

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO, REFINO E TRANSPORTE DO PETRÓLEO.

ESPECIALIZAÇÃO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO, REFINO E TRANSPORTE DO PETRÓLEO. ESPECIALIZAÇÃO EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO, REFINO E TRANSPORTE DO PETRÓLEO. INSCRIÇÕES ABERTAS DATA DE INÍCIO DO CURSO: Dia: 26/09/2009 INSCRIÇÕES: Até o dia 10/09 através do site:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 163/2009/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 163/2009/CONEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 163/2009/CONEPE Aprova alterações na Departamentalização e no Ementário

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico Etec Etec Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais Habilitação Profissional: Técnica de Nível

Leia mais

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico

DISCIPLINA CRÉD CH PRÉ-REQUISITO 1ª FASE Desenho Geométrico CURSO DE BACHARELADO EM DESIGN HABILITAÇÃO EM DESIGN INDUSTRIAL AUTORIZAÇÃO: Resolução nº 75/2000 CONSUNI RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 5495/2002 renovado pelo Decreto Estadual nº 2285/2014 PERÍODO

Leia mais

Planos de Ensino Física 2016

Planos de Ensino Física 2016 Planos de Ensino Física 2016 Organização Coordenadora da disciplina: Sandra Madalena Pereira Franke INSTITUIÇÃO: Colégio de Aplicação -UFSC CURSO: Ensino Médio ANO: 1º ano TURMAS: A, B, C e D. PROFESSOR:

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR EN - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA (100 )

MATRIZ CURRICULAR EN - ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA (100 ) Página de. Disciplinas Obrigatórias ª SÉRIE - COMUNICAÇÃO SOCIAL - HAB. PUBLICIDADE E PROPAGANDA 0 FILOSOFIA E ÉTICA NFH.000_0 0 FOTOGRAFIA PUB._0 0 HISTÓRIA DA ARTE E DA CULTURA PUB.0_0 0 HISTÓRIA DA

Leia mais

PLANO DE ENSINO ANUAL 2014

PLANO DE ENSINO ANUAL 2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃOAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CEDUC - CENTRO DE EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO GERAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA COLÉGIO DE APLICAÇÃO PLANO DE ENSINO ANUAL 2014 DISCIPLINA SÉRIE TURMA ANO LETIVO

Leia mais

ANEXO II DISCIPLINAS E PRÉ-REQUISITOS

ANEXO II DISCIPLINAS E PRÉ-REQUISITOS ANEXO II DISCIPLINAS E PRÉ-REQUISITOS 30 1. Conteúdos Básicos e Profissionais 1.1 Conteúdos Básicos Disciplinas Créditos Carga Horária Pré-requisitos 01 Metodologia do Trabalho Científico 03 45 -- 02 Pesquisa

Leia mais

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL

DISCIPLINAS DE FORMAÇÃO BÁSICA GERAL CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS Turno: INTEGRAL Currículo n 7 Reconhecido pela Portaria MEC nº 368, de 19.04.95, D.O.U. nº 76 de 0.04.95. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 106, D.O.E. nº 8445 de

Leia mais

GRADE HORÁRIA 1º SEMESTRE DE 2016

GRADE HORÁRIA 1º SEMESTRE DE 2016 1 º PERÍODO - 2 º SEMESTRE TURNO:Noite SALA: N º DE ALUNOS: Introdução à Maria Heloisa Valeiro Porto Pedrosa Introdução à Maria Heloisa Valeiro Porto Pedrosa Introdução ao Cálculo Ingrid David Barcelos

Leia mais

Programa da cadeira Física I Cursos: Matemática, Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e Redes

Programa da cadeira Física I Cursos: Matemática, Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e Redes Programa da cadeira Física I Cursos: Matemática, Engenharia Informática, Engenharia de Telecomunicações e Redes Ano lectivo 2005-2006, 1º semestre Docentes: Prof. Dr. Mikhail Benilov (aulas teóricas, regência

Leia mais

EDITAL. 1º As disciplinas não-passíveis e passíveis de Avaliação de Suficiência e Exame de Proficiência estão descritas no quadro anexo a este Edital.

EDITAL. 1º As disciplinas não-passíveis e passíveis de Avaliação de Suficiência e Exame de Proficiência estão descritas no quadro anexo a este Edital. EDITAL SG N.º 19/2011 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA E O EXAME DE PROFICIÊNCIA DA FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO. O Secretário-Geral da FAE Centro Universitário, no uso

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação 2014 239 ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA. COORDENADOR Afonso de Paula dos Santos

UFV Catálogo de Graduação 2014 239 ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA. COORDENADOR Afonso de Paula dos Santos UFV Catálogo de Graduação 2014 239 ENGENHARIA DE AGRIMENSURA E CARTOGRÁFICA COORDENADOR Afonso de Paula dos Santos afonso.santos@ufv.br 240 Currículos dos Cursos do CCE UFV Engenheiro Agrimensor e Cartógrafo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA ELÉTRICA ELETRÔNICA (1) Determine o valor da tensão na saída V o. LISTA DE EXERCICIOS

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Técnico ETEC Monsenhor Antônio Magliano Código: 088 Município: Garça Área Profissional: Indústria Habilitação Profissional: Técnica de Nível Médio de Técnico em Mecatrônica

Leia mais

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I

FACULDADES SENAC PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º SEMESTRE/2016 ANEXO I ANEXO I As provas de Matemática, Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa objetivam verificar as competências e habilidades do candidato no que se refere à capacidade de analisar situações problemáticas,

Leia mais

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA

HORÁRIO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA 1º 2016s2 2016 Noturno Turma: Cálculo Instrumental Geometria Analítica Química Aplicada à Engenharia Algoritmos Computacionais Metodologia da Pesquisa Cálculo Instrumental Geometria Analítica Química Aplicada

Leia mais

PROVA NACIONAL INTEGRADA

PROVA NACIONAL INTEGRADA PROVA NACIONAL INTEGRADA DISCIPLINAS INTEGRANTES DA PROVA NACIONAL INTEGRADA CÓDIGO CCE0001 GST0242 GST0068 GST0069 GST0001 GST0243 GST0027 GST0002 CCT0037 GST0070 GST0003 CCA0066 CCE0002 CCT0001 CCE0086

Leia mais

Grade Curricular QUÍMICA USP

Grade Curricular QUÍMICA USP Grade Curricular QUÍMICA USP SEMESTRE 1 5910261 Elementos de Cálculo e Aplicações 8 0 8 5910267 Informática Instrumental 5931001 Química Geral Experimental 8 0 8 5931002 Iniciação à Química 8 0 8 5931003

Leia mais

Optativas Comércio Eletrônico Comunicação Oral e Escrita Customização de Sistemas Integrados Desenvolvimento Avançado de Software

Optativas Comércio Eletrônico Comunicação Oral e Escrita Customização de Sistemas Integrados Desenvolvimento Avançado de Software Optativas Comércio Eletrônico Carga Horária: AT (68) AP (00) APS (12) TA (80) Pré-requisito: Mercado Produtor de Software. Modelos de Comércio Eletrônico; Comércio Eletrônico e o Ambiente Empresarial.

Leia mais

Curso Técnico Concomitante em Informática MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 400h

Curso Técnico Concomitante em Informática MATRIZ CURRICULAR. Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h. Módulo/Semestre 2 Carga horária total: 400h Curso Técnico Concomitante em Informática CÂMPUS CAÇADOR MATRIZ CURRICULAR Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Pré-Requisito Introdução a Informática 40h Não há.

Leia mais

Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática

Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática Universidade dos Açores Curso de Especialização Tecnológica Gestão da Qualidade Matemática Sinopse: Nesta disciplina são abordados conceitos básicos da teoria dos erros, funções e gráficos, derivadas,

Leia mais

Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO

Nº horas ESTRATÉGIAS RECURSOS AVALIAÇÃO ANO: 10.º Curso Profissional Técnico de Informática de Gestão Disciplina: Linguagens de Programação ANO LECTIVO: 2008/2009 p.1/13 Módulo 1 Algoritmia 1 - Introdução à Lógica de Programação Lógica Sequência

Leia mais

Ementário do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias

Ementário do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática. PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias 1 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ Pró-reitoria de Ensino Técnico PROEJA Integrado ao Ensino Médio Campus Duque de Caxias

Leia mais

Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo Nível: Grau Conferido: Turno: Tipo: Modalidade: Funcionamento: Ensino Superior Engenheiro Ambiental Matutino Curso Bacharelado Em atividade Documento de Autorização: Resolução/CEPE nº 66/2002-25/11/2002

Leia mais

Edital nº 5/2013 PROEXT/IFAP

Edital nº 5/2013 PROEXT/IFAP 1. Função: PROFESSOR/INSTRUTOR Local de atuação: CÂMPUS MACAPÁ Rodovia BR 2010, KM 03, s/n, Brasil Novo, Macapá-AP Cód. Vaga Curso FIC SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA TECNOLOGIA

Leia mais

Conteúdo INTRODUÇÃO... 21 1. INTRODUÇÃO AO CONTROLE DE PROCESSOS DE PLANTAS OFFSHORE. 1.1 Descrição da Planta de Processamento Primário Offshore...

Conteúdo INTRODUÇÃO... 21 1. INTRODUÇÃO AO CONTROLE DE PROCESSOS DE PLANTAS OFFSHORE. 1.1 Descrição da Planta de Processamento Primário Offshore... Conteúdo INTRODUÇÃO... 21 1. INTRODUÇÃO AO CONTROLE DE PROCESSOS DE PLANTAS OFFSHORE 1.1 Descrição da Planta de Processamento Primário Offshore... 26 2. MODELAGEM DE PROCESSOS Nomenclatura... 32 2.1 Classificação

Leia mais

Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos - TPQBq Escola de Química - UFRJ Agosto de 2007

Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos - TPQBq Escola de Química - UFRJ Agosto de 2007 1 Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos - TPQBq Escola de Química - UFRJ Agosto de 2007 DISCIPLINA 2 Métodos Matemáticos Aplicados a Processos Químicos e Bioquímicos EQE-703 Carga Horária 40 hs

Leia mais

SALAS - SEGUNDA-FEIRA

SALAS - SEGUNDA-FEIRA SALAS - SEGUNDA-FEIRA Última alteração: (29/02/2016 ) Sala 4-B (30) 4-C (40) 4-D (40) 4-E (50) 4-F (50) 5-Biblio (10) 5-Info (21) 8-B (39) Fundamentos de Química Orgânica (3º; EE; Evelise) Produção de

Leia mais

SEG TER QUA QUI SEX SAB

SEG TER QUA QUI SEX SAB SOCIESC, Albano Schmidt,, Joinville, Brazil 7:7-8: 8: - 9:0 9:0-9: 0:0 - :00 :00 - :0 :00 - :0 :0 - :0 :0 - :0 : - : 7:00-7:0 7:0-8:0 8:0-9:00 9:00-9:0 9:0-0:0 0:0 - :0 :0 - :0 Horário criado:0/07/0 CV08

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO CICLO PROFISSIONAL 9º BIMESTRE CIRCUITOS ELÉTRICOS 80 horas Grandezas elétricas. Corrente contínua e Corrente alternada. Bipolos e quadripolos.

Leia mais

PROVA DE INGRESSO ANO LECTIVO 2016/2017 FÍSICA CONTEÚDOS E OBJECTIVOS

PROVA DE INGRESSO ANO LECTIVO 2016/2017 FÍSICA CONTEÚDOS E OBJECTIVOS PROVA DE INGRESSO ANO LECTIVO 2016/2017 FÍSICA CONTEÚDOS E OBJECTIVOS CONTEÚDOS OBJECTIVOS ENERGIA INTERNA Entender que, por ação das forças de atrito, parte da energia do sistema é convertida em energia

Leia mais

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3.

MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1. Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. MODELAGEM MATEMÁTICA DE UM SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM MÉDIA TENSÃO 1 Gabriel Attuati 2, Paulo Sausen 3. 1 Parte integrante do Projeto de pesquisa Análise, Modelagem e Desenvolvimento

Leia mais

ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1. Carga Horária. Microbiologia e Parasitologia 90 06 a 15.07.2015 2 Licenciatura em Biologia

ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1. Carga Horária. Microbiologia e Parasitologia 90 06 a 15.07.2015 2 Licenciatura em Biologia ANEXO 5 QUADRO DE OFERTA DE DISCIPLINAS 2015.1 Curso: Licenciatura Plena em Ciências Biológicas Campus/Núcleo Bloco Disciplina Carga Horária Período Vagas Área de Formação de acordo com item 1.2 do Edital

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano letivo 2014 / 2015

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CALDAS DAS TAIPAS PLANIFICAÇÃO ANUAL. Ano letivo 2014 / 2015 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA A 10º ANO Ano letivo 01 / 015 Gorete Branco, José Temporão, M.ª Arminda Machado, Paula Gomes, Teresa Clain GESTÃO DO TEMPO 1.º PERÍODO INICIO: 15 / 09 / 01 FIM: 16 /1 / 01

Leia mais

CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO CATÁLOGO DO CURSO DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO ATOS LEGAIS DO CURSO: Nome do Curso: Engenharia da Computação Nome da Mantida: Centro Universitário de Rio Preto Endereço de Funcionamento do Curso: Rua Jornalista

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGOS DA CARREIRA DE MAGISTÉRIO DO ENSINO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO PARECER CNE/CES 1.362/2001 - HOMOLOGADO Despacho do Ministro em 22/2/2002, publicado no Diário Oficial da União de 25/2/2002, Seção 1, p. 17. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO INTERESSADO:

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Currículo nº 7

CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Currículo nº 7 CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA Turno: NOTURNO Currículo nº 7 Reconhecido pela Portaria MEC n o 1.022, de 21/08/95, D.O.U. nº 161 de 22/08/95. Renovação de Reconhecimento Decreto nº. 8399, de 22.09.10.

Leia mais

EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O MAPLE

EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O MAPLE EXPLORANDO A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O MAPLE José Domingos Albuquerque Aguiar UFRPE domingos.aguiar@ig.com.br Polyana de Cássia Cavalcanti dos Santos UFRPE - poly.cavalcanti@ig.com.br 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 39/2007/CONEP

RESOLUÇÃO Nº 39/2007/CONEP SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO E DA PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 39/2007/CONEP Substitui a Resolução 43/2005/CONEP que aprova a Departamentalização

Leia mais

Programa de Ciências Experimentais 2012-2013

Programa de Ciências Experimentais 2012-2013 Programa de Ciências Experimentais 2012-2013 I Teoria 1 Introdução 2 Conceitos úteis 2.1 Ordem de grandeza 2.1.1 Introdução 2.1.2 Definição 2.1.3 Representação científica de um número 2.1.4 Ordem de grandeza

Leia mais

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico -

Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação. - Núcleo Básico - Ementário das disciplinas do curso de Engenharia da Computação Currículo 6 Criado pelo CDI em 30/05/2016 - Núcleo Básico - NB 019 - Cálculo I CH Teórica 160 CH Prática 00 CH Total 160 cr 8 Funções. Limites.

Leia mais

1. DAS MODALIDADES OU NÍVEIS EDUCACIONAIS, UNIDADES CURRICULARES, PERFIS/HABILITAÇÕES EXIGIDAS, VAGAS E REGIME DE TRABALHO

1. DAS MODALIDADES OU NÍVEIS EDUCACIONAIS, UNIDADES CURRICULARES, PERFIS/HABILITAÇÕES EXIGIDAS, VAGAS E REGIME DE TRABALHO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA COORDENAÇÃO PERMANENTE DE CONCURSOS PÚBLICOS PROFESSOR EFETIVO DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E

Leia mais

Parker, Tornando possível o desenvolvimento intelectual e tecnológico.

Parker, Tornando possível o desenvolvimento intelectual e tecnológico. Parker, Tornando possível o desenvolvimento intelectual e tecnológico. www.parker.com Parker Training 30 anos projetando o futuro Mercados Há mais de 30 anos treinando profissionais em empresas, escolas

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO QUE DISPÕE SOBRE AS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA/CAMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA

Leia mais

E D I T A L. I. estiver regularmente matriculado nas Faculdades Integradas Sévigné;

E D I T A L. I. estiver regularmente matriculado nas Faculdades Integradas Sévigné; EDITAL SA N.º 06/2009 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE INSCRIÇÃO PARA A AVALIAÇÃO DE SUFICIÊNCIA E O EXAME DE PROFICIÊNCIA DAS FACULDADES INTEGRADAS SÉVIGNÉ. O Secretário Acadêmico das Faculdades Integradas

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Ciências Contábeis

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Ciências Contábeis MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS GRADE 9 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2013 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 3201-1 Matemática

Leia mais

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA NA MODALIDADE EJA

CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA NA MODALIDADE EJA CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA NA MODALIDADE EJA CÂMPUS CHAPECÓ MATRIZ CURRICULAR Módulo I Carga horária total: 400h Unidade Curricular C/H Semestral Linguagem, comunicação e literatura

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO INTERESSAD/MANTENEDORA ESCOLA FEDERAL DE ENGENHARIA DE ITAJUBÁ UF MG ASSUNTO Alteração curricular RELATOR SP. CONS Layrton Borges de Miranda

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS

CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS CALENDÁRIO DE PROVAS PRESENCIAIS P á g i n a 1 Caro(a) estudante: Encontra se disponível o calendário de provas presenciais para o ano letivo 2015/2016. O referido calendário foi elaborado tendo por base

Leia mais

MEDIÇÃO DE VAZÃO DO FLUÍDO DE ARREFECIMENTO COM MEDIDOR TIPO TURBINA

MEDIÇÃO DE VAZÃO DO FLUÍDO DE ARREFECIMENTO COM MEDIDOR TIPO TURBINA MEDIÇÃO DE VAZÃO DO FLUÍDO DE ARREFECIMENTO COM MEDIDOR TIPO TURBINA F. V. RADEL 1, M. ESPOSITO 1 1 Universidade Federal de Pelotas, Centro de Engenharias, Engenharia de Controle e Automação E-mail para

Leia mais