A MISSA LITURGIA DO ENCONTRO
|
|
|
- Ana Luísa Padilha Beretta
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 A MISSA LITURGIA DO ENCONTRO 2014
2
3 Liturgia significa... Originariamente, a palavra «liturgia» significa «obra pública», «serviço por parte dele em favor do povo». Na tradição cristã, quer dizer que o povo de Deus toma parte na «obra de Deus» (cf. Jo 17, 4). Pela liturgia, Cristo, nosso Redentor e Sumo-Sacerdote, continua na sua Igreja, com ela e por ela, a obra da nossa redenção. (CIC, 1069)
4 A celebração litúrgica Cada celebração sacramental é um encontro dos filhos de Deus com o seu Pai, em Cristo e no Espírito Santo. (CIC, 1153)
5 Quem celebra? A liturgia é «ação» do «Cristo total» (Christus totus). Os que agora a celebram para além dos sinais, estão já integrados na liturgia celeste, onde a celebração é totalmente comunhão e festa. (CIC, 1136)
6 De onde vem a Liturgia? A liturgia da missa tem bases na liturgia Cabalat Shabat realizada nas sinagogas judaicas. A reunião das famílias As preces coletivas A leitura dos profetas O canto dos salmos (feito pelo Chazan) A leitura dos rolos da Torá (Sifrei Torá) - que é guardada com toda a reverência na Arca Sagrada (Aron HaCodesh)
7 A sinagoga
8 Os primeiros cristãos......eram judeus e continuaram a frequentar o Templo de Jerusalém e as sinagogas da Galileia e das cidades onde os judeus da Diáspora estavam radicados.
9 Os primeiros cristão eram judeus Diariamente, todos juntos frequentavam o Templo e nas casas partiam o pão, tomando alimento com alegria e simplicidade de coração. (At 2,46) Pedro e João iam subindo ao Templo para a oração das três horas da tarde (At 3,1) Chegou alguém que disse para eles: Os homens que vocês colocaram na prisão estão no Templo ensinando o povo! (At 5,25)
10 Os primeiros cristão eram judeus E cada dia, no Templo e pelas casas, não paravam de ensinar e anunciar a Boa Notícia de Jesus Messias. (At 5,42) Enviados pelo Espírito Santo, Barnabé e Saulo desceram a Selêucia e daí navegaram para Chipre. Quando chegaram a Salamina, começaram a anunciar a Palavra de Deus nas sinagogas dos judeus, tendo João como ajudante. (At 13,4-5)
11 Por que ir à missa? É o encontro o motivo para ir à missa. Encontro com DEUS; Encontro com o outro - os irmãos que creem como nós cremos.
12 Por que ir à missa? É DEUS Pai quem nos atrai por meio da entrega eucarística de seu Filho, dom de amor com o qual saiu ao encontro de seus filhos, para que, renovados pela força do Espírito Santo, possamos chama-lo de Pai. (Doc. Aparecida, 241)
13 Desde o século II Testemunho de S. Justino Mártir: No dia do Sol, como é chamado, reúnem-se num mesmo lugar os habitantes, quer das cidades, quer dos campos. Leem-se, na medida em que o tempo o permite, ora os comentários dos Apóstolos, ora os escritos dos Profetas. Depois, quando o leitor terminou, o que preside toma a palavra para aconselhar e exortar à imitação de tão sublimes ensinamentos.
14 Desde o século II A seguir, pomo-nos todos de pé e elevamos nossas preces por nós mesmos (...) e por todos os outros, onde quer que estejam, a fim de sermos de fato justos por nossa vida e por nossas ações, e fiéis aos mandamentos, para assim obtermos a salvação eterna. Quando as orações terminaram, saudamonos uns aos outros com um ósculo. Em seguida, levase àquele que preside aos irmãos pão e um cálice de água e de vinho misturados.
15 Desde o século II Ele os toma e faz subir louvor e glória ao Pai do universo, no nome do Filho e do Espírito Santo e rende graças (em grego eucharístia, que significa ação de graças ) (...) Terminadas as orações e as ações de graças, todo o povo presente prorrompe numa aclamação dizendo: Amém. (CIC 1345)
16 O encontro Encontramos Jesus na Sagrada Escritura, lida na Igreja. (Doc. de Aparecida, 246) Encontramos Jesus Cristo, de modo admirável, na Sagrada Liturgia. Ao vivê-la, celebrando o mistério pascal, os discípulos de Cristo penetram mais nos mistérios do Reino e expressam de modo sacramental sua vocação de discípulos e missionários. (Doc. de Aparecida, 250) A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo. (Doc. de Aparecida, 251)
17 A Casa A paróquia é a casa da Palavra, que se torna a casa do discípulo que acolhe e pratica a Palavra. (Estudo CNBB) Considerando a Igreja como casa da Palavra, deve- se, antes de tudo, dar atenção à Liturgia sagrada, que constitui, efetivamente, o âmbito privilegiado onde Deus nos fala no momento presente da nossa vida: fala hoje ao seu povo, que escuta e responde (Estudo CNBB/Verbum Domini, 52)
18 A Casa A Igreja se nutre com o pão do corpo de Cristo. Na Eucaristia, se estabelecem as novas relações que o Evangelho propõe a partir da filiação divina que o cristão recebe do Pai em Cristo. (Estudo CNBB) CASA DO PÃO
19 Participar da Casa Entende-se, assim, a grande importância do preceito dominical de viver segundo o domingo, como necessidade interior do cristão, da família cristã, da comunidade paroquial. Sem uma participação ativa na celebração eucarística dominical e nas festas de preceito, não existirá um discípulo missionário maduro. (Doc. de Aparecida, 252)
20 Como celebrar?
21 Liturgia Celeste Pela Liturgia da terra participamos, saboreando-a já, na Liturgia celeste celebrada na cidade santa de Jerusalém, para a qual, como peregrinos nos dirigimos e onde Cristo está sentado à direita de Deus, ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo (cf. Ap 21,2; Cl 3,1; Hb 8,2);
22 Liturgia Celeste por meio dela cantamos ao Senhor um hino de glória com toda a milícia do exército celestial, esperamos ter parte e comunhão com os Santos cuja memória veneramos, e aguardamos o Salvador, Nosso Senhor Jesus Cristo, até Ele aparecer como nossa vida e nós aparecermos com Ele na glória (cf. Fl 3,20; Cl 3,4). (Sacrosanctum Concilium, 8)
23 Sacrosanctum Concilium 04/12/ aprovação e promulgação 16/02/ primeiro domingo da Quaresma - entrou em vigor Estabeleceu todas as mudanças que atualmente temos na Liturgia, como, por exemplo: Celebrar na língua de cada país, Incorporar pequenas adaptações sugeridas pelas Conferências Episcopais A possibilidade das respostas do povo na Oração Eucarística Alterações no Rito: ex. altar para o povo ao invés de diante do sacrário, padre de frente para o povo etc.
24 A estrutura fundamental A convocação, a Liturgia da Palavra, com as leituras, a homilia e a oração universal; A Liturgia Eucarística, com a apresentação do pão e do vinho, a ação de graças consecratória e a comunhão. (CIC 1346)
25 A sequência da celebração Todos se reúnem - Ritos Iniciais O sinal da cruz Acolhida Ato Penitencial - Contrição e pedido de perdão (Kyrie Eleisson) Glória Oração da coleta
26 A sequência da celebração Liturgia da Palavra os escritos dos profetas (Primeiro Testamento) Salmo as memórias dos Apóstolos Epístolas Evangelhos a homilia Profissão de Fé - Símbolo dos Apóstolos ou Niceno- Constantinopolitano as intercessões por todos
27 A sequência da celebração A apresentação das oferendas Apresentação do pão e do vinho Oração sobre as oferendas
28 A sequência da celebração A Anáfora - Oração Eucarística, oração de ação de graças e consagração Prefácio - a Igreja rende graças ao Pai Epiclese - clama pelo Espírito Santo SANTO, SANTO, SANTO - comunhão com a Liturgia Celeste (cf. Ap)
29 A sequência da celebração A Anáfora - Oração Eucarística, oração de ação de graças e consagração Relato da instituição - Jesus tomou o pão... Anamnese - Celebrando, pois a memória da morte e Ressurreição de vosso Filho... Oblações Intercessões - comunhão com toda a Igreja, a oração por ela e por toda a humanidade
30 A sequência da celebração Oração do Senhor Oração dominical - Pai Nosso Oração da Paz Comunhão Cordeiro de Deus Fração do Pão Convite à Mesa Comer o Corpo do Senhor Oração pós-comunhão
31 A sequência da celebração Envio missionário Benção final / despedida Saída do presidente, concelebrantes, assistentes (ministros, acólitos, coroinhas, leitores) Ida do povo com o Senhor para a transformação do mundo
32
33 Canto Litúrgico Há dois tipos de canto litúrgico: PRÓPRIO RITO Ato Penitencial, Glória, Aleluia, Creio (se cantado), Santo Os cantos que são propriamente os ritos devem ser cantados por inteiro ACOMPANHAM O RITO Por exemplo: Procissão de entrada, Ofertório, Comunhão, Final Os cantos que acompanham um rito devem obrigatoriamente se encerrar ao término do rito (por exemplo, quando a última pessoa terminar de comungar, o canto deve ser finalizado). O SALMO é parte integrante da liturgia e deveria ser sempre cantado.
34 Recursos à Liturgia
35 Recursos à Liturgia O uso do projetor multimídia na liturgia, como estamos vendo, além de interferir na ação ritual, entra em competição com a liturgia, gerando distração. (O uso do Projetor Multimídia na Liturgia, nº 13) Enfim, podem as novas tecnologias colaborar em favor de uma liturgia participativa, pascal, simbólica e orante? É possível? Com certeza, e muito! Onde? Na catequese como preparação para o bem celebrar, nos cursos em preparação ao batismo e ao matrimônio, bem como nos cursos de formação litúrgica em geral. Aí, nestes espaços, o projetor multimídia presta, sem dúvida, um notável serviço à sagrada liturgia. (nº 17)
36 Recursos à Liturgia Pede-se aos fiéis a total concentração ao Rito do qual todos somos celebrantes. Portanto, folhetos, telões, TVs e Monitores, tablets e celulares etc. devem ser usados de maneira consciente. Não devem causar distração nem a quem usa e nem a quem está no entorno. A atenção dos fiéis deve estar sempre centrada no Altar e no Ambão, o tempo todo.
37 Ao projetar cantos, uma tela negra, como esta, pode ser colocada entre um canto e outro para que não seja preciso manusear o aparelho
38 Dúvidas
39 Obrigado!
Missal Romano. Grupo de Acólitos São João da Madeira
Missal Romano Grupo de Acólitos São João da Madeira A estrutura da missa Antes de vermos a estrutura do missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma Missa comum, para que possamos mais facilmente
CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES
CELEBRAÇÕES NA COMUNIDADE ORIENTAÇÕES PARA AS CELEBRAÇÕES A catequese deve iniciar o catequizando na vida litúrgica da comunidade. Nesse sentido, é importante que o catequista leve seu grupo de catequese
CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA
CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA CANTO DE ENTRADA: E B7 E B7 E B7 E B7 E Jesus meu amigo, estou aqui, estou aqui para celebrar, para agradecer e A B7 partilhar o pão e a Fé. A B G#m C#m A F# B7 Celebrar o
CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO PÁSCOA DO SENHOR, NOVA CRIAÇÃO E NOVO ÊXODO DOMINGO DA RESSURREIÇÃO 08 DE ABRIL DE 2012 ANIM: (Saudações espontâneas) O TÚMULO ESTÁ
2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11)
Vivendo a Liturgia 2ºDOMINGO DO TEMPO DO ADVENTO ANO B - (04/12/11) Dezembro/2011 (João Batista) A cor litúrgica para esta celebração é a roxa. Poderia ser feito um mural específico para esta celebração
Encontro de Formação Litúrgica. A Música Litúrgica
Encontro de Formação Litúrgica A Música Litúrgica Objetivos do nosso encontro Buscar conhecer alguns elementos da liturgia da Igreja que podem ser aplicados a Música e ao Canto na Celebração Questionar
O Grande Milagre A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa Oração da qual dispõe o católico!
A SANTA MISSA EXPLICADA O Grande Milagre A Missa é a maior, a mais completa e a mais poderosa Oração da qual dispõe o católico! A SANTA MISSA Nesta Cerimônia ímpar, Cristo é ao mesmo tempo Vítima e Sacerdote,
Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst
Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que
Suplemento de Formação N.º 2. O Missal Romano
Na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora
A Ação do Espírito Santo. no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ)
A Ação do Espírito Santo no Apostolado da Oração (AO) - Movimento Eucarístico Jovem (MEJ) O Espírito Santo, uma promessa de Jesus Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará a força e sereis minhas testemunhas
Festa do Acolhimento. 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas
Festa do Acolhimento 1º Ano 2008/2009 Missionários Passionistas Introdução à Eucaristia Hoje vamos festejar o acolhimento. Acolher é receber bem, encaminhar, proteger, ajudar. Este ano estamos a acolher
Ser discípulo de Jesus, A quem deverei enviar? Aqui estou Senhor, Envia-me
Reunião de Liturgia No dia primeiro de Março de dois mil e catorze, com inicio às oito horas no Centro Social Monsenhor Augusto Zucco, aconteceu a primeira Reunião deste ano sobre Liturgia, coordenada
Quem é Marcos? Marcos, autor do primeiro Evangelho, vivia em Jerusalém. A mãe se chamava Maria. Em sua casa reuniam-se os cristãos da cidade.
Atenção O Catequista, coordenador, responsável pela reunião ou encontro, quando usar esse material, tem toda liberdade de organizar sua exposição e uso do mesmo. Poderá interromper e dialogar com o grupo;
Formação de Acólitos GAPRT
Formação de Acólitos GAPRT Grupo de Acólitos da Paróquia de Rio Tinto O ACÓLITO NOS RITOS INICIAIS n A Missa começa pela procissão de entrada. Esta procissão, pelo menos nos dias mais festivos, parte da
Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças
Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Textos e melodias ORAÇÃO EUCARÍSTICA I v. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. v. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. v.
FEVEREIRO 1 Quarta - Início das inscrições para o mutirão de casamentos (encerra-se em maio) 2 Quinta 3 Sexta
CALENDÁRIO ANUAL DA PARÓQUIA SÃO JOÃO EVANGELISTA ANO 2012 JANEIRO 1 Domingo - Do dia 1 a 31 inscrição para coroinhas - Missa em ação de graças pelas famílias 2 Segunda 3 Terça - Reunião do Conselho Pastoral
F e s t a d a V i d a
Cântico de entrada (A entrada será feita pelo fundo da igreja a qual estará adornada de Festa. À frente da procissão de entrada vai um catequista com a Cruz grande (a da Caminhada) outro com a Bíblia seguidos
Uma saudação carinhosa
Meus caros amiguitos e amiguitas! Uma saudação carinhosa Olá! Chamo-me António Marto. Sou o novo Bispo desta diocese de Leiria-Fátima. Sabem o que é ser Bispo? Eu explico-vos através de uma comparação
FESTA DE CORPUS CRISTI. LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso.
FESTA DE CORPUS CRISTI LUIZ ANTONIO BURIM Professor de Ensino Religioso. FESTA DE CORPUS CHRISTI A festa de Corpus Christi surgiu na Idade Média, no século XIII. A primeira festa de Corpus Christi realizou-se
BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA!
Sexta-feira, 4 de maio de 2012 BÍBLIA NA FAMÍLIA E FAMILIARIDADE COM A BÍBLIA! FORMAÇÃO BÍBLICA DE LEITORES REUNIÃO DE PAIS - FESTA DA PALAVRA Bíblia na família e familiaridade com a Bíblia! Desde o Concílio
PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO
PLANIFICAÇÃO ANUAL DE RELIGIÃO DO 1º CICLO 1º ANO TÓPICOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS ORAÇÕES / DOUTRINA CRISTÃ ACTIVIDADES CELEBRAÇÕES AVALIAÇÃO A criação Deus é grande e poderoso Tudo nos fala de Deus Deus
PROGRAMA DE CANTO. Escola de Música Paroquial de Avintes
PROGRAMA DE CANTO Escola de Música Paroquial de Avintes Programas de canto para as missas com crianças animadas pelo coro da Escola de Música Paroquial de Avintes António José Ferreira 1/11/2008 SUGESTÕES
ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»
ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 «Elevou-Se à vista deles» Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde
01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis)
01. Paz na Terra, Glória a Deus nas Aturas - Comunidade Católica Shalom Glória a Deus nas alturas/ E paz na terra aos homens por Ele amados! (bis) Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai Todo-poderoso Nós
ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais
ORDENANÇAS DA IGREJA Temas Principais A Ceia como Ordenança Mt 26.26-29; 1Co 11.23-25; Êx 24.9-11; Dt 14.23, 26; Hb 10.1-4; Mt 26.29; Ap 19.9 A ceia do Senhor aponta para uma refeição de comunhão mais
Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas
Jesus Cristo e o Antigo Testamento, a Lei e os Profetas 5.17 Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu
DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Hi n o. Sa l m o d i a: Antífonas, salmos e cântico como no Domingo da Ressurreição.
DOMINGO DA OITAVA DA PÁSCOA (DOMINGO II DA PÁSCOA) Vésperas I Le i t u r a b r e v e 1 Pedro 2, 9-10 Vós sois geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo adquirido por Deus, para anunciar os louvores
Organização da Campanha
Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas de animação e cooperação em prol das Missões em todo o mundo. O objetivo é sensibilizar, despertar
Plano Anual Catequético (Infância)
Ano: 1º I Jesus é o nosso grande Amigo; II Jesus revela-nos o Pai, dá a vida por nós e ressuscita; III Nós somos do grupo dos amigos de Jesus A Igreja. Aderir a Jesus Cristo e iniciar-se no conhecimento
D. José da Cruz Policarpo. Actualidade da Palavra de Deus
D. José da Cruz Policarpo Actualidade da Palavra de Deus U n i v e r s i da d e C at ó l i c a E d i to r a Lisboa 2009 Sumário I. Descobrir a fecundidade da Palavra, caminhando com Paulo II. Aprofundar
QUARTA FEIRA SANTA PROCISSÃO DO ENCONTRO NOSSO SENHOR DOS PASSOS E NOSSA SENHORA DAS DORES
A SEMANA SANTA (Por Marcelo Rodolfo da Costa) Sabemos bem que durante a Semana Santa, a Igreja celebra os mistérios da reconciliação, realizados pelo Senhor Jesus nos últimos dias da sua vida, começando
Documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Animação da vida litúrgica no Brasil - 43 (elementos de pastoral litúrgica)
Documentos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil 1 Animação da vida litúrgica no Brasil - 43 (elementos de pastoral litúrgica) 27 a. Assembléia Geral Itaici SP, 05 a 14 de abril de 1989 No vigésimo
INTRODUÇÃO: O verbo hebraico PESSACH quer dizer: Passar além, passar por cima.
INTRODUÇÃO: O verbo hebraico PESSACH quer dizer: Passar além, passar por cima. No hebraico, a palavra descreve a passagem do anjo da morte, quando seriam mortos todos os primogênitos do Egito e poupados
Leitura dos Actos dos Apóstolos. Actos 1, 1-11
Ascensão do Senhor Perdão Senhor Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 1, 1-11 No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, desde o princípio até ao
LITURGIA DA PALAVRA II
LITURGIA DA PALAVRA II José Carlos Pereira Liturgia da Palavra II Reflexões para os domingos, solenidades, festas e memórias Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial: Jacqueline
REZEMOS COM OS BISPOS DO BRASIL REUNIDOS EM APARECIDA
REZEMOS COM OS BISPOS DO BRASIL REUNIDOS EM APARECIDA Motivação Inicial Animados e guiados pelo infinito Amor de Deus, nosso Pai, os Bispos do Brasil se reúnem num grande acontecimento: a 49ª Assembleia
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM SÁBADO DA 4ª SEMANA DA PÁSCOA - 1) Oração Deus eterno e todo-poderoso, fazei-nos viver sempre mais o
DA FONTE BATISMAL (deve estar cheia de água).
Celebração Eucarística Bênção da Capela (Cf. Ritual de Bênçãos) Entrada na igreja Enquanto se canta a antífona da entrada, o Bispo com os presbíteros concelebrantes, os diáconos e outros ministros, todos
ASCENSÃO DO SENHOR. «Elevou-Se à vista deles»
243 ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos «Elevou-Se à vista deles» No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar,
- Não tem como ter a graça se ainda estamos debaixo do pecado. Ou você morreu para o pecado; ou ainda não se converteu de fato.
Romanos 6:1-11. Na semana passada falamos sobre a Graça de Deus. Pode parecer algo simples, mas a má compreensão desse tema tem gerado muitos problemas no meio evangélico. Pois alguns entendem a graça
Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015
Nº 25 B - 6º Domingo da Páscoa-10.5.2015 Qual é o assunto das leituras de hoje? Isso mesmo: o amor. Jesus no Evangelho, e São João na Epístola, falam-nos do amor: de como Deus gosta tanto de nós que mandou
REFLEXÕES SOBRE A MÚSICA LITÚRGICA 1
REFLEXÕES SOBRE A MÚSICA LITÚRGICA 1 Fernando Gianetti de Souza Agente de Pastoral - Colégio Marista Arquidiocesano de São Paulo, Teólogo formado pelo Instituto de Teologia da Diocese de Santo André e
LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO. 29 de novembro
LITURGIA FAMILIAR PRIMEIRO DOMINGO DE ADVENTO 29 de novembro Vivendo o tempo do ADVENTO É urgente atualizar hoje o Advento de Cristo. Estar vigilante é entender os sinais dos tempos. A perspetiva de uma
MINISTÉRIO DE ACÓLITOS SANTA QUITÉRIA GRUPO DE CANTOS. Cantamos A LITURGIA e não NA LITURGIA ANO LITÚRGICO
MINISTÉRIO DE ACÓLITOS SANTA QUITÉRIA GRUPO DE CANTOS Cantamos A LITURGIA e não NA LITURGIA ANO LITÚRGICO O QUE É O ANO LITÚRGICO Conhecemos bem o Ano Civil, com o nosso calendário gregoriano, que se inicia
Diretório Litúrgico Diocesano para celebração Eucarística, para celebração da Palavra com distribuição da comunhão e para Adoração Eucarística
Diretório Litúrgico Diocesano para celebração Eucarística, para celebração da Palavra com distribuição da comunhão e para Adoração Eucarística Diocese de Ponta Grossa Paraná 2 Apresentação Por ocasião
Monições para a Celebração do Domingo de Páscoa C 2010
Monições para a Celebração do Domingo de Páscoa C 2010 Entrada: O Senhor ressuscitou verdadeiramente! Não é uma ilusão da saudade! É a ressurreição do Senhor! O Senhor ressuscitou verdadeiramente! Não
A PALAVRA DE DEUS NAS CELEBRAÇÕES DA EUCARISTIA E DA PALAVRA
PLVR DE DEUS NS ELERÇÕES D EURISTI E D PLVR 1 Em sua opinião, como anda o sistema de som em sua omunidade? 21% 18% 61% O microfone e o som funcionam bem. (61%) O microfone e o som não funcionam bem. (18%)
COMO VIVER COM DEUS? O RELACIONAMENTO COM O PAI CELESTIAL EXTRA, EXTRA! EXTRA, EXTRA! COMUNICAÇÃO - Revisão. homem com seu Criador
COMO VIVER COM DEUS? Mitos e Verdades sobre o Relacionamento do Homem com seu Criador Professor: Vlademir Hernandes EXTRA, EXTRA! Parte 1: As Más Notícias Dia 1: O que Deus espera de nós? Dia 2: O que
ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS. Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO
ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS Caminhada do Advento e Natal 2015 DIOCESE DE AVEIRO INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS» ANO DA MISERICÓRDIA PORTA SANTA INTRODUÇÃO «ABRO A PORTA À BONDADE DE DEUS»
CELEBRAÇÃO DA FESTA DA PALAVRA
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA PARÓQUIA DE SÃO VICTOR Acolhimento (O acolhimento será feito à medida que as crianças vão chegando. Começaremos por ensaiar os cânticos a cantar durante a celebração.) CELEBRAÇÃO
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA
CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO
Avalia os teus conhecimentos do 6º Ano de catequese
Nome: Avalia os teus conhecimentos do 6º Ano de catequese Bloco 1 Jesus, o Filho de Deus que vai ao nosso encontro 1 Completa as seguintes afirmações: a) Aquele que veio trazer ao mundo a salvação de Deus.
1. De novo reunidos ( / / ) 1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Jesus está no meio de Nós!
1. De novo reunidos ( / / ) Jesus está no meio de Nós! Onde dois ou três estiverem reunidos em Meu nome, Eu estou no meio deles! Mt 18,20 -O Senhor esteja convosco! - Ele está no meio de Nós! Desenha o
CULTO EUCARÍSTICO-FACULDADES EST-07/11/2012. Liturgia de Entrada
CULTO EUCARÍSTICO-FACULDADES EST-07/11/2012 Prelúdio Liturgia de Entrada Hino: A cada manhã (grupo musical PPLM) Acolhida L.: Bom dia a todos e a todas, sejam bem vindos e bem vindas. Hoje o nosso culto
EXÉQUIAS DOS ADULTOS EXÉQUIAS EXÉQUIAS DOS ADULTOS
357 EXÉQUAS rmãos e irmãs Elevemos a nossa oração a Deus Pai todo-poderoso, que ressuscitou a Jesus Cristo, seu Filho, e imploremos a paz e a salvação dos vivos e dos mortos, dizendo (ou: cantando): Ou:
PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.
ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar
Introdução à Liturgia Respostas dos Exercícios de Revisão
Introdução à Liturgia Respostas dos Exercícios de Revisão XV. Revisão TRA LE SOLLICITUDE (de São Pio X) 1. Conforme TS 1, qual o fim geral da música sacra e da liturgia como um todo? A glória de Deus e
DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES PASTORAIS DA LITURGIA
DIRETRIZES E ORIENTAÇÕES PASTORAIS DA LITURGIA DIOCESE DE MIRACEMA DO TOCANTINS 2013 DIOCESE DE MIRACEMA DO TOCANTINS Diretrizes e Orientações Pastorais para a Pastoral Litúrgica Equipe de elaboração:
- Quão formosos sobre os montes! São os pés do que anuncia e prega a paz. - Ide pelo mundo inteiro! E pregai o Evangelho
Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho. Por vontade de Jesus, a Igreja deve continuar a sua obra na terra sendo o Sacramento Universal da Salvação. Evangelizar é levar a Boa Nova de Jesus a toda humanidade,
SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma
CEPMTA / ISCAL Londrina 27/11/2012 Capelania Hospitalar / Pastoral da Saúde Assessor: Pe. Audinei Carreira da Silva SACRAMENTO DA UNÇÃO DOS ENFERMOS Deus Cura Corpo e Alma INTRODUÇÃO A Igreja, ao cuidar
A IGREJA E O MISTÉRIO TRINITÁRIO
A IGREJA E O MISTÉRIO TRINITÁRIO Nesta aula abordaremos a dimensão trinitária da Igreja, pois ela é uma ação de Deus, ou seja, necessariamente trinitária. O projeto da salvação da Igreja implica a participação
19 DE JUNHO DE 2013 Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24.15
19 DE JUNHO DE 2013 Eu e minha casa serviremos ao Senhor. Josué 24.15 Prelúdio LITURGIA DE ENTRADA Acolhida Porém eu, pela riqueza da tua misericórdia, entrarei na tua casa e me prostrarei diante do teu
4 O Encontro: A Eucaristia Dominical: expressão maior de espiritualidade
Hora da Família 2014 Sumário 05 07 08 10 11 APRESENTAÇÃO INTRODUÇÃO PARAMOTIVAR ORAÇÃOINICIAL ORAÇÃOFINAL Encontros 13 18 23 28 33 38 42 4 1 O Encontro: A espiritualidade cristã na família 2 O Encontro:
Festa do Envio e Compromisso
Festa do Envio e Compromisso. «A Paz esteja convosco, assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós» Procisão de entrada ( Catequizandos 9º e 10º anos, catequistas, acólitos e pároco) Introdução
Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016
Nº 31 C 13ºDomingo do Tempo Comum-26.6.2016 Vamos de Férias Com Jesus Que bom! Começaram as férias! Não há aulas, vamos para a praia, para o campo, para o estrangeiro... mas vamos com Jesus. Ouvimos no
THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM
THEREZINHA OLIVEIRA EVANGELHO É SIMPLES ASSIM CAMPINAS SP 2010 SUMÁRIO Prólogo Um homem extraordinário...1 Capítulo 1 Ele nasceu em Belém...5 Capítulo 2 Pastores e magos...9 Capítulo 3 Fugindo a Herodes...13
Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano)
Catequese 2º ano Ensina-nos a rezar (Revisões fim de ano) Na catequese encontramos essencialmente uma Pessoa: Jesus, Filho único do Deus, que sofreu e morreu por nós e que agora, ressuscitado, vive connosco
Memoranda Celebração do Baptismo
Esta memoranda apresenta o esquema praticado na nossa paróquia, que tem como base a celebração do Baptismo de várias crianças. O rito do Baptismo, pode ou não, ser inserido na Eucaristia. Neste esquema,
CAMINHO DA VIDA. Rito do Casamento. Breviário do LOC, págs. 221-227. Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus. Anglican Church of the Americas
CAMINHO DA VIDA Anglican Church of the Americas Uma igreja comprometida com a Palavra de Deus Rito do Casamento Breviário do LOC, págs. 221-227 Casamento Nesta Igreja, o casamento é celebrado exclusivamente
Lição 15. No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com. sonido de trombetas, santa convocação
Os Mistérios de Deus Estudo Bíblico Lição 15 No mês sétimo, ao primeiro do mês, tereis descanso, memorial com sonido de trombetas, santa convocação Levíticos 23:24 Esta publicação não é para ser vendida
PARA AJUDAR: Semana Santa: Domingo de Ramos: Por que usamos os ramos na Celebração que abre a Semana Santa?
PARA AJUDAR: Semana Santa: celebra a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus Cristo. A Semana Santa começa com a celebração da entrada de Jesus em Jerusalém no Domingo de Ramos, e termina no Domingo
Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus
Os fariseus ouviram falar que Jesus estava fazendo e batizando mais discípulos do que João, embora não fosse Jesus quem batizasse, mas os seus discípulos. Quando o Senhor ficou sabendo disso, saiu da Judéia
Celebração do Mês de Maria
Celebração do Mês de Maria Segunda-feira, 27 de maio de 2013 Confraria do SS. mo Sacramento e Comissões de Festas Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Pres. A graça de nosso
11ª JORNADA CATEQUÉTICA DIOCESANA
11ª JORNADA CATEQUÉTICA DIOCESANA DATA: 20 de outubro de 2013 LOCAL: Paróquia São José Constantina RS TEMA: O dom da fé LEMA: Crescer na Maturidade da Fé em Cristo (cf. Ef 4,13) OBJETIVOS: 1. Celebrar
Liturgia Eucarística
Liturgia Eucarística Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou
Cantos Complementares da Missa
Glória, Glória ao Pai Criador D G D G A Bm G Gló ó ria, Gló ó ria Ao Pai o Criador, F#m Bm Em A D Ao Filho Redentor E ao Espírito Glória D G D G A Bm Ao Pai o Criador do mundo, Ao Filho Redentor dos homens
I Simpósio sobre a Nova Evangelização
O papel do Leigo no testemunho da Fé e no contexto da Nova Evangelização Dr. Sebastião Martins 1. O Concílio Vaticano II e a Nova Evangelização Jesus Cristo é o mesmo, ontem, hoje e eternamente Hebreus
CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU
CRUZEIRINHO DO MESTRE IRINEU 1 2 1. Dou Viva a Deus Nas Alturas waltz Dou viva a Deus nas alturas E a Virgem Mãe nosso amor Viva todo Ser Divino E Jesus Cristo Redentor Eu peço a Deus nas alturas Para
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 1ª Semana da Quaresma Dai-nos,
FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É?
Escola de Maria: Escola da Fé FORMAÇÃO LITÚRGICA: LITURGIA: O QUE É? Formação Litúrgica: Liturgia: conceito O que é Liturgia? Termo de origem grega. ERGON (OBRA, AÇÃO, EMPREENDIMEN TO) (PÚBLICO) LEITON
Paróquia São Cristóvão Somos uma família de comunidades. Novena virtual em Louvor a São Miguel Arcanjo
Paróquia São Cristóvão Somos uma família de comunidades Novena virtual em Louvor a São Miguel Arcanjo 2 Novena de São Miguel Arcanjo É com grande alegria que a Paróquia São Cristóvão, convida você e toda
Celebração do Mês de Maria
Celebração do Mês de Maria Terça-feira, 14 de maio de 2013 S. Matias Pelos Sacerdotes e Missionários Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Todos Amen. Pres. A graça de nosso
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM
EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 7ª Semana da Páscoa Ó Deus de poder
NOVENA. Santa Rita de Cássia
NOVENA Santa Rita de Cássia 1. CANTO INICIAL 2. ORAÇÃO E MEDITAÇÃO DO DIA (Feita por um leitor) 3. ORAÇÃO À SANTA RITA (Nº 1 LIVRO DE CANTICOS pg 204) (Padre convida todos a rezarem juntos) Excelsa protetora,
A LITURGIA NO TEMPO COMUM
Considerações e sugestões gerais A LITURGIA NO TEMPO COMUM O tempo comum ocupa a maior parte dos nossos dias. São 33 a 34 semanas, distribuídas entre os dois tempos especiais do ano litúrgico: o natal
A Trindade Santa - V Qua, 06 de Maio de 2009 10:52 - Henrique Soares da Costa
Pe. Henrique Soares da Costa A Igreja vive enraizada na Trindade Nesta série muitas vezes foi dito que a Santíssima Trindade é o mistério central da nossa fé cristã; mistério que foi revelado e experimentado
L Í D ERES de aliança
w w w. l i d e r e s d e a l i a n c a. p r o. b r L Í D ERES de aliança 2 ª e d i ç ã o CAPÍTULOS AVULSOS PARA DOWNLOAD V O C A B U L Á R I O das células de aliança Sandro José Hayakawa Cunha Brasília
Paróquia de Forjães 29 de Maio de 2005 Domingo IX do Tempo Comum
ADOLESCENTES DA FESTA DA VIDA 8º ANO Alexandra Bernardino Carvalho Amanda Regina Faria Carvalho André Filipe Castelo Almeida da Costa Carla Rafaela Sampaio Miranda Carlos Filipe Sampaio Ribeiro Alves Cathy
ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE
ENCONTRO VOCACIONAL PARA CATEQUESE 1. OBJETIVO DO ENCONTRO Este encontro tem por objetivo despertar as crianças para a realidade da VOCAÇÃO como o chamado de Deus e a necessidade da resposta humana. 2.
Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero
1 Hora Santa Vocacional Dia de Oração pela Santificação do Clero PERMANECEI NO MEU AMOR Dirigente: Se é verdade que o convite do Senhor a permanecer no seu amor (Gv 15,9) é valido para todos os batizados,
Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica :
Referindo-se ao Sacramento da Eucaristia, diz o Catecismo da Igreja Católica : 1323. - O nosso Salvador Instituiu na Última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício Eucarístico do seu Corpo e Sangue,
Viva a Palavra PROGRAMA 01
Viva a Palavra PROGRAMA 01 APRESENTAÇÃO GERAL DA CF 2015 PROGRAMA 01 APRESENTAÇÃO GERAL DA CF 2015 1º Bloco Boa tarde! Agora, um programa para situar você em relação aos temas religiosos do momento nas
Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas
Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização
ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA 30 DE MAIO DE 2016
ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA ANIVERSÁRIO DA DEDICAÇÃO DA CATEDRAL METROPOLITANA 30 DE MAIO DE 2016 A.: Irmãos e irmãs, nos reunimos para louvar ao Senhor pelo aniversário de dedicação da Igreja Catedral. Dedicar
Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei! (Jo 2,19)
CELEBRAÇÃO DO 3º. DOMINGO DA QUARESMA 08 de MARÇO DE 2015 Destruí este templo, e em três dias eu o levantarei! (Jo 2,19) Leituras: Êxodo 20, 1-17 ou abreviado Êxodo 20, 1-2.7-8.12-17; Salmo 18 (19b), 8.9.10.11
O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa
O Jesus da Bíblia Ele não está mais na cruz 2014 de Jair Alves 1 Edição/ 2014 Todos os direitos reservados por: Jair Alves de Sousa Nenhuma parte desta publicação poderá ser utilizada ou reproduzida -
Reunidos aqui rezando o terço com amor C7 F C7 Novamente aqui, Em união. F F7 Bb Algo bom vai acontecer algo bom Deus tem pra nós,
Reunidos Aqui - Paródia F Bb Reunidos aqui rezando o terço com amor C7 F C7 Novamente aqui, Em união. F F7 Bb Algo bom vai acontecer algo bom Deus tem pra nós, C7 F Reunidos aqui rezando o terço com amor
Ofício de Romaria. Proposta de Ofício Divino para romeiros e romeiras de todos os santuários e caminhadas
Ofício de romaria Reginaldo Veloso Ofício de Romaria Proposta de Ofício Divino para romeiros e romeiras de todos os santuários e caminhadas Direção editorial: Claudiano Avelino dos Santos Assistente editorial:
Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo!
Solenidade de São Pedro e São Paulo, Apóstolos 28/06/2015 Tu és o Messias, o Filho de Deus vivo! Leituras: Missa do dia Atos dos Apóstolos 12, 1-11; Salmo 33 (34), 2-3.4-5.6-7.8-9 (R/5); Segunda Carta
