TECIDO MUSCULAR. Prof. Esp. André Luís Souza Stella
|
|
|
- Inês Peralta Caetano
- 9 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 TECIDO MUSCULAR Prof. Esp. André Luís Souza Stella
2 TECIDO MUSCULAR Tecido de origem mesodérmica sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que possibilita a movimentação de membros e vísceras.
3 TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS Células alongadas com filamentos de proteínas contráteis (miofilamentos). Distinguem-se três tipos de tecido muscular: Músculo estriado esquelético: feixes de células cilíndricas longas e multinucleadas com estrias transversais. Contração rápida e vigorosa sujeitas ao controle voluntário.
4 TECIDO MUSCULAR COMPONENTES As células dos tecidos musculares são alongadas e recebem o nome de fibras musculares ou miócitos. Em seu citoplasma, são ricas em dois tipos de filamento protéico: os de actina e os de miosina, responsáveis pela grande capacidade de contração e distensão dessas células.
5 TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS Certos componentes das células musculares recebem nomes especiais: Membrana plasmática SARCOLEMA; Citosol SARCOPLASMA; Retículo endoplasmático liso RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO; Mitocôndria SARCOSSOMA;
6 TECIDO MUSCULAR COMPONENTES As células musculares têm nomes específicos para as suas estruturas. Assim, a Membrana Plasmática é denominada sarcolema, enquanto o citoplasma é chamado de sarcoplasma.
7 TECIDO MUSCULAR TIPOS Distinguem-se três tipos de tecido muscular: Tecido Muscular Estriado Esquelético: feixes de células cilíndricas longas e multinucleadas com estrias transversais. Contração rápida e vigorosa sujeitas ao controle voluntário.
8 TECIDO MUSCULAR TIPOS Distinguem-se três tipos de tecido muscular: Tecido Muscular Estriado Cardíaco: células alongadas, com estrias transversais e ramificadas que se unem através dos discos intercalares. Contração involuntária, vigorosa e rítmica.
9 TECIDO MUSCULAR TIPOS Distinguem-se três tipos de tecido muscular: Tecido Muscular Liso: aglomerados de células fusiformes sem estrias. Contração lenta e involuntária.
10 TECIDO MUSCULAR
11 TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO
12 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO CLASSIFICAÇÃO E CARACTERISTICAS: 1. Células formadas por Sincício (uma membrana nuclear envolve vários núcleos); 2. Vários núcleos na periferia; 3. Miofibrilas com faixas claras e escuras alternadas (estrias transversais); 4. A maioria é ligado ao esqueleto; 5. Contração muscular VOLUNTÁRIA, forte e rápida.
13 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO Feixes de células longas, cilíndricas, multinucleadas e contendo miofilamentos miofibrilas. Nas fibras musculares estriadas esqueléticas os numerosos núcleos se localizam na periferia.
14 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO
15 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO: Fibras musculares estão organizadas em grupos de feixes, sendo envolvidos por camadas de tecido conjuntivo EPIMÍSIO, PERIMÍSIO e ENDOMÍSIO; O EPIMÍSIO recobre o musculo inteiro, e tem a função de envolver todo o músculo e também protege os músculos do atrito contra outros músculos e ossos. O PERIMÍSIO possui a função de envolver o ventre muscular para proteger e manter as fibras e fascículos organizados para potencializar a ação muscular. O ENDOMÍSIO tem a capacidade de envolver e proteger cada fibra muscular.
16 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO: O tecido conjuntivo mantém as fibras musculares unidas, permitindo que a força de contração gerada por cada fibra individualmente atue sobre o músculo inteiro. É também por intermédio do tec. Conjuntivo que a Força de contração muscular se transmite a outras estruturas como tendões e ossos
17 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO
18 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO
19 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO
20 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO: Tecido conjuntivo mantém as fibras musculares unidas, além de: - Permitir que a força de contração, gerada por cada fibra, atue sobre o músculo inteiro; - Permitir que a força de contração do músculo seja transmitida a outras estruturas, tendões e ossos. - Permitir que vasos sanguíneos penetrem no músculo entre as fibras. - Possuir vasos linfáticos e nervos.
21 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO Corte transversal de tecido muscular estriado esquelético. Corte longitudinal de tecido muscular estriado esquelético.
22 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES
23 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES A fibra muscular é constituída de muitas miofibrilas, que são filamentos de actina e miosina, que se dispõem de forma simétrica e paralela. São organizadas por sarcômeros alinhados, formando faixas claras e escuras.
24 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES Fibras musculares esqueléticas mostram estriações transversais (alternância de faixas claras e escuras).
25 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO CONTRAÇÕES MUSCULARES Toda a célula muscular contém filamentos proteicos contráteis de dois tipos: actina e miosina. Esses miofilamentos (ou miofibrilas) são diferenciados um do outro pelo peso molecular, maior no filamento de miosina.
26 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES Ao microscópio eletrônico, a actina aparece sob a forma de filamentos finos, enquanto a miosina é representada por filamentos grossos. A interação da actina com a miosina é o grande evento desencadeador da contração muscular..
27 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES SARCÔMERO: É a unidade funcional básica (contrátil) dos músculos. Os sarcômeros são formados por vários tipos de proteínas contráteis, agrupados em diferentes tipos de complexos filamentosos: Filamento Grosso ou Espesso: formado pela miosina; Filamento Fino: composto de actina, nebulina, tropomiosina e troponina; Filamento de Titina: responsável por evitar estiramentos excessivos do músculo graças á elasticidade desta proteína.
28 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO
29 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES A disposição regular dessas proteínas ao longo da fibra produz o padrão de faixas claras e escuras alternadas, típicas do músculo estriado. As unidades de actina e miosina que se repetem ao longo da miofibrila são chamadas, sarcômeros. As faixas mais externas dos sarcômeros, claras, são denominadas de banda I e contêm apenas filamentos de actina. A faixa central mais escura é denominada banda A.
30 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO
31 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES As extremidades da banda A são formadas por filamentos de actina e miosina sobrepostos, enquanto a sua região mediana mais clara, denominada banda H, contém apenas miosina. As linhas Z constituem o ponto onde se originam os filamentos de actina. Os filamentos de miosina ficam intercalados com os de actina. Note que de ambos os lados dos filamentos de miosina existe um espaço. Essa é a conformação quando a célula muscular está relaxada.
32 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO
33 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES Na contração, o sarcômero encurta e as moléculas de miosina encostam nas linhas Z. Neste caso, a estriação típica modifica-se momentaneamente. Retornando ao estado de relaxamento.
34 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO CONTRAÇÃO MUSCULAR
35 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES Estriações da miofibrila ocorrem devido à repetição de unidades iguais sarcômeros. Cada sarcômero é formado pela parte da miobifrila que fica entre duas linhas Z e contém uma banda A separando duas semibandas I.
36 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES
37 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO ORGANIZAÇÃO DAS FIBRAS MUSCULARES
38 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO Corte longitudinal de fibras musculares esqueléticas. Notar as bandas A, coradas em Escuro, e as bandas I, claras e atravessadas por linha Z, finas e escuras.
39 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO CONTRAÇÕES MUSCULARES Desencadeamento da contração: Liberação de acetilcolina. Liberação de CÁLCIO do retículo sarcoplasmático. Ativação da enzima ATPase: degradação de ATP. Liberação de energia. Deslizamento de actina sobre filamento de miosina, gerando a contração.
40 TECIDO MUSCULAR ESQUELÉTICO CONTRAÇÕES MUSCULARES Fonte de energia para a contração: Respiração celular: com O2. Fermentação: sem O2, ocorre formação de ácido láctico, que pode produzir fadiga muscular.
41 TECIDOS MUSCULARES CONTROLE DOS TECIDOS MUSCULARES LIGAÇÃO NEUROMUSCULAR Fenda formada entre um neurônio motor e a membrana da célula muscular. O neurônio motor libera acetilcolina, que estimula o músculo. Substâncias que interferem na junção neuromuscular
42 TECIDOS MUSCULARES CURARE (VENENO DAS FLECHAS) Composto orgânico do grupo dos alcalóides, de forte ação paralisante sobre o sistema nervoso; Impede a ação da Acetilcolina;
43 TECIDOS MUSCULARES TOXINA BOTULÍNICA Impede a liberação de acetilcolina pelo neurônio motor. Produzida pela bactéria Clostridium botulinum
44 TECIDOS MUSCULARES TOXINA TETÂNICA Aumenta o número de impulsos no neurônio motor. Produzida pela bactéria Clostridium tetani
45 TECIDO MUSCULAR CARDÍACO Características: 1. Localizado no coração; 2. Células longas e ramificadas; 3. Células Mononucleadas (1 núcleo); 4. Apresenta estrias transversais; 5. Possui discos intercalares; 6. Contração muscular INVOLUNTÁRIA, rápida e ritmada.
46 TECIDO MUSCULAR CARDÍACO Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). As células musculares cardíacas são capazes de autoestimulação, não dependendo de um estímulo nervoso para iniciar a contração.
47 TECIDO MUSCULAR CARDÍACO Apresenta miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais. Esse tecido ocorre apenas no coração e apresenta contração independente da vontade do indivíduo (contração involuntária). No músculo cardíaco essa contração é vigorosa e rítmica.
48 TECIDO MUSCULAR CARDÍACO Essas células musculares são menores e ramificadas, intimamente unidas entre si por estruturas especializadas e típicas da musculatura cardíaca; Essas estruturas são os discos intercalares, que fazem a conexão elétrica entre todas as células do coração. Assim, se uma célula receber um estímulo suficientemente forte, ele é transmitido a todas as outras células e o coração como um todo se contrai.
49 TECIDO MUSCULAR CARDÍACO As contrações rítmicas do coração são geradas e conduzidas por uma rede de células musculares cardíacas modificadas que se localizam logo abaixo do endocárdio, tecido que reveste internamente o coração. Existem numerosas terminações nervosas no coração, mas o sistema nervoso atua apenas regulando o ritmo cardíaco às necessidades do organismo.
50 TECIDO MUSCULAR CARDÍACO No músculo cardíaco apesar de apresentar estrias, a contração involuntária. Seu único período de repouso, durante a vida, é o intervalo entre duas contrações sucessivas.
51 TECIDO MUSCULAR CARDÍACO
52 TECIDO MUSCULAR CARDÍACO
53 TECIDO MUSCULAR LISO Características: 1. Localizado nas paredes dos órgãos ocos (exemplo: tubo digestório, útero, bexiga, vesícula biliar, etc.); 2. Células fusiformes; 3. Células Mononucleadas (1 núcleo); 4. Sem estrias transversais; Contração muscular INVOLUNTÁRIA e lenta.
54 TECIDO MUSCULAR LISO As células musculares lisas não apresentam estriação transversal, característica das células musculares esqueléticas e cardíacas. A razão disso é que os filamentos de actina e miosina não se encontram alinhados ao longo do comprimento da célula.
55 TECIDO MUSCULAR LISO
56 TECIDO MUSCULAR LISO Ocorre nas artérias, sendo responsável por sua contração; ocorre também no esôfago, no estômago e nos intestinos, sendo responsável pelo peristaltismo (ou peristalse) nesses órgãos. Os movimentos peristálticos são contrações em ondas que deslocam o material alimentar dentro desses órgãos do sistema digestório.
57 TECIDOS MUSCULARES TABELA COMPARATIVA
58 TECIDOS MUSCULARES REGENERAÇÃO DOS TECIDOS MUSCULARES Músculo cardíaco: não se regenera. As lesões são invadidas por fibroblastos que produzem fibras colágenas, formando uma cicatriz de tecido conjuntivo denso. Músculo esquelético: através de células satélites que se proliferam após lesão ou estímulo originando novas fibras musculares. Músculo liso: ocorrendo lesão, as células viáveis entram em mitose e reparam o tecido destruído.
Estrutura dos músculos e tecidos anexos. Prof. Sandra R. S. T. de Carvalho Departamento de Zootecnia - UFSC
Estrutura dos músculos e tecidos anexos Prof. Sandra R. S. T. de Carvalho Departamento de Zootecnia - UFSC CARNE tecido muscular tecido conjuntivo tecido epitelial tecido nervoso Tecido muscular células
TECIDOS MUSCULARES Fonte fibras musculares ou miócitos actina miosina Tipos de tecido muscular estriado esquelético estriado cardíaco liso
TECIDOS MUSCULARES Fonte: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/histologia/epitelio25.php Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo,
CARACTERÍSTICAS. Certos componentes das células musculares recebem nomes especiais: sarcoplasmático. o Membrana plasmática sarcolema;
TECIDO MUSCULAR TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS GERAIS Responsável pelos movimentos corporais; Constituído por células alongadas (fibras), contendo grande quantidade de filamentos citoplasmáticos (miofibrilas),
1. TECIDO MUSCULAR. Figura 1: Tipos de tecido muscular: liso, estriado cardíaco, estriado esquelético
1. TECIDO MUSCULAR De origem mesodérmica, os tecidos musculares têm como principal característica a capacidade de contração, que terá como resultado a locomoção e outros tipos de movimento, como a contração
Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido.
Do grego, hydton, tecido + logos, estudos. Cada grupo de células reunidas para executar uma função específica é chamado de tecido. Além das células, os tecidos contêm material extracelular ou intercelular
Lista de exercícios de Biologia - Prof. João Paulo. Tecido muscular
Lista de exercícios de Biologia - Prof. João Paulo Tecido muscular 01) (UFOP-JUNHO/2009) Sobre as células do tecido muscular esquelético, indique a alternativa incorreta. a) Possuem filamentos finos de
Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Tecido muscular. Vera Campos. Programa Nacional de Formação em Radioterapia. Mestrado Profissional em Física Médica
Disciplina: Anatomia e Fisiologia Tecido muscular Vera Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Tecido Muscular Tipos de tecido O tecido muscular, responsável pelos movimentos corporais, é
TECIDO MUSCULAR QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS?
QUAIS SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS? Músculos representam 40% da nossa massa corporal; Apresenta células altamente contráteis, responsáveis pela: Movimentação do corpo: locomoção e flexibilidade; Movimentação
SISTEMA MUSCULAR. Estriado cardíaco. Miócitos estriados com um ou dois núcleos centrais.
SISTEMA MUSCULAR O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há
TECIDO MUSCULAR. 1º ANO 2013 Prof a. Rose Lopes. na oca traz corpos humanos reais plastificados/
TECIDO MUSCULAR 1º ANO 2013 Prof a. Rose Lopes http://aletp.com/2007/02/21/exposicao na oca traz corpos humanos reais plastificados/ O tecido muscular é formado por: Fibras musculares (células contráteis);
Ciências E Programa de Saúde
Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Estado da Educação Ciências E Programa de Saúde 10 CEEJA MAX DADÁ GALLIZZI PRAIA GRANDE - SP 0 A Educação sozinha não faz grandes mudanças, mas nenhuma grande
7ª série Ciências Naturais
7ª série Ciências Naturais Lista de exercícios O homem vive em sociedade e dependem do ambiente para supri todas as suas necessidades. As grandes funções vitais são desempenhadas por sistemas orgânicos,
Fisiologia dos Músculos Esqueléticos
Universidade Federal do Espírito Santo Curso de Psicologia Fisiologia Fisiologia dos Músculos Esqueléticos Élio Waichert júnior Fisiologia do Músculo Estriado Esquelético 1 - 40% do corpo são formados
Metabolismo do Exercício -1ª parte
Metabolismo do Exercício -1ª parte INTRODUÇÃO Nenhum outro estresse a que o corpo é normalmente exposto, sequer se aproxima dos estresses extremos decorrente do exercício vigoroso. INTRODUÇÃO De fato,
Histologia do tecido muscular. Professora: Me. Gilcele Berber
Histologia do tecido muscular Professora: Me. Gilcele Berber Corpo humano 40 a 50 % músculos. OS MÚSCULOS BIOLOGIA, 1º Ano Classificação e características do tecido muscular FIBRA MUSCULAR Características
Tecido Muscular. Tecido muscular estriado esquelético - voluntário (sistema nervoso somático)
Tecido Muscular 3 variedades: Tecido Muscular Tecido muscular estriado esquelético - voluntário (sistema nervoso somático) Tecido muscular estriado cardíaco - involuntário (sistema nervoso autônomo) Tecido
PROPEDÊUTICO Tecido Muscular
HISTOLOGIA PROPEDÊUTICO Tecido Muscular Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur PRINCIPAIS FUNÇÕES DO MÚSCULO Função primária: CONTRAÇÃO Sua finalidade é executar TRABALHO MECÂNICO CLASSIFICAÇÃO
Tecido Muscular Estriado Esquelético Fibra Muscular Estriada
Tecido Muscular - Célula muscular: Fibra muscular - Membrana Plasmática: Sarcolema - Citoplasma: Sarcoplasma - Retículo endoplasmático: Retículo sarcoplasmático - Mitocôndrias: Sarcossomas Sarcolema Sarcoplasma
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA
Professor: Paulo Disciplina: Biologia Campus Aquidauana CITOLOGIA CITOLOGIA A área da Biologia que estuda a célula, no que diz respeito à sua estrutura e funcionamento. Kytos (célula) + Logos (estudo)
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
SISTEMA MUSCULAR Dra. Flávia Cristina Goulart CIÊNCIAS FISIOLÓGICAS UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA Campus de Marília [email protected] Histologia do M.Esquelético É formado por células
ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL
ESCOLA ADVENTISTA SANTA EFIGÊNIA EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL Rua Prof Guilherme Butler, 792 - Barreirinha - CEP 82.700-000 - Curitiba/PR Fone: (41) 3053-8636 - e-mail: [email protected]
TECIDO MUSCULAR (parte 1)
TECIDO MUSCULAR (parte 1) Profª Patrícia Mendes Disciplina: Histologia Geral e Embriologia Curso: Medicina Veterinária www.faculdadevertice.com.br COMO OCORREM OS MOVIMENTOS? As atividades musculares são
SISTEMA CIRCULATÓRIO. Renata Loretti Ribeiro - Enfermeira
SISTEMA CIRCULATÓRIO 2 A função básica do sistema cardiovascular é a de levar material nutritivo e oxigênio às células. O sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído
Sistema Cardiovascular. Prof. Dr. Valcinir Aloisio Scalla Vulcani Medicina Veterinária Universidade Federal de Goiás Regional Jataí
Sistema Cardiovascular Prof. Dr. Valcinir Aloisio Scalla Vulcani Medicina Veterinária Universidade Federal de Goiás Regional Jataí SISTEMA CARDIOVASCULAR Introdução Componentes: - sistema vascular sanguíneo,
BIOLOGIA HUMANA 11º TD
BIOLOGIA HUMANA 11º TD SISTEMA MUSCULAR ESQUELÉTICO - Todo o Esqueleto Humano é revestido por músculos que se ligam ao esqueleto por intermédio de tendões. raquelopes08 Sistema Musculoesquelético Tecido
1. o ANO ENSINO MÉDIO PROF.ª SABRINA ARAÚJO PROF.ª SARAH SANTOS
1. o ANO ENSINO MÉDIO PROF.ª SABRINA ARAÚJO PROF.ª SARAH SANTOS Unidade IV Estudo dos tecidos. Aula 14.2 Conteúdo: Tecido Muscular Habilidade: Conhecer as características, funções e células constituintes
TECIDO MUSCULAR CONTINUAÇÃO...
TECIDO MUSCULAR CONTINUAÇÃO... MÚSCULO CARDÍACO Células alongadas e ramificadas Se prendem por meio de junções intercelulares complexas Estriações transversais Um ou dois núcleos centralmente Circundadas
TECIDO MUSCULAR células musculares todo movimento postura miofibrilas ou miofilamentos tecido conjuntivo vasos sanguíneos
TECIDO MUSCULAR Tecido formado por células musculares, as quais se caracterizam por ser altamente contráteis, são responsáveis por todo movimento e postura do corpo. Elas são alongadas e se contraem devido
Sistema Músculo Esquelético. Profª Talita Silva Pereira
Sistema Músculo Esquelético Profª Talita Silva Pereira SISTEMA MUSCULAR O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propriedade de contração e distensão de suas células, o que determina
Contração Muscular. Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP
Contração Muscular Profa. Dra. Eliane Comoli Depto de Fisiologia da FMRP-USP ROTEIRO DE AULA TEÓRICA: CONTRAÇÃO MUSCULAR 1. Músculo Esquelético: a. proteínas do músculo esquelétrico ou estriado: filamentos
CONTRAÇÃO MUSCULAR. Letícia Lotufo. Estrutura. Função. Fonte: Malvin et al., Concepts in humam Physiology
CONTRAÇÃO MUSCULAR Fibra muscular lisa Núcleo Estrias Fibra muscular cardíaca Núcleo Letícia Lotufo Discos Intercalares Músculo Tipos de músculo Estrutura Função Esquelético Cardíaco Liso Célula cilíndrica
CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ
PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO CIÊNCIAS PROVA 3º BIMESTRE 8º ANO PROJETO CIENTISTAS DO AMANHÃ 2010 01. A organização
fibras musculares ou miócitos
Os tecidos musculares são de origem mesodérmica e relacionam-se com a locomoção e outros movimentos do corpo, como a contração dos órgãos do tubo digestório, do coração e das artérias. As células dos tecidos
TECIDO MUSCULAR. - Movimentos corporais. - FIBRAS MUSCULARES Ä = células alongadas (até 30 cm) Ä ÓÓ filamentos citoplasmáfcos
TECIDO MUSCULAR - Movimentos corporais - FIBRAS MUSCULARES Ä = células alongadas (até 30 cm) Ä ÓÓ filamentos citoplasmáfcos - ORIGEM = mesodérmica Diferenciação pela síntese de proteínas filamentosas,
Características gerais
Citoplasma Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Citoplasma Características gerais Um vertebrado é formado por dezenas de tipos de células. Neurônio
TECIDO NERVOSO. Profa. Daniela Carrogi Vianna
TECIDO NERVOSO Profa. Daniela Carrogi Vianna TECIDO NERVOSO Neurônio: unidade fundamental do tecido nervoso. Função: Dendrito = receber informações/impulso nervoso Corpo Celular/Núcleo = processar informações
02)(FATEC) O gráfico a seguir mostra a variação do potencial da membrana do neurônio quando estimulado.
01)(UFRR/2008) O ecstasy é uma das drogas ilegais mais utilizadas atualmente, conhecida como a píula-do-amor, possui uma substância chamada MDMA - metilenodioximetanfetamina- que atua sobre três neurotransmissores:
Liso 4/5/2010. Existem 3 tipos de Tecido Muscular
Prof. Sandro de Souza Liso Existem 3 tipos de Tecido Muscular Forma a parede de diversos órgãos. São constituídos de fibras fusiformes, mas muito mais curtas do que as fibras musculares esqueléticas: têm,
24/6/2013 DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA
DISCIPLINA DE ANATOMIA HUMANA SISTEMA MUSCULAR Prof. Rodrigo Freitas Monte Bispo [email protected] 2013 1 2 3 CONCEITO DE MÚSCULOS São estruturas especializadas em contração e relaxamento. Rasch;Burke
Tecido muscular Capítulo 5
Tecido muscular Capítulo 5 1 MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO As células do músculo estriado esquelético são originadas da fusão dos mioblastos. Figura 5.1 - Fusão dos mioblastos para formar o músculo estriado
Composição Celular do Músculo
Tecido Muscular Composição Celular do Músculo Células alongadas com grande quantidade de filamentos citoplasmáticos de proteínas contráteis (geradoras de força para contração) = miofibrilas Células musculares
Tecidos nervoso e muscular. Capítulos 9 e 10 Histologia Básica Junqueira e Carneiro
Tecidos nervoso e muscular Capítulos 9 e 10 Histologia Básica Junqueira e Carneiro Tecido nervoso Divisão anatômica do sistema nervoso central e periférico Neurônios Corpo celular- Contêm uma massa de
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA HORMÔNIOS E REGULAÇÃO METABÓLICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA HORMÔNIOS E REGULAÇÃO METABÓLICA Prof a. Dr a. Nereide Magalhães Recife, fevereiro de 2005 HORMÔNIOS Sinais hormonais
TECIDO MUSCULAR (parte 2)
TECIDO MUSCULAR (parte 2) Profª Patrícia Mendes Disciplina: Histologia Geral e Embriologia Curso: Medicina Veterinária www.faculdadevertice.com.br TIPO: MÚSCULO CARDÍACO Músculo Cardíaco Características
13/10/2014 TECIDO MUSCULAR. Funções. Locomoção; Postura; Respiração; Fala; Digestão; Propulsão; CONTRAÇÃO!!!!
TECIDO MUSCULAR Funções Locomoção; Postura; Respiração; Fala; Digestão; Propulsão; CONTRAÇÃO!!!! Energia química Energia mecânica 1 Tipos Tecido Muscular ESTRIADO ESQUELÉTICO CARDÍACO Tecido Muscular LISO
Sistema locomotor e Sistema Tegumentar
Sistema locomotor e Sistema Tegumentar Dica de estudo: Site para baixar livros de biologia: http://www.editoraajs.com.br/pnld2015/biologia/#/livros Vivian L. Mendonça Sistema locomotor: Sistemas: Esquelético
A CÉLULA. Natércia Charruadas 2011. Biologia e Geologia 10º ano
A CÉLULA Natércia Charruadas 2011 Biologia e Geologia 10º ano O entendimento dos processos biológicos depende do conhecimento da célula enquanto unidade fundamental da Vida. As dimensões das células, geralmente
RCB0106. Sistema Locomotor. Músculo Esquelético. Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur
RCB0106 Sistema Locomotor Músculo Esquelético Profa. Dra. Constance Oliver Profa. Dra. Maria Célia Jamur HISTOLOGIA As células são unidades funcionais básicas Os tecidos são arranjos celulares funcionais
1. O que é citoplasma e quais são suas subdivisões? 3. O que é citoesqueleto, do que ele é composto e qual sua função?
Estudo Dirigido: Citoplasma, Citoesqueleto, Citosol, Retículo Endoplasmático, Aparelho de Golgi, Lisossomos e Peroxissomos Disciplina: Biologia Celular e Molecular Docente: Profa. Dra. Marilanda Ferreira
O tecido muscular é constituído por fibras musculares. Apresenta contratibilidade.
O tecido muscular é constituído por fibras musculares. Apresenta contratibilidade. Estriado esquelético Estriado cardíaco Liso Epimísio t.conjuntivo Perimísio septos que separam os feixes Endomísio lâmina
Neurofisiologia Básica. Dr. Fábio Agertt
Neurofisiologia Básica Dr. Fábio Agertt Membrana celular Líquido extracelular rico em sódio Líquido intracelular rico em potássio Líquido intracelular rico em fosfatos e proteínas Barreira lipídica e proteínas
Eletrofisiologia 13/03/2012. Canais Iônicos. Proteínas Integrais: abertas permitem a passagem de íons
Eletrofisiologia Proteínas Integrais: abertas permitem a passagem de íons Seletividade Alguns íons podem passar outros não Tamanho do canal Distribuição de cargas Aberto ou fechado Proteínas Integrais:
Tecnologia de Carnes e Derivados
Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Tecnologia de Carnes e Derivados Curso: Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos Profª. Msc. Maria Rita Alaniz
Sistema Circulatório. rio
Sistema Circulatório rio Sistema cardiovascular - Transporte de sangue: coração tecidos (bidirecional) Sistema vascular linfático - Transporte de linfa: tecidos coração (unidirecional) Sistema Cardiovascular
A CÉLULA EUCARIÓTICA
A CÉLULA EUCARIÓTICA ... A célula é a unidade básica, estrutural e funcional de todos os seres vivos... A maioria das células têm um tamanho de 10 a 100 micrômetros e formas variadas QUAIS AS DIFERENÇAS
Potencial de Membrana e Potencial de Ação. Células Neurais e Morfologia do Neurônio. Sinapse Excitatória e Inibitória
Potencial de Ação, Sinapse, Transmissão Neuromuscular Potencial de Membrana e Potencial de Ação Células Neurais e Morfologia do Neurônio Impulso Nervoso Sinapse Química e Elétrica Sinapse Excitatória e
Prof. Giovani - Biologia
Prof. Giovani - Biologia 1.(UFRS) Tanto em uma célula eucarionte quanto em uma procarionte podemos encontrar: a) membrana plasmática e retículo endoplasmático. b) ribossomos e aparelho de Golgi. c) mitocôndrias
Tecido Muscular. Prof. Dr. Leonardo Augusto Kohara Melchior Disciplina de Histologia UFAC / CCBN / CCSD
Tecido Muscular Prof. Dr. Leonardo Augusto Kohara Melchior Disciplina de Histologia UFAC / CCBN / CCSD Definição e função Caracteriza por células alongadas dotadas da capacidade de encurtar seu comprimento,
BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM
BIOLOGIA CITOLOGIA E DIVISÃOCELULAR PROF ESTEVAM PADRÕES CELULARES 1) (VUNESP) Os procariontes diferenciam-se dos eucariontes porque os primeiros, entre outras características, a) não possuem material
SISTEMA CIRCULATÓRIO
SISTEMA CIRCULATÓRIO Sistema Circulatório O que é o Sistema Circulatório? É um conjunto de órgãos que tem como função realizar a circulação do sangue por todo o corpo. É constituído pelo coração e vasos
21/08/2016. Fisiologia neuromuscular
Fisiologia neuromuscular 1 2 Potencial de ação Junção neuromuscular - Sinapse 3 Junção neuromuscular TERMINAÇÕES NERVOSAS Ramificações nervosas na extremidade distal do axônio PLACAS MOTORAS TERMINAIS
Biologia. (5168) Tecido Muscular / (5169) Tecido Nervoso. Professor Enrico Blota.
Biologia (5168) Tecido Muscular / (5169) Tecido Nervoso Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia TECIDO MUSCULAR / TECIDO NERVOSO TECIDO MUSCULAR O tecido muscular é composto pelas
Organização e Estrutura do Sistema Nervoso. Dr. Flávio Aimbire
Organização e Estrutura do Sistema Nervoso Dr. Flávio Aimbire Introdução O sistema nervoso é o mais complexo Tem função de receber informações sobre variações internas e externas e produzir respostas a
CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR
Universidade Federal do Pampa Campus de São Gabriel Centro de Ciências Rurais Curso de Ciências Biológicas CÉLULA VEGETAL E PAREDE CELULAR Monitora: Rosangela Gonçalves Célula Vegetal As células vegetais
A Célula. Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula.
A Célula Citologia É a área da Biologia responsável pelo estudo da célula. Microscópio Depois do aprimoramento desse instrumento tornou- se possível o estudo da célula. Elab.: Prof. Gilmar 2 Elab.: Prof.
A Química da Vida. Anderson Dias Felipe Knak
A Química da Vida Anderson Dias Felipe Knak A ÁGUA NAS CÉLULAS A água é imprescindível à vida dos indivíduos, independendo da espécie, idade, metabolismo e/ou grupo celular. A água exerce função de transporte
A disposição da vida na Terra
Aula 01 A disposição da vida na Terra O que é a vida? Existe vida em outros planetas? Podemos viver sem o Sol? O nosso sistema solar possui os seguintes planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte Júpiter,
24/07/16 MUSCULO CARDÍACO (MIOCÁRDIO) MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO MÚSCULO LISO. Sistema Muscular PROF. VINICIUS COCA
Sistema Muscular MUSCULO CARDÍACO (MIOCÁRDIO) Músculo cardíaco possui anatomia própria, diferindo anatômica e funcionalmente dos outros tipos musculares. PROF. VINICIUS COCA MÚSCULO LISO MÚSCULO ESTRIADO
Biomecânica dos Músculos Esquelético. Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina professormoises300@hotmail.
Biomecânica dos Músculos Esquelético Prof.Msc.Moisés Mendes Universidade Estadual do Piauí- Teresina [email protected] O SISTEMA MUSCULOESQUELÉTICO Propriedades dos músculos: Elasticidade
MORFOLOGIA CELULAR. Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009
MORFOLOGIA CELULAR Dra. MARIA RAQUEL MARÇAL NATALI HISTOLOGIA/DCM 2009 A MORFOLOGIA CELULAR DENOTA SUA FISIOLOGIA. ISSO SIGNIFICA QUE OBSERVANDO O TIPO, TAMANHO, QUANTIDADE E DISPOSIÇÃO DAS ORGANELAS E
Divisões do Sistema Nervoso
SISTEMA NERVOSO Divisões do Sistema Nervoso A divisão motora do sistema nervoso divide-se em sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo (SNA). Sistema Nervoso Somático: Transmite os potenciais
Aula 7: Sistema nervoso
Aula 7: Sistema nervoso Sistema nervoso As funções orgânicas, bem como a integração do animal no meio ambiente dependem de um sistema especial denominado sistema nervoso. Sistema nervoso O sistema nervoso
FUNÇÕES VITAIS ANIMAIS. Movimentação e Contração muscular
FUNÇÕES VITAIS ANIMAIS Movimentação e Contração muscular 1. MOVIMENTAÇÃO Inclui locomoção, deslocamento de células e propulsão de alimentos (e líquidos). Gera calor. http://www.fillosdegalicia.com.br http://www.myspace.com
FISIOLOGIA NERVOSA. 03. Assinale a alternativa que apresenta a seqüência correta após realizar as associações entre as colunas:
EXERCÍCIOS DE APRENDIZAGEM FISIOLOGIA NERVOSA 01. Qual das seguintes atividades envolve maior número de órgãos do sistema nervoso? a) Salivar ao sentir o aroma da comida gostosa b) Levantar a perna quando
Contração e Excitação do Músculo Liso
Contração e Excitação do Músculo Liso Qual a função do musculo liso? O músculo liso encontra-se nas paredes de vários órgãos e tubos do organismo, incluindo vasos sanguíneos, tracto gastrointestinal, bexiga,
Apostila de Anatomia e Fisiologia Humana Prof. Raphael Garcia CREF1 24109 G/RJ. Sistema Linfático
Sistema Linfático Introdução O sistema linfático é um sistema vascular - a parte - por onde circula a linfa. É um sistema auxiliar de drenagem, ou seja, auxilia o sistema venoso fazendo retornar para a
Aula 3 Organelas. Níveis de organização dos seres vivos: Observe, abaixo, a célula animal com as principais organelas. Citoplasma Membrana plasmática
Aula 3 Organelas Organelas ou organóides são estruturas encontradas no citoplasma celular com função específica, que auxiliam no seu funcionamento, como iremos descrever. Níveis de organização dos seres
Influência de diferentes frequências da EENM na geração de torque isométrico, fadiga e dor no músculo quadríceps femural
UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde Curso de Fisioterapia Influência de diferentes frequências da EENM na geração de torque isométrico, fadiga e dor no músculo quadríceps
31/10/2017. Fisiologia neuromuscular
Fisiologia neuromuscular 1 Junção neuromuscular TERMINAÇÕES NERVOSAS Ramificações nervosas na extremidade distal do axônio PLACAS MOTORAS TERMINAIS Extremidades das terminações nervosas FENDA SINAPTICA
SISTEMA MUSCULAR. Prof. Íris de Santana
SISTEMA MUSCULAR Prof. Íris de Santana Tecido Muscular Função Movimentos corporais Estabilização das posições corporais Armazenamento e movimentação de substâncias no corpo Geração de calor Morfologia
Sistema Esquelético. Constituição: Ossos; Tendões; Ligamentos
Sistema Esquelético Constituição: Ossos; Cartilagens; Tendões; Ligamentos Sistema Esquelético Funções: Suporte; Protecção; Movimento; Armazenamento; Produção de elementos sanguíneos. Sistema Esquelético
Fisiologia do Tecido Muscular. Dra. Elaine Del Bel 2017
Fisiologia do Tecido Muscular Dra. Elaine Del Bel 2017 Tecido Muscular - Conjuntos maciços ou frouxos de células alongadas capazes de mudar seu comprimento a;vamente. - Podem contrair- se ou relaxar- se
Tema B ORGANIZAÇÃO MICROSCÓPICA E CONTRAÇÃO MUSCULAR
ORGANIZAÇÃO MICROSCÓPICA E CONTRAÇÃO MUSCULAR 1 Constituição da fibra muscular 2 Caracterização das funções gerais dos principais elementos - Placa motora; miofibrilhas; proteínas contráteis (actina e
CÉLULAS MUSCULAR Fibra Muscular. Membrana celular- SARCOLEMA Citoplasma- SARCOPLASMA REL RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO Mitocôndrias- SARCOSSOMAS
CÉLULAS MUSCULAR Fibra Muscular Membrana celular- SARCOLEMA Citoplasma- SARCOPLASMA REL RETÍCULO SARCOPLASMÁTICO Mitocôndrias- SARCOSSOMAS Diâmetro fibra muscular: músculo considerado; idade; sexo; estado
Proteínas. Dra. Flávia Cristina Goulart. Bioquímica
Proteínas Dra. Flávia Cristina Goulart Bioquímica Os aa. e as proteínas Nos animais, as proteínas correspondem à cerca de 80% do peso dos músculos desidratados, cerca de 70% da pele e 90% do sangue seco.
Tecido Muscular. Prof. a Dr. a Tatiana Montanari Departamento de Ciências Morfológicas ICBS UFRGS
Tecido Muscular Prof. a Dr. a Tatiana Montanari Departamento de Ciências Morfológicas ICBS UFRGS CARACTERÍSTICAS MÚSCULO ESTRIADO ESQUELÉTICO MÚSCULO ESTRIADO CARDÍACO MÚSCULO LISO EPIMÍSIO, PERIMÍSIO
Sistema Respiratório Humano
Sistema Respiratório Humano Sistema Respiratório Os alimentos contêm a energia necessária para nossas atividades. Essa energia é liberada por meio de uma transformação química conhecida como respiração
Estrutura Celular. Célula Animal
Estrutura Celular Membrana Plasmática Hialoplasma(Citoplasma )& Citoesqueleto Parede Celular (exclusivo célula Vegetal) Núcleo Organelas celulares Célula Animal Hialoplasma Composição: 70 a 80% de água
PlanetaBio Resolução de Vestibulares UNICAMP 2012 1ª fase www.planetabio.com
1- Hemácias de um animal foram colocadas em meio de cultura em vários frascos com diferentes concentrações das substâncias A e B, marcadas com isótopo de hidrogênio. Dessa forma os pesquisadores puderam
TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS
TECIDO MUSCULAR CARACTERÍSTICAS O tecido muscular é formado por células alongadas ricas em filamentos (miofibrilas), denominadas fibras musculares. Essas células tem origem mesodérmica e são muito especializadas
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina de Fisiologia. O Músculo Estriado Esquelético
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina de Fisiologia O Músculo Estriado Esquelético Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências
Célula Procarionte X Célula Eucarionte
Célula Procarionte X Célula Eucarionte Células procarióticas (grego protos, primitivo, e Karyon, núcleo) Núcleo antigo Surgimento a bilhões de anos atrás Bactérias e Cianobactérias (algas) Não apresenta
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina de Fisiologia. O Músculo Estriado Esquelético
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM Disciplina de Fisiologia O Músculo Estriado Esquelético Prof. Wagner de Fátima Pereira Departamento de Ciências Básicas Faculdade de Ciências
HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL - 2
HISTOLOGIA DO TECIDO EPITELIAL - 2 Vera Regina Andrade, 2015 Tecido epitelial pavimentosos simples uma camada de células planas, achatadas Forma da célula Pavimentosas Cúbicas Cilíndricas Número de camadas
O Músculo. João Ricardo Paulo Ferreira, 4/Novembro/2012 Cruz dos Morouços
O Músculo João Ricardo Paulo Ferreira, 4/Novembro/2012 Cruz dos Morouços Índice Funções do sistema muscular..2 Características gerais do funcionamento do músculo..2 Propriedades do músculo.2 Tipos de tecido
Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo
Núcleo Celular Geralmente é arredondado e único por célula, mas existem núcleos com outras formas e células com mais de um núcleo Núcleo Celular Algumas células não têm núcleo (são anucleadas), como as
FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2. Célula
FICHA (IN)FORMATIVA Nº 3 Biologia e Geologia Módulo 2 A célula e o transporte transmembranar Célula Teoria celular a célula é a unidade estrutural e funcional de todos os organismos; as novas células formam-se
Membranas Biológicas. Profª Eleonora Slide de aula
Membranas Biológicas Profª Eleonora Slide de aula Membranas Biológicas Todas as células possuem na sua periferia uma membrana, a qual fornece a barreira necessária que separa o lado interno do lado externo.
