CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS SEGUROS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS SEGUROS"

Transcrição

1

2 Organização Secção Portuguesa da AIDA Association Internationale de Droit des Assurances Colaboração Instituto de Seguros de Portugal Coordenação Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Sessão de Abertura Presidente do Instituto de Seguros de Portugal 6 de Dezembro de h Módulo I Fundamentos do contrato de seguro (10 horas) 1. Perspectivas de futuro: seguro europeu e seguros nacionais Doutor Pedro Pais de Vasconcelos (Professor Catedrático da F. D. L. e Presidente da AIDA) - 6 de Dezembro de Evolução do contrato de seguro: aspectos distintivos introduzidos pela Lei do Contrato de Seguro Doutor Pedro Romano Martinez (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 13 de Dezembro de O seguro e a sua importância actual no quadro das funções económica e social Doutor António Menezes Cordeiro (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 14 de Dezembro de 2011* 4. Análise económica do risco Doutor Fernando Araújo (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 15 de Dezembro de Aspectos económicos e de solvência que afectam o contrato de seguro: a linha de intersecção entre o prudencial e o comportamental Doutor Luís Morais (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa ) - 16 de Dezembro de 2011* ** Esta aula, prevista para a Abertura, será leccionada em 14/12 (quarta-feira) por dificuldade de agenda.

3 Módulo II Aplicação da lei ao contrato do seguro (4 horas) 6. Lei aplicável ao contrato de seguro Doutor Luís de Lima Pinheiro (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 3 de Janeiro de Regulamentos e Convenções aplicáveis em matéria de seguros Doutor Dário Moura Vicente (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 5 de Janeiro de 2012 Módulo III Formação do contrato de seguro (10 horas) 8. Princípios gerais (1 hora) Doutora Elsa Dias Oliveira (Professora Auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa) - 10 de Janeiro Deveres de informação do segurador e dever especial de esclarecimento (1 hora) Doutora Elsa Dias Oliveira (Professora Auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa) - 10 de Janeiro de Igualdade e práticas discriminatórias Mestre Francisco Luís Alves (ISP) - 12 de Janeiro de Intermediação na celebração de contratos de seguros Doutor Pedro Pais de Vasconcelos (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 17 de Janeiro de Celebração do contrato de seguro a distância Mestre Paula Ribeiro Alves (ISP) - 19 de Janeiro de Deveres de informação do tomador de seguros ou do segurado Doutor Júlio Gomes (Professor Associado da Faculdade de Direito da Universidade Católica, Porto ) - 24 de Janeiro de 2012 Módulo IV As práticas do mercado segurador e o consumidor (4 horas) 14. Consumidor de seguros e produtos financeiros ** Face a indisponibilidade do docente, a última aula deste Módulo será leccionada no mês de Março de 2012.

4 Doutor António Menezes Cordeiro (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa ) - 26 de Janeiro de Práticas comerciais desleais nos seguros (1 hora) Doutora Elsa Dias Oliveira (Professora Auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa) - 31 de Janeiro de Regulamentação sobre conduta de mercado (1 hora) Dr. Eduardo Pereira (ISP) - 31 de Janeiro de 2012 Módulo V Apólice (4 horas) 17. Forma do contrato e apólice de seguro Mestre Pedro Múrias (Jurisconsulto) - 2 de Fevereiro de Redacção da apólice e as cláusulas abusivas Mestre Pedro Múrias (Jurisconsulto) - 7 de Fevereiro de 2012 Módulo VI Interesse e risco (2 horas) 19. Interesse e risco no seguro: alteração na decorrência do contrato Mestre José Vasques (Advogado) - 9 de Fevereiro de 2012 Módulo VII Contratos de resseguro e figuras afins (2 horas) 20. Resseguro (1 hora) Mestre Luís Filipe Caldas (Jurisconsulto) - 14 de Fevereiro de Figuras afins do resseguro (1 hora) Mestre Luís Filipe Caldas (Jurisconsulto) - 14 de Fevereiro de 2012 Módulo VIII Pluralidade de seguros e efeitos em relação a terceiros (6 horas)

5 22. Seguros de grupo - 16 de Fevereiro de Co-seguro (1 hora) - 28 de Fevereiro de Transmissão do seguro (1 hora) - 28 de Fevereiro de Seguro por conta própria e de outrem Doutora Margarida Lima Rego (Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa) - 1 de Março de 2012 Módulo IX Pagamento de prémios, sinistro e cessação do contrato (4 horas) 26. Regime jurídico do pagamento de prémios Doutor José Luís Bonifácio Ramos (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa) - 6 de Março de Sinistro (1 hora) Doutora Margarida Lima Rego (Professora da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa) - 8 de Março de Formas de cessação do contrato de seguro (1 hora) Doutor Pedro Romano Martinez (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 8 de Março de 2012 Módulo X Seguros de responsabilidade civil: regime geral (4 horas) 29. Responsabilidade civil e seguro Doutor José Alberto Vieira (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa) - 13 de Março de Seguro como meio de prevenir os efeitos económicos da responsabilidade civil: evoluções no campo legislativo, judicial científico e social (1 hora)

6 Doutor José Alberto Vieira (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa ) - 15 de Março de Seguros obrigatórios de responsabilidade civil e apólices uniformes (1 hora) Doutor José Alberto Vieira (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa) - 15 de Março de 2012 Módulo XI Seguros de responsabilidade civil: seguros obrigatórios (6 horas) 32. Responsabilidade civil automóvel e seguro Doutor Filipe Albuquerque Matos (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito de Coimbra) - 20 de Março de Seguro automóvel e direito da União Europeia Doutora Maria José Rangel de Mesquita (Professora Associada da Faculdade de Direito de Lisboa ) - 22 de Março de Lei aplicável aos seguros obrigatórios (1 hora) Dr. José Carlos Moitinho de Almeida (Juiz Conselheiro) - 27 de Março de Regularização de sinistros e Fundo de Garantia Automóvel (1 hora) Doutora Maria José Rangel de Mesquita (Professora Associada da Faculdade de Direito de Lisboa) - 27 de Março de 2012 Módulo XII Seguros de responsabilidade civil: seguros profissionais (6 horas) 36. Responsabilidade civil dos directors and officers e seguro Bastonário Dr. Júlio Castro Caldas (Advogado), Doutor Pedro Pais de Vasconcelos (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) e Doutora Elisabete Ramos (Professora Auxiliar da Faculdade de Economia de Coimbra) - 29 de Março de Responsabilidade civil médica e o seguro (1 hora) Doutor Pedro Romano Martinez (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) e Dr. Jorge Pires Miguel (Advogado) - 10 de Abril de 2012

7 38. Responsabilidade civil associada com a construção (1 hora) Doutor Pedro Romano Martinez (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 10 de Abril de Responsabilidade civil de agências de viagens (1 hora) Mestre Sofia Enriquez (Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa) - 12 de Abril de Seguro de transportadores (1 hora) Mestre Hugo Ramos Alves (Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa) - 12 de Abril de 2012 Módulo XIII Seguros de responsabilidade civil, ambiente, protecção jurídica (3 horas) 41. Responsabilidade ambiental no âmbito do direito da União Europeia (1 hora) Doutora Maria José Rangel de Mesquita (Professora Associada da Faculdade de Direito de Lisboa) - 19 de Abril de Solução de responsabilidade ambiental (1 hora) Dra. Paula Rios (Jurisconsulta) - 19 de Abril de 2012 (19h30) 43. Seguro de protecção jurídica (1 hora) Doutor Pedro Pais de Vasconcelos (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 24 de Abril de 2012 Módulo XIV Seguro de acidentes de trabalho (2 horas) 44. Seguro de acidentes de trabalho: princípio gerais (1 hora) Doutor Pedro Romano Martinez (Professor Catedrático da Faculdade de Direito de Lisboa) - 24 de Abril de Danos indemnizáveis: análise de jurisprudência (1 hora) Doutor José Alberto Vieira (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa) - 26 de Abril de 2012 Módulo XV Seguros de danos (4 horas)

8 46. Seguro de transporte de mercadorias (1 hora) Doutor Januário da Costa Gomes (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa) - 26 de Abril de Seguros de incêndio, de condomínio e multirriscos: condições uniformes e tipo de coberturas Doutor José Alberto Vieira (Professor Associado da Faculdade de Direito de Lisboa) - 2 de Maio de Seguro de perdas pecuniárias e de perdas de exploração (1 hora) - 3 de Maio de 2012 Módulo XVI Seguros financeiros (7 horas) 49. Seguro de crédito (1 hora) - 3 de Maio de Seguro caução (1 hora) - 8 de Maio de Penhor de seguros (1 hora) Mestre Hugo Ramos Alves (Assistente da Faculdade de Direito de Lisboa) - 8 de Maio de 2012 (19h30) 52. Seguros ligados a fundos de investimento (1 hora) Mestre José Vasques (Advogado) - 10 de Maio de Planos de poupança (1 hora) Mestre José Vasques (Advogado) - 10 de Maio de Operações de capitalização Mestre José Vasques (Advogado) - 15 de Maio de 2012

9 Módulo XVII Seguros de pessoas (8 horas) 55. Seguro de vida: regime comum Mestre Inês de Oliveira Martins (Assistente da Faculdade de Direito de Coimbra) - 17 de Maio de Beneficiários nos seguros de vida e regras sucessórias Doutora Rita Lobo Xavier (Professora Associada da Faculdade de Direito da Universidade Católica, Porto ) - 29 de Maio de Seguro de assistência e as suas cláusulas habituais (1 hora) - 24 de Maio de 2012 (19h30) 58. Seguro de saúde: o actual regime jurídico Mestre Francisco Luís Alves (ISP) - 22 de Maio de Projecto do seguro de saúde vitalício (1 hora) Mestre Arnaldo Oliveira e Dra. Maria Eduarda Ribeiro (ISP) - 24 de Maio de 2012 Módulo XVIII Perspectiva institucional (6 horas) 60. Acesso à actividade seguradora Dr. Vicente Godinho (ISP) - 31 de Maio de Corporate governance em seguros Mestre Luís Filipe Caldas (Jurisconsulto) - 5 de Junho de Concorrência em seguros Mestre Luís Filipe Caldas (Jurisconsulto) - 7 de Junho de 2012 Módulo XIX Questões processuais (6 horas) 63. Penhora de seguros e medidas cautelares em seguros

10 Doutor Rui Gonçalves Pinto (Professor Auxiliar da Faculdade de Direito de Lisboa) - 12 de Junho de Jurisprudência dos tribunais superiores sobre seguros Dr. António Abrantes Geraldes (Juiz Conselheiro) - 14 de Junho de Resolução de litígios: mediação e arbitragem de seguros Doutora Paula Costa e Silva (Professora Catedrática da Faculdade de Direito de Lisboa) e Mestre Armindo Ribeiro Mendes (Jurisconsulto) - 19 de Junho de 2012 Total de horas: 99 horas

11 Condições: 1) Cada número corresponde a uma aula de 2 horas, excepto indicação diferente; 2) O Curso tem início em Dezembro de 2011, terminando em Junho de 2012, com duas aulas por semana, normalmente à terça-feira e à quinta-feira, das 18h30 às 20h30. Futuros ajustes no tema ou nos horários serão indicados no lugar próprio do programa; 3) Destinatários: Licenciados em Direito e outros licenciados; 4) Inscrições: de 21 de Novembro a 5 de Dezembro de 2011, das 15h00 às 18h00 na FDL-AIDA ou por correio electrónico (info@aida-portugal.org), sendo o cheque enviado à ordem de AIDA Portugal; 5) Modalidades de inscrições: a) completo com avaliação f (confere Certificado de Pós-Graduação), b) completo sem avaliação final (confere certificado de presença), c) Frequência avulsa por Módulos (confere certificado de presença), d) Frequência avulsa por conferências (confere certificado de presença); 6) Documentos: duas fotografias + currículo + comprovativo de licenciatura; 7) Preço: a) completo com avaliação f (confere Certificado de Pós-Graduação) 60,00 de inscrição ,00 ; b) completo sem avaliação final (confere certificado de presença) 60,00 de inscrição ,00 ; c) frequência avulsa por Módulos 200,00 cada; d) Frequência avulsa por conferências 50,00 cada.notas: Aos preços referidos acresce IVA à taxa de 23%. Os valores referidos em a) e b) podem ser pagos em prestações mensais; 8) Descontos: os antigos alunos da Faculdade de Direito de Lisboa, os licenciados há menos de dois anos, advogados e advogados estagiários, os membros da AIDA e as Instituições que inscrevam mais de quatro alunos têm 20% de desconto (os descontos não são cumuláveis); 9) Avaliação: no caso de inscrição de Curso Completo com Avaliação, o discente tem de apresentar um trabalho escrito, sobre um tema escolhido, que será objecto de discussão oral; 10) Numerus clausus: 50 alunos; 11) Informações: AIDA- Dra. Carlota Fernandes ; info@aida-portugal.org Obs.: versão actualizada em

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO

XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO XII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO O CÓDIGO DE TRABALHO REVISTO Organização: Instituto de Direito do Trabalho Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Ano lectivo 2010/2011

Leia mais

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL (2012/2013) Organização Instituto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito de Lisboa Coordenação científica Profª Doutora Rosário Palma Ramalho Professora

Leia mais

II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015. Organização. Coordenação

II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015. Organização. Coordenação II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015 Organização Secção Portuguesa da AIDA Associação Internacional de Direito dos Seguros Coordenação Direção da Secção Portuguesa da AIDA Módulo

Leia mais

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015-2016

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015-2016 III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015-2016 Módulo I - Seguro: direito, economia e não discriminação (10 horas) 30/11/2015 Sessão inaugural: 1.O seguro e law and economics Professor Doutor

Leia mais

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016. Organização. Coordenação

III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016. Organização. Coordenação III Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2015/2016 Organização Secção Portuguesa da AIDA Associação Internacional de Direito dos Seguros Coordenação Direção da Secção Portuguesa da AIDA Módulo

Leia mais

II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015. Organização. Coordenação

II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015. Organização. Coordenação II Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2014/2015 Organização Secção Portuguesa da AIDA Associação Internacional de Direito dos Seguros Coordenação Direção da Secção Portuguesa da AIDA Módulo

Leia mais

Pós-Graduação em Direito do Trabalho e

Pós-Graduação em Direito do Trabalho e Pós-Graduação em Direito do Trabalho e da Segurança Social PROGRAMA Qualificação e reconhecimento de existência de contrato de trabalho e distinção de figuras afins. O contrato de estágio e de aprendizagem

Leia mais

DIREITO DOS SEGUROS PROGRAMA. Cursos: 2.º Ciclo: Mestrado em Direito e Mercados Financeiros. 2.º Ciclo: Mestrado em Direito e Economia do Mar

DIREITO DOS SEGUROS PROGRAMA. Cursos: 2.º Ciclo: Mestrado em Direito e Mercados Financeiros. 2.º Ciclo: Mestrado em Direito e Economia do Mar DIREITO DOS SEGUROS PROGRAMA 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: N/D Regente: Margarida Lima Rego Ano letivo: 2015/2016 Cursos: 2.º Ciclo: Mestrado em Direito e Mercados Financeiros 2.º Ciclo: Mestrado em

Leia mais

UAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS ANO LECTIVO: 2014/2014 4ª EDIÇÃO

UAL CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS ANO LECTIVO: 2014/2014 4ª EDIÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO DIREITO BANCÁRIO E DIREITO DOS SEGUROS 4ª EDIÇÃO ANO LECTIVO: 2014/2014 Coordenação do Curso: Doutora Elionora Cardoso, e ISCAL Mestre Helena Tomaz, Objectivos do

Leia mais

XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez

XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez XVI CURSO PÓS-GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Organização: Instituto de Direito do Trabalho 60 Créditos

Leia mais

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO

CAPÍTULO I INTRODUÇÃO Mestrado: Empresarial Disciplina: DIREITO DOS SEGUROS Docente: PAULO CÂMARA Ano letivo: 2013/2014 Semestre: 2.º semestre 1. Programa da disciplina: 1.º Introdução CAPÍTULO I INTRODUÇÃO 1. Delimitação 2.

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DO TURISMO *

CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DO TURISMO * CURSO PÓS-GRADUADO DE ACTUALIZAÇÃO SOBRE DIREITO DO TURISMO * Coordenação científica: Prof. Doutor Claudio Monteiro / Prof. Doutor João Miranda Dra. Cristina Siza Vieira / Dra. Ana Mendes Godinho Conferência

Leia mais

XVII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez

XVII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez XVII CURSO PÓS GRADUADO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO TRABALHO - O DIREITO DO TRABALHO EM MUTAÇÃO - Coordenação: Prof. Doutor Pedro Romano Martinez Organização: Instituto de Direito do Trabalho 60 Créditos

Leia mais

2012-2013. Estudos avançados em DO TRABALHO. mestrado pós-graduação doutoramento

2012-2013. Estudos avançados em DO TRABALHO. mestrado pós-graduação doutoramento 2012-2013 Estudos avançados em DIREITO DO TRABALHO mestrado pós-graduação doutoramento 2012-2013 Estudos avançados em DIREITO DO TRABALHO Centrado na temática do Direito do Trabalho na empresa, é um curso

Leia mais

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto

Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Pós-graduação em Direito e Finanças do Desporto Coordenação: Prof. Doutor João Miranda e Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues I Módulo Introdução ao Direito do Desporto 21.2.2014 1. A regulação jurídica internacional

Leia mais

IX CURSO DE VERÃO SOBRE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO

IX CURSO DE VERÃO SOBRE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO INTELECTUAL IX CURSO DE VERÃO SOBRE DIREITO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Direito de Autor e Direito da Sociedade da Informação 12 a 16 de Julho

Leia mais

Curso Breve de Inglês Jurídico Calendário das Sessões

Curso Breve de Inglês Jurídico Calendário das Sessões Calendário das Sessões Mês Dia Sala Grupo 1 Janeiro 16, 17, 23, 24, 30 31 Fevereiro 6,7 Grupo 2 Fevereiro 27,28 Março 5,6,12,13,19,20 Grupo 3 Abril 9,10,16,17,23,24 Maio 7,8 Grupo 4 Maio 14,15,21,22,28,29

Leia mais

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL

II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL II CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO EMPRESARIAL (2012/2013) Coordenadora Científica: Prof.ª Doutora Rosário Palma Ramalho PROGRAMA Módulo 1 - Modelos empresariais e de negócio (aspectos gerais) (8 horas)

Leia mais

Sobre o sentido das deliberações adoptadas cabe informar:

Sobre o sentido das deliberações adoptadas cabe informar: Nota Informativa do da 3/2016 Reunião de 7 de Abril de 2016 Aos sete dias do mês de Abril do ano de 2016, pelas 09.30 horas, na sala 1037 do Edifício da Escola de Direito, reuniu, com carácter ordinário,

Leia mais

... PROGRAMA. Dia 19 de Novembro. Cerimónia de Abertura, presidida por S. E. o Primeiro Ministro, Dr. José Maria Neves

... PROGRAMA. Dia 19 de Novembro. Cerimónia de Abertura, presidida por S. E. o Primeiro Ministro, Dr. José Maria Neves Enquadramento As recentes diretivas do governo cabo-verdiano sobre o sistema de contratação pública e a nova conjuntura reguladora da contratação Pública, ao qual é obrigatório reportar todos os procedimentos

Leia mais

DIREITO PÚBLICO ANGOLANO PARA INVESTIDORES E JURISTAS

DIREITO PÚBLICO ANGOLANO PARA INVESTIDORES E JURISTAS DIREITO PÚBLICO ANGOLANO PARA INVESTIDORES E JURISTAS Coordenação Cie ntífica Prof. Doutor Carlos Blanco de Morais (Faculdade de Direito de Lisboa) Prof. Doutor Carlos Feijó (Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011

Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011 Curso de Pós-Graduação em Direito do Trabalho e de Processo de Trabalho 2010/2011 INICIO: 11 de Fevereiro de 2011 COORDENAÇÃO: Dr. Paulo Morgado de Carvalho / Prof. Doutor Júlio Vieira Gomes Com a participação

Leia mais

I CURSO DE VERÃO DA NOVA DIREITO. Os Grandes Desafios ao Direito no Século XXI. 25.6.2013 a 25.7.2013 (30 horas; 3 ECTS)

I CURSO DE VERÃO DA NOVA DIREITO. Os Grandes Desafios ao Direito no Século XXI. 25.6.2013 a 25.7.2013 (30 horas; 3 ECTS) I CURSO DE VERÃO DA NOVA DIREITO Os Grandes Desafios ao Direito no Século XXI 25.6.2013 a 25.7.2013 (30 horas; 3 ECTS) Auditório A da FDUNL 3ªs e 5ªs feiras 17.00h/20.00h O tempo de Verão não é apenas

Leia mais

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO SOCIEDADES COMERCIAIS 2014-2015 PÓS-GRADUAÇÃO 2015 PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DAS DIREITO DAS

SOCIEDADES ABERTAS E DO MERCADO SOCIEDADES COMERCIAIS 2014-2015 PÓS-GRADUAÇÃO 2015 PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO DAS DIREITO DAS 2014-2015 PÓS-GRADUAÇÃO 3ª edição outubro de 2014 a fevereiro de 2015 ABERTAS E DO MERCADO 2015 PÓS-GRADUAÇÃO 3ª edição janeiro a junho de 2015 DIREITO COMERCIAL 2014-2015 PÓS-GRADUAÇÕES 3ª edição Em 2012/13

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa I Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto 2010-2011 Coordenador científico Prof. Doutor José Manuel Meirim Coordenação Prof. Doutor José

Leia mais

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20%

ALCATEIA ACAGRUP 2014 - SIERRA NORTE - MADRID - ESPANHA PARTICIPANTES: 26 60% INCIDÊNCIA NO GRUPO 20% ALCATEIA Sec NIN NOME NIN NOME Lob 1215050143005 Alice Neto Santos Nascimento 1215050143015 Afonso da Fonseca Machado Lob 1215050143010 Amélia Maria Mesquita Aleixo Alves 1115050143010 Afonso Jesus Dias

Leia mais

Disciplina Turma Dia Hora início Duração Sala Docente Curso Informações. Maria Teresa dos Reis Pedroso de Lima

Disciplina Turma Dia Hora início Duração Sala Docente Curso Informações. Maria Teresa dos Reis Pedroso de Lima Segunda-feira 08:30 1h Anfiteatro 1.1 Quinta-feira 08:30 1h Anfiteatro 1.1 Terça-feira 11:30 1h Anfiteatro 3.1 Quinta-feira 10:30 1h Anfiteatro 3.1 Maria Teresa dos Reis Pedroso de Lima Maria Teresa dos

Leia mais

ANEXO II - MODELOS DE DIVULGAÇÕES RESPEITANTES A PLANOS DE BENEFÍCIO DEFINIDO

ANEXO II - MODELOS DE DIVULGAÇÕES RESPEITANTES A PLANOS DE BENEFÍCIO DEFINIDO >> Voltar ao índice ANEXO II - MODELOS DE DIVULGAÇÕES RESPEITANTES A PLANOS DE BENEFÍCIO DEFINIDO O presente Anexo apresenta um conjunto de modelos que as instituições devem considerar no âmbito das divulgações

Leia mais

XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011)

XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011) XV CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO DOS VALORES MOBILIÁRIOS (ANO LECTIVO 2010/2011) Out. 26 Interesse social, dever de lealdade e responsabilidade dos sócios por deliberações abusivas Prof. Doutor Manuel

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão. Dados pessoais. Habilitações literárias

CURRICULUM VITAE. Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão. Dados pessoais. Habilitações literárias CURRICULUM VITAE Alexandra Ludomila Ribeiro Fernandes Leitão Dados pessoais Data de Nascimento: 8 de Abril de 1973 Local de Nascimento: Lisboa Nacionalidade: Portuguesa Estado Civil: Casada Habilitações

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS. 1.ª Edição 2011-2012

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS. 1.ª Edição 2011-2012 INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA PÓS-GRADUAÇÃO EM FINANÇAS EMPRESARIAIS 1.ª Edição 2011-2012 Nos termos do disposto no artigo 8.º, n.º 1, a), do Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, aprovado

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO FINANCEIRO

INTRODUÇÃO AO DIREITO FINANCEIRO INTRODUÇÃO AO DIREITO FINANCEIRO ELEMENTOS DA DISCIPLINA Docência: Prof.ª Doutora FÁTIMA GOMES Ano Lectivo: 2012/2013 1.º Semestre Disciplina Optativa Carga horária:2 tempos lectivos 6 ECTS Ensino: Integrado

Leia mais

C U R R I C U L U M V I T A E. - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores

C U R R I C U L U M V I T A E. - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores C U R R I C U L U M V I T A E HABILITAÇÕES ACADÉMICAS - Ensino secundário, concluído na Escola Secundária Camilo Castelo Branco, com a média de 19 (dezanove) valores - Licenciatura em Direito, concluída

Leia mais

II CURSO DE VERÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROGRAMA SEGUNDA-FEIRA 6/07/09

II CURSO DE VERÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL PROGRAMA SEGUNDA-FEIRA 6/07/09 FACULDADE DE DIREITO DE LISBOA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO INTELECTUAL II CURSO DE VERÃO DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL 6 a 10 de Julho de 2009 Coordenador: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão PROGRAMA

Leia mais

Mestre Luís Miguel Figueiredo Coroado - Cessação do contrato de estágio profissional, com efeitos a 10.02.2016.

Mestre Luís Miguel Figueiredo Coroado - Cessação do contrato de estágio profissional, com efeitos a 10.02.2016. PESSOAL NÃO DOCENTE ADMISSÕES Mestre Ana Carina Simão de Sousa - Autorizada a celebração de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado, na categoria de Técnico Superior com efeitos a partir

Leia mais

PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO

PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO PAULO OLAVO CUNHA FUNÇÃO Professor Auxiliar Coordenador do Mestrado em Direito Empresarial e co-coordenador da Pós-Graduação em Direito das Sociedades Comerciais CONTACTOS Tel. +351 217 214 170 / +351

Leia mais

JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL

JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL JORNADA DE PROPRIEDADE INDUSTRIAL Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão (FDUL/APDI) Prof.ª Doutora Mafalda Videira (FFUL) Mestra Teresa Garcia (APDI) Dr. Heitor Costa (APIFARMA) Prof. Doutor

Leia mais

Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais

Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais Módulo Europeu sobre Direitos Fundamentais Coordenadores: Professores Doutores Fausto de Quadros, Luís Pereira Coutinho e Lourenço Vilhena de Freitas Duração: Início no dia 17 de Maio Dias de leccionação:

Leia mais

PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE

PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE CURSO PÓS GRADUADO EM PSIQUIATRIA E PSICOLOGIA FORENSE 16 DE ABRIL DE 2016 a 11 DE MARÇO DE 2017 LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO HOSPITALAR TONDELA VISEU, E.P.E. Candidaturas: 10 DE MARÇO A 21 DE MARÇO, 2016

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE ADMISSÃO A ESTÁGIO DE AGENTES DE EXECUÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE ADMISSÃO A ESTÁGIO DE AGENTES DE EXECUÇÃO Coordenadora: Prof.ª Mestre Cláudia Boloto Secretário Pedagógico: Prof. Dr. Jorge Gregório Corpo Docente: Prof.ª Mestre Cláudia Boloto PÓS-GRADUAÇÃO PREPARAÇÃO PARA O EXAME DE ADMISSÃO A ESTÁGIO DE AGENTES

Leia mais

DIREITO DO DESPORTO. PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 14 de outubro de 2016 a 25 fevereiro de 2017 PARCEIROS

DIREITO DO DESPORTO. PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 14 de outubro de 2016 a 25 fevereiro de 2017 PARCEIROS DIREITO DO DESPORTO PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 14 de outubro de 2016 a 25 fevereiro de 2017 PARCEIROS 12016-2017 DIREITO DO DESPORTO PÓS-GRADUAÇÃO 1ª edição 2016-2017 O desporto é um dos fenómenos mais presentes

Leia mais

O CENTRO DE ESTUDOS Vogal com o Pelouro: Dr. António Raposo Subtil (Vice Presidente)

O CENTRO DE ESTUDOS Vogal com o Pelouro: Dr. António Raposo Subtil (Vice Presidente) A criação do Centro de Estudos decorreu da necessidade identificada, no âmbito da estrutura administrativa do Conselho Distrital de Lisboa, de desenvolver um departamento vocacionado exclusivamente para

Leia mais

Leituras Complementares de Direito Administrativo: Licitações e Contratos

Leituras Complementares de Direito Administrativo: Licitações e Contratos Leituras Complementares de Direito Administrativo: Licitações e Contratos Organizadores Fernanda Marinela e Fabrício Bolzan Autores: Alexandre Guerra Alice Bianchini Ana Maria Goffi Flaquer Scartezzini

Leia mais

1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário

1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário 1. Introdução... 3 1. 1. Objetivos... 3 1.2. Destinatários... 3 2. Programa... 3 3. Estrutura funcional... 4 3.1. Custo... 4 3.2. Duração, Calendário e Horário... 5 3.3. Local... 5 3.4. Sistema de Certificação...

Leia mais

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto

Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa II Curso de Extensão Universitária em Direito do Desporto 2011 2012 Coordenador científico Prof. Doutor José Manuel Meirim Coordenação Prof. Doutor José

Leia mais

TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial 16/01/2010 23/01/2010

TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial 16/01/2010 23/01/2010 I CURSO PÓS-GRADUADO DE DIREITO INTELECTUAL Coordenador: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão TEMÁRIO PROVISÓRIO Módulo I Propriedade Industrial (sábados, Janeiro Março) 16/01/2010 1. OS GENÉRICOS E

Leia mais

JOVENS TÉCNICOS PARA O AMBIENTE

JOVENS TÉCNICOS PARA O AMBIENTE 1. Apresentação JOVENS TÉCNICOS PARA O AMBIENTE O INOV-JOVEM, é um programa destinado a estimular o processo de inovação e desenvolvimento nas PME portuguesas, permitindo assim, a promoção de um emprego

Leia mais

Fiscalidade e Contabilidade

Fiscalidade e Contabilidade Fiscalidade e Contabilidade Formação Executiva 2016 www.catolicabs.porto.ucp.pt A Católica Porto Business School Pós-Graduações Fundada em 2002, a Católica Porto Business School é a escola de negócios

Leia mais

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR. Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros

PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR. Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros PROJECTO DE NORMA REGULAMENTAR Relatório de auditoria para efeitos de supervisão prudencial das empresas de seguros O revisor oficial de contas (ROC) é reconhecido na legislação e regulamentação em vigor

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014. Série. Número 15

JORNAL OFICIAL. Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014. Série. Número 15 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 22 de janeiro de 2014 Série Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DO PLANO E FINANÇAS Aviso n.º 13/2014 Celebra o contrato de trabalho por tempo

Leia mais

Lista de Resultados da 6ª Fase de Seleção - Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro - TAE-INEM 01/2015 NOTA 1ª F NOTA 2ª F

Lista de Resultados da 6ª Fase de Seleção - Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro - TAE-INEM 01/2015 NOTA 1ª F NOTA 2ª F Lista de Resultados da ase de Seleção - Curso de Tripulante de Ambulância de Socorro - TAE-INEM 01/2015 106 2165 02291253122165975318 Abílio Fernando Bragança Milheiro 15,250 14,050 18,400 12,000 12,900

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ

REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ REGULAMENTO DO NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA - NPJ A Direção Geral da Faculdade ESUP, torna público o presente Regulamento, que tem como finalidade, normatizar a estrutura e funcionamento do Núcleo de Prática

Leia mais

Resultados da Candidatura a Alojamento

Resultados da Candidatura a Alojamento Resultados da Candidatura a Alojamento Unidade Orgânica: Serviços de Acção Social RESIDÊNCIA: 02 - ESE ANO LECTIVO: 2015/2016 2ª Fase - Resultados Definitivos >>> EDUCAÇÃO BÁSICA 14711 Ana Catarina Mendes

Leia mais

3ª Edição 2010/2011 FEUC. mestrado. em marketing

3ª Edição 2010/2011 FEUC. mestrado. em marketing 3ª Edição 2010/2011 FEUC mestrado em marketing APRESENTAÇÃO Como Coordenadores dos programas de formação para executivos desta Faculdade,, damos-lhe as boas vindas a esta nova edição do programa de Mestrado

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2014/2015

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2014/2015 Programa da Unidade Curricular TEORIA GERAL DO NEGÓCIO JURÍDICO Ano Lectivo 2014/2015 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Direito 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular TEORIA GERAL DO

Leia mais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais

Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Pós-graduação em Direito do Setor Empresarial do Estado, das Regiões Autónomas e das Autarquias Locais Coordenação Científica: Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca, Prof. Doutor Nuno Cunha Rodrigues, Prof.

Leia mais

LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE

LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE Nome da Escola : Agrupamento de Escolas de Almancil, Loulé Horário n.º: 27-18 horas 2013-10-09 Grupo de Recrutamento: 420 - Geografia LISTA ORDENADA POR GRADUAÇÃO PROFISSIONAL - DGAE Ordenação Graduação

Leia mais

Aplicação do Direito da Concorrência Europeu na UE

Aplicação do Direito da Concorrência Europeu na UE Aplicação do Direito da Concorrência Europeu na UE Manuel Sebastião Brasília 21 de Maio de 2009 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. MODERNIZAÇÃO DAS REGRAS ARTIGOS 81 e 82 3. O CONTROLO DE CONCENTRAÇÕES 4. CONCLUSÕES

Leia mais

Associação Portuguesa de Direito Europeu

Associação Portuguesa de Direito Europeu ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DIREITO EUROPEU PLANO DE ACTIVIDADES PARA O ANO DE 2013 No seguimento do conjunto de iniciativas de dinamização tomadas pela APDE Associação Portuguesa de Direito Europeu ao longo

Leia mais

REGULAMENTO DOS CURSOS DO CENTRO DE ESTUDOS EM DIREITO DO ORDENAMENTO, DO URBANISMO E DO AMBIENTE

REGULAMENTO DOS CURSOS DO CENTRO DE ESTUDOS EM DIREITO DO ORDENAMENTO, DO URBANISMO E DO AMBIENTE CAPÍTULO I CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO DO ORDENAMENTO, DO URBANISMO E DO AMBIENTE Artigo 1.º (Constituição do Curso) 1. O Curso de Especialização em Direito do Ordenamento, do Urbanismo e do Ambiente

Leia mais

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO

PRODUTO FINANCEIRO COMPLEXO EMPRESA DE SEGUROS Santander Totta Seguros, Companhia de Seguros de Vida S.A., com Sede na Rua da Mesquita, nº 6 - Torre A - 2º - 1070 238 Lisboa, Portugal (pertence ao Grupo Santander). A Santander Totta

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES FACULDADE DE DIREITO 2012/2013

UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES FACULDADE DE DIREITO 2012/2013 UNIVERSIDADE LUSÍADA DO PORTO RELATÓRIO DE ACTIVIDADES EXTRA-CURRICULARES FACULDADE DE DIREITO 2012/2013 O Direito do Trabalho em Tempo de Turbulência II Jornadas de Direito do Trabalho / 2 Outubro 2012

Leia mais

23.04.2016. 11. Empresas públicas e contencioso (I): jurisdição competente Dr. José Duarte Coimbra

23.04.2016. 11. Empresas públicas e contencioso (I): jurisdição competente Dr. José Duarte Coimbra Programa Direito do Setor Empresarial do Estado, das 08.04.2016 1. Empresas públicas e setor público empresarial: enquadramento constitucional Prof. Doutor Rui Guerra da Fonseca (FDUL) 2. Conceito e tipologia

Leia mais

Lista Ordenada. Ponderação da Avaliação do Portefólio - 30%

Lista Ordenada. Ponderação da Avaliação do Portefólio - 30% Técnicos Especializados da Escola : Agrupamento de Escolas de Santo António, Barreiro Nº Escola : 121216 Data final da candidatura : 214-1-29 Nº Horário : 41 Disciplina Projeto: Gabinete GISP Nº Horas:

Leia mais

FORMAÇÃO INTEGRADA A Avaliação Psicológica e a Intervenção em Psicologia Clínica Psicanalítica

FORMAÇÃO INTEGRADA A Avaliação Psicológica e a Intervenção em Psicologia Clínica Psicanalítica FORMAÇÃO INTEGRADA A Avaliação Psicológica e a Intervenção em Psicologia Clínica Psicanalítica Objectivos gerais Formação completa e aprofundada, nos seus fundamentos conceptuais e metodológicos, da teoria

Leia mais

Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja. Nº Candidato Nome

Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja. Nº Candidato Nome Nome da Escola : Agrupamento de Escolas n.º 2 de Beja Data final da candidatura : 2015-05-06 Grupo de Recrutamento: 110-1º Ciclo do Ensino Básico Ficheiro gerado em : 07/05/2015 11:05:57 Ordenação Graduação

Leia mais

PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial 29/01/2011 05/01/2011

PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial 29/01/2011 05/01/2011 II CURSO PÓS-GRADUADO DE DIREITO INTELECTUAL 2011 PROGRAMA Módulo I Propriedade Industrial (sábados de manhã, de 29 de Janeiro a 26 de Março) Coordenadores: Prof. Doutor José de Oliveira Ascensão Prof.

Leia mais

COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA. Ata da Quarta Reunião

COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA. Ata da Quarta Reunião ELEIÇÃO PARA OS ÓRGÃOS SOCIAIS DA ASSOCIAÇÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DO PORTO COMISSÃO ELEITORAL REDUZIDA Ata da Quarta Reunião Ao sexto dia do mês de novembro de dois mil

Leia mais

------- Maria Conceição Leite Cabral --------------------------------------------------------------------------------------- ------- Maria José

------- Maria Conceição Leite Cabral --------------------------------------------------------------------------------------- ------- Maria José ATA Nº 6 ------- Aos cinco dias do mês de novembro do ano de dois mil e treze, nesta cidade de Matosinhos e Edifício dos Paços do Concelho, encontram-se reunidos: Dr.ª Clarisse Castro, Diretora do Departamento

Leia mais

Curso de. Pós-Graduação em Gestão de Bancos. e Seguradoras. Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa

Curso de. Pós-Graduação em Gestão de Bancos. e Seguradoras. Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa Curso de Pós-Graduação em Gestão de Bancos e Seguradoras Instituto Superior de Economia e Gestão Universidade Técnica de Lisboa 2 O desenvolvimento dos mercados de produtos e serviços financeiros (bancários,

Leia mais

Autor Área Científica 1 Área Científica 2 Ordem Dia Hora Área Autor Área Científica 1 Área Científica 2 Ordem Dia Hora Área

Autor Área Científica 1 Área Científica 2 Ordem Dia Hora Área Autor Área Científica 1 Área Científica 2 Ordem Dia Hora Área Autor Área Científica 1 Área Científica 2 Ordem Dia Hora Área Carina Coelho Cariologia/Med. dentária Preventiva Dentisteria Operatória 1 11 15h00-16h00 Investigação Isabel Roçadas Pires Cariologia/Med.

Leia mais

Notas do exame da época de recurso de Contabilidade Financeira II 2008/09 Curso de Gestão

Notas do exame da época de recurso de Contabilidade Financeira II 2008/09 Curso de Gestão Notas do exame da época de recurso de Contabilidade Financeira II 2008/09 Curso de Gestão Exame Nota No. Nome Regime Recurso Final 22528 Adriana da Silva Afonso Ordinário 1.25 R 21342 Alexandra Crespo

Leia mais

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre

MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre MFIG - TRABALHO Codigo Nome turma Nota Trabalho 110402106 Adriana Castro Valente 2 15,0 110402107 Alex da Silva Carvalho 3 14,9 70402122 Alexandre Jorge Costelha Seabra 2 18,2 110402182 Ana Catarina Linhares

Leia mais

CURSO AVANÇADO SOBRE DIREITO PÚBLICO E RELIGIÃO

CURSO AVANÇADO SOBRE DIREITO PÚBLICO E RELIGIÃO CURSO AVANÇADO SOBRE DIREITO PÚBLICO E RELIGIÃO Coordenação: Professor Doutor Jorge Miranda Professor Doutor Miguel Assis Raimundo Programa Parte I Aspectos estruturantes 5 de Março Apresentação do curso

Leia mais

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE

M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE M ODELO EUROPEU DE CURRICULUM VITAE INFORMAÇÃO PESSOAL Nome BRUTO DA COSTA, MARIA HELENA Morada Escritório Nº 6, 5º, Avenida Rovisco Pais, 1000-268 Lisboa, Portugal Telefone Escritório: 21 847 79 49; Correio

Leia mais

IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros

IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros IV Curso de Pós-Graduação em Direito dos Seguros 2016-2017 Módulo I - Seguro: direito, economia e não discriminação (8 horas) 22/11/2016 Sessão inaugural: 1.O seguro e a natureza das coisas Professor Doutor

Leia mais

ANTÓNIO DOS SANTOS JUSTO

ANTÓNIO DOS SANTOS JUSTO ANTÓNIO DOS SANTOS JUSTO É natural de Tamengos, concelho de Anadia. Licenciou-se em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em que também prestou provas de Mestrado, de Doutoramento

Leia mais

PLANO CURRICULAR, HORÁRIO E CALENDÁRIO DE EXAMES 2.º CICLO. Coordenação: Vítor Neves (FD) e Vasco Santos (SBE)

PLANO CURRICULAR, HORÁRIO E CALENDÁRIO DE EXAMES 2.º CICLO. Coordenação: Vítor Neves (FD) e Vasco Santos (SBE) PLANO CURRICULAR, HORÁRIO E CALENDÁRIO DE EXAMES 2.º CICLO Coordenação: Vítor Neves (FD) e Vasco Santos (SBE) Mestrado (2.º Ciclo) em Direito e Gestão - 2015/2016 2 2.º CICLO PLANO CURRICULAR CÓD. Disciplinas

Leia mais

Ano Letivo: 201516. Grupo Disciplinar: Finanças ECTS: 5,0. Regime: D, PL. Semestre: S1

Ano Letivo: 201516. Grupo Disciplinar: Finanças ECTS: 5,0. Regime: D, PL. Semestre: S1 OPERAÇÕES E PRÁTICA SEGURADORA [8175214] GERAL Ano Letivo: 201516 Grupo Disciplinar: Finanças ECTS: 5,0 Regime: D, PL Semestre: S1 OBJETIVOS Os seguros são uma actividade essencial para o desenvolvimento

Leia mais

CURRICULUM VITAE. Membro do Júri da provas orais da Ordem dos Advogados, desde Junho de 2013

CURRICULUM VITAE. Membro do Júri da provas orais da Ordem dos Advogados, desde Junho de 2013 CURRICULUM VITAE IDENTIFICAÇÃO Nome: Célia Maria Estalagem Caritas Nome profissional: Célia Caritas e-mail: celiacaritas.ecpr@gmail.com e celia.caritas-14842l@advogados.oa.pt Membro do Júri da provas orais

Leia mais

Ciclo de Conferências Direito Aéreo. Setembro/Dezembro de 2009. 19:00h A Convenção de Chicago, sua importância e sistema jurídico

Ciclo de Conferências Direito Aéreo. Setembro/Dezembro de 2009. 19:00h A Convenção de Chicago, sua importância e sistema jurídico Ciclo de Conferências Direito Aéreo Setembro/Dezembro de 2009 Programa Coordenação: Dr. Gualdino Rodrigues 1ª Conferência - Dia 10 de Setembro 18:00h Sessão de Abertura MOPTC/SEAOPC Ordem dos Advogados

Leia mais

http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses

http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses http://www.advocatus.pt/sociedade-de-advogados/9500-legal-500-destaca-85- advogados-portugueses Legal 500 destaca 85 advogados portugueses A edição de 2014 do diretório The Legal 500 destaca 85 advogados

Leia mais

I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO

I CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MARÍTIMO E PORTUÁRIO Centro de Direito Marítimo e dos Transportes da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Em Associação com o CIDP Centro de Investigação de Direito Privado da Faculdade de Direito da Universidade

Leia mais

NCE/10/01716 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos

NCE/10/01716 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/10/01716 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos NCE/10/01716 Decisão de apresentação de pronúncia - Novo ciclo de estudos Decisão de Apresentação de Pronúncia ao Relatório da

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA FACULAE E IREITO UNIVERSIAE NOVA E LISBOA Regulamento do Terceiro Ciclo de Estudos Conducente ao Grau de outor(a) em ireito (3ª versão, Setembro 2011) Artigo 1 º Objecto 1 - A Faculdade de ireito da Universidade

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA.

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA. INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA EDITAL DE ABERTURA DE ACESSO A CURSOS DE MESTRADOS DO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE COIMBRA Edição 2014-2016 Nos termos do Decreto -Lei n.º 42/2005, de pelo 22 de

Leia mais

Academia de Artes de Lisboa

Academia de Artes de Lisboa Academia de Artes de Lisboa Plano Estudos CURSO DE MÚSICA ADULTOS A partir dos 16 anos Ano Lectivo 2011-2012 CURSO CLÁSSICO REGIME COMPLETO: 1. CURSO CLÁSSICO (Curso de 4 anos dividido por 8 semestres)

Leia mais

LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS. Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110. Ano Letivo - 2014/2015

LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS. Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110. Ano Letivo - 2014/2015 LISTA DE CANDIDATOS ADMITIDOS E NÃO ADMITIDOS Concurso Oferta de Escola para Contratação de Docente Grupo 110 Ano Letivo - 2014/2015 CANDIDATOS ADMITIDOS: Nº Candidato NOME OSERVAÇÕES 1367130034 Alexandra

Leia mais

Currículo da Presidente da Comissão para a Eficácia das Execuções

Currículo da Presidente da Comissão para a Eficácia das Execuções Currículo da Presidente da Comissão para a Eficácia das Execuções Paula Meira Lourenço Nascida em Lisboa, a 27 de Julho de 1973 Solteira ACTIVIDADE ACADÉMICA Mestre em Direito, com tese subordinada ao

Leia mais

Pós-Graduação. Segurança e Higiene no Trabalho. Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama.

Pós-Graduação. Segurança e Higiene no Trabalho. Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama. Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama Sines Tecnopolo Pós-Graduação Segurança e Higiene no Trabalho Edital 4ª Edição 2011-2012 2ª a 5ª Feira Sines, 27 de Junho de

Leia mais

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão de Projectos

Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama. Sines Tecnopolo. Pós-Graduação. Gestão de Projectos Associação Centro de Incubação de Empresas de Base Tecnológica Vasco da Gama Sines Tecnopolo Pós-Graduação Gestão de s Edital 1ª Edição 2012 1 Enquadramento O Sines Tecnopolo apresenta, em parceria com

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA CENTRO DE INVESTIGAÇÃO DE DIREITO PRIVADO FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA Comissão científica Professor Doutor António Menezes Cordeiro Professora Doutora Ana Perestrelo de Oliveira I Curso

Leia mais

Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida

Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida Implicações da alteração da Taxa de Juro nas Provisões Matemáticas do Seguro de Vida 1. Algumas reflexões sobre solvência e solidez financeira Para podermos compreender o que se entende por solvência,

Leia mais

151713 - Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado 346652 - Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

151713 - Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado 346652 - Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 3452 - Escola E.B.2,3 do Cávado : A 137 1 Adriana Manuela Gomes Pinheiro 14 S S 20 2 Alexandra Pereira Ferreira 28 3 Ângelo Rafael Araújo Gomes S 28 4 Beatriz da Costa Oliveira S 2 5 Domingos Gonçalo Ferreira

Leia mais

Nº Escola : 145464. Nº Horário : 79. Nº Horas: 25. Tempo de Serviço antes da profissionalização. Data de Nascimento

Nº Escola : 145464. Nº Horário : 79. Nº Horas: 25. Tempo de Serviço antes da profissionalização. Data de Nascimento Nome da Escola : Agrupamento de Escolas Manuel Teixeira Gomes, Portimão Nº Escola : 145464 Data final da candidatura : 2016-01-19 Nº Horário : 79 Grupo de Recrutamento: 110-1º Ciclo do Ensino Básico Nº

Leia mais

LISTA DE GRADUAÇÃO DOS CANDIDATOS GRUPO DE RECRUTAMENTO 600. Horário 28

LISTA DE GRADUAÇÃO DOS CANDIDATOS GRUPO DE RECRUTAMENTO 600. Horário 28 LISTA DE GRADUAÇÃO DOS CANDIDATOS GRUPO DE RECRUTAMENTO 600 Horário 28 Graduação Profissional Nº Candidato Nome 24,508 4716699811 Vanda Isabel do Vale Silva Almeida 24,203 8219102942 Cristina Maria da

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL

DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL DIREITO ADMINISTRATIVO I 2012/2013 RESPONSABILIDADE INDEMNIZATÓRIA DOS PODERES PÚBLICOS EM 3D: ESTADO DE DIREITO, ESTADO FISCAL E ESTADO SOCIAL 1. Evolução histórica da responsabilidade civil do Estado

Leia mais

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO

UNIARA CATEGORIA UNIVERSITÁRIO Na categoria UNIVERSITÁRIO, podem ser inscritos trabalhos produzidos em sala de aula em disciplinas constantes das grades curriculares dos cursos de publicidade e propaganda e marketing, design digital

Leia mais