ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS"

Transcrição

1 Esboço do Evangelho de Mateus 1 ESBOÇO DO EVANGELHO DE MATEUS FILIPE DUNAWAY I. Prólogo (Mt ). A. A genealogia messiânica de Jesus (1.1-17). B. O nascimento de Jesus Cristo, o filho de Davi e Deus conosco ( ). C. A visita dos magos do oriente, a vanguarda dos gentios (2.1-12). D. A fuga para o Egito: a preservação divina da criança ( ). E. A chacina das crianças em Belém ( ). F. O Retorno do Egito para Nazaré ( ). II. Introdução ao Ministério Público de Jesus (Mt ). A. A pregação de João Batista (3.1-12). B. O batismo de Jesus por parte de João Batista ( ). C. As tentações de Jesus no deserto (4.1-11). III. O Messias Confronta Israel no Seu Ministério na Galiléia ( ). A. Narrativa: o início da atividade de Jesus na Galiléia ( ). 1. Sua entrada na Galiléia e primeira pregação ( ). 2. A chamada dos quatro pescadores: Jesus faz discípulos ( ). 3. Resumo da atuação de Jesus na Galiléia ( ). B. Primeiro Discurso (o Sermão do Monte): A chamada do Messias à justiça ( ). 1. Introdução ao discurso (5.1-2). 2. As bem-aventuranças: palavras de esperança para os discípulos perseguidos (5.3-12). 3. Os símiles sobre o sal e a luz: a missão dos discípulos de Jesus ( ). 4. A atitude de Jesus para com a Lei e os Profetas do Antigo Testamento ( ). 5. Uma série de contrastes sobre a justiça que excede a dos escribas e fariseus ( ). 6. Homicídio e ira ( ). 7. Adultério e cobiça ( ). 8. Divórcio ( ). 9. Juramentos ( ). 10. Retaliação, humildade e generosidade ( ). 11. O amor perfeito ( ). 12. O Ensino de Jesus, o sábio ( ). 13. Contra a ostentação religiosa (6.1-18) 14. O princípio geral (6.1). 15. Como dar esmolas (6.2-4). 16. Como orar: o Pai-nosso (6.5-14). 17. Como jejuar ( ).

2 Esboço do Evangelho de Mateus Contra a confiança nas coisas materias ( ). 19. O tesouro no céu ( ). 20. A importância do olhos ( ). 21. Deus e as riquezas (6.24). 22. Angústia e preocupações sobre as coisas desta vida ( ). 23. A proibição contra o julgamento do outro (7.1-6). 24. A perseverança na oração (7.7-12). 25. Os dois caminhos ( ). 26. A árvore é conhecido por seu fruto: cuidado com os falsos profetas! ( ). 27. Quem pode entrar no reino do céu? ( ). 28. Os dois alicerces: ouvindo o ensino de Jesus e construindo sua vida ( ). 29. A autoridade singular de Jesus (7.28). C. Narrativa: a autoridade do Messias manifestada nos milagres ( ). 1. Cura de um leproso (8.1-4). 2. Cura do servo do centurião em Cafarnaum (8.5-13). 3. Cura da sogra de Pedro ( ). 4. Mais curas e exorcismos ( ). 5. Dois aspirantes ao descipulado ( ). 6. A tempestade acalmada por Jesus ( ). 7. Cura dos dois endemoninhados gadarenos ( ). 8. Cura de um paralítico (9.1-8). 9. Chamada de Mateus e o banquete com cobredores de impostos e pecadores (9.9-13). 10. A pergunta dos discípulos de João sobre o jejum ( ). 11. Revivamento da filha de Jairo e a cura da mulher com hemorragia ( ). 12. Cura de dois cegos ( ). 13. Cura de um mudo ( ). 14. Resumo da atuação de Jesus (9.35). D. Discurso: o Messias estende seu ministério ( ). 1. A compaixão do Senhor da seara ( ). 2. A missão dos doze em relação a Israel ( ). 3. Advertência sobre a peseguição vindoura numa missão que incluirá os gentios ( ). 4. Instruções sobre as peseguições ( ). 5. A quem se deve temer? ( ). 6. A necessidade de confessar Cristo perante os homens ( ). 7. Não a paz, mas a espada! ( ). 8. Galardões ( ). 9. Conclusão do discurso (11.1). IV. As Respostas ao Messias: Rejeição e Aceitação, desde Galiléia até Jerusalém ( ).

3 Esboço do Evangelho de Mateus 3 A. Narrativa: o Messias é rejeitado pelos líderes judaicos, mas aceito pelos discípulos ( ). 1. A pergunta de João e a resposta de Jesus ( ). 2. Lamentação de Jesus sobre as três cidades impenitentes da Galiléia ( ). 3. O Filho como o Revelador do Pai ( ). 4. A mansidão de Jesus para com seus discípulos ( ). 5. A conspiração dos fariseus contra Jesus ( ). 6. Primeira controvérsia sobre o sábado: as espigas arrancadas no dia sagrado (12.1-8). 7. Segunda controvérsia sobre o sábado: a cura do homem com a mão atrofiada ( ). 8. Jesus, o Servo Escolhido de Deus ( ). 9. Jesus e Belzebu: a acusação falsa e imperdoável dos perseguidores ( ). 10. A árvore e seus frutos: o coração e suas palavras ( ). 11. A exigência de um sinal pelos líderes judaicos ( ). 12. A volta do espírito imundo ( ). 13. A verdadeira família de Jesus ( ). B. Discurso: o Messias ensina sobre o Reino do Céu, com sete parábolas ( ). 1. A parábola do semeador ou dos quatro tipos de solo (13.1-9). 2. O propósito das parábolas ( ). 3. A explicação da parábola do semeador ( ). 4. A parábola do joio no meio do trigo ( ). 5. As parábolas do grão de mostarda e do fermento ( ). 6. Outra explicação sobre o uso das parábolas ( ). 7. A explicação da parábola do joio ( ). 8. Três parábolas: a do tesouro escondido (13.44), a da pérola preciosa ( ) e a da rede de pesca ( ). 9. O escriba treinado para o reino dos céus ( ). C. Narrativa: o Messias é rejeitado pelos líderes judaicos, mas aceito pelos discípulos: as respostas intensificam ( ). 1. Jesus é rejeitado pelos judeus não crentes em Nazaré ( ). 2. João Batista é decapitado por Herodes Antipas ( ). 3. Milagres e curas ( ). a. A primeira multiplicação de pães e peixes: alimentando os cinco mil ( ). b. Jesus anda sobre as águas ( ). c. Jesus cura os enfermos em Genezaré ( ). 4. Jesus discute com os líderes judaicos sobre questões da lei: a tradição dos ançiões ( ). 5. Milgres e curas entre os gentios ( ). a. A fé da mulher cananéia e a cura de sua filha ( ). b. A cura de muitos enfernos na Galiléia ( ).

4 Esboço do Evangelho de Mateus 4 c. A segunda multiplicação de pães e peixes: alimentando os quatro mil ( ). 6. Jesus rejeita a posição dos fariseus e saduceus ( ). a. Os fariseus e saduceus exigem um sinal do céu (16.1-4). b. Jesus adverte sobre o fermento (ensino) dos fariseus e saduceus ( ). 7. A identidade de Jesus é revelada (16.13 a 17.27). a. A declaração de Pedro em Cesaréia de Filipe ( ). b. Jesus prediz sua morte e ressurreição ( ). c. A transfiguração de Jesus como confirmação deste ensino (17.1-8). d. Outro ensino sobre João Batista: é o esperado profeta Elias dos últimos tempos ( ). e. Jesus ensina seus discípulos por meio da cura de um menino epiléptico ( ). f. Pela segunda vez, Jesus prediz sua morte e ressurreição ( ). g. Jesus e o imposto do templo em Jerusalém ( ). D. Discourso: o Messias ensina sobre a vida comunal ou eclesiástica ( ). 1. O maior no reino dos céus (18.1-5). 2. Os tropeços (18.6-9). 3. A parábola da ovelha perdida ( ). 4. A disciplina fraterna na comunidade cristã ( ). 5. A questão do perdão ( ). a. A pergunta de Pedro: quantas vezes? ( ). b. A parábola do devedor incompassível ( ). E. Narrativa: o Messias ensina no caminho para Jersusalém ( ). 1. O ensino de Jesus sobre o casamento e o divórcio ( ). 2. Jesus abençoa as crianças ( ). 3. A parábola do jovem rico: o que é a verdadeira riqueza? ( ). 4. A parábola dos trabalhadores na vinha ( ). 5. Pela terceria vez, Jesus prediz sua morte e ressurreição ( ). 6. A precidência no reino: o pedido da mãe dos filhos de Zebedeu, Tiago e João ( ). 7. A cura de dois cegos perto de Jericó ( ). V. O Messias Inaugura o Reino do Céu por meio da Rejeição e Vindicação: Jesus, o Messias, Confronta Jerusalém ( ). A. Narrativa: o Messias Confronta Israel em Jerusalém ( ). 1. A entrada triunfal de Jesus em Jerusalém ( ). 2. A purificação do templo ( ). 3. Jesus amaldiçoa a figueira infrutífera ( ). 4. A autoridade de Jesus é questionada pelos líderes no templo ( ). 5. Três parábolas de Jesus (21.28 a 22.14). a. A parábola dos dois filhos ( ).

5 Esboço do Evangelho de Mateus 5 b. A parábola dos lavradores maus ( ). c. A parábola das bodas ou do banquete de casamento ( ). 6. Discussões entre Jesus e seus oponentes em Jerusalém ( ). a. A pergunta dos fariseus e herodianos sobre o pagamento do imposto a César ( ). b. A pergunta dos saduceus sobre a ressurreição dos mortos ( ). c. A pergunta dos fariseus sobre o maior mandamento da lei ( ). d. A pergunta de Jesus sobre o Cristo ou Messias ( ). B. Discurso: o Messias prediz o julgamento do Israel incrédulo ( ). 1. Jesus critica os escribas e fariseus ( ). a. A caracterização destes líderes religiosos (23.1-7). b. A exortação aos discípulos para evitar os erros destes líderes ( ). c. As sete condenações dirigidas contra os escribas e fariseus ( ). 2. A lamentação de Jesus sobre Jerusalém ( ). 3. Jesus prediz a destruição do Templo em Jerusalém (24.1-2). 4. O Apocalípse Sinótica ( ). a. A perseguição vindoura ( ). b. A grande tribulação ou aflição ( ). c. A vinda do Filho do Homem ( ). d. A parábola da figueira ( ). e. O dia e a hora da vinda do Filho são desconhecidos ( ). 5. Três parábolas sobre o reino (24.45 a 25.30). a. A parábola do servo fiel e prudente ( ). b. A parábola das dez virgens ( ). c. A parábola dos talentos ( ). 6. O julgamento das nações ( ). C. Narrativa: o Messias é rejeitado em Jerusalém, mas vindicado por Deus pela ressurreição ( ). 1. A conspiração contra Jesus (26.1-5). 2. Jesus é ungido em Betânia ( ). 3. O acordo entre Judas e os sacerdotes ( ). 4. A última ceia de Jesus com seus discípulos ( ). a. Os preparativos para a ceia ( ). b. Jesus fala sobre seu traidor ( ). c. A instituição da ceia do Senhor ( ). 5. Jesus prediz que Pedro o negará ( ). 6. A oração de Jesus em Getsêmani ( ). 7. A traição e prisão de Jesus ( ). 8. Jesus diante o Sinédrio ( ). 9. Pedro nega Jesus ( ). 10. Jesus é entregue a Pôncio Pilatos, o procurador romano sobre a Judéia (27.1-2).

6 Esboço do Evangelho de Mateus O suicídio de Judas ( ). 12. Jesus é interrogado por Pilatos ( ). 13. Jesus recebe a sentença de morte ( ). 14. Os soldados zombam de Jesus ( ). 15. A crucificação do Rei dos Judeus e Filho de Deus ( ). 16. A morte de Jesus na cruz ( ). 17. O sepultamento de Jesus ( ). 18. A guarda e o lacre da sepultura ( ). 19. A ressurreição de Jesus ( ). 20. Os guardas são subornados pelas autoridades judaicas ( ). 21. A grande comissão: a autorização da missão aos gentios ( ).

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO

PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO PROJETO PARA IMPLANTAÇÃO DO NEPE NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA DO EVANGELHO 1. Objetivo: A implantação do Núcleo tem como objetivo o estudo interpretativo do evangelho, a luz da Doutrina Espírita e a sua

Leia mais

Pe. Mário Zuchetto, CSS

Pe. Mário Zuchetto, CSS de São Marcos Estudo Bíblico dirigido por Pe. Mário Zuchetto, CSS sobre o Evangelho de São Marcos, versículo a versículo (Mc 1,1 a 16,19-20) Edição Eletrônica: Dezembro, 2007 Pe. Mário Zuchetto css Pertence

Leia mais

EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS

EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS Lição 3 EVANGELHOS DE MATEUS E MARCOS 1. Mateus O Evangelho de Mateus recebe o nome do seu autor, que significa presente do Senhor. Mateus foi um judeu, coletor de impostos para o governo romano, ou seja,

Leia mais

Nascimento e infância de Jesus

Nascimento e infância de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Programa I Religião à Luz do Espiritismo Tomo I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 1 Nascimento e infância

Leia mais

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João

1º VESTIBULAR BÍBLICO DA UMADUP. Livro de João Upanema/RN, 03 de Agosto de 2013 1º VESTIBULAR BÍBLICO DA Livro de João Leia com atenção as instruções abaixo: 1. Verifique se o caderno de prova contém 30 (trinta) questões. Em caso negativo, comunique

Leia mais

O Livro de. Marcos. Dennis Allan. Distribuição Gratuita Venda Proibida

O Livro de. Marcos. Dennis Allan. Distribuição Gratuita Venda Proibida O Livro de Marcos Dennis Allan Distribuição Gratuita Venda Proibida O Livro de Marcos Publicado por: Dennis Allan C. P. 60804 São Paulo, SP 05786-990 [B1] 3ª Edição publicada em 2006 Dennis Allan 2006

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Terça-feira da 1ª Semana da Quaresma Ó Deus, força

Leia mais

Filme 1 - Abraão: Um Homem de Fé. Filme 2 - Jacó: O que Carrega a Promessa. Filme 3 - José e seus Irmãos

Filme 1 - Abraão: Um Homem de Fé. Filme 2 - Jacó: O que Carrega a Promessa. Filme 3 - José e seus Irmãos Box DVD Coleção a Bíblia DVD A Bíblia o Antigo Testamento - Vol.1 Filme 1 - Abraão: Um Homem de Fé Apesar de sua idade avançada, Abraão ganhou a benção de ter um filho, que ganhou o nome de Isaac. Porém,

Leia mais

Jesus, o Filho de Deus

Jesus, o Filho de Deus JESUS, O FILHO DE DEUS 43 4 Jesus, o Filho de Deus No coração do cristianismo reside a verdade de que Jesus o Cristo é o Filho de Deus. Cristo é o centro da nossa religião. Ele é a fundação da nossa fé

Leia mais

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17

Filho de Zebedeu. Irmão de Tiago. João 21:20-24 descreve o autor como sendo o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 Aula 4 05/11/2014 Filho de Zebedeu Irmão de Tiago João 21:20-24 descreve o autor como sendo "o discípulo que Jesus amava Filhos do trovão; Marcos 3:17 João provavelmente morava em Betsaida, na Galileia

Leia mais

1- INTRODUÇÃO. A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico

1- INTRODUÇÃO. A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico Vida de Cristo 1- INTRODUÇÃO A história da vida de Jesus Cristo encontra-se em toda Bíblia. VT Jesus em profecia NT Jesus histórico Entre o VT e o NT 400 anos de silêncio. No tempo de Jesus a Judéia estava

Leia mais

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b)

PARÓQUIA NOSSA SENHORA APARECIDA e SÃO LOURENÇO Em obediência à vossa palavra, lançarei as redes (Lc 5,5b) Evangelho A palavra Evangelho significa: Boas Novas. Portando, não temos quatro evangelhos, mas quatro evangelistas que escreveram, cada um, conforme sua visão, as boas-novas de salvação, acerca do Senhor

Leia mais

Entendendo a série. Os evangelhos narram inúmeros encontros de pessoas com Jesus e como suas vidas foram transformadas a partir desses encontros.

Entendendo a série. Os evangelhos narram inúmeros encontros de pessoas com Jesus e como suas vidas foram transformadas a partir desses encontros. Entendendo a série Os evangelhos narram inúmeros encontros de pessoas com Jesus e como suas vidas foram transformadas a partir desses encontros. Retrospectiva Uma mulher pecadora acolhida pela Graça de

Leia mais

Lição 2 OS EVANGELHOS Introdução boas-novas não podem ser considerados biografias Jesus para que os homens viessem a crer em Jesus Cristo

Lição 2 OS EVANGELHOS Introdução boas-novas não podem ser considerados biografias Jesus para que os homens viessem a crer em Jesus Cristo Lição 2 OS EVANGELHOS Introdução Vimos na lição anterior, que o primeiro grupo de livros do Novo Testamento é composto pelos livros históricos, dentre eles os quatro Evangelhos. Os nomes desses livros

Leia mais

TÍTULO VOL PÁG MT MC LC JO

TÍTULO VOL PÁG MT MC LC JO Introdução 1 V Principais Manuscritos 1 VIII Os Textos 1 IX Os Sinópticos 1 XI A Inspiração 1 XI Interpretação 1 XII Diversos Sentidos 1 XIV Esquema Eterno da Missão de Jesus 1 1 1:1-18 O Prólogo de Lucas

Leia mais

A VIDA DE CRISTO ESBOÇADA SUMÁRIO

A VIDA DE CRISTO ESBOÇADA SUMÁRIO A VIDA DE CRISTO ESBOÇADA Por Constantino Ferreira SUMÁRIO 1. Harmonia dos Sinópticos 2. Principais Eventos históricos 3. O Messias prometido 4. Esquema da Vida de Cristo 5. Os Doze discípulos de Jesus

Leia mais

Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos.

Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 5 Os apóstolos de Jesus. A missão dos doze apóstolos. 1 2 3 4 5

Leia mais

Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia.

Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia. Jesus e sua vida Segundo os Evangelhos, Jesus teria vivido toda sua infância, adolescência e juventude em Nazaré com sua família e com o povo dessa pequena aldeia. Seu nascimento foi no meio de muitas

Leia mais

Há Harmonia entre os Evangelhos?

Há Harmonia entre os Evangelhos? Há Harmonia entre os Evangelhos? AULA 4 Mar/Abr/2015 Rodrigo Hernandes e Felipe Coelho 22/3/2015 Algumas Passagens Difíceis dos Evangelhos Definindo Astrologia Uma estrela no céu narra o nascimento de

Leia mais

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO

PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO PAGINA 1 BÍBLIA PASSO A PASSO NOVO TESTAMENTO 11. PERÍODOS DA VIDA DE JESUS 28 E a fama de Jesus se espalhou depressa por toda a região da Galiléia. Jesus cura a sogra de Pedro: 29 Logo depois, Jesus,

Leia mais

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11

A BÍBLIA. Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 A BÍBLIA Leituras - 2 Tm 3.10-17; Sl 19, 119.105-112; Is 40.1-11 DIVISÃO E CONTEÚDO A palavra "bíblia" vem do grego bíblia, plural de biblion, que traduzido quer dizer "grupo de "livros". Desta forma a

Leia mais

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21

O NOVO NASCIMENTO. Texto base: Jo 3: 1 a 21 O NOVO NASCIMENTO Texto base: Jo 3: 1 a 21 I. INTRODUÇÃO II. QUEM ERA NICODEMOS? Povo de Deus JUDEU MEMBRO DO SINÉDRIO FARISEU COM POSSES Instruído na Lei de Deus e Tradição Oral. Conhecido por ser puro,

Leia mais

A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO

A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO A gente tenta acertar, mas o que conseguimos é VERGONHA DECEPÇÃO CULPA MEDO ÁGUA QUE PURIFICA Água como ilustração para purificação Pilatos lavou as mãos Os fariseus lavam as mãos O cego lavou os olhos

Leia mais

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam

Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo. 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam Lição 1 Leis no tempo de Cristo Assunto: Estudo das várias leis que estavam em operação no tempo de Cristo 1) Lei Romana = Lei que os cidadãos obedeciam 2) Lei Civil do A.T. = Tinha a ver com os costumes

Leia mais

Obs.: José recebeu em sonho a visita de um anjo que lhe disse que seu filho deveria se chamar Jesus.

Obs.: José recebeu em sonho a visita de um anjo que lhe disse que seu filho deveria se chamar Jesus. Anexo 2 Primeiro momento: contar a vida de Jesus até os 12 anos de idade. Utilizamos os tópicos abaixo. As palavras em negrito, perguntamos se eles sabiam o que significava. Tópicos: 1 - Maria e José moravam

Leia mais

Agora você pode baixar todas as Mensagens que já estiveram na seção "Pregação da Semana"! A Alegria que Vem do Espírito

Agora você pode baixar todas as Mensagens que já estiveram na seção Pregação da Semana! A Alegria que Vem do Espírito Agora você pode baixar todas as Mensagens que já estiveram na seção "Pregação da Semana"! A Alegria que Vem do Espírito A amizade entre Jesus e a família de Lázaro A Arca da Aliança A Arma que Matou Jesus

Leia mais

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros.

O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. O Antigo Testamento tem como seus primeiros livros a TORÀ, ou Livro das leis. É um conjunto de 5 livros. A Torá é o texto mais importante para o Judaísmo. Nele se encontram os Mandamentos, dados diretamente

Leia mais

Jesus tomou os Pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, assim como os peixes

Jesus tomou os Pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, assim como os peixes 17º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 de julho de 2015 Jesus tomou os Pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, assim como os peixes Leituras: Segundo Livro dos Reis 4, 42-44; Salmo 144 (145),

Leia mais

segunda-feira, 20 de agosto de 12

segunda-feira, 20 de agosto de 12 o perigo: abordagens contemporâneas (remakes) Sempre e sempre, de novo, a figura de Jesus tem sido terrivelmente amputada a fim de adaptar-se ao gosto de cada geração. Durante toda a história da igreja

Leia mais

O SERVO DE DEUS. Um curso de estudo por correspondência

O SERVO DE DEUS. Um curso de estudo por correspondência O SERVO DE DEUS Um curso de estudo por correspondência 16 1 Querido estudante, É um prazer lhe oferecer este curso do Servo de Deus. O seu livro texto será o Evangelho de São Marcos, o qual nos conta da

Leia mais

UM HOMEM DESEJOSO DE SALVAÇÃO Mt 19:16-22

UM HOMEM DESEJOSO DE SALVAÇÃO Mt 19:16-22 UM HOMEM DESEJOSO DE SALVAÇÃO Mt 19:16-22 INTRODUÇÃO: O texto bíblico registrado no capítulo 19 do evangelho de São Mateus, relata o diálogo do Senhor Jesus e um homem desejoso de alcançar a salvação.

Leia mais

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO

INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO SERIEDADE NA PALAVRA CURSO BÁSICO DE TEOLOGIA MÓDULO I 1º SEMESTRE DE 2015 INTRODUÇÃO AO NOVO TESTAMENTO PR. ROGÉRIO DE ANDRADE CHAGAS Introdução ao Novo Testamento. A nossa aula introduzirá a parte histórica

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 07 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADE: 09/10

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 07 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADE: 09/10 ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 07 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADE: 09/10 PLANO DE AULA 1. TEMA: Os Apóstolos - missão e importância. 2. OBJETIVO: As crianças

Leia mais

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015

PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 PERGUNTAS & RESPOSTAS - FONTE ESTUDOS BÍBLICOS 2015 1) A Cruz era um instrumento de execução. Para os romanos, que tipo de pessoa era executado na cruz? E para os judeus? Resposta: Os romanos a usavam

Leia mais

O NOVO. testamento. Tradução de Haroldo Dutra Dias

O NOVO. testamento. Tradução de Haroldo Dutra Dias O NOVO testamento Tradução de Haroldo Dutra Dias sumário introdução 15 mateus capítulo 1 25 Os ascendentes de Jesus; Anúncio do nascimento capítulo 2 41 Visita dos magos; A fuga para o Egito; Retorno a

Leia mais

EVANGELHO Mt 22,1-14 «.Na verdade, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.».

EVANGELHO Mt 22,1-14 «.Na verdade, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.». «.Na verdade, muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos.». Ambiente: Continuamos em Jerusalém, nos dias que antecedem a Páscoa. Os dirigentes religiosos judeus aumentam a pressão sobre Jesus. Instalados

Leia mais

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?

A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? A OFERTA DE UM REI (I Crônicas 29:1-9). 5 - Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR? Esse texto é um dos mais preciosos sobre Davi. Ao fim de sua vida,

Leia mais

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula V - O Evangelho de Mateus

IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA. MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula V - O Evangelho de Mateus IGREJA DE CRISTO INTERNACIONAL DE BRASÍLIA ESCOLA BÍBLICA MÓDULO I - O NOVO TESTAMENTO Aula V - O Evangelho de Mateus ORIGEM Mateus Levi era um cobrador de impostos (publicano) chamado por Jesus para ser

Leia mais

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja

10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja 10.7 Pedro e a pedra; início das profecias sobre a Igreja Aula 53 A primeira vez que a Igreja é profetizada diretamente, está em Mateus: Mateus 16:13~18;... edificarei a minha igreja. V.18; no original

Leia mais

AS BOAS NOVAS DE JESUS Por Christy A. Brawner

AS BOAS NOVAS DE JESUS Por Christy A. Brawner 4. Deus se comunica com o homem. Deus falou com José a respeito do nascimento de Jesus e também da necessidade de escapar de Herodes. Ele falou para os reis magos para não voltarem para a casa de Herodes.

Leia mais

O SENHOR JESUS CRISTO

O SENHOR JESUS CRISTO O SENHOR JESUS CRISTO I. SUA EXISTÊNCIA A) Provada pelo Antigo Testamento: (Mq 5.2; Is 9:6 Pai da Eternidade ) B) Provada pelo Novo Testamento: 1) João 1.1, em comparação com o versículo 14. 2) Jo 8.58

Leia mais

TRADUÇÃO Eulália de Andrade P. Kregness

TRADUÇÃO Eulália de Andrade P. Kregness TRADUÇÃO Eulália de Andrade P. Kregness Título Texto Bíblico Aplicação Para memorizar Unidade 6 Unidade 5 Unidade 4 Unidade 3 Unidade 2 Unidade 1 O nascimento de Jesus me ajuda a louvar Jesus foi criança

Leia mais

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10

LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 LIÇÃO 1 A SUPERIORIDADE DE CRISTO Cristo é superior a tudo e a todos, portanto, reina sobre tudo e todos Hebreus 1.1-2.18; 5.1-10 1. Pesquise cinco passagens no Antigo Testamento que anunciem o Messias,

Leia mais

Estes 20 dons mencionados por Paulo não são os únicos existentes, há outros dons que você pode descobrir em sua vida ou em sua igreja.

Estes 20 dons mencionados por Paulo não são os únicos existentes, há outros dons que você pode descobrir em sua vida ou em sua igreja. Lição 3 para o dia 17 de janeiro de 2009 Paulo nos dá quatro listas de dons espirituais: Romanos, 12: 6-8 I Coríntios, 12: 8-10 I Coríntios, 12: 28-30 Efesios, 4: 11-12 Profecia Sabedoria Apostolado Apostolado

Leia mais

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A

Gr.Bíblico. Evangelho de. Nossa Senhora Conceição. São Mateus Ano litúrgico A Evangelho de São Mateus Ano litúrgico A O Segundo Envangelho O TEMPO DE JESUS E O TEMPO DA IGREJA Este Evangelho, transmitido em grego pela Igreja, deve ter sido escrito originariamente em aramaico, a

Leia mais

1ª Leitura - Gn 9,1-13

1ª Leitura - Gn 9,1-13 1ª Leitura - Gn 9,1-13 Ponho meu arco nas nuvens como sinal de aliança entre mim e a terra. Leitura do Livro do Gênesis 9,1-13 1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: 'Sede fecundos, multiplicai-vos

Leia mais

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal

Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal Sagrada Família de Jesus, Maria e José Natal 1ª Leitura Eclo 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) Leitura do Livro do Eclesiástico 3,3-7.14-17a (gr.2-6.12-14) 3Deus honra o pai nos filhos e confirma, sobre eles,

Leia mais

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24

#93r. 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 11.7 O Apocalipse X Mateus 24 #93r Há uma grande semelhança entre a sequência dos acontecimentos do período da Tribulação, descritos no livro do Apocalipse, com relação a Mateus 24. Vamos hoje, analisar

Leia mais

Gincana 22/05/1992 Por João Cruz

Gincana 22/05/1992 Por João Cruz Gincana 22/05/1992 Por João Cruz 1. Perguntas. As perguntas serão feitas individualmente, valendo pontos. Se o indivíduo não souber responder passará então para o grupo valendo a metade do inicio. Se o

Leia mais

Fruto do Espírito: Fidelidade

Fruto do Espírito: Fidelidade Fruto do Espírito: Fidelidade O fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio Gálatas 5:22 23 (NVI). E as Coisas sem Importância? Mário

Leia mais

João Batista: Preparando o caminho para Jesus

João Batista: Preparando o caminho para Jesus Lição 3 12 a 19 de julho João Batista: Preparando o caminho para Jesus Sábado à tarde Ano Bíblico: Pv 8 11 VERSO PARA MEMORIZAR: Em verdade vos digo: entre os nascidos de mulher, ninguém apareceu maior

Leia mais

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11)

SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) Vivendo a Liturgia Julho/2011 SOLENIDADE DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS PADROEIRO DA DIOCESE DE UNIÃO DA VITÓRIA (01/07/11) É Importante lembrar que o Sagrado Coração de Jesus é o Padroeiro de nossa Diocese,

Leia mais

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO.

O CÂNON Sagrado compreende 46 Livros no ANTIGO TESTAMENTO e 27 Livros no NOVO TESTAMENTO. Ao contrário do que parece à primeira vista, a Bíblia não é um livro único e independente, mas uma coleção de 73 livros, uma mini biblioteca que destaca o a aliança e plano de salvação de Deus para com

Leia mais

4. O princípio da palavra funciona como ponte entre dois mundos (natural/espiritual) e duas dimensões (física/sobrenatural).

4. O princípio da palavra funciona como ponte entre dois mundos (natural/espiritual) e duas dimensões (física/sobrenatural). O Poder das Palavras LEITURA: Marcos 11:12-14 12. E, no dia seguinte, quando saíram de Betânia, teve fome. 13. Vendo de longe uma figueira que tinha folhas, foi ver se nela acharia alguma coisa; e chegando

Leia mais

Os pobres de espírito. Os que choram. Os mansos. Os que tem fome e sede de justiça. Os misericordiosos. Os limpos de coração

Os pobres de espírito. Os que choram. Os mansos. Os que tem fome e sede de justiça. Os misericordiosos. Os limpos de coração O Reino De Deus Intro. No AT, não se encontra a frase, Reino de Deus e nem dos Ceus. Por outro lado temos muitos textos que mostra que Deus reina sobre sua criação. A reação do Senhor diante do pedido

Leia mais

MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 04 RESSURREIÇÃO DE DORCAS / CORNÉLIO E PEDRO Nome: Professor: Sala

MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 04 RESSURREIÇÃO DE DORCAS / CORNÉLIO E PEDRO Nome: Professor: Sala MEDITAÇÃO SALA LARANJA SEMANA 04 RESSURREIÇÃO DE DORCAS / CORNÉLIO E PEDRO Nome: Professor: Sala VERSÍCULOS PARA DECORAR ESTA SEMANA VERSÍCULOS PARA DECORAR ESTA SEMANA Usamos a Bíblia na Nova Versão Internacional

Leia mais

O DESCANSO. Coloque o descanso na sua agenda

O DESCANSO. Coloque o descanso na sua agenda O DESCANSO Coloque o descanso na sua agenda Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. Trabalharás seis dias e neles farás todos os teus trabalhos, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao Senhor, o

Leia mais

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA

ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) IDADES: 09/10 PLANO DE AULA ALIANÇA MUNICIPAL ESPÍRITA DE JUIZ DE FORA (AME-JF) AULA Nº 16 Departamento de Evangelização da Criança (DEC) II CICLO B IDADES: 09/10 1. TEMA: João Batista, precursor de Jesus. PLANO DE AULA 2. OBJETIVO:

Leia mais

CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO

CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO CANTOS DO FOLHETO O DOMINGO 1. UM POUCO ALÉM DO PRESENTE (10º DOMINGO) 1. Um pouco além do presente, Alegre, o futuro anuncia A fuga das sombras da noite, A luz de um bem novo dia. REFRÃO: Venha teu reino,

Leia mais

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 18 Misericórdia quero e não holocaustos Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que a misericórdia

Leia mais

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO

JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO João 6 Nesta Lição Estudará... Jesus Alimenta a Multidão Jesus Anda em Cima das Águas O Povo Procura Jesus Jesus, o Pão da Vida As Palavras de Vida Eterna JESUS ALIMENTA A MULTIDÃO: Leia João 6:1-15. Mateus,

Leia mais

Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO Formação dos MECE RESUMO CRONOLÓGICO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO ANTES DE CRISTO Para o 1850 ABRAHAM, emigra de Mesopotâmia à terra de Canaã (Palestina). Sua descendência: Isaac, Jacob, José. Para o 1700 Se

Leia mais

Revista da Escola Bíblica de Crianças As Parábolas de Jesus. Apresentação. A Deus toda a glória.

Revista da Escola Bíblica de Crianças As Parábolas de Jesus. Apresentação. A Deus toda a glória. Apresentação A Deus toda a glória. É com muita satisfação que apresentamos a todas professoras e professores da Escola Bílica Infantil, esta maravilhosa revista. Com o intuíto de provermos nossas crianças

Leia mais

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20).

A filha da mulher cananeia (Mateus 15:21-28). PREPARANDO MISSIONÁRIOS. O endemoniado gadareno (Marcos 5:1-20). Lição 8-22 de agosto de 2015 O plano de Jesus era preparar primeiro o povo judeu como base para as missões para outras culturas. Não obstante, não disperdiçou as oportunidades que se apresentaram para

Leia mais

A parábola das dez virgens: Amanhã eu vou. (Mt 25.1-13)

A parábola das dez virgens: Amanhã eu vou. (Mt 25.1-13) 1 A parábola das dez virgens: Amanhã eu vou. (Mt 25.1-13) Na cultura judaica, as meninas eram entregues em casamento entre 13 e 14 anos de idade. Muitos casamentos já eram arranjados quando do nascimento

Leia mais

Tempo do Natal Sexta-feira depois da Epifania

Tempo do Natal Sexta-feira depois da Epifania Tempo do Natal Sexta-feira depois da Epifania Lectio Primeira leitura: 1 João 5, 5-13 Caríssimos: 5* E quem é que vence o mundo senão aquele que crê que Jesus é Filho de Deus? 6* Este, Jesus Cristo, é

Leia mais

Caminhos da Espiritualidade. Pr. Weber Chagas ICNV - Vila MMXIII

Caminhos da Espiritualidade. Pr. Weber Chagas ICNV - Vila MMXIII Caminhos da Espiritualidade Pr. Weber Chagas ICNV - Vila MMXIII Espiritualidade O termo não está na Bíblia. Embora a palavra espiritualidade não esteja presente nas Escrituras, o conceito está. Obras da

Leia mais

Enquadramento Histórico

Enquadramento Histórico Enquadramento Histórico Aquilo que os cristãos conhecem de Paulo resume-se a dois ou três momentos da sua vida: a conversão na estrada de Damasco, o discurso no areópago de Atenas, o martírio na cidade

Leia mais

Carta de Paulo aos romanos:

Carta de Paulo aos romanos: Carta de Paulo aos romanos: Paulo está se preparando para fazer uma visita à comunidade dos cristãos de Roma. Ele ainda não conhece essa comunidade, mas sabe que dentro dela existe uma grande tensão. A

Leia mais

Escola de Formação de Agentes de Pastoral da Diocese de São Carlos CRISTOLOGIA. Parte I - setembro/2001

Escola de Formação de Agentes de Pastoral da Diocese de São Carlos CRISTOLOGIA. Parte I - setembro/2001 1 Escola de Formação de Agentes de Pastoral da Diocese de São Carlos CRISTOLOGIA Parte I - setembro/2001 I) INTRODUÇÃO Antropologia (humano) Teologia (divino) Do Grego: anthropos: homem + logos: tratado;

Leia mais

rofecias Messiânicas e Seu Cumprimento

rofecias Messiânicas e Seu Cumprimento P rofecias Messiânicas e Seu Cumprimento 1 a Parte Imagine se uma celebridade estivesse indo para a sua cidade, ou se fosse passar no cinema um filme em 3D ou uma peça de teatro que você queria muito assistir!

Leia mais

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24

O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 Perseverando com graça - Efésios 6.18-24 Perseverando com graça Efésios 6.18-24 O povo da graça: um estudo em Efésios # 34 18 Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem

Leia mais

O que Aconteceu Naquele Dia?

O que Aconteceu Naquele Dia? O que Aconteceu Os eventos da Páscoa Naquele Dia? Há quase dois mil anos, depois de ser falsamente acusado pelo sumo sacerdote e outros líderes religiosos de blasfêmia contra a religião judaica, Jesus

Leia mais

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você!

MANUAL. Esperança. Casa de I G R E J A. Esperança I G R E J A. Esperança. Uma benção pra você! Uma benção pra você! MANUAL Esperança Casa de I G R E J A Esperança Uma benção pra você! I G R E J A Esperança Uma benção pra você! 1O que é pecado Sem entender o que é pecado, será impossível compreender a salvação através

Leia mais

CRISTOLOGIA. Disciplina da teologia que sistematiza a reflexão crítica sobre a pessoa de Jesus Cristo, a partir da Revelação

CRISTOLOGIA. Disciplina da teologia que sistematiza a reflexão crítica sobre a pessoa de Jesus Cristo, a partir da Revelação CRISTOLOGIA Disciplina da teologia que sistematiza a reflexão crítica sobre a pessoa de Jesus Cristo, a partir da Revelação cristã. Resposta à questão: Quem é Jesus? (Mt 16,16) Jesus é o Cristo! Jesus:

Leia mais

Leiamos o Texto Sagrado:

Leiamos o Texto Sagrado: Um encontro com Jesus Mateus 14.22-32 Pr. Fernando Fernandes (PIB em Penápolis) Cristo em Casa Glicério, 27/08/2009 Leiamos o Texto Sagrado: Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem

Leia mais

Prefácio. Por isso é que a leitura e o estudo da Palavra de Deus são uma parte tão importante da nossa viagem espiritual.

Prefácio. Por isso é que a leitura e o estudo da Palavra de Deus são uma parte tão importante da nossa viagem espiritual. Prefácio Como cristãos e salvacionistas acreditamos na importância da Bíblia. Acreditamos na sua inspiração divina. Contudo, outros dirão que somos pessoas da Palavra? Nós a lemos? Nós a estudamos? Sabemos

Leia mais

A Compaixão de Jesus*

A Compaixão de Jesus* A Compaixão de Jesus* Estudos bíblicos sobre a prática da compaixão no ministério de Jesus. Autor: Lissânder Dias Revista Mãos Dadas Caixa Postal 88 36.570-000 Viçosa MG [email protected] *Baseado no

Leia mais

Conhecimentos Gerais da Bíblia

Conhecimentos Gerais da Bíblia Conhecimentos Gerais da Bíblia 1. Qual o nome do marido de Bate-Seba, antes de casar com Davi? (II Samuel 11:3) Urias 2. De que cidade era o gigante que tinha 24 dedos? (II Samuel 21:20) Gate 3. Qual foi

Leia mais

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406

Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário. Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Estudo 17 Testemunhar a Cristo: um desafio diário Em Marcha, 2015.1 IGREJA METODISTA ASA NORTE 406 Roteiro 1- Introdução 2- Fundamento Bíblico 3- Conclusão 1. Introdução Voce entende por que é importante

Leia mais

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS

INTRODUÇÃO PROFECIAS CUMPRIDAS INTRODUÇÃO Que farei de Jesus chamado o Cristo? Farei dele o meu amigo. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de

Leia mais

00.035.096/0001-23 242 - - - SP

00.035.096/0001-23 242 - - - SP PAGINA 1 O CARÁTER CRISTÃO 7. O CRISTÃO DEVE TER UMA FÉ OPERANTE (Hebreus 11.1-3) Um leitor menos avisado, ao ler o texto pode chegar à conclusão de que a fé cria coisas pelas quais esperamos. A fé não

Leia mais

LIÇÃO 1 ENSINANDO COM AUTORIDADE Mateus 5.1-2; 7.28-29. Estudo Indutivo

LIÇÃO 1 ENSINANDO COM AUTORIDADE Mateus 5.1-2; 7.28-29. Estudo Indutivo LIÇÃO 1 ENSINANDO COM AUTORIDADE Mateus 5.1-2; 7.28-29 1. Por que é relevante saber a quem Jesus se dirigiu quando proferiu o Sermão do Monte? 2. Com base no texto de Mateus 4.24, é possível saber qual

Leia mais

Roteiro 3 João Batista, o precursor

Roteiro 3 João Batista, o precursor FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 3 João Batista, o precursor Objetivo Identificar a missão de João

Leia mais

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS

GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS Jörg Garbers GRUPOS NO JUDAISMO NA ÉPOCA DE JESUS ORIGEM CARACTERÍSTICAS CONCEITOS RELIGIOSOS 1 FARISEUS 1.1 O NOME O nome fariseu provavelmente significa, os que se separam, os separados. O nome já expressa

Leia mais

A Porta Dourada aguarda o verdadeiro Messias

A Porta Dourada aguarda o verdadeiro Messias A Porta Dourada aguarda o verdadeiro Messias A muralha de Jerusalém tem o comprimento pouco mais de 4 km, altura média de 12 metros e espessura aproximada de 2,5 metros. Domo da Rocha Porta Dourada Mas

Leia mais

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13

A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO. Romanos 15:13 A ESPERANÇA QUE VEM DO ALTO Romanos 15:13 - Ora o Deus de esperança vos encha de toda a alegria e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo. Só Deus pode nos dar uma

Leia mais

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João

Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João 1:1-4 1:5-7 1:8-10 Perguntas para Testar a Compreensão de 1 João P1 vs 1-3: O que eles ouviram, viram e tocaram? R: Jesus. P2 vs 3-4: Por que a carta foi escrita? R: Para que os leitores se juntassem ao

Leia mais

Magos e Pastores encontram Jesus

Magos e Pastores encontram Jesus Mateus 2: 1-12 Tendo Jesus nascido em Belém da Judéia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua

Leia mais

LIÇÃO 2 Jesus, o Messias Prometido

LIÇÃO 2 Jesus, o Messias Prometido Nesta Lição Estudará... A Natureza da Profecia Bíblica A Importância das Profecias O Desenvolvimento da Profecia Messiânica O Ritual Profético As Profecias Sobre o Messias Humano e Divino Sacrifício e

Leia mais

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES

Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo ENSINO RELIGIOSO CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA Aula 5.1 Conteúdo: As grandes Religiões de matriz ocidental Judaísmo Cristianismo Islamismo 2 CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO

Leia mais

V Domingo Tempo Comum - ANO A

V Domingo Tempo Comum - ANO A 1 Ambiente: Continuamos no contexto do sermão da montanha (Mt 5-7). Jesus está no cimo de um monte, a apresentar a nova Lei que deve reger a caminhada do novo Povo de Deus na história (já vimos, no passado

Leia mais

F r e i b e t t o U m n o v o o l h a r s o b r e J e s U s

F r e i b e t t o U m n o v o o l h a r s o b r e J e s U s Frei Betto U m n o v o o l h a r s o b r e J e s u s Copyright 2015 by Frei Betto O selo Fontanar foi licenciado para a Editora Schwarcz S.A. Grafia atualizada segundo o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa

Leia mais

Boa Leitura e muita saúde espiritual! Ministério de Educação Religiosa Primeira Igreja Batista da Penha

Boa Leitura e muita saúde espiritual! Ministério de Educação Religiosa Primeira Igreja Batista da Penha Precisamos ler a Bíblia com um objetivo definido, sabendo o que desejamos alcançar. Há os que dizem: A Bíblia é grande demais. Não sei por onde começar, nem que rumo tomar. É verdade que, se não seguirmos

Leia mais

Roteiro 7 Fenômenos psíquicos no Evangelho

Roteiro 7 Fenômenos psíquicos no Evangelho FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 7 Fenômenos psíquicos no Evangelho Objetivos Conceituar milagre

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17) SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO (ANO C) 2 de Junho de 2013 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 9, 10-17) 10 Ao regressarem, os Apóstolos contaram-lhe tudo o que tinham feito.

Leia mais

Os Cânticos do Natal # 03 O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79

Os Cânticos do Natal # 03 O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79 Benedictus - O Cântico de Zacarias Lucas 1.67-79 67 Seu pai, Zacarias, foi cheio do Espírito Santo e profetizou: 68 Louvado seja o Senhor, o Deus de Israel, porque visitou e redimiu o seu povo. 69 Ele

Leia mais

Ap. Ozenir Correia TEMA: OPERAÇÃO JERICÓ X OPERAÇÃO LAVA JATO.

Ap. Ozenir Correia TEMA: OPERAÇÃO JERICÓ X OPERAÇÃO LAVA JATO. Ap. Ozenir Correia TEMA: OPERAÇÃO JERICÓ X OPERAÇÃO LAVA JATO. TEXTO: 1 Entrando em Jericó, atravessava Jesus a cidade. 2 Eis que um homem, chamado Zaqueu, maioral dos publicanos e rico, 3 procurava ver

Leia mais

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo Origem do Pentecostalismo Credo do Montanismo, 170 d.c.: Porta-vozes do Espírito Santo Fim do mundo próximo Nova Jerusalém, na Frígia Ascetismo rigoroso

Leia mais