MANUAL PARA CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS
|
|
|
- Gustavo Lopes Pinto
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1 MANUAL PARA CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS De acordo com a NBR da ABNT/set Elaborado por Maria Regina Trevizan Baccarelli Bibliotecária CRB-8/7149 Jaguariúna 2009
2 SUMÁRIO 1 CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS Sobre a NBR 10520/ Conceito Objetivo da NBR Regras Gerais de Apresentação Tipos de Citação Citação Direta Citação Indireta Citação de Citação Citação de Informação Verbal Outras Regras de Citação Notas de Rodapé... 11
3 3 1 CITAÇÃO BIBLIOGRÁFICA 1.1 Sobre a NBR 10520/2002 A NBR 10520, de acordo com a ABNT, foi criada especificamente para elaboração de Citações Bibliográficas e a última revisão ocorreu em agosto de A Associação reformulou a NBR 10520, e ela é a norma que rege atualmente a padronização dos trabalhos acadêmicos e técnico-científicos que referem-se às questões de Citações Bibliográficas. Desde então, diversas publicações que tratam de metodologia do trabalho científico foram revisadas, mas algumas ainda permanecem com a normalização antiga da ABNT. (SANTOS, 2005). 1.2 Conceito p.1). Citação é "menção de uma informação extraída de outra fonte". (ABNT, 2002b, Também como descreve França et al. (2003, p. 109) As citações são trechos transcritos ou informações retiradas das publicações consultadas para a realização do trabalho. São introduzidas no texto com o propósito de esclarecer ou complementar as idéias do autor. A fonte de onde foi extraída a informação deve ser citada obrigatoriamente, respeitando-se desta forma os direitos autorais.
4 4 1.3 Objetivo da NBR Fixar as condições exigíveis para padronização e coerência da seguridade das fontes indicadas nos textos dos tipos de documentos. (ABNT, 2002b). 1.4 Regras Gerais de Apresentação Nas citações, as chamadas são feitas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou título incluído na sentença e devem ser em letras maiúsculas e minúsculas, e quando estiverem entre parênteses devem ser em letras maiúsculas. Exemplos Escreveu Patto (1999, p. 38) que "fontes históricas disponíveis não autorizam a conclusão de que [...] a escola tenha sido uma instituição necessária à qualificação das classes populares para o trabalho". As leis gerais são aquelas da economia do mercado e não as da economia política. (SEVERINO, 2000, p. 61). Após a data deve ser citada a página de onde se transcreveu o trecho, após vírgula e a abreviação de página (p.). Nas citações indiretas, a indicação das páginas consultadas é opcional.
5 5 1.5 Tipos de Citação indireta e citação de citação. De acordo com a ABNT, as formas de citações mais conhecidas são: direta, Citação Direta Citações diretas é a transcrição literal de textos de outros autores, reproduzida exatamente como consta do original. Também são chamadas de citações literais ou citações textuais. Citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação. Exemplos Wilmore (1988, p. 56) define-a como "a habilidade para executar níveis de AF que variam de moderados a enérgicos sem fadiga excessiva e a capacidade de mantê-la durante toda a vida". "um conjunto de atributos que as pessoas possuem ou conseguem relacionar com a capacidade de realizar atividade física" (CASPERSEN et al., 1989, p. 31). Citações diretas, no texto, com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.
6 6 Exemplo Ao assim fazê-lo nos atemos ao movimento nos bastidores da sua inserção e sedimentação no campo educacional, intenso e conflituoso, explorando as contradições de uma área que assiste seu espaço reduzir-se ao tempo em que mais apresenta possibilidades e motivos - que não aqueles sintonizados com a lógica oficial - de se fazer presente. (CASTELLANI FILHO, 1999, p. 24). Observe recuo de 4cm Fonte 11 e espaço simples Nas citações diretas podem ser indicadas supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques, do seguinte modo: Supressões: [...]. Elas podem surgir no início, meio ou fim da citação. "Alguns critérios são estabelecidos [...] esclarecendo que a avaliação deverá ser contínua e cumulativa do desempenho do aluno [...]". (SILVA, 2002, p. 65). Interpolações, acréscimos ou comentários: [ ]. A classificação da obesidade infantil, a qual está em aumento em grande parte do mundo, apresenta uma série de dificuldades que relaciona a estatura com peso corporal [IMC - índice de massa corporal] já que estes dois fatores são flutuantes por processos de crescimento e desenvolvimento. (GUAJARDO, 2004, p. 33). Ênfase ou destaque: grifo, negrito ou itálico. "Caracterizada como formadora de pessoal para apoio ao progresso social, a universidade se objetiva [...]". (SOUZA, 1997, p. 9, grifo nosso). "Desse ponto em diante na marcha do material na biblioteca [...]". (MEADOWS, 1999, p. 89, grifo do autor).
7 Citação Indireta Reprodução de idéias e informações sem transcrever as palavras do autor citado. Assim, não é necessário nenhum tipo de destaque ou aspas. Exemplos Outros estudos, citados pela mesma revisão (HARA et al., 1983; KAWATE et al., 1979; RAVUSSIN et al., 1994) encontraram que grupos de pessoas que emigraram a ambientes modernos desenvolveram uma incidência maior do Diabetes Tipo 2, comparados com as suas contrapartes que permanecem em seus lugares de origem. Termogêneses, segundo Salbe e Ravussin (2000) se define como um aumento do RMR em resposta aos estímulos como a ingestão de alimentos, exposição a mudanças de temperatura ambiental, influência de fatores psicológicos como medo ou estresse ou o resultado de administração de drogas ou hormônios Citação de Citação Citação direta ou indireta de um texto em que não se teve acesso ao original. Neste caso, procede-se da seguinte forma: - no texto: citar o sobrenome do autor do documento não consultado, seguidos das expressões: citado por, apud, conforme ou segundo, e o sobrenome do autor do documento efetivamente consultado.
8 8 Exemplo Olson (1977, p. 23) citado por Smith (1991, p. 86), afirma que nossa capacidade para produzir e compreender tal linguagem falada é, na verdade, um subproduto do fato de sermos alfabetizados. - na listagem bibliográfica (referências) deve-se incluir os dados completos do documento efetivamente consultado e do não consultado;. OLSON, D. R. From utterance to text: the bias of language in speech and writing. Harvard Educational Review. v. 47, n. 3, p , 1977 apud SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. 2. ed. rev. Porto Alegre: Artes Médicas, SMITH, F. Compreendendo a leitura: uma análise psicolingüística da leitura e do aprender a ler. 2. ed. rev. Porto Alegre: Artes Médicas, Citação de Informação Verbal A citação de dados obtidos por informação oral (cursos, palestras, debates, comunicações e outros) é indicada pela expressão "informação verbal", entre parênteses, mencionando-se os dados disponíveis somente em nota de rodapé.
9 9 Exemplo - No texto: O entendimento, ou compreensão, é a base da leitura e do aprendizado desta (informação verbal) 1. Ênfase ou destaque: grifo, negrito ou itálico. - No rodapé da página: 1 Notícia fornecida por Gloria Esteves no Congresso Brasileiro de Leitura Outras Regras de Citação - Coincidência de sobrenomes Quando houver coincidência de sobrenomes de autores, acrescentar as iniciais de seus prenomes, se mesmo assim houver coincidência, colocam-se os prenomes por extenso: (SILVA, A., 1976, p.23) (SILVA, F., 1985, p.54) (CUNHA, Felipe, 1976, p.23) (CUNHA, Fernando, 1987, p.43)
10 10 - Trabalhos do mesmo autor Para a citação de vários trabalhos de um mesmo autor com a mesma data, usam-se letras minúsculas acompanhando a data; (SMITH, 1981a) (SMITH, 1981b) Quando existirem vários trabalhos de um mesmo autor, publicados em datas diferentes, cita-se o sobrenome do autor, seguido das datas entre parênteses sem espaçamento. Sternberg (1983, 1985), por exemplo, questiona "os relacionamentos entre a inteligência e o mundo interno do indivíduo, o mundo externo do indivíduo, e sua experiência". - Trabalhos de diversos anos e/ou diversos autores As citações indiretas de diversos documentos de mesma autoria, publicados em anos diferentes e mencionados simultaneamente, têm as suas datas separadas por vírgulas em ordem crescente. (MARTINS, 1987, 1997, 2000). (SILVA; TÁLAMO; GONZAGA, 1965, 1985, 1994). As citações indiretas de diversos documentos de vários autores, mencionados simultaneamente, devem ser separadas por ponto e vírgula em ordem alfabética: (COELHO NETO, 1991; FONSECA, 1997; SILVA, 1986).
11 Notas de Rodapé As notas de rodapé devem ser alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira letra da primeira palavra, de forma a destacar o expoente e sem espaço entre elas e com fonte menor. A numeração deve ser em algarismos arábicos (1, 2, 3...) e seqüencial. As notas de rodapé deverão estar completas na mesma página do termo explicado (não devem ultrapassar para a próxima página). Há dois tipos de notas de rodapé: notas de referência e notas explicativas: a) notas de referência: utilizadas para indicar fontes consultadas ou remetem a outras partes da obra onde o assunto foi abordado permitindo comprovação ou ampliação de conhecimento do leitor. É feita a partir de algarismos arábicos em ordem única e consecutiva para todo o capítulo ou parte. A primeira citação de uma obra deve ter sua referência completa. Exemplo (no pé da página) 1 1 SANTOS, G. C. Manual de organização de referências e citações bibliográficas para documentos impressos e eletrônicos. Campinas: Autores Associados, As subseqüentes citações da mesma obra podem ser referenciadas de modo abreviado utilizando as expressões latinas. Essas expressões devem ser utilizadas somente em notas, exceto apud que pode ser utilizada no texto. Ibidem ou Ibid. = na mesma obra: usado quando se fizerem várias citações de um mesmo documento, variando apenas a paginação. 2 MILLER, G., p. 201.
12 12 3 Ibidem. p Ibidem. p Idem ou Id. = do mesmo autor: substitui o nome, quando se tratar de citação de diferentes obras do mesmo autor. 5 SMITH, F., p Idem, p. 58. Op. Cit. = na obra citada: é usada em seguida ao nome do autor, referindo-se à obra citada anteriormente, na mesma página, quando houver intercalação de outras notas. 7 SILVA, A., p CARVALHO, E., p SILVA, op. cit. p.78. Loc. Cit. = no lugar citado: é empregada para mencionar a mesma página de uma obra já citada, quando houver intercalação de outras notas de indicação bibliográfica. 10 ANDRADE, p CRAVEN, p ANDRADE, loc. cit. Et. seq. = seguinte ou que se segue: usada quando não se quer mencionar todas as páginas da obra referenciada. Indica-se a primeira página, seguida da expressão. 13 CUNHA, p.167 et. seq. Cf. = confira: usada para fazer referência a trabalhos de outros autores ou a notas do mesmo autor.
13 13 14 Cf. SALVAGIOLLI, p Cf. item 4 deste capítulo. Apud = citado por, conforme, segundo - pode, também, ser usada no texto. - No texto: No modelo serial de Gough (1972 apud Nardi (1993) o ato de ler [...] - No rodapé da página: 16 EVANS, 1987 apud SAGE, 1992, p b) notas explicativas: a numeração das notas explicativas é feita em algarismos arábicos em ordem única e consecutiva para todo o capítulo ou parte. Não se inicia a numeração a cada página. Exemplo - no texto: O comportamento liminar correspondente à adolescência vem se constituindo numa das conquistas universais, como está, por exemplo, expresso no Estatuto da Criança e do Adolescente na nota de rodapé: 17 Se a tendência à universalização das representações sobre a periodização dos ciclos de vida desrespeita a especificidade dos valores culturais de vários grupos, ela é condição para a constituição de adesões e grupos de pressão integrados a moralização de tais formas de inserção de crianças e jovens.
Guia Como Utilizar As Normas da ABNT Saiba tudo sobre
Guia Como Utilizar As Normas da ABNT Saiba tudo sobre Citação Biblioteca IFSP São João da Boa Vista Biblioteca Comunitária Wolgran Junqueira A Biblioteca foi feita para você! Definição Finalidade Tipos
Citação em trabalhos acadêmicos:
Seção Técnica de Referência e Atendimento ao Usuário e Documentação STRAUD [email protected] Citação em trabalhos acadêmicos: NBR 10520:2012 Maria Elisa V. Pickler Nicolino, Bibliotecária CRB8
Orientação em Normalização Documentária
Orientação em Normalização Documentária Apresentação de Citações em Documentos Maria Luzinete Euclides - Bibliotecária UNESP - Marília - 2005 ABNT/NBR 10520:2002- Citações em Documentos Esta Norma especifica
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial)
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TEXTOS COMPLETOS Luciane de Paula (Presidente da Comissão Editorial) Informações gerais A Revista de Estudos Discursivos, gerada a partir das comunicações apresentadas no interior
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA. Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002 São Carlos 2012 Guia para padronização de Citações As orientações abaixo são de acordo com a NBR 10520/2002 da Associação
MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS. Biblioteca Paulo Freire
MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS Biblioteca Paulo Freire ABNT NBR 10520:2002 Informação e documentação Citações em documentos Apresentação Jaguariúna Sumário 1. Introdução 1 2. Objetivo
PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CITAÇÃO (NBR 10520:2002)
PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO E NORMALIZAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS CITAÇÃO (NBR 10520:2002) utubro de 2011. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Biblioteca Universitária. Programa de capacitação.
BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ Aula 3
BIBLIOTECA DE CIÊNCIAS JURÍDICAS NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS CIENTÍFICOS: CITAÇÕES E NOTAS DE RODAPÉ Aula 3 Paula Carina de Araújo [email protected] 2014 Citação ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS
4 USO DE CITAÇÕES EM TRABALHOS CIENTÍFICOS
4 USO DE CITAÇÕES EM TRABALHOS CIENTÍFICOS Citação é a menção de uma informação extraída de outra fonte (ABNT, 2002b, p. 1). As citações podem ser: a) citação direta: transcrição textual de parte da obra
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO CAMPUS UBERABA - MG NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS DE ESTÁGIO UBERABA-MG 2010 SUMÁRIO
DE ARTIGO CIENTÍFICO
CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, TURISMO, DIREITO E PÓS-GRADUAÇÃO Maria Paulina Gomes Maria Paulina Gomes Manual elaborado para orientar os alunos que estão realizando a disciplina Trabalho de Conclusão
DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC)
DIRETRIZES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO (TCC) RIO DE JANEIRO 2009 2 APRESENTAÇÃO Estas diretrizes têm por objetivo padronizar a apresentação dos Trabalhos
ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DOM BOSCO CORNÉLIO PROCÓPIO - PR ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS DO ARTIGO CIENTÍFICO baseados na NBR 6022, 2003 1 INTRODUÇÃO As orientações aqui apresentadas são baseadas
A estrutura de um trabalho, de acordo com a ABNT/NBR-14724, compreende três elementos: Pré textuais, Textuais Pós textuais.
APRESENTAÇÃO Para ficar claro, é necessário fazer distinções entre padrões e normas, já que normas da ABNT são constituídas de regras a serem seguidas, objetivando a qualidade em produções científicas,
SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA - ACEG FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL - FAEF
NORMAS ABNT NBR10520/2002 Citações em documentos Definição Citação: é a menção de uma informação extraída de outra fonte. Citação de citação: é a citação direta ou indireta de um texto em que não se teve
Universidade Federal de Juiz de Fora Departamento de Nutrição Curso de Nutrição MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Universidade Federal de Juiz de Fora 0 MANUAL DE RELATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS Professores: Renato Moreira Nunes Cristiane Gonçalves de Oliveira Fialho Paulo Henrique Fonseca da Silva Renata Maria Souza
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PESQUISA Considera-se projeto de pesquisa um plano ou uma orientação metódica acerca dos passos que devem ser executados na pesquisa de forma concreta, atendendo a
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO SISTEMA DE BIBLIOTECAS Dr. JALMAR BOWDEN NOEME VIANA TIMBÓ
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO SISTEMA DE BIBLIOTECAS Dr. JALMAR BOWDEN NOEME VIANA TIMBÓ MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHOS ACADÊMICOS: SEGUNDO ABNT NBR 10520 AGO. 2002 SÃO BERNARDO DO CAMPO Revisado
1 Apresentação 2 Formatação do texto Papel: Margens: Tipo de Letra: Tamanho da fonte: Espaço entre as linhas:
1 2 1 Apresentação Este documento tem por objetivo apresentar orientações para a redação e formatação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na modalidade de Artigo Científico. Para a elaboração do artigo
Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
Faculdade de Alta Floresta (FAF) Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Alta Floresta-MT 2015 Programa de Iniciação Científica MANUAL DE NORMAS PARA
REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS
REGRAS BÁSICAS PARA APRESENTAÇÃO FORMAL DE TRABALHOS Estas regras são aplicadas a todos os Trabalhos acadêmicos ou similares (trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar,
MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
ISSN online: 2318-4299 MANUAL PARA ELABORAÇÃO E NORMATIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS 2ª Edição revisada e ampliada www.incentivoaciencia.com.br Brasil 2015 APRESENTAÇÃO A Associação Brasileira de Incentivo
Guia para apresentação do trabalho acadêmico:
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2005 São Carlos 2010 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com a
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO SISTEMA DE BIBLIOTECAS Dr. JALMAR BOWDEN NOEME VIANA TIMBÓ
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO SISTEMA DE BIBLIOTECAS Dr. JALMAR BOWDEN NOEME VIANA TIMBÓ MANUAL DE CITAÇÃO PARA TRABALHOS ACADÊMICOS: SEGUNDO ABNT NBR 10520 AGO. 2002 SÃO BERNARDO DO CAMPO Revisado
TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 RESUMO
TÍTULO DA OFICINA/MINICURSO EM NEGRITO CAIXA ALTA CENTRALIZADO FONTE TIMES NEW ROMAN 12 Nome completo do autor com sobrenome em CAIXA ALTA Nome completo do coautor com sobrenome em CAIXA ALTA RESUMO Identifique
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO
MANUAL PARA ELABORAÇÃO DE ARTIGOS DE PÓS-GRADUAÇÃO Marechal Cândido Rondon PR 2013 SUMÁRIO 1. CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DOS ARTIGOS...3 1.1 Formato...3 1.2 Ciclo de vida...3 1.3 Características técnicas
CADERNOS DE AULAS (C@LEA) NORMAS PARA CITAÇÕES (Baseado na NBR 10520/2002)
CADERNOS DE AULAS (C@LEA) NORMAS PARA CITAÇÕES (Baseado na NBR 10520/2002) A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) define citação como a menção de uma informação extraída de outra fonte (NBR
Guia para padronização de Citações:
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para padronização de Citações: de acordo com NBR 10520/2002 São Carlos 2010 Guia para padronização de Citações As orientações abaixo são de acordo com a NBR 10520/2002 da Associação
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
FUNDAÇÃO JOSÉ AUGUSTO VIEIRA FACULDADE JOSÉ AUGUSTO VIEIRA CURSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Lagarto/SE, 2009 1 SUMÁRIO
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
1 Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas)
ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) Um resumo das normas Este resumo é indicado, principalmente, para quem for escrever um trabalho científico. Como a própria ABNT diz, ao introduzir o texto
INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM. NOME DOS ALUNOS (equipe de 4 pessoas) TÍTULO DO PROJETO
1 INSTITUTO CAMPINENSE DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU CURSO DE ENFERMAGEM NOME DOS ALUNOS (equipe de 4 pessoas) TÍTULO DO PROJETO CAMPINA GRANDE-PB 2014 2 NOME DOS ALUNOS (equipe de 4
MARIA BERNADETE MIRANDA
MARIA BERNADETE MIRANDA Trabalhos Acadêmicos segundo a ABNT-NBR 14724:2002 NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA! Referências! Citações em documentos! Trabalhos Acadêmicos ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS!
FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO
FACULDADES SÃO JOSÉ NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Rio de Janeiro 2007 NOME DO AUTOR TÍTULO DO PROJETO Projeto de pesquisa apresentado para a Programa de Iniciação à Pesquisa das FSJ, ou para elaboração
Guia para apresentação do trabalho acadêmico:
BIBLIOTECA COMUNITÁRIA Guia para apresentação do trabalho acadêmico: de acordo com NBR 14724/2011 São Carlos 2011 Guia para apresentação do trabalho acadêmico As orientações abaixo são de acordo com NBR
COMPLEMENTAÇÃO ÀS NORMAS TÉCNICAS PARA A DISSERTAÇÃO
COMPLEMENTAÇÃO ÀS NORMAS TÉCNICAS PARA A DISSERTAÇÃO RESUMOS Os resumos em língua portuguesa e em língua estrangeira devem conter no mínimo 200 e no máximo 500 palavras. PALAVRAS-CHAVE Devem ser usadas
MANUAL DE PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO. 1. INTRODUÇÃO Deve ser breve, contendo descrições da empresa (o que é, qual a área de atuação, etc).
MANUAL DE PRODUÇÃO DO RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO CAPA Na capa devem conter as seguintes informações: - UNIVAP Universidade do Vale do Paraíba - Relatório de Atividade de Estágio - Nome da Empresa: - FCA
AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE.
AÇÕES PARA ORGANIZAÇÃO DE ARTIGO TEXTO RETIRADO E ADAPTADO DO MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LA SALLE. CANOAS/2014 A estrutura deste manual foi elaborada com base
Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE
Programa de Pós-graduação em Biofotônica Aplicada às Ciências da Saúde Universidade Nove de Julho - UNINOVE Normas para Redação de Dissertações/Teses 1. Estrutura A estrutura de uma dissertação, tese ou
MODELOS DE CITAÇÕES (autor/data) E REFERÊNCIAS
1 COMO REALIZAR CITAÇÕES EM DOCUMENTOS - NBR 10520/2002 O QUE É UMA CITAÇÃO? Menção de uma informação extraída de outra fonte. CITAÇÃO INDIRETA (paráfrase ideia do autor escrita com suas palavras). EXEMPLO:
COMO FAZER UM ARTIGO CIENTÍFICO?
COMO FAZER UM ARTIGO CIENTÍFICO? 1 EXTENSÃO Quantitativa: os autores variam suas opiniões. Em média, apontam para 10 a 15 páginas. Qualitativa: não existem proibições quanto a temas, desde que atinentes
Manuais de Normalização SIB/UnP. Citações
Manuais de Normalização SIB/UnP Citações CONCEITO São informações retiradas de outras fontes mencionadas no texto para complementar as ideias do autor da pesquisa, embasando o assunto abordado, dando respaldo
RESOLUÇÃO COTEA N 1/2013 TERMO ADITIVO, de 23 de janeiro de 2013.
RESOLUÇÃO COTEA N 1/2013 TERMO ADITIVO, de 23 de janeiro de 2013. Art. 1 O aluno que estiver apto a matricular-se no TCC1- PROJETO DE PESQUISA deverá procurar o orientador de TCC que mais se aproxime do
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Conforme as Normas Técnicas da ABNT)
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Conforme as Normas Técnicas da ABNT) Maceió 2011 1 TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS Na academia de ensino superior podemos encontrar os seguintes tipos de trabalhos:
UNESP Faculdade de Odontologia de Araraquara Biblioteca Professora Maria Dilma de Oliveira Gonçalves. Diretrizes para elaboração de Memorial Acadêmico
UNESP Faculdade de Odontologia de Araraquara Biblioteca Professora Maria Dilma de Oliveira Gonçalves Ana Cristina Jorge Diretrizes para elaboração de Memorial Acadêmico Araraquara 2014 2 MEMORIAL ACADÊMICO
Diretrizes para Autores
Diretrizes para Autores Os manuscritos recebidos eletronicamente (em ), que estiverem de acordo com as normas da revista e forem considerados potencialmente publicáveis pela,
Normas ABNT para Trabalhos
Normas ABNT para Trabalhos CAPA: Nome da Instituição: fonte tamanho 12 e centralizado. Nome dos autores: fonte tamanho 12, centralizado em ordem alfabética. Título: fonte tamanho 14 em negrito e centralizado.
MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS
MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Nome(s) do(s) autor(es) em ordem alfabética E-mail(s) Professor(a)orientador(a) Resumo Este documento apresenta o modelo de elaboração e formatação
MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES
1 MODELO PARA ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES Primeiro Autor (aluno) e-mail Formação Segundo Autor (aluno) e-mail Formação Professor Orientador e-mail
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ARTIGOS
1 UNIVERSIDADE POSITIVO NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS ARTIGOS CURITIBA 2013 2 UNIVERSIDADE POSITIVO Reitor José Pio Martins Pró-Reitor Administrativo Arno Antonio Gnoatto Pró-Reitora
ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ COLEGIADO DE LETRAS: EAD/UAB/UESC PROFª MSC. RITA LÍRIO DE OLIVEIRA ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO ITABUNA - BAHIA 2013 PROFª MSC. RITA LÍRIO DE OLIVEIRA ESTRUTURA DO
I Simpósio de Educação Musical
I Simpósio de Educação Musical Normas para estruturação dos trabalhos COMUNICAÇÕES Normas e estrutura do trabalho: Título do trabalho (Times New Roman, 14, negrito, centralizado) Nome dos(as) autores(as),
Revista Cultivando o Saber
1 FACULDADE ASSIS GURGACZ-FAG Cascavel - PR. Revista Cultivando o Saber INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS NA REVISTA CULTIVANDO O SABER Os trabalhos enviados à Revista Cultivando o Saber devem ser
REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC
REGRAS PARA A PULICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA REVISTA JURÍDICA DA AJUFESC 1. O artigo deve apresentar enfoque INÉDITO e abordar tema relativo à Jurisdição Federal. O tema deve ser preferencialmente
INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME
0 INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - IFSC CURSO DE XXXX - XXX NOME Nome do (s) autor (s). Se tiver mais de um autor, inserir os nomes em ordem alfabética. NBR 10719: apresentação de relatórios técnico-científicos
MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC
Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart Biblioteca da Etec de Esportes Curt Walter Otto Baumgart MANUAL PARA NORMATIZAÇÃO - TCC São Paulo, 2014 ii FORMATO DO TCC Tamanho do papel: A4 (21 cm 29,7 cm);
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS
1 ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PAPER NO ACOMPANHAMENTO ESPECIAL DE TODAS AS DISCIPLINAS APRESENTAÇÃO Esse documento é dirigido aos docentes e discentes da Fesp Faculdades com a finalidade de adotar normas
CITAÇÃO - Regras básicas de apresentação
CITAÇÃO - Regras básicas de apresentação A norma que rege as Citações é a NBR-10520 revisada em agosto de 2002. Nas citações, as chamadas são feitas pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável
PASSO-A-PASSO PARA DESENVOLVER E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO
CURSO DE PEDAGOGIA EaD PASSO-A-PASSO PARA DESENVOLVER E REDIGIR UM ARTIGO CIENTÍFICO 1. CARACTERÍSTICAS E CONCEITUAÇÃO Este texto trata a respeito das Normas da ABNT com a finalidade de orientar os acadêmicos
NÃO ESQUEÇA AS FONTES
NÃO ESQUEÇA AS FONTES Geraldo Campetti Sobrinho atual. out. 2009 Ao redigir um texto para livro ou periódico, é importante que o autor se lembre de fazer as devidas anotações das fontes consultadas e citadas
Escreva aqui o título do trabalho com no máximo 15 palavras
Escreva aqui o título do trabalho com no máximo 15 palavras Nome Completo Primeiro Autor 1, Nome Completo Segundo Autor 2, Nome Completo Terceiro Autor 1 1 Departamento de Informática, Universidade Estadual
REVISTA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
REVISTA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO INSTRUÇÕES AOS AUTORES 1 GERAIS: Originais: Os artigos devem ser enviados exclusivamente por meio eletrônico para o endereço: [email protected] - Revista
ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO
ANEXO IV RELATO DE EXPERIÊNCIA TÍTULO DO TRABALHO Nome Sobrenome 1 Nome Sobrenome 2 RESUMO Este trabalho apresenta os elementos que constituem a estrutura do relato de experiência para o programa de apoio
ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
1 ORIENTAÇÕES BÁSICAS NA ELABORAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO Betylaine Amaral Mesquita 1 Prof. Dr. Damião Carlos Amaral Mesquita 2 RESUMO: Este texto trata a respeito das Normas da ABNT com a finalidade de
CONSULTIME GESTÃO DE ENSINO ADRIANA SARTÓRIO RICCO. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS (Monografias e Trabalhos para Disciplinas)
CONSULTIME GESTÃO DE ENSINO Faculdade de Ciências e Educação do Espírito Santo UNIVES Faculdade de Educação de Vitória - AUFES Professora Organizadora: ADRIANA SARTÓRIO RICCO NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE
I Simpósio de Sistemas de Informação (I SIMSI) Montes Claros, 28 de Agosto de 2015 EDITAL
(I SIMSI) Montes Claros, 28 de Agosto de 2015 EDITAL A coordenação do das Faculdades Santo Agostinho faz saber que fará realizar o (I SIMSI), de acordo com instruções constantes do presente edital. 1.
NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO
1 NORMAS DE PUBLICAÇÃO DA REVISTA ELETRÔNICA SALA DE AULA EM FOCO Sumário 1. POLÍTICA EDITORIAL... 1 1.1. FOCO E ESCOPO... 1 1.2. PÚBLICO ALVO... 2 1.3. SUBMISSÃO DOS ARTIGOS... 2 1.4. AVALIAÇÃO POR PARES...
Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica
Orientações Gerais para Elaboração de Projeto 4º Prêmio CISER de Inovação Tecnológica O projeto deverá ser encaminhado contendo todas as informações solicitadas no roteiro a seguir, inclusive seguindo
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
1,5 espacejamento entre as linhas CURSO xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx 2 espaços 1,5 Fonte 14 Nome do Estagiário Fonte 14 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Fonte 16 COLOCADO NO CENTRO DA FOLHA BAMBUÍ ANO Fonte
Roteiro de Normas Técnicas para apresentação de trabalhos acadêmicos, dissertações, teses e monografias Rede Gonzaga de Ensino Superior
Objetivo: As normas da ABNT tem o objetivo de facilitar e determinar um padrão nos trabalhos, facilitando assim a avaliação das escolas e universidades, dentro de um mesmo parâmetro de apresentação. Elas
Citações bibliográficas no texto de acordo com a ABNT - NBR 10520/2002
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO SERVIÇO DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO CIENTIFICA Citações bibliográficas no texto de acordo com a ABNT - NBR 10520/2002 Índice 1 Definição 2 Sistemas de
Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis.
Manual de Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso dos Curso de Administração, Sistemas de Informação e Ciências Contábeis. 2 Sumário Necessidade do estágio... 3 Realização do Estágio... 3 Documentações
PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO
MANUAL DE NORMAS TÉCNICAS 1 PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PROCESSO PENAL IBCCRIM-COIMBRA, REALIZADO PELO INSTITUTO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS CRIMINAIS (IBCCRIM)
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE QUÍMICA NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO -TCC 1 APRESENTAÇÃO As recomendações a seguir resumem os princípios para a elaboração
NORMAS DE PUBLICAÇÃO
NORMAS DE PUBLICAÇÃO NORMA PARA ELABORAÇÃO DO RESUMO Resumos: O texto do resumo, para qualquer modalidade de participação, deverá ser apresentado de acordo com a seguinte configuração: TÍTULO: centralizado,
Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE SÃO LUIS DE MONTES BELOS TECNOLOGIA EM LATICÍNIOS Roteiro para Elaboração de Relatório de Aulas Práticas, Visitas técnicas e Trabalhos Acadêmicos
EDITAL 03/2015 REVISTA PESQUISA & EXTENSÃO FACIT
EDITAL 03/2015 REVISTA PESQUISA & EXTENSÃO FACIT A Faculdade de Ciência e Tecnologia de Montes Claros (FACIT), por intermédio da Coordenação de Pesquisa, TORNA PÚBLICO a todos os interessados que está
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo do Trabalho, se Houver
FACULDADES INTEGRADAS PADRE ALBINO NOME DO CURSO NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo do Trabalho, se Houver CATANDUVA Ano NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA TÍTULO
As partes que compõem o trabalho acadêmico são:
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Picos, 2009 Apresentação O conhecimento científico tem como princípio fundamental a objetividade, tendo como premissa a sua legitimidade junto à comunidade científica.
COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO
Modelo de Artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003. Título do artigo, centralizado. COMO ELABORAR UM ARTIGO CIENTÍFICO Maria Bernardete Martins Alves * Susana Margaret de Arruda ** Nome do (s) autor
Manual de Normas Técnicas *Apresentação de artigos e pôsteres*
17º Encontro Nacional de Apoio à Adoção (ENAPA) Projeto Fortalecimento da Rede Nacional de Apoio à Adoção e Convivência Familiar e Comunitária Manual de Normas Técnicas Brasília/DF 2012 Comissão Executiva
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO
NORMAS PARA PUBLICAÇÃO DE TRABALHO COMPLETO 1. INTRODUÇÃO As Edições OMNIA, da FAI - Faculdades Adamantinenses Integradas tem por objetivo publicar artigos nas seguintes formas: Trabalhos Originais, Revisão
DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO. META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico.
DESENVOLVIMENTO E ORGANIZA- ÇÃO DO TRABALHO CIENTÍFICO Aula 3 META Descrever como proceder para melhor elaborar e organizar um trabalho científico. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno(a) deverá: ler
Como fazer Referências. Rachel A. L Valente Cristina Pereira
Como fazer Referências Rachel A. L Valente Cristina Pereira São Carlos Outubro / 2012 As Referências devem ser elaboradas de acordo com a norma da ABNT NBR 6023: 2002 Informação e documentação Referências
MODELO TRABALHO ESCOLAR
SOCIEDADE DIVINA PROVIDÊNCIA COLÉGIO STELLA MARIS Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP 88790-000 (48) 3646-0425 Fax: (48) 3646-1206 http://www.stellamaris.g12.br E-mail: [email protected]
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
VI SENPEX NORMAS PARA ELABORAÇÃO E SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO Período de submissão: 10/07/2015 10/09/2015. 1. O VI do UNIBAVE: Ciência e tecnologia para promoção da educação e da vida", a ser realizado
Universidade Federal de Viçosa Departamento de Economia Comissão de Monografia NORMAS PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Universidade Federal de Viçosa Departamento de Economia Comissão de Monografia NORMAS PARA ESTRUTURAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Comissão de Monografia do Curso de Ciências Econômicas 23
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
COLÉGIO DA POLICIA MILITAR DA BAHIA PROFESSOR CARLOS ROSA NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES Por: CPM Professor Carlos Rosa Alagoinhas 2016 1 SUMÁRIO OBJETIVO... 3 1 APRESENTAÇÃO GRÁFICA DO
CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA NO SERTÃO
CHAMADA PARA A SUBMISSÃO DE TRABALHOS NO 3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO LIVRO, DA LEITURA E DA LITERATURA NO SERTÃO A Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco/Fundarpe e a Universidade de Pernambuco/Campus
Modelos de Citações Bibliográficas e Referências
Modelos de Citações Bibliográficas e Referências Os exemplos aqui contidos foram retirados do livro Trabalhos Acadêmicos: da concepção à apresentação *, obra de autoria de conceituadas docentes da URI.
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO E ARTIGO COMPLETO RESUMOS - Os resumos deverão ter no máximo 500 palavras. - A estrutura do resumo deverá conter, obrigatoriamente: problematização da pesquisa; objetivos;
COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Série: 3º ANO ENSINO MÉDIO MATERIAL COMPLEMENTAR COMO ELABORAR UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO São Paulo 2012 1 1. APRESENTAÇÃO GRÁFICA: Todo trabalho escolar deve conter impressão de boa qualidade,
NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA
NORMAS PARA A APRESENTAÇÃO DA VERSÃO DEFINITIVA DA DISSERTAÇÃO NO 1. VERSÃO FINAL O original da versão final da Dissertação deverá ser entregue pelo aluno a Coordenação do Programa de Pós-Graduação em
CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA. Dr. THOMAZ NOVELINO DIGITE NOME. TÍTULO (DIGITE: TEXTO FORMATADO) Subtítulo (use se necessário)
CENTRO PAULA SOUZA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE FRANCA Dr. THOMAZ NOVELINO FORMATO DA FOLHA A4(21 CM X29,7 CM) ESPAÇAMENTO 1,5 MARGEM: SUPERIOR E ESQUERDA- 3 CM INFERIOR E DIREITA - 2 CM [f1] Comentário:
