Regulamento do Parcelamento Próprio da UNIRP I DO PROGRAMA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulamento do Parcelamento Próprio da UNIRP I DO PROGRAMA"

Transcrição

1

2 2 Regulamento do Parcelamento Próprio da UNIRP I DO PROGRAMA Art. 1º O Programa de Parcelamento Próprio da UNIRP (Posso UNIRP) é um programa de inclusão educacional que tem por objetivo conceder, por mera liberalidade, ao Acadêmico, condições especiais para pagamento de parte do valor de suas mensalidades vincendas, conforme as definições e condições estabelecidas neste Regulamento e no Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades. Parágrafo único. Não serão objetos de parcelamento os serviços extraordinários, como segunda via de documentos, declarações, atestados, histórico escolar, guias de transferência, diplomas, dentre outros que porventura possam estar disponíveis para o Acadêmico, bem como os cursos de EAD e de Pós- Graduação. Art. 2 º A instituição de ensino avaliará semestralmente o cadastro dos acadêmicos interessados em participar do Programa de Parcelamento e aprovará - de conformidade com o seu orçamento financeiro - uma determinada quantidade de vagas para os cursos definidos pela entidade educacional, em condições a serem definidas e divulgadas a cada período acadêmico. 1º Semestralmente, o número de vagas a serem aprovadas poderá variar, bem como as vagas disponibilizadas e ainda não preenchidas, até um determinado momento do semestre em curso, poderão ser suspensas. 2º O acadêmico interessado deverá ser aprovado na avaliação cadastral. Caso o cadastro do interessado seja aprovado e opte pela obtenção do parcelamento, mediante assinatura do Termo de Concessão de Parcelamento, o acadêmico deverá efetuar o pagamento da taxa de avaliação.

3 3 II - DA INSCRIÇÃO Art. 3º O acadêmico Interessado deverá fazer a sua inscrição para avaliação cadastral no site 1º No ato da inscrição o candidato deverá: a) informar o curso para o qual deseja a concessão, bem como preencher os demais dados solicitados, como a renda per capita familiar, que não poderá ser superior a 3 (três) salários mínimos; b) fazer upload dos documentos descritos no Anexo I deste Regulamento; c) a UNIRP poderá solicitar os documentos do Anexo I e outro(s) documento(s) que considerar pertinente. Caso sejam solicitados novos documentos e o (a) estudante não os apresentar, considerarse-á que desistiu do benefício pleiteado, não podendo mais pleiteá-lo no semestre em curso. 2º As informações prestadas no ato da inscrição serão utilizadas para elaboração do Termo de Concessão do Parcelamento de Mensalidades. Art. 4º A concessão para pagamento futuro de parte das mensalidades vincendas não é cumulável com nenhum desconto comercial/pontualidade, bolsas de estudos ou qualquer outro benefício ou financiamento, particular ou público, que venham a ser concedidos ou disponibilizados aos demais acadêmicos da instituição concedente. Verificando-se a posteriori que o acadêmico utilizou-se da cumulação de benefícios em proveito próprio, perderá ele o direito a novos aditamentos, ingressando - de pleno direito - em período de amortização obrigatória. III DA APROVAÇÃO Art. 5º A aprovação será realizada sempre que o orçamento da instituição contemplar verba para este fim. Art. 6º A aprovação será realizada pela instituição de ensino que definirá o resultado da avaliação cadastral, bem como a veracidade da documentação constante no Anexo I e que deverá ser entregue na UNIDADE I da instituição de ensino (Rua Yvette Gabriel Atique, 45 - Boa Vista - em São José do Rio Preto/SP, no setor de COMISSÃO DE BOLSAS).

4 4 1º Serão avaliados os candidatos matriculados e que possuírem renda per capita igual ou inferior a 3 (três) salários mínimos. Não caberá recurso sobre a decisão da instituição de ensino. 2º A concessão do parcelamento é pessoal e intransferível, tendo sua validade de disponibilização restrita às mensalidades que serão pagas futuramente. 3º Caso seja constatado pela UNIRP que o candidato prestou qualquer informação em desconformidade com este Regulamento, ou apresentou qualquer documento adulterado, o acadêmico perderá o direito à concessão, ingressando - de pleno direito - no período de amortização obrigatória pelo aluno, sem prejuízo de responder cível e criminalmente por suas condutas. 4º Vindo o acadêmico, posteriormente à concessão do parcelamento, a se habilitar para a obtenção de algum outro benefício, seja público ou privado, deverá optar pelo benefício ou manutenção do parcelamento objeto das presentes normas. Art. 7º O candidato selecionado, que optar pela obtenção do parcelamento, deverá efetuar o pagamento da Taxa de Avaliação Cadastral e assinar o Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades. Parágrafo único. A Taxa de Avaliação Cadastral será gerada diretamente no portal do aluno da instituição educacional, no endereço eletrônico, Para acesso ao Portal do Aluno, o login e a senha para o primeiro acesso será o CPF do candidato. A Taxa poderá também ser paga, via boleto bancário, ou parcelada em até 6 (seis) vezes no cartão de crédito. IV DA ASSINATURA DO TERMO DE CONCESSÃO DE PARCELAMENTO DE MENSALIDADES Art. 8º O acadêmico deverá apresentar à UNIRP o Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades, assinado pelo(s) corresponsável (eis) financeiro(s), quando exigido pela UNIRP, bem como o comprovante de pagamento da Taxa de Avaliação cadastral e os demais documentos exigidos pela UNIRP, conforme Anexo I.

5 5 1º O acadêmico deverá cumprir os seguintes procedimentos: a) assinar, juntamente com os corresponsável (eis) financeiro(s), todas as vias e todas as páginas do contrato; b) as assinaturas, do acadêmico e do corresponsável (eis) financeiro(s), constantes da última página de cada via do contrato, deverão ter as firmas reconhecidas. c) efetuar o pagamento da Taxa de Avaliação Cadastral à empresa CREDUC, no prazo de até 2 (dois) dias após a assinatura do contrato, em rede bancária credenciada ou no cartão de crédito. 2º A não entrega do Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades na UNIRP e/ou o não pagamento da Taxa de Avaliação cadastral, dentro dos prazos estabelecidos, será considerado como desistência, não sendo possível a concessão do benefício, que será disponibilizado para o candidato subsequente. 3º A taxa de avaliação cadastral será paga apenas na primeira solicitação do benefício realizada pelo (a) estudante, e o valor será determinado pela empresa CREDUC. 4º O acadêmico deverá estar em situação financeira regular junto a IES. Se inadimplente, deverá regularizar seus débitos, uma vez que as dívidas existentes não farão parte do parcelamento. 5º As mensalidades que não forem parceladas deverão ser pagas para a UNIRP até o dia 10 de cada mês, sob pena de incidência de multa e juros. 6º O parcelamento terá validade a partir do mês subsequente ao da conclusão de todos os procedimentos para a concessão, ou seja, estar o acadêmico regularmente matriculado, estar adimplente com a UNIRP, ter entregado o Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades e ter pago a Taxa de Avaliação Cadastral. 7º O Parcelamento corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor das mensalidades do semestre em que for concedido, sem desconto pontualidade, com a ressalva de que abrangerá apenas as parcelas que vencerem após a devolução do contrato assinado e o pagamento da taxa de avaliação. Dessa forma, o Programa de Parcelamento não retroagirá para as mensalidades já pagas na UNIRP.

6 6 Art. 9º Poderão ser corresponsáveis financeiro o pai, a mãe, amigo, parente e outros, desde que de idade superior a 18 e abaixo de 65 anos. 1º O acadêmico aprovado para a concessão do parcelamento não poderá ser seu próprio corresponsável financeiro, nem - da mesma forma - seu cônjuge, caso seja casado (a). 2º Caso o corresponsável financeiro seja casado, a assinatura do cônjuge do corresponsável é obrigatória. V DA CONFISSÃO DE DÍVIDA Art. 10. A renovação do benefício para o período subsequente estará sujeita a assinatura do Termo de Confissão de Dívida que deverá ser feita de acordo com o calendário financeiro da UNIRP, sendo que o acadêmico deve estar com a matrícula e a situação financeira regularizada junto à instituição de ensino com relação à parcela da mensalidade que não foi parcelada. A não assinatura ou a falta de entrega do referido Termo ou, ainda, em caso de inadimplência de duas ou mais parcelas não parceladas, implicará a suspensão do benefício e o início da cobrança das parcelas adiadas, em conformidade com o Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades, a ser firmado pela UNIRP e pelo acadêmico. 1º A UNIRP poderá, durante o Programa de Parcelamento, solicitar documentos atualizados, comprovando que o acadêmico e seu grupo familiar continuam com a renda dentro do estabelecido. 2º Em caso de atraso na entrega do Termo de Confissão de Dívida, ficará a cargo da UNIRP aceitar ou não o referido documento fora do prazo e dar continuidade ao Programa de Parcelamento, com a ressalva de que abrangerá apenas as parcelas que vencerem após a devolução do Termo assinado, ou seja, as parcelas que vencerem entre o prazo final para a entrega do Termo e a sua efetivação, serão integralmente cobradas do acadêmico. VI DO SALDO DEVEDOR E DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA Art. 11. O valor das parcelas que compõem o saldo devedor do acadêmico obtido em decorrência da assinatura do Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades será

7 7 corrigido mensalmente, a partir da data do vencimento do valor da mensalidade que deu origem a parcela adiada, até a data do seu efetivo pagamento, de acordo com a variação acumulada do IPCA, não havendo incidência de multa ou juros de qualquer espécie, a não ser em caso de inadimplemento. Parágrafo único. O valor a ser adiado corresponderá a 50% (cinquenta por cento) do valor das mensalidades do semestre em que for concedido o parcelamento e abrangerá as parcelas que vencerão após a entrega do Termo de Concessão do Parcelamento ou do Termo de Confissão de Dívida. VIII DA OBRIGAÇÃO DO ALUNO BENEFICIADO Art. 12. Para continuar no Programa de Parcelamento cabe ao aluno beneficiado: a) manter-se matriculado na Instituição de Ensino; b) manter boa conduta disciplinar, sendo-lhe vedada a prática de qualquer ato contrário à lei ou ao Regimento Interno da Instituição de Ensino em que estiver matriculado, de forma que qualquer infração disciplinar ou legal implicará a suspensão ou rescisão automática do benefício; c) manter seus dados cadastrais sempre atualizados; d) obter aproveitamento academico igual ou superior a 75% das disciplinas matriculadas. Caso o aluno obtenha aproveitamento inferior a 75% das disciplinas matriculadas, por dois semestres consecutivos ou não, perderá o benefício, dando-se inicio imediato ao processo de amortização das parcelas até então diferidas; e) proceder, na forma deste regulamento e conforme indicação da instituição de ensino, a assinatura do Contrato de Confissão de Dívida, sob pena de início imediato do processo de amortização. IX DO INADIMPLEMENTO

8 8 Art. 13. Ocorrendo atraso no pagamento de quaisquer dos valores estabelecidos neste Regulamento, o acadêmico - a partir da data do inadimplemento - arcará com correção monetária pelo índice estabelecido no Art. 11, juros de mora de 1% (um por cento) ao mês pro ratie die e multa de 2% (dois por cento), calculados sobre o valor em atraso, sem prejuízo de a UNIRP proceder à inclusão do nome do acadêmico e de seu(s) corresponsável (eis) financeiro(s) em quaisquer cadastros de restrição ao crédito. Art. 14. Se ocorrer o inadimplemento de duas parcelas de quaisquer dos valores estabelecidos neste Regulamento, consecutivas ou não, ocorrerá de pleno direito o vencimento antecipado do valor total do saldo devedor, ensejando a imediata cobrança judicial com a aplicação da correção monetária calculada pelo indexador do Art.11, juros de mora de 1% (um por cento) ao mês, multa de 2% (dois por cento), bem como com as despesas de cobrança, custas processuais e honorários advocatícios, este à base de 10% (dez por cento) sobre o total da dívida corrigida, sem prejuízo de a UNIRP proceder à inclusão do nome do acadêmico e de seu(s) corresponsável (eis) financeiro em quaisquer cadastros de restrição ao crédito. X DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 15 O aluno declara ter conhecimento de que a ocorrência de alguma das condições abaixo destacadas, a amortização dos valores parcelados se iniciará de imediato: a) rescisão do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais com a UNIRP; b) trancamento da matrícula; c) transferência para outro curso superior, ainda que para a mesma unidade da IES concedente, exceto se autorizado previamente pela UNIRP; d) ocorrência de qualquer causa de extinção do seu contrato de prestação de serviços educacionais com a UNIRP; e) desistência do curso pelo aluno junto à UNIRP; f) não efetivação da assinatura do Contrato de Confissão de Dívida na periodicidade e dentro do prazo estabelecido pela UNIRP. Parágrafo único. Na ocorrência de qualquer uma das condições acima especificadas a amortização será iniciada no dia 05 do mês subsequente à ocorrência do determinado evento.

9 9 Art. 16 A concessão do parcelamento se iniciará no mês subsequente ao mês da assinatura do Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades, não sendo permitido retroagir a aplicação do parcelamento para os meses anteriores ao da assinatura do Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades. Parágrafo único. A renovação do parcelamento, sempre que o aluno atender aos requisitos estabelecidos neste Regulamento e no Termo de Concessão de Parcelamento de Mensalidades, será aplicada no mês subsequente ao mês da assinatura do Contrato de Confissão de Dívida, não sendo permitido retroagir a aplicação da renovação do parcelamento para os meses anteriores ao da assinatura do Contrato de Confissão de Dívida. São José do Rio Preto/SP, 3 de julho de 2018.

10 10 ANEXO I RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO (LEIA ATENTAMENTE E IDENTIFIQUE QUAIS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA QUE VOCÊ COMPROVE AS SUAS CONDIÇÕES E DE SEU GRUPO FAMILIAR (SE FOR O CASO). Vale lembrar que a CPSA/CPBE tem autonomia para solicitar apresentação de quaisquer outros documentos que julgar necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato. Observação: O estudante, antes de comparecer na entrevista junto a CPSA/FIES precisa estabelecer vínculo/matrícula com a IES. Para tanto, deverá comparecer na Central de Atendimento, munido da ficha de inscrição concluída no SISFIES e o boletim do ENEM. Documentos para CPSA/UNIRP: 1 Comprovação do Ensino Médio: - Histórico Escolar do Ensino Médio do estudante ou Declaração de conclusão do Ensino Médio emitida pela Escola; 2 - Carteira de identidade (RG) e CPF ou CNH (Carteira Nacional de Habilitação) do Estudante e de TODOS os integrantes do grupo familiar (para menores de 18 anos pode ser apenas a certidão de nascimento); 3 - Comprovante de residência atual - somente 1 representando o grupo familiar (Energia; Água; IPTU; IPVA; Telefone, Fatura de Cartão de Crédito); 4 - Comprovante de separação ou divórcio dos pais do estudante e ou membros do grupo familiar, ou certidão de óbito, no caso de um deles não constar do grupo familiar, se for o caso; 5 Comprovante de União Estável ou Certidão de Casamento do estudante e ou de integrantes do grupo familiar, se for o caso. 6 Comprovantes de rendimentos do candidato e dos integrantes do grupo familiar: se estiver trabalhando (assalariado) ( a : são obrigatórios; e b: se declarar IRPF). a) - 3 últimos holerites, ou 6 últimos no caso de comissão ou horista; E - Carteira de Trabalho atualizada: xerox da página onde consta o número da carteira, da página da identificação pessoal e da página onde consta o último registro de contrato de trabalho e a próxima página em branco do contrato de trabalho. b) - Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) do último exercício (caso a renda atinja o valor para ser declarada) se não estiver exercendo atividade remunerada (com ou sem registro em carteira): - Declaração que não possui nenhum rendimento, com firma reconhecida em Cartório; E - Carteira de Trabalho atualizada: xerox da página onde consta o número da carteira, da página de identificação pessoal e da página onde consta o último registro de contrato de trabalho e a próxima página em branco.

11 7 - Se é APOSENTADO E PENSIONISTA (apenas 1 dos comprovantes): - O último comprovante de recebimento de aposentadoria ou pensão. OU - Extrato de pagamento do último mês emitido pela Internet no endereço eletrônico Se exerce ATIVIDADE RURAL (apresentar os documentos): a) - Declaração Imposto de Renda Pessoa Física do último exercício E Declaração emitida pelo Contador com firma reconhecida em cartório informando a renda dos últimos 3 meses (que pode substituir o DECORE); b) - Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas; E c) - Notas fiscais de vendas dos últimos seis meses para calcular a média mensal. Observação: Para quem não tem contador e não declara Imposto de Renda: Apresentar Declaração com firma reconhecida em Cartório sobre a atividade exercida e a renda dos últimos 3 meses (Toda informação será de total responsabilidade do declarante, sob pena de responder civil e criminalmente) Se AUTÔNOMOS - apresentar os documentos (a: se tiver contador ou b: se não tiver contador): a) - Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física IRPF do último exercício; E - Decore Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos dos últimos 3 meses emitido por Contador OU Declaração emitida pelo Contador com firma reconhecida informando a renda dos últimos 3 meses (que pode substituir o DECORE). - Extratos bancários dos últimos 3 meses. b) - Recibos de Prestação de Serviços dos últimos 3 meses; - Declaração com firma reconhecida em Cartório declarando a atividade exercida e a renda dos últimos 3 meses (Toda informação será de total responsabilidade do declarante, sob pena de responder civil e criminalmente); - Extratos bancários dos últimos 3 meses. Observação: NÃO ACEITAMOS SOMENTE O PRÓ-LABORE COMO COMPROVANTE DE RENDIMENTOS Se PROFISSIONAIS LIBERAIS (apresentar todos os documentos): a) - Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física IRPF do último exercício E OU Declaração emitida pelo Contador com firma reconhecida informando a renda dos últimos 3 meses (que pode substituir o DECORE); b)- Guias de recolhimento ao INSS dos três últimos meses; - Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos Se SÓCIOS E DIRIGENTES DE EMPRESAS (apresentar todos os documentos): a) - Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física IRPF do último exercício E DECORE OU Declaração emitida pelo Contador com firma reconhecida informando a renda dos últimos 3 meses (que pode substituir o DECORE); E b) - Declaração de Imposto de Renda Pessoa Jurídica IRPJ do último exercício; E

12 c) - Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos, da pessoa física e das pessoas jurídicas vinculadas. Observação: NÃO ACEITAMOS SOMENTE O PRÓ-LABORE COMO COMPROVANTE DE RENDIMENTOS. 12 Rendimentos de aluguel ou arrendamento de bens móveis e imóveis: a) - Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física IRPF do último exercício; b) - Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos; c) - Contrato de locação ou arrendamento devidamente registrado em cartório acompanhado dos três últimos comprovantes de recebimentos. 13 Comprovante do tipo de moradia: a) Cedida: declaração do cedente com firma reconhecida em Cartório e comprovante de IPTU. b) Própria: Último IPTU c) Alugada: contrato de aluguel (ou Declaração com firma reconhecida do Locador) e os 3 últimos recibos de pagamento; d) Financiada: o último recibo de pagamento e contrato de financiamento; 14 - Comprovante de veículo: do candidato e dos integrantes do grupo familiar. a) - IPVA ; ou b) - documento do veículo. 15 Estudante com autonomia financeira - se sustenta sem nenhuma ajuda de qualquer familiar ou então seja dependente de outras pessoas que não seja seu grupo familiar (pai, mãe, irmão, filho): - declaração com firma reconhecida em cartório justificando e comprovando sua condição. (Observação: toda informação será de total responsabilidade do declarante, sob pena de responder civil e criminalmente). 16 Pensão alimentícia - o estudante ou outro membro do grupo menor de 24 anos que recebe ou não pensão de um dos genitores (pai ou mãe): - documento que comprove Pensão Alimentícia; ou - declaração com firma reconhecida em cartório de um dos genitores declarando se há o pagamento da pensão alimentícia ou não (Toda informação será de total responsabilidade do declarante, sob pena de responder civil e criminalmente). LEMBRETES: Atendimento/entrevista ocorre somente com horário agendado. O estudante, antes da entrevista precisa estabelecer vínculo/matrícula com a IES para ao ter o DRI emitido. Para tanto, deverá comparecer na Central de Atendimento, munido da ficha de inscrição concluída no Sisfies e o boletim do ENEM. Grupo familiar: Compõe um grupo familiar (pai, mãe, irmãos, padrasto, madrasta) e outras pessoas que residam numa mesma casa ou não, e que dependam financeiramente uns dos outros (ex: tios, avós, cunhados, sobrinhos, etc). 12

13 13 Comissão Permanente de Seleção e Acompanhamento - CPSA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO UNIRP Fone: Rua Yvette Gabriel Atique, nº 45 B. Boa Vista São José do Rio Preto SP (ao lado da Central de Atendimentos).

Centro Universitário Sudoeste Paulista (Mantido pela ICE Instituição Chaddad de Ensino Ltda)

Centro Universitário Sudoeste Paulista (Mantido pela ICE Instituição Chaddad de Ensino Ltda) UniFSP-Social/2019 Regulamento do Parcelamento Próprio I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa de Parcelamento Próprio UniFSP-Social é um programa de INCLUSÃO EDUCACIONAL que tem por objetivo conceder, por

Leia mais

Regulamento Interno Programa de Parcelamento UniSerra

Regulamento Interno Programa de Parcelamento UniSerra Regulamento Interno Programa de Parcelamento UniSerra Regulamento do Parcelamento Próprio da UniSerra I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa de Parcelamento Próprio da UNISERRA Unidade de Ensino Superior

Leia mais

PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICARIOCA REGULAMENTO

PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICARIOCA REGULAMENTO PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNICARIOCA REGULAMENTO Regulamento do Parcelamento Próprio da ASSOCIAÇÃO CARIOCA DE ENSINO SUPERIOR ACESU MANTENEDORA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO

PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO PARCELAMENTO ESTUDANTIL UNIVERSITÁRIO REGULAMENTO 10.05.2018 Regulamento do Parcelamento Próprio do Grupo CEUMA I DO PROGRAMA Art. 1.º - O Programa de Parcelamento Próprio do Grupo CEUMA é um programa

Leia mais

REGULAMENTO DOS PLANOS DE PAGAMENTO ALTERNATIVOS INGRESSANTES 2017

REGULAMENTO DOS PLANOS DE PAGAMENTO ALTERNATIVOS INGRESSANTES 2017 REGULAMENTO DOS PLANOS DE PAGAMENTO ALTERNATIVOS INGRESSANTES 2017 2017 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO II... 4 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO III... 4 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 4

SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO III... 4 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 4 1 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO II... 4 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO III... 4 DA DOCUMENTAÇÃO... 4 CAPÍTULO IV... 6 DO PROCESSO DE SELEÇÃO...

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO III... 4 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 4

SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO III... 4 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 4 REGULAMENTO DOS PLANOS DE PAGAMENTO ALTERNATIVOS INGRESSANTES 2017 2017 SUMÁRIO CAPÍTULO I... 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES DO PROGRAMA... 3 CAPÍTULO II... 4 DOS CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO... 4 CAPÍTULO

Leia mais

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Segundo Semestre de Centro Universitário IESB

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Segundo Semestre de Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Segundo Semestre de 2017 Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB I DO PROGRAMA Art. 1.º O Programa de Parcelamento Próprio do IESB é

Leia mais

FORTALEZA 2019 PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL

FORTALEZA 2019 PROGRAMA DE INCLUSÃO SOCIAL FORTALEZA 2019 Sumário REGULAMENTO DO PROGRAMA DE FINANCIAMENTO ESTUDANTIL... 3 BIS - Bolsa de Inclusão Social... 3 CAPÍTULO I Do objeto... 3 CAPÍTULO II - Dos Critérios de Participação... 3 CAPÍTULO III

Leia mais

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Primeiro Semestre de Centro Universitário IESB

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Primeiro Semestre de Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Primeiro Semestre de 2019 Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB I DO PROGRAMA Art. 1.º O Programa de Parcelamento Próprio do IESB é

Leia mais

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB 2º Semestre de Centro Universitário IESB

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB 2º Semestre de Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB 2º Semestre de 2019 Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB I DO PROGRAMA Art. 1.º O Programa de Parcelamento Próprio do IESB é um programa

Leia mais

Regulamento do Programa de Crédito Estudantil Interno da Unoeste - UNOCRED

Regulamento do Programa de Crédito Estudantil Interno da Unoeste - UNOCRED Regulamento do Programa de Crédito Estudantil Interno da Unoeste - UNOCRED I DO PROGRAMA UNOCRED Art. 1º Este Regulamento dispõe sobre o Programa UNOCRED para concessão de crédito interno para alunos matriculados

Leia mais

Regulamento do Programa de Crédito Estudantil Interno da Unoeste - UNOCRED

Regulamento do Programa de Crédito Estudantil Interno da Unoeste - UNOCRED Regulamento do Programa de Crédito Estudantil Interno da Unoeste - UNOCRED I DO PROGRAMA UNOCRED Art. 1º Este Regulamento dispõe sobre o Programa UNOCRED para concessão de crédito interno para alunos matriculados

Leia mais

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Segundo Semestre de Centro Universitário IESB

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Segundo Semestre de Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Segundo Semestre de 2017 Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB I DO PROGRAMA Art. 1.º O Programa de Parcelamento Próprio do IESB é

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL PODE PUC

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL PODE PUC ANEXO 1 (APN Nº 001/2017-GR) REGULAMENTO DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO ESTUDANTIL PODE PUC Art. 1º - A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS, doravante denominada PUC Goiás, institui o Programa de

Leia mais

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Primeiro Semestre de Centro Universitário IESB

Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Primeiro Semestre de Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB Primeiro Semestre de 2018 Centro Universitário IESB Regulamento Parcelamento Estudantil IESB I DO PROGRAMA Art. 1.º O Programa de Parcelamento Próprio do IESB é

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO EXCLUSIVO UNIFOR - PEX

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO EXCLUSIVO UNIFOR - PEX REGULAMENTO DO PROGRAMA DE PARCELAMENTO EXCLUSIVO UNIFOR - PEX Estabelece as normas para candidatos aprovados no Programa de Parcelamento Exclusivo da Universidade de Fortaleza - UNIFOR. I - DO PROGRAMA

Leia mais

REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE

REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE REGULAMENTO DE BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 1º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE Art. 1º. O Programa de Bolsa de Estudo Doação, instituído pela Fundação Dom Aguirre, Entidade Mantenedora da Universidade de Sorocaba,

Leia mais

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ

MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ MINISTÉRIO DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO - IFRJ Anexo I VALOR DO AUXÍLIO PERMANÊNCIA (Conforme Portaria

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES 2017/1 Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira

Leia mais

Inscrições 7 a 14 de fevereiro de 2019: Período de inscrições nas modalidades Fies e P- Fies. A FAPAC/ITPAC PORTO aderiu somente a modalidade FIES.

Inscrições 7 a 14 de fevereiro de 2019: Período de inscrições nas modalidades Fies e P- Fies. A FAPAC/ITPAC PORTO aderiu somente a modalidade FIES. INSCRIÇÃO PARA O FIES 2019/1 A FAPAC/ITPAC PORTO comunica que as inscrições dos candidatos interessados em participar do Processo Seletivo do FIES referente ao primeiro semestre de 2019, serão efetuadas

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA ESTUDANTIL ÚNICA SOCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA ESTUDANTIL ÚNICA SOCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA ESTUDANTIL ÚNICA SOCIAL 1. O Programa O Programa Estudantil Única Social é um parcelamento estudantil próprio da Faculdade Única direcionado aos estudantes calouros dos cursos de

Leia mais

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO

PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO PROGRAMA DE CRÉDITO EDUCATIVO REGULAMENTO 2017.1 1. DAS INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 - O presente regulamento objetiva a concessão de Crédito Educativo para estudantes devidamente Matriculados nos cursos de

Leia mais

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018.

Passo a Passo para seleção de gratuidades. Após acessar o site da escola clicar na Aba SERVIÇOS > SERVIÇO SOCIAL> SELEÇÃO DE GRATUIDADES 2018. Passo 1- LEITURA DO EDITAL Passo a Passo para seleção de gratuidades Disponível no site da Escola na aba de SERVIÇOS o responsável deve ler o EDITAL Nº 01/2017 PROCESSO SELETIVO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES O estudante pré-selecionado pelo FIES Seleção, no período determinado pelo FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, deverá comparecer à CPSA Comissão Permanente

Leia mais

FIES 2018 DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO ALUNO JUNTO AO FIES.

FIES 2018 DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO ALUNO JUNTO AO FIES. FIES 2018 DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO ALUNO JUNTO AO FIES. ATENÇÃO: Deverão ser apresentados os documentos originais munido de cópias simples ou copias autenticada em cartório. A documentação

Leia mais

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE.

ATENÇÃO! DOCUMENTOS DO (A) ESTUDANTE E DE TODO GRUPO FAMILIAR ORIGINAL E CÓPIA OBS: TRAZER IMPRESSA A INSCRIÇÃO DO FIES, DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE. ATENÇÃO! O atendimento somente será realizado com horário agendado. Para agendar, favor entrar em contato pelo telefone 3244-7212 ou pelo nosso e-mail setordebolsas@izabelahendrix.edu.br. DOCUMENTOS DO

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018

EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 EDITAL Nº 02, de 14 de junho de 2018 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO SEGUNDO SEMESTRE DE 2018 A Direção Geral da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP,

Leia mais

EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019

EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº 01, de 9 de Janeiro de 2019 PROGRAMA DE BOLSA SOCIAL DO INSTITUTO BRASILIENSE DE DIREITO PÚBLICO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 A Direção Geral da Escola de Direito e de Administração Pública do IDP,

Leia mais

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE GRATUIDADES 2019

PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE GRATUIDADES 2019 PASSO A PASSO PARA PARTICIPAR DO PROCESSO DE CONCESSÃO DE GRATUIDADES 2019 Passo 1- LEITURA DO EDITAL Disponível no site da Escola- http://www.mazzarellorecife.com.br/ busque pela aba de SERVIÇOS > SERVIÇO

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 SEC

EDITAL Nº 003/2016 SEC EDITAL Nº 003/2016 SEC Divulga Classificados na 1ª Chamada do Financiamento Estudantil - FICAR. O Diretor Geral da Faculdade Campo Real, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DIVULGA Classificados

Leia mais

REGULAMENTO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE

REGULAMENTO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE REGULAMENTO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO DOAÇÃO 2º SEMESTRE DE 2017 FINALIDADE Art. 1º. O Programa de Bolsa de Estudo Doação, instituído pela Fundação Dom Aguirre, Entidade Mantenedora da Universidade

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os candidatos selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA do UniFOA para validação das informações, no período determinado pelo FNDE. Confira abaixo

Leia mais

REGULAMENTO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO FILANTROPIA DO COLÉGIO DOM AGUIRRE FINALIDADE

REGULAMENTO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO FILANTROPIA DO COLÉGIO DOM AGUIRRE FINALIDADE REGULAMENTO DE RENOVAÇÃO DA BOLSA DE ESTUDO FILANTROPIA DO COLÉGIO DOM AGUIRRE FINALIDADE Art. 1º. O Programa de Bolsa de Estudo Filantropia, instituído pela Fundação Dom Aguirre, Entidade Mantenedora

Leia mais

ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa 22/2014/MEC)

ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa 22/2014/MEC) ANEXO I (Redação dada pela Portaria Normativa DOCUMENTOS A SEREM APRESENTADOS NA CPSA (Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) FACULDADE - IES 1. IDENTIFICAÇÃO DO ESTUDANTE E DOS MEMBROS DO

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA CANDIDATOS A AUXÍLIO ESTUDANTIL 2018

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA CANDIDATOS A AUXÍLIO ESTUDANTIL 2018 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA CANDIDATOS A AUXÍLIO ESTUDANTIL 2018 NOTA: Os alunos beneficiados com o Auxílio Estudantil em 2017 e que desejem requerer o benefício no ano letivo de 2018, ficam dispensados

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ADESÃO NO 1º SEMESTRE DE 2018 AO PROGRAMA EDUCACIONAL UNIEDUCA ESPECÍFICO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ADESÃO NO 1º SEMESTRE DE 2018 AO PROGRAMA EDUCACIONAL UNIEDUCA ESPECÍFICO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ADESÃO NO 1º SEMESTRE DE 2018 AO PROGRAMA EDUCACIONAL UNIEDUCA ESPECÍFICO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Torna-se público o Edital de inscrição para adesão ao Programa

Leia mais

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI

Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI Documentação necessária para os candidatos pré-selecionados no PROUNI - 2017-1 Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, na fase de comprovação de informações. O

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTAÇÃO PARA VALIDAÇÃO DO FIES O estudante pré-selecionado pelo FIES Seleção, no período determinado pelo FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, deverá comparecer à CPSA Comissão Permanente

Leia mais

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO

FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO FIES INFORMAÇÕES SOBRE DOCUMENTAÇÃO 1. FICHA DE INSCRIÇÃO; Acessar o site http://sisfiesportal.mec.gov.br/ e clicar em INSCREVA-SE NO FIES para preencher a ficha de inscrição. Após seguir todos os passos

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ADESÃO NO 1º SEMESTRE DE 2017 AO CRÉDITO EDUCACIONAL CREDFAJ ESPECÍFICO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ADESÃO NO 1º SEMESTRE DE 2017 AO CRÉDITO EDUCACIONAL CREDFAJ ESPECÍFICO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA ADESÃO NO 1º SEMESTRE DE 2017 AO CRÉDITO EDUCACIONAL CREDFAJ ESPECÍFICO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA INSTITUIÇÃO Torna-se público o Edital de inscrição para adesão ao Crédito

Leia mais

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES

DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES DOCUMENTOS EXIGIDOS PARA VALIDAÇÃO DO FIES Os estudantes selecionados pelo FIES Seleção deverão comparecer a CPSA(Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento) do UniFOA para validação das informações,

Leia mais

Processo Seletivo do Prouni. 1º Semestre de 2019

Processo Seletivo do Prouni. 1º Semestre de 2019 Bolsista: ( ) IC ( ) PIBID ( ) Outros Processo Seletivo do Prouni FICHA PEDAGÓGICA Ano 2015/ 1º Semestre de 2019 Dynamics: ( ) Social ( ) Pedagógico ( ) Psicológico O candidato deverá apresentar os documentos

Leia mais

EDITAL 1º SEMESTRE DE 2012

EDITAL 1º SEMESTRE DE 2012 1. INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE DE RIBEIRÃO PRETO UNAERP Campus Guarujá PROGRAMA PRÓPRIO DE BOLSAS DA UNAERP PROCESSO SELETIVO INGRESSANTES EM 1ª ETAPA EDITAL 1º SEMESTRE DE 2012 A Universidade de Ribeirão

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA) DOCUMENTOS NECESSÁRIOS AOS CANDIDATOS DO PROUNI (ENTREVISTA) Todos os candidatos pré-selecionados para a FAMINAS-BH deverão entregar, cópias simples dos documentos relacionados abaixo (do candidato e de

Leia mais

EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2

EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2 EDITAL DE RENOVAÇÃO DA BOLSA UNIPOA 2017/2 Os alunos que possuem benefício do Programa Unipoa deverão, obrigatoriamente, realizar o procedimento descrito abaixo para solicitação da renovação da bolsa de

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL

CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL UniBRAS CENTRO UNIVERSITÁRIO NORTE BRASIL ITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste - Araguaína / TO - CEP 77.816-540 - 63' 3411 8500 - www.itpac.br CNPJ:

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016.2 INSCRIÇÕES 7 a 10 de junho de 2016, exclusivamente pelo site: http://siteprouni.mec.gov.br/. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Primeira chamada: 13 de junho de 2016 Segunda chamada: 27

Leia mais

DA DOCUMENTAÇÃO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

DA DOCUMENTAÇÃO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA DOCUMENTAÇÃO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS A ficha de inscrição deverá ser impressa no ato da conclusão da inscrição no site do SISFIES e ser apresentada junto com os documentos abaixo na CPSA Documentos do

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS- PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2017/1 FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

Faculdade da Indústria São José dos Pinhais Credenciada pela Portaria MEC nº 1.357/17

Faculdade da Indústria São José dos Pinhais Credenciada pela Portaria MEC nº 1.357/17 Edital Nº 017/2017 CONCESSÃO E RENOVAÇÃO DE CRÉDITO ESTUDANTIL 2018-1 A Direção da Faculdade da Indústria SJP, Instituição de Ensino Superior integrante das Faculdades da Indústria do Sistema FIEP, no

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINESE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS UNITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A

CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINESE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS UNITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A CENTRO UNIVERSITÁRIO TOCANTINESE PRESIDENTE ANTONIO CARLOS UNITPAC INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS S/A Av. Filadélfia, 568, Setor Oeste - Araguaína / TO - CEP 77.816-540 - 63' 3411 8500

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo)

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS (Solicitação de bolsas de estudo) Para realização de avaliação socieconômica é exigida à apresentação da documentação completa do grupo familiar. Observe a última página do Formulário

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2017 A FACULDADE FIPECAFI informa a abertura do Edital Bolsa Social para os cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu, referente ao 1º semestre

Leia mais

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09 Inscrição Bolsa de Estudo - Lei 12.101/09 Nome do Aluno Nome do Pai Nome da Mãe Turma/Série Data Nascimento Data Nascimento Data Nascimento Endereço N Bairro Telefones INFORMAÇÕES GERAIS Você recebeu Bolsa

Leia mais

DA DOCUMENTAÇÃO. Documentos do Fiador deverão ser entregues somente no Agente Financeiro (Banco). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

DA DOCUMENTAÇÃO. Documentos do Fiador deverão ser entregues somente no Agente Financeiro (Banco). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA DOCUMENTAÇÃO Prazo para entrega da documentação após inscrição realizada: Após a conclusão da inscrição no Fies, o estudante deverá: I. Validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão

Leia mais

LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 1º Semestre 2013

LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 1º Semestre 2013 LISTA DE DOCUMENTOS ProUni 1º Semestre 2013 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Os candidatos pré-selecionados deverão entregar cópia simples dos documentos adiante solicitados de todos aqueles que compõem a família.

Leia mais

PROGRAME-SE! CRONOGRAMA FIES 2017/1

PROGRAME-SE! CRONOGRAMA FIES 2017/1 PROGRAME-SE! CRONOGRAMA FIES 2017/1 Data Descrição 07 a 10/02/2017 Inscrição ao FIES (no sistema do FIES pela internet) 13/02/2017 Divulgação dos pré - selecionados 14 a 20/02/2017 Prazo para conclusão

Leia mais

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09

Inscrição Bolsa de Estudo - Lei /09 Inscrição Bolsa de Estudo - Lei 12.101/09 Nome do Aluno Nome do Pai Nome da Mãe Turma/Série Data Nascimento Data Nascimento Data Nascimento Endereço N Bairro Telefones INFORMAÇÕES GERAIS Você recebeu Bolsa

Leia mais

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI Setor de Processos Sumá rio 1. Documentos de Identificação e Comprovantes... 2 2. Documentos do Ensino Médio...

Leia mais

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SERRANA FACULDADE DA REGIÃO SERRANA PORTARIA N 001/2017 Ozirlei Teresa Marcilino, Diretora Administrativa da Faculdade da Região Serrana FARESE, pelas atribuições e competência que lhe conferem o Regimento Interno da Instituição, dispõe

Leia mais

I - documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar,

I - documento de identificação próprio e dos demais membros do grupo familiar, No processo de comprovação das informações o estudante deverá apresentar, a critério do coordenador do Prouni, original e fotocópia dos seguintes documentos: I - documento de identificação próprio e dos

Leia mais

FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA

FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA FIES LISTA DE DOCUMENTOS FIES - FACHA 1ª Siga atentamente a lista de documentos solicitados, pois na falta de algum destes, seu pedido será indeferido. 2ª Entregar toda a documentação em envelope devidamente

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TO

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TO FAHESA - Faculdade de Ciências Humanas, Econômicas e da Saúde de Araguaína ITPAC - INSTITUTO TOCANTINENSE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS LTDA. Av. Filadélfia, 568 Setor Oeste Araguaína TO CEP 77.816-540 / Fone:

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREVISTA PROUNI 2018.1 Documentação a ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 71/2016, de 25/05/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2016 2º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

ANO º SEMESTRE

ANO º SEMESTRE EDITAL Nº: 157/2016, de 20/12/2016 PROCESSO SELETIVO E MATRÍCULA DOS ESTUDANTES APROVADOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PELO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA - SiSU ANO 2017 1º SEMESTRE ANEXO II DOCUMENTOS EXIGIDOS

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Documentação que deve ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador do Prouni solicitar

Leia mais

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA)

RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE BOLSA DE ESTUDO NÃO RESTITUÍVEL (BOLSA FILANTRÓPICA) 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 Será concedida a Bolsa Filantrópica com base nos critérios básicos consignados nos

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni. 1º SEMESTRE 2015 Lista de Espera INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni. 1º SEMESTRE 2015 Lista de Espera INFORMAÇÕES AOS CANDIDATOS PRÉ-SELECIONADOS Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP - Unidade Tiradentes PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS

Leia mais

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR

ANEXO II Relação de documentos comprobatórios 1 - GRUPO DE DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO ALUNO E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR ANEXO II Relação de documentos comprobatórios Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o

Leia mais

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos

MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI. Setor de Processos MANUAL DE DOCUMENTAÇÃO PROUNI Manual de Documentação a ser apresentada para concessão de PROUNI Setor de Processos 1. Documentos de Identificação e Comprovantes Os documentos abaixo relacionados podem

Leia mais

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo;

INSTITUIÇÃO SINODAL DE ASSISTÊNCIA, EDUCAÇÃO E CULTURA. Três últimas contas de água, gás, energia elétrica ou telefone fixo; ANEXO II Processo de Aferição de Condição Socioeconômica de Bolsistas Parciais e Integrais Observação: Para cada um dos Grupos de Documentos abaixo relacionados, o responsável legal/financeiro deverá apresentar

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DARWIN SOCIAL

REGULAMENTO DO PROGRAMA DARWIN SOCIAL REGULAMENTO DO PROGRAMA DARWIN SOCIAL I DO CONCEITO Art. 1º. - Entende-se como Bolsa de Estudo do Programa DARWIN SOCIAL, a concessão de descontos, em virtude da situação financeira momentânea do aluno,

Leia mais

Regulamento. Setor de Processos Revisão 20

Regulamento. Setor de Processos Revisão 20 Regulamento Setor de Processos Revisão 20 Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. SOLICITAÇÃO... 2 2.1 DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA... 2 3. CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DO UNIMAIS... 4 4. VALOR DO PARCELAMENTO DOS ENCARGOS

Leia mais

Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP

Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP Centro Universitário Senac - São Paulo Sede - SP - Unidade Descentralizada de Águas de São Pedro - SP - Unidade Descentralizada de Campos do Jordão SP PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - ProUni 1º SEMESTRE

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 1º Semestre 2018 A FACULDADE FIPECAFI informa a abertura do Edital Bolsa Social para os cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu, referente ao 1º semestre

Leia mais

Ministério da Educação ANEXO I VALORES DOS AUXÍLIOS DO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA DE ACORDO COM A PORTARIA Nº 38 DE 26 DE MARÇO DE 2013. AUXÍLIO VALOR MENSAL CONCESSÃO MORADIA ATÉ R$ 300,00 COTA MENSAL

Leia mais

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2018/1

PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2018/1 PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS - PROUNI PROCESSO SELETIVO PROUNI PARA 2018/1 1 - DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO APRESENTAR CÓPIAS E ORIGINAIS (OU CÓPIAS AUTENTICADAS): Registro de nascimento;

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI

DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI DOCUMENTAÇÃO PARA COMPROVAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO PROUNI 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR O coordenador do ProUni deverá solicitar, salvo em caso de dúvida,

Leia mais

PROGRAME-SE! CRONOGRAMA PROUNI 2017/1

PROGRAME-SE! CRONOGRAMA PROUNI 2017/1 PROGRAME-SE! CRONOGRAMA PROUNI 2017/1 Data Descrição 31/01 a 03/02 Inscrição ao PROUNI( no sistema do PROUNI pela internet) 06/02 Divulgação dos resultados 1º Chamada 06 a 13/02 Entrevista dos Pré-selecionados

Leia mais

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR

1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO CANDIDATO E DOS MEMBROS DE SEU GRUPO FAMILIAR Processo seletivo PROUNI 2017.1 2ª Chamada Quando: 20 a 24 de fevereiro de 2017 Onde: Central de Atendimento da UNDB Quem: Alessandra e Denis Horário de Atendimento: Somente de Segunda a Sexta 09h às 18h

Leia mais

Regulamento do programa de bolsas de estudos

Regulamento do programa de bolsas de estudos Regulamento do programa de bolsas de estudos Data de publicação: 28/05/2013 Regulamento válido até 30/08/2013 1 1. Sobre o programa Através de um processo seletivo, o programa de bolsas de estudo da Academia

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 2º Semestre 2019

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 2º Semestre 2019 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA SOCIAL 2º Semestre 2019 A FACULDADE FIPECAFI informa a abertura do Edital Bolsa Social para os cursos de Graduação e Pós- Graduação Lato Sensu, referente ao 2º semestre

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI Documentação a ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador do Prouni pedir

Leia mais

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA ANEXO III DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA A SER ENTREGUE PARA FINS DE INSCRIÇÃO NOS AUXILIOS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA OBSERVAÇÃO: Cabe informar ao candidato que faz-se necessária a entrega

Leia mais

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DA BOLSA CARÊNCIA 2016/2

REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DA BOLSA CARÊNCIA 2016/2 REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DA BOLSA CARÊNCIA 2016/2 FADERGS - Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul torna público o Regulamento para a disponibilização de Bolsas Incentivo Carência 2016/2,

Leia mais

FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MÚTUO EDUCACIONAL - FEI

FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MÚTUO EDUCACIONAL - FEI 1 FACULDADE DE PATO BRANCO - FADEP REGULAMENTO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE MÚTUO EDUCACIONAL - FEI Art. 1 o - O Programa Institucional de Mútuo Educacional FEI, da Faculdade de Pato Branco - FADEP é destinado

Leia mais