EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC"

Transcrição

1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC 1. Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para indicação de candidatos aos cursos gratuitos de Aprendizagem Industrial em diversas áreas profissionais. São 9080 vagas direcionadas ao atendimento das demandas de indústrias contribuintes para o cumprimento da cota de aprendizes de acordo com os dispositivos legais vigentes e diretrizes do SENAI/SC. 2. Indicação de Candidatos A indicação será realizada pelas indústrias contribuintes que pretendam encaminhar candidatos para matrícula em cursos de Aprendizagem Industrial nas Unidades do SENAI/SC (ex: filhos de funcionários ou comunidade circunvizinha às indústrias), por meio de formulário próprio (anexo I), do presente edital. 2.1 Período para Indicação O período para indicação de candidatos das indústrias contribuintes que necessitam contratar Aprendizes junto ao SENAI/SC, será entre os dias 28/09/2015 à 06/11/2015. A relação de cursos e vagas disponíveis por município está disponível no anexo III do presente edital. Nota 1: As indicações serão efetivadas por ordem de chegada, limitadas ao número máximo de 35 alunos por turma. Caso o número de indicações exceda o número máximo de alunos por turma, essas ficarão em lista de espera até que se complete o número mínimo de alunos para operacionalização de uma nova turma.

2 2.2 Divulgação dos Candidatos Indicados A relação de candidatos indicados pelas indústrias será afixada nos murais das Unidades do SENAI/SC, no dia 09/11/ Matrículas Após o período de indicação, a indústria contratante deverá encaminhar o candidato selecionado até a unidade do SENAI/SC onde se realizará o curso de interesse, para a efetivação da matrícula. No ato da matrícula, o candidato ou seu responsável legal deverá apresentar, obrigatoriamente, a via original e uma cópia dos seguintes documentos: Carta de indicação de candidatos (utilizar formulário do anexo I); Cédula de Identidade (RG); CPF; CPF do Responsável; RG do Responsável; Comprovante de residência; Comprovante de escolaridade, emitido pela instituição de ensino na qual o aluno esteja matriculado, certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio; Carteira de Trabalho e Previdência Social (não serão efetivadas matrículas de candidatos que não possuírem o referido documento). As matrículas dos candidatos indicados serão realizadas nos dias 18/01/2016 à 28/01/2016. Obs. Após a matrícula, o candidato deverá se apresentar à indústria pela qual foi indicado, para providências de admissão. Nota 2: Caso não exista número suficiente de candidatos indicados para abertura das turmas, o saldo de vagas será disponibilizado à comunidade, por meio de edital específico.

3 3.1 Pré-requisitos No ato da matrícula o candidato deverá atender aos seguintes requisitos: Deve ter, no mínimo, 14 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhe permita concluir o curso antes de completar 24 anos. Caso o candidato seja pessoa com deficiência, não haverá limite máximo de idade. O candidato deverá estar matriculado e frequentando a escola regular, caso não tenha concluído o Ensino Médio ou equivalente (EJA-Educação de Jovens e Adultos). Nota 3: Orienta-se que os candidatos encaminhados tenham concluído o ensino fundamental, para que tenham disponibilidade de realizar atividades (Fase Escolar¹ e Fase Indústria²) em período integral. ¹ Atividades teóricas e práticas realizadas no SENAI/SC ² Atividades práticas realizadas na indústria Nota 4: a comprovação da escolaridade do aprendiz com deficiência mental, deve ser emitida pela Instituição de referência na deficiência que compõe o Grupo de Apoio local, devendo considerar, sobretudo, as competências relacionadas com a profissionalização (CLT. Art. 428, 6 ). 4. Início das aulas O início das aulas está previsto para o dia 01/02/2016. Para confirmação da data e local onde o curso pretendido será realizado, deve-se entrar em contato com a Central de Atendimento do SENAI/SC ou informar-se na Unidade do SENAI/SC. Nota 5: Para a realização de turmas de Aprendizagem Industrial são necessários, no mínimo, 20 estudantes, caso a turma seja exclusiva para o atendimento de 01 (uma) indústria ou 30 estudantes para turmas formadas por mais de uma indústria. Ao SENAI reserva-se o direito de não iniciar o curso que não contar com o número mínimo de participantes.

4 5. Disposições Gerais 5.1 Informações sobre a contratação do Aprendiz Dúvidas sobre contratação de aprendizes poderão ser sanadas por meio do Manual da Aprendizagem, disponibilizado no site do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE ( prendizagem_miolo.pdf) ou diretamente na unidade do SENAI/SC onde se realizará o curso de interesse. 5.2 Reserva de vagas Caso a indústria não possua os nomes dos candidatos para indicação, poderá solicitar junto às unidades do SENAI/SC a reserva de vagas, informando o número de aprendizes pretendido. Neste caso, os candidatos serão oriundos da comunidade e após realizarem processo seletivo junto ao SENAI/SC, serão encaminhados para contratação junto às indústrias, conforme previsto na Reserva de Vagas. Obs.: Durante o período previsto no item 2.1, a indústria que possuir vagas reservadas, poderá alterar a forma de ingresso de estudantes (para indicação), caso venha selecionar candidatos posteriormente. Nota 6: As indústrias que realizarem reserva de vagas estarão comprometidas em efetivar a contratação dos aprendizes. A reserva de vagas será realizada mediante formalização e encaminhamento de Carta para reserva de candidatos pelas indústrias (anexo II) junto às unidades do SENAI/SC, e estará sujeita a disponibilidade de vagas. 5.3 Casos omissos Casos omissos e situações não previstas neste informativo serão resolvidos pela comissão coordenadora dos processos seletivos dos Cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI/SC

5 ANEXO I (Clique aqui para baixar o documento editável) Modelo de Carta para Indicação de Candidatos pelas Indústrias (Papel timbrado da Indústria) AO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI/SC em (cidade na qual será realizado o curso) Ref: Indicação de Candidato para à Aprendizagem Industrial Conforme disposições do Edital de Indicação/Reserva de vagas de 28/09/2015, informamos os dados necessários para a indicação de candidatos aos cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI/SC em. (cidade na qual será realizado o curso) Informações da Indústria RAZÃO SOCIAL: (razão social da indústria). CNPJ: (CNPJ da indústria). ENDEREÇO: (endereço da indústria). Informações do Candidato CANDIDATO: (nome completo por extenso do candidato). CURSO PRETENDIDO: (nome do curso que será cursado pelo aprendiz) TURNO DO CURSO: (Matutino ou Vespertino) RG: (número do RG do candidato, órgão expedidor e UF). CPF: (número do CPF do candidato). DATA DE NASCIMENTO: (data de nascimento do candidato). NATURALIDADE: (município de nascimento do candidato). ENDEREÇO: (endereço completo do candidato). TELEFONE: (Telefone do candidato). ESCOLARIDADE: (escolaridade do candidato). Informações do Responsável CPF do Responsável; (número do CPF do candidato). RG do Responsável; (número do RG do candidato, órgão expedidor e UF). Afirmamos estar de acordo com as disposições do referido Edital. (Local e data). (Carimbo e Assinatura do Responsável Legal da Indústria) OBS: Além da carta de indicação (uma por candidato em duas vias) o candidato também deverá realizar a inscrição conforme disposições do presente edital.

6 ANEXO II (Clique aqui para baixar o documento editável) Modelo de Carta para Reserva de Candidatos pelas Indústrias (Papel timbrado da Indústria) AO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAI/SC em (cidade na qual será realizado o curso) Ref: Reservas de vagas para à Aprendizagem Industrial Conforme disposições do Edital de Indicação/Reserva de vagas de 28/09/2015, informamos os dados necessários para a reserva de vagas em cursos de Aprendizagem Industrial do SENAI/SC em. (cidade na qual será realizado o curso) Informações da Indústria RAZÃO SOCIAL: (razão social da indústria). CNPJ: (CNPJ da indústria). ENDEREÇO: (endereço da indústria). Informações das Vagas NÚMERO DE VAGAS PRETENDIDAS POR CURSO: (Listar a quantidade de vagas pretendidas por curso e o turno conforme anexo III) Afirmamos estar de acordo com as disposições do referido Edital, bem como, com as responsabilidades referentes à contratação do(s) aprendiz(es) que forem selecionados para preenchimento das reservas realizadas. (Local e data). (Carimbo e Assinatura do Responsável Legal da Indústria) OBS: Este documento deverá ser entregue junto à unidade do SENAI/SC em que serão realizados os cursos nos quais a indústria pretende reservar vagas. (O documento também poderá ser digitalizado e encaminhado ao da unidade do SENAI, disponível no item 6).

7 6 Rede SENAI/SC

8

9 ANEXO III Lista de cursos para indicação de candidatos pelas indústrias contribuintes do SENAI/SC Município Blumenau Brusque Caçador Santa Cecília Curitibanos Porto União Canoinhas Cursos Vagas Disponíveis Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 140 Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda 140 Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Automóveis e Caminhões Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações 35 Vespertino Aprendizagem Industrial em Informática 140 Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Operador de Máquinas Têxteis 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Operador de Máquinas de Fabricar Papel 35 Vespertino Aprendizagem Industrial em Informática 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Prediais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial em Informática 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Operador de Máquinas de Fabricar Papel Vespertino Turno

10 Município Chapecó São Lourenço do Oeste Cursos Vagas Disponíveis Aprendizagem Industrial de Assistente de Planejamento e Controle de Produção Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial em Fabricação e Conservação de Alimentos Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial em Informática Matutino e Vespertino 455 Turno 35 Maravilha Aprendizagem Industrial Eletricista de Manutenção 35 Vespertino 35 Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 35 Vespertino Concórdia Aprendizagem Industrial de Pedreiro de Edificações 35 Vespertino Aprendizagem Industrial em Informática Matutino e Vespertino 140 Seara Aprendizagem Industrial em Informática Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Automóveis e Caminhões Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico Geral Matutino e Vespertino Criciúma Florianópolis Indaial Pomerode Aprendizagem Industrial de Padeiro e Confeiteiro Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Programador de Computador Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica 35 Vespertino 385 Aprendizagem Industrial de Desenhista de Animação 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Programador de Computador 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Torneiro Mecânico Matutino e Vespertino 280 Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 32 Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda 32 Matutino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 32 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 32 Matutino Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 64 Matutino e Vespertino 192

11 Município Timbó Cursos Vagas Disponíveis Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial em Informática 35 Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista Industrial Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Programador de Computador Vespertino 280 Balneário Camboriú Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 35 Vespertino Itajaí Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Assistente de Operações Logísticas Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Caldeireiro Montador Naval Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Operador de Processos na Indústria de Alimentos 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Assistente de Produção (curso em aprovação) Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Costureiro Industrial do Vestuário Guaramirim 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 35 Vespertino Jaraguá do Sul Schroeder Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 105 Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes Industriais 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Desenhista de Produto de Moda Vespertino Aprendizagem Industrial de Operador de Máquinas Têxteis Matutino e Noturno Aprendizagem Industrial em Química de Fabricação e Conservação de Alimentos 35 Matutino Aprendizagem Industrial em Assistente Administrativo Industrial Matutino e Noturno Aprendizagem Industrial de Programador de Computador Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Ajustador Mecânico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Automóveis e Caminhões 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Programador de Computador 35 Matutino Turno

12 Município Araquari Joinville (Norte) Joinville (Sul) São Francisco do Sul Lages Otacilio Costa Campos Novos Capinzal Joaçaba Cursos Vagas Disponíveis Aprendizagem Industrial de Ajustador Mecânico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Ajustador Mecânico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Automóveis e Caminhões 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Assistente de Operações Logísticas 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Prediais 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Marceneiro 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Programador de Computador Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial em Fabricação e Conservação de Alimentos 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 35 Vespertino Turno

13 Município Luzerna Rio do Sul Cursos Vagas Disponíveis Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico 35 Matutino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mantenedor de Sistemas de Automação Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 35 Vespertino Aprendizagem Industrial em Informática 35 Matutino Aprendizagem Industrial em Manutenção Eletromecânica 35 Matutino Ituporanga Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 35 Vespertino Taió Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo 35 Vespertino São Bento do Sul São Bento (Serra Alta) Rio Negrinho Mafra São José Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 64 Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 32 Matutino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem 64 Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial em Prototipista 32 Matutino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Moldes e Roupas 32 Vespertino Aprendizagem Industrial em Controle dos Processos da Qualidade 32 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 32 Matutino Aprendizagem Industrial de Marceneiro 32 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 32 Vespertino Aprendizagem Industrial em Controle dos Processos da Qualidade 32 Matutino Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Prediais Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletrônico de Manutenção Industrial 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Programador de Computador Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial em Assistente de Logística Industrial Matutino e Vespertino Turno

14 Município Palhoça Sâo Miguel do Oeste Tijucas São João Batista Capivari de Baixo Fraiburgo Videira Xanxerê Cursos Vagas Disponíveis Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Oficial de Edificações 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Marceneiro 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Prediais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial em Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Ceramista 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Arquitetônico 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Confeccionador de Calçados 105 Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial em Informática Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 23 Vespertino Aprendizagem Industrial de Soldador Mecânico 22 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Instalações Industriais 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Suporte e Manutenção em Microcomputadores e Redes Locais Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Torneiro Mecânico Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial em Fabricação e Conservação de Alimentos Matutino e Vespertino Aprendizagem Industrial de Eletricista de Manutenção Vespertino Aprendizagem Industrial de Mecânico de Usinagem Vespertino Aprendizagem Industrial de Assistente Administrativo (curso em aprovação) 35 Vespertino Aprendizagem Industrial de Desenhista Mecânico (curso em aprovação) 35 Vespertino Xaxim Aprendizagem Industrial de Mecânico de Manutenção de Máquinas em Geral 35 Vespertino Turno

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC 1. Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/2

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015/2 1. Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para

Leia mais

CURSOS TÉCNICOS CURSOS GRATUITOS A DISTÂNCIA. 0800 481212 senaieadsc.com.br. *20% da carga horária do curso é presencial.

CURSOS TÉCNICOS CURSOS GRATUITOS A DISTÂNCIA. 0800 481212 senaieadsc.com.br. *20% da carga horária do curso é presencial. CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA CURSOS GRATUITOS 0800 481212 senaieadsc.com.br *20% da carga horária do curso é presencial. CURSOS TÉCNICOS SENAI/SC 2014 SUMÁRIO 1. PROCESSO SELETIVO......................................

Leia mais

CURSOS SUPERIORES SENAI

CURSOS SUPERIORES SENAI CURSOS SUPERIORES SENAI USE NOSSO NOME PARA CONSTRUIR O SEU. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL 2º SEMESTRE 2014/2 WWW.SC.SENAI.BR 0800 48 1212 CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA SENAI/SC PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC 1. Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA Processo Seletivo 2016.1 - Janeiro

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA Processo Seletivo 2016.1 - Janeiro PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL BÁSICA Processo Seletivo 2016.1 - Janeiro O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional da

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO SENAI/SP

PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO SENAI/SP PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO SENAI/SP O Artigo 429 da CLT Consolidação das Leis do Trabalho, com redação definida pela Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 e Medida Provisória 251,

Leia mais

OBSERVAÇÃO: Na inscrição, provisoriamente, será aceito o CPF do responsável, devendo o candidato, até a data da matrícula, providenciar o próprio.

OBSERVAÇÃO: Na inscrição, provisoriamente, será aceito o CPF do responsável, devendo o candidato, até a data da matrícula, providenciar o próprio. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos Cursos de Aprendizagem Industrial, para candidatos da comunidade, estarão abertas das 14h do dia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO SENAI/SP

PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO SENAI/SP PROCESSO SELETIVO PARA APRENDIZES DO /SP O Artigo 429 da CLT Consolidação das Leis do Trabalho, com redação definida pela Lei Federal nº 10.097, de 19 de dezembro de 2000 e Medida Provisória 251, de 14

Leia mais

CURSOS TÉCNICOS EaD SENAI. SUA PORTA DE ENTRADA PARA A INDÚSTRIA. INSCRIÇÕES ABERTAS. senaieadsc.com.br

CURSOS TÉCNICOS EaD SENAI. SUA PORTA DE ENTRADA PARA A INDÚSTRIA. INSCRIÇÕES ABERTAS. senaieadsc.com.br CURSOS TÉCNICOS EaD SENAI. SUA PORTA DE ENTRADA PARA A INDÚSTRIA. INSCRIÇÕES ABERTAS senaieadsc.com.br SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...03 1. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO...04 2. POLOS PRESENCIAIS E SEDES... 07 FICHA

Leia mais

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAISC PROCESSO SELETIVO 2015/2

APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAISC PROCESSO SELETIVO 2015/2 2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL SENAISC PROCESSO SELETIVO 2015/2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO............................................ 06 2. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO..........................07 3. ANEXOS..................................................

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 - PROEX

EDITAL Nº 02/2016 - PROEX EDITAL Nº 02/2016 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E ESPANHOL. 1.1 A

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2018/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2018/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2018/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC 1.0 Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para

Leia mais

1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 a 09 de Setembro de 2013, das 08h às12h e das 13h às 16h.

1. PERÍODO DE INSCRIÇÃO: 03 a 09 de Setembro de 2013, das 08h às12h e das 13h às 16h. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE A Direção Geral do Campus de Maracanaú, através da Coordenação Local do Pronatec no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EDITAL Nº 01/2015/CONNEPI.

COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EDITAL Nº 01/2015/CONNEPI. COMISSÃO DE COMUNICAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EDITAL Nº 01/2015/CONNEPI. PROCESSO SELETIVO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS VOLUNTÁRIOS PARA O X CONGRESSO NORTE NORDESTE DE PESQUISA E INOVAÇÃO CONNEPI. A Comissão de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO EDITAL DE SELEÇÃO ALUNO ESPECIAL Nº. 01/2016 SEMESTRE 2016.1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA MESTRADO ACADÊMICO 1. PREÂMBULO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 001/2015 - PROEX

EDITAL Nº 001/2015 - PROEX EDITAL Nº 001/2015 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE CURSO DE ITALIANO NÍVEL BÁSICO 1.1 A Universidade Federal

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2015 CSN-VOLTA REDONDA

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2015 CSN-VOLTA REDONDA EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APRENDIZAGEM 2015 CSN-VOLTA REDONDA O presente edital destina-se ao preenchimento de 120 (cento e vinte) vagas para Jovens Aprendizes nos Cursos do Programa de Aprendizagem

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC 1.0 Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para

Leia mais

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância

Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Serviço Público Federal Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Diretoria de Educação a Distância Edital n 04/2011 DEAD / IFMA Seleção Simplificada de

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSO DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR EMPRESAS CONTRIBUINTES DO SENAI-SP 1SEM15 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo

Leia mais

Departamento Regional de Mato Grosso do Sul Edital SENAI-DR/MS-DITEC 008/2014

Departamento Regional de Mato Grosso do Sul Edital SENAI-DR/MS-DITEC 008/2014 Departamento Regional de Mato Grosso do Sul Edital SENAI-DR/MS-DITEC 008/2014 O Diretor Regional do SENAI Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, Departamento Regional de Mato Grosso do Sul, Jesner

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC 1. Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para

Leia mais

CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO. Cursos Técnicos 1

CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO. Cursos Técnicos 1 CURSO TÉCNICO 1SEM13 TÉCNICO DE SOLDAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso no Curso Técnico de Soldagem (no período noturno)

Leia mais

Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso.

Os alunos do ensino supletivo deverão comprovar a conclusão de 50% do percurso. CURSOS TÉCNICOS 2SEM13 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 1. Das Inscrições 1.1 As inscrições para o processo seletivo para ingresso nos estarão abertas das 14h do dia 04/03/2013 às 21h do dia 25/03/2013,

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA CHAMADA 02/2014 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DE FOMENTO (Bolsas Ap/UVV)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA CHAMADA 02/2014 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DE FOMENTO (Bolsas Ap/UVV) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA PÚBLICA CHAMADA 02/2014 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DE FOMENTO (Bolsas Ap/UVV) A Coordenação do Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (PPGSPo) Mestrado Profissional

Leia mais

EDITAL 006/2013 DG/CEPR

EDITAL 006/2013 DG/CEPR EDITAL 006/2013 DG/CEPR CONCESSÃO DE VAGAS GRATUITAS POR PROCESSO SELETIVO ELETRÔNICO (VIA INTERNET) PARA A 1ª SÉRIE (ANO) DO CURSO BÁSICO DO CENTRO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS (CELEM) PARA O ANO

Leia mais

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO

ESTADO DO CEARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE OCARA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO EDITAL N. 002/2013 do Processo de seleção para Alfabetizadores e Alfabetizadores - Coordenadores de Turma do Programa Brasil Alfabetizado ABERTURA A Secretaria Municipal da Educação torna público a realização

Leia mais

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC

PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE SELEÇÃO PARA INGRESSO DE ALUNOS EM CURSOS OFERTADOS PELO SENAC O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DO PARÁ, SENAC/PA, no uso

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.1

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.1 PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.1 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento

Leia mais

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO

EDITAL Nº 2/2015 TÍTULO I DO PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 2/2015 O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital contendo as normas referentes ao Processo Seletivo para o

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.2

PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.2 PROCESSO SELETIVO PARA ACESSO AOS CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DO SENAI BAHIA Processo Seletivo 2015.2 O Diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento

Leia mais

Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador

Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador Faculdade de Gestão e Negócios de Salvador Edital 01/2016 Processo Seletivo 2016.1 O Diretor da Faculdade de Gestão e Negócios (FGN) Unidade Salvador, no uso de suas atribuições e demais disposições legais,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CÂMPUS PAU DOS FERROS PROGRAMA ACESSO À TERRA URBANIZADA MINISTÉRIO DAS CIDADES

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CÂMPUS PAU DOS FERROS PROGRAMA ACESSO À TERRA URBANIZADA MINISTÉRIO DAS CIDADES UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CÂMPUS PAU DOS FERROS PROGRAMA ACESSO À TERRA URBANIZADA MINISTÉRIO DAS CIDADES EDITAL DE SELEÇÃO N.º 001/2015 A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares EDITAL Nº 02/FCCE/2014

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares EDITAL Nº 02/FCCE/2014 EDITAL Nº 02/FCCE/2014 Seleção para 240 vagas do Formação Continuada em Conselhos Escolares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, para o segundo semestre de 2014, com início previsto para 11

Leia mais

EDITAL DE APOIO À QUALIFICAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO DOS DOCENTES PARA FINS DE AFASTAMENTO INTEGRAL

EDITAL DE APOIO À QUALIFICAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO DOS DOCENTES PARA FINS DE AFASTAMENTO INTEGRAL EDITAL N º 21/2014/PROPPI CHAMADA 2014/01 EDITAL DE APOIO À QUALIFICAÇÃO: CLASSIFICAÇÃO DOS DOCENTES PARA FINS DE AFASTAMENTO INTEGRAL APRESENTAÇÃO A Reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais

Edital n.º 001/2015. 2. Do quadro de vagas 2.1 Serão disponibilizadas 168 vagas, conforme Quadro 01 Quadro de Vagas abaixo:

Edital n.º 001/2015. 2. Do quadro de vagas 2.1 Serão disponibilizadas 168 vagas, conforme Quadro 01 Quadro de Vagas abaixo: Edital n.º 001/2015 Processo Seletivo para Ingresso no Curso Técnico de Nível Médio em Logística, Informática para Internet, Química e Redes de Computadores. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico,

Leia mais

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior.

Formação de nível médio ou superior. Experiência mínima de 1 (um) ano no magistério básico, técnico ou superior. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2014

Leia mais

EDITAL nº 001/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2º SEMESTRE DE 2015

EDITAL nº 001/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2º SEMESTRE DE 2015 EDITAL nº 001/20 - PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2º SEMESTRE DE 20 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de Roraima, por meio do Centro de Formação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO Curso de Extensão a Distância Formação Continuada em Conselhos Escolares EDITAL Nº 05/FCCE/2014 Demanda Social Seleção para até 60 vagas para o Curso de Extensão

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES Processo de Seleção para o Programa Especial de Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional de nível técnico (Convênio FNDE/MEC nº 400012/2011 Programa

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para os Cursos Técnicos, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio:

EDITAL Nº 02/2013. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para os Cursos Técnicos, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio: EDITAL Nº 02/2013 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para os Cursos Técnicos, concomitantes e subsequentes ao Ensino Médio: Administração Contabilidade Eletrônica Mecânica Mecatrônica Qualidade Segurança

Leia mais

EDITAL N 02, DE 24 DE JANEIRO DE 2011. Programa Pré-Vestibular Solidário PVS/UFCG Campus de Cuité. Seleção de alunos - 2011

EDITAL N 02, DE 24 DE JANEIRO DE 2011. Programa Pré-Vestibular Solidário PVS/UFCG Campus de Cuité. Seleção de alunos - 2011 EDITAL N 02, DE 24 DE JANEIRO DE 2011 Programa Pré-Vestibular Solidário PVS/UFCG Campus de Cuité Seleção de alunos - 2011 A Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Campina Grande

Leia mais

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA)

EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) EDITAL Nº 017, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE MONITORIA (VOLUNTÁRIA) O DIRETOR DE IMPLANTAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

A Diretora Geral da Faculdade do Guarujá, no uso de suas atribuições legais, após reuniões com os coordenadores de Curso RESOLVE

A Diretora Geral da Faculdade do Guarujá, no uso de suas atribuições legais, após reuniões com os coordenadores de Curso RESOLVE PORTARIA N.º 03/2010 Guarujá, 8 de fevereiro de 2010. Estabelece procedimentos para a realização dos Estágios obrigatórios definidos nos projetos pedagógicos dos cursos, nos termos regimentais. A Diretora

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2017/01

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2017/01 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL CURSOS DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL 2017/01 O SENAI/SC, torna público o Edital de Processo Seletivo Especial para candidatos da comunidade, interessados em vagas de cursos

Leia mais

EDITAL Nº 31/2014 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA

EDITAL Nº 31/2014 OFERTA DE VAGAS PARA CURSO DE LÍNGUA FRANCESA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS EDITAL Nº 31/14 OFERTA DE VAGAS

Leia mais

Processo Seletivo Cursos Técnicos EaD SENAIEdital 2016/2

Processo Seletivo Cursos Técnicos EaD SENAIEdital 2016/2 -1- EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1. O PROCESSO SELETIVO 1.1 O Processo Seletivo para os Cursos Técnicos a Distância SENAI é realizado por t de chegada, a partir do dia 20/05/2016 1.2 A inscrição pode ser

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memo 04/15 Coordenação São Carlos, 26 de Fevereiro de 2015. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI DO ESTÁGIO

Leia mais

Edital para Seleção de Preceptores

Edital para Seleção de Preceptores Edital para Seleção de Preceptores Centro Colaborador: Faculdade de Medicina de Botucatu UNESP Processo Seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento de Competência Pedagógica para a prática

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 06/20

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 06/20 1 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL DEPARTAMENTO REGIONAL NO AMAZONAS PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE - PSG EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 06/20 2013 1. DO PROGRAMA 1.1. O Programa Senac de Gratuidade,

Leia mais

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato.

1.2. O acompanhamento de Editais e comunicados referentes a este Processo Seletivo é de responsabilidade exclusiva do candidato. EDITAL Nº 11/2015, de 28 de abril de 2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA SERVIDORES PÚBLICOS DE ENSINO PARA INGRESSO NO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO, DO PROFUNCIONÁRIO CURSOS A DISTÂNCIA

Leia mais

EDITAL Nº 013/2014 PRONATEC/IFMS

EDITAL Nº 013/2014 PRONATEC/IFMS EDITAL Nº 013/2014 PRONATEC/IFMS PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E EMPREGO PRONATEC DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) NO ÂMBITO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

EDITAL UnC/PRE 146/2016

EDITAL UnC/PRE 146/2016 EDITAL UnC/PRE 146/2016 Dispõe sobre o Vestibular ingresso por mérito nos cursos de graduação da UnC, oferecidos no segundo semestre letivo de 2016, através do Histórico Escolar do Ensino Médio, resultado

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014 SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL - SENAC DEPARTAMENTO REGIONAL DE RORAIMA PROGRAMA SENAC DE GRATUIDADE PSG/2014 EDITAL Nº 81/2014 NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA MATRÍCULA DE CANDIDATOS AO PROGRAMA

Leia mais

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS Faculdade de Tecnologia Senac - Pelotas

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS. Faculdade Senac Porto Alegre RS Faculdade de Tecnologia Senac - Pelotas SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL SENAC/RS Faculdade Senac Porto Alegre RS Faculdade de Tecnologia Senac - Pelotas EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2016/1 O Diretor Regional do Serviço Nacional de

Leia mais

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo

SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde. Edital 002/2016. Processo Seletivo SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde Edital 002/2016 Processo Seletivo A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Vestibular

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 387 de 23/09/2011 - DOU 26/09/2011 p.

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial - autorizado pela Portaria SERES/MEC nº 387 de 23/09/2011 - DOU 26/09/2011 p. FACULDADE FACCENTRO Credenciada pela Portaria SERES/MEC nº 483, de 16/12/2011 D.O.U. de 19/12/2011 EDITAL nº 003, de 01 de novembro de 2012. PROCESSO SELETIVO 2013/1 A Faculdade FACCENTRO, mantida pelo

Leia mais

5. CALENDÁRIO a) Inscrição dos candidatos De 10/08/2015 a 17/08/2015 20/08/2015

5. CALENDÁRIO a) Inscrição dos candidatos De 10/08/2015 a 17/08/2015 20/08/2015 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA UNIPÊ PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, PESQUISA E EXTENSÃO - PROPDEPE PROGRAMA INSITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PARA A SELEÇÃO

Leia mais

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*.

Ter experiência mínima de 1 (um) ano no magistério (exercer ou ter exercido a profissão no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Superior)*. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL Campus Rio Grande REDE ESCOLA TÉCNICA ABERTA DO BRASIL (e-tec BRASIL) EDITAL Nº 01, DE 13 DE AGOSTO DE 2014

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017/2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017/2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017/2 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CANDIDATOS FORMALMENTE ENCAMINHADOS POR INDÚSTRIAS CONTRIBUINTES DO SENAI/SC 1.0 Apresentação O SENAI/SC torna pública a abertura do período para

Leia mais

CURSOS ATOS LEGAIS LOCAL TURNO. Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 153 de 02/04/2013 - DOU 06/04/2013

CURSOS ATOS LEGAIS LOCAL TURNO. Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 153 de 02/04/2013 - DOU 06/04/2013 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015.1 e 2015.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências

Leia mais

EDITAL Nº 10/2016/PROPPI CHAMADA BRAFITEC 2016

EDITAL Nº 10/2016/PROPPI CHAMADA BRAFITEC 2016 EDITAL Nº 10/2016/PROPPI CHAMADA BRAFITEC 2016 CHAMADA PÚBLICA INTERNA PARA ALUNOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA DO IFSC PROGRAMA CAPES BRAFITEC 2016 BRASIL-FRANÇA RETIFICADO EXECUÇÃO: MARÇO 2016 A JULHO DE

Leia mais

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016.

Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Vitória/ES, 02 de outubro de 2015. Informações inerentes à renovação de matrícula para o ano letivo de 2016. Senhores Pais ou Responsáveis, Informamos que o Contrato de Prestação de Serviços Educacionais

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Faculdade de Educação Núcleo de Educação a Distância Edital de Seleção de Tutores Presenciais UAB II/SEED/MEC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA Faculdade de Educação Núcleo de Educação a Distância Edital de Seleção de Tutores Presenciais UAB II/SEED/MEC EDITAL Nº011/2009 EDITAL DE SELEÇÃO DE TUTORES PRESENCIAIS PARA AS CIDADES PÓLOS Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), através do NEAD, torna público, por meio deste EDITAL, o processo de seleção

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SANTA CATARINA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SANTA CATARINA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE SANTA CATARINA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR NOTA Nº E-022/2015 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos,

Leia mais

O SUPERINTENDENTE da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense - Fundação PRÓ-IFF

O SUPERINTENDENTE da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense - Fundação PRÓ-IFF EDITAL Nº 007 07, DE 18 DE AGOSTO DE 2013 O SUPERINTENDENTE da Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico Fluminense - Fundação PRÓ-IFF IFF, no uso de suas atribuições

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966-São Luís-MA.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966-São Luís-MA. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966-São Luís-MA. EDITAL Nº 08 de 15 DE Dezembro DE 2015 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA

Leia mais

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR PARA A PFN/GO ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA

SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR PARA A PFN/GO ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA EDITAL PFN/GO n o 02, DE 07 DE FEVEREIRO DE 2014 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL SUPERIOR PARA A PFN/GO ACADÊMICOS DOS CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO E INFORMÁTICA A PROCURADORA-CHEFE DA FAZENDA NACIONAL DE GOIÁS,

Leia mais

EDITAL FATEC SOROCABA Nº 01/2015 DE 08 DE MAIO DE 2015.

EDITAL FATEC SOROCABA Nº 01/2015 DE 08 DE MAIO DE 2015. EDITAL FATEC SOROCABA Nº 01/2015 DE 08 DE MAIO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Sorocaba no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 17, DE 01 DE OUTUBRO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 17, DE 01 DE OUTUBRO DE 2012 ATUAÇÃO NO PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Buriticupu, no uso de suas atribuições, torna público

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Data de emissão: Associação Paulista de Gestão Pública - APGP Elaborado por: Aprovado por: Francis da Silva Recursos Humanos Diretoria Geral // Sumário

Leia mais

EDITAL 2016 PERÍODO DE VIGÊNCIA: ABERTURA: 26/10/2015 ENCERRAMENTO: 11/09/2016

EDITAL 2016 PERÍODO DE VIGÊNCIA: ABERTURA: 26/10/2015 ENCERRAMENTO: 11/09/2016 EDITAL 2016 PERÍODO DE VIGÊNCIA: ABERTURA: 26/10/2015 ENCERRAMENTO: 11/09/2016 SELEÇÃO DE NOVOS PROJETOS / EMPRESAS, PARA O PROGRAMA DE INCUBAÇÃO DE EMPRESAS E PROJETOS DO INATEL INSTITUTO NACIONAL DE

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL - 2º SEMESTRE 2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL - 2º SEMESTRE 2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO ESPECIAL - 2º SEMESTRE 2015 O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Santa Catarina SENAI/SC, mantenedor das Faculdades de Tecnologia SENAI Blumenau, SENAI Chapecó e

Leia mais

EDITAL Nº 12, 25 de setembro de 2015.

EDITAL Nº 12, 25 de setembro de 2015. EDITAL Nº 12, 25 de setembro de 2015. PROCESSO DE INSCRIÇÕES PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS GRATUITOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO ANO LETIVO DE 2015 NO PROGRAMA SENAC GRATUIDADE PSG O SERVIÇO

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS UEG CÂMPUS SANTA HELENA DE GOIAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO-SENSU EM MBA em gestão estratégica nos agronegócios e suas tecnologias A UEG Câmpus Santa Helena de Goiás faz

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Unidade Porto Alegre O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

2º EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016-1 SIMPLIFICADO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA

2º EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016-1 SIMPLIFICADO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA 2º EDITAL PROCESSO SELETIVO 2016-1 SIMPLIFICADO GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA VESTIBULAR AOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS REDES DE COMPUTADORES O Serviço Nacional de Aprendizagem

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2014

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N O 01/2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO INSTITUTO DE FÍSICA PRÓ- REITORIA DE ENSINO DE PÓS- GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO EM ENSINO DE FÍSICA POLO UFMT_CUIABÁ EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-UFMT_CUIABÁ N

Leia mais

EDITAL Nº 005/2011 EXAME DE SELEÇÃO 2011/2 - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 005/2011 EXAME DE SELEÇÃO 2011/2 - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 005/2011 EXAME DE SELEÇÃO 2011/2 - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014.

EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014. EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 03/2014 DE 21 DE NOVEMBRO DE 2014. O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste no uso de suas atribuições legais faz saber que estão reabertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ COM DIREITO A BOLSA DE ESTUDO E INGRESSO EM

EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ COM DIREITO A BOLSA DE ESTUDO E INGRESSO EM EDITAL DE PROCESSO DE SELEÇÃO PARA ACESSO AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI CUIABÁ COM DIREITO A BOLSA DE ESTUDO E INGRESSO EM 2014/1 A Diretora-Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem

Leia mais

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO

MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA COORDENAÇÃO DE INTERAÇÃO SERVIÇO ESCOLA-EMPRESA MANUAL DO PROGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO CAMPUS COLINAS DO TOCANTINS-TO COLINAS

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título

EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título EDITAL Nº 02/2015 Processo Seletivo 2º Semestre de 2015 Transferência Externa e Obtenção de Novo Título As Faculdades Santo Agostinho, por meio de seu Núcleo de Relacionamento Acadêmico e em conformidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO DIRETORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DE PROJETOS EDUCACIONAIS EDITAL Nº 001/14 PROEN/DE, de 17 de fevereiro de 2014. PROGRAMA

Leia mais

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES SERVIÇO PÚBLICO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS DIRETORIA GERAL DO CAMPUS MANAUS CENTRO COORDENAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA EDITAL 006/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA INGRESSO DE VAGAS DESTINADAS

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL

SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE CENTRO FORMADOR DE RECURSOS HUMANOS CEFOR/SES-PB. CURSO TÉCNICO SAÚDE BUCAL ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE EDITAL Nº. 06/2012/SES/CEFOR-PB A Secretaria do Estado da Saúde, através do CEFOR-PB, torna público para conhecimento dos interessados a realização de PROCESSO

Leia mais

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 21, DE 08 DE OUTUBRO DE 2012

EDITAL INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO N 21, DE 08 DE OUTUBRO DE 2012 ATUAÇÃO COMO PROFESSORES NOS CURSOS DO PROGRAMA NACIONAL DE O Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão Campus Buriticupu, no uso de suas atribuições, torna público que

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CURSOS ABERTOS À COMUNIDADE

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CURSOS ABERTOS À COMUNIDADE EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016/1 APRENDIZAGEM INDUSTRIAL CURSOS ABERTOS À COMUNIDADE 1.0 Das inscrições 1.1 O período das inscrições para o processo seletivo dos cursos de Aprendizagem Industrial abertos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública EDITAL Nº 003/2015 - PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2015/2 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições no Processo

Leia mais

EDITAL/SEE/CEL Nº 01/2015

EDITAL/SEE/CEL Nº 01/2015 EDITAL/SEE/CEL Nº 01/2015 O Centro de Estudo de Línguas - CEL, referência no ensino gratuito de idiomas para alunos da rede pública, representado pela Coordenadora Geral Nagila Maria Dourado de Carvalho,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PROEJA FIC - ENSINO FUNDAMENTAL

PROCESSO SELETIVO PROEJA FIC - ENSINO FUNDAMENTAL SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ PRÓ-REITORA DE EXTENSÃO CAMPUS PARNAÍBA EDITAL

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PROGRAMA DE INTERCÂMBIO INTERNACIONAL E INTERDISCIPLINAR DA CHAMBERLAIN COLLEGE OF NURSING, AREA1 E FACULDADE RUY BARBOSA Nº 012/2015 Por meio do presente Edital se faz a Convocação

Leia mais

Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em 12 estados. Aulas começam em fevereiro e março

Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em 12 estados. Aulas começam em fevereiro e março http://portaldaindustria.com.br/agenciacni/ 05 FEV 2016 Cursos do SENAI estão com matrículas abertas em 12 estados. Aulas começam em fevereiro e março Já decidiu a carreira que quer seguir? Está em busca

Leia mais

EDITAL PROEN Nº 43/2015

EDITAL PROEN Nº 43/2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUL-RIO-GRANDENSE PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PROEN Nº 43/2015 Dispõe sobre

Leia mais

EDITAL Nº 024/2014 PRAP PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO

EDITAL Nº 024/2014 PRAP PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO EDITAL Nº 024/24 PRAP PREENCHIMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO O Pró-Reitor de Administração e Planejamento da Fundação Universidade do Contestado FUnC, no uso de suas atribuições torna publico, para conhecimento

Leia mais