Acessando dados em Java com JDBC
|
|
|
- Edite Santos Lopes
- 10 Há anos
- Visualizações:
Transcrição
1
2 Acessando dados em Java com JDBC Daniel Destro do Carmo Softech Network Informática
3 Objetivo do curso O que é JDBC? Arquitetura da API Detalhes e uso da API
4 O que é JDBC? Diferentes bancos de dados relacionais possuem diferentes formas de se comunicar com uma aplicação que necessite acessar os seus dados. Aplicação Oracle SQL Server MySQL Isto causa um grande problema de codificação e manutenção nas aplicações que precisam trabalhar com diversos banco de dados e também requer o aprendizado de uma nova API para cada BD diferente. Isso não torna a aplicação flexível.
5 O que é JDBC? A Sun desenvolveu a API JDBC, com a intenção de uniformizar os acessos aos diferentes bancos de dados relacionais, dando maior flexibilidade aos sistemas. JDBC = Java DataBase Connectivity Aplicação JDBC Oracle SQL Server MySQL Com JDBC as chamadas ao BD são padronizadas, apesar de que os comandos SQL podem variar de banco para banco, se não for usado o SQL padrão.
6 O que é JDBC? A biblioteca da JBDC provê um conjunto de interfaces de acesso ao BD. Uma implementação em particular dessas interfaces é chamada de driver. Os próprios fabricantes dos bancos de dados (ou terceiros) são quem implementam os drivers JDBC para cada BD, pois são eles que conhecem detalhes dos BDs. Cada BD possui um Driver JDBC específico (que é usado de forma padrão - JDBC). A API padrão do Java já vem com o driver JDBC-ODBC, que é uma ponte entre a aplicação Java e o banco através da configuração de um recurso ODBC na máquina. O drivers de outros fornecedores devem ser adicionados ao CLASSPATH da aplicação para poderem ser usados. Desta maneira, pode-se mudar o driver e a aplicação não muda.
7 O que é JDBC? Tipos de Drivers JDBC: Tipo 1 - Driver Ponte JDBC-ODBC É uma implementação nativa que conecta uma aplicação Java a um banco de dados através de ODBC configurado na máquina. Tipo 2 - Driver API-Nativa Parcialmente Java É uma casca sobre uma implementação nativa de um driver de acesso ao banco (ex: este driver utiliza o OCI para Oracle). Um erro neste driver nativo pode derrubar a JVM. Tipo 3 - Driver Java c/ Net-Protocol Utiliza um middleware para a conexão com o banco de dados. Tipo 4 - Driver Java Puro Driver totalmente implementado em Java. Conhece todo o protocolo de comunicação com o BD e pode acessar o BD sem software extra. É o tipo de driver mais indicado.
8 Arquitetura da JDBC Arquitetura básica da API JDBC: pacote: java.sql
9 Arquitetura da JDBC As principais classes e interfaces do pacote java.sql são: DriverManager - gerencia o driver e cria uma conexão com o banco. Connection - é a classe que representa a conexão com o bando de dados. Statement - controla e executa uma instrução SQL. PreparedStatement - controla e executa uma instrução SQL. É melhor que Statement. ResultSet - contém o conjunto de dados retornado por uma consulta SQL. ResultsetMetaData - é a classe que trata dos metadados do banco. A interface Connection possui os métodos para criar um Statement, fazer o commit ou rollback de uma transação, verificar se o auto commit está ligado e poder (des)ligá-lo, etc. As interfaces Statement e PreparedStatement possuem métodos para executar comandos SQL. ResultSet possui método para recuperar os dados resultantes de uma consulta, além de retornar os metadados da consulta. ResultsetMetaData possui métodos para recuperar as meta informações do banco.
10 Utilizando a JDBC Para a aplicação Java se comunicar com um banco de dados e acessar os seus dados, uma conexão com o BD deve ser estabelecida. A conexão é estabelecida de seguinte forma: Carregamento do driver JDBC específico Criação da conexão com o BD A partir da conexão é possível interagir com o BD, fazendo consultas, atualização e busca às meta informações da base e das tabelas.
11 Utilizando a JDBC Carregamento do driver JDBC específico: Class.forName( sun.jdbc.odbc.jdbcodbcdriver ); A String passada ao método forname() é o nome completo qualificado (fully qualified name) da classe que implementa o Driver JDBC de cada banco de dados. No exemplo é usado o nome do driver da ponte JDBC-ODBC. Cada driver possui um nome diferente, consulte a documentação do fabricante. Desta forma o carregamento do driver é feito de forma dinâmica (via Class.forName), dando flexibilidade ao código. Para maior flexibilidade, o nome poderia estar contido em um arquivo de configuração externo, podendo ser alterado sem a necessidade de recompilar o fonte Java.
12 Utilizando a JDBC Criação da conexão com o BD: Connection conn = DriverManager.getConnection( url, usuario, senha ); Após o carregamento do driver, a classe DriverManager é a responsável por se conectar ao banco de dados e devolver um objeto Connection, que representa a conexão com o BD. O parâmetro url também é específico de cada fornecedor de driver, consulte a documentação. Geralmente, na url são informados o IP ou nome do servidor, porta e o nome da base de dados (database ou instância). Os outros argumentos são o nome do usuário do banco e sua senha de acesso.
13 Utilizando a JDBC Com a conexão estabelecida já é possível interagir com o BD de várias formas: Criar tabelas e outros elementos Inserir, Alterar e Remover registros Buscar registros Buscar as meta informações do banco As três primeira interações se dão por meio das interfaces Statement ou PreparedStatement, que veremos a seguir. Todos os exemplos estão baseados no uso do driver JDBC fornecido pela Oracle. Porém, os mesmo exemplos podem ser usados com qualquer banco de dados relacional que possua um driver JDBC, necessitando apenas trocar o nome do driver e a URL de conexão. Lembrando que o JAR do driver JDBC, fornecido pelo fabricante, precisa ser disponibilizado no CLASSPATH da aplicação.
14 Statement O exemplo abaixo se conecta ao banco de dados local, na instância orcl e cria uma tabela chamada PESSOA, com os campos ID e NOME. String driver = "oracle.jdbc.driver.oracledriver"; String url = "jdbc:oracle:thin:@ :1521:orcl"; String user = "usuario"; String password = "senha"; Class.forName( driver ); Connection conn = DriverManager.getConnection( url, user, password ); String sql = CREATE TABLE PESSOA ( ID NUMBER, NOME VARCHAR2(100) )"; Statement st = conn.createstatement(); st.executeupdate( sql ); st.close(); conn.close(); Através do método createstatement() de Connection é retornado um objeto Statement, que é usado para executar um comando SQL no BD. O método executeupdate() de Statement recebe o SQL que será executado. Este método deve ser usado para DDLs e comandos SQL de INSERT, UPDATE ou DELETE. Depois os métodos close() de Statement e Connection são invocados para liberar os recursos.
15 Statement O objeto Statement criado pode ser reusado várias vezes para executar diferentes comandos SQL. Isto é até recomendado. String driver = "oracle.jdbc.driver.oracledriver"; String url = "jdbc:oracle:thin:@ :1521:orcl"; String user = "usuario"; String password = "senha"; Class.forName( driver ); Connection conn = DriverManager.getConnection( url, user, password ); Statement st = conn.createstatement(); String sql = INSERT INTO PESSOA VALUES (1, FERNANDO HENRIQUE )"; st.executeupdate( sql ); sql = INSERT INTO PESSOA VALUES (2, LUÍS INÁCIO )"; st.executeupdate( sql ); sql = INSERT INTO PESSOA VALUES (3, ANTÔNIO CARLOS )"; st.executeupdate( sql ); st.close(); conn.close(); Porém, o Statement só pode ser liberado com o método close() ao final das execuções de todos os comandos SQL.
16 ResultSet A recuperação de dados do BD é trivial e é feita através da execução de uma query SQL, e os dados podem ser recuperados através da interface ResultSet, retornada na execução da query. Connection conn =... String sql = "SELECT ID, NOME FROM PESSOA"; Statement st = conn.createstatement(); ResultSet rs = st.executequery( sql ); while( rs.next() ) { System.out.println( rs.getstring("id") ); System.out.println( rs.getstring("nome") ); } rs.close(); st.close(); conn.close(); O método executequery() de Statment executa uma consulta (query) SQL e retorna um objet ResultSet, que contém os dados recuperados. Através do método next() de ResultSet, o cursor interno é movido para o próximo registro. O método retorna false caso não existam mais registros ou true caso contrário. Os valores dos registros podem ser recuperados como o método getstring(), que recebe o nome do campo ou seu alias.
17 ResultSet Além do método getstring(), a interface ResultSet dispõe de outros métodos para recuperar os dados do BD diretamente nos tipos mais adequados. Os tipos relacionados são os mais indicados, porém outros tipos podem ser usados. Todos os método recebem o nome do campos (ou alias) ou o número do campo no select, começando por 1 (um). Método getbyte getshort getint getlong getfloat getdouble getbigdecimal getboolean getstring getbytes getdate gettime gettimestamp getasciistream getunicodestream getbinarystream getobject Tipos (java.sql.types) TINYINT SMALLINT INTEGER BIGINT REAL FLOAT, DOUBLE DECIMAL, NUMERIC CHAR VARCHAR, LONGVARCHAR BINARY, VARBINARY DATE TIME TIMESTAMP LONGVARCHAR LONGVARCHAR LONGVARBINARY Todos os tipos
18 ResultSet Exemplos: String sql = "SELECT ID, NOME FROM PESSOA"; Statement st = conn.createstatement(); ResultSet rs = st.executequery( sql ); while( rs.next() ) { System.out.println( rs.getint("id") ); System.out.println( rs.getstring("nome") ); } rs.close(); st.close(); conn.close(); String sql = "SELECT ID, NOME FROM PESSOA"; Statement st = conn.createstatement(); ResultSet rs = st.executequery( sql ); while( rs.next() ) { System.out.println( rs.getint(1) ); System.out.println( rs.getstring(2) ); } rs.close(); st.close(); conn.close();
19 Adicionando parâmetros Geralmente os comandos SQL recebem valores externos para que trabalhem com dados dinâmicos na aplicação. Com o uso de Statement, isso é feito simplesmente concatenando o valor ao comando SQL a ser executado. String id = "1"; String sql = "SELECT ID, NOME FROM PESSOA WHERE ID=" + id; Statement st = conn.createstatement(); ResultSet rs = st.executequery( sql ); String sql = "INSERT INTO PESSOA VALUES(" + id + ", " + nome + " )"; Statement st = conn.createstatement(); ResultSet rs = st.executequery( sql ); Esta forma, apesar de ser correta, não é a melhor e nem a mais indicada, pois torna o trabalho de concatenação extremamente chato e passível de erros na montagem do comando SQL, além de permitir que outros comandos SQL sejam embutidos e executados maliciosamente. A melhor maneira é, certamente, trocar o uso de Statement por PreparedStatement.
20 PreparedStatement PreparedStatement tem vantagens sobre Statement, pois ela cria instruções SQL précompiladas, economizando recursos do próprio banco de dados, otimizando o programa. Além da facilidade de se adicionar parâmetros aos comandos SQL. String sql = "INSERT INTO PESSOA VALUES (?,? )"; PreparedStatement pst = conn.preparestatement( sql ); pst.setint(1, 4); pst.setstring(2, "Mário"); pst.executeupdate(); pst.close(); conn.close(); String sql = "SELECT ID, NOME FROM PESSOA WHERE NOME LIKE?"; PreparedStatement pst = conn.preparestatement( sql ); pst.setstring(1, "%Fer%"); ResultSet rs = pst.executequery(); while( rs.next() ) { System.out.println( rs.getint(1) + " / " + rs.getstring(2) ); } rs.close(); pst.close(); conn.close();
21 PreparedStatement Os parâmetros, com PreparedStatement, podem ser passados diretamente com o próprio tipo que o dado foi definido, evitando assim ter que ficar formatando ou convertendo campos de data e decimais, além de poder passar inclusive valores nulos (NULL). Integer id = new Integer(5); String nome = null; String sql = "INSERT INTO PESSOA VALUES (?,? )"; PreparedStatement pst = conn.preparestatement( sql ); pst.setobject(1, id, java.sql.types.numeric ); pst.setstring(2, nome, java.sql.types.varchar ); pst.executeupdate(); pst.close(); conn.close();
22 Controle de Transações A interface Connection oferece métodos para o controle transacional. Primeiro é necessário definir o auto-commit como false. Para confirmar a transação o método commit() deve ser invocado. O método rollback() desfaz a transação. conn.setautocommint( false ); String sql = "INSERT INTO PESSOA (ID,NOME) VALUES (?,?)"; PreparedStatement pst = conn.preparestatement( sql ); try { pst.setint(1, 5); pst.setstring(2, "Carlos"); pst.executeupdate(); sql = "UPDATE PESSOA SET NOME=? WHERE ID=?"; pst = conn.preparestatement( sql ); pst.setint(1, 3); pst.setstring(2, "Jorge"); pst.executeupdate(); conn.commit(); } catch(sqlexception e) { conn.rollback(); } pst.close(); conn.close();
23 Acessando Procedures Algumas empresas possuem grande parte do seu código legado em Stored Procedures, e trocar estas SPs por Java seria muito caro, portanto é mais adequado utilizar o que já existe. As chamadas a Stored Procedures são possíveis por meio da interface CallableStatement. O exemplo abaixo executa uma simples procedure no BD, sem parâmetros e sem retorno. Connection conn =... String sp = "{ call MINHA_STORED_PROCEDURE }"; CallableStatement cs = conn.preparecall( sp ); cs.execute(); cs.close(); conn.close();
24 Acessando Procedures Geralmente as Stored Procedures recebem argumentos e também retornam valores através desses argumentos. Isso tudo é possível com a CallableStatement. O exemplo abaixo passa dois parâmetros de entrada para a procedure. O segundo exemplo passa um argumento de entrada e recupera ao segundo argumento, do tipo DATE. Connection conn =... String sp = "{ call MINHA_STORED_PROCEDURE(?,?) }"; CallableStatement cs = conn.preparecall( sp ); cs.setint(1, 10); cs.setstring(2, 99); cs.execute(); cs.close(); conn.close(); Connection conn =... String sp = "{ call MINHA_STORED_PROCEDURE(?,?) }"; CallableStatement cs = conn.preparecall( sp ); cs.setint(1, 10); cs.registeroutparameter(2, java.sql.types.date); cs.execute(); java.sql.date d = cs.getdate(2); cs.close(); conn.close();
25 Acessando Procedures As Stored Procedures (ou Functions) ainda podem retornar valores e cursores com dados. String sp = "{? = call SOMAR_VALORES(?,?) }"; CallableStatement cs = conn.preparecall( sp ); cs.setint(2, 10); cs.setstring(3, 99); cs.registeroutparameter(1, java.sql.types.number); cs.execute(); int total = cs.getint(1); System.out.println( "Total: " + i ); cs.close(); conn.close(); String sp = "{? = call SP_QUE_BUSCA_DADOS(?) }"; CallableStatement cs = conn.preparecall( sp ); cs.setstring(2, "São Paulo"); cs.registeroutparameter(1, oracle.jdbc.driver.oracletypes.cursor); cs.execute(); ResultSet rs = (ResultSet) cs.getobject(1); // Trabalha os dados do ResultSet... rs.close(); cs.close(); conn.close();
26 Tratamento de Erros Quase todos os métodos da API JDBC podem lançar uma exceção do tipo SQLException, que representa algum tipo de erro ocorrido no acesso ao banco, seja falha na conexão, SQL mal formado, até violação de PK etc. A classe SQLException possui os métodos: getmessage() - retorna a mensagem de erro. getsqlstate() - retorna um dos códigos de estado do padrão ANSI-92 SQL. geterrorcode() - retorna o código de erro específico do fornecedor. getnextexception() - retorna a exceção aninhada (encadeada), se houver.
27 Tratamento de Erros Exemplo de tratamento de erro: try { //simula um erro de SQL mal formado String sql = "INSERT PESSOA (ID,NOME) VALUES (?,?)"; PreparedStatement ps = conn.preparestatement( sql ); ps.executeupdate(); } catch( SQLException ex ) { } System.out.println("\n--- SQLException ---\n"); while( ex!= null ) { System.out.println("Mensagem: " + ex.getmessage()); System.out.println("SQLState: " + ex.getsqlstate()); System.out.println("ErrorCode: " + ex.geterrorcode()); ex = ex.getnextexception(); System.out.println(""); }
28 Websites Relacionados Site Oficial do Java Tutorial Oficial da JDBC Documentação da API da JDBC
Java & Bancos de Dados Adaptado de Slides da Universidade Salgado de Oliveira Goiânia
Java & Bancos de Dados Adaptado de Slides da Universidade Salgado de Oliveira Goiânia Sistemas de Informação Ling.Prog.V Prof. Roberto Couto Lima Fonte: Curso Java Prof. Fabricio Leonard Leopoldino (Universo)
Banco de Dados. Banco de Dados. Alcides Pamplona [email protected]. Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010
Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010 Alcides Pamplona [email protected] Tópicos API JDBC Utilizando JDBC Statement PreparedStatement Mapeamento Objeto-Relacional 2 API JDBC 3 API
Acesso a Bancos de Dados (JDBC) Autor: Cleyton Maciel ([email protected]) Adaptação: Pedro Baesse ([email protected].
Acesso a Bancos de Dados (JDBC) Autor: Cleyton Maciel ([email protected]) Adaptação: Pedro Baesse ([email protected]) JDBC Conceito Tipos Transações Tipos SQL e JAVA Conexão JDBC Implementação
Acesso a Bancos de Dados em Java (JDBC)
Acesso a Bancos de Dados em Java (JDBC) Jomi Fred Hübner Universidade Regional de Blumenau Departamento de Sistemas e Computação Roteiro Introdução Objetivo da JDBC Vantagens Visão geral do acesso a SGBDs
Programação com Acesso a Banco de Dados
Campus Ipanguaçu Curso: Técnico em Informática Programação com Acesso a Banco de Dados AULA 17 ACESSO A BANCO DE DADOS COM JDBC PROF.: CLAYTON M. COSTA 2 011.2 Introdução Aplicação + Banco de Dados: Funcionalidade
PadrãoIX. Módulo II JAVA. Marcio de Carvalho Victorino. JDBC - Java Database Connectivity A,L,F,M
JAVA Marcio de Carvalho Victorino 1 JDBC - Java Database Connectivity 2 1 JDBC conceito JDBC é uma API (Application Program Interface) para acesso a SGBD s (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) relacionais
Aula 1 Acesso a Banco de Dados
Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva [email protected] Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores
Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados. Prof. Josenildo Silva [email protected]
Laboratório de Banco de Dados Aula 1 Acesso a Banco de Dados Prof. Josenildo Silva [email protected] Introdução O JDBC (Java Database Connectivity) foi criado com o intuito de fornecer aos programadores
Integrando Java com Banco de Dados
Especialização em Engenharia de Software Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity Sérgio Soares [email protected] Objetivos Apresentar os conceitos básicos da especificação de Java
Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity
Especialização em Engenharia de Software Programação Orientada a Objetos JDBC Java Database Connectivity Sérgio Soares [email protected] Objetivos Apresentar os conceitos básicos da especificação de Java
JDBC Acessando Banco de Dados
Acessando Banco de Dados Objetivos Entender o que são Drivers. Diferenciar ODBC, JDBC e DRIVERMANAGER. Desenvolver uma aplicação Java para conexão com Banco de Dados. Criar um objeto a partir da classe
Java Básico JDBC. Razer Anthom Nizer Rojas Montaño ([email protected]) 2008. Banco de Dados: JDBC
Java Básico JDBC Razer Anthom Nizer Rojas Montaño ([email protected]) 2008 Banco de Dados: JDBC API de acesso a banco de dados Pacote java.sql.* Precisa-se de um driver de acesso. Ex para oracle: oracle.jdbc.driver.oracledriver
Fernando Freitas Costa. Pós-Graduando em Gestão e Docência Universitária. blog.fimes.edu.br/fernando [email protected]
JavaServerFaces JSF Fernando Freitas Costa Bacharel em Sistemas de Informação Pós-Graduando em Gestão e Docência Universitária blog.fimes.edu.br/fernando [email protected] JavaServerFaces e Banco de Dados
Capítulo 1. Acesso a Banco de Dados com JDBC (Java Database Connectivity) e o Padrão de Projeto DAO (Data Access Object)
Capítulo 1 Acesso a Banco de Dados com JDBC (Java Database Connectivity) e o Padrão de Projeto DAO (Data Access Object) Introdução Os programas desenvolvidos em Java comunicam se com um banco de dados
Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1
Desenvolvimento Web TCC-00.226 Turma A-1 Conteúdo Java Database Connectivity (JDBC) Professor Leandro Augusto Frata Fernandes [email protected] Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2013.2/tcc-00.226
Java JDBC Aplicação Java com Acesso a um SGBD. Ricardo Terra (rterrabh [at] gmail.com) Java JDBC Maio, 2010
Java JDBC Aplicação Java com Acesso a um SGBD Ricardo Terra rterrabh [at] gmail.com Ricardo Terra (rterrabh [at] gmail.com) Java JDBC Maio, 2010 1 CV Nome: Ricardo Terra Email: rterrabh [at] gmail.com
JDBC. Java DataBase Connectivity
JDBC Java DataBase Connectivity JDBC??? Uma API que permite o acesso a virtualmente qualquer fonte de dado tabular a partir de um programa escrito em Java O que é uma uma fonte de dados tabular? acesso
JDBC. Prof. Márcio Bueno ([email protected])
JDBC Prof. Márcio Bueno ([email protected]) JBDC Java Database Connectivity ou JDBC é um conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que faz o envio de instruções SQL para qualquer banco
Java 2 Standard Edition Fundamentos de
Java 2 Standard Edition Fundamentos de Helder da Rocha www.argonavis.com.br 1 JDBC JDBC é uma interface baseada em Java para acesso a bancos de dados através de SQL. Pacote Java padrão: java.sql Baseada
Conectividade de Banco de Dados Java JDBC
Conectividade de Banco de Dados Java JDBC João Carlos Pinheiro [email protected] Versão: 3.1 Última Atualização: Abril/2005 1 Objetivos Explicar o que é JDBC Utilizar as classes e interfaces do pacote
Banco de Dados. Sérgio Luiz Ruivace Cerqueira [email protected]
Banco de Dados Sérgio Luiz Ruivace Cerqueira [email protected] Roteiro Mapeamento de objetos para modelo relacional Estratégias de persistência Persistência JDBC Mapeando Objetos para o Modelo Relacional
JAVA JDBC Java Database Connectivity
JAVA JDBC Java Database Connectivity Permite o acesso a banco de dados Uma das formas de acesso é utilizando o driver JDBC-ODBC que permite a conexão através de um DRIVER ODBC O ODBC (Open Database Connectivity)
Leonardo Gresta Paulino Murta [email protected]
Leonardo Gresta Paulino Murta [email protected] O Que é JDBC? API de acesso a banco de dados relacional do Java Faz uso do driver provido pelo banco de dados Roda SQL (create, insert, update, etc.) no
DSS 09/10. DSS 09/10 Que métodos é que fazem parte de cada camada? Aplicações Multi-camada JDBC. Aula 3 DSS 09/10
Universidade do Minho Departamento de Informática Aplicações Multi-camada JDBC Aula 3 António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,[email protected] 2 Programação
Java e Conexão com Banco de Dados
A Plataforma Java Programação Orientada a Objetos em Java Java e Conexão com Banco de Dados Prof. Giuliano Prado de Morais Giglio, M.Sc. Conexão com Banco de Dados JDBC: Java Database Connectivity Acesso
INTRODUÇÃO. No entanto, o que pode ser considerado um produto (resultado) da criação de BDs?
BANCO DE DADOS Universidade do Estado de Santa Catarina Centro de Ciências Tecnológicas Departamento de Ciência da Computação Prof. Alexandre Veloso de Matos [email protected] INTRODUÇÃO Um Banco
Manipulação de Banco de Dados com Java. Ms. Bruno Crestani Calegaro ([email protected]) Maio/ 2015
Manipulação de Banco de Dados com Java Ms. Bruno Crestani Calegaro ([email protected]) Maio/ 2015 Acesso a um SGBD Em sistemas mais simples o uso de arquivos pode ser usado mas para aplicações
JAVA JDBC COMO FUNCIONA. Programação Orientada a Objetos Flávio de Oliveira Silva 315. Programação Orientada a Objetos Flávio de Oliveira Silva 316
JAVA JDBC JDBC JAVA DATABASE CONNECTIVITY Permite o acesso a banco de dados Uma das formas de acesso é utilizando o driver JDBC-ODBC que permite a conexão através de um DRIVER OBDC O ODBC (Open Database
JDBC (Java Database Connectivity) Padrão de Projeto DAO (Data Access Object) Roteiro para instalação do banco de dados e do driver JDBC
JDBC (Java Database Connectivity) Padrão de Projeto DAO (Data Access Object) Roteiro para instalação do banco de dados e do driver JDBC Java Database Connectivity Provê acesso SQL ao banco de dados Principais
DSS 08/09. Camada de Dados - JDBC. Aula 1. António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jfc}@di.uminho.
Universidade do Minho Departamento de Informática Camada de Dados - JDBC Aula 1 António Nestor Ribeiro /António Ramires Fernandes/ José Creissac Campos {anr,arf,jfc}@di.uminho.pt 2 Camada de Dados A camada
Figura 1. A Classe Java
Conexã o com MySQL Connection Factory Para criar as conexões com o banco de dados será utilizado um padrão chamado Factory, onde através dele se terá uma única classe que proverá uma fábrica de conexão
Acesso a Bancos de Dados (JDBC) Desenvolvimento de Aplicações em Java O QUE É JDBC JAVA E JDBC CARACTERÍSTICAS DE JDBC
Desenvolvimento de Aplicações em Java José Maria Monteiro www.lia.ufc.br/~zemaria [email protected] [email protected] O QUE É JDBC Conjunto de classes e interfaces (API) escritas em Java que faz o envio
Programação com Acesso a BD. Programação com OO Acesso em Java
Programação com OO Acesso em Java a BD Curso: Técnico em Informática Campus: Ipanguaçu José Maria Monteiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio Departamento Clayton Maciel de Informática
Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos
Manipulação de Banco de Dados com Java 1. Objetivos Demonstrar os fundamentos básicos para a manipulação de banco de dados com Java; Apresentar a sintaxe de comandos SQL usados em Java. 2. Definições A
JDBC Java Database Connectivity
5 JDBC Java Database Connectivity Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Trabalhar com bancos de dados em aplicações web em JSP através das classes
Acesso a Banco. Conexão em Java. Conexão em Java. Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel
Acesso a Banco Programação Orientada a Objetos Profa. Cristiane e Prof. Daniel As conexões em Java são feitas através de uma ponte que implementa todas as funcionalidades que um banco de dados padrão deve
Curso de Java. Acesso a banco de dados através de JDBC. Todos os direitos reservados Klais
Curso de Java Acesso a banco de dados através de JDBC Todos os direitos reservados Klais Java e SGBD s SQL é a linguagem padrão para acesso a banco de dados e se estabeleceu como tal no mercado. SQL no
Linguagens de Programação
JDBC - Java Database Connectivity Necessidades : ligar aplicações Java e Applets a DBMS Drivers que suportam SQL um driver JDBC/DBMS deve suportar pelo menos o ANSI SQL92 JDBC é constituído por interfaces
Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063)
Programação Orientada a Objetos (DPADF 0063) Aula 9 JDBC (Java Database Connectivity) Universidade Federal de Santa Maria Colégio Agrícola de Frederico Westphalen Curso Superior de Tecnologia em Sistemas
Programação em Rede JDBC
Programação em Rede JDBC 1 JDBC - Java Database Connectivity Necessidades : ligar aplicações Java e Applets a DBMS Drivers que suportam SQL um driver JDBC/DBMS deve suportar pelo menos o ANSI SQL92 JDBC
Acessando bancos de dados com o JDBC
Acessando bancos de dados com o JDBC Notas de Aula: Java Como Programar, 8/E Prof. Geraldo Braz Junior Introdução Um banco de dados é uma coleção organizada de dados. Um sistema de gerenciamento de bancos
Especialização em web com interfaces ricas
Especialização em web com interfaces ricas Acessando Bancos de Dados com Java Prof. Fabrízzio Alphonsus A. M. N. Soares [email protected] [email protected] Instituto de Informática Universidade
JDBC JDBC. JDBC - Arquitetura. JDBC Arquitetura Pacote Java.sql. Java Database Connectivity JDBC PostgreSQL
Ciência da Computação GBC043 Sistemas de Banco de Dados Java Database Connectivity JDBC PostgreSQL JDBC Diferentes SGBD possuem diferentes formas de se comunicar com uma aplicação Aplicação Java Profa.
No cabeçalho de cada arquivo Java onde haverá acesso a banco de dados, o seguinte Import deve ser colocado:
cesso a banco de dados através de JDBC Prof. Pasteur Ottoni de Miranda Junior Disponível em www.pasteurjr.blogspot.com 4.1-Configurações iniciais Para rodar JDBC em sua máquina faça: 1-nstalar Java e JDBC.
JDBC (Fundamentos) Sang Shin Java Technology Architect Sun Microsystems, Inc. [email protected] www.javapassion.com
JDBC (Fundamentos) Sang Shin Java Technology Architect Sun Microsystems, Inc. [email protected] www.javapassion.com 1 Agenda O que é JDBC? Passo a passo do uso da API JDBC DataSource & pool de Conexões
Java JDBC - I. Ex. 2: para o SQLServer da Microsoft, o driver JDBC pode ser obtido em http://msdn.microsoft.com/en-us/data/aa937724.
Curso de Análise e Desenvolvimento de Software Disciplina: Linguagens de Programação II Prof. Gilmar Caiado Material de Apoio Java JDBC I 3 o Período 22/05/2009 Java JDBC - I Motivação: Realizar a integração
JavaServer Faces JSF
JavaServer Faces JSF Fernando Freitas Costa Bacharel em Sistemas de Informação Especialista em Gestão e Docência Universitária blog.fimes.edu.br/fernando [email protected] JavaServer Faces e Banco de
Desenvolvimento de Sistemas de Informação http://sim.di.uminho.pt/disciplinas/dsi
1/100 Departamento de Informática, Universidade do Minho http://www.di.uminho.pt Desenvolvimento de Sistemas de Informação http://sim.di.uminho.pt/disciplinas/dsi LESI - 4 ō Ano / 2 ō Semestre (5308O7)
Orientação a Objetos
Orientação a Objetos Conexão:Banco de Dado MySQL JDBC / DriverManager/ ResultSet Gil Eduardo de Andrade O pacote MySQL-Connector Quando utilizamos o Banco de Dados MySQL, integrado a linguagem Java, necessitamos
Programação WEB (JSP + Banco Dados) Eng. Computação Prof. Rodrigo Rocha http://www.materialdeaula.com.br
Programação WEB (JSP + Banco Dados) Eng. Computação Prof. Rodrigo Rocha http://www.materialdeaula.com.br JSP (Java Server Pages) - JavaServer Pages (JSP) - Tecnologia de programação serverside - Permite
Acesso a banco de dados
Acesso a banco de dados 1. Crie uma pasta chamada AcessoBD com as seguintes subpastas: Aplicativos, Drivers, AcessoMSACCESS, AcessoMySQL e AcessoSQLSERVER Exemplo 1: MS ACCESS 1. Crie um banco de dados
Introdução à Tecnologia Java 02/2012. Java Aula 05 12/09/2012. Celso Olivete Júnior. [email protected]
Java Aula 05 JDBC 12/09/2012 Celso Olivete Júnior [email protected] 1 Exercício para aquecimentoutilize o pacote Swing C = (F-32)*5 ------------ 9 Celso Olivete Júnior 2 Softwares utilizados: Java Development
Agenda. Instalação e configuração. Processamento de comandos SQL com JDBC. Driver JDBC Criação da classe de conexão
Agenda Instalação e configuração Driver JDBC Criação da classe de conexão Processamento de comandos SQL com JDBC Gerenciamento de conexões Execução simples de consultas Tratamento de exceções Instalação
JDBC. Siga as instruções para instalar o banco de dados H2 e criar a tabela Alunos.
JDBC CRIANDO O BANCO DE DADOS: Siga as instruções para instalar o banco de dados H2 e criar a tabela Alunos. CRIANDO O PROJETO JAVA PARA DESKTOP: Crie um projeto Java chamado Prograd Crie um pacote chamado
Padrões de Projeto e Persistência com DAO
Curso de Análise de Sistemas Análise de Sistemas II Padrões de Projeto e Persistência com DAO Prof. Giuliano Prado de Morais Giglio, M.Sc. Introdução a Padrões de Projeto Padrões de Projeto foram inicialmente
JPA: Persistência padronizada em Java
JPA: Persistência padronizada em Java FLÁVIO HENRIQUE CURTE Bacharel em Engenharia de Computação [email protected] Programação Orientada a Objetos X Banco de Dados Relacionais = Paradigmas diferentes
De forma simples, para a execução de comandos SQL com JDBC, precisa-se da instancia de três classes Java. São elas: Nome da classe Função
.1 JDBC A linguagem Java possui classes que permitem a com um banco de dados. Essas classes fazem parte do pacote JDBC (Java Database Connectivity), uma API (Application Program Interface) que permite
Banco de Dados. Prof. Leonardo Barreto Campos 1
Banco de Dados Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Banco de Dados Relacionais; SQL; MySQL; Manipulando Banco de Dados com o JDBC; Bibliografia; Prof. Leonardo Barreto Campos 2/25 Introdução
(UFF) JDBC (I) TEPIS II
Aula 20: JDBC (I) Diego Passos Universidade Federal Fluminense Técnicas de Projeto e Implementação de Sistemas II Diego Passos (UFF) JDBC (I) TEPIS II 1 / 33 JDBC: Introdução Especificação que provê acesso
Módulo 5 - JDBC java.sql - Conexão com Banco de Dados
Aplicações de Linguagem de Programação Orientada a Objetos 2ºsem/2012 (Professor: Tiago) Módulo 5 - JDBC java.sql - Conexão com Banco de Dados Fazer o download do drive de conexão com o BD: http://jdbc.postgresql.org/download.html
JDBC DRIVER. Objetivo: Possibilitar aplicações não Zim de se conectar a um banco de dados Zim utilizando as normas JDBC.
Objetivo: Possibilitar aplicações não Zim de se conectar a um banco de dados Zim utilizando as normas JDBC. Requisitos para usar o driver JDBC Do lado do cliente: O driver JDBC Do lado do servidor: A base
SQL Linguagem de Definição de Dados. Banco de Dados Profa. Dra. Cristina Dutra de Aguiar Ciferri
SQL Linguagem de Definição de Dados Banco de Dados SQL Structured Query Language Uma das mais importantes linguagens relacionais (se não a mais importante) Exemplos de SGBD que utilizam SQL Oracle Informix
Integrando Java e Banco de Dados (Tutorial) por Jorge Henrique Cabral Fernandes
XV Simpósio Brasileiro de Bancos de Dados 2-6 de Outubro de 2000 João Pessoa - Paraíba, Brasil Integrando Java e Banco de Dados (Tutorial) por Jorge Henrique Cabral Fernandes Departamento de Informática
Curso de Java Módulo III JDBC Fábio Mengue [email protected] Centro de Computação - Unicamp
Curso de Java Módulo III JDBC Fábio Mengue [email protected] Centro de Computação - Unicamp Conceitos A tecnologia JDBC foi criada para facilitar o acesso de programas Java a qualquer banco de dados relacional.
Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados
UTFPR DAELN - Disciplina de Fundamentos de Programação II ( IF62C ). 1 Persistência de Classes em Tabelas de Banco de Dados 1) Introdução! Em algumas situações, pode ser necessário preservar os objetos
Banco de Dados. Banco de Dados Parte 2. Alcides Pamplona [email protected]. Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010
Alcides Pamplona Linguagem de Programação CESBD 2010 Parte 2 Alcides Pamplona [email protected] Tópicos API JDBC Utilizando JDBC Statement PreparedStatement Controle de Transação Mapeamento Objeto-Relacional
Introdução ao SQL. O que é SQL?
Introdução ao SQL 1 O que é SQL? Inicialmente chamada de Sequel, SQL (Structured Query Language), é a linguagem padrão utilizada para comunicar-se com um banco de dados relacional. A versão original foi
8. Outros tipos de Transação (Modo de Transação de Autoconfirmação e Modo Implícito)
8. Outros tipos de Transação (Modo de Transação de Autoconfirmação e Modo Implícito) Nos itens anteriores vimos transações do tipo explícitas, ou seja, aquelas que iniciam com BEGIN TRANSACTION. As outras
Aula 4 JDBC - Java Database Connectivity
Aula 4 JDBC - Java Database Connectivity Prof. Dr. João Bosco M. Sobral mail: [email protected] - página: http://www.inf.ufsc.br/~bosco Rodrigo Campiolo mail: [email protected] - página: http://www.inf.ufsc.br/~rcampiol
SQL BANCO DE DADOS. Linguagem de consulta SQL. Linguagem de consulta SQL. Linguagem de Consulta Estruturada
Revisão de tpicos anteriores BANCO DE DADOS Linguagem de consulta SQL Roberto Duarte Fontes Brasília - DF [email protected] Projeto de banco de dados Modelagem Conceitual (independe da implementação)
Curso: Desenvolvimento Java
Exercícios de Fixação 10 Aplicações com SGBD Exercícios resolvidos Para realizar estes exercícios, iremos utilizar o projeto Aula01. Crie neste projeto um pacote de nome banco. Todos os exercícios deverão
PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 1
INTRODUÇÃO PHP INTEGRAÇÃO COM MYSQL PARTE 1 Leonardo Pereira [email protected] Facebook: leongamerti http://www.estudandoti.com.br Informações que precisam ser manipuladas com mais segurança
Java na WEB Banco de Dados
1 Java na WEB Banco de Dados Objetivo: Ao final da aula o aluno será capaz de: Criar aplicações JSP com acesso ao Banco de Dados MySql Configurar o TomCat para acessar o MySql. Não é Objetivo: Ao final
Capítulo 35. Sistemas de Banco de Dados. Rui Rossi dos Santos Programação de Computadores em Java Editora NovaTerra
Capítulo 35 Sistemas de Banco de Dados Objetivos do Capítulo Instalar e configurar um sistema gerenciador de banco de dados relacional. Apresentar a API do Java que permite aos aplicativos acessarem bancos
Treinamento em PHP. Aula 7. Ari Stopassola Junior [email protected]
Treinamento em PHP Aula 7 Ari Stopassola Junior [email protected] Banco de Dados Robustes no armazenamento Segurança, velocidade e facilidade na manipulação dos dados Controle e escalabilidade
Transações Seguras em Bancos de Dados (MySQL)
Transações Seguras em Bancos de Dados (MySQL) Índice Entendendo os storage engines do MySQL 5 1 As ferramentas 1 Mais algumas coisas que você deve saber 1 Com a mão na massa 2 Mais ferramentas Usando o
Execução de Instruções SQL
Bancos de Dados III Acesso a SGBDs via Aplicação Rogério Costa [email protected] 1 Execução de Instruções SQL Instruções SQL dentro de um programa aplicativo, em conjunto com seu código. SQL Embutido
JAVA 14 ODBC / JDBC Aceder a Bases de Dados através da Internet. Vitor Vaz da Silva
JAVA 14 ODBC / JDBC Aceder a Bases de Dados através da Internet Vitor Vaz da Silva Ter tudo à mão?! Saber tudo?! Saber onde encontrar?! Saber quem sabe?! As Bases de Dados ajudam a guardar dados e informação
Programação SQL. Introdução
Introdução Principais estruturas duma Base de Dados: Uma BD relacional é constituída por diversas estruturas (ou objectos ) de informação. Podemos destacar: Database: designa a própria BD; Table/Tabela:
Drive MySql de conexão para Eclipse
Drive MySql de conexão para Eclipse de Setembro de 0 Olá, neste artigo iremos focar em como utilizar o drive de conexão do Mysql na IDE eclipse. Veremos passo-a-passo como instalar, o que é uma coisa muito
BD SQL Server. Licenciatura em Engenharia Informática e Computação. Bases de Dados 2003/04
BD SQL Server SGBD SQL Server Licenciatura em Engenharia Informática e Computação Bases de Dados 2003/04 BD SQL Server Criação da Ligação ao SGBD Entrar no Microsoft SQL Server / Enterprise Manager Criar
Programação Orientada a Objetos II
Programação Orientada a Objetos II Prof. Walter Gima [email protected] 1 Plano de Ensino e Aprendizagem 2 Java Conexão banco de dados 3 Agenda Conexão Banco de Dados Padrão DAO (Data Access Object)
Android e Bancos de Dados
(Usando o SQLite) Programação de Dispositivos Móveis Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do
Desenvolvimento de Aplicações para Internet Aula 9
Desenvolvimento de Aplicações para Internet Aula 9 Celso Olivete Júnior [email protected] Na aula de hoje PDO PHP Data Object 2 PDO PDO é uma extensão que fornece uma interface padronizada para trabalhar
Faculdade Pitágoras 16/08/2011. Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet
Faculdade Pitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Sistemas para Internet Disciplina: Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan SQL A linguagem SQL é responsável por garantir um bom nível
Faculdade Pitágoras. Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados. Disciplina: Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan SQL
Faculdade Pitágoras Curso Superior de Tecnologia: Banco de Dados Disciplina: Banco de Dados Prof.: Fernando Hadad Zaidan SQL A linguagem SQL é responsável por garantir um bom nível de independência do
Banco de dados POO Márcio Delamaro. Programação Orientada a Objetos Prof Marcio Delamaro ICMC/USP
Banco de dados POO Márcio Delamaro 1/37 Objetivo Nesta aula vamos dar uma breve introdução do que é um Banco de dados relacional Como acessar um banco de dados usando Java 2/37 O que é Bancos de dados
EXERCÍCIOS PRÁTICOS. Banco de Dados
EXERCÍCIOS PRÁTICOS Banco de Dados Introdução ao uso do SQL Structured Query Language, considerando tanto DDL Data Definition Language quanto DML Data Manipulation Language. Banco de Dados selecionado:
UFG - Instituto de Informática
UFG - Instituto de Informática Curso: Sistemas de Informações Arquitetura de Software Prof.: Fabrízzio A A M N Soares [email protected] Aula 7 JPA A Persistência com JPA Para configurar o JPA
Disciplina: Unidade V: Prof.: E-mail: Período:
Encontro 17 Disciplina: Sistemas de Banco de Dados Unidade V: Introdução à Linguagem SQL Prof.: Mario Filho E-mail: [email protected] Período: 5º. SIG - ADM 13. Introdução à Linguagem SQL Introdução
FAPLAN - Faculdade Anhanguera Passo Fundo Gestão da Tecnologia da Informação Banco de Dados II Prof. Eder Pazinatto Stored Procedures Procedimento armazenados dentro do banco de dados Um Stored Procedure
