REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ÊNFASE EM PRODUÇÃO CULTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ÊNFASE EM PRODUÇÃO CULTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA"

Transcrição

1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS ÊNFASE EM PRODUÇÃO CULTURAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA 1. FUNDAMENTAÇÃO Este regulamento de estágio está de acordo com a Resolução Nº 20, de 26 de novembro de 2010, da Universidade Federal do Pampa, que dispõe sobre a realização dos Estágios destinados a estudantes regularmente matriculados na Universidade Federal do Pampa e sobre os Estágios realizados no âmbito desta Instituição. Especialmente no Art. 40, da referida Resolução, no qual faculta as Comissões de Curso a elaboração de normas complementares, desde que sejam homologadas pela Comissão de Ensino e pela Comissão Superior de Ensino 1. Previamente fica definido que este regulamento estará condicionado pelos seguintes fatores: a) As organizações ofertantes das oportunidades de estágio devem firmar um acordo operacional (Termo de Convênio) com a UNIPAMPA, como primeira etapa no cumprimento da exigência legal; b) O processo terá seguimento com a elaboração do Termo de Compromisso de Estágio, entre o (s) estudante(s) e a organização concedente da oportunidade de estágio, sempre com a interveniência da UNIPAMPA, seguindo a normativa que rege os estágios da instituição; c) O estagiário deverá solicitar o alvará de estágio (que permitirá ao aluno se identificar em todas as ações que desenvolver, sem custo) ao Conselho Regional de Relações Públicas 4ª Região que terá como benefícios a institucionalização e legalização de todas as atividades exercidas pelo mesmo no período. Os modelos da declaração e requisitos (anexo 1) e da solicitação (anexo 2) constam no final deste documento. d) As atividades de estágio e a indicação do professor orientador serão realizadas mediante a análise da Comissão de Estágios do Curso. A Comissão de Estágios é estabelecida pela Comissão do Curso, de acordo com a ata Nº XXX de agosto de OBJETIVOS O Estágio Supervisionado do Curso de Relações Públicas procura consolidar, de modo geral, os seguintes objetivos: 1 Todas as normativas relativas aos estágios da UNIPAMPA disponíveis on-line, através do site:

2 a) O Estágio visa ao aprendizado de competências próprias da atividade profissional 2 e à contextualização curricular, objetivando o desenvolvimento do educando para a vida cidadã e para o trabalho; b) Complementar o processo de aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e incentivar a busca do aprimoramento pessoal e profissional; c) Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações e da comunidade; d) Facilitar o processo de atualização de conteúdos disciplinares, permitindo adequar aquelas de caráter profissionalizante às constantes inovações tecnológicas, política, sociais e econômicas a que estão sujeitas; e) Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o surgimento de novas gerações de profissionais de Relações Públicas, capazes e éticos, com métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas; f) Promover a integração da Universidade com a Comunidade em geral, através de parcerias e desenvolvimento conjunto de atividades visando oferecer aos acadêmicos, oportunidade de adquirir uma boa e sólida formação profissional. 3. MÓDULOS DE ESTÁGIO A carga horária total está fixada em 6 horas diárias ou 30 horas semanais, totalizando cerca de 450 horas no semestre, distribuídas em dois módulos: a) Módulo I Fase de observação (conversas, entrevistas, pesquisas, coleta de dados e de material de comunicação e elaboração do planejamento de comunicação); b) Módulo II Execução das ações propostas no planejamento que foi apresentado e aprovado pelo cliente, incluindo relatório final com a descrição dos resultados alcançados. 2 Conforme as competências definidas pela regulamentação da profissão de Relações-Públicas através da Normativa Nº 43 de 24 agosto de 2002, do Conselho Federal de Relações Públicas.

3 Observação: O estágio poderá ser considerado como Atividade Complementar e para tal obedecerá a resolução específica do Curso. Poderá realizar Estágio extracurricular o estudante que atender aos seguintes requisitos: I. Estar regularmente matriculado e frequentando as aulas; II. Ter cursado e obtido aprovação em disciplinas do Curso que integralizem no mínimo 300 (trezentas) horas. 4. EQUIPE DE ESTÁGIO A execução do programa de estágio será acompanhada pelos seguintes membros: a) Um supervisor técnico, indicado pela Unidade de Concessão de Estágio (UCE); b) Um professor orientador. A formação da equipe se efetivará com a presença do (s) acadêmico (s), respeitando as seguintes proposições: I. Serão permitidas mudanças nos nomes do (s) acadêmico (s) componente (s) da equipe, dada a imprevisibilidade dos fatos futuros; II. O número de acadêmicos estagiários respeitará o máximo de três membros por equipe; III. Os casos que extrapolarem o limite apresentado no tópico b poderão ser encaminhados para avaliação da Comissão de Estágios do Curso; IV. O acadêmico que, por alguma razão, vier a sair da equipe deverá, por esforço próprio, ou terminar o programa de forma individual ou agregar-se a uma outra equipe. 5. PROFESSOR-ORIENTADOR A função do professor-orientador é acompanhar e conduzir o(s) acadêmico(s) desde a formação da até o término do Módulo II, através de uma Ficha de Acompanhamento, considerando o cronograma aprovado no Plano de Estágio, com as seguintes orientações 3 : a) O professor-orientador fará constar no cronograma físico a data das sucessivas reuniões a serem realizadas, podendo coincidir ou não com o cumprimento das diferentes etapas. b) Fica facultado ao professor-orientador manter contatos, tantos quantos forem necessários, com o supervisor técnico da UCE onde se realiza o estágio; 3 As demais atribuições do professor-orientador estão contidas no Art. 25 da Resolução Nº 20 da UNIPAMPA.

4 c) O professor-orientador orientará estágios especificamente na área profissional, conforme regulamentação profissional e os Art. 1º e 3º da Resolução Nº 20, da UNIPAMPA. 6. PRÉ-REQUISITOS Para o estágio curricular, cada acadêmico, ao matricular-se nas disciplinas programadas para o semestre letivo, deverá fazer o mesmo em relação ao estágio. No que compete a realização do estágio extracurricular supervisionado, este poderá ocorrer a partir da integralização de no mínimo 300 (trezentas) horas de disciplinas do Curso de Relações Públicas 4. A conclusão do módulo I é pré-requisito para a realização do módulo II. Cada acadêmico deverá indicar a UCE onde fará o estágio, mediante apresentação do Termo de Convênio, do Termo de Compromisso e do Plano de Estágio, em tempo hábil (até 31 de março para o primeiro semestre e até 31 de agosto para o segundo semestre), junto à Comissão de Estágios do Curso PLANO DE ESTÁGIO Para cada um dos Módulos é necessária a apresentação de um Plano de Estágio contendo obrigatoriamente os itens constantes no regulamento de estágio da UNIPAMPA. 8. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO Para o acompanhamento e avaliação serão considerados os seguintes fatores: a) Cada Módulo deverá ser objeto do Relatório de Estágio respectivo, a ser avaliado pelo Professor-orientador da UNIPAMPA e pelo Supervisor Técnico da UCE; b) De acordo com as áreas envolvidas no estágio, o professor orientador poderá, a seu critério, solicitar orientação técnica ou até mesmo de acompanhamento aos demais professores, obedecidas as afinidades entre os problemas apresentados pelos estagiários e a formação/especialização do professor. Esta solicitação deverá ser feita sempre através do Coordenador do curso, aprovado pelo colegiado; c) O acompanhamento do cumprimento das diversas etapas de estágio de cada módulo será feito diretamente pelo professor orientador, sob cuja orientação o estagiário elaborará o relatório. Caso o professor-orientador julgar necessário e conveniente poderá solicitar relatórios complementares aos estagiários; 4 Conforme Art. 18 da Resolução Nº 20, de 26 de novembro de As datas poderão sofrer alterações conforme calendário acadêmico.

5 d) Subsidiariamente, a Coordenação acompanhará o cumprimento das etapas, sempre em conjunto com o professor-orientador; e) Sob indicação do professor-orientador, alguns relatórios de estágio, por sua relevância para a área, poderão ser objetos de apresentação pública ou publicação científica, ressalvados os direitos autorais e permissão expressa da UCE que foi objeto de estudo. Este Regulamento entra em vigor na data da sua aprovação. São Borja, 22 de setembro de Comissão de Estágios Curso de Relações Públicas ênfase em produção cultural Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA

6 Anexo 1 Alvará de Estágio São necessários: 1. Declaração da Faculdade em papel timbrado atualizada informando o período e a habilitação em Relações Públicas, assinada pelo Coordenador do Curso Declaração Declaramos para os devidos fins que o/a estudante... está cursando Relações Públicas na...(nome da Instituição de Ensino) no...período, com previsão de colação de grau em... Assinatura do Coordenador de Curso e carimbo 2. Xerox autenticado: Identidade, CPF, Título de Eleitor OBS:O alvará de estágio tem validade de seis meses. A cada seis meses ele tem que ser renovado, apresentando nova declaração da faculdade com o atual período, o alvará e solicitação do aluno ao Presidente do CONRERP-4ª Região, pedindo a prorrogação do mesmo por mais seis meses. 3. Requerimento conforme modelo ( Anexo 2).

7 Senhora Anexo 2 Presidente do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas - 4ª Região (nome completo) (naturalidade) (estado civil) (nacionalidade) (Carteira de Identidade, nº, órgão expedidor, CPF) Vem requerer a V. Sª, que lhe seja concedido Alvará de Estagiário de Relações Públicas, de acordo com a Lei Nº de , regulamentada pelo Decreto Nº de , para o que faz juntar os documentos em anexo. Nestes Termos, Pede Deferimento, Porto Alegre, de de. (assinatura)

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO

REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES DE ACOMPANHAMENTO E ORIENTAÇÃO DE ESTÁGIO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGRONEGÓCIO Dispõe sobre o Acompanhamento e Orientação do Estágio do Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE ENGENHARIA Importância O Estágio Supervisionado, além de integrar o currículo do Curso, atendendo a dispositivo legal, visa proporcionar ao aluno a vivência

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA

REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA REGULAMENTO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE TURISMO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O Projeto Pedagógico do Curso Turismo da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades de obrigatório

Leia mais

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

FATEC-CARAPICUÍBA. Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO FATEC-CARAPICUÍBA Doc. 1 REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURSO ASTI (Jogos, Segurança, Bacharel, SI) CURSO ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas) 2 1. DA NATUREZA DO ESTÁGIO 1.1 O estágio curricular

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte concedente do estágio.

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau, no uso de

Leia mais

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS FACULDADE DINÂMICA DO VALE DO PIRANGA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NORMAS GERAIS PARA AS DISCIPLINAS CCO-304 E CCO-306 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I E ESTÁGIO SUPERVISIONADO II EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ

REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ REGULAMENTO ESTÁGIO CURRICULAR CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FASC-RJ Rio de Janeiro - RJ Julho 2018 O COLEGIADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA FACULDADE SÃO CAMILO-RJ, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Aprovar

Leia mais

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018.

REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. REGULAMENTO Nº 009/2018, DE 18/12/2018. ESTABELECE CRITÉRIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA FACELI E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Diretora

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 ESTÁGIO SUPERVISIONADO MANUAL DO ESTAGIÁRIO MARÇO/2018 Este Manual do Estagiário tem o objetivo de oferecer aos alunos a orientação específica e informações necessárias para melhor compreensão e consequente

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO

DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO DOCUMENTAÇÃO PARA ELABORAR CONVÊNIO DE ESTÁGIO Informamos que conforme Resolução da UNIPAMPA, nº 20, de 26 de novembro de 2010, Art.19, é necessária a existência de convênio entre a UNIPAMPA e a parte

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA RESOLUÇÃO Nº 04/2016, DO CONSELHO DA FACULDADE DE MATEMÁTICA Estabelece Normas Complementares de Estágio Não Obrigatório para o Curso de Graduação em Estatística da Faculdade de Matemática da Universidade

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Engenharia de Produção Ituverava SP 1 FINALIDADE 1.1 Introdução Este manual tem por finalidade orientar o acadêmico do Curso de Engenharia de Produção

Leia mais

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO

Licenciatura em Ciências Exatas Revisão 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização de estágios nas modalidades de estágio obrigatório e

Leia mais

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando.

1º - O estágio faz parte do projeto pedagógico do curso, além de integrar o itinerário formativo do educando. REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO BACHARELADO EM METEOROLOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - CAMPUS DE BAURU (Aprovado em Reunião do Conselho do Curso em 19/01/2016)

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO N 02/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO N 02/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS ESCOLA DE ENGENHARIA ELÉTRICA, MECÂNICA E DE COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO N 02/2012 Regulamenta as atividades de Estágios Supervisionados Obrigatório e Não

Leia mais

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos.

Fatec de São Carlos. A Faculdade de Tecnologia de São Carlos será a última parte envolvida a assinar o termo de compromisso e demais documentos. Memorando: 07/16 Coordenação São Carlos, 08 de Fevereiro de 2016. Orientações Gerais aos Discentes Assunto: Estágio obrigatório e não obrigatório O estágio é regulamentado pela legislação através da LEI

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Administração CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais

Leia mais

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Anexo - Resolução CONSU nº 032/2010. REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Dispõe sobre a prática das Atividades de Estágio Supervisionado do Curso de Administração Bacharelado

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS. Capítulo I DA NATUREZA ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Engenharia de Alimentos do Campus de Jandaia do Sul da UFPR prevê a

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES DO ESTÁGIO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES DO ESTÁGIO REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Considerando o significado e a importância do Estágio como parte fundamental da formação profissional, define-se

Leia mais

Esclarecimentos Sobre Estágio

Esclarecimentos Sobre Estágio http://www.eletrica.ufpr.br/~luis.lolis Esclarecimentos Sobre Estágio Comissão Orientadora de Estágio Eng. Elétrica - UFPR 23 de junho de 2017 Conteúdo 1 A Lei de Estágio 11.788 2 A Resolução 46/10 - CEPE

Leia mais

ISES INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

ISES INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR ISES INSTITUTO SUMARÉ DE EDUCAÇÃO SUPERIOR FACULDADE SUMARÉ REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CAPÍTULO I DA CONCEPÇÃO E FINALIDADE Art. 1º Respeitada a legislação vigente e as normas específicas aplicáveis

Leia mais

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular

REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular REGULAMENTO INSTITUCIONAL Estágio Curricular CAPITULO I DA DEFINIÇÃO DE ESTÁGIO CURRICULAR E SUAS FINALIDADES Art. 1º Este regulamento tem por finalidade orientar a operacionalização do Estágio Curricular

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO. Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIO Núcleo de Estágios e Convênios NUCEN Este Regulamento foi aprovado pelo CONSEPE e entrou em vigor em abril de 2017 Regulamento do Estágio Curricular Obrigatório e Não

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Praia Grande São Paulo Dezembro de 2008 CAPÍTULO I DA NATUREZA Artigo 1º O presente regulamento tem como objetivo normatizar as atividades relacionadas com o estágio

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO EM JANDAIA DO SUL REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Campus Jandaia do Sul da UFPR prevê

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 02/2015 Regulamenta o Estágio Supervisionado obrigatório do Curso

Leia mais

Normas do Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Normas do Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas do Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Normas do Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação CAPÍTULO I DAS DEFINIÇÕES E OBJETIVOS Art. 1º - O Estágio

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS REGULAMENTO DO ESTÁGIO CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1 - O estágio é uma atividade inserida no processo de aprendizagem, com a finalidade de complementar a formação profissional do aluno, visando o aprimoramento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CCS DEPARTAMENTO DE FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO TÍTULO I Da definição do Estágio Supervisionado e suas finalidades Art. 1 - Nos termos da lei 11.788 de Vinte e Cinco de Setembro de Dois Mil e Oito, considera-se

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Campus de Blumenau. Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 3 REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO Campus de Blumenau Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas O Diretor Geral Pró Tempore do Instituto Federal Catarinense Campus de Blumenau,

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO

REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO REGULAMENTO INTERNO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DOM ALBERTO O Diretor Acadêmico da Faculdade Dom Alberto, no uso de suas atribuições estatutárias e regimentais, R

Leia mais

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda

Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda Regulamento de Estágio Supervisionado do Curso de Publicidade e Propaganda CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO Art. 1º O Estágio Supervisionado é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Computação do Câmpus Jandaia do Sul da UFPR prevê a realização

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS EXATAS Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º. O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Exatas do Setor Palotina da UFPR prevê a realização

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO. Capítulo I Da Natureza ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO Capítulo I Da Natureza Art. 1. O Projeto Pedagógico do Curso de Design Gráfico do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR prevê a realização de estágio nas modalidades

Leia mais

ANEXO 2 NORMAS GERAIS ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA

ANEXO 2 NORMAS GERAIS ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA ANEXO 2 NORMAS GERAIS ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECATRÔNICA A2-121 ESTÁGIO OBRIGATÓRIO A atual Resolução CNE/CES n o 11, de 11 de março de 2002, do Conselho Nacional de Educação

Leia mais

Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Faculdade de Tecnologia de Itaquera Prof. Miguel Reale REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO São Paulo 2018 1. Introdução Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo,

Leia mais

Bacharelado em Teologia. Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório FUNDAMENTOS LEGAIS E REGULAMENTAÇÃO

Bacharelado em Teologia. Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório FUNDAMENTOS LEGAIS E REGULAMENTAÇÃO Página 1 de 7 Bacharelado em Teologia Regulamento do Estágio Supervisionado Obrigatório FUNDAMENTOS LEGAIS E REGULAMENTAÇÃO Art. 1º. O estágio supervisionado obrigatório do curso de graduação em Teologia

Leia mais

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA

NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA NORMAS E REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA I DA OBRIGATORIEDADE DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Art. 1º. A Atividade Acadêmica Estágio Supervisionado constitui-se em componente

Leia mais

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação

Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação Regimento do Estágio Supervisionado do Curso de Sistemas de Informação da Universidade do Estado de Minas Gerais Campus de Frutal/MG

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL

REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL REGULAMENTO GERAL DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DA INDÚSTRIA IEL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 As Atividades Complementares são componentes da

Leia mais

COORDENAÇÃO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS

COORDENAÇÃO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS REGIMENTO GERAL DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO-OBRIGATÓRIO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UFPR O estágio visa oportunizar situações de aprendizagem em campo para a preparação profissional do aluno, atendendo

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS

REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ANEXO 1 REGULAMENTO DE ESTÁGIOS ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO 49 REGULAMENTO DE ESTÁGIOS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE REDES DE COMUNICAÇÃO Estabelece normas para a realização de estágios

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO

REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE BACHARELADO E DE TECNOLOGIA TÍTULO I DA DEFINIÇÃO, OBJETIVOS, CARGA HORÁRIA E CAMPO DE ATUAÇÃO CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO NESPE Art. 1 O Estágio Supervisionado

Leia mais

REGULAMENTO N 01/2017

REGULAMENTO N 01/2017 REGULAMENTO N 01/2017 Regulamenta as atividades de Estágio Obrigatório e Nãoobrigatório do Curso de Graduação de Engenharia de Transportes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática RESOLUÇÃO Nº 01/2018 Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Ciências Exatas Coordenação do Curso de Matemática O Coordenador do Curso de Matemática, no uso de suas atribuições,

Leia mais

Lei do Estágio. Cargas horárias

Lei do Estágio. Cargas horárias Comissão Orientadora de Estágio da Eng. Elétrica - UFPR Lei do Estágio Cargas horárias Calendário Procedimentos para matrícula Lei do Estágio: LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 Regulamenta as condições

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS CAMPUS OURO BRANCO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS RESOLUÇÃO Nº 03/2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS RESOLUÇÃO Nº 03/2005 RESOLUÇÃO Nº 03/2005 Normatiza a integralização de estágios no Curso de Psicologia da UFMG. O, no uso de suas atribuições e considerando: A Lei 6494 de 7 de Dezembro de 1977; O Decreto 87.497 de 18 de

Leia mais

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores:

Art. 6º. O Estágio Curricular Supervisionado comporta os seguintes atores: REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUDESTE DE MINAS GERAIS CAMPUS BARBACENA Art. 1º. Este instrumento

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA DE FARMÁCIA E ODONTOLOGIA DE ALFENAS CENTRO UNIVERSITÁRIO FEDERAL REGULAMENTAÇÃO DO ESTÁGIO DE INTERESSE CURRICULAR DO CURSO DE QUÍMICA DA Efoa/Ceufe Resolução Nº 007/2005 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) O presente regulamento foi elaborado tendo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA REGULAMENTO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA

Leia mais

Lei do Estágio. Cargas horárias

Lei do Estágio. Cargas horárias Comissão Orientadora de Estágio da Eng. Elétrica - UFPR Apresentação de 05/06/2019 Lei do Estágio Cargas horárias Calendário Procedimentos para matrícula Lei do Estágio: LEI Nº 11.788, DE 25 DE SETEMBRO

Leia mais

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de

PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de PORTARIA ICT/DTA Nº 55, de 11 de setembro de 2 015. Dispõe sobre a regulamentação de Estágio Curricular Supervisionado do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental do Instituto de Ciência e Tecnologia

Leia mais

2

2 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA 2 REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA UNIVERSIDADE IBIRAPUERA CAPÍTULO I DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

Leia mais

UniBrasil Centro Universitário

UniBrasil Centro Universitário 1 UniBrasil Centro Universitário REGULAMENTO DE ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA CURITIBA MARÇO DE 2014 2 SUMÁRIO CAPÍTULO 1 Do estágio e sua finalidade...3 CAPÍTULO 2 Das condições...3

Leia mais

RESOLUÇÃO. Campinas, 13 de outubro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Campinas, 13 de outubro de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 75/2009 ALTERAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, CURRÍCULO 0001-B, DO CAMPUS DE CAMPINAS DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade

Leia mais

Clique para editar o estilo do título mestre

Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Estágio Segundo Obrigatório nível Terceiro nível Quarto nível Setor de Estágios Quinto nível estagios@restinga.ifrs.edu.br

Leia mais

Câmpus de Presidente Prudente

Câmpus de Presidente Prudente REGULAMENTO PARA ESTÁGIO SUPERVISONADO CURSO DE ARQUITETURA E URBANSMO Departamento de Planejamento, Urbanismo e Ambiente Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Estadual Paulista, Campus de Presidente

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR PORTO ALEGRE REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR CAPÍTULO I DO ESTÁGIO E SUAS FINALIDADES Art. 1º O Curso Superior de Tecnologia

Leia mais

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac

REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac REGULAMENTO DE REALIZAÇÃO DE ESTÁGIO Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac 2 TÍTULO I DAS CONSIDERAÇÕES GERAIS Artigo 1º - Os Cursos da FELM mantém estágios curriculares supervisionados que se constituem

Leia mais

Normas para assinatura de contrato de estágio

Normas para assinatura de contrato de estágio Normas para assinatura de contrato de estágio O contrato deverá obrigatoriamente estar acompanhado da declaração de matrícula e histórico. Somente alunos matriculados na carga horária máxima do curso no

Leia mais

RESOLUÇÃO - FACE Nº 27

RESOLUÇÃO - FACE Nº 27 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS RESOLUÇÃO - FACE Nº 27 Aprova o Regulamento de Estágios do curso de Ciências Contábeis

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008

REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO INTERNO N.04 Aprovado em reunião do Colegiado, no dia 07 de julho de 2008 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UNIVASF O COLEGIADO ACADÊMICO DE ENGENHARIA CIVIL,

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO

REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA DA UNIVASF CAPITULO I DA NATUREZA E CARACTERIZAÇÃO Art. 1 o. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Normas Complementares para o Estágio Não obrigatório do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. NORMAS ESPECÍFICAS PARA A REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIOS DO CURSO DE BACHARELADO INTERDISCIPLINAR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA E MUSEOLOGIA CURSO DE BACHARELADO EM MUSEOLOGIA REGULAMENTAÇÃO DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO (Aprovada na

Leia mais

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão,

CONSIDERANDO a Orientação Normativa nº 7, de 30 de outubro de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, RESOLUÇÃO nº 04 DE 08 DE JUNHO DE 2009 Dispõe sobre a realização de Estágios obrigatórios e não obrigatórios por alunos da UFPel O Presidente do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

Leia mais

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV

REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA UNIUV CAPÍTULO I DOS OBJETIVOS Art. 1 - O estágio é uma atividade

Leia mais

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação

Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação Anexo 2 Normas de Estágio Curricular do Aprova as Normas de Estágio Curricular do Bacharelado em Sistemas de Informação, em conformidade com a Lei Federal Nº 11.788 de 25 de setembro de 2008 e com as Normas

Leia mais

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018.

Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. Normativa Interna N 04/2018 CEPROD, de 21 de agosto de 2018. DISPÕE SOBRE AS NORMAS PARA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO E EXTRACURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL

Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL Regulamento de Estágio ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL Coronel Fabriciano/ 2008 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVOS... 1 3. ESTRUTURA ORGANIZACIONAL... 2 4. ATRIBUIÇÕES... 2 5. LOCAIS DE ESTÁGIO E

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO

MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO MANUAL DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO Curso de Engenharia Civil Ituverava SP 1- FINALIDADE 1.2 Introdução Este manual tem por finalidade orientar o acadêmico do Curso de Engenharia Civil da Faculdade

Leia mais

REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO REGIMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Regulamenta a organização e funcionamento do Estágio Supervisionado, previsto no Projeto Político Pedagógico do curso

Leia mais

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO

ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO ANEXO II REGULAMENTO DE ESTÁGIO DO CURSO DE TERAPIA OCUPACIONAL INTRODUÇÃO O presente regulamento tem a finalidade de normatizar os estágios do curso de Terapia Ocupacional de acordo com a legislação vigente,

Leia mais

APÊNDICE M - NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UNIPAMPA

APÊNDICE M - NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UNIPAMPA APÊNDICE M - NORMAS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DO CURSO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA UNIPAMPA DA CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO 1. O Estágio Curricular Supervisionado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2013 DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA

RESOLUÇÃO Nº 02/2013 DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA RESOLUÇÃO Nº 02/2013 DO CONSELHO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA Estabelece normas para a realização de estágios obrigatórios e não obrigatórios no âmbito dos cursos de graduação da

Leia mais

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO CURSO DE BACHARELADO EM ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS I Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Estatística Curso de Bacharelado em Estatística RESOLUÇÃO INTERNA DE DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO DO

Leia mais

FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009

FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009 FACULDADE DE ARACRUZ - FAACZ Mantenedora: Fundação São João Batista PORTARIA Nº 018/2009 DE 31/03/2009 Regulamenta o Estágio Supervisionado/ Estágio Curricular Supervisionado dos Cursos de Graduação da

Leia mais

NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO

NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE TECNOLOGIA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL NORMA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I - Disposições Preliminares Art. 1º - O Estágio Supervisionado é uma atividade

Leia mais

APÊNDICE B REGULAMENTO DE ESTÁGIO

APÊNDICE B REGULAMENTO DE ESTÁGIO APÊNDICE B REGULAMENTO DE ESTÁGIO Regulamentação do Componente Curricular ATIVIDADES DE ESTÁGIO Esta norma estabelece as linhas gerais para a atividade de Estágio Supervisionado Obrigatório e Estágio Supervisionado

Leia mais

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE QUÍMICA E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM QUÍMICA COMISSÃO DE ESTÁGIO E MONOGRAFIA NORMAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Pelotas, maio de 2009. NORMAS DOS ESTÁGIOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Escola de Engenharia Civil RESOLUÇÃO N 01/2008 Regulamenta as atividades de Estágio Curricular Obrigatório e Não-obrigatório do Curso de Graduação da Escola de Engenharia

Leia mais

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015.

PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. PORTARIA CE Nº 48, de 04 de novembro de 2015. Regulamenta a realização de estágios dos alunos dos Cursos de Graduação do Campus de Itapeva. O Coordenador Executivo no uso de suas atribuições legais, expede

Leia mais

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA

REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE TURISMO DO IF BAIANO - CAMPUS URUÇUCA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS URUÇUCA REGULAMENTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO CURSO SUPERIOR

Leia mais

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente

RESOLUÇÃO. São Paulo, 14 de abril de Prof. Héctor Edmundo Huanay Escobar Presidente RESOLUÇÃO CONSEPE 5/2010 APROVAÇÃO DO REGULAMENTO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CURRÍCULO 0002-B, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA, DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Presidente

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIOS DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL. REGULAMENTAÇÃO (CONFORME A RESOLUÇÃO nº 24/2012, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO).

NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIOS DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL. REGULAMENTAÇÃO (CONFORME A RESOLUÇÃO nº 24/2012, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO). NORMAS COMPLEMENTARES DE ESTÁGIOS DO CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL REGULAMENTAÇÃO (CONFORME A RESOLUÇÃO nº 24/2012, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO). Sumário CAPÍTULO I DA CONCEITUAÇÃO... 3 CAPÍTULO II DOS OBJETIVOS...

Leia mais

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação.

UTFPR ou agente de integração. Tal avaliação poderá ser dispensada por meio de emissão pela mesma de documento que comprove adequação à formação. Estágio Curricular O estágio curricular, não obrigatório e obrigatório, é oferecido aos alunos como ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa facilitar a futura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE PSICOLOGIA REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DO CURSO DE PSICOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Capítulo I DA NATUREZA Art. 1º - O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia do Setor de Ciências Humanas

Leia mais

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Faculdade de Serviço Social NORMAS DO ESTÁGIO OBRIGATÓRIO Estas Normas do Estágio Obrigatório alteram as Normas do Estágio Curricular (de 30 de março de 2010) e as Normas do Estágio Supervisionado em Serviço

Leia mais

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS

FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS FAMEC REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS 1 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DAS ENGENHARIAS (Lei Nº 11.788 / 2008) Regulamenta as atividades do Estágio Curricular

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005.

RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. RESOLUÇÃO Nº 388 /CONSEPE, de 28 de janeiro de 2005. Regulamenta o Programa de Mobilidade Estudantil na Universidade Federal do Maranhão. O Vice-Reitor

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento de Estágio Curricular Supervisionado FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de 2014 CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO Cacoal - RO 2016 2 REGULAMENTO DO ESTÁGIO CURRICULAR

Leia mais

Manual do Estágio Supervisionado

Manual do Estágio Supervisionado IBB Ano 2015 1. APRESENTAÇÃO: A partir do 1º Semestre Letivo de 2016, os alunos em fase de conclusão do Curso de (Currículo 2013) deverão realizar o Estágio Curricular Supervisionado. O presente manual

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA RESOLUÇÃO INTERNA N 0 006/HST, de 27 de outubro de 2009. Aprova Normas que

Leia mais

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras

MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras MANUAL DE ESTÁGIO Licenciaturas em: - Geografia - História - Informática - Letras Rio de Janeiro Julho/2013 Atualizado em Novembro/2016 1 SUMÁRIO 1. Apresentação... 3 2. Definição... 3 3. Objetivos do

Leia mais