Informativo nº 59. Dezembro/2018 e Janeiro/2019

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Informativo nº 59. Dezembro/2018 e Janeiro/2019"

Transcrição

1 Informativo nº 59 Dezembro/2018 e Janeiro/2019 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL CONSPIRAÇÕES E LUTA POR APOIO DE MILITARES NA VENEZUELA O governo venezuelano acusou o Presidente colombiano, Iván Duque, de "fazer guerra" e promover um complô que precipita a saída do líder socialista, Nicolás Maduro. Também acusou os EUA de conspirar para matá-lo e derrubar seu governo. Segundo o próprio Presidente, os governos brasileiro e colombiano também estariam envolvidos, além do assessor de segurança nacional dos EUA, John Bolton, mas não apresentou nenhuma evidência. Paralelo a isso, a batalha pelo poder e o controle da Venezuela se voltou para as forças armadas, quando o Presidente Nicolás Maduro participou diretamente de exercícios militares, encontrou tropas e observou disparos de carros de combate. Ao mesmo tempo, o Parlamento venezuelano, controlado pela oposição, ofereceu anistia a qualquer um dos militares que se unir a ele, com o intuito de desafiar o líder socialista. CONFLITOS NA FRANÇA A França considerou impor um estado de emergência para evitar o retorno de uma das piores agitações civis em mais de uma década. Grupos de jovens com rostos mascarados, alguns carregando barras de metal e machados, se revoltaram nas ruas do centro de Paris, incendiando veículos e prédios. As autoridades foram pegas de surpresa pela escalada da violência depois de duas semanas de protestos em todo o país contra os impostos sobre

2 combustíveis e o custo de vida, conhecidos como o movimento "colete amarelo". Além disso, cerca de 50 manifestantes que se opõem ao Presidente do Camarões, Paul Biya, invadiram a embaixada do país em Paris, vandalizando retratos dele, segundo testemunhas. Os manifestantes filmaram-se invadindo os escritórios vazios, transmitindo o protesto ao vivo no Facebook. No leste da França, um atirador abriu fogo perto de um mercado natalino lotado na cidade de Estrasburgo, matando três pessoas e deixando outras 12 feridas. O suspeito possui 27 condenações por outros crimes, incluindo roubos na França, Alemanha e Suíça, e, como consequência, já tinha passado um tempo na prisão. ESTADOS UNIDOS ESTENDE DIÁLOGO COM TALIBÃ E COREIA DO NORTE Os Estados Unidos enviaram um representante para o Afeganistão com o objetivo de discutir o fim da guerra que ocorre no país há 17 anos. Os oficiais do Talibã entraram em um acordo sobre a retirada das tropas dos EUA e da OTAN e alegaram que o solo afegão não será utilizado para ataques ou ameaças aos EUA ou qualquer outro país. Em relação à Coreia do Norte, o Presidente norte-americano, Donald Trump, afirmou que a situação é de paz entre os países. Segundo Trump, os presidentes pretendem se reunir em breve, e que a questão nuclear está na pauta. NAVIO AQUARIUS FINALIZA RESGATES DE REFUGIADOS NO MEDITERRÂNEO A instituição Médicos Sem Fronteiras (MSF), declarou que foi forçada a acabar com as operações de resgate de migrantes no Mediterrâneo realizadas pelo navio Aquarius. Os ataques contínuos feitos pelos países europeus teriam sido o principal motivo. O navio está preso em Marselha desde que seu registro foi revogado. O Aquarius ajudou a salvar muitos migrantes que fizeram a perigosa travessia para a Europa a partir da Líbia e de outros lugares, mas enfrentou forte oposição, particularmente da Itália. O Aquarius era o último navio de resgate de caridade ainda em operação.

3 EXÉRCITO DE LIBERTAÇÃO NACIONAL É ACUSADO DE REALIZAR ATAQUE EM BOGOTÁ O Presidente da Colômbia, Iván Duque, anunciou a retomada de mandados de prisão contra os membros da guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN). Duque tomou a decisão depois de analisar a situação gerada no país pelo atentado com um carro bomba contra a Escola de Cadetes de Bogotá que deixou 21 mortos, incluindo o atacante, e 68 feridos. Com a retomada, o Presidente pôs fim ao processo de paz com o ELN, que estava sendo realizado em Cuba, e lançou uma sutil advertência à Venezuela, local que, segundo o governo colombiano, os líderes rebeldes se refugiam. ÁSIA/LESTE EUROPEU RÚSSIA O Presidente russo, Vladimir Putin, se encontrou com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para explicar suas ações no Mar Negro, no que concerne à detenção de um navio ucraniano e seus 24 tripulantes. O Presidente ucraniano, Petro Poroshenko, seguiu pressionando Putin para recuperar o navio. Também, a Rússia afirmou que vai desenvolver mísseis banidos pelo acordo firmado em 1987 entre os EUA e a URSS, que proibia o uso de mísseis de curto e médio alcance, caso os Estados Unidos abandonem o acordo. Além disso, dois bombardeiros estratégicos russos capazes de transportar armas nucleares desembarcaram na Venezuela, em uma demonstração de apoio ao governo. Seu deslocamento ocorreu dias depois que o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, se encontrou com o Presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou. O governo russo declarou que está havendo uma interferência de fonte externa na Venezuela, denunciando a usurpação de poder pela oposição, e considerou legítimo o presidente Nicolás Maduro. O Ministério do Exterior russo alertou que o apoio internacional ao líder da oposição Juan Guaidó, que se declarou Presidente, é um caminho direto para a ilegalidade e para o derramamento de sangue. Ainda, o governo russo pediu a Israel que suspendesse os ataques aéreos contra alvos iranianos perto do aeroporto de Damasco. Militares russos disseram que Moscou estava se preparando para reformar o aeroporto que foi danificado nos oito anos de combates na guerra civil na Síria.

4 ÍNDIA Novembro de 2018 foi o mês mais violento na região da Caxemira, dominada pela Índia, com 39 militantes mortos, sendo um total de 233 mortos no ano todo. Espera-se que haja mais ações militares na região, já que foram recebidas denúncias de terroristas em áreas do sul e do centro da Caxemira, com as forças de segurança buscando três líderes de movimentos separatistas, considerados terroristas do nível mais alto. COREIA DO NORTE Novas imagens, publicadas pela CNN, aparentam uma movimentação em duas bases de mísseis na Coreia do Norte. A primeira base apresenta uma possível expansão enquanto a segunda base, não revelada até agora, aparenta ser a mais nova instalação militar de mísseis da Coreia do Norte, as duas na região montanhosa do país, o que representaria a decadência dos acordos com os Estados Unidos. Numa mudança abrupta dos esforços de Donald Trump na tentativa de persuadir o Governo norte-coreano, os EUA impuseram sanções a três autoridades norte-coreanas, incluindo um importante assessor de Kim Jongun, diretor do Departamento de Organização e Orientação do Partido dos Trabalhadores, por abusos dos direitos humanos e medidas destinadas a reprimir e controlar a população. Ademais, o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, organização de pesquisa política e estratégica de Washington, reportou ter encontrado uma base secreta de mísseis balísticos norte-coreanos, onde supostamente seria a sede da força estratégica de mísseis do país, cerca de 160 quilômetros a noroeste de Seul. De acordo com o relatório, essa é uma das 20 bases de mísseis balísticos espalhadas pela Coreia do Norte e uma indicação que o programa militar continua ativo no país. O Diretor Nacional de Inteligência dos Estados Unidos, Dan Coats, contrariou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmando que a Coreia do Norte não tem pretensão de abandonar seu arsenal atômico, como afirma o Presidente. A divergência de opiniões surgiu após o congresso americano receber o relatório anual de ameaças globais, no qual ainda existem informações que afirmam que o Presidente norte-coreano, Kim Jong-un, necessita do arsenal atômico para ter estabilidade política, demonstrando a improbabilidade da Coreia do Norte deixar suas armas nucleares.

5 TURQUIA O Presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, declarou que realizará operações militares contra os milicianos curdos que são apoiados pelas tropas americanas a leste do rio Eufrates. A Turquia já interveio para varrer os combatentes do YPG, grupo rebelde curdo de territórios a oeste do Eufrates em campanhas militares nos últimos dois anos, mas até agora não tinha ido para o leste do rio - em parte para evitar o confronto direto com as forças dos EUA. UCRÂNIA Segundo relatório da inteligência ucraniana, a Rússia montou 11 ataques contra as posições do Exército ucraniano em Donbass em 24 horas. Como resultado, dois soldados ucranianos ficaram feridos em ação, além de um atacante ter sido morto e outros cinco terem ficado feridos. Forças de ocupação russas abriram fogo contra os soldados nas cidades de Maryinka e Krasnohorivka, e nas aldeias de Zaitseve, Nevelske, Novomykhailivka, Slavne, Pivnichne e Chermalyk. A Rússia também atacou os soldados da aldeia de Opytne. AFEGANISTÃO Ao menos quinze soldados foram mortos e vinte outros capturados em ataque do Talibã, na província de Herat, no Afeganistão. Os combatentes invadiram dois postos do exército afegão, fugindo com armas e munições que estavam armazenadas nos locais. O grupo afirmou que participou de uma reunião com lideranças dos Estados Unidos, a fim de discutir uma solução pacífica para os conflitos na região. O governo do Afeganistão também formou uma comissão para negociar com o Talibã. Entretanto, o grupo negou os comentários veiculados na mídia paquistanesa de que eles estavam preparados para retomar as reuniões com o enviado especial dos Estados Unidos e reforçaram sua recusa em negociar diretamente com o governo afegão. As conversações entre os dois lados estagnaram depois que o Taliban acusou o diplomata dos EUA e Representante Especial para a Reconciliação do Afeganistão no Departamento de Estado, Zalmay Khalilzad, de se desviar da agenda acordada.

6 MYANMAR Centenas de milhares de refugiados muçulmanos do Estado de Rakhine não poderão retornar a Myanmar em breve por causa de ameaças à sua segurança no país de maioria budista. A violência contra os muçulmanos Rakhine pelo Exército de Myanmar os levou a fugir para o vizinho Bangladesh e, em virtude disto, grupos de defesa dos direitos humanos pediram que os principais militares do país sejam julgados por seus papéis no assassinato e estupro de muçulmanos Rakhine. O Mianmar rejeitou todas as alegações de crimes contra a humanidade e genocídio. A maioria das pessoas em Mianmar não aceita os muçulmanos Rakhine como um grupo étnico nativo, chamando-os de "bengalis", apesar de terem entrado do Bangladesh séculos atrás. Ainda, o Exército do Myanmar eliminou treze terroristas. As tropas do governo lutam para conter uma nova revolta em Naypyidaw. CHINA A China declarou que se opõe à interferência política na Venezuela, depois que os Estados Unidos e a maioria dos países da América do Sul ficaram ao lado da líder da oposição a Maduro, Juan Guaidó, em uma luta por poder. A China é o maior credor da Venezuela e Maduro visitou o país em setembro de 2018, fechando acordos de energia e mineração de ouro, ao passo que procurou o apoio de Pequim para resolver a crise em seu país. Maduro agora encara problemas domésticos, onde Guaidó se declarou Presidente em meio a protestos em Caracas. A porta-voz do Ministério do Exterior chinês, Hua Chunying declarou que a comunidade internacional deve buscar uma solução pacífica para o conflito, dialogar com a estrutura constitucional venezuelana, e respeitar a soberania do país. ORIENTE MÉDIO

7 TURQUIA SEGUE EM CONFLITO COM OS CURDOS No último mês de janeiro, a Turquia propôs uma zona de segurança no norte da Síria, região onde estão alocados os curdos da Síria. No entanto, a proposta foi rejeitada completamente pelos curdos, alegando que infringe a soberania síria, além da medida ser uma forma de controle estadunidense na região. Sobre a cooperação entre EUA e Turquia, esta se colocou a postos para ajudar no combate ao terrorismo na região. Apesar da proposta com os Curdos não ter dado certo, a Turquia retomou a rota de voos para Sulaimainyah, no Iraque, uma cidade sob o controle curdo. A rota estava proibida há 16 meses, como retaliação pelo referendo de independência promovido pelos Curdos. Além da questão curda, o governo turco ainda se preocupa com a tentativa de golpe em 2016, sendo que prendeu mais de 40 militares no último mês, acusados de estarem ligados a Fethullah Gullen. GUERRA NO IÊMEN PASSA POR NEGOCIAÇÕES, MAS PARECE LONGE DO FIM A Guerra no Iêmen parece longe do fim, apesar das negociações de paz que ocorrem na Suíça, promovidas pela ONU, a esperança é que as negociações propiciem a troca de prisioneiros. Os EUA pretendem manter sua campanha na região, juntamente com Arábia Saudita, apesar do Senado Americano ter votado a favor de uma resolução para acabar com o apoio militar dos EUA à coalizão. Com o ataque dos Hutis ao Alto Comando Militar do governo, a ONU teme que as negociações sejam suspensas e tudo seja perdido. Apesar do ataque, a Arábia Saudita soltou prisioneiros Hutis após a libertação de um soldado saudita por estar doente. ISRAEL CONTINUA EM CONFLITO COM PAÍSES PRÓXIMOS Em janeiro, tanto Israel quanto a Palestina recusaram o acordo de paz proposto pelos EUA, em função do mesmo não considerar a Palestina um Estado independente e por envolverem desocupação de áreas. No confronto contra o Hezbollah, o governo declarou que uma série de túneis na fronteira entre Israel e Líbano foram descobertos, porém o exército israelense já lançou uma operação de grande escala para destruí-los. A operação deve ocorrer no território israelense, sem atravessar a fronteira em nenhum momento. O

8 Primeiro-Ministro israelense tem sido alvo de denúncias de corrupção, sendo acusado de fraudes, propinas e benefícios fiscais a empresas. Já na campanha na Síria, os ataques israelenses atingiram combatentes iranianos, pró-síria, o que causou mal-estar entre os dois países. ÁFRICA PEACEKEEPERS MORREM EM ATAQUES NO MALI Um ataque feito pelo grupo Al-Qaeda no Magrebe Islâmico (AQIM), deixou 10 membros chadianos da operação de paz mortos e ao menos 25 ficaram feridos. Segundo informações, o contingente do Chade estabelecido em Aguel'hoc, ao nordeste do país, foi atacado pelos assaltantes, que chegaram em diversos veículos armados. Mesmo com um grande número de baixas o pelotão conseguiu neutralizar muitos inimigos. Alguns dias depois desse ataque, o país sofreu com mais um atentado quando um comboio, onde se encontravam dois soldados das forças de paz do Sri Lanka, passou por uma mina terrestre localizada próximo a Douentza, na região de Mopti. Dois soldados não sobreviveram. OPERAÇÃO MILITAR NA NIGÉRIA RESGATA 75 VÍTIMAS Durante uma operação nas florestas de Dumburum e Gando em Zamfara, o exército nigeriano destruiu um grande acampamento e conseguiu neutralizar 58 infratores e resgatar 75 vítimas que haviam sido sequestradas em comunidades locais do estado de Zamfara. Os bandidos possuíam um grande poder de fogo, tendo como resultado do confronto quatro baixas e 14 feridos, sendo oito soldados e seis vigilantes. EM ATAQUE DOS EUA, 52 MEMBROS DO AL SHABAAB SÃO MORTOS NA SOMÁLIA Um ataque aéreo realizado pelos Estados Unidos da América (EUA) matou 52 jihadistas do grupo Al Shabaab na Somália. O bombardeio foi uma resposta a um ataque realizado

9 pelos terroristas a uma base militar somali e ocorreu quatro dias após um ataque realizado também pelo grupo a um hotel em Nairóbi, capital do Quênia, que deixou, pelo menos, 21 civis mortos. A investida envolveu atiradores e um homem-bomba. BOKO HARAM ATACA BASES MILITARES NA NIGÉRIA Duas bases militares nigerianas, localizadas no estado de Borno, próximas à fronteira com Camarões, foram atacadas por militantes do grupo extremista Boko Haram e seis soldados ficaram feridos. O objetivo dos terroristas, segundo os militares, era saquear as cidades e depois invadir as bases. Concomitantemente, centenas de pessoas abandonaram suas casas na cidade de Rann, localizada na região fronteiriça entre Borno e Camarões, após a retirada das forças armadas. A cidade foi intensamente atacada pelo Boko Haram no ano passado, assim como também ocorreram sequestros de funcionários da Cruz Vermelha. O Governador do Estado, Alhaji Kashim Shettima, teria comunicado o Presidente do país sobre a situação do estado e da cidade, pedindo reforços. ONU RESOLUÇÃO PARA CULPAR O HAMAS POR ATAQUES A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas votou contra um documento que condenava o grupo palestino Hamas e outros grupos militantes em Gaza, apesar de vários países terem votado a favor. Segundo a Embaixadora dos Estados Unidos, Nikki Haley, que propôs a resolução, tal processo de votação visava apenas aplicar o ideal de segurança e de paz definido pelas Nações Unidas. A resolução condenava os constantes disparos de foguetes contra Israel, que colocam em risco as vidas de civis, além de todos os aparatos do grupo militante para realizar os ataques, como o uso de túneis para entrar no país, e equipamentos de lançamento de mísseis contra áreas civis. Os representantes dos países que votaram contra a resolução argumentaram que Israel dificilmente respeitou alguma resolução da Assembleia Geral, e que a resolução busca fugir da verdadeira causa do conflito entre os grupos militantes e o Estado de Israel.

10 O ESTADO PALESTINO O Coordenador especial das Nações Unidas para o Processo de Paz no Oriente Médio, Nickolay Mladenov, levantou o problema quanto à possibilidade de se estabelecer um Estado palestino viável e contíguo em Israel, além de reiterar o sofrimento da população civil com todos os conflitos na faixa de Gaza, e alertar sobre o risco dele se tornar um conflito sem fim. Por outro lado, a Palestina, que possui o status país observador nãomembro diante do Conselho de Segurança das Nações Unidas, está preparando um pedido de adesão com status de membro do Conselho. Caso se torne realidade, o fato equivaleria ao reconhecimento internacional do Estado palestino. Entretanto, qualquer pedido para se tornar um Estado membro deve ser aprovado pelos atuais membros permanentes que possuem o poder de veto, dentre estes, os Estados Unidos, cuja postura contrária ao reconhecimento da Palestina é clara. Os palestinos declaram que o possível veto por parte dos EUA não os impedirá de realizar o pedido. CRISE NO IÊMEN Um relatório do Conselho de Segurança das Nações Unidas aponta que Irã forneceu combustível para financiar a guerra no Iêmen. Foi identificado um número de empresas, dentro e fora do território iemenita, que serviam de fachada para o envio de combustível e utilizavam documentos falsos para evitar inspeções da ONU. Em investigações anteriores, as Nações Unidas acreditavam que o Irã seria responsável pelos mísseis que estavam nas mãos dos rebeldes Houthi e que efetuava doações mensais, em combustível, equivalentes a US$ 30 milhões. Um outro relatório produzido pela ONU aponta que 20 milhões de pessoas estão passando fome no país, representando um aumento de 15% entre 2017 e 2018, com 250 mil iemenitas em situação catastrófica, considerado pela ONU como o nível mais severo de desnutrição. Há registros de que 5 milhões de pessoas estão em fase emergencial, a segunda mais grave, segundo Mark Lowcock, chefe de ajuda humanitária da ONU. Enquanto isso, na Suécia, se iniciaram diálogos entre representantes do governo e hutis para acabar com o conflito no Iêmen que já dura mais de três anos. O enviado especial da ONU para o país, Martin Griffiths, elogiou o governo sueco por receber as partes, bem como a logística empregada para a reunião, com a materialização das condições para o transporte dos rebeldes. Um novo prazo foi estabelecido para a retirada destes últimos da cidade de Hodeida, após o anterior ter sido adiado, e estão em

11 andamento conversas entre o governo e os negociadores para articular a troca de prisioneiros. As duas partes demonstraram disposição política para que se estabeleça um cessar-fogo no país. SITUAÇÃO DA SEGURANÇA NA LÍBIA O enviado especial das Nações Unidas, Ghassan Salame, afirmou que a situação de segurança no sul da Líbia está se deteriorando, devido as perseguições do ISIS aos cidadãos, e afetando também a infraestrutura de petróleo e água. As porosas fronteiras do sul da Líbia com o Chade, o Níger e o Sudão tornam o país um território fácil para traficantes, mercenários estrangeiros e criminosos, que acabam contribuindo para uma situação desesperadora. Diante do problema, o Exército Nacional da Líbia, em Benghazi, anunciou uma operação militar para afastar militantes e criminosos da área, além de focar no combate à migração ilegal na África Subsaariana. Além disso, manifestantes exigindo pagamento de salários atrasados e atendimentos médicos invadiram a sede do Conselho Presidencial, apoiado pela ONU causando danos materiais. Familiares dos mortos nos conflitos também estiveram presentes e exigiram seus direitos de ressarcimentos perante às Nações Unidas. O protesto se encerrou de forma pacífica, coincidindo com uma viagem à Jordânia do Presidente do Conselho e Chefe do governo apoiado pela Organização, Fayez al Serra, visando buscar apoio econômico à Líbia.

Informativo mensal nº 17. Março/2015

Informativo mensal nº 17. Março/2015 Informativo mensal nº 17 Março/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL NEGOCIAÇÕES ENTRE FARC E GOVERNO COLOMBIANO O noticiário do março foi mais uma vez dominado pelas negociações entre o governo colombiano e as

Leia mais

Informativo Mensal. Julho/2014

Informativo Mensal. Julho/2014 Informativo Mensal Julho/2014 AMÉRICA/ EUROPA OCIDENTAL EUA ACUSAM RÚSSIA DE DISPARAR ARTILHARIA CONTRA BASES MILITARES UCRANIANAS Dentro do mês de julho, os Estados Unidos e seus aliados europeus acusaram

Leia mais

Informativo mensal Abril/2014

Informativo mensal Abril/2014 Informativo mensal Abril/2014 AMÉRICA DIÁLOGO NA VENEZUELA No mês de abril, após solicitação dos chanceleres da UNASUL (União de Nações Sul- Americanas), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, concordou

Leia mais

Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global

Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global . 1º trimestre GEOGRAFIA Data: 02/2019 Ensino Fundamental 9º ano classe: Profª. Débora Texto de Atualidades Crise na Venezuela: como a situação do país pode se transformar em uma disputa global 26 janeiro

Leia mais

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira

ATUALIDADES. AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1. Profª Eulália Ferreira ATUALIDADES AL ASSAD, PUTIN E A GUERRA NA SÍRIA Parte 1 Profª Eulália Ferreira Al Assad, Putin e a Guerra na Síria De como uma guerra civil se torna uma questão internacional Parte 1 Distribuição de

Leia mais

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO

Atualidades. Terrorismo - Atualização. Prof. BOTELHO Atualidades Terrorismo - Atualização Estado Islâmico EI queimou vivo o piloto jordaniano em represália, Jordânia enforcou dois jihadistas iraquianos, incluindo a mulher-bomba Jordânia fez ataque aéreo

Leia mais

Informativo Mensal nº 16. Fevereiro/2015

Informativo Mensal nº 16. Fevereiro/2015 Informativo Mensal nº 16 Fevereiro/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL NEGOCIAÇÕES ENTRE FARC E GOVERNO COLOMBIANO O noticiário do mês foi, mais uma vez, dominado por manchetes relacionadas às negociações de

Leia mais

Informativo mensal nº 24. Outubro/2015

Informativo mensal nº 24. Outubro/2015 Informativo mensal nº 24 Outubro/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL CONFLITOS DA COLÔMBIA E DA VENEZUELA No mês de outubro as negociações de paz entre a Colômbia e as Forças Armadas Revolucionarias da Colômbia

Leia mais

Informativo mensal nº21. Julho/2015

Informativo mensal nº21. Julho/2015 Informativo mensal nº21 Julho/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL CONFLITO COLOMBIANO Durante o mês de julho, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbias (FARC) adotaram, a partir do dia 20, um novo cessar-fogo

Leia mais

Informativo mensal nº 44. Agosto/2017

Informativo mensal nº 44. Agosto/2017 Informativo mensal nº 44 Agosto/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL ATAQUES TERRORISTAS PERSISTEM NOS PAÍSES EUROPEUS Ao longo dos últimos anos tornou-se evidente a ineficácia do controle do terrorismo intensificado

Leia mais

Informativo mensal nº 26. Dez/2015 e Jan/2016

Informativo mensal nº 26. Dez/2015 e Jan/2016 Informativo mensal nº 26 Dez/2015 e Jan/2016 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL AS NEGOCIAÇÕES DE PAZ CONTINUAM ENTRE AS FARCS E COLÔMBIA Em dezembro, as negociações de paz entre o governo colombiano e as Forças

Leia mais

Informativo nº 250. De 06/09/2018 à 13/12/2018

Informativo nº 250. De 06/09/2018 à 13/12/2018 Informativo nº 250 De 06/09/2018 à 13/12/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL TIROS MATAM TRÊS E DEIXAM DIVERSOS FERIDOS NA FRANÇA Um atirador abriu fogo perto de um mercado natalino lotado na cidade de Estrasburgo,

Leia mais

Informativo mensal nº 1. Setembro/2013

Informativo mensal nº 1. Setembro/2013 Informativo mensal nº 1 Setembro/2013 ÁFRICA ATENTADOS TERRORISTAS PROTAGONIZADOS PELA MILÍCIA FUNDAMENTALISTA AL-SHABAAB Durante o mês de setembro, ao menos quatro ataques terroristas foram atribuídos

Leia mais

Informativo Mensal nº 2. Outubro/2013 OCORÊNCIAS ENVOLVENDO A MILÍCIA FUNDAMENTALISTA AL- SHABAAB

Informativo Mensal nº 2. Outubro/2013 OCORÊNCIAS ENVOLVENDO A MILÍCIA FUNDAMENTALISTA AL- SHABAAB Informativo Mensal nº 2 Outubro/2013 ÁFRICA OCORÊNCIAS ENVOLVENDO A MILÍCIA FUNDAMENTALISTA AL- SHABAAB Durante o mês de outubro, a milícia fundamentalista islâmica Al-Shabaab continuou suas atividades

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Prof. Marcelo Saraiva Oriente Médio Conflitos do Mundo Contemporâneo Oriente Médio Porque o Oriente Médio é a zona de maior

Leia mais

Vence a indiferença e conquista a paz

Vence a indiferença e conquista a paz Vence a indiferença e conquista a paz 49º Dia Mundial da Paz (1 de Janeiro de 2016) Mar Mediterrâneo um cemitério de refugiados* De acordo com a Organização Mundial para a Migrações, até 18 de Dezembro

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades 2017 Conflito s do Mundo Contemporâneo Ásia Prof. Marcelo Saraiva Ásia Afeganistão A invasão do Afeganistão pelos Estados Unidos ocorreu após os ataques de 11 de setembro no final

Leia mais

Informativo mensal nº 50. Março/2018

Informativo mensal nº 50. Março/2018 Informativo mensal nº 50 Março/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL EUROPA PERMANECE ALERTA DEVIDO À ONDA DE VIOLÊNCIA TERRORISTA E ISLAMOFOBIA Na Alemanha, grupos islâmicos criticaram fortemente a falta de solidariedade

Leia mais

Informativo nº /1/2015 à 29/1/2015

Informativo nº /1/2015 à 29/1/2015 Informativo nº 65 22/1/2015 à 29/1/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL POLÍCIA ESPANHOLA DETÉM QUATRO SUPOSTOS JIHADISTAS EM CEUTA A polícia espanhola deteve quatro supostos jihadistas em Ceuta, norte da África.

Leia mais

Informativo Mensal nº 3. Novembro/2013

Informativo Mensal nº 3. Novembro/2013 Informativo Mensal nº 3 Novembro/2013 ÁSIA/LESTE EUROPEU PAQUISTÃO: DESORDEM DENTRO DO TALIBÃ PAQUISTANÊS Desde o mês de outubro, quando o líder do grupo Talibã paquistanês, Mehsud Hakimullah, foi morto

Leia mais

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque

O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é b) Quem são os curdos? Autonomia e identidade autonomia no norte do Iraque O CURDISTÃO a) Localização/territórios ocupados: O Curdistão é uma região cultural e geográfica majoritariamente composta pelos curdos. Com cerca de 500.000 km² concentra-se, em sua maior parte, na Turquia,

Leia mais

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais!

Questão Palestina x Israel. Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Questão Palestina x Israel Resgate dos conflitos da origem aos dias atuais! Origens!!!! 1897: Fundação do movimento sionista, que visa o retorno dos judeus à Palestina. No início do século XX, já existiam

Leia mais

Informativo mensal nº 23. Setembro/2015

Informativo mensal nº 23. Setembro/2015 Informativo mensal nº 23 Setembro/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL CONFLITOS NA COLÔMBIA O diálogo entre os países da Venezuela e Colômbia sobre a questão na fronteira foi aberto no começo desse mês. Depois

Leia mais

Informativo mensal nº 49. Fevereiro/2018

Informativo mensal nº 49. Fevereiro/2018 Informativo mensal nº 49 Fevereiro/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL COLÔMBIA ENFRENTA PROBLEMAS EM PROCESSO DE PAZ COM O ELN Após a negociação de paz com as Forças Revolucionárias da Colômbia (FARC) ter sido

Leia mais

Informativo mensal nº 53. Junho/2018

Informativo mensal nº 53. Junho/2018 Informativo mensal nº 53 Junho/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL EUA SE RETIRAM DO UNCHR, MATAM REFUGIADOS NA SÍRIA E CRITICAM AVANÇO MILITAR CHINÊS NO MAR DA CHINA MERIDIONAL Durante a segunda metade do mês

Leia mais

Fronteiras políticas e soberania Parte II

Fronteiras políticas e soberania Parte II Fronteiras políticas e soberania Parte II CANADÁ Quebec 80% da população do Quebec é descendente de franceses e católica Em 1969 ocorreu a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO OBJETIVO 2016 1º ANO E. M. MÓDULO 28 CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO O Oriente Médio, mais especificamente a área do GOLFO PÉRSICO, é uma região estratégica no cenário mundial. Encontram-se no seu subsolo as

Leia mais

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.

Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs. CURDOS O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado

Leia mais

Informativo Mensal nº 11. Setembro/2014

Informativo Mensal nº 11. Setembro/2014 Informativo Mensal nº 11 Setembro/2014 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL ATO TERRORISTA EM METRÔ DE SANTIAGO Em 08 de Setembro, uma bomba explodiu em uma estação de metrô na capital chilena, Santiago. O episódio,

Leia mais

Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito?

Síria vive uma miniguerra mundial: quem são os protagonistas desse conflito? Síria vive uma "miniguerra mundial": quem são os protagonistas desse conflito? COMENTE Família síria deixa área de al-muasalat após bombardeio em Aleppo, na Síria Pontos-chave A guerra civil da Síria começou

Leia mais

Informativo mensal nº 25. Novembro/2015

Informativo mensal nº 25. Novembro/2015 Informativo mensal nº 25 Novembro/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL NEGOCIAÇÕES NA COLÔMBIA E ATENTADOS NA FRANÇA Na Colômbia as negociações com o Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) tiveram

Leia mais

Informativo Mensal nº 13. Novembro/2014

Informativo Mensal nº 13. Novembro/2014 Informativo Mensal nº 13 Novembro/2014 AMÉRICA/ EUROPA OCIDENTAL DIÁLOGOS DE PAZ ENTRE GOVERNO COLOMBIANO E FARC A libertação do general colombiano Rubén Dário Alzate, em poder das FARC, sinalizou uma

Leia mais

Informativo mensal nº 39. Março/2017

Informativo mensal nº 39. Março/2017 Informativo mensal nº 39 Março/2017 AMÉRICA/EUROPAA OCIDENTAL INICIADO O DESARMAMENTO DAS FARC NA COLÔMBIA As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) iniciaram o processo de desarmamento. As

Leia mais

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas

Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas Como os EUA estão inundando o Oriente Médio de armas AFP GETTY IMAGES- Acordo entre os EUA e a Arábia Saudita prevê um pacote de defesa de US$ 110 bilhões Não foi à toa que o presidente americano, Donald

Leia mais

Informativo mensal nº 7. Maio/2014

Informativo mensal nº 7. Maio/2014 Informativo mensal nº 7 Maio/2014 ÁFRICA ATENTADOS DE GRUPOS TERRORISTAS O grupo islamita Boko Haram continuou com os ataques na Nigéria no mês de maio. O grupo afirmou que iria vender as meninas sequestradas

Leia mais

O papel do Direito Internacional Humanitário frente aos cenários de conflitos armados no século XXI. Professor Sérgio Tavares

O papel do Direito Internacional Humanitário frente aos cenários de conflitos armados no século XXI. Professor Sérgio Tavares O papel do Direito Internacional Humanitário frente aos cenários de conflitos armados no século XXI Professor Sérgio Tavares Noções Introdutórias sobre o Direito Internacional Humanitário(DIH) - Conceito.

Leia mais

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS

CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS CONFLITOS E TENSÕES ATUAIS GUERRA DA COREIA 1950/53 ANTECEDENTES DO CONFLITO Coreia do Norte Novo sócio do clube atômico Em 2002, o presidente do Estados Unidos, George W Bush, afirmou que a Coreia

Leia mais

Informativo mensal nº 46. Outubro/2017

Informativo mensal nº 46. Outubro/2017 Informativo mensal nº 46 Outubro/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL CATALUNHA REALIZA PLEBISCITO E CONTINUA NA BUSCA POR INDEPENDÊNCIA Através de um referendo, a Catalunha obteve 90% de aprovação para sua separação

Leia mais

Informativo Mensal nº 12. Outubro/ 2014

Informativo Mensal nº 12. Outubro/ 2014 Informativo Mensal nº 12 Outubro/ 2014 ÁFRICA AÇÕES DO BOKO HARAM No começo do mês, o grupo publicou um vídeo desmentindo a afirmação do Exército Nigeriano de que o líder do Boko Haram, Abubakar Shekau,

Leia mais

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã

Seu objetivo era enfraquecer o movimento fundamentalista que varria o Irã Guerra Irã e Iraque Conflito que por cerca de 8 anos, mais precisamente de 1980 a 1988, envolveu as duas nações do Oriente Médio. Irã e Iraque possuem diferenças históricas. Apesar de ambos seguirem a

Leia mais

IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA

IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA IMPLICAÇÕES GEOPOLÍTICAS DA CRISE NA TURQUIA Prof. Alcides Costa Vaz Centro de Estudos Estratégicos do Exército Brasileiro Núcleo de Estudos Prospectivos 6ª. Reunião Quinzenal 23.08.2016 A tentativa fracassada

Leia mais

Informativo mensal nº 42. Junho/2017

Informativo mensal nº 42. Junho/2017 Informativo mensal nº 42 Junho/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL TERRORISMO CONTINUA A AMEAÇAR A SEGURANÇA NA EUROPA A Europa continua sendo grande alvo de atentados terroristas. Desta vez, durante o mês de

Leia mais

Antecedentes ao Embargo Marítimo

Antecedentes ao Embargo Marítimo Flotilha Humanitária à Faixa de Gaza 31.05.2010 Antecedentes ao Embargo Marítimo Israel retirou suas forças militares e população da Faixa de Gaza em 2005. O Fatah, então, assumiu o controle da região.

Leia mais

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO. Ritmo da China desacelera

ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO SEMANA 20 A 26 DE OUTUBRO. Ritmo da China desacelera ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Israel prende alto dirigente do Hamas Câmara aprova regras de direitos de respostas nos meios de comunicação Pizzolato poderá deixar regime fechado em 8 meses A desaceleração

Leia mais

Top Atualidades Semanal. MUNDO Relações Internacionais ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ. Top Atualidades Semanal. Top Atualidades Semanal

Top Atualidades Semanal. MUNDO Relações Internacionais ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ. Top Atualidades Semanal. Top Atualidades Semanal ATUALIDADES PROFESSOR MARCOS JOSÉ Relações Internacionais Islâmicos são sitiados em país africano Obama e Hollande defendem maior apoio a intervenções internacionais Nesta segunda-feira, dia 10 de fevereiro,

Leia mais

Informativo nº 56. Setembro/2018

Informativo nº 56. Setembro/2018 Informativo nº 56 Setembro/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL MILITARES VENEZUELANOS SE ENCONTRAM COM AMERICANOS E É CRIADA UMA NOVA ALIANÇA COM A CHINA O governo venezuelano classificou como absolutamente

Leia mais

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial

Oriente Médio. Palco de instabilidade da política mundial Oriente Médio Palco de instabilidade da política mundial Conhecido como Oriente Próximo Está limitado pelo Oceano Índico e pelos mares Mediterrâneo, Negro, Vermelho e Cáspio. Paisagem marcado por áreas

Leia mais

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano

a primavera arabe Ditaduras Pobreza Corrupção Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano a primavera arabe Corrupção Pobreza Ditaduras Radicalismo religioso Internet Desemprego Direitos Humanos Caminhos da Democracia do Mundo Muçulmano Mapa dos Levantes Os acontecimentos iniciaram na Tunísia

Leia mais

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva

ATUALIDADES. Atualidades do Ano de Conflitos do Mundo Contemporâneo África. Prof. Marcelo Saraiva ATUALIDADES Atualidades do Ano de 2017 Conflitos do Mundo Contemporâneo África Prof. Marcelo Saraiva África A maior parte do continente africano tem sua identidade construída através do sofrimento e das

Leia mais

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL?

02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? 02. ORDEM OU DESORDEM MUNDIAL? O que foi a Guerra Fria Disputa pelo poder em escala global Estados Unidos (capitalista) x União Soviética (socialista) Sem conflito armado direto guerra econômica, diplomática

Leia mais

AS CONSEQUÊNCIAS DO 11 DE SETEMBRO O MAIOR ATENTADO DA HISTÓRIA

AS CONSEQUÊNCIAS DO 11 DE SETEMBRO O MAIOR ATENTADO DA HISTÓRIA AS CONSEQUÊNCIAS DO 11 DE SETEMBRO O MAIOR ATENTADO DA HISTÓRIA Renan Rodrigues O QUE FOI O 11 DE SETEMBRO? O maior atentado da História Mais de 3000 mortos e mais de 6000 feridos Mais de U$ 5 milhões

Leia mais

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo.

CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. 01/03/2016 8º Ano B CAPÍTULO 03 Poder Paralelo. Profº Delsomar de Sousa Barbosa Páginas: 32 a 36 Item 01. Estrutura Temática Organizações Terroristas e Radicalismo Islâmico. Al Qaeda ORGANIZACÕES RELIGIOSAS

Leia mais

TOP ATUALIDADES. Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO

TOP ATUALIDADES. Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume SEMANA 30 DE AGOSTO A 05 DE SETEMBRO TOP ATUALIDADES Senado aprova impeachment, Dilma perde mandato e Temer assume Itália resgata 3 mil no Mediterrâneo em meio a aumento de chegadas Japão quer novas sanções da ONU contra Coreia do Norte Companhia

Leia mais

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira

História. Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9. Profª. Eulália Ferreira História Conflitos na antiga Europa do leste Parte 9 Profª. Eulália Ferreira - Final da guerra da Bósnia não significa o final dos conflitos na região da antiga Iugoslávia - 1998 Conflito em Kosovo (província

Leia mais

Informativo Mensal nº 8. Junho/ 2014

Informativo Mensal nº 8. Junho/ 2014 Informativo Mensal nº 8 Junho/ 2014 ÁFRICA NIGÉRIA Durante o mês de junho, as ações do grupo terrorista islâmico Boko Haram continuaram na Nigéria. Quatro vilarejos foram atacados ao Norte do país, deixando

Leia mais

Informativo nº 55. Agosto/2018

Informativo nº 55. Agosto/2018 Informativo nº 55 Agosto/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL CRISE NA NICARÁGUA A Organização dos Estados Americanos (OEA) aprovou a criação de uma equipe que terá como objetivo a busca de uma solução pacífica

Leia mais

Movimentos Nacionalistas

Movimentos Nacionalistas Movimentos Nacionalistas Questão da Ucrânia Questão do Cáucaso Questão dos Bálcãs Esfacelamento da Iugoslávia Questão Irlandesa Questão Basca A Criméia é uma península ucraniana, e a Ucrânia por sua vez,

Leia mais

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen

Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen Aula 9 - Irã, Arábia Saudita e Iêmen A disputa regional entre Irã e Arábia Saudita Irã e Arábia, de muitas formas, representam de forma extremada as divisões que existem no mundo islâmico. O Irã é um

Leia mais

Informativo nº 171. De 30/03/2017 à 06/04/2017

Informativo nº 171. De 30/03/2017 à 06/04/2017 Informativo nº 171 De 30/03/2017 à 06/04/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL COMISSÃO DE VERDADE E UNIDADE DE DESAPARECIDOS SÃO CRIADAS NA COLÔMBIA O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, assinou os decretos

Leia mais

Informativo nº 252. De 24/01/2019 à 31/01/2019

Informativo nº 252. De 24/01/2019 à 31/01/2019 Informativo nº 252 De 24/01/2019 à 31/01/2019 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL VENEZUELA LUTA POR APOIO DE MILITARES A batalha pelo poder e o controle da Venezuela se voltou para as forças armadas, quando o Presidente

Leia mais

Informativo mensal nº 47. Novembro/2017

Informativo mensal nº 47. Novembro/2017 Informativo mensal nº 47 Novembro/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL TIMOCHENKO VISLUMBRA A PRESIDÊNCIA DA COLÔMBIA As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) criaram um partido político composto

Leia mais

Informativo mensal nº 48. Dezembro/Janeiro

Informativo mensal nº 48. Dezembro/Janeiro Informativo mensal nº 48 Dezembro/Janeiro AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL ESTADOS UNIDOS RECUAM NAS DECISÕES SOBRE JERUSALÉM Com o reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel, cinquenta e sete países mulçumanos

Leia mais

Segundo os dois países, o motivo foi a postura anti-israelense da entidade. Para Israel, a atuação da Unesco tornou-se um "teatro do absurdo".

Segundo os dois países, o motivo foi a postura anti-israelense da entidade. Para Israel, a atuação da Unesco tornou-se um teatro do absurdo. Os EUA cortaram o financiamento à Unesco após o órgão decidir incluir a Autoridade Palestina como membro em 2011, mas mantiveram o escritório na sede da agência em Paris na tentativa de acompanhar e avaliar

Leia mais

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda

Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Aula 8 - Síria, Iraque, EI/ISIS e questão curda Síria - quadro geral Ditador: Bashar Al Assad (islâmico alauíta). Governo laico. Diversidade étnica e religiosa torna a crise complexa. Etnias principais:

Leia mais

ATUALIDADES Questões inéditas Prof. Rodolfo Gracioli

ATUALIDADES Questões inéditas Prof. Rodolfo Gracioli O conflito nesta região da Ásia cresceu na esteira dos repetidos testes de artefatos nucleares e mísseis norte-coreanos, além da retórica inflamada de Kim Jong-un e Donald Trump e do endurecimento das

Leia mais

Aula 7 - Primavera Árabe

Aula 7 - Primavera Árabe Aula 7 - Primavera Árabe Árabe ou muçulmano? Árabe: Etnia majoritária na península arábica e norte da África. Podem ou não ser muçulmanos. Há importantes minorias cristãs entre os árabes, podendo chegar

Leia mais

Terrorismo na África: Uma ameaça que ronda o continente

Terrorismo na África: Uma ameaça que ronda o continente Terrorismo na África: Uma ameaça que ronda o continente por Por Dentro da África - segunda-feira, setembro 30, 2013 http://www.pordentrodaafrica.com/noticias/terrorismo-na-africa-uma-ameaca-que-ronda-o-continente

Leia mais

Informativo mensal nº 52. Maio/2018

Informativo mensal nº 52. Maio/2018 Informativo mensal nº 52 Maio/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL SITUAÇÃO COM ELN SE MANTÉM INSTÁVEL NA COLÔMBIA Durante o mês de maio, guerrilheiros do Exército de Libertação Nacional (ELN) mataram dois soldados

Leia mais

TEMA 3. Prof. Janderson Barros

TEMA 3. Prof. Janderson Barros TEMA 3 Prof. Janderson Barros Oriente Médio é um termo que se refere a uma área geográfica à volta das partes leste e sul do mar Mediterrâneo. Prof. Janderson Barros Local estratégico em termos econômicos

Leia mais

Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17

Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17 Correio Braziliense - DF 26/01/2011 Opinião 17 Intelog - RS 26/01/2011 Artigos / Entrevistas Online O grande jogo de Barack Obama (José Luís Fiori) Nos últimos dois meses de 2010, o presidente Barack

Leia mais

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA

Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA Conflitos mundiais PROF. MELK SOUZA ÍNDIA x PAQUISTÃO A tensa relação entre Índia e Paquistão, pela disputa da região da Caxemira, teve início a partir da independência da Índia do imperialismo britânico,

Leia mais

Informativo mensal nº 45. Setembro/2017

Informativo mensal nº 45. Setembro/2017 Informativo mensal nº 45 Setembro/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL CRISE NA CATALUNHA CONTINUA A PREOCUPAR GOVERNO DA ESPANHA Diante da aproximação da data do referendo em relação à independência do território

Leia mais

Informativo mensal nº 51. Abril/2018

Informativo mensal nº 51. Abril/2018 Informativo mensal nº 51 Abril/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL TERRORISMO NA EUROPA CONTINUA A ASSUSTAR AUTORIDADES Na Alemanha, grupos islâmicos criticaram fortemente a falta de solidariedade e apoio após

Leia mais

Informativo nº 101. De 08/10/2015 à 15/10/2015

Informativo nº 101. De 08/10/2015 à 15/10/2015 Informativo nº 101 De 08/10/2015 à 15/10/2015 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL GOVERNO COLOMBIANO TEM DIVERGÊNCIAS COM AS FARC Depois do acordo prévio de paz feito entre o governo colombiano e as Forças Armadas

Leia mais

Resumão n 08 CACD 2017

Resumão n 08 CACD 2017 Resumão n 08 CACD 2017 Este é um resumão das atualidades do dia 29 de Junho ao dia 6 de Julho que faz parte do conteúdo oferecido aos assinantes do Clipping CACD, a maior plataforma online de preparação

Leia mais

Informativo nº 61. Março/2019

Informativo nº 61. Março/2019 Informativo nº 61 Março/2019 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL ESTADOS UNIDOS APLICAM SANÇÕES À PAÍSES ENVOLVIDOS COM A VENEZUELA E SE APROXIMAM DO BRASIL O Governo Trump ameaçou aplicar novas restrições financeiras

Leia mais

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/CAEM/2006 1ª AVALIAÇÃO SOMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar a evolução política da Colômbia e da Venezuela, concluindo sobre os seus reflexos nas questões de

Leia mais

POLIONU LISTA DE PAÍSES

POLIONU LISTA DE PAÍSES AGH Bolívia 2 Brasil 2 Chile 2 China 2 Colômbia 2 Cuba 2 Equador 2 Espanha 2 Estados Unidos da América 2 França 2 Honduras 2 Israel 2 Itália 2 México 2 Nigéria 2 Panamá 2 Peru 2 Reino Unido 2 Senegal 2

Leia mais

Aula 6 - Rússia e Ucrânia

Aula 6 - Rússia e Ucrânia Aula 6 - Rússia e Ucrânia Rússia Histórico de expansão e conquista sobre diversos outros povos. Governos autoritários. Século XX: colapso do Império Russo, formação da URSS (União das Repúblicas Socialistas

Leia mais

Atentados terroristas em três países matam dezenas de pessoas

Atentados terroristas em três países matam dezenas de pessoas Atentados terroristas em três países matam dezenas de pessoas Atentados terroristas realizados em três países de três continentes diferentes deixaram dezenas de mortos nesta sexta-feira (26). França, Tunísia

Leia mais

TOP ATUALIDADES SEMANA 16 A 22 DE AGOSTO SEMANA 16 A 22 DE AGOSTO SEMANA 16 A 22 DE AGOSTO

TOP ATUALIDADES SEMANA 16 A 22 DE AGOSTO SEMANA 16 A 22 DE AGOSTO SEMANA 16 A 22 DE AGOSTO TOP ATUALIDADES Chefe da ONU alerta para catástrofe humanitária na cidade síria de Aleppo Presidente da Assembleia deve depor em CPI da merenda em setembro Venezuela tem regime 'autoritário' e não vai

Leia mais

Prof. Esp. Franciane Borges

Prof. Esp. Franciane Borges Prof. Esp. Franciane Borges ... religiosos, políticos e econômicos. Autoridade passada por descendência. Seguem o alcorão e a sharia. Fiéis são independentes. Hoje: São os mais radicais, guiados por

Leia mais

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele

Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele Ciências Humanas e Suas Tecnologias - Geografia Ensino Médio, 2º Ano Conflitos Armados Prof. Claudimar Fontinele PRINCIPAIS MOTIVOS DOS CONFLITOS Étnicos Políticos Ideológicos Territoriais Econômicos Recursos

Leia mais

Dividir para dominar

Dividir para dominar ÁFRICA Contexto histórico África século XV: -Grandes navegações -Estabelecimento de feitorias na África A partir do século XIX: -Colonialismo europeu -Partilha da África (Conferência de Berlim, em 1885)

Leia mais

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios

Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Direitos Humanos na Constituição Brasileira: Avanços e Desafios Cátedra UNESCO de Educação para a Paz, Direitos Humanos, Democracia e Tolerância Faculdade de Saúde Pública (USP), Auditório Paula Souza.

Leia mais

História B aula 17 As Revoluções Russas.

História B aula 17 As Revoluções Russas. História B aula 17 As Revoluções Russas. Primeira revolução vitoriosa inspirada no socialismo Antecedentes do processo revolucionário... Características da Rússia na virada do século XIX: -Governada pelo

Leia mais

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES

CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES CONFLITOS ENTRE JUDEUS E ÁRABES Conflitos entre Judeus e Árabes 2 Início dos conflitos Os conflitos ocorrem desde tempos bíblicos; A Diáspora quando os judeus foram expulsos de seu território no ano de

Leia mais

Informativo nº 207. De 18/01/2017 à 25/01/2017

Informativo nº 207. De 18/01/2017 à 25/01/2017 Informativo nº 207 De 18/01/2017 à 25/01/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL ESTADOS UNIDOS E UNIÃO EUROPÉIA DISCORDAM SOBRE JERUSALÉM Em uma nova demonstração da discórdia ocidental sobre os esforços de paz

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0335/2017 15.5.2017 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência de uma declaração da Vice-Presidente da Comissão / Alta Representante da União para

Leia mais

Informativo nº 168. De 09/03/2017 à 13/03/2017

Informativo nº 168. De 09/03/2017 à 13/03/2017 Informativo nº 168 De 09/03/2017 à 13/03/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL COLOMBIA APROVA REFORMA CONSTITUCIONAL A reforma constitucional que instaura o Sistema Integral de Verdade, Justiça e Reparação, incluindo

Leia mais

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1

B8-0136/2015 } B8-0137/2015 } B8-0138/2015 } B8-0139/2015 } B8-0140/2015 } B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 B8-0142/2015 } RC1/Alt. 1 1 N. 3-A (novo) 3-A. Alerta para o risco de desencadeamento de uma guerra religiosa; salienta, no entanto, que autoridades muçulmanas rejeitam o EI, por não o considerarem nem

Leia mais

Por que Kim Jong-un decidiu agora suspender os testes nucleares da Coreia do Norte?

Por que Kim Jong-un decidiu agora suspender os testes nucleares da Coreia do Norte? Por que Kim Jong-un decidiu agora suspender os testes nucleares da Coreia do Norte? Por Ankit Panda* O anúncio feito pelo líder norte-coreano Kim Jongun de que vai suspender os testes nucleares pode, à

Leia mais

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA

GEOGRAFIA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA GEOGRAFIA 3 ANO PROF.ª LUDMILA DUTRA ENSINO MÉDIO PROF. JEFFERSON OLIVEIRA CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade III Geopolítica e Poder 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES Aula 12.2 Conteúdo Americanos no Iraque e Afeganistão

Leia mais

Crianças do MUNDO. Crianças nas guerras. Campanha de Oração pelas Crianças ÞÞ ÞÞ. Parte I

Crianças do MUNDO. Crianças nas guerras. Campanha de Oração pelas Crianças ÞÞ ÞÞ. Parte I Crianças nas guerras Segundo a UNICEF, 87 milhões de crianças no mundo não conhecem outra coisa a não ser a guerra. Elas estão cercadas por morte e destruição, vivem entre bombas e tiros. Isso tem efeitos

Leia mais

Analisando a Segurança Global

Analisando a Segurança Global Analisando a Segurança Global Prof. Dr. Marco Cepik UFRGS Agradeço aos assistentes de Pesquisa Laura Quaglia, Pedro Txai Brancher e Frederico Licks Bertol, bem como a Aline Hellmann e a toda a equipe de

Leia mais

Informativo nº 57. Outubro/2018

Informativo nº 57. Outubro/2018 Informativo nº 57 Outubro/2018 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL ESTADOS UNIDOS FICARÃO NA SIRIA ENQUANTO IRÃ PERMANECER Os Estados Unidos pretendem ficar na Síria enquanto o Irã manter sua presença, no entanto

Leia mais

AFEGANISTÃO Contexto:

AFEGANISTÃO Contexto: AFEGANISTÃO Contexto: O Afeganistão, por sua posição geopolítica, marca-se na história como um centro intermediário de relações comerciais e migrações da humanidade ao longo da história. Os fluxos migratórios

Leia mais

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO

CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO CONFLITOS NO ORIENTE MÉDIO JUDEUS Hebreus; Abraão; Canaã (Palestina); 400 anos no Egito; Moisés e o êxodo; Israel e Judá; 70: destruição do templo de Jerusalém; 131: Diáspora. MUÇULMANOS Beduínos; Maomé

Leia mais

Informativo mensal nº 40. Abril/2017

Informativo mensal nº 40. Abril/2017 Informativo mensal nº 40 Abril/2017 AMÉRICA/EUROPA OCIDENTAL COLÔMBIA PROGRIDE NO CUMPRIMENTO DO ACORDO DE PAZ Foram iniciados, na Colômbia, os trâmites para a criação de uma Comissão de Verdade e Unidade

Leia mais

Ciberguerra, Ciberterrorismo e Ciberespionagem

Ciberguerra, Ciberterrorismo e Ciberespionagem Ciberguerra, Ciberterrorismo e Ciberespionagem Guerra Convencional I Guerra Mundial 9 milhões de mortos militares 10 milhões de mortos civis II Guerra Mundial 24 milhões de mortos militares 49 milhões

Leia mais