Uma Abordagem Genética Para Redes Neurais Convolucionais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Uma Abordagem Genética Para Redes Neurais Convolucionais"

Transcrição

1 Uma Abordagem Genética Para Redes Neurais Convolucionais Roberto M. Pinheiro Pereira 1, Lucas Bezerra Maia 1, Polyana Bezerra Da Costa 1, Jordan Boaz Rodrigues 1, Geraldo Braz Junior 1 João D. S. De Almeida, 1 1 Núcleo de Computação Aplicada Universidade Federal do Maranhão (UFMA) Caixa Postal São Luís MA Brasil roberto@nca.ufma.br, lucasmaia1202@gmail.com {jordanboaz14, polyanabcosta}@gmail.com {geraldo.braz, joao.dallyson}@ufma.br Abstract. Convolutional Neural Networks have recently acquired high results on different computer vision tasks. One of the main advantages of CNNs is the ability of using the same architecture to solve more than one problem. However, in order to acquire better results when using the same architecture, inner modifications may be necessary. This paper presents a genetic algorithm which tries to find the best combination of parameters to a CNN architecture and a problem. Resumo. Redes Neurais Convolucionais vêm obtendo resultados inovadores em várias tarefas da visão computacional. Uma das maiores vantagens deste tipo de rede é a possibilidade de utilizar a mesma arquitetura para resolver diversos problemas. Contudo, visando obter resultados melhores, alguns parâmetros podem sofrer alterações. Neste artigo, apresentamos um algoritmo genético para encontrar a melhor combinação de parâmetros para uma rede neural convolucional utilizada no reconhecimento de símbolos de partituras musicais. 1. Introdução Técnicas que utilizam abordagens deep learning vem mostrando resultados antes inimagináveis. Problemas que pouco tempo atrás eram considerados tarefas extremamente difíceis, hoje podem ser resolvidos com acurácias superiores a 95% [He et al. 2015]. Além dos resultados elevados, métodos que utilizam as técnicas de deep learning permitem que, com pequenas adaptações no modelo original, problemas similares ao original sejam resolvidos. Por meio de [He et al. 2015], [Chen et al. 2016] e [Dai et al. 2015] podemos visualizar o uso da mesma rede neural convolucional, sofrendo pequenas alterações, em tarefas distintas. Outro exemplo é a utilização das arquiteturas AlexLeNet [Krizhevsky et al. 2012] e GoogLeNet [Szegedy et al. 2015] que foram, originalmente, projetadas para a competição Imagenet e, em [Pereira et al. 2016b], é utilizada na análise de lesões mamarias. Outras aplicações de arquiteturas desse tipo podem ser encontradas em [Hafemann 2014], onde utiliza-se redes neurais convolucionais, dentre outras, na classificação de áudios e em [Lo et al. 1995] na detecção de nódulos pulmonares.

2 Ainda, uma rede neural convolucional pode sofrer alterações internas. Para isso, basta que alteremos alguns parâmetros das camadas da rede. Dependendo da combinação de parâmetros escolhida, a rede neural resultante pode apresentar resultados superiores aos da configuração original na solução do novo problema. A contribuição deste artigo consiste em propôr uma metodologia baseada em técnicas de algoritmos evolutivos para encontrar a melhor combinação de parâmetros de uma arquitetura de rede neural convolucional. Como método de avaliação utilizamos a arquitetura da rede neural LeNet aplicada sobre a base de dados HOMUS. 2. Metodologia A metodologia proposta é apresentada na Figura 1 e consiste de três etapas: escolha da arquitetura CNN, otimização de parâmetros e resultados. Cada uma destas etapas estão descritas nas seções a seguir. Figura 1. Metodologia proposta Base de Dados Este trabalho foi conduzido sobre a base de dados HOMUS [Calvo-Zaragoza and Oncina 2014]. A mesma consiste de amostras de notas musicas manuscritas por 100 músicos, cada músico escreveu o símbolo baseado no seu estilo próprio. As amostras estão divididas em 32 classes diferentes, cada uma representando uma nota símbolo distinto. As amostras são compostas de seus conjunto de traços, a identificação do autor e a classe a qual o símbolo representa. Para que pudêssemos dar continuidade com a metodologia, foi necessário gerar imagens baseado nas amostras da base de dados. Sendo assim, para cada amostra, cada traço foi ligado com o próximo do mesmo conjunto. Para gerar os traços foram utilizados 2 pixeis de espessura. A Figura 2 mostra um exemplo do resultado obtido após esta etapa. Figura 2. Exemplo de imagem gerada. No lado esquerdo temos a representação gráfica da amostra. No lado direito temos a imagem obtida após o processamento.

3 2.2. Arquitetura CNN Neste trabalho foi adotada a rede neural convolucional LeNet [LeCun et al. 1998] que implementa as técnicas de deep learning. Essa arquitetura foi utilizada para resolver a base de dados MNIST que é composta de 60 mil imagens de dígitos manuscritos. Dentre as várias arquiteturas existentes atualmente, esta foi escolhida pela semelhança da origem da base de dados HOMUS e a MNIST. A arquitetura LeNet consiste basicamente em 2 camadas de convolução, cada uma seguida de uma camada de pooling. Logo em seguida, temos as camadas de ativação e uma rede neural artificial completamente conectada. A arquitetura utilizada nesse trabalho consiste em uma LeNet e pode ser visualizada na Figura 3. Figura 3. Implementação da arquitetura LeNet utilizada nesse trabalho Algoritmo Genético Para que possamos compreender melhor esta etapa será subdividida em quatro: geração da população inicial, avaliação, seleção, cruzamento e mutação. Estas etapas estão descritas nas próximas seções População Inicial Em um algoritmo genético, um individuo é representado por um conjunto de genes. Cada um desses genes representa uma característica do individuo e pode ser alterado no processo de mutação e/ou cruzamento. Em especial, neste trabalho, cada individuo representa uma rede neural convolucional e cada gene seus parâmetros. A população inicial possui 18 indivíduos gerados aleatoriamente. Para cada convolução, temos como parâmetro a quantidade de filtros que pode variar de 4 até 56 e o tamanho do kernel que por sua vez pode ser 2, 3, 5 ou 7. No caso das camadas de pooling temos somente o tamanho do kernel que possui o mesmo conjunto finito do kernel da camada de convolução. Para as camadas de ativação temos um conjunto extenso de possibilidades. Seguindo [Gal 2015] para as camadas de dropout os valores permitidos se encontram entre 0,3 e 0,7. Por fim, temos a quantidade de neurônios da camada intermediária da rede neural artificial que foi definido como um valor entre 28 e Avaliação A avaliação de cada indivíduo consiste em treinar a rede representada pelo individuo e testar o modelo obtido. Para todas as redes utilizou-se a função de custo logartimo multiclasse, também chamada de categorical crossentropy, e o otimizador adadelta As redes foram treinadas sob o mesmo numero de iterações.

4 Durante o treino, foram reservados 20% das imagens da base de dados para teste, 60% para treino e os 20% restantes para validação. Todas as separações treino/teste/validação foram realizadas de maneira aleatória Seleção Utilizou-se a abordagem da roleta na seleção dos indivíduos. A quantidade de indivíduos é fixa, isso significa que a roleta simplesmente ordena os indivíduos em uma lista de prioridade que será utilizada durante o processo de cruzamento e de mutação explicados a seguir Cruzamento O cruzamento é realizado com uma taxa de 50% para cada par individuo. Caso um par seja selecionado para realizar o cruzamento, é realizado um cruzamento uniforme demostrado na Figura 4. Só sofre recombinação os genes que resultam em redes neurais convolucionais válidas, ou seja, que permitam processar um volume de entrada em um volume de saída por meio de operações de convolução e pooling. O cruzamento resulta em dois novos indivíduos. Figura 4. Cruzamento realizado entre dois indivíduos selecionados, um representado pela cor verde e outro pela cor azul Mutação O processo de mutação é realizado com uma taxa de 5%. Quando um individuo é selecionado, então cada gene deste indivíduo está sujeito a uma taxa de 30% sofrer uma mutação. A mutação consiste em escolher outro gene da mesma categoria do gene que sofre a mutação, ou seja, se o gene da primeira convolução sofrer mutação, este deve ser substituído por outro gene que represente uma convolução. 3. Resultados Os resultados apresentados nessa Seção seguem a metodologia proposta na Seção 2. O algoritmo genético foi executado por 20 gerações com 18 indivíduos. Os resultados obtidos representam a média de 5 execuções da metodologia proposta por esse trabalho. A Figura 5 mostra a média dos resultados obtidos quando a rede neural foi executada por 10 e 100 iterações. O valor médio das iterações mostra como o método seleciona bons genes para serem levados para as próximas gerações. Temos ainda o valor máximo obtido por meio do método, esse valor representa o valor dos melhores elementos de uma

5 Figura 5. O gráfico da esquerda representa a média de 5 execuções da metodologia proposta utilizando 18 indivíduos, 20 gerações e treinando a LeNet por 10 épocas. O gráfico da direita representa uma única execução algoritmo genético onde a rede é treinada por 100 épocas. dada geração. O valor mínimo (representado em azul), é representado por uma curva polinomial de tendencia. O melhor resultado obtido com 10 iterações possui acurácia de 74,24%. Na primeira convolução, a rede possui 41 filtros e kernel de tamanho 3 e na segunda camada do mesmo tipo, possui 33 filtros e kernel de tamanho 7. Já nas camadas de pooling, os kernels possuem tamanho 2 e 1. Os valores de dropout foram de e Nas camadas de ativação foram utilizadas as funções tangente hiperbólica e sigmóide. Por fim, na camada intermediária da rede neural artificial fez-se uso de 126 neurônio. Com configurações similares, o melhor resultado encontrado com 100 iterações possui acurácia de 81.80%. Na primeira convolução, a rede possui 39 filtros e kernel de tamanho 5 e na segunda camada do mesmo tipo, possui 20 filtros e kernel de tamanho 7. Já nas camadas de pooling, os kernels possuem tamanho 1 e 2. Os valores de dropout foram de e Nas camadas de ativação foram utilizadas as funções tangente hiperbólica e sigmoide. Por fim, na camada intermediada da rede neural artificial fez-se uso de 91 neurônio. [Pereira et al. 2016a] aplicam diferentes arquiteturas de rede neural sobre a base de dados HOMUS. Utilizando a rede neural LeNet, os autores obtiveram acurácia máxima de 79,51%. A metodologia aqui proposta obteve uma media de acertos de 81,80%. 4. Conclusão Neste trabalho, foi apresentada a utilização de algoritmos genéticos com redes neurais convolucionais. O algoritmo evolutivo foi utilizado na busca pela melhor combinação de parâmetros para a rede neural convolucional LeNet classificar a base de dados HOMUS. Os resultados foram obtidos sobre uma média 5 de execuções da metodologia proposta. Ainda, foram realizadas duas outras execuções alterando a quantidade de gerações do algoritmo genético e a quantidade de épocas da rede neural. Os melhores resultados obtidos para 10 épocas tiveram acurácia de 74.24% e para 100 épocas o resultado obtido foi de 81.82%. Como vimos, estes resultados foram melhores do que os obtidos pelos autores de [Pereira et al. 2016a] que utilizando a arquitetura

6 LeNet obtiveram uma acurácia máxima de 79.51%. Os resultados utilizando algoritmos evolutivos foram promissores. Os autores deste artigo acreditam que o método ainda pode ser aprimorado. Outros métodos evolutivos têm mostrado resultados eficientes em buscas. Como trabalhos futuros propomos a utilização de algoritmos genéticos para alterar tanto os parâmetros da rede neural quanto encontrar uma arquitetura arquitetura que seja ótima ou próximo do ótimo de um problema. Referências Calvo-Zaragoza, J. and Oncina, J. (2014). Recognition of pen-based music notation: the homus dataset. In nd International Conference on Pattern Recognition (ICPR), pages IEEE. Chen, H., Dou, Q., Yu, L., and Heng, P.-A. (2016). Voxresnet: Deep voxelwise residual networks for volumetric brain segmentation. Dai, J., He, K., and Sun, J. (2015). Instance-aware semantic segmentation via multi-task network cascades. Gal, Y. (2015). networks. A theoretically grounded application of dropout in recurrent neural Hafemann, L. G. (2014). An analysis of deep neural networks for texture classification. He, K., Zhang, X., Ren, S., and Sun, J. (2015). Deep residual learning for image recognition. Krizhevsky, A., Sutskever, I., and Hinton, G. E. (2012). Imagenet classification with deep convolutional neural networks. In Advances in neural information processing systems, pages LeCun, Y., Bottou, L., Bengio, Y., and Haffner, P. (1998). Gradient-based learning applied to document recognition. Proceedings of the IEEE, 86(11): Lo, S.-C., Lou, S.-L., Lin, J.-S., Freedman, M. T., Chien, M. V., and Mun, S. K. (1995). Artificial convolution neural network techniques and applications for lung nodule detection. IEEE Transactions on Medical Imaging, 14(4): Pereira, R. M., Matos, C. E., Braz, G., Almeida, J., and Paiva, A. (2016a). A deep approach for handwritten musical symbols recognition. WebMedia - 22 Simpósio Brasileiro de Multimídia. In Press. Pereira, R. M., Matos, C. E., Diniz, J. O., Junior, G. B., De Almeida, J. D., Silva, A. C., and de Paiva, A. C. (2016b). Abordagem deep learning para classificaç ao de lesoes mamarias. WIM - XVI Workshop de Informática Médica, pages Szegedy, C., Liu, W., Jia, Y., Sermanet, P., Reed, S., Anguelov, D., Erhan, D., Vanhoucke, V., and Rabinovich, A. (2015). Going deeper with convolutions. In Proceedings of the IEEE Conference on Computer Vision and Pattern Recognition, pages 1 9.

Um Estudo sobre Diferente Tipos de Funções de Custo Para Redes Neurais Convolucionais

Um Estudo sobre Diferente Tipos de Funções de Custo Para Redes Neurais Convolucionais Um Estudo sobre Diferente Tipos de Funções de Custo Para Redes Neurais Convolucionais Roberto M. Pinheiro Pereira, Lucas Bezerra Maia, Thalles Alencar Silva, Alexandre César P. Pessoa, Geraldo Braz Junior

Leia mais

Reconhecimento de Modelos de Veículos

Reconhecimento de Modelos de Veículos Reconhecimento de Modelos de Veículos Fernando Benedito Veras Magalhães January 15, 2018 1 Introdução Em 2017, 2,1 milhões de automóveis, incluindo picapes e furgões, foram vendidos no Brasil. A variedade

Leia mais

GoogLeNet - Going Deeper with Convolutions

GoogLeNet - Going Deeper with Convolutions - Going Deeper with Convolutions Heyde Francielle do Carmo França Prof. Dr. Anderson Soares Instituto de Informática Universidade Federal de Goiás 02 de Dezembro de 2016 1 / 35 Sumário I 1 2 3 2 / 35 3

Leia mais

Redes Neurais Convolucionais

Redes Neurais Convolucionais André Gustavo Hochuli Orientador: Prof. Dr. Luiz Eduardo Soares de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Informática Departamento de Informática UFPR http://www.inf.ufpr.br/aghochuli/caffe/ Redes Neurais

Leia mais

Redes Neurais Convolucionais

Redes Neurais Convolucionais André Gustavo Hochuli Orientadores: Dr. Luiz E. S. Oliveira/Dr. Alceu Britto Programa de Pós-Graduação em Informática Departamento de Informática UFPR Neurônio Artificial Redes Neurais - Vetor de Caracteristícas

Leia mais

RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM IMAGENS COM RUÍDO

RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM IMAGENS COM RUÍDO RECONHECIMENTO DE CARACTERES EM IMAGENS COM RUÍDO Fernanda Maria Sirlene Pio SUMARIO Introdução Trabalhos Relacionados Metodologia Experimentos Conclusão Referências 2 INTRODUÇÃO Reconhecimento de Padrões

Leia mais

Reconhecimento de Sinais de Trânsito Utilizando Deep Learning

Reconhecimento de Sinais de Trânsito Utilizando Deep Learning Reconhecimento de Sinais de Trânsito Utilizando Deep Learning Marcos Vinícius Oliveira Sobrinho 1, Matheus Chaves Menezes 1, Chrystian Gustavo Martins Nascimento 1, Geraldo Braz Júnior 2 1 Curso de Ciência

Leia mais

Roberto Lotufo Big Data Brasil São Paulo, 23 de junho de 2018

Roberto Lotufo Big Data Brasil São Paulo, 23 de junho de 2018 Roberto Lotufo roberto@neuralmind.ai Big Data Brasil São Paulo, 23 de junho de 2018 Classificação dedo falso/dedo vivo Desempenho atual: 200ms Intel I5 99% acurácia LivDet 2015 - Fingerprint Liveness Competition

Leia mais

Deep Learning para Classificação de Imagens

Deep Learning para Classificação de Imagens Deep Learning para Classificação de Imagens Vinicius Eiji Martins 1, Sylvio Barbon Junior 1 1 Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caixa Postal 10.011 CEP 86057-970 Londrina

Leia mais

Redes Convolucionais Aplicadas em Visão Computacional

Redes Convolucionais Aplicadas em Visão Computacional Redes Convolucionais Aplicadas em Visão Computacional Marcos José Canêjo Estevão de Azevêdo mjcea@cin.ufpe.br Sumário História Evolução Tipos Aplicações Considerações Finais 2 História Surgiram em 1980

Leia mais

Segmentação Automática da Próstata em Imagens de Ressonância Magnética utilizando Redes Neurais Convolucionais e Mapa Probabilístico

Segmentação Automática da Próstata em Imagens de Ressonância Magnética utilizando Redes Neurais Convolucionais e Mapa Probabilístico Segmentação Automática da Próstata em Imagens de Ressonância Magnética utilizando Redes Neurais Convolucionais e Mapa Probabilístico Jonnison L. Ferreira 1, Giovanni L. F. da Silva 1, Artur B. S. Reis

Leia mais

Classificação de Lesões no Cérebro em Imagens de Ressonância Magnética usando SLIC, Particle Swarm Optimization e Convolutional Neural Network

Classificação de Lesões no Cérebro em Imagens de Ressonância Magnética usando SLIC, Particle Swarm Optimization e Convolutional Neural Network Classificação de Lesões no Cérebro em Imagens de Ressonância Magnética usando SLIC, Particle Swarm Optimization e Convolutional Neural Network Carolina L. S. Cipriano 1, Felipe J. P. de Andrade 1, Jonnison

Leia mais

2. Redes Neurais Artificiais

2. Redes Neurais Artificiais Computação Bioinspirada - 5955010-1 2. Redes Neurais Artificiais Prof. Renato Tinós Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 2.6. Deep Learning 2.6.1. O Problema da Extração de Características

Leia mais

JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática

JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática JAI 6 - Deep Learning Teoria e Prática Cristina Nader Vasconcelos Universidade Federal Fluminense CNNs Câmeras estão por toda parte! crisnv@ic.uff.br Aquisição de imagens digitais crisnv@ic.uff.br 3 Representação

Leia mais

Composição de música utilizando LSTM

Composição de música utilizando LSTM Composição de música utilizando LSTM Alexandre de C. Araújo 12 Nelia Cantanhade Reis 12 André Monteiro 1 1 Departamento de Informática - Universidade Federal do Maranhão(UFMA) Av. dos Portugueses, 1966

Leia mais

Avaliação do desempenho das ConvNets na detecção de ovos de esquistossomose PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Avaliação do desempenho das ConvNets na detecção de ovos de esquistossomose PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE INFORMÁTICA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Avaliação do desempenho das ConvNets na detecção de ovos de esquistossomose PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO

Leia mais

SEMINÁRIO DOS ARTIGOS:

SEMINÁRIO DOS ARTIGOS: SEMINÁRIO DOS ARTIGOS: Text Detection and Character Recognition in Scene Images with Unsupervised Feature Learning End-to-End Text Recognition with Convolutional Neural Networks Fernanda Maria Sirlene

Leia mais

Region Based CNNs. Francisco Calaça Xavier. Programa de pós-graduação em Ciências da Computação Mestrado e Doutorado. Instituto de Informática UFG

Region Based CNNs. Francisco Calaça Xavier. Programa de pós-graduação em Ciências da Computação Mestrado e Doutorado. Instituto de Informática UFG Region Based CNNs Francisco Calaça Xavier Programa de pós-graduação em Ciências da Computação Mestrado e Doutorado Instituto de Informática UFG Prof. Anderson Soares Agenda O problema Estado da arte R-CNN

Leia mais

Classificação de espécies de peixe utilizando redes neurais convolucional

Classificação de espécies de peixe utilizando redes neurais convolucional Classificação de espécies de peixe utilizando redes neurais convolucional Andre G. C. Pacheco a,1 a Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Alessandro L. Koerich Programa de Pós-Graduação em Informática Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Horários Aulas Sala 3 CCET [quinta-feira, 8:20 12:00] Atendimento

Leia mais

Redes Neurais Convolucionais Aplicadas à Preensão Robótica

Redes Neurais Convolucionais Aplicadas à Preensão Robótica Redes Neurais Convolucionais Aplicadas à Preensão Robótica Renata Oliveira, Errison Alves e Carlos Malqui DEE - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), RJ, Brasil renata.garcia.eng@gmail.com

Leia mais

READING DIGITS IN NATURAL IMAGES WITH UNSUPERVISED FEATURE LEARNING

READING DIGITS IN NATURAL IMAGES WITH UNSUPERVISED FEATURE LEARNING READING DIGITS IN NATURAL IMAGES WITH UNSUPERVISED FEATURE LEARNING Fernanda Maria Sirlene READING DIGITS IN NATURAL IMAGES WITH UNSUPERVISED FEATURE LEARNING NIPS Workshop on Deep Learning and Unsupervised

Leia mais

Redes Neurais Artificiais

Redes Neurais Artificiais Redes Neurais Artificiais Fabrício Olivetti de França Universidade Federal do ABC Tópicos 1. Redes Neurais Biológicas 2. Neurônio Artificial 3. Rede Neural Artificial 4. Keras 1 Redes Neurais Biológicas

Leia mais

SEMINÁRIO Visão Computacional Aluno: Afonso Pinheiro

SEMINÁRIO Visão Computacional Aluno: Afonso Pinheiro SEMINÁRIO Visão Computacional Aluno: Afonso Pinheiro Detecting Pedestrians Using Patterns of Motion and Appearance *Paul Viola *Michael J. Jones *Daniel Snow Por que detectar pedestres? http://conexaopenedo.com.br/2016/02/sistema-consegue-detectar-pedestres-em-tempo-real/

Leia mais

VERY DEEP CONVOLUTIONAL NETWORKS FOR LARGE-SCALE IMAGE RECOGNITION - VGG

VERY DEEP CONVOLUTIONAL NETWORKS FOR LARGE-SCALE IMAGE RECOGNITION - VGG Exemplo de Implementação - 16 VERY DEEP CONVOLUTIONAL NETWORKS FOR LARGE-SCALE IMAGE RECOGNITION - VGG Edjalma Queiroz da Silva Programa de pós-graduação em Ciências da Computação Mestrado e Doutorado

Leia mais

Classificação Hierárquica Multirrótulo Utilizando Redes Neurais Artificiais

Classificação Hierárquica Multirrótulo Utilizando Redes Neurais Artificiais Classificação Hierárquica Multirrótulo Utilizando Redes Neurais Artificiais Ricardo Cerri Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Universidade de São Paulo cerri@icmc.usp.br Roteiro Introdução

Leia mais

Um comparativo entre arquiteturas de redes neurais profundas aplicadas no reconhecimento de imagens

Um comparativo entre arquiteturas de redes neurais profundas aplicadas no reconhecimento de imagens Um comparativo entre arquiteturas de redes neurais profundas aplicadas no reconhecimento de imagens Leandro R. L. Pavão, Tatiana F. M. dos Santos, Carlos O. Rolim Universidade Regional Integrada do Alto

Leia mais

RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ

RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ RECONHECIMENTO DE GÊNERO ATRAVÉS DA VOZ Marcela Ribeiro Carvalho marcela@enecar.com.br IFG/Câmpus Goiânia Hipólito Barbosa Machado Filho hipolito.barbosa@ifg.edu.br IFG/Câmpus Goiânia Programa Institucional

Leia mais

RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS JAPONESES

RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS JAPONESES UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA Holanda RECONHECIMENTO DE CARACTERES MANUSCRITOS JAPONESES PROPOSTA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO Aluno: Marconi Emanuel

Leia mais

Reconstrução 3D com auxílio de segmentações múltiplas

Reconstrução 3D com auxílio de segmentações múltiplas ! Universidade Federal de Pernambuco Centro de Informática Graduação em Ciência da Computação Reconstrução 3D com auxílio de segmentações múltiplas Rafael Francisco Cavalcanti Campos Gouveia Proposta de

Leia mais

Projetos finais. Grupo 3

Projetos finais. Grupo 3 Projetos finais Grupo 3 Integrantes Laez Barbosa da Fonseca Filho 8586902 laez.filho@usp.br Caetano Mastroianni Dieguez 7210164 caetano.dieguez@usp.br Lais Harumi Fukujima Aguiar 8587142 lais.aguiar.br@ieee.org

Leia mais

Detecção de pessoas em um ambiente industrial utilizando imagens de profundidade e classificadores profundos

Detecção de pessoas em um ambiente industrial utilizando imagens de profundidade e classificadores profundos Detecção de pessoas em um ambiente industrial utilizando imagens de profundidade e classificadores profundos Eduardo Henrique Arnold e Danilo Silva Resumo Esse trabalho descreve o desenvolvimento de um

Leia mais

ANÁLISE DE IMAGENS COM DEEP LEARNING MATHEUS VIANA IBM RESEARCH BRASIL

ANÁLISE DE IMAGENS COM DEEP LEARNING MATHEUS VIANA IBM RESEARCH BRASIL ANÁLISE DE IMAGENS COM DEEP LEARNING MATHEUS VIANA IBM RESEARCH BRASIL IBM RESEARCH NO MUNDO IBM RESEARCH NO MUNDO CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO CIÊNCIA DOS MATERIAIS QUÍMICA MATEMÁTICA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Leia mais

Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local

Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local Orientação de Bordas em Imagens Digitais: Abordagem por Análise de Vizinhança Local Inês Aparecida Gasparotto Boaventura DCCE-IBILCE-UNESP Rua Cristovão Colombo, 2265 15054-000, São José do Rio Preto,

Leia mais

FLODNet - Detecção e reconhecimento de objetos em dispositivos de baixa especificação: um estudo de caso em classificação de alimentos

FLODNet - Detecção e reconhecimento de objetos em dispositivos de baixa especificação: um estudo de caso em classificação de alimentos FLODNet - Detecção e reconhecimento de objetos em dispositivos de baixa especificação: um estudo de caso em classificação de alimentos B. A. G. de Oliveira 1, F. M. F. Ferreira 1, and C. A. P. S. Martins

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS FABIO AUGUSTO GONÇALVES FACCINI

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS FABIO AUGUSTO GONÇALVES FACCINI UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS FABIO AUGUSTO GONÇALVES FACCINI Avaliação de desempenho de uma rede neural convolucional para classificação de imagens ruidosas São Carlos 2018

Leia mais

Avaliando Técnicas de Aprendizado Profundo para Detecção de Esquistossomose Mansoni em Imagens de Exames Parasitológicos

Avaliando Técnicas de Aprendizado Profundo para Detecção de Esquistossomose Mansoni em Imagens de Exames Parasitológicos Avaliando Técnicas de Aprendizado Profundo para Detecção de Esquistossomose Mansoni em Imagens de Exames Parasitológicos Rodrigo F. A. P. de Oliveira, Milla S. A. Ferro, Bruno J. T. Fernandes e Carmelo

Leia mais

Diagnóstico de Leucemia Linfoide Aguda com Redes Neurais Convolucionais Pré-treinadas

Diagnóstico de Leucemia Linfoide Aguda com Redes Neurais Convolucionais Pré-treinadas III Escola Regional de Informática do Piauí. Livro Anais - Artigos e Minicursos, v. 1, n. 1, p. 230-235, jun, 2017. www.eripi.com.br/2017 - ISBN: 978-85-7669-395-6 Diagnóstico de Leucemia Linfoide Aguda

Leia mais

3. Resolução de problemas por meio de busca

3. Resolução de problemas por meio de busca Inteligência Artificial - IBM1024 3. Resolução de problemas por meio de busca Prof. Renato Tinós Local: Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 1 Principais Tópicos 3. Resolução de problemas por

Leia mais

Redes Neurais Convolucionais de Profundidade para Reconhecimento de Textos em Imagens de CAPTCHA

Redes Neurais Convolucionais de Profundidade para Reconhecimento de Textos em Imagens de CAPTCHA Redes Neurais Convolucionais de Profundidade para Reconhecimento de Textos em Imagens de CAPTCHA Vitor Arins Pinto 1 1 Departamento de Informática e Estatística - Universidade Federal de Santa Catarina

Leia mais

Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo A. V. de Miranda Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo

Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo A. V. de Miranda Instituto de Matemática e Estatística Universidade de São Paulo Estudo de comparação do descritor de imagens coloridas BIC empregando diferentes abordagens de classificação de detecção de bordas: Canny e Operador Laplaciano Diego Martin Mancini Orientador: Prof. Paulo

Leia mais

introdução ao deep learning

introdução ao deep learning introdução ao deep learning Jeferson de Souza Santos SERFA 2016 IEAv / EGI-S introdução Introdução - Aplicações de Machine Learning - Redes Profundas Figure: Fontes: techli.com; wccftech.com; updateordie.net;

Leia mais

Recognition of Pantanal Animal Species using Convolutional Neural Networks

Recognition of Pantanal Animal Species using Convolutional Neural Networks Recognition of Pantanal Animal Species using Convolutional Neural Networks Diogo Nunes Gonçalves, Mauro dos Santos de Arruda, Lucas Abreu da Silva, Reinaldo Felipe Soares Araujo, Bruno Brandoli Machado,

Leia mais

Signature verification

Signature verification Signature verification Thiago Jorge Abdo Departamento de informática Universidade Federal do Paraná Junho, 2018 Sumário 1 Introducao 2 Dificuldades 3 Offline signature verification 4 Online signature verification

Leia mais

CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA.

CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA. CONSTRUÇÃO AUTOMÁTICA DE OPERADORES MORFOLÓGICOS UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO GENÉTICA. Emerson Carlos Pedrino * e-mail: ecpedrin@sel.eesc.sc.usp.br Valentin Obac Roda ** e-mail: valentin@sel.eesc.sc.usp.br

Leia mais

Computação Evolutiva Eduardo do Valle Simões Renato Tinós ICMC - USP

Computação Evolutiva Eduardo do Valle Simões Renato Tinós ICMC - USP Computação Evolutiva Eduardo do Valle Simões Renato Tinós ICMC - USP 1 Principais Tópicos Introdução Evolução Natural Algoritmos Genéticos Aplicações Conclusão 2 Introdução http://www.formula-um.com/ Como

Leia mais

Um sistema de identificação biométrica utilizando reconhecimento de íris e OpenCV

Um sistema de identificação biométrica utilizando reconhecimento de íris e OpenCV Um sistema de identificação biométrica utilizando reconhecimento de íris e OpenCV Rodrigo Mendes Garcês 1, Geraldo Braz Júnior 2 1 Laboratório de métodos de otimização e robótica Universidade Federal do

Leia mais

Aprendizado de Máquina. Combinando Classificadores

Aprendizado de Máquina. Combinando Classificadores Universidade Federal do Paraná (UFPR) Departamento de Informática (DInf) Aprendizado de Máquina Combinando Classificadores David Menotti, Ph.D. web.inf.ufpr.br/menotti Introdução O uso de vários classificadores

Leia mais

Mapas Auto Organizáveis SOMs Mapas de Kohonen

Mapas Auto Organizáveis SOMs Mapas de Kohonen Mapas Auto Organizáveis SOMs Mapas de Kohonen PSI 2886 Princípios de Neurocomputação Edição de 2008 1 PSI 5886 Prof. Emilio Self Organizing Maps de Kohonen Estes slides foram usados nas aulas #8 e #9 na

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA EDITAL PROPESQ/CGP Nº 002/17

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENADORIA GERAL DE PESQUISA EDITAL PROPESQ/CGP Nº 002/17 EDITAL PROPESQ/CGP Nº 002/17 PROCESSO SELETIVO DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E INOVAÇÃO PUC-CAMPINAS GRUPO ENGENHO A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS PUC-CAMPINAS, por

Leia mais

SEGMENTAÇÃO E RECONHECIMENTO DA ÍRIS

SEGMENTAÇÃO E RECONHECIMENTO DA ÍRIS SEGMENTAÇÃO E RECONHECIMENTO DA ÍRIS Edno José Bozoli Junior¹, Osvaldo Severino Junior². 1. Universitário do curso de Ciências da Computação Rodovia Vicinal Raul Galvani nº. 831, Centro, CEP: 15.845-000

Leia mais

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO

Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO Pós-Graduação em Engenharia de Automação Industrial SISTEMAS INTELIGENTES PARA AUTOMAÇÃO AULA 06 Algoritmos Genéticos Sumário Introdução Inteligência Artificial (IA) Algoritmos Genéticos Aplicações de

Leia mais

Caracterização de Imagens via Redes Neurais Artificiais

Caracterização de Imagens via Redes Neurais Artificiais Caracterização de Imagens via Redes Neurais Artificiais Autor: Eduardo Ferreira Ribeiro 1, Orientadora: Celia Zorzo Barcelos 1 1 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal

Leia mais

5 RNA para Diagnóstico de Falhas em Turbinas a Gás

5 RNA para Diagnóstico de Falhas em Turbinas a Gás 5 RNA para Diagnóstico de Falhas em Turbinas a Gás 5.1. Introdução Neste capítulo, a aplicação de RNAs para diagnosticar as falhas no caminho do gás de turbinas a gás foi investigada. As redes neurais

Leia mais

Computação Evolutiva. Computação Evolutiva. Principais Tópicos. Evolução natural. Introdução. Evolução natural

Computação Evolutiva. Computação Evolutiva. Principais Tópicos. Evolução natural. Introdução. Evolução natural Computação Evolutiva Eduardo do Valle Simões Renato Tinós ICMC - USP Principais Tópicos Introdução Evolução Natural Algoritmos Genéticos Aplicações Conclusão 1 2 Introdução Evolução natural http://www.formula-um.com/

Leia mais

Máquinas de Vetores de Suporte Aplicadas à Classificação de Defeitos em Couro Bovino

Máquinas de Vetores de Suporte Aplicadas à Classificação de Defeitos em Couro Bovino Máquinas de Vetores de Suporte Aplicadas à Classificação de Defeitos em Couro Bovino Ricardo Cezar Bonfim Rodrigues 24 de abril de 2006 1 Antecedentes e Justificativa Hoje, em diversos processos industriais,

Leia mais

Introdução às Redes Neurais Artificiais

Introdução às Redes Neurais Artificiais Introdução às Redes Neurais Artificiais Perceptrons de Múltiplas Camadas I Prof. João Marcos Meirelles da Silva www.professores.uff.br/jmarcos Departamento de Engenharia de Telecomunicações Escola de Engenharia

Leia mais

CC-226 Introdução à Análise de Padrões

CC-226 Introdução à Análise de Padrões CC-226 Introdução à Análise de Padrões Apresentação do Curso Carlos Henrique Q. Forster 1 1 Divisão de Ciência da Computação Instituto Tecnológico de Aeronáutica 25 de fevereiro de 2008 C. H. Q. Forster

Leia mais

Object Tracking. Fernando Medeiros Dufour Ciência da Computação - UFPR Tópicos em Visão Computacional

Object Tracking. Fernando Medeiros Dufour Ciência da Computação - UFPR Tópicos em Visão Computacional Object Tracking Fernando Medeiros Dufour Ciência da Computação - UFPR Tópicos em Visão Computacional Índice 1. Introdução a. Problema b. Aplicações c. Dificuldades d. Datasets 2. Redes Neurais Convolucionais

Leia mais

Algoritmo Genético de Dois Níveis para Problemas de

Algoritmo Genético de Dois Níveis para Problemas de Trabalho apresentado no CNMAC, Gramado - RS, 2016. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics Algoritmo Genético de Dois Níveis para Problemas de Otimização Aparecida

Leia mais

CRI Minas Indústria 4.0. Case Vallourec: Golden Batch na produção de tubos

CRI Minas Indústria 4.0. Case Vallourec: Golden Batch na produção de tubos CRI Minas Indústria 4.0 Case Vallourec: Golden Batch na produção de tubos 02 05 2018 G o l d e n B a t c h A n a l y s i s Case Vallourec Líder mundial em soluções tubulares premium, a Vallourec assegura

Leia mais

Reconhecimento de Caracteres em Imagens com Ruído

Reconhecimento de Caracteres em Imagens com Ruído Reconhecimento de Caracteres em Imagens com Ruído Sirlene Pio UFOP sirlenepg@gmail.com Fernanda Maria Ribeiro UFOP fernandamaria si@yahoo.com.br Abstract O desempenho dos métodos de aprendizagem de máquina

Leia mais

Avaliação de Desempenho de Redes LVQ em Comparação com Redes MLP com Backpropagation na Classificação de Cromossomos

Avaliação de Desempenho de Redes LVQ em Comparação com Redes MLP com Backpropagation na Classificação de Cromossomos Avaliação de Desempenho de Redes LVQ em Comparação com Redes MLP com Backpropagation na Classificação de Cromossomos Otávio Roberto Martins de Souza UFSC otavio@eps.ufsc.br Silvana Pezzi, M.Eng UFSC spezzi@eps.ufsc.br

Leia mais

Redes Neurais Artificial. Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto

Redes Neurais Artificial. Inteligência Artificial. Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Redes Neurais Artificial Inteligência Artificial Professor: Rosalvo Ferreira de Oliveira Neto Estrutura 1. Definições 2. Histórico 3. Conceitos Básicos 4. Aprendizado em RNA 5. Exemplo de Aprendizado com

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Aprendizagem de Máquina Apresentação da Disciplina Alessandro L. Koerich 2008 Mestrado e Doutorado em Informática Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Mestrado/Doutorado em Informática Aprendizagem

Leia mais

ALGORITMO GENÉTICO COMO REPRESENTAÇÃO DAS MUTAÇÕES NA BIOLOGIA

ALGORITMO GENÉTICO COMO REPRESENTAÇÃO DAS MUTAÇÕES NA BIOLOGIA Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. ALGORITMO GENÉTICO COMO REPRESENTAÇÃO DAS MUTAÇÕES NA BIOLOGIA Igor Acassio Melo

Leia mais

Reconhecimento de Gestos

Reconhecimento de Gestos Reconhecimento de Gestos Henrique Augusto Richter Tópicos em Visão Computacional Universidade Federal do Paraná Sumário Introdução Utilização Problemas Trabalhos Artigo 1 Artigo 2 Project Soli Introdução

Leia mais

First-person activity recognition. Matheus A. Nerone

First-person activity recognition. Matheus A. Nerone First-person activity recognition Matheus A. Nerone Sumário 1. 2. 3. Introdução a. Contexto b. Problema c. Exemplos de uso d. Dificuldades Trabalhos Relacionados a. Artigo inicial b. Histórico Artigos

Leia mais

RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PADRÕES MUSICAIS UTILIZANDO OPERADORES MORFOLÓGICOS E PROGRAMAÇÃO GENÉTICA.

RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PADRÕES MUSICAIS UTILIZANDO OPERADORES MORFOLÓGICOS E PROGRAMAÇÃO GENÉTICA. RECONHECIMENTO AUTOMÁTICO DE PADRÕES MUSICAIS UTILIZANDO OPERADORES MORFOLÓGICOS E PROGRAMAÇÃO GENÉTICA. Emerson Carlos Pedrino e-mail: ecpedrin@sel.eesc.sc.usp.br Valentin Obac Roda e-mail: valentin@sel.eesc.sc.usp.br

Leia mais

Estimação dos Parâmetros de uma SVM utilizando um Algoritmo Genético para o Reconhecimento de Caracteres Manuscritos

Estimação dos Parâmetros de uma SVM utilizando um Algoritmo Genético para o Reconhecimento de Caracteres Manuscritos Estimação dos Parâmetros de uma SVM utilizando um Algoritmo Genético para o Reconhecimento de Caracteres Manuscritos F. Wilson R. Junior 1, Kennedy S. de Abreu 1 1 Universidade Federal do Ceara (UFC) Sobral

Leia mais

Detecção Automática de Tuberculose Utilizando Redes Neurais Convolucionais

Detecção Automática de Tuberculose Utilizando Redes Neurais Convolucionais Detecção Automática de Tuberculose Utilizando Redes Neurais Convolucionais Gabriel Garcez Barros Sousa 1, Vandecia Rejane Monteiro Fernandes 2 1 Ciência de Computação Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Leia mais

Sistema de Reconhecimento Facial Baseado em Redes Neurais Convolucionais Profundas com Aplicação no Comércio Varejista

Sistema de Reconhecimento Facial Baseado em Redes Neurais Convolucionais Profundas com Aplicação no Comércio Varejista UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Gustavo Henrique Rigamonti Sistema de Reconhecimento Facial Baseado em Redes Neurais Convolucionais Profundas com Aplicação no Comércio Varejista

Leia mais

André de S. Moreira Caroline Rosa Redlich Suellen de A. C. da S. Motta Thiago R. da Motta Detecção de Pedestres em Vídeos

André de S. Moreira Caroline Rosa Redlich Suellen de A. C. da S. Motta Thiago R. da Motta Detecção de Pedestres em Vídeos André de S. Moreira Caroline Rosa Redlich Suellen de A. C. da S. Motta Thiago R. da Motta Detecção de Pedestres em Vídeos Trabalho apresentado na disciplina Aprendizado de Máquina I (INF 2979) ministrada

Leia mais

Reconhecimento Ótico de Caracteres em Placas Veiculares

Reconhecimento Ótico de Caracteres em Placas Veiculares Universidade Federal De Pernambuco Centro De Informática Graduação Em Engenharia Da Computação 2012.2 Reconhecimento Ótico de Caracteres em Placas Veiculares Proposta de Trabalho de Graduação Aluno Pedro

Leia mais

Aprendizagem de Máquina

Aprendizagem de Máquina Plano da Apresentação Aprendizagem de Máquina Alessandro L. Koerich 2007 Mestrado e Doutorado em Informática Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Professor & Experiência Acadêmica Horários

Leia mais

Redes Neurais Convolucionais com Tensorflow: Teoria e Prática

Redes Neurais Convolucionais com Tensorflow: Teoria e Prática III Escola Regional de Informática do Piauí. Livro Anais - Artigos e Minicursos, v. 1, n. 1, p. 382-406, jun, 2017. www.eripi.com.br/2017 - ISBN: 978-85-7669-395-6 Capítulo 7 Redes Neurais Convolucionais

Leia mais

Aprendizado de Máquina

Aprendizado de Máquina Aprendizado de Máquina Principais tópicos Aprendizado profundo André C P L F de Carvalho Posdoutorando: Isvani Frias-Blanco ICMC-USP Introdução Redes profundas Aprendizado profundo Redes autodecodificadoras

Leia mais

INF 1771 Inteligência Artificial

INF 1771 Inteligência Artificial INF 1771 Inteligência Artificial Aula 14 Support Vector Machines (SVM) 2016.1 Prof. Augusto Baffa Formas de Aprendizado Aprendizado Supervisionado Árvores de Decisão. K-Nearest

Leia mais

ALGORITMOS PARA ALINHAMENTO DE IMAGENS MÉDICAS: PRÍNCIPIOS E APLICAÇÃO EM IMAGENS DE ESCLEROSE MÚLTIPLA

ALGORITMOS PARA ALINHAMENTO DE IMAGENS MÉDICAS: PRÍNCIPIOS E APLICAÇÃO EM IMAGENS DE ESCLEROSE MÚLTIPLA ALGORITMOS PARA ALINHAMENTO DE IMAGENS MÉDICAS: PRÍNCIPIOS E APLICAÇÃO EM IMAGENS DE ESCLEROSE MÚLTIPLA Frederico L. Jacob, João Manuel R. S. Tavares, Ana Mafalda Reis Problemática Desenvolver metodologias

Leia mais

Revista de Sistemas de Informação da FSMA n. 22 (2018) pp

Revista de Sistemas de Informação da FSMA n. 22 (2018) pp Revista de Sistemas de Informação da FSMA n. 22 (208) pp. 49-59 http://www.fsma.edu.br/si/sistemas.html Uma Introdução Compreensiva às Redes Neurais Convolucionais: Um Estudo de Caso para Reconhecimento

Leia mais

Detecção e Re-mapeamento de Jogadores em um Campo de Futebol

Detecção e Re-mapeamento de Jogadores em um Campo de Futebol Detecção e Re-mapeamento de Jogadores em um Campo de Futebol Vitor Hugo da Silva Custódio, Sérgio Montazzolli Silva 1 Departamento de Computação Universidade Estadual de Londrina (UEL) Caixa Postal 10.011

Leia mais

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera

MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera MouseCam: aplicação de controle do mouse via câmera Introdução ao Processamento de Imagens COS756 PESC/COPPE/UFRJ 2013 1 Renan Garrot garrot@cos.ufrj.br 1. Introdução O processo de tracking por vídeo consiste

Leia mais

Usando MLP para filtrar imagens

Usando MLP para filtrar imagens Usando MLP para filtrar imagens Thiago Richter, Ediel Wiezel da Silva, e Adilson Gonzaga Departamento de Engenharia Elétrica, Universidade de São Paulo, Brasil thiago.richter@yahoo.com.br, edielws@gmail.com,

Leia mais

Algoritmos Genéticos

Algoritmos Genéticos Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Algoritmos Genéticos Aluno: Fabricio Aparecido Breve Prof.: Dr. André Ponce de Leon F. de Carvalho São Carlos São Paulo Maio

Leia mais

Brazilian License Plate Character Recognition using Deep Learning

Brazilian License Plate Character Recognition using Deep Learning Brazilian License Plate Character Recognition using Deep Learning S. P. Peixoto, G. Cámara-Chávez, D. Menotti Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto Ouro Preto, MG, Brazil Email:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS. Kaio Augusto de Oliveira

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS. Kaio Augusto de Oliveira UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENGENHARIA DE SÃO CARLOS Kaio Augusto de Oliveira Avaliação de desempenho de redes neurais convolucionais para classificação de imagens de texturas rotacionadas. São

Leia mais

Sketch to Photo Matching: A Feature-based Approach (Klare and Jain [2010])

Sketch to Photo Matching: A Feature-based Approach (Klare and Jain [2010]) Sketch to Photo Matching: A Feature-based Approach (Klare and Jain [2010]) Marco Antonio de A. Silva Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - PPGCC Departamento de Computação - DECOM Universidade

Leia mais

Mineração de Dados aplicada a Gestão de Negócios. Aula 2. Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior

Mineração de Dados aplicada a Gestão de Negócios. Aula 2. Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior Aula 2 Introdução Redes Neurais Prof. Dr. Sylvio Barbon Junior barbon@uel.br Sumário 1- Inteligência Artificial 2- Introdução às Redes Neurais Artificiais 3- Modelos de Redes Neurais supervisionados e

Leia mais

Face Detection. Image Processing scc moacir ICMC/USP São Carlos, SP, Brazil

Face Detection. Image Processing scc moacir ICMC/USP São Carlos, SP, Brazil Face Detection Image Processing scc0251 www.icmc.usp.br/ moacir moacir@icmc.usp.br ICMC/USP São Carlos, SP, Brazil 2011 Moacir Ponti Jr. (ICMCUSP) Face Detection 2011 1 / 24 Agenda 1 Detectando faces 2

Leia mais

5 Estudo de Caso e Resultados

5 Estudo de Caso e Resultados 5 Estudo de Caso e Resultados 5.1. Introdução Finalizado o desenvolvimento da ferramenta, é indispensável testar suas funcionalidades e a eficácia da aplicação conjunta dos seus módulos de geração de experimentos

Leia mais

Classificação Automática de Gêneros Musicais

Classificação Automática de Gêneros Musicais Introdução Método Experimentos Conclusões Utilizando Métodos de Bagging e Boosting Carlos N. Silla Jr. Celso Kaestner Alessandro Koerich Pontifícia Universidade Católica do Paraná Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Color Eyes Detector. Duarte Petiz. DCC/FCUP

Color Eyes Detector. Duarte Petiz. DCC/FCUP Color Eyes Detector Duarte Petiz DCC/FCUP up201204625@fc.up.pt Resumo Este relatório descreve a implementação da aplicação desenvolvida Color Eyes Detector bem como mostra os resultados finais da execução

Leia mais

Tópicos Especiais: Inteligência Artificial REDES NEURAIS

Tópicos Especiais: Inteligência Artificial REDES NEURAIS Tópicos Especiais: Inteligência Artificial REDES NEURAIS Material baseado e adaptado do Cap. 20 do Livro Inteligência Artificial de Russell & Norvig Bibliografia Inteligência Artificial Russell & Norvig

Leia mais

1. Computação Evolutiva

1. Computação Evolutiva Computação Bioinspirada - 5955010-1 1. Computação Evolutiva Prof. Renato Tinós Programa de Pós-Graduação Em Computação Aplicada Depto. de Computação e Matemática (FFCLRP/USP) 2 Computação Bioinspirada

Leia mais

Algoritmos Genéticos. Princípio de Seleção Natural. Sub-áreas da Computação Evolutiva. Idéias básicas da CE. Computação Evolutiva

Algoritmos Genéticos. Princípio de Seleção Natural. Sub-áreas da Computação Evolutiva. Idéias básicas da CE. Computação Evolutiva Computação Evolutiva Algoritmos Genéticos A computação evolutiva (CE) é uma área da ciência da computação que abrange modelos computacionais inspirados na Teoria da Evolução das Espécies, essencialmente

Leia mais

Abstract. 2. Material e Métodos. 1. Introdução

Abstract. 2. Material e Métodos. 1. Introdução Análise de Desempenho de Classificadores Baseados em Redes Neurais, Máquinas de Vetores de Suporte e Florestas de Caminhos Ótimos para o Reconhecimento de Dígitos Manuscritos Aparecido Nilceu Marana, João

Leia mais

Abordagem a um classificador de dígitos manuscritos baseado em redes neurais

Abordagem a um classificador de dígitos manuscritos baseado em redes neurais Abordagem a um classificador de dígitos manuscritos baseado em redes neurais David Clifte da Silva Vieira 1, Renata Passos Machado 2 1 Graduando em Engenharia de Telecomunicações IFCE. e-mail: cliftedavid@gmail.com

Leia mais

Machine learning para reconhecimento de padrões em tempo real

Machine learning para reconhecimento de padrões em tempo real Machine learning para reconhecimento de padrões em tempo real Felipe Kühne Guilherme Webber Mendes DBLab Laboratório de Inovação DBServer Assessoria em Sistemas de Informação Junho de 2018 Quem somos Felipe

Leia mais

Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em. Computação Aplicada. Mestrado Acadêmico. Uilian Kenedi Lopes

Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em. Computação Aplicada. Mestrado Acadêmico. Uilian Kenedi Lopes Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Computação Aplicada Mestrado Acadêmico Uilian Kenedi Lopes Redes Neurais Convolucionais Aplicadas ao Diagnóstico de Tuberculose por meio de Imagens Radiológicas

Leia mais

Deep Learning for Chinese Word Segmentation and POS Tagging

Deep Learning for Chinese Word Segmentation and POS Tagging Deep Learning for Chinese Word Segmentation and POS Tagging Lin Yu Han Universidade Federal do Paraná Novembro 2015 Tagging: Sumário Sumário Introdução. Arquitetura da Rede Neural Experimentos Considerações

Leia mais