Índice. Informação Geral. Valores da optimus. princípios de actuação. Regras de conduta individuais. a comissão de ética

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Índice. Informação Geral. Valores da optimus. princípios de actuação. Regras de conduta individuais. a comissão de ética"

Transcrição

1 Código de Conduta

2 2 Índice Mensagem do CEO Informação Geral Valores da optimus princípios de actuação Regras de conduta individuais a comissão de ética

3 3 MENSAGEM DO CEO Na Optimus, renovamos todos os dias o compromisso de fortalecer, junto dos nossos principais stakeholders, uma reputação positiva alicerçada numa actuação íntegra, transparente e sustentável. O nosso comportamento e a forma como exercemos a nossa actividade são pautados por um elevado sentido de ética e responsabilidade. Valores como profissionalismo, integridade, transparência e independência são uma exigência do nosso dia-a-dia e constituem um elemento fulcral de que nenhum de nós poderá, em momento algum, abdicar ou colocar em risco. Estes princípios sustentam-se em atitudes e comportamentos individuais e, como tal, cada um dos nós tem de saber, em cada momento, incorporá-los nas decisões que diariamente tem de tomar. Na verdade, não concebo que exista um conflito entre o desempenho excelente e o respeito por elevados padrões éticos. O nosso objectivo de crescimento e a ambição de sermos o melhor operador de comunicações em Portugal sustentam-se nas melhores práticas de ética e integridade empresarial. Espero de cada um de vós um compromisso sério com estes princípios e valores, pois só dessa forma seremos capazes de garantir a nossa força e credibilidade no mercado. Miguel Almeida CEO Optimus

4 4 O que é o Código de Conduta? O Código de Conduta ( Código ) é o documento que integra um conjunto de princípios que regem a actividade da Optimus e um conjunto de regras de natureza ética e deontológica a observar pelos respectivos membros dos Órgãos Sociais e por todos os Colaboradores. Em caso de conflito entre os princípios e as regras descritas neste Código e os princípios estabelecidos em Códigos de Conduta específicos prevalecem as regras de natureza ética e deontológica, descritas nestes últimos. A quem se destina? O Código destina-se a todos os membros de Órgãos Sociais e Colaboradores, Prestadores de Serviços e todos os que representem a Optimus, na sua relação com Clientes, Fornecedores e Parceiros, bem como a quaisquer entidades que estabeleçam relações com a Optimus (para efeitos deste Código, denominados Colaboradores e Parceiros ). Com que objectivo foi criado? O Código foi criado com o objectivo fundamental de: a. partilhar os princípios que orientam a actividade da empresa e as regras de natureza ética e deontológica que devem orientar o comportamento de todos os seus Colaboradores e Parceiros; b. promover e incentivar a adopção dos princípios de actuação e das regras comportamentais definidos neste Código, nas relações dos Colaboradores entre si e com a Optimus, o Accionistas, os Clientes, os Fornecedores e as Autoridades Públicas; c. consolidar a imagem institucional da Optimus que deve caracterizar-se pela excelência, exigência, responsabilidade e rigor.

5 5 A quem recorrer em caso de dúvida sobre algum comportamento? Qualquer Colaborador ou Parceiro poderá recorrer à Comissão de Ética, para obter esclarecimento sobre algum comportamento ou contrato que esteja em vias de realizar e sobre o qual lhe subsistam dúvidas relativas a aspectos éticos ou deontológicos. Deverá recorrer à Comissão de Ética o Colaborador ou Parceiro que disponha de indícios sobre qualquer irregularidade que tenha sido cometida por outro Colaborador, Parceiro ou membro de Órgãos Sociais da sociedade. Qualquer comunicação deverá ser dirigida à Comissão de Ética, através do comissao.etica@sonae.com ou através de carta dirigida ao Apartado 4012 E.C. Senhora da Hora, Senhora da Hora, Portugal. No caso da comunicação de alegadas irregularidades, o Colaborador ou Parceiro deverá indicar se pretende que seja mantido o sigilo quanto à sua identidade, indicação que a Optimus respeitará; em qualquer caso, o assunto reportado será sempre tratado com a adequada reserva. Se a Comissão de Ética considerar que existem factos que consubstanciam uma irregularidade, que lhe tenham sido comunicados ou que sejam do seu conhecimento oficioso, tomará as providências que julgar apropriadas. Como é divulgado o código de conduta? O presente Código é divulgado a todos os Colaboradores e Parceiros e está publicado no site e na intranet. No momento de formalização do contrato de trabalho/fornecimento de serviços cada Colaborador/Parceiro assina uma declaração atestando a recepção do Código e o compromisso individual com o seu cumprimento. Qualquer dúvida relacionada com a interpretação ou aplicação deste Código deve ser reportada à Comissão de Ética (comissao.etica@sonae.com).

6 01 Valores Optimus

7 7 AGIR CUIDANDO DO PRESENTE E DO FUTURO SOLIDEZ É fazer o que faz sentido não só hoje, mas também para sustentabilidade das gerações futuras. É trabalhar para que a Optimus cresça e tenha mais sucesso. É fazer mais e melhor, com menos. É usar o que temos à nossa disposição sem desperdiçar. INTEGRIDADE É ter ética e honradez e defender o mesmo à sua volta. É respeitar e conquistar o respeito e a confiança, porque se fazem as coisas correctas e com brio. É ser claro e justo, de acordo com as regras e princípios estabelecidos. É fazer valer princípios humanos e de respeito mútuo. IMPACTO É fazer o que faz a diferença. É ambicionar fazer mais do que o esperado. É ter resultados visíveis, que nos fazem crescer e nos tornam melhores e mais fortes. É mudar a vida dos nossos clientes para melhor.

8 8 PAIXÃO É a vontade diária de vestir a camisola e pertencer à equipa. É sentir como nossa a empresa e a marca, com intensidade, entusiasmo e sinceridade. É contagiar os que nos rodeiam para um objectivo comum. É ter orgulho no que é feito. CORAGEM É a energia de ir à luta. É ultrapassar as barreiras para criar algo melhor. É estar com a equipa e a empresa nos momentos decisivos. É escolher o melhor caminho e não o mais fácil. É arriscar e perguntar por que não? INQUIETUDE É inovar. É fazer com originalidade e relevância, tanto as pequenas como as grandes coisas. É procurar sempre o que se vai fazer a seguir. É saber que são as ideias de hoje que constroem o futuro, com sucesso. É querer crescer e chegar mais longe desafiando os nossos próprios limites. PESSOAS REALIZADAS É valorizar e ser valorizado. É ensinar e aprender para crescer. É dar o exemplo e cooperar para um mesmo objectivo. É promover a diversidade como fonte de novas ideias. CLIENTES SATISFEITOS É ser o Cliente junto da Optimus e a Optimus junto do Cliente. É compreender o contributo da minha função para a satisfação dos Clientes. É antecipar constantemente formas de melhorar a vida dos Clientes. É envolver os Clientes com a nossa marca e com os nossos produtos.

9 02 Princípios de Actuação da Optimus

10 10 ESPÍRITO DE EQUIPA OPTIMUS: PROFISSIONALISMO, RESPEITO E LEALDADE CLIENTES Tratar os Clientes com profissionalismo, respeito e lealdade. Proporcionar aos Clientes produtos e serviços de excelência. Facultar aos Clientes as informações necessárias a uma tomada de decisão esclarecida e assegurar o cumprimento escrupuloso das condições acordadas. Respeitar a privacidade da informação dos Clientes cumprindo a legislação aplicável. Colaboradores Basear a política de gestão de recursos humanos no respeito pela dignidade, diversidade e direitos de cada pessoa. A Optimus não compactua com nenhuma forma de discriminação, em particular em situações de recrutamento, promoção ou despedimento. Tratar cada Colaborador com justiça e potenciar a igualdade de oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional, nomeadamente através de uma avaliação rigorosa e construtiva, da rotatividade e flexibilidade de funções, da participação em programas de formação e desenvolvimento profissional e pessoal e do incentivo à participação em actividades extra-profissionais. Respeitar o equilíbrio entre a vida profissional e a vida pessoal do Colaborador.

11 11 Ambiente de Trabalho, Saúde e Segurança Criar um bom ambiente de trabalho, assegurando o cumprimento das normas de saúde e segurança aplicáveis. Promover a comunicação e partilha de informação entre os Colaboradores. Promover o espírito de equipa, a partilha de objectivos comuns e a entreajuda entre os Colaboradores. Accionistas e Mercado Actuar sempre de forma a proteger os interesses e gerar mais valor para os Accionistas. Garantir o rigor, a veracidade e a oportunidade da informação disponibilizada aos Accionistas e ao Mercado. CONCORRÊNCIA Respeitar as regras e critérios do mercado, promovendo a sã e leal concorrência e evitando qualquer prática que possa impedir, falsear ou restringir de modo sensível a concorrência. Relacionar-se com os concorrentes de forma cordial e promover o respeito mútuo, nomeadamente pelos direitos de propriedade intelectual e material de cada um. Fornecedores Escolher os Fornecedores com base em critérios claros e imparciais. Tratar os Fornecedores com respeito, nomeadamente honrando os compromissos com eles assumidos. Assegurar que os Fornecedores cumprem os padrões éticos, ambientais e sociais estabelecidos neste Código.

12 12 Autoridades Públicas e Entidades de Supervisão Respeitar e zelar pelo cumprimento escrupuloso das normas legais e regulamentares aplicáveis à actividade da Optimus. Prestar às Autoridades Públicas a colaboração necessária ao exercício das suas actividades, nomeadamente através da disponibilização atempada da informação que tenha sido solicitada. Preservar a independência da Optimus face às instituições públicas e aos partidos políticos, sem prejuízo das relações de natureza profissional. Não financiar, em qualquer circunstância, partidos políticos ou organizações cuja missão seja essencialmente política. Comunicação social Evitar a divulgação aos media de qualquer informação sobre a actividade da empresa que não tenha sido previamente autorizada, tal como exigido pelos procedimentos internos existentes¹. AMBIENTE Adoptar as melhores práticas ambientais, nomeadamente promovendo uma gestão ecoeficiente, minimizando os impactos ambientais decorrentes da nossa actividade e utilizando de forma racional os recursos naturais. Promover, divulgar e estimular junto dos Colaboradores, Parceiros, Clientes e da Comunidade em geral a adopção de boas práticas ambientais. Promover a utilização das tecnologias de informação e comunicação, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, nomeadamente no combate às alterações climáticas. COMUNIDADE Promover e participar em iniciativas que visem estimular a consciência social de todos e que tenham por objectivo a promoção da responsabilidade corporativa das empresas, e em especial naquelas que contribuam para o desenvolvimento sustentado da Sociedade de Informação. ¹ Poderão ser abertas excepções. Ver Informação Geral O que é o Código de Conduta na página 3 deste Código.

13 03 Regras de Conduta Individuais

14 14 O SUCESSO DE UM, É O SUCESSO DE TODOS NÓS Relacionamento interpessoal Assumir um comportamento de honestidade, respeito, cooperação e clareza de comunicação para com os restantes Colaboradores e Stakeholders, contribuindo assim para a manutenção de um bom ambiente de trabalho. Responsabilidades Respeitar os Valores da Optimus e os princípios vertidos neste Código, quer nas relações internas quer externas. Pautar a sua actuação pelo cumprimento estrito dos limites de responsabilidade atribuídos. Reportar alegadas irregularidades (comportamentos ou circunstâncias) que possam pôr em causa o desenvolvimento do negócio ou a boa reputação da Optimus. Profissionalismo e empreendedorismo Actuar de forma responsável e rigorosa e procurar aperfeiçoar e actualizar os conhecimentos, com o objectivo de melhoria contínua das capacidades profissionais. Contribuir para o negócio de forma consistente, criativa, empenhada e persistente.

15 15 Confidencialidade e utilização de informação privilegiada Preservar factos ou informações confidenciais, respeitando as regras instituídas a este respeito. Não utilizar informação privilegiada em benefício próprio ou de terceiros. Protecção e utilização de recursos Zelar pela protecção e bom estado de conservação dos recursos da Optimus disponibilizados para o desempenho das funções ou aos quais se tenha acesso em virtude das mesmas. Conflitos de interesses Evitar intervir em processos de decisão que envolvam, directa ou indirectamente, organizações com as quais colaborem ou tenham colaborado ou pessoas com quem estejam ou tenham estado ligados por laços de parentesco ou amizade. Na impossibilidade de se absterem de intervir nos processos supra referidos, os Colaboradores deverão informar desse facto o respectivo superior hierárquico sobre a existência dessas ligações. Abster-se de participar ou exercer funções em organizações onde a actividade a desenvolver possa colidir com o cumprimento das suas funções na Optimus ou cujos fins possam colidir com os da Optimus. Utilizar os recursos da Optimus de forma racional e eficiente, com vista à prossecução dos objectivos a que estão adstritos.

16 16 Brindes e ofertas comerciais Não aceitar para benefício próprio bens, serviços ou quaisquer vantagens, com um valor individual superior a 100 (incluindo presentes de Natal), de Clientes, Fornecedores, Prestadores de serviços ou de qualquer outra entidade individual ou colectiva que tenha ou pretenda ter relações comerciais com a Optimus. Porém, se se tornar inviável ou desaconselhável a sua não aceitação ou devolução, os referidos bens e serviços serão atribuídos à Optimus e ficarão a cargo do Smile Programa de Intervenção na Comunidade, para as finalidades que os respectivos responsáveis entendam por convenientes. A restrição anterior não se aplica às ofertas ou pagamentos de bens ou serviços, tais como viagens, refeições, alojamentos ou espectáculos, que sejam atribuídos por terceiros ao colaborador por causa do exercício do seu cargo, no âmbito das suas funções de representação e no interesse da Optimus. As excepções acima descritas devem ser previamente comunicadas ao superior hierárquico. A oferta de bens a qualquer entidade externa, realizada por um colaborador da Optimus, só é admissível desde que, cumulativamente, seja efectuada em nome da empresa, esteja relacionada com a sua actividade e corresponda aos usos ou às práticas habituais do sector, devendo ser previamente aprovada pelo respectivo superior hierárquico. É proibida a oferta ou recepção, em qualquer circunstância e independentemente do valor, de dinheiro, cheques e outros bens sujeitos a restrições legais. O CAMINHO DO CRESCIMENTO: CRIATIVIDADE, EMPENHO E PERSISTÊNCIA

17 04 A Comissão de Ética

18 18 De forma a garantir os níveis mais elevados de boas práticas empresariais, o Conselho de Administração nomeou uma Comissão de Ética, que salvaguarda e acompanha a implementação do Código de Conduta. Esta Comissão é também responsável por actualizar o mesmo Código sempre que tal se revele necessário, após consulta com a Comissão Executiva e sujeita a aprovação de quaisquer alterações por parte do Conselho de Administração. A Comissão de Ética é a entidade responsável pelo esclarecimento de dúvidas que se coloquem a propósito das matérias objecto do presente Código. A Comissão de Ética tem a responsabilidade de iniciar e supervisionar a investigação de todas as denúncias de casos de alegadas irregularidades e deverá garantir que são tomadas as medidas disciplinares adequadas. A Comissão de Ética é presidida por um Membro Independente e Não-Executivo do Conselho de Administração, eleito por este. A Comissão de Ética apresenta ordinariamente um relatório anual ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal, que se referirá às questões relevantes relacionadas com governo corporativo e ética nos negócios. A constituição actual da Comissão de Ética é a seguinte: Jean-François Pontal (Chairman, Membro Independente e Não-Executivo do Conselho de Administração da Sonaecom) David Bain (Corporate Governance Officer da Sonaecom) António Lobo Xavier (Administrador Executivo da Sonaecom, com responsabilidades na área de Compliance) Anabela Magalhães (Directora de Recursos Humanos) Isabel Borgas (Secretária da Comissão de Ética)

19 19

Código de Conduta Sonaecom

Código de Conduta Sonaecom Código de Conduta Sonaecom O que é o Código de Conduta? O Código de Conduta da Sonaecom ( Código ) é o documento que integra o conjunto de princípios e regras de natureza ética e deontológica que regem

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO VISABEIRA INSTITUIÇÃO DE SOLIDARIEDADE SOCIAL (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 28 de Março de 2014) PREÂMBULO As fundações são instituições privadas sem

Leia mais

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data:

CÓDIGO de CONDUTA. Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica. Edição: 1 Data: CÓDIGO de CONDUTA do Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica O Operador da Rede Nacional de Transporte de Energia Eléctrica é a entidade concessionária da Rede Nacional de Transporte

Leia mais

Código de Conduta Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural. Edição: 1 Data:

Código de Conduta Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural. Edição: 1 Data: Código de Conduta Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural Edição: 1 Data: 20.04.2011 O Operador da Rede Nacional de Transporte de Gás Natural é a entidade concessionária da Rede Nacional

Leia mais

Código de Ética e Conduta. Sonae Capital

Código de Ética e Conduta. Sonae Capital Código de Ética e Conduta Sonae Capital O que é o Código de Conduta? O Código de Conduta da Sonae Capital ( Código ) é o documento que integra o conjunto de princípios e regras de natureza ética e deontológica

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA SONAE CAPITAL

CÓDIGO DE CONDUTA SONAE CAPITAL O que é o Código de Conduta? O Código de Conduta da Sonae Capital ( Código ) é o documento que integra o conjunto de princípios e regras de natureza ética e deontológica que regem a actividade das empresas

Leia mais

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P"+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C>

CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C> ~o-jt1 CENTRO HOSPITALAR E UNIVERSITÁRIO DE COIMBRA, E.P"+ Código de Ética./t'.l./j L~ Preâmbulo ~ t~ ; C> o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, E.P.E., adiante designado por CHUC, EPE, criado

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA 1. MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA 1. MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA 1. MENSAGEM DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO O ISQ sendo hoje uma grande organização, com larga implantação nacional e uma presença estabelecida internacionalmente, é fundamental que caracterizemos

Leia mais

Artigo nº 1 Âmbito. Artigo nº 2 Princípios Gerais

Artigo nº 1 Âmbito. Artigo nº 2 Princípios Gerais CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA O presente Código de Conduta, adiante designado por Código, estabelece o conjunto de princípios e valores em matéria de ética profissional a observar por todos os colaboradores

Leia mais

Código de Ética. Versão resumida para Parceiros e Fornecedores

Código de Ética. Versão resumida para Parceiros e Fornecedores Código de Ética Versão resumida para Parceiros e Fornecedores Apresentação do Código de Ética NOS Para a NOS as questões éticas e deontológicas são fundamentais. O profissionalismo, a integridade e a transparência

Leia mais

Código de Conduta. da Unicre. Enquadramento. Âmbito de aplicação

Código de Conduta. da Unicre. Enquadramento. Âmbito de aplicação Código de Conduta da Unicre Enquadramento Num mundo de imagens, a percepção que se faz das empresas depende não só da sua performance financeira, mas também da sua forma de estar e de actuar. E não basta

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA

CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO DR. AGOSTINHO ALBANO DE ALMEIDA (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 25/06/2014) INTRODUÇÃO A Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida (doravante designada «Fundação»),

Leia mais

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA Código de Ética No Código de Ética sistematizam-se, indicam-se e esclarecem-se as responsabilidades da EDIA e dos seus colaboradores. Tem ainda a função de ligar a Empresa aos vários grupos e indivíduos

Leia mais

Palavras-Chave: Código; Ética. Todos os Profissionais do CHLP

Palavras-Chave: Código; Ética. Todos os Profissionais do CHLP Palavras-Chave: Código; Ética Destinatários Todos os Profissionais do CHLP Elaboração Aprovação Assinatura (s) Responsável (eis) pela Aprovação Conselho de Administração Conselho de Administração Originais

Leia mais

Preâmbulo. Na Piriquita - Antiga Fábrica de Queijadas, Lda (adiante também referida por

Preâmbulo. Na Piriquita - Antiga Fábrica de Queijadas, Lda (adiante também referida por Preâmbulo Na Piriquita - Antiga Fábrica de Queijadas, Lda (adiante também referida por Empresa ), sócios, trabalhadores, prestadores de serviços e membros dos corpos sociais, independentemente da natureza

Leia mais

Autoria: Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) Edição: Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE)

Autoria: Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) Edição: Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) CÓDIGO DE CONDUTA FICHA TÉCNICA Titulo: Código de Conduta Autoria: () Edição: () Morada: Praça de Alvalade, nº 12 Telefone.: 218 433 900 e-mail: atendiment@dgeste.mec.pt URL: https://www.dgeste.mec.pt

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO GABINETE DE PLANEAMENTO E POLÍTICAS

CÓDIGO DE CONDUTA DO GABINETE DE PLANEAMENTO E POLÍTICAS CÓDIGO DE CONDUTA DO GABINETE DE PLANEAMENTO E POLÍTICAS ABRIL 2010 Código de Conduta do GPP 1. Enquadramento 2 2. Princípios gerais 2 2.1. Igualdade de tratamento e não discriminação 2 2.2. Diligência,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA CENTRO COMUNITÁRIO IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA BATALHA

CÓDIGO DE ÉTICA CENTRO COMUNITÁRIO IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA BATALHA CÓDIGO DE ÉTICA CENTRO COMUNITÁRIO IRMANDADE DA SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DA BATALHA 02-05-2012 1 Introdução... 3 2 Principais objetivos do Código... 3 3 Âmbito de aplicação... 4 4 Legislação e Ética...

Leia mais

Código de Ética e Condita do PO CH. Agosto Programa Operacional Capital Humano

Código de Ética e Condita do PO CH. Agosto Programa Operacional Capital Humano Código de Ética e Condita do PO CH Agosto 2015 CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO PROGRAMA OPERACIONAL CAPITAL HUMANO 1. DEFINIÇÃO O Código de Ética do PO CH é o instrumento no qual se inscrevem os valores e

Leia mais

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Código de Ética e Conduta Profissional da CCDR-LVT

Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo. Código de Ética e Conduta Profissional da CCDR-LVT Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo Código de Ética e Conduta Profissional Agosto 2009 Código de Ética e Conduta Profissional Um Código de Ética e Conduta Profissional

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA Realizado por: Departamento da Qualidade Aprovado por: José Pereira Índice INTRODUÇÃO... 3 Objectivos... 3 Âmbito de Aplicação do Código de Ética e Conduta... 3 Missão... 3 Valores...

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DO MUNICÍPIO DE BARCELOS

CÓDIGO DE CONDUTA DO MUNICÍPIO DE BARCELOS CÓDIGO DE CONDUTA DO ÍNDICE Capítulo I Âmbito de Aplicação Capítulo II Princípios Gerais Capítulo III Relacionamento com o Exterior Capítulo IV Relações Internas Capítulo V - Aplicação CÓDIGO DE CONDUTA

Leia mais

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA DEZEMBRO Núcleo de Auditoria/Gabinete de Gestão da Qualidade e Auditoria

Código de Ética CÓDIGO DE ÉTICA DEZEMBRO Núcleo de Auditoria/Gabinete de Gestão da Qualidade e Auditoria CÓDIGO DE ÉTICA DEZEMBRO 2010 1 CÓDIGO DE ÉTICA 1. Nota Prévia O presente é baseado num conjunto de princípios enquadrantes da actividade, tal como definidos nos principais documentos normativos externos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA DE MAGOS

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA DE MAGOS CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DO MUNICÍPIO DE SALVATERRA DE MAGOS 1 ÍNDICE Siglas... 3 1.Introdução... 4 2.Objeto... 4 3. Âmbito de aplicação... 4 4. Princípios gerais... 4 5. Princípios básicos.7 6. Disposições

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA Março de 2018 Índice Mensagem do Conselho de Administração 3 O que é, para que serve e a quem se aplica 4 Os nossos Princípios 5 Missão, Visão e Valores 5 Os nossos Compromissos

Leia mais

(Certificado NP 4427 nº 2012/GRH.009, desde 19/01/2012) CÓDIGO DE ÉTICA

(Certificado NP 4427 nº 2012/GRH.009, desde 19/01/2012) CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA ENQUADRAMENTO Na sociedade contemporânea, melhor preparada e informada, o reconhecimento público de uma organização não se confina ao campo estrito do seu desempenho económico. A responsabilidade

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART

CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART CÓDIGO DE CONDUTA SOLART INDICE Mensagem da Direção 1. Âmbito de Aplicação 2. Politica de Responsabilidade Social 3. Princípios de Ética e Conduta Empresariais 4. Divulgação do

Leia mais

RANSP. RÊNCIA Código de conduta da FPC

RANSP. RÊNCIA Código de conduta da FPC RANSP RÊNCIA Código de conduta da FPC Código de Conduta O Código de Conduta da Fundação Portuguesa das Comunicações (FPC) apresenta dois objetivos fundamentais: regular as obrigações de transparência,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Capítulo I Disposições gerais

CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM. Capítulo I Disposições gerais CÓDIGO DE CONDUTA E ÉTICA DOS TRABALHADORES DA CMVM Capítulo I Disposições gerais Artigo 1.º Objecto No exercício das suas funções, em particular nas relações com os restantes trabalhadores e com a CMVM,

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO CASTRO ALVES

CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO CASTRO ALVES CÓDIGO DE CONDUTA DA FUNDAÇÃO CASTRO ALVES Índice PREÂMBULO... 3 TÍTULO I Objeto e Aplicação... 4 Artigo 1.º Objeto... 4 Artigo 2.º Aplicação... 4 TÍTULO II Âmbito... 4 Artigo 3.º Âmbito pessoal e material...

Leia mais

FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA. As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir

FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA. As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir FUNDAÇÃO SANTA MARIA DA SILVA CÓDIGO DE CONDUTA As fundações são instituições privadas sem fins lucrativos que visam contribuir para o bem comum, para o desenvolvimento sustentável e para a promoção de

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA OLIVEIRA REGO E ASSOCIADOS

CÓDIGO DE CONDUTA OLIVEIRA REGO E ASSOCIADOS CÓDIGO DE CONDUTA DA OLIVEIRA REGO E ASSOCIADOS Página 1 de 7 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 2. PRINCÍPIOS E NORMAS 2.1. Princípios de Actuação 3 2.2. Igualdade e Tratamento / Não discriminação 4 2.3. Lealdade

Leia mais

ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO MISSÃO PRINCIPIOS E VALORES DIREITOS DO COLABORADOR CONDUTA DO COLABORADOR.

ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO MISSÃO PRINCIPIOS E VALORES DIREITOS DO COLABORADOR CONDUTA DO COLABORADOR. CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA CUTBRIK 2 ÍNDICE 01 MENSAGEM DO CEO 03 02 MISSÃO. 04 03 PRINCIPIOS E VALORES.. 04 04 DIREITOS DO COLABORADOR. 05 05 CONDUTA DO COLABORADOR. 06 06 CONDUTA DO FORNECEDOR..

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAL. O Código de Ética da Empresa BeSafe

RESPONSABILIDADE SOCIAL. O Código de Ética da Empresa BeSafe RESPONSABILIDADE SOCIAL O Código de Ética da Empresa BeSafe 02 de Março de 2012 ÍNDICE 1.CÓDIGO DE ÉTICA DA BESAFE... 3 2 OBJECTIVOS GERAIS... 4 3. VALORES... 4 4. NORMAS DE CONDUTA... 5 4.1. Âmbito da

Leia mais

CÓDIGO de CONDUTA da EDP Serviço Universal, S.A.

CÓDIGO de CONDUTA da EDP Serviço Universal, S.A. CÓDIGO de CONDUTA CÓDIGO de CONDUTA da EDP Serviço Universal, S.A. 1º - Objeto O presente Código de Conduta estabelece os principais deveres de atuação dos Colaboradores, dos membros dos Órgãos Sociais

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Versão 1.0 Novembro de Centro de Educação Especial de Rio Maior. O Ninho SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

CÓDIGO DE ÉTICA. Versão 1.0 Novembro de Centro de Educação Especial de Rio Maior. O Ninho SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Centro de Educação Especial de Rio Maior O Ninho SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE CÓDIGO DE ÉTICA Versão 1.0 Novembro de 2011 Aprovado em Reunião da Direção a: _22_ /_11_ /_2011_ Centro de Educação Especial

Leia mais

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta

Sonae Sierra Brasil Código de Conduta Sonae Sierra Brasil Código de Conduta INTRODUÇÃO O Que é Nosso Código de Conduta? Nosso Código de Conduta estabelece e promove os aspectos fundamentais de comportamento ético que, na opinião da nossa Companhia,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA Página 1 de 7 Código: PA05-IT01-A Data: 31/03/2016 Elaboração: Cibele de Souza (Analista Administrativo) Assinatura: Aprovação: Alexandre Zamith (Diretor

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DA CBE PREÂMBULO

CÓDIGO DE CONDUTA DA CBE PREÂMBULO CÓDIGO DE CONDUTA DA CBE PREÂMBULO No mundo actual dos negócios reveste-se de particular relevância a ética pessoal e profissional de todos quantos colaboram numa empresa, respeitando, mediante uma adequada

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR

DOCUMENTO ORIENTADOR CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA INTRODUÇÃO A Santa Casa da Misericórdia de Amarante é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem por objectivos, o alojamento colectivo de utilização temporária

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA DOS TRABALHADORES

CÓDIGO DE CONDUTA DOS TRABALHADORES CÓDIGO DE CONDUTA DOS TRABALHADORES DA SECRETARIA-GERAL DO MF Índice Introdução 2 I - Âmbito 3 II Objectivos 3 III - Princípios Gerais 4 IV - Relações Internas e Externas 6 V Vigência, Publicidade e Revisão

Leia mais

CODIGO DE CONDUTA DE NEGÓCIOS REVISIONS PREP D CHEK D APPR D 01/02/ /02/ /02/2016 HR JAA FM

CODIGO DE CONDUTA DE NEGÓCIOS REVISIONS PREP D CHEK D APPR D 01/02/ /02/ /02/2016 HR JAA FM CODIGO DE CONDUTA DE NEGÓCIOS 0 REVISIONS PREP D CHEK D APPR D 01/02/2016 01/02/2016 01/02/2016 HR JAA FM CÓDIGO DE CONDUTA DE NEGÓCIOS 1. INTRODUÇÃO A materialização dos Princípios e Valores da Brimont

Leia mais

Código de Conduta do Comercializador de Último Recurso de Gás Natural

Código de Conduta do Comercializador de Último Recurso de Gás Natural Código de Conduta do Comercializador de Último Recurso de Gás Natural A EDP Gás Serviço Universal, na observância dos Valores do Grupo EDP, designadamente de Transparência, Rigor, Integridade, Ética, Confiança,

Leia mais

ÍNDICE 1 OBJETO E ÂMBITO 2 VISÃO MISSÃO E VALORES 3 PRINCÍPIOS ÉTICOS

ÍNDICE 1 OBJETO E ÂMBITO 2 VISÃO MISSÃO E VALORES 3 PRINCÍPIOS ÉTICOS CÓDIGO DE ÉTICA ÍNDICE 1 OBJETO E ÂMBITO 05 2 VISÃO MISSÃO E VALORES 06 3 PRINCÍPIOS ÉTICOS 07 3.1. Direitos Humanos 3.2. Respeito pela Lei 3.3. Integridade 3.4. Profissionalismo 3.5. Condições de trabalho

Leia mais

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019

Sumário. Área Responsável: Aprovado eletronicamente por: Data: Recursos Humanos e Compliance. Página 1/9. Data de Emissão 15/01/2019 1/9 Sumário 1.Objetivo... 2 2. Missão, Visão e Valores... 2 3. Dos Princípios Éticos e Regras de Conduta da Santana S.A. - Crédito, Financiamento e Investimento.... 3 4. Das Regras de Conduta... 4 4.1

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Página 1 8

CÓDIGO DE ÉTICA. Página 1 8 CÓDIGO DE ÉTICA Página 1 8 1. INTRODUÇÃO 3 2. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3 3. MISSÃO 3 4. LEGISLAÇÃO E ÉTICA 3 5. VALORES FUNDAMENTAIS 4 5.1 Serviço Público 4 5.2 Legalidade 4 5.3 Igualdade, Justiça, Imparcialidade

Leia mais

Código de Conduta. dos Colaboradores da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva

Código de Conduta. dos Colaboradores da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva Código de Conduta dos Colaboradores da Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva Outubro de 2012 1 Índice Introdução 3 Artigo 1º 4 Artigo 2º 4 Artigo 3º. 4 Artigo 4º. 5 Artigo 5º. 5 Artigo 6º.

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 01_Objetivos e âmbito de aplicação do Código de Ética e de Conduta 02_Visão, Missão e Valores 03_Relacionamento com Stakeholders 04_Acompanhamento da Aplicação do Presente Código

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Código de Ética e de Conduta MENSAGEM DA COMISSÃO EXECUTIVA A nossa conhecida ambição de crescimento não é um fim em si. Nós queremos crescer para melhorar a vidas dos nossos clientes, dos nossos colaboradores

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA 2 INFORMAÇÕES GERAIS O QUE É O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA O Código de Ética e de Conduta (Código) é o instrumento no qual se inscrevem os valores que pautam a atuação do

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Página: 1 de 6

CÓDIGO DE ÉTICA. Página: 1 de 6 CÓDIGO DE ÉTICA Introdução Na sociedade contemporânea a adoção de comportamentos eticamente corretos no plano interno e no relacionamento com clientes e fornecedores é referência indeclinável com a comunidade

Leia mais

O presente Código de Conduta identifica os valores da LusoAtlântica ( LAT ) e consagra as mais relevantes regras de conduta profissional.

O presente Código de Conduta identifica os valores da LusoAtlântica ( LAT ) e consagra as mais relevantes regras de conduta profissional. I. O Código O Código de Conduta (Código) é uma declaração de compromisso de cada um para fazer, em cada momento, o que é certo e se afirmar como um parceiro de confiança. É uma ferramenta para apoiar as

Leia mais

Capital Estatuário: ,00 Euros - NUIMPC CÓDIGO DE ÉTICA

Capital Estatuário: ,00 Euros - NUIMPC CÓDIGO DE ÉTICA CÓDIGO DE ÉTICA 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Âmbito de aplicação... 3 3. Princípios de actuação da SPMS, EPE... 4 3.1. Legalidade... 4 3.2. Não discriminação, igualdade de tratamento e imparcialidade...

Leia mais

Unidade de Recursos Humanos

Unidade de Recursos Humanos 2016 1 CODIGO DE ÉTICA E CONDUTA 2016 INTRODUÇÃO O presente tem como objectivo, não só estar em consonância com a alínea a) do ponto 3 da Recomendação do Conselho de Prevenção da Corrupção de 7 de Novembro

Leia mais

Boas-vindas. Bem-vindo ao Grupo Visabeira. Objectivos do Código de Conduta

Boas-vindas. Bem-vindo ao Grupo Visabeira. Objectivos do Código de Conduta Código de conduta Boas-vindas Bem-vindo ao Grupo Visabeira Aqui se reúnem as primeiras linhas para um melhor conhecimento da organização e dos pontos primordiais do posicionamento do Grupo. Consigo queremos

Leia mais

Código de Conduta e Ética Profissional

Código de Conduta e Ética Profissional Capítulo 1.2.1 Código de Conduta e Ética Profissional Índice 1. Enquadramento Geral Um código de todos e para todos Missão Valores Objectivos 2. Princípios e Regras de Conduta Padrões Gerais Sustentabilidade

Leia mais

Código de Ética do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E.

Código de Ética do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. Código de Ética do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, E.P.E. Código de Ética do IPO do Porto Francisco Gentil, E.P.E. Página 1 Índice 1 Introdução 3 2 Âmbito de aplicação e Exigência

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO. Código de Ética e Conduta

CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO. Código de Ética e Conduta CÂMARA MUNICIPAL DO FUNDÃO Código de Ética e Conduta Índice 1. Introdução --------------------------------------------------------------------------------------------------2 2. Objeto--------------------------------------------------------------------------------------------------------3

Leia mais

CÓDIGO CONDUTA CENTRO SOCIAL DO TOURIGO - IPSS

CÓDIGO CONDUTA CENTRO SOCIAL DO TOURIGO - IPSS CÓDIGO CONDUTA CENTRO SOCIAL DO TOURIGO - IPSS O presente código de conduta estabelece o conjunto de princípios e valores em matéria de ética profissional a observar por todos os colaboradores Do Centro

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Código de Ética e de Conduta 0 Ponta Delgada, 21 de março de 2018 Preâmbulo A Sociedade para o Desenvolvimento Empresarial dos Açores, adiante abreviadamente designada por SDEA, EPER, é uma pessoa coletiva

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA FOR-MAR C E N T R O D E F O R M A Ç Ã O P R O F I S S I O N A L D A S P E S C A S E D O M A R ÍNDICE 01 Objetivos e Âmbito de aplicação do Código de Ética e de Conduta 02 Missão

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 2. CUMPRIMENTO DAS LEIS E APLICAÇÃO DESTE CÓDIGO

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 2. CUMPRIMENTO DAS LEIS E APLICAÇÃO DESTE CÓDIGO CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA HIDROCON IMPORTAÇÃO E DISTRIBUIÇÃO 1. INTRODUÇÃO O atendimento aos princípios que norteiam a cultura da HIDROCON importação e distribuição pressupõe que nossos colaboradores pautarão

Leia mais

MESTRES PUBLICIDADE, S.A.

MESTRES PUBLICIDADE, S.A. INTRODUÇÃO O QUE É O CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA O Código de Ética e de Conduta (Código) é o instrumento no qual se inscrevem os valores que pautam a actuação da MESTRES PUBLICIDADE, S.A., bem como os

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA 1 2 Código de Ética e Conduta Mensagem do PCA O Código de Ética e Conduta da FomentInvest é a declaração de princípios orientadores do grupo junto dos seus colaboradores, para

Leia mais

Código de Conduta e Ética

Código de Conduta e Ética Código de Conduta e Ética ÉDYE LTDA 55 11 22298031 Capítulo I - Esfera de Aplicação Capítulo II - Princípios Gerais Capítulo III - Relacionamento com o exterior Capítulo IV - Relações Internas Capítulo

Leia mais

Adoptado pela Direcção 26 de Setembro de 2011 e aprovado pela Assembleia Geral 24 de Setembro de 2011

Adoptado pela Direcção 26 de Setembro de 2011 e aprovado pela Assembleia Geral 24 de Setembro de 2011 CÓDIGO DE CONDUTA CÓDIGO DE CONDUTA Adoptado pela Direcção 26 de Setembro de 2011 e aprovado pela Assembleia Geral 24 de Setembro de 2011 1. Preâmbulo a. Este Código de Conduta foi elaborado em consonância

Leia mais

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS

CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS CÓDIGO DE BOAS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS O cumprimento da função de supervisão financeira por parte da CMVM, especialmente num contexto de crescente internacionalização e globalização dos mercados, de elevadíssima

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA 2 ÍNDICE 3 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA MISSÃO E VALORES 3.1. A Nossa Missão 3.2. Os Nossos Valores

CÓDIGO DE CONDUTA 2 ÍNDICE 3 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA MISSÃO E VALORES 3.1. A Nossa Missão 3.2. Os Nossos Valores CÓDIGO DE CONDUTA 2 ÍNDICE 3 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 4 3. MISSÃO E VALORES 3.1. A Nossa Missão 3.2. Os Nossos Valores 5 4. RELAÇÃO COM OS CLIENTES 5. RELAÇÃO COM OS FORNECEDORES 6. RELAÇÃO COM OS CONCORRENTES

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA FUNDAÇÃO AURÉLIO AMARO DINIZ. (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 25 de janeiro de ata n.

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA FUNDAÇÃO AURÉLIO AMARO DINIZ. (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 25 de janeiro de ata n. CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA FUNDAÇÃO AURÉLIO AMARO DINIZ (Aprovado em reunião do Conselho de Administração de 25 de janeiro de 2018 - ata n.º 445) Preâmbulo Nos termos do Art.º 7º do Anexo à Lei nº 24/2012,

Leia mais

ÍNDICE. 1. Objectivos do Código de Ética Âmbito de aplicação Definições Valores/Promessas... 4

ÍNDICE. 1. Objectivos do Código de Ética Âmbito de aplicação Definições Valores/Promessas... 4 CÓDIGO DE ÉTICA ÍNDICE 1. Objectivos do Código de Ética... 2 2. Âmbito de aplicação... 2 3. Definições... 3 4. Valores/Promessas... 4 5. Responsabilidades da CERCIMARCO..5 5.1. Com os clientes..5 5.2.

Leia mais

Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019

Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019 Departamento: Recursos Humanos CÓDIGO DE CONDUTA 30/01/2019 Índice PREÂMBULO 3 1. ÂMBITO DE APLICAÇÃO 4 2. OBJETIVOS 4 3. PRINCÍPIOS ÉTICOS 4 4. NORMAS DE CONDUTA 5 5. CONFLITOS DE INTERESSES 7 6. DISPOSIÇÕES

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS

CÓDIGO DE ÉTICA. Senac-RS CÓDIGO DE ÉTICA Senac-RS APRESENTAÇÃO Reconhecida como uma das maiores instituições de ensino profissionalizante do país, o Senac-RS adota uma postura clara e transparente no que diz respeito aos objetivos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA APRESENTAÇÃO O Código de Ética e Conduta do GRUPO CONEX tem como objetivo introduzir os elementos essenciais que devem ser considerados nas relações estabelecidas pelo GRUPO com

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO BAIXO ALENTEJO, EPE. Fevereiro/2010

CÓDIGO DE ÉTICA DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO BAIXO ALENTEJO, EPE. Fevereiro/2010 CÓDIGO DE ÉTICA DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO BAIXO ALENTEJO, EPE Fevereiro/2010 1 Índice Preâmbulo Missão. Visão. Valores fundamentais Âmbito de aplicação Legislação ética Serviço público. Imparcialidade

Leia mais

Código de Compliance para Fornecedores, Prestadores de Serviço e Subcontratados

Código de Compliance para Fornecedores, Prestadores de Serviço e Subcontratados , Prestadores de Serviço e Subcontratados Rangel Logistics Solutions FEVEREIRO 2019 Índice 1. Disposições gerais 3 1.1. Aprovação... 3 1.2. Objetivos... 3 1.3. Âmbito... 3 1.4. Acompanhamento da aplicação

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA MUNICÍPIO DA POVOAÇÃO Índice Preâmbulo... 3 CAPÍTULO I... 3 Disposições gerais... 3 CAPÍTULO II... 4 Princípios Gerais... 4 CAPÍTULO III... 6 Direitos e Deveres... 6 2 Preâmbulo

Leia mais

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA

MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA MANUAL DE CONDUTA DISCIPLINAR E ÉTICA Este Manual de Conduta Disciplinar e ética surgiu da necessidade de obtermos uma comunicação clara com os nossos colaboradores,

Leia mais

Os Nossos Valores. Transparência; Rigor; Ética;

Os Nossos Valores. Transparência; Rigor; Ética; Introdução O Código de Ética e de Conduta (Código) é o instrumento no qual se inscrevem os valores que pautam a atuação do Município de Bragança, bem como os princípios éticos e as normas de conduta a

Leia mais

GRUPO SAG CÓDIGO DE CONDUTA

GRUPO SAG CÓDIGO DE CONDUTA GRUPO SAG CÓDIGO DE CONDUTA 1. Preâmbulo O perfil das empresas e a sua imagem estão cada vez mais interligados não só com o desempenho económico e financeiro, mas também com o quadro de valores, princípios

Leia mais

FUNDAÇÃO PORTUGAL ÁFRICA CÓDIGO DE CONDUTA

FUNDAÇÃO PORTUGAL ÁFRICA CÓDIGO DE CONDUTA FUNDAÇÃO PORTUGAL ÁFRICA CÓDIGO DE CONDUTA Introdução A Fundação Portugal África é uma pessoa coletiva de direito privado e fins de utilidade pública que se rege pelos seus estatutos e, em tudo o que neles

Leia mais

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012

EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 Códigode Conduta EDIÇAONº1 OUTUBRODE2012 2 Manual de conduta lamil Códigode Conduta Manual de conduta lamil 3 APRESENTAÇÃO O presente manual deve servir como orientação aos colaboradores da Lamil quanto

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Código de Ética e de Conduta Rede Ferroviária Nacional REFER EP Dezembro de 2006 Código de Ética e de Conduta REFER Índice 05 Código de Ética e de Conduta da REFER ENQUADRAMENTO ÂMBITO DE APLICAÇÃO ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Nossos Princípios éticos

Nossos Princípios éticos Nossos Princípios éticos Índice Página 1. Introdução... 3 2. Abrangência... 3 3. Cultura Cesari.... 3 4. Compliance e Código de Ética Cesari.... 4 5. Cesari e o respeito pelas pessoas.... 4 5.1 Colaboradores.....

Leia mais

Código de Ética e de Conduta

Código de Ética e de Conduta Código de Ética e de Conduta MENSAGEM DA COMISSÃO EXECUTIVA A nossa conhecida ambição de crescimento não é um fim em si. Queremos crescer para melhorar as vidas dos nossos clientes, dos nossos colaboradores

Leia mais

CÓDIGO DE CONDUTA. Para alcançar este objectivo, uma compilação dos princípios e das regras a seguir continuadamente quer internamente, quer

CÓDIGO DE CONDUTA. Para alcançar este objectivo, uma compilação dos princípios e das regras a seguir continuadamente quer internamente, quer CÓDIGO DE CONDUTA No mundo actual dos negócios reveste-se de particular relevância a ética pessoal e profissional de todos quantos colaboram numa empresa, respeitando, mediante uma adequada conduta, a

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E DE CONDUTA 1 Objetivos do Código de Ética A Câmara Municipal de Cascais está motivada em criar todas as condições necessárias para que os seus colaboradores desenvolvam as suas funções

Leia mais