Guia Fácil para CNH. (Carteira Nacional de Habilitação) MEUCARRO. Page 1 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) RIO DE JANEIRO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Guia Fácil para CNH. (Carteira Nacional de Habilitação) MEUCARRO. Page 1 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) RIO DE JANEIRO"

Transcrição

1 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) MEUCARRO Page 1 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) RIO DE JANEIRO

2 Tabela de Conteúdos Introdução 3 Permissão para dirigir (1ª via) 4 Renovação da CNH 9 Troca de Permissão para Dirigir pela CNH Definitiva 16 2ª via da CNH 19 Mudança de Categoria da CNH 22 Reabilitação da CNH cassada 27 Permissão Internacional para Dirigir 31 Page 2 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

3 Introdução Este Guia Fácil tem a finalidade de orientar todos aqueles interessados em conduzir veículos terrestres acerca dos procedimentos necessários para a obtenção do documento de habilitação. Diferentes veículos exigem diferentes procedimentos. As Categorias de Habilitação são as seguintes: Categoria A Motocicletas, com ou sem carro lateral Categoria B Veículos cujo peso não exceda a quilogramas ou cuja lotação não ultrapasse 8 lugares, excluindo o do motorista Categoria C Veículos utilizados em transporte de carga cujo peso exceda a quilogramas; veículos da categoria B Categoria D Veículos utilizados no transporte de passageiros cuja lotação exceda a 8 passageiros, excluindo o motorista; veículos das categorias B e C Categoria E Veículos das categorias B, C e D cujo peso da unidade acoplada, articulada, reboque, semirreboque ou trailer tenha quilogramas ou mais, ou cuja lotação ultrapasse 8 lugares Categoria ACC Ciclomotores Page 3 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

4 Permissão para dirigir A Permissão para Dirigir é o primeiro documento que o cidadão brasileiro recebe após ser considerado apto para conduzir um veículo. Ele é semelhante à Carteira Nacional de Habilitação, com a diferença de ser válido somente por um ano. A Permissão restringe-se às categorias A, B, A+B, ACC, ACC+B, consideradas categorias iniciais. Requisitos Para ter permissão para dirigir, o interessado precisa, antes de mais nada, ter completado 18 anos e ter sido alfabetizado saber ler e escrever. Se ainda não tiver um documento De identificação (carteira de identidade ou equivalente) e um Cadastro de Pessoa Física (CPF), será necessário providenciar. 1 2 Pagar uma taxa de serviço ou uma taxa de reexame (para quem não passou na primeira tentativa) Agendar data e horário de entrega da documentação no posto de atendimento de sua preferência 3 Realizar os exames médicos na clínica indicada pelo Detran/RJ 4 Matricular-se em uma autoescola 5 Fazer as provas teórica e prática 6 Ir ao posto escolhido para buscar a Permissão para Dirigir Page 4 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

5 Pagamento O interessado deve emitir o Duda de código (taxa de serviço) ou o de código (taxa de reexame) no banco Bradesco através do caixa eletrônico ou do site do banco. Agendamento O agendamento pode ser feito tanto pelo Portal do Detran/RJ, em Agendamentos» 1ª Habilitação, quanto pela Central de Atendimento, ligando para os números , e ou (gratuito somente para cidades do interior), de segunda a sexta, das 6h às 24h, e aos sábados, das 8h às 18h. Se o Duda for pago em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado depois de 24 horas. Se o pagamento for em cheque, somente após cinco dias úteis. Exames médicos Antes de se matricular em uma autoescola, o candidato à Carteira Nacional de Habilitação deverá se submeter a um exame médico de aptidão física e mental. O Detran/RJ informará ao cidadão o nome da clínica credenciada mais próxima de sua residência. É possível também escolher uma clínica próxima ao seu local de trabalho desde que o interessado apresente um documento com endereço onde exerce suas atividades profissionais: carteira de trabalho e previdência social, contracheque, declaração do empregador ou equivalente. Os exames exigidos são os seguintes: Avaliação oftalmológica Avaliação cardiorrespiratória Avaliação otorrinolaringológica Avaliação do aparelho locomotor Avaliação neurológica Exames complementares ou especializados, a critério médico Os exames médico e psicológico não são cobrados pelo Detran, e sim pelas clínicas credenciadas. Autoescola O próximo passo é se matricular em um Centro de Formação de Condutores (CFC) autoescola para ter aulas de legislação de trânsito. Quando completar as 45 horas de aula exigidas, o candidato terá de fazer o exame teórico, que será agendado pelo Page 5 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

6 próprio CFC. Se aprovado, ele deverá ter aulas de direção veicular e fazer o exame prático. Todos os candidatos à habilitação na categoria B terão de passar por aulas em simuladores de direção veicular. A relação de CFCs que possuem o simulador pode ser encontrada no Portal do Detran/RJ. Entrega da documentação Uma vez que o candidato passe nas provas teórica e prática, ele poderá comparecer ao posto onde deu entrada no serviço para buscar a Permissão para Dirigir. Ele deverá levar os seguintes documentos: Original e cópia do documento de identificação; Original e cópia do CPF; Original do Duda pago; Original e cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de residência. IMPORTANTE: Serão aceitos como documento de identificação: carteira de identidade, carteira de conselhos regionais (CRM, CRO, CRP etc), carteira de estrangeiro (RNE), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), certificado de reservista e passaporte. Nos casos em que o comprovante de residência esteja no nome de um familiar direto (pais, filhos e cônjuge), o interessado deverá apresentar original e cópia de algum documento que comprove o tipo de vínculo: documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento ou declaração de união estável. Caso resida com terceiros, será necessário apresentar original e cópia do comprovante de residência no nome da pessoa com quem reside e o formulário de declaração Page 6 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

7 4 5 de residência assinado pelo titular e pelo requerente, garantindo que este último reside naquele domicílio. O Formulário nº pode ser encontrado no Portal do Detran/RJ. O passaporte deverá informar a filiação do interessado, caso o utilize como documento de identificação e o comprovante de residência esteja no nome de um dos pais. Se não tiver, de forma alguma, como comprovar residência, o requerente deverá abrir um processo administrativo explicando o motivo. Ele terá de apresentar original e cópia da carteira de identidade e fazer uma declaração de residência (formulário que pode ser encontrado no Portal do Detran/RJ). Para abrir o processo, os moradores da Região Metropolitana devem se dirigir ao Protocolo Geral, na sede do Detran, que se encontra na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e funciona das 8h às 17h. Já os moradores do interior devem procurar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município onde residem. probatório de um ano para trocar a segunda permissão pela CNH definitiva. O processo de habilitação do candidato ficará ativo no sistema do Detran por apenas 12 meses, contados a partir da data do requerimento da Permissão para Dirigir, sendo este o prazo para a conclusão de todas as etapas do processo. O candidato que não conseguir concluir o processo nesse tempo, poderá agendar o serviço por meio do Portal do Detran/RJ ou da Central de Atendimento, informando o número encerrado do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach). Em seguida, ele deverá comparecer ao posto agendado, com o Duda pago, para abrir um novo requerimento de inscrição no Renach. A partir dessa data, começará a contar o prazo de 12 meses para a realização do processo de habilitação com um novo número. O documento tem validade de um ano. Após esse prazo, o permissionado tem direito a dirigir somente por mais 30 dias. Enquanto portar a Permissão para Dirigir, o condutor não pode cometer nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou ser reincidente em infração média. Se este for o caso, ele será obrigado a reiniciar todo o processo, pois estará impedido de trocar a Permissão para Dirigir pela carteira de habilitação definitiva. O condutor, contudo, tem direito a apresentar recurso contra a infração. Antes do julgamento do recurso, porém, ele não poderá ter acesso a qualquer serviço do Detran/RJ. Depois de se submeter ao processo para obter uma nova Permissão para Dirigir, incluindo a realização de novos exames, o condutor terá de cumprir um novo período Page 7 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

8 Mudança de Estado Os candidatos que se mudaram para o Rio de Janeiro, mas começaram o processo para tirar a Permissão para Dirigir em outro estado, terão de solicitar a averbação da carteira de habilitação, comprovando o pagamento do Duda de Primeira Habilitação. O serviço de averbação dispensa agendamento prévio. Basta o interessado comparecer a um dos postos de atendimento do Detran/RJ para apresentar a documentação necessária e solicitar a transferência. Aulas teóricas e práticas não serão reaproveitadas, somente o resultado de exames aceitos no Detran/RJ de origem. O serviço de averbação da Permissão para Dirigir de outro estado também pode ser solicitado por um familiar direto (pais, filhos e cônjuge) do interessado desde que sejam apresentados autorização e documento que comprove o tipo de vínculo. No caso de o pedido de averbação ser feito por terceiros, é necessária a apresentação de procuração por instrumento público. Documentação Para a averbação da Permissão para Dirigir, os documentos necessários são os seguintes: Original e cópia do documento de identificação Original e cópia do CPF Original e cópia do Duda pago (relativo ao serviço a ser feito logo depois da averbação) Original e cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de residência Original e cópia da Permissão para Dirigir expedida pelo estado de origem Formulário de Requerimento de Certidão e Transferência de Prontuário Page 8 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

9 Renovação de CNH Se sua Carteira Nacional de Habilitação estiver vencida ou prestes a vencer, o condutor precisará solicitar a emissão de uma nova. Só será permitido dirigir com a CNH vencida por 30 dias. Passo a Passo 1 Pagar uma taxa de serviço ou uma taxa de reexame (para quem não passou na primeira tentativa); 2 Agendar data e horário de entrega da documentação no posto de atendimento de sua preferência 3 Realizar os exames médicos na clínica indicada pelo Detran/RJ 4 Submeter-se ao Curso de Atualização (para condutores com exame de aptidão física e mental vencido há mais de cinco anos) 5 Fazer a Prova de Atualização (para quem fez o curso) 6 Passar por um exame psicológico (somente para aqueles que optarem pela opção de exercer atividade remunerada) 7 Ir ao posto escolhido para buscar a CNH atualizada Page 9 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

10 Pagamento O interessado deve emitir o Duda de código (taxa de serviço) ou o de código (taxa de reexame) no banco Bradesco através do caixa eletrônico ou do site do banco. Agendamento O agendamento pode ser feito tanto pelo Portal do Detran/RJ, em Agendamentos» Renovação da Habilitação, quanto pela Central de Atendimento, ligando para os números , e ou (gratuito somente para cidades do interior), de segunda a sexta, das 6h às 24h, e aos sábados, das 8h às 18h. Page 10 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

11 Exames médicos O Detran/RJ informará ao cidadão o nome da clínica credenciada mais próxima de sua residência. É possível também escolher uma clínica próxima ao seu local de trabalho desde que o interessado apresente um documento com endereço onde exerce suas atividades profissionais: carteira de trabalho e previdência social, contracheque, declaração do empregador ou equivalente. Os exames exigidos são os seguintes: Avaliação oftalmológica Avaliação otorrinolaringológica Avaliação neurológica Avaliação cardiorrespiratória Avaliação do aparelho locomotor Exames complementares ou especializados, a critério médico Page 11 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

12 Curso e Prova de Atualização Condutores com exame de aptidão física e mental vencido há mais de cinco anos deverão passar por um Curso de Atualização para a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. No dia em que forem ao posto entregar a documentação necessária, eles receberão o encaminhamento para agendar a Prova de Atualização. O agendamento poderá ser feito tanto pelo Portal do Detran/RJ, em Agendamentos» Prova de Atualização, quanto pela Central de Atendimento, ligando para os números , e ou (gratuito somente para cidades do interior), de segunda a sexta, das 6h às 24h, e aos sábados, das 8h às 18h. Se houver necessidade de cancelamento ou reagendamento da prova, o interessado deverá respeitar os seguintes prazos: Capital e Grande Rio até 23h59 do dia anterior à prova Interior até 23h59 da terça-feira anterior à prova Em caso de falta sem cancelamento ou de reprovação, será cobrada uma taxa de reexame. Page 12 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

13 Entrega da documentação O condutor deverá comparecer ao posto, no dia marcado, com os seguintes documentos: Para quem tem CNH com foto, emitida no estado do Rio de Janeiro: Original do documento de identificação Original da CNH vencida Original do Duda pago Original e cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de residência Para quem tem CNH sem foto ou emitida em outro estados Original e cópia do documento de identificação Original e cópia do CPF Original do Duda pago Original e cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de residência Original e cópia da carteira de habilitação Page 13 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

14 Observações: 1 Se o interessado quiser alterar algum dado como nome dos pais e nome de solteiro para casado, é necessário apresentar um documento de identificação (carteira de identidade, carteira de trabalho e previdência social, carteira emitida por organismos reguladores de profissão) já atualizado com o novo dado. 2 Os portadores de CNH sem foto ou emitidas em outros estados que quiserem alterar o nome e a data de nascimento terão de apresentar original e cópia autenticada da certidão de casamento ou averbação, e original e cópia de documento de identificação com foto. 3 Para solicitar a alteração de endereço, telefone e no cadastro do sistema de habilitação, não é necessária abertura de processo administrativo, pagamento de Duda ou agendamento de serviço. Basta o condutor comparecer a qualquer posto de habilitação do Detran/RJ e solicitar a alteração ao atendente. 4 5 Os condutores que possuem CNH com foto, mas que nela não conste o número do CPF, terão de levar uma cópia deste documento. Nos casos em que o comprovante de residência esteja no nome de um familiar direto (pais, filhos e cônjuge), o interessado deverá apresentar original e cópia de algum documento que comprove o tipo de vínculo: documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento ou declaração de união estável Caso resida com terceiros, será necessário apresentar original e cópia do comprovante de residência no nome da pessoa com quem reside e o formulário de declaração de residência assinado pelo titular e pelo requerente, garantindo que este último reside naquele domicílio. O Formulário nº pode ser encontrado no Portal do Detran/RJ. O passaporte deverá informar a filiação do interessado, caso o utilize como documento de identificação e o comprovante de residência esteja no nome de um dos pais. Se não tiver, de forma alguma, como comprovar residência, o requerente deverá abrir um processo administrativo explicando o motivo. Ele terá de apresentar original e cópia da carteira de identidade e fazer uma declaração de residência (formulário que pode ser encontrado no Portal do Detran/ RJ). Para abrir o processo, os moradores da Região Metropolitana devem se dirigir ao Protocolo Geral, na sede do Detran, que se encontra na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e funciona das 8h às 17h. Já os moradores do interior devem procurar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município onde residem. Page 14 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

15 Atividade remunerada Toda vez que forem renovar a carteira, os condutores que exercem atividade remunerada terão de passar por uma avaliação psicológica e registrar na carteira que exercem atividade remunerada. Motoristas de ônibus, vans, transportes escolares, veículos de emergência e de transporte de cargas perigosas precisarão fazer cursos especializados. O condutor terá de pagar uma taxa de serviço e agendar visita a um posto de atendimento de sua preferência, onde poderá marcar a avaliação psicológica e os exames de aptidão física e mental. Portadores de Deficiência Portadores de deficiência auditiva deverão agendar a Prova de Atualização para a sede do Detran, que se encontra na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Lá haverá um intérprete para atendê-los. Condutores que se tornaram deficientes físico, auditivo ou visual depois de já ter a Carteira Nacional de Habilitação deverão agendar sua ida ao posto normalmente. Lá, o médico fará uma avaliação da deficiência, para saber se há necessidade de encaminhá-lo à perícia médica do Detran/RJ. Se este for o caso, o condutor terá de agendar a perícia ligando para os números , e A perícia médica tem como objetivo verificar se é necessária a adaptação do veículo. Se discordar do resultado da perícia médica, o cidadão poderá interpor recurso e solicitar a avaliação de uma junta médica do Detran/RJ. O interessado terá de abrir processo no Protocolo Geral. Ele então passará por um novo exame, gratuito. O resultado desse exame será o definitivo, sem qualquer possibilidade de recurso. Mudança de Estado Os portadores de carteiras emitidas em outro estado devem fazer a averbação no Rio de Janeiro antes de solicitar a Renovação da CNH. O mesmo vale para quem sai do Rio de Janeiro. Page 15 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

16 Troca de Permissão para Dirigir pela CNH Definitiva Passado o período probatório de 12 meses da Permissão para Dirigir, o permissionado estará livre para solicitar a sua CNH definitiva, caso não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima e não seja reincidente em infração média. Passo a Passo 1 Pagar uma taxa de serviço; 2 Agendar data e horário de entrega da documentação no posto de atendimento de sua preferência 3 Ir ao posto escolhido para buscar a CNH Definitiva Page 16 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

17 Pagamento O interessado deve emitir o Duda de código no banco Bradesco através do caixa eletrônico ou do site do banco. Agendamento O agendamento pode ser feito tanto pelo Portal do Detran/RJ, em Agendamentos» Troca da Permissão para Habilitação, quanto pela Central de Atendimento, ligando para os números , e ou (gratuito somente para cidades do interior), de segunda a sexta, das 6h às 24h, e aos sábados, das 8h às 18h. Se o Duda for pago em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado depois de 24 horas. Se o pagamento for em cheque, somente seis dias depois. Entrega da documentação O condutor deverá comparecer ao posto, no dia marcado, com os seguintes documentos: Original do documento de identificação Original da CNH vencida Original do Duda pago Original e cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de residência Cópia do CPF (somente para aqueles que tiverem CNH com foto, mas que nela não conste o número de Cadastro de Pessoa Física) IMPORTANTE: 1 Serão aceitos como documento de identificação: carteira de identidade, carteira de conselhos regionais (CRM, CRO, CRP etc), carteira de estrangeiro (RNE), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), certificado de reservista e passaporte. Page 17 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

18 2 Nos casos em que o comprovante de residência esteja no nome de um familiar direto (pais, filhos e cônjuge), o interessado deverá apresentar original e cópia de algum documento que comprove o tipo de vínculo: documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento ou declaração de união estável. 3 Caso resida com terceiros, será necessário apresentar original e cópia do comprovante de residência no nome da pessoa com quem reside e o formulário de declaração de residência assinado pelo titular e pelo requerente, garantindo que este último reside naquele domicílio. O Formulário nº pode ser encontrado no Portal do Detran/RJ. 4 O passaporte deverá informar a filiação do interessado, caso o utilize como documento de identificação e o comprovante de residência esteja no nome de um dos pais. 5 6 Se não tiver, de forma alguma, como comprovar residência, o requerente deverá abrir um processo administrativo explicando o motivo. Ele terá de apresentar original e cópia da carteira de identidade e fazer uma declaração de residência (formulário que pode ser encontrado no Portal do Detran/ RJ). Para abrir o processo, os moradores da Região Metropolitana devem se dirigir ao Protocolo Geral, na sede do Detran, que se encontra na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e funciona das 8h às 17h. Já os moradores do interior devem procurar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município onde residem. Os exames de aptidão física e mental precisam estar dentro da validade. Page 18 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

19 Segunda via da CNH Em caso de perda ou roubo da Carteira Nacional de Habilitação, o condutor poderá solicitar a emissão de uma nova. Isso também se aplica quando a CNH estiver em mau estado de conservação que impeça a identificação do cidadão. Passo a Passo 1 Pagar uma taxa de serviço 2 Agendar data e horário de entrega da documentação no posto de atendimento de sua preferência 3 Ir ao posto escolhido para buscar a segunda via da CNH Pagamento O interessado deve emitir o Duda de código no banco Bradesco através do caixa eletrônico ou do site do banco. Agendamento O agendamento pode ser feito tanto pelo Portal do Detran/RJ, em Agendamentos» 2ª Via da Habilitação, quanto pela Central de Atendimento, ligando para os números , e ou (gratuito somente para cidades do interior), de segunda a sexta, das 6h às 24h, e aos sábados, das 8h às 18h. Se o Duda for pago em dinheiro, o serviço só poderá ser agendado depois de 24 horas. Se o pagamento for em cheque, somente seis dias depois. Entrega da documentação O condutor deverá comparecer ao posto, no dia marcado, com os seguintes documentos: Para quem tem CNH com foto, emitida no estado do Rio de Janeiro: Page 19 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

20 Original do documento de identificação comprove o tipo de vínculo: documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento ou declaração de união estável. Original do Duda pago Cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de mudança de endereço (somente para aqueles que tiverem se mudado recentemente) Para quem tem CNH sem foto ou emitida em outro estado: Original e cópia do documento de identificação 3 4 Caso resida com terceiros, será necessário apresentar original e cópia do comprovante de residência no nome da pessoa com quem reside e o formulário de declaração de residência assinada pelo titular e pelo requerente, garantindo que este último reside naquele domicílio. O Formulário nº pode ser encontrado no Portal do Detran/RJ. O passaporte deverá informar a filiação do interessado, caso o utilize como documento de identificação e o comprovante de residência esteja no nome de um dos pais Observações: 1 Original e cópia do CPF Original do Duda pago Original e cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de residência Serão aceitos como documento de identificação: carteira de identidade, carteira de conselhos regionais (CRM, CRO, CRP etc), carteira de estrangeiro (RNE), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), certificado de reservista e passaporte. 5 6 Se não tiver, de forma alguma, como comprovar residência, o requerente deverá abrir um processo administrativo explicando o motivo. Ele terá de apresentar original e cópia da carteira de identidade e fazer uma declaração de residência (formulário que pode ser encontrado no Portal do Detran/RJ). Para abrir o processo, os moradores da Região Metropolitana devem se dirigir ao Protocolo Geral, na sede do Detran, que se encontra na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e funciona das 8h às 17h. Já os moradores do interior devem procurar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município onde residem. Os condutores que possuem CNH com foto, mas que nela não conste o número do CPF, terão de levar uma cópia deste documento. 2 Nos casos em que o comprovante de residência esteja no nome de um familiar direto (pais, filhos e cônjuge), o interessado deverá apresentar original e cópia de algum documento que Condutores que tiveram a Carteira Nacional de Habilitação roubada ou furtada poderão solicitar a isenção da taxa de segunda via. A CNH precisa ter sido emitida pelo Detran/ RJ e estar na validade. Eles deverão comparecer à sede Page 20 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

21 do Detran, na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, das 8h às 16h, e apresentar originais e cópias do documento de identificação e do Registro de Ocorrência com o nome do documento roubado ou furtado. Não é possível realizar a alteração de dados no processo de segunda via da CNH. Caso isso seja necessário, o serviço de Alteração de Dado deverá ser solicitado. Se for do interesse do condutor fazer constar o tipo sanguíneo em sua CNH, ele deve apresentar no posto original e cópia do exame. Mudança de Estado Os portadores de carteiras emitidas em outro estado devem fazer a averbação no Rio de Janeiro antes de solicitar a Segunda via da CNH. O mesmo vale para quem sai do Rio de Janeiro. Page 21 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

22 Mudança de Categoria da CNH O condutor poderá obter habilitação em uma categoria superior desde que não tenha cometido infração gravíssima ou grave ou seja reincidente em infrações médias nos últimos 12 meses. A mudança deverá seguir as seguintes regras: B para C Após ter cumprido um ano na categoria B B para D Após dois anos na categoria B B para E Esta mudança não é permitida C para D Após um ano na categoria C C para E Após um ano na categoria C D para E Após um ano na categoria D (somente para aqueles que forem provenientes de categoria B sem ter passado pela categoria C ) Page 22 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

23 Observações: 1 2 Para habilitar-se nas categorias D e E ou para conduzir veículos de emergência, de carga perigosa ou de transporte de passageiros, o candidato deverá ser maior de 21 anos. Todos os candidatos à habilitação na categoria B terão de passar por aulas em simuladores de direção veicular. A relação de CFCs que possuem o simulador pode ser encontrada no Portal do Detran/RJ. Passo a Passo 1 Pagar uma taxa de serviço ou uma taxa de reexame (para quem não passou na primeira tentativa) 2 Agendar data e horário de entrega da documentação no posto de atendimento de sua preferência 3 Realizar os exames médicos na clínica indicada pelo Detran/RJ 4 Submeter-se ao Curso de Atualização (para condutores com exame de aptidão física e mental vencido há mais de cinco anos) Page 23 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

24 5 Fazer a Prova de Atualização (para quem fez o curso) 6 Passar por um exame psicológico (somente para aqueles que optarem pela opção de exercer atividade remunerada) 7 Matricular-se em uma autoescola 8 Fazer a prova prática 9 Ir ao posto escolhido para buscar a CNH atualizada Pagamento O interessado deve emitir o Duda de código (taxa de serviço) ou o de código (taxa de reexame) no banco Bradesco através do caixa eletrônico ou do site do banco. Agendamento O agendamento pode ser feito tanto pelo Portal do Detran/RJ, em Agendamentos» Mudança de Categoria, quanto pela Central de Atendimento, ligando para os números , e ou (gratuito somente para cidades do interior), de segunda a sexta, das 6h às 24h, e aos sábados, das 8h às 18h. Exames médicos O Detran/RJ informará ao cidadão o nome da clínica credenciada mais próxima de sua residência. É possível também escolher uma clínica próxima ao seu local de trabalho desde que o interessado apresente um documento com endereço onde exerce suas atividades profissionais: carteira de trabalho e previdência social, contracheque, declaração do empregador ou equivalente. Autoescola O próximo passo é se matricular numa autoescola para ter aulas aulas de direção. A própria autoescola se encarregará de marcar o prova prática. Entrega da documentação O condutor deverá comparecer ao posto, no dia marcado, com os seguintes documentos: Page 24 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

25 Para quem tem CNH com foto, emitida no estado do Rio de Janeiro: Original do documento de identificação Original da CNH vencida Original do Duda pago Original e cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de residência Para quem tem CNH sem foto ou emitida em outro estado: Original do documento de identificação Original da CNH vencida Original e cópia do CPF Original do Duda pago Original e cópia do comprovante de residência ou formulário de declaração de residência Page 25 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

26 Observações: Serão aceitos como documento de identificação: carteira de identidade, carteira de conselhos regionais (CRM, CRO, CRP etc), carteira de estrangeiro (RNE), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), certificado de reservista e passaporte. Nos casos em que o comprovante de residência esteja no nome de um familiar direto (pais, filhos e cônjuge), o interessado deverá apresentar original e cópia de algum documento que comprove o tipo de vínculo: documento de identidade, certidão de nascimento, certidão de casamento ou declaração de união estável. Caso resida com terceiros, será necessário apresentar original e cópia do comprovante de residência no nome da pessoa com quem reside e o formulário de declaração de residência assinada pelo titular e pelo requerente, garantindo que este último reside naquele domicílio. O Formulário nº pode ser encontrado no Portal do Detran/RJ. O passaporte deverá informar a filiação do interessado, caso o utilize como documento de identificação e o comprovante de residência esteja no nome de um dos pais. Se não tiver, de forma alguma, como comprovar residência, o requerente deverá abrir um processo administrativo explicando o motivo. Ele terá de apresentar original e cópia da carteira de identidade e fazer uma declaração de residência (formulário que pode ser encontrado no Portal do Detran/ RJ). Para abrir o processo, os moradores da Região Metropolitana devem se dirigir ao Protocolo Geral, na sede do Detran, que se encontra na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e funciona das 8h às 17h. Já os moradores do interior devem procurar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município onde residem. Os clientes que possuem CNH com foto, mas que nela não conste o número do CPF, terão de levar uma cópia deste documento. Portadores de Deficiência No caso de candidatos portadores de alguma deficiência física, auditiva ou visual, o médico irá identificar a deficiência e encaminhá-los à perícia médica do Detran/RJ. A perícia médica tem como objetivo verificar se é necessária a adaptação do veículo. O agendamento da perícia pode ser feito por telefone, ligando para os números: , e O interessado terá de ir à perícia médica levando o laudo da clínica e a caderneta de exames. Se discordar do resultado da perícia médica, o cidadão poderá interpor recurso e solicitar a avaliação de uma junta médica do Detran/RJ. O interessado terá de abrir processo no Protocolo Geral. Ele então passará por um novo exame, gratuito. O resultado desse exame será o definitivo, sem qualquer possibilidade de recurso. Page 26 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

27 Reabilitação da CNH cassada O condutor que tiver a carteira de habilitação cassada estará proibido de dirigir por um período de 2 anos. É, portanto, a penalidade mais grave prevista pelo Código de Trânsito Brasileiro. Passo a Passo 1 Entregar sua última CNH 2 Pagar uma taxa de serviço 3 Agendar visita ao posto de atendimento de sua preferência para abrir requerimento 4 Ir ao posto escolhido 5 Submeter-se ao Curso de Reciclagem para Condutores Infratores 6 Fazer a Prova de Reciclagem 7 Matricular-se em uma autoescola 8 Fazer as provas teórica e prática 9 Pegar sua carteira de volta Page 27 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

28 Entrega da Habilitação Chegará por correio uma notificação solicitando que o condutor entregue sua CNH e PID (Permissão Internacional para Dirigir, se for o caso) no Núcleo de Documentos Acautelados (Nuda) ou no posto de habilitação mais próximo de sua residência. A notificação será enviada para o endereço da CNH, cadastrado no Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Por isso, é imprescindível que tanto o endereço do veículo, quanto o da CNH estejam atualizados. O prazo inicial para cumprimento da penalidade de cassação será a data do bloqueio da Carteira Nacional de Habilitação no Renach. Pagamento O interessado deve emitir o Duda de código no banco Bradesco através do caixa eletrônico ou do site do banco. Agendamento O condutor deverá solicitar o agendamento para o serviço de Alteração de Dados/Curso de Reciclagem, ligando para os números: , e ou ainda (serviço gratuito somente para cidades do interior). O agendamento também poderá ser feito pelo Portal do Detran/RJ, em Agendamentos» Alteração de Dados/Curso de Reciclagem. Page 28 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

29 Entrega da documentação O condutor deverá comparecer ao posto, no dia marcado, com os seguintes documentos: Original e cópia do Duda Documento de identificação com foto CPF Nesse dia, será feita a captura de foto, assinatura e digital do requerente. Curso e Prova de Reciclagem Já com o protocolo, o condutor vai escolher uma das instituições de ensino presencial ou à distância cadastradas e fazer a inscrição. Após assistir às 30 horas de aula exigidas pela legislação, o condutor agendará a Prova de Reciclagem no site do Detran e se submeterá ao exame no local e na hora marcados. Se for reprovado ou não comparecer no dia, o condutor terá de agendar um novo exame, pagando uma taxa de reexame. Contudo, só será possível realizar nova avaliação passados 5 dias. Para que possa voltar a dirigir, o condutor deverá ser aprovado na Prova de Reciclagem e nos exames necessários à obtenção de CNH da categoria que possuía, ou de categoria inferior. Difere, portanto, da suspensão aplicada sempre que o condutor atingir 20 pontos ou mais em infrações de trânsito em um período de 12 meses, ou caso cometa infrações que por si só prevejam a aplicação da penalidade de Suspensão do Direito de Dirigir, como conduzir um veículo sob a influência de álcool. Page 29 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

30 Neste caso, a CNH é devolvida a seu titular imediatamente após o término do cumprimento da penalidade e aprovação na Prova de Reciclagem. A data de validade será a mesma da CNH entregue. Caso esteja vencida, é preciso fazer a renovação da habilitação. A Cassação da Carteira Nacional de Habilitação será aplicada: 1 Quando, suspenso o direito de dirigir, o infrator conduzir qualquer veículo 2 Quando o infrator sofre penalização, e, dentro do prazo de 12 meses, é reincidente nas infrações previstas no inciso III do art. 162 e nos arts. 163, 164, 165, 173, 174 e 175 do Código de Trânsito Brasileiro Para apresentar defesa prévia ou recurso contra a penalidade de Cassação da Carteira Nacional de Habilitação, os moradores da Região Metropolitana devem se dirigir ao Protocolo Geral, na sede do Detran, que se encontra na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro da cidade do Rio de Janeiro, e funciona das 8h às 17h. Já os moradores do interior devem procurar uma Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) no município onde residem. O condutor também pode enviar o recurso por correio, para o endereço da sede do Detran, e pelo Portal do Detran/RJ. Passado o prazo que consta na notificação, não será permitido dar entrada. A solicitação de defesa prévia ou recurso também poderá ser feita por um advogado, através de procuração simples acompanhada da Carteira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou por terceiros com firma reconhecida acompanhada da identidade do representante. Mudança de Estado Condutores que já tiverem a CNH cassada em outro estado e a tiverem entregado lá deverão ir ao Nuda para dar continuidade ao procedimento. O Nuda encontra-se na sede do Detran/RJ, que fica na Avenida Presidente Vargas, 817, sobreloja, no Centro da cidade do Rio de Janeiro. Page 30 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

31 Permissão Internacional para Dirigir Requisitos Para obter a Permissão Internacional para Dirigir, o condutor deverá ter uma Carteira Nacional de Habilitação dentro do prazo de validade. Só será permitido dirigir nos países signatários da Convenção de Viena. Passo a Passo 1 Pagar uma taxa de serviço 2 Agendar data e horário de entrega da documentação no posto de atendimento de sua preferência 3 Ir ao posto escolhido para buscar a Permissão Internacional para Dirigir Page 31 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

32 Pagamento O interessado deve emitir o Duda de código no banco Bradesco através do caixa eletrônico ou do site do banco. Agendamento O agendamento pode ser feito tanto pelo Portal do Detran/RJ, em Agendamentos» Permissão Internacional - PID, quanto pela Central de Atendimento, ligando para os números , e ou (gratuito somente para cidades do interior), de segunda a sexta, das 6h às 24h, e aos sábados, das 8h às 18h. Entrega da documentação O condutor deverá comparecer ao posto, no dia marcado, com os seguintes documentos: Original e cópia do documento de identificação contendo o registro da naturalidade (preferencialmente carteira de identidade) Original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação Original e cópia do Duda Original e cópia do passaporte (somente se o país de destino tiver como pré-requisito a apresentação do passaporte) Page 32 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

33 Observações: 1 Caso a CNH esteja vencida, será preciso solicitar o serviço de renovação do documento antes da emissão da PID 2 O condutor que possui carteira sem foto deverá solicitar um novo documento, com foto, antes da emissão da PID 3 A PID é a cópia fiel da CNH. Caso o condutor necessite alterar algum dado da carteira, será preciso, primeiro, solicitar a atualização da CNH por meio do serviço de Alteração de Dados 4 A validade da PID será a mesma da CNH 5 A PID não substitui a CNH em território nacional 6 O prazo de entrega da PID é de um dia útil na sede do Detran/RJ e três dias úteis nos demais postos 7 A PID também pode ser solicitada por um familiar direto (pais, filhos e cônjuge) do interessado desde que apresente autorização e documento que comprove o tipo de vínculo. No caso de a PID ser solicitada por terceiros, é necessária a apresentação de procuração por instrumento público Mudança de Estado Antes de solicitar a PID, condutores com CNH emitidas em outros estados deverão, primeiramente, fazer a averbação no estado Rio de Janeiro. Depois de concluída a transferência do prontuário, o próximo passo é requerer a emissão de uma nova CNH pelo Detran/RJ. Page 33 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

34 Países A lista de países que exigem a PID encontra-se abaixo. Para informações sobre o procedimento em países que não constem nesta lista, basta ligar para o próprio consulado do país de destino no Brasil. África do Sul Colômbia Guatemala México República Tcheca Albânia Coreia do Sul Guiana Moçambique República Dominicana Alemanha Costa Rica Guiné-Bissau Moldávia Romênia Angola Croácia Haiti Mônaco Rússia (Federação Russa) Argélia Cuba Holanda Mongólia San Marino Argentina Dinamarca Honduras Montenegro São Tomé e Príncipe Austrália El Salvador Hungria Namíbia Seicheles Áustria Equador Indonésia Nicarágua Senegal Azerbaijão Escócia Inglaterra Níger Sérvia Bahamas Eslováquia Irã Noruega Suécia Barein Eslovênia Irlanda do Norte Nova Zelândia Suíça Belarus (Bielorrússia) Estados Unidos Israel País de Gales Tajiquistão Bélgica Estônia Itália Panamá Tunísia Bolívia Filipinas Kuwait Paquistão Turcomenistão Bósnia e Herzegovina Finlândia Letônia Paraguai Ucrânia Bulgária França Líbia Peru Uruguai Cabo Verde Gabão Lituânia Polônia Uzbequistão Cazaquistão Gana Luxemburgo Portugal Venezuela Chile Geórgia Macedônia República Centro- Africana Zimbábue Cingapura Grécia Marrocos República Democrática do Congo Page 34 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

35

36 Page 36 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) MEUCARRO RIO DE JANEIRO

Página 1 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação)

Página 1 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Página 1 Guia Fácil para CNH (Carteira Nacional de Habilitação) Tabela de Conteúdo Introdução Permissão para dirigir Renovação da CNH (1ª via) 3 5 Troca da permissão para dirigir pela CNH definitiva 2ª

Leia mais

DETRAN-BA _ Departamento Estadual de Trânsito da Bahia

DETRAN-BA _ Departamento Estadual de Trânsito da Bahia Preencher o campo Registro e CEP; Clicar no botão consultar momento em que será gerando novo número de RENACH e SS será impressa com o botão imprimir. 4.4.3 Observações A PID expedida no Brasil, não poderá

Leia mais

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação

Membros da IFC. Corporação Financeira Internacional. Data de afiliação Membros da IFC Corporação Financeira Internacional Membro Data de afiliação Afeganistão 23 de setembro de 1957 África do Sul 3 de abril de 1957 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 20 de julho de 1956

Leia mais

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação

Membros da MIGA. Agência Multilateral de Garantia de Investimentos. Data de afiliação Membros da MIGA Agência Multilateral de Garantia de Investimentos Membro Data de afiliação África do Sul 10 de março de 1994 Albânia 15 de outubro de 1991 Alemanha 12 de abril de 1988 Angola 19 de setembro

Leia mais

Documentos. Documento de Identificação. Exames

Documentos. Documento de Identificação. Exames Documentos Documento de Identificação. Exames Avaliação Psicológica (conforme etapa do serviço); Aptidão Física e Mental (conforme etapa do serviço); Teórico-Técnico de Legislação (conforme etapa do serviço);

Leia mais

ÍNDICE PERMISSÃO PARA DIRIGIR CNH DEFINITIVA RENOVAÇÃO DE CNH SEGUNDA VIA DA CNH REABILITAÇÃO DA CNH ALTERAÇÃO DE CNH ALTERAÇÃO DO NOME DA CNH

ÍNDICE PERMISSÃO PARA DIRIGIR CNH DEFINITIVA RENOVAÇÃO DE CNH SEGUNDA VIA DA CNH REABILITAÇÃO DA CNH ALTERAÇÃO DE CNH ALTERAÇÃO DO NOME DA CNH ÍNDICE PERMISSÃO PARA DIRIGIR CNH DEFINITIVA RENOVAÇÃO DE CNH SEGUNDA VIA DA CNH REABILITAÇÃO DA CNH ALTERAÇÃO DE CNH ALTERAÇÃO DO NOME DA CNH CARTEIRA DE CONDUTOR DE MOTOCICLETA CARTEIRA DE MOTORISTA

Leia mais

VISTOS CONSULARES. Afeganistão Sim Sim. África do Sul Não Não. Albânia Sim Sim. Alemanha Não Não. Andorra Não Sim. Angola Sim Sim

VISTOS CONSULARES. Afeganistão Sim Sim. África do Sul Não Não. Albânia Sim Sim. Alemanha Não Não. Andorra Não Sim. Angola Sim Sim VISTOS CONSULARES - Você vai para o exterior? Uma das primeiras providências a ser tomada é procurar saber se o país de seu destino exige visto no passaporte junto à embaixada ou ao consulado para permitir

Leia mais

NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS. Lista da ONU

NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS. Lista da ONU NOMES DE PAÌSES EM PORTUGUÊS Lista da ONU Países-membros das Nações Unidas Segue-se a lista dos 192 países-membros das Nações Unidas, de acordo com a ordem alfabética de seus nomes em português, com as

Leia mais

Embaixadas do Brasil no Mundo - Alemanha

Embaixadas do Brasil no Mundo - Alemanha 1. edestinos.com.br 2. Dicas de viagem Última atualização: 30.09.2016 Passagens aéreas Bagagem Check-in e serviço de bordo Como reservar passagens aéreas Saúde durante a viagem FAQ Passageiras grávidas

Leia mais

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas)

País_Acondicionamento_Fev_2012 (valores em quilogramas) País/Acondicionamento Carrega Descarrega Total Geral Alemanha 28.679.316 13.003.023 41.682.339 Carga geral fraccionada 6.145.879 6.145.879 Granel sólido 12.024.535 3.440.000 15.464.535 Roll on/off (c/propulsor)

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINO

Leia mais

Prevalência global de excesso de peso e obesidade de adultos por Região

Prevalência global de excesso de peso e obesidade de adultos por Região Prevência glob de excesso de peso e obesidade de adultos por Região Nacion/Region Região europeia Albânia 2008-9 Nacion 10302 15-49 44.8 8.5 29.6 9.7 DHS Arménia 2005 Nacion 6016 15-49 26.9 15.5 DHS Áustria

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES SETEMBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES OUTUBRO / 2015 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

Relatório Mundial de Saúde 2006

Relatório Mundial de Saúde 2006 170 Relatório Mundial de Saúde 2006 Anexo Tabela 1 Indicadores básicos para todos os Estados-Membros Números computados pela OMS para assegurar comparabilidade a ; não são necessariamente estatísticas

Leia mais

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário

População estrangeira residente em Portugal, por nacionalidade e sexo, segundo o grupo etário POPULAÇÃO ESTRANGEIRA RESIDENTE E PORTUGAL 263322 12641 13174 16773 18713 27278 33693 32825 28375 21820 15712 10714 8835 7614 15155 143319 6644 7129 8951 9991 13983 18061 18393 16279 12722 8994 5933 4835

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO / 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA ANEXO DA DECISÃO PL-1877/2015 Diárias Nacionais do Confea Tabela de Equivalência com o Anexo I, Decreto 5992/06 Classificação do Cargo / Emprego/ Função Norma Legal aplicável (Decreto 5992/2006) 1) Presidente

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JUNHO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

Apoio à Participação em Eventos para Discentes

Apoio à Participação em Eventos para Discentes Apoio à Participação em Eventos para Discentes O PPGEdu/UFRGS oferece aos estudantes regularmente matriculados nos Cursos de Mestrado e Doutorado do Programa e vinculados a projeto de pesquisa em desenvolvimento,

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2016 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES DEZEMBRO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 QUALQUER PARTE DESTA OBRA PODERÁ SER REPRODUZIDA, DESDE QUE CITADO COMO

Leia mais

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012

Migrações. Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 Distribuição Geográfica da População Estrangeira Ano de 2012 A distribuição territorial da população estrangeira evidencia uma concentração predominante na zona litoral do país, com destaque para os distritos

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES NOVEMBRO 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MAIO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 2017 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

Leia mais

INSTRUÇÃO 1. OBJETIVO. Descrever o processo de Serviços no DETRAN/SP. 2. PROCEDIMENTO 2.1 DETALHAMENTO DO PROCESSO 1º REGISTRO

INSTRUÇÃO 1. OBJETIVO. Descrever o processo de Serviços no DETRAN/SP. 2. PROCEDIMENTO 2.1 DETALHAMENTO DO PROCESSO 1º REGISTRO SERVIÇOS DETRAN Página: 1/7 1. OBJETIVO Descrever o processo de Serviços no DETRAN/SP. 2. PROCEDIMENTO 2.1 DETALHAMENTO DO PROCESSO 1º REGISTRO 1. Para iniciar o procedimento de 1º registro de veículos

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES ABRIL / 2016 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS ABRIL 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

Voltagens e Configurações de Tomadas

Voltagens e Configurações de Tomadas Afeganistão C, D, F 240 V África Central C, E 220 V África do Sul C, M, 230 V Albânia C, F, L 230 V Alemanha C, F 230 V American Samoa A, B, F, I 120 V Andorra C, F 230 V Angola C 220 V Anguilla A, B 110

Leia mais

MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Em atendimento às Portarias CAPES n 156 de 28 de novembro de 2014 e n 132 de 18 de agosto de 2016, que

Leia mais

Universidade Estadual de Londrina DIVISÃO CENTRAL DE MARISTELA CRISTINA MARTINS

Universidade Estadual de Londrina DIVISÃO CENTRAL DE MARISTELA CRISTINA MARTINS DIVISÃO CENTRAL DE ESTÁGIOS E INTERCÂMBIOS MARISTELA CRISTINA MARTINS Estágios ESTÁGIO CURRICULAR LEI N 11.788 DE 25 DE SETEMBRO DE 2008 ESTÁGIO NA UEL DIREITO DO ESTAGIÁRIO ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 05/09/2009) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 05/09/2009) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES

DIRETORIA DE ESTUDOS SOCIOECONÔMICOS, INFORMAÇÕES E DESENVOLVIMENTO URBANO E RURAL DEPARTAMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÕES PRINCIPAIS PAÍSES DE DESTINO DA EXPORTAÇÃO DO MUNICÍPIO DE PIRACICABA - 2005 2005 Estados Unidos 421.693.481 25,29 México 124.421.946 7,46 Argentina 73.091.226 4,38 Federação da Rússia 59.379.834 3,56

Leia mais

Declaração nº A/63/635. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero

Declaração nº A/63/635. Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero Declaração nº A/63/635 Direitos humanos, orientação sexual e identidade de gênero Lida na Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova York, em 18 de dezembro de 2008, no marco dos 60 anos

Leia mais

Esquemas. & diagramas caderno 17

Esquemas. & diagramas caderno 17 Esquemas & diagramas caderno 17 Tipos de fichas e tomadas Diversos tipos de formatos de fichas e tomadas que existem no mundo Actualmente, existem no mundo 14 tipos diferentes de fichas e tomadas de corrente.

Leia mais

ARBITRAGEM NA COLÔMBIA. Arbitragem na Espanha. Uma visão geral

ARBITRAGEM NA COLÔMBIA. Arbitragem na Espanha. Uma visão geral ARBITRAGEM NA COLÔMBIA Arbitragem na Espanha Uma visão geral LEI DE ARBITRAGEM A Lei 60/2003, de 23 de dezembro, constitui o principal instrumento do quadro legal da arbitragem na Espanha ( LAE ). A LAE

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 -

Leia mais

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA ANDORRA Lei 12/82 03 Junho n.º 20/2017 14 fevereiro publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982

Leia mais

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO 22/10/12 22/11/12 22/12/12 22/01/13 22/02/13 22/03/13 22/04/13 22/05/13 22/06/13 22/07/13 22/08/13 22/09/13 22/10/13 22/11/13 22/12/13 22/01/14 22/02/14 22/03/14 22/04/14

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2017 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES

Leia mais

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO

COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO COMPORTAMENTO DO RISCO BRASILEIRO 11/09/12 11/10/12 11/11/12 11/12/12 11/01/13 11/02/13 11/03/13 11/04/13 11/05/13 11/06/13 11/07/13 11/08/13 11/09/13 11/10/13 11/11/13 11/12/13 11/01/14 11/02/14 11/03/14

Leia mais

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA Lei 12/82 03 Junho publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982 15% 11º 10% a) 12º 10% ANDORRA

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no uso das

CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no uso das Resolução nº 1.818, de 19 de setembro de 2009. Altera o valor das diárias definidos pela Resolução nº 1.745, de 26 de janeiro de 2005, e dispõe sobre demais assuntos. O CONSELHO FEDERAL DE ECONOMIA, no

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 13.75% 12.75% 11.25% 10.25% 8.75% 9.50% 10.25% 10.75% 11.25% 12.50% 11.00% 10.50% 9.75% 9.00% 8.50% 8.00% 7.25% 8.50% 9.00% 10.00% 10.50% 11.00%

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 11,75% 13,00% 13,75% 12,75% 11,25% 10,25% 8,75% 9,50% 10,25% 10,75% 11,25% 12,50% 11,00% 10,50% 9,75% 9,00% 8,50% 8,00% 7,25% 8,00% 8,50% 9,00%

Leia mais

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores. 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas

Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores. 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Ação Cultural Externa Relatório Anual 2014 Indicadores 1. Iniciativas apoiadas pelo Camões, IP a) número (total): 1071 2. Número de iniciativas apoiadas por áreas geográficas Áreas Geográficas Nº Iniciativas

Leia mais

JUROS E RISCO BRASIL

JUROS E RISCO BRASIL JUROS E RISCO BRASIL META DA TAXA SELIC FONTE: BANCO CENTRAL 11.75% 13.00% 13.75% 12.75% 11.25% 10.25% 8.75% 9.50% 10.25% 10.75% 11.25% 12.50% 11.00% 10.50% 9.75% 9.00% 8.50% 8.00% 7.25% 8.00% 8.50% 9.00%

Leia mais

ESTADOS UNIDOS. Vistos Consulares: Brasileiros necessitam de visto de entrada.

ESTADOS UNIDOS. Vistos Consulares: Brasileiros necessitam de visto de entrada. ESTADOS UNIDOS Vistos Consulares: Brasileiros necessitam de visto de entrada. DE ACORDO COM AS REGRAS CONSULARES, OS REQUERENTES DE VISTOS DEVEM COMPARECER PESSOALMENTE NUM DOS CENTROS DE ATENDIMENTO AO

Leia mais

Tabela ALUNOS REGULARES ESTRANGEIROS MATRICULADOS NO MESTRADO POR PAÍS DE ORIGEM EM 2010

Tabela ALUNOS REGULARES ESTRANGEIROS MATRICULADOS NO MESTRADO POR PAÍS DE ORIGEM EM 2010 Tabela 3.26 - ALUNOS REGULARES ESTRANGEIROS MATRICULADOS NO MESTRADO POR PAÍS DE ORIGEM EM 2010 ALUNOS REGULARES / UNIDADE ALEMANHA - - - - - 1 - - - - 1 - - - - - - - - - 2 ANGOLA - - - - - - - 1-1 -

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO

LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO Habilitação Parte 2 Prof. Denis Brasileiro Art. 140. A habilitação para conduzir veículo automotor e elétrico será apurada por meio de exames que deverão ser realizados junto ao

Leia mais

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU

LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU LISTA DE PAÍSES - POLIONU 2018 AGNU África do Sul 1 Alemanha 1 Angola 1 Arábia Saudita 1 Argélia 1 Argentina 1 Bangladesh 1 Brasil 1 Camboja 1 Canadá 1 Cazaquistão 1 China 1 Congo 1 Coreia do Norte 1 Coreia

Leia mais

2015 ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL

2015 ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL 2015 ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL O QUE É O ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL? Substituir pela versão em português 2 POR QUE USAR O ÍNDICE DE PROGRESSO SOCIAL? Substituir pela versão em português 3 DEFINIÇÃO DE

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00%

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 abr-16 ago-16 dez-16 META DA TAXA

Leia mais

NORMAS PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

NORMAS PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO EM EVENTOS CIENTÍFICOS NORMAS PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIO EM EVENTOS CIENTÍFICOS Prezado Professor, Bem-vindo ao Programa de Fomento à Pesquisa da FMP/FASE. Ele foi desenvolvido para estimular os docentes que desenvolvem investigação

Leia mais

Como faço para tirar um NADA CONSTA?

Como faço para tirar um NADA CONSTA? Como faço para tirar um NADA CONSTA? As certidões para fins pessoais são sempre gratuitas, independentemente da situação financeira da pessoa. Veja aqui como obtê-las. PARA OBTER O NADA CONSTA Em média,

Leia mais

LISTA DE SERVIÇOS E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Casa do Cidadão

LISTA DE SERVIÇOS E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Casa do Cidadão LISTA DE SERVIÇOS E DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA Casa do Cidadão CAGECE - Companhia de Água e Esgoto do Ceará (disponível nas Casas dos Shoppings Diogo e Benfica) 2ª via de conta de água Inscrição, Nome ou

Leia mais

1. O presente é um relatório sobre a participação no Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007.

1. O presente é um relatório sobre a participação no Acordo Internacional do Café (AIC) de 2007. ICC 119-3 6 março 2017 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 119. a sessão 13 17 março 2017 Londres, Reino Unido Acordo Internacional do Café de 2007 Participação aos 3 de março de 2017 Antecedentes

Leia mais

III instalação de aparador de linha antena corta-pipas, nos termos de regulamentação do Contran; (Incluído pela Lei nº , de 2009) IV inspeção

III instalação de aparador de linha antena corta-pipas, nos termos de regulamentação do Contran; (Incluído pela Lei nº , de 2009) IV inspeção III instalação de aparador de linha antena corta-pipas, nos termos de regulamentação do Contran; (Incluído pela Lei nº 12.009, de 2009) IV inspeção semestral para verificação dos equipamentos obrigatórios

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 01/2011, de 17 de novembro de A Diretoria da Fundação Professor Valle Ferreira, no uso de suas atribuições, resolve: CAPÍTULO I

RESOLUÇÃO N. 01/2011, de 17 de novembro de A Diretoria da Fundação Professor Valle Ferreira, no uso de suas atribuições, resolve: CAPÍTULO I RESOLUÇÃO N. 01/2011, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a concessão, pela Fundação Professor Valle Ferreira, de apoio financeiro para a realização de eventos de ensino, pesquisa e extensão na Faculdade

Leia mais

PORTARIA DETRAN Nº 667, DE

PORTARIA DETRAN Nº 667, DE PORTARIA DETRAN Nº 667, DE 22-08-2016 DOE 23-08-2016 Estabelece Normas e Procedimentos Para Captação Biométrica de Candidatos/Condutores perante o DETRAN/RR visando cumprimento das Resoluções nº 287/2008,

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES JULHO 2018 SUMÁRIO PÁG. 1 ANÁLISE 3 2 CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 DESTINOS.. 5 4 COURO BOVINO POR TIPO 6 5 DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS JULHO 2018 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE

BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE DADOS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE ARTEFATOS DE COURO MALAS Mercadoria: 42021100 - MALAS,MALETAS E PASTAS,DE COURO NATURAL/RECONST/ENVERN. 2005 2006 2007 País Kg US$ US$/Kg Part. Kg US$ US$/Kg Part.

Leia mais

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação - PEC-PG. Edital nº. 013/2008

Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação - PEC-PG. Edital nº. 013/2008 Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação - PEC-PG Edital nº. 013/2008 1. Do objeto: 1.1 O Ministério das Relações Exteriores (MRE), por intermédio do Departamento Cultural (DC), a Coordenação de

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 2 GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Guia de Matrícula UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 3 UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 4 Caro Aluno, Seja bem-vindo à Universidade

Leia mais

TABELA PRÁTICA DAS CONVENÇÕES PARA EVITAR A DUPLA TRIBUTAÇÃO CELEBRADAS POR PORTUGAL REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS

TABELA PRÁTICA DAS CONVENÇÕES PARA EVITAR A DUPLA TRIBUTAÇÃO CELEBRADAS POR PORTUGAL REDUÇÃO DE TAXAS PAÍSES DIPLOMA LEGAL TROCA DOS ÁFRICA DO SUL n.º 53/08 22 Setembro n.º 222/2008 publicado em 20-11-2008 EM VIGOR DESDE 22-10-2008 ALEMANHA Lei 12/82 03 Junho publicado em 14-10-1982 EM VIGOR DESDE 08-10-1982 15% 11º 10% a) 12º 10% ARGÉLIA

Leia mais

Boletim informativo RECURSOS HUMANOS ESTRANGEIROS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE ATUALIZAÇÃO DE DADOS ( )

Boletim informativo RECURSOS HUMANOS ESTRANGEIROS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE ATUALIZAÇÃO DE DADOS ( ) Boletim informativo RECURSOS HUMANOS ESTRANGEIROS NO MINISTÉRIO DA SAÚDE ATUALIZAÇÃO DE DADOS (2011-2016) ÍNDICE Índice Sumário executivo... 7 1. Evolução e caracterização dos recursos humanos estrangeiros

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,5%

META DA TAXA SELIC 14,5% 13,75% 14,25% 13,75% 13,5% 13,25% 12,75% 13,00% 12,75% 12,50% 12,00% 12,25% 11,75% 12,5% 11,25% 11,00% 10,50% 11,25% 11,5% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 META DA TAXA SELIC Cenário básico

Leia mais

Direitos do paciente. com câncer. Cruz Azul de São Paulo

Direitos do paciente. com câncer. Cruz Azul de São Paulo Direitos do paciente com câncer Cruz Azul de São Paulo Índice Introdução...03 Transporte urbano gratuito...04 Isenção do imposto de renda na aposentadoria...05 Isenção do ICMs na compra de veículos adaptados...06

Leia mais

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00%

META DA TAXA SELIC 14,5% 14,25% 13,75% 13,75% 13,5% 13,00% 13,25% 12,75% 12,25% 11,75% 12,75% 12,25% 12,75% 12,50% 12,5% 12,00% abr-08 ago-08 dez-08 abr-09 ago-09 dez-09 abr-10 ago-10 dez-10 abr-11 ago-11 dez-11 abr-12 ago-12 dez-12 abr-13 ago-13 dez-13 abr-14 ago-14 dez-14 abr-15 ago-15 dez-15 abr-16 ago-16 dez-16 META DA TAXA

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES FEVEREIRO / 215 SUMÁRIO PÁG. 1 - ANÁLISE DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES 3 2 - EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4

Leia mais

Tabela prática das convenções para evitar a dupla tributação celebradas por Portugal. Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor

Tabela prática das convenções para evitar a dupla tributação celebradas por Portugal. Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor Países (ordem alfabética) Diploma legal Troca dos instrumentos de ratificação / entrada em vigor Redução de taxas Dividendos Juros Royalties Art. º Taxa Art. º Taxa Art. º Taxa ÁFRICA DO SUL n.º 53/08

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 07/12/2016) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 07/12/2016) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso

Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso Madeira: Soluções Globais para Investimentos de Sucesso Tratados de Dupla Tributação Documento disponível em: www.ibc-madeira.com Convenções Celebradas por Portugal para Evitar a Dupla Tributação Europa

Leia mais

MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO Em atendimento às Portarias CAPES n 156 de 28 de novembro de 2014 e n 132 de 18 de agosto de 2016, que aprova o regulamento

Leia mais

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas

Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas Dados Estatísticos sobre as Comunidades Portuguesas População portuguesa e de origem portuguesa residente no estrangeiro (estimativa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Direcção Geral dos Assuntos

Leia mais

ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO

ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DA CORRUPÇÃO 2017 A Transparência Internacional é um movimento global com uma visão: um mundo em que governos, empresas, sociedade civil e a vida cotidiana das pessoas sejam livres

Leia mais

Os institutos seculares do mundo

Os institutos seculares do mundo Os institutos seculares do mundo DADOS ESTATÍSTICOS - Maio de 2018 Pesquisa realizada no final de 2017 entre os membros da CMIS CMIS Conferenza Mondiale Istituti Secolari Observação de método: a base dos

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 04/05/2018) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 04/05/2018) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 29/06/2017) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 29/06/2017) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 25/05/2015) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 25/05/2015) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

DIRETRIZES PARA CONCESSÃO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PARA DISCENTES E DOCENTES DO PPGEF

DIRETRIZES PARA CONCESSÃO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PARA DISCENTES E DOCENTES DO PPGEF DIRETRIZES PARA CONCESSÃO DE APOIO À PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS PARA DISCENTES E DOCENTES DO PPGEF 1. Das normas gerais 1.1. Cada discente regularmente matriculado no PPGEF poderá ter atendida anualmente

Leia mais

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 08/04/2016) Legenda

Quadro Geral de Regime de Vistos para a Entrada de Estrangeiros no Brasil (Atualizado em 08/04/2016) Legenda Ministério das Relações Exteriores Subsecretaria-Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior Departamento de Imigração e Assuntos Jurídicos Divisão de Imigração Quadro Geral de Regime de Vistos para

Leia mais

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1

GUIA DE MATRÍCULA EAD UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO 1 1 GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA Guia de Matrícula 2 Caro estudante, Seja bem-vindo à Universidade Castelo Branco. É com grande satisfação que o recebemos para ser mais um integrante dos nossos cursos de Graduação

Leia mais

Modernização na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas

Modernização na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas Administração Pública e Saúde Modernização na Secretaria de Estado das Comunidades Ministério dos Negócios Estrangeiros Os casos de estudo Consulado Virtual e Sistema de Localização de Portugueses como

Leia mais

Estrutura Demográfica e Despesa com Previdência: Comparação do Brasil com o Cenário Internacional

Estrutura Demográfica e Despesa com Previdência: Comparação do Brasil com o Cenário Internacional temas de economia aplicada 11 Estrutura Demográfica e Despesa com Previdência: Comparação do Brasil com o Cenário Internacional Rogério Nagamine Costanzi (*) Trata-se de fato amplamente conhecido que existe

Leia mais

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, SÉRIES ESTATÍSTICAS

PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, SÉRIES ESTATÍSTICAS PRODUÇÃO CIENTÍFICA PORTUGUESA, 1990-2008 SÉRIES ESTATÍSTICAS FICHA TÉCNICA Título Produção Científica Portuguesa, 1990-2008: Séries Estatísticas Autor Direcção de Serviços de Informação Estatística em

Leia mais

ICC setembro 2012 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 109. a sessão setembro 2012 Londres, Reino Unido

ICC setembro 2012 Original: inglês. Conselho Internacional do Café 109. a sessão setembro 2012 Londres, Reino Unido ICC 109 7 18 setembro 2012 Original: inglês P Conselho Internacional do Café 109. a sessão 25 28 setembro 2012 Londres, Reino Unido Acordo Internacional do Café de 2007 Participação aos 17 de setembro

Leia mais

Es t i m a t i v a s

Es t i m a t i v a s Brasileiros no Mundo Es t i m a t i v a s Ministério das Relações Exteriores - MRE Subsecretaria Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior - SGEB Departamento Consular e de Brasileiros no Exterior

Leia mais

MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BENEFICIÁRIOS DO PROAP

MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BENEFICIÁRIOS DO PROAP MANUAL DE CONCESSÃO DE AUXÍLIO FINANCEIRO A ESTUDANTES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU BENEFICIÁRIOS DO PROAP Em atendimento às Portarias CAPES n 156 de 28 de novembro de 2014, que aprova

Leia mais

Informação Fiscal Dupla Tributação Internacional em Portugal

Informação Fiscal Dupla Tributação Internacional em Portugal Informação Fiscal Dupla Tributação Internacional em Portugal O Conselho de Ministros aprovou, no passado dia 26 de Janeiro de 2012 e no dia 2 de Fevereiro de 2012, dois Acordos com o Estado do Qatar e

Leia mais

DUPLA TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL EM PORTUGAL

DUPLA TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL EM PORTUGAL SOCIEDA ADVOGADOS, RL ROGÉRIO FERNANS FERREIRA & ASSOCIADOS DUPLA TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL EM PORTUGAL CONFIANÇA EFICIÊNCIA COMPETÊNCIA Foram recentemente aprovados e ratificados, respectivamente, pela

Leia mais

Dupla Tributação Internacional em Portugal

Dupla Tributação Internacional em Portugal Dupla Tributação Internacional em Portugal No passado mês de Abril, foram aprovados e ratificados, respectivamente, pela República Portuguesa e pelo Exmo. Senhor Presidente, um Acordo com o Estado do Qatar,

Leia mais

GUIA PRÁTICO DESTACAMENTO DE TRABALHADORES DE OUTROS PAÍSES PARA PORTUGAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO DESTACAMENTO DE TRABALHADORES DE OUTROS PAÍSES PARA PORTUGAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO DESTACAMENTO DE TRABALHADORES DE OUTROS PAÍSES PARA PORTUGAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Destacamento de Trabalhadores de Outros Países para Portugal

Leia mais

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES

EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS DE COUROS E PELES MARÇO 2017 SUMÁRIO Pág. 1 - ANÁLISE 3 2 - CAPÍTULO 41 COMPLETO 4 3 - DESTINOS 5 4 - COURO BOVINO POR TIPO 6 5 - DISTRIBUIÇÃO POR ESTADO 7 1 ANÁLISE DAS MARÇO 2016 As Exportações de Couros e Peles apresentadas

Leia mais

Tarifário 2016 Em vigor a partir de 5/9/2016

Tarifário 2016 Em vigor a partir de 5/9/2016 Uzo Original Destino Preço por Minuto/SMS/MMS Voz Todas as redes nacionais 0,193 Voz (tarifa reduzida) Todas as redes nacionais 0,145 SMS Todas as redes nacionais 0,098 SMS (tarifa reduzida) Todas as redes

Leia mais

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1

ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 ERRATA DO EDITAL Nº 81/2017 Errata nº 1 1.5 Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário (GRU) e pagar a taxa no valor de R$ 100,00 (cem reais) que deverá ser

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019.2 O Diretor Geral da FALOG - Faculdade Logos, em consonância com o regimento da instituição, torna público o edital do processo seletivo classificatório para o Vestibular

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1.2019 O Diretor Geral da FALOG - Faculdade Logos, em consonância com o regimento da instituição, torna público o edital do processo seletivo classificatório para o Vestibular

Leia mais