CAPÍTULO XXIV. Não ponhais a candeia debaixo do alqueire

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CAPÍTULO XXIV. Não ponhais a candeia debaixo do alqueire"

Transcrição

1 CAPÍTULO XXIV Não ponhais a candeia debaixo do alqueire

2 Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus. (Jesus, em Mateus 5,16)

3 1. Não se acende uma candeia para colocála debaixo do alqueire; mas ela deve ser colocada sobre um velador, a fim de que ilumine aqueles que estão na casa. (Mateus, 5:15). 2. Não há ninguém que, após ter acendido uma candeia, a cubra com um vaso ou a coloque debaixo da cama; mas deve ser colocada sobre o velador, a fim de que aqueles que entrem vejam a luz; pois não há nada de secreto que não deva ser descoberto, nem nada de escondido que não deva ser revelado e aparecer publicamente. (Lucas, 8:16 e 17).

4 3. Seus discípulos, se aproximando, disseram: Por que falais por parábolas? E respondendo, lhes disse: Porque foi dado a vós conhecer os mistérios do reino dos Céus; mas, a eles, isso não lhes foi dado. Porque, àquele que já tem, mais lhe será dado e ele ficará na abundância; àquele, entretanto, que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. Falo-lhes por parábolas, porque, vendo, não veem e, ouvindo, não escutam e não compreendem. E neles se cumprirá a profecia de Isaías, que diz: Ouvireis com os vossos ouvidos e não escutareis; olhareis com os vossos olhos e não vereis. ==>

5 Porque o coração deste povo se tornou pesado, seus ouvidos se tornaram surdos, e fecharam os olhos para que seus olhos não vejam e seus ouvidos para que não ouçam, para que seu coração não compreenda e nem se convertam permitindo que eu os cure. (Mateus, 13:10 a 15).

6 1. Não se acende uma candeia para colocála debaixo do alqueire; mas ela deve ser colocada sobre um velador, fim de que ilumine aqueles que estão na casa. (Mateus, 5:15).

7 Candeia: Pequeno aparelho de iluminação, que se suspende por um prego, com recipiente de lata ou outro material, abastecido com óleo, e no qual se embebe uma torcida. (AURÉLIO).

8

9

10 Velador: Utensílio formado de uma haste de madeira apoiada numa base, tendo na parte superior uma espécie de disco onde se coloca um candeeiro ou uma vela. (HOUAISS).

11 CANDEIA: NÃO SOB O ALQUEIRE, MAS SOBRE O VELADOR NÃO SIGNIFICA OBRIGAÇÃO DE REVELAR TUDO À TODOS

12 CANDEIA: NÃO SOB O ALQUEIRE, MAS SOBRE O VELADOR NÃO SIGNIFICA SIGNIFICA OBRIGAÇÃO DE REVELAR TUDO À TODOS QUE O ENSINAMENTO DEVE SER PROPORCIONAL À INTELIGÊNCIA DE QUEM SE QUEIRA INSTRUIR

13 CANDEIA: NÃO SOB O ALQUEIRE, MAS SOBRE O VELADOR NÃO SIGNIFICA SIGNIFICA OBRIGAÇÃO DE REVELAR TUDO À TODOS QUE O ENSINAMENTO DEVE SER PROPORCIONAL À INTELIGÊNCIA DE QUEM SE QUEIRA INSTRUIR LUZ DEMASIADA DESLUMBRA SEM ESCLARECER ( ) TODO ENSINAMENTO DEVE SER PROPORCIONAL À INTELIGÊNCIA DAQUELE A QUEM SE QUEIRA INSTRUIR ( ) AK- 4

14 Assim como não se acende uma luz senão para dissipar a escuridão e iluminar o ambiente, do mesmo modo aquele que possui o conhecimento das leis divinas não deve guardá-lo para si, mas divulgá-lo através da palavra e, sobretudo, do exemplo. (Roteiro Sistematizado, p. 393).

15 Os que conhecem as leis divinas deverão divulgá-las para o maior número possível de criaturas. Não espalhar os conhecimentos espirituais é esconder egoisticamente a luz que poderia beneficiar a muitos. (Roteiro Sistematizado, p. 393).

16 UTILIDADE DA INTELIGÊNCIA DEUS DEU A INTELIGÊNCIA AO HOMEM PARA COMPREENDER:

17 UTILIDADE DA INTELIGÊNCIA DEUS DEU A INTELIGÊNCIA AO HOMEM PARA COMPREENDER: - AS COISAS DA TERRA - AS COISAS DO CÉU EM ESPECIAL: QUANDO O HOMEM RACIOCINA SOBRE A SUA FÉ, BUSCA A RAZÃO PARA APOIÁ-LA. É ENTÃO QUE NÃO DEVE COLOCAR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE.

18 UTILIDADE DA INTELIGÊNCIA DEUS DEU A INTELIGÊNCIA AO HOMEM PARA COMPREENDER: - AS COISAS DA TERRA - AS COISAS DO CÉU EM ESPECIAL: QUANDO O HOMEM RACIOCINA SOBRE A SUA FÉ, BUSCA A RAZÃO PARA APOIÁ-LA. É ENTÃO QUE NÃO DEVE COLOCAR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE. ( ) É ENTÃO QUE NÃO SE DEVE POR A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE, VISTO QUE, SEM A LUZ DA RAZÃO, DESFALECE A FÉ. AK 4

19 É de causar admiração diga Jesus que a luz não deve ser colocada debaixo do alqueire, quando ele próprio constantemente oculta o sentido de suas palavras sob o véu da alegoria, que nem todos podem compreender. (KARDEC, ESE, Cap. XXIV, item 4). Na verdade, o que fazia era apenas dosar o conhecimento de acordo com a capacidade de seus ouvintes para entender os ensinos que passava.

20 Por outro lado, podemos observar que Jesus só usou de parábolas para as partes mais abstratas de sua doutrina ; porém, quando falava em regras de conduta normas de proceder para com o próximo, nisso foi o mais claro possível, daí ter feito da caridade para com o próximo, e da humildade, a condição expressa da salvação.

21 E nem mesmo a seus discípulos, aos quais, certamente, instruía mais que ao povo, disse tudo quanto poderia ter dito: Ainda tenho muitas coisas a dizer, mas agora vocês não seriam capazes de suportar. (Jo 16,12).

22 LUZ SOB RESERVA EXPLICAÇÕES DE KARDEC - É PREVIDENTE SABEDORIA - É REVELAR SÓ O QUE PODE SER RECEBIDO - ASSIM PROCEDEU JESUS E PROCEDEM HOJE OS ESPÍRITOS

23 LUZ SOB RESERVA EXPLICAÇÕES DE KARDEC LUZ SOB ALQUEIRE - É PREVIDENTE SABEDORIA - É REVELAR SÓ O QUE PODE SER RECEBIDO - ASSIM PROCEDEU JESUS E PROCEDEM HOJE OS ESPÍRITOS - É OCULTAR AS VERDADES PARA DOMINAR O POVO - É MISTÉRIO CUJO EXAME AS RELIGIÕES PROIBEM

24 LUZ SOB RESERVA EXPLICAÇÕES DE KARDEC LUZ SOB ALQUEIRE - É PREVIDENTE SABEDORIA - É REVELAR SÓ O QUE PODE SER RECEBIDO - ASSIM PROCEDEU JESUS E PROCEDEM HOJE OS ESPÍRITOS - É OCULTAR AS VERDADES PARA DOMINAR O POVO - É MISTÉRIO CUJO EXAME AS RELIGIÕES PROIBEM NADA HÁ SECRETO QUE NÃO VENHA SER DESCOBERTO NÃO SIGNIFICA QUE O HOMEM PODE CONHECER HOJE TODOS OS MISTÉRIOS

25 LUZ SOB RESERVA EXPLICAÇÕES DE KARDEC LUZ SOB ALQUEIRE - É PREVIDENTE SABEDORIA - É REVELAR SÓ O QUE PODE SER RECEBIDO - ASSIM PROCEDEU JESUS E PROCEDEM HOJE OS ESPÍRITOS - É OCULTAR AS VERDADES PARA DOMINAR O POVO - É MISTÉRIO CUJO EXAME AS RELIGIÕES PROIBEM NADA HÁ SECRETO QUE NÃO VENHA SER DESCOBERTO NÃO SIGNIFICA QUE O HOMEM PODE CONHECER HOJE TODOS OS MISTÉRIOS SIGNIFICA QUE O HOMEM CONHECERÁ UM DIA, TODOS OS MISTÉRIOS

26 LUZ SOB RESERVA EXPLICAÇÕES DE KARDEC LUZ SOB ALQUEIRE - É PREVIDENTE SABEDORIA - É REVELAR SÓ O QUE PODE SER RECEBIDO - ASSIM PROCEDEU JESUS E PROCEDEM HOJE OS ESPÍRITOS - É OCULTAR AS VERDADES PARA DOMINAR O POVO - É MISTÉRIO CUJO EXAME AS RELIGIÕES PROIBEM NADA HÁ SECRETO QUE NÃO VENHA SER DESCOBERTO NÃO SIGNIFICA QUE O HOMEM PODE CONHECER HOJE TODOS OS MISTÉRIOS SIGNIFICA QUE O HOMEM CONHECERÁ UM DIA, TODOS OS MISTÉRIOS (...) CADA COISA TEM DE VIR NA ÉPOCA PRÓPRIA; A SEMENTE LANÇADA À TERRA, FORA DA ESTAÇÃO NÃO GERMINA... AK 4

27 Deve-se compartilhar, a benefício de todos, os conhecimentos que se possui, adquiridos ao longo da vida de Espírito. A vida é única, a experiência na carne é que é múltipla. Uma vez se conhecendo uma verdade espiritual, não se deve escondê-la de ninguém, ao contrário, é preciso se esforçar para que todos possam usufruir dela. Entretanto, não iludamos, pois a verdade somente será percebida por aqueles que se propõem a ir a seu encontro.

28 Deve-se compartilhar, a benefício de todos, os conhecimentos que se possui, adquiridos ao longo da vida de Espírito. Há duas maneiras de ser enganado. Uma é acreditar no que não é A vida é única; a experiência no corpo é que são múltiplas. Uma vez verdade; se conhecendo a outra uma é se verdade recusar espiritual, não se deve escondê-la de ninguém, ao a contrário, acreditar é preciso se no esforçar que é verdade. para que todos possam usufruir dela. Søren Kierkegaard Entretanto, não iludamos, pois ( ). a verdade somente será percebida por aqueles que se propõem a ir a seu encontro.

29 Deve-se compartilhar, a benefício de todos, os conhecimentos que se possui, adquiridos ao longo da vida de Espírito. Há duas maneiras de ser enganado. Uma é acreditar no que não é A vida é única; a experiência no corpo é que são múltiplas. Uma vez verdade; se conhecendo a outra uma é se verdade recusar espiritual, não se deve escondê-la de ninguém, ao a contrário, acreditar é preciso se no esforçar que é verdade. para que todos possam usufruir dela. Søren Kierkegaard Entretanto, não iludamos, pois ( ). a verdade somente será percebida por aqueles que se propõem a ir a seu encontro.

30 Se, pois, em sua previdente sabedoria, a Providência não revela as verdades senão gradualmente, sempre as desvenda à medida que a Humanidade está amadurecida para recebê-las. Ela as mantêm de reserva, e não sob o alqueire. Os homens, porém, ao se apoderarem das verdades, quase sempre as ocultam do vulgo com o intento de o dominarem. São esses que, verdadeiramente, colocam a luz debaixo do alqueire. É por isso que quase todas as religiões têm tido seus mistérios, cujo exame proíbem. [ ]. (KARDEC, ESE, cap. XXIV, item 5).

31 [ ] Em suas instruções, os Espíritos procederam com admirável prudência. Só abordaram as diversas partes já conhecidas de Doutrina de modo gradual e sucessivo, deixando as outras partes para serem reveladas à medida que se for tornando oportuno fazê-las sair da obscuridade. Se a houvessem apresentado completa desde o início, ela só se teria mostrado acessível a reduzido número de pessoas; teria mesmo assustado as que não se achassem preparadas para recebê-lo, prejudicando assim a sua propagação. ==>

32 Se, pois, os Espíritos ainda não dizem tudo ostensivamente, não é porque haja na Doutri na mistérios em que só alguns privilegiados, nem porque eles coloquem a candeia debaixo do alqueire, mas porque cada coisa tem de vir no momento oportuno. Os Espíritos dei xam que cada ideia tenha tempo para amadurecer e propagar-se, antes que apresentem outra, a fim de que os acontecimentos tenham tempo de preparar a sua aceitação. (KARDEC, ESE, cap. XXIV, item 7.

33 O Livro dos Espíritos não é um tratado completo do Espiritismo; não faz senão colocarlhe as bases e os pontos fundamentais, que devem se desenvolver sucessivamente pelo estudo e pela observação. (KARDEC, Revista Espírita 1868, 1993j, p. 223).

34 NÃO PROCUREIS OS GENTIOS 8. Jesus enviou seus doze apóstolos, após lhes ter dado as seguintes instruções: Não procureis os gentios, e não entreis nas cidades dos samaritanos; mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel; e nos lugares onde fordes, pregai dizendo que o reino dos Céus está próximo. (Mateus, 10:5 a 7)

35 NÃO PROCUREIS OS GENTIOS NÃO SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS QUE DESPREZASSEM OS PAGÃOS

36 NÃO PROCUREIS OS GENTIOS NÃO SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS QUE DESPREZASSEM OS PAGÃOS SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS - OS PAGÃOS NÃO ESTAVAM PREPARADOS - OS JUDEUS ESTAVAM (POR MOISÉS E OS PROFETAS)

37 NÃO PROCUREIS OS GENTIOS NÃO SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS QUE DESPREZASSEM OS PAGÃOS SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS - OS PAGÃOS NÃO ESTAVAM PREPARADOS - OS JUDEUS ESTAVAM (POR MOISÉS E OS PROFETAS) SIGNIFICA HOJE PARA OS ESPÍRITAS:

38 NÃO PROCUREIS OS GENTIOS NÃO SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS QUE DESPREZASSEM OS PAGÃOS SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS - OS PAGÃOS NÃO ESTAVAM PREPARADOS - OS JUDEUS ESTAVAM (POR MOISÉS E OS PROFETAS) NÃO DEVEM APLICAR-SE SIGNIFICA HOJE PARA OS ESPÍRITAS: - AOS INCRÉDULOS SISTEMÁTICOS - AOS ZOMBADORES OBSTINADOS - AOS ADVERSÁRIOS INTERESSADOS

39 NÃO PROCUREIS OS GENTIOS NÃO SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS QUE DESPREZASSEM OS PAGÃOS SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS - OS PAGÃOS NÃO ESTAVAM PREPARADOS - OS JUDEUS ESTAVAM (POR MOISÉS E OS PROFETAS) NÃO DEVEM APLICAR-SE SIGNIFICA HOJE PARA OS ESPÍRITAS: DEVEM APLICAR-SE - AOS INCRÉDULOS SISTEMÁTICOS - AOS ZOMBADORES OBSTINADOS - AOS ADVERSÁRIOS INTERESSADOS - AOS DE BOA VONTADE - AOS QUE DESEJAM LUZ - AOS QUE QUEREM VER

40 NÃO PROCUREIS OS GENTIOS NÃO SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS QUE DESPREZASSEM OS PAGÃOS SIGNIFICOU PARA OS APÓSTOLOS - OS PAGÃOS NÃO ESTAVAM PREPARADOS - OS JUDEUS ESTAVAM (POR MOISÉS E OS PROFETAS) NÃO DEVEM APLICAR-SE SIGNIFICA HOJE PARA OS ESPÍRITAS: DEVEM APLICAR-SE - AOS INCRÉDULOS SISTEMÁTICOS - AOS ZOMBADORES OBSTINADOS - AOS ADVERSÁRIOS INTERESSADOS - AOS DE BOA VONTADE - AOS QUE DESEJAM LUZ - AOS QUE QUEREM VER ( ) DEIXAR TRANQUILOS OS OUTROS NÃO É DAR MOSTRA DE INDIFERENÇA MAS DE BOA POLÍTICA. CHEGAR-LHES-Á A VEZ, QUANDO ESTIVEREM DOMINADOS PELA OPINIÃO GERAL... AK 4

41 Os sãos não têm necessidade de médico 11. Jesus, estando à mesa na casa deste homem (Mateus), vieram muitos publicanos e pessoas de má vida que se colocaram à mesa com Jesus e seus discípulos; e vendo isso, os fariseus disseram a seus discípulos: Por que vosso Mestre come com os publicanos e pessoas de má vida? Mas Jesus, os tendo escutado, lhes disse: Os sãos não têm necessidade de médico, mas sim os enfermos. (Mateus, 9:10 a 12).

42 Os sãos não têm necessidade de médico 1. O que significa, na História do Cristianismo, o banquete aos publicanos e pecadores (pessoas de má vida)? 'Demonstra que o Senhor abraça a todos os que desejem a excelência de sua alimentação espiritual, nos trabalhos de sua vinha, e que não só nas ocasiões de fé permanece presente entre os que o amam; em qualquer tempo e situação, está pronto a atender as almas que o buscam. (Emmanuel). (Roteiro Sistematizado, p. 396).

43 Os sãos não têm necessidade de médico A que tipo de doente se referia Jesus? Aos humildes, desprezados pelos homens, no entanto, com os corações preparados para re ceber a Jesus, que veio, principalmente para esses. (Roteiro Sistematizado, p. 396).

44 Os sãos não têm necessidade de médico O exemplo de Jesus impõe-nos também a obrigação de auxiliarmos aqueles que transitam no mundo entre dificuldades maiores que as nossas. (Roteiro Sistematizado, p. 396).

45 Muitas vezes se admira que a mediunidade seja concedida a pessoas indignas e capazes de fazer um mau uso dela. Se o poder de comunicar-se com os Espíritos não fosse dado senão aos mais dignos, quem poderia pretender tê-lo? Onde fica, aliás, o limite da dignidade e da indignidade? A mediunidade é distribuída sem distinção, a fim de que os Espíritos possam levar a luz a todos os níveis, a todas as classes da sociedade, tanto ao pobre quanto ao rico; aos sábios para fortificá-los no bem, aos viciosos para corrigi-los. Não são esses últimos os doentes que precisam de médico? [ ]. (KARDEC, ESE, Cap. XXIV, item 12).

46 Os médiuns, em sua generalidade, não são missionários na acepção comum do termo; são almas que fracassaram desastradamente, que contrariaram, sobremaneira, o curso das leis divinas, e que resgatam, sob o peso de severos compromissos e ilimitadas responsabilidades, o passado obscuro e delituoso. O seu pretérito, muitas vezes, se encontra enodoado de graves deslizes e de erros clamorosos. Quase sempre, são espíritos que tombaram dos cumes sociais, pelos abusos do poder, da autoridade, da fortuna e da inteligência, e que regressam ao orbe terráqueo para se sacrificarem em favor do grande número de almas que desviaram das sendas luminosas da fé, da caridade e da virtude. ==>

47 São almas arrependidas, que procuram arrebanhar todas as felicidades que perderam, reorganizando, com sacrifícios, tudo quanto esfacelaram nos seus instantes de criminosas arbitrariedades e de condenável insânia. (Emmanuel Dissertações mediúnicas. FEB, 1987, p ).

48 CORAGEM DA FÉ 13. Todo aquele que me confessar e me reconhecer diante dos homens, eu o reconhecerei e confessarei diante de meu Pai que está nos Céus; e todo aquele que me renegar diante dos homens, eu o renegarei também, diante de meu Pai que está nos Céus. (Mateus, 10:32 e 33). 14. Se alguém se envergonha de mim e de minhas palavras, o Filho do Homem se envergonhará dele também, quando vier em sua glória e na de seu Pai e dos santos anjos. (Lucas, 9:26).

49 CORAGEM DA FÉ QUEM RECEIA PREJUIZOS NESTE MUNDO FÉ EGOÍSTA FÉ OCULTADA COVARDIA MORAL NÃO TERÁ O RECONHECIMENTO DO CRISTO QUEM NÃO RECEIA PREJUIZOS NESTE MUNDO FÉ CORAJOSA TRABALHA PELO FUTURO DE TODOS TERÁ O RECONHECIMENTO DO CRISTO

50 CORAGEM DA FÉ QUEM RECEIA PREJUIZOS NESTE MUNDO FÉ EGOÍSTA FÉ OCULTADA COVARDIA MORAL NÃO TERÁ O RECONHECIMENTO DO CRISTO QUEM NÃO RECEIA PREJUIZOS NESTE MUNDO FÉ CORAJOSA TRABALHA PELO FUTURO DE TODOS TERÁ O RECONHECIMENTO DO CRISTO APLICAÇÃO: ENSINOS DE JESUS ENSINOS ESPÍRITAS

51 CORAGEM DA FÉ QUEM RECEIA PREJUIZOS NESTE MUNDO FÉ EGOÍSTA FÉ OCULTADA COVARDIA MORAL NÃO TERÁ O RECONHECIMENTO DO CRISTO QUEM NÃO RECEIA PREJUIZOS NESTE MUNDO FÉ CORAJOSA TRABALHA PELO FUTURO DE TODOS TERÁ O RECONHECIMENTO DO CRISTO APLICAÇÃO: ENSINOS DE JESUS ENSINOS ESPÍRITAS ( ) AQUELES QUE SE HOUVEREM ARRECEADO DE SE CONFESSAREM DISCÍPULOS DA VERDADE NÃO SÃO DIGNOS DE SE VEREM ADMITIDOS NO REINO DA VERDADE... AK - 15

52 COMO TESTEMUNHAR A FÉ NAS PROVAS REJUBILAI-VOS! É A OCASIÃO DE PROVAR A SINCERIDADE DE VOSSA FÉ

53 COMO TESTEMUNHAR A FÉ NAS PROVAS PARA QUE A VERDADE TRIUNFE REJUBILAI-VOS! NÃO PROCURE SALVAR OS BENS OU A PRÓPRIA VIDA... É A OCASIÃO DE PROVAR A SINCERIDADE DE VOSSA FÉ RENUNCIANDO AO CRISTO

54 COMO TESTEMUNHAR A FÉ NAS PROVAS PARA QUE A VERDADE TRIUNFE REJUBILAI-VOS! NÃO PROCURE SALVAR OS BENS OU A PRÓPRIA VIDA... É A OCASIÃO DE PROVAR A SINCERIDADE DE VOSSA FÉ RENUNCIANDO AO CRISTO (...) CONSIDERAI-VOS DITOSOS, QUANDO HAJA HOMENS QUE PELA SUA MÁ VONTADE PARA CONVOSCO, VOS DÊEM OCASIÃO DE PROVAR A SINCERIDADE DA VOSSA FÉ, PORQUANTO O MAL QUE VOS FAÇAM REDUNDARÁ EM PROVEITO VOSSO (...) AK- 19

55 Então, é certo que devemos divulgar o Espiritismo, pois, segundo o Codificador, ele vem lançar luz sobre uma grande quantidade de pontos obscuros dos ensinamentos de Jesus. Espíritas!, amai-vos, este o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo. (Espírito de Verdade, ESE, Cap. VI, item 5). Temos, portanto, obrigação moral de conhecê-lo numa profundidade bem maior do que a dos não adeptos. Para isso é necessário estudo constante de suas obras, porque, ninguém põe em prática e muito menos ensina o que não sabe.

56

57

58 Em O Livro dos Médiuns (jan/1861), Kardec lista as obras que devem ser lidas pelos que quem ter noções preliminares do Espiritismo, sugerindo esta ordem: 1º O que é o Espiritismo: [ ]. 2º O Livro dos Espíritos: [ ]. 3º O Livro dos Médiuns: [ ]. 4º A Revista Espírita: Variada coletânea de fatos, de explicações teóricas e de trechos isolados, que completam o que se encontra nas duas obras precedentes, formando-lhes, de certo modo, a aplicação. Sua leitura pode fazerse simultaneamente com a daquelas obras, porém, mais proveitosa será, e, sobretudo, mais inteligível, se for feita depois de O Livro dos Espíritos. (p. 53).

59 Obviamente, que, entre divulgar e fazer proselitismo, há uma grande diferença. Kardec, disse: os espíritas buscam prosélitos primeiramente entre as pessoas de boa vontade aquelas que desejam a luz não se deve perder tempo com as que obstinadamente se recusam a ver e a ouvir. A nossa obrigação moral também está em aplicar em nossa vida diária os conhecimentos espíritas, de forma tão abrangente quanto possível.

60 Referências Bibliográficas: KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Rio de Janeiro: FEB, KARDEC, A. O Evangelho Segundo o Espiritismo. São Paulo: Petit, formato PDF, KARDEC, A. O Livro dos Médiuns. Rio de Janeiro: FEB, 2007b. KARDEC, A. Revista Espírita Araras, SP: IDE, 1993j. XAVIER, F. C. Emmanuel Dissertações mediúnicas. Rio de Janeiro: FEB, FAK. Roteiros Sistematizados para Estudo em Grupo do Evangelho Segundo o Espiritismo. Manaus: Fundação Allan Kardec, alguns slides (com algumas adaptações).

61 Imagens: Capa: ESE: resize=224%2c340 Candeia: jpg e JPG Alqueire: e ilho/15_alqueire_de_madeira2.jpg Medindo centeio: alha/112_medir_o_centeio.jpg Obras da Codificação:

62 Site: Versão 3

CAPÍTULO XXIV NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

CAPÍTULO XXIV NÃO PONHAIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE Amados Irmãos vamos começar a reflexão na 60ª assertiva Bíblica que Kardec usou na composição do Evangelho Segundo o Espiritismo? Mateus; 13, 10...15 Evangelho Segundo o Espiritismo Pág. 345. 10 E chegando-se

Leia mais

NÃO COLOQUEIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE

NÃO COLOQUEIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE CAPÍTULO 24 NÃO COLOQUEIS A CANDEIA DEBAIXO DO ALQUEIRE Candeia* debaixo do alqueire Por que Jesus fala por parábolas Não procureis os gentios Os sãos não têm necessidade de médico Coragem da fé Carregar

Leia mais

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus

Roteiro 8 Os discípulos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 8 Os discípulos de Jesus Objetivos Identificar as características

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quinta-feira da 16ª Semana do Tempo Comum 1) Oração Ó Deus,

Leia mais

Quando conduzirem vocês para serem entregues, não se preocupem com aquilo que vocês deverão dizer: digam o que vier na mente de vocês nesse momento,

Quando conduzirem vocês para serem entregues, não se preocupem com aquilo que vocês deverão dizer: digam o que vier na mente de vocês nesse momento, Quando conduzirem vocês para serem entregues, não se preocupem com aquilo que vocês deverão dizer: digam o que vier na mente de vocês nesse momento, porque não será você que falará, mas o Espírito Santo.

Leia mais

A Candeia e o Alqueire

A Candeia e o Alqueire A Candeia e o Alqueire Sérgio Biagi Gregório SUMÁRIO: 1. Introdução. 2. Endereço Bíblico. 3. O Significado dos Termos. 4. Contexto Histórico dos Evangelhos: 4.1. O Evangelho de Jesus; 4.2. O Judaísmo e

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Fazer uma análise espírita das instruções

Leia mais

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades

Área da Mediunidade. Mediunidade Desafios e Possibilidades Área da Mediunidade ENCONTRO MICRORREGIONAL Fortaleza - CE 02-03/09/2017 Mediunidade Desafios e Possibilidades MEDIUNIDADE COMO FERRAMENTA PARA A BUSCA DE DEUS Mediunidade Qualidade da pessoa que, segundo

Leia mais

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI

VINDE A MIM TODOS VÓS QUE ESTAIS FATIGADOS, QUE EU VOS ALIVIAREI O CRISTO CONSOLADOR O JUGO DO CRISTO Vinde a mim todos os que estais cansados sob o peso do vosso fardo e vos darei descanso. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de

Leia mais

Evangelho. O sal da terra / Luz do Mundo / Interpretação da Lei" Mateus: 5:13-20

Evangelho. O sal da terra / Luz do Mundo / Interpretação da Lei Mateus: 5:13-20 Evangelho O sal da terra / Luz do Mundo / Interpretação da Lei" Mateus: 5:13-20 Mateus 5 13 Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se

Leia mais

FEB - EADE - Livro III - Módulo I - Roteiro 3 - A pedra angular

FEB - EADE - Livro III - Módulo I - Roteiro 3 - A pedra angular Esclarecer, à luz do Espiritismo, por que o Cristianismo é considerado pedra angular. Realizar análise espírita destas palavras do Cristo: O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus OBJETIVO FEB EADE - Livro III - Módulo II Roteiro

Leia mais

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL

O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL O EVANGELHO: UMA TERAPÊUTICA INTEGRAL Debate em 12/05/2012 http://www.gede.net.br OBJETIVO Perceber as Instruções do Evangelho como um caminho para a evolução; Avaliar a necessidade da prática do Evangelho

Leia mais

As epístolas de Paulo (1)

As epístolas de Paulo (1) FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 14 As epístolas de Paulo (1) Objetivos Assinalar características

Leia mais

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)?

Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Lição 11 para 16 de dezembro de 2017 Que quer dizer a expressão o fim da lei é Cristo (Romanos 10:4)? Cristo é a meta ou o propósito da lei. Cristo é o cumprimento da lei. Cristo é a terminação da lei

Leia mais

O QUE É ESPIRITISMO:

O QUE É ESPIRITISMO: O QUE É ESPIRITISMO: O ESPIRITISMO É UM CONJUNTO DE PRINCÍPIOS E LEIS! Revelado por espíritos superiores, codificado por Allan Kardec em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns,

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

O QUE É O ESPIRITISMO 1

O QUE É O ESPIRITISMO 1 O QUE É O ESPIRITISMO 1 Facilitadores Alex Olegário e Roberto Camilo 17/18-Janeiro-2016 OBJETIVO Conhecer sobre: O Conceito do Espiritismo O Codificador Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu rogarei

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 04/10/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 04/10/17 O Segundo o Moisés (Cap. I, itens 1 e 2) 13/11/10 Sábado 18:30 Introdução O Segundo o Estudo do livro "Jesus Terapeuta" Volume II 15/11/10 Segunda Série André Luiz Estudo do livro "Missionários da Luz"

Leia mais

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo

Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Sesquicentenário da obra O Evangelho Segundo o Espiritismo Em 2014 comemoramos os 150 anos de lançamento da obra que contém a essência do ensino moral de Jesus e serve de consolo para os adeptos de todas

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo III Ensino por Parábolas A CANDEIA Roteiro 5 Objetivo Interpretar a parábola da candeia

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JANEIRO, FEVEREIRO e MARÇO/2019 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JANEIRO/2019 Dia 03/01/19 EM PLENA ERA NOVA 1) O Evangelho Segundo o Espiritismo.

Leia mais

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita.

Objetivos. Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Roteiro 1 Objetivos Explicar as características de o Consolador Prometido por Jesus, à luz do entendimento espírita. Esclarecer por que a Doutrina Espírita é entendida como sendo o Consolador. Ideias principais

Leia mais

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, ensinai-me as vossas veredas. Leitura da Profecia de Ezequiel Ez 18, 25-28 Eis o que diz o Senhor: «Vós dizeis: A maneira

Leia mais

A Parábola da Candeia. Henrique Dutra 01 de Abril de 2018

A Parábola da Candeia. Henrique Dutra 01 de Abril de 2018 A Parábola da Candeia Henrique Dutra 01 de Abril de 2018 Por quê Jesus usava Parábolas? O Sermão do Monte... Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende

Leia mais

Tema 07: Despertar Para a Ação 20 de Fevereiro 2019

Tema 07: Despertar Para a Ação 20 de Fevereiro 2019 Tema 07: Despertar Para a Ação 20 de Fevereiro 2019 CONSAGRAÇÃO E ESFORÇO Estamos agora vivendo as cenas finais da história deste mundo. Tremam os homens com a noção da responsabilidade de conhecer a verdade.

Leia mais

Jo 12:2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.

Jo 12:2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 1 Capítulo 12 Maria unga com ungüanto os pés de Jesus Jo 12:1 Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Jo 12:2 Fizeram-lhe,

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO

PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA INTRODUTÓRIO LIVRO DE PREPARO: Sinal Verde André Luiz/Chico Xavier Aula 1 Integração: Promover o acolhimento e a integração dos alunos Apresentar do Programa Aula 2 O que é o Centro Espírita Apresentar o Centro Espírita

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR

Federação Espírita Catarinense 14ª União Regional Espírita Departamento de Estudo e Divulgação Doutrinária PROJETO O CONSOLADOR PROJETO O CONSOLADOR TEMÁRIO PARA PALESTRAS DO TRIMESTRE JULHO, AGOSTO e SETEMBRO/2016 no HOSPITAL REGIONAL DE SÃO JOSÉ MÊS DE JULHO/2016 Dia 01/07/16 DIFERENTES ESTADOS DA ALMA NA ERRATICIDADE 1) O Evangelho

Leia mais

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples.

E NÃO. A lei do SENHOR é perfeita e nos dá novas forças. Os seus conselhos merecem confiança e dão sabedoria às pessoas simples. SIM ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam

Leia mais

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai

Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai Praticai o bem! Com os vossos olhos, olhai para os outros com ternura; com os vossos pés, ide ao encontro dos outros; com os vossos ouvidos, escutai o que os outros têm para dizer; com a vossa boca, sorri

Leia mais

EVANGELHO. Jo 15, [Leccionário, pg. 398]

EVANGELHO. Jo 15, [Leccionário, pg. 398] EVANGELHO As sugestões aqui apresentadas estão de acordo com o Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. Jo 15, 12-16 [Leccionário, pg. 398] «É este o meu mandamento:que vos ameis uns aos

Leia mais

ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019

ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019 CENTRO ESPÍRITA ILDEFONSO CORREIA CEIC ENSINOS E PARÁBOLAS DE JESUS PROGRAMA 2019 Baseado no segundo livro do Curso: Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 1 - Federação Espírita Brasileira Revisão: Rosita

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para

«Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar? Não serve para 5º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 5 de Fevereiro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 5, 13-16) «Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se corromper, com que se há-de salgar?

Leia mais

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5

A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 A CAMINHO DE EMAÚS ROTEIRO 5 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro II Ensinos e Parábolas de Jesus Módulo V Aprendendo com Fatos Cotidianos Objetivo Analisar os ensinamentos

Leia mais

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, item 4.

Allan Kardec. O Evangelho segundo o Espiritismo, Capítulo XVII, item 4. Tendo Jesus entrado em Jericó, passava pela cidade - e havia ali um homem chamado Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, - o qual, desejoso de ver a Jesus, para conhecê-lo, não o conseguia devido à

Leia mais

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos...

Fundamentação. Ensinos e Mandamentos de Jesus. Igreja em Gravataí. Seguindo seus passos... Fundamentação 2018 Ensinos e Mandamentos de Jesus Igreja em Gravataí Seguindo seus passos... Discípulos 1ª Edição 2018 by Igreja em Gravataí. 1ª Edição, Março de 2018 Este material é baseado nos textos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ

A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ A IMPORTÂNCIA DA ESCOLA BÍBLICA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO CRISTÃ PORQUE FREQUENTAR Instrumento de formação e aperfeiçoamento do caráter cristão A EB é a maior agência de ensino da Igreja. programa de estudo

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 08/11/17

PROGRAMAÇÃO DIÁRIA ATUALIZADO EM 08/11/17 13:00 13:30 Evangelho (Walter) O duelo ESE, cap. XII, itens 11 a 16 15:30 ESDE (Olga) Programa Fundamental (Tomo II) 07/12/11 EADE (Beatriz) ESDE (Clotilde) Estudo Aprofundado da Doutrina Programa 1 (Tomo

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 3ª Semana do Advento 1) Oração O Evangelho

Leia mais

Leituras domingo 5 fevereiro. 5 Fevereiro º Domingo do Tempo Comum - ano A. LEITURA I Is 58, Leitura do Livro do profeta Isaías

Leituras domingo 5 fevereiro. 5 Fevereiro º Domingo do Tempo Comum - ano A. LEITURA I Is 58, Leitura do Livro do profeta Isaías Leituras domingo 5 fevereiro 5 Fevereiro 2017 5º Domingo do Tempo Comum - ano A LEITURA I Is 58, 7-10 Leitura do Livro do profeta Isaías Eis o que diz o Senhor: «Reparte o teu pão com o faminto, dá pousada

Leia mais

Domingo da Divina Misericórdia

Domingo da Divina Misericórdia Domingo da Divina Misericórdia «Cada vez mais gente aderia ao Senhor pela fé, uma multidão de homens e mulheres» Leitura dos Actos dos Apóstolos Actos 5, 12-16 Pelas mãos dos Apóstolos realizavam-se muitos

Leia mais

6 - O Poder do Reino

6 - O Poder do Reino 6 - O Poder do Reino Como você descreveria o Reino de Deus? O reino de Deus é baseado na graça de Deus, no relacionamento com Jesus e no poder do Espírito Santo. O favor de Deus está acessível a todos,

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

MORDOMIA DAS BÊNÇÃOS A DOUTRINA DA MORDOMIA DENIS NETTO

MORDOMIA DAS BÊNÇÃOS A DOUTRINA DA MORDOMIA DENIS NETTO MORDOMIA DAS BÊNÇÃOS A DOUTRINA DA MORDOMIA DENIS NETTO 18.02.2018 PLANO DE CURSO Data Temas das Aulas 18.02 25.02 04.03 11.03 18.03 25.03 01.04 08.04 15.04 22.04 A Doutrina da Mordomia A Mordomia do Corpo,

Leia mais

AQUELE QUE SEMEIA SAIU A SEMEAR

AQUELE QUE SEMEIA SAIU A SEMEAR Casa Espírita Francisco de Paula Vítor AQUELE QUE SEMEIA SAIU A SEMEAR APRENDENDO, ENSINANDO, DIVULGANDO E VIVENDO A DOUTRINA ESPÍRITA Lambari, MG março de 2018 Por Antônio Carlos Guimarães Espiritismo

Leia mais

O tesouro e a pérola. Roteiro 7

O tesouro e a pérola. Roteiro 7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo III Ensinos por Parábolas O tesouro e a pérola Roteiro 7 Objetivo Interpretar

Leia mais

O chamado de Zaqueu. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

O chamado de Zaqueu. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente O chamado de Zaqueu vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Jesus ia para Jerusalém, disse aos discípulos que teria que passar por Jericó, esta era uma cidade amaldiçoada, como também os publicanos,

Leia mais

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO?

ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? 1 ESPIRITUALISMO = ESPIRITISMO? ESPIRITUALISMO Oposto do materialismo Quem quer que acredite haver em si alguma coisa mais do que matéria é espiritualista. ESPIRITISMO ou DOUTRINA ESPÍRITA Termo criado

Leia mais

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer.

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer. 1 Capítulo 8 A segunda multiplicação dos pães e peixes Mc 8:1 Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo quê comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Mc 8:2 Tenho compaixão

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

AULA 2 A NOIVA DE CRISTO

AULA 2 A NOIVA DE CRISTO AULA 2 A NOIVA DE CRISTO A Noiva de Cristo A parábola das dez virgens (Mt 25:1-13) i. O reino dos céus é semelhante isto nos mostra como o reino de Deus deve ser em sua plenitude. 1. Não o reino dos céus

Leia mais

SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de fazer uma diferença substancial na sociedade, não por meio de palavras, mas através de ações verdadeiras.

SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de fazer uma diferença substancial na sociedade, não por meio de palavras, mas através de ações verdadeiras. TEXTO DO DIA "Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus." (Mt 5.16) SÍNTESE O viver cristão autêntico é capaz de

Leia mais

As religiões são a porta larga que conduz à perdição?

As religiões são a porta larga que conduz à perdição? As religiões são a porta larga que conduz à perdição? Os monges, padres, hindus e todos que procuram uma vida de ascetismo pessoal pensam alcançar a bem-aventurança prometida por Cristo despojando-se de

Leia mais

Recordando e refletindo

Recordando e refletindo MARCOS - O EVANGELHO DO SERVIÇO Recordando e refletindo ESTUDO 39 Lição 1 Chegam ao mundo as Boas Novas 1. Por que Gn 3.15 recebeu o nome de primeiro evangelho? 2. Identifique as qualidades de João Batista:

Leia mais

Grupo de estudo O Evangelho Segundo O Espiritismo

Grupo de estudo O Evangelho Segundo O Espiritismo Grupo de estudo O Evangelho Segundo O Espiritismo 6ª Reunião Capítulo 8: Bem-aventurados os que têm puro o coração 14 de setembro de 2018 Simplicidade e pureza de coração (01) Por que, do ponto de vista

Leia mais

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo

Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo Novena Em Louvor A N. Sra. Do Carmo 1º Dia: Eis aqui a serva do Senhor (Lc 1,38) Neste primeiro dia da Novena queremos contemplar Maria que se coloca diante de Deus como serva. Eis aqui a serva do Senhor.

Leia mais

Os profetas do Antigo Testamento já tinham anunciado que chegaria um dia no qual os sacrifícios de sangue seriam substituídos pelos sacrifícios

Os profetas do Antigo Testamento já tinham anunciado que chegaria um dia no qual os sacrifícios de sangue seriam substituídos pelos sacrifícios Os profetas do Antigo Testamento já tinham anunciado que chegaria um dia no qual os sacrifícios de sangue seriam substituídos pelos sacrifícios espirituais, no qual a Lei escrita, exterior, cederia o lugar

Leia mais

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Roteiro 7 Objetivo Interpretar, à luz da Doutrina

Leia mais

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital:

Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON. Literaturas em formato digital: Título: VÁRIOS ASPECTOS DO REINO Autor: D. T. GRIMSTON Literaturas em formato digital: www.acervodigitalcristao.com.br Literaturas em formato Impresso: www.verdadesvivas.com.br Evangelho em 03 Minutos:

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da 4ª Semana da Páscoa 1) Oração Ó Deus, vida

Leia mais

DOMINGO V 215 DOMINGO V DA PÁSCOA. LEITURA I Actos 6,1-7. «Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo...»

DOMINGO V 215 DOMINGO V DA PÁSCOA. LEITURA I Actos 6,1-7. «Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo...» DOMINGO V 215 DOMINGO V DA PÁSCOA LEITURA I Actos 6,1-7 «Escolheram sete homens cheios do Espírito Santo...» Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, aumentando o número dos discípulos, os helenistas

Leia mais

Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita.

Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita. Objetivo Analisar a missão de João Batista, à luz da Doutrina Espírita. E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34

Evangelho. Renúncia Marcos 8:34 Evangelho Renúncia Marcos 8:34 :34-38 38 Marcos 8 34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. 35

Leia mais

Moisés, o mensageiro da primeira revelação

Moisés, o mensageiro da primeira revelação Roteiro 5 Moisés, o mensageiro da primeira revelação FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro 1 Cristianismo e Espiritismo Módulo I Antecedentes do Cristianismo Objetivos

Leia mais

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4

A Missão de Jesus. guia e modelo da Humanidade. Roteiro 4 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro I Cristianismo e Espiritismo Módulo II O Cristianismo Roteiro 4 A Missão de Jesus guia e modelo da Humanidade Objetivos Explicar

Leia mais

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento.

Explicar o que caracteriza amor a Deus e amor ao próximo. Apresentar ações que favoreçam o seu desenvolvimento. FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Roteiro 2 Explicar o que caracteriza amor

Leia mais

ASSISTÊNCIA ESPÍRITA SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS UNIÃO ESPIRITA MINEIRA-24/04/2017

ASSISTÊNCIA ESPÍRITA SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS UNIÃO ESPIRITA MINEIRA-24/04/2017 ASSISTÊNCIA ESPÍRITA SEGUNDO O LIVRO DOS ESPÍRITOS UNIÃO ESPIRITA MINEIRA-24/04/2017 Diálogo de Jesus com Hanã Galileu, que fazes na cidade? Passo por Jerusalém, buscando a fundação do Reino de Deus!

Leia mais

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA

JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA JESUS MODELO E GUIA DA FAMÍLIA Qual o tipo mais perfeito que Deus tem oferecido ao homem, para lhe servir de guia e modelo? JESUS L.E.Questão 625 Para o homem, JESUS constitui o tipo da perfeição moral

Leia mais

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor,

Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, Ficai connosco, Senhor Por vezes a tristeza e desânimo entram no nosso caminhar, e tiram-nos a coragem de vos seguir. Por vezes a vida não tem sabor, os dias são como que cinzentos e estamos como que mortos.

Leia mais

Mt 9:2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados.

Mt 9:2 E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, tem bom ânimo, perdoados te são os teus pecados. 1 Capitulo 9 O paralítico de Cafarnaum Mt 9:1 E, entrando no barco, passou para o outro lado, e chegou à sua cidade. E eis que lhe trouxeram um paralítico, deitado numa cama. Mt 9:2 E Jesus, vendo a fé

Leia mais

Grupo Espírita Samaritano

Grupo Espírita Samaritano Grupo Espírita Samaritano Biênio: 2017-2018 ESPÍRITAS, AMAI-VOS, EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO; E INSTRUÍ-VOS, EIS O SEGUNDO! Espírito da Verdade - cap. VI - item 5 - Evangelho Segundo o Espiritismo Mês Março

Leia mais

A planta que o Pai não plantou

A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou A planta que o Pai não plantou é proveniente da semente corruptível de Adão. Esta semente não é sujeita à vontade de Deus. É uma semente de inimizade e todos que dela são

Leia mais

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA

2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA * Roteiro 2 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo VI Aprendendo com Fatos Extraordinários * Interpretar, à luz do Espiritismo,

Leia mais

O Cristo consolador. Roteiro 1

O Cristo consolador. Roteiro 1 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, O Consolador Prometido por Jesus Módulo I Esperanças e Consolações Roteiro 1 O Cristo consolador Objetivo Explicar

Leia mais

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de

FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo II Ensinos Diretos de Jesus Objetivos Explicar, à luz da Doutrina Espírita, o

Leia mais

Evangelho. A Parábola dos Trabalhadores da última hora. Trabalhadores da. Vinha Mateus: 20:1-16

Evangelho. A Parábola dos Trabalhadores da última hora. Trabalhadores da. Vinha Mateus: 20:1-16 Evangelho A Parábola dos Trabalhadores da última hora Trabalhadores da Vinha Mateus: 20:1-16 16 Mateus 20 1. Pois o reino dos céus é semelhante a um homem chefe-de-família, que saiu desde a madrugada para

Leia mais

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51 O caminho para crer em Jesus Jo 6,41-51 As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." E comentavam: - Esse Jesus não é o filho de José? Nós

Leia mais

18 DE NOVEMBRO DE 2009 IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DOUTRINÁRIOS NO CENTRO ESPIRITA

18 DE NOVEMBRO DE 2009 IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DOUTRINÁRIOS NO CENTRO ESPIRITA 18 DE NOVEMBRO DE 2009 IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS DOUTRINÁRIOS NO CENTRO ESPIRITA O Centro Espírita é núcleo formador da educação moral e espiritual do homem, além de ser santuário de prece e de trabalho.

Leia mais

Mt 10:3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu;

Mt 10:3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Lebeu, apelidado Tadeu; 1 Capitulo 10 Os doze e sua mição Mt 10:1 E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. Mt 10:2 Ora,

Leia mais

A vinda do reino. Roteiro 3

A vinda do reino. Roteiro 3 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro III - Ensinos e Parábolas de Jesus Parte 2 Módulo V Aprendendo com os fatos cotidianos A vinda do reino Roteiro 3 OBJETIVOS Explicar

Leia mais

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Crendo em Deus, compartilhando a fé. Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Crendo em Deus, compartilhando a fé Aula 26/04/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Compartilhar a fé Se alguém chegar para você e perguntar porquê você é cristão, o que você responde? Se estiver

Leia mais

Recapitulando: Paradoxo do nosso tempo: Mais experiência. Menos maturidade

Recapitulando: Paradoxo do nosso tempo: Mais experiência. Menos maturidade Recapitulando: Paradoxo do nosso tempo: Mais experiência Menos maturidade Recapitulando: Síndrome de Peter Pan aquela pessoa que não sabe ou não pode renunciar a ser filho para começar a ser pai (Dan Kiley)

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

A Prece. O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec

A Prece. O Evangelho segundo o Espiritismo - Allan Kardec A Prece A prece é uma invocação, mediante a qual o homem entra, pelo pensamento, em comunicação com o ser a quem se dirige. Pode ter por objeto um pedido, um agradecimento, ou uma glorificação. Podemos

Leia mais

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood

APÓCRIFOS LIVROS APÓCRIFOS. Aula 1 Introdução. Guilherme A. Wood. Guilherme Wood LIVROS APÓCRIFOS Aula 1 Introdução Guilherme A. Wood Perguntas: Por que a Bíblia contém estes livros? Por que a Bíblia Católica contém alguns livros a mais? Por que alguns outros livros despertam o interesse

Leia mais

Invocai o nome de Deus, nosso libertador

Invocai o nome de Deus, nosso libertador Invocai o nome de Deus, nosso libertador www.facebook.com/mensageiro sdeanguera Paz e Fogo, amados irmãos! Chegamos ao capítulo 12 do livro de Isaías, vemos aqui que o profeta louva a Deus pela libertação.

Leia mais

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO

CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO CENTRO ESPÍRITA NOSSO LAR CASAS ANDRÉ LUIZ - DEPARTAMENTO DE ENSINO 2017 PROGRAMA DO CURSO DE DOUTRINA ESPÍRITA - 1 ANO Livro de preparo : Agenda Cristã Chico Xavier Livro de Férias: E a vida Continua...

Leia mais

O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus.

O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus. 1 Capítulo 1 O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus. Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por ele, e

Leia mais

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável.

No velho testamento as realizações de Deus e do Espírito são usadas frequentemente de forma intercambiável. A divindade do Espírito Santo vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente O Espírito Santo é representado na Escritura como possuindo a autoridade e os atributos divinos, os Pais da Igreja nunca apresentaram

Leia mais

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai!

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai! Nº20A Domingo V da Quaresma - 6.4.2014 Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 3ª Semana do Advento A consciência

Leia mais

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013

Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 Teologia Bíblica de Missões SEFO 2013 2 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes

Leia mais

O Homem de bem. Roteiro 7

O Homem de bem. Roteiro 7 O Homem de bem Roteiro 7 FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA Estudo Aprofundado da Doutrina Espírita Livro IV Espiritismo, o Consolador Prometido por Jesus Módulo IV A humanidade regenerada Objetivos Relacionar

Leia mais

Mc 4:2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Mc 4:3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear.

Mc 4:2 E ensinava-lhes muitas coisas por parábolas, e lhes dizia na sua doutrina: Mc 4:3 Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. 1 Capítulo 4 A parábola do semeador Mc 4:1 E outra vez começou a ensinar junto do mar, e ajuntou-se a ele grande multidão, de sorte que ele entrou e assentou-se num barco, sobre o mar; e toda a multidão

Leia mais

As Parábolas do Reino (parteii)

As Parábolas do Reino (parteii) As Parábolas do Reino (parteii) semente no seu campo..» 1 Ambiente: Das três parábolas que nos são hoje propostas, duas (o grão de mostarda e o fermento) procedem da tradição sinóptica; a outra (a parábola

Leia mais