PROGRAMA FLORESTAS URBANAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA FLORESTAS URBANAS"

Transcrição

1 PROGRAMA FLORESTAS URBANAS Nas áreas urbanas, estima-se que mais de 15% da frequência das interrupções de energia são relacionadas às árvores, seja por galhos tocando na rede de distribuição de energia, cascas e galhos de árvores lançados nas redes ou árvores que caíram nas redes. Este índice é maior quando ocorrem ventos fortes em temporais, ocasião em que há queda de grandes galhos e inúmeras árvores, danificando as redes elétricas, e devido à gravidade dos danos, a duração da interrupção do fornecimento de energia é bastante elevada. Na maioria das vezes, este problema se agrava pelo fato de que a arborização e a implantação dos sistemas elétricos de distribuição são planejados e realizados de forma independente. A maioria dos municípios não possui um plano de arborização urbana. Para a implantação de planos municipais de arborização urbana, os municípios justificam dificuldades devido a falta de profissionais capacitados no tema, bem como de mudas em tamanho padrão para plantios em calçadas no mercado paranaense. O plantio de árvores adequadas nos locais corretos evitam interrupções no sistema de distribuição de energia elétrica, reduzindo os custos e melhorando a qualidade da energia fornecida, com retorno para a população paranaense. Por considerar fundamental a atuação da Companhia no tema para melhorar o convívio entre árvores e sistemas elétricos, além de maximizar os benefícios tanto da arborização quanto da energia, a Copel desenvolve ações para auxiliar as prefeituras para a adequada gestão da arborização, prover segurança e mitigar os impactos causados pelas podas de árvores. Objetivo do programa Melhoria da arborização urbana dos municípios da área de concessão da Copel por meio de ações junto as Prefeituras, visando a convivência das redes de distribuição de energia e as árvores urbanas, com menor necessidade de intervenções com podas drásticas em árvores adequadas plantadas nos locais corretos, redução nas interrupções no fornecimento de energia e melhoria da imagem da empresa. Realizador: Copel Distribuição S.A. Interfaces: Hortos florestais, manutenção e novos projetos de redes e linhas de distribuição de energia. Parceiros: Copel Geração e Transmissão S.A., Instituto Ambiental do Paraná IAP, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano SEDU, Ministério Público do Estado do Paraná MP-PR e Prefeituras Municipais.

2 HISTÓRICO No ano de 2006 a Copel Distribuição S.A. criou um Programa de Responsabilidade Socioambiental de Arborização Urbana reunindo as ações voltadas para minimizar os conflitos entre as árvores e as redes aéreas de distribuição de energia. Diversas melhorias incrementais ocorreram desde então, para melhorar o atendimento de seus objetivos. No ano de 2015, para marcar a grande reformulação do programa, concebida a partir da experiência e resultados nos últimos 9 anos, foi lançada sua nova marca: Programa Florestas Urbanas. Data de início: 2006 Data de término: Indeterminado AÇÕES Para atuação no tema árvores urbanas e redes de energia são realizadas as seguintes ações: Produção de mudas Por meio de termo de cooperação técnica entre a Copel Distribuição e Copel Geração e Transmissão S.A., desde o ano de 2007 são produzidas mudas em tamanho padrão para plantio em calçadas (tamanho maior que 2,10 m). Nos hortos são produzidas mudas de espécies com características adequadas para o ambiente urbano, principalmente de espécies nativas e de pequeno porte. Também são produzidas experimentalmente mudas de espécies nativas locais (autóctones) para introdução na arborização de ruas. As mudas produzidas são utilizadas, além das ações do Programa Florestas Urbanas, para execução de medidas compensatórias do processo de licenciamento ambiental, plantios próprios e ações ambientais junto a comunidade.

3 Produção de mudas para arborização de ruas no Horto das Perobas (UHE José Richa - Salto Caxias) Produção de mudas em tamanho padrão para arborização de ruas no Horto das Cabreúvas (UHE Governador Ney Braga Salto Segredo)

4 Fornecimento de mudas As mudas produzidas pela Copel são fornecidas para plantio em áreas públicas, tanto em plantios de substituição de árvores sob linhas e redes de distribuição de energia, como novos plantios. Publicações técnicas Guia de arborização de Vias Públicas A versão eletrônica do Guia de Arborização de Vias Públicas tem como objetivo apresentar os critérios técnico-científicos a serem considerados no planejamento da arborização das vias públicas. Treinamentos para gestores e servidores municipais Para o adequado planejamento e manejo da arborização de ruas, a falta de profissionais capacitados é um dos principais problemas citados pelos municípios. A Copel em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano SEDU, o Instituto Ambiental do Paraná IAP e o Ministério Público do Estado do Paraná MP-PR fomentam a capacitação dos municípios em arborização urbana com a disponibilização de cursos técnicos no tema, ainda incipientes no mercado. O primeiro ciclo de treinamentos, realizado entre 2007 e 2010, capacitou mais de 653 participantes em 246 municípios em 12 cursos intitulados Árvore certa no lugar certo, com carga horária de 8 horas. Em 2014 iniciou-se o novo ciclo, com o curso Arborização Urbana, com enfoque na elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana. A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano SEDU é a entidade responsável pela organização dos eventos e convite aos participantes. As turmas são realizadas reunindo as associações de municípios do estado. A meta é disponibilizar o curso para todos os municípios do estado. Podas No caso do plantio de árvores de grande porte sob as redes de energia há a necessidade de podas periódicas nestas árvores. As atividades de poda tem como finalidade afastar a possibilidade dos galhos ou de folhas virem a tocar nos condutores energizados, quando impulsionados pela ação do vento e/ou pelo peso da água da chuva, principalmente pelo crescimento da planta, colocando em risco a integridade de pessoas, animais, instalações e a operacionalidade do sistema elétrico. As atividades de poda de árvores são realizadas pela Copel próximas às redes energizadas ou desenergizadas. A poda direcional é realizada apenas na porção da árvore que interfere ou está prestes a conflitar com a rede de energia, com a eliminação dos galhos crescendo em direção aos condutores. A execução destes serviços é realizada por equipes próprias da Companhia ou por empresas contratadas. Periodicamente, a Copel realiza treinamento dos eletricistas e fiscais de poda, visando a melhoria da qualidade das podas e a padronização de procedimentos para inspeção dos serviços executados elas equipes contratadas.

5 Execução de poda de árvores com equipe de linha viva Treinamento interno de poda de árvores METAS e INDICADORES Metas Produção anual de 15 mil mudas em tamanho padrão para arborização de ruas. Fornecimento de 12 mil mudas para no mínimo 25 municípios ao ano. Capacitação de gestores e servidores municipais por meio de cursos técnicos em arborização urbana disponibilizados para todos os municípios do estado (execução do 2º ciclo em 3 anos).

6 Indicadores: Número de mudas fornecidas; Número de municípios atendidos com fornecimento de mudas; Número de municípios participantes dos cursos de capacitação. RESULTADOS Até o primeiro semestre do ano de 2016 os principais resultados obtidos foram: º ciclo de treinamentos em arborização urbana para gestores e servidores municipais por meio de parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano SEDU e o Instituto Ambiental do Paraná IAP - 12 cursos intitulados Árvore certa no lugar certo (carga horária de 8 horas), com 653 participantes de 246 municípios do Estado do Paraná; 2009 publicação da 2ª versão do Guia de Arborização Urbana - versão impressa e no site da Companhia. A primeira versão havia sido publicada no ano de 2005; realizadas parcerias com os municípios para substituição de árvores e fornecimento de mudas por meio de convênios, em modalidade que previa o repasse de verbas ao município pela substituição de árvores e o fornecimento de mudas em tamanho padrão para plantio em calçadas. No total foram 41 convênios executados com Prefeituras Municipais, com a substituição de árvores de risco e o fornecimento de mudas iniciado convênio diferenciado de substituição de árvores e fornecimento de mudas com a Prefeitura Municipal de Curitiba, com remoção até junho/2016 de 1085 árvores (com cinco anos de execução e fornecimento de cinco mudas para cada árvore substituída); 2015 em setembro/2015 foi lançado o novo procedimento para fornecimento de mudas aos municípios, a ser realizado por processo de dispensa de licitação, com o uso do instrumento termo de doação com encargos. Até jun/2016, 15 municípios estão com processo de doação em trâmite para fornecimento de 4900 mudas; 2014 iniciado o 2º ciclo de treinamentos em arborização urbana para gestores e servidores municipais por meio de Termo de Cooperação Técnica firmado entre Copel DIS, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano SEDU, Instituto Ambiental do Paraná IAP e Ministério Público do Estado do Paraná MP-PR. Até junho/2016 foram realizados sete cursos Arborização Urbana (carga horária de 16 horas), com enfoque na elaboração do Plano Diretor de Arborização Urbana, com 262 participantes de 153 municípios (cursos em andamento).

7 Aula prática do curso (Ponta Grossa) Municípios que participaram dos sete cursos realizados até junho / 2016

8 Resumo dos resultados do Programa nov/2006 a jun/ Substituição e plantio de mudas Substituição e plantio de mudas Quantidade (unid.) Municípios paranaenses beneficiados Árvores substituídas por meio de convênios (10,53%) Fornecimento de mudas para novos plantios por meio de convênios (10,53%) 2. Capacitações para gestores e servidores municipais Treinamentos 1º Ciclo: Árvore certa no lugar certo ( : concluído) 2º Ciclo: Arborização Urbana - Planos Diretores de Arborização Urbana (2014 em andamento) Nº de participantes Municípios paranaenses beneficiados (61,65%) (38,34%) INVESTIMENTOS No período de 2006 ao 1º sem/2016 foram investidos aproximadamente R$ 3,6 milhões neste Programa. REFERÊNCIAS COMITÊ DE TRABALHO INTERINSTITUCIONAL PARA ANÁLISE DOS PLANOS MUNICIPAIS DE ARBORIZAÇÃO URBANA NO ESTADO DO PARANÁ (APEF, COPEL, CREA-PR, EMBRAPA-FLORESTAS, IAP, EMATER, MP-PR, SANEPAR). Manual para elaboração do plano municipal de arborização urbana. Disponível em: B.pdf CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR. Arborização Urbana. Série de Cadernos Técnicos da Agenda Parlamentar Disponível em: < LILLY, S.J. Guia de estudo para a Certificação do Arborista. Champaign: ISA - International Society of Arboriculture, NORMA TÉCNICA NBR : Florestas urbanas - Manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas - Parte 1: Poda. ABNT, POKORNY, J.D. Urban Tree Risk Management: A Community Guide to Program Design and Implementation. St. Paul: USDA Forest Service, Disponível em:

9 SEITZ, R. A. A Poda de Árvores Urbanas. Disponível em: < SILVA, A. G.; PAIVA, H. N.; GONÇALVES, W. Avaliando a arborização urbana. Aprenda Fácil, Sites SBAU Sociedade Brasileira de Arborização Urbana - < ISA International Society of Arboriculture - < EQUIPE TÉCNICA Área responsável: Departamento de Meio Ambiente da Distribuição - DMAD Coordenação: Engenheira florestal Luciana Leal Executores nas regiões: Técnicos florestais Emilson Carlos Kopp, Fernanda Walk, Grazielle Diniz Fantin, Márcia van Santen Kimura, Milton Figueiredo e Olivar Helt Responsáveis técnicos pela produção de mudas: Técnicos florestais Nelson Francisco Quingerski, Marcos van Ryn, Claudemir Dantas da Silva Contato: Dúvidas e informações sobre o Programa Florestas Urbanas podem ser encaminhados ao <florestas.urbanas@copel.com>.

Manejo da Arborização Urbana

Manejo da Arborização Urbana Manejo da Arborização Urbana Programa Premiar. Agindo com responsabilidade socioambiental, a Cemig semeia o futuro. E convida você a fazer o mesmo. Para que a eletricidade chegue até você com qualidade,

Leia mais

Convívio da Arborização Urbana e as Redes de Energia. Marina Moura de Souza Eng. Florestal Cemig Distribuição

Convívio da Arborização Urbana e as Redes de Energia. Marina Moura de Souza Eng. Florestal Cemig Distribuição Convívio da Arborização Urbana e as Redes de Energia Marina Moura de Souza Eng. Florestal Cemig Distribuição Como funciona o setor de distribuição de energia? Decreto nº 24.643/34 Código das Águas dispõe

Leia mais

GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ENTRE AS ÁRVORES E A REDE DE ENERGIA ELÉTRICA

GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ENTRE AS ÁRVORES E A REDE DE ENERGIA ELÉTRICA GESTÃO DA CONVIVÊNCIA ENTRE AS ÁRVORES E A REDE DE ENERGIA ELÉTRICA E disse Deus: Produza a terra relva, ervas que dêem sementes, e árvores...... e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme

Leia mais

Seminário sobre Arborização Urbana em São Paulo 16 de abril de 2015

Seminário sobre Arborização Urbana em São Paulo 16 de abril de 2015 Seminário sobre Arborização Urbana em São Paulo 16 de abril de 2015 Companhia Global AES Corp está presente em 18 países e 4 continentes 35 GW Capacidade Instalada Provendo serviços para mais 100 milhões

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA MANUTENÇÃO DE ÁRVORES: TÉCNICAS DE PODA E TREINAMENTO DE ESCALADA EM ÁRVORES. PRÁTICAS DE PODA, COM USO DE EQUPAMENTOS DE SEGURANÇA. ANDRÉ DUARTE PUENTE- BIÓLOGO GERSON LUIS MAINARDI ENGENHEIRO FLORESTAL

Leia mais

Instituto Fábrica de Florestas

Instituto Fábrica de Florestas Instituto Fábrica de Florestas O Instituto Fábrica de Florestas O Instituto Fábrica de Florestas IFF, é uma associação civil de pessoas jurídicas, sem fins lucrativos, qualificada como Organização da Sociedade

Leia mais

Projeto: Projeto Cronos Organização: Eco-Work Soluções Ambientais Página: 1/1

Projeto: Projeto Cronos Organização: Eco-Work Soluções Ambientais Página: 1/1 Projeto: Projeto Cronos Organização: Eco-Work Soluções Ambientais Página: 1/1 nº 96 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado em: quarta-feira, 20 de dezembro de 2017 17:29:14 Última modificação: quarta-feira,

Leia mais

Aprendizados e experiências junto à iniciativa TeSE

Aprendizados e experiências junto à iniciativa TeSE Aprendizados e experiências junto à iniciativa TeSE A Copel Atua em 10 estados Copel Holding Copel Geração e Transmissão Copel Comercialização Copel Distribuição Copel Telecomunicações Distribuição 4º

Leia mais

24º PRÊMIO EXPRESSÃO ECOLOGIA

24º PRÊMIO EXPRESSÃO ECOLOGIA 24º PRÊMIO EXPRESSÃO de ECOLOGIA 2016 2017 Vista do corte raso da vegetação sob a rede anterior ao Projeto Manutenção no entorno imediato das torres de transmissão de energia Imagem áerea da Unidade de

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Alunos da Escola Epitácio Pessoa visitando a estufa onde são germinadas as sementes de arvores nativas Alunos da Escola Parigot de Souza vizitam Viveiro onde

Leia mais

20o. Prêmio Expressão de Ecologia

20o. Prêmio Expressão de Ecologia 20o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 CONFECÇÃO DE BOLSAS NO PARANA EM AÇÃO PARANA EM AÇÃO DE CLEVELÂNDIA VISITA DE FLÁVIO ARNS AO STAND DA INSTITUIÇÃO NO PARANA EM AÇÃO EM COMEMORAÇÃO A SEMANA DA

Leia mais

Estratégias para o Cadastramento Ambiental Rural no Paraná

Estratégias para o Cadastramento Ambiental Rural no Paraná Estratégias para o Cadastramento Ambiental Rural no Paraná Mariese Cargnin Muchailh Diretora de Restauração e Monitoramento IAP Antonina Setembro 2014 532.840 imóveis rurais 92% = pequenos imóveis até

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNDO MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO AGROPECUÁRIO DE CAMPOS NOVOS CNPJ: 82.939.232/0001-74 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente

Leia mais

Masisa Empreendimentos Florestais. Rio Grande do Sul Abril

Masisa Empreendimentos Florestais. Rio Grande do Sul Abril Masisa Empreendimentos Florestais Rio Grande do Sul Abril - 2009 Venezuela México 100.523 ha (Forest planted) Wood Panels Solid Wood Chile Wood Panels 86.662 ha (Forest planted) Solid Wood Argentina Brazil

Leia mais

V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015

V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015 V CIRCUITO DE ARBORIZAÇÃO URBANA ARAÇUAÍ MAIO 2015 LUCÍLIA G. S MORAES Engenheira Sanitarista e Ambiental Gerente de Meio Ambiente Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Meio Ambiente Timóteo -MG PROCEDIMENTOS

Leia mais

Parceria na Arborização Urbana. Luiz Carlos da Silva CEMIG Distribuição S.A

Parceria na Arborização Urbana. Luiz Carlos da Silva CEMIG Distribuição S.A Parceria na Arborização Urbana Luiz Carlos da Silva CEMIG Distribuição S.A lcsilva2@cemig.com.br RESUMO Este trabalho tem por objetivo apresentar a metodologia aplicada pela CEMIG Distribuição S.A. no

Leia mais

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX

Manual. Jardins, parques urbanos e zoológicos. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XIX Manual A Engenharia nos Empreendimentos Jardins, parques urbanos e zoológicos Anexo XIX JARDINS, PARQUES URBANOS E ZOOLÓGICOS 1- Empreendimento Descrição: Os jardins e parques urbanos constituem elementos

Leia mais

PARQUE ESTADUAL DAS LAURÁCEAS

PARQUE ESTADUAL DAS LAURÁCEAS PARQUE ESTADUAL DAS LAURÁCEAS Projeto:Planejamento estratégico operacional para unidades de conservação Organização: Instituto Ambiental do Paraná - IAP Página: 1/1 nº 23 COMPLETAS Coletor: Web Link 1

Leia mais

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais,

LEI Nº 1.286/2005. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, LEI Nº 1.286/2005 DISPÕE SOBRE A PODA DE ÁRVORES NO MUNICÍPIO DE IGUATEMI-MS E DÁ PROVIDÊNCIAS CORRELATAS. LIDIO LEDESMA, Prefeito Municipal de IGUATEMI, Estado de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições

Leia mais

LEGISLAÇÃO PARA COLETA DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS

LEGISLAÇÃO PARA COLETA DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS LEGISLAÇÃO PARA COLETA DE SEMENTES E PRODUÇÃO DE MUDAS NATIVAS Bárbara França Dantas Pesquisadora da Embrapa Semiárido De acordo com FERNANDA YONEYA (O Estado de São Paulo de 21 de setembro de 2011), mesmo

Leia mais

FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO. Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA

FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO. Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA FUNDO BRASILEIRO PARA A BIODIVERSIDADE - FUNBIO Tropical Forest Conservation Act - TFCA TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVO: Contratação de serviços de consultoria para avaliação dos resultados alcançados pelo

Leia mais

Biólogo Sérgio Brazolin

Biólogo Sérgio Brazolin Biólogo Sérgio Brazolin 80 % da população brasileira vive nas cidades (IBGE, 2013) Floresta Urbana Cidade de São Paulo expansão urbana Spangenberg (2010) 10.000 árvores removem 45.000 kg/ano de poluentes

Leia mais

Manutenção no entorno imediato das torres de transmissão de energia

Manutenção no entorno imediato das torres de transmissão de energia Vista geral das linhas de alta tensão no PERG antes do Projeto IAP/Copel, que evitou o corte raso na encosta acima visualizada por estar a mais de 15 metros da fiação Vista de cima para baixo do mesmo

Leia mais

Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011

Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011 Relatório de Atividades da Secretaria Executiva Outubro de 2010 a novembro de 2011 1 - Encaminhamentos prioritários do Encontro Nacional de Itu Após o Encontro Nacional de Itu foram realizadas as seguintes

Leia mais

Inventários da Arborização de ruas

Inventários da Arborização de ruas Inventários da Arborização de ruas 1 Objetivos Levantar a diversidade, a quantidade e a qualidade das árvores da arborização de ruas Verificar espécies adequadas e inadequadas Obter o montante e a intensidade

Leia mais

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são:

Cada um dos projetos executados pelo Funbio conta com uma Gerência de Projeto, cujas atribuições e responsabilidades são: TERMO DE REFERÊNCIA nº 011/2017 Contratação de pessoa física para a função de GERENTE DE PROJETOS da Superintendência de Programas para atendimento às demandas dos projetos apoiados pelo Fundo Brasileiro

Leia mais

APRESENTAÇÃO A FORESTALIS foi criada com o intuito de atuar nas questões de sustentabilidade e planejamento florestal, difundindo assim os serviços

APRESENTAÇÃO A FORESTALIS foi criada com o intuito de atuar nas questões de sustentabilidade e planejamento florestal, difundindo assim os serviços APRESENTAÇÃO A FORESTALIS foi criada com o intuito de atuar nas questões de sustentabilidade e planejamento florestal, difundindo assim os serviços socioambientais com excelência e inovação, de modo a

Leia mais

Foto 4. Foto 2. Foto 5. Fotos:

Foto 4. Foto 2. Foto 5. Fotos: Foto 1 Foto 2 Foto 3 Foto 4 Foto 5 Fotos: Projeto: Programa de manejo e conservação de florestas sob linhas de transmissão dentro do Parque Estadual Rio Guarani Organização: IAP / COPEL Página: 1/1 #21

Leia mais

Programa de Educação Continuada Projeto: Gestão Educacional

Programa de Educação Continuada Projeto: Gestão Educacional Programa de Educação Continuada Projeto: Gestão Educacional Gestor do Programa: Fundação Parque Tecnológico Itaipu FPTI- BR Parceria: Associação dos Municípios do Paraná - AMP Executora: JBM Consultoria

Leia mais

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho

Os acidentes de origem elétrica e as normas. Edson Martinho Os acidentes de origem elétrica e as normas Edson Martinho 607 Ambientes residenciais 218 mortes por choque elétrico em 2017 Em 2017: Pedreiros e pintores representam - 17% Eletricistas autônomos 15%

Leia mais

4 Núcleos de Trabalho. 26 Colaboradores. Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo

4 Núcleos de Trabalho. 26 Colaboradores. Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo Entidade civil sem fins lucrativos de caráter socioambiental, fundada em 1996, sediada na cidade de São Paulo 4 Núcleos de Trabalho São Paulo Porto Feliz Pilar do Sul Capão Bonito 26 Colaboradores eng.

Leia mais

Proposta de Parceria Cursos IBF. ibflorestas.org.br (43)

Proposta de Parceria Cursos IBF. ibflorestas.org.br (43) Proposta de Parceria Cursos IBF ibflorestas.org.br jessica.silva@ibflorestas.org.br (43) 3324-7551 Investimento Quem Somos O IBF atua no desenvolvimento do setor ambiental brasileiro, ajudando empresas

Leia mais

Site do Politécnico passa por reformulação

Site do Politécnico passa por reformulação Site do Politécnico passa por reformulação Uma pequena mas significativa alteração foi feita no website do Colégio. A partir de agora, os materiais referentes aos projetos em execução na unidade serão

Leia mais

PREFEITURA DE OURO VERDE DO OESTE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS DO USO DO SOLO E ÁGUA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PREFEITURA DE OURO VERDE DO OESTE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS DO USO DO SOLO E ÁGUA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL PREFEITURA DE OURO VERDE DO OESTE PRÁTICAS CONSERVACIONISTAS DO USO DO SOLO E ÁGUA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL OURO VERDE DO OESTE PR 2016 SUMÁRIO 1 INFORMAÇÕES... 2 2 DIAGNÓSTICO... 2 3 JUSTIFICATIVA... 3 4

Leia mais

ACREDITAMOS!! NÓS FLORESTAS URBANAS!!

ACREDITAMOS!! NÓS FLORESTAS URBANAS!! FLORESTAS URBANAS!! NÓS ACREDITAMOS!! Joaquim Teotônio Cavalcanti Neto Engenheiro Agrônomo Diretor SBAU Sudeste Arborista Certificado ISA International Society of Arboriculture ACREDITAMOS EM SEUS BENEFÍCIOS

Leia mais

Profissional Técnico de Nível Médio. Profissional de Nível Médio. Curitiba PR Interior do Paraná

Profissional Técnico de Nível Médio. Profissional de Nível Médio. Curitiba PR Interior do Paraná Força de Trabalho Os 8.647 empregados do quadro próprio estão distribuídos em três carreiras: profissional de nível médio (5.105 empregados), profissional técnico de nível médio (2.049 empregados) e profissional

Leia mais

SBAU SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA IX CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESCALADA EM ÁRVORES SALVADOR - BA

SBAU SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA IX CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESCALADA EM ÁRVORES SALVADOR - BA SBAU SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA IX CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESCALADA EM SALVADOR - BA SBAU SOCIEDADE BRASILEIRA DE ARBORIZAÇÃO URBANA IX CAMPEONATO BRASILEIRO DE ESCALADA EM SALVADOR -

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CAMPOS NOVOS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE DE CAMPOS NOVOS CNPJ: 13.366.366/0001-20 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente ao ano de 2016

Leia mais

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Apresentação

GESTÃO DE TREINAMENTOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO. Apresentação Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores para garantir ambientes de trabalho

Leia mais

A CBTU vem se constituindo no principal agente do governo federal para o apoio à expansão do setor metroferroviário no país.

A CBTU vem se constituindo no principal agente do governo federal para o apoio à expansão do setor metroferroviário no país. www.cbtu.gov.br A CBTU, constituída em 22 de fevereiro de 1984, passou a ser, em 2003, vinculada ao Ministério das Cidades, com a missão de planejar, realizar estudos e projetos, implantar e construir

Leia mais

Poda experimental de Schinus terebinthifolius Raddi (pimenta-rosa) em área de Cerrado

Poda experimental de Schinus terebinthifolius Raddi (pimenta-rosa) em área de Cerrado NOTA TÉCNICA DE PESQUISA Poda experimental de Schinus terebinthifolius Raddi (pimenta-rosa) em área de Cerrado Annete Bonnet, Gustavo Ribas Curcio, Edberto Moura, Deborah Santos, Roberto Ogata 2016 Foto:

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

ESTRUTURA FÍSICA SEDE

ESTRUTURA FÍSICA SEDE DIFERENCIAIS ESTRUTURA FÍSICA SEDE Brasília DF Estrutura para alocar 100 colaboradores em ambiente integrado Sala de reuniões com infraestrutura para receber clientes e parceiros ATUAÇÃO MAIS DE 70 AUTORIZAÇÕES,

Leia mais

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS

ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS ANEXO 2 PLANO DE AÇÃO COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO UFSM-CS Gerais 1.1; 1.2; EIXO 1 PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL Dimensão 8: Planejamento e Avaliação * Implementação de plano de trabalho da

Leia mais

MANUAL ORIENTATIVO PROGRAMA SANEPAR RURAL

MANUAL ORIENTATIVO PROGRAMA SANEPAR RURAL MANUAL ORIENTATIVO PROGRAMA SANEPAR RURAL Página 1 de 13 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 3 2 CONCEITUAÇÃO... 3 3 PROCESSO PARA ATENDIMENTO EM COMUNIDADES RURAIS... 6 4 CRITÉRIO DE SELEÇÃO... 8 5 OBRIGAÇÕES... 9

Leia mais

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã

PROTEÇÃO DE NASCENTES. Pensando no amanhã PROTEÇÃO DE NASCENTES Pensando no amanhã Ciclo Hidrológico Nascentes de água Nascente sem acúmulo inicial Área de Preservação Permanente Área de Preservação Permanente Área destinada à Reserva Legal

Leia mais

Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo. Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia

Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo. Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia ID-2.024 Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo Instrução Técnica Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia da Distribuição e Automação Gerência de Projetos

Leia mais

SUMÁRIO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS

SUMÁRIO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS SUMÁRIO PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS 2.5. PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS... 2.5-2 2.5.1. INTRODUÇÃO... 2.5-2 2.5.2. OBJETIVOS... 2.5-2 2.5.3. RESULTADOS CONSOLIDADOS... 2.5-3

Leia mais

Aprimorando a gestão de recursos naturais. Uma iniciativa de cooperação entre:

Aprimorando a gestão de recursos naturais. Uma iniciativa de cooperação entre: Aprimorando a gestão de recursos naturais Uma iniciativa de cooperação entre: i-tree: Versão 2017 i-tree: Aprimorando a gestão de recursos naturais em todo o mundo i-tree é um pacote de software desenvolvido

Leia mais

XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS

XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS XVI SIMPÓSIO NACIONAL DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IV Oficina Internacional Desafios da Infraestrutura: do planejamento à execução 19 a 23 de maio de 2014 CARTA DE FLORIANÓPOLIS O XVI SINAOP Simpósio

Leia mais

20 o. Prêmio Expressão de Ecologia

20 o. Prêmio Expressão de Ecologia 20 o. Prêmio Expressão de Ecologia 2012-2013 Coletor de fezes para embalagens Etiquetas para embalagens ecointeligentes Embalagens - Fecho slide 100% seguro Embalagens Ecointeligentes Fotos: Projeto: Embalagens

Leia mais

Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios. Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios

Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios. Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios Soluções e Parcerias para o Desenvolvimento dos Municípios Helio Luiz Duranti Diretor Regional de Negócios Missão da CAIXA Atuar na promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável do País, como

Leia mais

DECRETO N.º 001/2014 DECRETA:

DECRETO N.º 001/2014 DECRETA: Município de Rebouças Rua José Afonso Vieira Lopes, 96 - Fone (42) 3457-1299 CEP 84.550-000 CNPJ 77.774.859/0001-82 - Rebouças Paraná DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS Email: rh@reboucas.pr.gov.br rhpmreboucas@yahoo.com.br

Leia mais

ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA

ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA ARBORIZAÇÃO URBANA EM SÃO JOÃO EVANGELISTA TIAGO DA SILVA PAULA A árvore e sua importância para o ambiente urbano. Como uma árvore se desenvolve? Como uma árvore se relaciona com o ambiente? As cidades

Leia mais

Subestação de entrada de energia em conjunto blindado Grupo EDP

Subestação de entrada de energia em conjunto blindado Grupo EDP Subestação de entrada de energia em conjunto blindado Grupo EDP Luana de Melo Gomes Engenheira Eletricista Gestão de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico Edson Yakabi Engenheiro Eletricista Gestão

Leia mais

Desempenho e Problemas em Redes Protegidas Compactas (Cabos XLPE)

Desempenho e Problemas em Redes Protegidas Compactas (Cabos XLPE) Desempenho e Problemas em Redes Protegidas Compactas (Cabos XLPE) Gilberto Kazuyuki Nagano Vando Garcia Gonçalves Edgar Pereira da Silva Junior Copel Distribuição S A nagano@copel.com PALAVRAS-CHAVE Cabos

Leia mais

atualização da legislação brasileira ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores novo texto

atualização da legislação brasileira ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores novo texto Apresentação A atualização da legislação brasileira referente à prevenção de acidentes do trabalho é uma das ferramentas à disposição de trabalhadores e empregadores para garantir ambientes de trabalho

Leia mais

Inscrição Até 04 de maio de 2018 Homologação de inscrições 07 de maio de 2018

Inscrição Até 04 de maio de 2018 Homologação de inscrições 07 de maio de 2018 EDITAL Nº 025/2018 CHAMAMENTO PÚBLICO IFRS CAMPUS SERTÃO CHAMAMENTO PÚBLICO PARA HABILITAÇÃO DE EMPRESA/ENTIDADE PARCEIRA PARA ATUAR EM CONVÊNIO COM O IFRS CAMPUS SERTÃO NA CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS

Leia mais

ANEXO XVI RELATÓRIO FINAL PROEXTENSÃO EDITAL Nº 03/2016 PROEX

ANEXO XVI RELATÓRIO FINAL PROEXTENSÃO EDITAL Nº 03/2016 PROEX ANEXO XVI RELATÓRIO FINAL PROEXTENSÃO EDITAL Nº 03/2016 PROEX 1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO Título do projeto Coordenador/Orientador Equipe do Projeto Campus Período de execução Linha Temática Arborização

Leia mais

Projeto em Passo Fundo/RS

Projeto em Passo Fundo/RS Padrão de insumos do Projeto Projeto em Santa Rosa/RS Projeto em Feliz/RS Projeto em Três Passos/RS Projeto em Passo Fundo/RS Projeto: Arborização + Segura Organização: Rio Grande Energia SA Página: 1/1

Leia mais

Realização Execução Apoio

Realização Execução Apoio Realização Execução Apoio Aguimar Mendes Ferreira Gerente de Unidade de Negócio Consultor Sênior FORMAÇÃO 1994, Mestrado em Economia e Política Florestal, Universidade Federal do Paraná, Brasil; 1989,

Leia mais

Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e

Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e 28/09/2015 ABES/DF CREA DF. Politica Ambiental da Caesb Diretrizes 1.

Leia mais

RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL. Este Relatório tem como objetivo avaliar o andamento das atividades desenvolvidas no projeto.

RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL. Este Relatório tem como objetivo avaliar o andamento das atividades desenvolvidas no projeto. (ANEXO V) RELATÓRIO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS PARCIAL Este Relatório tem como objetivo avaliar o andamento das atividades desenvolvidas no projeto. Para preenchê-lo observe atentamente as instruções e anexe

Leia mais

22º Seminário de Boas Práticas Modelo de Excelência da Gestão (MEG) Case RGE

22º Seminário de Boas Práticas Modelo de Excelência da Gestão (MEG) Case RGE 22º Seminário de Boas Práticas Modelo de Excelência da Gestão (MEG) Case RGE 26 de novembro de 2013 Apresentação Institucional CPFL e RGE Processos da Distribuição (Principal) e de Apoio Gestão da Distribuição

Leia mais

Clipping de notícias. Recife, 26 de julho de 2017.

Clipping de notícias. Recife, 26 de julho de 2017. Clipping de notícias Recife, 26 de julho de 2017. SECRETÁRIO NILTON MOTA RECEBE DEPUTADO E DEBATEM SOBRE LIBERAÇÃO DA ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO PARA A BARRAGEM DA BARRA DO JUÁ EM FLORESTA Por Junior Finfa em

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO ANEXO XIII - TERMO DE REFERÊNCIA APOIO OPERACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PREDIAIS E ORÇAMENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

SOB O ELEVADO DA LINHA 15-PRATA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO. Aldo José Frati Noel J Mendes Cossa Wilson Mitt

SOB O ELEVADO DA LINHA 15-PRATA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO. Aldo José Frati Noel J Mendes Cossa Wilson Mitt REURBANIZAÇÃO-PAISAGISMO e CICLOVIA SOB O ELEVADO DA LINHA 15-PRATA: DESAFIOS DA IMPLANTAÇÃO Aldo José Frati Noel J Mendes Cossa Wilson Mitt 2012 INTERFERÊNCIA ARBÓREA 3.199 352 1.767 1.080 AUTORIZAÇÃO

Leia mais

Melhorias no PNQP para Empregabilidade dos Alunos Qualificados

Melhorias no PNQP para Empregabilidade dos Alunos Qualificados Melhorias no PNQP para Empregabilidade dos Alunos Qualificados Rio de Janeiro, 19 de dezembro de 2013 CONTEXTUALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Educação Profissional Lei 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação,

Leia mais

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1

Logo. Meio Ambiente Guabirotuba. Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 Logo Meio Ambiente Guabirotuba Projeto: Programa Zero Lanfill Organização: Electrolux do Brasil S/A Página: 1/1 nº 43 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado em: quinta-feira, 14 de março de 2019

Leia mais

Edital de Contratação Verde Novo

Edital de Contratação Verde Novo Edital de Contratação Verde Novo Socorro, 28 de Janeiro de 2018 A Associação Ambientalista Copaíba divulga o edital para seleção e contratação de profissionais na área ambiental para o cargo de Técnico

Leia mais

COPA VERDE. Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social.

COPA VERDE. Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social. COPA VERDE Exemplo de sustentabilidade ambiental aliada à inclusão social. COPA VERDE Inventário e neutralização das emissões de carbono das obras da Arena Pantanal Parceria: Instituto Ação Verde (convênio

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE <UF> CREA-<UF>

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE <UF> CREA-<UF> SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESTADO DE CREA- Apresentamos plano de trabalho, conforme disposto no Capítulo II, item 2, do Manual de Convênios

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017.

RELATÓRIO DE GESTÃO FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: / CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. RELATÓRIO DE GESTÃO 2016 FUNREBOM FUNDO MUN. DE REEQ. CORPO DE BOMBEIROS CNPJ: 20.202.916/0001-31 CAMPOS NOVOS, ABRIL DE 2017. INTRODUÇÃO O Relatório de Gestão do Exercício Financeiro referente ao ano

Leia mais

PROJETO: CURSO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS (180H)

PROJETO: CURSO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS (180H) PROJETO: CURSO INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS (180H) FUNDO: INSTITUTO CYRELA INSTITUTO TIBAGI Fone: (41) 3024-9848 E-mail: projetos@institutotibagi.org.br Curitiba, 25/01/2016 Sumário 1. Apresentação do

Leia mais

LEI Nº 3261/09 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2009.

LEI Nº 3261/09 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2009. LEI Nº 3261/09 DE 08 DE DEZEMBRO DE 2009. DISPŐE SOBRE A OBRIGATORIEDADE DO EXECUTIVO MUNICIPAL DISPONIBILIZAR EM SEU SITE http://www.tangaradaserra.mt.gov.br/ NO MENU DA TELA PRINCIPAL, UMA OPÇÃO DENOMINADA

Leia mais

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Olinda - Pernambuco - Brasil. Chave Fusi-lâmina. Luiz Antônio de Magalhães Rodrigues

XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica. Olinda - Pernambuco - Brasil. Chave Fusi-lâmina. Luiz Antônio de Magalhães Rodrigues XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Chave Fusi-lâmina Ailton Fernandes Quintão Erto Cezário de Lima Rosenildo Ramos de

Leia mais

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017 Edição N Caderno I

Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017 Edição N Caderno I MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL 96/2017 A Comissão Permanente de Licitação, DO no público, para conhecimento dos interessados, que fará realizar no dia 01 de setembro de 2017 as 08h30min. no endereço, Rua

Leia mais

CADEIAS PRODUTIVAS A VISÃO DA INDÚSTRIA PLANTAÇÕES FLORESTAIS

CADEIAS PRODUTIVAS A VISÃO DA INDÚSTRIA PLANTAÇÕES FLORESTAIS CADEIAS PRODUTIVAS A VISÃO DA INDÚSTRIA PLANTAÇÕES FLORESTAIS * Rubens C. Garlipp Curitiba /PR Março 2001 * Engº. Florestal Sociedade Brasileira de Silvicultura SETOR FLORESTAL BRASILEIRO 1. Dados SócioEconômicos

Leia mais

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF

Programa Plante Árvore. Instituto Brasileiro de Florestas - IBF Programa Plante Árvore Instituto Brasileiro de Florestas - IBF O que é? O Programa Plante Árvore é uma ação voluntária do Instituto Brasileiro de Florestas IBF que consiste no cadastro de proprietários

Leia mais

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil

XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil XX Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2012-22 a 26 de outubro Rio de Janeiro - RJ - Brasil WAGNER EUSTÁQUIO DINIZ Máiquel Bruno A. Rezende Ednilson José Menatti TEREX RITZ TEREX

Leia mais

CHEQUE MAIS MORADIA Modelo de execução de política pública na habitação de interesse social

CHEQUE MAIS MORADIA Modelo de execução de política pública na habitação de interesse social Modelo de execução de política pública na habitação de interesse social ANTECEDENTES DO PROJETO Reestruturação da Agência Goiana de Habitação - AGEHAB para atuar como Construtora e indutora do processo

Leia mais

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE

CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE CONTROLE DE EXPEDIÇÃO DE ATOS NORMATIVOS DO CREA-PE ATO Nº DATA DE EXPEDIÇÃO EMENTA/ASSUNTO SITUAÇÃO ATUAL 001/82 24/09/1982 002/82 24/09/1982 003/83 07/12/1983 "Dispõe sobre o registro de empresas de

Leia mais

COMPLEXO HOSPITALAR IMASF MODELAGEM 1

COMPLEXO HOSPITALAR IMASF MODELAGEM 1 COMPLEXO HOSPITALAR IMASF MODELAGEM 1 Legislação Aplicável Esta Audiência Pública está sendo realizada nos termos do ART. 39 da Lei 8.666/1993. Lei nº 11.079, de 30 de Dezembro de 2004 Lei de Parcerias

Leia mais

CUSTO BENEFÍCIO DAS PODAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO

CUSTO BENEFÍCIO DAS PODAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DAS PODAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DALLEPIANE, Patrícia 1 ; MALLMANN, Leandro¹; SANTOS, Gustavo¹; RODRIGUES, Palavras-chave: Podas. Energia. Redes de distribuição. Mauro 2. Introdução Em

Leia mais

PROGRAMA RESIDÊNCIA TÉCNICA NA ÁREA

PROGRAMA RESIDÊNCIA TÉCNICA NA ÁREA PROGRAMA RESIDÊNCIA TÉCNICA NA ÁREA DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS) FERNANDA BERNARDI VIEIRA RICHA TATIANA POSSA SCHAFACHEK 2 Painel 01/003 A construção dos perfis profissionais para a execução

Leia mais

Por que Agenda Ambiental na Administração Pública?

Por que Agenda Ambiental na Administração Pública? UFG A UFG possui mais de 25.000 estudantes de graduação, mestrado e doutorado, sendo 3500 em cursos de Engenharia. Tem presença regional em grandes cidades do Estado de Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia,

Leia mais

I-159 A MELHORIA DA INFRAESTRUTURA E O IMPACTO NA REDUÇÃO DAS RECLAMAÇÕES DE FALTA D AGUA NA UNIDADE DE NEGÓCIO SUL - SABESP

I-159 A MELHORIA DA INFRAESTRUTURA E O IMPACTO NA REDUÇÃO DAS RECLAMAÇÕES DE FALTA D AGUA NA UNIDADE DE NEGÓCIO SUL - SABESP I-159 A MELHORIA DA INFRAESTRUTURA E O IMPACTO NA REDUÇÃO DAS RECLAMAÇÕES DE FALTA D AGUA NA UNIDADE DE NEGÓCIO SUL - SABESP Felipe Magno da Silva Neto Engenheiro Civil e Tecnólogo em Hidráulica e Saneamento

Leia mais

CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS

CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS ITAJAÍ CURSO DE NR- 10 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EIXO PROFISSIONAL: CONTROLE

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Período do Evento: 01/Junho/2017 a 08/Junho/2017

RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA. Período do Evento: 01/Junho/2017 a 08/Junho/2017 RELATÓRIO DE INTERRUPÇÃO POR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA Período do Evento: 01/Junho/2017 a 08/Junho/2017 Documento: RISE 001/2017 S U M Á R I O 1. INTRODUÇÃO... 3 2. CARACTERIZAÇÃO DO EVENTO... 3 2.1. Período

Leia mais

O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO

O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO SETEMBRO 2017 O ROMPIMENTO DA BARRAGEM DE FUNDÃO GOVERNADOR VALADARES 19 MORTES Impacto em diversos municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo, ao longo de 650 quilômetros. 5 NOVEMBRO DE 2015 Rompimento

Leia mais

Construção de uma rede de unidades de referência tecnológica em integração lavoura, pecuária e floresta no paraná: caracterização e desafios

Construção de uma rede de unidades de referência tecnológica em integração lavoura, pecuária e floresta no paraná: caracterização e desafios Anais do 1º Simpósio Internacional de Arborização de Pastagens em Regiões Subtropicais 93 Construção de uma rede de unidades de referência tecnológica em integração lavoura, pecuária e floresta no paraná:

Leia mais

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG

GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA. Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG GESTÃO DA ARBORIZAÇÃO URBANA Eng.Ambiental. Bruna de Souza Otoni Prefeitura Municipal de Araçuaí -MG CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO MUNICÍPIO : Araçuaí DISTÂNCIA DA CAPITAL : 678km MESOREGIÃO: Jequitinhonha

Leia mais

BIM- Building Information Modelling e Coordenação Modular

BIM- Building Information Modelling e Coordenação Modular BIM- Building Information Modelling e Coordenação Modular PROPOSTAS DA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO - CONSTRUÇÃO CIVIL Sergio Leusin, Arqtº sergio.leusin@gdp.arq.br 1 Deconcic: Plano de Ação 2013

Leia mais

Construção 1. Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra;

Construção 1. Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra; Construção 1 Etapa 1- Compatibilização de projetos e documentação. (4 aulas) Projeto de arquitetura e complementares antes de iniciar a obra; Parte gráfica arquitetura, detalhes estrutura, instalações

Leia mais

Plano do Programa de Redução de Contaminantes na Bacia do Tibagi. Etapa 1: Ações Integradas a Montante do Reservatório de Mauá

Plano do Programa de Redução de Contaminantes na Bacia do Tibagi. Etapa 1: Ações Integradas a Montante do Reservatório de Mauá 1 IDENTIFICAÇÃO DO PROGRAMA Ações integradas no Tibagi para redução de contaminantes [Verificar denominação mais adequada para o Estado]. 2 OBJETIVO DO PROGRAMA Reduzir o aporte de contaminantes na bacia

Leia mais

Empresa. ROKA Engenharia S/S Ltda - Serviços em NR12. Concept for standards

Empresa. ROKA Engenharia S/S Ltda - Serviços em NR12. Concept for standards Serviços em NR12 Empresa A ROKA ENGENHARIA foi fundada em 1992, com prestação de serviços em Engenharia Elétrica e Mecânica. Em 2009 ampliou as suas atividades para serviços em Gestão Integrada (Segurança

Leia mais

Certificação florestal

Certificação florestal Certificação florestal Responsabilidade e conduta sustentável no setor de árvores plantadas BSC/Gleison Rezende 1 O que é a certificação florestal? Certificação Florestal é um processo no qual as empresas

Leia mais

AVALIAÇÃO E MANEJO DE DOENÇAS EM Brachiaria brizantha cv. BRS PIATÃ. Área Temática da Extensão: Tecnologia.

AVALIAÇÃO E MANEJO DE DOENÇAS EM Brachiaria brizantha cv. BRS PIATÃ. Área Temática da Extensão: Tecnologia. AVALIAÇÃO E MANEJO DE DOENÇAS EM Brachiaria brizantha cv. BRS PIATÃ Jaqueline Ianelo Guerra 1 ; Maria Luiza Nunes Costa 2 1p Bolsista UEMS. Estudante do Curso de Agronomia da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

Defensoria Pública do Estado

Defensoria Pública do Estado 5ª feira 11/Jan/2018 - Edição nº 10106 17 A Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR, de acordo com a legislação, torna pública a contratação nos termos do Art. 148 I do RILC Dispensa de Licitação em

Leia mais

EMENTA. 2) Qualidade nos serviços públicos: modernização e padronizações dos procedimentos técnicos e administrativos

EMENTA. 2) Qualidade nos serviços públicos: modernização e padronizações dos procedimentos técnicos e administrativos EMENTA 1) Estímulo à atividade econômica: Incentivos à atividade produtiva Criar política permanente de atração de investimentos; Fortalecer o escritório de representação do Estado em Brasília; Modernizar

Leia mais