Aquastop Nanoflex : a primeira membrana impermeável, transpirável, anti-alcalina e resistente ao cloro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aquastop Nanoflex : a primeira membrana impermeável, transpirável, anti-alcalina e resistente ao cloro"

Transcrição

1 Novidade absoluta! A partir de hoje, aqui está o Aquastop Nanoflex Aquastop Nanoflex : a primeira membrana impermeável, transpirável, anti-alcalina e resistente ao cloro EXCLUSIVO KERAKOLL EN CM O1P Os limites técnicos e aplicativos das argamassas impermeabilizantes bicomponentes são agora superados pelo novo Aquastop Nanoflex, a revolucionária membrana mineral eco-compatível, insensível à agressão dos álcalis e do cloro, que se mantém impermeável no tempo, flexível e transpirável. Resultado: impermeabilizações de alta resistência, que garantem a continuidade de desempenho dos adesivos H40 Eco na colocação de revestimentos cerâmicos em terraços, varandas e piscinas. AquaExpert OS ESPECIALISTAS DA ÁGUA

2 O que é a membrana Aquastop Nanoflex Aquastop Nanoflex O Aquastop Nanoflex é uma membrana inovadora com baixo impacto ambiental, classificada Eco 3, que surgiu da investigação Kerakoll no campo dos materiais inovadores para o GreenBuilding. O Aquastop Nanoflex é um produto revolucionário e simples do ponto de vista da aplicação: uma barreira totalmente impermeável à água e transpirável, capaz de manter os edifícios secos, sãos e com elevado conforto habitacional, em linha com os padrões do GreenBuilding Kerakoll. AQUASTOP NANOFLEX : RESOLVE O PROBLEMA DA HIDRÓLISE ALCALINA Estudos científicos demonstram que as argamassas bicomponentes de polímero-cimento, originalmente concebidas para a protecção de estruturas em betão e caracterizadas pela elevada elasticidade e módulo elástico muito baixo, podem tornar-se inadequadas se forem inseridas num sistema cimentício fechado betonilha-adesivo, permanentemente húmido por causa de infiltrações, condensações e humidade residual. O ambiente fortemente básico (ph 12 14), pela solubilização dos componentes alcalinos presentes no cimento do suporte e do adesivo, activa o processo químico da hidrólise alcalina, que pode degradar o estrato impermeabilizante, se este for formulado com dispersões poliméricas e cimento não especificamente estudadas. A REVOLUCIONÁRIA MEMBRANA TRANSPIRÁVEL MONOCOMPONENTE Desde que os investigadores Kerakoll inventaram a primeira membrana monocomponente impermeável de base aquosa, nunca mais parámos. Prosseguimos sem paragem no caminho da inovação, adaptando as mais recentes tecnologias e as soluções indispensáveis para proteger os edifícios da água em qualquer condição. As propriedades exclusivas da nova membrana Aquastop Nanoflex são: Impermeabilidade e transpirabilidade no tempo Insensibilidade à agressão dos álcalis e do cloro Elevadas resistências e flexibilidade para todo o tempo de vida do produto O resultado é uma barreira totalmente impermeável à água e transpirável, equilíbrio perfeito entre flexibilidade, resistência química em ambiente básico e hidrofobicidade, desenvolvido num produto monocomponente.

3 O segredo da membrana Aquastop Nanoflex está na sua revolucionária rede Nanotech HIDROFOBICIDADE SUPERIOR O grande desafio vencido pelos engenheiros da Kerakoll foi o de regular o processo de hidratação do cimento em função das características do polímero Kerakoll, para produzir uma rede de nanoestrutura ideal em qualidade e quantidade com uma porosidade máxima de 40 nanómetros, ou seja, vezes mais pequena que uma gota de água, criando uma barreira totalmente impermeável á água. MIL MILHÕES DE NANOPOROS POR cm 2 NANOTECH KERAKOLL NANOINNOVATION A nanoestrutura revela um polímero perfeitamente disperso na matriz mineral e intrinsecamente ligado aos inertes e aos vários produtos da hidratação do clínquer. O exclusivo polímero Kerakoll gera uma reacção de polimerização que constitui uma rede de nanoestrutura com poro aberto de dimensão máxima de 40 nanómetros, ou seja, 200 vezes maior que uma molécula de vapor, o que assegura uma excelente transpirabilidade da membrana, capaz de evitar a formação de pressões perigosas determinadas pela humidade residual presente nos suportes.

4 Como funciona a membrana Aquastop Nanoflex HIDRÓLISE ALCALINA (Saponificação) ÉSTER (POLÍMERO) BASE FORTE (NaOH) TESTE ACELERADO DE RESISTÊNCIA À AGRESSÃO DOS ÁLCALIS NO TEMPO (imersão em solução de Hidróxido de Sódio a 30% durante 30 dias) Os investigadores Kerakoll submeteram argamassas cimentícias bicomponentes e o Aquastop Nanoflex a ensaios comparativos de resistência a basicidade elevada. As velhas argamassas bicomponentes degradam-se logo após pouco tempo, perdendo as características de impermeabilidade e aderência aos suportes. A nova membrana Aquastop Nanoflex, por outro lado, mantém-se impermeável no tempo. A reacção química descompõe o polímero (éster) em compostos voláteis (álcool) e compostos solúveis (sabão) que, ao dispersar-se e deslavar-se, determinam a degradação e o decaimento rápido. ÁLCOOL (COMPOSTOS VOLÁTEIS) SABÃO (COMPOSTOS SOLÚVEIS) Sal do ácido carboxílico IMPERMEABILIZANTE CIMENTÍCIO BICOMPONENTE INÍCIO ENSAIO FIM ENSAIO (30 dias) O provete da argamassa bicomponente sofreu uma degradação forte e irreversível, evidenciada pela expansão da superfície, comprometendo as propriedades de impermeabilidade, coesão, aderência e flexibilidade. MEMBRANA AQUASTOP NanoFlex O provete de Aquastop Nanoflex manteve intactas as dimensões iniciais com garantia das elevadas prestações físico-químicas e da total impermeabilidade, mesmo após a agressão química. INÍCIO ENSAIO FIM ENSAIO (30 dias)

5 Aquastop Nanoflex : 5 desempenhos inimitáveis, 5 vezes mais seguro Insensível à hidrólise alcalina do cimento 2 Impermeabiliza e é transpirável 1 A nova membrana Aquastop Nanoflex contém cerca de mil milhões de poros microscópicos por cm 2. Estes nanoporos são cerca de vezes mais pequenos que uma gota de água, mas 200 vezes maiores que uma molécula de vapor de água. Assim, enquanto as gotas de água não conseguem penetrar na membrana Aquastop Nanoflex, o vapor de água (ou seja, a humidade do suporte em forma gasosa) sai facilmente impedindo a formação de condensação e de pressão de vapor excessiva capaz de provocar o destacamento dos suportes. O Aquastop Nanoflex foi concebido para resistir às agressões dos álcalis presentes nas betonilha e nos adesivos de colocação. Numerosos testes de laboratório demonstram que a membrana Aquastop Nanoflex é insensível à presença constante de humidade em ambiente alcalino (ph 12) para garantir a protecção e durabilidade no tempo. 3 Resiste ao ataque de águas cloradas A membrana Aquastop Nanoflex resiste também em ambientes fortemente agressivos como as piscinas. O Aquastop Nanoflex é insensível aos ataques dos iões de cloreto (cloro), garantindo a protecção impermeável para todo o tempo de vida do produto. Adere tenazmente aos suportes de cimento 5 4 Elevadas resistências mecânicas e flexibilidade A rede Nanotech consegue penetrar mesmo nos vazios sub-microscópicos da superfície, difundindo-se mais rapidamente e em profundidade na interface membrana substrato. O Aquastop Nanoflex desenvolve resistências à tracção superiores a todas as argamassas bicomponentes para garantir a melhor continuidade de desempenho com os adesivos H40 Eco. O Aquastop Nanoflex não se degrada e mantém constante no tempo a flexibilidade e coesão, protegendo os revestimentos da eventual fissuração dos suportes.

6 Aquastop Nanoflex : o primeiro Sistema Integrado de alta resistência AQUASTOP NANOFLEX : O PRIMEIRO SISTEMA INTEGRADO PARA A IMPERMEABILIZAÇÃO DE ELEVADA ADERÊNCIA E DURABILIDADE SUPERIOR Para impermeabilizar superfícies a revestir com ladrilhos cerâmicos ou pastilha de vidro colados com adesivos cimentícios, não basta impermeabilizar, deve-se garantir que todo o sistema de colocação possa atingir e manter no tempo o máximo desempenho de aderência. Aquastop Nanoflex A REVOLUCIONÁRIA MEMBRANA TRANSPIRÁVEL MONOCOMPONENTE O Aquastop Nanoflex desenvolve uma mistura homogénea fluida, regulável variando a quantidade de água, para se obter a melhor trabalhabilidade em relação às condições em obra, garantindo a máxima aderência do sistema colado. CM O1P H40 Eco Flex COMPLIANT WITH C2 E EUROPEAN NORM EN Fugabella O ADESIVO MONOCOMPONENTE COM AS PRESTAÇÕES MAIS ELEVADAS NO EXTERIOR O H40 Eco Flex desenvolve uma molhagem completa do suporte e do ladrilho, que garante elevada aderência às solicitações de corte e segurança total nas situações mais rigorosas de colocação de pavimentos de qualquer formato e espessura. Eco 2-12 O BETUME HIDRORREPELENTE COM ELEVADA SOLIDEZ CROMÁTICA CG2 WA O Fugabella Eco 2-12 desenvolve uma reologia de grão fino com elevada tixotropia e fluidez, específica para a decoração de pavimentos, garantindo um enchimento rápido e total da junta e uma limpeza fácil em todas as condições de obra.

7 O Aquastop Nanoflex garante o melhor desempenho em situações de obra extremas NOVO AQUASTOP NANOFLEX : SUPERIOR EM QUALQUER CONDIÇÃO O Sistema Integrado Aquastop Nanoflex, desenvolvido graças às exclusivas tecnologias Kerakoll, é o primeiro sistema de impermeabilização, colocação e betumação que garante a perfeita compatibilidade e o melhor desempenho técnico, mesmo nas situações de obra mais extremas. As vantagens obtidas neste inovador sistema tornam-se evidentes no desempenho de aderência em conjunto previsto pela norma EN As elevadas prestações de aderência inicial do H40 Eco Flex permanecem praticamente inalteradas, o desempenho de durabilidade após os ciclos de agressão química previstos permanecem bem acima dos requisitos mínimos da norma e, sobretudo, duplicam ou triplicam os valores dos velhos sistemas com argamassas bicomponentes. NOVO SISTEMA INTEGRADO VELHO SISTEMA ENSAIO segundo EN REQUISITO DA NORMA AQUASTOP NanoFlex + H40 ECO FLEX ARGAMASSA BICOMPONENTE + Adesivo Classe C2 Aderência inicial 0,5 N/mm 2 2,2 N/mm 2 0,8 N/mm 2 Aderência após contacto com água 0,5 N/mm 2 1,1 N/mm 2 0,55 N/mm 2 Aderência após ciclos de gelo-degelo 0,5 N/mm 2 1,0 N/mm 2 0,6 N/mm 2 Aderência após acção do calor 0,5 N/mm 2 2,0 N/mm 2 1,2 N/mm 2 Aderência após contacto com água com cloro 0,5 N/mm 2 0,8 N/mm 2 dado não declarado Aderência após contacto com água calcária 0,5 N/mm 2 1,5 N/mm 2 0,6 N/mm 2 Aderência após contacto prolongado com água calcária (28 dias) Método KK 1,5 N/mm 2 teste não efectuado

8 Aquastop Nanoflex : tecnologia monocomponente Aquastop Nanoflex : 1 componente, 4 vantagens 1 Reologia variável TESTE CONSISTÊNCIA MISTURA Onde os sistemas bicomponentes se tornam inutilizáveis, o Aquastop Nanoflex trabalha em segurança, porque permite regular a fluidez da mistura. A possibilidade de intervir sobre a consistência do material (reologia), modificando a relação de mistura, é uma vantagem dos produtos monocomponentes, que são misturados em obra com água. O Aquastop Nanoflex garante elevadas prestações finais em todas as condições de utilização. 2 Maior trabalhabilidade, menor fadiga 4 Maior rendimento 3 Menos plástico, menos CO 2 A trabalhabilidade de uma membrana impermeabilizante mede-se na facilidade de aplicação e na fácil união nas juntas de retoma de aplicação, para garantir a total impermeabilidade do suporte. O Aquastop Nanoflex possui um tempo de trabalhabilidade mais que duplo em relação às argamassas bicomponentes. A consistência fluida do material permite trabalhar em obra com menos fadiga e sempre na máxima potencialidade do produto. Aquastop Nanoflex Argamassa bicomponente Graças à inovadora formulação de elevado rendimento, com um saco de 20 kg de Aquastop Nanoflex impermeabilizam-se mais 30% de m 2 em relação à embalagem de 32 kg de bicomponente. Uma grande vantagem para o aplicador e para a obra: menos peso, numa prática embalagem com pega. RENDIMENTO Para cada saco de Aquastop Nanoflex introduzido no mercado em vez de impermeabilizantes bicomponentes com bidão de plástico, evita-se a emissão na atmosfera de cerca de 1,5 kg de CO 2. A tecnologia Nanotech reduz ainda a quantidade de cimento necessária para atingir as prestações óptimas, poupando cerca de mais 3,2 kg de CO 2 por cada saco. 250 g/ kg -4,7 kg / bag

9 Aquastop Nanoflex : tecnologia certificada, eco-compatível Regional Mineral 60 % AQUASTOP NANOFLEX : INOVAÇÃO PARA O AMBIENTE O Aquastop Nanoflex, monocomponente com reologia variável, define uma nova geração de membranas, porque introduz novas tecnologias e conceitos que têm como primeiro valor atingir o impacto ambiental mais baixo possível. A optimização dos processos permite uma diminuição do uso de cimento, cuja produção gera emissões consideráveis de dióxido de carbono para a atmosfera. O polímero Kerakoll é o resultado de um trabalho de investigação de vários anos, com o objectivo de obter o valor mais baixo de emissão de compostos voláteis para o ambiente. GREENBUILDING RATING DE AQUASTOP NANOFLEX Recycled Low Emission O Aquastop Nanoflex, único no seu sector, superou o teste GEV para o controlo das emissões de substâncias orgânicas voláteis, sendo classificado como produto com emissão muito baixa EC 1-R plus. AQUASTOP NANOFLEX : INOVAÇÃO SEGUNDO A NORMA CM O1P O Aquastop Nanoflex satisfaz plenamente todos os requisitos da nova norma Europeia EN para impermeabilizações antes da colocação de revestimentos cerâmicos colados com adesivos, mesmo com baixas temperaturas. Em particular, o Aquastop Nanoflex obtém valores muito mais elevados que os mínimos exigidos nos ensaios de durabilidade. A norma Europeia EN aplica-se a todos os produtos impermeáveis de base aquosa compostos por cimentos modificados com polímeros, por produtos em dispersão aquosa ou por resinas reactivas, usados sob ladrilhos cerâmicos para a colocação, em interiores e exteriores, em paredes e pavimentos. A norma fornece a terminologia relativa aos produtos, determina os métodos de ensaio e os valores dos requisitos exigidos, especificando a classificação e a designação dos produtos. O Aquastop Nanoflex é classificado pela norma como CM O1P: CM = cimentício modificado com polímeros O1 = Crack-Bridging Ability a -5 C P = resistente ao contacto com águas com cloro (por exemplo: para uso em piscinas) IAQ VOC Regional Mineral 30 % 250 g/ kg Emissão de CO2/kg 108 g IAQVOC Indoor Air Quality Emissões muito baixas COV Sistema de medição certificado pelo Organismo de Certificação SGS O Aquastop Nanoflex é a primeira membrana impermeabilizante com emissões muito baixas de substâncias orgânicas voláteis (COV), assegura uma melhor qualidade do ar. EMISSÕES BAIXAS DE CO 2 Para cada saco de Aquastop Nanoflex introduzido no mercado em vez de impermeabilizantes bicomponentes com bidão de plástico, evita-se a emissão na atmosfera de cerca de 1,5 kg de CO 2 RECICLÁVEL COMO INERTE Uma vez reticulado, o Aquastop Nanoflex pode ser reciclado na categoria de resíduos inertes, uma vez que não sofre nenhuma transformação física, química ou biológica. CERTIFICADO SGS O Instituto de Certificação Suíço SGS certifica o método de medição para a Sustentabilidade Ambiental, GreenBuilding Rating Kerakoll. Recyclable Reciclável como inerte

10 Aquastop Nanoflex na obra Sistemas e produtos tecnologicamente ultrapassados Produtos bicomponentes ou de base solvente, 10 fases de aplicação, 8 dias para a aplicação º dia 2.º dia 3.º dia 8.º dia FASE 1 2 JUNTAS DE LIGAÇÃO - Junção de banda de borracha com adesivo de base solvente (1) - Fixação com argamassa bicomponente (2) FASE JUNTAS DE DILATAÇÃO - Delimitação da área de aplicação do adesivo bicomponente (3) - Fixação de banda elástica com adesivo bicomponente (4) - 2.ª demão de adesivo bicomponente (5) - Polvilhamento de quartzo para aderência da argamassa impermeabilizante (6) FASE 7 JUNTAS DE DILATAÇÃO Remoção do excesso de quartzo FASE 8 9 IMPERMEABILIZAÇÃO - Aplicação da 1.ª demão com espátula dentada (8) - Inserção de rede e acabamento com espátula lisa (9) FASE 10 IMPERMEABILIZAÇÃO Aplicação 2.ª demão COLOCAÇÃO Colocação da cerâmica As argamassas bicomponentes de polímero-cimento velhas, originalmente formuladas para a proteção de estruturas em betão, comportam uma complexidade extrema em obra, quando são utilizadas como impermeabilizante antes da colocação de cerâmica com adesivos cimentícios. Isto impõe que os produtores prescrevam sistemas complexos e caros que, juntamente com produtos bicomponentes mais difíceis de misturar e com fraca trabalhabilidade, podem ser a causa de erros na obra ou de uma aplicação apenas parcial do sistema, que pode prejudicar o resultado final.

11 Aquastop Nanoflex : impermeabilizar nunca foi tão fácil e seguro Produtos fáceis de aplicar, apenas 3 fases de aplicação, apenas 3 dias para a colocação INOVAÇÃO º dia 2.º dia 3 3.º dia FASE 1 JUNTAS DE LIGAÇÃO E DILATAÇÃO - Fixação das bandas Aquastop 100 com adesivos da linha H40 Eco FASE 2 IMPERMEABILIZAÇÃO - Aplicação da 1.ª demão de Aquastop Nanoflex e inserção da rede Aquastop AR 1 FASE 3 IMPERMEABILIZAÇÃO - Aplicação 2.ª demão de Aquastop Nanoflex COLOCAÇÃO - Colocação da cerâmica com adesivos da linha H40 Eco O novo Aquastop Nanoflex é a revolucionária barreira totalmente impermeável à água, formulada para ser sucessivamente revestida com ladrilhos cerâmicos, pastilha de vidro e pedras naturais. O Aquastop Nanoflex é a única membrana projectada para facilitar o trabalho em obra: monocomponente, mistura-se apenas com água; possui extraordinárias características de trabalhabilidade, porque permite regular a dosagem de água consoante as condições climáticas e de obra; garante uma extrema simplicidade e velocidade de aplicação do sistema impermeabilizante.

12 Sistemas impermeabilizantes AquaExpert AquaExpert: os Sistemas para os Especialistas da Água AquaExpert é a marca que identifica a vanguarda nos sistemas impermeabilizantes de varandas, terraços, piscinas e qualquer superfície exterior antes da colocação de revestimentos cerâmicos, pedras naturais e pastilha de vidro. Os sistemas AquaExpert escrevem as regras novas para a impermeabilização eco-sustentável de varandas e terraços, tirando proveito do trabalho de investigação e do máximo conhecimento das condições de obra e de todos os seus componentes, desde a betonilha até aos materiais de revestimento mais técnicos e utilizados. Trata-se de uma solução de vanguarda pelas prestações de impermeabilidade e durabilidade no tempo, que elevam o factor de segurança de todo o sistema colado. De modo igualmente inovador, o AquaExpert representa o sistema de impermeabilização mais simples e rápido de aplicar. Aquaform Os sistemas AquaExpert prevêem a impermeabilização de pormenores construtivos e a conclusão de varandas e terraços com a linha de acessórios Aquaform, especificamente estudada para garantir a máxima segurança e durabilidade, mesmo nos detalhes que frequentemente condicionam o resultado global da intervenção.

13 AquaExpert 1 SEM REDE DE ARMADURA P A RA PEQUENAS SUPERFÍCI E S SISTEMA INTEGRADO IMPERMEABILIZANTE ECO-COMPATÍVEL ESPECÍFICO PARA VARANDAS, TERRAÇOS E SUPERFÍCIES HORIZONTAIS EXTERIORES DE PEQUENA DIMENSÃO, SEM REDE DE ARMADURA. AquaExpert 2 COM REDE DE ARMADURA P A RA SUPERFÍCIES GRAND E S SISTEMA INTEGRADO IMPERMEABILIZANTE ECO-COMPATÍVEL ESPECÍFICO PARA VARANDAS, TERRAÇOS E SUPERFÍCIES HORIZONTAIS EXTERIORES DE QUALQUER DIMENSÃO, QUE PREVEJAM JUNTAS DE FRACCIONAMENTO E DILATAÇÃO DA BETONILHA. 1 COMPLEMENTO Aquastop 70 2 MEMBRANA Aquastop Nanoflex 1 COMPLEMENTO 2 MEMBRANA 3 Aquastop 100 Aquastop Nanoflex REDE Aquastop AR1 Banda impermeável transpirável, anti-alcalina, para aplicar com Aquastop Nanoflex. Membrana mineral certificada antialcalina e resistente ao cloro, para a impermeabilização transpirável de suportes antes da colocação. Banda impermeável elástica, para aplicar com H40 Eco. Membrana mineral certificada anti-alcalina e resistente ao cloro, para a impermeabilização transpirável de suportes antes da colocação. Rede especial de armadura anti-alcalina para o reforço de Aquastop Nanoflex. TABELA COMPARATIVA DOS CUSTOS PARA IMPERMEABILIZAR 10 m 2 DE SUPERFÍCIE * TABELA COMPARATIVA DOS CUSTOS PARA IMPERMEABILIZAR 10 m 2 DE SUPERFÍCIE * Espessura Peso Custo membrana Custo Rede Bandas (1 ml/m 2 ) Ângulos 90 (2 un.) PVP TOTAL Espessura Peso Custo membrana Custo Rede Bandas (1 ml/m 2 ) Ângulos 90 (2 un.) PVP TOTAL AQUAEXPERT 1 2 mm 23 (kg) 79, ,8 90,61 AQUAEXPERT 2 3 mm 34,5 (kg) 119, ,5 1,24 151,455 Argamassa bicomponente 3 mm 51 (kg) 135,15 12,5 19,2,0 11,4 178,25 Argamassa bicomponente 3 mm 51 (kg) 135,15 12,5 19,2 11,4 178,25 * Preços 2013 * Preços 2013

14 Porquê escolher Aquastop Nanoflex VANTAGENS PARA O APLICADOR O AQUASTOP NANOFLEX É MONOCOMPONENTE E AJUDA A POUPAR TRABALHO E DINHEIRO A tecnologia monocomponente do Aquastop Nanoflex permite poupar trabalho pelo transporte dos bidões de plástico que contêm a parte líquida dos velhos sistemas bicomponentes e o custo para a sua eliminação. Para além disso, o Aquastop Nanoflex está disponível em embalagens de 20 kg com uma cómoda pega. Ficha comparativa Aquastop Nanoflex Argamassa bicomponente O AQUASTOP NANOFLEX É DE REOLOGIA VARIÁVEL E PERMITE OPTIMIZAR O TRABALHO O Aquastop Nanoflex mistura-se em obra apenas com água, permite regular a fluidez em relação às condições da obra sem comprometer as prestações finais. Pode-se assim continuar o trabalho em segurança mesmo quando, com as argamassas bicomponentes com relação de mistura fixa, seria impossível prosseguir. O AQUASTOP NANOFLEX É UM SISTEMA INTEGRADO QUE CUSTA MENOS Com o Aquastop Nanoflex impermeabiliza-se cerca de 30% mais superfície em relação aos sistemas bicomponentes, porque o peso específico é inferior; para além disso, as bandas para as juntas de ligação e de dilatação podem ser facilmente fixadas com o impermeabilizante ou com H40 Eco. Como resultado, gasta-se menos de metade para cada metro quadrado impermeabilizado e poupa-se também tempo. Reologia variável Trabalhabilidade prolongada Sem rede de armadura* Dosagem fixa Trabalhabilidade reduzida Sempre com rede de armadura VANTAGENS PARA O REVENDEDOR O AQUASTOP NANOFLEX É AINDA MAIS VANTAJOSO NA REVENDA Graças à tecnologia monocomponente em pó do Nanoflex Eco, é possível poupar espaço e custos de transporte e na armazenagem, porque a água é adicionada em obra. O AQUASTOP NANOFLEX É FÁCIL DE EXPLICAR O Nanoflex Eco é uma tecnologia segura que não dá problemas, porque é fácil de aplicar, não requer o uso de produtos difíceis e que normalmente não há em armazém. VANTAGENS PARA O DONO DE OBRA (PARTICULAR) O AQUASTOP NANOFLEX AJUDA A POUPAR TEMPO O Aquastop Nanoflex é o sistema impermeabilizante mais simples e rápido, que em apenas 3 dias está pronto para a colocação e a betumação da cerâmica, reduzindo assim o incómodo da obra. O AQUASTOP NANOFLEX ESTÁ ATENTO À SAÚDE E AO AMBIENTE O Aquastop Nanoflex é o único impermeabilizante certificado EC 1-R Plus, porque emite a menor quantidade de substâncias voláteis na sua categoria, ideal também para a impermeabilização de ambientes interiores. Quem escolhe o Aquastop Nanoflex, faz uma escolha consciente e ecológica porque contribui para a redução das emissões de CO 2 no ambiente. Colocação de cerâmica após 24 horas Anti-alcalino, resistente ao cloro Transpirável Eco-compatível Aderência inicial 2,2 N/mm 2 * Sistema AquaExpert 1 Colocação de cerâmica após 5 dias Quimicamente fraco Hermético Forte impacto ambiental Aderência inicial 0,8 N/mm 2

15 Perguntas frequentes Porque é o AQUASTOP NANOFLEX diferente dos sistemas impermeabilizantes bicomponentes? O Aquastop Nanoflex é diferente de todas as argamassas bicomponentes porque utiliza um exclusivo polímero Kerakoll redispersável, que permite obter desempenhos de impermeabilidade duradoura com a máxima simplicidade de aplicação, dada pela possibilidade de regular a consistência consoante as condições da obra. O AQUASTOP NANOFLEX é segundo a norma? Sim, desde 1 de Março de 2014 está vigente a norma EN 14891, o que exige a marcação CE nos produtos impermeabilizantes aplicados líquidos a utilizar antes da colocação de ladrilhos cerâmicos com adesivos. Segundo a EN 14891, o Aquastop Nanoflex está classificado como CMO1P porque supera todos os testes previstos pela Norma, incluindo os ensaios opcionais de resistência à água com cloro e ao Crack-Bridging com baixas temperaturas (-5 C). O que é a tecnologia Nanotech? O Nanotech é a tecnologia inovadora que, através do estudo das nanoestruturas produzidas pela componente polimérica e pela matriz mineral hidratada, maximiza o desempenho final da membrana. O AQUASTOP NANOFLEX contém nanopartículas perigosas para o Homem? O Aquastop Nanoflex e nenhuma outra solução Kerakoll contém nanopartículas em pó; as nanoestruturas que se formam durante o processo de hidratação com água não apresentam nenhuma perigosidade para o Homem e para o ambiente. Porque é o AQUASTOP NANOFLEX considerado eco-compatível? O Aquastop Nanoflex é uma tecnologia eco-compatível porque os polímeros utilizados apresentam a emissão mais baixa de substâncias voláteis e a optimização dos processos permite uma diminuição do uso de cimento, cuja produção gera elevadas emissões de dióxido de carbono para a atmosfera. Para além disso, o Aquastop Nanoflex é monocomponente e, ao contrário das argamassas bicomponentes, poupa para cada saco a produção, transporte, armazenagem e eliminação de 1 bidão de plástico. O AQUASTOP NANOFLEX pode ser deixado à vista sem revestimento? O Aquastop Nanoflex não apresenta contra-indicações técnicas ao ser deixado à vista, mas, como se trata de uma membrana impermeável de baixa espessura (2 3 mm), não é possível garantir a sua integridade no caso de impactos acidentais, objectos abrasivos, etc O que deve ser previsto para impermeabilizar um terraço antes da colocação de cerâmica? A impermeabilização de uma superfície a revestir com cerâmica fica apenas completa e garantida prevendo uma série de complementos, como bandas de ligação para juntas, produtos para fixá-las, rede de armadura, se prevista, e outras peças especiais. A rapidez e facilidade de aplicação, a compatibilidade com o produto impermeabilizante e o custo destes acessórios indispensáveis mudam consideravelmente o desempenho final do sistema e o custo global da obra. Glossário Aquastop Nanoflex HIDRÓLISE ALCALINA OU SAPONIFICAÇÃO A designação genérica de hidrólise abrange várias reacções químicas em que as moléculas são separadas em duas ou mais partes pelo efeito da água e pode por vezes ser considerada como a reacção inversa à reacção da condensação. NANOTECNOLOGIA A nanotecnologia é um ramo da ciência aplicada e da tecnologia que se ocupa do controlo da matéria à escala dimensional inferior ao micrómetro (em geral, entre 1 e 100 nanómetros) e da concepção e realização de dispositivos nessa escala. Um nanómetro, cujo símbolo é nm, é igual a 10-9 m, ou seja 1 bilionésimo de metro. CRACK-BRIDGING ABILITY Traduzido literalmente significa capacidade de fazer a ponte numa fissura. Segundo a Norma EN 14891, determina a capacidade do material impermeabilizante para resistir à propagação de fissuras do suporte, ao qual está agarrado, sem deterioração. O desempenho é o resultado da resistência à tracção, expressa em Newton (N), necessária para fissurar o material impermeabilizante, e da amplitude da fissura do suporte medida em mm. TRANSPIRABILIDADE Na construção e na ciência dos materiais, entende-se por transpirabilidade de um material, a capacidade de um material ser atravessado por ar húmido, ou seja, por vapor de água. O coeficiente de resistência à passagem do vapore μ referido a um material específico, indica quantas vezes o material em questão é menos difusivo (transpirável) em relação ao ar com igualdade de espessura e de condições térmicas. O valore unitário de μ é atribuído ao ar em condições estacionárias (valor do ar = 1). Uma boa transpirabilidade impede a formação de pressões de vapor. TERPOLÍMERO Um polímero é uma macromolécula, ou seja, uma molécula com elevado peso molecular, constituída por um grande número de grupos moleculares. O termo copolímero indica todas as macromoléculas cuja cadeia polimérica contém monómeros (pequenas moléculas reagentes) de dois ou mais tipos diferentes. Se os monómeros forem de três tipos diferentes, cada um com funções específicas, o polímero que se gera é designado de terpolímero. Qual é a diferença entre o AquaExpert 1 e 2? O AquaExpert 1 é o sistema impermeabilizante que garante a máxima simplicidade e rapidez de execução, específico para varandas, terraços e superfícies horizontais de pequena dimensão sem juntas de dilatação. Garante a impermeabilidade sem o uso da rede de armadura. O AquaExpert 2 é o sistema impermeabilizante que garante uma maior resistência ao corte, específico para superfícies de qualquer dimensão que prevejam juntas de fraccionamento e dilatação na betonilha.

16 Aquastop Nanoflex, é apenas Kerakoll MKT-TEC code 17/ PT Ref. GBR Data Report - 05/2014 Aquastop Nanoflex : a primeira barreira totalmente impermeável à água KERAKOLL PORTUGAL S.A. É junto com a natureza que se constrói o futuro.

Propriedades do Concreto

Propriedades do Concreto Universidade Federal de Itajubá Instituto de Recursos Naturais Propriedades do Concreto EHD 804 MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Profa. Nívea Pons PROPRIEDADES DO CONCRETO O concreto fresco é assim considerado até

Leia mais

Enkefloor Pavimento Modular resistente às intempéries, a riscos e a fortes cargas

Enkefloor Pavimento Modular resistente às intempéries, a riscos e a fortes cargas Pavimento Modular resistente às intempéries, a riscos e a fortes cargas com superfície fechada e aberta para o interior e o exterior www.enke-werk.de Pavimento Modular Um pavimento resistente para todas

Leia mais

Aplicação de XPS em sistema ETICS e suas vantagens

Aplicação de XPS em sistema ETICS e suas vantagens Fachadas energeticamente eficientes: contribuição dos ETICS/Argamassas Térmicas Aplicação de XPS em sistema ETICS e suas vantagens Oradora: Vera Silva Associação Portuguesa de Fabricantes de Argamassas

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101

Ficha Técnica de Produto Rejunta Já! Acrílico Código: RJA001 e RJA101 1. Descrição: O é mais uma solução inovadora, que apresenta praticidade e agilidade para o rejuntamento de pisos, azulejos, pastilhas, porcelanatos em áreas internas, externas, molháveis, molhadas. O principal

Leia mais

Enketop Varandas e terraços com um pavimento seguro. O sistema de revestimento monocomponente. www.enke-werk.de

Enketop Varandas e terraços com um pavimento seguro. O sistema de revestimento monocomponente. www.enke-werk.de Enketop Varandas e terraços com um pavimento seguro O sistema de revestimento monocomponente www.enke-werk.de Enketop Varandas e terraços com um pavimento seguro Varandas e terraços não só estão permanentemente

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@ topeca. pt www.topeca.pt topeca glass block argamassa para

Leia mais

CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE LISBOA 15.05.2015

CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE LISBOA 15.05.2015 CONTRIBUTO DAS ARGAMASSAS NA SUSTENTABILIDADE LISBOA 15.05.2015 ÍNDICE SOLUÇÕES EM ARGAMASSAS PARA A REABILITAÇÃO ENERGÉTICA Sobre a Secil Argamassas Perspectiva de melhoramento do conforto André Correia

Leia mais

REINVENTANDO O ISOLAMENTO ACÚSTICO E SUSTENTÁVEL

REINVENTANDO O ISOLAMENTO ACÚSTICO E SUSTENTÁVEL REINVENTANDO O ISOLAMENTO ACÚSTICO E SUSTENTÁVEL Reinventing how cork engages the world. A REINVENÇÃO DO CONFORTO E DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA Maximizando o conforto e a eficiência energética com ACOUSTICORK.

Leia mais

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade.

VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Descrição VEDATOP é um revestimento modificado com polímeros acrílicos, de alta aderência e impermeabilidade. Adere perfeitamente ao concreto, à alvenaria e à argamassa. VEDATOP não é tinta de acabamento,

Leia mais

SISTEMA Firestone DE COBERTURA Rubber GarD EPDM EPDM. Firestone. Um fornecedor. Garantia completa.

SISTEMA Firestone DE COBERTURA Rubber GarD EPDM EPDM. Firestone. Um fornecedor. Garantia completa. SISTEMA Firestone DE COBERTURA Rubber GarD Firestone. Um fornecedor. Garantia completa. SISTEMA Firestone DE Cobertura Rubber GarD Solução superior Para coberturas Os Sistemas de Cobertura Firestone RubberGard

Leia mais

Impermeável Protector Resistente impermeabilizações objectivo - problema - solução objectivo 1 Prevenir a infiltração de água para os pavimentos e paredes das cozinhas, casas de banho, balneários e outros

Leia mais

Soluções Técnicas em Construção

Soluções Técnicas em Construção Betumanta E Composto de asfalto elastomerico (S.B.S.), reforçado por um filme de polietileno de alta densidade com 50 micra de espessura. Esse produto foi desenvolvido para ser aplicado à maçarico. O produto

Leia mais

NOTA TÉCNICA nº 10 Complementar do Regime Jurídico de SCIE

NOTA TÉCNICA nº 10 Complementar do Regime Jurídico de SCIE NOTA TÉCNICA nº 10 Complementar do Regime Jurídico de SCIE OBJECTIVO Definir as características e condições técnicas a que devem obedecer as portas resistentes ao fogo (portas corta-fogo), não só para

Leia mais

Caixa de Inspeção e Interligação

Caixa de Inspeção e Interligação Caixa de Inspeção e Interligação Localização no website Tigre: Obra predial Esgoto CAIXA DE INSPEÇÃO e/ou Obra predial Águas Pluviais CAIXA DE INTERLIGAÇÃO Função/Aplicação: Caixa de Inspeção: destinada

Leia mais

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001

Ficha Técnica de Produto Biomassa Piso e Azulejo Rápido Código: APR001 1. Descrição: A é mais uma argamassa inovadora, de alta tecnologia e desempenho, que apresenta vantagens econômicas e sustentáveis para o assentamento e sobreposição de pisos, azulejos e pastilhas. O principal

Leia mais

ISOVER 2015 Isolamentos e Complementos

ISOVER 2015 Isolamentos e Complementos 205 Isolamentos e Complementos Refrigeração e Climatização A ISOVER é a marca líder em produtos e soluções de isolamento sustentáveis. A Isover faz parte do Grupo Saint-Gobain, líder mundial em soluções

Leia mais

Base de duche Concept XPS standard

Base de duche Concept XPS standard Ficha técnica Base de duche Concept XPS standard Sistema de impermeabilização integral para bases de duche construídas. A base de duche Concept XPS é um sistema prefabricado para bases de duche construídas.

Leia mais

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica.

As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. GUILHOTINAS As soluções de janelas de guilhotina ZENDOW são a escolha adequada para obras de renovação arquitectónica. Com um sistema de ferragens de elevado desempenho, a solução de janelas de guilhotina

Leia mais

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos.

BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. Descrição BIANCO é uma resina sintética de alto desempenho que proporciona excelente aderência das argamassas aos mais diversos substratos. BIANCO confere maior elasticidade e, assim, maior resistência

Leia mais

BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação

BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação BALINIT resultados magníficos em puncionamento e conformação A fórmula de sucesso para garantir a eficácia em puncionamento e conformação Os revestimentos extra-duros BALINIT possuem apenas algumas milésimas

Leia mais

Velis, Estilo e design italiano

Velis, Estilo e design italiano VELIS MAIO 2015 1 Velis, Estilo e design italiano Um novo conceito de termoacumulador num perfeito estilo italiano. Super Fino A Ariston encontrou o equilíbrio perfeito entre dimensões compactas, eficiência

Leia mais

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE -

FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - FICHA TÉCNICA - MASSA LEVE - Massa Leve é um aditivo capaz de produzir concreto poroso de baixa massa especifica aparente, com ótima estabilidade, isto é, com reduzida queda de volume na aplicação. Características

Leia mais

Excelente aderência quando aplicado sobre superfícies de concreto ou argamassa;

Excelente aderência quando aplicado sobre superfícies de concreto ou argamassa; VIAPLUS 7000-FIBRAS 1. Descrição Impermeabilizante à base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno). Essa composição resulta em uma membrana

Leia mais

www.ferca.pt Pré-esforço Aderente

www.ferca.pt Pré-esforço Aderente www.ferca.pt Pré-esforço Aderente Princípios O sistema T TM tension technology foi desenvolvido no âmbito da criação de um conceito integrado de soluções na área do pré-esforço com aplicação em obras de

Leia mais

CONTROLO DE EROSÃO E AMBIENTE

CONTROLO DE EROSÃO E AMBIENTE CONTROLO R DE EROSÃO E AMBIENTE Pavimentos permeáveis e ecológicos ÍNDICE Geogrelha... 3 Stop ICU... 3 Particularidades da Geogrelha Campos de Aplicação... 6 Especificidades da Geogrelha... Pág. Geogrelha

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS UFBA-ESCOLA POLITÉCNICA-DCTM DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS SETOR DE MATERIAIS ROTEIRO DE AULAS CONCRETO FRESCO Unidade III Prof. Adailton de O. Gomes CONCRETO FRESCO Conhecer o comportamento

Leia mais

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário;

5. Limitações: A argamassa Matrix Assentamento Estrutural não deve ser utilizada para assentamento de blocos silicocalcário; A argamassa Matrix Assentamento Estrutural é uma mistura homogênea de cimento Portland, agregados minerais com granulometria controlada e aditivos químicos. 3. Indicação: Excelente para assentamento de

Leia mais

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO

ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE COMPONENTES DO REVESTIMENTO TECNOLOGIA DE REVESTIMENTO Componentes do sistema BASE CHAPISCO Base Características importantes: Avidez por água - inicial e continuada Rugosidade EMBOÇO ARG. COLANTE REVESTIMENTO REJUNTE Chapisco Função:

Leia mais

Iluminação para ambientes exigentes

Iluminação para ambientes exigentes E2 Iluminação para ambientes exigentes 2 ETAP Luminárias com elevado fator de proteção E2 Em espaços húmidos e/ou altamente sujos, vai precisar de luminárias fechadas. Com a E2, a ETAP fornece uma solução

Leia mais

Concreto de Cimento Portland

Concreto de Cimento Portland Definição: é o material resultante da mistura, em determinadas proporções, de um aglomerante - cimento Portland - com um agregado miúdo - geralmente areia lavada -, um agregado graúdo - geralmente brita

Leia mais

CDP. Desumidificação de ar para piscinas

CDP. Desumidificação de ar para piscinas CDP Desumidificação de ar para piscinas Desumidificação eficiente para ambientes agressivos Em piscinas, spas, zonas de chuveiros a ginásios onde a humidade relativa é elevada e as condensações podem reduzir

Leia mais

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto

Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Knauf Folheto Técnico 2008 Paredes Knauf Soluções que sustentam a qualidade do seu projeto Estabilidade, resistência a impactos, proteção termoacústica e outras características inovadoras que não dividem

Leia mais

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1

CONSTRUÇÕES RURAIS: MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO. Vandoir Holtz 1 Vandoir Holtz 1 ARGAMASSA Classificação das argamassas: Segundo o emprego: Argamassas para assentamento de alvenarias. Argamassas para revestimentos; Argamassas para pisos; Argamassas para injeções. DOSAGEM

Leia mais

Scanner de películas de memória VistaScan Mini pequeno, mas forte

Scanner de películas de memória VistaScan Mini pequeno, mas forte Scanner de películas de memória VistaScan Mini pequeno, mas forte Ar comprimido Aspiração Imagiologia Conservação dos dentes Higiene A nova dimensão do diagnóstico radiográfico Chairside O scanner de películas

Leia mais

ADITIVOS. Reforçar ou introduzir certas características. Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira

ADITIVOS. Reforçar ou introduzir certas características. Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira ADITIVOS 1. OBJETIVO Reforçar ou introduzir certas características 2. UTILIZAÇÃO Em pequenas quantidades (< 5%). Pode ou não ser lançado diretamente na betoneira 3. FUNÇÕES BÁSICAS DOS ADITIVOS CONCRETO

Leia mais

Para que possam oferecer a protecção adequada os produtos deverão ser:

Para que possam oferecer a protecção adequada os produtos deverão ser: proteção facial Proteção Facial Porquê o uso de viseiras? As viseiras são concebidas para proteger os olhos e o rosto. A protecção pode ser conferida através de uma rede metálica de malha fina ou em material

Leia mais

DIATHONITE CORK RENDER. Revestimento colorido ecológico à base de cortiça

DIATHONITE CORK RENDER. Revestimento colorido ecológico à base de cortiça DIATHONITE CORK RENDER Revestimento colorido ecológico à base de cortiça O que é Diathonite Cork Render representa a última evolução do revestimento colorido: não é uma pintura tradicional, mas um verdadeiro

Leia mais

Concreto Definições. Concreto Durabilidade. Concreto Definições. Concreto Definições. Produção do concreto ANGELO JUST.

Concreto Definições. Concreto Durabilidade. Concreto Definições. Concreto Definições. Produção do concreto ANGELO JUST. UNICAP Curso de Arquitetura e Urbanismo EXECUÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONCRETO: Mistura, transporte, lançamento, adensamento e cura. MATERIAIS E TECNOLOGIA CONSTRUTIVA 1 Prof. Angelo Just da Costa e Silva

Leia mais

1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais

1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais 1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais 1919 siawood + A próxima geração de abrasivos profissionais A mais nova geração do 1919 siawood clássico estabelece novos padrões no lixamento

Leia mais

Água e Solução Tampão

Água e Solução Tampão União de Ensino Superior de Campina Grande Faculdade de Campina Grande FAC-CG Curso de Fisioterapia Água e Solução Tampão Prof. Dra. Narlize Silva Lira Cavalcante Fevereiro /2015 Água A água é a substância

Leia mais

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS

NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS NOVA GERAÇÃO DE PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA PARA SALAS LIMPAS PORTAS DE ABERTURA RÁPIDA, QUE SUPERAM AS SUAS EXPECTATIVAS DYNACO é líder mundial em tecnologia para portas rápidas. Fundada em 1987, a DYNACO

Leia mais

Descritivo de produto. Fornecedor. www.velp.com

Descritivo de produto. Fornecedor. www.velp.com Descritivo de produto Fornecedor www.velp.com Unidade de Destilação Kjeldahl UDK129 Destilador básico para destilações Kjeldahl DESCRIÇÃO A unidade de destilação UDK129 foi projetada para atender diversas

Leia mais

MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade.

MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade. Data da última revisão: 03/2011 DEFINIÇÃO MANTA POLIMÉRICA é um impermeabilizante flexível a base de cimentos especiais modificados com polímeros acrílicos de excelente qualidade. MANTA POLIMÉRICA é fácil

Leia mais

Parabond 700 Adesivo estrutural elástico de elevada aderência e resistência inicial

Parabond 700 Adesivo estrutural elástico de elevada aderência e resistência inicial Parabond 700 Adesivo estrutural elástico de elevada aderência e resistência inicial Produto: Parabond 700 é um adesivo de alta qualidade, cura rápida, permanentemente elástico, à base de MS polímero, com

Leia mais

A solução Integrada para o tratamento de Água para Consumo Humano

A solução Integrada para o tratamento de Água para Consumo Humano A solução Integrada para o tratamento de Água para Consumo Humano A solução Integrada para o tratamento de Água para Consumo Humano A legislação nacional relativa à qualidade da água para consumo humano

Leia mais

DIVISÃO COLOCAÇÃO ADESIVOS PROFISSIONAIS

DIVISÃO COLOCAÇÃO ADESIVOS PROFISSIONAIS DIVISÃO COLOCAÇÃO ADESIVOS PROFISSIONAIS Adesivo profissional ao quartzo, de tecnologia superior e elevada adesão, adequado para a colocação de alta resistência até 10 mm de espessura, em pavimentos e

Leia mais

F i c h a T é c n i c a. S i s t e m a d e p e r f i s d e s l i z a n t e. PremiDoor

F i c h a T é c n i c a. S i s t e m a d e p e r f i s d e s l i z a n t e. PremiDoor F i c h a T é c n i c a S i s t e m a d e p e r f i s d e s l i z a n t e PremiDoor C a r a c t e r í s t i c a s d o s i s t e m a 1. Moldura de 168 mm com três câmaras-de-ar e folha corrediça elevadora

Leia mais

CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO

CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO CONSTRUÇÃO RÁPIDA LEVE E FORTE CONSTRUÇÃO MODULAR CONFORTO E QUALIDADE A CONSTRUÇÃO E SOLUÇÃO PERFEITAS AIRCRETE SISTEMA DE CONSTRUÇÃO AIRCRETE SOLUÇÃO DE CONSTRUÇÃO DE CASAS O Concreto Celular Autoclavado

Leia mais

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE AQUITETURA E URBANISMO 1- Generalidades PROPRIEDADES DO CONCRETO FRESCO Todas as misturas de concreto devem ser adequadamente dosadas para atender aos requisitos de: Economia; Trabalhabilidade; Resistência; Durabilidade. Esses

Leia mais

MACTRASET foi desenvolvido para evitar e eliminar definitivamente umidade e infiltrações, sendo de preparo e aplicação muito fáceis.

MACTRASET foi desenvolvido para evitar e eliminar definitivamente umidade e infiltrações, sendo de preparo e aplicação muito fáceis. Data da última revisão: 01/2010 DEFINIÇÃO MACTRASET foi desenvolvido para evitar e eliminar definitivamente umidade e infiltrações, sendo de preparo e aplicação muito fáceis. MACTRASET resiste às pressões

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO ADITIVOS PARA O CONCRETO 1) Definição : NBR 11768 (EB-1763/92) - Aditivos para concreto de Cimento Portland. Produtos que adicionados em pequena quantidade a concreto de Cimento Portland modificam algumas

Leia mais

Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação

Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação Análise de diferentes ligantes na formulação de argamassas industriais de reabilitação Coimbra, 29 e 30 de Março 2012 Índice Enquadramento Norma NP EN 459 Matérias primas Composição Características Produto

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L.

Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil. Construção Civil II. Impermeabilização. Prof. André L. Unisalesiano Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Construção Civil II Impermeabilização Prof. André L. Gamino Normalização ABNT: Termos Gerais NBR 9575 (2010): Impermeabilização

Leia mais

Fibras, Esponjas e Panos

Fibras, Esponjas e Panos 3M Soluções Comerciais Núcleo Profissional Fibras, Esponjas e Panos Food Service O mercado de Profissional é um dos que mais cresce no país e, com ele, cresce também a demanda por padrões cada vez mais

Leia mais

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve.

LIGHT STEEL FRAMING. Em Portugal o sistema é vulgarmente conhecido por Estrutura em Aço Leve. Light Steel Framing PORTEFÓLIO 2 QUEM SOMOS A INSIDEPLAN foi criada com o intuito de responder às exigências do mercado no âmbito da prestação de serviços a nível de projecto e obra. Na execução de projectos

Leia mais

CHAPAS EM POLICARBONATO THERMONDA

CHAPAS EM POLICARBONATO THERMONDA O policarbonato é um material que apresenta características ímpares no campo das coberturas e paramentos translúcidos e transparentes. Com uma experiência de mais de 20 anos no fabrico de policarbonato

Leia mais

Fornece novos benefícios para o mercado postal

Fornece novos benefícios para o mercado postal Entrega de Pacotes e Encomendas Classificação de correspondências e pacotes Vantage TM Sorting Solution Classificadora flexível e de alta velocidade Fornece novos benefícios para o mercado postal A classificadora

Leia mais

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO

SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO MAIOR RAPIDEZ MAIS PRATICIDADE MAIOR RESISTÊNCIA MUITO MAIS ECONOMIA acabamento SUPER LISo SOLUÇÃO PARA CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL Aircrete PAINéIS INTERNOS AIRCRETE PAInéis divisórios A SOLUÇÃO INTELIGENTE

Leia mais

Ensacado - A Argila Expandida pode ser comprada em sacos de 50l, sendo transportada da mesma maneira. Cada 20 sacos equivalem a 1m 3.

Ensacado - A Argila Expandida pode ser comprada em sacos de 50l, sendo transportada da mesma maneira. Cada 20 sacos equivalem a 1m 3. Argila Expandida A argila expandida é um agregado leve que se apresenta em forma de bolinhas de cerâmica leves e arredondadas, com uma estrutura interna formada por um a espuma cerâmica com micro poros

Leia mais

ADESIVO ACRÍLICO PARA CHAPISCO E ARGAMASSA

ADESIVO ACRÍLICO PARA CHAPISCO E ARGAMASSA ADESIVO ACRÍLICO PARA CHAPISCO E ARGAMASSA Adesivo acrílico em emulsão aquosa PROPRIEDADES DA ARGAMASSA Excelente plasticidade Boa impermeabilidade Minimiza retração após secagem A mistura permanece homogênea,

Leia mais

Argamassa auto-alisante cimenticia, de secagem rápida para pavimentos industriais no interior. Sacos de 25 kg.

Argamassa auto-alisante cimenticia, de secagem rápida para pavimentos industriais no interior. Sacos de 25 kg. Ficha de Produto Edição de Julho 2014 Nº de identificação: 08.210 Versão nº 1 Sikafloor Level -20 Argamassa auto-alisante cimenticia, de secagem rápida para pavimentos industriais no interior Construction

Leia mais

Ficha Técnica de Produto

Ficha Técnica de Produto Ficha Técnica de Produto GLENIUM 3400 NV Aditivo hiperplastificante. GLENIUM 3400 NV é um aditivo com alto índice de redução de água, pronto para o uso. O GLENIUM 3400 NV é uma nova geração de aditivos

Leia mais

SISTEMAS DE PROTEÇÃO PASSIVA PORTAS RESISTENTES AO FOGO

SISTEMAS DE PROTEÇÃO PASSIVA PORTAS RESISTENTES AO FOGO PORTAS RESISTENTES AO FOGO OBJECTIVO Definir as características e condições técnicas a que devem obedecer as portas resistentes ao fogo (portas corta-fogo), não só para cumprimento do RJ-SCIE mas, também,

Leia mais

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras

Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB. fitas de montagem. permanente. Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Adesivos e Fitas Adesivas Industriais 3M 3M VHB fitas de montagem permanente Alternativa comprovada a parafusos, rebites e soldaduras Pode uma fita substituir realmente sistemas de fixação mecânica? Sim.

Leia mais

A potência do ar para uma limpeza perfeita e mais rápida. A potência do ar para uma limpeza perfeita e mais rápida

A potência do ar para uma limpeza perfeita e mais rápida. A potência do ar para uma limpeza perfeita e mais rápida A potência do ar para uma limpeza perfeita e mais rápida A potência do ar para uma limpeza perfeita e mais rápida Eficiência de separação até 97% A tecnologia Airvolution, da Hoover, é uma tecnologia ímpar,

Leia mais

DESINCRUST Tratamento físico da água

DESINCRUST Tratamento físico da água Delta, lda Rua das Obras Públicas 4715-376 Braga Portugal T. +351 253 684 064 F. +351 253 684 657 geral@deltatecnologia.com.pt DESINCRUST Tratamento físico da água DESINCRUST Tratamento físico da água

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS

CATÁLOGO DE PRODUTOS CATÁLOGO DE PRODUTOS ISOPORTEC A ISOPORTEC é focada na produção de soluções em isopor de alta performance para a construção civil, valorizando produtos que fazem diferença nos projetos mais complexos.

Leia mais

Construction. Peças em fibras de carbono para reforço estrutural ao corte. Descrição do produto

Construction. Peças em fibras de carbono para reforço estrutural ao corte. Descrição do produto Ficha de Produto Edição de Maio de 2011 Nº de identificação: 04.002 Versão nº 1 Sika CarboShear L Peças em fibras de carbono para reforço estrutural ao corte Construction Descrição do produto Utilizações

Leia mais

a) 0:1:3; b) 1:0:4; c) 1:0,5:5; d) 1:1,5:7; e) 1:2:9; f) 1:2,5:10

a) 0:1:3; b) 1:0:4; c) 1:0,5:5; d) 1:1,5:7; e) 1:2:9; f) 1:2,5:10 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE CONSTRUÇÃO CIVIL PCC 2435 - TECNOLOGIA DE CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I DEFINIÇÃO E DOSAGEM DE ARGAMASSAS PARA ASSENTAMENTO DE

Leia mais

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação.

VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Descrição VEDAJÁ é um revestimento impermeável de alta aderência e de fácil aplicação. Pode ser aplicado sobre concreto, alvenaria e argamassa. VEDAJÁ proporciona impermeabilidade, mesmo com a ocorrência

Leia mais

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso

CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO. Prof. Ruy Alexandre Generoso CORROSÃO EM ESTRUTURAS DE CONCRETO Prof. Ruy Alexandre Generoso É um dos materiais mais importantes de engenharia usado em construções. É usado nos mais variados tipos de construções tais como: barragens,

Leia mais

CIMENTOS COLA ADHERE

CIMENTOS COLA ADHERE CIMENTOS COLA ADHERE Cimentos Cola Adhere. Introdução 03 A utilização de revestimentos cerâmicos como elemento decorativo nas paredes e pavimentos remonta à antiguidade, constituindo uma parte integrante

Leia mais

Colocação de revestimentos cerâmicos

Colocação de revestimentos cerâmicos Colocação de revestimentos cerâmicos Normativa Europeia Norma UNE EN 1004: Adesivos Cimentícios C1 e C. O objectivo da nova normativa europeia é codificar os adesivos utilizados na colocação dos ladrilhos

Leia mais

Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor.

Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor. Air-Fi - sistema sem fio Sinta-se confortável com a confiança e o desempenho líderes do setor. Corte os fios e sinta-se confortável com a solução sem fio Air-Fi da Trane. A comunicação sem fio Air-Fi da

Leia mais

iwalk Descubra a versatilidade de um tapete rolante ThyssenKrupp Elevator

iwalk Descubra a versatilidade de um tapete rolante ThyssenKrupp Elevator Descubra a versatilidade de um tapete rolante ThyssenKrupp Elevator O iwalk é um inovador tapete rolante criado após uma rigorosa investigação sobre o comportamento e as necessidades dos utilizadores.

Leia mais

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado

Sistema Duplex. Vantagens e Aplicações. Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado Sistema Duplex Vantagens e Aplicações Luiza Abdala (luiza.abdala@vmetais.com.br) Engenheira Química - Desenvolvimento de Mercado METALURGIA Corrosão Tendência que os materiais têm de retornar ao seu estado

Leia mais

Construção. Adesivo para colagem estrutural. Descrição do produto Campos de aplicação. Características / Vantagens. Testes. Dados do Produto.

Construção. Adesivo para colagem estrutural. Descrição do produto Campos de aplicação. Características / Vantagens. Testes. Dados do Produto. Ficha de Produto Edição 02/09/2010 Identificação n 02 04 01 04 001 0 000001 Sikadur 30 Adesivo para colagem estrutural. Descrição do produto Campos de aplicação Características / Vantagens Testes Sikadur

Leia mais

Construção. Mangueira para Injeção utilizada para o selamento de juntas de construção em estruturas estanques. Descrição do produto

Construção. Mangueira para Injeção utilizada para o selamento de juntas de construção em estruturas estanques. Descrição do produto Ficha de Produto Edição 09/04/2014 Identificação no: 02 07 03 06 001 0 000002 SikaFuko Eco 1 Mangueira para Injeção utilizada para o selamento de juntas de construção em estruturas estanques Descrição

Leia mais

RESINA POLIURETANO SEMI-FLEXIVEL

RESINA POLIURETANO SEMI-FLEXIVEL RESINA POLIURETANO SEMI-FLEXIVEL Raposo, S.A. Lider na Vanguarda Desde finais de 1982, os nossos técnicos têm vindo a liderar a tecnologia avançada na aplicação de produtos epoxy. Construída com a sua

Leia mais

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO

O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO O QUARTO ELEMENTO DA CONSTRUÇÃO Porque Impermeabilizar? O que leva construtoras, construtores, proprietários de imóveis, etc... a procura de impermeabilizantes? De cada 10 pessoas que procuram produtos

Leia mais

Chaminés Cálculos e Normas aplicáveis

Chaminés Cálculos e Normas aplicáveis Chaminés Cálculos e Normas aplicáveis Chaminé de tiragem natural Tem como função permitir a evacuação dos gases, produzidos por uma determinada combustão. Aplicado na extracção de gases de combustão provenientes

Leia mais

Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho

Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho Ciências Físico-Químicas: CEF-EM(N2) PROFESSORA: Daniela Oliveira MÓDULO 1 SEGURANÇA EM LABORATÓRIOS DE QUÍMICA Escola Secundária com 3.º ciclo Jorge Peixinho

Leia mais

Composição. Paredes. Cobertura. Parafusos. Fundo. Betonagem da base. Juntas

Composição. Paredes. Cobertura. Parafusos. Fundo. Betonagem da base. Juntas Depósitos em Aço Composição Paredes Chapa de aço galvanizada a quente, ondulada em perfil 18/76-R18 de desenho especial que lhe confere grande resistência e capacidade forte da chapa. Isto deve-se essencialmente

Leia mais

NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS. Rev: 01.08.15

NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS. Rev: 01.08.15 NANOCLEAN TÊXTIL PROGRAMA TECIDOS Rev: 01.08.15 NANOCLEAN TÊXTIL PROTEGE QUALQUER TIPO DE TECIDO. Nanotecnologia Têxtil. Nanotecnologia e Nano Produtos são consideradas tecnologias chave do século 21.

Leia mais

Componentes para telhas Brasilit

Componentes para telhas Brasilit Componentes para telhas Brasilit Selamax Selante Selante elástico para elástico colagem para e vedação colagem e vedação SolarMaxxi Manta impermeável, térmica e acústica LitFoil e LitFoil Plus Mantas térmicas

Leia mais

Em vigor desde 19/08/2015 Máquinas e Ferramentas - 1 / 7 TABELA DE PREÇOS CÓDIGO DESCRIÇÃO UN. PVP

Em vigor desde 19/08/2015 Máquinas e Ferramentas - 1 / 7 TABELA DE PREÇOS CÓDIGO DESCRIÇÃO UN. PVP Em vigor desde 19/08/2015 Máquinas e Ferramentas - 1 / 7 1625202 LENA1BASIC CIMENTO COLA BR(S25K)$ UN 6,50 Ligantes hidráulicos, inertes calcáricos e silicioso e aditivos Peças de pequenas dimensões (15x15cm),

Leia mais

Segurança e Higiene do Trabalho

Segurança e Higiene do Trabalho Guia Técnico Segurança e Higiene do Trabalho Volume XVI Armazenamento de Produtos Químicos Perigosos um Guia Técnico de Copyright, todos os direitos reservados. Este Guia Técnico não pode ser reproduzido

Leia mais

Estruturas de serrotes para metais

Estruturas de serrotes para metais Serração Serras alternativas As máquinas de serração e as serras RIDGID foram desenvolvidas por profissionais para profissionais. Quaisquer que sejam as suas exigências em questões de serração, o programa

Leia mais

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES

SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES SOLUÇÕES FORTLEV PARA CUIDAR DA ÁGUA TANQUES MUITO MAIS TECNOLOGIA E VERSATILIDADE PARA CUIDAR DA ÁGUA A FORTLEV é a maior empresa produtora de soluções para armazenamento de água do Brasil. Campeã em

Leia mais

www.sje.pt geral@sje.pt

www.sje.pt geral@sje.pt Características Descritivo técnico de colocação: A realização de um pavimento de segurança sintético consiste na união de granulados de borracha SBR (para subcamada) e EPDM (para cor de acabamento) com

Leia mais

Zendow oscilo-paralelas. + liberdade para o seu espaço + isolamento térmico e acústico + segurança

Zendow oscilo-paralelas. + liberdade para o seu espaço + isolamento térmico e acústico + segurança OSCILO-PARALELAS + liberdade para o seu espaço + isolamento térmico e acústico + segurança Zendow oscilo-paralelas A tecnologia e a estética Zendow O sistema de janelas e portas oscilo-paralelas Zendow

Leia mais

Construction. Sikafloor Level -30

Construction. Sikafloor Level -30 Ficha de Produto Edição de Abril de 2011 Nº de identificação: 08.201 Versão nº 1 Sikafloor Level -30 Betonilha cimentícia, auto-alisante de elevadas resistências e cura rápida, para aplicações interiores

Leia mais

MASSA LISA PROTEC. Embalagem: Saco de 20 kg Consumo: 1,0 a 1,3 kg/m² por milímetro de espessura

MASSA LISA PROTEC. Embalagem: Saco de 20 kg Consumo: 1,0 a 1,3 kg/m² por milímetro de espessura MASSA LISA Massa extra-lisa para revestimento de paredes e tetos. Substitui a massa corrida e o gesso, reduzindo o uso de lixas. Sem desperdício e de rápida aplicação; Reduz o uso de lixas; Aplicação sobre

Leia mais

Degradação de Polímeros

Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros Degradação de Polímeros e Corrosão Prof. Hamilton Viana Prof. Renato Altobelli Antunes 1. Introdução Degradação é qualquer reação química destrutiva dos polímeros. Pode ser causada

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO SEÇÃO DE ENSINO DE ENGENHARIA DE FORTIFICAÇÃO E CONSTRUÇÃO MAJ MONIZ DE ARAGÃO MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II TECNOLOGIA DA ARGAMASSA E DO CONCRETO Idade do concreto. Verificação da resistência. Módulo de

Leia mais

ISOLAMENTOS ACÚSTICOS

ISOLAMENTOS ACÚSTICOS ISOLAMENTOS ACÚSTICOS Ruídos de impacto (intra inquilinos): Aplicação em pisos Außer ia02 Außer ia0 Außer ia1 Außer ia Ruídos aéreos: Aplicação em divisórias verticais Außer ia1 Außer ia Außer ia60 Außer

Leia mais

MESAS E BANCOS DOBRÁVEIS

MESAS E BANCOS DOBRÁVEIS MESAS E BANCOS DOBRÁVEIS 2012 www.qualyline.es A melhor qualidade, directamente do FABRICANTE ÍNDICE ÍNDICE... PAG. 2 FABRICANTE EUROPEU. PAG. 3 FABRICO DOS TAMPOS. PAG. 4 FABRICO DAS FERRAGENS.. PAG.

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 436 ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ET 436 30 de Novembro de 2009 Página 2 de 7 ÍNDICE Registo das revisões... 3 1. Objectivo... 4 2. Âmbito... 4 3. Referências... 4 4. Classificação...

Leia mais

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036

BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 BT 0013 BOLETIM TÉCNICO RESINA FLOOR REPAIR PLUS_ ENDURECEDOR FLOOR REPAIR PLUS_ SÍLICA F-036 Elaborador: Verificadores: Aprovador: Resina Floor Repair Plus_Endurecedor

Leia mais