COMPUTAÇÃO I. Prof. Fernando L. B. Ribeiro

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "COMPUTAÇÃO I. Prof. Fernando L. B. Ribeiro"

Transcrição

1 COMPUTAÇÃO I Prof. Fernando L. B. Ribeiro

2 TECNOLOGIA QUE PRECEDEU OS COMPUTADORES DIGITAIS ÁBACO CHINÊS - O Ábaco Chinês, criado no século s XIV e ainda hoje utilizado, é um dispositivo manual para ADIÇÃO, SUBTRAÇÃO, MULTIPLICAÇÃO e DIVISÃO.

3 Máquina de Diferenças - A Máquina M de Diferenças foi inventada pelo matemático tico britânico Charles Babbage (183). Trata-se de um dispositivo operado a manivela para calcular logaritmos e funções trigonométricas. tricas.

4 Calculadoras Mecânicas - As Calculadoras Mecânicas foram criadas no final do século s XIX, tornando-se obsoletas nos anos 70.

5 PRIMEIRO COMPUTADOR ELETRÔNICO DIGITAL Batizado de ENIAC (electronic numerical integrator and computer), o primeiro computador foi construído nos Estados Unidos em 1945 (University( of Pennsylvania) ) para cálculos c balísticos na segunda guerra mundial.

6 O ENIAC possuía a válvulas v e pesava 19 toneladas. Os principais componentes do ENIAC eram: Acumulador (unidade aritmética) tica) Tabela de funções Unidade programadora (para armazenar as instruções) Capacidade de armazenar 0 números n de dígitosd 1 ciclo por cada -5 5 s 0 KHz GHz Leitora de cartões Gravador de cartões

7 CRONOLOGIA 1945 ENIAC. 1947/48 Invenção do transistor UNIVAC, primeiro computador comercial IBM 701 EDPM, primeiro computador IBM FORTRAN (Formula Translator), primeira linguagem de programação de alto nível ERMA, primeiro computador desenvolvido para sistemas bancários (Bank of America).

8 1958 Invenção do circuito integrado (CHIP). 196 SPACEWAR, primeiro game para computadores Primeira interface gráfica com janelas, primeiro mouse ARPANET, a internet original, desenvolvida para fins militares Primeiro chip de memória RAM (Intel).

9 1971 Intel 4004, primeiro microprocessador. 1976/77 Apple I, II e TRS-80, primeiros computadores domésticos sticos VisiCalc, primeira planilha eletrônica (software) WORDSTAR, um dos primeiros editores de texto Primeiro IBM-PC, começa a era dos PC s MS-DOS, sistema operacional da Microsoft Apple Macintosh, com interface gráfica (GUI) Microsoft Windows.

10 AQUITETURA DE VON NEUMANN Johann von Neumann ( ), 1957), matemático tico húngaro, h estabeleceu em 1945 os princípios pios de operação de um computador eletrônico digital. Estes princípios pios ficaram conhecidos como arquitetura de Von Neumann e são ainda hoje as bases de operação dos computadores mais modernos. A Arquitetura de Von Neumann baseia-se em três componentes principais: Memória Unidade de Controle Unidade de Processamento Na memória são armazenados dados e programas (conjunto de instruções) que realizam determinados cálculos c ou tarefas. A Unidade de Controle é um circuito lógico l responsável pelo funcionamento da máquina, m controlando o fluxo de instruções. Este funcionamento realiza-se em ciclos.

11 A unidade de processamento realiza os cálculos c de acordo com as instruções. Esta unidade conte basicamente registradores e uma Unidade LógicoL gico-aritmética tica (ALU), onde são executadas as operações aritméticas. ticas. Os registradores são: Registrador IC (Instruction( Counter) - contém m o endereço o na memória com a próxima instrução a ser executada. Registrador IR (Instuction( Register) - contém m a próxima instrução a ser executada. Registrador MAR (Memory( Address Register) - contém m o endereço o da posição da memória a ser lida ou escrita. Registrador MBR (Memory( Buffer Register) - contém m o dado a ser lido ou escrito na memória. Registradores de propósito geral usados para armazenar resultados intermediários. rios.

12 Arquitetura de Von Neumann Memória Unidade de Controle Registrador IC (Instruction( Counter) - contém m o endereço na memória com a próxima instrução a ser executada. Registrador IR (Instuction( Register) - contém m a próxima instrução a ser executada. IC MAR IR Registrador A Registrador B Registrador C MBR ALU Registrador MAR (Memory( Address Register) - contém m o endereço o da posição da memória a ser lida ou escrita. Registrador MBR (Memory( Buffer Register) - contém m o dado a ser lido ou escrito na memória. Registradores de propósito geral usados para armazenar resultados intermediários. rios.

13 Arquitetura de Von Neumann Memória Unidade de Controle Em cada ciclo do funcionamento da máquina, m as seguintes operações são executadas: 1. Transferência do conteúdo do IC para o MAR.. Busca da próxima instrução e sua transferência para MBR. 3. Transferência do conteúdo do MBR para o IR (instruction fetch). IC IR MAR MBR 4. Decodificação da instrução pelo circuito lógico da unidade de controle. 5. Execução da operação: Registrador A Registrador B ALU Operação aritmética tica neste caso, a ALU opera sobre números n armazenados em dois ou mais registradores específicos para o tipo de operação. Registrador C A principal característica da arquitetura de Von Neumann é que o processamento é feito de forma seqüencial encial (através s do incremento do IC), sendo que fluxo de instruções pode ter desvios condicionais ou condicionais. Esta arquitetura persiste até hoje, mesmo nos computadores mais modernos. Leitura ou gravação de um dado na memória se a instrução for de leitura, o endereço o do operando, contido no IR, é transferido para o MAR e o valor lido é transferido para o MBR e daí para um registrador apropriado para a operação. Se a instrução for de gravação na memória (por exemplo, um resultado de uma operação), ão), o dado é transferido de um registrador para o MBR, com seu endereço o na memória em MAR. 6. Fim do ciclo e retorna para (1).

14 ARQUITETURA GENÉRICA DE UM COMPUTADOR Os computadores modernos são ainda construídos com base na arquitetura de Von Neumann. No entanto, os componentes eletrônicos são hoje bem menores, e o ciclo da máquina m é da ordem de mil vezes mais rápido r do que os computadores dos anos 70. Gordon Moore,, um dos fundadores da Intel, observou em 1965 que o número n de transistores de um circuito integrado (CHIP) dobrava a cada ano, desde que o circuito integrado tinha sido inventado nos anos 50. Anos mais tarde, t no início da década de 80, observou-se também m que a densidade de dados dobrava a cada 18 meses, o que ficou conhecido como Lei de Moore. Os principais componentes de um computador são: Memória Principal A memória principal é do tipo RAM (Random( access Memory), construída com materiais semicondutores onde os dados são armazenados de forma binária através s de circuitos lógicos l bi-est estáveis,, que podem representar os estados LIGADO ou DESLIGADO (ZERO ou UM). CPU A CPU é o processador da máquina, m e contém m uma unidade de controle, uma unidade aritmética, tica, registradores, e memórias auxiliares para armazenar temporariamente os dados lidos/escritos na memória ria RAM (memória cache). BIOS (Binary( I/O System) Memória do tipo ROM (Read( Only Memory) ) ou PROM (memória ROM alterável) onde são armazenados um comjunto de instruções que inicializam a máquina m e que permitem que o usuário instale um sistema operacional. Memória auxiliar - Hard Disk (HD), meio magnético de armazenamento de dados. Dispositivos de entrada e saída Os principais dispositivivos de de entrada e saída são o teclado, o mouse, e o monitor de vídeo. v

15 CPU Bios Unidade de Controle Unidade Lógico Aritmética Memória RAM Interface Interface Periférico Periférico

16 SISTEMAS DE REPRESENTAÇÃO DE NÚMEROSN Representa-se um número n inteiro N, na base β, pela expressão N a n β n + a n n 1 β a1β + a0β ou equivalentemente, N ( a ) n, an 1,..., a1, a β 0 Os números n reais são compostos por uma parte inteira e uma parte fracionária: ria: ( 0 < R <1) R RI + RF F R b β + b β F 1 b k β k a i, b j dígitos da base β

17 Sistema Decimal No sistema decimal, β e a i e b j assumem os valores inteiros correspondentes aos dígitos: d a i, b j (0, 1,, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) Exemplos: (347) 3 x + 4 x x 0 (0.5) x x - (1.83) 1 x x x - +3 x -3

18 Sistema Binário No sistema binário, β e a i e b j assumem os valores 0 e 1. O termo bit tem como origem a abreviatura de (b)inary dig(it). Exemplos: ( 11) (3) ( 111) (7) ( 1) (5) ( 111) (3)

19 ( ) () ( 0) (4) ( 00) (8) ( 000) (16) Observação ão: : Assim como a multiplicação por no sistema decimal, a multiplicação por no sistema binário corresponde à adição de um zero à direita do número. n ( 0.1) (0.5) ( 0.01) (0.5) ( 0.001) (0.15) ( 1.11) (1.75) ( 11.1) (.5)

20 Sistema Hexadecimal No sistema hexadecimal, β 16, ai correspondentes aos 16 dígitos: d e bj os valores inteiros ai, bj (0, 1,, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, A, B, C, D, E, F) Como no sistema hexadecimal são necessários 16 algarismos para representar um número n nessa base e a base decimal sós possui dez, torna-se necessário recorrer às s letras A, B, C, D, E, F, o que não é obrigatório, rio, pode-se utilizar outros símbolos. s Exemplos: ( 1C) C 16 (300) ( BF) B 16 + F 16 (191)

21 Conversão de números inteiros,, do sistema decimal para o sistema binário Como foi visto anteriormente, para converter um número n do sistema binário para o sistema decimal basta efetuar as operações de multiplicação e adição da representação binária no sistema decimal. Para converter um número n do sistema decimal para o sistema o sistema binário deve-se empregar o procedimento inverso. Por exemplo, o número n 417 no sistema decimal tem como representação binária: ( 417) n n an a1 + a0 Dividindo os dois lados da igualdade acima obtém-se: 417 n 1 n a n + + a + a 417 a a 1 0

22 Dividindo por sucessivamente: ( 08) n 1 n an a1 x x/ resto a 0 1 a 1 0 a 0 a 3 0 a 4 0 a 5 1 a 6 0 a 7 1 a 8 1 ( 417 ) (10001 )

23 O procedimento inverso seria: a + a a a a a a a a

24 Conversão de números fracionários rios, do sistema binário, do sistema decimal para o Seja o problema de converter o número n fracionário rio.76 do sistema decimal para o sistema binário: 1 (.76) a1 + a +... Multiplicando por : a + a... a

25 Multiplicando sucessivamente por a parte fracionária: ria: x x a 1 1 a 1 a 3 0 a 4 0 a 5 0 a 6 0 a 7 1 ( 0.76) ( ) Como pode-se observar neste exemplo, um número n fracionário rio com representação finita de dígitos d no sistema decimal pode ter uma representação infinita no sistema binário.

26 Exemplos: 1 (.5) a1 + a +... x x a a 0 (. 5) (0.1 )

27 1 (.15) a1 + a +... x x a a a a 4 0 (. 15) (0.001 )

28 1 (.1) a1 + a (. 1) ( ) x x a 1 0 a 0 a 3 0 a 4 1 a 5 1 a 6 0 a 7 0 a 8 1 a 9 1

29 Aritmética tica no sistema binário Adição : A adição em binário é efetuada exatamente como a adição em decimal. A tabela completa para a adição em binário é a seguinte: Exemplos : mais vai um Decimal Binário Decimal Binário Com o vai Um (1 + 1)

30 Subtração: A subtração, por sua vez, é a operação inversa da adição: com o empréstimo de um Exemplos : Decimal Binário Decimal Binário

31 Multiplicação : A tabela para multiplicação em binário é muito pequena, com apenas 4 regras: Exemplos: 0 X X x x 1 1 Decimal Binário

32 Divisão : A divisão em binário é muito simples. Como no sistema decimal (ou em qualquer outro), a divisão por zero não tem significado. Exemplos: 0 / / 1 1 Decimal Binário

33 Aritmética tica de Ponto Flutuante Em aritmética tica de ponto flutuante, um número n real é representado na forma: x ± (.d 1 d... d t ) β e onde (.d 1 d... d t ) é a mantissa de t dígitos d na base β,, e (m, M) é o expoente da base. Em geral, m -M.

34 Exemplos, com t 3, β, m -44 e M 4: x Representação por truncamento.15x 1.0x -.38x 3.71x 1.700x -5 (underflow).718x 6 (overflow).0x -3 Representação por arredondamento.15x 1.1x -.38x 3.71x 1.0x -3

35 LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Algoritmos Um algoritmo é a descrição sistemática tica de um método de solução de um problema qualquer. Fluxograma Fluxograma é a descrição simbólica de um algoritmo, indicando a sequência (ou fluxo) ) com que as operações são executadas.. Os três principais componentes de um fluxograma são: Indicador de fluxo sequencial:

36 Indicador de fluxo condicional: Entrada F condição V Passo A Passo B Saída

37 Indicador de fluxo repetitivo: Entrada F condição V Procedimento Saída

38 Exemplo: Escrever um fluxograma que leia dois números n a e b e faça a a divisão entre eles: Ler a Ler b F Se b 0 V Imprima Divisão por 0 r a /b Imprima r Fim

39 Pode-se representar um algoritmo através s de uma pseudo linguagem que deve obedecer a uma sintaxe coerente. O fluxo condicional em uma pseudo linguagem pode ser escrito como: Se ( condição) então faça... Se não então faça... Fim de se

40 A estrutura de repetição, por sua vez, pode ser representada através de: Enquanto ( condição) faça... Fim de Enquanto Quando o número n exato de repetições é estrutura de repetição Para: conhecido, utiliza-se a Para (contador de 1 até número de loops )) faça... Fim de Para

41 O exemplo da divisão de dois números n pode ser escrito em pseudo linguagem tal como se segue: Programa divisão; a, b, r : reais; Imprima Entre com dois númerosn meros ; Ler a, b ; Se b <> 0 então faça r a/b ; Se não então faça Fim de Se Fim Imprima Divisão por zero!! ;

42 Exemplo 1: Escrever um algoritmo que gere os primeiros 5 termos da sequência de Fibonacci (1, 1,, 3, 5, 8, 13,...). Programa Fibonacci; Inteiro n, a, b, s; a 1; b 1; n ; Imprima a, b; Enquanto (n < 5) faça s a + b; a b; b s; Imprima s; n n +1; Fim de Enquanto Fim.

43 O mesmo algoritmo pode ser escrito também m utilizando a estrutura de repetição Para: Programa Fibonacci; Inteiro n, a, b, s; a 1; b 1; Imprima a, b; Para (n 3 até 5) faça s a + b; a b; b s; Imprima s; Fim de Para Fim.

44 Exemplo : Escrever um algoritmo que calcule o mmc de dois números, n sabendo que : m. m. c.( a, b) a b m. d. c( a, b) E para o cálculo c do m.d.c, utilizar o algoritmo de Euclides: m. d. c.( a, b) a se b 0 mdc( b, a modb) seb 0 Onde a função mod retorna o resto da divisão entre dois números n inteiros, por exemplo: ( 5 mod 3)

45 Programa mmc; Inteiro a, b, resto, mdc, mmc; Imprima Entre com dois números n! ;! Ler a, b; Enquanto (b <> 0) faça resto (a mod b); a b; b resto; Fim de Enquanto mdc a; mmc ( a * b)/ (mdc( mdc) ) ; Imprima O O MMC de,a,,a, e,, b, é :, mmc; Fim.

46 Exemplo 3: Escrever um algoritmo que calcule o fatorial de um número. n Lembrando que por definição 0! 1. Programa Fatorial; Inteiro n, fat; Imprima Informe um número n : ;: Ler n; fat 1; Enquanto (n > 1) faça fat fat * n ; n n 1 ; Fim de Enquanto Imprima O O fatorial de,n, é :, fat; Fim

47 Exemplo 4: Dado um número n inteiro n, diferente de zero, calcular a soma dos números n pares e a soma dos números n ímpares n. Programa contador; Inteiro n, i, somap,, somai; n 0; Enquanto (n 0) então faça Imprima Entre com um número, n diferente de zero!! ; Ler n; Fim de Enquanto Somap 0 ; Somai 0; Para i 1 até n faça Se ( i mod ) 0 então faça somap somap + i; se não então faça

48 Fim de para Fim de se somai somai + i; Imprima A soma dos números n pares é :, somap; Imprima A A soma dos números n ímpares é :,, somai; Fim.

Laboratório I Aula 1

Laboratório I Aula 1 Laboratório I Aula 1 Prof. Msc. Anderson da Cruz Cronograma Apresentações Professor Unisinos Alunos Disciplina Matéria 2 2 Professor Formação Acadêmica Formado em Segurança da Informação Mestrado em Computação

Leia mais

Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Introdução à Organização e Arquitetura de Computadores Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Evolução dos Computadores; Considerações da Arquitetura de von Neumann; Execução de uma instrução

Leia mais

Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética

Memória principal; Unidade de Controle U C P. Unidade Lógica e Aritmética Tecnologia da Administração Computador: origem, funcionamento e componentes básicos Parte II Sumário Introdução Origem Funcionamento Componentes Básicos Referências Sistema Binário O computador identifica

Leia mais

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware

O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 1 2 Revisão de Hardware 2.1 Hardware O hardware é a parte física do computador, como o processador, memória, placamãe, entre outras. Figura 2.1 Sistema Computacional Hardware 2.1.1 Processador O Processador

Leia mais

Componentes de um computador típico

Componentes de um computador típico Componentes de um computador típico Assim como em um videocassete, no qual é necessário ter o aparelho de vídeo e uma fita contendo o filme que será reproduzido, o computador possui a parte física, chamada

Leia mais

BARRAMENTO DO SISTEMA

BARRAMENTO DO SISTEMA BARRAMENTO DO SISTEMA Memória Principal Processador Barramento local Memória cachê/ ponte Barramento de sistema SCSI FireWire Dispositivo gráfico Controlador de vídeo Rede Local Barramento de alta velocidade

Leia mais

ISL - Introdução. Sistema. Binário. Introdução. Tipos de Computador. Sub title text goes here. Unused Section Space 2. Unused Section Space 1

ISL - Introdução. Sistema. Binário. Introdução. Tipos de Computador. Sub title text goes here. Unused Section Space 2. Unused Section Space 1 ISL - Introdução Sub title text goes here Introdução Tipos de Computador Sistema Computacional Processamento de Dados Arquitetura Sistema Binário Software Unused Section Space 1 Exercício Unused Section

Leia mais

3. Arquitetura Básica do Computador

3. Arquitetura Básica do Computador 3. Arquitetura Básica do Computador 3.1. Modelo de Von Neumann Dar-me-eis um grão de trigo pela primeira casa do tabuleiro; dois pela segunda, quatro pela terceira, oito pela quarta, e assim dobrando sucessivamente,

Leia mais

Infra-Estrutura de Hardware

Infra-Estrutura de Hardware Infra-Estrutura de Hardware P r o f. W i l t o n O. F e r r e i r a U n i v e r s i d a d e F e d e r a l R u r a l d e P e r n a m b u c o U F R P E 1 º S e m e s t r e / 2 0 1 2 Conteúdo da aula Hardware

Leia mais

O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema.

O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema. O processador é composto por: Unidade de controlo - Interpreta as instruções armazenadas; - Dá comandos a todos os elementos do sistema. Unidade aritmética e lógica - Executa operações aritméticas (cálculos);

Leia mais

Capítulo 4. MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy)

Capítulo 4. MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy) Capítulo 4 João Lourenço Joao.Lourenco@di.fct.unl.pt Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa 2007-2008 MARIE (Machine Architecture Really Intuitive and Easy) Adaptado dos transparentes

Leia mais

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo ("pipeline") Execução de programas

Unidade Central de Processamento Organização da UCP Execução de instruções em paralelo (pipeline) Execução de programas http://www.ic.uff.br/~debora/fac! Dar noções iniciais dos componentes básicos de um sistema de computador, assim também como conceitos fundamentais necessários para a manipulação de informação dentro do

Leia mais

Organização Básica do Computador

Organização Básica do Computador Organização Básica do Computador Modelo de Von Neumann MEMÓRIA ENTRADA ARITMÉTICA LÓGICA SAÍDA CONTROLE Modelo de Von Neumann Introduziu o conceito do computador controlado por programa armazenado. Todo

Leia mais

Arquitetura e Organização de Computadores

Arquitetura e Organização de Computadores Arquitetura e Organização de Computadores Aula 01 Tecnologias e Perspectiva Histórica Edgar Noda Pré-história Em 1642, Blaise Pascal (1633-1662) construiu uma máquina de calcular mecânica que podia somar

Leia mais

Estrutura de um Computador

Estrutura de um Computador SEL-0415 Introdução à Organização de Computadores Estrutura de um Computador Aula 7 Prof. Dr. Marcelo Andrade da Costa Vieira MODELO DE VON NEUMANN PRINCÍPIOS A arquitetura de um computador consiste de

Leia mais

Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01

Unidade Central de Processamento (CPU) Processador. Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Unidade Central de Processamento (CPU) Processador Renan Manola Introdução ao Computador 2010/01 Componentes de um Computador (1) Computador Eletrônico Digital É um sistema composto por: Memória Principal

Leia mais

1 Introdução à Computação

1 Introdução à Computação 1 Introdução à Computação 1.1 Motivação 1.1.1 Por que Computação? A Computação trata do emprego do computador em suas diversas formas como ferramenta capaz de armazenar e processar informações bem como

Leia mais

Estrutura geral de um computador

Estrutura geral de um computador Estrutura geral de um computador Prof. Helio H. L. C. Monte-Alto Cristo padeceu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, para levar-nos a Deus Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu

Leia mais

Microprocessadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1

Microprocessadores. Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Microprocessadores Prof. Leonardo Barreto Campos 1 Sumário Introdução; Arquitetura de Microprocessadores; Unidade de Controle UC; Unidade Lógica Aritméticas ULA; Arquitetura de von Neumann; Execução de

Leia mais

PRONATEC FUNDAMENTOS DE HARDWARE. Prof. Kilmer Pereira kilmer_pereira@yahoo.com.br

PRONATEC FUNDAMENTOS DE HARDWARE. Prof. Kilmer Pereira kilmer_pereira@yahoo.com.br PRONATEC FUNDAMENTOS DE HARDWARE Prof. Kilmer Pereira kilmer_pereira@yahoo.com.br Processamento de Dados Etapas do Processamento de Dados Dado: inserido no computador Processamento: organização, transformação

Leia mais

Fundamentos de Informática 1ºSemestre

Fundamentos de Informática 1ºSemestre Fundamentos de Informática 1ºSemestre Aula 1 Prof. Nataniel Vieira nataniel.vieira@gmail.com SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS Uma abordagem inicial... o

Leia mais

Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2

Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2 Aula 2 ARQUITETURA DE COMPUTADORES Conceitos e Evolução Capítulos 1 e 2 Prof. Osvaldo Mesquita E-mail: oswaldo.mesquita@gmail.com 1/48 CONTEÚDO DA AULA Conceitos Importantes O que é arquitetura de computadores?

Leia mais

1. CAPÍTULO COMPUTADORES

1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1. CAPÍTULO COMPUTADORES 1.1. Computadores Denomina-se computador uma máquina capaz de executar variados tipos de tratamento automático de informações ou processamento de dados. Os primeiros eram capazes

Leia mais

Prof. Esp. Lucas Cruz

Prof. Esp. Lucas Cruz Prof. Esp. Lucas Cruz O hardware é qualquer tipo de equipamento eletrônico utilizado para processar dados e informações e tem como função principal receber dados de entrada, processar dados de um usuário

Leia mais

Introdução. A Informação e sua Representação (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação

Introdução. A Informação e sua Representação (Parte III) Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Universidade Federal de Campina Grande Departamento de Sistemas e Computação Introdução à Computação A Informação e sua Representação (Parte III) Prof.a Joseana Macêdo Fechine Régis de Araújo joseana@computacao.ufcg.edu.br

Leia mais

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB

Capacidade = 512 x 300 x 20000 x 2 x 5 = 30.720.000.000 30,72 GB Calculando a capacidade de disco: Capacidade = (# bytes/setor) x (méd. # setores/trilha) x (# trilhas/superfície) x (# superfícies/prato) x (# pratos/disco) Exemplo 01: 512 bytes/setor 300 setores/trilha

Leia mais

Introdução à Programação 2006/07. Computadores e Programação

Introdução à Programação 2006/07. Computadores e Programação Introdução à Programação 2006/07 Computadores e Programação Objectivos da Aula Noção de computador. Organização Interna de um Computador Noção de Sistema Operativo. Representação digital de informação

Leia mais

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto

Introdução a Informática. Prof.: Roberto Franciscatto Introdução a Informática Prof.: Roberto Franciscatto 2.1 CONCEITO DE BIT O computador só pode identificar a informação através de sua elementar e restrita capacidade de distinguir entre dois estados: 0

Leia mais

PROCESSAMENTO DE DADOS

PROCESSAMENTO DE DADOS PROCESSAMENTO DE DADOS Aula 1 - Hardware Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari Profa. Dra. Amanda Liz Pacífico Manfrim Perticarrari 2 3 HARDWARE Todos os dispositivos físicos que constituem

Leia mais

Capítulo 1 Introdução

Capítulo 1 Introdução Capítulo 1 Introdução Programa: Seqüência de instruções descrevendo como executar uma determinada tarefa. Computador: Conjunto do hardware + Software Os circuitos eletrônicos de um determinado computador

Leia mais

Organização de Computadores I

Organização de Computadores I Departamento de Ciência da Computação - UFF Objetivos Organização de Computadores I Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br http://www.ic.uff.br/~debora/orgcomp Dar noções iniciais

Leia mais

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES JOSÉ DA SILVA CONCEITOS DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES JOSÉ DA SILVA CONCEITOS DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES JOSÉ DA SILVA CONCEITOS DE INFORMÁTICA Mogi das Cruzes, SP 2007 UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES JOSÉ DA SILVA CONCEITOS DE INFORMÁTICA Trabalho de Conclusão de Curso apresentado

Leia mais

Escola Secundária de Emídio Navarro

Escola Secundária de Emídio Navarro Escola Secundária de Emídio Navarro Curso Secundário de Carácter Geral (Agrupamento 4) Introdução às Tecnologias de Informação Ficha de trabalho N.º 1 1. Refere algumas das principais áreas das Tecnologias

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores

Introdução à Arquitetura de Computadores 1 Introdução à Arquitetura de Computadores Hardware e software Organização de um computador: Processador: registradores, ALU, unidade de controle Memórias Dispositivos de E/S Barramentos Linguagens de

Leia mais

SISTEMAS INFORMÁTICOS

SISTEMAS INFORMÁTICOS SISTEMAS INFORMÁTICOS Nesta apresentação, aprenderá a distinguir Hardware de software, identificar os principais componentes físicos de um computador e as suas funções. Hardware e Software Estrutura de

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Sistemas de Numeração. 1 Arquitetura de Computadores

ARQUITETURA DE COMPUTADORES. Sistemas de Numeração. 1 Arquitetura de Computadores ARQUITETURA DE COMPUTADORES Sistemas de Numeração 1 Sistemas de Numeração e Conversão de Base Sistema Decimal É o nosso sistema natural. Dígitos 0,1,2,3,4,5,6,7,8 e 9. Números superiores a 9; convencionamos

Leia mais

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO O que é a Informática? A palavra Informática tem origem na junção das palavras: INFORMAÇÃO + AUTOMÁTICA = INFORMÁTICA...e significa, portanto, o tratamento da informação

Leia mais

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores

Tópicos da aula. Histórico e Evolução dos Computadores. Noções Básicas de Arquitetura de Computadores Tópicos da aula Introdução Histórico e Evolução dos Computadores Noções Básicas de Arquitetura de Computadores Características gerais dos componentes de um computador digital Objetivos da aula Complementar

Leia mais

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação

Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação Conceitos Básicos sobre Sistema de Computação INFORMÁTICA -É Ciência que estuda o tratamento automático da informação. COMPUTADOR Equipamento Eletrônico capaz de ordenar, calcular, testar, pesquisar e

Leia mais

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional

UCP. Memória Periféricos de entrada e saída. Sistema Operacional Arquitetura: Conjunto de elementos que perfazem um todo; estrutura, natureza, organização. Houaiss (internet) Bit- Binary Digit - Número que pode representar apenas dois valores: 0 e 1 (desligado e ligado).

Leia mais

Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal. Memória principal

Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal. Memória principal Capítulo 4 Livro do Mário Monteiro Introdução Hierarquia de memória Memória Principal Organização Operações de leitura e escrita Capacidade http://www.ic.uff.br/~debora/fac! 1 2 Componente de um sistema

Leia mais

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.

Gerações de Computadores. INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela. Gerações de Computadores INF005 - Arquitetura de Computadores e Software Básico Aula 3 Flávia Maristela (flavia@flaviamaristela.com) Como é formado o meu computador? Computador = hardware + software 1ª

Leia mais

Processamento de Dados

Processamento de Dados Processamento de Dados Evolução da Tecnologia 2000 a.c. -------------------------- 1621 Ábaco Réguas de Cálculo 1642 ------------------------------- 1890 Calculadora mecânica Início da Revolução Industrial

Leia mais

Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores.

Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores. Tais operações podem utilizar um (operações unárias) ou dois (operações binárias) valores. 7.3.1.2 Registradores: São pequenas unidades de memória, implementadas na CPU, com as seguintes características:

Leia mais

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR

INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR INFORMÁTICA HISTÓRIA DA INFORMÁTICA 1º PD PROFESSOR Nelson Fabbri Gerbelli O que é informática? INFORMAÇÃO TECNOLOGIA INFORMÁTICA INFORmação automática 2 ÁBACO Na China, 3000 anos antes de Cristo, surgiu

Leia mais

Lição 1 Introdução à programação de computadores

Lição 1 Introdução à programação de computadores Lição Introdução à programação de computadores Introdução à Programação I Objetivos Ao final desta lição, o estudante será capaz de: Identificar os diferentes componentes de um computador Conhecer linguagens

Leia mais

Programação Engenharia Informática (11543) 1º ano, 1º semestre Tecnologias e Sistemas de Informação (6619) 1º ano, 1º semestre

Programação Engenharia Informática (11543) 1º ano, 1º semestre Tecnologias e Sistemas de Informação (6619) 1º ano, 1º semestre Programação Engenharia Informática (11543) 1º ano, 1º semestre Tecnologias e Sistemas de Informação (6619) 1º ano, 1º semestre Cap. 01 Fundamentos de Computadores Sumário : Conceitos básicos: computador,

Leia mais

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 03 Conceitos de Hardware e Software parte 01. Cursos de Computação

Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 03 Conceitos de Hardware e Software parte 01. Cursos de Computação Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 03 Conceitos de Hardware e Software parte 01 Referência: MACHADO, F.B. ; MAIA, L.P. Arquitetura de Sistemas Operacionais. 4.ed.

Leia mais

Informática Instrumental Aula 1. Prof. Msc. Fernando Nakayama de Queiroz

Informática Instrumental Aula 1. Prof. Msc. Fernando Nakayama de Queiroz Informática Instrumental Aula 1 Prof. Msc. Fernando Nakayama de Queiroz Ementa da disciplina 1. Apresentação do sistema operacional windows e linux; 2. Aprendendo a operar o teclado e principais teclas

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Todos direitos reservados. Proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo mecânico, eletrônico, reprográfico, etc., sem a autorização, por escrito, do(s) autor(es) e da editora. LÓGICA DE

Leia mais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais e Introdução à Programação. Módulo 1 Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais e Introdução à Programação Módulo 1 Sistemas Operacionais 1 Sistema computacional Sistemas feitos para resolver problemas Problema: como obter determinado resultado, com base em dados

Leia mais

A Unidade Central de Processamento é a responsável pelo processamento e execução de programas armazenados na MP.

A Unidade Central de Processamento é a responsável pelo processamento e execução de programas armazenados na MP. A ARQUITETURA DE UM COMPUTADOR A arquitetura básica de um computador moderno segue ainda de forma geral os conceitos estabelecidos pelo Professor da Universidade de Princeton, John Von Neumann (1903-1957),

Leia mais

Primeiros "computadores" digitais. Execução de um programa. Consolas. Primórdios dos computadores. Memória interna. Computadores com memória interna

Primeiros computadores digitais. Execução de um programa. Consolas. Primórdios dos computadores. Memória interna. Computadores com memória interna Execução de um O executa um Quais os seus componentes? Como estes se organizam e interactuam? entrada de dados processador, memória, input bits periféricos,etc bits saída de dados output Primeiros "es"

Leia mais

Histórico dos Computadores

Histórico dos Computadores Histórico dos Computadores O mais antigo equipamento para cálculo foi o ábaco (Fig. 1), que era um quadro com arruelas móveis, dispostas em arames paralelos, tendo, portanto, um mecanismo simples. Surgido

Leia mais

Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP

Estrutura de um Computador. Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Estrutura de um Computador Linguagem de Programação Rone Ilídio UFSJ - CAP Hardware e Software HARDWARE: Objetos Físicos que compões o computador Circuitos Integrados, placas, cabos, memórias, dispositivos

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Engenharia de Computação e Automação Introdução à Computação DCA0800 - Algoritmos e Lógica de Programação Heitor Medeiros 1 Informática x Computação

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: ARQUITETURA DE COMPUTADORES Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos cpgcarlos@yahoo.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Conceito de Computador Um computador digital é

Leia mais

Introdução à Engenharia de Computação

Introdução à Engenharia de Computação Introdução à Engenharia de Computação Tópico: Organização Básica de um Computador Digital Introdução à Engenharia de Computação 2 Componentes de um Computador Computador Eletrônico Digital É um sistema

Leia mais

O Computador. Evolução dos métodos de cálculo. Estrutura do Computador Digital

O Computador. Evolução dos métodos de cálculo. Estrutura do Computador Digital NOTAS DE AULA ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES 1 Introdução à Ciência da Computação Histórico da Computação A tarefa de processamento de dados consiste em: o tomar certa informação, o processá-la

Leia mais

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Prof. André Dutton

ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES. Prof. André Dutton ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. André Dutton EMENTA: Conceitos fundamentais e histórico da ciência da computação; Histórico dos computadores, evolução e tendências; Modalidades de computadores

Leia mais

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA

1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA 1. NÍVEL CONVENCIONAL DE MÁQUINA Relembrando a nossa matéria de Arquitetura de Computadores, a arquitetura de Computadores se divide em vários níveis como já estudamos anteriormente. Ou seja: o Nível 0

Leia mais

Curso: Técnico de Informática Disciplina: Redes de Computadores. 1- Apresentação Binária

Curso: Técnico de Informática Disciplina: Redes de Computadores. 1- Apresentação Binária 1- Apresentação Binária Os computadores funcionam e armazenam dados mediante a utilização de chaves eletrônicas que são LIGADAS ou DESLIGADAS. Os computadores só entendem e utilizam dados existentes neste

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866 7 Unidade Central de Processamento (UCP): O processador é o componente vital do sistema de computação, responsável pela realização das operações de processamento e de controle, durante a execução de um

Leia mais

Sistemas de Numeração

Sistemas de Numeração Universidade Tecnológica Federal do Paraná Bacharelado em Ciência da Computação IC3A Introdução à Ciência da Computação Sistemas de Numeração Marcos Silvano O. Almeida Baseado no material do prof. Rogério

Leia mais

Organização de Computadores Como a informação é processada?

Organização de Computadores Como a informação é processada? Curso de ADS/DTEE/IFBA Organização de Computadores Como a informação é processada? Prof. Antonio Carlos Referências Bibliográficas: 1. Ciência da Computação: Uma visão abrangente - J.Glenn Brokshear 2.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Revisando alguns Conceitos de Hardware

Sistemas Operacionais. Revisando alguns Conceitos de Hardware Sistemas Operacionais Revisando alguns Conceitos de Hardware Sumário Hardware Processador Memória principal Cache Memória secundária Dispositivos de E/S e barramento Pipelining Arquiteturas RISC e CISC

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves

Arquitetura de Computadores. Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves Arquitetura de Computadores Prof. Marcelo Mikosz Gonçalves Conceitos Básicos Programa: é uma seqüência de instruções que executam uma determinada tarefa. Linguagem de máquina: conjunto de instruções primitivas

Leia mais

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2

MEMÓRIA. 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 MEMÓRIA CONCEITO Bit- 0 1 Essência de um sistema chamado BIESTÁVEL Ex: Lâmpada 0 apagada 1 acesa 0 e 1 únicos elementos do sistema de numeração de base 2 A que se destina a memória: Armazenamento das instruções

Leia mais

Programação de Computadores

Programação de Computadores Aula 01 Introdução Departamento de Computação Universidade Federal de Ouro Preto 2011.1 1 Processamento de dados 2 Organização de Computadores 3 Sistemas de Numeração Processamento de dados Processamento

Leia mais

1.1. Organização de um Sistema Computacional

1.1. Organização de um Sistema Computacional 1. INTRODUÇÃO 1.1. Organização de um Sistema Computacional Desde a antiguidade, o homem vem desenvolvendo dispositivos elétricoeletrônicos (hardware) que funciona com base em instruções e que são capazes

Leia mais

Sistemas de Numeração. Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos

Sistemas de Numeração. Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos UNIPAC Sistemas Digitais Sistemas de Numeração Engenharia da Computação 3 Período Alex Vidigal Bastos 1 Agenda Objetivos Introdução Sistema Binário Sistema Octal Sistema Hexadecimal Aritméticas no Sistema

Leia mais

28/9/2010. Unidade de Controle Funcionamento e Implementação

28/9/2010. Unidade de Controle Funcionamento e Implementação Arquitetura de Computadores Unidade de Controle Funcionamento e Implementação Prof. Marcos Quinet Universidade Federal Fluminense P.U.R.O. Operação da Unidade de Controle Unidade de controle: parte do

Leia mais

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos

Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos Disciplina: Introdução à Informática Profª Érica Barcelos CAPÍTULO 4 1. ARQUITETURA DO COMPUTADOR- HARDWARE Todos os componentes físicos constituídos de circuitos eletrônicos interligados são chamados

Leia mais

Visão Geral de Sistemas Operacionais

Visão Geral de Sistemas Operacionais Visão Geral de Sistemas Operacionais Sumário Um sistema operacional é um intermediário entre usuários e o hardware do computador. Desta forma, o usuário pode executar programas de forma conveniente e eficiente.

Leia mais

Sistemas Operacionais

Sistemas Operacionais Sistemas Operacionais Aula 01 - Introdução Edirlei Soares de Lima O que é um sistema operacional? Um computador moderno consiste em: Um ou mais processadores; Memória principal;

Leia mais

Introdução à Arquitetura de Computadores IFES Campus Serra

Introdução à Arquitetura de Computadores IFES Campus Serra Os computadores atuais possuem seis ou mais níveis de máquinas conforme podemos observar no quadro abaixo Nível de linguagem orientada para problemas Nível de linguagem de montagem Nível de sistema operacional

Leia mais

Calculadoras Mecânicas

Calculadoras Mecânicas ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Evolução e Desempenho de Computadores 1ª Calculadora - séc. V a.c Muitos povos da antiguidade utilizavam o ábaco para a realização de cálculos do dia a dia, principalmente

Leia mais

Introdução. INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br

Introdução. INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br Introdução INF1005 Programação I 33K Prof. Gustavo Moreira gmoreira@inf.puc-rio.br introdução Tópicos conceitos básicos o que é um programa um programa na memória decifrando um código referência Capítulo

Leia mais

AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação)

AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação) AULA TEÓRICA 2 Tema 2. Conceitos básicos de informática, computadores e tecnologias de informação. Sistemas de numeração (continuação) Digitalização. Arquitectura básica do hardware. Input, processamento,

Leia mais

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955)

Sumário. Organização de Computadores Módulo 3. Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Primeira Geração Válvulas (1945 1955) Sumário M. Sc. Luiz Alberto lasf.bel@gmail.com www.professorluizalberto.com.br Organização de Computadores Módulo 3 1. História da Arquitetura de Computadores - Continuação 1.1. 1.2. Segunda Geração Transistores

Leia mais

Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores 1

Arquitetura de Computadores. Arquitetura de Computadores 1 Computadores Computadores 1 Introdução Componentes: Processador; UC; Registradores; ALU s, FPU s, etc. Memória (Sistema de armazenamento de informações; Dispositivo de entrada e saída. Computadores 2 Introdução

Leia mais

TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.

TI Aplicada. Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede. Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti. TI Aplicada Aula 03 Componentes Básicos Hardware e Rede Prof. MSc. Edilberto Silva prof.edilberto.silva@gmail.com http://www.edilms.eti.br Principais Componentes Barramentos Placa Mãe Processadores Armazenamento

Leia mais

FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz

FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? Professor Carlos Muniz FUNDAMENTOS DE HARDWARE COMO FUNCIONA UM PC? A arquitetura básica de qualquer computador completo, seja um PC, um Machintosh ou um computador de grande porte, é formada por apenas 5 componentes básicos:

Leia mais

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES

LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PARA ENGENHARIA INTRODUÇÃO À ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar o funcionamento do computador Apresentar a função da memória e dos dispositivos

Leia mais

20/09/2009 TRANSFORMANDO DADOS EM. PROCESSANDO DADOS George Gomes Cabral SISTEMAS NUMÉRICOS INFORMAÇÕES

20/09/2009 TRANSFORMANDO DADOS EM. PROCESSANDO DADOS George Gomes Cabral SISTEMAS NUMÉRICOS INFORMAÇÕES TRANSFORMANDO DADOS EM INFORMAÇÕES Em geral, parece que os computadores nos entendem porque produzem informações que nós entendemos. Porém, tudo o que fazem é reconhecer dois estados físicos distintos

Leia mais

3 Sistemas de Numeração:

3 Sistemas de Numeração: 3 Sistemas de Numeração: Os computadores eletrônicos têm como base para seu funcionamento a utilização de eletricidade. Diferente de outras máquinas que a presença ou ausência de eletricidade apenas significam

Leia mais

ULA Sinais de Controle enviados pela UC

ULA Sinais de Controle enviados pela UC Solução - Exercícios Processadores 1- Qual as funções da Unidade Aritmética e Lógica (ULA)? A ULA é o dispositivo da CPU que executa operações tais como: Adição Subtração Multiplicação Divisão Incremento

Leia mais

O que é Arquitetura de Computadores?

O que é Arquitetura de Computadores? O que é Arquitetura de Computadores? Forças Coordenação de um conjunto de níveis de abstração de um computador sobre um grande conjunto de forças de mudança Arquitetura de Computadores = Arquitetura de

Leia mais

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866

ARQUITETURA DE COMPUTADORES - 1866 1 Introdução: Um computador é uma máquina (conjunto de partes eletrônicas e eletromecânicas) capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer resultados da manipulação de dados para um ou mais objetivos.

Leia mais

Prof. Sandrina Correia

Prof. Sandrina Correia Tecnologias de I informação de C omunicação 9º ANO Prof. Sandrina Correia TIC Prof. Sandrina Correia 1 Objectivos Definir os conceitos de Hardware e Software Identificar os elementos que compõem um computador

Leia mais

Figura 1 - O computador

Figura 1 - O computador Organização e arquitectura dum computador Índice Índice... 2 1. Introdução... 3 2. Representação da informação no computador... 4 3. Funcionamento básico dum computador... 5 4. Estrutura do processador...

Leia mais

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann

INFORMÁTICA BÁSICA. Prof. Rafael Zimmermann INFORMÁTICA BÁSICA Prof. Rafael Zimmermann 1. INFORMÁTICA É a ciência que estuda o processamento de informações. Nasceu da necessidade do homem processar informações cada vez mais complexas e com maior

Leia mais

Tecnologia da Administração Computador: origem, funcionamento e componentes básicos Parte I Sumário Introdução Origem Funcionamento Componentes Básicos Referências Introdução O objetivo deste material

Leia mais

Capítulo I : Noções Gerais

Capítulo I : Noções Gerais Capítulo I : Noções Gerais 1 Capítulo I : Noções Gerais Informática (Teoria da Informação): Ciência do tratamento e transmissão da informação. Computador: Sistema que permite armazenar grandes quantidades

Leia mais

Sistemas Operacionais. Roteiro. Hardware. Marcos Laureano

Sistemas Operacionais. Roteiro. Hardware. Marcos Laureano Sistemas Operacionais Marcos Laureano 1/25 Roteiro Estrutura de um sistema operacional Interrupções Proteção do núcleo Níveis de privilégio Chamadas de sistema 2/25 Mono-processadores atuais seguem um

Leia mais

Introdução aos Computadores

Introdução aos Computadores Os Computadores revolucionaram as formas de processamento de Informação pela sua capacidade de tratar grandes quantidades de dados em curto espaço de tempo. Nos anos 60-80 os computadores eram máquinas

Leia mais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais

Cursos de Computação. Sistemas Operacionais. Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira. Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Cursos de Computação Sistemas Operacionais Prof. M.Sc. Sérgio Teixeira Aula 01 - História e Funções dos Sistemas Operacionais Visão do Sistema Operacional programadores e analistas usuários programas,

Leia mais

Sistemas Computacionais II Professor Frederico Sauer

Sistemas Computacionais II Professor Frederico Sauer Sistemas Computacionais II Professor Frederico Sauer Livro-texto: Introdução à Organização de Computadores 4ª edição Mário A. Monteiro Livros Técnicos e Científicos Editora. Atenção: Este material não

Leia mais

Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante

Cálculo Numérico Aula 1: Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Cálculo Numérico Aula : Computação numérica. Tipos de Erros. Aritmética de ponto flutuante Computação Numérica - O que é Cálculo Numérico? Cálculo numérico é uma metodologia para resolver problemas matemáticos

Leia mais