MANUAL DO CANDIDATO. Processo Seletivo 2014/02

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MANUAL DO CANDIDATO. Processo Seletivo 2014/02"

Transcrição

1 MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2014/02 Caxias do Sul - RS lasalle.edu.br/vestibular

2 APRESENTAÇÃO Caro estudante, Você acaba de acessar o Manual do Candidato para o processo de Seleção Vestibular 2014/02. Este manual tem por objetivo informar sobre os procedimentos que devem ser efetuados por aqueles que desejam ingressar na Faculdade La Salle Caxias do Sul. Ao optar por um curso da Faculdade La Salle, você está abrindo as portas para um futuro promissor. Nesta Instituição de Ensino Superior, você encontrará o que realmente precisa para qualificar-se profissional e humanamente. A Rede La Salle tem uma experiência de mais de 300 anos em Educação e está presente em mais de 80 países no mundo. A Instituição acredita que a educação é um direito fundamental da pessoa humana e que só através dela poderemos transformar a sociedade e o tempo em que vivemos. A Faculdade La Salle Caxias do Sul, credenciada pela Portaria n o 1.487, do Ministério da Educação, em 07 de outubro de 2011, conta Graduação Tecnológica e cursos de Pós-Graduação. Para os próximos anos, estão previstas ampliações e ofertas de novos cursos que visam sempre melhor servir à comunidade local e regional. Sejam todos bem-vindos! Comissão do Processo Seletivo 2014/02. Caxias do Sul, 13 de maio de 2014.

3 I - DIREÇÃO GERAL E COMISSÃO EXECUTIVA DIREÇÃO GERAL Prof. Msc. Ir. Léo Inácio Knapp, fsc Diretor Geral Profª Ms. Flávia Fernanda Costa Diretora Acadêmica Srª Ingrid Finkler Cavion, Especialista Diretora Administrativa COMISSÃO EXECUTIVA DO PROCESSO SELETIVO 2014/02 Prof. Ir. Léo Inácio Knapp, fsc - Diretor Geral; Profª Ms. Flávia Fernanda Costa - Diretora Acadêmica; Srª Ingrid Finkler Cavion, Especialista - Diretora Administrativa; Prof. Ms. Sérgio Carvalho Trindade - Coordenador de Curso e Coordenador da Comissão; Srª Cassandra Brunetto - Assessora de Comunicação e Marketing. II - SAIBA MAIS SOBRE A FACULDADE LA SALLE João Batista de La Salle foi sacerdote e educador francês do século XVII. Nasceu em Reims, no dia 30 de abril de 1651, e faleceu em Rouen, em 7 de Abril de De família nobre, estudou na Universidade de Reims e depois na Sorbonne de Paris. Terminado seu doutorado em Teologia e ordenado sacerdote, envolveu-se na direção de escolas e na formação de professores. Com estes, criou a Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs, também conhecidos por Irmãos Lassalistas - primeira congregação religiosa masculina constituída exclusivamente de religiosos leigos, isto é, não sacerdotes. La Salle contribuiu para o surgimento da "civilização escolarizada", defendendo a obrigatoriedade do ensino também para a classe popular, possibilitando o acesso a ele pela gratuidade universal e cooperando para a melhoria da escola, sobretudo primária, com a fixação de um currículo mais preciso e rico e sua administração mais eficaz. Essa proposta de educação está presente no Brasil há mais de 100 anos, quando aqui chegaram os primeiros irmãos lassalistas. A Rede La Salle está presente em mais de 80 países, e, na Província Brasil-Chile, são 200 Irmãos, distribuídos em 75 Comunidades Educativas, 70 mil alunos, entre crianças, jovens e adultos, e 3600 colaboradores, em 11 estados brasileiros e no Chile. Aqui, na Cidade de Caxias do Sul, temos os Colégios La Salle Caxias e La Salle Carmo, e, agora, a Faculdade

4 La Salle Caxias do Sul. A faculdade pretende viver as orientações emanadas do capítulo geral dos Irmãos em Roma, que decidiu empreender novas frentes de trabalho, sobretudo no Ensino Superior. CURSO DE GRADUAÇÃO Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Autorização: Portaria SETEC nº 484 (D.O.U. 19/12/2011) Coordenador: Prof. Ms. Sérgio Carvalho Trindade Duração: 05 semestres Vagas: 100 (anuais) Titulação: Tecnólogo em Processos Gerenciais Áreas de Atuação: o curso, com ênfase na prática, após a contextualização teórica, prepara o profissional para a atuação imediata nos mercados de trabalho onde está inserido. O curso desenvolve no profissional uma visão inovadora e competitiva que irá favorecer a formação de gestores capazes de atuar com eficácia no mercado altamente competitivo, formando profissionais aptos a atuar com competência, ética e responsabilidade social, elaborando e implementando planos de negócios, fomentando o empreendedorismo pela utilização de técnicas e métodos de gestão, e promovendo o crescimento efetivo das organizações. CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A Faculdade La Salle Caxias do Sul oferece, atualmente, os seguintes cursos de Pós-Graduação: 1. MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coaching; 1. MBA em Marketing Estratégico; 3. MBA em Gestão Estratégica de Organizações; 4. MBA em Marketing e Vendas; 5. Pós-Graduação em Educação Infantil. Com isso, a Instituição visa proporcionar à comunidade qualificação profissional a partir de novas competências e habilidades para enfrentar as exigências do atual momento histórico da região.

5 PESQUISA E EXTENSÃO A Faculdade mantém atividades de extensão relativas à missão, na difusão de conhecimentos e técnicas pertinentes às áreas de seus Cursos. Compete à Coordenação de Extensão a organização dos programas e projetos de extensão. As atividades de extensão têm por finalidade promover a formação continuada, a qualificação dos membros da comunidade acadêmica e da comunidade local e regional, bem como a prestação de serviços qualificados a essa mesma comunidade. INFRAESTRUTURA E TECNOLOGIA O Campus da Faculdade La Salle Caxias do Sul está situado à Rua Os 18 do Forte, 1754, CEP , no Centro de Caxias do Sul/RS. A Faculdade possui instalações amplas e modernas, com laboratório de informática adequado ao pleno atendimento dos alunos na realização das disciplinas. A Biblioteca atende a todos os requisitos legais às exigências acadêmicas da Educação Superior. Possui ampla relação de bibliografia básica e suplementar para o pleno atendimento aos Projetos Pedagógicos de todos os Cursos da IES, além de literatura, livros, revistas e periódicos. Possui um ambiente para estudo em grupo e individual para o perfeito atendimento aos acadêmicos. O sistema utilizado é o Pergamum, com o intuito de facilitar ao máximo o acesso à informação por parte dos usuários. É interligada por redes operacionais de informação de dados, possibilitando a pesquisa de qualquer assunto e possui terminais próprios para consulta. Integra a Rede de Bibliotecas da Rede La Salle de Educação Superior. INTERCÂMBIOS Ao ingressar na Faculdade La Salle Caxias do Sul, o acadêmico poderá participar de convênios com outras Instituições da Rede La Salle no Brasil e nos seguintes países: Alemanha, Argentina, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, México, Portugal e Uruguai. Com essa possibilidade, acadêmicos e professores da Faculdade La Salle poderão vir a realizar estudos, pesquisas e outras experiências internacionais.

6 III - INSCRIÇÃO a) As inscrições para o Processo Seletivo 2014/02 estarão abertas de 19 de maio de 2014 a 22 de junho de 2014 pela Internet (lasalle.edu.br/vestibular). Na Secretaria da Faculdade, as inscrições ocorrem de 19 de maio de 2014 a 23 de junho de 2014, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 22h, de segunda a sexta-feira; ou aos sábados, das 8h30min às 11h; b) As inscrições e agendamento para o Processo Seletivo Continuado 2014/02, caso necessário, estarão abertas a partir do dia 03 de julho de 2014 até o dia 25 de julho de 2014, com prova e matrícula agendada; c) Uma vez realizadas as matrículas dos candidatos, conforme os processos acima, na hipótese de restarem vagas não preenchidas, a Instituição pode receber alunos transferidos de outros cursos ou de outras Instituições, ou portadores de diploma de curso superior de graduação, além dos alunos remanescentes do mesmo processo seletivo. Documentos necessários para a realização da inscrição: Cadastro de Pessoa Física (CPF); Carteira de Identidade; Comprovante do Ensino Médio. IV - CURSO, VAGA E TURNO A Faculdade La Salle Caxias do Sul oferece, para o Processo Seletivo 2014/02, o seguinte Curso, vagas e turno: Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais Vagas Anuais Turno Duração Ato de Autorização 100 Noturno 5 semestres Port. SETEC nº 484 (D.O.U. 19/12/2011) Observação: a Faculdade La Salle Caxias do Sul reserva-se o direito de suspender e não oferecer as vagas do curso, caso não haja o número suficiente de inscrições no Processo Seletivo 2014/02 que suportem o ponto de equilíbrio.

7 V - TAXA DE INSCRIÇÃO A taxa de inscrição para o Processo Seletivo 2014/02 é de R$ 20,00 (Vinte Reais). O pagamento deve ser efetuado através de boleto bancário gerado no ato da inscrição. VI - PROVA E RESULTADOS A prova do Processo Seletivo 2014/02, com duração de 02h30min, ocorrerá no dia 24 de junho de 2014, das 19h às 21h30min, com abertura dos portões da Faculdade às 18h e fechamento às 18h45min. Após o início da prova, será permitida somente a permanência dos candidatos inscritos no Processo Seletivo. Recomendações para a realização da prova O candidato deve estar munido dos seguintes documentos: - documento Oficial de Identificação original com foto (RG, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho, Documento de Identificação de Registro em Conselho Profissional ou Passaporte); - comprovante de inscrição; - lápis, borracha, caneta esferográfica de tinta azul ou preta; - não será permitido o ingresso de candidatos após o horário do fechamento das salas. Nenhum candidato poderá entregar a folha de redação antes de decorridos 60 (sessenta) minutos do início da prova; - não será permitido ao candidato o uso de telefone celular ou qualquer equipamento eletroeletrônico durante o transcurso da prova; - iniciada a prova, o candidato só poderá dar por terminada a sua prova após a permanência de uma hora no recinto; - os três (03) últimos candidatos deverão deixar a sala em conjunto e assinar a ata; - não será permitido, durante a realização da prova, o uso de telefone celular, calculadora ou outros aparelhos eletroeletrônicos. Será atribuída a nota 0 (zero) para Redação nos casos em que o candidato: a) identificá-la, além da identificação existente; b) escrever com letra ilegível;

8 c) desenvolver em forma de desenho, número ou espaçamento fora do normal entre as palavras; d) escrever a lápis ou qualquer outra cor de caneta, que não seja preta ou azul; e) não atender ao tema ou proposta definido pela Comissão do Vestibular; f) apresentar acentuada desestruturação textual. Os resultados (lista de classificados e de suplentes) serão publicados na Faculdade La Salle Caxias do Sul, em quadro mural, no dia 26 de junho de 2014, a partir das 18h. Sob nenhum pretexto haverá vistas ou revisões de prova do Processo Seletivo 2014/02. VII - CONTEÚDOS O Processo Seletivo 2014/02 dar-se-á por meio de uma Prova de Redação, com peso 10,0, e admitida a fração de 0,1 (um décimo de ponto). Procure, desde já, preparar-se através de leituras e ensaios que possam garantir a elaboração de um texto dissertativo de 15 a 25 linhas, cuja organização exigirá a defesa de uma tese, por meio de argumentos consistentes, norteados por um ponto de vista crítico. Serão avaliados os aspectos de adequação e fidelidade ao tema, coesão textual, uso da norma culta, presença de coerência interna e externa e coesão textual. VIII - CLASSIFICAÇÃO Os candidatos serão classificados na ordem decrescente dos pontos obtidos. Serão convocados para preenchimento das vagas oferecidas no curso de sua opção os candidatos que obtiverem maior número de pontos, no limite das vagas. Em caso da obtenção do mesmo número de pontos na ordem decrescente, terá prioridade o candidato de maior idade. Não caberá recurso dos resultados do Processo Seletivo 2014/02. Do mesmo modo, será desclassificado o candidato que: a) faltar no dia do Processo Seletivo 2014/02; b) zerar uma das provas; c) usar meio fraudulento na inscrição ou na realização da prova ou, ainda, apresentar atitudes de indisciplina independentes de sansões legais.

9 A Lista Geral de Aprovados estará disponível no dia 26 de junho de 20143, para consulta pública, na Faculdade La Salle Caxias do Sul, a partir das 18 horas. A publicação do resultado ou informação fornecida por outros meios não gera direito algum ao candidato. IX - MATRÍCULAS As matrículas serão efetuadas na Secretaria da Faculdade La Salle Caxias do Sul, no dia 27 de junho de No caso de vagas remanescentes, realizar-se-á matrícula em segunda chamada no dia 02 de julho de Os candidatos aprovados no Processo Seletivo em 1ª chamada poderão fazer sua matrícula no dia 27 de junho 2014, das 08h30min às 11h30min ou das 13h30min às 22h, na Secretaria da Faculdade La Salle Caxias do Sul. Para realização da matrícula, o candidato deve apresentar os seguintes documentos (via original para conferência e duas cópias para arquivo): a) cópia autenticada do Certificado de Conclusão ou Diploma de Ensino Médio ou equivalente, devidamente reconhecido pelos órgãos competentes; b) cópia autenticada do Histórico Escolar do Ensino Médio; c) cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento; d) cópia da Carteira de Identidade Oficial; e) cópia do CPF - Cadastro de Pessoa Física; f) foto 3x4 recente; g) cópia da prova de quitação com o Serviço Militar, para candidatos do sexo masculino; h) cópia do título de eleitor para os brasileiros maiores de 18 anos; i) cópia do comprovante de votação da última eleição; j) cópia do comprovante de residência; m) os documentos relativos a cursos concluídos no exterior devem ser acompanhados de declaração de equivalência do Ensino Médio, expedida pelo Conselho Estadual de Educação; n) para estrangeiros, a prova de permanência legal no Brasil e cópia integral do Passaporte autenticado, onde conste o visto de permanência no Brasil. A Matrícula é confirmada: a) pela assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais fornecido pela Instituição, pelo próprio candidato (se maior de 18 anos); b) pelo pai ou outro responsável legal (se menor de 18 anos); c) pelo pagamento da 1ª parcela da semestralidade.

10 X - CALENDÁRIO DO PROCESSO SELETIVO 2014/02 DIA (S) EVENTOS 19/05 a 22/06/2014 Período de Inscrições do Processo Seletivo 2014/02, através do endereço lasalle.edu.br/vestibular e 19/05 a 23/06/2014 De segunda a sexta, das 08h30min às 11h30min ou das 13h30min às 22h, na Secretaria da Faculdade. 24/06/2014 Realização do Processo Seletivo 2014/02. 26/06/2043 Publicação dos resultados em 1ª Chamada. 27/06/2014 Matrículas dos classificados em 1ª Chamada. 02/07/2014 Divulgação dos resultados em 2ª Chamada. 02/07/2014 Matrículas dos classificados em 2ª Chamada. 03/07/2014 a 25/07/2014 Inscrições do Processo Seletivo Continuado, prova agendada e matrículas 2014/02. 28/07/2014 Início das aulas para os acadêmicos 2014/02. FACULDADE LA SALLE CAXIAS DO SUL Rua Os 18 do Forte, 1754, Centro, Caxias do Sul/RS - CEP Telefone: (54) faculdade.caxias@lasalle.org.br

MANUAL DO CANDIDATO. Processo Seletivo 2015/02

MANUAL DO CANDIDATO. Processo Seletivo 2015/02 MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2015/02 Caxias do Sul - RS lasalle.edu.br/vestibular APRESENTAÇÃO Caro estudante, Você acaba de acessar o Manual do Candidato para o processo de Seleção Vestibular

Leia mais

Das Inscrições. 1º Para o Processo ENEM são disponibilizadas 30% das vagas disponíveis de cada curso.

Das Inscrições. 1º Para o Processo ENEM são disponibilizadas 30% das vagas disponíveis de cada curso. EDITAL Nº 09/2015 O Diretor Geral da FACULDADE DE TECNOLOGIA LA SALLE ESTRELA, na forma do disposto no art. 44, Inciso II da Lei de Diretrizes e Bases Nº 9.394, de 20/12/96, Portaria Ministerial Normativa

Leia mais

Faculdade Maurício de Nassau

Faculdade Maurício de Nassau Faculdade Maurício de Nassau EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A Direção da Faculdade Maurício de Nassau de Manaus no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais, no Dec. 99.490/90,

Leia mais

FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO

FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO FACULDADE FACCENTRO MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2015/2 CURSOS Administração - Bacharelado Gestão de Recursos Humanos - Tecnológico Gestão Comercial - Tecnológico Gestão Financeira - Tecnológico

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016

EDITAL Nº 02/2015. Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep. Processo Seletivo. Primeiro Semestre 2016 EDITAL Nº 02/2015 Faculdade de Tecnologia de Piracicaba Fatep Processo Seletivo Primeiro Semestre 2016 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba - Fatep informa que, de acordo com a Lei nº 9.394

Leia mais

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014

Grupo Educacional IPEC-FAPPES. CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006. Manual do Candidato. Vestibular FAPPES 2014 Grupo Educacional IPEC-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2014 r www.fappes.edu.b 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na

Leia mais

CONHEÇA A FACCENTRO. MANUAL DO CANDIDATO - Vestibular de Inverno 2012

CONHEÇA A FACCENTRO. MANUAL DO CANDIDATO - Vestibular de Inverno 2012 CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre

EDITAL Nº 10/2011. Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre EDITAL Nº 10/2011 Processo Seletivo AGENDADO Vestibular 2012 - Primeiro Semestre tinuadoo Diretor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP, mantida pelo Instituto de Desenvolvimento Tecnológico

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR. ESPM Unidade Porto Alegre EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO COMPLEMENTAR ESPM Unidade Porto Alegre O Diretor Geral da Escola Superior de Propaganda e Marketing Unidade Porto Alegre, em consonância com o regimento da instituição,

Leia mais

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS:

FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 I DOS CURSOS OFERECIDOS, DURAÇÃO, ATOS LEGAIS E DAS VAGAS: FACULDADE DO SUL DA BAHIA ATO PROCESSO SELETIVO 2009/2 EDITAL Nº 2 A FACULDADE DO SUL DA BAHIA, credenciada pela Portaria Ministerial nº 944, de 17/05/2001 publicada no DOU em 21/05/2001 e o INSTITUTO

Leia mais

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100

Manual do Candidato. Grupo Educacional LBS-FAPPES. Vestibular FAPPES 2016. WEST PLAZA R. Barão de Tefé, 247 - São Paulo - SP, 05003-100 Grupo Educacional LBS-FAPPES CREDENCIADO PELO MEC. DECRETO N 485 de 09/02/2006 Manual do Candidato Vestibular FAPPES 2016 1. Disposições Gerais 1.1. O Processo Seletivo consiste na seleção e classificação

Leia mais

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST

EDITAL Nº 02/2013. Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST EDITAL Nº 02/2013 Processo Seletivo Vestibular Unificado FATEP/ESAMC- Piracicaba - Segundo Semestre - 2013 VST Os Diretores da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba, FATEP e da Escola Superior de Administração,

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2015 1º SEMESTRE LETIVO DE 2015 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 06/2014 2º SEMESTRE LETIVO DE 2014 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor,

Leia mais

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257/de 16/09/ 2011) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2013

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257/de 16/09/ 2011) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2013 FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257/de 16/09/ 2011) EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DE INVERNO 2013 A Faculdade Murialdo, instalada na Rua Marquês do Herval, 701, Centro de Caxias do Sul,

Leia mais

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br

Um novo Conceito em Educação! 402 Sul, Av. NS-02, Conj. II, Lote 16 Palmas TO Fone: 63 3214-7345/ 3214-7377 www.itopedu.com.br FACULDADE ITOP EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 01/2014 A Comissão Organizadora do Processo Seletivo - COPS, da Faculdade ITOP, considerando o que dispõe a legislação em vigor, faz saber pelo presente Edital,

Leia mais

EDITAL 003/2015. Processo Seletivo 2016/1

EDITAL 003/2015. Processo Seletivo 2016/1 EDITAL 003/2015 Processo Seletivo 2016/1 O Diretor Geral da FASURGS, credenciada pela Portaria do MEC. Nº 1.220 de 23 Dezembro de 2009, e publicada no DOU nº 246 de 24/12/2009, seção1, pg.95, mantida pelo

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Processo Seletivo 2014/02. Estrela RS www.unilasalle.edu.br/estrela

MANUAL DO CANDIDATO. Processo Seletivo 2014/02. Estrela RS www.unilasalle.edu.br/estrela MANUAL DO CANDIDATO Processo Seletivo 2014/02 Estrela RS www.unilasalle.edu.br/estrela APRESENTAÇÃO Bem Vindo (a) à Faculdade La Salle Estrela! Você está se inscrevendo para o Processo Seletivo 2014/02

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 02 / 2015. Distribuição das vagas disponíveis para transferência por curso e turno:

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 02 / 2015. Distribuição das vagas disponíveis para transferência por curso e turno: FACULDADE DE TECNOLOGIA DE CAMPINAS EDITAL DE TRANSFERÊNCIA Nº 02 / 2015. A Diretora da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a realização do Processo Seletivo e faz saber o número de VAGAS

Leia mais

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE

FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO FATEP/ESAMC PIRACICABA 2012 2º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo Unificado

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR

INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR INFORMAÇÕES SOBRE O VESTIBULAR 1. DAS INSCRIÇÕES 1.1. Estão abertas as inscrições ao Processo Seletivo/Vestibular da UNIDERP Interativa, no Pólo Presencial de Araras / Faculdade Municipal de Araras, para

Leia mais

FACULDADE Adjetivo - CETEP Manual do Candidato Processo Seletivo Vestibular Agendado de Inverno 2013/2

FACULDADE Adjetivo - CETEP Manual do Candidato Processo Seletivo Vestibular Agendado de Inverno 2013/2 FACULDADE Adjetivo - CETEP Manual do Candidato Processo Seletivo Vestibular Agendado de Inverno 2013/2 Na Adjetivo - CETEP Inscreva-se! Vestibular de Inverno 2013/2 Provas de 18/06 a 25/07/2013 Adjetivo

Leia mais

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210

Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 MANUAL DO CANDIDATO Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Catuaí Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 210 Telefones: (43) 3174-5454 ou 3174-5464 E-mail: secretaria@faculdadecatuai.com.br Horário:

Leia mais

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Portaria MEC nº 1.220 23/12/2009 - DOU nº 246-24/12/2009, seção 1, p.

FACULDADE ESPECIALIZADA NA ÁREA DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO SUL Portaria MEC nº 1.220 23/12/2009 - DOU nº 246-24/12/2009, seção 1, p. EDITAL 001/2015 Processo Seletivo 2015/2 O Diretor Geral da FASURGS, credenciada pela Portaria do MEC. Nº 1.220 de 23 Dezembro de 2009, e publicada no DOU nº 246 de 24/12/2009, seção1, pg.95, mantida pelo

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1º semestre/2014 Turmas de 1ª entrada ORIENTAÇÃO AO CANDIDATO A Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO torna pública a abertura

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 003/14 Processo Seletivo Verão 2015-1 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes de

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO 2015 Faculdade de Balsas - UNIBALSAS

MANUAL DO CANDIDATO 2015 Faculdade de Balsas - UNIBALSAS MANUAL DO CANDIDATO 2015 Faculdade de Balsas - UNIBALSAS Diretor Geral Fábio Roberto Pillatt Diretor Administrativo Renan Francisco Honaiser Diretor Acadêmico Cleverton Marlon Possani Secretaria Geral

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE

EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE EDITAL VESTIBULAR 2013/2º SEMESTRE A FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE FADIVALE, em Governador Valadares/MG, mantida pela Sociedade Simples Cultura e Educação, no uso de suas atribuições, nos termos

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n.

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n. PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL Edital n.º 001/2015 A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO 2014 Faculdade de Balsas - UNIBALSAS

MANUAL DO CANDIDATO 2014 Faculdade de Balsas - UNIBALSAS MANUAL DO CANDIDATO 2014 Faculdade de Balsas - UNIBALSAS Diretor Geral Fábio Roberto Pillatt Diretor Administrativo Renan Francisco Honaiser Diretor Acadêmico Cleverton Marlon Possani Secretaria Geral

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM COMUNICAÇÃO CORPORATIVA INTEGRADA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 FACULDADE MAURICIO DE NASSAU DE BELÉM MANTIDA PELO GRUPO SER EDUCACIONAL CREDENCIAMENTO: PORTARIA Nº 571, DE 13 DE MAIO DE, DOU 16 DE MAIO DE SEÇÃO I EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 O Diretor da Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 012/2014 VESTIBULAR AGENDADO 2015/1- UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ldta UCEFF Faculdades, de acordo

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE

ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE ESCOLA SUPERIOR NACIONAL DE SEGUROS DE SÃO PAULO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE 2016 1º SEMESTRE A Direção Acadêmica da Escola Superior Nacional de Seguros de São Paulo, localizada à Av. Paulista, 2421

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n.

PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL. Edital n. Página 1 de 5 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS NOS CURSOS TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTE NA MODALIDADE PRESENCIAL Edital n. 001/2015/PSA A secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico

Leia mais

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015

GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2015 O Diretor Executivo da Faculdade de Tecnologia IBTA Campinas e da Faculdade Integrada Metropolitana de Campinas - METROCAMP,

Leia mais

ODiretor da FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI, credenciada

ODiretor da FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI, credenciada ODiretor da FACULDADE INTERNACIONAL SIGNORELLI, credenciada pelo parecer CNE/CES41/2009, publicado no D.O.U. nº.38 de 26/03/2009, e pela Portaria Nº260 MEC, publicada no D.O.U de 24/03/2009, torna público,

Leia mais

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016

EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 EDITAL Nº 5/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO 01/2016 A Direção Geral da Faculdade Iguaçu, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento Geral, torna

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CAMPUS SANTA INGRESSO NOS CURSOS SUPERIORES DE GRADUAÇÃO DO IFES CAMPUS SANTA EDITAL Nº 03 de 10 de março de 2015 O Diretor-Geral do Campus de Santa Teresa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br

Centro Universitário Unieuro vestibular@unieuro.com.br A Comissão de Acesso ao Ensino Superior informa que estão abertas as inscrições para o 1º semestre letivo de 2016, nas seguintes modalidades: 1º Processo Seletivo Agendado Edital 21/2015 (para novos alunos)

Leia mais

Manual do Candidato. Processo Seletivo. Vestibular Agendado 2015/1

Manual do Candidato. Processo Seletivo. Vestibular Agendado 2015/1 Manual do Candidato Processo Seletivo Vestibular Agendado 2015/1 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS FACULDADE DE TECNOLOGIA IBRATE Diretora Mantenedora: Prof.ª Sandra Mara Silvério

Leia mais

EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO 2016

EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO 2016 Faculdades Integradas do Vale do Ivaí Mantida pela Instituição Cultural e Educacional de Ivaiporã ICEI Recredenciada pela Portaria MEC nº. 545 de 11/05/12 D.O.U. 14/05/12 EDITAL Nº 1/2015 - PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENETES 2º SEMESTRE DE 2015 O Diretor da, mantida pela Saint Paul Educacional Ltda., no uso de suas atribuições regimentais e da legislação vigente, por meio

Leia mais

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria

Fatec Barueri Padre Danilo José de Oliveira Ohl Diretoria Edital 051/2015 (Vagas remanescentes para mudança de curso para Comércio Exterior, Transporte Terrestre, Eventos, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Empresarial) O Diretor da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU

ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU ALIANÇA TERESINA - MAURICIO DE NASSAU EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2015.1 A direção da Faculdade Aliança / Faculdade Maurício de Nassau no uso de suas atribuições e com base nas disposições regimentais,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus Sertão, DE 09 DE OUTUBRO DE 2009

PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus Sertão, DE 09 DE OUTUBRO DE 2009 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus PROCESSO SELETIVO 2010/1 EDITAL Nº 9 IFRS Campus,

Leia mais

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS A Fundace Fundação para Pesquisa do Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia, fundação de apoio formada pelos professores da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade FEA-RP/USP

Leia mais

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima.

Poderão ser aceitos no programa os candidatos que obtiverem nota superior ou igual a 8 (oito), seguindo a distribuição indicada acima. INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ESTATÍSTICA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES AOS PROCESSOS SELETIVOS nº

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Vendas

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão de Vendas CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1

Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Vestibular Edital nº 001/15 Processo Seletivo 2015/1 Comissão do Processo Seletivo - CoProS A Diretora Geral da Faculdade Integrada de Goiás FIG, com base em dispositivos constantes em seu Regimento, de

Leia mais

FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS

FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS FACULDADE TOBIAS BARRETO MANTIDA PELA SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR E PESQUISA DE SERGIPE LTDA- SESPS CREDENCIAMENTO: PORTARIA MEC Nº 601 DE 20.05.2008, DOU 21DE MAIO DE 2008 SEÇÃO I. EDITAL DO PROCESSO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2016/1. Edital nº 4/2015. Faculdade Novo Hamburgo

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2016/1. Edital nº 4/2015. Faculdade Novo Hamburgo EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2016 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2016/1 Edital nº 4/2015 Faculdade Novo Hamburgo De ordem do Diretor Geral da Faculdade Novo Hamburgo e para conhecimento de todos os interessados,

Leia mais

Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2

Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2 Fundação Educacional Unificada Campograndense Estrada da Caroba, 685 - Campo Grande - Rio de Janeiro - Cep.: 23085-590 www.feuc.br feuc@feuc.br CNPJ: 42.257.543/0001-39 Manual do Candidato VESTIBULAR 2012.2

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Gestão do Agronegócio CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015

FATEC DE PRESIDENTE PRUDENTE. Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015 Edital de Transferência nº 05 /2015 de 07 / 12 /2015 A Diretora da Faculdade de Tecnologia de Presidente Prudente (FATEC Presidente Prudente), no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas

Leia mais

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 40 (quarenta) vagas.

Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas 40 (quarenta) vagas. FUNDAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CLEVELÂNDIA - FESC CLEVELÂNDIA PARANÁ CNPJ 04.205.727/0001-66 Rua Coronel Manoel Ferreira Bello, 270 Centro CEP:85.530-000 Fone/Fax: (46)3252-3399 E-mail: fesc@wln.com.br

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Finanças e Controladoria

MANUAL DO CANDIDATO - Pós-Graduação em Finanças e Controladoria CONHEÇA A FACCENTRO Educação de excelência de mãos dadas com o mercado de trabalho. Esse é o compromisso da rede de ensino FACCENTRO, que possui mais de 15 anos de tradição e reconhecimento em ensino técnico.

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO. Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Iguaçu. Av. Botucaris, nº 1590. Telefone: (46) 3552-1464

MANUAL DO CANDIDATO. Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Iguaçu. Av. Botucaris, nº 1590. Telefone: (46) 3552-1464 MANUAL DO CANDIDATO Informações: Secretaria Acadêmica / Faculdade Iguaçu Av. Botucaris, nº 1590 Telefone: (46) 3552-1464 E-mail: secretaria@faculdadeiguacu.edu.br Horário: 2ª à 6ª das 14h00 às 22h00 Capanema

Leia mais

EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015

EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 EDITAL Nº 08/2014 PROCESSO DE SELEÇÃO 2015 1º A Faculdade São Luiz, por ordem de seu Diretor Geral, comunica aos interessados que estarão abertas, de 15 de setembro de 2014 a 30 de novembro de 2014, as

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012 1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2012.2 EDITAL Nº 001/2012 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2012 destinado a selecionar

Leia mais

Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO

Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO Vestibular 2012/2º semestre MANUAL DO CANDIDATO INSCRIÇÕES De 13 de abril a 23 de maio de 2012: Via internet: pelo site www.unimonte.br Presencial: das 9h às 15h e das 16h às 21h30 no CAA - Central de

Leia mais

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais:

1 - DAS INSCRIÇÕES. 1.4 Portadores de necessidades especiais: 1 - DAS INSCRIÇÕES Cursos de Arquitetura e Urbanismo noturno, Administração noturno, Administração vespertino, Biomedicina noturno, Ciências Biológicas Bacharelado noturno, Ciências Biológicas Licenciatura

Leia mais

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1

FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1 FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257 de 16/09/ 2011) EDITAL EXTRA VESTIBULAR 2016/1 A FACULDADE MURIALDO, instalada na Rua Marquês do Herval, 701, Centro de Caxias do Sul, Estado do Rio

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EDITAL Nº 009/2014-PROPPG, de 22 de abril de 2014 A, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG/IFG), torna público o processo

Leia mais

Processo Seletivo FAEC 2016

Processo Seletivo FAEC 2016 Processo Seletivo FAEC 2016 EDITAL Nº 03/2015 18 de agosto de 2015 A Direção Geral da FAEC, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, de acordo com a legislação vigente e Regimento, torna público

Leia mais

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES

ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES ADENDO AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CLASSIFICATÓRIO ESPM RIO 2015-2 VAGAS REMANESCENTES A Diretora Geral da ESPM Unidade Rio de Janeiro, em consonância com o regimento da instituição, torna públicas

Leia mais

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES

EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES EDITAL Nº 008/2013 VESTIBULAR 2013/2 ENGENHARIA MECÂNICA - UCEFF FACULDADES 1. ABERTURA A Faculdade de Empresarial de Chapecó mantida pela Unidade Central de Educação FAEM Faculdade Ltda UCEFF Faculdades,

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS - SP

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL - FAPSS - SP FACULDA FAPSS SP MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO CONTINUADO 1 SEMESTRE 2016 FACULDA FAPSS SP MISSÃO DA FACULDA Formar profissionais capazes de intervir nas múltiplas relações sociais, conscientemente

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO NEW BRANDING INNOVATION MBA 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1

PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR ESPECIAL DE VERÃO 2009/1 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÃO O Reitor do Centro Universitário Feevale, instituição de ensino superior recredenciada pela Portaria nº 1.566, de 27

Leia mais

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015

Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 Instituto de Ensino Superior de Goiás Faculdades IESGO Edital do 2º Processo Seletivo de 2015 O Diretor Geral do Instituto de Ensino Superior de Goiás, mantido pela Sociedade de Ensino Superior Fênix Ltda,

Leia mais

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013

1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 1 1º PROCESSO SELETIVO VESTIBULAR FAENE 2013.2 EDITAL Nº 002/2013 A FACULDADE ESCOLA DE NEGÓCIOS EXCELLENCE FAENE torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo 2013.2 destinado a selecionar

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

Edital de Processo Seletivo Unificado de 2015 do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP

Edital de Processo Seletivo Unificado de 2015 do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP Edital de Processo Seletivo Unificado de 2015 do Instituto Paulista de Ensino e Pesquisa IPEP O Diretor Geral do IPEP, Érico Rodrigues Bacelar, no uso de suas atribuições legais e regimentais e considerando

Leia mais

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1

EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL VESTIBULAR FLORENCE AGENDADO SEMESTRE LETIVO 2016.1 EDITAL N 15 2016 PROCESSO SELETIVO 2016.1 A Diretora Geral do Instituto Florence de Ensino Superior, no uso de suas atribuições regimentais, torna

Leia mais

Curso Portaria MEC Turno Local Agronegócio N 387 23.09.11 Noite Sede Sistemas para Internet N 387 23.09.11 Noite Sede

Curso Portaria MEC Turno Local Agronegócio N 387 23.09.11 Noite Sede Sistemas para Internet N 387 23.09.11 Noite Sede 1 FACULDADE MURIALDO Credenciada pelo MEC (Portaria 1257/de 16/09/ 2011) EDITAL DE VESTIBULAR DE VERÃO 2016/1 A FACULDADE MURIALDO, instalada na Rua Marquês do Herval, 701, Centro de Caxias do Sul, Estado

Leia mais

Coordenação do Processo Seletivo

Coordenação do Processo Seletivo Coordenação do Processo Seletivo Edital nº 002/12 Processo Seletivo Inverno 2012/2 A Diretora Geral da Faculdade Catuaí, mantida pela Associação de Ensino de Cambé, com base em dispositivos constantes

Leia mais

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC FUNDAÇÃO ADOLPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARCIA FATTEP CENTRO DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA NO TRANSPORTE CETT MANUAL DA BOLSA FORMAÇÃO E CURSOS PRONATEC

Leia mais

EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016

EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016 EDITAL N 01/2015 NORMAS PARA O PROCESSO SELETIVO PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE HERRERO INGRESSO 2016 Fica aberto o processo seletivo da Faculdade Herrero, para: Tecnologia em Segurança no Trabalho

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS

SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS SELEÇÃO PARA ESTAGIÁRIOS NÍVEL SUPERIOR REALIZAÇÃO: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas U F S C a r EDITAL Nº 011/2012 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 158/2013 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas do Processo Seletivo/2014 para o Curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA,

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015

EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA 1º SEMESTRE DE 2015 A ESC - ESCOLA SUPERIOR DE CRUZEIRO TORNA PÚBLICO POR MEIO DO PRESENTE EDITAL QUE REALIZARÁ O VESTIBULAR PARA AS VAGAS DOS CURSOS POR ELA OFERECIDOS, NOS

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2/2015 A Diretoria Executiva do curso preparatório Galt Vestibulares, no uso de suas atribuições, torna pública e estabelece as normas e as condições de habilitação às vagas

Leia mais

- A apresentação da xérox e documento original de identidade (RG ou carteira de trabalho, Reservista ou Habilitação);

- A apresentação da xérox e documento original de identidade (RG ou carteira de trabalho, Reservista ou Habilitação); INSCRIÇÕES Locais de Inscrição Faculdade de Ensino Superior de Floriano - FAESF. Rua Nogueira Paranaguá, 508, Manguinha Datas e Horários As inscrições para o Processo Seletivo 2010.2-B da FAESF poderão

Leia mais

FACULDADE DIOCESANA SÃO JOSÉ FADISI, VOCÊ MUITO MELHOR! VESTIBULAR 2016 MANUAL DO CANDIDATO

FACULDADE DIOCESANA SÃO JOSÉ FADISI, VOCÊ MUITO MELHOR! VESTIBULAR 2016 MANUAL DO CANDIDATO FACULDADE DIOCESANA SÃO JOSÉ FADISI, VOCÊ MUITO MELHOR! VESTIBULAR 2016 MANUAL DO CANDIDATO FADISI Bacharelado em Filosofia e Teologia Comissão organizadora do Processo Seletivo Vestibular 2016 Prof. Esp.

Leia mais

EDITAL Nº 01/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO - 2012

EDITAL Nº 01/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO - 2012 EDITAL Nº 01/2012 PROCESSO DE SELEÇÃO - 2012 1º A FACULDADE CATÓLICA DA SANTA CATARINA, credenciada pelo Ministério da Educação, pela Portaria n. 1.823, de 30 de dezembro de 2012, publicada no Diário Oficial

Leia mais

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE

MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE FATEP FACULDADE DE TECNOLOGIA DE PIRACICABA MANUAL DO CANDIDATO PROCESSO SELETIVO FATEP 2016 1º SEMESTRE DISPOSIÇÕES GERAIS A FATEP está realizando o Processo Seletivo 2016-1, para o preenchimento das

Leia mais

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Analise e Desenvolvimento de Sistemas EDITAL FATEC DA ZONA LESTE Nº. 01/2015 DE 22 DE MAIO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia da Zona Leste no uso de suas atribuições legais faz saber que estão reabertas as inscrições para participação

Leia mais

EDITAL 002/2013 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014. Bacharelados: Administração; Educação Física; Nutrição e Enfermagem

EDITAL 002/2013 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014. Bacharelados: Administração; Educação Física; Nutrição e Enfermagem EDITAL 002/2013 PROCESSO SELETIVO 1º SEMESTRE DE 2014 Guilherme Bernardes Filho, Mantenedor das Faculdades Integradas ASMEC, no uso de suas atribuições, torna público que, a partir de 19 de setembro de

Leia mais

Prezado(a) Vestibulando(a),

Prezado(a) Vestibulando(a), MANUAL DO CANDIDATO Prezado(a) Vestibulando(a), Idealizada, planejada e construída dentro de um projeto pedagógico e estrutural para ser a melhor faculdade de tecnologia do País, na FIAP você encontra

Leia mais

CURSOS ATOS LEGAIS LOCAL TURNO. Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 153 de 02/04/2013 - DOU 06/04/2013

CURSOS ATOS LEGAIS LOCAL TURNO. Renovação do Reconhecimento pela Portaria nº 153 de 02/04/2013 - DOU 06/04/2013 1 GRUPO IBMEC EDUCACIONAL S.A. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2015.1 e 2015.2 O Diretor Presidente do Grupo Ibmec Educacional SA, mantenedor das Faculdades de Economia e Finanças Ibmec e Faculdade de Ciências

Leia mais

EDITAL N. 009/2014 - DG/FG CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TURNO NOTURNO 1º SEMESTRE/2014

EDITAL N. 009/2014 - DG/FG CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TURNO NOTURNO 1º SEMESTRE/2014 EDITAL N. 009/2014 - DG/FG CONCURSO VESTIBULAR AGENDADO PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO TURNO NOTURNO 1º SEMESTRE/2014 A Faculdade Guarapuava, mantida pela União de Ensino e Cultura de Guarapuava

Leia mais

Manual do Candidato. Vestibular 2014. Turma 2015

Manual do Candidato. Vestibular 2014. Turma 2015 INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO PRÓ-SABER - ISEPS - Centro de Estudos Psicopedagógicos Manual do Candidato Vestibular 2014 Turma 2015 1 Informações Gerais: Objetivo Estimular a reflexão e o aperfeiçoamento

Leia mais

*ESPECIALIZAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES E COMUNICAÇÃO DE DADOS - ANEXO I

*ESPECIALIZAÇÃO EM REDES DE COMPUTADORES E COMUNICAÇÃO DE DADOS - ANEXO I PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO Diretoria de Pós-Graduação Divisão de Admissão e Mobilidade EDITAL PROPPG/DPG/DAM Nº 055/2015 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da UNIVERSIDADE ESTADUAL

Leia mais