PUC-Rio DEE Comunicação de Computadores Profa. Marley Vellasco. Lista de Exercícios

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PUC-Rio DEE Comunicação de Computadores Profa. Marley Vellasco. Lista de Exercícios"

Transcrição

1 PUC-Rio DEE Comunicação de Computadores Profa. Marley Vellasco Introdução Lista de Exercícios 1. Faça um diagrama de blocos que represente a comunicação de dados entre dois agentes, indicando: dados, sinal, codificação, transmissão e decodificação. 2. Explique os termos: informação, dado e sinal. 3. Considerando um sistema de comunicação de dados, explique os termos: interfaceamento, geração de sinais, sincronização, gerenciamento, controle de fluxo, detecção e correção de erros. 4. Explique os termos endereçamento e roteamento e explique os diversos níveis de endereçamento possíveis. 5. Os termos comunicação de dados e comunicação de computadores significam a mesma coisa? Comente. 6. O que é um protocolo de comunicação? Quais são os elementos principais? Explique. Arquitetura TCP/IP x OSI 7. Faça um desenho representativo das camadas existentes no modelo de referência para interconexão de sistemas abertos da ISO ( modelo OSI da ISO). 8. Descreva sucintamente cada uma das camadas do modelo OSI. 9. Faça um desenho representa tivo das camadas existentes na Arquitetura TCP/IP e descreva sucintamente cada uma de suas camadas. 10. Faça um diagrama de equivalência entre as duas Arquiteturas (OSI e TCP/IP). 11. O que significam as siglas: ISO, OSI, CCITT, ANSI, IEEE e EIA? 12. Comente: O protocolo IP é um protocolo sem conexões. 13. Quais as principais diferenças entre as arquiteturas TCP/IP e OSI/ISO? 14. Falso ou verdadeiro: OSI define as funções que devem ser implementadas em uma camada. 15. Falso ou verdadeiro: TCP/IP não define as funções e sim que tipo de serviço um certo protocolo assume que as camadas inferiores forneçam. 16. Falso ou verdadeiro: Na arquitetura TCP/IP, uma entidade pode utilizar serviços de uma entidade hierarquicamente mais baixa, mesmo que não seja adjacente. 17. Em quantas camadas os protocolos da arquitetura TCP/IP estão organizados? 18. É possível relacionar as camadas da arquitetura TCP/IP com o modelo OSI? 19. Explique cada um dos seguintes termos: IP, TCP, FTP e TELNET.

2 Transmissão de Sinais 20. O que é o espectro de um sinal? 21. O que é bandwidth? 22. Cite e explique alguns problemas existentes na transmissão de dados (mínimo de 4). 23. Qual é, geralmente, a maior fonte de erro em comunicação de dados digitais? Explique e exemplifique. 24. O que é capacidade de um canal? 25. Para um canal ideal (sem ruído), como a capacidade (C) está relacionada com a largura de banda (W) e o número de símbolos distintos (M)? Explique cada uma destas letras. 26. O que é relação sinal/ruído? Normalmente esta informação é fornecida em decibéis. O que significa isto? 27. Como a capacidade máxima de um canal ruidoso está relacionada com a bandwidth e a relação sinal ruído? 28. Relacione os principais meios de transmissão e cite suas características principais. Codificação de Sinais 29. O que é um MODEM? 30. O que é um CODEC? 31. Desenhe as formas de onda para a sequência de bits para os seguintes métodos de codificação: NRZ-L, bipolar -AMI, Manchester e Manchester Diferencial. 32. Cite as características principais das formas de codificação: NRZ -L, bipolar- AMI, Manchester e Manchester Diferencial. 33. Qual a diferença entre baud rate e bit rate? 34. Explique e exemplifique as 3 principais técnicas de modulação ASK, FSK e PSK. 35. Para a transmissão a 9600 bps utilizou-se um esquema de modulação que usa 12 ângulos, sendo que 4 deles com dois valores de amplitude. Qual é a taxa de modulação? 36. O que é transmissão assíncrona? E síncrona?

3 37. Explique os modos de comunicação: simplex, half-duplex e full-duplex. 38. O que é roll-call polling? 39. Estime o tempo de propagação de um sinal elétrico em um cabo de 2 Km. 40. Explique os sinais básicos da interface V.24 (RS -232-C). 41. Explique as configurações de loopback local e remoto. Protocolo de Enlace de Dados 42. Explique os dois métodos de controle de fluxo: stop -and-wait e sliding window. 43. Explique cada uma das técnicas de det ecção de erro: VRC,LRC e CRC e apresente as vantagens e desvantagens de cada técnica. 44. Por que o CRC pode se adaptar ao nível de ruído esperado no meio de transmissão? 45. O que é ARQ? Explique as três técnicas: stop-and-wait, retorna-n e Retransmissão seletiva. 46. Explique as siglas HDLC, SDLC e LAP -B. O que são? 47. O que é bit-stuffing? Para que serve? 48. Como o HDLC determina o campo de endereço? 49. Para que serve o Receiver Not Ready (RNR) do campo de controle do HDLC? 50. Como o HDLC evita retransmissões desnecessárias quando o ACK é perdido? 51. Como o protocolo HDLC se adapta (é eficiente) em ambientes com t prop >> t transmissão e t prop << t transmissão? Redes Locais 52. O que é uma rede local? Quais são as principais características? 53. Cite os três fatores principais que determinam a natureza de uma rede local. 54. Apresente um desenho ilustrativo da padronização feita pelo IEEE 802 relacionado ao modelo OSI. Por que a camada de enlace na arquitetura IEEE 802 é dividida em duas sub-camadas? 55. Qual a funcionalidade dos protocolos MAC e LLC? 56. Quais são os meios de transmissão mais utilizados comercialmente? Cite suas características principais. 57. Relacione e explique as principais características das seguintes topologias de redes locais: anel, estrela e barra.

4 58. Relacione e explique as principais características das duas técnicas de transmissão em cabos coaxiais: banda básica (baseband) e banda larga (broadband). 59. O que é um HUB? Em que caso se utiliza HUBs? 60. Qual a diferença entre HUB e SWITCH? 61. Explique o funcionamento do protocolo de acesso ao meio CSMA/CD e cite suas principais características. 62. Explique o funcionamento do protocolo de acesso ao meio por passagem de permissão em BARRA e cite suas principais características. 63. Explique o funcionamento do protocolo de acesso ao meio por passagem de permissão em ANEL e cite suas principais características. 64. Com relação ao desempenho comente os principais pontos sobre CSMA/CD e Passagem de Permissão em ANEL e BARRA. 65. Que tipos de primitiva o LLC do IEEE 802 prevê? 66. Como é realizado o controle de fluxo e controle de erro no LLC? Redes de Comutação 67. O que é uma rede de comunicação? Faça um desenho representativo. 68. O que são redes de comutação? 69. O que são redes de difusão global? 70. Quais são os três tipos básicos de redes de comutação? 71. O que são redes de comutaçã o de circuitos? Cite 5 características. 72. O que são redes de comutação de mensagem? Cite 5 características. 73. O que são redes de comutação de pacotes? 74. Explique o termo datagrama. 75. Explique o termo Circuito Virtual. Quais são as etapas principais para esta conexão? 76. Falso ou Verdadeiro: A comutação por mensagem não é adequada para tráfego interativo. 77. Falso ou Verdadeiro: A comutação de circuitos é adequada para carga pequena e/as intermitente. 78. Falso ou Verdadeiro: A comutação de pacotes é adequada para carga moderada a grande entre várias estações. 79. Comente a afirmação: A técnica de datagrama é adequada para mensagens pequenas e apresenta maior flexibilidade.

5 80. Comente a afirmação: Circuito Virtual é adequado para trocas longas e para diminuir o processamento nas estações. 81. O que fundamentalmente caracteriza uma rede broadcast? Roteamento 82. Quais são os atributos básicos de uma função de roteamento? Explique. 83. Para decisão de roteamento, tipicamente são usados algoritmos de mínimo custo. Cite quatro tópicos que estão relacionados a este custo. 84. Explique sucintamente a estratégia de roteamento fixo. 85. Explique sucintamente a estratégia de roteamento por enchente (dilúvio). 86. Explique sucintamente a estratégia de roteamento adaptativo. 87. Como funcionam os algoritmos de roteamento forward e backward? Faça o mesmo exemplo da apostila, com ambos algoritmos, para achar as rotas do nó Na comutação de pacotes, qual é o objetivo do controle de tráfego? 89. Cite e explique os elementos chave relacionados ao controle de tráfego numa rede de comutação de pacotes. 90. Por que o controle de erro do nível 2 não é suficiente para garantir um controle de erro fim-a-fim? 91. Cite e explique os problemas envolvidos pelo controle de erros numa rede de comutação de pacotes. Quais são as soluções possíveis? X Quais são as características básicas de um serviço orientado à conexão? 93. Quais são as características básicas de um serviço não orientado à conexão? 94. O protocolo X.25 define a comunicação entre DTE e DCE. O que significa isto? 95. Para os níveis 1, 2 e 3 do X.25 relacione as características básicas. 96. Falso ou Verdadeiro: O protocolo X.25 preserva o sequenciamento de pacotes. 97. F ou V?: Como procedimento principal o X.25 implementa circuito virtual. 98. A camada 3 do X.25 possui controle de fluxo. Esta função é redundante com o controle de fluxo de nível 2 (p. ex. HDLC)? 99. Falso ou Verdadeiro: O controle de fluxo no protocolo X.25 utiliza o mecanismo de janela Com relação ao protocolo X.25, o que é um canal lógico? 101. Como funciona o mecanismo para evitar conflito na alocação de canais lógicos pelos DTE e DCE?

6 102. O X.25 tem algum mecanismo para oferecer um serviço sem conexão? Em caso positivo, como funciona? 103. Como um circuito virtual permanente é diferente de uma chamada virtual? Explique. Interredes 104. O que é Internetworking? 105. Explique os termos: gateway, roteador, bridge e repetidor Quais são os requisitos básicos para internetworking? 107. Para duas LANs iguais em termos de protocolos 1 e 2, existe alguma vantagem em formar uma única LAN? 108. Explique as diferentes arquiteturas de Protocolos possíveis para interconexão de múltiplas redes Existe alguma vantagem na utilização de um protocolo interrede que só forneça um serviço sem conexão? 110. Como é implementado o controle de fragmentação no IP? Transporte 111. Quais são os serviços esperados de um protocolo de transporte? 112. Quais são os mecanismos utilizados pelo protocolo de transporte para fornecer esses serviços? 113. O protocolo de transporte pode ser mais complexo ou mais simples em função de quê? 114. Quais os diferentes tipos de protocolos de transporte definidos? 115. Como é solucionado, no protocolo de transporte, o problema de falta de sequenciamento no nível 3? 116. Como é solucionado, no protocolo de transporte, o problema de fragmentação de TPDUs para se adequar ao tamanho máximo de da dos no nível 3? 117. Explique o mecanismo de janela com CRÉDITOS. Porquê o controle de fluxo e controle de erro no nível de transporte deve ser efetuado separadamente? Esse mecanismo deve ser utilizado em qualquer tipo de protocolo de transporte? 118. Explique o mecanismo de THREE WAY HANDSHAKE. Quando ele deve ser usado?

Redes de Comunicação de Dados

Redes de Comunicação de Dados Redes de Comunicação de Dados 1 - Objetivo O grande objetivo é a formação geral de um especialista capaz de projetar redes de computadores, tanto sob o aspecto de software quanto de hardware, a partir

Leia mais

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados

Lista de Exercícios. Camada de Enlace de Dados Lista de Exercícios Camada de Enlace de Dados 1. Um pacote de uma camada superior de redes é dividido em 10 quadros, e cada quadro tem 80% de chances de chegar sem danos. Se o protocolo de enlace de dados

Leia mais

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I

- Curso: ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS Redes de Computadores Lista de Exercício I 1- Um dos componentes de um a Rede de Teleprocessamento que tem a função de compatibilizar o sinal digital de dados ao sinal analógico para uso da Rede Pública de Telefonia é: a) UNIDADE CONTROLADORA DE

Leia mais

Redes de Computadores II. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 20 de abril de 2010

Redes de Computadores II. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 20 de abril de 2010 Carlos Marcelo Pedroso 20 de abril de 2010 1 Questões Discursivas Exercício 1: Suponha a planta apresentada na Figura 1. Imprima a planta baixa em uma folha e, utilizando um lápis, escreva o projeto de

Leia mais

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO/ PROCESSAMENTO DE DADOS DISCIPLINA: ADM e PROJETO DE REDES PROFESSOR: Msc Walter Augusto Varella Lista de Exercícios 1 1. Diga com suas palavras o que vem a ser uma rede

Leia mais

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação

PROGRAMA. 1. Ementa. 2. Objetivos. 3. Metodologia. 4. Avaliação Universidade Católica do Salvador Curso de Bacharelado em Informática Disciplina : INF363 - Teleprocessamento e Redes Pré-Requesitos : INF-375 - Sistemas Operacionais INF-359 - Pesquisa Operacional Carga

Leia mais

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 2 de abril de 2015

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 2 de abril de 2015 Carlos Marcelo Pedroso 2 de abril de 2015 1 Questões Discursivas Exercício 1: Suponha a planta apresentada na Figura 1. Imprima a planta baixa em uma folha e, utilizando um lápis, escreva o projeto de

Leia mais

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 5 de abril de 2017

TE239 - Redes de Comunicação Lista Exercícios 1. 1 Questões Discursivas. Carlos Marcelo Pedroso. 5 de abril de 2017 Carlos Marcelo Pedroso 5 de abril de 2017 1 Questões Discursivas Exercício 1: Sobre os sistemas de Cabeamento Estruturado, responda: a) Quais as principais normas sobre Cabeamento Estruturado? b) Qual

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. A arquitetura TCP/IP possui diferentes protocolos organizados em uma estrutura hierárquica. Nessa arquitetura, exemplos de protocolos das camadas de Rede, Transporte e Aplicação, são, respectivamente,

Leia mais

Camada Física E XERCÍCIOS C AMADAS : F ÍSICA, E NLACE, R EDE E T RANSPORTE

Camada Física E XERCÍCIOS C AMADAS : F ÍSICA, E NLACE, R EDE E T RANSPORTE Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN Câmpus: Natal Central Curso: Técnico em Manutenção e Suporte de Informática Disciplina: Infraestrutura de Redes de Computadores Professor: Thiago

Leia mais

Modelo de Comunicação

Modelo de Comunicação Modelo de Comunicação Propósito principal A troca de informação entre dois agentes Comunicação de Computadores Comunicação de Dados Transmissão de Sinais Agente Dispositivo de entrada Transmissor Meio

Leia mais

Protocolo de Enlace de Dados

Protocolo de Enlace de Dados Protocolo de Enlace de Dados Nenhum dos requerimentos anteriores é satisfeito pelas funções da camada FÍSICA Sincronismo de Quadro Uso de variedade de Configurações de Linha Controle de Fluxo Controle

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com BENEFÍCIOS MODELO OSI Menor complexidade; Interfaces padronizadas; Interoperabilidade entre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL INSTITUTO DE INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA APLICADA DISCIPLINA : REDES DE COMPUTADORES CÓDIGO : INFO1154 CURSOS : Ciência da Computação ETAPA 6 Pré-requisitos

Leia mais

1.1) Explique porque o CSMA-CD não é usado em redes de satélites nem em redes de alta velocidade.

1.1) Explique porque o CSMA-CD não é usado em redes de satélites nem em redes de alta velocidade. 1 a. Lista Redes II pg. 1 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 2 Prof. Flávio Alencar 1 a. LISTA (Assuntos: Infraestrutura TCP/IP parte 1; LANs IEEE802, PPP) 1.1) Explique porque

Leia mais

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso

AULA 4 - REDES. Prof. Pedro Braconnot Velloso AULA 4 - REDES Prof. Pedro Braconnot Velloso Resumo da última aula Camada aplicação Serviços Requisitos das aplicações Camada transporte Serviços TCP UDP Arquitetura TCP/IP APLICAÇÃO TRANSPORTE TH AH mensagem

Leia mais

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica

CCT0023 INFRAESTRUTURA DE REDES DE COMPUTADORES Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica CCT0023 Aula 9: Equipamentos Rede / Topologia Hierárquica Placa de rede Placa de rede Preparação dos quadros para que possam ser enviados pelos cabos. A placa de rede gera os bits de um quadro no sentido

Leia mais

Modelo de Referência OSI. Prof. Alberto Felipe

Modelo de Referência OSI. Prof. Alberto Felipe Modelo de Referência OSI Prof. Alberto Felipe Modelo em camadas Redes de computadores são sistemas complexos; Decomposição dos sistemas em elementos realizáveis; Organizadas como uma série de camadas Permite

Leia mais

Repetidores Internet e Arquitetura TCP/IP

Repetidores Internet e Arquitetura TCP/IP Bacharelado em Informática Disciplina: Internet e Arquitetura TCP/IP Estendendo, Segmentando e Interligando s Revisão de Interconexão de s Prof. Sérgio Colcher colcher@inf.puc-rio.br 1 Gateway 2 Gateway

Leia mais

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes

Prof. Antonio P. Nascimento Filho. Tecnologias de rede. Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI Frame relay. Uni Sant Anna Teleprocessamento e Redes Tecnologias de rede Ethernet e IEEE 802.3 Token ring ATM FDDI Frame relay Ethernet A Ethernet é uma tecnologia de broadcast de meios compartilhados. Entretanto, nem todos os dispositivos da rede processam

Leia mais

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes

Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Redes para Automação Industrial: Introdução às Redes de Computadores Luiz Affonso Guedes Conteúdo Definição Classificação Aplicações típicas Software de rede Modelos de referências Exemplos de redes Exemplos

Leia mais

Modelo de Comunicação

Modelo de Comunicação Modelo de Comunicação Propósito principal A troca de informação entre dois agentes Comunicação de Computadores Comunicação de Dados Transmissão de Sinais Agente Dispositivo de entrada Transmissor Meio

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP1 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES TP2 LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES ABAIXO Em sala de aula foram distribuídos pontos em exercícios e atividades extraclasse Número de Questões Total da Avaliação 5 Pontos 10 5 Pontos Cada questão tem peso 0,5

Leia mais

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores

Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores Preparação AV3 Fundamentos de Redes de Computadores 1 - Em uma rede de computadores existem dispositivos responsáveis por distribuir as informações por toda a rede. Quando falamos de dispositivos que atuam

Leia mais

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão

Introdução a Redes de Computadores. Elementos de Interconexão Introdução a Redes de Computadores Elementos de Interconexão Objetivo! Conhecer os diferentes equipamentos de rede existentes.! Entender quais camadas do modelo de referência na qual cada um destes equipamentos

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Exame Prova Prática 3º MIEIC 16.06.2009 Nome: 1. Considere que um protocolo de ligação de dados é suportado num canal com capacidade igual a 128 kbit/s (em cada sentido) e que o tempo

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede

Interconexão de redes locais. Repetidores. Hubs. Existência de diferentes padrões de rede Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN: gerente de um determinado setor de uma empresa

Leia mais

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de Minas Gerais IFMG Campus Ouro Branco garrocho.github.io charles.garrocho@ifmg.edu.br

Leia mais

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores

Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Dispositivos de Interconexões de Redes de Computadores Redes de Computadores Charles Tim Batista Garrocho Instituto Federal de São Paulo IFSP Campus Campos do Jordão garrocho.ifspcjo.edu.br/rdc charles.garrocho@ifsp.edu.br

Leia mais

Direto ou Indireto Monolítico ou Estruturado Simétrico ou Assimétrico Padronizado ou Não-Padronizado

Direto ou Indireto Monolítico ou Estruturado Simétrico ou Assimétrico Padronizado ou Não-Padronizado PROTOCOLOS Características dos Protocolos Funcionalidade dos Protocolos Protocolos OSI Protocolos TCP/IP Características dos Protocolos As principais caraterísticas de um protocolo são: Direto ou Indireto

Leia mais

Delimitação de Quadros. Exemplos de Protocolos de Nível de Enlace. Nível de Enlace. Nível de de Enlace. Disciplina: Comunicação de Dados IV

Delimitação de Quadros. Exemplos de Protocolos de Nível de Enlace. Nível de Enlace. Nível de de Enlace. Disciplina: Comunicação de Dados IV Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Disciplina: Nível de de Enlace Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br br Aplicação Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace

Leia mais

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos

Interconexão de redes locais. Repetidores. Pontes (Bridges) Existência de diferentes padrões de rede. Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos Interconexão de redes locais Existência de diferentes padrões de rede necessidade de conectá-los Interconexão pode ocorrer em diferentes âmbitos LAN-LAN LAN-WAN WAN-WAN Repetidores Equipamentos que amplificam

Leia mais

Universidade Eduardo Mondlane

Universidade Eduardo Mondlane Universidade Eduardo Mondlane Faculdade de Engenharia Departamento de Engenharia Electrotécnica Engenharia Informática Diúrno Redes de Computadores TEMA: Correcção do teste n o 2 Discente: PINTO, CELSO

Leia mais

Modelo de Referência OSI

Modelo de Referência OSI Modelo de Referência Revisão: OSI Prof. Esp. Thiago José Lucas thiago@fatecourinhos.edu.br Fundamentos básicos Classificação das redes LAN, MAN, WAN, CAN, PAN, WLAN (...) Anel, estrela, barramento (...)

Leia mais

4 de Setembro de 2015

4 de Setembro de 2015 Lista de Exercícios 1 História da Internet e Modelo OSI GBC-056 Arquitetura de Redes de Computadores Bacharelado em Ciência da Computação Universidade Federal de Uberlândia 4 de Setembro de 2015 Exercício

Leia mais

Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo. Prof. Cristiano da Silveira Colombo

Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo. Prof. Cristiano da Silveira Colombo Curso Técnico em Informática Redes TCP/IP 2 o Módulo Prof. Cristiano da Silveira Colombo Objetivos da Aula Apresentar os conceitos de tecnologias e padrões de redes de computadores. Agenda da Aula Padronização

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE. Prof. LUIZ LEÃO AULA 5: REDE DE ACESSO CAMADA ENLACE Prof. LUIZ LEÃO Conteúdo Desta Aula FLUXO DE TRANSMISSÃO TOPOLOGIA FÍSICA PROTOCOLOS DE CONTROLO DE ACESSO 1 2 3 4 5 LINHAS DE COMUNICAÇÃO MÉTODOS DE CONTROLE DE ACESSO

Leia mais

Modelo de Referência OSI. Modelo de Referência OSI. Modelo de Referência OSI. Modelo de Referência OSI. Modelo de Referência OSI

Modelo de Referência OSI. Modelo de Referência OSI. Modelo de Referência OSI. Modelo de Referência OSI. Modelo de Referência OSI OSI (Open Systems Interconnection Criado pela ISO (International Standards Organization É um modelo abstrato que relaciona funções e serviços de comunicações em sete camadas. Cada camada oferece serviços

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV1-01. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV1-01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Cite o que motivou a criação das redes de computadores? Questão 01 Resposta Cite o que motivou a criação das redes de computadores? - Diminuição

Leia mais

Número: Professor: JM JF PA _. Exame2ª Época - 13/02/2009-2h

Número: Professor: JM JF PA _. Exame2ª Época - 13/02/2009-2h Instituto Superior de Engenharia de Lisboa Departamento de Engenharia de Electrónica e Telecomunicações e de Computadores Redes de Computadores (LEIC/LEETC/LERCM) Exame2ª Época - 13/02/2009-2h Deve justificar

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES. Lista de Exercícios AV2-01. Luiz Leão Luiz Leão luizleao@gmail.com http://www.luizleao.com Questão 01 Quais dos protocolos abaixo pertencem a camada de aplicação? a) FTP, POP3, UDP b) TCP, SMTP, FTP c) FTP, UDP, HTTP d) HTTP, FTP, SMTP e)

Leia mais

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques

Redes de comunicação. Mod 2 Redes de computadores. Professor: Rafael Henriques Redes de comunicação Mod 2 Redes de computadores 1 Professor: Rafael Henriques Apresentação 2 Professor: Rafael Henriques Introdução às redes de computadores; Tipos de rede; Diagramas de encaminhamento;

Leia mais

Arquiteturas de. Redes de Computadores

Arquiteturas de. Redes de Computadores Departamento de Ciência da Computação - UFF Arquiteturas de Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Perfil Funcional w Grupos de opções de serviços e protocolos padronizados w MAP

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Princípios de Comunicação (Sinal) www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Modelo Geral de Comunicação A informação é gerada na fonte é transformada (modulada

Leia mais

Aula 2 Topologias de rede

Aula 2 Topologias de rede Aula 2 Topologias de rede Redes e Comunicação de Dados Prof. Mayk Choji UniSALESIANO Araçatuba 13 de agosto de 2016 Sumário 1. Topologias de Rede 2. Topologias Físicas Ponto-a-Ponto Barramento BUS Anel

Leia mais

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio

Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace. Prof. Rone Ilídio Redes Industriais Módulo 5 Camada de Enlace Prof. Rone Ilídio Tópicos 5.1 Camada de Enlace: introdução e serviços 5.1.1 Os serviços fornecidos pela Camada de Enlace 5.3 Protocolos de acessos múltiplos

Leia mais

2. Conceitos de Comunicação de Dados Simetria; Comutação; Multiplexers; Controlo de fluxo.

2. Conceitos de Comunicação de Dados Simetria; Comutação; Multiplexers; Controlo de fluxo. 2. Conceitos de Comunicação de Dados Simetria; Comutação; Multiplexers; Controlo de fluxo. Redes de Comunicações/Computadores I Secção de Redes de Comunicação de Dados Conceitos básicos de comunicações

Leia mais

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647

FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 FUNDAMENTOS DE REDES DE COMPUTADORES - CCT0647 Goiânia - Goiás Estácio ADS Prof: Daniel Gomes de Oliveira dangogyn@gmail.com http://lattes.cnpq.br/1821285839509395 Questão 1 Preparação para a AV2 A camada

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Endereçamento e Ethernet Prof. Jó Ueyama Junho/2013 1 slide 1 Redes Locais LAN: Local Area Network concentrada em uma área geográfica, como um prédio ou um campus. 2 slide 2 Tecnologias

Leia mais

que, em geral, têm algumas centenas ou alguns milhares de bytes

que, em geral, têm algumas centenas ou alguns milhares de bytes Modelo OSI Vantagens do modelo OSI (Open Systems Interconnection, Interconexão de Sistemas Abertos): Reduz a complexidade; Padroniza as interfaces; Simplifica o ensino e o aprendizado. 1-) Camada Física

Leia mais

Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA QUESTÃO 01

Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA QUESTÃO 01 Entregue no mínimo 15 questões à sua escolha PROVA 2013-1 QUESTÃO 01 A multiplexação é usada para transmissão de vários sinais em um único meio físico (canal). Descreva as três formas como se pode fazer

Leia mais

Redes de Computadores I. Modelos Arquiteturais de Redes de Computadores: OSI e TCP/IP

Redes de Computadores I. Modelos Arquiteturais de Redes de Computadores: OSI e TCP/IP v.2016 Redes de Computadores I Modelos Arquiteturais de Redes de Computadores: OSI e TCP/IP Prof. Ricardo Couto A. da Rocha rcarocha@ufg.br UFG Regional de Catalão Material adaptado de: Slides de aula

Leia mais

3.1) Diga o que é uma transmissão síncrona e uma transmissão assíncrona. 3.2) Qual a principal diferença entre codificação banda básica e modulação?

3.1) Diga o que é uma transmissão síncrona e uma transmissão assíncrona. 3.2) Qual a principal diferença entre codificação banda básica e modulação? 3 a. Lista Redes de Comunicações I pg. 1/5 UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REDES DE COMUNICAÇÕES 1 Prof. Flávio Alencar 3 a. LISTA (Assuntos: Dados, Sinais e Transmissão, Características do Meio,

Leia mais

Comunicação de Dados IV

Comunicação de Dados IV Departamento de Engenharia de Telecomunicações - UFF Bibliografia Redes de Computadores Andrew S. Tanenbaum Tradução da Quarta Edição Editora Campus Profa. Débora Christina Muchaluat Saade deborams@telecom.uff.br

Leia mais

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora)

Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) 6557 - Trabalhando com Redes de Computadores - 2ª Edição Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. Como Surgiram as Redes...25 1.2. Tipos de Redes...25 1.2.1. Classificação

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Organização da disciplina Escola Superior de Tecnologia e Gestão Instituto Politécnico de Bragança Março de 2006 Docente e Horário de Atendimento Docente das aulas teóricas: Halestino

Leia mais

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto

Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelos de referência de arquiteturas de redes: OSI e TCP/IP Profsº Luciano / Roberto Modelo OSI / ISO Nomenclaturas OSI - Open Systems Interconnect ISO International Organization for Standardization Conceitos

Leia mais

UFPE CODEC ESTUDO DIRIGIDO TELEMÁTICA- COMUNICAÇÃO DE DADOS

UFPE CODEC ESTUDO DIRIGIDO TELEMÁTICA- COMUNICAÇÃO DE DADOS UFPE CODEC ESTUDO DIRIGIDO TELEMÁTICA- COMUNICAÇÃO DE DADOS 1) Explique o processo de amostragem topo plano, e indique qual o valor adotado para o tempo de retenção? 2) Comente o funcionamento do conversor

Leia mais

Faculdade de Engenharia da Computação

Faculdade de Engenharia da Computação Faculdade de Engenharia da Computação Disciplina Redes de Computadores - II Protocolo de Comunicação de Dados (Parte-I) Prof. Wagner dos Santos C. de Jesus www1.univap.br/wagner/ec.html 1 Conceito de transmissão

Leia mais

Redes de Computadores. Segurança e Auditoria de. Redes de Computadores. Sistemas

Redes de Computadores. Segurança e Auditoria de. Redes de Computadores. Sistemas Redes de Computadores Segurança e Auditoria de Redes de Computadores Sistemas Jéfer Benedett Dörr prof.jefer@gmail.com Conteúdo Camada enlace PPP Point-to-Point Protocol Ethernet ARP Kurose Capítulo 5

Leia mais

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP

UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP UNINGÁ UNIDADE DE ENSINO SUPERIOR INGÁ FACULDADE INGÁ DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO ERINALDO SANCHES NASCIMENTO O MODELO TCP/IP MARINGÁ 2014 SUMÁRIO 2 O MODELO TCP/IP...2 2.1 A CAMADA DE ENLACE...2

Leia mais

Faculdades NDA Sistemas de Informação Disciplina: Redes de Computadores Questionário de apoio ao Módulo I

Faculdades NDA Sistemas de Informação Disciplina: Redes de Computadores Questionário de apoio ao Módulo I Faculdades NDA Sistemas de Informação Questionário de apoio ao Módulo I 1) Cite alguns exemplos de aplicações de redes de computadores. 2) Cite alguns serviços que usam as redes de computadores como para

Leia mais

Arquiteturas de Redes de Computadores

Arquiteturas de Redes de Computadores Arquiteturas de Redes de Computadores Material de apoio Conceitos Básicos de Rede Cap.1 19/01/2012 2 Esclarecimentos Esse material é de apoio para as aulas da disciplina e não substitui a leitura da bibliografia

Leia mais

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito

Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Dispositivos de Interconexão www.labcisco.com.br ::: shbbrito@labcisco.com.br Prof. Samuel Henrique Bucke Brito Componentes de Rede Diversos são os componentes de uma rede de computadores e entendê-los

Leia mais

Arquitetura IEEE 802 Padrões IEEE 802.3, , 802.2

Arquitetura IEEE 802 Padrões IEEE 802.3, , 802.2 Departamento de Ciência da Computação- UFF Arquitetura IEEE 802 Padrões IEEE 802.3, 802.11, 802.2 Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br 1 OSI x IEEE 802 Arquitetura OSI Aplicação

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Camada de Transporte Antonio Alfredo Ferreira Loureiro loureiro@dcc.ufmg.br Departamento de Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais UFMG/DCC Redes de Computadores

Leia mais

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS

Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Redes Locais (LANs): PRINCÍPIOS Aplicações de LANs Para computadores pessoais Baixo custo Taxas de transmissão limitadas Para conexão de redes Interconexão de sistemas maiores (grandes servidores e dispositivos

Leia mais

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM

Tecnologias de rede. Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos. Ethernet FDDI ATM Tecnologias de rede Diversas tecnologias com características diferentes Exemplos Ethernet FDDI ATM Ethernet Vários tipos se diferenciam na camada física em função do tipo de cabo, da codificação e do uso

Leia mais

Arquitetura em Camadas. Profª. Dianne Scherly Varela de Medeiros

Arquitetura em Camadas. Profª. Dianne Scherly Varela de Medeiros Arquitetura em Camadas Profª. Dianne Scherly Varela de Medeiros 2018.1 Modelo em Camadas Conjunto de protocolos e camadas Reduz a complexidade do projeto de uma rede de comunicação Cada camada provê um

Leia mais

Fundamentos de Rede. Aula 2 - Modelo OSI

Fundamentos de Rede. Aula 2 - Modelo OSI Fundamentos de Rede Aula 2 - Modelo OSI Protocolo e Arquitetura de Protocolos Problema Permitir a comunicação entre entidades de diferentes sistemas Solução Criar convenções de quando e como se comunicar

Leia mais

Modelos de Referência

Modelos de Referência Modelos de Referência Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Prof. Edwar Saliba Júnior Dezembro de 2018 1/31 Modelo OSI 2/31 Padrões Para evitar soluções proprietárias

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Arquitetura IEEE 802 Redes de Computadores IEEE Standard 802 Ethernet Trabalho sob a Licença Atribuição-SemDerivações-SemDerivados 3.0 Brasil Creative Commons. Para visualizar uma cópia desta licença,

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Prof. Esp. Fabiano Taguchi fabianotaguchi@gmail.com http://fabianotaguchi.wordpress.com COMUTAÇÃO DE PACOTES CIRCUITO VIRTUAL Faz o roteamento de pacotes através de um número de CV;

Leia mais

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto

Redes de Computadores. Prof. André Y. Kusumoto Prof. André Y. Kusumoto andrekusumoto.unip@gmail.com Apresentação Prof. MSc André Yoshimi Kusumoto Email: andrekusumoto.unip@gmail.com Site: http://www.kusumoto.com.br Carga horária: 2 horas-aula/semana

Leia mais

TELECOMUNICAÇÕES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

TELECOMUNICAÇÕES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 0 - REVISÃO DE REDES DE COMPUTADORES 1. INTRODUÇÃO Esta é uma revisão que visa trazer a tona alguns conceitos vistos na disciplina de Redes de Computadores vistos no semestre passado. 2. REVISÃO

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA

CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA 1. O modelo de referência OSI (Open Systems Interconnection) baseia-se no conceito de camadas sobrepostas, onde cada camada executa um conjunto bem definido de funções. Relacione cada uma das camadas do

Leia mais

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019

Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Planificação/Critérios Ano Letivo 2018/2019 Nível de Ensino: Secundário Áreas/Disciplina: Redes de Comunicação Ano: 1º Curso: Básico Científico-Humanístico Profissional X Planificação Período Sequências/Temas/Módulos

Leia mais

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha

O Nível de Enlace nas Redes Locais. Técnicas de acesso múltiplo Aloha. Aloha O Nível de Enlace nas Redes Locais Como já foi visto, o nível de enlace deve fornecer uma interface de serviço bem definida para o nível de rede. deve determinar como os bits do nível físico serão agrupados

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Rede é um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos. O tipo de rede é definido pela sua área de abrangência, podemos classificar as redes

Leia mais

ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I

ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I ARQUITETURA FDDI P E D R O M O N T E I R O N º 14 G P S I O QUE É A ARQUITETURA FDDI? FDDI é um padrão designado pela ANSI (National Standards Institute) comité X3T9.5 com a participação de várias empresas

Leia mais

Nível de Transporte Portas, Protocolos UDP e TCP

Nível de Transporte Portas, Protocolos UDP e TCP Departamento de Ciência da Computação - UFF Disciplina: Nível de Transporte Portas, Protocolos UDP e TCP Profa. Débora Christina Muchaluat Saade debora@midiacom.uff.br Nível de Transporte 3 Camada de Transporte

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Revisão do Modelo de Camadas de Internet (TCP/IP) Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Março de 2011 1 / 15 Redes II - Conteúdo programático (Ementa) Aulas

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Redes de Computadores Prof. Macêdo Firmino Camada Física Macêdo Firmino (IFRN) Redes de Computadores Setembro de 2011 1 / 32 Pilha TCP/IP A B M 1 Aplicação Aplicação M 1 Cab M T 1 Transporte Transporte

Leia mais

Aberto. Domínio público. Estabelecido por órgãos oficiais de normatização, padronização.

Aberto. Domínio público. Estabelecido por órgãos oficiais de normatização, padronização. Redes industriais Definição Estrutura de comunicação digital que permite a troca de informações entre diferentes componentes/equipamentos computadorizados, dedicada ao contexto e ambiente industrial. Padrões

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender

Leia mais

Camada de Enlace. 5: Camada de Enlace 5b-1

Camada de Enlace. 5: Camada de Enlace 5b-1 Camada de Enlace 5.1 Introdução e serviços 5.2 Detecção e correção de erros 5.3 Protocolos de Acesso Múltiplo 5.4 Endereçamento da Camada de Enlace 5.5 Ethernet 5.7 PPP 5.6 Hubs e switches 5.8 Virtualização

Leia mais

Comutação de pacotes. Não há um estabelecimento de um caminho dedicado. Não há reserva de recursos. Compartilhamento de enlaces ou partes de enlaces

Comutação de pacotes. Não há um estabelecimento de um caminho dedicado. Não há reserva de recursos. Compartilhamento de enlaces ou partes de enlaces Comutação de pacotes Não há um estabelecimento de um caminho dedicado Compartilhamento de enlaces ou partes de enlaces Não há reserva de recursos Não guarda informação de estado Comutação de pacotes Informações

Leia mais

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace

Redes de Computadores II. Módulo 1 Introdução e a camada de enlace Redes de Computadores II Módulo 1 Introdução e a camada de enlace 1 Comunicação de Dados e Redes de Computadores O problema fundamental da comunicação é reproduzir em um ponto exatamente ou aproximadamente

Leia mais

Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Protocolos de Enlace. Thiago Leite

Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Protocolos de Enlace. Thiago Leite Protocolos de Interligação de Redes Locais e a Distância Protocolos de Enlace Thiago Leite thiago.leite@udf.edu.br Protocolos de Enlace Canal de comunicação o meio de transmissão é compartilhado o meio

Leia mais

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede

Nível de Enlace. Nível de Enlace. Serviços. Serviços oferecidos os nível de rede Nível de Enlace Enlace: caminho lógico entre estações. Permite comunicação eficiente e confiável entre dois computadores. Funções: fornecer uma interface de serviço à camada de rede; determinar como os

Leia mais

Redes X.25. Prof. Monteiro, Emiliano S. - Monteiro, Emiliano S.

Redes X.25. Prof. Monteiro, Emiliano S.  - Monteiro, Emiliano S. Redes X.25 Prof. Monteiro, Emiliano S. www.csecurity.com.br - Monteiro, Emiliano S. X.25 A especificação X.25 surgiu a partir da necessidade de se conectar computadores usando uma rede externa (rede pública)

Leia mais

Redes de Computadores

Redes de Computadores Arquitetura IEEE 802 Inst tituto de Info ormátic ca - UF FRGS Redes de Computadores IEEE Standard 802 Ethernett Aula 10 Por que dividir a camada de enlace em duas? Nível 2 ISO não específica controle de

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES

REDES DE COMPUTADORES REDES DE COMPUTADORES Exame Prova Prática 3º MIEIC 15.07.2009 Nome: 1. Considere que um protocolo de ligação de dados é suportado num canal com capacidade igual a 500 kbit/s (em cada sentido) e que o tempo

Leia mais

Lista 3: Camada de Enlace e Padrões IEEE 802

Lista 3: Camada de Enlace e Padrões IEEE 802 Redes de Computadores 2 04/11/2014 Lista 3: Camada de Enlace e Padrões IEEE 802 Professor: Jorge H. B. Casagrande casagrande@ifsc.edu.br Preparação para fazer a lista: Grande parte das respostas serão

Leia mais

rsf.a03 Bridging e Switching PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO

rsf.a03 Bridging e Switching PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO rsf.a03 Bridging e Switching PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO Bridges e Switches Bridges e Switches são dispositivos de comunicação de rede que operam principalmente na camada 2 do Modelo de Referência

Leia mais