REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR SANTA BÁRBARA - FAESB/TATUÍ. CAPÍTULO I Disposições Gerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR SANTA BÁRBARA - FAESB/TATUÍ. CAPÍTULO I Disposições Gerais"

Transcrição

1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR SANTA BÁRBARA - FAESB/TATUÍ CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º - O Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD) está subordinado internamente à Comissão Permanente de Biblioteca (CPB), responsável por suas diretrizes e regimento; e Administrativamente à Direção da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (FAESB) da cidade de Tatuí, responsável pelas políticas e instruções de execução dos serviços e atividades das diferentes unidades de trabalho da Faculdade. Seção I Disposições Gerais da CPB Art. 2 - A CPB tem por objetivo colaborar com as políticas institucionais de aquisição e atualização do acervo bibliográfico da Biblioteca da FAESB para os seus diversos cursos, e melhorar a qualidade dos serviços prestados à comunidade acadêmica. É um instrumento consultivo permanente, que serve como elemento de ligação entre a Biblioteca e a comunidade universitária, de modo a assessorar o diretor nos assuntos referentes às questões administrativas, técnicas que regem seu funcionamento. 1 - São atribuições da CPB: I. Propor alterações do Regulamento da Biblioteca; II. Opinar quanto à destinação da verba concedida para aquisição de material bibliográfico (estudando as propostas de compras efetuadas para este fim); III. Estabelecer prioridades para o material bibliográfico a ser adquirido, de acordo com o interesse dos Departamentos e da comunidade acadêmica; IV. Propor medidas que visem à melhoria dos serviços de atendimento do usuário, baseada nas reivindicações e tendências da comunidade científica: docente e discente; V. Sugerir horário de funcionamento da Biblioteca, no que se refere ao atendimento ao público; VI. Emitir pareceres sobre os dados estatísticos da Biblioteca sempre que este for apresentado; VII. Prestar esclarecimentos solicitados pela Diretoria da Faculdade; VIII. Propor intercâmbio e convênios com outras Instituições que envolvam esta Biblioteca IX. Incentivar e sugerir promoções culturais; X. Dar assistência à Chefia da Biblioteca, quando solicitada para tanto.

2 CAPÍTULO II Da Finalidade Art. 3 - O SBD tem a finalidade de estabelecer e criar condições adequadas de estudo e pesquisa aos docentes, discentes e funcionários, podendo, também, ser utilizado pela comunidade em geral. Seção I Da Finalidade da CPB Art. 4 - A CPB destina-se a orientar, coordenar e supervisionar os serviços do SBD; foi criada e regulamentada pela Associação Julian Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara (FAESB) da cidade de Tatuí, e é constituída por: I. Bibliotecário responsável, como membro nato; II. Docentes coordenadores dos cursos oferecidos pela instituição; III. Um auxiliar de biblioteca; IV. Um aluno da Empresa Júnior, indicado pela equipe. Seção II Reuniões da Comissão Art. 5 - A Comissão de Biblioteca se reúne periodicamente em sessões públicas para decidir todas as questões que lhe competem. Parágrafo Único As reuniões são convocadas por escrito e precedidas de uma pauta previamente distribuída com o mínimo de 72 horas de antecedência. Em cada reunião é elaborada uma ata, lavrada sempre pelo bibliotecário responsável. A ata deve ser lida, aprovada e assinada por todos os membros da CPB, em duas (2) vias: uma encaminhada à Direção da instituição e a outra para arquivamento na Biblioteca CAPÍTULO III Dos Usuários e das Inscrições Art. 6º - São considerados usuários do SBD a comunidade interna (docentes, discentes e funcionários), bem como a comunidade externa. 1º - A comunidade externa do SBD pode usufruir dos materiais da biblioteca apenas para consulta local, não podendo retirar em hipótese alguma materiais da biblioteca.

3 2º - A comunidade interna do SBD (docentes, discentes e funcionários) inscritos podem retirar material para empréstimo domiciliar, desde que estejam com os documentos necessários, aceitem o termo de responsabilidade e respeitem as regras estabelecidas pelo SBD. 3º - Outras categorias não contempladas neste Regulamento serão analisadas pela Direção do SBD. CAPÍTULO IV Do Acesso à Biblioteca e do Horário de Atendimento Art. 7 - A Biblioteca é de livre acesso, com o seguinte horário de atendimento: I. Durante o período letivo: De segunda à sexta-feira, das 12h30 à 22h00, e aos sábados, das 08h00 à 12h00. II. Fora do período letivo: seguirá um horário alternativo determinado pela Direção da instituição. Parágrafo Único O serviço de empréstimo de materiais, durante o período letivo, seguirá o seguinte horário de atendimento: de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 22h00 e aos sábados das 08h00 às 12h00; fora do período letivo, seguirá um horário alternativo determinado pela instituição, mas que será divulgado aos alunos através do site da faculdade. Art. 8º - É vedado aos usuários: I. Fumar nas dependências da Biblioteca. II. Consumir alimentos e bebidas nas dependências da biblioteca. III. Falar ao celular nas dependências da biblioteca. IV. Recolocar nas estantes, o material bibliográfico consultado, cujas obras deverão ser depositadas sobre as mesas para coleta de dados estatísticos, por parte do pessoal da Biblioteca. V. Entrar com animais nas dependências da Biblioteca. CAPÍTULO V Do Empréstimo e da Reserva Art. 9º - Será permitido aos usuários o empréstimo domiciliar de livros, revistas, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e DVDs.

4 Parágrafo Único Não será permitido o empréstimo domiciliar de materiais da biblioteca para usuários externos à Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara FAESB/Tatuí. Art. 10- Não será permitido o empréstimo domiciliar das obras de referência e obras colocadas em reserva pelos docentes. Parágrafo Único O SBD define que um exemplar de cada bibliografia básica fique retido na Biblioteca para consulta da comunidade acadêmica. Art. 11- Para atender a situação didático-pedagógica específica, os docentes podem solicitar que uma determinada obra tenha o prazo de empréstimo reduzido, como também podem solicitar que uma determinada obra fique separada na reserva didática da Biblioteca. Art. 12 Só poderá ser reservada obra do acervo que não esteja disponível no ato da solicitação do empréstimo. Art. 13 A obra reservada ficará à disposição do primeiro usuário, por dois dias após sua devolução. Após esse período estará à disposição do segundo usuário e, assim, sucessivamente. Art. 14 Qualquer obra da Biblioteca pode ser renovada, quantas vezes sejam necessárias, desde que não esteja reservada ou em atraso. Art. 15 Para realizar o empréstimo de materiais é indispensável à apresentação do usuário. Art. 16 O usuário não poderá, em qualquer hipótese, retirar para empréstimo 2 (dois) ou mais exemplares de uma mesma obra. CAPÍTULO VI Das Obrigações e Responsabilidades Art. 17 O SBD é responsável pela guarda, manutenção, conservação e integridade do material bibliográfico constante de seus acervos, bem como dos equipamentos. Parágrafo Único O material bibliográfico é classificado como material permanente no sistema de classificação das despesas orçamentárias da instituição, portanto é considerado um bem incorporado ao Patrimônio físico da Faculdade.

5 Art. 18 O usuário é responsável pelo material bibliográfico colocado a sua disposição, seja para consulta local ou empréstimo domiciliar, e deve utilizá-lo com o devido cuidado, a fim de preservar a sua integridade. Art. 19 O usuário deve efetuar a devolução do material bibliográfico emprestado até a data estabelecida pelo setor de empréstimos. Art. 20 A violação referente ao uso dos computadores na Biblioteca, conforme Regulamento Geral para uso e administração de computadores da rede, resultará na suspensão de todos os serviços da Biblioteca, por no mínimo 7 (sete) dias. CAPÍTULO VII Das Mutilações e Perdas de Materiais Art. 21 O usuário é responsável pelos materiais emprestados vinculados a sua identificação. 1º - Em caso de extravio ou dano, é obrigatório ao usuário efetuar indenização ao SBD, mediante substituição do mesmo material, tendo sua identificação bloqueada, bem como os serviços suspensos até a referida reposição. 2º - Em caso de furto, é obrigatório o usuário efetuar indenização e ficará com sua identificação bloqueada por um ano. 3º - Em caso de obras esgotadas, o usuário deve repor outra obra no valor correspondente (atualizado), indicada e aprovada pela Direção da Biblioteca. No caso de obra estrangeira, será utilizado o valor do dólar atualizado pelo câmbio do dia do pagamento convertido em real. 4º - Enquanto não for efetuada a reposição da obra, o usuário estará impedido de utilizar os serviços do SBD. 5º - Se no prazo máximo de 30 (trinta) dias após a constatação da mutilação ou perda da obra, o usuário não fizer sua reposição, a Direção da Biblioteca comunicará à Direção da Faculdade para providências. 6º - Será registrada suspensão de 10 (dez) dias ao usuário que deixar anotações a lápis ou caneta nas publicações emprestadas. Art. 22 Fica vetada a utilização dos serviços da Biblioteca ao usuário que estiver com sua identificação bloqueada. CAPÍTULO VIII Do Prazo e das Suspensões

6 Art. 23 Os prazos para empréstimo de materiais são variáveis, conforme a categoria do usuário. CATEGORIA QUANTIDADE DE OBRAS PRAZO DE EMPRÉSTIMO QUE PODEM SER RETIRADAS Graduação 03 7 dias Pós-graduação dias Docentes dias Funcionários 02 7 dias Tabela1. Prazo e quantidade de obra que pode ser retirada por aluno de acordo com sua categoria. 1º - Excedido o prazo da categoria a que pertence, sem renovação ou devolução da obra, o usuário em atraso terá uma penalidade, não podendo fazer uso de quaisquer serviços do SBD. 2º - A penalidade prevista no 1º será de multa de R$ 4,00 (quatro reais) por livro/dia de atraso e terá que ser quitado na tesouraria (nessa contagem não será considerado o domingo nem o feriado). 3 - A CPB decide aceitar a doação de livros como forma de pagamento da multa. Os livros não serão aceitos aleatoriamente, haverá uma lista de livros que serão aceitos pela Biblioteca. 4 - O dinheiro das multas será utilizado para aquisição de livros, seja este sugerido pelos alunos ou não. CAPÍTULO IX Do Serviço de Pesquisa Bibliográfica Art. 24 Para uso do Serviço de Pesquisa Bibliográfica realizado pelo SBD, com ou sem a presença do usuário, deverão ser observadas as seguintes normas: 1º - Agendar com antecedência a pesquisa bibliográfica junto à Seção de Referência. 2º - Trazer um pen drive ou CD no horário da pesquisa agendada. 3º - Comunicar o SBD com no mínimo 2 (duas) horas de antecedência, a impossibilidade de comparecimento no horário agendado.

7 4º - O atraso máximo permitido será de 10 (dez) minutos, sendo que após este prazo, o usuário deverá marcar um novo horário. Art. 25 O SBD atenderá aos pedidos de levantamento bibliográfico gratuitamente.(com prévio aviso ou não) CAPÍTULO X Uso dos computadores da biblioteca Art. 26 Os computadores foram concedidos à Biblioteca da FAESB para atender as necessidades dos discentes, docentes e funcionários no momento da pesquisa, de modo a facilitar a troca de informações e auxiliar na Inclusão Digital e nas atividades de Capacitação no uso dos Recursos Informacionais. Compreende-se então, que os recursos computacionais e tecnológicos, foram disponibilizados especificamente para este fim, permitindo o uso por toda comunidade, porém devidamente monitorados pela Biblioteca. Os computadores de pesquisa visam: I - Incentivar a pesquisa a Pesquisa Científica e Tecnológica; II- Facilitar o desenvolvimento de Cursos a Distância; III- Promover a Inclusão Digital na Comunidade Acadêmica da FAESB; IV- Disseminar o Uso da Tecnologia entre os alunos, professores, funcionários e comunidade; V Tornar um ambiente para as disciplinas regulares da FAESB; VI Tornar um ambiente para os cursos de Capacitação da Biblioteca; VII Tornar um facilitador para integração da comunidade acadêmica. Art. 27 Do uso dos computadores de pesquisa I- São considerados usuários o corpo docente, discente e servidores técnicos administrativos em situação regular junto à unidade FAESB/ Tatuí. II A prioridade de uso é para fins acadêmicos e científicos e para a realização de pesquisas consistentes com os objetivos da Faculdade, de acordo com o regulamento Geral para Uso e Administração de Computadores e Redes da FAESB.

8 III Cada usuário terá um tempo limite para uso do equipamento de acordo com a demanda de uso da sala. IV- Cada usuário poderá utilizar o espaço reservado na área de trabalho do servidor para gravar seus arquivos, os quais deverão ser encaminhados para seu . V- A biblioteca não disponibiliza serviços de impressão para reprodução das pesquisas, esse serviço é feito pela secretaria ou Xerox. VI- Sempre que necessário, o sistema se reserva o direito de fazer a limpeza ou exclusão dos arquivos gravados, visando à melhor utilização do espaço do servidor. CAPÍTULO XI Disposições Finais Art O Regulamento entrará em vigor conforme aprovação da CPB e sempre que necessário passará por atualizações ou modificações. CAPÍTULO XII Dos Casos Omissos Art Os casos não constantes deste Regulamento serão resolvidos pelo Diretor do SBD em primeira instância, assessorado pela Comissão Permanente de Biblioteca e em segunda instância pelo Diretor da Unidade. Regulamento aprovado pela Comissão Permanente de Biblioteca em:

CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DO CAMPUS DE MARÍLIA/UNESP

CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DO CAMPUS DE MARÍLIA/UNESP CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS DO CAMPUS DE MARÍLIA/UNESP CAPÍTULO I Da Constituição Art.1º - O Serviço de Biblioteca

Leia mais

COMPETÊNCIA EM EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFISSIONAL Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO

COMPETÊNCIA EM EDUCAÇÃO PÚBLICA PROFISSIONAL Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PORTARIA 01/2009 PORTARIA FATEC-Barueri Nº 01, DE 17 DE AGOSTO DE 2009. Estabelece normas para utilização da Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Barueri O Diretor da Faculdade de Tecnologia de Barueri,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

REGULAMENTO. Biblioteca Central. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO. Biblioteca Central. Das Disposições Gerais Biblioteca Central REGULAMENTO Das Disposições Gerais Artigo 1 º - As Bibliotecas da UMC destinam-se ao atendimento do corpo docente, corpo discente, estagiários, ex-alunos e funcionários, oferecendo os

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA

REGIMENTO DA BIBLIOTECA REGIMENTO DA BIBLIOTECA SANTO ANTÔNIO DE JESUS BA 2018 I Caracterização da Unidade Nome Biblioteca Universitária Professora Lídia Helena Leal Martini Localização Praça Renato Machado, 10 - Centro (Biblioteca

Leia mais

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SETE DE SETEMBRO - FASETE SUMÁRIO CAPÍTULO I...3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES...3 CAPÍTULO II...4 DA INSCRIÇÃO DO USUÁRIO...4 CAPÍTULO III...4 DA CONSULTA...4

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE VETERINÁRIA DA UFMG CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Professor Edson Lustosa Cantarelli

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Professor Edson Lustosa Cantarelli REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Professor Edson Lustosa Cantarelli CAPÍTULO I DA VINCULAÇÃO E DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca Professor Edson Lustosa Cantarelli é um órgão vinculado, administrativamente,

Leia mais

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h.

CAPÍTULO II DO FUNCIONAMENTO Art. 2. De segunda a sexta-feira das 8:00h. às 12:00h. e das 13:00h. às 22:00h e aos Sábados: das 8:00h. às 12:00h. REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE MAUÁ/FBC CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1. A Biblioteca da Faculdade Brasil Central tem por finalidade garantir e promover o acesso à informação científica pela comunidade

Leia mais

O Presidente do Conselho Departamental CONSED, reunido nesta data, no uso de suas atri-buições, com base no Regimento Interno, resolve que:

O Presidente do Conselho Departamental CONSED, reunido nesta data, no uso de suas atri-buições, com base no Regimento Interno, resolve que: Resolução CONSED n 18/2007 Aparecida de Goiânia, 9 de novembro de 2007. Homologa o Regulamento da Biblioteca. O Presidente do Conselho Departamental CONSED, reunido nesta data, no uso de suas atri-buições,

Leia mais

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE

APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO E INTEGRAÇÃO REGIONAL FADIRE SOCIEDADE DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO SUPERIOR DO VALE DO CAPIBARIBE - SODECAP Resolução CONSUP/001/2014 APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SENADOR PAULO SARASATE Capítulo I DA SITUAÇÃO DA BIBLIOTECA Art. 1º - A Biblioteca Senador Paulo Sarasate, do Colégio e da Faculdade CNEC Gravataí,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA DE ARQUITETURA DA UFMG CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca Art. 1º. A Biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG terá como finalidade proporcionar à comunidade interna

Leia mais

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí

Faculdades Integradas do Vale do Ivaí RESOLUÇÃO 04/2008 Regulamenta o uso da Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí. CONSIDERANDO que a Biblioteca das Faculdades Integradas do Vale do Ivaí destinam-se a atender à comunidade acadêmica

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA Art. 1º - A Biblioteca da FADAT tem como objetivo atender toda comunidade acadêmica e pesquisadores em geral em suas necessidades bibliográficas e informacionais,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DON DOMÊNICO Capítulo I DA NATUREZA E FINALIDADE Art. 1 - A Biblioteca destina-se aos alunos e professores do Colégio e da Faculdade Don Domênico. Atende também à comunidade externa

Leia mais

Regulamento da Biblioteca 20/05/ OBJETIVO 3 2 CAMPO DE APLICAÇÃO 3 3 CLIENTES 3 4 SERVIÇOS 4 5 CADASTRO DE CLIENTES PARA EMPRÉSTIMOS 5

Regulamento da Biblioteca 20/05/ OBJETIVO 3 2 CAMPO DE APLICAÇÃO 3 3 CLIENTES 3 4 SERVIÇOS 4 5 CADASTRO DE CLIENTES PARA EMPRÉSTIMOS 5 ÁREA CÓDIGO / VERSÃO Biblioteca 1.01 REGULAMENTO v.12 TÍTULO VIGÊNCIA A PARTIR DE Regulamento da Biblioteca 20/05/2013 SUMÁRIO Página 1 OBJETIVO 3 2 CAMPO DE APLICAÇÃO 3 3 CLIENTES 3 4 SERVIÇOS 4 5 CADASTRO

Leia mais

REGULAMENTO GERAL BIBLIOTECA DA FACULDADE CNEC FARROUPILHA

REGULAMENTO GERAL BIBLIOTECA DA FACULDADE CNEC FARROUPILHA REGULAMENTO GERAL BIBLIOTECA DA FACULDADE CNEC FARROUPILHA CAPÍTULO I Do Objetivo Art. 1º.) O presente instrumento regula o serviço de atendimento e fixa normas e procedimentos ao usuário da Biblioteca,

Leia mais

BIBLIOTECA - REGULAMENTO

BIBLIOTECA - REGULAMENTO BIBLIOTECA - REGULAMENTO CAPÍTULO I DO OBJETIVO Artigo 1º - Este regulamento destina-se ao atendimento do corpo docente, discente, ex-alunos e funcionários e tem por objetivo orientar sobre as regras estabelecidas

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca Regulamento da Biblioteca Art. 1º A Biblioteca da Unicampo - Faculdade União de Campo Mourão é regida pelo presente Regulamento e por normas adicionais emitidas pelos órgãos competentes da Faculdade União

Leia mais

REGULAMENTO. Biblioteca. Das Disposições Gerais

REGULAMENTO. Biblioteca. Das Disposições Gerais Biblioteca REGULAMENTO Das Disposições Gerais Artigo 1 º - As Bibliotecas da UMC, subordinadas à Vice-Reitoria destinam-se ao atendimento do corpo docente, corpo discente, estagiários, ex-alunos e funcionários,

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO REGULAMENTO DA DO INSTITUTO DE MEDICINA TROPICAL DE SÃO PAULO Capítulo I Objetivos Artigo 1º - A Biblioteca do IMT tem por missão promover o acesso à informação e oferecer suporte ao ensino e pesquisa

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SERRA DO CARMO Palmas, maio de 2014 Diretora Geral Bárbara Cristiane Cardoso Costa Monteiro Núcleo de Gestão Pedagógica Andréia Gabardo Ayres da Rosa Izabel Cristina Fernandes

Leia mais

PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 RESOLVE:

PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 RESOLVE: PORTARIA FAIBI Nº 009/2008 de 28/02/2008 A Diretora pro tempore da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga FAIBI, usando das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor, RESOLVE:

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas da Anhembi Morumbi - SISBAM, órgão vinculado à Pró-reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Planejamento e Suporte Acadêmico,

Leia mais

Regulamento da Biblioteca

Regulamento da Biblioteca Regulamento da Biblioteca I - DA FINALIDADE Art. 1º A Biblioteca da Faculdade Raízes é constituída por obras de referência, livros e periódicos a serviço do corpo docente, discente e pessoal de apoio administrativo

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA DIRETORIA DE GRADUAÇÃO BIBLIOTECA REGULAMENTO Aprovado pelos Colegiados dos Cursos de Medicina e Enfermagem em 17/08/06 e pela Congregação em 23/11/06 Marilia 2006 DA NATUREZA

Leia mais

REGULAMENTO DA BBIBLIOTECA AMERICANO DO BRASIL DA FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS - FIESC

REGULAMENTO DA BBIBLIOTECA AMERICANO DO BRASIL DA FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS - FIESC REGULAMENTO DA BBIBLIOTECA AMERICANO DO BRASIL DA FACULDADE INTEGRADA DE ENSINO SUPERIOR DE COLINAS DO TOCANTINS - FIESC CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS E DA DENOMINAÇÃO Art. 1º - Este Regulamento disciplina

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROF. DR. JOÃO FRANCISCO GONSALEZ Art. 1º - A Biblioteca Prof. Dr. João Francisco Gonsalez da Faculdade Catuaí é um órgão com administração própria, subordinada diretamente à Administração Superior da Faculdade. Art. 2º - A Biblioteca

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA

REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACEVV: SUMÁRIO CAPÍTULO I DA COMPETÊNCIA Art. 1º À Biblioteca da FACEVV compete planejar, coordenar, elaborar, executar e controlar as atividades de processamento técnico

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA REGULAMENTO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA REGULAMENTO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO ESCOLA DE ENFERMAGEM DA USP BIBLIOTECA WANDA DE AGUIAR HORTA REGULAMENTO CAPÍTULO I Da Estrutura Art. 1º - A Biblioteca Wanda de Aguiar Horta faz parte do Sistema Integrado de

Leia mais

Regulamento da Biblioteca Joel Rodrigues Pereira REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE

Regulamento da Biblioteca Joel Rodrigues Pereira REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA JOEL RODRIGUES PEREIRA CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1º. A Biblioteca é responsável por disponibilizar, para a comunidade acadêmica e ao público em geral, infraestrutura bibliográfica,

Leia mais

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00.

REGULAMENTO. A Biblioteca da Escola de Enfermagem funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 09:00 às 18:00. Capítulo I. Das disposições gerais Este Regulamento tem por objetivo estabelecer normas de funcionamento para a Biblioteca da Escola de Enfermagem de acordo com o disposto na Ordem de Serviço NDC 01/2000.

Leia mais

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DE GARÇA FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL REGULAMENTO DA BIBLIOTECA 2018 SUMÁRIO TÍTULO I... 1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 1 TÍTULO II... 1 DOS USUÁRIOS...

Leia mais

REGIMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS- FAT

REGIMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS- FAT REGIMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE ALAGOAS- FAT Da Finalidade e da Administração Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade de Tecnologia de Alagoas- FAT tem como finalidade ser o suporte atualizado

Leia mais

Capítulo II DOS SERVIÇOS. Capítulo III DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS

Capítulo II DOS SERVIÇOS. Capítulo III DOS DIREITOS E DEVERES DOS USUÁRIOS Capítulo I DA FINALIDADE E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO Art. 1. A Biblioteca Com. José Domingos Terrivel, da Faculdade de Ciências da Saúde IGESP, destina-se ao atendimento da comunidade acadêmica em suas

Leia mais

REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA

REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA REGULAMENTO PARA FUNCIONAMENTO DA BIBLIOTECA IR. IRACEMA FARINA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º - A Biblioteca Ir. Iracema Farina atende alunos, professores, coordenadores, diretores acadêmicos,

Leia mais

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração

CAPÍTULO I. Da finalidade e administração CAPÍTULO I Da finalidade e administração Art.1º - A Biblioteca da Escola de Veterinária da UFMG terá como finalidade proporcionar ao corpo docente, discente, pesquisadores, funcionários, profissionais

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA PROF. ROBERTO ROSSI ZUCCOLO

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA PROF. ROBERTO ROSSI ZUCCOLO ANEXO RESOLUÇÃO RE 42/2017 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS REGULAMENTO INTERNO BIBLIOTECA PROF. ROBERTO ROSSI ZUCCOLO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Artigo 1º. O presente documento

Leia mais

PORTARIA 011/2016 CAPÍTULO I DO OBJETIVO

PORTARIA 011/2016 CAPÍTULO I DO OBJETIVO PORTARIA 011/2016 Fixa as normas de funcionamento da Biblioteca da Associação dos Magistrados Catarinenses/Escola Superior da Magistratura do Estado de Santa Catarina. O Juiz Cláudio Eduardo Regis de Figueiredo

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí Univás, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA

REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE COSTA RICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES INICIAIS Art.1º. A Biblioteca da Faculdade de Educação de Costa Rica destina-se à comunidade acadêmica e

Leia mais

REGULAMENTO PARA ATENDIMENTO E CONSULTA À BMHS CAPÍTULO I. Disposições Gerais

REGULAMENTO PARA ATENDIMENTO E CONSULTA À BMHS CAPÍTULO I. Disposições Gerais REGULAMENTO PARA ATENDIMENTO E CONSULTA À BMHS CAPÍTULO I Disposições Gerais Art. 1º - O presente Regulamento tem como objetivo descrever os procedimentos para acesso aos serviços prestados pelo Setor

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da UNIVÁS estão a serviço da comunidade acadêmica, oferecendo aos usuários:

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS. Art. 2º As Bibliotecas da UNIVÁS estão a serviço da comunidade acadêmica, oferecendo aos usuários: REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS CAPÍTULO I DA FINALIDADE Art. 1 Este Regulamento normatiza o funcionamento das Bibliotecas da Universidade do Vale do Sapucaí UNIVÁS, mantida pela Fundação de Ensino Superior

Leia mais

SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: Tel:

SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: Tel: SISTEMA FIEMG BIBLIOTECA FATEC FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JUIZ DE FORA Avenida Barão do Rio Branco, 2572 Centro CEP: 36016-311 Tel: 32 3216-1932 REGULAMENTO INTERNO A Biblioteca da FATEC tem por missão

Leia mais

FACULDADE SÃO PAULO RECREDENCIADA NO MEC PELA PORTARIA Nº 284, DE 23 DE MARÇO DE 2015 Biblioteca Acadêmica

FACULDADE SÃO PAULO RECREDENCIADA NO MEC PELA PORTARIA Nº 284, DE 23 DE MARÇO DE 2015 Biblioteca Acadêmica BIBLIOTECA PROFESSOR JOSÉ MASTRANGELO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este regulamento visa melhorar o aproveitamento dos recursos da Biblioteca, satisfazendo ao máximo as necessidades de seus usuários.

Leia mais

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SALESIANA DO NORDESTE BIBLIOTECA Pe CARLOS LEÔNCIO DA SILVA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Recife 2017 1. Objetivo A Biblioteca Pe. Carlos Leôncio da Silva tem como objetivo atuar junto à comunidade

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DAS FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA E DO COLÉGIO RUI BARBOSA TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DAS FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA E DO COLÉGIO RUI BARBOSA TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DAS FACULDADES INTEGRADAS RUI BARBOSA E DO COLÉGIO RUI BARBOSA TÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1º - Este regulamento disciplina as normas que regem o funcionamento da biblioteca

Leia mais

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE

SISTEMA DE BIBLIOTECAS - SISBAM REGULAMENTO CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE 1 CAPÍTULO I - NATUREZA E FINALIDADE Art.1 O Sistema de Bibliotecas SISBAM, órgão vinculado à Reitoria Acadêmica reportando-se à Diretoria de Regulação e Suporte Acadêmico, tem como objetivo principal

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Faculdade de Marília

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Faculdade de Marília REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Faculdade de Marília I MISSÃO Disseminar a informação de forma a apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão. II DA INSCRIÇÃO Art. 1º Todos os discentes, docentes e colaboradores

Leia mais

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS SISTEMA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DO FUNCIONAMENTO Art. 1º - No período letivo, as Bibliotecas do Sistema FMU funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 22h, ininterruptamente,

Leia mais

BIBLIOTECA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO. Parágrafo único. O acervo é disponibilizado para consulta local ou empréstimo domiciliar.

BIBLIOTECA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO. Parágrafo único. O acervo é disponibilizado para consulta local ou empréstimo domiciliar. BIBLIOTECA REGULAMENTO CAPÍTULO I DA CARACTERIZAÇÃO Art.1º. As bibliotecas da Faculdade Evangélica do Paraná (FEPAR) dispõem de estrutura adequada, implantada a fim de prospectar, organizar, armazenar

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES

ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES ORIENTAÇÕES PARA A UTILIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS DOS CAMPI DO IFES As Bibliotecas dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) têm como missão atender os alunos, professores e servidores, fornecendo

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FECILCAM REITOR ANTÔNIO MARTINS FILHO (Anexo da Resolução nº 008/2007-CD, com as alterações da Resolução nº 027/2008) CAPÍTULO I Da entidade Art. 1º. A Biblioteca Reitor Antônio

Leia mais

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA

REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA REGIMENTO INTERNO: BIBLIOTECA 2015 CAPÍTULO I DA DEFINIÇÃO E DOS OBJETIVOS Art. 1º A Biblioteca, órgão vinculado à Diretoria Acadêmica, é um serviço especializado, na aquisição, tratamento, organização,

Leia mais

DIREÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

DIREÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DIREÇÃO DE ENSINO SUPERIOR RESOLUÇÃO DIR. 01BIBLIOTECA-2012, DE 30 DE AGOSTO DE 2012. Dispõe sobre o Regulamento da Biblioteca Castro Alves Unidades Centro e Campus da Faculdade Horizontina - FAHOR. O

Leia mais

RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI

RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI RESOLUÇÃO N 009/09 - CONDI Regulamenta o Funcionamento da Biblioteca da Faculdade de Paraíso do Norte - FAPAN. O Conselho Diretor - CONDI, aprovou em 08 de outubro de 2009, e eu, Prof. Marco Aurélio Claudiano

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE SALESIANA DOM BOSCO DE PIRACICABA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA A Biblioteca Pe. Mário Quilici, da Faculdade Salesiana Dom Bosco de Piracicaba tem por objetivo proporcionar

Leia mais

RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006

RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006 RESOLUÇÃO CSA N.º 009/2006 Aprova o Regimento Interno da Biblioteca Professor Ubirajara de Brito da Faculdade Independente do Nordeste FAINOR O Presidente do Conselho Superior de Administração da Faculdade

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN)

RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN) RESOLUÇÃO UnC-CONSUN 036/2011 (PARECER Nº 043/2011 CONSUN) Dispõe sobre o regulamento geral das bibliotecas da UnC. O Presidente do Conselho Universitário CONSUN da Universidade do Contestado - UnC, no

Leia mais

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998

FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 FACULDADE MACHADO DE ASSIS PORTARIA N 1.190, DE 16 DE OUTUBRO DE 1998 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I DA BIBLIOTECA E SEUS OBJETIVOS Art. 1º - A Biblioteca da Faculdade Machado de Assis (FAMA), denominada

Leia mais

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível

Biblioteca Mercedes Silva Pinto. Manual da Biblioteca. Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível Biblioteca Mercedes Silva Pinto Manual da Biblioteca Aprenda a utilizar os recursos da Biblioteca Visite-a sempre e aproveite o acervo disponível INSTRUÇÕES GERAIS Horário de Funcionamento De segunda a

Leia mais

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL

REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DO UNISAL 2016 Apresentação Este documento estabelece condições e procedimentos para a utilização dos serviços, materiais e instalações das Bibliotecas do UNISAL, para garantir

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Este regulamento tem como finalidade normatizar os serviços oferecidos pela biblioteca, no intuito de orientar a comunidade acadêmica sobre

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO REGULAMENTO DA BIBLIOTECA PROFESSOR ALÉSSIO SANDRO Art. 1 - DA FINALIDADE DA BIBLIOTECA 1º - A Biblioteca Professor Aléssio Sandro presta seus serviços

Leia mais

Regulamento da. Biblioteca Universitária. Dr. Geraldo J. R. Alckimin

Regulamento da. Biblioteca Universitária. Dr. Geraldo J. R. Alckimin 0 Regulamento da Biblioteca Universitária Dr. Geraldo J. R. Alckimin Pindamonhangaba - SP Regulamento da Biblioteca 1 CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO Art. 1º A Biblioteca Universitária Dr. Geraldo J. R. Alckimin,

Leia mais

O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO da Faculdade de Campina Grande, no uso das suas atribuições regimentais:

O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO da Faculdade de Campina Grande, no uso das suas atribuições regimentais: UNIÃO DE ENSINO SUPERIOR DE CAMPINA GRANDE FACULDADE DE CAMPINA GRANDE-FAC-CG Resolução CTA/006/2003 APROVA REGIMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE CAMPINA GRANDE- FAC-CG. O CONSELHO TÉCNICO ADMINISTRATIVO

Leia mais

Regimento. 1 regimento // biblioteca odilon azevedo

Regimento. 1 regimento // biblioteca odilon azevedo Regimento biblioteca odilon azevedo 1 regimento // biblioteca odilon azevedo Regimento BIBLIOTECA ODILON DE AZEVEDO TÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1º. A Biblioteca mantida pela Faculdade de Artes Dulcina

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS - UFMG. CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS - UFMG. CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS - UFMG CAPÍTULO I Da finalidade da Biblioteca Art. 1º. A Biblioteca da Faculdade de Direito da UFMG terá como finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DA DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP CÂMPUS DE SÃO PAULO

REGULAMENTO DA DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP CÂMPUS DE SÃO PAULO REGULAMENTO DA DIRETORIA TÉCNICA DE BIBLIOTECA E DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARTES DA UNESP CÂMPUS DE SÃO PAULO CAPÍTULO I - Da Constituição e da Missão Art. 1º A Diretoria Técnica de Biblioteca e Documentação

Leia mais

PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007.

PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007. PORTARIA Nº 7/2007, de 11 de dezembro de 2007. Aprova o Regulamento de Empréstimos e Circulação de Materiais da Biblioteca Dante Alighieri. O Superintendente de Ensino do Centro Universitário Leonardo

Leia mais

Biblioteca Drahomiro Lucio Segalla Romanowski REGULAMENTO

Biblioteca Drahomiro Lucio Segalla Romanowski REGULAMENTO Biblioteca Drahomiro Lucio Segalla Romanowski REGULAMENTO FACULDADE DE PINHAIS 2012 1 NORMA INTERNA FAPI Nº TITULO: Revisado em: Responsável: 001 1 Objetivo Regulamento Geral da Biblioteca 15/10/12 Loide

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CAPÍTULO I Art. 1º A Biblioteca Profª. Ivonita Alves Guerra é um órgão suplementar da Autarquia de Ensino Superior de Garanhuns que tem como finalidade promover o acesso ao conhecimento

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO Nº 10, DE 14 DE SETEMBRO DE 2010. A DIRETORA DO CÂMPUS DE NAVIRAÍ da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, resolve: Art. 1º Aprovar

Leia mais

Art. 1º. Aprova o Regulamento Interno do Sistema de Bibliotecas da UNIDAVI.

Art. 1º. Aprova o Regulamento Interno do Sistema de Bibliotecas da UNIDAVI. RESOLUÇÃO/CONSUNI Nº 09/2014 Regulamento Interno do Sistema de Bibliotecas da UNIDAVI. O Presidente do Conselho Universitário do Centro Universitário para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI,

Leia mais

MANUAL DA BIBLIOTECA

MANUAL DA BIBLIOTECA MANUAL DA BIBLIOTECA Organizado por: Alex Sandro dos Santos Vieira e Gracila Maria Grecco Manfré Santa Isabel SP 2018 Projeto Biblioteca Ativa Alex Sandro dos Santos Vieira e Gracila Maria Grecco Manfré

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS COORDENADORIA DE BIBLIOTECAS REGULAMENTO DAS BIBLIOTECAS DA UEMG CAPÍTULO I DAS FINALIDADES E ATRIBUIÇÕES Art. 1º As Bibliotecas são centros de cultura, estudo e

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA FACULDADE ESTRATEGO HENRIQUE NUNES CUTRIM I DO REGULAMENTO E SUA APLICAÇÃO Art. 1. O presente regulamento contém as normas que regem e orientam as rotinas dos serviços prestados

Leia mais

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR

REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR REGULAMENTO PARA ACESSO E USO DA BIBLIOTECA/CIR ACESSO Art. 1º A está disponível para consulta a todo usuário interessado, no horário de funcionamento, respeitadas as normas do seu regulamento. Art. 2º

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE DO DISTRITO FEDERAL - FACDF Art.1º Os serviços da Biblioteca são dirigidos por um Bibliotecário devidamente habilitado e auxiliares capacitados para tal função. Art.2º

Leia mais

TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA

TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA TÍTULO I DA SUBORDINAÇÃO E COMPETÊNCIA Artigo 1- O Centro de Biblioteca e Documentação está subordinado à Diretoria das Faculdades Integradas de Santa Fé do Sul. Artigo 2- O Centro de Biblioteca e Documentação

Leia mais

FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE LEGALE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA SÃO PAULO 2018 REGULAMENTO INTERNO DA BIBLIOTECA E SUA APLICAÇÃO Este regulamento disciplina e normatiza o funcionamento e os serviços de circulação de material

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE FPP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA CURITIBA 2017 CAPÍTULO I Do funcionamento Art. 1º O horário de funcionamento da biblioteca da FPP é de segunda a sextafeira das 8 às 22 horas e

Leia mais

Regulamento Interno CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE

Regulamento Interno CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Regulamento Interno CAPÍTULO I NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º A Biblioteca tem por finalidade oferecer acesso informacional aos programas de ensino, pesquisa e extensão e destina-se, primordialmente, a

Leia mais

BIBLIOTECA RUY BARBOSA

BIBLIOTECA RUY BARBOSA Informações Gerais O sistema de bibliotecas compreende a biblioteca central e a biblioteca setorial da Pós-Graduação. A biblioteca é um órgão fundamental de referência e apoio às atividades de ensino,

Leia mais

Instituto Federal de Brasília - IFB. Regulamento do Sistema de Bibliotecas do IFB

Instituto Federal de Brasília - IFB. Regulamento do Sistema de Bibliotecas do IFB Instituto Federal de Brasília - IFB Regulamento do Sistema de Bibliotecas do IFB Brasília, 2010 SUMÁRIO Capítulo I - Disposições Gerais...3 Capítulo II - Das Finalidades...3 Capítulo III- Da Estrutura...3

Leia mais

FACITA FACULDADE DE ITÁPOLIS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA

FACITA FACULDADE DE ITÁPOLIS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACITA FACULDADE DE ITÁPOLIS REGULAMENTO DA BIBLIOTECA Itápolis 2017 1 DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Este documento visa disciplinar e normalizar o Serviço de Atendimento da Biblioteca, no sentido de transformá-la,

Leia mais

Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO

Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO Universidade de São Paulo Faculdade de Direito de Ribeirão Preto Biblioteca REGULAMENTO 1. Horário de Funcionamento - Período letivo: segunda a sexta-feira: 8-22h e sábados: 9-13h (sábados próximos à feriados

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP REGULAMENTO DA BIBLIOTECA DA SOCIEDADE CULTURAL E EDUCACIONAL DO INTERIOR PAULISTA FAIP SUMÁRIO DESCRIÇÃO PÁGINA TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 03 TÍTULO II DOS USUÁRIOS 03 TÍTULO III DO FUNCIONAMENTO

Leia mais

Regulamento para acesso e uso da Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo.

Regulamento para acesso e uso da Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Regulamento para acesso e uso da Biblioteca da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Do Acesso e da Consulta Art. 1º. A Biblioteca está disponível para consulta a todo usuário

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA EUSÉBIO/CE

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA EUSÉBIO/CE REGULAMENTO DA BIBLIOTECA EUSÉBIO/CE SUMÁRIO SUMÁRIO PÁG. TÍTULO I DO ACESSO AOS MATERIAIS DA BIBLIOTECA 1 TÍTULO II Da inscrição 1 TÍTULO III Da consulta 1 TÍTULO IV Do empréstimo 2 TÍTULO V Da renovação

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO 1 REGULAMENTO DA BIBLIOTECA FACULDADE MURIALDO NATUREZA E FINALIDADE Art. 1º - Este Regulamento tem como objetivo definir normas para prestação e utilização dos serviços da biblioteca da FAMUR sede, a

Leia mais

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA E DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (BiBIAU)

REGULAMENTO DA BIBLIOTECA E DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (BiBIAU) REGULAMENTO DA BIBLIOTECA E DO CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO DO INSTITUTO DE ARQUITETURA E URBANISMO (BiBIAU) DAS FINALIDADES Artigo 1º - O Serviço Técnico de Biblioteca e Documentação, formado pela Biblioteca

Leia mais

PORTARIA Nº 26 /2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

PORTARIA Nº 26 /2015. O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, PORTARIA Nº 26 /2015 Institui o Regulamento Interno do Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA O REITOR DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UVA, no uso de suas atribuições

Leia mais