PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE 2018.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE 2018."

Transcrição

1 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE Dispõe sobre a política de ações afirmativas para pretos, pardos, indígenas, deficientes e pessoas oriundas de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita no Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESP CONSIDERANDO?os Incisos III e IV do Artigo 3º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, que versam sobre a erradicação da pobreza e da marginalização para reduzir desigualdades sociais e regionais e sem preconceitos e quaisquer formas de discriminação; CONSIDERANDO o decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999 que dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência; CONSIDERANDO?a Lei , de 20 de julho de 2010, que institui o Estatuto da Igualdade Racial; CONSIDERANDO que o Supremo Tribunal Federal declarou, no dia 25 de abril de 2012, a Constitucionalidade das Políticas de Ações Afirmativas; CONSIDERANDO?a Lei , de 9 de junho de 2014 que estabelece a reserva de vagas nos concursos públicos no âmbito da administração pública federal aos candidatos pretos ou pardos; CONSIDERANDO a Lei , de 6 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); CONSIDERANDO?a Lei , de 28 de dezembro de 2016, que altera a Lei , de 29 de agosto de 2012, para dispor o estabelecimento de reserva de vagas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas e deficientes nos cursos das Instituições Federais de Educação; CONSIDERANDO?a Portaria Normativa do Ministério da Educação, de 13 de maio de 2016, que estabelece a apresentação de propostas sobre a inclusão de pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência nos Programas de Pós-Graduação nas Instituições Federais de Ensino Superior; CONSIDERANDO?a Resolução UNESP nº 43, de 27 de agosto de 2013, que estabelece a implementação das políticas de ações afirmativas nos cursos de graduação da Universidade Estadual Paulista; CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar as políticas de ações afirmativas no âmbito da Pós-Graduação em Geografia na FCT/UNESP. CONSIDERANDO que outras Universidades Públicas no Brasil, em diversos Programas de Pós- Graduação, estão adotando Políticas de Ações Afirmativas para pretos, pardos e indígenas, ampliando a diversidade étnica e cultural em seu corpo discente;

2 CONSIDERANDO que Universidades Públicas no Brasil que adotaram o sistema de cotas têm evidenciado a melhora do ensino, tendo em vista a participação efetiva de cotistas em espaços de pesquisa e extensão, dentro e além dos limites acadêmicos; O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA RESOLVE: Art. 1º O Programa de Pós-Graduação em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, câmpus de Presidente Prudente, adotará ações afirmativas para a inclusão de pretos, pardos, indígenas, deficientes e pessoas oriundas de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita no seu corpo discente. Parágrafo único: As ações afirmativas de que trata essa instrução normativa se darão por meio de reserva de vagas para candidatos cotistas. Art. 2º Consideram-se cotistas para os fins desta Instrução Normativa os estudantes que se autodeclararem pretos, pardos, indígenas, deficientes e pessoas oriundas de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, em documento preenchido no ato da inscrição. 1º Para aqueles que efetuarem sua inscrição se autodeclarando preto e/ou pardo (preenchimento de declaração conforme ANEXO 1), serão considerados os quesitos cor, raça e etnia utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e conferidos e avaliados pela Comissão de Verificação conforme Art. 3 desta Instrução Normativa. 2º Para aqueles que efetuarem sua inscrição se autodeclarando indígena (preenchimento de declaração conforme ANEXO 1), serão considerados os quesitos cor, raça e etnia utilizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além da indicação na ficha de inscrição, deverá ser anexado também cópia do Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) ou declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena assinada por liderança local. 3º Para aqueles que efetuarem sua inscrição se autodeclarando deficiente (preenchimento de declaração conforme ANEXO 2), deverá ser anexado laudo médico, preferencialmente emitido nos últimos seis meses, fornecido por instituição de saúde, com parecer descritivo da deficiência, nos termos do Código Internacional de Doenças (CID) e de acordo com as determinações estabelecidas pela Lei Federal nº 7853/1989 e pelos Decretos Federais nº 3298/1999 e nº 5296/ º Para aqueles que efetuarem sua inscrição como pessoas oriundas de família com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita, deverão ser acrescentados documentos comprobatórios que indiquem a situação de baixa renda aqui determinada.

3 Art. 3º A veracidade da autodeclaração, feita pelo candidato no ato da inscrição, será aferida por uma Comissão de Verificação de Autodeclaração em um momento específico durante o processo seletivo; 1º A Comissão de Verificação de Autodeclaração deverá ser composta por 1 docente do Programa de Pós-Graduaação em Geografia da FCT, 1 docente da FCT/UNESP indicado pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação em Geografia e 1 Assistente Social. 2º A Comissão de Verificação de Autodeclaração deverá deliberar sobre a lista aprovada de aferição antes da homologação do resultado final; Art. 4º O candidato cotista concorrerá em igualdade de condições com os demais candidatos no que se refere aos requisitos para a vaga no PPGG, ao conteúdo das provas, à avaliação e aos critérios de aprovação, ao dia, horário e local de aplicação das provas e à nota mínima exigida para aprovação. Parágrafo único Os candidatos à reserva de vagas para pessoas com deficiência poderão solicitar alterações/adequações específicas para a realização da(s) etapa(s) do processo seletivo, de acordo com as orientações do edital. Art. 5º O processo seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia será regido por edital específico, de acordo com suas atribuições legais e regulamentares. Art. 6º O número de vagas oferecidas em cada processo seletivo será fixado no edital, observandose os seguintes...: 1º No prazo de 4 (quatro) anos, o Programa de Pós-Graduação em Geografia deverá atingir a meta de inclusão de 50% de estudantes cotistas, sendo 20% em 2019, 35% em 2020 e 50% em º Os candidatos cotistas concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. 3º Os candidatos cotistas classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

4 4º Em caso de desistência de candidatos cotistas aprovados em vaga reservada, a vaga será preenchida pelos candidatos cotistas posteriormente classificados. 5º Na hipótese de não haver candidatos cotistas aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados, observada a ordem de classificação. Art. 7º Caso a aplicação do percentual de que trata o 1ºdo Art. 5º desta Instrução Normativa resulte em número fracionário, o quantitativo das vagas reservadas será elevado até o primeiro número inteiro subsequente, em caso de fração igual ou maior que 0,5 (cinco décimos), ou diminuído para o número inteiro imediatamente inferior, em caso de fração menor que 0,5 (cinco décimos). Art. 8º Aplicam-se aos discentes que ingressarem pelo sistema de cotas as mesmas regras aplicadas aos demais discentes do PPGG no que se refere ao desenvolvimento de suas atividades conforme as diretrizes estabelecidas no regulamento interno do Programa. Art. 9º Caberá à Comissão de Bolsa do Programa de Pós-Graduação em Geografia, considerando os termos acima elencados, definir critérios que contemplem os candidatos aprovados pelo sistema de cotas, observadas as normas dos órgãos de fomento e de acompanhamento e avaliação. Parágrafo único Sugere-se o diálogo com a Coordenadoria de Permanência Estudantil (COPE) da UNESP, com o objetivo de viabilizar aos pós-graduandos cotistas em situação de vulnerabilidade socioeconômica a possibilidade de concorrer aos Auxílios de Permanência Estudantil. Art. 10º Esta Instrução Normativa não se aplicará ao processo seletivo cujo edital já tenha sido publicado antes de sua entrada em vigor. Art. 11º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação e terá vigência pelo prazo de 5 (cinco) anos, prorrogáveis a partir do acompanhamento e avaliação de seus objetivos por uma comissão específica composta por docentes e discentes do referido Programa de Pós- Graduação.

5 Art. 12º Os casos omissos serão resolvidos pelo Conselho do Programa de Pós-Graduação em Geografia. APROVADA EM REUNIÃO DO CONSELHO DO PPGG DE 18 DE MAIO DE 2018.

6 ANEXO 1 TERMO DE AUTODECLARAÇÃO ÉTNICO-RACIAL Eu,, CPF, portador do documento de identidade, declaro, para o fim específico de atender à documentação exigida pela Instrução Normativa PPGG. aderir ao Edital do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em nível de (Mestrado/Doutorado), me autodeclaro: ( ) Preto ( ) Pardo ( ) Indígena* Declaro, também, estar ciente de que a prestação de informação falsa, apurada posteriormente ao ingresso no Programa, em procedimento que me assegure o contraditório e ampla defesa, ensejará o cancelamento de minha matrícula na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis., de de. Assinatura do Candidato * Para atender ao disposto no parágrafo único do 2º do Art. 2º da Instrução Normativa PPGG., no caso de indígena, deve ser apresentado, no ato da matrícula no curso, cópia do Registro Administrativo de Nascimento e Óbito de Índios (RANI) OU declaração de pertencimento emitida pelo grupo indígena assinada por liderança local.

7 ANEXO 2 TERMO DE DECLARAÇÃO DE DEFICIÊNCIA* Eu,, CPF, portador do documento de identidade, declaro, para o fim específico de atender à documentação exigida pela Instrução Normativa PPGG. aderir, pelo sistema de cotas, ao Edital do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Geografia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em nível de (Mestrado/Doutorado). Declaro ser pessoa com deficiência, de acordo com o Código Internacional de Doenças. Declaro, também, estar ciente de que a prestação de informação falsa, apurada posteriormente ao ingresso no Programa, em procedimento que me assegure o contraditório e ampla defesa, ensejará o cancelamento de minha matrícula na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, sem prejuízo das sanções penais eventualmente cabíveis., de de. Assinatura do Candidato *Conforme 3º Art. 2º da Instrução Normativa PPGG., deverá ser anexado laudo médico, preferencialmente emitido nos últimos seis meses, fornecido por instituição de saúde, com parecer descritivo da deficiência, nos termos do Código Internacional de Doenças (CID) e de acordo com as determinações estabelecidas pela Lei Federal nº 7853/1989 e pelos Decretos Federais nº 3298/1999 e nº 5296/2004. t i l i z a d o s p e l a A s s i s t e n t e S o c i a l

Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO A presente minuta trata de uma proposta construída pela Comissão de Ações Afirmativas na Pós-Graduação instituída

Leia mais

RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 07/2015

RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 07/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS RESOLUÇÃO - CONSUNI Nº 07/2015 Dispõe sobre a política de ações afirmativas para pretos, pardos e indígenas na Pós-Graduação stricto sensu na UFG O

Leia mais

Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO A presente minuta trata de uma proposta construída pela Comissão de Ações Afirmativas na Pós-Graduação instituída

Leia mais

Portaria da Presidência

Portaria da Presidência 01 A Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, no uso das atribuições, conferidas pelo Estatuto aprovado pelo creto n 8.932, de 14 de dezembro de 2016 e pelo creto Presidencial de 03 de janeiro de 2017, publicado

Leia mais

Orientação técnica da PRPG para aplicação da RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 07/2015. (Cotas PPI para os cursos de Pós-Graduação da UFG)

Orientação técnica da PRPG para aplicação da RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 07/2015. (Cotas PPI para os cursos de Pós-Graduação da UFG) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO Orientação técnica da PRPG para aplicação da RESOLUÇÃO CONSUNI Nº 07/2015 (Cotas PPI para os cursos de Pós-Graduação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 048/2018.

RESOLUÇÃO Nº 048/2018. RESOLUÇÃO Nº 048/2018. EMENTA: Dispõe sobre política de ações afirmativas para ne gros (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência ou pessoas trans na Pós-Graduação Stricto sensu na UFRPE. A

Leia mais

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 29, DE 01 DE SETEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 29, DE 01 DE SETEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 29, DE 01 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre Ações Afirmativas na Pós-Graduação do IFPB que trata da inclusão de negros (pardos e pretos), indígenas e pessoas com deficiência em

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS RESOLUÇÃO N o 02/2017, DE 04 DE ABRIL DE 2017 Dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na Pós-Graduação stricto sensu na Universidade Federal

Leia mais

Universidade Federal de Ouro Preto Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Universidade Federal de Ouro Preto Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação PORTARIA PROPP/UFOP Nº 024, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017. O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da de Ouro Preto, no uso de suas atribuições legais, Considerando a Portaria Normativa MEC nº 13, de 11 de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO RESOLUÇÃO CONSEPE N. o 131, DE 30 DE OUTUBRO DE 2017. Dispõe sobre a adequação da Resolução CONSEPE Nº 98, de 13 de novembro de 2012, que trata da adequação do Programa de Ação Afirmativa na UFMT, à Lei

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 4

PROVA DISCURSIVA P 4 PROVA DISCURSIVA P 4 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 222, DE 31 DE AGOSTO DE (*)

RESOLUÇÃO Nº 222, DE 31 DE AGOSTO DE (*) RESOLUÇÃO Nº 222, DE 31 DE AGOSTO DE 2018. (*) O PRESIDENTE DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, nos termos

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUP N 052/2017, DE 22 DE AGOSTO DE 2017

RESOLUÇÃO CONSUP N 052/2017, DE 22 DE AGOSTO DE 2017 RESOLUÇÃO CONSUP N 052/2017, DE 22 DE AGOSTO DE 2017 Estabelece a Política de Ações Afirmativas de Inclusão Socioeconômica, Étnico-Racial e para Pessoas com Deficiência para os Cursos Técnicos de Nível

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1 RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1 O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS RIO VERDE, no

Leia mais

o TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, no uso

o TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, no uso RESOLUÇÃO TRE/SP N.O 378/2016 Dispõe sobre a reserva de vagas aos negros nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. o TRIBUNAL

Leia mais

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil; RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva de vagas à população negra nos concursos públicos para Defensor Público e para Servidor da Defensoria Pública, prevista no artigo 49

Leia mais

Ampla concorrência:

Ampla concorrência: 16. DA DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA. 16.1 - Ampla concorrência: DOCUMENTAÇÃO PARA TODAS AS MODALIDADES DE CONCORRÊNCIA: Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação:

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS RIO VERDE,

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001 AO EDITAL Nº 07, DE 23 DE JULHO DE Anexo I

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001 AO EDITAL Nº 07, DE 23 DE JULHO DE Anexo I EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001 AO EDITAL Nº 07, DE 23 DE JULHO DE 2013 O Reitor do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), no uso de suas atribuições legais conferidas pelo

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 10, DE 27 DE MARÇO DE 2017

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 10, DE 27 DE MARÇO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 2013 / 2044 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 10,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19/2018

RESOLUÇÃO Nº 19/2018 RESOLUÇÃO Nº 19/2018 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão máximo de deliberação no plano didático-científico da Universidade Federal de Viçosa, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

EDITAL Nº 02, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 02, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 02, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017. PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO NOS CURSOS DE MODALI TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFRS DO CAMPUS RIO GRANDE PARA INGRESSO

Leia mais

EDITAL Nº 08, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 08, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 08, DE 21 DE FEVEREIRO DE 2017. PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO NOS CURSOS DE NÍVEL SUPERIOR VIA CONCURSO VESTIBULAR E SISU DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE PARA

Leia mais

EDITAL Nº 03, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017.

EDITAL Nº 03, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017. EDITAL Nº 03, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2017. PREENCHIMENTO DAS VAGAS REMANESCENTES DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO NOS CURSOS DE MODALI TÉCNICO SUBSEQUENTES AO ENSINO MÉDIO DO IFRS DO CAMPUS RIO GRANDE PARA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU Edital da PROGRAD nº 02, de 11 de janeiro de 2019

PROCESSO SELETIVO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU Edital da PROGRAD nº 02, de 11 de janeiro de 2019 PROCESSO SELETIVO SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA SiSU 2019 Edital da PROGRAD nº 02, de 11 de janeiro de 2019 PROCEDIMENTOS PARA AFERIÇÃO DA VERACIDADE DA AUTODECLARAÇÃO NO PROCESSO SELETIVO SISU 2019 A Pró-Reitoria

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 26/CUn/2012, de 16 de outubro 2012.

RESOLUÇÃO NORMATIVA N.º 26/CUn/2012, de 16 de outubro 2012. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048) 3721-9522 - 3721-9661 -3721-4916

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO Nº 01/2019 GERENCIA PLENA FINANCEIRA - PROGRAD 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data. JÚLIO XANDRO HECK Presidente do Conselho Superior IFRS

RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data. JÚLIO XANDRO HECK Presidente do Conselho Superior IFRS Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 023, DE 23 DE ABRIL DE 2019 O PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL (IFRS), no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº, 140 DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO 2016/2 CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NA FORMA DE CONCOMITÂNCIA EXTERNA

EDITAL Nº, 140 DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO 2016/2 CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA NA FORMA DE CONCOMITÂNCIA EXTERNA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Sertão EDITAL Nº, 140 DE 16 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019 UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAMA DE ESTÁGIO INTERNO 2019 EDITAL DE SELEÇÃO PARA ESTÁGIO INTERNO NÃO OBRIGATÓRIO Nº 01/2019 SUPERINTENDÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO 1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O presente

Leia mais

EDITAL N 43 DE 06 DE SETEMBRO DE 2018

EDITAL N 43 DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 EDITAL N 43 DE 06 DE SETEMBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE r FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC A Diretora Geral do Campus Caraguatatuba do Instituto

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. (Texto consolidado. Alterado pelas Res. 005.2017, publicada em 26 de outubro de 2017 e 005.2018, publicada em 15 de novembro de 2018). RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva

Leia mais

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil; (Texto consolidado. Alterado pela Res. 005.2017, publicada em 26 de outubro de 2017). RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva de vagas à população negra nos concursos públicos

Leia mais

LEI Nº 6.390, DE 13 DE JANEIRO DE Publicada no Diário Oficial do Estado de 13/01/94

LEI Nº 6.390, DE 13 DE JANEIRO DE Publicada no Diário Oficial do Estado de 13/01/94 LEI Nº 6.390, DE 13 DE JANEIRO DE 1994 Publicada no Diário Oficial do Estado de 13/01/94 Isenta da Taxa de Inscrição de Vestibular nas instituições de ensino superior mantidas pelo Estado de Mato Grosso

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 002 / 2015

AVISO DE EDITAL Nº 002 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FACE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPE) AVISO DE EDITAL Nº 002 / 2015

Leia mais

Resolução N º Programa de Ações Afirmativas da Udesc

Resolução N º Programa de Ações Afirmativas da Udesc Resolução N º ------- Programa de Ações Afirmativas da Udesc O Reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina no uso de suas atribuições e considerando: - a autonomia didático-científica, administrativa

Leia mais

1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 DO IFNMG PARA CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DENÍVEL MÉDIO NAMODALIDADE SUBSEQUENTE/CONCOMITANTE.

1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 DO IFNMG PARA CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DENÍVEL MÉDIO NAMODALIDADE SUBSEQUENTE/CONCOMITANTE. EDITAL Nº 217, DE 23 SETEMBRO DE 2015 1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 DO IFNMG PARA CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DENÍVEL MÉDIO NAMODALIDADE SUBSEQUENTE/CONCOMITANTE. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº... /UNESPAR, DE... DE... DE 2018.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº... /UNESPAR, DE... DE... DE 2018. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº... /UNESPAR, DE... DE... DE 2018. Dispõe sobre a Política de Cotas da Unespar no Processo Seletivo Vestibular e no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação para candidatos

Leia mais

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA TURMAS INGRESSANTES CURSOS TÉCNICOS REGULARES 1º SEM CAMPUS PETROLINA

CALENDÁRIO DE MATRÍCULA TURMAS INGRESSANTES CURSOS TÉCNICOS REGULARES 1º SEM CAMPUS PETROLINA CALENDÁRIO DE MATRÍCULA TURMAS INGRESSANTES CURSOS TÉCNICOS REGULARES 1º SEM. 2019 CAMPUS PETROLINA MATRÍCULAS DATA HORÁRIO CURSOS MÉDIO INTEGRADO 05 e 06/02/2019 14:00 às 20:00 CURSOS SUBSEQUENTE 07 e

Leia mais

DECRETO Nº DE 08 DE AGOSTO DE 2014

DECRETO Nº DE 08 DE AGOSTO DE 2014 Imprimir "Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado." DECRETO Nº 15.353 DE 08 DE AGOSTO DE 2014 Regulamenta a reserva de vagas à população negra nos concursos públicos e processos

Leia mais

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CANDIDATOS ÀS VAGAS DO SISTEMA DE COTAS UFPE

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CANDIDATOS ÀS VAGAS DO SISTEMA DE COTAS UFPE ANEXO 7 INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CANDIDATOS ÀS VAGAS DO SISTEMA DE COTAS UFPE De acordo com a com a Portaria UFPE nº 02 de 01 de fevereiro de 2016, e com a Portaria MEC n. 13, de 11 de maio de 2016

Leia mais

PORTARIA Nº 05/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2018.

PORTARIA Nº 05/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2018. PORTARIA Nº 05/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 01 DE FEVEREIRO DE 2018. Dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial dos candidatos classificados no Processo Seletivo para as vagas

Leia mais

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário Alterações incluídas no texto: Decisão nº 429/2012, de 26/10/2012 Decisão nº 406/2013, de 26/08/2013 Decisão nº 245/2014, de 04/07/2014 DECISÃO Nº 268/2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO,

Leia mais

DECISÃO Nº 312/2016 D E C I D E. I - aprovar as mudanças na Decisão nº 268/2012 do Conselho Universitário, como seguem:

DECISÃO Nº 312/2016 D E C I D E. I - aprovar as mudanças na Decisão nº 268/2012 do Conselho Universitário, como seguem: CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 312/2016 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de 30/09/2016, tendo em vista o constante no processo nº 23078.015674/2016-86, de acordo com o Parecer Emendado nº

Leia mais

EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016.

EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016. EDITAL Nº 15/2016, DE 01 DE NOVEMBRO DE 2016. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso no Curso Técnico de Nível Médio em Informática, na modalidade Concomitante/Subsequente. O DIRETOR

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 26/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 26/2018 RESOLUÇÃO Nº 26/2018 Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Simplificado Extraordinário da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação no semestre letivo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01 DO EDITAL Nº 40/2017 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 33/CUn/2013, DE 17 SETEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 33/CUn/2013, DE 17 SETEMBRO DE 2013. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS CAMPUS UNIVERSITÁRIO - TRINDADE CEP: 88040-900 - FLORIANÓPOLIS - SC TELEFONE (048) 3721-9522 - 3721-9661 -3721-4916

Leia mais

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E

DECISÃO Nº 268/2012 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário Alterações incluídas no texto: Decisão nº 429/2012, de 26/10/2012 Decisão nº 406/2013, de 26/08/2013 DECISÃO Nº 268/2012 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, nas sessões de 03/08/2012

Leia mais

EDITAL Nº 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE PROEJA CAMPUS CAXIAS DO SUL

EDITAL Nº 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE PROEJA CAMPUS CAXIAS DO SUL EDITAL Nº 55, DE 10 DE NOVEMBRO DE 2016 PROCESSO SELETIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE PROEJA CAMPUS CAXIAS DO SUL O DIRETOR-GERAL do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 101/2017/CUn, DE 27 DE JUNHO DE 2017

RESOLUÇÃO NORMATIVA Nº 101/2017/CUn, DE 27 DE JUNHO DE 2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ÓRGÃOS DELIBERATIVOS CENTRAIS Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima - Trindade CEP: 88040-900 - Florianópolis - SC Telefone:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 01/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 01/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA CONSELHO ACADÊMICO DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 01/2017 Institui normas para procedimentos, editais e reservas de vagas para processos

Leia mais

PORTARIA Nº 004/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 26 DE JANEIRO DE 2017.

PORTARIA Nº 004/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 26 DE JANEIRO DE 2017. PORTARIA Nº 004/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 26 DE JANEIRO DE 2017. Dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial dos candidatos classificados no Processo Seletivo para as vagas

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS MATÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS MATÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS MATÃO EDITAL Nº 0013/2019 DRG/MTO, DE 08 DE JANEIRO DE 2019 PROCESSO SELETIVO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS

Leia mais

Gabinete do Deputado Davidson Magalhães PCdoB/BA

Gabinete do Deputado Davidson Magalhães PCdoB/BA PROJETO DE LEI Nº,DE 2015. (Do Sr. Davidson Magalhães) Dispõe sobre a reserva de vagas para o ingresso na pós-graduação nas universidades e instituições federais de ensino superior e dá outras providências.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Marco Zero Macapá-AP, CEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Marco Zero Macapá-AP, CEP EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 08 DE 16 DE ABRIL DE 2018 A Reitora da Universidade Federal do Amapá, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 15 de setembro de 2014, publicado no Diário Oficial

Leia mais

PORTARIA Nº 003/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 22 DE JANEIRO DE 2019.

PORTARIA Nº 003/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 22 DE JANEIRO DE 2019. PORTARIA Nº 003/PROGRAD/SAAD/UFSC, DE 22 DE JANEIRO DE 2019. Dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial dos candidatos classificados no Processo Seletivo para as vagas

Leia mais

DECISÃO Nº 212/2017 D E C I D E

DECISÃO Nº 212/2017 D E C I D E CONSUN Conselho Universitário DECISÃO Nº 212/2017 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessões de 15/09/2017 e 22/09/2017, de acordo com a proposta da Comissão Especial designada pela Portaria n 6527-GR, de 20/07/2017,

Leia mais

CONSUN Conselho Universitário

CONSUN Conselho Universitário CONSUN Conselho Universitário PROCESSO Nº: 23078.015674/2016-86 DECISÃO Nº xxx/2016 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, em sessão de xx/xx/xxxx, tendo em vista o constante no processo nº 23078.015674/2016-86, de

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Entomologia Médica

CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Entomologia Médica CHAMADA DE SELEÇÃO PÚBLICA Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Entomologia Médica - 2018 O da torna público, para conhecimento dos interessados a chamada de Seleção Pública, contendo normas e orientações

Leia mais

EDITAL N.º 030 DE 19 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL N.º 030 DE 19 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL N.º 030 DE 19 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO A Direção Geral do câmpus São José dos Campos, do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO GRUPO PET FÍSICA EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO GRUPO PET FÍSICA EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA EDITAL PARA SELEÇÃO DE BOLSISTA Edital nº 02/2018 O grupo PET - Física da Universidade Federal de Pelotas, de acordo com o disposto na Lei nº 11.180 de 23 de setembro de 2005, na Portaria MEC 976 de 27

Leia mais

EDITAL Nº 07/2018/DSI/PROEN-IFAL PROEJA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EDITAL Nº 07/2018/DSI/PROEN-IFAL PROEJA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EDITAL Nº 07/2018/DSI/PROEN-IFAL PROEJA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2018.1 O Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas, no uso de suas atribuições, faz saber

Leia mais

EDITAL Nº 001, DE 06 DE JANEIRO DE PROCESSO SELETIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE PROEJA CAMPUS CAXIAS DO SUL

EDITAL Nº 001, DE 06 DE JANEIRO DE PROCESSO SELETIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE PROEJA CAMPUS CAXIAS DO SUL EDITAL Nº 001, DE 06 DE JANEIRO DE 2016. PROCESSO SELETIVO PARA O INGRESSO NO CURSO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MODALIDADE PROEJA CAMPUS CAXIAS DO SUL O Diretor-Geral Pro Tempore do Instituto Federal de

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 002/2016

AVISO DE EDITAL Nº 002/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FACE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPE) AVISO DE EDITAL Nº 002/2016

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CORRENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CORRENTE EDITAL Nº 09/2017, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Informática e Meio Ambiente, na modalidade Concomitante/Subsequente.

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 11, de 14 de junho de 2012.

RESOLUÇÃO Nº 11, de 14 de junho de 2012. RESOLUÇÃO Nº 11, de 14 de junho de 2012. Institui o programa de ações afirmativas para garantia do decréscimo das desigualdades raciais e sociais e regulamenta a política de verticalização do ensino no

Leia mais

EDITAL Nº 195, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL Nº 195, DE 16 DE DEZEMBRO DE 2016 O REITOR SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RONDÔNIA, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no Artigo 37, inciso II, da Constituição Federal do

Leia mais

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão de Pessoas PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão de Pessoas PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018 Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão de Pessoas PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018 Regulamenta o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração

Leia mais

5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas

5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas 5 - Documentos para matrícula e para comprovação das políticas de ações afirmativas 5.1 - Ampla concorrência: Documentos para matrícula Para a efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar a seguinte

Leia mais

Ampla Concorrência etnias Indígenas. Pretos, Pardos e

Ampla Concorrência etnias Indígenas. Pretos, Pardos e III. DA OFERTA DE VAGAS Vagas Ação Afirmativa Curso Turno Código Vagas Ampla Concorrência Ação Afirmativa I Pretos, Pardos e Outras etnias Indígenas Ação Afirmativa II Pretos, Pardos e Indígenas Outras

Leia mais

EDITAL Nº 29, 14 DE JUNHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DE CURSO DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 29, 14 DE JUNHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DE CURSO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 29, 14 DE JUNHO DE 2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DE CURSO DE EXTENSÃO A Diretoria-Geral do Campus Bragança Paulista do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

3.1 São 80 vagas para o curso, distribuídas conforme avaliação dos títulos no quadro a seguir: Quadro 2 Pontuação dos títulos

3.1 São 80 vagas para o curso, distribuídas conforme avaliação dos títulos no quadro a seguir: Quadro 2 Pontuação dos títulos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Rua Barão de Mauá, 30 Jucutuquara 29040-860 Vitória ES 27 3198-0900 EDITAL 40/2019

Leia mais

EDITAL Nº 12/2018/DSI/PROEN-IFAL (RETIFICADO) PROEJA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

EDITAL Nº 12/2018/DSI/PROEN-IFAL (RETIFICADO) PROEJA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EDITAL Nº 12/2018/DSI/PROEN-IFAL (RETIFICADO) PROEJA - PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS 2018.2.2 O Reitor Substituto em Exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas,

Leia mais

ANEXO IV. Documentação comprobatória para reserva das vagas fora das cotas sociais:

ANEXO IV. Documentação comprobatória para reserva das vagas fora das cotas sociais: ANEXO IV Documentação comprobatória para reserva das vagas fora das cotas sociais: Opção 01 (L.C.): Para os candidatos que optarem às vagas de Livre concorrência. Documentação básica para matrícula (item

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PORTARIA Nº 281/PROGRAD/UFSC/2012, DE 22 DE OUTUBRO DE 2012. Dispõe sobre as normas, o período e o local de realização da matrícula inicial

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO DE MATRÍCULA AOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NA MODALIDADE DE RESERVA DE VAGA: L2

ORIENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO DE MATRÍCULA AOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NA MODALIDADE DE RESERVA DE VAGA: L2 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS TUCURUÍ DIREÇÃO GERAL COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO TÉCNICO 2017 ORIENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO DE MATRÍCULA AOS CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO PARA CADASTRO RESERVA DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO DO PPGLITCULT

EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO PARA CADASTRO RESERVA DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO DO PPGLITCULT EDITAL Nº 01/2018 SELEÇÃO PARA CADASTRO RESERVA DE CONCESSÃO DE BOLSAS DE MESTRADO ACADÊMICO E DE DOUTORADO DO PPGLITCULT A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura (PPGLitCult),

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2015

EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2015 EDITAL Nº 02/2015 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2015 O DIRETOR GERAL PRO TEMPORE SUBSTITUTO DO INSTITUTO FEDERAL BAIANO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 80/2012/CONEPE Substitui a Resolução nº 58/2012/CONEPE, que institui

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PROCESSO SELETIVO ANUAL PELO ENEM

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2017 O Diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - Campus Avançado José de Freitas, no uso de suas atribuições legais, de acordo com as disposições

Leia mais

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018

EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí Campus Avançado do Dirceu Arcoverde EDITAL DE CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2018

Leia mais

EDITAL Nº. 02, de 17 de Fevereiro de 2014 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2014

EDITAL Nº. 02, de 17 de Fevereiro de 2014 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2014 EDITAL Nº. 02, de 17 de Fevereiro de 2014 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES PARA INGRESSO DE ESTUDANTES EM 2014 A Diretora Geral Pro Tempore Substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE GRADUAÇÃO ATENÇÃO: O cadastro/matrícula para os cursos do Campi II (Areia), III (Bananeiras) e IV (Mamanguape e Rio Tinto) Litoral Norte, será realizado em João Pessoa- PB, no auditório da Reitoria. SERVIÇO PÚBLICO

Leia mais

MATRICULA NO PROCESSO SELETIVO NÍVEL MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EDITAL Nº 39/2017 PROEN/IFRN DESCRIÇÃO DAS VAGAS

MATRICULA NO PROCESSO SELETIVO NÍVEL MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EDITAL Nº 39/2017 PROEN/IFRN DESCRIÇÃO DAS VAGAS MATRICULA NO PROCESSO SELETIVO NÍVEL MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EDITAL Nº 39/2017 PROEN/IFRN DESCRIÇÃO DAS VAGAS AMPLA CONCORRÊNCIA LISTA GERAL - Candidatos habilitados ao mesmo campus/curso/turno, em

Leia mais

EDITAL Nº 007, DE 06 DE FEVEREIRO 2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 007, DE 06 DE FEVEREIRO 2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL Nº 007, DE 06 DE FEVEREIRO 2019 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO A Diretoria-Geral do Câmpus Avançado Jundiaí do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: POLO 02 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- N 01/2017

MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA: POLO 02 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- N 01/2017 Universidade Federal de Goiás Regional Catalão Unidade Acadêmica Especial de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física [Polo 02: UFG - Universidade Federal de Goiás] MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO DE MATRÍCULA AOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NA MODALIDADE DE RESERVA DE VAGA: L1

ORIENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO DE MATRÍCULA AOS CANDIDATOS APROVADOS E CLASSIFICADOS NA MODALIDADE DE RESERVA DE VAGA: L1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ CAMPUS TUCURUÍ DIREÇÃO GERAL COMISSÃO DO PROCESSO SELETIVO TÉCNICO 2017 ORIENTAÇÃO DE HABILITAÇÃO DE MATRÍCULA AOS CANDIDATOS

Leia mais

CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS PARA CHAMADA PÚBLICA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS OFERTADAS PELO ENEM NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE

CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS PARA CHAMADA PÚBLICA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS OFERTADAS PELO ENEM NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS PARA CHAMADA PÚBLICA PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS OFERTADAS PELO ENEM NOS CURSOS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA SUBSEQUENTE EDITAL Nº 07/2015 DE 09 DE FEVEREIRO DE 2015 O, de acordo

Leia mais

Edital de Convocação nº 02/2019/DERA/CBV/IFRR

Edital de Convocação nº 02/2019/DERA/CBV/IFRR Edital de Convocação nº 02/2019/DERA/CBV/IFRR A Diretora Geral do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima - IFRR, no uso de suas atribuições legais, considerando

Leia mais

EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL Nº 19, DE 06 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO A Diretoria-Geral do Câmpus Avançado Jundiaí do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

REGIMENTO DE POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO IFRJ

REGIMENTO DE POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO IFRJ REGIMENTO DE POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO IFRJ Anexo à Resolução nº 51 de 08 de dezembro de 2017. Dispõe sobre a política de ações afirmativas para negros

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 002/2019

AVISO DE EDITAL Nº 002/2019 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FACE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPE) AVISO DE EDITAL Nº 002/2019

Leia mais

AVISO DE EDITAL Nº 004 / 2015

AVISO DE EDITAL Nº 004 / 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E CIÊNCIAS ECONÔMICAS (FACE) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA (PPE) AVISO DE EDITAL Nº 004 / 2015

Leia mais