Lição 4 - Resgatando a alegria do convívio no lar Texto Bíblico: Salmos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 4 - Resgatando a alegria do convívio no lar Texto Bíblico: Salmos"

Transcrição

1 Lição 4 - Resgatando a alegria do convívio no lar Texto Bíblico: Salmos Esse texto, para mim, é o retrato de uma família feliz. Homem feliz com tudo dando certo na sua vida, mulher feliz como uma videira frutífera, filhos felizes e perto dos pais. A família dos sonhos! Mas pode ser a realidade de qualquer família. Viver em família é uma coisa, mas viver feliz em família é outra bem diferente. Viver em família é uma necessidade, viver feliz em família é uma opção. Infelizmente não é raro ouvir pessoas dizendo: Minha casa está um inferno. Que lamentável! Um lugar que deveria representar o céu ser visto exatamente como o contrário. Ter um bom convívio dentro de casa, entre os membros da família, é uma das grandes riquezas que está se perdendo com o tempo. Conheço várias pessoas que, se pudessem, gostariam de recomeçar suas famílias, com os mesmos integrantes, mas com posturas diferentes. A ideia é não cometer os mesmos erros e tentar encontrar a tal felicidade no lar. Normalmente, a formação de um lar é cheia de expectativas de que ele será um lugar feliz. No início do casamento, quando só tem um homem e uma mulher, os planos são de zelarem para que a felicidade na nova família permaneça. Com a chegada dos filhos, amplia-se o prazer do convívio dentro de casa. Porém, com o passar do tempo, muitos lares são modificados no seu projeto inicial. Casamentos tornam-se um relacionamento hostil e desrespeitoso, e o convívio de pais e filhos transforma-se numa guerra dentro de casa. Com isso, há muitos lares onde esse prazer não existe mais, o mesmo se transformou em amargura e sofrimento. O lar é um lugar sagrado. É onde iniciamos a vida quando criança, depois, na adolescência, ele funciona como um refúgio seguro, para onde podemos correr e sermos amparados sempre que enfrentarmos nossos medos e conflitos. Na fase da juventude, quando amadurecemos um pouco mais, é entre os membros da família que mantemos a base de sustentação física, emocional e espiritual, até nos casarmos e iniciarmos um novo lar, onde o ciclo continua. Um lar equilibrado e harmonioso é tão importante na vida das pessoas que uma das exigências bíblicas feitas para quem deseja ser pastor, por exemplo, é exatamente cuidar bem do seu lar: Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (1Tm 3.4 NTLH).

2 Por toda a importância e significado que tem, o lar precisa ser cuidado de tal maneira que seja o melhor lugar em que alguém possa estar. Por isso, podemos afirmar que o melhor investimento que alguém pode fazer é na construção de um lar. A construção de uma casa é feita com cimento e tijolos, enquanto que o lar reúne um conjunto de fatores na sua formação, dentre eles, podemos destacar: amizade entre os membros da família, compreensão, respeito mútuo, cooperação, atenção, amor e, principalmente, presença de Deus. O salmista adverte: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1a). Para resgatar e/ou preservar a alegria da vida em família é preciso atentar para estes dois pilares de sustentação: relacionamento entre as pessoas e relacionamento com Deus. 1. Bom relacionamento Imprescindível para um lar feliz A Bíblia fala do ambiente familiar na visão de Deus. Na descrição feita através do salmista, o Senhor revela o modelo de lar em que o bom relacionamento é percebido. Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas. (Sl NTLH). Nessa descrição, a família está reunida em casa. A mulher é como a videira frutífera. Sabe-se que a videira (árvore onde nascem as uvas), para dar frutos, precisa estar apoiada (chama-se seu apoio de parreira) e bem tratada. Por ser muito sensível, para frutificar, ela precisa estar muito bem cuidada. Uma mulher, para ser frutífera, no sentido de realizar o seu papel de esposa, dona de casa, amiga, auxiliadora, conselheira, mãe, e viver de forma prazerosa como mulher, precisa estar incluída em um ambiente onde haja muito bom relacionamento, respeito e cuidados. Muitos homens reclamam que suas esposas apresentam um comportamento caracterizado por mau humor, pouca iniciativa, omissão, insegurança, etc. Porém, o que esses homens não percebem (ou percebem, mas não se importam) é que suas esposas precisam de um lar onde haja um bom relacionamento. Não é uma boa casa, bons móveis, boa conta bancária ou boa comida que farão uma mulher feliz e realizada. Essas coisas, por si só, não podem proporcionar felicidade duradoura. O que contribui para que uma mulher seja frutífera é um ambiente no lar onde o relacionamento, principalmente entre ela e seu esposo, seja afetuoso, íntimo e prazeroso.

3 O texto também mostra os filhos em uma situação de convívio próximo: os teus filhos como planta de oliveira à roda da tua mesa. Pais e filhos à mesa é a imagem de um relacionamento saudável. Um lar onde pais e filhos fazem as refeições juntos à mesa, tende a ser um lar feliz. Ao invés de ficarem reclamando o distanciamento dos filhos, os pais devem providenciar oportunidades para que todos estejam à mesa na hora das refeições, com uma conversa boa e agradável. Mesa de refeição não é lugar de cobranças nem de reclamações. Se a conversa for boa e bem humorada, os filhos gostarão de participar da mesa. Há muitas pessoas que, na tentativa de transformar o lar em um lugar agradável, se esforçam para construir uma casa confortável e equipá-la com móveis e utensílios que atendam bem a todos. Muitas dessas pessoas gastam toda energia e dinheiro nesses aspectos, em detrimento do verdadeiro investimento que pode edificar um lar, que é o bom convívio. A felicidade do lar não está em seus utensílios ou no conforto, nem mesmo na localização da casa, mas no clima gerado pelo convívio de seus integrantes. A vivência harmoniosa entre os cônjuges e entre pais e filhos é o que permite um lar feliz. As famílias que perderam o prazer do convívio entre seus membros devem iniciar o resgate do mesmo, investindo no bom relacionamento no lar. Para tanto, é preciso: - Que marido e mulher invistam no casamento, tendo momentos especiais como passeios a dois, jantares, bons diálogos, etc. - Que os pais não façam de seus momentos com os filhos uma oportunidade de cobranças e broncas, mas sim, de contar boas histórias, de mostrarem interesse pelas coisas importantes para seus filhos e darem boas gargalhadas juntos. Agindo assim, os filhos vão querer estar sempre por perto. - Que os filhos, por sua vez, não permitam que a tecnologia os afaste do convívio de seus pais. Hoje, os filhos ficam perto dos pais, mas sempre há um celular atraindo todo o seu tempo e atenção. O resgate e a manutenção da alegria no convívio são de responsabilidade de todos: marido, mulher, pais e filhos. 2. Palavra de Deus Base do bom convívio no lar Em qualquer tempo, independente das circunstâncias, todo lar pode experimentar a felicidade no convívio dos membros da família. Naturalmente que, por mais que as pessoas saibam disso e queiram que seja assim, é impossível a

4 construção de um lar verdadeiro, sem que o mesmo esteja nas mãos de Deus para edificar. Para a edificação segura de um lar, deve-se recorrer à infalível Palavra de Deus e aplicá-la na vida da família. Salomão enfatizou a falha de quem tenta edificar um lar sem Deus: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam (Sl 127.1). Jesus confirma essa verdade ao dizer a seus discípulos: Sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5). É preciso dar acesso pleno ao arquiteto da família para a sua edificação, e isso acontece quando aplicamos, de forma plena, sua Palavra no dia a dia da família. Quando um lar não é edificado de acordo com a Palavra de Deus, ele fica vulnerável a todo tipo de ameaças. Jesus também deixou isso claro ao contar a parábola das duas casas: Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. (Mt ). Há muitos lares ruindo pela falta de aplicação da Palavra de Deus no modo de viver da família. A felicidade dentro de casa é ameaçada por muitas tempestades que batem contra a família. Não adianta apenas as habilidades humanas para proteger a família da destruição, é fundamental ter como base a eficaz Palavra de Deus. Não apenas no discurso, mas no modo de agir dos membros da família. Para tanto, é preciso: - Que Deus seja amado e sua Palavra também. Isso se revela nos momentos de orações, no reconhecimento da ação de Deus nas vitórias e na dependência de Deus diante das lutas. - Que a família esteja sempre sob as orientações da Palavra do Senhor. - Que o nome do Senhor seja lembrado e exaltado na família. - Que leitura bíblica, orações e louvores não sejam oferecidos apenas no templo, mas também em casa. - Que haja coerência entre a fé a prática. Vida cristã precisa ser coerente. Para pensar e agir - Em geral, seu lar pode ser considerado um ambiente feliz?

5 - Na sua casa os membros da família têm prazer em fazer coisas juntas? - A Bíblia é praticada no dia a dia de sua família? - A Palavra de Deus é lida também em casa, ou só no templo? - Há momentos de oração na rotina de sua família? - Será que há a necessidade de resgatar a alegria do convívio em seu lar? Leitura Diária: Segunda-feira: Salmos Terça-feira: 1Timóteo 3.4 Quarta-feira: Salmos Quinta-feira: João 15.5 Sexta-feira: Mateus Sábado: Lucas Domingo: 1Tessalonicenses

Evangelho. Viver os ensinamentos Mateus: 7:21-27

Evangelho. Viver os ensinamentos Mateus: 7:21-27 Evangelho Viver os ensinamentos Mateus: 7:21-27 27 Mateus 7 21 Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22 Muitos me

Leia mais

Lição 11 Resgatando o interesse pela Palavra de Deus Texto Bíblico: Salmos 127.1

Lição 11 Resgatando o interesse pela Palavra de Deus Texto Bíblico: Salmos 127.1 Lição 11 Resgatando o interesse pela Palavra de Deus Texto Bíblico: Salmos 127.1 A maior riqueza de uma pessoa, aquilo que pode lhe conferir felicidade, não é dinheiro, nem poder, nem status, ou coisas

Leia mais

Lição 13 Resgatando o padrão de Deus para a família Texto Bíblico: Salmos 128.1

Lição 13 Resgatando o padrão de Deus para a família Texto Bíblico: Salmos 128.1 Lição 13 Resgatando o padrão de Deus para a família Texto Bíblico: Salmos 128.1 O salmo 128 é conhecido como o salmo da família, haja vista seu texto revelar uma família feliz, bem alimentada, alegre,

Leia mais

Lição 07 Planejamento em família: Base para um convívio harmonioso Texto Bíblico: Neemias 4.14c

Lição 07 Planejamento em família: Base para um convívio harmonioso Texto Bíblico: Neemias 4.14c Lição 07 Planejamento em família: Base para um convívio harmonioso Texto Bíblico: Neemias 4.14c Uma das maiores batalhas das famílias nos dias atuais é o tempo. Como ele se tornou precioso! Introdução

Leia mais

Lição 7 Resgatando o respeito entre os membros da família Texto Bíblico: Mateus 7.12

Lição 7 Resgatando o respeito entre os membros da família Texto Bíblico: Mateus 7.12 Lição 7 Resgatando o respeito entre os membros da família Texto Bíblico: Mateus 7.12 O termo respeito pode ser utilizado em várias situações. Em relação à origem do termo, em latim respectus, refere-se

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

O princípio para Intimidade com Deus

O princípio para Intimidade com Deus O princípio para Intimidade com Deus Obedecei aos vossos guias e sede submissos para com eles, pois velam por vossa alma, como quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo, porque

Leia mais

Lição 08 Dias de descanso em família Texto Bíblico: Êxodo 31.15a

Lição 08 Dias de descanso em família Texto Bíblico: Êxodo 31.15a Lição 08 Dias de descanso em família Texto Bíblico: Êxodo 31.15a Descansar é um mandamento. Todas as pessoas que separam um dia por semana, para nele descansar, não deve sentir culpa por fazê-lo, porém

Leia mais

EDIFICAÇÃO. Estrutura inabalável

EDIFICAÇÃO. Estrutura inabalável EDIFICAÇÃO Estrutura inabalável Série Orientações para o Líder Esse é o último tema da nossa série de estudos sobre família. Durante todo o mês de maio aprendemos sobre como podemos transformar nosso lar

Leia mais

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias."

QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO. E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias. QUE AVANÇA NA PRESENÇA E NO PODER DO ESPÍRITO SANTO "E irá adiante do Senhor, no Espírito e no Poder de Elias." Deus está levantando um povo (a Igreja) que se move pelo poder do Espirito Santo, alicerçado

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quinta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum Senhor,

Leia mais

Casamentos no Brasil 1/3 dos casamentos acabam em divórcio. 15 anos é o tempo médio de duração do casamento

Casamentos no Brasil 1/3 dos casamentos acabam em divórcio. 15 anos é o tempo médio de duração do casamento Casamentos no Brasil 1/3 dos casamentos acabam em divórcio Entre 1984 e 2016 o número de divórcios aumentou em 269% 15 anos é o tempo médio de duração do casamento Mateus 7:24-27 Portanto, quem ouve estas

Leia mais

Qual a grande motivação das pessoas para estabelecerem relacionamentos?!

Qual a grande motivação das pessoas para estabelecerem relacionamentos?! Qual a grande motivação das pessoas para estabelecerem relacionamentos?! Número de divórcios de 2009 para 2010 Região de Campinas 141% Outras regiões de SP 109%! Razões para o divórcio Religiosidade:!

Leia mais

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar.

Mas que tentações? Fazer o que se quer, ir pelo caminho mais fácil, preguiça, mandar nos outros (poder), fazer as coisas sem pensar. 2ª FEIRA 11 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz GPS Bom dia! Iniciamos o tempo da quaresma. 40 dias antes da Páscoa. Como tem acontecido todos os anos, temos para a comunidade alguns

Leia mais

I. UM PROJETO COMUM DE VIDA PARA UMA VIDA DE COMUNHÃO

I. UM PROJETO COMUM DE VIDA PARA UMA VIDA DE COMUNHÃO I. UM PROJETO COMUM DE VIDA PARA UMA VIDA DE COMUNHÃO Apresentação inicial conforme sugestão do guião. Alguns tópicos para o diálogo com os noivos: Acabámos de nos apresentar. E ficou bem claro, para todos

Leia mais

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34

O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 O OBREIRO E O RELACIONAMENTO FAMILIAR Ef 5:22-23 Ef 6:1-4 I Pe 3:1-7 I Cor 7:3-5 I Cor 7:33-34 INTRODUÇÃO: De conformidade com a palavra de Deus, o obreiro deve ter um bom, correto e eficaz relacionamento

Leia mais

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 4 - A MORDOMIA DA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO A FAMÍLIA PROJETO DE DEUS A Criação do homem e da mulher foi a mais importante criação do Senhor, sendo estes, feitos a imagem

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

INFORMATIVO. Informativo da Associação Sagrada Família JANEIRO *Neste mês destacamos a cor litúrgica que é Branca

INFORMATIVO. Informativo da Associação Sagrada Família JANEIRO *Neste mês destacamos a cor litúrgica que é Branca INFORMATIVO Informativo da Associação Sagrada Família JANEIRO 2019 *Neste mês destacamos a cor litúrgica que é Branca Onde Você Pode me Encontrar TRANSMISSÕES AO VIVO PELO FACEBOOK Facebook Pe. Delair

Leia mais

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo!

AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS. Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! AULA 5 FINANÇAS PARA CRIANÇAS Nome: Data: / /. Eu vi uma boneca maravilhosa na televisão, exclamou Sara. Quero comprar uma igual agora mesmo! Antes de conversarmos sobre a boneca, falou dona Dina, quero

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

MÓDULO 1 REINO DE DEUS Aula 12 Família e o Reino de Deus IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS

MÓDULO 1 REINO DE DEUS Aula 12 Família e o Reino de Deus IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS 1 MÓDULO 1 REINO DE DEUS Aula 12 Família e o Reino de Deus IGREJA MISSIONÁRIA PORTAIS ETERNOS Sumário A construção do reino na família... 3 A mulher e o homem na formação do reino na família... 4 A edificação

Leia mais

Mas o que fazer quando as colunas (nós) estiverem fracas? Muitas vezes, por falta de oração e comunhão com Deus, acabamos enfraquecendo.

Mas o que fazer quando as colunas (nós) estiverem fracas? Muitas vezes, por falta de oração e comunhão com Deus, acabamos enfraquecendo. Após a pregação dominical de um pastor que falava sobre a vida do Apóstolo Pedro, o qual era considerado coluna da Igreja de Cristo (Gl 2,9; Mt 16,18) e que, de igual forma, Deus quer que hoje, sejamos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO

ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO CONTEÚDOS ENSINO RELIGIOSO - 9º ANO Coleção Interativa UNIDADE 1 Preparo para o céu 1 - Rota errada A seriedade do pecado Características do pecado Solução 2- Giro de 180 graus Sentimento de culpa Verdadeiro

Leia mais

2ª FEIRA 17 de Setembro

2ª FEIRA 17 de Setembro 2ª FEIRA 17 de Setembro INTRODUÇÃO Bom dia! Ao começarmos esta semana, vamos olhar para Jesus. Jesus é o modelo de Pessoa que cada um de nós é chamado a ser. Somos chamados, como cristãos, a sermos como

Leia mais

Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15

Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15 Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 9 Firmeza na fé Texto Básico: João 15 Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer

Leia mais

Coleção de livretos 12 portas

Coleção de livretos 12 portas Coleção de livretos 12 portas Rápidos e objetivos (A Casa de Jesus) 19/09/2011 P.R. LOPES Começando a entender Quase todo mundo pensa que a Casa de Jesus é a Igreja Física! Porque não conhecem este versículo

Leia mais

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR

1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR 1º REVEZAMENTO TEMÁTICO NA E.B.Q. JANEIRO E FEVEREIRO DE 2013 TEMA: ORIENTAÇÃO FAMILIAR PROFESSORES: Davi Mendes e Cristiane Marinho FAMÍLIA ¹Família 1. Conjunto de pessoas do mesmo sangue. 2. Conjunto

Leia mais

Lição 5 Resgatando o lazer em família Texto Bíblico: Jó 1.4

Lição 5 Resgatando o lazer em família Texto Bíblico: Jó 1.4 Lição 5 Resgatando o lazer em família Texto Bíblico: Jó 1.4 Uma das áreas mais prejudicadas na vida das famílias é o lazer. Por falta de diversão em família muitos lares tornaram-se frios e o relacionamento

Leia mais

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA

O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA ESTUDO 20 O SALVO E SEU RELACIONAMENTO COM A IGREJA INTRODUÇÃO Para se compreender um pouco o relacionamento do salvo com a igreja, consideremos ligeiramente o conceito de Igreja de acordo com o Novo Testamento.

Leia mais

Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos

Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos Ler v SALMO 16:8-10 Em tua presença Senhor. Ler v. 8 > Raia um novo ano, estamos prestes a entrarem 2007, e como sempre, constatamos que 2006 passou muito rápido e tantas coisas aconteceram. A vida se

Leia mais

PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO

PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO PLANO DE CURSO OBJETIVO GERAL DA ÁREA DE ENSINO RELIGIOSO O direito fundamental à educação inclui receber, na formação integral, a capacitação necessária ao exercício da cidadania. O Ensino religioso tem

Leia mais

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã

1º Trimestre de 2017: Vida Cristã LIÇÃO 01 Salvação, a nova vida com Cristo Forme um quarteto. Pesquise sobre as fases da metamorfose da lagarta/ borboleta em comparação a conversão do cristão. + 10 pontos bônus (pela criatividade na apresentação:

Leia mais

Ter X Ser + Caça ao Tesouro

Ter X Ser + Caça ao Tesouro Ter X Ser + Caça ao Tesouro a) Para lermateus 13, 44 a 46 b) Para conversar: Encontro Anielli e Daniel 24.04.16 Grupo Shekinah 1. Para ser feliz é preciso ser rico? Por quê? 2. Qual é o segredo da felicidade?

Leia mais

Igreja Batista Fonte 06 Janeiro 2019 Ano XVI Ed. 796 Impressão e distribuição interna

Igreja Batista Fonte 06 Janeiro 2019 Ano XVI Ed. 796 Impressão e distribuição interna Igreja Batista Fonte 06 Janeiro 2019 Ano XVI Ed. 796 Impressão e distribuição interna Decisões para 2019 Através da Bíblia, Deus nos leva a perspectivas bem diferentes do que normalmente a maioria projeta

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro

ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro ESTOU CONTIGO NA PESSOA QUE ÉS! 2ª FEIRA 17 de setembro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Esta será a nossa primeira semana a sério neste novo ano. E o tema que nos vai guiar é o da pessoa de Jesus.

Leia mais

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA

O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Estudante: Ano: 6º Turma: Educador: Wagner Melo C. Curricular: Educação Religiosa O MUNDO QUE DEUS SONHOU PARA MIM E MINHA FAMÍLIA Deus nos criou para convivermos com outras pessoas e sermos felizes. A

Leia mais

Verifique As Suas Respostas

Verifique As Suas Respostas Verifique As Suas Respostas Lição 1 1 Ajuda-nos a aprender o que precisamos saber para viver neste mundo. 2 c) a ensinar. 3 a) Deus. b) crescer espiritualmente. c) Deus. 4 a) 2. pregação. b) 3. testemunho.

Leia mais

LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus

LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus LIÇÃO 2- FAZENDO DISCÍPULOS Texto Bíblico: Mateus 28.18-20 Introdução: Eu creio que andar em obediência a Deus é um consenso de todos os cristãos, mas parece que nos esquecemos da ordem de Jesus para a

Leia mais

Eu e a Minha Casa Serviremos ao Senhor Josué 24:14-17 Introdução:

Eu e a Minha Casa Serviremos ao Senhor Josué 24:14-17 Introdução: Eu e a Minha Casa Serviremos ao Senhor Josué 24:14-17 Introdução: Jaime Kemp fez a seguinte afirmação: Nossos filhos são fustigados com ensinos que redefinem a família e promovem valores que bombardeiam

Leia mais

O Rico sem juízo. Lc 12, 16-21

O Rico sem juízo. Lc 12, 16-21 O Rico sem juízo Lc 12, 16-21 Para que acumular tanto? Jesus proferiu outra parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância. E refletia consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho

Leia mais

TUDO COMEÇA POR UM COMEÇO.

TUDO COMEÇA POR UM COMEÇO. TUDO COMEÇA POR UM COMEÇO. Michel Silveira 1 2 TUDO COMEÇA PELO COMEÇO Dedico a você: 3 4 TUDO COMEÇA PELO COMEÇO Sumário. Primeira fase Namoro pg. 29 Segunda fase Noivado pg.39 Terceira fase Casamento

Leia mais

Lição 3 Resgatando o diálogo na família Texto Bíblico: Tiago 1.19

Lição 3 Resgatando o diálogo na família Texto Bíblico: Tiago 1.19 Lição 3 Resgatando o diálogo na família Texto Bíblico: Tiago 1.19 A comunicação entre seus membros é a coisa mais importante numa família. Muitos males, conflitos e até algumas tragédias seriam evitadas

Leia mais

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março 2ª FEIRA 25 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz Obrigatório! Iniciamos uma nova semana. E na nossa caminhada com Jesus acrescentamos mais um sinal que nos quer ajudar a viver bem

Leia mais

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus

Preparado por: Pr. Wellington Almeida. LIÇÃO Inicio. Ministério de do. O Evangelho. Mateus Preparado por: Pr. Wellington Almeida Cristo02 LIÇÃO Inicio Ministério de do O Evangelho Mateus de LIÇÃO - II TRI 2016 02 INTRODUÇÃO esboço Uma das grandes lutas da humanidade tem sido conhecer o significado

Leia mais

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA

14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 PREPARAÇÃO DE TRABALHADORES PARA A EVANGELIZAÇÃO DA INFÂNCIA NA CASA ESPÍRITA 14:24:31 A progressão de todas as coisas leva necessariamente à transubstanciação [...]. Não só o seu pessoal humano,

Leia mais

A FELICIDADE Sl 128:1-4 Sl 84: 12 Sl 1:1-3 Sl 100:1-5 Pv 16:3

A FELICIDADE Sl 128:1-4 Sl 84: 12 Sl 1:1-3 Sl 100:1-5 Pv 16:3 A FELICIDADE Sl 128:1-4 Sl 84: 12 Sl 1:1-3 Sl 100:1-5 Pv 16:3 INTRODUÇÃO: Felicidade significa estado ou qualidade de quem é feliz. Ditoso. Contente. Alegre. Virtuoso. Satisfeito. Completamente realizado

Leia mais

Ano Litúrgico Ano C

Ano Litúrgico Ano C Ano Litúrgico 2009-2010 Ano C TEMPO DO ADVENTO 29/11 1º Domingo do Advento A redenção está próxima. Jeremias 33,14-16; Salmo 25(24); 1 Tessalonicenses 3,12-4,2; Lucas 21,25-28. 34-36 6/12 2º Domingo do

Leia mais

Valores de uma Igreja RELACIONAL

Valores de uma Igreja RELACIONAL Valores de uma Igreja RELACIONAL O que já aprendemos... A Igreja deve valorizar e incentivar os relacionamentos Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum... Da multidão dos que creram, uma

Leia mais

Escrito por Claudio Sugiyama Ter, 16 de Fevereiro de :00 - Última atualização Ter, 09 de Março de :59

Escrito por Claudio Sugiyama Ter, 16 de Fevereiro de :00 - Última atualização Ter, 09 de Março de :59 Lembra-se como o seu coração bateu quando você descobriu que amava sua esposa? O que aconteceu com esses sentimentos? Um bom casamento deve ser como a boa música - apaixonado, harmonioso, colorido. Mas

Leia mais

INFORMA. retratos. na família. Nº a 21 Maio de 2016

INFORMA. retratos. na família. Nº a 21 Maio de 2016 INFORMA Nº 883 15 a 21 Maio de 2016 O Adultério na família retratos Família de O Adultério na Família SÉRIE: Retratos de Família Não cometa adultério. Êxodo 20.14 Que o casamento seja respeitado por todos,

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

Lição12 Família com resultados maravilhosos Texto Bíblico: João 21.6

Lição12 Família com resultados maravilhosos Texto Bíblico: João 21.6 Lição12 Família com resultados maravilhosos Texto Bíblico: João 21.6 Introdução A pesca maravilhosa feita pelos discípulos no mar da Galiléia tem servido de ilustração para muitas áreas de nossas vidas,

Leia mais

2ª FEIRA 4 de fevereiro

2ª FEIRA 4 de fevereiro 2ª FEIRA 4 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

INFORMA. retratos. à prova de tempestade. Nº a 07 Maio de 2016

INFORMA. retratos. à prova de tempestade. Nº a 07 Maio de 2016 à prova de tempestade iladélfia INFORMA Casamento Nº 881 01 a 07 Maio de 2016 retratos Família de Casamento à prova de tesmpestade SÉRIE: Retratos de Família Mateus 7:24-27 Por que alguns casamentos entram

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 4 Família Espiritual Texto Básico: Romanos 8.1-17 O próprio Espírito testifica com nosso espírito, que somos filhos de Deus. Romanos 8.16 A partir desse ponto, Jesus passa

Leia mais

domingo, 8 de setembro de 13

domingo, 8 de setembro de 13 A n é s i o R o d r i g u e s Filipenses 4:10-23 Mateus 6:19-24 Lucas 5:1-3 2 Coríntios 9:6-11 O que tem a ver o dinheiro com a minha espiritualidade? Filipenses 4:10-23 Filipenses 4:10-23 Alegro-me grandemente

Leia mais

Ser abençoado é ter a proteção e o favor de Deus sobre a nossa vida.

Ser abençoado é ter a proteção e o favor de Deus sobre a nossa vida. O que é mais importante para que a minha família seja abençoada e feliz? Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 12/05/2010 Ser abençoado é ter a proteção e o favor de Deus sobre a nossa vida. Uma família

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 05/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Recapitulando Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

JESUS É O BOM PASTOR Texto. João

JESUS É O BOM PASTOR Texto. João JESUS É O BOM PASTOR Texto. João 10. 1-18. Umas das grandes perguntas que se fazia em relação a Jesus era: Quem é este? Se por um lado as pessoas sabiam muito bem quem ele era, por outro elas tinham muitos

Leia mais

Terceiro Ciclo - Amadurecer. LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos

Terceiro Ciclo - Amadurecer. LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos 2.6-16 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite

Leia mais

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor!

Como Jesus, todos os dias, partilha com os outros o que de mais bonito tens dentro de ti: o amor! 2ª FEIRA 25 de Fevereiro Bom dia! Uma coisa que aprendemos com o testemunho dos missionários da semana passada foi a importância de cuidarmos uns dos outros. Cada missionário, na sua missão, é chamado

Leia mais

2ª FEIRA 4 de Fevereiro

2ª FEIRA 4 de Fevereiro 2ª FEIRA 4 de Fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! O mês de janeiro passou e com ele ficámos a conhecer melhor os pilares da Espiritualidade Juvenil Salesiana, ou seja, como Dom Bosco nos

Leia mais

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE

CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE CAPÍTULO 03 PERNAS QUE DÃO SUPORTE Nossas pernas dão suporte ao nosso corpo inteiro e nos permitem andar, correr e pular. A facilitação na célula da suporte aos membros do grupo, capacitando-os a e x e

Leia mais

Lição 5 Comunhão Bíblica Texto Bíblico: Atos

Lição 5 Comunhão Bíblica Texto Bíblico: Atos Lição 5 Comunhão Bíblica Texto Bíblico: Atos 2.46-47 Introdução: Ao lermos esse texto de Atos, somos tomados grandiosamente pelo poder desta Igreja. Eles estavam inflamados pelo Espírito Santo e suas vidas

Leia mais

Foi exatamente isso que acabamos de ouvir as crianças cantarem: Que presente daremos ao aniversariante?

Foi exatamente isso que acabamos de ouvir as crianças cantarem: Que presente daremos ao aniversariante? QUE PRESENTE DAREMOS A JESUS? (Lc 2.1-7) Foi exatamente isso que acabamos de ouvir as crianças cantarem: Que presente daremos ao aniversariante? Quero que você pense comigo sobre este texto: Deus dando,

Leia mais

Lição 9 Fidelidade no cumprimento da função dos filhos Texto Bíblico: Efésios 6.1

Lição 9 Fidelidade no cumprimento da função dos filhos Texto Bíblico: Efésios 6.1 Lição 9 Fidelidade no cumprimento da função dos filhos Texto Bíblico: Efésios 6.1 Ser filho é muito bom, mas tem seus enormes desafios também. Muitas vezes os pais, no ensejo de proteger e educar, terminam

Leia mais

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos

Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos Lição 6 - Ações do Pecado e a Intervenção Divina Texto Bíblico: Romanos 6.1-23 Precisamos estar conscientes de que a nossa natureza pecaminosa permanece em nós, mesmo depois de aceitarmos a Jesus como

Leia mais

RESGATANDO OS VERDADEIROS VALORES DA FAMÍLIA. Pr. Nataniel Sabino. Revista de Jovens e Adultos da Convenção Batista Fluminense

RESGATANDO OS VERDADEIROS VALORES DA FAMÍLIA. Pr. Nataniel Sabino. Revista de Jovens e Adultos da Convenção Batista Fluminense Ano 15- n 57 - Abril / Maio / Junho - 2018 Revista de Jovens e Adultos da Convenção Batista Fluminense RESGATANDO OS VERDADEIROS VALORES DA FAMÍLIA Pr. Nataniel Sabino NOTA DE ESCLARECIMENTO NOTA DE ESCLARECIMENTO

Leia mais

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e

Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e Semana de Oração Conhecer a Jesus é o melhor presente que qualquer pessoa pode receber; tê-lo encontrado foi o melhor que ocorreu em nossas vidas, e fazê-lo conhecido com nossa palavra e obras é nossa

Leia mais

Lucas 12, Qual o tesouro de seu coração?

Lucas 12, Qual o tesouro de seu coração? Lucas 12, 32-34 Qual o tesouro de seu coração? Não tenha medo, pequeno rebanho, porque o Pai de vocês tem prazer em dar-lhes o Reino. Vendam os seus bens e distribuam o dinheiro em esmola. Façam para vocês

Leia mais

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor

sobre tudo o INFORMA de Canoas Igreja Batista Nº a 16 de Julho de 2016 dias de amor INFORMA sobre tudo o Amor Igreja Batista de Canoas Nº 891 10 a 16 de Julho de 2016 dias de amor dias de amor sobre tudo o Amor 1 Coríntios 14:1, Marcos 12:30,31, 1 Cor. 16:14 (NTLH) OS FUNDAMENTOS DO AMOR

Leia mais

3ª FEIRA 26 de fevereiro

3ª FEIRA 26 de fevereiro 3ª FEIRA 26 de fevereiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana daremos especial atenção a uma mensagem que o Evangelho de Jesus nos apresenta. O cuidado que devemos ter com o nosso próximo, que é também nosso

Leia mais

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO

IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IMPELIDOS PELO ESPÍRITO PARA A MISSÃO IGREJA EM SAÍDA CULTURA DO ENCONTRO comunidade eclesial a V O C A Ç Ã O NASCE, CRESCE na IGREJA; é SUSTENTADA pela IGREJA. Todos os cristãos são constituídos missionários

Leia mais

3- Mas ao entrarmos nesse caminho de conhecer ao Senhor, enfrentamos questões cruciais na vida que nos leva a pensar em nosso relacionamento com Deus.

3- Mas ao entrarmos nesse caminho de conhecer ao Senhor, enfrentamos questões cruciais na vida que nos leva a pensar em nosso relacionamento com Deus. SUGESTÃO DE QUEBRA GELO / DINÂMICA: MÍMICA Objetivo: Descontrair o grupo, quebrar o gelo. Material: Um prêmio (Caixa de bombom, balas, pirulitos, etc.). Desenvolvimento: 1. Divida a célula em grupos (dois

Leia mais

Companheira ou Barreira?

Companheira ou Barreira? Lição 9 Companheira ou Barreira? (PROFESSOR) LIÇÃO 9 Companheira ou Barreira? A. Homens e Mulheres: São diferentes!. Homens se sentem ameaçados culpados 2. Mulheres se sentem ameaçadas culpadas 3. Homens

Leia mais

IGREJA BATISTA DA BATALHA

IGREJA BATISTA DA BATALHA IGREJA BATISTA DA BATALHA TEMA ANUAL DA IGREJA BATISTA DA BATALHA PARA O ANO ECLESIÁSTICO DE 2016 ANUNCIANDO O REINO COM O PODER DE DEUS Divisa: Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra

Leia mais

Segundo Ciclo - Crescer. LIÇÃO 5 Oração Texto Básico: Mateus

Segundo Ciclo - Crescer. LIÇÃO 5 Oração Texto Básico: Mateus Segundo Ciclo - Crescer LIÇÃO 5 Oração Texto Básico: Mateus 7.7-12 "Peçam, e será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e àquele

Leia mais

Quarto Ciclo: Multiplicar LIÇÃO 13 Liderar a visão de Deus Texto Básico: Mateus

Quarto Ciclo: Multiplicar LIÇÃO 13 Liderar a visão de Deus Texto Básico: Mateus Quarto Ciclo: Multiplicar LIÇÃO 13 Liderar a visão de Deus Texto Básico: Mateus 9.36-38 Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor. Mateus

Leia mais

É TEMPO DE RESTAURAR. Efésios Pra. Deisy Costa

É TEMPO DE RESTAURAR. Efésios Pra. Deisy Costa É TEMPO DE RESTAURAR Efésios 5.1-16 Pra. Deisy Costa v.1 Portanto, sede imitadores de Deus, como filhos amados... Qual era a missão de Jesus na terra? I Timóteo 2:4 que, deseja que todos os homens sejam

Leia mais

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo!

PENSANDO COMO DEUS PENSA. Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! PENSANDO COMO DEUS PENSA Deus não pensa como você, mas ele pensa em você o tempo todo! 2 Meus pensamentos são muito diferentes dos seus, diz o SENHOR, e meus caminhos vão muito além de seus caminhos. Pois,

Leia mais

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS!

2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO. Vídeo REFLEXÃO ORAÇÃO SEGUE-ME! ESTOU CONTIGO NA AMIZADE COM JESUS! 2ª FEIRA 21 de janeiro INTRODUÇÃO Bom dia! Esta semana ouviremos falar de amizade. Mas, antes de mais, vamos escutar o que alguns de nós pensam sobre este tema. Vídeo O vídeo está disponível na pasta _BomDiaDiario

Leia mais

Estudo 01 Guia do Par cipante

Estudo 01 Guia do Par cipante Estudo 01 Guia do Par cipante 01 PREFÁCIO Vivemos numa sociedade caracterizada pela ausência de grandes líderes. Líderes que defendam ideais e inspirem outros a sonhar com um mundo melhor. Líderes que

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que o culto infantil é um momento de adoração a Deus.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que o culto infantil é um momento de adoração a Deus. OBJETIVO: Que a criança compreenda que o culto infantil é um momento de adoração a Deus. Caça Palavras Procure as palavras que estão em destaque abaixo: Oração a criança fala com Deus. Louvor a criança

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração

A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração A VONTADE DE DEUS e os VENENOS que atacam nosso coração Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. - JOÃO 15:8 A vontade de Deus é que você dê muitos frutos!

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

IGREJA BATISTA ITATIAIA

IGREJA BATISTA ITATIAIA IGREJA BATISTA ITATIAIA QUE IGREJA QUEREMOS SER? Que palavras expressam melhor a Igreja Batista Itatiaia? Escreva. Compartilhe com a pessoa ao lado. Vídeo: O verdadeiro discipulado QUE IGREJA QUEREMOS

Leia mais

#SEMANA_02 DEVOCIONAIS: 21 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO. Campanha 21 dias de Jejum e Oração

#SEMANA_02 DEVOCIONAIS: 21 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO. Campanha 21 dias de Jejum e Oração #SEMANA_02 DEVOCIONAIS: 21 DIAS DE JEJUM E ORAÇÃO Campanha 21 dias de Jejum e Oração #DIA 8 TEXTO BÍBLICO: Sem mim, nada podeis fazer. (João 15:5). APLICAÇÃO: O jejum é uma declaração de dependência total

Leia mais

DONS ESPIRITUAIS. Irmãos, quanto aos dons espirituais não quero que vocês sejam ignorantes. (1Cor. 12:1 NVI)

DONS ESPIRITUAIS. Irmãos, quanto aos dons espirituais não quero que vocês sejam ignorantes. (1Cor. 12:1 NVI) DONS ESPIRITUAIS LIÇÃO 01 Irmãos, quanto aos dons espirituais não quero que vocês sejam ignorantes. (1Cor. 12:1 NVI) Aspectos Preliminares Sobre Dons Espirituais: Os dons espirituais diferem dos talentos

Leia mais

05 - VIVA DE MANEIRA SANTA Vivendo fascinado pelo prazer de amar a Deus

05 - VIVA DE MANEIRA SANTA Vivendo fascinado pelo prazer de amar a Deus 05 - VIVA DE MANEIRA SANTA Vivendo fascinado pelo prazer de amar a Deus QUINTO COMPROMISSO: VIVA DE MANEIRA SANTA O Senhor nos chama a santidade porque Ele é santo. Nós só experimentamos a alegria de caminhar

Leia mais

pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal,

pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." 1 / 6 (Tiago 4:3) Muitos dos nossos amados irmão

Leia mais

Em silêncio, abandona-te ao Senhor, põe tua esperança nele (Sl 36, 7)

Em silêncio, abandona-te ao Senhor, põe tua esperança nele (Sl 36, 7) Silêncio: o caminho para Deus Em silêncio, abandona-te ao Senhor, põe tua esperança nele (Sl 36, 7) 1 / 5 Não há dúvidas: nascemos para Deus e apenas nele podemos encontrar o repouso para nossas almas

Leia mais

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM. Ditoso o que segue o caminho do Senhor.

XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM. Ditoso o que segue o caminho do Senhor. XXXIII DOMINGO DO TEMPO COMUM Ditoso o que segue o caminho do Senhor. «Põe mãos ao trabalho alegremente» Leitura do Livro dos Provérbios Prov 31, 10-13.19-20.30-31 Quem poderá encontrar uma mulher virtuosa?

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS. Aquele que é vigilante obedece ao Senhor. Aquele que é vigilante busca a sabedoria do Senhor.

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS. Aquele que é vigilante obedece ao Senhor. Aquele que é vigilante busca a sabedoria do Senhor. TEMA CENTRAL Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais