PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN PARCERIA ENTRE A PUCPR E A UNIVERSIDADE DO MINHO EM GUIMARÃES, PT (UMINHO)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN PARCERIA ENTRE A PUCPR E A UNIVERSIDADE DO MINHO EM GUIMARÃES, PT (UMINHO)"

Transcrição

1 PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN PARCERIA ENTRE A PUCPR E A UNIVERSIDADE DO MINHO EM GUIMARÃES, PT (UMINHO) PERÍODO: DE 04 DE MAIO A 08 DE MAIO DE 2015 EDITAL PUCPR/2014 O Programa de INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN a ser desenvolvido pela Universidade do Minho, Campus Azurém de Guimarães (http://www.uminho.pt) para estudantes da pós- graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) é parte de uma atividade de colaboração mútua, como resultado de Acordo Institucional celebrado entre as instituições. Este programa tem as seguintes diretrizes: A. OBJETIVOS Promover a expansão do conhecimento do estudante de pós- graduação (lato e stricto sensu) da Escola Politécnica, supervisionado por professores brasileiros e portugueses da área no qual serão tratados os aspectos específicos do tema LEAN MANUFACTURING visando promover o contato com a cultura europeia ibérica e a troca de experiências entre estudantes e professores de ambas culturas. B. PÚBLICO ALVO Este Programa foi desenvolvido para um grupo de trinta (30) integrantes, sendo estes estudantes de pós- graduação (lato e stricto sensu) e professores da Academia Lean, com o acompanhamento de professores da área. C. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO 1) Ser aluno regularmente matriculado na PUCPR, em seus cursos de pós- graduação (lato e stricto sensu), ou professor da Academia Lean; 2) Preencher, assinar e entregar ficha de inscrição (anexo); 3) Apresentar cópia do passaporte valido até seis (06) meses após o término do programa de intercâmbio cultural; 4) Caso exceda o número máximo de 30 inscritos no programa, a classificação dos alunos será mediante tempo de relacionamento com a Academia Lean, sendo os mais antigos os selecionados. D. RESPONSABILIDADES DO CANDIDATO SELECIONADO PARA O PROGRAMA 1. Sobre o Processo Seletivo: 1.1 Preencher a ficha de inscrição (em anexo) e entregá- la com a cópia do passaporte no Escritório Internacional até a data indicada no calendário abaixo (Item H); 1.2 Aguardar classificação do candidato para o programa; 1.3 Caso selecionado, responder ao e- mail de classificação confirmando a participação e solicitando o boleto para pagamento; 1.4 Pagar o boleto emitido pela PUCPR referente à inscrição no programa na data indicada (item H); 1.5 Enviar o comprovante de pagamento do boleto com o título COMPROVANTE DE PAGAMENTO para o e- mail (item H).

2 2. Sobre os Aspectos Gerais do Programa: 2.1 Comprometer- se a estar no ponto de encontro a ser informado em reunião (item K) na cidade de Guimarães na data de 03 de maio de 2015; 2.2 Comprometer- se a estar no ponto de dispersão dia 08 de maio de 2015, conforme informado em reunião (item K); 2.3 Assumir todos os encargos financeiros da viagem não previstos neste edital como passagens aéreas Brasil- Portugal- Brasil, hospedagem, alimentação não contemplada durante o programa de cursos e visitas. 3. Sobre o Comportamento do Aluno: 3.1 Participar de todas as atividades organizadas pela UMINHO e PUCPR (culturais, sociais, oficiais), sob pena de não receber o certificado ao final do programa devido ao não engajamento nas atividades; 3.2 Comparecer pelo menos em uma (1) reunião das duas (2) reuniões preparatórias para a viagem, como processo de integração e informação a respeito de todos os aspectos do programa; 3.3 Todo participante deve assumir integralmente as atividades do intercâmbio e se ajustar as peculiaridades da alimentação local, não havendo possibilidade de atendimento e regimes especiais (vegetariano, macrobiótico, etc.) ao qual o participante está acostumado no Brasil; 3.4 Qualquer participante que venha a criar embaraços ou coloque em risco a continuidade do Programa, seja por meio de atitudes ou de comportamento inadequados na fase de preparação ou durante seu desenvolvimento em Portugal será desligado imediatamente do grupo pelos coordenadores ou acompanhantes. Toda e qualquer despesa decorrente deste desligamento e de responsabilidade do aluno desligado; 3.5 Não será permitida a inclusão ou participação em qualquer atividade do Programa, no Brasil ou em Portugal, de pessoas tais como familiares ou namoradas(os), que não participaram do processo seletivo da PUCPR; 3.6 Atender toda a legislação brasileira, portuguesa e européia. E. Calendário do PROGRAMA: Vide Anexo deste Edital F. PRAZO DE INSCRIÇÃO: O Prazo de inscrição será de 05 DE JANEIRO DE 2015 a 20 DE JANEIRO DE G. LOCAL DE INSCRIÇÃO: Possibilidade de escolha de uma das duas opções abaixo: OPÇÃO A Toda documentação exigida no Item C deste edital deverá ser entregue ao Escritório Internacional no térreo do prédio administrativo, dentro do horário normal de expediente, ATÉ SEXTA- FEIRA DIA 20 DE JANEIRO DE Horário de atendimento: das 9h00 às 11h30 e das 14h30 às 17h00. OPÇÃO B Toda documentação exigida no Item C deste edital deverá ser digitalizada e enviada para o e- mail: ATÉ SEXTA- FEIRA DIA 20 DE JANEIRO DE 2015, 17h00, com o título INSCRIÇÃO: INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN.

3 H. CALENDÁRIO DA SELEÇÃO E INSCRIÇÃO Data Fase 20/01/2015 Prazo máximo para envio / entrega da documentação 21/01/2015 Notificação por e- mail dos selecionados para o programa e divulgação do resultado final anunciado por e- mail até as 17h00 23/01/2015 Responder o e- mail confirmando a participação e solicitando o boleto para pagamento do curso. Pagamento do boleto de inscrição da PUCPR no valor de 300,00 (em Reais 26/01/2015 de acordo com a cotação do Banco Central no dia 26/01) com envio de comprovante via mail com o título COMPROVANTE PAGAMENTO para I. INVESTIMENTO E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO DO PROGRAMA: 1. O valor do Programa da Universidade do Minho é de 300,00 (trezentos euros), por pessoa, para toda a programação descrita no item J, assim como almoços todos os cinco dias, coffee breaks, translados para visitas técnicas, passeio ao Douro, custos administrativos e overheads. a ser pago diretamente para a PUCPR, sem reembolso, após a confirmação da seleção do candidato, de acordo com cotação do Banco Central no dia do pagamento. Alunos que não efetuarem integralmente o pagamento dentro dos prazos descritos no item H não poderão participar do programa. 2. Todo o restante do valor do programa é de responsabilidade do aluno selecionado, sendo obrigatória a das seguintes despesas: * Passagem aérea Curitiba / Porto / Curitiba * 05 noites de hospedagem durante o período do evento. * Transfer aeroporto/ hotel/ aeroporto * Seguro de viagem exigido pela União Europeia. 3. Caso haja a necessidade de cancelamento da participação no Programa por algum imprevisto do aluno, haverá a retenção do depósito de 30% do valor total do programa, tendo em vista a reserva da vaga e os custos administrativos correlatos. 4. A PUCPR se reserva no direito de cancelar o Programa, sem aviso prévio ou caso não haja o volume mínimo de inscrições (30 alunos). Neste caso, os valores recebidos serão integralmente restituídos aos alunos. 5. Resumo dos valores dos investimentos: Valor 300 Destinação Inscrição no programa de cursos e visitas em Portugal, contemplando programação de aulas e visitas técnicas, incluindo almoços todos os cinco dias, coffee breaks, translados para visitas técnicas, passeio ao Douro, custos administrativos e overheads.

4 J. CALENDÁRIO DO PROGRAMA Hora Segunda Terça Quarta Quinta Sexta 04/mai 05/mai 06/mai 07/mai 08/mai 08h00 09h00 Boas Vindas Gestão de 10h00 11h00 12h00 13h00 14h00 15h00 16h00 17h00 18h00 Doutoramento em Lean Visita à Lipor ou KI para ver Lean Office Projetos Lean (Rui Lima e Andromeda) Visita à IKEA com workshop Lean Startups (Ana Paula Amorim) Visita à Bosch Car Industy Passeio ao Douro Sessão do Instituto Kaizen K. DATAS DAS REUNIÕES PREPARATÓRIAS DIA 27 DE MARÇO DE 2015 (local e horário a serem definidos) DIA 24 DE ABRIL DE 2015 (local e horário a serem definidos) As reuniões supracitadas abordarão informações gerais sobre o Programa a ser realizado, preparação cultural, planejamento das atividades, pontos de encontro e dispersão e demais orientações pertinentes.

5 ANEXOS PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN 1. Aspectos Acadêmicos do Programa: NOME DO PROGRAMA: Programa de Internacionalização em Lean Manufacturing - Academia Lean CARGA HORÁRIA: 30 horas Período de realização do programa: 04 a 08 de maio de Horário: de segunda a quinta- feira das 09:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, sexta- feira das 9:00 ao meio dia. MINI CURSOS: Gestão de projetos Lean, Lean Startups e Lean office. VISITAS TÉCNICAS: Lipor (ou KI), IKEA, Bosch Car Industry e Kaizen Institute. METODOLOGIA: Manhã aulas com Docentes convidados pela Universidade do Minho Tarde Visitas técnicas a empresas locais que utilizem o lean manufacturing. 2. Hotéis sugeridos aos alunos. Hotel Guimarães Historical Center Apartments Padres Redentoristas - N. S. do Perpétuo Socorro Residencial das Trinas Hotel Mestre de Avis Casa do Juncal Hotel Ibis Hotel Fundador Hotel de Guimarães Hotel Toural Preço 65 a 110 de 20 para 1 pessoa até 50 para 4 25 a a 50 4 camas 75 a 100/pessoa 85 a 115/2 pessoas a partir de 30,60 45/pessoa a 50/ 2 pessoas 75/pessoa a 85/2 pessoas 52/pessoa a 75/2 pessoas 3. Agência de viagens conveniada PUCPR para uso opcional. Viagem com Estilo - Cambio e Turismo ERIK CABRAL Diretor Comercial AV. SETE DE SETEMBRO, º ANDAR BATEL CURITIBA / PR CEP: fone: cel:

6 FICHA DE INSCRIÇÃO PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN PUCPR e UNIVERSIDADE DO MINHO DATA: Nº MATRÍCULA: CPF: NOME COMPLETO: ENDEREÇO RESIDENCIAL: CIDADE: ESTADO: CEP: TELEFONE RESIDENCIAL: ( ) TELEFONE CELULAR: ( ) TELEFONE COMERCIAL: ( ) TEL. DE EMERGÊNCIA: ( ) NOME: 1 : 2: CURSO NA PUCPR: PERÍODO: CAMPUS: INFORMAÇÕES IMPORTANTES: - O aluno deverá entregar no Núcleo de Intercâmbio da PUCPR, esta ficha preenchida até o dia 20/01/ O escritório internacional da PUCPR fica no térreo prédio Administrativo e funciona das 9h00 até 11h30 e das 14h30 até 17h00. Declaro que li compreendi e estou de acordo com as condições para participação do processo seletivo para o PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO ACADEMIA LEAN PUCPR e UNIVERSIDADE DO MINHO. Assinatura: Não serão aceitas inscrições incompletas ou fora de prazo.

PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA.

PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA. PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA. DE 23 DE JANEIRO A 04 DE FEVEREIRO DE 2015 EDITAL PUCPR/2014 O Programa INTERNATIONAL ARBITRATION

Leia mais

AdDIARY EXCHANGE PROGRAM REALIZAÇÃO PUCPR DE 09 A 21 DE OUTUBRO DE 2015 EDITAL PUCPR / 2015

AdDIARY EXCHANGE PROGRAM REALIZAÇÃO PUCPR DE 09 A 21 DE OUTUBRO DE 2015 EDITAL PUCPR / 2015 AdDIARY EXCHANGE PROGRAM REALIZAÇÃO PUCPR DE 09 A 21 DE OUTUBRO DE 2015 EDITAL PUCPR / 2015 O AdDIARY EXCHANGE PROGRAM, a ser desenvolvido por estudantes universitários da PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA DE 1 A 9 DE AGOSTO DE 2014

PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA DE 1 A 9 DE AGOSTO DE 2014 PROGRAMA INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE AMERICAS ENTRE A PUCPR E A FLORIDA INTERNATIONAL UNIVERSITY (FIU), EUA DE 1 A 9 DE AGOSTO DE 2014 EDITAL PUCPR/2014 O Programa INTERNATIONAL ARBITRATION IN THE

Leia mais

PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA

PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA ENTRE A PUCPR E A SET IDIOMAS, ARGENTINA DE 06 A 26 DE JULHO DE 2014 EDITAL PUCPR / 2014 O PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA, ARGENTINA a

Leia mais

PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA ENTRE A PUCPR E A SET IDIOMAS, ARGENTINA DE 04 DE JANEIRO E 02 DE FEVEREIRO DE 2014

PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA ENTRE A PUCPR E A SET IDIOMAS, ARGENTINA DE 04 DE JANEIRO E 02 DE FEVEREIRO DE 2014 PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA ENTRE A PUCPR E A SET IDIOMAS, ARGENTINA DE 04 DE JANEIRO E 02 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAL PUCPR / 2013 O PROGRAMA CURSO DE IMERSÃO DE ESPANHOL EM CÓRDOBA,

Leia mais

EDITAL PUCPR Nº 11. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR e um professor acompanhante do Programa de Pós-Graduação em Bioética.

EDITAL PUCPR Nº 11. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR e um professor acompanhante do Programa de Pós-Graduação em Bioética. PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO NA ÀREA DE BIOÉTICA ENTRE A PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ E A PONTIFÍCIA UNIVERSIDAD DE COMILLAS DE 30 DE NOVEMBRO A 8 DE DEZEMBRO DE 2013 EDITAL PUCPR Nº

Leia mais

EDITAL PUCPR / 2013. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR. A. OBJETIVOS:

EDITAL PUCPR / 2013. Dele participarão até vinte (20) estudantes da PUCPR. A. OBJETIVOS: PROGRAMA ENGLISH AS A SECOND LANGUAGE FOR HEALTH SCIENCES STUDENTS ENTRE A PUCPR E A UNIVERSITY OF NORTH CAROLINA WILMINGTON, USA DE 12 DE JANEIRO E 01 DE FEVEREIRO DE 2014 EDITAL PUCPR / 2013 O PROGRAMA

Leia mais

PROGRAMA LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL)

PROGRAMA LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL) PROGRAMA LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL) PERÍODO: DE 17 DE JANEIRO A 28 DE JANEIRO DE 2015 EDITAL PUCPR/2014 O Programa

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 30 DE JUNHO A 23 DE JULHO DE 2014 EDITAL 01/2014-ARI/UFPR O intercâmbio entre estudantes

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A PUCPR E UFPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015 EDITAL PUCPR / 2015 O intercâmbio entre estudantes

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CONFERÊNCIA EM DIREITO AMBIENTAL. CHILE 2015

PROCESSO SELETIVO PARA CONFERÊNCIA EM DIREITO AMBIENTAL. CHILE 2015 PROCESSO SELETIVO PARA CONFERÊNCIA EM DIREITO AMBIENTAL. CHILE 2015 CONFERENCIA INTERNACIONAL: ADJUDICACIÓN DE CONTROVERSIAS AMBIENTALES VALDIVIA, CHILE. ORGANIZAÇÃO: TERCEIRO TRIBUNAL AMBIENTAL DO CHILE,

Leia mais

MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010

MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010 MÓDULO INTERNACIONAL ESCOLA DE NEGÓCIOS PONTIFÍCIA CATÓLICA DO PARANÁ PUCPR & ÉCOLE SUPÈRIEURE DE COMMERCE ESC DIJON EDITAL PUCPR / 2010 O Módulo Internacional Doing Business in Europe de estudantes de

Leia mais

PROGRAMA ITALO BRASILEIRO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE 10 DE JULHO A 21 DE JULHO DE 2015 EDITAL PUCPR/2015

PROGRAMA ITALO BRASILEIRO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM DE 10 DE JULHO A 21 DE JULHO DE 2015 EDITAL PUCPR/2015 PROGRAMA ITALO BRASILEIRO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM ENTRE A PUCPR E A UNIVERSITÀ DI ROMA - SAPIENZA DE 10 DE JULHO A 21 DE JULHO DE 2015 EDITAL PUCPR/2015 O Programa ITALO BRASILEIRO EM MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM

Leia mais

PROGRAMA DO II CURSO LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL)

PROGRAMA DO II CURSO LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL) PROGRAMA DO II CURSO LUSO BRASILEIRO EM DIREITO ELETRÔNICO PARCERIA ENTRE A PUCPR E A FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE LISBOA (FDUL) PERÍODO: de 18 a 22 de Janeiro de 2016 EDITAL PUCPR/2015 O Programa

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A UFPR E PUCPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A UFPR E PUCPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO CULTURAL E LINGUÍSTICO ENTRE A UFPR E PUCPR COM OS INSTITUTOS EDUCACIONAIS TAKAHASHI E KAKE 29 DE JUNHO A 22 DE JULHO DE 2015 EDITAL UFPR / 2015 O intercâmbio entre estudantes universitários

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Gabinete do Reitor Secretaria de Apoio Internacional / SAI APRESENTAÇÃO A Universidade Federal de Santa Maria e o Santander Universidades oferecem

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira DÉCIMA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE DIREITO JUDICIÁRIO E MAGISTRATURA DO TRABALHO (PÓS - GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA

EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ECONOMIA EDITAL Nº 02/2015 - PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ALUNOS ESPECIAIS NO EM ECONOMIA Universidade Católica de Brasília - UCB, torna público o presente edital de abertura de vagas para ALUNO ESPECIAL

Leia mais

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL N. 009/2015 - ERI ESCRITÓRIO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS EDITAL DE SELEÇÃO DE GRADUANDOS(AS) PARA PARTICIPAÇÃO EM PROJETO DE MOBILIDADE ACADÊMICA ENTRE UNESPAR E DOCNOMADS/ULHT A Universidade Estadual

Leia mais

COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015

COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI São Paulo, 13 de abril de 2015. EDITAL DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2015 A Coordenação de Responsabilidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC

UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL UNISC ASSESSORIA PARA ASSUNTOS INTERNACIONAIS E INTERINSTITUCIONAIS CENTRO DE LINGUAS E CULTURAS DA UNISC EDITAL DA III VIAGEM INTERNACIONAL DE ESTUDOS CURSO DE ESPANHOL

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira DÉCIMA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE DIREITO JUDICIÁRIO E MAGISTRATURA DO TRABALHO (PÓS - GRADUAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL

EDITAL Nº 10/2014/PROEN-IFAL SELEÇÃO DE CANDIDATOS AO PROGRAMA BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE PRESENCIAL SANTANDER UNIVERSIDADES A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Alagoas

Leia mais

EDITAL Nº 08/2014 - PROEX

EDITAL Nº 08/2014 - PROEX EDITAL Nº 08/2014 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO, ITALIANO E ESPANHOL.

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EDITAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2014

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EDITAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2014 UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI COORDENAÇÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL São Paulo, 05 de maio de 2014. EDITAL PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES 2014 A Coordenação de Responsabilidade

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

FACULDADE DE MEDICINA DE MARÍLIA - FAMEMA FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL FÓRMULA SANTANDER 2014 2015 O Diretor Geral da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), Professor Doutor Paulo Roberto Michelone, no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2015 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

EDITAL UFF/AN Nº 02/ 2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E DIREÇÃO DE ARQUIVOS ( LATO SENSU )

EDITAL UFF/AN Nº 02/ 2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E DIREÇÃO DE ARQUIVOS ( LATO SENSU ) EDITAL UFF/AN Nº 02/ 2007 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO ORGANIZAÇÃO, PLANEJAMENTO E DIREÇÃO DE ARQUIVOS 1. PREÂMBULO ( LATO SENSU ) A Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Arquivo

Leia mais

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX

EDITAL Nº 03/2014 - PROEX EDITAL Nº 03/2014 - PROEX DIVULGA O PROCESSO SELETIVO DE ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E PÓS- GRADUAÇÃO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS, FRANCÊS, ALEMÃO E

Leia mais

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD)

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD) A Universidade Anhembi Morumbi, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM N.9 de 07 de março de 2014, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas da Santa Fe, Novo México, Estados

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM HOTELARIA HOSPITALAR Unidade Dias e Horários

Leia mais

Edital nº 001/ 2014 Da Base Legal Art. 1º- 1. Da Caracterização do curso Art. 2º - 2. Das Inscrições Art. 3º Parágrafo único: Art.

Edital nº 001/ 2014 Da Base Legal Art. 1º- 1. Da Caracterização do curso Art. 2º - 2. Das Inscrições Art. 3º Parágrafo único: Art. Edital nº 001/ 2014 A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Especialização

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO. Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO Programa de Bolsas Fórmula Santander 2015 Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Potiguar UnP, especificamente a concessão

Leia mais

Edital N 10/2014 DRI/UFF

Edital N 10/2014 DRI/UFF Edital N 10/2014 DRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2015 e primeiro de 2016. A Diretoria de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2015 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA

EDITAL DE SELEÇÃO 2015 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA EDITAL DE SELEÇÃO 2015 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA O Programa de Pós-graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com concentração na área de Gestão Urbana, torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO GABINETE DA REITORIA SECRETARIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS Vitória, 24 de abril de 2013. EDITAL 5/2013/SRI PROGRAMA TOP CHINA 2013 ESTUDANTES A Secretaria de Relações

Leia mais

E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO E D I T A L A R I I - 010/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE ESTUDO IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Estão abertas as inscrições para seleção de até 10 (dez) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA E URGÊNCIA Unidade

Leia mais

Em anexo ao Edital está a UEA Brochure 2014, na qual todos os cursos estão detalhados.

Em anexo ao Edital está a UEA Brochure 2014, na qual todos os cursos estão detalhados. PROGRAMA INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL AT ENGLAND ENTRE A PUCPR E A UNIVERSITY OF EAST ANGLIA, UK DE 28 DE JUNHO A 25 DE JULHO DE 2014 EDITAL PUCPR / 2014 O PROGRAMA INTERNATIONAL SUMMER SCHOOL AT ENGLAND,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO 2º/2015 Coordenador: Prof. Dr. Antônio Corrêa de Lacerda Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Regina Maria d Aquino Fonseca Gadelha Estarão abertas, no período de 01/04/2015 a

Leia mais

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO

NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NORMAS DE PRÉ-SELEÇÃO PARA A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NO PROGRAMA DE BOLSAS ÍBERO-AMERICANAS SANTANDER UNIVERSIDADES - Edição 2012 Programa de Bolsas de Mobilidade Internacional Tornamos pública

Leia mais

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD)

Programa de Bolsas da Santa Fe University of Art and Design (SFUAD) A Universidade Anhembi Morumbi, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM N.3 de 05 de fevereiro de 2015, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas Integrais e Parciais da Santa

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 8. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 8. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 7 Cronograma de Aulas Pág. 8 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CLÍNICA Unidade

Leia mais

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO 2014 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO - LATO SENSU - EM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal Nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial Nº 874/86 de 19/12/86 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EDITAL

Leia mais

Edital N 02/2014 - DRI

Edital N 02/2014 - DRI Edital N 02/2014 - DRI Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional para alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense Bolsas Luso-Brasileiras Santander Universidades 2014/2015 A Diretoria

Leia mais

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015.

Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015. Global Office Programa Internacional - Bolsas Ibero-Americanas Para Jovens Professores e Pesquisadores Santander Universidades 2015 Edital nº 07/2015 Considerando os protocolos de intenção assinados entre

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação de todas as áreas

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO DIREITO PENAL 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição e matrícula

Leia mais

Número total de vagas 20

Número total de vagas 20 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL 12/2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL N 025/PRPGP/UFSM, de 02 de junho de 2010 INSCRIÇÃO AO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA 0 2

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE UNIANDRADE

CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE UNIANDRADE CENTRO UNIVERSITÁRIO CAMPOS DE ANDRADE UNIANDRADE Aprovado pelo Parecer CNE/MEC 083/99 em 28/01/99. CURITIBA 2015 1 EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL Nº 07/2014 DA PRÓ-REITORIA DE PROCESSO SELETIVO PARA A 4ª TURMA DE ALUNOS REGULARES DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO Em conformidade com o Art. 40 do Regulamento da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa

Leia mais

RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013

RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013 RETIFICAÇÃO - E D I T A L A R I I - 011/2013 PROGRAMA FÓRMULA SANTANDER DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL 2013 Estão abertas as inscrições para seleção de 3 (três) estudantes de graduação (licenciatura/bacharelado)

Leia mais

EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TURMA I

EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR TURMA I Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Física Escolar Instituto de Educação Física e Esportes- IEFES EDITAL No. 01/2010-PPG SELEÇÃO

Leia mais

Requerimento para a concessão de Bolsa de Estudos no Exterior (Programa Portugal) - FMU

Requerimento para a concessão de Bolsa de Estudos no Exterior (Programa Portugal) - FMU Requerimento para a concessão de Bolsa de Estudos no Exterior (Programa Portugal) - FMU (1) Nome completo e sem abreviaturas: (2) Nome completo dos pais: (3) Declara expressamente que está ciente de que

Leia mais

EDITAL N 0 15/2015 PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS

EDITAL N 0 15/2015 PROCESSO SIMPLIFICADO DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS O Diretor-Geral pro tempore (Portaria 531/2011) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS Câmpus Canoas, no uso das atribuições que lhe confere a Lei nº 11.892/2008,

Leia mais

Número total de vagas 40

Número total de vagas 40 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL 07/ 28/10/2015 O Instituto Federal de Educação,

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS GABINETE DO REITOR FÓRMULA SANTANDER PROGRAMA DE BOLSAS DE MOBILIDADE INTERNACIONAL O Gabinete do Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), no uso de suas atribuições, torna público este Edital de seleção de estudantes de graduação da PUC Goiás para a realização

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 44, de 28 de setembro de 2009

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB. Edital Nº 44, de 28 de setembro de 2009 Edital Nº 44, de 28 de setembro de 2009 A Coordenadora da UAB da Universidade Estadual de Maringá, no uso das atribuições, TORNA PÚBLICO A abertura de inscrições para o processo seletivo de TUTORIA (Tutor

Leia mais

EDITAL Nº 63/2015 DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

EDITAL Nº 63/2015 DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL Nº 63/2015 DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROCESSO SELETIVO PARA ALUNOS REGULARES DO MESTRADO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS APLICADAS À SAÚDE A da Universidade do Vale do Sapucaí PROPPES/Univás,

Leia mais

EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL

EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL EDITAL 05/2015 PROPESP/FADESP PROGRAMA DE APOIO À COOPERAÇÃO INTERINSTITUCIONAL PACI SUBPROGRAMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL A Pró- Reitoria de Pesquisa e Pós- Graduação (PROPESP) e a Fundação de Amparo e

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO JORNALISMO ESPORTIVO E NEGÓCIOS DO ESPORTE 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 9. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 8 Cronograma de Aulas Pág. 9 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CONTINUADA E

Leia mais

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013

E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013 E D I T A L DIPLOMA INTEGRADO PUC-SP/SCIENCES PO 2013 Estão abertas as inscrições para seleção de candidatos do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP para o programa

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Reprodução Humana Assistida Rua Vieira Maciel, 62 Jd. Paulista, São Paulo, SP CEP 04503-040. Tel: 0**11 3018-3488. HOME PAGE: http://www.sapientiae.org.br E-Mail: cursos@sapientiae.org.br EDITAL Nº 014/2013 - SPG/AIS A (AIS) e a

Leia mais

EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL

EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO EDITAL Nº 005/2012 PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL A Faculdade

Leia mais

EDITAL N 016/2014 ARII/REITORIA

EDITAL N 016/2014 ARII/REITORIA EDITAL N 016/2014 ARII/REITORIA DISPÕE SOBRE PROCESSO SELETIVO DE ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBEROAMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. A UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015

FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015 FACULDADE GUILHERME GUIMBALA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO - CEPPE EDITAL Nº 03 CEPPE, DE 07 DE JULHO DE 2015 Oferta de curso de pós-graduação (lato sensu), em nível de especialização em

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTES DA REDE e-tec BRASIL

PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES PARA ATUAR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NOS CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO SUBSEQUENTES DA REDE e-tec BRASIL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Osório E JAN EDITAL Nº 06, DE 25 DE FEVEREIRO DE

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em seus estudos,

Leia mais

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO

UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUTO DE PESQUISA & DESENVOLVIMENTO EDITAL 01/2015 Bolsa Internacional Santander O Banco Santander, por meio do Programa de

Leia mais

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15

PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15 PROGRAMA DE INTERCÂMBIO ACADÊMICO INSTITUTO PORTUGUÊS DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING EDITAL DRE n 004/15 A PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE CAMPINAS, por intermédio do Departamento de Relações Externas,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA BOLSISTA DE EXTENSÃO EDITAL/UFU/PROEX N 54 A Pró-reitoria de Extensão,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ IFPI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO PROPI EDITAL PROPI 006/2015 O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

EDITAL DE SELEÇÃO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PESQUISA DE MERCADO E OPINIÃO PÚBLICA TURMA 2015/1 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ Centro de Educação e Humanidades - CEH Faculdade de Comunicação Social - FCS Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE MARKETING 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Programa de Bolsas América Latina da Universidade Anhembi Morumbi

Programa de Bolsas América Latina da Universidade Anhembi Morumbi A, de acordo com a Resolução CONSUN AD REFERENDUM Nº 33, de 28/04/2015, estabelece as normas e procedimentos para o Programa de Bolsas América Latina da, em parceria com as universidades UNAB Universidad

Leia mais

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Enfermagem em Reprodução Humana Assistida

Curso de Pós-Graduação Lato-Sensu Enfermagem em Reprodução Humana Assistida Rua Vieira Maciel, 62 Jd. Paulista, São Paulo, SP CEP 04503-040. Tel: 0**11 3018-3488. HOME PAGE: http://www.sapientiae.org.br E-Mail: cursos@sapientiae.org.br EDITAL Nº 019/2014 - SPG/AIS A (AIS) torna

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação

PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO. Apresentação PROGRAMA DE BOLSAS LUSO-BRASILEIRAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO Apresentação A Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Santander Universidades oferecem aos alunos de graduação da UFRGS a possibilidade

Leia mais

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Universidade CEUMA REITORIA Gerência de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão EDITAL DE APOIO A PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS ACADÊMICOS, CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS, ESTÁGIOS DE CURTA DURAÇÃO E CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL No. 010/GPG/2015 A Universidade CEUMA, por meio

Leia mais

Edital nº 025, de 11 de abril de 2014

Edital nº 025, de 11 de abril de 2014 Edital nº 025, de 11 de abril de 2014 O Diretor Geral do Câmpus Porto Velho Calama no uso de suas atribuições legais, conferida pela Portaria 136 GR/IFRO de 10/02/2014, torna público, o Edital de seleção

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA

EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA EDITAL DE SELEÇÃO 2016 MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO URBANA O Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, com concentração na área de Gestão Urbana, torna

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EDITAL 030/2011 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO, MESTRADO PROFISSIONAL E DOUTORADO, OFERECIDO PELA

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS FACULDADE DE ENGENHARIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL EDITAL PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL - TURMA

Leia mais

PROGRAMA BRASIL / EUA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA

PROGRAMA BRASIL / EUA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA PROGRAMA BRASIL / EUA PARA O FORTALECIMENTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TECNOLÓGICA CHAMADA INTERNA N 0 01/2011 CRI/AI/REITORIA A Coordenadoria de Relações Internacionais (CRI) do Instituto Federal do Paraná

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO RELAÇÕES INTERNACIONAIS 1º Semestre de 2016 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para inscrição

Leia mais

Edital Proppex n 19_2015 Pré-Seleção de Acadêmicos Intercâmbio de Estudos em Portugal

Edital Proppex n 19_2015 Pré-Seleção de Acadêmicos Intercâmbio de Estudos em Portugal Edital Proppex n 19_2015 Pré-Seleção de Acadêmicos Intercâmbio de Estudos em Portugal A Pró-Reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão - Proppex, no uso de suas atribuições legais e de conformidade

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS COORDENADORIA DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS EDITAL CAI 04/2012 VAGAS PARA INTERCÂMBIO NO ÂMBITO DO PROGRAMA DE BOLSAS IBERO-AMERICANAS PARA ESTUDANTES

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira

ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO. Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA TRABALHALISTA DA 6ª REGIÃO Diretor: Desembargador Sergio Torres Teixeira QUINTA SELEÇÃO PARA ADMISSÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO FACULDADE DE PSICOLOGIA PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSISTAS O Programa de Educação Tutorial (PET)

Leia mais

XVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO Edital nº II

XVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO Edital nº II XVI CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM MEDICINA DO TRABALHO Edital nº II O Curso de Especialização em Medicina do Trabalho encontra-se aprovado e regulamentado na Universidade Federal do Paraná e atende as orientações

Leia mais

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação

Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Universidade Estadual do Paraná Unespar Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação EDITAL 13/2015 PRPPG/Unespar Apoio à Participação de Docentes e Discentes de Programas de Pós-Graduação em Eventos Científicos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE Unidade Dias

Leia mais

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES

SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES SELEÇÃO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA DE BOLSAS IBERO- AMERICANAS PARA ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO SANTANDER UNIVERSIDADES A Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Pró- Reitoria de Ensino,

Leia mais

CURSO INTERNACIONAL DE CURTA DURAÇÃO FADISMA/UBO REGULAMENTO INTERNO TERCEIRA EDIÇÃO ANO 2013/2014. Responsabilização Penal em tempos de Globalização

CURSO INTERNACIONAL DE CURTA DURAÇÃO FADISMA/UBO REGULAMENTO INTERNO TERCEIRA EDIÇÃO ANO 2013/2014. Responsabilização Penal em tempos de Globalização Aprovado pela Direção Geral ad referendum do Conselho Superior em 08 de julho de 2013. CURSO INTERNACIONAL DE CURTA DURAÇÃO FADISMA/UBO REGULAMENTO INTERNO TERCEIRA EDIÇÃO ANO 2013/2014 Responsabilização

Leia mais

Observações: enviar documentos scaneados todos em PDF em pasta compactada formato zip.

Observações: enviar documentos scaneados todos em PDF em pasta compactada formato zip. EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA AUXÍLIO FINANCEIRO DO PROGRAMA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DO SUS (PROADI-SUS) PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO LATO SENSU EM CAPTAÇÃO, DOAÇÃO E TRANSPLANTES DE

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA

INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA EDITAL 072/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES AVALIADORES DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA - LATO

Leia mais

Edital N 12/2015 SRI/UFF

Edital N 12/2015 SRI/UFF Edital N 12/2015 SRI/UFF Dispõe sobre o programa de Mobilidade Internacional de alunos de graduação da Universidade Federal Fluminense para o segundo semestre de 2016 e primeiro de 2017. A Superintendência

Leia mais

EDITAL Nº 15/2015 DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ZOOTECNIA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL

EDITAL Nº 15/2015 DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ZOOTECNIA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL Nº 15/2015 DIRGRAD PROGRAMA DE DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ZOOTECNIA UTFPR CÂMPUS DOIS VIZINHOS E INSTITUTO POLITÉCNICO DE BRAGANÇA PORTUGAL A Diretora de Graduação

Leia mais