R E S O L U Ç Ã O Nº 078/2004-CEP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "R E S O L U Ç Ã O Nº 078/2004-CEP"

Transcrição

1 R E S O L U Ç Ã O Nº 078/2004-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia / /. Regulamenta o Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Maringá e dá outras providências Esmeralda Alves Moro, Secretária. Considerando o Inciso II, do Artigo 44, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que dispõe sobre requisitos de ingresso aos cursos de graduação nas instituições de ensino superior; considerando que o Artigo 51, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, determina que as universidades, ao deliberarem sobre critérios e normas de ingresso de estudantes, deverão levar em conta os efeitos desses critérios sobre orientação do ensino médio; considerando o Parecer nº 95/98, aprovado em 2 de dezembro de 1998 pelo Conselho Pleno do Conselho Nacional da Educação, que regulamenta o processo seletivo para acesso a cursos de graduação de Universidades, Centros Universitários e Instituições Isoladas de ensino superior; considerando o Parecer nº 064/2004 da Câmara de Graduação, Extensão e Educação Básica e Profissional, O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: Art. 1º O planejamento, a organização, a execução e o controle de Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos de Graduação da Universidade Estadual de Maringá obedecerão às normas contidas nesta resolução. I Disposições Preliminares Art. 2º O ingresso aos cursos de graduação da Universidade far-se-á mediante a realização de dois processos seletivos anuais, visando à classificação de candidatos por meio de realização de provas, de acordo com o disposto nesta Resolução. Art. 3º Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), poderão autorizar a utilização da nota obtida nesse exame, conforme disposto nesta Resolução. Art. 4º Cada processo seletivo gerará classificação, convocação e processo de matrícula próprios, não operando qualquer comunicação entre eles e, portanto, não haverá, em hipótese alguma, possibilidade de aproveitamento de classificação ou de vagas de um processo seletivo para o outro.

2 /... Resolução nº 078/2004-CEP fl. 02 Art. 5º Não será admitida matrícula simultânea em dois cursos ou turnos. 1º O candidato que for classificado em mais de um processo seletivo deverá proceder à opção entre uma das convocações. 2º Caso se verifique a existência de duas matrículas, o candidato será convocado a proceder à opção entre uma das duas. 3º Não comparecendo o candidato, no prazo fixado, para proceder à opção, prevalecerá a matrícula referente ao último processo seletivo por ele realizado, ficando automaticamente cancelada a outra matrícula efetuada. Art. 6º As vagas, por curso e turno, para o processo seletivo serão fixadas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEP), mediante proposta dos coordenadores dos colegiados do curso, compondo o anexo I desta Resolução. Parágrafo único. Somente poderá ser alterado o número de vagas a que se refere este artigo mediante aprovação do CEP com, pelo menos, 60 (sessenta) dias de antecedência ao início das inscrições para o processo seletivo. Art. 7º O planejamento, a execução, a coordenação e o controle do processo seletivo para o ingresso aos cursos de graduação, em todas as suas etapas, ficará a cargo do órgão responsável pelo processo seletivo. Art. 8º As datas para a realização das provas serão aprovadas pelo CEP, por proposta do órgão responsável pelo processo seletivo. II Das Inscrições Art. 9º O período e os locais para a inscrição no processo seletivo serão definidos pelo órgão responsável e divulgados por meio de edital. Art. 10. O valor da (s) taxa (s) de inscrição será definido pelo Conselho de Administração com, pelo menos, 60 (sessenta) dias de antecedência ao início do período de inscrições para o processo seletivo. Art. 11. As inscrições serão abertas por edital publicado pelo órgão responsável pelo processo seletivo, que especificará, entre outras instruções complementares, o valor da (s) taxa (s), o período e os locais. Art. 12. Para a efetivação da inscrição, serão exigidos do candidato: a) uma fotografia 3 cm x 4 cm, com data do ano em que se realiza a inscrição para o processo seletivo ou do ano anterior; b) uma fotocópia da Cédula de Identidade ou de documento com fotografia e impressão datiloscópica, expedido por órgão oficial, com validade em todo o território nacional; c) uma fotocópia do comprovante constando a nota obtida no Enem, para os candidatos que optarem pela sua utilização; d) o pagamento da (s) taxa (s) de inscrição; e) ficha de inscrição, devidamente preenchida e assinada. 1º O candidato de nacionalidade estrangeira deverá apresentar fotocópia da Cédula de Identidade de Estrangeiro, expedida pelo Departamento de Polícia Federal, ou fotocópia do Passaporte, visando, respectivamente, à comprovação de sua estada permanente ou temporária no País.

3 /... Resolução nº 078/2004-CEP fl. 03 2º A inscrição poderá ser efetuada pelo próprio candidato ou por terceiros, não havendo necessidade de procuração. Art. 13. Ao inscrever-se, o candidato ou seu representante firmará declaração de que aceita as condições estabelecidas no Edital de Abertura do Processo Seletivo e no Manual do Candidato, tendo pleno conhecimento delas. Art. 14. A ficha de inscrição deverá conter as seguintes informações: opção do candidato pelo curso e turno pretendidos, dentre os constantes do Edital de Abertura do Processo Seletivo; a opção por uma língua estrangeira, dentre as ofertadas; a opção pela utilização do resultado da prova objetiva do Enem e a opção por uma das cidades indicadas para a realização das provas. 1º Para atendimento ao disposto neste artigo, serão oferecidos os idiomas Inglês, Espanhol e Francês na prova de Conhecimentos Gerais. 2º Para efeito de opção, os cursos com oferta de vagas em turnos, modalidade, habilitação com campi diferentes serão considerados cursos distintos. 3º Em hipótese alguma serão admitidas alterações referentes às opções constantes do caput deste artigo. III Da Composição e da Valoração das Provas Art. 15. O processo seletivo será realizado em até três dias consecutivos e constituir-se-á das seguintes provas, cada uma delas com 4 (quatro) horas de duração: I - Prova 1 Conhecimentos Gerais; II - Prova 2 Língua Portuguesa, Literaturas em Língua Portuguesa e Redação; III - Prova 3 Conhecimentos Específicos. Art. 16. A Prova 1 será elaborada na perspectiva interdisciplinar e conterá 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, a partir dos programas apresentados no Manual do Candidato referentes às seguintes matérias do ensino médio: Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira, Matemática, Química e Sociologia. 1º O conteúdo desta prova é o mesmo para todos os candidatos aos cursos de graduação ofertados pela Universidade. 2º O escore desta prova dependerá da utilização ou não da nota obtida pelo candidato no Enem, conforme disposto nesta Resolução. Art. 17. A Prova 2 será composta da seguinte forma: I - 20 (vinte) questões de múltipla escolha e 06 (seis) questões discursivas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa; II - Redação. Art. 18. A Prova 3 será composta por 30 (trinta) questões de múltipla escolha e 10 (dez) questões discursivas, elaboradas a partir dos programas apresentados no Manual do Candidato, respeitando-se as normas pedagógicas recomendadas pelas diretrizes e pelos parâmetros curriculares do ensino médio.

4 /... Resolução nº 078/2004-CEP fl. 04 1º Nesta prova, os candidatos serão avaliados em duas matérias escolhidas pelos respectivos coordenadores dos colegiados dos cursos de graduação, ouvidos os departamentos, dentre as enumeradas no Artigo 16, contendo, cada uma, 15 (quinze) questões de alternativas múltiplas e 5 (cinco) questões discursivas. 2º Os coordenadores dos colegiados dos cursos, ouvidos os departamentos, poderão optar pela não-realização desta prova. Art. 19. A banca de elaboração de questões será nomeada pelo Magnífico Reitor, a cada processo seletivo. Art. 20. As questões de múltipla escolha serão constituídas de 5 (cinco) alternativas, sendo apenas 1 (uma) verdadeira. A cada questão respondida corretamente, serão atribuídos 5 (cinco) pontos. Art. 21. As questões discursivas terão valoração inteira de 0 (zero) a 15 (quinze) pontos. Parágrafo único. A avaliação das questões discursivas será realizada por uma banca composta por profissionais com formação nas áreas específicas, mediante critérios estabelecidos pelo órgão responsável pelo processo seletivo. Art. 22. A prova de Redação terá valoração inteira de 0 (zero) a 110 (cento e dez) pontos. Parágrafo único. A avaliação da Redação será realizada por uma banca composta por profissionais com formação na área de Língua Portuguesa, mediante critérios estabelecidos pelo órgão responsável pelo processo seletivo. IV Da Seleção e Classificação Art. 23. Estará desligado do processo seletivo, não participando do processo classificatório final, o candidato que deixar de comparecer a qualquer uma das provas. Art. 24. O processo de seleção e classificação constituir-se-á das seguintes etapas: I - cálculo do desempenho dos candidatos nas questões objetivas das Provas 1, 2 e 3 e cômputo da nota do Enem, se for o caso; II - classificação dos candidatos, a partir do desempenho obtido no Inciso I, e seleção daqueles que terão a Redação e as questões discursivas das Provas 2 e 3 corrigidas; III - cálculo do total dos escores padronizados por candidato; IV - classificação final dos candidatos por curso e turno; V - desempate. Art. 25. O desempenho de que trata o Inciso I do Artigo 24 será obtido da seguinte forma: I - calcula-se a pontuação bruta da Prova 1, somando os pontos obtidos em cada questão, obtendo-se o Escore I (EI); II - para os candidatos que tenham optado pela utilização da nota obtida no Enem, o Escore Final na Prova 1 (EFI), será a maior entre a) e b): a) EFI = 0,8 x EI + 0,2 x (valor máximo da Prova 1) x (nota do Enem)/10; b) EFI = EI.

5 /... Resolução nº 078/2004-CEP fl. 05 III - somam-se ao EFI os pontos obtidos em cada questão objetiva das Provas 2 e 3, obtendo-se, assim, o Escore Final das Questões Objetivas (EFO). Art. 26. A classificação dos candidatos de que trata o Inciso II do artigo 24 será obtida pela ordem decrescente dos EFOs. Art. 27. A quantidade máxima de candidatos, por curso, que terá a Redação e as questões discursivas das Provas 2 e 3 avaliadas (QMD), será igual a 4 (quatro) vezes o número de vagas do respectivo curso. 1º Serão avaliadas a Redação e as provas discursivas de todos os candidatos que tenham obtido o mesmo EFO no limite da QMD. 2º Após as avaliações da Redação e das questões discursivas será atribuída, para cada candidato, o Escore Final da Redação e das Questões Discursivas (RQD). Art. 28. O cálculo do total dos escores padronizados por candidato (EF), será obtido pela soma de EFO e RQD. Art. 29. A classificação final dos candidatos será obtida pela ordem decrescente dos EFs. Parágrafo único. Havendo empate no EF entre dois ou mais candidatos a um mesmo curso e turno, dar-se-á preferência, pela ordem, ao candidato que: a) obtiver maior escore na Prova 3; b) obtiver maior escore na Prova 2; c) obtiver maior escore na Prova 1; d) obtiver maior pontuação na Redação; e) for o mais idoso. V Do Resultado Art. 30. O resultado do processo seletivo será divulgado pelo órgão responsável nas datas previstas em edital. VI Disposições Gerais Art. 31. Será excluído do processo seletivo o candidato que cometer fraude na inscrição, usar meios ilícitos na realização das provas ou atentar contra a disciplina e a boa ordem dos trabalhos, na sala de provas ou nas suas proximidades. Parágrafo único. Além da exclusão, outras punições poderão ser solicitadas para o candidato incurso nos termos deste Artigo, levando-se em conta a gravidade da ocorrência e os danos materiais ou pessoais que houver causado. Art. 32. O resultado do processo seletivo será válido apenas para o período a que se refere, e seus efeitos cessarão, de pleno direito, com o prazo final de registro e matrícula. Art. 33. Caberá pedido de reconsideração do gabarito de respostas das questões objetivas das provas do processo seletivo, mediante requerimento protocolizado junto ao órgão responsável pelo processo seletivo, devidamente justificado, até 24 (vinte e quatro) horas após a divulgação do gabarito da Prova 3.

6 /... Resolução nº 078/2004-CEP fl. 06 Parágrafo único. O pedido de reconsideração será analisado pelos professores elaboradores da respectiva prova e, caso não concordem com a alteração solicitada, o órgão responsável pelo processo seletivo nomeará uma banca de revisão, que terá prazo de 24 (vinte e quatro) horas, contadas a partir da nomeação, para análise e decisão. Art. 34. Em hipótese alguma haverá revisão do resultado obtido pelo candidato nas provas do processo seletivo. Art. 35. Após entregar a Redação e as folhas de respostas das questões objetivas e discursivas, o candidato, em hipótese alguma, terá acesso às mesmas. Art. 36. Só caberá recurso nos casos de infringência às disposições deste regulamento. 1º O recurso será interposto perante o órgão responsável pelo processo seletivo no prazo máximo de 3 (três) dias úteis, contados da data de divulgação dos resultados do processo seletivo. 2º Recebido o recurso, será este remetido à decisão do CEP, acompanhado de parecer do órgão responsável pelo processo seletivo. 3º O CEP deverá decidir a respeito do recurso no prazo máximo de 10 (dez) dias, contados a partir da data do protocolo inicial. Art. 37. Encerrado o prazo final para registro e matrícula, as folhas de respostas e as Redações serão encaminhadas para reciclagem. Art. 38 Os casos omissos serão resolvidos pelo Magnífico Reitor, ouvido o órgão responsável pelo processo seletivo. VII Disposições Finais e Transitórias Art. 39. A inclusão de conteúdos referentes às matérias de Artes, Educação Física, Filosofia e Sociologia ocorrerá a partir do Primeiro Concurso Vestibular de Art. 40. Esta Resolução entra em vigor a partir da realização do processo seletivo para o ano letivo de 2006, revogando-se as Resoluções n os 093/94-CEP, 099/94-CEP, 083/95-CEP, 085/2002-CEP e demais disposições em contrário. Dê-se ciência. Cumpra-se. Maringá, 30 de junho de ADVERTÊNCIA: O prazo recursal termina em / /. (Art o do Regimento Geral da UEM) Gilberto Cezar Pavanelli

O Presidente da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral da UFCG;

O Presidente da Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto e o Regimento Geral da UFCG; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 05/2006 Regulamenta o VESTIBULAR ESPECIAL para ingresso nos cursos de graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 08/2004 Regulamenta o VESTIBULAR ESPECIAL para ingresso no Curso de Graduação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO 1 RESOLUÇÃO Nº 12/2009 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO Regulamenta o VESTIBULAR ESPECIAL para ingresso nos cursos de graduação

Leia mais

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogado o Art. 2º da Resolução nº 136/2007-CEP e demais disposições em contrário.

Art. 2º Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogado o Art. 2º da Resolução nº 136/2007-CEP e demais disposições em contrário. R E S O L U Ç Ã O N 032/2013-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 4/2/2014. Isac Ferreira Lopes, Secretário. Aprova o novo Regulamento

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: 1 de 13 26/03/2015 09:56 R E S O L U Ç Ã O N 038/2014-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 22/12/2014. Aprova o novo Regulamento do Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL RESOLUÇÃO CEPE-UEMS Nº 430, de 30 de julho de 2004. Aprova as normas para a realização do processo seletivo de candidatos às vagas nos cursos de graduação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O Nº 020/2017-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e publicada no site http://www.scs.uem.br, no dia 07/08/2017. Aprova a distribuição

Leia mais

FACENE. RESOLVE: Capítulo I Das Disposições Preliminares

FACENE. RESOLVE: Capítulo I Das Disposições Preliminares RESOLUÇÃO CTA Nº 02 de 08 de março de 2018. Estabelece normas para a realização do processo seletivo para admissão de transferidos e graduados, do semestre letivo de 2018.2, para os Cursos de Graduação

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O N 039/2014-CEP

R E S O L U Ç Ã O N 039/2014-CEP R E S O L U Ç Ã O N 039/2014-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 22/12/2014. Aprova novo Regulamento do Processo de Avaliação Seriada

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: R E S O L U Ç Ã O N 002/2016 CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e publicada no site http://www.scs.uem.br, no dia 15/03/2016. Aprova o novo

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 153/2017 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Verão 2018 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 006//2015-CEPE/UNESPAR

RESOLUÇÃO Nº 006//2015-CEPE/UNESPAR RESOLUÇÃO Nº 006//2015-CEPE/UNESPAR Considerando o art. 208, inciso V, da Constituição Federal; Aprova o Regulamento do Processo Seletivo de Ingresso, Próprio e Unificado Concurso Vestibular 2015/2016,

Leia mais

EDITAL Nº 036/2013-GRE

EDITAL Nº 036/2013-GRE GABINETE DA REITORIA EDITAL Nº 036/2013-GRE PUBLICAÇÃO DAS NORMAS E INSTRUÇÕES GERAIS PARA A OCUPAÇÃO DE VAGAS INICIAIS REMANESCENTES DO CONCURSO VESTIBULAR DE 2013 PELO APROVEITAMENTO DO RESULTADO DO

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O N 002/2016-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e publicada no site http://www.scs.uem.br, no dia 15/03/2016. Aprova o novo

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 02/2017

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 02/2017 PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 02/2017 A Faculdade Europeia de Administração e Marketing, através da Comissão Executiva do Processo Seletivo CEPS, torna público o presente Edital, para conhecimento dos interessados,

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 56/2018, DE 29 DE JUNHO DE 2018.

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 56/2018, DE 29 DE JUNHO DE 2018. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº 56/2018, DE 29 DE JUNHO DE 2018. O CENTRO UNIVERSITÁRO UNIFAFIBE, tendo como Mantenedora a Associação

Leia mais

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE

FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE FACULDADES INTEGRADAS FAFIBE EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2010 Agosto de 2009 As Faculdades Integradas Fafibe, tendo como Mantenedora a Associação de Educação e Cultura do Norte Paulista, faz saber aos

Leia mais

Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo / EDITAL

Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo / EDITAL Faculdade Ibmec-MG Processo Seletivo 2013-1 / 2013-2 EDITAL I - DO PROCESSO SELETIVO De ordem da Senhora Diretora e para conhecimento de todos os interessados, torno público que, no período indicado neste

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2012 E D I T A L S U P L E M E N T A R N º 5

PROCESSO SELETIVO 2012 E D I T A L S U P L E M E N T A R N º 5 UFF - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA PROCESSO SELETIVO 2012 E D I T A L S U P L E M E N T A R N º 5 O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 197/2015 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para os Processos Seletivos - UNITAU 2016, para os Cursos de Licenciatura e Superior de Tecnologia, na modalidade

Leia mais

Resolução nº 011/01-CEPE

Resolução nº 011/01-CEPE Resolução nº 011/01-CEPE ESTABELECE NORMAS PARA O CONCURSO VESTIBULAR PARA A HABILITAÇÃO DE CANDIDATOS AOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, ALTERA A RESOLUÇÃO N O 025/99-CEPE E REVOGA

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 041/2016 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo de Inverno-2016 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté.

Leia mais

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS

2 - DAS INSCRIÇÕES E DOS LOCAIS DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2017 DE ACORDO COM A PORTARIA NORMATIVA Nº 40/2007 E RESOLUÇÃO CONSEPE Nº. 29/2016, DE 28 DE JUNHO DE 2016. O CENTRO UNIVERSITÁRO UNIFAFIBE, tendo como Mantenedora a Associação

Leia mais

FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 02 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO

FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 02 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 02 DE JULHO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2018.2 O Diretor do Instituto Adventista Paranaense IAP, no uso de suas atribuições legais, de acordo

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 34 DE 5 DE MARÇO DE 2012.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 34 DE 5 DE MARÇO DE 2012. RESOLUÇÃO UNESP Nº 34 DE 5 DE MARÇO DE 2012. Estabelece normas para o Concurso Vestibular Unesp Meio de Ano 2012 e dá outras providências. O Pró-Reitor de Administração no Exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

I- Das Disposições Gerais

I- Das Disposições Gerais EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS PARA A CONCLUSÃO DO CURSO SUPERIOR DE TEOLOGIA 2º SEMESTRE DE 2017 NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL A Reitora do Centro Universitário Metodista

Leia mais

Inscrição on-line: de 21/11 a 30/11/2018, via Internet, através do site

Inscrição on-line: de 21/11 a 30/11/2018, via Internet, através do site EDITAL Nº 06/2018 VESTIBULAR COMPLEMENTAR 2019.1 A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras FAFIC torna pública a abertura de inscrições para o Concurso Vestibular Complementar 2019.1, destinadas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 002/2015, DE 13/03/2015 VAGAS RESTANTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAIS SELEÇÃO PARA INGRESSO EM 2015 A Universidade Federal

Leia mais

O Presidente da Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

O Presidente da Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 03/2006 Regulamenta o Processo Seletivo Vestibular, para ingresso nos cursos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 07/2010 Regulamenta o Concurso Vestibular 2011, para ingresso nos cursos de

Leia mais

Considerando as peças constantes no Processo nº /11-87, e

Considerando as peças constantes no Processo nº /11-87, e 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 10/2011 Regulamenta o Concurso Vestibular 2012, para ingresso nos cursos de

Leia mais

EDITAL Nº 13/2013. Quadro 01: Modalidades e Cursos ofertados para o Processo Seletivo CURSOS TURNOS VAGAS

EDITAL Nº 13/2013. Quadro 01: Modalidades e Cursos ofertados para o Processo Seletivo CURSOS TURNOS VAGAS 1 EDITAL Nº 13/2013 A Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, através da Comissão Executiva do Processo Seletivo CEPS, torna público o presente Edital, para conhecimento dos interessados, disciplinando

Leia mais

SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR

SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR EDITAL Nº 036/2017/IFTO/, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2017. SELEÇÃO PARA ENRIQUECIMENTO CURRICULAR O DIRETOR GERAL EM EXERCÍCIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TOCANTINS, nomeado pela

Leia mais

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016

DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016 DELIBERAÇÃO CONSEP Nº 164/2016 Dispõe sobre as normas e fixa o calendário e o número de vagas para a realização do Processo Seletivo Verão 2017 para o curso de Medicina da Universidade de Taubaté. O CONSELHO

Leia mais

CNPJ: / Portaria Ministerial nº 0169 de 19/02/2009 D.O.U. de 20/02/2009 EDITAL Nº 02/2018

CNPJ: / Portaria Ministerial nº 0169 de 19/02/2009 D.O.U. de 20/02/2009 EDITAL Nº 02/2018 EDITAL Nº 02/2018 A FACULDADE UNIÃO ARARUAMA DE ENSINO faz saber, por meio do presente EDITAL, que estão abertas a partir de 02 de maio de 2018, as inscrições do PROCESSO SELETIVO para os Cursos de Licenciatura

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 16 DE 30 DE MARÇO DE 2011.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 16 DE 30 DE MARÇO DE 2011. RESOLUÇÃO UNESP Nº 16 DE 30 DE MARÇO DE 2011. Estabelece normas para o Concurso Vestibular Unesp Meio de Ano 2011 e dá outras providências. O Pró-Reitor de Administração no Exercício da Reitoria da Universidade

Leia mais

Inscrição on-line: de 26/12/2018 a 31/01/2019, via Internet, através do site

Inscrição on-line: de 26/12/2018 a 31/01/2019, via Internet, através do site EDITAL Nº 08/2018 TERCEIRO VESTIBULAR COMPLEMENTAR 2019.1 A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras FAFIC torna pública a abertura de inscrições para o Terceiro Vestibular Complementar

Leia mais

EDITAL Nº 018 / 2017 PROCESSO SELETIVO 2018

EDITAL Nº 018 / 2017 PROCESSO SELETIVO 2018 EDITAL Nº 018 / 2017 PROCESSO SELETIVO 2018 O Reitor do Centro Universitário de Adamantina, na forma do que dispõe a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e de acordo com o que estabelece o Regimento Geral,

Leia mais

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1

EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 EDITAL 874 de 16/10/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA PARA TURMA DE 2019/1 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL Nº 13/2016-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando:

EDITAL Nº 13/2016-PROGRAD. A Pró-Reitora de Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no uso de suas atribuições, considerando: EDITAL Nº 13/2016-PROGRAD ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA A PRIMEIRA ETAPA DO PROGRAMA DE OCUPAÇÃO DE VAGAS OCIOSAS DA UNIOESTE PROVOU PARA O ANO LETIVO DE 2016 A Pró-Reitora de Graduação da Universidade

Leia mais

Universidade Estadual Paulista - REITORIA

Universidade Estadual Paulista - REITORIA Universidade Estadual Paulista - REITORIA Resolução UNESP nº 14, de 28-3-2013 -(Processo nº 2153/50/01/2012) Publicada no DOE de 29 de março de 2013, Seção I, páginas 152 e 153. Estabelece normas para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 03/2004 Regulamenta o Processo Seletivo VESTIBULAR para ingresso nos cursos de graduação da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 017 / 2019 VAGAS REMANESCENTE DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2º SEMESTRE DE 2019

EDITAL Nº 017 / 2019 VAGAS REMANESCENTE DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2º SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº 017 / 2019 VAGAS REMANESCENTE DO PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2º SEMESTRE DE 2019 O Reitor do Centro Universitário de Adamantina, na forma do que dispõe a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e

Leia mais

RESOLUÇÃO UNESP Nº 07 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2010.

RESOLUÇÃO UNESP Nº 07 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2010. RESOLUÇÃO UNESP Nº 07 DE 25 DE FEVEREIRO DE 2010. Estabelece normas para o Concurso Vestibular Meio de Ano 2010 da UNESP e dá outras providências. O Reitor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2019 VESTIBULAR 2019/1. Edital nº 4/2018. Faculdade Novo Hamburgo

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2019 VESTIBULAR 2019/1. Edital nº 4/2018. Faculdade Novo Hamburgo EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2019 VESTIBULAR 2019/1 Edital nº 4/2018 Faculdade Novo Hamburgo VESTIBULAR SOLIDÁRIO De ordem do Diretor Geral da Faculdade Novo Hamburgo e para conhecimento de todos os interessados,

Leia mais

1º PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE ATENAS DE PASSOS MG 2018

1º PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE ATENAS DE PASSOS MG 2018 Manual do Candidato 1º PROCESSO SELETIVO DO CURSO DE MEDICINA DA FACULDADE ATENAS DE PASSOS MG 2018 2ª Edição Revisada Passos -MG 2018 SUMÁRIO CAPÍTULO I DA APRESENTAÇÃO 2 CAPÍTULO II DAS INSCRIÇÕES PARA

Leia mais

EDITAL n.º01, de 07/05/2018

EDITAL n.º01, de 07/05/2018 EDITAL n.º01, de 07/05/2018 A Escola Técnica Estadual de Santa Isabel Santa Isabel, atendendo o disposto no 3.º do Artigo 62 do Regimento Comum das Escolas Técnicas Estaduais do Centro Estadual de Educação

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições;

A Câmara Superior de Ensino do Conselho Universitário da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições; 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COLEGIADO PLENO DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 15/2007 Regulamenta o Processo Vestibular, para ingresso

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO 2019 A FACULDADE BARRETOS, mantida pelo Centro Unificado Barretos UNIBARRETOS, torna público que estarão abertas as inscrições para o Processo Seletivo/ Ano 2019, destinados

Leia mais

EDITAL Nº 023 / 2018 VAGAS REMANESCENTE DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018

EDITAL Nº 023 / 2018 VAGAS REMANESCENTE DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 EDITAL Nº 023 / 2018 VAGAS REMANESCENTE DO PROCESSO SELETIVO 2º SEMESTRE DE 2018 O Reitor do Centro Universitário de Adamantina, na forma do que dispõe a Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996 e de acordo

Leia mais

3 Inscrição. 3.1 Documentação

3 Inscrição. 3.1 Documentação MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2013 PARA CANDIDATOS DE NACIONALIDADE URUGUAIA AO CURSO DE TURISMO BINACIONAL 1 Abertura A Universidade Federal

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O N 003/2017-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e publicada no sitehttp://www.scs.uem.br, no dia07/03/2017. Aprova o Regulamento

Leia mais

EDITAL N.º 002/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS E SELEÇÕES.

EDITAL N.º 002/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO PARA CONCURSOS E SELEÇÕES. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 002/2018 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO PREPARATÓRIO

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 12/2002 Regulamenta o Processo Seletivo para ingresso nos cursos de graduação

Leia mais

Nº 0001/ EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º

Nº 0001/ EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º UNIMES Universidade Metropolitana de Santos Núcleo de Educação a Distância EDITAL Nº 0001/2016 - EAD PROCESSO SELETIVO UNIFICADO 2º Semestre de 2016 Modalidade: Educação a Distância A Profª. Drª RENATA

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Pró-Reitoria de Ensino PROE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL. Pró-Reitoria de Ensino PROE EDITAL Nº 07/2015 /UEMS, DE 12 DE MARÇO DE 2015. PROCESSO SELETIVO INTERNO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS REMANESCENTES NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL A Pró-Reitora

Leia mais

EDITAL Nº 040/ DAS VAGAS Cursos Nº de vagas Polo Período

EDITAL Nº 040/ DAS VAGAS Cursos Nº de vagas Polo Período MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Alfenas. Unifal-MG Pró-Reitoria de Graduação Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG. CEP 37130-000 Fone: (35) 3299-1329. Fax: (35) 3299-1078 EDITAL

Leia mais

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015

EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 EDITAL DO 1º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE 2015 A Faculdade São Paulo (FSP), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA

EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA EDITAL 148 de 5/04/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO ACADÊMICO INTERDISCIPLINAR EM FÍSICA APLICADA 1. PREÂMBULO 1.1. A Comissão Deliberativa do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar

Leia mais

EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS

EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS EDITAL Nº 235/2014 PROCESSO SELETIVO ESPECÍFICO PARA INGRESSO DE CANDIDATOS URUGUAIOS FRONTEIRIÇOS A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna pública

Leia mais

Edital do Processo Seletivo FUMEC 2013, segundo semestre, para Ingresso nos Cursos de Graduação. Termo Aditivo

Edital do Processo Seletivo FUMEC 2013, segundo semestre, para Ingresso nos Cursos de Graduação. Termo Aditivo Edital do Processo Seletivo FUMEC 2013, segundo semestre, para Ingresso nos Cursos de Graduação Termo Aditivo A Universidade FUMEC leva ao conhecimento dos filiados do SESCON/MG (Sindicato das Empresas

Leia mais

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO:

O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO APROVOU E EU, REITOR, SANCIONO A SEGUINTE RESOLUÇÃO: R E S O L U Ç Ã O N 011/2013-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 17/07/2013. Aprova normas para Mobilidade Estudantil Internacional e

Leia mais

Vagas ofertadas em 2019/1

Vagas ofertadas em 2019/1 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO UNIFICADO DE INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL DA FACULDADE TORRICELLI PARA O 1º SEMESTRE DO ANO LETIVO DE 2019 (2019/1) O Diretor Geral da Faculdade Torricelli

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO nº. 011/07 de 04 de julho de 2007. Estabelece as diretrizes para realização de Processos Seletivos para ingresso

Leia mais

EDITAL 01/2017 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE

EDITAL 01/2017 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE EDITAL 01/2017 EDITAL DE ABERTURA DO VESTITULAR FUCAPE A Comissão Coordenadora do Processo Seletivo da Faculdade FUCAPE, para conhecimento de todos os interessados, torna público que, nos períodos indicados

Leia mais

FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 22 DE OUTUBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2019

FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 22 DE OUTUBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2019 FACULDADE DO INSTITUTO ADVENTISTA PARANAENSE EDITAL DE 22 DE OUTUBRO DE 2018 PROCESSO SELETIVO AGENDADO 2019 O Diretor do Instituto Adventista Paranaense IAP, no uso de suas atribuições legais, de acordo

Leia mais

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC

Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação. Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física Polo UFC EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF- UFC - Nº 01/2018 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO

Leia mais

O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais,

O CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CONSELHO DO ENSINO, DA PESQUISA E DA EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 01/2014/CONEPE Regulamenta o Processo Seletivo, para o ingresso

Leia mais

FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC. PROCESSO SELETIVO PARA e EDITAL

FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC. PROCESSO SELETIVO PARA e EDITAL 1 FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC PROCESSO SELETIVO PARA 2010.1 e 2010.2 EDITAL I. DO PROCESSO SELETIVO O Diretor da Faculdade de Economia e Finanças Ibmec, no uso de suas atribuições e com base

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2018/1. Edital nº 5/2017. Faculdade Novo Hamburgo

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2018/1. Edital nº 5/2017. Faculdade Novo Hamburgo EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 2017 VESTIBULAR COMPLEMENTAR AGENDADO 2018/1 Edital nº 5/2017 Faculdade Novo Hamburgo De ordem do Diretor Geral da Faculdade Novo Hamburgo e para conhecimento de todos os interessados,

Leia mais

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento

Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular. Regulamento Faculdade de Biociências Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Regulamento Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Leia mais

FACULDADES IDAAM EDITAL Nº.02/2017 PROCESSO SELETIVO

FACULDADES IDAAM EDITAL Nº.02/2017 PROCESSO SELETIVO FACULDADES IDAAM EDITAL Nº.02/2017 PROCESSO SELETIVO O Diretor Geral das Faculdades IDAAM, com base no disposto na Lei n. º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 e Portaria/MEC nº. 40, de 12/12/2007, torna

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95 Recomendado pela CAPES EDITAL PPPG Nº 45/2011 A PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO torna

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE ODONTOLOGIA PÓS-GRADUAÇÃO REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Odontologia,

Leia mais

RESOLUÇÃO 163/2000 R E S O L V E:

RESOLUÇÃO 163/2000 R E S O L V E: Dispõe sobre transferências interna e externa para os cursos de graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB, Revogando as Resoluções CONSEPE/UESB 06/91 e 49/2000 O Conselho Superior de

Leia mais

SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO

SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO SOBRESP - FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL 001/2017 PROCESSO SELETIVO A Direção da SOBRESP - Faculdade de Ciências da Saúde torna públicas as normas a seguir, que regem o Processo Seletivo Complementar

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO EDITAL PRE N o 028/2012 (Ocupação de vagas remanescentes via ENEM 2011 Vestibular 2012) A Universidade Federal de

Leia mais

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular

Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Regulamento Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular (PPGBCM), vinculado

Leia mais

EDITAL DO 3º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE I. Das Disposições Gerais

EDITAL DO 3º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE I. Das Disposições Gerais EDITAL DO 3º PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS SUPERIORES NA MODALIDADE PRESENCIAL - VESTIBULAR 1º SEMESTRE - 2015 A Faculdade Meta (FAMETA), Instituição de Ensino Superior comprometida a observar o padrão

Leia mais

CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N.º 004 /2003-CONSUNIV

CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N.º 004 /2003-CONSUNIV 69050-030 CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N.º 004 /2003-CONSUNIV Confere com o original DISPÕE sobre a transferência de alunos regulares de outras instituições de ensino superior para a Universidade do

Leia mais

EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016

EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016 1 EDITAL PROCESSO SELETIVO JUNHO/ 2016 O Reitor do Centro Universitário de Araraquara, tendo em vista a legislação vigente, faz saber aos interessados que estarão abertas as inscrições para o Processo

Leia mais

~FACULDADE, GUAIRACA EDITAL N 019/201'5

~FACULDADE, GUAIRACA EDITAL N 019/201'5 ~FACULDADE, GUAIRACA... ~'. EDITAL N 019/201'5 Juarez Matias Soares, Diretor Geral da Faculdade Guairacá, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no Inciso 11,do Artigo 44 da Lei 9394, de

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - ANO LETIVO DE 2014

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO - ANO LETIVO DE 2014 A Escola de Sociologia e Política de São Paulo, a Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação e a Faculdade de Administração, faculdades mantidas pela FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política

Leia mais

U n iversidade Estadual de Maringá

U n iversidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O N o 064/2001-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia / /. Secretária Aprova normas sobre os critérios de avaliação da aprendizagem

Leia mais

RESOLVE AD REFERENDUM DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO:

RESOLVE AD REFERENDUM DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: RESOLUÇÃO N o 018, de 29 de abril de 2013. Regulamenta os Processos Seletivos da UFSJ e dá outras providências. A PRESIDENTE DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O N 012/2010-CEP

R E S O L U Ç Ã O N 012/2010-CEP R E S O L U Ç Ã O N 012/2010-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria, no dia 9/12/2010. Aprova novo Regulamento do Sistema de Cotas Sociais no Processo

Leia mais

E D I T A L PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS - VESTIBULAR FACTUM 1.º SEMESTRE DE 2017

E D I T A L PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS - VESTIBULAR FACTUM 1.º SEMESTRE DE 2017 E D I T A L PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS - VESTIBULAR FACTUM 1.º SEMESTRE DE 2017 1. ABERTURA A Diretora de Ensino da Faculdade FACTUM, na forma do que dispõe o art. 44, Inciso II, da Lei de Diretrizes

Leia mais

EDITAL N.º 037/ A PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO DE 2010 CURSO DE MEDICINA

EDITAL N.º 037/ A PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO DE 2010 CURSO DE MEDICINA EDITAL N.º 037/2009 - A PROCESSO SELETIVO ANO LETIVO DE 2010 CURSO DE MEDICINA Prof. Pe. Christian de Paul de Barchifontaine, Reitor do Centro Universitário São Camilo, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015

NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015 NORMATIZAÇÃO CGA N o 04/2015 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES NORMATIZAÇÃO DE ATIVIDADES DE MONITORIA 1.1 - O presente documento reúne as normas estabelecidas para o Programa de Monitoria desenvolvido no Instituto

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá R E S O L U Ç Ã O N 003/2016-CEP CERTIDÃO Certifico que a presente resolução foi afixada em local de costume, nesta Reitoria e publicada no site http://www.scs.uem.br, no dia 15/03/2016. Aprova o novo

Leia mais

FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS Mantida pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS Portaria nº 40 /2007

FACULDADE DA REGIÃO DOS LAGOS Mantida pela FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS Portaria nº 40 /2007 EDITAL Nº 01/2017 A FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DOS LAGOS faz saber, por meio do presente EDITAL, que estão abertas a partir de 04 de outubro de 2016, as inscrições do PROCESSO SELETIVO da FACULDADE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS Edital 009/2017 Dispõe sobre o Processo Seletivo para ingresso no Curso de Pós-

Leia mais

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Comissão Permanente de Seleção Acadêmica Edital Copesa nº 06 /2013

UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ Comissão Permanente de Seleção Acadêmica Edital Copesa nº 06 /2013 Univer sidade de Taubaté Autarquia Municipal de Regime Especial Reconhecida pelo Dec. Fed. nº 78.924/76 Recredenciada pelo CEE/SP Secretaria a da Reitoria Rua 4 de Março, 432 Centro Taubaté/SP 12020270

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1/2019 PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS - TURMA 2019/1 A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Regional de Montes Claros da Universidade

Leia mais

PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR

PROF. DR. MARCIO DE MORAES REITOR RESOLUÇÃO CONSUN Nº 06/2014 Aprova Edital do Processo Seletivo do Programa de integralização de créditos para a conclusão do Curso Superior de Teologia 2º semestre de 2014 na modalidade a distância O Conselho

Leia mais