Figurino para danças gaúchas. Material elaborado por Everton Cardoso a partir do painel realizado em 7 de junho de 2014 em Caxias do Sul

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Figurino para danças gaúchas. Material elaborado por Everton Cardoso a partir do painel realizado em 7 de junho de 2014 em Caxias do Sul"

Transcrição

1 Figurino para danças gaúchas Material elaborado por Everton Cardoso a partir do painel realizado em 7 de junho de 2014 em Caxias do Sul

2 Importante: Este material não pretende substituir a leitura das obras que serviram de referência e que estão identificadas ao final. Também este é um trabalho com vistas ao Fegadan não concluído. Este é um material que pode/deve ser aperfeiçoado para as próximas edições. Consiste, apenas, em uma interpretação e sistematização das ideias desenvolvidas por João Carlos Paixão Côrtes e Marina Paixão Côrtes em livros e cursos nos quais tratam do vestuário típico do gaúcho em suas diversas dimensões e aspectos.

3 Figurino de danças tradicionais Noções preliminares

4 Conceitos fundamentais 1 Indumentária, vestuário, vestimenta Dimensão mais abrangente do vestir típico do gaúcho apresentada nas obras de João Carlos Paixão Côrtes e Marina Paixão Côrtes. Inclui aspectos históricos, sociológicos e psicológicos. Figurino Recorte parcial e específico, a partir da literatura, destinado à concepção de conjuntos de roupa para apresentação de grupos de projeção folclórica. É o objeto deste material e do Fegadan. 1 Estes conceitos iniciais se baseiam nas ideias esboçadas por Anderson Luiz de Souza e Wagner Ferraz na obra O trabalho do figurinista: projeto, pesquisa e criação (Porto Alegre: IndepIn, 2013).

5 Ideais norteadores Temporalidade Na impossibilidade de determinar épocas restritas quando do uso das peças pesquisadas, faz-se com que convivam no figurino de danças, guardadas algumas particularidades baseadas em congruências históricas no que se refere à combinação de algumas peças o que ocorre no figurino masculino. Essa abordagem expressa uma dimensão típica do vestir quando ainda presente no cotidiano: a convivência entre o que se usou em diferentes

6 Ideais norteadores Diversidade Um figurino de danças pretende reconstituir e apresentar, em sua forma mais completa e abrangente, a diversidade de peças, materiais, talhes, modos de uso e outros aspectos do vestir do homem e da mulher rurais do Rio Grande do Sul de outras épocas. Traduz, ainda, a ausência de uniformização enfatizada por Paixão Côrtes, aspecto não registrado pelo pesquisador na vivência cotidiana dos gaúchos de outrora, exceto quando em caráter específico militar, religioso, entre outros.

7 Ideais norteadores Fim formador Ao apresentar a diversidade do vestir, um figurino serve como elemento de formação para os membros do grupo que o apresentam, já que estes têm a possibilidade de familiarizarse com as diferentes possibilidades do vestuário. Ainda, para o público que assiste a uma apresentação de danças tradicionais, o figurino oferece a possibilidade de conhecer o vestir típico dos gaúchos de forma algo instantânea, seja em uma apresentação na íntegra, ou apenas em uma parte dela; ou ainda em um flagrante registrado fotograficamente.

8 Dimensões do figurino para danças tradicionais Histórica, folclórica e tradicional É resultado de um processo de pesquisa e serve como norte para a reconstituição de peças de vestuário e, portanto, para a concepção de um figurino para grupo de danças. Baseia-se na literatura recomendada, esta escrita a partir de pesquisas de campo e de relatos de informantes. No caso do Fegadan, em razão de seu objetivo de valorizar e promover a obra de João Carlos Paixão Côrtes e Marina Paixão Côrtes, esta é tomada como referência.

9 Dimensões do figurino para danças tradicionais Individual Está na ordem da característica pessoal do sujeito. Constitui a manifestação da individualidade e de sua representação objetivada por meio do vestir. Traduz, portanto, personalidade e gosto, ao mesmo tempo em que adequa-se à estatura e à constituição física do portador a fim de obter resultado estético mais harmônico.

10 Dimensões do figurino para danças tradicionais Grupal Refere-se à posta em cena, simultaneamente, de um conjunto de figurinos personalizados e individualizados de forma a obter um resultado visualmente harmônico e que dê conta dos ideais norteadores da concepção de um figurino de danças. Reflete, pois, questões de temporalidade, diversidade e cumpre fim formador, além de primar pela harmonia de conjunto que não deve ser confundida com uniformidade.

11 Harmonia de conjunto Obtida a partir da confluência dos ideais norteadores e dimensões acima descritos. Pressupõe uso harmônico e adequado de modelos e tecidos conforme a faixa etária do grupo que apresenta o conjunto de figurino. Diz respeito, ainda, à distribuição de cores, tonalidades e matizes. No caso a vestimenta masculina, normalmente inclui predominantemente tons mais sóbrios de cinza, azul, verde, bege e marrom em suas diversidades exceto em peças mais específicas como camisas, ceroulas, lenços e faixas. No caso do vestuário feminino, a variedade abrange sobretudo matizes diversas de azul, verde, amarelo, rosa, alaranjado e vermelho esta usada apenas pelas adultas em seus tons mais vivos e pelas veteranas e xiruas em seus tons mais fechados. Sugere-se, neste caso, uma distribuição mais ou menos equilibrada entre cores quentes e frias. Ainda, inclui uma distribuição harmônica do colorido no conjunto do grupo, evitando a concentração de roupas de cores muito próximas principalmente em motivos coreográficos executados em filas, rodas ou cordões.

12 Figurino de danças tradicionais Roupa íntima feminina

13 Confeccionada geralmente em tecido de algodão branco e com acessórios que o complementam (babados, passa-fitas, bordado inglês, crochê confeccionado em linha fina, bordados em ponto-cheio ou rococó) e que podem inclusive conter detalhes em tons pastéis. Pode ser composta de uma diversidade de peças corpete, saia-de-armar, corpinho, viso, sutien, bombachinha, camisa íntima e espartilho. Adapta-se ao comprimento do vestido, sendo um pouco mais curta para não aparecer quando a mulher está parada, mas de forma a ser vista quando do caminhar ou dançar. Quando engomada, deve-se tomar o cuidado para que este processo seja executado adequadamente e não deixe a saia demasiado armada.

14 Figurino de danças tradicionais Mirim masculino

15 Bombacha (evitam-se os tons demasiado escuros); camisa em cores claras, lisa ou com padronagens discretas e miúdas de xadrez e listrado; botas pretas ou marrons; guaiaca simples (somente uma fivela à frente, e bolsos fechados com fivelas menores); lenço ao pescoço (em tamanho adequado à estatura). Não recomendado o uso de chapéu, colete, faixa, esporas, faca ou pala. O objetivo é dar às crianças liberdade de movimento. Para maior conforto térmico, recomenda-se o uso de tecidos de fibra natural exceto no caso do lenço.

16 Figurino de danças tradicionais Mirim feminino

17 Deve traduzir, em seu conjunto, a ingenuidade da infância. Vestido ou conjunto de jardineira e camisa em tons pastéis (em geral rosas, verdes, azuis, amarelos, alaranjados). Possui mangas longas ou ¾. A saia é em corte evasé de panos e com comprimento logo abaixo do joelho. A roupa é fechada por botões forrados de tecido ou ainda com motivos infantis. Tecidos de algodão (tricoline, piqué etc.) lisos, com estampas florais, listradas, xadrezes ou com motivos infantis, mas miúdas. Os acessórios da roupa correspondem à estética infantil (trancelins, bordados ingleses, gregas etc.), mas sempre delicados. Podem trazer, à saia, bolsos ou ainda aventais falsos (costurados à saia, não soltos). O corpo da peça é ajustado ao tronco, sempre terminando à cintura e frequentemente arrematado por faixa, que pode ser atada às costas (em nó ou tope de laçada simples ou dupla).

18 Meias soquete brancas com acessórios brancos (babados, passa-fitas, botões, fuxicos etc.) ou combinando com o vestido. Cabelos com penteados infantis (maria-chiquinha, rabo-de-cavalo, tranças etc.) arrematados com enfeites combinando com o vestido (tiara, flores de tecido, fuxicos, laços de fita etc.). Sapatos de couro do tipo boneca em tons claros (bege, rosa, branco, etc.) ou de verniz, afivelados na lateral com tira que passa sobre o peito do pé. Não usam maquiagem. Brincos de pequenas dimensões e apenas presos ao lóbulo, não pendentes. Ausência de demais adereços.

19 Figurino de danças tradicionais Juvenil masculino

20 Bombacha; camisa em cores claras, lisa ou com padronagens de xadrez e listrado discretas; colete (do mesmo tecido da bombacha ou não); botas pretas ou marrons; faixa de lã; guaiaca; lenço ao pescoço (em tamanho adequado à estatura); chapéu e esporas (adequadas ao tamanho). Coletes, chapéus e esporas carregam consigo responsabilidade.

21 Figurino de danças tradicionais Juvenil feminino

22 Deve traduzir o despertar da menina-moça. Vestido em tons claros e alegres. Possui mangas longas ou ¾. A saia é em corte evasé de panos e com comprimento que chega pouco abaixo da meia canela. A roupa é fechada por botões forrados de tecido ou de crochê. Tecidos de algodão (tricoline, tergal etc.) lisos, com estampas florais, listradas ou xadrezes, mas miúdas. Os acessórios da roupa são algo discretos, de forma a apenas dar acabamento à peça (trancelins, bordados ingleses, gregas, rendas etc). O corpo da peça é ajustado ao tronco, ora com a saia iniciando na cintura, ora em cadeirão. Quando à cintura, pode ser arrematado por cinto afivelado ou faixa, atada às costas (em nó ou tope de laçada simples ou dupla).

23 Meias longas em tons claros (branco, off-white). Cabelos semipresos, não em coque. Fitas, flores de tecido ou de palha de milho, tiaras e pequenos passadores de osso, chifre ou imitando casco de tartaruga para arrematar o penteado. Sapatos de couro em tons de bege, pretos ou marrons, afivelados na lateral com tira que passa sobre o peito do pé. Não usam maquiagem. Brincos de pequenas dimensões e apenas presos ao lóbulo, não pendentes. Ausência de demais adereços.

24 Figurino de danças tradicionais Adulto, xirú e veterano masculino

25 Bombacha Possui de três a quatro pregas de cada lado à frente e nas costas. Normalmente traz adornos laterais (favos, mondongos, pregueados, botões, etc.). Tem dois bolsos-faca nas laterais; às vezes tem dois bolsos na parte traseira (estes apenas em fenda e fechados por um botão cada). Não há lapelas sobre os bolsos traseiros, tampouco há bolsos de qualquer tipo na parte frontal a peça. É fechada por botões na braguilha e nos punhos. Possui gancho ou fundilho amplo, caído, o que facilitava a montaria. Na cintura, guaiaca acompanhada ou não por faixa de lã. Pode ser confeccionada em tecido liso ou com padronagens xadrezes ou listradas, mas sempre miúdas e discretas; cores sóbrias.

26 Chiripá primitivo ou mortero (saiote) Enrolado à cintura e trespassado da direita para a esquerda na parte externa da perna esquerda. Chega à altura do joelho. É feito de tecido e pode ser arrematado ou não na barra com franjas do próprio tecido desfiado. Em cor lisa e não berrante. Fixado à cintura por faixa do tipo brasileira e guaiaca. Para melhor facilitar os movimentos da dança, pode ter pequenas pregas na parte da cintura (que fica oculta pela faixa ou guaiaca); também pode ter cordões do próprio tecido para facilitar a fixação ao ser amarrado à cintura.

27 Chiripá (fronteiriço) Passado por entre as pernas. Pode ou não trazer adornos listrados nas extremidades laterais estes pretendem imitar os tecidos barrados outrora existentes, por isso prefere-se uma combinação que dê a impressão de um tecido não emendado. Extremidades que terminam em ângulo na parte de trás e que arrematam a peça não devem encontrar-se às costas do usuário, devem terminar nas laterais do corpo e, então, ficar pendentes. Exceto pelas barras listradas, é feito em tecido liso e em cores discretas. Arrematado à cintura por faixa de lã e guaiaca.

28 Ceroula Usada sob ambos os tipos de chiripá. É feita de algodão branco ou em padronagens xadrezes e listradas discretas e em cores claras do tipo usado para camisaria. Quando brancas, podem ter franjas à barra, desfiadas do próprio tecido e trançadas (macramé). Também, quando sem franjas, podem trazer cadarço costurado à barra para atar ao tornozelo isso tanto para as brancas quanto para aquelas feitas em tecido com padronagem. Na parte da cintura, fundilho típico de roupa interior masculina semelhante a um sarouel e botões de chifre ou osso. Também possui discretos bordados no cós com motivos florais, arabescos, iniciais e monogramas. Para ajustar à cintura, possuem diferente tipos de presilhas e espécies de lapelas arrematadas por botões.

29 Colete Do tipo usado com costume (traje social). Não tem mangas e possui a frente de tecido de algodão do tipo usado para traje social e as costas de tecido de qualidade inferior, como o próprio forro da peça ou algodão (em tom próximo ao usado na parte frontal). Traz às costas uma tira de tecido que, com uma fivela, serve para deixar a peça mais bem ajustada ao corpo. Tem a parte inferior frontal terminada em duas pontas. Traz pequenos bolsos à frente. Fechado à frente por uma ou duas carreiras de botões. Pode ou não trazer gola. Quando tiver, é do tipo smoking ou redonda. Confeccionado em cores discretas assim como véstias e casacos.

30 Véstia Espécie casaco curto, com mangas, não acinturado e que vai não muito além da cintura. Gola em bico (típica de paletós). Normalmente usada em conjunto com colete, do mesmo tecido ou não. Acompanha os chiripás e a calça de tropeiro. Casaco Paletó do tipo social, usado com terno. Normalmente é usado em conjunto com colete, do mesmo tecido ou não. Acompanha bombacha.

31 Camisa primitiva Usada com os chiripás, é confeccionada em tecido de algodão liso e em cores claras. Pode ser cortada inteira, em forma de T, ou ter emenda para as mangas mas sem cava, o que faz com que a emenda caia além do ombro do usuário. Não é abotoada, mas possui uma abertura na parte frontal até a altura do peito, junto ao pescoço, que é fechada por um cordão feito do próprio tecido e preso por pequenas alças feitas também do mesmo tecido. Nos punhos, também é arrematada por um cordão de tecido enfiado em um corredor. Pode ainda conter gola inteira, sem o corte dos colarinhos atuais, mas tirada inteira. Quando sem gola, o cordão ao pescoço é atado na parte superior; quando com gola, recomenda-se atá-lo na parte inferior da abertura.

32 Camisa atual Usada com bombacha, é feita em tecido de algodão, em cores claras. Pode ser lisa ou com padronagens xadrezes e listradas discretas. Abotoada à frente, possui colarinho e punhos estes fechados com botão e casa. O colarinho é do tipo mais tradicional não o italiano, mais aberto, ou americano, abotoado. Não possui qualquer tipo de pesponto ou adereço de outro tecido. Pode trazer um bolso ao lado esquerdo da parte frontal à altura do peito.

33 Faixa brasileira Feita de algodão nas cores branco ou cru, com cerca de 14cm de largura e comprimento que passa duas vezes ao redor da cintura do usuário. Possui bordados em ponto cheio ou rococó nas extremidades e ao longo da peça. No corpo da peça, motivos florais e arabescos; nas extremidades também monogramas e iniciais. Nas extremidades, traziam adornos em franjas, também complementadas por macramé ou bainhas abertas. Atada no lado esquerdo à marinheira, com duas pontas caídas; ou com apenas uma caída e a outra escondida por debaixo da guaiaca. Acompanha o chiripá primitivo.

34 Faixa de lã Feita de lã, com cerca de 14cm de largura e comprimento que passa duas vezes ao redor da cintura do usuário. Pode ser confeccionada em lã industrial nas cores vermelha, azul marinho e preta e tem franjas em ambas as extremidades. É usada completamente enrolada na cintura, sempre sob guaiaca.

35 Lenço Feito de algodão ou seda palha estes os mais característicos, ainda quem em cetim que imita o tecido mais antigo. Em cores vivas, inclui tons de branco, vermelho, bege, azul, verde, entre outras colorações. Pode ser liso ou trazer padronagens miúdas xadrezes, poás, pied-de-poule, etc. É usado de diferentes maneiras: enrolado e passado ao redor do pescoço, por dentro ou por fora do colarinho; dobrado ao meio, na diagonal, com a ponta do meio caída às costas e as outras duas atadas à frente; ou à meia espalda, ou seja, dobrado ao meio ou enrolado, passado sobre o ombro esquerdo e atado do lado direito do tronco. Os nós usados em qualquer caso são os mais variados. Pode, quando o usuário usar chapéu-decoco, ser usado à cabeça, atado à corsário, na parte traseira da cabeça (quando o usuário usa chiripás ou calça de tropeiro).

36 Chapéu Feito de feltro nas cores preta, marrom, cinza escuro ou bege escuro. Possui copas e abas diversas. Quando usado com ambos os tipos de chiripá, é de coco, ou seja, de copa alta e arredondada, com abas estreitas. Quando usado com bombacha tem copa mais baixa e abas um pouco mais largas. Ao redor da copa, é arrematado por fita de gurgurão tal como vem de fábrica ou por adereço de couro. Barbicacho Pode ser de couro cru, em linha de seda preta ou bege (crochê) lã de ovelha ou pelos da cauda de cavalo trançados. Pode terminar em duas partes ou ambas unidas logo abaixo da altura do queixo em parte única; estas possuem borlas ou franjas nas pontas. Possui anel do mesmo material ou de couro trançado que une ambas as partes para ajustar.

37 Botas Feitas de couro preto ou marrom, possuem solado e salto também de couro. Podem ter cano sanfonado industrialmente ou mole. Na parte superior, podem trazer ou não tira de couro com fivela ou trança de couro arrematada com borlas (sempre do mesmo material e cor que o calçado). Botas de garrão de potro Feitas de couro cru extraído da perna traseira de animais equinos. Amaciada, é usada com o carnal para fora. Pode ter o bico parte correspondente à canela do animal costurado, amarrado ou ainda deixar os dedos dos pés à mostra.

38 Guaiaca Pode ser feita de couro de sola sem pintura, preto ou marrom. Possui um ou dois bolsos menores nas laterais e um maior às costas, sempre fechados com pequenas fivelas. No modelo chamado de tropeiro possui apenas um bolso grande às costas. Pode ser feita com couro peludo de animais silvestres. Também pode ser confeccionada em couro bordado artesanalmente em ponto cheio ou rococó. À frente, uma ou duas fivelas. Estas podem ser substituídas por uma espécie de fivela feita de moedas de prata unidas por correntes.

39 Esporas Em modelos e feitios diversos, possuem rosetas ponteagudas e são atadas ao calçado por tiras de couro ou correias metálicas Faca Embainhada, complementa o vestuário pendurada à guaiaca ou usada passada por dentro desta às costas. Pala de seda Feito de seda ou de tecido sintético que a imite; é usado dobrado à meia espalda sobre o ombro esquerdo e atado do lado direito do corpo ou ao redor da cintura e atado do lado esquerdo do usuário. Sempre em tons claros, correspondendo à função de atenuar o calor no verão. Pode ter franjas nas barras.

40 Figurino de danças tradicionais Adulto feminino

41 Traduz, ao mesmo tempo, responsabilidade adulta e jovialidade. Possui uma variedade grande de peças e combinações possíveis. Pode ser confeccionado em tecidos diversos (seda, algodão, veludo e outros) de cores mais ou menos vivas, sem tons excessivamente sóbrios ou escuros. Além de lisos, podem trazer estampas florais, xadrezes, listradas e poás. São inadequadas estampas com motivos animais (animal print) e manchas (em estilo tie-dye e assemelhados). Entre os acessórios 1, rendas, babados, gregas, botões, etc. Também são frequentes vivos, pétalas de rosa, bicos e fuxicos feitos de tecido. Ainda, crochês e frivoletês de linha fina. Estão ausentes pinturas artesanais e tecidos transparentes ou vaporosos. O decote não é muito profundo, de modo a não mostrar o colo, e as mangas são longas ou ¾. A barra da saia chega ao peito do pé. 1 Complementos que fazem parte do tema formal original, sem fazer parte dele.

42 As meias são longas; brancas ou em tons de bege claro (off-white ou champanhe). Os cabelos são presos ou semi-presos com coques, tranças, cacheados, etc, e arrematados por adereços como travessas, delicados pentes (não confundir com a peineta espanhola de dimensões maiores) e passadores de osso, chifre ou casco de tartaruga (este normalmente reproduzido industrialmente em acetato). Também são comuns as flores artesanais de palha de milho ou tecido (sempre evitando o excesso). Os sapatos são de couro marrom, bege escuro ou preto. Têm salto de no máximo 5cm e são arrematados por tira sobre o peito do pé e afivelada na parte externa do calçado. O salto não deve ter linhas verticais curvas ou afinar-se na parte que toca o solo. Ainda, são frequentes adereços 2 como brincos, broches, camafeus, anéis e pulseiras (joias ou bijuterias que as imitem). São frequentes em marcassita, pérola, madrepérola e outros materiais. Flores de tecido, fuxicos e fichu também servem de adereço à roupa. 2 Objetos de ornato independentes da peça principal.

43 Saia Pode ter cós à cintura ou acima desta, dependendo da constituição física da usuária. Pode ser complementada com faixa (atada em meio tope ou nó) ou com cinto de fivela (à frente ou atrás; podem ser forradas de tecido, joias, bijuterias que imitem joias ou feitas de osso, chifre ou imitação de casco de tartaruga). A barra chega ao peito do pé e pode ser arrematada com pregueados, vassourinha (pequena franja costurada na parte interna da barra), vivo ou outros adereços, ou apenas feita a mão, de forma invisível. Pode ser evasé de panos, godê, pregueada, cigana ou de corredor (atada à cintura).

44 Blusa Complementar à saia. Pode ser usada por dentro desta ou por fora (arrematada à cintura por cinto ou faixa) e é algo folgada em relação ao corpo. Bata Espécie de blusa mais ou menos folgada cujo comprimento vai além da cintura. É usada por fora da saia.

45 Casaco Complementar à saia. Normalmente de mangas longas e com gola e feito de tecidos mais encorpados e forrado. Quando em modelo mais decotado, é acompanhado por uma camisa ou mesmo por um falso peitinho de tecido. Ainda, pode ser acompanhado por um fichu por debaixo, com as pontas para trás, arrematando o decote. Fechado com botões ou alamares. Bolero Complementar à saia de cós alto ou ao vestido. Espécie de casaco curto, logo abaixo aos seios, solto em relação ao corpo. Usado aberto ou fechado. Fichu Confeccionado em grampada em fio de seda ou filó bordado. Deve ficar na linha da cava da roupa, na frente na altura do busto e atrás na metade das costas. A peça vai até a linha dos ombros, a franja um pouco além disso. As pontas do triângulo podem ser fechadas por camafeu ou broche à frente, às costas ou nos ombros.

46 Vestido Peça inteira. Pode ser em corte princesa, de cadeirão ou cortado à cintura. Saia evasé de panos, cigana, pregueada ou godê. É complementado por acessórios e adereços diversos. Abotoado à frente ou às costas. Basquê Espécie de pequena saia (mais ou menos ¼ do comprimento da saia), cortada godê e presa à cintura por um cós. Pode complementar um vestido ou uma saia. Cós postiço Usado tanto para arrematar saias e vestidos, é uma espécie de corpete abotoado que cobre a cintura, subindo e descendo um pouco além desta.

47 Figurino de danças tradicionais Xirú e veterano feminino

48 Traduz maturidade, respeito e admiração. Da casada jovem às mais maduras, as cores traduzem sobriedade e discrição. Evitam-se tons vivos; ausência de vermelhos. São mais frequentes as combinações de saia com casaco, blusa e bata; e menos dependendo da constituição física um discreto vestido. As estampas - discretas - podem ser florais, listradas, xadrezes, poás e geométricas (especialmente para blusas). Entre os acessórios, rendas, babados, gregas, botões, etc. O decote não é muito profundo, de modo a não mostrar o colo, e as mangas são longas ou ¾. A barra da saia chega ao peito do pé.

49 As meias são longas; beges ou fumês. Os cabelos são presos em coques de diversos tipos e arrematados por adereços como travessas, delicados pentes (não confundir com a peineta espanhola de dimensões maiores) e passadores de osso, chifre ou casco de tartaruga (esta normalmente reproduzida industrialmente em acetato). São frequentes as tranças enroladas em coque e os coques-banana. Os sapatos são de couro marrom ou preto. Têm salto de no máximo 5cm e são arrematados por tira sobre o peito do pé e afivelada na parte externa do calçado. O salto não deve ter linhas verticais curvas ou afinar-se na parte que toca o solo. Ainda, são frequentes adereços como brincos, broches, camafeus, anéis e pulseiras (joias ou bijuterias que as imitem). São frequentes em marcassita, pérola, madrepérola e outros materiais. Flores de tecido e fichus também servem de adereço à roupa.

50 Figurino de danças tradicionais Lenços de bolso

51 Masculinos Com cerca de 20 X 20cm, em tecido de algodão branco. Podem trazer, em um dos cantos um discreto bordado em ponto cheio ou ponto atrás (também conhecido como pontode-marca) com as iniciais ou o monograma do usuário. Femininos Feitos de tecido de algodão branco, com aproximadamente 20 X 20cm. Podem ser arrematados com delicados trabalhos em crochê ou frivoletê e trazer pequenos bordados em ponto cheio, atrás, cruz ou rococó. Podem ser motivos florais, arabescos, iniciais ou monograma.

52 Figurino de danças tradicionais Tropeirismo Biriva

53 Calça Peça com corte que se assemelha a um sarouel, possui fundilho caído e é fechada à frente por botões de confecção artesanal chifre ou osso. Ainda, possui no cós frente e costas e na parte frontal sobre as pernas, mas próximo ao cós, espécies de bordados feitos com cordão característico galão. Em termos de comprimento, chega a pouco abaixo da canela do usuário, mais ou menos à altura em que iniciam as franjas da ceroula. Possui variações de talhe e corte no cós e na forma de fechamento à frente. Também pode trazer sistema de ajuste por amarração com um cordão feito do próprio tecido na parte traseira. É usada sem guaiaca ou faixa.

54 Chapéu de palha Com copas e abas diversas, é elaborado em trança de palha. Ao redor da copa, uma trança de couro cru dá acabamento, com as duas pontas caídas para trás e arrematadas por borlas também de couro. É preso por barbicacho de couro cru com duas borlas. Quando possui aba largas, tem sistema de cordões de sisal que servem para levantar uma ou ambas as laterais da aba para evitar o acúmulo de água da chuva. Bitango e poncho-bichará Ponchos feitos de lã em tear artesanal. O bitango chega a pouco abaixo da cintura do usuário e o poncho-bichará mais ou menos à altura do joelho.

55 Figurino de danças tradicionais Referências

56 Obras de João Carlos Paixão Côrtes: O gaúcho: danças, trajes e artesanato. Porto Alegre: Garatuja, danças e a mesmice: patrimônio da cultura popular do Rio Grande. Porto Alegre: ed. do autor, Danças tradicionais e a Carta de Vacaria. Canoas: C.T.G. Brasão do Rio Grande, Tropeirismo biriva: gente, caminhos, danças e canções. Porto Alegre: ed. do autor, 2000(?). Obras de João Carlos Paixão Côrtes e Marina Paixão Côrtes: Ponto & pesponto da vestimenta da prenda. Porto Alegre: ed. do autor, A moda: alinhavos & chuleios. 2. ed. Porto Alegre: ed. do autor, 2005.

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO TRADICIONALISTA E APERFEIÇOAMENTO NOTA DE INSTRUÇÃO 04/2016 Cultura DOS OBJETIVOS ABRANGÊNCIA DA JUSTIFICATIVA DA DELIBERAÇÃO

DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO TRADICIONALISTA E APERFEIÇOAMENTO NOTA DE INSTRUÇÃO 04/2016 Cultura DOS OBJETIVOS ABRANGÊNCIA DA JUSTIFICATIVA DA DELIBERAÇÃO DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO TRADICIONALISTA E APERFEIÇOAMENTO NOTA DE INSTRUÇÃO 04/2016 Cultura Dispõe sobre procedimentos e orienta a avaliação dos grupos de dança no quesito Indumentária para o ano de 2016.

Leia mais

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO/RS

MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO/RS DIRETRIZES PARA A PILCHA GAÚCHA TRAJE ATUAL Convenções Tradicionalistas nºs 76ª (Taquara, julho de 2011), 77ª (Guaporé, julho de 2012), 78ª (Porto Alegre, julho de 2013), 79ª (Caxias do Sul, julho de 2014)

Leia mais

MAPA DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 025/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 083/2018.

MAPA DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 025/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 083/2018. MAPA DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL PARA REGISTRO DE PREÇOS Nº 025/2018 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 083/2018. Empresa: JOCILENE DOS SANTOS SILVA CNPJ: 07.734.572/0001-43, com sede na Rua Severino Vieira, neste

Leia mais

Ligue! WINTER Brasil 0xx em SP 0xx Pulôver Longuete em Tricot Veja pag. 9

Ligue! WINTER Brasil 0xx em SP 0xx Pulôver Longuete em Tricot Veja pag. 9 WINTER 2011 Rua Werner Duwe, 202 Badenfurt - Blumenau-SC CEP: 89070-900 Pulôver Longuete Veja pag. 9 Ligue! Brasil 0xx 47 3334-8389 em SP 0xx 11 4063-9322 A coleção Outono/Inverno 2011 da bonprix traz

Leia mais

FESTA DE ENCERRAMENTO 2018 INFANTIL - TEMA: ARCA DE NOÉ FANTASIA ALINE BARROS

FESTA DE ENCERRAMENTO 2018 INFANTIL - TEMA: ARCA DE NOÉ FANTASIA ALINE BARROS FESTA DE ENCERRAMENTO 2018 INFANTIL - TEMA: ARCA DE NOÉ FANTASIA ALINE BARROS FANTASIA ALINE BARROS Meninas: colã branco ou azul claro e saia de tule colorida (conforme o modelo) Acessórios: sapatilha

Leia mais

Manual de Uniforme Senar Bahia

Manual de Uniforme Senar Bahia Manual de Uniforme Senar Bahia ITEM 1 - CAMISA SOCIAL MASCULINA MANGA LONGA (FUNCIONÁRIO INTERNO - SEDE E CCR) TECIDO: 100% algodão Cor: listra verde Costas com recorte; 1 bolso frente chapado com logo

Leia mais

FIGURINO MENINAS 1º e 2º ANO. DANÇA: Forró Pé de Serra. FIGURINO MENINOS 1º e 2º ANO. Papai e Mamãe,

FIGURINO MENINAS 1º e 2º ANO. DANÇA: Forró Pé de Serra. FIGURINO MENINOS 1º e 2º ANO. Papai e Mamãe, . tocha pela região Nordeste que contará sua história através da Dança Forró Pé de Serra. Apresentamos o figurino e todas as informações necessárias para 1º e 2º ANO DANÇA: Forró Pé de Serra CABELO: *

Leia mais

UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO

UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO UNIFORMES CMDC COMPOSIÇÃO Extrato do Regulamento de Uniformes do CMDC Revisão 1.0 Janeiro de 2019 1 1 Uniformes As ilustrações que se seguem correspondem aos tipos de uniformes adotados pelo Colégio Marechal

Leia mais

Capítulo 62. Vestuário e seus acessórios, exceto de malha

Capítulo 62. Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Capítulo 62 Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Notas. 1. O presente Capítulo compreende apenas os artefatos confeccionados de qualquer matéria têxtil, com exclusão das pastas ("ouates") e dos

Leia mais

DESCRITIVO UNIFORME SAMU 192

DESCRITIVO UNIFORME SAMU 192 DESCRITIVO UNIFORME SAMU 192 Macacão em Brim: Tecido : Confeccionado em tecido profissional Polycedrobrim 67% Algodão e 33% Poliester, tingimento em cores firmes, resistentes ao uso e lavagens, na cor

Leia mais

Capítulo 62. Vestuário e seus acessórios, exceto de malha

Capítulo 62. Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Capítulo 62 Vestuário e seus acessórios, exceto de malha Notas. 1.- O presente Capítulo compreende apenas os artefatos confeccionados de qualquer matéria têxtil, com exclusão das pastas ("ouates") e dos

Leia mais

As Crianças WORKTEAM. Vestuário de Trabalho 2018

As Crianças WORKTEAM. Vestuário de Trabalho 2018 As Crianças Vestuário de Trabalho 2018 196 S8120 Casaco criança Workshell com corpetes e vincos em contraste. Gola alta e abrange nas costuras interior. Fecho de correr de náilon. Aba protetora interior

Leia mais

Portaria Conjunta PROEB / FCB n 2017/1

Portaria Conjunta PROEB / FCB n 2017/1 Portaria Conjunta PROEB / FCB n 2017/1 O Presidente da Fundação Promotora de Exposições de Blumenau PROEB e o Presidente da Fundação Cultural de Blumenau FCB, no uso das atribuições legais a eles conferidas

Leia mais

Painel. O FEGADAN e o figurino de danças a partir da obra de J. C. Paixão Côrtes e Mariana Paixão Côrtes. Caxias do Sul/RS, 26 de abril de 2015

Painel. O FEGADAN e o figurino de danças a partir da obra de J. C. Paixão Côrtes e Mariana Paixão Côrtes. Caxias do Sul/RS, 26 de abril de 2015 Painel O FEGADAN e o figurino de danças a partir da obra de J. C. Paixão Côrtes e Mariana Paixão Côrtes Caxias do Sul/RS, 26 de abril de 2015 - Rui Arruda, CTG Pampa do Rio Grande: distribuição das prendas

Leia mais

CATÁLOGO. dois mil e dezessete

CATÁLOGO. dois mil e dezessete CATÁLOGO dois mil e dezessete detalhes são a Atuando no mercado há 30 anos, somos referência em produtos exclusivos. Produzimos peças únicas e com acabamento impecável, através de um rigoroso controle

Leia mais

Bonecas esculpidas em fibra de acrílico

Bonecas esculpidas em fibra de acrílico 1 Bonecas esculpidas em fibra de acrílico Olá! Vivi Prado Este é o material complementar do curso Bonecas esculpidas em fibra de acrílico, com Vivi Prado. Nas próximas páginas, você encontrará os moldes

Leia mais

Manual de Tomadas de Medidas

Manual de Tomadas de Medidas Manual de Tomadas de Medidas Agosto/16 Inteiros Feminino (Vestido e Macacão) Páginas: 1 de 26 1. Introdução e abrangência Este procedimento visa padronizar as tomadas de medidas dos inteiros femininos,

Leia mais

MUSICAL DIVERTIDA MENTE BING-BONG

MUSICAL DIVERTIDA MENTE BING-BONG MUSICAL DIVERTIDA MENTE 4 os e 5 os anos BING-BONG Meninas Vestido em velboa rosa, bolero roxo, laços de cetim rosa, broche de flor colorida e meia listrada. Cabeça de elefante em espuma MUSICAL DIVERTIDA

Leia mais

Capítulo 61. Vestuário e seus acessórios, de malha

Capítulo 61. Vestuário e seus acessórios, de malha Capítulo 61 Vestuário e seus acessórios, de malha Notas. 1. O presente Capítulo compreende apenas os artefatos de malha, confeccionados. 2. Este Capítulo não compreende: a) os artefatos da posição 62.12;

Leia mais

Estampa exclusiva. Ref: Modelo: Blusa. Detalhe: Renda no decote e gola laço. Tecido: Crepe. Tamanhos: 38 ao 48 Cores: Branco Coral Preto

Estampa exclusiva. Ref: Modelo: Blusa. Detalhe: Renda no decote e gola laço. Tecido: Crepe. Tamanhos: 38 ao 48 Cores: Branco Coral Preto Ref: 73518 Detalhe: Decote de gota Tecido: Crepe Cores: Nude Preto Branco Off white Ref: 73515 Detalhe: Renda no decote e gola laço Tecido: Crepe Tamanhos: 38 ao 48 Cores: Branco Coral Preto Ref: 73315

Leia mais

O que é um traje típico?

O que é um traje típico? O que é um traje típico? Conta a história que os nobres se revoltavam com o povo por eles imitarem suas vestimentas. Foi criada então uma lei que proibia o povo usar trajes iguais aos da nobreza. Quem

Leia mais

MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI. MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI

MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI. MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI MATERNAL A e B Dança: BUMBA MEU BOI Chapéu de palha encapado com veludo preto, decorado com renda branca franzida na borda arabescos e acabamento feito com galão dourado,

Leia mais

Manual de Tomadas de Medidas

Manual de Tomadas de Medidas Manual de Tomadas de Medidas Agosto/16 Inteiros Infantil Páginas: 1 de 30 1. Introdução e abrangência Este procedimento visa padronizar as tomadas de medidas dos inteiros infantil, aplicável na inspeção,

Leia mais

Criação e Execução: Alice Toscano para Coats Corrente

Criação e Execução: Alice Toscano para Coats Corrente Técnica: Marca: Crochê Cisne Tema: Páscoa Tamanho: 68cm (altura da orelha) Material: Cisne Bebê TodoDia (nov. de 00 g) nov. na cor 0000B (branco); Cisne D Primera (nov. de 00 g) nov. em cada uma das cores:

Leia mais

MANUAL DE VISUALISAÇÃO. Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina Descrição: Blusa Suplex Microlight decote V

MANUAL DE VISUALISAÇÃO. Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina Descrição: Blusa Suplex Microlight decote V Descrição: Blusa Suplex Microlight decote V OPÇÕES DE TECIDO: (1) Microlight na cor branca / Composição: 100% Poliamida / Quantidade: 1 metro - manga curta ou manga longa ETIQUETAS: 1 etiqueta na cor branca

Leia mais

1 Dobre o tecido de algodão cru ao meio, risque e recorte com margem todas as peças do corpo da boneca. Posicione o molde das pernas na dobra.

1 Dobre o tecido de algodão cru ao meio, risque e recorte com margem todas as peças do corpo da boneca. Posicione o molde das pernas na dobra. BONECA DE PANO Um dos brinquedos femininos mais antigos é a boneca de pano, que ao longo dos anos vem ganhando novos modelos, mas que nunca perdeu seu charme e delicadeza. Uma boneca representa muito mais

Leia mais

MUSICAL DIVERTIDA MENTE BING-BONG

MUSICAL DIVERTIDA MENTE BING-BONG MUSICAL DIVERTIDA MENTE BING-BONG Meninas Vestido em velboa rosa, bolero roxo, laços de cetim rosa, broche de flor colorida e meia listrada. Cabeça de elefante em espuma. MUSICAL DIVERTIDA MENTE BING-BONG

Leia mais

2º ANO A - DANÇA DA BALAINHA (REGIÃO SUL) 2º ANO A - DANÇA DA BALAINHA (REGIÃO SUL)

2º ANO A - DANÇA DA BALAINHA (REGIÃO SUL) 2º ANO A - DANÇA DA BALAINHA (REGIÃO SUL) 2º ANO A - DANÇA DA BALAINHA (REGIÃO SUL) 2º ANO A - DANÇA DA BALAINHA (REGIÃO SUL) Vestido branco abaixo do joelho, com manga fofa e folho na barra do vestido; Faixa amarrada de lado na cintura em tecido

Leia mais

Ref: Modelo: Vestido Detalhe: Gola amarração com bordado na pala Tecido: Alfaiataria Tamanhos: 36 ao 46 BORDADO ELETRÔNICO. Azul Marinho.

Ref: Modelo: Vestido Detalhe: Gola amarração com bordado na pala Tecido: Alfaiataria Tamanhos: 36 ao 46 BORDADO ELETRÔNICO. Azul Marinho. Outono Inverno17 Ref: 71339 Modelo: Vestido Detalhe: Gola amarração com bordado na pala Tecido: Alfaiataria Tamanhos: 36 ao 46 BORDADO ELETRÔNICO Azul Marinho Nude 2 Ref: 71345 Modelo: Vestido Detalhe:

Leia mais

Bonecas em Feltro: decoração de quarto

Bonecas em Feltro: decoração de quarto 1 Bonecas em Feltro: decoração de quarto Olá! Sheilinha Rodrigues Este é o material complementar do curso Bonecas em Feltro: decoração de quarto, com Sheilinha Rodrigues. Nas próximas páginas, você encontrará

Leia mais

Cada pessoa possui um perfil e um tipo físico. Para saber o que cai melhor em cada um, é preciso analisar as partes do corpo e ver o que deve ser

Cada pessoa possui um perfil e um tipo físico. Para saber o que cai melhor em cada um, é preciso analisar as partes do corpo e ver o que deve ser Cada pessoa possui um perfil e um tipo físico. Para saber o que cai melhor em cada um, é preciso analisar as partes do corpo e ver o que deve ser evidenciado e o que deve ser disfarçado. Fazer uma lista

Leia mais

FESTA DE ENCERRAMENTO 2018 Turma: 3º ano C/D Professoras: Mônica e Rita

FESTA DE ENCERRAMENTO 2018 Turma: 3º ano C/D Professoras: Mônica e Rita Camiseta dourada, com manga japonesa, com ombreira dourada. A parte das costas é maior, conforme desenho. Babado na frente e faixa na cor verde bandeira em tecido de cetim. Bermudão branco em tecido de

Leia mais

ITEM CÓDIGO MATERIAL/SERVIÇO

ITEM CÓDIGO MATERIAL/SERVIÇO 23072015 PAGINA 1 1 30039 a) Características gerais: Paletó padrão alfaiataria, três botões 03 (três) bolsos embutidos (externo) 01 (um) bolso embutido (interno) 03 (três) botões no punho b) Características

Leia mais

Montes Claros / Junho / 2017 Ensino Fundamental

Montes Claros / Junho / 2017 Ensino Fundamental 6º ANO BRASIL / 7º ANO PORTUGAL TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO MENINAS: Camiseta tipo Hering branca de manguinha, saia com 3 babados, dois laranja e 1 amarelo, faixa marrom na cintura, flor laranja

Leia mais

A INDUMENTÁRIA GAÚCHA E AS NORMAS PARA O TRAJE INFANTIL

A INDUMENTÁRIA GAÚCHA E AS NORMAS PARA O TRAJE INFANTIL A INDUMENTÁRIA GAÚCHA E AS NORMAS PARA O TRAJE INFANTIL The gaucha indumentary and the rules for children's costume RIOS, Cleici Naira; Graduanda; Instituto Federal Rio Grande do Sul; cleicirios@gmail.com

Leia mais

MATERNAL I MANHÃ/TARDE MATERNAL I MANHÃ/TARDE

MATERNAL I MANHÃ/TARDE MATERNAL I MANHÃ/TARDE MATERNAL I MANHÃ/TARDE - Vestido modelos a escolha conforme a foto e cor opcional. (tecidos: viscose ou crepe) - Sapatilha cor livre - Laço grande na cabeça com mesmo tecido do - Blusa manga curta, cor

Leia mais

ANEXO III Modelos de uniforme dos agentes de fiscalização da concessionária Vialivre, S.A., para a concessão Norte Litoral

ANEXO III Modelos de uniforme dos agentes de fiscalização da concessionária Vialivre, S.A., para a concessão Norte Litoral ANEXO III Modelos de uniforme dos agentes de fiscalização da concessionária Vialivre, S.A., para a concessão Norte Litoral 1 - Logótipos: - Bordado do logo da Vialivre em branco sobre fundo azul. - Bordado

Leia mais

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MAPA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA

REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MAPA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO MAPA EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA EMBRAPA COTAÇÃO ELETRÔNICA N.º 10003/2015 Embrapa SEDE TERMO DE REFERÊNCIA

Leia mais

No dia 13/06, sábado, realizaremos nossa tradicional Festa Junina.

No dia 13/06, sábado, realizaremos nossa tradicional Festa Junina. São Paulo, 27 de Maio de 2015. Destinado aos alunos do Minimaternal A e B Horário previsto para a dança: 11h. Meninas: Vestido caipira, sapatilha ou bota (chapéu opcional). Meninos: Calça jeans, camisa

Leia mais

Manual de Uniformização. Versão

Manual de Uniformização. Versão Manual de Uniformização Versão 11.2014 Apresentação Este manual tem como objetivo padronizar as características técnicas dos uniformes operacionais utilizados pelos transportadores que prestam serviço

Leia mais

INFANTIL. Camiseta monitor mirim Bermuda mirim Moletom mirim

INFANTIL. Camiseta monitor mirim Bermuda mirim Moletom mirim INFANTIL Camiseta monitor mirim Bermuda mirim Moletom mirim 38 INFANTIL Camiseta explorador mirim Bermuda mirim Tênis infantil 39 INFANTIL Maiô pantanal Sunga pantanal 40 4 JUVENIL Camiseta juvenil fem.

Leia mais

Ref: Detalhe: Tutu na manga Tecido: Crepe Tamanhos: P ao GG

Ref: Detalhe: Tutu na manga Tecido: Crepe Tamanhos: P ao GG 1 Ref: 62864 Detalhe: Decote e manga com bordados Tecido: Alfaiataria jacquard Ref: 1750 Detalhe: Tutu na manga Tecido: Crepe Azul 2 2 3 Ref: 62841 Detalhe: Renda, ombro a mostra Tecido: Viscose acetinado

Leia mais

Doces dias de Marias com Gilse Maria

Doces dias de Marias com Gilse Maria 1 Doces dias de Marias com Gilse Maria Olá! Este é o material complementar do curso Doces dias de Marias, com com Gilse Maria. Nas próximas páginas, você encontrará os moldes referentes ao conteúdo do

Leia mais

ANEXO II Especificação Técnica dos Uniformes

ANEXO II Especificação Técnica dos Uniformes ANEXO II Especificação Técnica dos Uniformes UNIFORMES EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL 1 - Jaqueta Forrada modelo Inverno Confeccionada em Tactel 4 cabos 100% poliéster, gramatura mínima de 115g/m². Cor

Leia mais

História que gera confiança. Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE

História que gera confiança. Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE História que gera confiança Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE Conjunto antichama TECIDOS: CAMISA 134 Ultra Soft - 88% algodão e 12% poliamida - 237 g/m² ATPV 10,8 cal/cm² CALÇA 219 Ultra Soft - 88% algodão

Leia mais

Terno preto. Мобильный портал WAP версия: wap.altmaster.ru

Terno preto. Мобильный портал WAP версия: wap.altmaster.ru Мобильный портал WAP версия: wap.altmaster.ru Terno preto O terno 1002 é um terno Oxford, paletó forrado, lapela com costuras e entretelas especiais. Vantagens: corte confortável e moderno, não amassa,

Leia mais

eduk Sucesso é aprender sempre!

eduk Sucesso é aprender sempre! Olá, Internauta! No curso você aprendeu a criar seis bonecas e um boneco a partir de uma mesma base, trabalhando com diferentes cores, texturas e aromas, partindo de um único formato. Além disso, você

Leia mais

Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO

Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO Universidade Técnica de Lisboa Faculdade de Medicina Veterinária CÓDIGO DO TRAJE ACADÉMICO Grupo Organizado para as Tradições Académicas G.O.T.A. O G.O.T.A. tem como objectivo preservar todas as tradições

Leia mais

APÊNDICE V. Modelos de Uniforme e Crachá

APÊNDICE V. Modelos de Uniforme e Crachá APÊNDICE V Modelos de Uniforme e Crachá MARÇO DE 2016 1 23 ÍNDICE 1.1. Apresentação...3 1.2. Tecidos...3 2.1. Gerente Feminino...5 2.2. Atendente Feminino...7 2.3. Gestante...9 2.4. Orientador Feminino...

Leia mais

A escolha certa das Bijuterias e Jóias. Os brincos

A escolha certa das Bijuterias e Jóias. Os brincos A escolha certa das Bijuterias e Jóias Fonte: http://www.gustavosarti.com.br Um par de brincos é um acessório indispensável para a mulher. O modelo certo confere acabamento perfeito ao traje. O segredo

Leia mais

Natal em tecido: peças para decoração. Mamãe e Papai Noel MÔNICA COSTA

Natal em tecido: peças para decoração. Mamãe e Papai Noel MÔNICA COSTA Natal em tecido: peças para decoração Mamãe e Papai Noel MÔNICA COSTA - 2 - Olá! Este é o material complementar do produto Mamãe e Papai Noel presente no curso Natal em tecido: peças para decoração com

Leia mais

FUNDAÇÃO CULTURAL DE IBIPORÃ IBIPORÃ PARANÁ

FUNDAÇÃO CULTURAL DE IBIPORÃ IBIPORÃ PARANÁ ATA DE REALIZAÇÃO DO PREGÃO PRESENCIAL N 04/2015. OBJETO: aquisição de figurinos e materiais cenográficos. Aos dez dias de setembro de 2015, às 08:40, na Sala de Licitações da Fundação Cultural de Ibiporã

Leia mais

5354 Conj. Body e Calça Cotton Conj. Body Cotton e Calça Meia Malha P-M-G-GG FEMININO Conj. Body, Casaquinho e Calça Cotton P-M-G-GG 5

5354 Conj. Body e Calça Cotton Conj. Body Cotton e Calça Meia Malha P-M-G-GG FEMININO Conj. Body, Casaquinho e Calça Cotton P-M-G-GG 5 1 www.gueda.com.br Rua Doutor Nereu Ramos, 265 Coloninha Gaspar / SC CEP: 89110-110 comercial@confeccoesgueda.com.br Fone:(47) 3332-1435 Fax:(47) 3018-9402 /confeccaogueda Aplique /Ursinha / Off White/Ursinha

Leia mais

GRUPO 00 coleção conchas do mar GRUPO 100 Coleção corais GRUPO200 Coleção cavalos marinho

GRUPO 00 coleção conchas do mar GRUPO 100 Coleção corais GRUPO200 Coleção cavalos marinho GRUPO 00 coleção conchas do mar 2/P 4/M 6/G 8 10 12 14 16 Preço Euro 12AV001 vestido linho conchas do mar 47,00 12AV002 short saia linho 21,00 12AV003 bata voil branca bico bordado 19,00 12AV004 short

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES UNIFORMES

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES UNIFORMES Universidade Federal de Uberlândia PROPLAD Pró-reitoria de Planejamento e Administração DIRAM - Diretoria de Administração de Materiais CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES UNIFORMES UBERLÂNDIA 2016 Especificação

Leia mais

MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO

MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO CAPÍTULO MÉTODOS DE CONSTRUÇÃO Método de construção passo a passo Métodos de montagem para peças simples MÉTODO de CONSTRUÇÃO PASSO A PASSO Neste capítulo, você aprenderá a montar uma peça de roupa, seja

Leia mais

REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO

REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO REGULAMENTO DO TRAJE ACADÉMICO TITULO I Do Traje Académico Artigo 1º Objectivos O Traje Académico da Universidade dos Açores é o conjunto de vestes que caracterizam os alunos da Universidade. Artigo 2º

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 17/0035-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 17/0035-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 17/0035-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS Item Uso Interno (Nº da RCMS e item) Descrição Sesc Administração Sesc Deodoro QUANTIDADE ESTIMADA Sesc Turismo Sesc

Leia mais

COLEÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2012 RAZÃO SOCIAL ENDEREÇO CNPJ TELEFONE CONTATO INSC. EST.

COLEÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2012 RAZÃO SOCIAL ENDEREÇO CNPJ  TELEFONE CONTATO INSC. EST. COLEÇÃO PRIMAVERA/VERÃO 2012 RAZÃO SOCIAL ENDEREÇO CNPJ E-MAIL TELEFONE CONTATO INSC. EST. GRUPO 00 coleção conchas do mar 2 4 6 8 10 12 14 16 P M G PREÇO VALOR 12AV001 vestido linho conchas do mar 119,00

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade.

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. alunos do CPMG, permitindo sua rápida identificação perante os demais membros da comunidade. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE MODELO VASCO DOS REIS ANEXO III TÍTULO I Generalidades Art. 1º O

Leia mais

Feltro: guirlandas e enfeites de porta

Feltro: guirlandas e enfeites de porta 1 Feltro: guirlandas e enfeites de porta com Ane Souza e Dani Schick Olá! Este é o material complementar do curso Feltro: guirlandas e enfeites de porta, com Ane Souza e Dani Schick. Nas próximas páginas,

Leia mais

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. Parágrafo Único. Os uniformes do Corpo Docente e Administrativo serão regulados em Diretriz

REGULAMENTO DE UNIFORMES. Generalidades. Parágrafo Único. Os uniformes do Corpo Docente e Administrativo serão regulados em Diretriz SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR UNIDADE POLIVALENTE GABRIEL ISSA ANEXO III TÍTULO I Generalidades Art. 1º O presente

Leia mais

Especificação Unid. Fornecedor Marca Ofer. Descto. (%) Preço Unitário. CELITO CARLESSI E CIA LTDA.ME (8374) Mapri 0 14,5000 2

Especificação Unid. Fornecedor Marca Ofer. Descto. (%) Preço Unitário. CELITO CARLESSI E CIA LTDA.ME (8374) Mapri 0 14,5000 2 Página: 1/8 1 Camiseta Obras azul marinho: gola tipo careca, unissex, manga curta, confeccionada em tecido em malha PV com composição de 67% poliéster e 33% viscose, na cor azul marinho, colarinho com

Leia mais

P P. 101 Touca em sarja com tiras de ajuste no mesmo tecido e tom.

P P. 101 Touca em sarja com tiras de ajuste no mesmo tecido e tom. P5341 P. 11 Touca em sarja com tiras de ajuste no mesmo tecido e tom. P4422 P. 123 Avental comprido com bolso grande ao centro. Disponível em 23 cores. Hotelaria e Restauração Dispomos de uma vasta variedade

Leia mais

ANEXO XIII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES OPERAÇÕES. Camisa Polo Sulgás Operação

ANEXO XIII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES OPERAÇÕES. Camisa Polo Sulgás Operação ANEXO XIII - ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS UNIFORMES OPERAÇÕES Camisa Polo Sulgás Operação Tecido: Malha Piquê 50x50 Referência Cor Azul: Azul Hawaii (Aradefe) Referência Cor azul Marinho: Detalhes (manga, gola,

Leia mais

COMUNICADO IMPORTANTE TURMA: 2º ANO A PROFESSORA ROSÂNGELA. HORÁRIO DA DANÇA: 13h

COMUNICADO IMPORTANTE TURMA: 2º ANO A PROFESSORA ROSÂNGELA. HORÁRIO DA DANÇA: 13h TURMA: 2º ANO A PROFESSORA ROSÂNGELA HORÁRIO DA DANÇA: 13h Camiseta amarela lisa, saia jeans, meia calça branca, bota, cabelo com duas tranças com fita verde e amarela e chapéu de palha Camiseta verde

Leia mais

MODAPRAIA. Resgate. Tima Pagano

MODAPRAIA. Resgate. Tima Pagano MODA PRAIA Resgate O passado no presente, o velho se transformando no novo releitura percepção olhar o todo com foco nos detalhes Liberdade de expressão, verão sensual, feminino, sedutor, trazendo laços,

Leia mais

JAQUETA DE COURO MASCULINA

JAQUETA DE COURO MASCULINA JAQUETA DE COURO MASCULINA 1. MATÉRIA PRIMA: Couro natural (tipo vacum), cm espessura 8/9 linhas, cor preta. 2. CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS: 2.1 - Botão de pressão tipo bico nº 18 forrado com o mesmo material

Leia mais

ANEXO II. Especificações Técnicas. Pregão 08/2015.

ANEXO II. Especificações Técnicas. Pregão 08/2015. ANEXO II Especificações Técnicas Pregão 08/2015. 1. VESTUÁRIO 1.1 CAMISETA UNISSEX DE MANGAS LONGAS: Camiseta confeccionada em malha 67% poliéster e 33% viscose e gramatura 158g/m2 + ou 2%, na cor Pantone

Leia mais

Código Descrição Grade 30/60/90/ BERMUDA SURF - 100% POLIESTER R$ 41,50

Código Descrição Grade 30/60/90/ BERMUDA SURF - 100% POLIESTER R$ 41,50 TABELA GERAL MASCULINA - ALTO VERÃO 2011-17% 1309 BERMUDA SURF - 100% POLIESTER 36-38-40-42-44-46-48 R$ 41,50 1310 BERMUDA SURF - 100%POLIÉSTER 36-38-40-42-44-46-48 R$ 36,50 1314 BERMUDA COM ELÁSTICO -

Leia mais

ESTADO DO MARANHÃO CASA CIVIL SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA ANEXO ÚNICO (ESPECIFICAÇÕES, QUANTITATIVOS E MODELOS DO FARDAMENTO)

ESTADO DO MARANHÃO CASA CIVIL SUPERVISÃO ADMINISTRATIVA ANEXO ÚNICO (ESPECIFICAÇÕES, QUANTITATIVOS E MODELOS DO FARDAMENTO) ANEXO ÚNICO (ESPECIFICAÇÕES, QUANTITATIVOS E MODELOS DO FARDAMENTO) FARDAMENTO PARA OS SETORES: ASSESSORIA, ATENDIMENTO, BIBLIOTECA, ARQUIVO, EXPEDIÇÃO, FINANCEIRO E RECEPÇÃO. ITEM ESPECIFICAÇÕES (SOCIAL)

Leia mais

Olá, internauta. Bons estudos Equipe eduk

Olá, internauta. Bons estudos Equipe eduk Modelagem Plus Size Olá, internauta O material que está lendo agora é um rápido guia para os diferentes formatos corporais da mulher. Possuir tal informação é fundamental no momento de atender sua cliente,

Leia mais

No dia 11/06, sábado, realizaremos nossa tradicional Festa Junina.

No dia 11/06, sábado, realizaremos nossa tradicional Festa Junina. Destinado aos alunos do Minimaternal A Ref.: Apresentação de Dança - Festa Junina Horário previsto para a dança: 11h Meninas: Vestido caipira, tênis ou bota, chapéu opcional. Meninos: Traje caipira: calça

Leia mais

COMUNICADO IMPORTANTE TURMA: 2º ANO C PROFESSORA ROSÂNGELA. HORÁRIO DA DANÇA: 16h30

COMUNICADO IMPORTANTE TURMA: 2º ANO C PROFESSORA ROSÂNGELA. HORÁRIO DA DANÇA: 16h30 TURMA: 2º ANO C PROFESSORA ROSÂNGELA Prezados Pais e Responsáveis, HORÁRIO DA DANÇA: 16h30 Camiseta amarela lisa, saia jeans, meia calça branca, bota, cabelo com duas tranças com fita verde e amarela e

Leia mais

PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS

PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS PARA NÃO ERRAR MAIS: APRENDA A COMBINAR GRAVATAS COM CAMISAS 3 A gravata tem um poder de mudar o modo como as pessoas olham para você. Mas com tantas opções e combinações, para algumas pessoas fica difícil

Leia mais

DIRETRIZES PARA OS TRAJE ATUAL PEÃO ADULTO, VETERANO E JUVENIL

DIRETRIZES PARA OS TRAJE ATUAL PEÃO ADULTO, VETERANO E JUVENIL MOVIMENTO TRADICIONALISTA GAÚCHO DIRETRIZES PARA A PILCHA GAÚCHA ATUALIZADA conforme as Convenções Tradicionalistas nºs 76ª (Taquara, julho de 2011), 77ª (Guaporé, julho de 2012) e 78ª (Porto Alegre, julho

Leia mais

FANFARRA VILSON FERNANDES

FANFARRA VILSON FERNANDES SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA MEMORIAL DESCRITIVO DOS UNIFORMES FANFARRA VILSON FERNANDES Aquisição de uniformes destinados a Fanfarra Municipal Vilson Fernandes, do município de Joviânia,

Leia mais

1 ESTRATÉGIAS DE CAMUFLAGEM PAULA TALMELLI

1 ESTRATÉGIAS DE CAMUFLAGEM PAULA TALMELLI 1 ESTRATÉGIAS DE CAMUFLAGEM PAULA TALMELLI Camuflar?! A palavra Camuflar é muito usada no meio militar, onde os soldados usam roupas camufladas, ou seja, roupas que os escondem no meio do ambiente de guerra,

Leia mais

História que gera confiança. Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE

História que gera confiança. Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE História que gera confiança Vestimentas de Proteção EM ESTOQUE Conjunto antichama CAMISA MASCULINA ANTICHAMA - Risco 2 CA 19.972 SIG 42410 MOD. AX 007640-02555 - Azul royal 007640-07191 - Cinza médio 007640-13405

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0018-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0018-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0018-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS Item 1 Uso Interno (RCMS e Item) 16/1244-01 16/1244-09 16/4136-01 16/2085-02 16/2827-03 16/2827-04 16/2827-06 Descrição

Leia mais

Palestra: Gestão de Imagem Preletora: Estilista Débora Moraes

Palestra: Gestão de Imagem Preletora: Estilista Débora Moraes Palestra: Gestão de Imagem 25.03.2015 Preletora: Estilista Débora Moraes Video IMAGEM Aquilo que fica projetado na mente. UM LUGAR UMA HISTÓRIA UM GRUPO MUSICAL UMA TRAGÉDIA Uma Tendência Personalidades

Leia mais

cód Macacão Fita Branco Vermelho Rosa RN e P Tamanho

cód Macacão Fita Branco Vermelho Rosa RN e P Tamanho cód. 1000 Macacão Fita Branco Vermelho Rosa RN e P cód. 1002 cód. 1003 Macacão Trança Branco, Vermelho Rosé, Azul e Cor Jeans RN e P Manta Trança Branco Vermelho Ú cód. 1004 cód. 1005 Macacão Polo Listra

Leia mais

Indústria VESTUÁRIO DE TRABALHO PEÇAS DE MALHA POLARES ROUPA PARA FRIO / CHUVA ALTA VISIBILIDADE

Indústria VESTUÁRIO DE TRABALHO PEÇAS DE MALHA POLARES ROUPA PARA FRIO / CHUVA ALTA VISIBILIDADE VESTUÁRIO DE TRABALHO PEÇAS DE MALHA POLARES ROUPA PARA FRIO / CHUVA ALTA VISIBILIDADE ROUPA DE FRIO SERIE 08 COLETE MULTIBOLSOS ALCOCHOADO Fecho ao centro, com pala e molas de pressão. Bolso para o telemóvel,

Leia mais

DESFILE OFICIAL 35ª OKTOBERFEST 2018 REGULAMENTO - PARTICIPAÇÃO NO GRUPO DE BLUMENAU

DESFILE OFICIAL 35ª OKTOBERFEST 2018 REGULAMENTO - PARTICIPAÇÃO NO GRUPO DE BLUMENAU DESFILE OFICIAL 35ª OKTOBERFEST 2018 REGULAMENTO - PARTICIPAÇÃO NO GRUPO DE BLUMENAU 1. DAS DATAS DOS DESFILES: Quartas-Feiras: 3, 10 e 17 de outubro Horário: 19h e 30min Sábados: 6, 13 e 20 de outubro

Leia mais

Mr Toby :: Boutique para Menores

Mr Toby :: Boutique para Menores Mr Toby :: Boutique para Menores Catalogo Virtual Mr Toby :: Boutique para Menores (http://mrtoby.com.br) - Pagina: 1 Departamentos da Loja -> Pagina Inicial -> Pijamas de menina -> Pijamas de menino ->

Leia mais

Comparativo. Uniforme Escoteiro X. Vestuário Escoteiro

Comparativo. Uniforme Escoteiro X. Vestuário Escoteiro Comparativo Uniforme Escoteiro X Vestuário Escoteiro VOCÊ SABIA QUE MUDAREMOS NOSSO TRAJE? SABE O QUE É UNIFORME ESCOTEIRO? CONHECE O NOVO VESTUÁRIO? Vamos começar do começo, para que todos possam entender

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0009-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0009-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS PREGÃO PRESENCIAL SESC/MA Nº 16/0009-PG REGISTRO DE PREÇOS ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS Item USO INTERNO (Nº DA RCMS E ITEM) Descrição Administração QUANTIDADE ESTIMADA Deodoro Saúde Turismo Caxias Itapecuru

Leia mais

Código de Traje Académico

Código de Traje Académico Código de Traje Académico Secção 1 Direito ao uso do traje Artigo 1 O uso do traje académico só é permitido a partir do dia das serenatas (pelos caloiros que forem ao traçar da capa, por parte dos seus

Leia mais

MODELAGEM DE VESTIDO DE NOIVA

MODELAGEM DE VESTIDO DE NOIVA MODELAGEM DE VESTIDO DE NOIVA COSTURA DE VESTIDO PASSO A PASSO Cosa a costura do meio costas do forro da saia e deixe uma abertura para o fecho. Faça a bainha do forro com 2 cm, ou vire esses 2 cm para

Leia mais

# 35 JAN 16. gosto. de sol. dos pés. A CABEÇA se jogue nos acessórios. cítrico, doce. e refrescante deliciosas tendências para o alto verão

# 35 JAN 16. gosto. de sol. dos pés. A CABEÇA se jogue nos acessórios. cítrico, doce. e refrescante deliciosas tendências para o alto verão # 35 JAN 16 gosto de sol para curtir o calor dos pés A CABEÇA se jogue nos acessórios cítrico, doce e refrescante deliciosas tendências para o alto verão babita.com.br /babitaoficial Gosto de Sol Conceito

Leia mais

MANUAL DO FORNECEDOR - FICHA TÉCNICA - MACACÃO

MANUAL DO FORNECEDOR - FICHA TÉCNICA - MACACÃO MANUAL DO - FICHA TÉCNICA - MACACÃO ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DE CONFORMIDADE DE PRODUTOS VERSÃO 3 PAG. 01/15 TOMADA DE MEDIDAS DE PEÇAS DE VESTUÁRIO VIGÊNCIA: 31/05/2016 A BUSTO / TORAX: B GANCHO DIANT:

Leia mais

CONCORRÊNCIA. Endereço : AV. AYRTON SENNA,5677 ALMOXARIFADO - JACAREPAGUÁ. Kátia Valeria Teixeira Lopes SEC/DAF/DAF

CONCORRÊNCIA. Endereço : AV. AYRTON SENNA,5677 ALMOXARIFADO - JACAREPAGUÁ. Kátia Valeria Teixeira Lopes SEC/DAF/DAF 1 1 10/02475 CAMISA PÓLO MASCULINA - COR: VERMELHO MODELO: PÓLO TECIDO: MALHA PIQUET PV (COMPOSIÇÃO: 67% PES 33% CV) FABRICANTE: VICUNHA TEXTIL (MALHA ELIZABETH) COR: VERMELHO SANQUE REF. V407E PUNHO E

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL SRP SESC/MA Nº 18/0014-PG ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS

PREGÃO PRESENCIAL SRP SESC/MA Nº 18/0014-PG ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS PREGÃO PRESENCIAL SRP SESC/MA Nº 18/0014-PG ANEXO I DESCRIÇÕES DOS ITENS ITEM RCMS (uso interno) 01 18/0484-1 DESCRIÇÃO DO ITEM (Motorista Executivo) Camisa social ( manga longa) Composição: 65 poliéster/35%

Leia mais

Feltro especial ballet: o Quebra-Nozes e o Lago dos Cisnes

Feltro especial ballet: o Quebra-Nozes e o Lago dos Cisnes 1 Feltro especial ballet: o Quebra-Nozes e o Lago dos Cisnes Olá! Juliana Cwikla Este é o material complementar do curso Feltro especial ballet: O quebra-nozes e o Lago dos Cisnes, com Juliana Cwikla.

Leia mais

Confira os sete maiores erros masculinos ao escolher a roupa

Confira os sete maiores erros masculinos ao escolher a roupa Confira os sete maiores erros masculinos ao escolher a roupa Pequenos detalhes, como a meia ou a gravata errada, podem comprometer a aparência Por Ana Maria Madeira Share on emailshare on facebookshare

Leia mais

Hora H: Inspire-se nos jogadores e veja opções de peças e combinações

Hora H: Inspire-se nos jogadores e veja opções de peças e combinações Uol - SP 08/05/2015-12:41 Hora H: Inspire-se nos jogadores e veja opções de peças e combinações Da Redação Usar um terno ou costume parece ser simples, mas é nos detalhes que se percebe a diferença entre

Leia mais

CAPUZ DUPONT TYVEK COM VISOR TOUCA DUPONT TYVEK MODELO HOSPITALAR AVENTAL DUPONT TYVEK BARBEIRO GUARDA PÓ DUPONT TYVEK MANGOTE DUPONT TYVEK

CAPUZ DUPONT TYVEK COM VISOR TOUCA DUPONT TYVEK MODELO HOSPITALAR AVENTAL DUPONT TYVEK BARBEIRO GUARDA PÓ DUPONT TYVEK MANGOTE DUPONT TYVEK DUPONT TYVEK - NÍVEL DE PROTEÇÃO D CAPUZ DUPONT TYVEK COM VISOR Capuz em DuPont Tyvek branco com visor em PVC e entrada para suprimento de ar externo. TOUCA DUPONT TYVEK MODELO HOSPITALAR Touca em DuPont

Leia mais

ANEXO (ao Despacho do Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 1/18, de 8 de janeiro) Uniforme da Brigada Real da Marinha

ANEXO (ao Despacho do Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 1/18, de 8 de janeiro) Uniforme da Brigada Real da Marinha Brigada Real da Marinhatempo frio-a ANEXO (ao Despacho do Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 1/18, de 8 de janeiro) Uniforme da Brigada Real da Marinha Tabela I Constituição dos uniformes para as diversas

Leia mais