EDITAL INTERNO Nº 01/2015 DG/CM/IFRN EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS PROGRAMAS DE AUXÍLIO- TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DO IFRN 2015.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL INTERNO Nº 01/2015 DG/CM/IFRN EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS PROGRAMAS DE AUXÍLIO- TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DO IFRN 2015."

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CÂMPUS CEARÁ-MIRIM EDITAL INTERNO Nº 01/2015 DG/CM/IFRN EDITAL DE ABERTURA DAS INSCRIÇÕES PARA OS PROGRAMAS DE AUXÍLIO- TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO DO IFRN O Diretor-Geral Pro Tempore em exercício do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte IFRN, Campus Ceará-Mirim, usando das prerrogativas que lhe confere a Portaria 1787/2013 Reitoria/IFRN, de 30 de dezembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União de 3 de janeiro de 2014, faz saber aos interessados que estarão abertas, no período de 19 a 23 de janeiro de 2015, as inscrições para os programas de Auxílio- Transporte e Alimentação, para o semestre letivo de , conforme os procedimentos a seguir. 1. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 1.1. Os Programas de Auxílio-Transporte e Alimentação do IFRN são destinados aos estudantes regularmente matriculados, e com frequência efetiva, em um dos cursos técnicos de nível médio, na forma integrada ou subsequente do IFRN, na modalidade presencial, que comprovem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica A participação dos estudantes nos Programas obedece às diretrizes traçadas pelo Plano de Assistência Estudantil do IFRN, que elege como objetivo prioritário assegurar aos estudantes de baixo poder aquisitivo condições básicas para a sua permanência com qualidade na Instituição, contribuindo, assim, com a minimização dos índices de retenção e evasão escolar quando decorrentes da falta de condições financeiras A inscrição e a seleção dos candidatos são de competências da equipe de Serviço Social do Campus. 2. DOS REQUISITOS GERAIS PARA INSERÇÃO NO PROGRAMA 2.1. Para concorrer a uma das vagas dos Programas de Auxílio-Transporte e Alimentação, o estudante deverá atender aos seguintes requisitos gerais: I possuir matrícula regular e frequência efetiva em um dos cursos técnicos de nível médio - integrado ou subsequente do IFRN, na forma presencial; II apresentar toda a documentação exigida, e; III obedecer aos prazos estipulados neste Edital.

2 3. DAS VAGAS 3.1. No presente Edital, as vagas ofertadas pelo campus serão para a renovação dos alunos já atendidos nos programas e vagas destinadas à inserção de novos alunos selecionados. 4. DA INSCRIÇÃO E RENOVAÇÃO 4.1. As inscrições para os programas serão realizadas no período 19 a 23 de janeiro de 2015, através das seguintes etapas: 1ª Etapa - Inscrição eletrônica: Acesso ao Sistema Unificado de Administração Pública (SUAP): e preenchimento do formulário de inscrição. Para isto, o estudante deverá já ter preenchido a caracterização socioeconômica; 2ª Etapa - Comprovação documental: Entrega da documentação solicitada, no mesmo período de inscrição, no Setor de Serviço Social do Campus Ceará-Mirim, no horário de 8h às 12h e 13h às 17h Os alunos já participantes dos programas devem realizar a inscrição no período indicado juntamente com os demais estudantes para que sua participação seja renovada ou não, mediante a análise realizada pela equipe de profissionais. 5. DA DOCUMENTAÇÃO 5.1. O estudante solicitante deverá apresentar cópia e original dos seguintes documentos para análise socioeconômica, conforme o perfil familiar: Documento de Identificação Pessoal do candidato: RG ou; Certidão de Nascimento ou Carteira de Motorista; 1 foto 3x Documentos que comprovem as despesas mensais: Recibos recentes de água e luz; Se Imóvel financiado: a) recibo de pagamento de prestações do imóvel financiado. Se Imóvel alugado: a) contrato de aluguel; b) recibo de pagamento do aluguel. No caso de não possuir tais documentos, apresentar declaração de aluguel assinada pelo proprietário do imóvel conforme modelo em ANEXO I desse Edital; c) Outras despesas mensais Em caso de componente da família com algum tipo de doença crônica, que necessite de uso contínuo de medicamento ou de tratamento de saúde mensal (que não tenha sido disponibilizado através da rede pública), apresentar laudo médico (receitas médicas e cupons fiscais).

3 5.1.3 Documentos que comprovem a renda familiar - Apresentar comprovação de renda de todos os que residem com o estudante. Serão aceitos como comprovante de renda qualquer um dos seguintes documentos: a) CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) páginas de identificação do trabalhador, último contrato de trabalho e página seguinte; podendo também ser apresentada por componentes familiares maiores de 18 anos e que não estejam trabalhando; ou b) Contracheque ou holerite de mês recente; ou c) Última declaração de Imposto de Renda completa; ou d) Extrato de Benefício da Previdência Social atualizado, ou e) Guia de recolhimento do INSS dos últimos três meses; ou f) Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos DECORE, feita por contador ou técnico contábil inscrito no CRC; ou g) Declaração de renda informal contendo a atividade que exerce e a remuneração, conforme modelo em ANEXO II deste Edital; ou h) Cartão de Programa Social e último extrato do recebimento do Programa Documentos complementares: Certidão de óbito do pai ou da mãe se for o caso; Em caso de separação e/ou divórcio dos pais ou do estudante: a) Certidão de casamento com averbação de divórcio; b) Documento comprobatório de recebimento de pensão alimentícia (decisão judicial, contracheque, ou documento similar). No caso de não possuir tal documento, apresentar declaração informando o recebimento de pensão alimentícia conforme modelo em ANEXO III desse Edital. 1º. No ato da entrega das cópias dos documentos especificados no Art.5, o candidato deverá apresentar os respectivos documentos originais para conferência e imediata devolução. 2º. A inscrição só será aceita com a apresentação da documentação completa e comprovada dentro do prazo estabelecido pelo Art. 4º. 6. DO PÚBLIVO-ALVO 6.1. Serão atendidos, prioritariamente, estudantes oriundos da rede pública de educação básica ou com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio vigente, conforme rege o Programa Nacional de Assistência Estudantil PNAES (Decreto n o de 19/07/2010). A aferição da renda per capita será feita através de avaliação socioeconômica na qual o Serviço Social levará em conta todos os indicadores sociais, econômicos e familiares dos estudantes solicitantes Os estudantes que atenderem às condições previstas nos critérios determinados por este Edital serão classificados de acordo com a análise socioeconômica, inclusive os alunos já atendidos nos programas, os quais devem, obrigatoriamente, renovar a sua inscrição.

4 7. DA ANÁLISE E DO RESULTADO 7.1. A análise socioeconômica será realizada pela equipe de assistentes sociais, que poderão realizar entrevista individual, fazer visita domiciliar, bem como solicitar outros documentos adicionais aos solicitados neste edital, para subsidiar o processo de análise O resultado será divulgado até 13 de fevereiro de 2015, na página eletrônica do Campus Ceará-Mirim, nos murais internos do mesmo Campus, bem como na página eletrônica institucional geral Após a divulgação do resultado, os estudantes selecionados aguardarão a convocação do Serviço Social para a inserção no(s) Programa(s) e assinatura do Termo de Compromisso. 1º. Os estudantes selecionados para o Programa de Auxílio-Transporte deverão apresentar cópias do CPF e cartão do banco ou de abertura da conta, para que seja efetivado o seu cadastramento para o pagamento da bolsa. 2º. A conta bancária informada pelo estudante beneficiário deverá ser individual e ter como titular o próprio estudante. 8. DA PERMANÊNCIA 8.1. A permanência do estudante no programa está vinculada ao cumprimento das normas específicas do programa por parte do aluno atendido. 9. FORMAS DE INTERRUPÇÃO 9.1. Ocorrerão automaticamente e a qualquer tempo, sem prévio aviso, o cancelamento dos Programas Na constatação e comprovação de omissão ou inveracidade de dados referentes à realidade socioeconômica familiar, Evasão escolar; Trancamento da matrícula; Licença maternidade, afastamento por motivo de tratamento de saúde; Jubilamento ou; Conclusão do curso Os programas de Auxílio-Transporte e Alimentação poderão também ser interrompidos, a qualquer momento, por solicitação do estudante No caso de cancelamento ou interrupção dos benefícios, por quaisquer dos motivos acima citados, o estudante deverá assinar Termo de Desligamento junto ao Serviço Social do Campus.

5 10. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Não serão consideradas as inscrições dos candidatos que: I - Não comprovarem as informações declaradas no Formulário de Inscrição; II - Deixarem de cumprir quaisquer prazos estabelecidos neste Edital; III - Omitir-se de apresentar qualquer documentação adicional solicitada pelo Serviço Social ou apresentar documentação rasurada e/ou inverídica; IV - Não cumprirem, de alguma forma, as condições estabelecidas neste Edital O preenchimento completo do requerimento de inscrição no prazo estipulado, as informações nele constantes e a entrega dos documentos solicitados são de exclusiva responsabilidade do candidato e constituem condições obrigatórias para a participação do candidato na seleção Durante o período de vigência da bolsa, é dever do estudante procurar o Serviço Social para informar qualquer alteração na situação socioeconômica e na sua vida acadêmica que tenha relação direta com a utilização do programa para a qual foi selecionado Os Programas de Assistência Estudantil, em qualquer modalidade, é pessoal e intransferível A avaliação do Programa de bolsas e auxílios da assistência estudantil será realizada pelo campus responsável pela execução das respectivas atividades, sob a Coordenação de Atividades Estudantis As situações não previstas neste Edital serão analisadas pelo Serviço Social em conjunto com a Coordenação de Atividades Estudantis do campus e, quando necessário, encaminhadas à Diretoria de Gestão de Atividades Estudantis para conhecimento. Ceará-Mirim/RN, 15 de janeiro de JOSÉ ÁLVARO DE PAIVA Diretor-Geral Pro Tempore do Campus Ceará-Mirim

6 ANEXO I DECLARAÇÃO DE ALUGUEL Eu,, inscrito sob (nome do proprietário do imóvel) o CPF nº, RG, declaro, para fins de apresentação ao processo de análise socioeconômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus que (nome do estudante ou do responsável financeiro ) paga um aluguel mensal de R$ (.) (valor por extenso) Ceará-Mirim/RN, / /. Assinatura do Declarante

7 ANEXO II DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE INFORMAL Eu,, RG nº Órgão Emissor:, CPF:, residente à Rua, nº Bairro Cidade UF, nos termos do Edital nº 003/2014-DIGAE-IFRN para inscrições nos Programas de Assistência Estudantil, declaro que trabalho como profissional liberal, exercendo a atividade de na Cidade de, totalizando uma renda mensal de aproximadamente R$ ( ) Estou ciente que é de minha inteira responsabilidade a veracidade das informações prestadas neste documento. Ceará-Mirim/RN, de de 20. Assinatura

8 ANEXO III DECLARAÇÃO DE PENSÃO ALIMENTÍCIA Eu,, inscrito sob o CPF nº declaro para fins de apresentação ao processo de análise socioeconômica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus, que recebo pensão alimentícia, no valor de R$ ( ) mensais. Ceará-Mirim/ RN, / /. Assinatura do Declarante

RETIFICAÇÃO EDITAL Nº 001/2016 DIGAE/IFRN RENOVAÇÃO PARA OS PROGRAMAS INICIAÇÃO PROFISSIONAL, AUXÍLIO- TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO

RETIFICAÇÃO EDITAL Nº 001/2016 DIGAE/IFRN RENOVAÇÃO PARA OS PROGRAMAS INICIAÇÃO PROFISSIONAL, AUXÍLIO- TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE ATIVIDADES ESTUDANTIS RETIFICAÇÃO EDITAL Nº 001/2016 DIGAE/IFRN RENOVAÇÃO PARA

Leia mais

EDITAL Nº 010/ PROAE

EDITAL Nº 010/ PROAE UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL COORDENADORIA DE APOIO PEDAGÓGICO E AÇÕES DE PERMANÊNCIA EDITAL Nº 010/2016.2 PROAE PROCESSO

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITÓRIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Ministério da Educação Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITÓRIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS CONVOCATÓRIA PARA RECADASTRAMENTO E ATUALIZAÇÃO DOS DADOS A TODOS OS ALUNOS VETERANOS ATIVOS NO PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições e em cumprimento

Leia mais

1. CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/2014 CEARÁ e BAHIA - AGOSTO/2016

1. CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/2014 CEARÁ e BAHIA - AGOSTO/2016 1. CRONOGRAMA PARA RENOVAÇÃO NO PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA AO ESTUDANTE (PAES) EDITAL 02/2014 CEARÁ e BAHIA - AGOSTO/2016 1.1 RENOVAÇÃO DE ESTUDANTES NACIONAIS E INTERNACIONAIS DE REDENÇÃO E ACARAPE CONVOCADOS

Leia mais

EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA

EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA EDITAL 13/2013 PROCEDIMENTO DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA O (IFRS) - Câmpus Caxias do Sul, em cumprimento às determinações da Lei nº 9.394/96 e legislação regulamentadora, comunica a abertura de Processo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO 2016 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIRIO DIREÇÃO DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DACE REITORIA EDITAL DO AUXÍLIO-ALIMENTAÇÃO 2016 Chamada para seleção de estudantes de graduação, candidatos

Leia mais

Diretoria de assuntos estudantis edital de seleção para residentes da moradia estudantil Campus recife

Diretoria de assuntos estudantis edital de seleção para residentes da moradia estudantil Campus recife Diretoria de assuntos estudantis edital de seleção para residentes da moradia estudantil Campus recife A Diretoria de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria para Assuntos Acadêmicos-PROACAD, com base na Resolução

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO ESTUDANTIL EDITAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL 06-2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO POR COTAS SOCIAIS CHAMADA ORAL SISU/ENEM VERÃO 2014 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), através da Coordenação de Integração

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS. EDITAL Nº 04, 02 de março de 2015.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS. EDITAL Nº 04, 02 de março de 2015. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL Nº 04, 02 de março de 2015. PROCESSO SELETIVO PARA A MORADIA ESTUDANTIL CAMPUS DE FREDERICO WESTPHALEN

Leia mais

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES

Campus Baturité. EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES Campus Baturité EDITAL Nº 01 / ANO 2016 IFCE campus Baturité DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor do campus Baturité, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 01/2016 DIVULGA PROCESSO PARA SOLICITAÇÃO DE AUXÍLIOS AOS DISCENTES O Diretor Geral do campus de Maracanaú, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

EDITAL Nº 003/2016 SEC

EDITAL Nº 003/2016 SEC EDITAL Nº 003/2016 SEC Divulga Classificados na 1ª Chamada do Financiamento Estudantil - FICAR. O Diretor Geral da Faculdade Campo Real, no uso das atribuições que lhe são conferidas por lei, DIVULGA Classificados

Leia mais

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior.

que cursou todo o ensino médio em Escola Pública Histórico Escolar do Ensino Médio, mesmo para candidatos que já tenham curso superior. Item 8 do Edital nº 02/2015 1 ANÁLISE DOCUMENTAL (Check-list)/ Processo Seletivo de Ingresso em Cursos de Graduação da UFT por meio do SISU para o 1º semestre de 2015 GRUPO L1:Lei nº 12.711/12; Renda Familiar

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL PROGRAMA AUXÍLIO EMERGENCIAL DA DOCUMENTAÇÃO 1. Documentos de identificação: a) 1 (uma) Foto 3x4 do candidato; b) Formulário de Inscrição; c) Atestado de Matrícula; d) Histórico Acadêmico (caso já tenha

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2016

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2016 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃ DE ENSINO SECRETARIA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO-CRECHE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI DIRETORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL PROGRAMA AUXÍLIO-CRECHE DOCUMENTAÇÃO GERAL: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA AUXÍLIO-CRECHE Documentos de identificação: a) 1 (uma) Foto 3x4 do candidato; b) Formulário de Inscrição; c) Atestado de Matrícula; d) Histórico Acadêmico

Leia mais

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE

ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO NA BOLSA PERMANÊNCIA IFF E MODALIDADES DE AUXILIOS ALIMENTAÇÃO, MORADIA, TRANSPORTE DOCUMENTOS ESPECÍFICOS DOS ESTUDANTES I - Comprovante de matrícula de

Leia mais

FAQ SOLICITAR ORIGINAIS E CÓPIAS DE TODA DOCUMENTAÇÃO

FAQ SOLICITAR ORIGINAIS E CÓPIAS DE TODA DOCUMENTAÇÃO FAQ SOLICITAR ORIGINAIS E CÓPIAS DE TODA DOCUMENTAÇÃO 1. Todos os membros do grupo familiar são maiores de idade? Menores de idade: solicitar apenas RG, Certidão de Nascimento e CPF; Maiores de idade:

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA. PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA PERÍODO DE CONFIRMAÇÃO DE VAGA 1ª CHAMADA: 13 a 16 de dezembro de 2016 1) DOCUMENTOS GERAIS (para todos os candidatos) Na Confirmação de Vaga, o candidato deverá entregar

Leia mais

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA

ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA ANEXO IV RELAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA E ORIENTAÇÕES PARA COMPROVAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIOECONÔMICA A) Para fins desse processo seletivo são considerados dependentes do grupo familiar: todas as pessoas

Leia mais

ANEXO IV - Procedimentos para cálculo e apuração da renda familiar bruta mensal per capita

ANEXO IV - Procedimentos para cálculo e apuração da renda familiar bruta mensal per capita ANEXO IV - Procedimentos para cálculo e apuração da renda familiar bruta mensal per capita 1. A renda familiar bruta mensal per capita, para fins de verificação da Ação Afirmativa 1A e Ação Afirmativa

Leia mais

Documentação do Candidato

Documentação do Candidato Documentação do Candidato Documentos de identificação do candidato: Apresentar um dos documentos abaixo para fins de identificação Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília RETIFICAÇÃO DO EDITAL Nº 037/RIFB, DE 03 DE OUTUBRO DE 2016 SELEÇÃO 2017/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA (EaD) O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA

PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA PROGRAMA DE BOLSA PERMANÊNCIA OBSERVAÇÕES: 1. A documentação incompleta e/ou preenchimento indevido desse formulário estará sujeito ao INDEFERIMENTO DA INSCRIÇÃO; 2. Toda a documentação deverá ser entregue

Leia mais

EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO PROEJA DA UTFPR

EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO PROEJA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Assessoria para Assuntos Estudantis da Reitoria PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº 068/2016 ERRATA

EDITAL Nº 068/2016 ERRATA 1 EDITAL Nº 068/2016 ERRATA PROCESSO SELETIVO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CIÊNCIAS SOCIAIS, DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS, CAMPUS DE BELO HORIZONTE No cabeçalho

Leia mais

Procedimentos para cálculo e apuração da renda familiar bruta mensal per capita

Procedimentos para cálculo e apuração da renda familiar bruta mensal per capita Procedimentos para cálculo e apuração da renda familiar bruta mensal per capita 1. A renda familiar bruta mensal per capita, para fins de verificação da Ação Afirmativa 1A e Ação Afirmativa 1B será apurada

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO AO ESTUDANTE - PRAPE COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO ESTUDANTIL - COAPE

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO AO ESTUDANTE - PRAPE COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO ESTUDANTIL - COAPE UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ- REITORIA DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO AO ESTUDANTE - PRAPE COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO ESTUDANTIL - COAPE EDITAL Nº 10/2015 Retificado A Coordenação de Assistência

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2016.2 INSCRIÇÕES 7 a 10 de junho de 2016, exclusivamente pelo site: http://siteprouni.mec.gov.br/. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Primeira chamada: 13 de junho de 2016 Segunda chamada: 27

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS ANEXO V- MODELOS DE CAPAS, ENVELOPES, FOLHA DE CONFERÊNCIA, TERMO DE CIÊNCIA E QUADRO DO GRUPO FAMILIAR ENVELOPE I (Lacrado) ESTE ENVELOPE DEVERÁ CONTER TODA DOCUMENTAÇÃO SOLICITADA, EXCETO AQUELAS DESTINADAS

Leia mais

- CURSOS ENSINO MÉDIO/TÉCNICO - SITUAÇÃO "A" - RENOVAÇÃO DE BENEFÍCIOS COM ANÁLISE SOCIOECONÔMICA - Protocolo Resultado Parcial

- CURSOS ENSINO MÉDIO/TÉCNICO - SITUAÇÃO A - RENOVAÇÃO DE BENEFÍCIOS COM ANÁLISE SOCIOECONÔMICA - Protocolo Resultado Parcial Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Bento Gonçalves Edital 54/16 - Dos Benefícios Estudantis do periodo letivo de 2017-1ª etapa RESULTADO

Leia mais

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Coordenadoria de Benefícios REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO PRÉ-ESCOLAR

Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Coordenadoria de Benefícios REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO PRÉ-ESCOLAR Universidade Federal de Pelotas Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis Coordenadoria de Benefícios REGULAMENTAÇÃO DO PROGRAMA AUXÍLIO PRÉ-ESCOLAR CAPÍTULO I DO PROGRAMA Art. 1º. O Programa Auxílio Pré-Escolar

Leia mais

EDITAL N. 02/ O candidato deverá solicitar o formulário de inscrição no seguinte período, horário e local:

EDITAL N. 02/ O candidato deverá solicitar o formulário de inscrição no seguinte período, horário e local: EDITAL N. 02/2015 Dispõe sobre a realização de estudo socioeconômico para concessão de benefícios sociais previstos no Regulamento da Política de Assistência Estudantil do IFSul, do Câmpus Avançado Jaguarão.

Leia mais

Coordenadoria de Assistência Estudantil COAE. Setor de Serviço Social TERMO DE COMPROMISSO PARA RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Coordenadoria de Assistência Estudantil COAE. Setor de Serviço Social TERMO DE COMPROMISSO PARA RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Coordenadoria de Assistência Estudantil COAE Setor de Serviço Social TERMO DE COMPROMISSO PARA RECEBIMENTO DE BENEFÍCIOS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Para: Coordenadoria de Assistência Estudantil COAE O aluno

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MULHERES MIL

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MULHERES MIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO 30 2013 PROGRAMA MULHERES

Leia mais

2º ADITIVO AO EDITAL Nº 02/ PROGRAD/UFC

2º ADITIVO AO EDITAL Nº 02/ PROGRAD/UFC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COORDENADORIA DE PLANEJAMENTO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (COPIC) CAMPUS DA UFC EM QUIXADÁ Curso de Bacharelado em Ciência da Computação PROCESSO SELETIVO 2013 2º ADITIVO AO EDITAL

Leia mais

EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS

EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO PÚBLICA DE ALUNOS BOLSISTAS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE PRÓ-REITORIA DE ENSINO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EDITAL PIBID/UFCG Nº 03/2015 SELEÇÃO

Leia mais

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL/2013 EDITAL N 005/2013

SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE ASSISTENCIA ESTUDANTIL/2013 EDITAL N 005/2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS DIRETORIA GERAL NÚCLEO DE ASSISTENCIA AO EDUCANDO SELEÇÃO PARA O PROGRAMA DE ASSISTENCIA

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 002/2016

EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 002/2016 EDITAL DE SELEÇÃO DE AUXÍLIOS AOS ESTUDANTES Nº 002/2016 O Diretor do Campus Cedro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, no uso de suas atribuições administrativas, divulga,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL UNIDADE ACADÊMICA DE GARANHUNS FORMULÁRIO BOLSAS DE PERMANÊNCIA Os programas de assistência da UFRPE destinam-se

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016 CENTRO UNIVERSITÁRIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS Informações aos candidatos inscritos BOLSA REMANESCENTE - ProUni 2016 O candidato que concluir a inscrição para bolsa remanescente deverá entregar

Leia mais

EDITAL ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 007/2016

EDITAL ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL Nº 007/2016 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS AVANÇADO CATALÃO EDITAL ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

Leia mais

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar.

2.2 Além da comprovação da situação de moradia do grupo familiar, os (as) discentes que não residem com o grupo familiar devem apresentar. ANEXO II RELAÇÃO DE DOCUMENTOS OBRIGATÓRIOS 1. DOCUMENTOS DE IDENTIFICAÇÃO DO (A) DISCENTE E DOS MEMBROS DO GRUPO FAMILIAR 1.1. Documento de identidade RG (para maiores de 18 anos). 1.2. Cadastro de Pessoa

Leia mais

Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR

Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso

Leia mais

2. Não será permitida a entrada de candidatos após o horário definido para inicio da chamada nominal.

2. Não será permitida a entrada de candidatos após o horário definido para inicio da chamada nominal. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA Campus Boa Vista EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 010/2014

Leia mais

DA DOCUMENTAÇÃO. Documentos do Fiador deverão ser entregues somente no Agente Financeiro (Banco). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

DA DOCUMENTAÇÃO. Documentos do Fiador deverão ser entregues somente no Agente Financeiro (Banco). DOCUMENTOS NECESSÁRIOS DA DOCUMENTAÇÃO Prazo para entrega da documentação após inscrição realizada: Após a conclusão da inscrição no Fies, o estudante deverá: I. Validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão

Leia mais

P r o j e t o Desconto F l ex í vel

P r o j e t o Desconto F l ex í vel D E C L A R A Ç Ã O Eu,, brasileiro (a), portador (a) da Identidade n.º - e -, residente e domiciliado nesta cidade de, à Rua, n, CEP, Bairro, declaro para devidos fins de comprovação de Residência que

Leia mais

PRAZO DE INSCRIÇÃO: 27/07 a 19/08/2016 Previsão do resultado: 31/08/2016

PRAZO DE INSCRIÇÃO: 27/07 a 19/08/2016 Previsão do resultado: 31/08/2016 1 PROGRAMA DE AUXÍLIO PERMANÊNCIA A Assistência Estudantil engloba o atendimento a estudantes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo auxílio financeiro como: Auxilio Transporte: valor R$ 100,00

Leia mais

Este curso possui entrada no 1º e 2º Semestres, sendo 25 vagas para o 1º Semestre e 25 vagas para o 2º Semestre.

Este curso possui entrada no 1º e 2º Semestres, sendo 25 vagas para o 1º Semestre e 25 vagas para o 2º Semestre. INFORMAÇÔES PARA MATRÍCULAS SISU 2014 Local de Oferta: 34381 - CAMPUS URUGUAIANA Nome do curso: AQÜICULTURA Grau: Tecnológico Turno: Vespertino Nome do curso: CIÊNCIAS DA NATUREZA Grau: Licenciatura Turno:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS E COMUNITÁRIOS EDITAL PRAEC/UNIPAMPA Nº 02/2010 Inscrição e seleção de candidatos ao Programa Bolsas de Permanência

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PROUNI Documentação a ser apresentada pelo candidato e membros do grupo familiar, quando for o caso, na fase de comprovação de informações. É vedado ao coordenador do Prouni pedir

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL EDITAL N 34, DE 9 DE AGOSTO DE 2016. EDITAL DE SELEÇÃO DE BOLSISTAS PARA A COORDENADORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

Leia mais

CAMPUS JUIZ DE FORA RESULTADO PROVISÓRIO COMPROVAÇÃO DE RENDA PARA RESERVA DE VAGAS NO PROCESSO SELETIVO 2016/1 CANDIDATOS DA 1ª CHAMADA SISU

CAMPUS JUIZ DE FORA RESULTADO PROVISÓRIO COMPROVAÇÃO DE RENDA PARA RESERVA DE VAGAS NO PROCESSO SELETIVO 2016/1 CANDIDATOS DA 1ª CHAMADA SISU CAMPUS JUIZ DE FORA COMPROVAÇÃO DE RENDA PARA RESERVA DE VAGAS 2016/1 CANDIDATOS DA 1ª CHAMADA SISU OBS: NO QUADRO PENDÊNCIAS ESTÃO APONTADOS TODOS OS DOCUMENTOS QUE DEVEM SER APRESENTADOS NO CAMPUS NO

Leia mais

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE

EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA EDITAL DE AUXÍLIO PARA AQUISIÇÃO DE MATERIAL PEDAGÓGICO Nº 010/2016 1º SEMESTRE O Pró-Reitor de Assuntos Estudantis, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES PARA

EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES PARA EDITAL DE SELEÇÃO DE DISCENTES PARA 2016.2 A Superintendência de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal do Piauí, divulga, por intermédio deste edital para preenchimento das vagas,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA ESTUDANTIL leitor de PDF), digite seu e pressione Enter. 004.696.042-20 Deferida 004.727.162-04 Deferida 006.473.404-81 Deferida 007.260.024-80 da família), Não apresentou documentação solicitada no Edital - item

Leia mais

Edital de Assistência Estudantil Nº 001/2011

Edital de Assistência Estudantil Nº 001/2011 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ENSINO COORDENADORIA DE INCLUSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS Edital de Assistência Estudantil Nº 001/2011 A REITORA DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA-

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- Campus Monteiro POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 002

Leia mais

EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ( PROMISAES 2013)

EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR ( PROMISAES 2013) UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENAÇÃO DE APOIO SOCIAL PROGRAMA ESTUDANTE CONVÊNIO DE GRADUAÇÃO PEC G EDITAL DE BOLSA DO PROJETO MILTON SANTOS DE ACESSO AO ENSINO

Leia mais

EDITAL Nº 005/2015 Educação Infantil

EDITAL Nº 005/2015 Educação Infantil EDITAL Nº 005/2015 Educação Infantil O Diretor da Administração Regional do Sesc Rio de Janeiro AR/SESC/RJ, no uso de suas atribuições, TORNA PÚBLICO o processo seletivo para ingresso nas vagas para a

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/1

COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/1 COMO CONCORRER À BOLSA CARÊNCIA EM 2017/1 1. Abrir no portal do aluno o requerimento Bolsa Carência do dia 27/10 até o dia 14/11/2016. 2. Anexar os seguintes documentos de todo grupo familiar, inclusive

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA

DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA PRÓ - REITORIA DE ENSINO DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS COORDENADORIA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA PROGRAMA DE BOLSAS ACADÊMICAS DE INCLUSÃO SOCIAL EDIÇÃO 2016 1. DOCUMENTAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PAD EDITAL 02/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PAD EDITAL 02/2016 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE GESTÃO ESTUDANTIL PROGRAMA DE APOIO AO DISCENTE - PAD EDITAL 02/2016 Seleção Pública para Programa de Apoio ao Discente nas modalidades Bolsa de

Leia mais

Qualificar Mais EDITAL

Qualificar Mais EDITAL Qualificar Mais EDITAL EDITAL N 001 05 de Outubro de 2016 Disponibilidade de Vagas e Regras para matrículas de Alunos e Processo seletivo para concessão de bolsas de estudo. 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS

Leia mais

Instruções Adicionais para os Candidatos às Vagas do Sistema de Cotas

Instruções Adicionais para os Candidatos às Vagas do Sistema de Cotas Instruções Adicionais para os Candidatos às Vagas do Sistema de Cotas 1. DAS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 1.1 Para concorrer às vagas reservadas pelo sistema de cotas, o candidato deverá: a) Preencher os

Leia mais

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP

REGULAMENTO. Bolsa Instituto TIM OBMEP REGULAMENTO Bolsa Instituto TIM OBMEP A bolsa Instituto TIM OBMEP é uma iniciativa do Instituto TIM, em parceria com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas OBMEP com o objetivo de dar

Leia mais

ANEXO I LISTA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA

ANEXO I LISTA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA ANEXO I LISTA DE DOCUMENTOS PARA MATRÍCULA A) CANDIDATOS OPTANTES DA AMPLA CONCORRÊNCIA: 1. Fotocópias autenticadas: a) Documento de identidade* b) CPF c) Título de eleitor, para maiores de 18 (dezoito)

Leia mais

DOCUMENTAÇÃO DO GRUPO FAMILIAR (Candidato/Aluno e todos que residem sob o mesmo domicílio) SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL

DOCUMENTAÇÃO DO GRUPO FAMILIAR (Candidato/Aluno e todos que residem sob o mesmo domicílio) SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL DOCUMENTAÇÃO DO GRUPO FAMILIAR (Candidato/Aluno e todos que residem sob o mesmo domicílio) SOLICITAÇÃO DE BOLSA SOCIAL o Requerimento de Bolsa de Estudo preenchido pelo site (Via da Instituição); o Protocolo

Leia mais

PROGRAMA DE PERMANÊNCIA DA UNIR AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO PORTO VELHO EDITAL Nº 05 / 2012 / PROCEA

PROGRAMA DE PERMANÊNCIA DA UNIR AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO PORTO VELHO EDITAL Nº 05 / 2012 / PROCEA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MEC FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA - UNIR PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS PROCEA DIRETORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS - DAE Campus UNIR, BR-364, KM

Leia mais

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1º edição de 2013

Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1º edição de 2013 Ministério da Educação - MEC Secretaria de Educação Superior - SESu Sistema de Seleção Unificada - Sisu Termo de Adesão - 1º edição de 2013 1 - Dados cadastrais da Instituição de Educação Superior - IES

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016 BOLSA TUTORIA/CURSO SUPERIOR - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFMG O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

Leia mais

CADASTRO PARA PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL LISTA DE DOCUMENTOS

CADASTRO PARA PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL LISTA DE DOCUMENTOS CADASTRO PARA PROGRAMAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL LISTA DE DOCUMENTOS ORIENTAÇÕES GERAIS O ingresso nos programas de bolsas da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (Prace) é feito por avaliação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROCEA. COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE CULTURA, EXTENSÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS - PROCEA. COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO Edital 001/2010- PROCEA/UNIR PROGRAMA CONEXÕES DE SABERES/ESCOLA ABERTA A Pró-Reitora de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis - PROCEA, por meio da Coordenação de Extensão, no uso de suas atribuições

Leia mais

ANEXO - DOCUMENTAÇÃO SOCIOECONOMICA

ANEXO - DOCUMENTAÇÃO SOCIOECONOMICA ANEXO - DOCUMENTAÇÃO SOCIOECONOMICA I Cópias da Certidão de nascimento ou Cédula de identidade (RG) ou carteira de habilitação, de todos os membros integrantes do grupo familiar. II Cópias do Cadastro

Leia mais

PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016

PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016 PORTARIA DA DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS Nº 33 / 2016 A DIRETORA GERAL DA FACULDADE DE CIÊNCIAS DO TOCANTINS, no uso das suas atribuições regimentais. Conforme Ministério da Educação

Leia mais

1. A matrícula dos classificados poderá ser feita pelo aluno (maior de 18 anos), pelos pais ou por

1. A matrícula dos classificados poderá ser feita pelo aluno (maior de 18 anos), pelos pais ou por DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA 1. A matrícula dos classificados poderá ser feita pelo aluno (maior de 18 anos), pelos pais ou por procuração (conforme dispositivos legais) e será recebida na CEDAF

Leia mais

ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 14, II,

ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 14, II, ANEXO IV 6 - DOCUMENTAÇÃO PARA MATRÍCULA - CANDIDATO COTISTA CATEGORIA 4 Candidatos Cotistas autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que, independente da renda (art. 14, II, Portaria Normativa nº 18/2012),

Leia mais

ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE - PAAE EDITAL Nº 005, DE 16 DE MAIO DE 2016

ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE - PAAE EDITAL Nº 005, DE 16 DE MAIO DE 2016 ANEXO I PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA E APOIO AO ESTUDANTE - PAAE EDITAL Nº 005, DE 16 DE MAIO DE 2016 RELAÇÃO DE DOCUMENTOS PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA 1. Estudante com cadastro no PAAE: os documentos que

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016

COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016 COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016 O câmpus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

RESOLUÇÃO n 048 TÍTULO I DA NATUREZA, DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS

RESOLUÇÃO n 048 TÍTULO I DA NATUREZA, DEFINIÇÃO E PRINCÍPIOS RESOLUÇÃO n 048 0 CONSUPER/2012 Regulamenta o Programa de Assistência Estudantil do Instituto Federal Catarinense. Processo nº 23348.000931/2012-24. O Presidente do do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

ATENÇÃO. Preencha corretamente todos os campos, com letra legível, sem rasuras e com caneta azul.

ATENÇÃO. Preencha corretamente todos os campos, com letra legível, sem rasuras e com caneta azul. ATENÇÃO Leia atentamente o formulário. Preencha corretamente todos os campos, com letra legível, sem rasuras e com caneta azul. É imprescindível anexar a documentação solicitada. Somente serão considerados

Leia mais

EDITAL DE BOLSA SOCIAL (ALUNOS DE RENOVAÇÃO)

EDITAL DE BOLSA SOCIAL (ALUNOS DE RENOVAÇÃO) EDITAL DE BOLSA SOCIAL 2016.2 (ALUNOS DE RENOVAÇÃO) O Reitor, no uso de suas atribuições, torna público o Edital para o Processo de Concessão de Bolsas Sociais. O Programa de Bolsas Sociais destina-se

Leia mais

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N 44, DE 16 DE JUNHO DE 2014.

INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N 44, DE 16 DE JUNHO DE 2014. INSTRUÇÃO DE SERVIÇO N 44, DE 16 DE JUNHO DE 2014. O PRÓ-REITOR DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS da, no uso de suas atribuições legais e considerando a Resolução Coun nº 25, de 10 de abril de

Leia mais

Edital nº 002, de 8 de abril de Seleção de Bolsistas de Extensão 2016

Edital nº 002, de 8 de abril de Seleção de Bolsistas de Extensão 2016 Edital nº 002, de 8 de abril de 2016 Seleção de Bolsistas de Extensão 2016 O Diretor Geral do do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no uso de suas atribuições

Leia mais

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA - BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC - INSTRUÇÕES

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA - BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC - INSTRUÇÕES DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COMPROVAÇÃO DE RENDA - BOLSA PERMANÊNCIA DO MEC - INSTRUÇÕES 1) Esteja atento aos documentos obrigatórios para todos os membros do grupo familiar (pessoas que vivem na mesma

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 DIGAE/IFRN INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL, ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO-TRANSPORTE.

EDITAL Nº 02/2016 DIGAE/IFRN INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL, ALIMENTAÇÃO E AUXÍLIO-TRANSPORTE. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE DIRETORIA DE GESTÃO DE ATIVIDADES ESTUDANTIS EDITAL Nº 02/2016 DIGAE/IFRN INSCRIÇÃO PARA OS PROGRAMAS

Leia mais

.::. Diretorio Central dos Estudantes.::. ::.DCE UniCEUB.:: Gestão 2016/2017

.::. Diretorio Central dos Estudantes.::. ::.DCE UniCEUB.:: Gestão 2016/2017 EDITAL PROCESSO SELETIVO PARA PROFESSORES CURSO DE LÍNGUAS DCE O presidente do Diretório Central dos Estudantes do UniCEUB, Rafael Calixto de Sousa, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, torna

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONVOCAÇÃO PARA MATRÍCULA EM 7ª CHAMADA E CONVOCAÇÃO PARA ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO PARA AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA REFERENTE AO EDITAL Nº 001/RIFB, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 SELEÇÃO 2016/1 SELEÇÃO PARA CURSOS

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de São Roque no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO-BA

FACULDADE SÃO FRANCISCO DE JUAZEIRO-BA EDITAL N. 1 SELEÇÃO DE ALUNOS PARA MONITORIA DA EMPRESA JÚNIOR, ESCRITÓRIO MODELO E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACULDADE SÃO FRANCISCO DE

Leia mais

EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM

EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM A Direção do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Camocim, no uso de suas atribuições

Leia mais

ANEXO I. Relação de documentos comprobatórios para análise socioeconômica

ANEXO I. Relação de documentos comprobatórios para análise socioeconômica ANEXO I Relação de documentos comprobatórios para análise socioeconômica 1 Relação de documentos do Candidato: - Carteira de Identidade; - CPF; - Carteira profissional: apresentar fotocópia das páginas:

Leia mais

Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015)

Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015) Edital PROGRAD nº 26, de 14 de julho de 2014 Chamada para o Programa de Iniciação à Docência (PID-2015) Com base na Resolução 35/2011 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, que estabelece as Normas

Leia mais

EDITAL PROAE/UFGD Nº 16, DE 24 DE JUNHO DE 2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO

EDITAL PROAE/UFGD Nº 16, DE 24 DE JUNHO DE 2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO EDITAL PROAE/UFGD Nº 16, DE 24 DE JUNHO DE 2014 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO O PRÓ-REITOR DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DA, no uso de atribuições que lhe foram conferidas

Leia mais

ANEXO I DECLARAÇÃO DE COMPOSIÇÃO FAMILIAR E RENDA PER CAPITA

ANEXO I DECLARAÇÃO DE COMPOSIÇÃO FAMILIAR E RENDA PER CAPITA ANEXO I DECLARAÇÃO DE COMPOSIÇÃO FAMILIAR E RENDA PER CAPITA Eu,, portador(a) do RG nº, Órgão Expedidor, e CPF nº, candidato(a) ao Processo Seletivo para Ingresso nos Programas da Assistência Estudantil

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MESTRADO PROFISSIONAL EM EDITAL Nº. 01, DE 21 DE JUNHO DE 2016 PROCESSO SELETIVO O PROFIAP da Universidade Federal de Sergipe comunica que estarão abertas inscrições para a seleção de estudantes para atuar

Leia mais