Segurança e Auditoria de Sistemas. Jéfer Benedett Dörr

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Segurança e Auditoria de Sistemas. Jéfer Benedett Dörr"

Transcrição

1 Segurança e Auditoria de Sistemas Jéfer Benedett Dörr prof.jefer@gmail.com

2 Conteúdo Noticias Token Estatisticas

3 Notícias da semana JOOMLA O CAIS está repassando o alerta da Secunia, intitulado "SA Joomla "token" Password Change Vulnerability", que trata de uma vulnerabilidade crítica identificada no gerenciador de conteúdo web Joomla. Quando é solicitado o "reset" da senha de um usuário do sistema o Joomla! envia um "token" por , um recurso é util no caso de perda da senha. A falha em questão está exatamente neste mecanismo, ao permitir que um usuário não autenticado ou autorizado realize "reset" da senha do primeiro usuário habilitado no sistema, geralemnte o admin, e depois assuma controle deste usuário. A vulnerabilidade permite que um usuário não autenticado tenha acesso remoto à implantação de Joomla!, podendo ler ou alterar conteúdo. Em 12 de agosto foi tornado público um código malicioso (exploit) que tem sido amplamente utilizado, especialmente em ataques de troca de página (defacement), o que aumenta a criticidade da aplicação destas correções.

4 Segurança Microsoft - Agosto 2008 A partir deste mês o CAIS adotou uma nova abordagem para a divulgação do ciclo mensal de alertas da Microsoft. Nos 11 alertas divulgados são tratadas 26 vulnerabilidades que afetam diversos produtos e que podem causar desde a divulgação de informações até o comprometimento completo do sistema atacado. Informações disponíveis publicamente indicam que 3 (*) das vulnerabilidades possuem código malicioso (exploit) que está sendo utilizado amplamente em ataques, o que aumenta a criticidade na aplicação destas correções. Críticos * MS08-041: Vulnerabilidade no controle ActiveX do Microsoft Access permite execução remota de código (*) * MS08-043: Vulnerabilidade no Microsoft Excel permite execução remota de código * MS08-044: Vulnerabilidade no Microsoft Office Filters permite execução remota de código * MS08-045: Correções de segurança acumulativas para Internet Explorer (*)

5 * MS08-046: Vulnerabilidade no Microsoft Windows Image Color Management System permite execução remota de código * MS08-051: Vulnerabilidade no Microsoft PowerPoint permite execução remota de código Importantes * MS08-042: Vulnerabilidade no Microsoft Word permite execução remota de código (*) * MS08-047: Vulnerabilidade no IPsec Policy Processing pode permitir a divulgação de informações * MS08-048: Correções de segurança para o Outlook Express e Windows Mail * MS08-049: Vulnerabilidade no Event System permite execução remota de código * MS08-050: Vulnerabilidade no Windows Messenger pode permitir a divulgação de informações Correções Disponíveis Recomenda-se atualizar os sistemas

6 Sites do governo da Geórgia são comprometidos por crackers Entre outras, páginas do Ministro da Defesa e presidente do país estão com o acesso bloqueado e tráfego redirecionado. Sites comerciais e do governo da Geórgia, país que está em guerra com a Rússia, foram atingidos ao longo da última semana por ataques de crackers, revelou um pesquisador de segurança

7 Pesquisador apresenta novo ataque que ameaça sistemas DNS Código de russo mostra como é possível explorar falha, que não é grave, para inserir dados falsos nos sistemas da internet. Evgeniy Polyakov mostrou um código que, ao explorar uma falha no DNS, torna possível a inserção de dados falsos em sistemas que usam a versão mais atualizada do software open source BIND (Berkeley Internet Name Domain), que roda a maioria dos servidores DNS da web. Esta versão é a BIND P2, lançada no dia 2 de agosto como um complemento da atualização inicial, divulgada em 8 de julho, quando o pesquisador Dan Kaminsky revelou a falha no DNS e coordenou seu ajuste.

8 Pesquisador apresenta novo ataque que ameaça sistemas DNS Código de russo mostra como é possível explorar falha, que não é grave, para inserir dados falsos nos sistemas da internet. Evgeniy Polyakov mostrou um código que, ao explorar uma falha no DNS, torna possível a inserção de dados falsos em sistemas que usam a versão mais atualizada do software open source BIND (Berkeley Internet Name Domain), que roda a maioria dos servidores DNS da web. Esta versão é a BIND P2, lançada no dia 2 de agosto como um complemento da atualização inicial, divulgada em 8 de julho, quando o pesquisador Dan Kaminsky revelou a falha no DNS e coordenou seu ajuste.

9 um PC com Windows desatualizado pode ser invadido em 4 minutos após se conectar à web, segundo o SANS Institute. Um ataque de Injeção SQL (structured query language) explora a camada que abriga a base de dados do código SQL. os crackers fazem testes para descobrir que site possui a falha. Se a versão não for atualizada, é possível enviar pela URL uma linha de comando SQL, que será executada pelo banco de dados do aplicativo. Se houver falha, ele retorna a informação Outra vulnerabilidade que paira entre as mais exploradas é a dos controles ActiveX - Aí é que mora o perigo. O ataque entra em ação quando na verdade você acha que está aceitando apenas um ActiveX, mas este pode vir acompanhado de - ou ser o próprio - malware. Bingo!

10 Spammers contrários à Geórgia iniciam construção de nova rede bot Crackers atacando a Geórgia em meio ao conflito armado iniciado pela Rússia na última semana começaram a enviar um novo volume de spams, aparentemente com o objetivo de construir uma nova rede bot com computadores controlados. Os s citam um suposto escândalo sexual de Mikheil Saakashvili, presidente da Geórgia, para tentar enganar usuários a clicar sobre uma notícia falsa o código de ataque usado no servidor não é bloqueado por antivírus,. apenas 4 de 36 antivírus testados apontavam o malware. Até agora rastrearam 44 PCs que enviam spams,, sendo que um deles está dentro do Ministério da Educação da Rússia. Ainda que os spammers pareçam estar moldando uma nova rede bot, ainda é incerto como a rede será usada. Warner especula que ela poderá ser usada para ciberataques contra PCs do Governo da Geórgia. a Geórgia moveu o site do seu Ministério de Assuntos Internacionais para o Blogspot, alegando que o ciberataque russo tirou do ar seu servidor. Analistas de segurança afirmam que por mais que os ataques à Geórgia sejam mais intensos que os registrados contra a Estônia há um ano.

11 Hackers invadem página do COB Descontentes com o desempenho do País nos Jogos de Pequim, hackers brasileiros invadiram o site do Comitê Olímpico Brasileiro durante a madrugada desta terça-feira (19/08). A página principal do site ganhou frases como Brasil tá um lixo nesas Olimpíadas (sic). A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do COB. Depois de identificar a investida, os responsáveis pela página colocaram um aviso de que o site está em manutenção. O ataque atingiu os endereços e (ambos do COB) e foi realizado pelo grupo conhecido como RootDamages que, segundo o site Zone-h.org, já invadiu mais de sites só em 2008.

12 pane no Gmail Na noite da última sexta-feira (15/08), o Google resolveu a pane no Gmail, a terceira em duas semanas; Como as duas panes anteriores, a última ocorreu no login, apresentando um erro que não permitiu que os usuários tivessem acesso às suas contas. As três panes não atingiram apenas usuários individuais do Gmail, mas também as pessoas que o utilizam como parte dos aplicativos de colaboração e comunicação do Google Apps. O Google reconheceu o problema do Gmail na sexta-feira (15/08) e disse que ele afetou um pequeno subsistema dos usuários do serviço. A interrupção foi desagradável para vários usuários do Google Apps contatados pelo IDG News Service nos Estados Unidos. A pane durou mais de 24 horas. Vendo essa falha tão longa em nossos primeiros dias de uso nos faz querer saber se a solução é profissional o suficiente para nós, disse um funcionário de uma ONG norte-americana que acabou de adquirir o pacote.

13 Segredos do token Dispositivo de segurança se populariza no Internet Banking, mas usuário deve ter cuidado. A segurança no Internet Banking é certamente um tópico fundamental, hoje em dia. O alvo dos ladrões migrou da agência bancária para o computador do correntista, onde as informações financeiras são acessadas emovimentadas (pagamentos, transferências etc). O Internet Banking desenvolvido no Brasil é o um dos mais seguros do mundo. Essa evolução é conseqüência da ação dos crackers. Existem tantos ataques bem-sucedidos executados por brasileiros que a tecnologia de segurança bancária evolui mais rápido aqui do que em outros países. Porém, não existe segurança absoluta e o objetivo dos crackers é localizar e explorar o elo mais fraco, o ser humano.

14 Os crackers disseminam programas espiões capazes de gravar tudo o que você digita durante o acesso ao Internet Banking. Por exemplo, agência, conta corrente, frase secreta e senha. A contramedida implementada foi o teclado virtual. O programa espião evolui junto com a segurança do Internet Banking. Além de gravar tudo que é digitado, o programa espião fotografa (print screen) toda vez que é pressionado algum botão do mouse. Alguns clientes compartilhavam a sua agência, conta corrente, senha do teclado virtual, com outra pessoa. Esta outra pessoa acessava o Internet Banking e realizava diversas transações financeiras. O cliente entrava em contato com o banco informando que o dinheiro havia desaparecido de sua conta corrente. Isso chama-se auto fraude. Os bancos foram obrigados a implementar uma segunda camada de segurança conhecida como token (chave de segurança, cartão de segurança, tabela de senhas, dispositivo de senhas eletrônicas etc).

15 Video: Alguns tokens utilizam a tecnologia de uma única senha. Esta senha é alterada uma vez por minuto e é permitido somente um acesso por minuto. O token também permite que você utilize uma autenticação de dois fatores (o que você sabe + o que você tem).

16

17

18 Circuito Caso auditoria Caso celepar - controles

FRAUDES NA INTERNET. Não seja vítima...nem vilão. VIII Encontro de Segurança em Informática 03 de outubro de 2018

FRAUDES NA INTERNET. Não seja vítima...nem vilão. VIII Encontro de Segurança em Informática 03 de outubro de 2018 FRAUDES NA INTERNET Não seja vítima......nem vilão VIII Encontro de Segurança em Informática 03 de outubro de 2018 Yuri Alexandro Analista de Sistemas (UNEB) Bolsista/Estagiário/Técnico/Analista de TIC

Leia mais

Petter Anderson Lopes Arbitragem, Desenvolvimento Seguro, Segurança Ofensiva e Forense Computacional

Petter Anderson Lopes Arbitragem, Desenvolvimento Seguro, Segurança Ofensiva e Forense Computacional Requerente: Metadados Assessoria e Sistemas. Empresa: Metadados Assessoria e Sistemas Especialista: Petter Anderson Lopes. Período: fevereiro de 2019. Modelo: Pentest, OWASP Top 10 2013 compliance. OWASP

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 32/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 32/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PÓS EM COMÉRCIO EXTERIOR E ESTRATÉGIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO.:UNIDADE 5 - SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO:. PARTE 2 - AMEAÇAS A SEGURANÇA

Leia mais

Segurança da Informação

Segurança da Informação Universidade Federal do Rio de Janeiro Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Faculdade de Administração e Ciências Contábeis Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação Segurança da Informação

Leia mais

Internet Banking. SICOOBNET: Proteja suas transações financeiras

Internet Banking. SICOOBNET: Proteja suas transações financeiras 1 2 Internet Banking Via SICOOBNET (Internet Banking) você pode realizar as mesmas ações disponíveis nas agências do Sicoob Credivertentes, sem enfrentar filas ou ficar restrito aos horários de atendimento.

Leia mais

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014

CENTRAL DE CURSOS 29/06/2014 INFORMÁTICA 1 PHISHING / PHISHING SCAM Mensagens não solicitadas enviadas por e-mail de uma fonte aparentemente verdadeira (banco, empresa ou site popular); Procura induzir o acesso à páginas fraudulentaspara

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 146/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 146/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 146/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Inicialmente as redes passaram a ser utilizadas principalmente para o compartilhamento de periféricos, principalmente discos rígidos.

Inicialmente as redes passaram a ser utilizadas principalmente para o compartilhamento de periféricos, principalmente discos rígidos. Aula 5-6 IV) AS REDES ATUAIS Novas tecnologias como banco de dados, sistemas distribuídos e redes de computadores surgiram na área de informática e modificaram radicalmente o comportamento das empresas.

Leia mais

Bot. Programa malicioso. Dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente.

Bot. Programa malicioso. Dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Bot Programa malicioso. Dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Bot O computador infectado por um bot é chamado de zumbi. Pode ser controlado

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 44/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 44/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Campus Capivari Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Técnico em Manutenção e Suporte em Informática Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SEGURANÇA DE REDES Aula N : 02 Tema:

Leia mais

MANUAL PARA ACESSO AO TSWEB ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER VERSÃO 11

MANUAL PARA ACESSO AO TSWEB ATRAVÉS DO INTERNET EXPLORER VERSÃO 11 Para executar o Sistema de Controle Acadêmico (SCA) sobre o navegador Internet Explorer versão 11, tanto na rede interna ou externa ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, é necessário

Leia mais

O papel do IT Service Desk como 1ª linha de defesa contra Ciberataques. Cristiano Breder

O papel do IT Service Desk como 1ª linha de defesa contra Ciberataques. Cristiano Breder O papel do IT Service Desk como 1ª linha de defesa contra Ciberataques. Cristiano Breder cbreder@post.com Estágio do mercado Receita do mercado Tamanho do mercado até 2020 Taxa de crescimento anual Concentração

Leia mais

Webinário Informática INSS Prof. Paulo França

Webinário Informática INSS Prof. Paulo França Webinário Informática INSS 2016 Prof. Paulo França EDITAL INSS 1. Internet e Intranet 2. Conceitos básicos e modos de utilização de tecnologias, ferramentas, aplicativos e procedimentos de informática.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 104/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 104/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer

Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Como acessar as imagens via Navegador Internet Explorer Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Serviço que permite acesso a documentos multimídia. As chamadas páginas da Web, os sites.

Serviço que permite acesso a documentos multimídia. As chamadas páginas da Web, os sites. Serviço que permite acesso a documentos multimídia. As chamadas páginas da Web, os sites. Topologias Física Layout da rede Topologias Lógica Fluxo de dados Ponto a ponto Dois

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 38/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 38/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO Outlook 2013 / 2016 & definições genéricas Criado/ Revisto Por: Revisto em: Contacto: DI-IPS Março 2017 Apoio.informatico@ips.pt Fevereiro 2018 ÍNDICE Índice...

Leia mais

Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082

Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082 Configurar configurações de firewall gerais no RV016, no RV042, no RV042G, e no RV082 Objetivo O firewall embutida para o RV016, o RV042, o RV042G, e o RV082 obstrui à revelia determinados tipos do tráfego.

Leia mais

20º Fórum de Certificação para Produtos de Telecomunicações 30 de novembro de 2016 Campinas, SP

20º Fórum de Certificação para Produtos de Telecomunicações 30 de novembro de 2016 Campinas, SP 20º Fórum de Certificação para Produtos de Telecomunicações 30 de novembro de 2016 Campinas, SP Problemas de Segurança e Incidentes com CPEs e Outros Dispositivos Cristine Hoepers cristine@cert.br Incidentes

Leia mais

Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série

Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série 2 Microsoft Dynamics CRM 2013 e Microsoft Dynamics CRM Online do segundo semestre de 2013 Primeiro, você precisa

Leia mais

NOÇÕES DE INFORMÁTICA. Segurança da Informação Pragas Virtuais Parte 1 Prof. Flávio Lima

NOÇÕES DE INFORMÁTICA. Segurança da Informação Pragas Virtuais Parte 1 Prof. Flávio Lima NOÇÕES DE INFORMÁTICA Segurança da Informação Pragas Virtuais Parte 1 Prof. Flávio Lima Código malicioso ou Malware (Malicious Software) é um termo genérico que abrange todos os tipos de programa especificamente

Leia mais

Com relação ao sistema operacional Windows 10, assinale a alternativa que exibe uma opção equivalente ao uso do botão Visão de Tarefas.

Com relação ao sistema operacional Windows 10, assinale a alternativa que exibe uma opção equivalente ao uso do botão Visão de Tarefas. 1) Ano: 2017 Banca: Quadrix Órgão: CRF - MT Com relação ao sistema operacional Windows 10, assinale a alternativa que exibe uma opção equivalente ao uso do botão Visão de Tarefas. a) Alt + Tab b) Shift

Leia mais

Apostila 4. Ameaças e Contramedidas de Segurança no Host

Apostila 4. Ameaças e Contramedidas de Segurança no Host Apostila 4 Ameaças e Contramedidas de Segurança no Host 1 Ameaças e Contramedidas de Segurança no Host As ameaças no host são direcionadas ao sistema de software sobre o qual suas aplicações são construídas.

Leia mais

Todos os Dispositivos, Todos os Membros da Família - Simplesmente Protegidos*

Todos os Dispositivos, Todos os Membros da Família - Simplesmente Protegidos* McAfee Multi Access Todos os Dispositivos, Todos os Membros da Família - Simplesmente Protegidos* Com mais de 20 anos dedicados a softwares premiados de segurança, McAfee Multi Access oferece uma solução

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox

Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Como acessar as imagens via Navegador Mozilla Firefox Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox

Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Acesso através do Navegador Mozilla Firefox Execute o Navegador Mozilla Firefox. OBS: Para evitar problemas com a instalação do plug-in ActiveX e permissões impostas pelo Windows, execute o navegador Mozilla

Leia mais

3/9/2011. Segurança da Informação. Segurança da Informação. O que é Segurança e seguro? Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas

3/9/2011. Segurança da Informação. Segurança da Informação. O que é Segurança e seguro? Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Segurança da Informação Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Segurança da Informação Milhões de empresas e profissionais estão usando a Internet para fazer transações bancárias, comercio

Leia mais

Tendências em Atividades Maliciosas na Internet Brasileira

Tendências em Atividades Maliciosas na Internet Brasileira Tendências em Atividades Maliciosas na Internet Brasileira Klaus Steding-Jessen jessen@cert.br Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil Núcleo de Informação e Coordenação

Leia mais

Dá pra confiar suas senhas ao seu navegador?

Dá pra confiar suas senhas ao seu navegador? Dá pra confiar suas senhas ao seu navegador? Deixar seu browser armazenar suas senhas e detalhes do cartão de crédito pode ser conveniente, mas também é um risco à segurança. O tamanho deste risco depende

Leia mais

Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke

Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke Oficial de Justiça Informática Questões Aulas 08, 09 e 10 Prof. Márcio Hunecke Informática Questões Aula 8 1. (2017 FAURGS TJ-RS Analista Judiciário Área Administrativa (Administração; Ciências Contábeis;

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Safari

Como acessar as imagens via Navegador Safari Como acessar as imagens via Navegador Safari Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador Safari,

Leia mais

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO

Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO Fundamentos da Informática Aula 04 Introdução à Internet Simulado com Questões de Concursos Públicos Professor: Danilo Giacobo - GABARITO 1. É uma técnica de fraude online usada por criminosos para persuadi-lo

Leia mais

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto:

FUNDAÇÃO LUSÍADA CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA. Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto: Aluno: MAT: Curso: Administração Data: 11/06/2019 Disciplina: Tecnologia da Informação Nota: Visto: Instruções: Esta é uma prova individual composta por 10 (dez) questões distribuídas entre dissertativas,

Leia mais

Configurações de firewall gerais no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN

Configurações de firewall gerais no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN Configurações de firewall gerais no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN Objetivo Um Firewall protege uma rede interna de uma rede externa tal como o Internet. Os Firewall são vitais à segurança

Leia mais

Configuração do Wide Area Network (WAN) em RV215W

Configuração do Wide Area Network (WAN) em RV215W Configuração do Wide Area Network (WAN) em RV215W Objetivo Um Wide Area Network (WAN) é uma rede que cubra uma área larga. WAN o mais popular é o Internet. Um usuário ou uma rede de usuários podem conectar

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita)

Manual do Usuário. Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) Manual do Usuário Sistema Controle de Caixa (versão gratuita) - Lançamento de receitas, despesas, gastos, depósitos. - Controla um ou mais caixas, para pessoas ou empresas que necessitem separar saldos,

Leia mais

Os vírus se espalham através de (MORIMOTO, 2011, p. 403):

Os vírus se espalham através de (MORIMOTO, 2011, p. 403): Sumário 14 de agosto de 2014 14 de agosto de 2014 1 / 18 14 de agosto de 2014 2 / 18 Utilizando Windows existe o problema dos vírus, trojans e worms (MORIMOTO, 2011, p. 403). Os vírus se espalham através

Leia mais

Configuração do log de sistema no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN

Configuração do log de sistema no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN Configuração do log de sistema no Roteadores RV016, RV042, RV042G e RV082 VPN Objetivo Um log de sistema (Syslog) é usado para registrar dados do computador. Você pode definir os exemplos que gerarão um

Leia mais

Manual para abertura de ticket

Manual para abertura de ticket Manual para abertura de ticket Santo André 2015 Resumo A Tec House Informática desenvolveu este manual de forma prática e intuitiva com o objetivo de auxiliar você, cliente, na resolução de problemas encontrados

Leia mais

Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware

Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware Professor Jarbas Araújo Slide o que é um computador e seu hardware Diferenças entre antivírus, antispyware e firewall Antivírus Os antivírus são programas de computador concebidos para prevenir, detectar

Leia mais

SISTEMAS DE LOG, TRATAMENTO DE ATAQUES E ERROS PROF.: PAULO RICARDO LISBOA DE ALMEIDA

SISTEMAS DE LOG, TRATAMENTO DE ATAQUES E ERROS PROF.: PAULO RICARDO LISBOA DE ALMEIDA SISTEMAS DE LOG, TRATAMENTO DE ATAQUES E ERROS PROF.: PAULO RICARDO LISBOA DE ALMEIDA LIDANDO COM ATAQUES A aplicação está sendo atacada E agora? LIDANDO COM ATAQUES A aplicação está sendo atacada E agora?

Leia mais

Segurança em Computadores. <Nome> <Instituição> < >

Segurança em Computadores. <Nome> <Instituição> < > Segurança em Computadores Agenda Computadores Riscos principais Cuidados a serem tomados Créditos Computadores (1/4) Computador pessoal grande quantidade de dados armazenados

Leia mais

Informática. Polícia Rodoviária Federal

Informática. Polícia Rodoviária Federal CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Informática Período: 2008-2017 Sumário Informática... 3 Dispositivos de Entrada e Saída... 3 Windows Vista... 3 Excel... 3 Writer... 4 Calc... 8 Impress... 10 Mozilla Firefox...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 2/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 2/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Guia do Google Cloud Print

Guia do Google Cloud Print Guia do Google Cloud Print Informações sobre o Google Cloud Print Imprimir usando o Google Cloud Print Apêndice Conteúdo Como ler os manuais... 2 Símbolos usados nos manuais... 2 Isenção de responsabilidade...

Leia mais

PROVA BANCO DO NORDESTE ANALISTA BANCÁRIO 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA

PROVA BANCO DO NORDESTE ANALISTA BANCÁRIO 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA PROVA BANCO DO NORDESTE ANALISTA BANCÁRIO 1 QUESTÕES DE INFORMÁTICA QUESTÃO NÚMERO 48 O Word 2013 permite fazer referência cruzada de itens localizados em um mesmo documento e também de itens localizados

Leia mais

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome

Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Como acessar as imagens via Navegador Google Chrome Antes de iniciar o procedimento de como realizar o(s) Acesso(s) Remoto(s) (Endereço IP em Rede Local, ou via Nuvem, ou via DDNS) através do Navegador

Leia mais

COMENTÁRIOS: Não. A velocidade de acesso à Internet depende da sua conexão e não do Sistema Operacional ou Navegador.

COMENTÁRIOS: Não. A velocidade de acesso à Internet depende da sua conexão e não do Sistema Operacional ou Navegador. Questões Comentadas Prof. Kátia Quadros 1) (CESPE - Agente Penitenciário Federal - DEPEN 2013) A partir dos sítios de busca e pesquisa da Internet, é possível localizar, por exemplo, empresas, pessoas,

Leia mais

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos

Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Prof. Ana Paula Domingos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos Copiar arquivos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series

Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series Configurar configurações de firewall básicas no roteador do RV34x Series Objetivo O objetivo principal de um Firewall é controlar o tráfego de rede entrante e que parte analisando os pacotes de dados e

Leia mais

Manual de Instalação Flex

Manual de Instalação Flex Manual de Instalação Flex Sumário 1. Sobre este documento... 3 2. Suporte técnico... 3 3. Requisitos de hardware... 4 3.1. Estação... 4 3.2. Servidor... 4 4. Instalação... 5 4.1. Instalação do Group Cobrança

Leia mais

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE

COMENTÁRIO À PROVA DA PM-PB - FRANKLIN FELIPE PROVA A Caros alunos, neste domingo (29 de ABRIL/18) foi aplicada pelo IBFC a prova do concurso da PM-PB para os cargos de Soldado e Bombeiro (nível médio), dessa forma, segue os comentários para esclarecimentos

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 14/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 14/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Tutorial de Acesso aos s Institucionais e Intranet

Tutorial de Acesso aos  s Institucionais e Intranet Tutorial de Acesso aos E-mails Institucionais e Intranet Para auxiliar os usuários no acesso aos e-mails institucionais e a nova Intranet, elaboramos este tutorial. Esperamos que ele auxilie nas eventuais

Leia mais

Noções de Informática TRT PE. Prof. Márcio Hunecke

Noções de Informática TRT PE. Prof. Márcio Hunecke Noções de Informática TRT PE Prof. Márcio Hunecke Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows 7, 8 e 10) Menu Iniciar e Barra de Tarefas Logoff / Sair, Bloquear e Trocar usuário Lixeira (Restaurar,

Leia mais

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Portal do Aplicativo O aplicativo conta com um portal web (http://app.valeshop.com.br/). No portal você encontra: links para download do aplicativo, mapa com rede

Leia mais

Informática. 09- Considere a figura a seguir:

Informática. 09- Considere a figura a seguir: Informática 01- Ao utilizar o editor de apresentações Impress, do pacote Libre Office, é possível cronometrar a apresentação quando exibida. Este recurso é acessível por meio da opção Cronometrar, presente

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 98/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 98/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office

18/03/2014. Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office. Copiar arquivos. Recortar arquivos - Mover. Microsoft Office Copiar arquivos Manipulação de arquivos Pacote Office Libre Office Prof. Ana Paula Domingos 1. Selecionar o arquivo desejado; 2. Clicar com o botão direito do mouse e escolher a opção: Copiar; 3. Clicar

Leia mais

Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração

Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração Instalar o SQL Server 2016 usando um arquivo de configuração Apresentamos a seguir o tutorial passo a passo sobre como instalar uma nova instância do SQL Server 2016 Express Edition usando o arquivo de

Leia mais

USO DE CANAIS DIGITAIS Cartilha educativa para clientes

USO DE CANAIS DIGITAIS Cartilha educativa para clientes Onde tem Pará, tem Banpará USO DE CANAIS DIGITAIS Cartilha educativa para clientes Dicas para tornar sua navegação mais segura Internet Banking Saiba mais sobre este serviço: O Internet Banking é um Canal

Leia mais

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência

Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Manual para atualização do portal do CNPq - versão 1.0 Popularização da Ciência Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 1.1. Finalidade...3 2. METAS E RESTRIÇÕES PARA ATUALIZAÇÃO...3 2.1. Metas...3 2.2. Restrições...3

Leia mais

Edição de textos. - Microsoft Office LibreOffice versão 4.1 ou superiores

Edição de textos. - Microsoft Office LibreOffice versão 4.1 ou superiores Edição de textos - Microsoft Office 2013 - LibreOffice versão 4.1 ou superiores Word 2013 LibreOffice Writer 4.1 Word 2013 Word 2013 JOGO DA MEMÓRIA AO VIVO Word 2013 Word 2013 Nome do Botão: Mostrar Tudo

Leia mais

SEGURANÇA DE SISTEMAS E REDES. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES

SEGURANÇA DE SISTEMAS E REDES. TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES SEGURANÇA DE SISTEMAS E REDES TÁSSIO JOSÉ GONÇALVES GOMES www.tassiogoncalves.com.br tassiogoncalvesg@gmail.com CONTEÚDO Visão geral sobre o Pentest Tipos de Pentest As fases de um ataque Categorias de

Leia mais

Aprenda a evitar golpes no Facebook e problemas no computador

Aprenda a evitar golpes no Facebook e problemas no computador Aprenda a evitar golpes no Facebook e problemas no computador Muitos sites buscam oferecer segurança aos seus visitantes, protegendo-os de eventuais contratempos. Apesar de o Facebook possuir uma política

Leia mais

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO

COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CONCURSO PÚBLICO COLÔNIA LEOPOLDINA NÍVEL MÉDIO CADERNO DE QUESTÕES OBJETIVAS INSTRUTOR (A) DE INFORMÁTICA ATENÇÃO! Verifique se as informações descritas neste Caderno de Questões Objetivas coincidem com

Leia mais

Configurar o Concentradores Cisco VPN série 3000 para apoiar os recursos de expiração de senha de NT com o servidor Radius

Configurar o Concentradores Cisco VPN série 3000 para apoiar os recursos de expiração de senha de NT com o servidor Radius Configurar o Concentradores Cisco VPN série 3000 para apoiar os recursos de expiração de senha de NT com o servidor Radius Índice Introdução Pré-requisitos Requisitos Componentes Utilizados Diagrama de

Leia mais

Conheça o Mundo Digital.

Conheça o Mundo Digital. Conheça o Mundo Digital. Nós não estamos ficando digital. Nós somos digital. 2005 2013 Você sabia? Mais da metade da população brasileira já está inserida dentro do consumo digital. Anos 2000 Momento

Leia mais

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE

WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Instruções de utilização Surgical Information System 1.0

Instruções de utilização Surgical Information System 1.0 Instruções de utilização 1.0 Bem-vindos Agradecemos a confiança que depositou na marca KARL STORZ. Tal como todos os nossos produtos anteriores, também este é o resultado da nossa ampla experiência e esmero.

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 30/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 30/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Guia de dupla autenticação

Guia de dupla autenticação Guia de dupla autenticação Indice Guia de Dupla Autenticação 1. Introdução à Dupla Autenticação: O que é? 4 Ataques às senhas 6 Força Bruta 6 Malware 6 Phishing 6 Ataques a servidores 6 2. Como configurar

Leia mais

Configuração De Browser

Configuração De Browser Configuração De Browser WatchDOC Sistema de Digitalização WatchDoc Informações Iniciais O Site Sugerimos acessar o site através do seu próprio computador, e confirmar se o login de rede possui permissão

Leia mais

Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). 4854 - Internet 9 Plano de Aula - 24 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1.1. A Origem da Internet... 21 1.2. A Trajetória da Internet no Brasil... 22 1.3. O Que é a Word Wide Web?...

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 116/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 116/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Conteúdo CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DIREÇÃO DO CENTRO SETOR DE INFORMÁTICA E REDES

Conteúdo CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DIREÇÃO DO CENTRO SETOR DE INFORMÁTICA E REDES Conteúdo 1 - INTRODUÇÃO... 3 2 - DESENVOLVIMENTO DE SITES... 4 3 -SERVIÇOS DE EQUIPAMENTOS... 5 4 - USO DE RESERVAS Calendário de Reservas... 6 5 -INSTALAÇÕES E REPOSIÇÕES DE MÁQUINAS NO LABORATÓRIO DE

Leia mais

Sistema Operacional Windows

Sistema Operacional Windows Sistema Operacional Windows Microsoft Windows é uma família de sistemas operacionais criados pela Microsoft, empresa fundada por Bill Gates e Paul Allen. Antes da versão NT, era uma interface gráfica para

Leia mais

474QU35 J1y4n y4r

474QU35 J1y4n y4r J1y4n y4r1 0000 0001 71P05 D3 0000 0011 FOOTPRINTING TAREFA DE COLETAR INFORMAÇÕES SOBRE UM SISTEMA ALVO; - FEITA POR VIAS TRADICIONAIS E PÚBLICAS, COMO USO DO FINGER, LEITURA DE PÁGINAS DO SITE PARA OBTER

Leia mais

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO

CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO CONFIGURAÇÃO DA CAIXA DE CORREIO ELETRÓNICO Outlook 2013 / 2016 & definições genéricas Criado/ Revisto Por: Revisto em: Contacto: DI-IPS Maio 2017 Apoio.informatico@ips.pt ÍNDICE Introdução... 4 Configuração

Leia mais

FINNET FAST WEB. Manual do usuário. Perfil Usuário

FINNET FAST WEB. Manual do usuário. Perfil Usuário FINNET FAST WEB Manual do usuário Perfil Usuário 2/2 Controle do Documento Histórico: Ciclo V R Data Responsável Função Descrição Fabiane Elaboração inicial do documento Elaboração Gestor Ceccato V= Versão;

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 122/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 122/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014)

INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) INFORMÁTICA (PC-SP / ESCRIVÃO / VUNESP / 2014) 81. No sistema operacional Windows 7, em sua configuração padrão, deseja-se organizar os arquivos de maior interesse, de modo que eles possam ser vistos a

Leia mais

No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas: - Verificar se os componentes de hardware do computador estão

No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas: - Verificar se os componentes de hardware do computador estão 1 - ( Prova: FCC - 2014 - SABESP - Advogado / Noções de Informática / Windows 7; ) No Windows 7 Professional, em português, Ana recebeu as seguintes tarefas: - Verificar se os componentes de hardware do

Leia mais

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0

UNICALDAS Faculdade de Caldas Novas Núcleo de Educação à Distância - NEaD. MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 MANUAL DO ALUNO (UnicaldasVIRTUAL) Versão 1.0 Fevereiro - 2017 0 1. INTRODUÇÃO A Educação à Distância (EaD) vem crescendo no Brasil através da popularização da internet faz alguns anos. A Unicaldas Faculdade

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 56/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 56/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 56/360 INFORMÁTICA INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

Manual de Utilização. Gerenciador do Token Athena

Manual de Utilização. Gerenciador do Token Athena Manual de Utilização Gerenciador do Token Athena Sumário Introdução... 3 Iniciando o Gerenciador do Token... 5 Identificando o Token Ativo... 6 Mostrar os certificados armazenados no token... 7 Mostrar

Leia mais

Configurar o cliente fácil ao Virtual Private Network (VPN) do gateway na série do VPN Router RV320 e RV325

Configurar o cliente fácil ao Virtual Private Network (VPN) do gateway na série do VPN Router RV320 e RV325 Configurar o cliente fácil ao Virtual Private Network (VPN) do gateway na série do VPN Router RV320 e RV325 Objetivo Um Virtual Private Network (VPN) fornece a Segurança para os usuários remotos que conectam

Leia mais

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo.

Informática Material de Apoio Professor Érico Araújo. WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE Painel de Controle é uma ferramenta na qual podemos ajustar todas as configurações do sistema operacional Windows 7. No painel de controle encontramos vários ícones, cada qual

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Meios de Comunicação de Dados.

Meios de Comunicação de Dados. Meios de Comunicação de Dados www.profjvidal.com Instalação do ELASTIX Configurando a Máquina Virtual Abra o VirtualBox e clique em novo no canto superior esquerdo. Depois selecione conforme na imagem

Leia mais

SOLO NETWORK. Guia de dupla autenticação

SOLO NETWORK. Guia de dupla autenticação (11) 4062-6971 (21) 4062-6971 (31) 4062-6971 (41) 4062-6971 (48) 4062-6971 (51) 4062-6971 (61) 4062-6971 SO LO N ET W O RK Guia de dupla autenticação (11) 4062-6971 (21) 4062-6971 (31) 4062-6971 (41) 4062-6971

Leia mais

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015

PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015 PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS DA COPA GESTÃO DE INVESTIMENTOS LTDA. DEZEMBRO DE 2015 1. INTRODUÇÃO 1.1. Objetivo As atividades desenvolvidas pela Copa Gestão de Investimentos Ltda. ( Copa Investimentos

Leia mais