Primeira Comunhão 6 de junho 2015

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Primeira Comunhão 6 de junho 2015"

Transcrição

1 Primeira Comunhão 6 de junho 2015

2 Admonição Inicial (feita por um pai/mãe): Bom dia (Boa tarde). Vamos hoje celebrar uma Eucaristia muito especial, e digo muito especial, porque os nossos filhos, vão, pela primeira vez, alimentar-se de Jesus que é o Pão da Vida. Saudamos todos os presentes, especialmente os pais das crianças que hoje realizam a Primeira Comunhão, e todos os que aqui estão reunidos: damos continuidade ao caminho iniciado no Batismo, um percurso de fé rumo ao Senhor que nos dá vida. Unidos na mesma fé, de pé, recebamos as crianças e o presidente desta celebração, cantando alegremente. Procissão de Entrada Cântico: Como são belos os pés... / Deus está aqui Acolhimento e Diálogo Sacerdote: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Todos: Ámen Sacerdote: A Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a Comunhão do Espírito Santo, estejam convosco. Todos: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Entrega a Maria : Mãe de Jesus, Mãe de Deus e nossa Mãe! Hoje é um dia grande para nós, os mais pequeninos... O Teu filho convidou-nos a participar da mesa onde nos dá a sua Vida, ao reunir-nos como irmãos, ao falar-nos na sua Palavra, ao fazer-se Pão da Vida por nós! Queremos dizer-te que também somos teus, que contigo queremos aprender a seguir o Teu Filho, a escutar a sua Palavra, a segui-l O de todo o coração. Ó Maria, mãe dos pequeninos e dos simples, guia-nos pelos Caminhos de teu Filho, sê nossa Mãe e companheira. Perdão (dinâmica com os lenços) Criança: Perdão Senhor, perdão... Por todas as vezes em que só pensei em mim, não querendo partilhar os meus brinquedos com os meus colegas. (pausa)

3 Criança: Por todas as vezes em que os meus pais saíram tristes da minha escola porque a minha professora lhes disse que não me portei bem. (pausa) Criança: Por todas as vezes em que tive vergonha de dizer em voz alta como gosto de Ti, Senhor. (pausa) Cântico: Perdoa Senhor o nosso dia Pai/Mãe: Por todas as vezes em que não dei atenção à minha família, esquecendo-me de lhes perguntar como é que tinha corrido o seu dia. (pausa) Pai/Mãe Por todas as vezes que me esqueci que sou o responsável pela educação da fé dos meus filhos, teimando em atribuir a responsabilidade aos outros. (pausa) Pai/Mãe: Por todas as vezes em que simplesmente não escutei a Tua palavra, não alimentando a minha fé e a fé dos meus irmãos. (pausa) Cântico: Perdoa Senhor o nosso dia Sacerdote: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Todos: Ámen. Cântico: Glória (a Deus nas alturas) Liturgia da Palavra Introdução à leitura: São Paulo diz-nos que todos nós formamos um só corpo, pois todos tomamos parte do mesmo Pão que é o Corpo de Cristo. Escutemos com atenção. LEITURA (1 Cor 10, 16-17) Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios Irmãos: Não é o cálice de bênção que abençoamos a comunhão com o Sangue de Cristo?

4 Não é o pão que partimos a comunhão com o Corpo de Cristo? Visto que há um só pão, nós, embora sejamos muitos, formamos um só corpo, porque participamos do único pão. Palavra do Senhor. Todos: Graças a Deus. Salmo responsorial Quem habitará em vossa casa? Quem viverá em tua tenda? Diz-me Senhor que és meu amigo: Quem poderá viver contigo? O que vive sem mancha e pratica a justiça E diz a verdade que tem no coração O que guarda a sua língua da calúnia E que vive com toda a retidão Quem habitará Senhor? (refrão) O que não faz mal ao seu próximo Nem ofende o seu semelhante O que despreza toda a iniquidade Mas estima os que teme o Senhor Quem habitará Senhor? (refrão) Quem cumpre o que promete, mesmo em seu prejuízo Enão empresta para obter lucro Nem se corrompe p ra condenar o inocente E mantém firmes os passos no Senhor Quem habitará Senhor? (refrão)

5 Aclamação ao Evangelho Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos No primeiro dia dos Ázimos, em que se imolava o cordeiro pascal, os discípulos perguntaram a Jesus: «Onde queres que façamos os preparativos para comer a Páscoa?». Jesus enviou dois discípulos e disse-lhes: «Ide à cidade. Virá ao vosso encontro um homem com uma bilha de água. Segui-o e, onde ele entrar, dizei ao dono da casa: «O Mestre pergunta: Onde está a sala, em que hei-de comer a Páscoa com os meus discípulos?». Ele vos mostrará uma grande sala no andar superior, alcatifada e pronta. Preparai-nos lá o que é preciso». Os discípulos partiram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus lhes tinha dito e prepararam a Páscoa. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, recitou a bênção e partiu-o, deu-o aos discípulos e disse: «Tomai: isto é o meu corpo». Depois tomou um cálice, deu graças e entregou-lho. E todos beberam dele. Disse Jesus: «Este é o meu sangue, o sangue da nova aliança, derramado pela multidão dos homens. Em verdade vos digo: Não voltarei a beber do fruto da videira, até ao dia em que beberei do vinho novo no reino de Deus». Cantaram os salmos e saíram para o monte das Oliveiras. Palavra da salvação. Todos: Glória a Vós, Senhor. Homilia Profissão de Fé Credes em Deus Pai, que pela Santa Eucaristia, é louvado e reconhecido no seu Amor? R. Sim, Creio! Credes em Jesus Cristo, que pela Eucaristia, fortalece a sua amizade com cada um de vós e vos une uns aos outros no mesmo amor? R. Sim, Creio!

6 Credes no Espírito Santo, que, invocado na celebração da Eucaristia, transforma os dons do Pão e do Vinho, no Corpo e Sangue de Jesus? R. Sim, Creio! Credes na Igreja, que vive da Eucaristia, dela se alimenta e por ela cresce continuamente? R. Sim, Creio! Credes na Ressurreição, prometida a todo Aquele que comer do Pão Santo da Eucaristia? R. Sim, Creio! Credes na Vida Eterna, que, de certo modo, nos é dada já como penhor, como sinal e garantia, cada vez que celebramos a Santíssima Eucaristia? R. Sim, Creio! Oração dos Fiéis Presidente: Jesus disse aos seus amigos: Fazei isto em memória de mim. É este pedido de Jesus que queremos realizar agora para estas crianças que hoje pela primeira vez recebem Jesus no seu coração e com elas, oremos dizendo: Por nós crianças que vamos comungar o pão do Céu, que Jesus Cristo nos oferece em alimento, e pelos nossos companheiros e amigos que receberam o perdão dos seus pecados. Oremos Pelo Padre Silva que nos dá o pão da vida em comunhão, pelos nossos pais e catequistas, e por aqueles que põem os dons que Deus lhes deu ao serviço dos outros. Oremos Pelos pobres, pelos velhinhos, pelos doentes e pelos que sofrem para que Jesus os assista e lhes dê, pão, saúde, paz, amor e alegria. Oremos.

7 Por todas as crianças que nunca ouviram falar de Jesus, para que também elas tenham um dia a felicidade de O conhecerem e de O receberem na Eucaristia. Oremos Pelas famílias da nossa comunidade, para que a Palavra e o pão da vida as façam crescer na unidade. Oremos Por todos nós aqui reunidos em festa, para que sejamos sinais de Deus Amor. Oremos Dá-nos, Senhor, a capacidade de termos sempre fome e sede de Ti e de buscarmos o pão quotidiano da Eucaristia que nos ajuda a caminhar na santidade. Oremos Liturgia Eucarística Cântico: Lancei minha rede ao mar Ofertório Solene AO ENTREGAR UMA TAÇA DE MADEIRA COM FARINHA... Jesus, recolhida de vários grãos, triturada na mó do moinho, esta farinha, alva como a nossa alma, é o dom precioso, o alimento essencial. Dela se faz o Pão. O pão de trigo, o pão sem fermento da Eucaristia. AO ENTREGAR UMA TAÇA DE VIDRO COM ÁGUA A água é o outro elemento que, misturada na farinha, lhe dá uma forma. Jesus transformou a água em vinho. Se Ele pôde mudar a água em vinho, também é capaz de fazer do pão e do vinho o Seu Corpo e Sangue, tornando-se pão de vida.

8 AO ENTREGAR A PÍXIDE COM HÓSTIAS (LADO DIREITO), E O CÁLICE (DO LADO ESQUERDO) Este gesto humilde e simples de apresentar o pão e o vinho encerra um significado muito grande: no pão e no vinho que levamos ao altar, toda a criação é assumida por Cristo Redentor para ser transformada e apresentada ao Pai. Neste sentido, levamos ao altar também todo o sofrimento e tribulação do mundo, na certeza de que tudo é precioso aos olhos de Deus. Oração Eucarística Sacerdote: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele está no meio de nós. Sacerdote: Corações ao alto. Todos: O nosso coração está em Deus. Sacerdote: Demos graças ao Senhor nosso Deus. Todos: É nosso dever, é nossa salvação. Sacerdote: Deus nosso Pai que sois tão bom, sentimo-nos contentes por estarmos reunidos junto de Vós. Queremos agradecer-vos e com Jesus, vosso Filho, cantar-vos a nossa alegria. Todos: Glória a Vós, Senhor, que tanto nos amais! Sacerdote: Sois tão nosso amigo que criastes para nós este mundo grande e belo. Todos: Glória a Vós, Senhor, que tanto nos amais! Sacerdote: Sois tão nosso amigo que nos dais o vosso Filho, Jesus, para nos guiar até junto de Vós. Todos: Glória a Vós, Senhor, que tanto nos amais! Sacerdote: Sois tão nosso amigo, que em Jesus reunis todos os homens como filhos de uma só família.

9 Todos: Glória a Vós, Senhor, que tanto nos amais! Sacerdote: Porque sois tão nosso amigo, queremos dar-vos graças e com os Anjos e Santos que Vos adoram no Céu, cantamos com alegria. Cântico: Santo Sacerdote: Bendito sejas Deus que nos mandastes o amigo dos pequeninos e dos pobres. Ele veio para nos mostrar como podemos amar-vos e como podemos amar-nos una aos outros. Ele veio para tirar do coração dos homens toda a maldade que não nos deixa ser amigos, que não nos deixa ser felizes. Ele prometeu que o Espírito Santo estaria connosco todos os dias, para podermos viver a nossa vida. (todos se ajoelham) Sacerdote: Deus, nosso Pai, nós vos pedimos: enviai o vosso Espírito Santo para que este pão e este vinho se convertam no Corpo e Sangue de Jesus, nosso Senhor. Na véspera da sua morte, Jesus deu-nos a maior prova do Vosso amor: quando estava à mesa com os discípulos, tomou pão, fez uma oração para vos dar graças; depois partiu o pão e deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo, que será entregue por vós. Sacerdote: Em seguida, tomou o cálice com vinho, fez de novo uma oração para vos dar graças; depois entregou o cálice aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue, o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados. E disse-lhes ainda: Fazei isto em memória de mim.

10 Sacerdote: Mistério da fé! Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus! Sacerdote: Por isso, ó Pai, que sois tão bom, lembramos agora a morte e a ressurreição de Jesus, o Salvador do mundo: Jesus entregou-se nas nossas mãos para ser agora a nossa oferta e nos levar até junto de Vós. Escutai-nos Senhor nosso Deus; dai-nos o vosso Espírito de amor a todos nós que participamos nesta mesa santa, para ficarmos cada vez mais unidos na vossa Igreja, com o Papa Francisco, com o nosso Bispo António, e os bispos do mundo inteiro e com todos os que trabalham pelo vosso povo. Lembrai-vos de todos os nossos amigos, e também daqueles de quem não gostamos tanto. Lembrai-vos daqueles que já partiram deste mundo e recebeios com amor na vossa glória. Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a Vós Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre. Todos: Ámen. Cântico: Pai-nosso Unidade Sacerdote: Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Todos: Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre. Sacerdote: Senhor Jesus Cristo, que disseste aos vossos Apóstolos: deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz segundo a vossa vontade, Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Todos: Ámen.

11 Sacerdote: A paz do Senhor esteja sempre convosco! Todos: O amor de Cristo nos uniu. Sacerdote: Saudai-vos na paz de Cristo! Cântico: Eu tenho a paz como / Dar as mãos Sacerdote: Felizes os convidados para a Ceia do Senhor! Eis o Cordeiro de Deus, o pão da vida, que tira o pecado do mundo. Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo. Comunhão Criança: Chegou o nosso momento importante. Há muito tempo que esperávamos por ele. É o momento em que Jesus vem ao nosso coração. A nossa alegria é grande e sabemos, que toda a família de Deus, que é a nossa família, também está contente. Vamos agora receber Jesus, com muito amor e muito carinho, no nosso coração. Cânticos: Grão de trigo / Sou ainda muito jovem / Eu sou a videira Ação de Graças Oração de Consagração a Nossa Senhora Feita pelos nossos Pais Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe: Neste feliz dia da Primeira Comunhão dos nossos filhos, nós queremos pedir-te que voltes para eles o teu olhar materno e que veles sempre por eles com aquele olhar materno e solícito com que olhaste o fruto do teu ventre, o teu Filho Jesus. Ajuda-nos também a nós, com o teu exemplo e a tua intercessão, a estarmos atentos, como Tu, à Palavra de Deus, a transmiti-la, por palavras e atitudes, aos nossos filhos, a ensinar-lhes o caminho que o teu Filho nos indica, para que eles sejam sempre felizes e façam felizes todos os que os rodeiam. Ámen.

12 Criança: Pai/Mãe: Obrigado por escolheres o melhor para mim! Não sou ainda capaz de decidir sozinho e, portanto, és tu que me ajudas, proteges e orientas Posso muitas vezes reclamar porque sou pequenino; por isso desculpa, mas nunca desistas de mim! Estou na Catequese e isso graças a mais uma das tuas boas escolhas, pois achaste que conhecer Jesus faria de mim alguém melhor E tens toda a razão! Hoje é um dia muito especial para mim, pois dou um passo muito importante na minha Fé: acabo de receber Jesus pela primeira vez! A partir de agora, sempre que vier à Missa, vou poder receber Jesus Perguntei tantas vezes à catequista quando seria o dia... Pois o dia chegou! E agora posso sempre recebê-l O no meu coração! Neste dia tão especial quero fazer-te um pedido: traz-me todas as semanas à Missa, pois quero continuar a encontrar-me com o meu Amigo Especial e tu bem sabes como Ele é especial! Ajuda-me nesta descoberta de Jesus, eu preciso muito d Ele para crescer! Um beijinho (Segue-se a entrega aos pais da mensagem) Cântico: Estrela Polar Oração Final Bênção Final Sacerdote: O Senhor esteja convosco. Todos: Ele está no meio de nós. Sacerdote: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos: Ámen. Sacerdote: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Todos: Graças a Deus Cântico: A minha vida é uma festa

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento

Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento Catequista: Crianças: Festa do Acolhimento 14 1 INTRODUÇÃO CÂNTICO DE COMUNHÃO É o Meu Corpo Possivelmente estamos habituados a procurar Deus nas grandes coisas da vida, boas ou menos boas, e esquecemo-nos

Leia mais

Capela Nª Sª Das Graças

Capela Nª Sª Das Graças Capela Nª Sª Das Graças Santa Missa Dominical 1-Saudação I PR: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. AS: Amém. PR: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo.

Leia mais

MISSA COM A CATEQUESE - XXVIII DOMINGO COMUM C

MISSA COM A CATEQUESE - XXVIII DOMINGO COMUM C MISSA COM A CATEQUESE - XXVIII DOMINGO COMUM C Cântico de Entrada Participação especial da Catequese do 3º ano Saudação e Monição Inicial: P- Reunimo-nos, uma vez mais, em Eucaristia. A palavra «Eucaristia»

Leia mais

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão

Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão SECRETARIADO DIOCESANO DE CATEQUESE DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA SANTARÉM Encontro para pais de Crianças da Primeira Comunhão Tema: A EUCARISTIA (Também se pode recorrer ao power point sobre a Eucaristia)

Leia mais

celebracao eucaristia COMUM Grupo de Acólitos de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Silveira

celebracao eucaristia COMUM Grupo de Acólitos de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Silveira celebracao da eucaristia COMUM Grupo de Acólitos de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Prepare-se: As vestes sagradas (alva, cingulo, estola, casula); Cálice

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

CÂNTICO DE ENTRADA MEU DEUS EU CREIO, ADORO ESPERO E AMO-VOS PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREEM, NÃO ADORAM, NÃO ESPERAM E NÃO VOS AMAM (3X)

CÂNTICO DE ENTRADA MEU DEUS EU CREIO, ADORO ESPERO E AMO-VOS PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREEM, NÃO ADORAM, NÃO ESPERAM E NÃO VOS AMAM (3X) ADORAÇÃO EUCARÍSTICA CATEQUESE DE INFÂNCIA PARÓQUIA DE S. JOSÉ 9 DE NOVEMBRO DE 2016 CÂNTICO DE ENTRADA MEU DEUS EU CREIO, ADORO ESPERO E AMO-VOS PEÇO-VOS PERDÃO PARA OS QUE NÃO CREEM, NÃO ADORAM, NÃO

Leia mais

XXXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO

XXXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO É COMO DIZES: SOU REI XXXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM NOSSO SENHOR JESUS CRISTO REI DO UNIVERSO EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 9º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial Vamos caminhando

Leia mais

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014

CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTOS DA PRIMEIRA EUCARISTIA - SANTA ROSA 2014 CANTO DE ENTRADA: E B7 Dentro de mim existe uma luz/ Que me mostra por onde deverei andar F#m B7 E Dentro de mim também mora Jesus/ que me ensina buscar

Leia mais

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças

Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Orações Eucarísticas para as Missas Com Crianças Textos e melodias ORAÇÃO EUCARÍSTICA I v. O Senhor esteja convosco. R. Ele está no meio de nós. v. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. v.

Leia mais

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA

MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA MISSA - A COMUNIDADE SE REÚNE PARA CELEBRAR A VIDA A Eucaristia é o sacramento que atualiza e faz a memória do sacrifício de Jesus: em cada Eucaristia temos a presença do Cristo que pela sua morte e ressurreição

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

"Sucedeu que, estando Ele algures a orar, disse- Lhe, quando acabou, um dos Seus discípulos: "Senhor, ensina-nos a orar como João também ensinou os

Sucedeu que, estando Ele algures a orar, disse- Lhe, quando acabou, um dos Seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar como João também ensinou os "Sucedeu que, estando Ele algures a orar, disse- Lhe, quando acabou, um dos Seus discípulos: "Senhor, ensina-nos a orar como João também ensinou os seus discípulos". Disse-lhe Jesus "Quando orardes, dizei:

Leia mais

celebracao eucaristia FESTA Grupo de Acólitos de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Silveira

celebracao eucaristia FESTA Grupo de Acólitos de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Silveira celebracao da eucaristia FESTA Grupo de Acólitos de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Paróquia de Nossa Senhora do Amparo da Silveira Prepare-se: As vestes sagradas (alva, cingulo, estola, casula); Cálice

Leia mais

o Sacrifício de Jesus

o Sacrifício de Jesus A Santa Missa o Sacrifício de Jesus Curso de Teologia Paróquia de Nossa Senhora da Assunção «A Liturgia é o cume para o qual se dirige a atividade da Igreja e, ao mesmo tempo, a fonte de onde provém toda

Leia mais

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Paróquia de Barco Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus Missa com crianças Entrada: Linda noite, Linda noite Linda noite de Natal (bis) Introdução A imagem de Maria está aqui ao lado, porque hoje celebramos

Leia mais

Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que me recebe (Mc 9, 37)

Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que me recebe (Mc 9, 37) º Quem receber um destes meninos em meu nome é a mim que me recebe (Mc 9, 37) CELEBRANTE: CÓNEGO JOÃO COUTINHO VERÍSSIMO O. ENTRADA Crianças, adolescentes e jovens da Catequese com a palavra B E M - V

Leia mais

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas

FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano. 14 de junho de Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas FESTA DO PAI-NOSSO 2º Ano 14 de junho de 2014 Catequese Paroquial de Santa Maria da Feira Núcleo: Missionários Passionistas MONIÇÃO ANTES DO CÂNTICO DE ENTRADA (Criança) Olá, nós as crianças do 2º ano

Leia mais

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus

A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia como comunicação do Amor de Deus A Liturgia - O Que é a Liturgia - Quem se comunica pela Liturgia. Como comunicação do amor de Deus - Como se deu essa comunicação de Amor. - Como ela se realiza.

Leia mais

VI Domingo TC Ano A. Foi dito aos antigos Eu, porém, digo-vos. 12 de Fevereiro de 2017 Eucaristia Dinamizada pelo 6º ano da Catequese

VI Domingo TC Ano A. Foi dito aos antigos Eu, porém, digo-vos. 12 de Fevereiro de 2017 Eucaristia Dinamizada pelo 6º ano da Catequese VI Domingo TC Ano A Foi dito aos antigos Eu, porém, digo-vos 12 de Fevereiro de 2017 Eucaristia Dinamizada pelo 6º ano da Catequese Admonição Inicial - Cântico Inicial - Sou Feliz 1- Sopra o vento de mansinho

Leia mais

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA)

ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) ADMONIÇÃO INICIAL (ROSA) Hoje encontramo-nos aqui reunidos para celebrar a Festa das Bem-Aventuranças. Bem Aventurado quer dizer FELIZ e buscar a vontade de Deus é ser Bem-Aventurado. Eis que Jesus, ao

Leia mais

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus:

Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: CRISTELO 24 de Maio de 2009 Foi com um gesto semelhante ao que o nosso Bispo vai utilizar, que os Apóstolos comunicaram aos primeiros cristãos o Espírito de Deus: Pedro e João impuseram-lhes as mãos e

Leia mais

Eucaristia II Domingo do Tempo Comum 10º ano de Catequese Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde

Eucaristia II Domingo do Tempo Comum 10º ano de Catequese Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde Eucaristia II Domingo do Tempo Comum 10º ano de Catequese Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde Admonições Fornecidas pelo pároco, lidas pelo monitor Procissão de Entrada Acordar em sentinela Viver

Leia mais

MISSA COM A CATEQUESE - SANTÍSSIMA TRINDADE C 2010 Guião com monições mistagógicas

MISSA COM A CATEQUESE - SANTÍSSIMA TRINDADE C 2010 Guião com monições mistagógicas MISSA COM A CATEQUESE - SANTÍSSIMA TRINDADE C 2010 Guião com monições mistagógicas Monição antes do Cântico de Entrada: Monitor: Queridos irmãos e irmãs: Concluiu-se já o tempo da Páscoa e eisnos agora,

Leia mais

Músicas para missa TSL

Músicas para missa TSL Músicas para missa TSL Músicas antes da entrada Anjos Se acontecer um barulho perto de você é um anjo chegando para receber suas orações e levá-las à Deus. Então abra o coração e comece a louvar, sinta

Leia mais

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar

Entrada: Deixa a Luz do céu entrar Entrada: Deixa a Luz do céu entrar TU ANSEIAS EU BEM SEI POR SALVAÇÃO, TENS DESEJO DE BANIR A ESCURIDÃO ABRE POIS DE PAR EM PAR TEU CORAÇÃO, E DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR DEIXA A LUZ DO CÉU ENTRAR. (DEIXA

Leia mais

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora

Salmo - Sl 65. Ah, ah, ah, minha alma glorifica ao Senhor!! Meu espírito exulta em Deus, meu salvador!! Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Entrada: Quem É Esta Que Avança Como Aurora Quem é esta que avança como aurora Temível como exército em ordem de batalha Brilhante como o sol e como a lua Mostrando o caminho aos filhos seus Ah, ah, ah,

Leia mais

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU

VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU VIGÍLIA DE ORAÇÃO POR QUEM NOS MORREU PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DA HORA 2010-2011 P = Presidente: Aquele que preside à oração. Qualquer pessoa o pode fazer, desde que tenha gosto e capacidade para tal.

Leia mais

Liturgia Eucarística

Liturgia Eucarística Liturgia Eucarística Na última Ceia, Cristo instituiu o sacrifício e banquete pascal, por meio do qual, todas as vezes que o sacerdote, representando a Cristo Senhor, faz o mesmo que o Senhor fez e mandou

Leia mais

Acto penitencial: Aclamação:

Acto penitencial: Aclamação: Entrada: O senhor Ressuscitou! Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida e a pouca fé: Re7 Re7

Leia mais

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS

COMUM DOS SANTOS E DAS SANTAS 279 I rmãs e irmãos: Ao celebrar a solenidade de São N. (de Santa N.), nosso irmão (nossa irmã) na fé e no Baptismo, oremos a Deus Pai todo-poderoso, dizendo (ou: cantando): R. Deus, fonte de toda a santidade,

Leia mais

GUIÂO FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS 2014/2015. (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças)

GUIÂO FESTA DAS BEM-AVENTURANÇAS 2014/2015. (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças) (Admonitor 1-Lê as admonições normais; Admonitor 2- Lê as admonições das bem-aventuranças) Admonitor 1- Jovem da Maria da Luz Admonitor 2- Jovem da Jovem Bússola- Jovem da Mónica/Fátima ADMONIÇÃO INICIAL

Leia mais

Missa com a Catequese IV Domingo da Páscoa C Participação especial do 1º e 2º anos da catequese

Missa com a Catequese IV Domingo da Páscoa C Participação especial do 1º e 2º anos da catequese RITOS INICIAIS Missa com a Catequese IV Domingo da Páscoa C 2010 Participação especial do 1º e 2º anos da catequese Cântico de Entrada (tom pascal anúncio de ressurreição) Saudação Inicial: Ressuscitou

Leia mais

V. Sabendo Jesus que tinha chegado sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim. Aleluia.

V. Sabendo Jesus que tinha chegado sua hora de passar deste mundo ao Pai, tendo amado os seus que estavam neste mundo, amou-os até o fim. Aleluia. Memória Facultativa O culto ao Coração Eucarístico de Jesus não difere substancialmente do culto que a Igreja tributa ao Sagrado Coração de Jesus. Ela venera com respeito, amor e gratidão, o símbolo do

Leia mais

Festa da Vida - V Domingo Páscoa A

Festa da Vida - V Domingo Páscoa A Festa da Vida - V Domingo Páscoa A Admonição inicial Nós, os jovens do 8º ano, estamos hoje em festa. O nosso catecismo tem como titulo SOMOS + e serviu para crescermos na fé (o jovem deve mostrar o catecismo).

Leia mais

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C

9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C CIFRAS DO FOLHETO 1 SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO 9º Domingo do Tempo Comum 10º Domingo do Tempo Comum 11º Domingo do Tempo Comum ANO C 29 DE MAIO DE 2016 05 DE JUNHO DE 2016 12 DE JUNHO DE 2016

Leia mais

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010

FESTA DO ESPIRITO 10º ANO DE CATEQUESE. 23 de Maio de 2010 FESTA DO ESPIRITO "É este o fruto do Espírito Santo: amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e auto-domínio." Gl, 5,22 Espírito Santo ajuda-nos a ter estes Teus frutos!

Leia mais

Festa do Sinal da Cruz Eucaristia, Sábado 6 de Fevereiro de 2010 Santo António de Nova Oeiras

Festa do Sinal da Cruz Eucaristia, Sábado 6 de Fevereiro de 2010 Santo António de Nova Oeiras 1. Entrada: Deixa Deus entrar re Deixa Deus entrar na tua própria casa /7 re Deixa-te tocar pe Sua graça si7 mi- Dentro, no segredo, reza-lhe sem medo: re 7 Senhor, Senhor! re Que queres que eu faça re

Leia mais

Festa do Pai Nosso Eucaristia, Sábado 17 de Abril de 2010 Santo António de Nova Oeiras

Festa do Pai Nosso Eucaristia, Sábado 17 de Abril de 2010 Santo António de Nova Oeiras Entrada: O senhor Ressuscitou! Sol+ Mi- Do+ O Senhor ressuscitou, vencendo a morte na cruz Re7 Sol+ La- Re7 Nossa esperança está n Ele, Ele é o nosso Salvador. Sol+ Mi- Do+ P ra trás ficou o temor, a dúvida

Leia mais

Culto Eucarístico - Encerramento

Culto Eucarístico - Encerramento 1 Convenção Nacional de Ministras e Ministros da IECLB 2013 Tema: Entre alegria e sofrimento: espiritualidade e ética no ministério na IECLB Data: 15 a 17 de outubro de 2013 Culto Eucarístico - Encerramento

Leia mais

ACOLHIMENTO DA PALAVRA

ACOLHIMENTO DA PALAVRA Bicentenário do Nascimento do Venerável Padre Usera CAD_26.01.10 ACOLHIMENTO DA PALAVRA Eucaristia da Catequese Ambientação Junto do altar está um quadro do padre Usera, uma almofada onde vai ser colocada

Leia mais

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL

(ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL SACRAMENTOS - III (ANÁMNESIS) ATUALIZAÇÃO DA GRAÇA - SETENÁRIO SACRAMENTAL - 1 COMO OS SACRAMENTOS ATUALIZAM A GRAÇA NAS DIVERSAS SITUAÇÕES DA VIDA 2 1. O QUE ACONTECE NO BATISMO? 3 NO BATISMO, A PESSOA

Leia mais

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés

TRÍDUO PASCAL DA PAIXÃO E MORTE, SEPULTURA E RESSURREIÇÃO DE JESUS. Quinta-Feira Santa, 21h30 Missa da Ceia do Senhor, com rito do lava-pés Como Paulo e com Cristo, subamos a Jerusalém!...Gal.1,18; Mc.10,33 Semana Santa 2009 na Paróquia de Nossa Senhora da Hora DOMINGO DE RAMOS 09h45 (Bênção dos Ramos) e Missa (10h00) na Igreja Paroquial 11h00

Leia mais

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html.

Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas. ocantinhodasao.com.pt/public_html. Celebração tirada do livro Eucaristia com Crianças Tempos Fortes Pedrosa Ferreira Edições Salesianas ocantinhodasao.com.pt/public_html 12 Ano B ocantinhodasao.com.pt/public_html 1 RITOS INICIAIS Hoje,

Leia mais

Celebração de Abertura da Catequese XXVI Domingo do Tempo Comum. Quem dera que todos profetizassem! Num.11,29

Celebração de Abertura da Catequese XXVI Domingo do Tempo Comum. Quem dera que todos profetizassem! Num.11,29 Celebração de Abertura da Catequese 2009-20010 XXVI Domingo do Tempo Comum Quem dera que todos profetizassem! Num.11,29 26 de Setembro de 2009 Cântico de Entrada: (16h30) Como são belos os pés que anunciam

Leia mais

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005

2ºano de catequese 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA. Paróquia de Forjães 26 de Fevereiro de 2005 Tu tens um amigo que te ama: Nós temos um amigo que nos ama, Que nos ama, que nos ama. Nós temos um amigo que nos ama: 1. DESCOBRIR O AMOR DE DEUS NA ESCUTA DA SUA PALAVRA Presidente: Em nome do Pai e

Leia mais

Cântico da Oração da manhã, inicial

Cântico da Oração da manhã, inicial Cântico da Oração da manhã, inicial Deus está aqui Tão certo como o ar que respiro Tão certo como amanhã que se levanta Tão certo como este canto, que podes ouvir Tu o podes sentir movendo-se por entre

Leia mais

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20.

Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Oração Inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do encontro: Despertar amor a Eucaristia e a participação da santa missa, onde o sacramento é oferecido. Texto: Ë o sacramento pelo qual participamos,

Leia mais

Celebração do Mês de Maria

Celebração do Mês de Maria Celebração do Mês de Maria Quarta-feira, 22 de maio de 2013 Pais e Padrinhos das Crianças da Catequese Ritos Iniciais Pres. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo Pres. A graça de nosso Senhor

Leia mais

Missa com a Catequese no XXX Domingo Comum C

Missa com a Catequese no XXX Domingo Comum C Missa com a Catequese no XXX Domingo Comum C Monição antes do cântico de entrada: Monitor: Saímos de casa e subimos ao Templo para rezar. Pomo-nos de pé, que é a posição que melhor nos recorda que somos

Leia mais

21 de Junho de 2014 Seminário de Santa Cruz - Missionários Passionistas

21 de Junho de 2014 Seminário de Santa Cruz - Missionários Passionistas Celebração da Primeira Comunhão 21 de Junho de 2014 Seminário de Santa Cruz - Missionários Passionistas Cântico Entrada: CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA COMUNHÃO ADMONIÇÃO À CELEBRAÇÃO Celebramos hoje a Festa da

Leia mais

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo,

ASCENSÃO DO SENHOR. LEITURA I Actos 1, Leitura dos Actos dos Apóstolos. No meu primeiro livro, ó Teófilo, ASCENSÃO DO SENHOR LEITURA I Actos 1, 1-11 Leitura dos Actos dos Apóstolos No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei todas as coisas que Jesus começou a fazer e a ensinar, até ao dia em que foi elevado

Leia mais

D Em A. Em A D. D7 G Gm. Em A D A7. Em A D. 1-Tu anseias, eu bem sei, por salvação. tens desejo de banir a escuridão

D Em A. Em A D. D7 G Gm. Em A D A7. Em A D. 1-Tu anseias, eu bem sei, por salvação. tens desejo de banir a escuridão D Em A 1-Tu anseias, eu bem sei, por salvação Em A D tens desejo de banir a escuridão D7 G Gm Abre, pois, de par em par teu coração D Em A D A7 e deixa a luz do céu entrar D A Deixa a luz do céu entrar

Leia mais

"Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne."

Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne. Marlene e Almir "Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e eles serão uma só carne." Recebo-te por minha esposa e por meu esposo e prometo ser-te fiel, amar-te e respeitar-te,

Leia mais

GUIÂO CELEBRAÇÃO DE ACOLHIMENTO ÀS CRIANÇAS DO 1º ANO DE CATEQUESE

GUIÂO CELEBRAÇÃO DE ACOLHIMENTO ÀS CRIANÇAS DO 1º ANO DE CATEQUESE RITOS INICIAIS ADMONIÇÃO INTRODUTÓRIA (Lê 1 pai/mãe Grupo Conceição) Boa tarde a todos. Hoje estamos aqui porque é um momento muito especial para as nossas crianças do 1ºano que realizam a festa do acolhimento.

Leia mais

Paróquia Nsa. Sra. do Sagrado Coração

Paróquia Nsa. Sra. do Sagrado Coração Paróquia Nsa. Sra. do Sagrado Coração Tempo Quaresmal 18/03 A Quaresma é um tempo propício para abrir a porta a cada necessitado e nele reconhecer o rosto de Cristo. Cada um de nós encontra-o no próprio

Leia mais

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO

PARA A PRIMEIRA PROFISSÃO DE UM RELIGIOSO PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO 333 PARA A PRMERA PROFSSÃO DE UM RELGOSO rmãos e irmãs: A nossa família espiritual está hoje em festa por este(s) servo(s) de Deus, que se consagra(consagram) ao serviço de

Leia mais

Domingo XXXIV e último NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

Domingo XXXIV e último NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO 353 Domingo XXXIV e último NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO Solenidade LEITURA I Ez 34, 11-12.15-17 «Quanto a vós, meu rebanho, hei-de fazer, justiça entre ovelhas e ovelhas» Leitura da Profecia

Leia mais

Paróquia São Francisco de Assis - setembro

Paróquia São Francisco de Assis - setembro Canto de entrada C F C F C D G Dm7 G7 C Dá-me a palavra certa na hora certa e do jeito certo e pra pessoa certa. C F C F C D G Dm7 G7 C Dá-me a cantiga certa na hora certa e do jeito certo e pra pessoa

Leia mais

Festa do Baptismo do Senhor Ano C Missa com a Catequese

Festa do Baptismo do Senhor Ano C Missa com a Catequese Festa do Baptismo do Senhor Ano C 2010 Missa com a Catequese Cântico de Entrada Monição Inicial: Percorremos o nosso caminho, desde o Advento, até chegarmos ao Presépio de Belém, guiados por uma Estrela.

Leia mais

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA:

Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Ritos Iniciais: 1- ACOLHIDA: Faz muito tempo, mas parece que foi ontem. Cada criança que nasce é uma mensagem de que Deus acredita nos homens. Deus acreditou em nós e nos deu a alegria e a responsabilidade

Leia mais

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista:

Guião da celebração. Festa do Pai-Nosso. Núcleo seminário passionistas. 2º Ano de catequese. 2 Junho de 2012. Saudação inicial: Catequista: Guião da celebração Festa do Pai-Nosso Núcleo seminário passionistas 2º Ano de catequese 2 Junho de 2012 Saudação inicial: Catequista: Boa tarde A nossa comunidade está hoje em festa, porque as crianças

Leia mais

As crianças e o culto

As crianças e o culto As crianças e o culto Tema Confissão de pecados Informações técnicas Na Semana da Criança (em tubro), com base em Lucas 13.20-21, celebrar a partilha com crianças e sua participação ativa no culto. Trata-se

Leia mais

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELA FORMATURA LITURGIA DE ENTRADA

CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELA FORMATURA LITURGIA DE ENTRADA CULTO DE AÇÃO DE GRAÇAS PELA FORMATURA Bacharelado em Teologia e Musicoterapia Faculdades EST 07 de julho de 2012 Celebrantes: Mariana, Marcelo e Dionata Pregador: Prof. P. Dr. Júlio Cezar Adam LITURGIA

Leia mais

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A

LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A LITURGIA DOMINICAL VII DOMINGO TEMPO COMUM ANO A Orações próprias do VII Domingo do Tempo comum (Missal Romano, p. 401); Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VIII (Missal Romano, p. 483); Oração Eucarística

Leia mais

Nº 28 A Ascensão do Senhor

Nº 28 A Ascensão do Senhor Nº 28 A Ascensão do Senhor - 1.6.2014 Ide por todo o mundo! Estarei sempre convosco! I de Ide Ide e anunciai a Boa Nova. Quando partilhais o que tendes com os outros, quando dais atenção a quem está sozinho

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

C. HPD 233 Até aqui nos trouxe Deus

C. HPD 233 Até aqui nos trouxe Deus Prelúdio Coral Dia da Igreja Acolhida / Saudações L. Saudamos os/as conciliares do XXIX Concílio Geral da IECLB, que aqui se reúnem como representantes de toda a igreja no Brasil, dos seus 18 sínodos e

Leia mais

Jogo Pontos nos is regras e material necessário

Jogo Pontos nos is regras e material necessário Jogo Pontos nos is regras e material necessário Jogo para ajudar a fixar as respostas às evocações da eucaristia referidas nas catequeses do 3º ano. Tabuleiro do jogo pontos nos is (como imagem) Fichas

Leia mais

RECURSO LITÚRGICO PARA O ADVENTO Pastor Eliezer Knabach Evald, Céu Azul/PR - Sínodo Rio Paraná

RECURSO LITÚRGICO PARA O ADVENTO Pastor Eliezer Knabach Evald, Céu Azul/PR - Sínodo Rio Paraná RECURSO LITÚRGICO PARA O ADVENTO Pastor Eliezer Knabach Evald, Céu Azul/PR - Sínodo Rio Paraná LITURGIA DE ENTRADA ACOLHIDA L Como é bom podemos nos reunir mais uma vez como Igreja de Jesus Cristo aqui

Leia mais

REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA

REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA REFRÃO ORANTE TU ÉS FONTE DE VIDA CANTO DE ENTRADA SENHOR EIS AQUI O TEU POVO CANTO DE ENTRADA SENHOR EIS AQUI O TEU POVO Em D Em G C B 7 Senhor, eis aqui o teu povo/ Que vem implorar teu perdão/ Am B

Leia mais

01. AMBIENTAÇÃO INDO E VINDO, TREVAS E LUZ, TUDO É GRAÇA, DEUS NOS CONDUZ.

01. AMBIENTAÇÃO INDO E VINDO, TREVAS E LUZ, TUDO É GRAÇA, DEUS NOS CONDUZ. 01. AMBIENTAÇÃO INDO E VINDO, TREVAS E LUZ, TUDO É GRAÇA, DEUS NOS CONDUZ. Animador - Amados irmãos e irmãs, estamos reunidos em torno da Mesa da Palavra e da Eucaristia para celebrarmos a nossa Páscoa

Leia mais

Alfaias: São todos os objetos usados nos exercícios da liturgia como, por, exemplo, os vasos litúrgicos e os paramentos dos ministros.

Alfaias: São todos os objetos usados nos exercícios da liturgia como, por, exemplo, os vasos litúrgicos e os paramentos dos ministros. Oração inicial: Leitura: Lucas 22, 7-20. Objetivo do Encontro: Explicar a missa parte por parte e levar os catequizandos a amar a eucaristia e a serem fiéis na partição desse sacramento. Texto: Objetos

Leia mais

Cânticos para Missa Advento/2016

Cânticos para Missa Advento/2016 Santuário das Almas/Icaraí Cânticos para Missa Advento/2016 Data 17/12 www.oficinademusica.org Procissão de Entrada: Vamos Celebrar Todos reunidos na casa de Deus Com cantos de alegria e grande louvor

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

Missa com Crianças XXXII Domingo Comum Início da Semana dos Seminários

Missa com Crianças XXXII Domingo Comum Início da Semana dos Seminários Missa com Crianças XXXII Domingo Comum Início da Semana dos Seminários Nota: Incorporada na procissão deverá vir uma viúva (real ou representada). Depois ficará no presbitério, tendo uma caixa das esmolas,

Leia mais

Mês Vocacional & Festa da Assunção de Nsa. Senhora

Mês Vocacional & Festa da Assunção de Nsa. Senhora Mês Vocacional & Festa da Assunção de Nsa. Senhora Entrada: EIS-ME AQUI SENHOR! EIS-ME AQUI SENHOR! (2x) PRA FAZER TUA VONTADE PRA VIVER NO TEU AMOR PRA FAZER TUA VONTADE PRA VIVER NO TEU AMOR EIS-ME AQUI

Leia mais

Festa da Primeira Comunhão

Festa da Primeira Comunhão Autógrafos Festa da Primeira Comunhão Dos Amigos que me acompanharam neste Dia: «Eu sou o Pão da Vida. Quem vem a Mim nunca mais terá fome, e quem acredita em Mim nunca mais terá sede.» Jo 6,35 Procissão

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM Quarta-feira da Semana Santa 1) Oração Ó Deus, que fizestes

Leia mais

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem

Palavra alimento. Nem só de pão vive o homem Palavra alimento A tua palavra, Senhor Jesus, é o pão que me dá forças para escolher servir em vez de ser servido; para perdoar as ofensas em vez de guardar rancor. A tua Palavra, Senhor Jesus, é o alimento

Leia mais

01. AMBIENTAÇÃO VÓS SOIS O SAL DA TERRA! VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO! SAL QUE DÁ SABOR, LUZ QUE DÁ CALOR! SAL E LUZ, SAL E LUZ! DIZ O SENHOR!

01. AMBIENTAÇÃO VÓS SOIS O SAL DA TERRA! VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO! SAL QUE DÁ SABOR, LUZ QUE DÁ CALOR! SAL E LUZ, SAL E LUZ! DIZ O SENHOR! 01. AMBIENTAÇÃO VÓS SOIS O SAL DA TERRA! VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO! SAL QUE DÁ SABOR, LUZ QUE DÁ CALOR! SAL E LUZ, SAL E LUZ! DIZ O SENHOR! (BIS) Animador - Irmãos e irmãs em Cristo, Bem-vindos a este encontro

Leia mais

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação.

Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós que recorremos a vós. Coração Imaculado de Maria, sede a nossa salvação. 5 Introdução A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma das mais belas manifestações

Leia mais

Folheto da Diocese de Divinópolis-MG HOJE É DOMINGO. Planilha de Músicas MARÇO 2016 ANO C

Folheto da Diocese de Divinópolis-MG HOJE É DOMINGO. Planilha de Músicas MARÇO 2016 ANO C Folheto da Diocese de Divinópolis-MG HOJE É DOMINGO Planilha de Músicas MARÇO 2016 ANO C www.diocesedivinopolis.org.br 26 de Março: VIGÍLIA PASCAL Momento Título CD EXULTE Exulte 1 Tríduo Pascal 2 GLÓRIA

Leia mais

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de

SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 1 Áudio da Mensagem de Manoel de Jesus, de 28.08.2017 convertido em texto, SOBRE O CENÁCULO Mencionado na Mensagem de 21.08.2017 28.08.2017 Chamado de Amor e de Conversão do Coração Doloroso e Imaculado

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

01. AMBIENTAÇÃO EU SEI, EU SEI, EU SEI, EM QUEM ACREDITEI

01. AMBIENTAÇÃO EU SEI, EU SEI, EU SEI, EM QUEM ACREDITEI 01. AMBIENTAÇÃO EU SEI, EU SEI, EU SEI, EM QUEM ACREDITEI Animador - Irmãos e irmãs em Cristo, a graça e a paz de Deus estejam convosco. Bem-vindos a este encontro fraterno, para celebrarmos o mistério

Leia mais

DOMINGO VI DA PÁSCOA

DOMINGO VI DA PÁSCOA 237 DOMINGO VI DA PÁSCOA LEITURA I Actos 10, 25-26.34-35.44-48 «O Espírito Santo difundia-se também sobre os pagãos» Leitura dos Actos dos Apóstolos Naqueles dias, Pedro chegou a casa de Cornélio. Este

Leia mais

Festa dos Mandamentos

Festa dos Mandamentos Festa dos Mandamentos VI Domingo do Tempo Comum 12 de Fevereiro de 2017 Paróquia da Sé Cântico Cristo Jesus, tu me chamaste. Eu te respondo, estou aqui. Tu me chamaste, pelo meu nome. Eu te respondo,

Leia mais

15º Domingo do Tempo Comum 16º Domingo do Tempo Comum 17º Domingo do Tempo Comum 18º Domingo do Tempo Comum

15º Domingo do Tempo Comum 16º Domingo do Tempo Comum 17º Domingo do Tempo Comum 18º Domingo do Tempo Comum CIFRAS DO FOLHETO 1 SANTUÁRIO DIOCESANO DE SÃO SEBASTIÃO 15º Domingo do Tempo Comum 16º Domingo do Tempo Comum 17º Domingo do Tempo Comum 18º Domingo do Tempo Comum 10 DE JULHO DE 2016 17 DE JULHO DE 2016

Leia mais

II DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A

II DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo» II DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A ADMONIÇÃO DE ENTRADA Cântico de Entrada: Sou Feliz Sopra o vento de mansinho numa brisa fugaz Canto hinos no silêncio,

Leia mais

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I

ORAÇÃO UNIVERSAL. Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I ORAÇÃO UNIVERSAL Os modelos I VII são retirados do Ritual do Matrimónio da Conferência Episcopal Portuguesa. MODELO I Celebrando o especial dom da graça e da caridade, com que Deus Se dignou consagrar

Leia mais

Nº 40A Domingo XXXIV do Tempo Comum Quando ajudamos alguém, é como se ajudássemos Jesus

Nº 40A Domingo XXXIV do Tempo Comum Quando ajudamos alguém, é como se ajudássemos Jesus Nº 40A Domingo XXXIV do Tempo Comum- 20.11.1011 Quando ajudamos alguém, é como se ajudássemos Jesus Quando eu tive fome, deste-me de comer. Quando eu tinha sede, deste-me de beber. Quando eu estava sem

Leia mais

SE CRÊS EM DEUS E ACREDITAS QUE ELE HÁ-DE VOLTAR! SEGUE O CAMINHO QUE JESUS TE VEIO ENSINAR! E ENTÃO VERÁS, QUE A VIDA SE PODE TORNAR MELHOR!

SE CRÊS EM DEUS E ACREDITAS QUE ELE HÁ-DE VOLTAR! SEGUE O CAMINHO QUE JESUS TE VEIO ENSINAR! E ENTÃO VERÁS, QUE A VIDA SE PODE TORNAR MELHOR! SEMINÁRIO DOS PASSIONISTAS. SANTA MARIA DA FEIRA ADORAÇÃO EM QUINTA-FEIRA SANTA (Núcleo de Catequese 2011/2012).5 de abril - 23h/24h DE ENTRADA SE CRÊS EM DEUS E ACREDITAS QUE ELE HÁ-DE VOLTAR! SEGUE O

Leia mais

XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B

XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B XXVII DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano B Não separe o homem o que Deus uniu 4 de Outubro de 2015 Admonição Inicial - Cântico Inicial - Deus está aqui Refrão Deus está aqui. Deus está aqui. Deus está. Deus

Leia mais

DEUS NASCEU ENTRE NÓS COMO CRIANÇA E COM ELE NASCEU UMA NOVA ESPERANÇA. (BIS)

DEUS NASCEU ENTRE NÓS COMO CRIANÇA E COM ELE NASCEU UMA NOVA ESPERANÇA. (BIS) 01. AMBIENTAÇÃO 1 - No princípio era o Verbo e o Verbo se fez homem, habitando entre nós, para a nossa salvação. Nasceu para nós um menino, um filho nós ganhamos, o filho da Virgem Maria, que em Deus é

Leia mais

RITOS INICIAIS LITURGIA DA PALAVRA

RITOS INICIAIS LITURGIA DA PALAVRA O POVO DE DEUS FOLHA SEMANAL DA ARQUIDIOCESE DE BRASÍLIA Ano XLIX - Brasília, 2 de novembro de 2014 - Nº 56 TRIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS Cor Litúrgica:

Leia mais

Centro de Pastoral e Solidariedade

Centro de Pastoral e Solidariedade Hoje, estamos reunidos na Igreja Universitária Cristo Mestre para darmos graças pelas maravilhas que Deus nos concede e, especialmente, por participarmos desta ocasião tão especial. Acreditamos que os/as

Leia mais

01. AMBIENTAÇÃO INDO E VINDO, TREVAS E LUZ, TUDO É GRAÇA, DEUS NOS CONDUZ.

01. AMBIENTAÇÃO INDO E VINDO, TREVAS E LUZ, TUDO É GRAÇA, DEUS NOS CONDUZ. 01. AMBIENTAÇÃO INDO E VINDO, TREVAS E LUZ, TUDO É GRAÇA, DEUS NOS CONDUZ. Animador - Queridos irmãos e irmãs, sejam todos bem-vindos! É com muito carinho que os acolhemos para celebrar nossa vida e nossa

Leia mais

Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos Judeus

Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos Judeus Como Elias e Eliseu, Jesus não é enviado somente aos Judeus DOMINGO IV DO TEMPO COMUM- ANO C Paróquia de S. Joao Baptista de Vila do Conde Eucaristia dinamizada pelo 6ºano de catequese 1. Admonição de

Leia mais