Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação. Resolução N o 03/2015

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação. Resolução N o 03/2015"

Transcrição

1 Resolução N o 03/2015 Dá nova redação à Resolução 01/2014 e disciplina a realização do Processo Seletivo para o curso de Doutorado em Educação desta Faculdade. O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, no uso de suas atribuições e considerando o disposto no seu Regulamento e nos demais instrumentos normativos desta Universidade, Resolve: Art. 1 o O Processo Seletivo para admissão ao curso de Doutorado em Educação deste Programa será regido pelo disposto na presente Resolução, no Regulamento do Programa, nas Normas Gerais de Pós-graduação, no Regimento Geral e no Estatuto desta Universidade e será formalizado em edital próprio. Art. 2 o O Processo Seletivo para admissão ao curso de Doutorado em Educação deste Programa será conduzido, em todas as suas fases, por uma Comissão Geral de Seleção, aprovada pelo Colegiado do Programa, e designada por Portaria da Coordenação do Programa. Essa Comissão será composta por, pelo menos, três membros efetivos e dois suplentes, todos pertencentes ao corpo docente do Programa, e presidida por um de seus membros. 1 o O Colegiado do Programa poderá aprovar Comissões Examinadoras Específicas por Linha de Pesquisa para conduzir quaisquer das etapas dos Exames de Seleção, previstas no Art. 5º desta Resolução. Nesse caso, as Comissões Examinadoras Específicas responderão à Comissão Geral de Seleção. 2 o Compete à Comissão Geral de Seleção: I - organizar as atividades e o cronograma relativos a cada fase do Processo Seletivo; II - coordenar e acompanhar as atividades das Comissões Examinadoras Específicas por Linha de Pesquisa; III - zelar pelo cumprimento dos prazos e normas que regem o Processo Seletivo; IV - submeter à homologação, pelo Colegiado do Programa, o resultado final do Processo Seletivo; V - encaminhar à Secretaria do Programa, para divulgação, os resultados de todas as etapas dos Exames de Seleção.

2 2 Art. 3 o As vagas para o curso de Doutorado serão abertas segundo Edital de Seleção. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar a Linha de Pesquisa para a qual pretende concorrer. Art. 4 o Para se inscrever, o candidato deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição diretamente na página web do Programa e submeter, de forma completa e durante o período de vigência das inscrições, os seguintes documentos digitalizados: I - comprovante de pagamento da taxa de inscrição ou de sua isenção pela FUMP, exceto para candidatos ao doutorado latino-americano; II - Projeto de Pesquisa, com tamanho máximo de 15 páginas, incluindo: folha de rosto, título, resumo (de no máximo 1500 caracteres com espaço), palavras-chave (de 03 a 05), corpo do texto e bibliografia. A folha de rosto deve conter apenas o título do projeto e a linha de pesquisa à qual o candidato pretende se vincular. O texto deverá ser digitado em espaço 1,5, tipo de letra Times New Roman, corpo 12, página tamanho A4 e margens de 2,5 cm. Sugestões para estruturação do projeto estão disponíveis em Nesse arquivo, não poderá haver qualquer identificação do candidato, sob pena de eliminação do Processo Seletivo; III - Diploma de Graduação ou documento equivalente ou, ainda, documento que comprove estar o candidato em condições de concluir o curso de graduação antes do término do período para Registro Acadêmico no curso de pós-graduação, ficando tal registro condicionado à prova de conclusão da graduação; IV - histórico escolar do curso de graduação; V - carteira de identidade, no caso de candidato brasileiro, ou página de identificação do passaporte para o caso de candidato estrangeiro; VI - CPF, no caso de candidato brasileiro; VII - certidão de quitação eleitoral emitida pelo site do TSE no caso de candidato brasileiro; VIII - prova de estar em dia com as obrigações militares, no caso de candidato brasileiro do sexo masculino; IX - comprovante de residência recente, no caso de candidato brasileiro; X - certidão de nascimento ou casamento, no caso de candidato brasileiro; XI - endereço para acessar o Currículo Lattes, obrigatório no caso de candidato brasileiro (o candidato estrangeiro que não tiver Currículo Lattes deve anexar seu Currículo Vitae);

3 3 Universidade Federal de Minas Gerais 1º - Cada documento exigido para a inscrição no Processo Seletivo deve ser gravado em arquivos separados, em formato PDF (exceto o documento solicitado no inciso XII deste Artigo), e com o tamanho máximo de arquivo de 500 kbytes. 2 o As inscrições serão feitas exclusivamente pela Internet, acessando a página web no período previsto no Edital de Seleção. 3 o Não será permitido o acréscimo ou a alteração de documentação após o encerramento do período de inscrição para o Processo Seletivo. Art. 5º - O Processo Seletivo será organizado em duas fases: a primeira fase compreende todos os procedimentos relativos à inscrição de candidatos, incluindo a homologação; a segunda fase refere-se aos Exames de Seleção e será composta por duas etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório. 1º A Primeira Etapa dos Exames de Seleção consistirá na Avaliação do Projeto de Pesquisa, totalizando 100 (cem) pontos. Nessa etapa, são avaliadas a qualidade do Projeto de Pesquisa (máximo de 60 pontos) e a adequação do Projeto à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato no ato da inscrição (máximo de 40 pontos). I - Na avaliação da qualidade do Projeto de Pesquisa, serão consideradas a clareza, a coerência, a fundamentação teórica e a relevância para a Linha de Pesquisa em que o candidato se inscreveu. II Serão considerados aprovados na Primeira Etapa dos Exames de Seleção os candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 70 (setenta) pontos, somando-se as notas atribuídas à qualidade do Projeto de Pesquisa e à adequação do Projeto à Linha de Pesquisa escolhida pelo candidato no ato da inscrição. Os demais candidatos serão eliminados do Processo Seletivo. 2º A Segunda Etapa dos Exames de Seleção consistirá na Defesa oral do Projeto de Pesquisa (máximo de 120 pontos) e na Avaliação do Currículo apresentado pelo candidato conforme solicitado no item II deste Edital (máximo de 80 pontos), totalizando 200 (duzentos) pontos. Serão considerados aprovados na Segunda Etapa dos Exames de Seleção os candidatos que alcançarem, no mínimo, 140 (cento e quarenta) pontos, somando-se as notas da Defesa oral do Projeto de Pesquisa e da Avaliação do Currículo. I - A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa destina-se a avaliar o domínio da proposta de investigação pelo candidato, sua capacidade de argumentação na exposição e na discussão, bem como o seu potencial para realizar o curso de Doutorado com sucesso, nos prazos previstos e nas condições de funcionamento atuais, atribuindo o máximo de 120 (cento e vinte) pontos. II - A Defesa Oral do Projeto de Pesquisa terá a duração máxima de 30 (trinta) minutos. O candidato terá, no máximo, 10 (dez) minutos para apresentar seu Projeto de Pesquisa. Em seguida, o candidato será arguido pela Comissão Examinadora, durante um período máximo de 20 (vinte) minutos, sobre quaisquer aspectos referentes ao Projeto de Pesquisa.

4 4 III - Na Avaliação do Currículo serão analisadas a formação acadêmica, a atuação profissional e a produção científica do candidato, observando-se a seguinte distribuição de pontos: até 20 (vinte) pontos para a formação acadêmica, até 20 (vinte) pontos para atuação profissional e até 40 (quarenta) pontos para a produção científica, totalizando 80 (oitenta) pontos. IV - Serão considerados aprovados na Segunda Etapa dos Exames de Seleção os candidatos que alcançarem, no mínimo, 140 (cento e quarenta) pontos, somando-se as notas da Defesa Oral do Projeto de Pesquisa e da Avaliação do Currículo. Os demais candidatos serão eliminados do Processo Seletivo. Art. 6º - A Comissão Geral de Seleção apurará, por Linha de Pesquisa, a Nota Final de cada candidato. Essa nota será a média aritmética, considerando-se até uma casa decimal, das notas obtidas pelo candidato em cada uma das etapas dos Exames de Seleção. Art. 7º - Serão considerados aprovados os candidatos que alcançarem, no mínimo, 210 (duzentos e dez) pontos na Nota Final, sendo os demais candidatos eliminados do Processo Seletivo. Art. 8º - A Comissão Geral de Seleção elaborará uma Lista de Classificação para cada Linha de Pesquisa, em ordem decrescente da Nota Final e com a indicação de resultado: aprovado e classificado ou aprovado, mas não classificado ou reprovado. 1º - Serão considerados aprovados e classificados os candidatos listados a partir do primeiro colocado até o limite de vagas, por Linha de Pesquisa. Os demais aprovados serão considerados não classificados. 2º - Em caso de empate, prevalece na Lista de Classificação o candidato com maior nota na Segunda Etapa dos Exames de Seleção. Persistindo o empate, terá prioridade o candidato mais velho. Art. 9º - Em caso de desistência de algum candidato aprovado e classificado, apurada por meio de comunicação formal ao Programa, ou pela não efetivação do Cadastro Prévio no período regular definido no calendário oficial da UFMG, os candidatos aprovados e não classificados poderão ser chamados, respeitando-se a ordem da Lista de Classificação. Art. 10 O Resultado Final do Processo Seletivo será submetido à homologação pelo Colegiado deste Programa. Art O Edital de Seleção fixará o calendário e os locais de realização das provas, assim como o calendário de divulgação dos resultados dos Exames de Seleção.

5 5 Universidade Federal de Minas Gerais Art. 12 Os recursos contra os atos da Comissão Geral de Seleção, nos termos do Regimento Geral desta Universidade, devem ser dirigidos ao Colegiado do Programa. 1º O prazo para recurso contra o resultado da Primeira Etapa dos Exames de Seleção é de 03 (três) dias corridos, contados a partir da data de divulgação do resultado pela Secretaria do Programa. 2º - O prazo para recurso contra o Resultado Final do Processo Seletivo é de 10 (dez) dias corridos, contados a partir da data de divulgação do resultado pela Secretaria do Programa. Belo Horizonte, 15 de junho de Profa. Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social

Fone: (64) RESOLUÇÃO PPGEDUC/RC-UFG nº 001/2018

Fone: (64) RESOLUÇÃO PPGEDUC/RC-UFG nº 001/2018 1 RESOLUÇÃO PPGEDUC/RC- nº 001/2018 Regulamenta a realização de Processo Seletivo para o Mestrado em Educação PPGEDUC/RC/, define as atribuições da comissão de seleção e disciplina a realização do Exame

Leia mais

EDITAL Nº 4 de Da caracterização

EDITAL Nº 4 de Da caracterização EDITAL Nº 4 de 2018 Este edital rege o Processo Seletivo de candidatos ao ingresso no curso de Doutorado Interinstitucional Dinter do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Edital de Seleção 2014 - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Microbiologia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Edital de Seleção 2017 - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Microbiologia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Mestrado Profissional em Educação e Docência. Edital Nº 01/ Educação e Docência 2015

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Mestrado Profissional em Educação e Docência. Edital Nº 01/ Educação e Docência 2015 Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Mestrado Profissional em Educação e Docência Edital Nº 01/2014 - Educação e Docência 2015 O Coordenador do Mestrado Profissional em Educação e

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Engenharia. Edital de Seleção 2017/1º semestre Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais. Escola de Engenharia. Edital de Seleção 2017/1º semestre Mestrado Edital de Seleção 2017/1º semestre Mestrado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da da Universidade Federal de Minas Gerais TORNA PÚBLICO que, a partir das 8 horas

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular. Edital Regular de Seleção - Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular. Edital Regular de Seleção - Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular Edital Regular de Seleção - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina -Graduaç em Ciências Criança e do Adolescente

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina -Graduaç em Ciências Criança e do Adolescente Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina -Graduaç em Ciências Criança e do Adolescente Edital de Seleç 2015 Doutorado - S e da Criança e do Adolescente, da Faculdade de Medicina, da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 1 de 2017 Mestrado 17 de julho a 02 de agosto de 2017 Mestrado Da caracterização Dos requisitos

EDITAL Nº 1 de 2017 Mestrado 17 de julho a 02 de agosto de 2017 Mestrado Da caracterização Dos requisitos EDITAL Nº 1 de 2017 Este edital rege o Processo Seletivo de candidatos ao ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós- Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, de acordo com

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Edital de Seleção 2016 - Mestrado Profissional A Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2015

EDITAL 005/PPGECT/2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Centro de Ciências da Educação Centro de Ciências Biológicas

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Edital de Seleção 2014 Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública. Edital de Seleção 2014 Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública Edital de Seleção 2014 Doutorado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública da Faculdade

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos. Edital de Seleção Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos. Edital de Seleção Doutorado 1 Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Farmácia Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos Edital de Seleção 2015 - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência de

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde - Saúde da Criança e do Adolescente Edital Regular de Seleção 2018 Mestrado A Coordenação do Programa

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Parasitologia. Edital de Seleção Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Parasitologia. Edital de Seleção Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Parasitologia Edital de Seleção 2014 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Parasitologia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Edital de Seleção 2015 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Medicina Molecular Edital de Seleção 2018/ 2º semestre Mestrado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina

Leia mais

EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO

EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO EDITAL 2017 PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AMBIENTE CONSTRUÍDO MESTRADO ACADÊMICO LINHAS DE PESQUISA: a) Projeto do Ambiente Construído; b) Técnicas do Ambiente Construído; c) Gestão do Ambiente Construído.

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Edital de Seleção 2017 - Mestrado Profissional A Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional

Leia mais

EDITAL Nº 2 de Da caracterização

EDITAL Nº 2 de Da caracterização EDITAL Nº 2 de 2017 Este edital rege o Processo Seletivo de candidatos ao ingresso no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, de acordo com

Leia mais

EDITAL 005/PPGECT/2017

EDITAL 005/PPGECT/2017 EDITAL 005/PPGECT/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica PPGECT/UFSC torna pública a abertura de inscrições à seleção para o curso de DOUTORADO EM EDUCAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia. Edital de Seleção Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Edital de Seleção 2015 - Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-graduação em Microbiologia

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Edital Regular de Seleção 2018 Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Edital de Seleção Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. Edital de Seleção Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção Edital de Seleção 2016 - Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia

Leia mais

Edital Regular de Seleção Doutorado

Edital Regular de Seleção Doutorado Edital Regular de Seleção 2019 - Doutorado O Coordenador do (PPGEE) da da TORNA PÚBLICO que, no período de 19 (dezenove) de fevereiro de 2019 a 31 (trinta e um) de outubro de 2019, estarão abertas as inscrições

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO Curso Pós-Graduação Lato Sensu - Mediação em Arte, Cultura e Educação 2012 *CONSULTE O ADENDO AO FINAL *

EDITAL DE SELEÇÃO Curso Pós-Graduação Lato Sensu - Mediação em Arte, Cultura e Educação 2012 *CONSULTE O ADENDO AO FINAL * *CONSULTE O ADENDO AO FINAL * A Coordenação do Curso de PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MEDIAÇÃO EM ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO faz saber que estarão abertas as inscrições para admissão no curso. I Inscrição: As

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social.

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social. Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social Edital 01/ 2012 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação:

Leia mais

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência;

1. Requerimento de Inscrição devidamente preenchido, indicando Programa, Curso, Linha de Pesquisa e o Idioma selecionado para o Exame de Proficiência; EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL - 2017 I - INSCRIÇÃO Nível/Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 15 de agosto a 16 de setembro de 2016 Procedimento obrigatório:

Leia mais

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES)

EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES) EDITAL Nº 001/2018 PROGRAMA DE PÓS-GRADUÇÃO EM SAÚDE PÚBLICA DA UFMG SELEÇÃO DE BOLSISTAS DE PÓS-DOUTORADO (PNPD-CAPES) O Colegiado do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da Faculdade de Medicina

Leia mais

EDITAL 03/2016/PPGTIC

EDITAL 03/2016/PPGTIC EDITAL 03/2016/PPGTIC A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina Campus de Araranguá, torna pública a abertura

Leia mais

Edital de Seleção Mestrado

Edital de Seleção Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Produção Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção ppgep@dep.ufmg.br - http://www.dep.ufmg.br/pos Edital

Leia mais

Belo Horizonte, 27 de dezembro de Profª Graciela Inés Ravetti Gómez Diretora da Faculdade de Letras da UFMG

Belo Horizonte, 27 de dezembro de Profª Graciela Inés Ravetti Gómez Diretora da Faculdade de Letras da UFMG Universidade Federal de Minas Gerais FALE/UFMG Edital de seleção para o Curso de Especialização em Linguagem, Tecnologia e Ensino (LTE) 1º Semestre de 2018 A Diretora da Faculdade de Letras da Universidade

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Edital de Seleção 2017 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Mestrado Profissional em Educação e Docência

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Mestrado Profissional em Educação e Docência Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação Mestrado Profissional em Educação e Docência Edital Regular Nº 01/2017 - Educação e Docência - Seleção 2018 A Coordenadora do Mestrado Profissional

Leia mais

Edital de Seleção Doutorado

Edital de Seleção Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer Edital de Seleção 2015 - Doutorado O Coordenador

Leia mais

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 34/ de abril de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 34/2017 25 de abril de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO 2017

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde da Mulher Edital de Seleção 2017 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde

Leia mais

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h

Local: Seção Técnica de Comunicações. Horário: das 9h às 11h e das 14h às 16h I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: de 17 de agosto a 21 de setembro de 2015 Procedimento obrigatório:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERALDA BAHIA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA EDITAL DE PRORROGAÇÃO SELEÇÃO DE ALUNOS REGULARES INGRESSO EM 2019 A Coordenação do Programa

Leia mais

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 88/ de setembro de 2017 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 88/2017 20 de setembro de 2017 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística. Edital de Seleção 2017 Doutorado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística. Edital de Seleção 2017 Doutorado Telefone: (31) 3409-5923 Fax: (31) 3409-5924 Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Edital de Seleção 2017 Doutorado O Coordenador do do Instituto de Ciências Exatas da Universidade

Leia mais

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO

EDITAL Nº 114/ de setembro DE 2016 ANO º SEMESTRE LETIVO EDITAL Nº 114/2016 08 de setembro DE 2016 EDITAL DO PROCESSO PÚBLICO PARA SELEÇÃO E ADMISSÃO DE NOVOS ALUNOS REGULARES PARA OS CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO EM MODELAGEM MATEMÁTICA E COMPUTACIONAL ANO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL PPGA Nº. 02/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CAMPUS REGIONAL DE MONTES CLAROS INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS EDITAL DE SELEÇÃO Nº 1/2019 PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM RECURSOS HÍDRICOS E AMBIENTAIS - TURMA 2019/1 A Diretoria do Instituto de Ciências Agrárias do Campus Regional de Montes Claros da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG Faculdade de Educação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS UFMG Faculdade de Educação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL. EDITAL 2015 A Diretora da da UFMG, no uso de suas atribuições, FAZ SABER, que no período de 26 de janeiro de 2015 a 22 de fevereiro de 2015, impreterivelmente até as 18:00 horas, estarão abertas as inscrições

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto Edital de Seleção 2017/ 2º semestre Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015

EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 EDITAL DE SELEÇÃO DO PPGEL-2015 I - INSCRIÇÃO Nível: MESTRADO E DOUTORADO Número de vagas: MESTRADO - 30 (trinta) DOUTORADO - 25 (vinte e cinco) Período de inscrição: 18 de agosto a 26 de setembro de 2014

Leia mais

Edital Regular de Seleção Doutorado Fluxo Contínuo

Edital Regular de Seleção Doutorado Fluxo Contínuo Edital Regular de Seleção 2018 - Doutorado Fluxo Contínuo O Coordenador do (PPGEE) da da Universidade Federal de Minas Gerais TORNA PÚBLICO que, no período de 19 (dezenove) de fevereiro de 2018 a 31 (trinta

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA 1º ADITIVO AO EDITAL No 001/2017 A Coordenadoria do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais

E D I T A L D G / F A E D N o 4 2 /

E D I T A L D G / F A E D N o 4 2 / Direção Geral E D I T A L D G / F A E D N o 4 2 / 2 0 1 8 A Diretora Geral do Centro de Ciências Humanas e da Educação FAED, da Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC, no uso de suas atribuições

Leia mais

PROCESSO PÚBLICO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº02/2018

PROCESSO PÚBLICO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº02/2018 PROCESSO PÚBLICO DE SELEÇÃO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO EM EDUCAÇÃO NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019 EDITAL Nº02/2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação

Leia mais

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO

Engenha- ria, Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Ciências Exatas e da Terra (Anexar cópia da documentação da comprovação do Lattes 3 SELEÇÃO a MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS Rodovia José Aurélio Vilela, 11.999,

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas

Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Edital de Seleção 2015 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Edital de Seleção PNPD/CAPES 2017

Edital de Seleção PNPD/CAPES 2017 PPG HISTÓRIA UFJF Edital de Seleção PNPD/CAPES 2017 O Programa de Pós-Graduação em História, da Universidade Federal de Juiz de Fora, torna público processo seletivo para uma bolsa no âmbito Programa Nacional

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente Edital Regular de Seleção 2019 Mestrado e Doutorado A Coordenadora

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Programa de Pós - Graduação em Odontologia

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Programa de Pós - Graduação em Odontologia Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Odontologia Programa de Pós - Graduação em Odontologia Edital Nº 04/2015 Doutorado 2015 A Coordenadora do Programa de Pós - Graduação em Odontologia da

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 35/2017, de 26 de abril de 2017

EDITAL DPPG Nº 35/2017, de 26 de abril de 2017 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DPPG Nº 35/2017, de 26 de abril

Leia mais

CLÁUSULA 3ª DA DOCUMENTAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO

CLÁUSULA 3ª DA DOCUMENTAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO CLÁUSULA 3ª DA DOCUMENTAÇÃO PARA PARTICIPAÇÃO 1. Os candidatos aprovados na 1ª Etapa: Prova Escrita de Conhecimentos Específicos deverão encaminhar, entre 19 e 24 de julho de 2019, mensagem com o assunto

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG Edital Regular de Seleção 2018/2 Mestrado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em

Leia mais

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017

Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017 Programa de Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde Edital de Seleção 2017 A Coordenação da Pós-Graduação Ciências Médicas (PGCM-MG) da Faculdade Ciências Médicas - MG (FCM-MG)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SELECÃO E ADMISSÃO AO DOUTORADO AO PPGEC PARA INGRESSO EM 2017.2 NORMAS COMPLEMENTARES A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências torna públicas as Normas Complementares do Processo

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1

EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular EDITAL DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA INGRESSO NO DOUTORADO DO PPGBCM/UFRGS 2018/1 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Edital de Seleção Nº 001/2016 Mestrado 2017 A Coordenadora do Colegiado do Programa de

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019

PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019 PROCESSO SELETIVO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS, INFÂNCIA, JUVENTUDE E DIVERSIDADE 2019 A Coordenação do Curso de Especialização em Políticas Públicas, Infância, Juventude

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-graduação em Medicina Molecular Edital Regular de Seleção 01/2019 Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de pós-graduação

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação. Edital Nº 02/2014 Doutorado 2015

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Educação. Edital Nº 02/2014 Doutorado 2015 Edital Nº 02/2014 Doutorado 2015 A Coordenação do Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG) FAZ SABER que, no período de

Leia mais

EDITAL 01/ DAS VAGAS

EDITAL 01/ DAS VAGAS EDITAL 0/06 A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática torna público o presente Edital, através do endereço eletrônico http://www.posgraduacao.ufs.br/npgecima, as normas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/2013 RESOLVE:

RESOLUÇÃO Nº 02/2013 RESOLVE: RESOLUÇÃO Nº 02/2013 Disciplina o processo seletivo de candidatos concorrentes ao Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde do Centro de Ciências Exatas e da Natureza da UFPB, nível mestrado

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós - Graduação em Biologia Celular Edital de Seleção 2013/ 2º. Semestre - Mestrado A Coordenadora do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Física. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado

Programa de Pós-Graduação em Física. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado Programa de Pós-Graduação em Física Edital de Seleção 2017 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física do Instituto de Ciências Exatas da Universidade Federal de Minas Gerais

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2018 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Matemática da UFMG Edital Regular de Seleção 2019 Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017

EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 EDITAL DE SELEÇÃO 001/2017 A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática PPGECM/UFPR, conforme decisão do Colegiado, torna pública a abertura de inscrições à seleção

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Direito. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Direito. Edital de Seleção Mestrado e Doutorado Universidade Federal de Minas Gerais Programa de Pós-Graduação em Direito Edital de Seleção 2011 - Mestrado e Doutorado A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá RESOLUÇÃO Nº 060/2017-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 10/08/2017. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas

Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Universidade Federal de Minas Gerais Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas Edital de Seleção Nº 001/2013 Mestrado 2014 A Coordenadora do Colegiado do Programa de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CCHLA - DEPARTAMENTO DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEM EDITAL Nº 01/2014-PPgEL Processo Seletivo 2015 REPUBLICADO POR INCORREÇÕES O

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM EDITAL Nº 09/2018-ESUFRN

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM EDITAL Nº 09/2018-ESUFRN UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE ESCOLA DE SAÚDE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM ENFERMAGEM EDITAL Nº 09/2018-ESUFRN PROCESSO DE SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

LABORATÓRIO DE ESTUDO E EXTENSÃO EM AUTISMO E DESENVOLVIMENTO RETIFICAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2018

LABORATÓRIO DE ESTUDO E EXTENSÃO EM AUTISMO E DESENVOLVIMENTO RETIFICAÇÃO EDITAL DE SELEÇÃO 2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO LABORATÓRIO DE ESTUDO E EXTENSÃO

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL Nº 09/2019

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL Nº 09/2019 EDITAL Nº 09/2019 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO - PNPD/CAPES 2019 O Colegiado do (PPGEE) da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas atribuições legais

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Universidade Estadual de Maringá Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais EDITAL 05/2009-PGC A professora Dra. Celene Tonella, Coordenadora do Curso de Mestrado, da Universidade Estadual de Maringá, no uso de suas atribuições legais, Considerando o Regulamento do, aprovado na

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL Nº 08/2018

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Setor de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica EDITAL Nº 08/2018 EDITAL Nº 08/2018 PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTA PARA O PROGRAMA NACIONAL DE PÓS- DOUTORADO - PNPD/CAPES 2018 O Colegiado do (PPGEE) da Universidade Federal do Paraná, no uso das suas atribuições legais

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA EDITAL PROGEPE Nº 14, DE 12 DE SETEMBRO DE 2013 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO nº 002/2013 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana UNILA, conforme competências

Leia mais

EDITAL DPPG Nº 57/2018, de 29 de maio de 2018

EDITAL DPPG Nº 57/2018, de 29 de maio de 2018 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL DPPG Nº 57/2018, de 29 de maio

Leia mais

DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CAMPUS

DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CAMPUS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - CAMPUS EaD EDITAL Nº

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística. Edital de Seleção 2016 Mestrado

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Programa de Pós-Graduação em Estatística. Edital de Seleção 2016 Mestrado Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas - Departamento de Estatística Programa de Pós-Graduação em Estatística Telefone: (31) 3409-5923 Fax: (31) 3409-5924 Caixa Postal 702 CEP:

Leia mais

III Da Comissão Examinadora. IV Do Processo Seletivo. MESTRADO - 1ª etapa, língua estrangeira: 15 a 25 de outubro de 2012

III Da Comissão Examinadora. IV Do Processo Seletivo. MESTRADO - 1ª etapa, língua estrangeira: 15 a 25 de outubro de 2012 Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Geologia Edital de Seleção Nº 002/ 2012 Mestrado e Doutorado 2013 O Coordenador do Colegiado do Programa de Pós-graduação

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia

Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Biológicas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Fisiologia e Farmacologia Edital de Seleção 2012- Doutorado A Coordenadora do Programa

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES

Programa de Pós-Graduação em Educação Curso de Mestrado (Aprovado pelas Resoluções CONSEPE N.º 05/88 e 04/95) Recomendado pela CAPES UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação em Educação Curso

Leia mais

Imaginologia e Reabilitação Oral. Cirurgia, Imunopatologia e Patologia

Imaginologia e Reabilitação Oral. Cirurgia, Imunopatologia e Patologia Processo Seletivo 2018 Universidade Federal de Juiz de Fora Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica Nível Mestrado Edital Nº 01/2018 - Processo Seletivo 2018 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Edital de Seleção

Edital de Seleção Edital de Seleção - 2010 O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Letras: Estudos Literários da Universidade Federal de Minas Gerais FAZ SABER que, de 24 de agosto a 25 de setembro de 2009, estarão

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS FACULDADE DE EDUCAÇÃO CAMPUS BELO HORIZONTE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA A SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO EDITAL PPGA Nº. 04/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA O CURSO DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas Edital de Seleção 2016 - Mestrado e Doutorado O Coordenador do Programa

Leia mais

Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá RESOLUÇÃO Nº 061/2017-PPE CERTIDÃO Certifico que a presente Resolução foi afixada em local de costume, neste Programa de Pós-Graduação em Educação, no dia 10/08/2017. Prazo recursal: 5 dias úteis. Aprova

Leia mais

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local:

2.1. As inscrições serão realizadas mediante os seguintes documentos, período, horário e local: EDITAL UESC Nº 08 ABERTURA DE INSCRIÇÕES SELEÇÃO DE NOVOS CANDIDATOS PARA A TURMA 2018 DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE - DOUTORADO ACADÊMICO PARA VAGAS ESTABELECIDAS

Leia mais