SINOPSES DOS 8 EPISÓDIOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SINOPSES DOS 8 EPISÓDIOS"

Transcrição

1 B o c a g e SINOPSE Em 1789, Bocage desembarca em Lisboa depois de uma passagem conturbada por Goa e Macau. A capital do reino está efervescente com o vendaval da revolução francesa que o Intendente Pina Manique tenta a todo o custo travar com uma repressão feroz ao comércio de livros proibidos, às sociedades secretas como a maçonaria e a tudo o que considera que ponha em causa a ordem estabelecida. É uma época de tumulto e de transição: na política, com a queda sucessiva das monarquias absolutistas e o avanço das ideias iluministas; na poesia, com o auge do estilo neoclássico e o anúncio do romantismo de que Bocage é precursor. Bocage integra-se rapidamente na vida mundana e literária: em pouco tempo dá-se com muitas figuras marcantes do seu tempo, desde a futura Marquesa de Alorna à Rainha D. Maria I. A sua porta de entrada para os salões são as tabernas e os bordéis: aí reencontra vários amigos que cá deixou, como o Padre Agostinho Macedo e os irmãos Bersane, personagens que admiram genuinamente o talento de Bocage na mesma medida em que desejam explorá-lo. Poucos meses depois de ter chegado a Lisboa, Bocage entra em glória na Nova Arcádia, uma sociedade literária repleta de génios autoproclamados e plagiadores com quem se irá rapidamente incompatibilizar, ganhando ódios que o acompanharão para o resto da vida como o do Padre Domingos Caldas e, principalmente, do próprio Agostinho Macedo que não hesita em crucificá-lo às mãos do Intendente.

2 Bocage adapta-se rapidamente à vida na capital, vivendo de pequenos estratagemas que lhe garantem as refeições e as primeiras necessidades. As mulheres dos seus sonetos cruzam-se com ele: de Gertrúria, Marília, da bela Manteigui e das duas filhas e da própria esposa do amigo António Bersane, à prostituta Nise com quem vive um amor que Pina Manique tornará impossível da forma mais cruel. O Intendente identifica Bocage com todas as ideias que deseja perseguir e faz dele um exemplo para todos aqueles que afrontam a sua autoridade. Por causa de uma denúncia, durante três anos, Bocage irá passar por vários juízos: do Estado, da censura e do Santo Ofício. Entre a prisão do Limoeiro e o hospício da inquisição, sai reeducado e aparentemente desiludido com os desenvolvimentos da revolução em França, onde Napoleão toma o poder e ameaça invadir Portugal. Paradoxalmente, é o período de maior êxito, tanto nas elites como nos analfabetos apreciadores das modinhas fáceis de Domingos Caldas, do poeta Magro, de olhos azuis, carão moreno, / Bem servido de pés, meão na altura, / Triste de facha, o mesmo de figura

3 B o c a g e SINOPSES DOS 8 EPISÓDIOS 1. CHEGADA A LISBOA Bocage, sem dinheiro nem honras, chega a Lisboa depois de alguns anos em Goa e Macau ao serviço da Marinha Real. Para trás ficou uma caixa cheia com alguma da sua melhor produção literária de sempre. Acontecimentos graves ainda por explicar em que se envolveu no Oriente, levam-no a desembarcar às escondidas e feito cúmplice involuntário de contrabando de livros proibidos. O Intendente Pina Manique, que dirigia pessoalmente algumas das operações policiais de controlo alfandegário com o objectivo de estancar a entrada de ideias perigosas da França revolucionária no Reino, lança uma vasta rusga policial na noite do desembarque de Bocage que obriga o poeta a esconder-se no bas-fond de Lisboa, acolhido na cama pela prostituta Nise e no meio literário por um velho amigo, o Padre Agostinho Macedo. Pina Manique procura Pierre Marie Auguste Broussonet, do partido de Robespierre, e põe Lisboa em sobressalto a qualquer hora do dia ou noite. Não hesita sequer em entrar na casa da Marquesa de Alorna, a quem faz ameaças veladas apesar desta invocar os nomes do Duque de Lafões e da Rainha. Mal sucedido nas pistas que segue nos salões da nobreza, Pina Manique vira-se para outro meio que conhece bem: o bas-fond, as ruas de pior fama de Lisboa.

4 É aí que se vai cruzar com Bocage, que se adaptou rapidamente à vida na capital, vivendo de pequenos estratagemas que lhe garantem as refeições e as primeiras necessidades. Bocage não era uma figura desconhecida: tinha deixado alguma fama como poeta antes da sua partida para a Índia e José Pedro das Luminárias, que de dia trabalha no Nicola e à noite no Botequim das Parras (lugar de encontro de poetas pertencentes à sociedade literária Nova Arcádia), conhece-lhe a reputação e incentiva-o a aparecer por lá. Em casa dos seus amigos Bersane, Bocage consegue facilmente roupa nova, dinheiro no bolso e a atenção encantada das duas filhas de António Bersane. Os dois irmãos têm grande consideração por ele: põem-no ao corrente dos acontecimentos políticos e literários e introduzem-no no meio intelectual, no Botequim das Parras. Numa noite de glória, espicaçado pelo Padre Agostinho Macedo, Bocage rouba o protagonismo ao Padre Domingos Caldas, o mais célebre autor da moda de então, as modinhas brasileiras, achincalhando-o. Mais: canta os ideais da revolução francesa, leva a plateia ao delírio e é aclamado. Ao mesmo tempo, graças aos irmãos Bersane, Bocage começa a contactar com os salões da alta burguesia e nobreza. Conhece o inglês William Beckford que o convida para uma exibição equestre de D. Tomás de Meneses onde, encantado, vê a Marquesa de Alorna defender o revolucionário francês Broussonet da ira de Pina Manique. Meneses, para quem Bocage nem sequer olhara no picadeiro, morre numa procissão de barcos no Tejo. O poeta compõe-lhe uma elegia fúnebre que tem enorme sucesso numa sociedade lisboeta abalada pelo trágico desaparecimento. Bocage é saudado nas ruas e elogiado nas críticas. Tudo parece correr-lhe bem mas, inesperadamente, desembarca em Lisboa a misteriosa Manteigui, uma paixão exacerbada de Bocage em Goa.

5 2. MONTE MÉNALO A chegada de Manteigui atormenta-o e Bocage vê-se novamente em Lisboa com os fantasmas que o levaram a abandonar Goa. Tenta por breves dias ignorá-la mas não suporta a angústia. Bocage vê-se conduzido por uma obsessão amorosa exacerbada que, quando transposta para os sonetos, faz dele um precursor do romantismo. Rapidamente manda a prudência às urtigas e resolve seguir Manteigui. Quando finalmente chega à fala com ela, é mais uma vez rejeitado, como, percebemos agora, o foi na Índia. Bocage não lida bem com a rejeição e culpa- -a por ter deixado lá a famosa caixa repleta com alguma da sua melhor produção literária de sempre. Furioso, inicia febrilmente a redacção de um poema num só canto com o título A Manteigui. Por uma vez, a paixão leva a melhor e não passa das primeiras estrofes. Estes factos coincidem com a sua admissão na Nova Arcádia. O êxito da elegia fúnebre a D. Tomás de Meneses é a porta de entrada de Bocage neste grupo de poetas e intelectuais que se reunia no palácio do Conde Pombeiro para declarar guerra ao mau gosto. Bocage é admitido com o nome pastoril de Elmano Sadino, resultado de um anagrama com o seu primeiro nome e de uma referência ao Rio Sado, nas margens do qual nascera. A Nova Arcádia era, a princípio, um grupo despretensioso, sem nenhuma preocupação com os ventos políticos que sopravam do lado de lá dos Pirinéus. A chegada de Bocage coincide com a efervescência do período revolucionário em França e com a entrada de novas ideias em Portugal, que Pina Manique tentava a custo dominar.

6 No Monte Ménalo, denominação arcade do local onde se encontravam, juntavam-se o Padre Domingos Caldas Barbosa, Severino Ferraz de Campos, Curvo Semedo e Francisco Joaquim Bingre, poetas que não se imortalizaram, ao contrário de Bocage a quem os mais próximos, como os irmãos Bersane e o Padre Agostinho Macedo, começam a tratar como o maior depois de Camões. Bocage não se dá bem. A sua vivacidade, acidez crítica e orgulho destemperado chocam com a hipocrisia ali reinante dos elogios mútuos e dos textos a metro repletos de futilidades. O génio do vate sadino começa a despertar invejas entre os outros arcades e o ambiente, a pouco e pouco, vai se degradando. Muitos deles acabam em confronto físico e cabeças rachadas. A princípio, o Padre Agostinho Macedo, uma força da natureza, defende-o e permite-lhe saídas airosas. Até que, numa noite, farto da vaidade de Bocage, invejoso do seu génio e sabendo que no Botequim das Parras estão os moscas (informadores de Pina Manique), Agostinho deixa-o entregue à sua sorte. Bocage vê-se sozinho e sente-se ameaçado pela intelectualidade de Lisboa, a inquisição da igreja e pelos polícias de Pina Manique. Reage como melhor sabe: impetuosamente, para a frente. O despeito por voltar a ser rejeitado por Manteigui, que o diminui e humilha como Bocage diminui e humilha os seus rivais, inspira-o a escrever um poema violentíssimo contra Manteigui; Bocage arrasta o nome de uma mulher que diz adorar para a lama e dedica-lhe os piores insultos de que se consegue lembrar. Este ímpeto transmite-se ao resto do seu trabalho: os seus poemas são cada vez mais agressivos, o que só ajuda a aumentar o número de adversários no seio da Nova Arcádia. A Guerra dos Vates estava prestes a começar.

7 3. GUERRA DOS VATES A carreira de Bocage como poeta ganha fôlego com a sua admissão na Nova Arcádia. Em Maio de de 1791, publica Idílios Marítimos recitados na Academia de Belas Letras e Queixumes do Pastor Elmano Contra a Falsidade da Pastora Urselina. É também deste período a impressão das suas rimas que irão merecer uma crítica feroz do até aí seu amigo, o Padre Agostinho Macedo no Jornal Enciclopédico, que se referiu a Bocage como frio, monótono e pouco feliz no uso dos epítetos, servindo-se de muitos deles forçadamente e contra o génio e estilo da nossa língua. A 29 de Abril de 1793, a Arcádia é convidada para uma sessão extraordinária no Paço da Ajuda em comemoração pelo nascimento de Maria Teresa, primeira filha do príncipe D. João. Pina Manique repara em Bocage, em quem julga detectar a influência da revolução francesa, que combate ferozmente. Começa a ver a Nova Arcádia como uma potencial ameaça à estabilidade do reino, um viveiro de ideias perigosas que convém ter sob a sua alçada para mais facilmente os poder controlar. A sessão não podia correr pior: Joaquim Francisco Bingre é testemunha de uma disputa que começa ainda no caminho para o palácio, na sege da Casa Real: Agostinho propõe-se improvisar algo em prosa, ao que Bocage contrapõe desdenhosamente uma empresa ainda de maior dificuldade: improvisar em verso. Sob o olhar admirado da família real, Bocage e Macedo fazem um ajuste de contas em forma de verso, acabando com o que restava de uma já frágil amizade.

8 O desentendimento entre Bocage e Agostinho alastra para os encontros seguintes da Nova Arcádia no Palácio de Pombeiro. O Almanaque das Musas, espécie de boletim oficial, começa a encher-se de poemas cada vez mais ácidos, onde Bocage critica e satiriza os arcades. Com Curvo Semedo, o Abade de Almoster e outros do seu lado, Agostinho isola Bocage que reage ainda mais violentamente. Em 1794, a polémica está no auge e a Nova Arcádia transformada num campo de batalha. Pina Manique assiste sentado, sem mexer um dedo, àquilo que acredita ser a rápida implosão de uma gangrena de ideias perigosas. Diverte-o ver que o choque da vaidade dos arcades faz sozinho o trabalho de muitos polícias. Bocage não poupa nada nem ninguém. Elabora sátiras demolidoras ao Padre Caldas, Curvo Semedo, Abade de Almoster, Freire Barbosa e muitos outros. Bocage entra num período frenético de produção de versos que usa tanto para se defender das críticas que fazem às suas Rimas. O padre Agostinho chama-lhe Sultão do Parnaso e não lhe perdoa que ele tente ditar a lei aos seus colegas. Mas para Bocage, se a Nova Arcádia nascera para promover a guerra ao mau gosto, acabara ela própria por se tornar seu emblema. Corolário lógico: Bocage é expulso. Epílogo: pouco depois, era a própria Arcádia que fechava as portas.

9 4- A ASCENSÃO DE LUNARDI Ao contrário do que julgara, a expulsão da Nova Arcádia não belisca a sua relação com os irmãos Bersane. Bocage continua a frequentar a sua casa e, aos poucos e à vez, as camas das duas filhas de António, Vicência e Perpétua. Bocage interessa-se particularmente por Vicência a quem dedica versos, sem citar o seu nome. No entanto, num deles, fala dos seus amores por Márcia, uma ficção pastoril mas tão real que faz desconfiar a mãe de Vicência. Bocage sabe que, apesar de serem companheiros de boémia, ou sobretudo pelo facto de o serem, Bersane nunca lhe dará a mão da filha. Bocage tem ciúmes doentios dela que tenta apaziguar metendo-se na sua cama, e na cama da irmã, sempre que pode e ameaçando de pancada os jovens mancebos que a cortejam. Numa noite chega a sair furioso de uma festa de Bersane, e sem pensar duas vezes salta para um barco em que parte com pescadores para o Tejo. Bocage passa a noite com eles a gabar-se das suas aventuras de alcova e elabora versos despeitados e ordinários sobre as mulheres com quem se cruzou, incluindo Vicência. Ao desembarcar, já de dia, encontra por acaso a mais inacessível, para ele, de todas as mulheres: a Marquesa de Alorna que vem receber alguns convidados de um barco acabado de chegar de França. A Marquesa reconhece-o e convida-o a acompanhá-la e apresenta-lhe o embaixador Derbault. Bocage, numa época em que saber francês já era suspeito, começara a trabalhar na tradução de Eufemia de monsieur D Arnaud, para ganhar dinheiro depois da sua saída na Nova Arcádia. Ao mesmo tempo, as Coroas de Portugal e Espanha assinaram um tratado de auxílio mútuo contra a França, e o Intendente Pina Manique recusou a entrada do embaixador Derbault alegando irregularidades nas suas credenciais.

10 Os tripulantes do navio francês, atracado defronte do Cais de Belém, vêm a terra e entoam uma canção revolucionária pelas ruas. Inspirado pela tripulação do navio, Bocage junta-se a alguns afrancesados e sobe a Calçada da Ajuda para cantar debaixo das sacadas do Palácio, todos os domingos e dias santos, na presença da Guarda Real: Vive la Liberté!. É este clima agitado que o capitão Vicente Lunardi encontra quando chega a Lisboa. O aeronauta italiano instala-se no Terreiro do Paço e começa a construir um balão gigantesco, com o qual promete elevar-se nos ares. A atenção de toda a cidade, incluindo Bocage e Pina Manique, concentra-se então na missão de Lunardi. O capitão afirma ter investido da sua algibeira 3300$500 reis, e estava disposto a recuperar boa parte desse dinheiro vendendo bilhetes ao público para assistirem à construção da fantástica aeronave. Lunardi espalha centenas de cartazes por Lisboa, e tem o estaleiro sempre cheio de curiosos. Pina Manique começa a desconfiar que Lunardi pretende adiar indefinidamente a subida do seu balão, para facturar mais dinheiro na venda dos bilhetes, e acaba por impôr um prazo para que o italiano ponha a sua máquina a funcionar, de contrário será expulso e talvez preso. A rixa com o Intendente aproxima ainda mais Bocage de Lunardi. O poeta encontra inspiração para os seus poemas na vontade que o capitão tem de levantar voo. O poeta encontra um qualquer tipo de simbologia naquele balão, relacionando com as ideias novas vindas de França...

11 5. O ALMOCREVE DAS PETAS Em Setúbal, os tios, irmãos e primos de Bocage nomeiam procurador o advogado Simão Ferreira para se opor à execução de penhora dos bens do bacharel José Luis Soares de Barbosa, sob o argumento de que pertenceriam aos herdeiros de Clara Francisca Lustoff du Bocage, já falecida, e não ao executado, como alegava o Estado. O irmão de Bocage toma a iniciativa de obter procuração de todos os interessados na preservação da herança do pai, e consegue-o de todos, menos de Bocage. Desvendam-se as razões do afastamento de Bocage da sua família, um caso mal resolvido de amores do poeta por Maria Gertrudes, esposa actual do irmão (nas suas Rimas, Bocage refere-se a ela como Gertrúria), na mesma altura que o seu pai era levado para a prisão do Limoeiro, vítima de uma trama política. Ao mesmo tempo que o passado regressa para assombrá-lo, Bocage deparase com uma situação que o deixa indignado: o poeta José Daniel Rodrigues da Costa, cuja linha de actuação não diferia muito da linha de Domingos Caldas (compunha modinhas), era o poeta mais popular de Lisboa. Estava sobre a protecção de António Joaquim de Pina Manique, administrador da Alfândega das Sete Casas, irmão e ajudante do Intendente. Nomeado administrador das Quatro Portas da Cidade e ramo de Belém, por favorecimento político, José Daniel levava uma vida folgada e tinha muito tempo para se dedicar aos versos. Juntara-se à Nova Arcádia depois de Bocage sair, revelando os primeiros indícios do que viria a ser uma aproximação efectiva do Intendente à agremiação. Começa a publicar o Almocreve das Petas, obra em folheto que saía sem periodicidade, mas em intervalos curtos, contando em versos casos que aconteciam na cidade e que se ouviam à porta das boticas e botequins. Como criticava os poetas que cultivavam a língua, Bocage irritou-se com José Daniel, a quem chamou de machucho poetarrão.

12 O Almocreve das Petas inunda botequins e casas de pasto, e a Gazeta de Lisboa anuncia a sua publicação, ao mesmo tempo que Bocage começa a traduzir do francês o primeiro volume do romance História de Gil Brás de Santilhana, livro que Pina Manique considerara impróprio para a instrução da mocidade. Inspirado por Rousseau, Bocage entendia que os homens não eram maus por natureza, e que o pecado original não passava de uma vã ficção. Meter-se directamente com o irmão do Intendente não ajuda à causa de Bocage. Desligado da família, ostracizado pelos intelectuais, esquecido por muitos amigos e desprezado pelas mulheres, Bocage invectiva tudo e todos, dos fradalhões ao despotismo, elogia Napoleão e põe em causa alguns dogmas da igreja. Pina Manique coloca Bocage sob a sua especial atenção.

13 6. A SOCIEDADE DA ROSA Vive-se época perigosa e triste, são as palavras de Pina Manique quando recebe, por correio, três caricaturas que o ridicularizam. Para fazer frente à Academia das Ciências do Duque de Lafões, Pina Manique inicia uma cruzada contra os partidários das ideias do século. A tradução que Bocage fizera de Eufemia está à venda por 200 reis na loja da Gazeta, na Viúva Bertrand, e na do francês João André Dubié, exactamente o mesmo livreiro que havia sido preso várias vezes por vender livros incendiários. O livreiro Diogo Borel é suspeito de ter mandado imprimir 12 mil volumes da Constituição Francesa em português e outros 12 mil da Folhinha do Pai Gerardo, livro que, segundo Pina Manique, trazia doutrinas erróneas e sedições. Com todos estes livreiros Bocage tem relações, o que o faz ficar cada vez mais mal visto aos olhos do Intendente. Até ao final de 1796, Bocage continuava à margem da aproximação de Pina Manique aos poetas e intelectuais. Num reencontro fugaz que tem com Bocage, Macedo vangloria-se de ter saído vitorioso da Guerra dos Vates afinal, antes ainda de obter o breve da secularização, gozava desde 1793 das honras de pregador da Real Capela. Por intermédio do seu amigo Pedro José Solano, teólogo, poeta e acusado publicamente por Macedo de ser um pedreiro-livre, Bocage acaba por pertencer, ainda que por pouco tempo a uma loja maçónica, ao mesmo tempo que, para impressionar a Marquesa de Alorna, que tanto admira, se filia na Sociedade da Rosa, associação criada pela Marquesa com o fim de combater as sociedades maçónicas e as ideias da Revolução Francesa. A Marquesa de Alorna odeia maçonaria e detesta jacobinos porque tem sempre presente as cenas de horror que presenciou em Paris e Marselha, onde esteve na época de terror da Revolução Francesa.

14 A trama política adensa-se: Pina Manique, com o propósito de comprometer a antiga aristocracia, faz o príncipe crer que se tramava uma conspiração, promovida pelos governos francês e espanhol, para o derrubar e promover a princesa Carlota Joaquina regente do reino. Indiferente a isto, ao frequentar a casa do amigo Pedro José Solano, Bocage conhece a sua irmã, Maria Margarida, mulher de muita educação literária e beleza, que cativa imediatamente o poeta. O pai de Maria Margarida, o cirurgião Manuel Constâncio, conhece os versos em que Bocage se referia aos médicos como antiga peste do género humano, e não o tem em grande conta. Quando percebe que a sua filha se está a apaixonar por ele, Manuel Constâncio resolve agir. Uma denúncia anónima chega à sede da Intendência Geral de Polícia, dizendo que Bocage era não só autor de alguns papéis subversivos que, nos últimos tempos, se tinham espalhado pela Corte e Reino, bem como de ser desordenado nos costumes, a ponto de não cumprir as obrigações da religião católica e nem sequer satisfazer ao preceito que obrigava qualquer súbdito a ir todos os anos buscar os sacramentos da penitência e eucaristia à freguesia onde vive. O Intendente manda prender Bocage.

15 7. O POETA CENSURADO Bocage é avisado de que os esbirros de Pina Manique estão atrás de si. O poeta, a morar num andar da Praça da Alegria na companhia do amigo André da Ponte de Quental, cadete do Regimento da Armada (e que seria avô de Antero de Quental), prepara-se para escapar rumo ao Brasil (Bahia) a bordo da corveta Aviso. Quando o juíz de crime do bairro do Andaluz e os seus homens chegam ao andar da Praça da Alegria, só se deparam com André da Ponte, a quem prendem, e encontram no local um texto de Bocage intitulado Verdades duras, onde o poeta descrevia o horror que sentira ao testemunhar o enforcamento de um homem condenado por Pina Manique. É apanhado. No dia 7 de Agosto, Bocage dá entrada da prisão do Limoeiro, depois de ser preso pelo juíz de crime do bairro da Rua Nova. Para o Intendente, a tentativa de fuga só servia para fornecer ainda mais claros indícios de que o acusado era mesmo culpado de todos os delitos de que havia sido denunciado e de ser autor de papéis ímpios, sediciosos e críticos. No Limoeiro, Bocage é conduzido ao segredo, nome que se dá à casa forte e onde são metidos os presos indisciplinados. O segredo do Limoeiro fica nos subterrâneos do edifício sob o corredor que dá para a antiga prisão do carrasco. Bocage suporta agora aquilo que o pai sofrera 26 anos antes, e começa a colocar no papel tudo o que passa na sua alma atormentada. Quando recebe a notícia de que o seu amigo, André da Ponte, também foi preso, por sua causa, escreve-lhe alguns versos. Na prisão, desesperado, Bocage tenta obter o favorecimento de conhecidos ilustres, como a Marquesa de Alorna, José Seabra da Silva, ministro do Reino, que conhecera as agruras do cárcere na mesma altura que seu pai, mas sem sucesso. Ao juiz do Crime do bairro do Andaluz, Inácio José de Morais, o responsável directo pela sua detenção, Bocage tece rasgados elogios em

16 sonetos de homenagem, tentando ganhar a simpatia do juiz, mas também sem sucesso. A verdade é que todos eles acabam por ser, de uma maneira ou de outra, conquistados pelo poeta, e todos tentam convencer Pina Manique a libertá-lo. Mas o Intendente não cede a pressões, e não deixa de manter Bocage na prisão. Primeiro tinha de ter a certeza de que Bocage se reeducara... Em Dezembro de 1797, Bocage é transferido, a pedido de Pina Manique, para o cárcere da Inquisição de Lisboa, no Palácio dos Estaus, no Rossio. Lá, é submetido ao interrogatório de praxe, acusado de compor obras heréticas. Meses depois, Bocage é finalmente dado como confesso, e transferido para o Convento de São Bento da Saúde. Embora privado da sua liberdade, Bocage encontra no mosteiro consolo dos tormentos sofridos na prisão do Limoeiro, e no cárcere de Inquisição. O convento é grande, e das suas janelas pode ver o Tejo. Encontra, além de boas refeições, livros importantes e interlocutores cultos entre os beneditinos. Apesar de continuar a resistir aos dogmas da religião católica, encontra ali paz e silêncio para longos períodos de reflexão, quebrados apenas por algumas escapadelas que promove junto com Silva de Oliveira Rolim para visitas proibidas aos botequins da cidade. Bocage, apesar de preso pela Inquisição, começa a gozar de cada vez mais prestígio público, e a ser bem visto pelo poder; os elogios que o poeta dedica aos faustíssimos anos do sereníssimo príncipe regente de Portugal chega a ser recitado, a 13 de Maio de 1799, no Teatro do Salitre. Elogios deste tipo são escritos pelo poeta com o intuito de comprar a sua liberdade. Por insistência de José de Seabra Silva, Pina Manique acaba por permitir que Bocage saia do convento, mas não ainda para a liberdade, ainda tinha mais um passo a dar para a sua reeducação. Numa carta enviada ao corregedor do bairro dos Remolares, o Intendente determina que Bocage fique recluso no Real Hospício das Necessidades.

17 8. A PENA DE TALIÃO Nove meses depois da sua entrada, Bocage abandona o Hospício e encontra trabalho na Oficina Tipográfica, Calcográfica, Tipoplástica e Literária do Arco do Cego. Em troca de traduções, revisões de provas, e aperfeiçoamento de textos alheios, Bocage recebia o suficiente (24 mil reis mensais) para garantir o pagamento de um ano de aluguer de um andar no Bairro Alto. Entusiasmado pelo sucesso que o segundo volume de Rimas atinge, o impressor Simão Tadeu Ferreira apresenta à Real Mesa da Comissão Geral sobre o Exame e a Censura de livros pedido de licença para republicar o primeiro tomo do Rimas. O volume acaba por cair nas mãos do censor Francisco Xavier de Oliveira. A decisão de Bocage de subtrair algumas peças publicadas na edição anterior e substituí-las por outras mais recentes fazem o poeta entrar em polémica com o funcionário régio. O erotismo de alguns sonetos inadmissível na poesia dos arcades agora sob a alçada do Intendente, mas marca registada do pré-romantismo de Bocage acabou por ser mal recebido pela Real Mesa de Censura. Bocage defende-se, dizendo que na Ilha dos Amores, nos Lusíadas de Camões, há mais nudez e mais indecência. De todas as objecções da Real Mesa, a uma Bocage não cedeu: a de trocar a palavra duro quando se referia num soneto ao tribunal que o atirou para a prisão do Limoeiro. Depois de um braço de ferro, a censura acaba por permitir que a obra seja enfim publicada. Ao mesmo tempo, em França, o general Napoleão Bonaparte toma conta do poder em França, e começa a pressionar cada vez mais Carlos IV, rei de Espanha e sogro do príncipe D. João, com o objectivo de isolar e aniquilar Portugal, que insistia em manter-se fiel a Inglaterra. Neste ambiente politicamente conturbado, Bocage parece ter definitivamente deixado para trás a sua vida dissoluta de tardes e noites perdidas em bebedeiras no Rossio. Enquanto as suas publicações anteriores à sua prisão,

18 em 1797, circulam clandestinamente de mão em mão por todo o Reino, Bocage parece cada vez mais adaptado à situação de áulico do regime, até porque não tinha outra hipótese: o contrário significava voltar para os calabouços. Lisboa, no final de 1801, vive um dos seus Invernos mais rigorosos. Bocage parece aos olhos do poder tão regenerado que o Intendente Pina Manique o convida a participar de uma festa no Teatro de São Carlos. Mesmo doente, e incapaz de sair da sua casa, o Intendente cuidou de tudo: não houve cobrança de ingressos, mas a plateia foi escolhida a dedo: estavam presentes o príncipe regente com D. Carlota Joaquina. Habituado a desfrutar praticamente sozinho das atenções dos poderosos, já que Bocage sempre fora visto como inimigo do regime, Agostinho Macedo não suportou ter de dividir a condição de poeta favorito da Corte com Bocage. Feroz defensor do trono e do altar, Macedo representa o próprio movimento contrário ao das Luzes. Ao mesmo tempo, Bocage começa a radicalizar a sua opção em favor dos ideiais iluministas, a ponto de se tornar uma das maiores, senão a maior, do Iluminismo português. Os dois antigos amigos envolvem-se novamente numa disputa literária. Agastado com os constantes ataques de Macedo, Bocage regressa anos depois ao Aguilheiro dos Sábios, no Botequim das Parras, para escrever de um fôlego a sátira Pena de Talião, em vésperas da sua morte...

19 B o c a g e - Equipa Artística Bocage Miguel Guilherme Nise Carla Bolito Intendente Pina Manique Henrique Viana Condessa Oyenhausen Margarida Marinho José Pedro das Luminárias João Saboga Padre Agostinho Macedo Manuel João Vieira Cecília Bersane Mª João Luís José David Bruno Bravo António Bersane Fernando Luís José Bersane João Vaz Mantegui Anabela Teixeira Mª Vicência Diana Costa e Silva Ana Perpétua Filomena Cautela Lunardi Rui Reininho Padre Domingos Caldas Raul de Orofino Pichelim Carlos Paca Conde Pombeiro Filipe Crawford Manuel Constâncio Filipe Ferrer Duque de Lafões Rui Morrison Diogo Borel João Didelet Curvo Semedo Paulo Filipe Monteiro Rainha D. Maria I Mª Emília Correia Ana de Jesus Maria Sandra Faleiro Joaquim Bingre Alvaró Correia

20 Padre Manuel Abreu e Lima Augusto Portela Mª Francisca Patrícia Galiano Toineta Antónia Terrinha André da Ponte Dinarte Branco Príncipe D. João André Gomes Pedro José Solano Miguel Romeira Maria Margarida Margarida Miranda Pirré Carlos António Gil Francisco Álvaro Faria William Beckford Filipe Cary Cambeiras João Pedro Benárd Chicarro José Lopes Resina Adelino Tavares Baltazar Teófilo Pedro Lacerda José Daniel Francisco Nascimento Superior Padre Damião José Manuel Mendes Juiz Inácio José Francisco Pestana Frei Mariano João Ricardo Velha do Rossio Teresa Madruga

21 Bocage Ficha Técnica Realizador Directora de Produção Chefe de Produção Coordenador de Produção Director de Fotografia Director de Som ECORAÇÃO GR Chefe Decoração Aderecista Chefe Guarda Roupa Chefe Maquilhagem Chefe Cabelos LECTRICISTA GRUPISTA Chefe Iluminador / Controlador de Imagem MAQUINARIA Chefe Maquinista Fernando Vendrell Patrícia Almeida Ivo Moura Alves Alberto Cardoso José António Loureiro José Barahona Fernando Areal Jorge Silva Silvia Grabowski Sandra Pinto Marian de Graef Helder Loureiro Afredo Ramalho (Alchê) Conceito Guião: Produções Fictícias e Fernando Vendrell Mário Botequilha e Filipe Homem Fonseca

Dossiê da Unidade Curricular

Dossiê da Unidade Curricular Turnos - Prática-Laboratorial - PL1 André Vieira Viana (a61034) António Manuel Pereira do Anjo (a67660) Beatriz Ribeiro Pires Loureiro (a68876) Bruno Miguel da Silva Barbosa (a67646) Carlos Rafael Cruz

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA FINAL

Ministério da Educação e Ciência EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA FINAL 14858302 ADERITO DANIEL MENDES ABREU Não --------- 010 01 01 (um) ------------------- 14752613 ADRIANA FILIPA DE SOUSA TELES Sim 15 146 15 15 (quinze) Aprovado 14137347 ADRIANO FILIPE MACHADO FREITAS Sim

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 14147292 ADRIANA NAIR FERREIRA RIBEIRO Sim 12 Faltou ---------------- ------- 14466539 ADRIANO ANDRÉ DA CUNHA DA COSTA Sim 11 040 04 09 (nove) 14363783 AGOSTINHO JORGE PIMENTA TEIXEIRA Sim 13 109 11 12

Leia mais

Quadro de Excelência 2016/17

Quadro de Excelência 2016/17 Quadro de Excelência 2016/17 7.º Ano 2016/17 Afonso Ferreira Azevedo 5 Ana Rita Moreira Dinis Capitão 5 Beatriz Lima Simões 5 Francisca Raposo Moreira 5 Luisa Maria Cadilhe Maio 5 Maria Leonor Moreira

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 34662 - Escola E.B.2,3 do Cávado Turma : A 2002 1 Ana Catarina Loureiro Silva 1761 2 André Eduardo Dias Santos 11 S S 2007 3 Bruno da Silva Gonçalves S 20 4 Catarina Daniela Boaventura Araújo S 1863 Daniela

Leia mais

Listagem de alunos 9º1. Ano/Turma: Ano letivo 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAMILO CASTELO BRANCO

Listagem de alunos 9º1. Ano/Turma: Ano letivo 2017/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS CAMILO CASTELO BRANCO 9º1 31764 1 Adriana Rego Andrade 14 Francês CCM 31754 2 Ana Carolina da Costa Alves 14 EMRC Francês CCM 31703 3 Ana Catarina Abreu Gonçalves 13 Francês CCM 31790 4 Ana Francisca Gomes Miranda 14 Francês

Leia mais

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS

Anexo à Acta n.º 4, Referência SAS.IPP-02/11 Lista, ordenada alfabeticamente, com os resultados obtidos no método de selecção PROVA DE CONHECIMENTOS ADELAIDE MARGARIDA LOPES GOMES DE SOUSA 1,750 Excluído ADELINA MARIA DA MOTA CORREIA ALBANO MANUEL RIBEIRO PEREIRA 7,475 Excluído ALCINA DA CONCEIÇÃO CASTRO PÓVOAS GUEDES ANA CAROLINA COSTA DE CARVALHO

Leia mais

CADERNOS ELEITORAIS - ASSEMBLEIA DOCENTES

CADERNOS ELEITORAIS - ASSEMBLEIA DOCENTES CADERNOS ELEITORAIS - ASSEMBLEIA DOCENTES Nº pess. Nome completo Categoria profissional 13990 Adriano José Carvalho Rodrigues Professor Associado 12084 Américo Manuel Costa Figueiredo Professor Catedrático

Leia mais

Prof. Doutor Justino Mendes de Almeida: Nótulas Camonianas. A) Homenagem singular a Camões. B) Rómulo de Carvalho, comentador d Os Lusíadas

Prof. Doutor Justino Mendes de Almeida: Nótulas Camonianas. A) Homenagem singular a Camões. B) Rómulo de Carvalho, comentador d Os Lusíadas 1999 17 de Dezembro Prof. Doutor Justino Mendes de Almeida: Nótulas Camonianas. A) Homenagem singular a Camões. B) Rómulo de Carvalho, comentador d Os Lusíadas 26 de Novembro Dr. Francisco de Simas Alves

Leia mais

Amarante, Conde de v. Teixeira, Francisco da Silveira Pinto da Fonseca

Amarante, Conde de v. Teixeira, Francisco da Silveira Pinto da Fonseca Índice Alfabético A A, Joana de Castro Lima Gonçalves Monte 20; Abreu, Ana Isabel de Sousa e 19; Almeida, José Vasquez de v. Almeida, José Osório de Almeida, José Vasquez Osório de 106; 107; 109; Almeida,

Leia mais

OLÉGIO E CURSO MASTER

OLÉGIO E CURSO MASTER CORUJA CORPORATIONS PRESENTS OLÉGIO E CURSO MASTER ROMANTISMO EM PORTUGAL PROFESSOR RENATO TERTULIANO INÍCIO - 1825 - Publicação do poema narrativo Camões, de autoria de Almeida Garrett, que tem como conteúdo

Leia mais

Eleições para o triénio ÓRGÃOS REGIONAIS CANDIDATURA SOLIDÁRIA LISTA A LISTA RA LISTA TOTAL DE CANDIDATOS

Eleições para o triénio ÓRGÃOS REGIONAIS CANDIDATURA SOLIDÁRIA LISTA A LISTA RA LISTA TOTAL DE CANDIDATOS Eleições para o triénio 2019-2022 ÓRGÃOS REGIONAIS CANDIDATURA SOLIDÁRIA LISTA A LISTA RA LISTA TOTAL DE CANDIDATOS Candidato a Presidente do Conselho Diretivo da Região Centro Armando Baptista da Silva

Leia mais

GENEALOGIA MINEIRA Fontes Primárias - documentos civis

GENEALOGIA MINEIRA Fontes Primárias - documentos civis 70 40v 1752 Damião Costa João de Souza Costa 52 44v 1774 alferes Damião Francisco Mendes Inês de Jesus de Andrade 47 45v 1783 Daniel Gonçalves Ferreira João Machado de Azevedo 52 36 1774 David Pereira

Leia mais

Número R Nome Teste1 Teste2

Número R Nome Teste1 Teste2 42386 Nuno António Gaspar 46608 Marco Paulo Prata 48112 Samuel Eugénio Costa 50708 Filipe Alexandre Aparício 53707 André Ricardo Oliveira 54547 Pedro Miguel Gonçalves 55167 João Filipe dos Santos 55196

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 2.ª Fase Classificações Válidas para a 1.ª Fase de Candidatura 14466539 ADRIANO ANDRÉ DA CUNHA DA COSTA Sim 11 056 06 10 (dez) Aprovado 14210914 ANA ISABEL ALVES RIBEIRO Não -------- 087 09 09 (nove) -------------------

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE Lista definitiva (1.ª fase) CTSR09 Anexo I Candidaturas submetidas Nome do candidato Alberto João Nunes Amadeu Cerqueira Borges André Jorge de Barros Pinelo Tiza André Miguel

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos : A Processo Nome Idade EMR Rep. 183 1 Alexandre da Costa Faria S 1964 2 Álvaro Daniel Barbosa Gonçalves S 2002 3 Ana Catarina Loureiro Silva S 1938 4 Ana Catarina Machado Torres S 1933 5 Ana João da Rocha

Leia mais

6.º Ano de Escolaridade Turma A

6.º Ano de Escolaridade Turma A Ano Escolar 0 / 0 Turma A 00 Escola Básica Bernardino Machado 066 ANA MARGARIDA BARROS MARQUES 07808 ANA OLIVEIRA GONÇALVES 70 ANDRÉ AZEVEDO ABREU 0860 ANDRÉ FILIPE DA SILVA COSTA 698 BERNARDO FERREIRA

Leia mais

Viseu Manuel António de Jesus Almeida A 12R/16-A 28/11/ /11/ Lisboa Rui José Fonseca Penedo A 59R/17-A 13/03/ /03/2020 FLU 0453

Viseu Manuel António de Jesus Almeida A 12R/16-A 28/11/ /11/ Lisboa Rui José Fonseca Penedo A 59R/17-A 13/03/ /03/2020 FLU 0453 N.º Viseu Manuel António de Jesus Almeida A 12R/16-A 28/11/2016 28/11/2019 - Lisboa Rui José Fonseca Penedo A 59R/17-A 13/03/2017 13/03/2020 FLU 0453 Lisboa Mário José Fonseca Fernandes de Carvalho A 98R/17-A

Leia mais

Carlos Alberto Martinho Vaz 27, Maria Raquel Pereira Rodrigues da Silva 27,032

Carlos Alberto Martinho Vaz 27, Maria Raquel Pereira Rodrigues da Silva 27,032 Nº 161056 1 6032298906 Carlos Alberto Martinho Vaz 27,067 2 1859321976 Maria Raquel Pereira Rodrigues da Silva 27,032 3 5432376598 Maria Manuela Ferreira da Conceição 26,390 4 8922166738 Ana Maria Pereira

Leia mais

Fundo Diocesano do Clero Ano de 2016

Fundo Diocesano do Clero Ano de 2016 Fundo Diocesano do Clero Ano de 2016 CLERO DIOCESANO Abílio da Costa Oliveira Adão da Silva Lima 440,00 Adelino Vaz de Araújo 75,00 Agostinho de Araújo Pinto de Barros Incardinado em F Agostinho José Caldas

Leia mais

CONTABILIDADE (PÓS-LABORAL)

CONTABILIDADE (PÓS-LABORAL) CONTABILIDADE (PÓS-LABORAL) Ano lectivo: 2011-12 Estatuto Trabalhador-Estudante Cód. Aluno Nome Resultado 57 Diana Carla Loureiro Ribeiro Deferido 75 Maria Francisca de Antas de Barros Caldeira Deferido

Leia mais

Conselho Distrital do Porto

Conselho Distrital do Porto 36650P Almeno C Silva 11 13 10 Admitido 37250P Ana Aguiar 17 14 15 Admitido 32166P Ana Belém Cardoso Faltou Faltou Faltou Não Admitido 37248P Ana Carlos Cardoso Faltou Faltou Faltou Não Admitido 36943P

Leia mais

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 40188 LUÍS FILIPE ARAÚJO GARCIA 1 40189 VASCO PAIVA 1 40190 JOÃO MARTINS 1 40191 RUI SANTOS 1 40192 LUÍS MAMÃO 1 40193 HÉLDER PINTO 1 40194 JOSÉ BARTOLOMEU 1 40195 ADRIANO

Leia mais

Zona de Caça Nacional da Contenda. Montaria de 25 Novembro Resultados de Sorteio de 10 de Outubro Listagem Ordenada por nº de Acesso

Zona de Caça Nacional da Contenda. Montaria de 25 Novembro Resultados de Sorteio de 10 de Outubro Listagem Ordenada por nº de Acesso Zona de Caça Nacional da Contenda Montaria de 25 Novembro 2017 Resultados de Sorteio de 10 de Outubro 2017 Listagem Ordenada por nº de Acesso Caçador Resultados de Sorteio Ordem de Acesso EFETIVOS (1 a

Leia mais

Eleição dos Órgãos das Autarquias CÂMARA MUNICIPAL DE LEI RIA. Edital LISTAS DEFINITIVAMENTE

Eleição dos Órgãos das Autarquias CÂMARA MUNICIPAL DE LEI RIA. Edital LISTAS DEFINITIVAMENTE Eleição dos Órgãos das Autarquias Locais CÂMARA MUNICIPAL DE LEI RIA Edital LISTAS DEFINITIVAMENTE ADMITIDAS ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DA UNIÃO DAS FREGUESIAS DE PARCEIROS E AZOIA Raul Castro, Presidente

Leia mais

LISTAS CANDIDATAS AOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO

LISTAS CANDIDATAS AOS ÓRGÃOS SOCIAIS DA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE JUDO Jorge Manuel de Oliveira Fernandes PRESIDENTE António Manuel Pedroso Leal DIREÇÃO Vice- Joaquim Sérgio Pina Vice- Luís Maria Reis Noronha Tesoureiro Manuel Cândido de Sousa Pinto Tesoureiro Rui Pedro Ferreira

Leia mais

CONSELHO DISTRITAL DO PORTO. Recursos da Prova de Aferição

CONSELHO DISTRITAL DO PORTO. Recursos da Prova de Aferição 35816 Alberto Neves 10 12 12 Admitido 36037 Alexandra Cruz Pereira 10 10 11 Admitido 36019 Alexandre Cunha Ribeiro 10 13 10 Admitido 35737 Ana Almeida Campos 11 12 15 Admitido 32166 Ana Belém Cardoso 10

Leia mais

ACÇÕES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E DE APOIO AO ESTÁGIO ÉPOCA DE OUTUBRO 2005

ACÇÕES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR E DE APOIO AO ESTÁGIO ÉPOCA DE OUTUBRO 2005 2462004 Dinis António Costa Laranjeira 1502004 Elsa do Carmo Ferreira Duarte 3422004 Vítor Cristiano Silva Barros 3532004 Júlio César dos Santos Mendes 3512004 Jorge Humberto Canastra Marum 1832004 Baltazar

Leia mais

Quadro de Valor e Excelência

Quadro de Valor e Excelência Quadro de Valor e Excelência O Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches tem a honra de tornar público o reconhecimento dos alunos, que revelaram grandes capacidades e excelentes resultados escolares, bem

Leia mais

ASSEMBLEIA_CADERNOS ELEITORAIS PROFESSORES

ASSEMBLEIA_CADERNOS ELEITORAIS PROFESSORES ASSEMBLEIA_CADERNOS ELEITORAIS PROFESSORES Nº Mecanográfico Nome completo Tipo de contrato Categoria profissional Tipo de regime % contratual 13990 Adriano José Carvalho Rodrigues Tenure Professor Associado

Leia mais

dia/mês Nº NOMES nº carta tipo de

dia/mês Nº NOMES nº carta tipo de Zona de Caça Municipal Encosta do Dão - processo n.º 5856 ICNF Lista de caçadores inscritos. Época Venatória 2017/2018 Rola-comum e pombo - processo de espera nº carta tipo de dia/mês Nº NOMES caçador

Leia mais

UNIVERSIDADE DO MINHO CADERNOS ELEITORAIS DEFINITIVOS DOS ALUNOS DO INSTITUTO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - CONGREGADOS

UNIVERSIDADE DO MINHO CADERNOS ELEITORAIS DEFINITIVOS DOS ALUNOS DO INSTITUTO DE LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - CONGREGADOS Alexandre Vasiliev Rêgo A73492 1º Ciclo Alexandre Xavier Silva Gonçalves A80073 1º Ciclo Alfredo Manuel Rodrigues Fernandes A83479 1º Ciclo Ana Catarina da Costa Coelho A86708 1º Ciclo Ana Catarina da

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES

CONCURSO DE DOCENTES CONCURSO DE DOCENTES Grupo de Recrutamento 620 - Educação Física ANO ESCOLAR DE 2017/2018 LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO CONCURSO DE INTEGRAÇÃO EXTRAORDINÁRIO 18-07-2017 Página 1 de 5 Grupo 36 2151899853

Leia mais

Slides por Carlos Daniel S. Vieira

Slides por Carlos Daniel S. Vieira Slides por Carlos Daniel S. Vieira Portugal (início do século XX) invasão das tropas de Napoleão vinda da Família Real para o Brasil Reino Unido a Portugal e Algarve A burguesia de Portugal entra em crise

Leia mais

A Vinda da Família Real para o Brasil

A Vinda da Família Real para o Brasil A Vinda da Família Real para o Brasil Napoleão Bonaparte - No início do séc. XIX, a França e a Inglaterra eram as duas principais potências do mundo. - No início do séc. XIX, a França e a Inglaterra eram

Leia mais

RTP1 aposta na ficção nacional para as noites de domingo

RTP1 aposta na ficção nacional para as noites de domingo Realização de João Cayatte Direcção Artística de Nicolau Breyner História Original de Maria Filomena Mónica & António Barreto RTP1 aposta na ficção nacional para as noites de domingo Nova série de época,

Leia mais

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/2019 2.º Semestre 1.º Ano José Mariana Pedrosa Costa Alberto Vieira) Marques da Fonseca Teoria Geral do Civil II Economia II Constitucional II

Leia mais

Lista de candidatos para a Entrevista Profissional de Seleção (EPS)

Lista de candidatos para a Entrevista Profissional de Seleção (EPS) Lista de candidatos para a Entrevista Profissional de Seleção (EPS) Nome NIF Nota LUCINDA OLIVEIRA DAS NEVES 109xxx733 13,55 Aprovado(a) 10 de novembro 10h00 Auditório do ANTÓNIO MAGALHÃES AZEVEDO 149xxx341

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação 14140767 ADRIANA FILIPA TEIXEIRA LEITE Sim 10 052 05 09 (nove) 14091000 ANA CATARINA CORREIA MENDES Sim 18 178 18 18 (dezoito) Aprovado 14210914 ANA ISABEL ALVES RIBEIRO Sim 13 066 07 11 (onze) Aprovado

Leia mais

RESULTADO DE CANDIDATURAS AO CONCURSO Nº ED-3/2017

RESULTADO DE CANDIDATURAS AO CONCURSO Nº ED-3/2017 Prova de Direito 123611 Afonso Esteves da Silva Reis 163 16 - Matemática 125 147.8 Admitido -- Direito 122692 Afonso Oliveira Figueiredo Ferreira 157 18 - Português 116 140.6 Remetido para a 3ª Fase --

Leia mais

Quando eu, senhora...

Quando eu, senhora... Quando eu, senhora... Sá de Miranda Quando eu, senhora, em vós os olhos ponho, e vejo o que não vi nunca, nem cri que houvesse cá, recolhe-se a alma em si e vou tresvariando, como em sonho. Isto passado,

Leia mais

Direcção Regional de Educação Norte Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira

Direcção Regional de Educação Norte Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira Escola Básica e Secundária de Moimenta da Beira Turma : A 2426 1 Cláudia Silva Cardoso 2456 2 Daniel Filipe dos Santos Pinto 2 3 Diana Sofia Gomes Ferreira 2163 4 Fábio Oliveira Correia 2223 5 Filipe Alexandre Rodrigues Andrade 2440 6 Filipe Miguel

Leia mais

138 MARISA ALEXANDRA DA SILVA MARTINS 15,20 2.º

138 MARISA ALEXANDRA DA SILVA MARTINS 15,20 2.º dos candidatos Candidatos aprovados na 1.ª Fase Ao abrigo do n.º 4 do art.º 6.º da Lei n.º 12-A/2008, de 27 de Fevereiro, o recrutamento para constituição de relações jurídicas de emprego público por tempo

Leia mais

Lista de Medalhados 2011

Lista de Medalhados 2011 Pessoal Docente e Não Docente com 35 anos ANA BELA DE JESUS MARTINS ANA MARIA VIEIRA DA SILVA VIANA CAVALEIRO ANTÓNIO ESTÊVÃO DA NAIA FERREIRA ANTÓNIO MANUEL DE BRITO FERRARI ALMEIDA ANTÓNIO MORAIS CARLOS

Leia mais

Conselho Regional do Porto

Conselho Regional do Porto Proc Insc 28680L Alexandra de Lemos Mendes Faltou Faltou Faltou Não Admitido 39270P Amândio Novais 16 14 11 Admitido 38513P Amável Pina Alves 9 8 5 Não Admitido 39290P Ana Cristina Teixeira Lopes 14 15

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos

Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado Escola E.B.2,3 do Cávado. Relação de Alunos 11713 - Agrupamento de Escolas de Mosteiro e Cávado 34662 - Escola E.B.2,3 do Cávado : A Ano Letivo 2014 / 201 2307 1 Ana Carolina Fernandes Gonçalves S 2308 2 Ana Margarida Dias Cunha S 230 3 Ana Margarida

Leia mais

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 38894 ANTÓNIO COLAÇO GABRIEL 1 38895 ANTÓNIO MANUEL DE MATOS GRILO 1 38896 JOSÉ MANUEL FONSECA MIGUENS 1 38897 AMIEL MILTON PINTO DE SOUSA 1 38898 JOSÉ MANUEL FERREIRA

Leia mais

aelousada.net página 1 de 1 RESULTADOS Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC Classificação Código PET do Aluno

aelousada.net página 1 de 1 RESULTADOS Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC Classificação Código PET do Aluno Escola: Escola Básica de Lousada Centro, Lousada Código: AMC do Aluno ANA ISABEL DA SILVA MAGALHÃES 24 Inferior a A2 ANABELA QUEIRÓS MENDES 26 Inferior a A2 ANDRÉ EMANUEL SANTOS BARBOSA 41 Inferior a A2

Leia mais

MEMORIAL 25 ANOS OSWALDO OLIVEIRA 2014

MEMORIAL 25 ANOS OSWALDO OLIVEIRA 2014 1º JOSÉ ARLINDO MARTINHO ARAÚJO 12 2 8 2 2º PEDRO LUÍS CALISTO SARDINHA 3 1 1 1 LUÍS AUGUSTO FERREIRA DA SILVA 35 25 10 JOSÉ ALBERTO MOREIRA DOS SANTOS 30 15 15 MARCOS GUDE 25 0 25 VASCO MANUEL DOS SANTOS

Leia mais

Tempo de Serviço antes da profissionalização. Tempo de Serviço após da profissionalização 04/06/ ,000 20/07/2007

Tempo de Serviço antes da profissionalização. Tempo de Serviço após da profissionalização 04/06/ ,000 20/07/2007 Ordena ção Graduação 1 25,458 8650559174 Nº Candidato Nome João Tiago dos Santos de Andrade Caldeira de Sousa Data de Nascimento Tempo de Serviço antes da profissionalização Tempo de Serviço após da profissionalização

Leia mais

biografia de tiradentes

biografia de tiradentes biografia de tiradentes Tiradentes (1746-1792) foi o líder da Inconfidência Mineira, primeiro movimento de tentativa de libertação colonial do Brasil. Ganhou a vida de diferentes maneiras, além de militar

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES

CONCURSO DE DOCENTES CONCURSO DE DOCENTES Grupo de Recrutamento 430 - Economia e Contabilidade ANO ESCOLAR DE 2017/2018 LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO CANDIDATOS À CONTRATAÇÃO 12 ª RESERVA DE RECRUTAMENTO 24-11-2017 Página

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO DATA DE REALIZAÇÃO: 23 de Janeiro às 15h20 min. Sala: A 3.5 C ADRIANA FERNANDES PEREIRA E ADRIANA GOMES ROCHA A ADRIANA JOSÉ F RODRIGUES F AFONSO RODRIGUES F O CARNEIRO A ALEXANDRA PATRÍCIA F F OLIVEIRA

Leia mais

Universidade Católica Portuguesa - CRP - Escola de Direito. 2º Fase /2015. Nota do. Nota de Secundário Prova Nota. Candidatura.

Universidade Católica Portuguesa - CRP - Escola de Direito. 2º Fase /2015. Nota do. Nota de Secundário Prova Nota. Candidatura. 60% 40% 116332 Ângelo António De Salles Fernandes Soares 17.1 Português 20 18.26 Admitido 116315 Ana Santiago Costa 17 Português 16.7 16.88 Admitido 114974 Daniela Fernanda Almeida Guerra 17.4 Português

Leia mais

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES

EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Obra Teatral de Carlos José Soares Revisão Literária de Nonata Soares EU TE OFEREÇO ESSAS CANÇÕES Peça de Carlos José Soares Revisão Literária Nonata Soares Personagens: Ricardo

Leia mais

EDITAL. Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para + 23 anos (Decreto Lei n.º 64/2006, de 21de Março) Design de Ambientes N.

EDITAL. Concurso Especial de Acesso ao Ensino Superior para + 23 anos (Decreto Lei n.º 64/2006, de 21de Março) Design de Ambientes N. Design de Ambientes N.º de Vagas: 4 1.Nelson Miguel da Silva Cardoso 2.António Manuel Gonçalves da Silva Carvalho 3. Américo José dos Santos Dias 4. Sérgio Augusto Alves Pereira da Silva 5. Maria Isabel

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BENJAMIM SALGADO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BENJAMIM SALGADO De acordo com a oferta disponibilizada por este agrupamento de escolas na plataforma da Direção Geral da Administração Escola com a referência Número de horário 6, para a contratação de um docente do grupo

Leia mais

Pautas de chamada. Testes comuns Português (91) 9.º Ano. Sala :25 h

Pautas de chamada. Testes comuns Português (91) 9.º Ano. Sala :25 h Sala 211 26-01 - 2016 14:25 h 1 D Afonso Amorim França 2 E Ana Catarina da Silva Martins 3 C Ana Catarina Maia Silva 4 C Ana Francisca Silva Vidal 5 A Ana Margarida Vilas Boas Alves 6 E Ana Rita Teixeira

Leia mais

ORDEM DE SERVIÇO REGIONAL NÚMERO 54 30/06/2015

ORDEM DE SERVIÇO REGIONAL NÚMERO 54 30/06/2015 ORDEM DE SERVIÇO REGIONAL NÚMERO 54 30/06/2015 Nos termos do Artigo 64º nº 2 alínea c) e do Artigo 73º do Regulamento Geral do C.N.E. e para os efeitos convenientes se publica o seguinte: 1. Determinações

Leia mais

TESTE INTERMÉDIO DE INGLÊS

TESTE INTERMÉDIO DE INGLÊS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA 172388 Escola Básica Integrada da Boa Água EB1 n.º2 da Quinta do Conde EB1/JI do Pinhal do General JI do Pinhal do General TESTE INTERMÉDIO DE INGLÊS LISTA DE ALUNOS

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2015/2016

ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE BARROSELAS Ano Letivo 2015/2016 Lista de ordenação da oferta nº: 637 Atividade Física Ficheiro gerado em: 23/09/2015 17:36:52 Nome do 1 90 1144079179 Armando José Nogueira Lima 2 87 8707194838 Bruno José Ferreira Cervaens Maia 3 85 7392697277

Leia mais

Lista às Legislativas entregue no Tribunal 08-Ago-2009

Lista às Legislativas entregue no Tribunal 08-Ago-2009 Lista às Legislativas entregue no Tribunal 08-Ago-2009 Site Distrital do Porto - Bloco de Esquerda Formalizou-se a 7 de Agosto a entrega no Tribunal da lista de candidatos e candidatas pelo círculo do

Leia mais

TP Jorge Manuel Sousa Silva Hugo Benta José Pedro Azevedo Carvalho Ricardo Filipe Gomes Amaral Eduardo Miguel Freitas B

TP Jorge Manuel Sousa Silva Hugo Benta José Pedro Azevedo Carvalho Ricardo Filipe Gomes Amaral Eduardo Miguel Freitas B TP1 33858 Fernando Jorge Pinto Lima 43110 David Lourenço da Costa 47029 Fábio Filipe Pires Afonso 47080 Dárcio Moreira Alves Gonçalves 48402 Daniel Filipe Pimenta Peixoto 50185 Célia Costa Oliveira 51816

Leia mais

PROVAS DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO - PAUTA DE CLASSIFICAÇÕES. Aluno Nome do Aluno Portuguesa Matemática

PROVAS DE AFERIÇÃO DO ENSINO BÁSICO - PAUTA DE CLASSIFICAÇÕES. Aluno Nome do Aluno Portuguesa Matemática Estabelecimento de Ensino 205230 Escola Básica do 1º Ciclo de Assento (Panóias) Turma A4 1 ANA CATARINA GOMES FERNANDES B B 2 ANA LUÍSA COSTA MONTEIRO B A 3 ANA RITA LIMA DUARTE C C 4 ANA RITA TEIXEIRA

Leia mais

Lista de classificação pela Avaliação Curricular

Lista de classificação pela Avaliação Curricular Nº candidatura Nome Classificação 108 Eduardo José Guerrilha Ribeiro* 11,24 158 Helda Azevedo* 11,02 151 Pedro Miguel Moutinho da Silva* 10,57 65 Laís de Lélis Lacerda* 10,41 69 Marco Lagoela* 10,26 160

Leia mais

Corrida D.Dinis - Gold Edition

Corrida D.Dinis - Gold Edition 20-11-2016 O 20-11-2016 a 18:47 / Página 1/5 Sexo: Homem 1 128 Vitor Oliveira 32:44 2 142 Jose Correia 34:18 1:34 3 17 Vitor TavaresMarques 34:32 1:48 4 118 José Silva 34:34 1:50 5 133 Luis Vasconcelos

Leia mais

Alunos para o Quadro de Honra. Menção Honrosa

Alunos para o Quadro de Honra. Menção Honrosa Alunos para o Quadro de Honra 2016-2017 4º ano Afonso Maia Barbosa Vieira Veloso André Wang Zhang Dinis Vicente Martins 4A-BA Fabiana Vieira Henriques Luís Pedro Magalhães Ribeiro Rodrigo Alexandre Teles

Leia mais

Listas seriadas dos candidatos oponentes aos concursos. para Docentes Técnicos Especiais

Listas seriadas dos candidatos oponentes aos concursos. para Docentes Técnicos Especiais Listas seriadas dos candidatos oponentes aos concursos para Docentes Técnicos Especiais nº 73, nº 74 e nº 75 A seleção dos candidatos obedeceu à aplicação das regras constantes no aviso de abertura publicado

Leia mais

* Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, Anexo à Casa do Capelão / IO, Largo D. Dinis, Odivelas. Infobus, Comunicação &

* Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, Anexo à Casa do Capelão / IO, Largo D. Dinis, Odivelas. Infobus, Comunicação & * Associação das Antigas Alunas do Instituto de Odivelas, Anexo à Casa do Capelão / IO, Largo D. Dinis, 2675-332 Odivelas. Infobus, Comunicação & Serviços, Lda, Rua de Moçambique, 9, 2745-180 Queluz. **

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BENJAMIM SALGADO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BENJAMIM SALGADO De acordo com a oferta disponibilizada por este agrupamento de escolas na plataforma da Direção Geral da Administração Escola com a referência Número de horário 5, para a contratação de um docente do grupo

Leia mais

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS

ESCOLA DE TROPAS PÁRA-QUEDISTAS RELAÇÃO DE PÁRA-QUEDISTAS MILITARES 43160 NELSON DA SILVA LÉ 1 43161 MARCO PAULO SALVADOR SANTOS 1 43162 JOSÉ ANTÓNIO LOPES MARQUES 1 43163 MARIA JULIA DE SÁ FARIA ABREU 1 43164 FRANCISCO DUARTE DA GRAÇA

Leia mais

Ministério da Educação EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA DE CHAMADA

Ministério da Educação EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA DE CHAMADA Sala: A10 147(...)77 ALICE ROCHA DA COSTA 1 303(...)62 ANA BEATRIZ VALE DE OLIVEIRA 2 143(...)78 ANA CATARINA MOREIRA PÓVOAS 3 157(...)41 ANA CATARINA OLIVEIRA CARVALHO 4 303(...)02 ANA FERREIRA OLIVEIRA

Leia mais

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano

Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/ º Semestre. 1.º Ano Tutorias da FDUL Mapa de Seleção de Tutores Ano Letivo 2018/2019 2.º Semestre 1.º Ano Disciplina Turma (Regência) Tutores Selecionados José Mariana Pedrosa Costa Alberto Vieira) Marques da Fonseca Daniel

Leia mais

Nome Média Final Colocação

Nome Média Final Colocação CONS ESPECIAIS 2006/07 CE 01 PROVAS DE AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE PARA A FREQUÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR DOS MAIORES DE 23 ANOS FISCALIDADE Média Final 10358911 Alberto João Ferreira Peralta 13,8 Valores Colocado

Leia mais

Contratação de escola (Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho) Lista Ordenada de Candidatos - Grupo de recrutamento 550 (Horário n.

Contratação de escola (Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho) Lista Ordenada de Candidatos - Grupo de recrutamento 550 (Horário n. Contratação de escola 2012-2013 (Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho) Lista Ordenada de Candidatos - Grupo de recrutamento 550 (Horário n.º 28) 1 Nuno Álvaro Baptista Filipe 2 Ricardo Jorge Teixeira

Leia mais

Jardim de Infância de Panóias SALA A1

Jardim de Infância de Panóias SALA A1 Jardim de Infância de Panóias SALA A1 Nome 1 Luís Mendonça Borges de Araújo 30/04/07 NEE 2 Beatriz Roriz Lima 10/05/07 3ªVez 3 Rodrigo Jorge Barbosa Oliveira 14/05/07 4 André Nuno Rego Mendes 18/06/07

Leia mais

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR

COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR COM DEUS APRENDI A PERDER PARA GANHAR Marcos 8:35 Na semana passada aprendemos um pouco mais sobre Salvação, que nada mais é que a própria pessoa de Jesus Cristo agindo em nosso interior, transformando

Leia mais

Alunos para o quadro de honra Menção Honrosa

Alunos para o quadro de honra Menção Honrosa Alunos para o quadro de honra 2015-2016 4º ano 4A-BA 4B-BA 4B-CA 4A-CO 4B-CO 4A-LO Andreia Gabriela Pereira Oliveira Francisca Lima Pereira Francisco Martins Pereira Lara Raquel Mateus Félix Poinhos Luana

Leia mais

Cédula Nome Profissional

Cédula Nome Profissional 28680L Alexandra de Lemos Mendes 201 39270P Amândio Novais 201 38513P Amável Pina Alves 201 39290P Ana Cristina Teixeira Lopes 201 39259P Ana Esteves Fernandes 201 39307P Ana Luísa A Gomes 201 39418P Ana

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Data realização: quinta, 19 de junho às 09:30 h Sala: B9 15126591 ADRIANA ALVES MARTINS MOREIRA 1 15466978 ADRIANA ISABEL ROCHA MOUTA 2 15387926 ADRIANA MARIA MOITA DIAS 3 15083662 ANA CAROLINA SOARES

Leia mais

Miguel António Magalhães Correia e Mota Nuno Miguel Valente de Almeida e Silva Ana Rita Leite Ferreira de Almeida

Miguel António Magalhães Correia e Mota Nuno Miguel Valente de Almeida e Silva Ana Rita Leite Ferreira de Almeida Nº de Oferta Ordem Pontuação Nome do Docente 1254 1 100 Pedro Miguel Moreira da Silva 1254 2 100 Miguel António Magalhães Correia e Mota 1254 3 90 António Fernando Gomes Paiva 1254 4 90 Rui Jorge Costa

Leia mais

em.pt Enfermagem 3 16,96 16, ANA LUISA RODRIGUES

em.pt Enfermagem 3 16,96 16, ANA LUISA RODRIGUES Código Código Ano Média Total Total curso aluno Nome e-mail Curso curricular Arredondada Média disciplinas aprovadas CARLA MANUELA MOREIRA carla.leitao@enfermagem. 1 9500 20080022 LEITÃO pt Enfermagem

Leia mais

Marquesa de Alorna QUERIDA LEONOR

Marquesa de Alorna QUERIDA LEONOR OUTROS TÍTULOS DA COLEÇÃO Fernando Pessoa O Menino Que Era Muitos Poetas Aníbal Milhais Um Herói Chamado Milhões Almada Negreiros Viva o Almada, Pim! Salgueiro Maia O Homem do Tanque da Liberdade Alfredo

Leia mais

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto

Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física Licenciatura em Ciências do Desporto N.º de Aluno 2017281476 2017248739 2017281369 2017281430 2017281314 N.º Total de Colocado 5 Nome LUIS MIGUEL DE

Leia mais

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO

MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO MONARQUIAS ABSOLUTISTAS A CONSTRUÇÃO DO ABSOLUTISMO Conceito de ABSOLUTISMO MONÁRQUICO IDADE MÉDIA -Apesar do prestígio, o rei medieval era apenas um entre outros condes e duques, dependia dos exércitos

Leia mais

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE

ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE ENTIDADE REGULADORA DA SAÚDE Lista definitiva (1.ª fase) CTSR10 Anexo I Candidaturas submetidas Agostinho da Silva Ribeiro Alberto Carlos da Costa Cleto Alexandre José Vaz Silva André Alexandre Ribeiro

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BENJAMIM SALGADO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BENJAMIM SALGADO De acordo com a oferta disponibilizada por este agrupamento de escolas na plataforma da Direção Geral da Administração Escola com a referência Número de horário 50, para a contratação de um técnico especializado

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BENJAMIM SALGADO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PADRE BENJAMIM SALGADO De acordo com a oferta disponibilizada por este agrupamento de escolas na plataforma da Direção Geral da Administração Escola com a referência Número de horário 7, para a contratação de um docente do grupo

Leia mais

Campeonato de Ortografia. Lista dos alunos apurados para a segunda eliminatória

Campeonato de Ortografia. Lista dos alunos apurados para a segunda eliminatória Escola EB 2,3 do Castelo da Maia Língua Portuguesa 2º ciclo 2009/2010 Campeonato de Ortografia Lista dos alunos apurados para a segunda eliminatória Ano 5º Turma A Professora Odete Cascais 3 Bruno Mauro

Leia mais

Ano Letivo 2018/ Lista de manuais escolares adotados

Ano Letivo 2018/ Lista de manuais escolares adotados Letivo 2018/2019 - Lista de manuais escolares adotados / Disciplina Título do manual ISBN (na contracapa) Autores Editora Preço Nº alunos 5.º Ciências Naturais Cientic 5 - Ciências Naturais Musical 100%

Leia mais

Acácio da Cunha Carvalho. Adriano de Lima Freitas. Alberto António M. Caldas Afonso. Alexandre de Freitas Peixoto Dias. Alexandre Dias de Freitas

Acácio da Cunha Carvalho. Adriano de Lima Freitas. Alberto António M. Caldas Afonso. Alexandre de Freitas Peixoto Dias. Alexandre Dias de Freitas Acácio da Cunha Carvalho Adriano de Lima Freitas Alberto António M. Caldas Afonso Alexandre de Freitas Peixoto Dias Alexandre Dias de Freitas Alfredo de Sousa Ribeiro Alípio Germano do Couto B. Barbosa

Leia mais

CANOAGEM CAMPEONATO CONCELHIO DE CANOAGEM. Pista de Canoagem do Jamor 25 de janeiro de Classificação Concelho de Cascais.

CANOAGEM CAMPEONATO CONCELHIO DE CANOAGEM. Pista de Canoagem do Jamor 25 de janeiro de Classificação Concelho de Cascais. CANOAGEM CAMPEONATO CONCELHIO DE CANOAGEM Pista de Canoagem do Jamor 25 de janeiro de 2017 Classificação Concelho de Cascais Desporto Adaptado - Rodrigo André AE Carcavelos 3.05.22 - - Augusta Carvalho

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo. Nome

Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo. Nome Nome da Escola : Agrupamento de Escolas de Ermesinde, Valongo Data final da candidatura : 2017-09-22 Grupo de Recrutamento: 110-1º Ciclo do Ensino Básico Ficheiro gerado em : 25/09/2017 12:09:29 Ordenação

Leia mais

CONCURSO DE DOCENTES

CONCURSO DE DOCENTES CONCURSO DE DOCENTES Grupo de Recrutamento 500 - Matemática ANO ESCOLAR DE 2016/2017 LISTA DEFINITIVA DE NÃO COLOCAÇÃO CANDIDATOS À CONTRATAÇÃO INICIAL 32 ª RESERVA DE RECRUTAMENTO 26/05/2017 Página 1

Leia mais

14 21, Carla Alexandra Rodrigues Basto Cardoso de Ferreira Bastidas

14 21, Carla Alexandra Rodrigues Basto Cardoso de Ferreira Bastidas Nome da Escola : Agrupamento de Escolas Dr. António da Costa Contreiras, Armação de Pêra, Silves Nº Escola : 145269 Nº Horário : 79 Ficheiro gerado em : 01/04/2013 08:04:27 Data final da candidatura :

Leia mais

Ministério da Educação EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA DE CHAMADA

Ministério da Educação EXAMES FINAIS NACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO PAUTA DE CHAMADA Data realização: quarta, 22 de junho às 09:30 h Sala: A11 15495675 ALEXANDRA FILIPA SOUSA ALVES 1 15006793 ALINE FERNANDES LOPES 2 15807278 ANA ALEXANDRA COSTA SANTOS 3 15494534 ANA CATARINA BARBOSA BORGES

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO LEVANTE DA MAIA Sede: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO LEVANTE DA MAIA Sede: Escola Básica e Secundária do Levante da Maia LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS HORÁRIO 14 6 HORAS Educação Física Grupo 260 LISTA ORDENADA DOS CANDIDATOS Ordenação Graduação Profissional Nº Candidato Nome 1 29,510 6968097265 Nuno Miguel Bessa Ferreira 2 29,211 5277013717 Sérgio Duarte

Leia mais

ID NOME ADMITIDOS/EXCLUIDOS 1 Maria do Carmo Magalhães dos Santos Morais Brito Admitido

ID NOME ADMITIDOS/EXCLUIDOS 1 Maria do Carmo Magalhães dos Santos Morais Brito Admitido ANEXO 1 Lista provisória dos candidatos admitidos/excluídos à Bolsa de Reservas de Assistentes Operacionais Proc.004/2019. ID NOME ADMITIDOS/EXCLUIDOS 1 Maria do Carmo Magalhães dos Santos Morais Brito

Leia mais