EDITAL Nº 2/2017 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) GINÁSTICA E CONSCIÊNCIA CORPORAL ANO 2017

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "EDITAL Nº 2/2017 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) GINÁSTICA E CONSCIÊNCIA CORPORAL ANO 2017"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS DIAMANTINA EDITAL Nº 2/2017 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) GINÁSTICA E CONSCIÊNCIA CORPORAL ANO 2017 O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS, CAMPUS DIAMANTINA, por intermédio de seu Diretor Geral nomeado pela Portaria nº 969, de 04 de dezembro de 2014, usando das atribuições legais que lhe são conferidas pelo art. 13 da Lei nº , de 29/12/2008, pelo art. 23 do Estatuto do IFNMG, publicado no DOU, em 21 de agosto de 2009 e pelo 1º do art. 80 do Regimento Geral do IFNMG publicado no DOU, de 05/01/2011, e pela Coordenação de Extensão Campus Diamantina, nomeado pela Portaria nº 600 de 09 de julho de 2015, tornam público o Processo Seletivo Simplificado do Curso de Formação Inicial e Continuada em Ginástica e Consciência Corporal - Vagas Remanescentes. 1. DOS OBJETIVOS DOS CURSOS FIC 1.1. Os Cursos FIC promovido pelo Campus Diamantina têm como objetivos: Proporcionar aos trabalhadores, o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social; Promover a capacitação, o aperfeiçoamento, a especialização e a atualização de profissionais nas áreas da educação profissional e tecnológica; Qualificar e requalificar trabalhadores, preparando-os para que se dediquem a um tipo de atividade profissional a fim de promover seu ingresso e/ou reingresso no mercado de trabalho; Ampliar as competências profissionais de trabalhadores; Despertar nos cidadãos o interesse para o reingresso na escola, em cursos e programas que promovam a elevação de escolaridade e o aumento da consciência socioambiental.

2 2. DOS OBJETIVOS DO CURSO FIC EM GINÁSTICA E CONSCIÊNCIA CORPORAL 2.1 Tendo como público-alvo estudantes e profissionais da arte, da educação, da saúde e demais interessados, o objetivo geral do curso é promover uma prática regular de ginástica em diálogo com a noção de consciência corporal. Parte-se do pressuposto de que a sensibilização do próprio corpo é um passo crucial para aprimorar o olhar e a interação com o outro: seja nas artes, da educação, na saúde ou em outros contextos. São objetivos específicos do curso: Conhecer/identificar/perceber aspectos da estrutura óssea e muscular no próprio corpo; Trabalhar fortalecimento, alongamento, alinhamentos e movimentos coordenados a partir técnicas corporais diversas; Introduzir a noção de consciência corporal de forma contextualizada; Realizar uma sensibilização quanto à fruição das Artes Cênicas (especificamente, a Dança e o Teatro). 3. DA CARGA HORÁRIA, DA DURAÇÃO E DA CERTIFICAÇÃO 3.1. Da carga horária O curso terá a carga horária de 160 (cento e sessenta) horas Da duração O curso será realizado em três módulos: Módulo I* : Carga horária: 20:00h. Encontros nos dias 31/03/2017, 28/04/2017, 26/05/2017 e 30/06/2017. Módulo II : Carga horária do módulo: 70:00h. Início: 13/02/2017. Fim: 29/06/2017. Módulo III : Carga horária do módulo: 70:00h. Início: 08/08/2017. Fim: 07/12/2017. *Aos ingressantes em por meio do presente edital (vagas remanescentes) o módulo I será (re)ofertado em concomitância ao módulo II As aulas dos módulos II e III do curso acontecerão semanalmente, às segundas e quintas-feiras no turno noturno no horário de 18:20h às 20h no Teatro do Instituto Casa da Glória (rua da Glória, 298, Centro, Diamantina/MG em frente ao prédio do IFNMG Campus Diamantina.

3 As aulas do módulo I serão (re)ofertadas aos alunos das vagas remanescentes em concomitância ao módulo II nos dias 31/03/2017, 28/04/2017, 26/05/2017 e 30/06/2017 (sextas-feiras) - no turno noturno - no horário de 18:15h às 22:00h. 3.3 Exigências para a certificação: Ter no mínimo 75% de frequência nas aulas; Aprovação nas unidades curriculares. 4. DOS REQUISITOS PARA O PREENCHIMENTO E NÚMERO DE VAGAS 4.1. O presente curso é destinado ao público com o seguinte perfil: Ter Ensino Fundamental completo ou cursar o 9º ano; Ter entre 18 e 59 anos de idade; Não ter matrícula ativa em nenhum curso FIC de nenhuma instituição pública ou privada através de concessão de bolsa; Ter disponibilidade em participar do curso em todos os seus módulos Do número de vagas O curso FIC Ginástica e Consciência Corporal oferecerá 15 (quinze) vagas remanescentes. 5. DA INSCRIÇÃO 5.1 A inscrição dos candidatos às vagas remanescentes do Curso FIC em Ginástica e Consciência Corporal é gratuita e ocorrerá a partir do dia 22 de fevereiro até o dia 30 de março 2017 (enquanto houver vagas). 5.2 O candidato deverá se inscrever na secretaria do IFNMG - Campus Diamantina, situado na Rua da Glória, 187 Centro, Diamantina, MG. 5.3 No ato da inscrição, o candidato deverá entregar a fotocópia da Carteira de Identidade, Formulário de Inscrição preenchido (ANEXO I) e declarar disponibilidade em participar do curso em todos os seus módulos (ANEXO II). 5.4 Na Inscrição deverá constar, obrigatoriamente, a assinatura do candidato ou de seu representante legal. 5.5 Estando o candidato impedido de comparecer para efetuar sua inscrição, o mesmo poderá enviar um representante legal, munido de procuração particular emitida/assinada pelo candidato e dos documentos originais do candidato. 5.6 São de inteira responsabilidade dos candidatos as informações prestadas no ato da inscrição e serão anuladas, a qualquer tempo, as inscrições que não obedeçam às determinações contidas neste Edital.

4 6. DA SELEÇÃO DOS CANDIDATOS E DO RESULTADO 6.1 O critério utilizado na seleção dos candidatos será a ordem de inscrição. 7. DAS MATRÍCULAS 7.1 Serão automaticamente matriculados os candidatos classificados dentro do limite das vagas e que tiveram suas inscrições deferidas. 7.2 Os candidatos com inscrições deferidas, além das vagas disponíveis no presente Edital, integrarão uma lista de espera cujos nomes, serão convocados caso haja disponibilidade de vagas, seguindo o mesmo critério de seleção. 7.3 O discente terá sua matrícula cancelada se deixar de comparecer, sem justificativa aceita pela Diretoria de Ensino ou Coordenação de Extensão, ao primeiro dia de aula ou faltar a 3 (três) encontros consecutivos sem apresentar justificativa à professora do curso, à direção de ensino ou à coordenação de extensão. A sua vaga poderá ser preenchida pelo primeiro candidato em lista de espera, desde que no momento da inscrição do mesmo o curso não tenha ofertado mais do que 25% de sua carga horária total As aulas do Curso FIC em Ginástica e Consciência Corporal já estão em andamento. Para o discente de vaga remanescente, será considerado como o primeiro dia de aula a primeira aula que houver a partir do momento em que sua inscrição for deferida. 8. MATRIZ CURRICULAR Módulos / Unidade Curricular Carga Horária/Aula Carga Horária/Relógio Ginástica e Consciência Corporal: Módulo I 18 15:00 Atividades Dirigidas I 6 5:00 Ginástica e Consciência Corporal: Módulo II 68 56:40 Atividades Dirigidas II 16 13:20 Ginástica e Consciência Corporal: Módulo III 68 56:40 Atividades Dirigidas III 16 13:20 Total Geral 192 Horas/Aula 160:00 Observação: Para cada módulo de Ginástica e Consciência Corporal há um módulo de Atividade Dirigida correspondente. Os módulos de Ginástica e Consciência Corporal são presenciais; os módulos de Atividade Dirigidas são fundamentados, sobretudo, em orientação de leituras e exercícios práticos.

5 9. EMENTAS Unidade Curricular Ginástica e Consciência Corporal: Módulo I Carga Horária: 18h/a (15h) Ementa: Introdução às noções de ginástica e consciência corporal. Atenção e cuidados com o corpo. Noções introdutórias à ampliação da percepção do próprio corpo e estruturação do mesmo. Unidade Curricular Atividades Dirigidas I Carga Horária: 6h/a (5h) Ementa: Leitura dirigida em diálogo com a unidade curricular Ginástica e Consciência Corporal: Módulo I. Unidade Curricular Ginástica e Consciência Corporal: Módulo II Carga Horária: 68h/a (56:40h) Ementa: Noções de ginástica e consciência corporal. Atenção e cuidados com o corpo. Estudo anatômico de aspectos da estrutura óssea e muscular. Estruturação do corpo: fortalecimento, alongamento, alinhamentos. Unidade Curricular Atividades Dirigidas II Carga Horária: 16h/a (13:20h) Ementa: Leitura dirigida em diálogo com a unidade curricular Ginástica e Consciência Corporal: Módulo II. Sensibilização para as artes da cena: Dança (fruição). Unidade Curricular Ginástica e Consciência Corporal: Módulo III Carga Horária: 68h/a (56:40h) Ementa: Noções de ginástica e consciência corporal. Atenção e cuidados com o corpo. Estudo anatômico de aspectos da estrutura óssea e muscular. Estruturação do corpo: fortalecimento, alongamento, alinhamentos. Movimentos coordenados (pequenas sequências). Unidade Curricular Atividades Dirigidas III Carga Horária: 16h/a (13:20h) Ementa: Leitura dirigida em diálogo com a unidade curricular Ginástica e Consciência Corporal: Módulo II. Sensibilização para as artes da cena: Teatro (fruição).

6 10. DO CALENDÁRIO Cronograma de atividades Atividades 9.1 Publicação do edital 21 de fevereiro de 2017 Data 9.2 Período de inscrição A partir do dia 22 de fevereiro até o dia 30 de março de 2017 (enquanto houver vagas) 9.3 Início das aulas Tendo em vista que o curso já está em andamento, o candidato deverá comparecer à primeira aula que houver a partir do momento em que sua inscrição for deferida. 9.4 Previsão do término das aulas 07 de dezembro de DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS 11.1 Os casos omissos, não previstos neste Edital, serão julgados pela Diretoria de Ensino e Coordenação de Extensão do Campus Diamantina, para o qual só cabem recursos a suas decisões junto à Direção Geral do Campus Diamantina Este Edital entrará em vigor na data da sua Publicação. Diamantina, 21 de fevereiro de 2017 Paulo Marinho de Oliveira Diretor-Geral Substituto do IFNMG Campus Diamantina [Portaria Nº 1037/2014]

7 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS DIAMANTINA ANEXO I FORMULARIO DE INSCRIÇÃO OBSERVAÇÃO: PRENCHA OS CAMPOS COM LETRA DE FORMA Nº DA INSCRIÇÃO NOME DO CANDIDATO: ENDEREÇO: NÚMERO: COMPLEMENTO: BAIRRO: CIDADE: CEP: SEXO: ( ) M ( ) F TELEFONE CELULAR TELEFONE RESIDENCIAL: TELEFONE COMERCIAL: PROFISSÃO: NATURALIDADE: Diamantina (MG), DE DE ASSINATURA DO CANDIDATO EDITAL Nº 02/2017 Nº DA INSCRIÇÃO: Curso: Nome do Candidato: Diamantina (MG), DE DE ASSINATURA DO CANDIDATO ASSINATURA DO SERVIDOR ATENÇÃO: A CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA DEVERÁ SER REALIZADA NO PRIMEIRO DIA DE AULA. Início das aulas: / / Horas:

8 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS DIAMANTINA ANEXO II DECLARAÇÃO DE DISPONIBILIDADE - EDITAL Nº 02/2017 Eu, (NOME COMPLETO), portador(a) do RG Nº declaro que estou ciente da carga horária, duração e exigências para certificação do curso FIC Ginástica e Consciência Corporal e que possuo disponibilidade em participar do mesmo em todos os seus módulos (I, II e III nos semestres letivos e ). Diamantina, de de Assinatura do Candidato DA CARGA HORÁRIA, DA DURAÇÃO E DA CERTIFICAÇÃO Da carga horária O curso terá a carga horária de 160 (cento e sessenta) horas. Da duração O curso será realizado em três módulos: Módulo I : Carga horária: 20:00h*. Módulo II : Carga horária do módulo: 70:00h. Início: 13/02/2017. Fim: 29/06/2017. Módulo III : Carga horária do módulo: 70:00h. Início: 08/08/2017. Fim: 07/12/2017. As aulas dos módulos II e III do curso acontecerão semanalmente, às segundas e quintas-feiras no turno noturno no horário de 18:20h às 20:00h no Teatro do Instituto Casa da Glória (rua da Glória, 298, Centro, Diamantina/MG em frente ao prédio do IFNMG Campus Diamantina). *As aulas presenciais do módulo I serão (re)ofertadas aos alunos das vagas remanescentes em concomitância ao módulo II nos dias 31/03/2017, 28/04/2017, 26/05/2017 e 30/06/2017 (sextasfeiras) - no turno noturno no horário de 18:15h às 22:00h Exigências para a certificação: Ter no mínimo 75% de frequência nas aulas; Aprovação nas unidades curriculares.

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO E SABERES DOCENTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FORMAÇÃO

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO BOVINOCULTOR DE LEITE

EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO BOVINOCULTOR DE LEITE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO BOVINOCULTOR

Leia mais

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR

EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO FUNDAMENTOS DE MATEMÁTICA ELEMENTAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA EDITAL N.º 02/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N. 03/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N. 03/2016 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS BOA VIAGEM EDITAL N. 03/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE EXTENSÃO TÉCNICAS

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS AVANÇADO DO PECÉM

EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS AVANÇADO DO PECÉM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ - IFCE CAMPUS CAUCAIA EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE EXTENSÃO DO CAMPUS

Leia mais

EDITAL PTB Nº. 37/2016

EDITAL PTB Nº. 37/2016 EDITAL PTB Nº. 37/2016 CONVOCAÇÃO PARA INSCRIÇÃO DE VAGAS REMANESCENTES DOS EDITAIS DE Nº 04 e Nº05 NOS CURSOS DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) DO 2º SEMESTRE DE 2016 O Câmpus Pirituba

Leia mais

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016

Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 Edital nº 04, de 04 de agosto de 2016 A Diretora Geral do Campus Rio Branco Avançado Baixada do Sol do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre - IFAC, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS OLINDA CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CELLE CAMPUS OLINDA

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA 01/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE EXTENSÃO FIC - IFG/CÂMPUS ITUMBIARA

CHAMADA PÚBLICA 01/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE EXTENSÃO FIC - IFG/CÂMPUS ITUMBIARA CHAMADA PÚBLICA 01/2016 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE EXTENSÃO FIC - IFG/CÂMPUS ITUMBIARA O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em conformidade com a Lei de Diretrizes

Leia mais

EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM

EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM EDITAL IFCE N 07/2016 CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO TRABALHADOR CAMPUS CAMOCIM A Direção do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ Campus Camocim, no uso de suas atribuições

Leia mais

EDITAL Nº 65/2016, DE 04 DE AGOSTO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC)

EDITAL Nº 65/2016, DE 04 DE AGOSTO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) EDITAL Nº 65/2016, DE 04 DE AGOSTO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA OCUPAÇÃO DE VAGAS DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) O Câmpus Boituva do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL N 0010 de junho de 2012 PROGRAMA DE BENEFÍCIOS PRONATEC

EDITAL N 0010 de junho de 2012 PROGRAMA DE BENEFÍCIOS PRONATEC Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Ibirubá EDITAL N 0010 de junho de 2012 PROGRAMA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO CORONEL VIVIDA EDITAL 01/2016

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ CAMPUS AVANÇADO CORONEL VIVIDA EDITAL 01/2016 EDITAL 01/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DE ALUNOS PARA VAGAS REMANESCENTES PARA OS CURSOS TÉCNICOS EM SEGURANÇA DO TRABALHO, MEIO AMBIENTE E LOGÍSTICA, NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REDE E-TEC BRASIL.

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CAMPUS I Edital nº 01/2015 Salvador, 12 de janeiro de 2015 O DIRETOR DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPUS I UNEB, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL Nº SPO.046, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL Nº SPO.046, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS CURSOS DE EXTENSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS SÃO PAULO EDITAL Nº SPO.046, DE 30 DE AGOSTO DE 2016 PROCESSO

Leia mais

EDITAL N.º 015/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE EXTENSÃO

EDITAL N.º 015/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE EXTENSÃO EDITAL N.º 015/2016 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE EXTENSÃO O câmpus Campos do Jordão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, em conformidade com a Lei Federal n.º

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 PROJETOS INOVADORES JUNTO À EMBRAPII/IFCE

EDITAL N.º 01/2016 PROJETOS INOVADORES JUNTO À EMBRAPII/IFCE EDITAL N.º 01/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FERRAMENTAS ÁGEIS E CRIATIVAS APLICADAS AO DESENVOLVIMENTO DE PROPOSTAS E PROJETOS INOVADORES JUNTO

Leia mais

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015.

Fatec Ipiranga EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. EDITAL DE TRANSFERÊNCIA EXTERNA - FATEC IPIRANGA N.º 06/ 2015 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2015. O Diretor da Faculdade de Tecnologia do Ipiranga FATEC IPIRANGA, no uso de suas atribuições legais, faz saber que

Leia mais

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MULHERES MIL

EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO PROGRAMA MULHERES MIL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CAMPUS VITÓRIA Avenida Vitória, 1729 Jucutuquara 29040-780 Vitória ES 27 3331-2110 EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO 30 2013 PROGRAMA MULHERES

Leia mais

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016

COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016. São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 COORDENAÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL Nº 014/2016 São João do Piauí, 21 de outubro de 2016 A Diretoria Geral do Campus São João do Piauí, através da Coordenação de Extensão, torna público este Edital que estabelece

Leia mais

COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016

COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016 COORDENADORIA DE EXTENSÃO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE EXTENSÃO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EDITAL N 021-IFSP-CMP/2016, DE 19 DE JULHO DE 2016 O câmpus Campinas do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA PARA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Diretoria de Educação a Distância EDITAL Nº 336, DE 31 DE AGOSTO DE 2016 SELEÇÃO INTERNA

Leia mais

EDITAL N. 19, DE 06 DE JUNHO DE 2016.

EDITAL N. 19, DE 06 DE JUNHO DE 2016. EDITAL N. 19, DE 06 DE JUNHO DE 2016. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC): INFORMÁTICA BÁSICA, INGLÊS BÁSICO, INGLÊS PRÉ- INTERMEDIÁRIO E INTERMEDIÁRIO. O DIRETOR

Leia mais

EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013.

EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013. EDITAL Nº 206/RIFB, DE 02 DE DEZEMBRO DE 2013. SELEÇÃO 2014/1 PROCESSO SELETIVO PARA CURSOS DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA (FIC) 1. DA ABERTURA O REITOR PRO TEMPORE DO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB),

Leia mais

Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR

Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR Edital nº 011/ 2014 CÂMPUS CURITIBA IFPR A Direção Geral do Câmpus Curitiba do Instituto Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, torna pública as normas que regem o Processo Seletivo para ingresso

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO EDITAL PTB Nº.08/2016 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) FUNDAMENTOS PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA (turmas 1 e 2) DO IFSP - CÂMPUS PIRITUBA O Câmpus Pirituba

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL CTGC N 01 DE 18 DE JANEIRO DE 2016

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília EDITAL CTGC N 01 DE 18 DE JANEIRO DE 2016 EDITAL CTGC N 01 DE 18 DE JANEIRO DE 16 CHAMADA PÚBLICA PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS EM CURSOS DE FORMAÇÃO INCIAL E CONTINUADA NA MODALIDADE PRESENCIAL 16/1 O DIRETOR-GERAL SUBSTITUTO EVENTUAL DO CAMPUS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 03/2013 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR ÁREA ADMINISTRATIVA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL Nº 03/2013 SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR ÁREA ADMINISTRATIVA SELEÇÃO SIMPLIFICADA DE ESTAGIÁRIOS DO ENSINO SUPERIOR ÁREA ADMINISTRATIVA A PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALHOÇA FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA COORDENAÇÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL EDITAL Nº 11/2016 - PROCESSO SIMPLIFICADO PARA INGRESSO NOS CURSOS EXTRACURRICULARES DE ESPANHOL BÁSICO I E INGLÊS BÁSICO I E (VAGAS REMANESCENTES) ESPANHOL INTERMEDIÁRIO I E INGLÊS BASICO II A Direção

Leia mais

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016

PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL EDITAL Nº 023/2016, DE 24 DE AGOSTO DE 2016 BOLSA TUTORIA/CURSO SUPERIOR - LICENCIATURA EM MATEMÁTICA IFMG O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 01 PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 01 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

EDITAL N 021/2016/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 14 DE JUNHO DE 2016.

EDITAL N 021/2016/IFTO/CAMPUS PALMAS, DE 14 DE JUNHO DE 2016. EDITAL N 02/206/IFTO/, DE 4 DE JUNHO DE 206. PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE MONITORES PARA O ENSINO MÉDIO INTEGRADO, PROEJA E TÉCNICO SUBSEQUENTE VAGAS OCISOSAS O DIRETOR GERAL DO INSTITUTO FEDERAL

Leia mais

1. DO PROCESSO SELETIVO

1. DO PROCESSO SELETIVO EDITAL PTB Nº.04/16 SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA NO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) INCLUSÃO DIGITAL PARA A TERCEIRA IDADE DO IFSP CÂMPUS PIRITUBA O Câmpus Pirituba do Instituto Federal

Leia mais

EDITAL N.º 10/2014. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica.

EDITAL N.º 10/2014. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. 1 EDITAL N.º 10/2014 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão

Associação Paranaense de Cultura Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão 1 EDITAL N.º 07/2015 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O - TECPUC, mantido pela Associação Paranaense de Cultura, torna pública a abertura do processo

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 61 DE 17 DE MARÇO DE 2014 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

Leia mais

14h00minh às 16h00min h

14h00minh às 16h00min h CHAMADA PÚBLICA 06/2015 CHAMADA PÚBLICA PARA CURSOS DE EXTENSÃO FIC - IFG/CÂMPUS Jataí O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), em conformidade com a Lei de Diretrizes e Bases

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015 Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Norte de Minas Gerais EDITAL Nº 174, DE JUNHO DE 2015 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leia mais

EDITAL Nº 07/2016-DG/CNAT/IFRN PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS

EDITAL Nº 07/2016-DG/CNAT/IFRN PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS NATAL CENTRAL EDITAL Nº 07/2016-DG/CNAT/IFRN PROCESSO SELETIVO SIMPLICADO PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIOS A Direção-Geral

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO VAGAS REMANESCENTES DO PS OFERTA DE VAGAS EDITAL COMPLETO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 16 2016 VAGAS REMANESCENTES DO PS 10 2016 OFERTA DE VAGAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Campus do Ifes ofertante

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: CNPJ:

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: CNPJ: UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO UPE CAMPUS PETROLINA Campus Universitário, s/n Vila Eduardo Petrolina/PE. CEP: 56328-903. CNPJ: 11.022.597/001-91 EDITAL 01/2016, DE 25 DE AGOSTO DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE

Leia mais

EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO

EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EDITAL Nº 14/2012 TRANSFERÊNCIA INTERNA E EXTERNA E APROVEITAMENTO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO O PRÓ-REITOR DE ENSINO DO INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ (IFPR), no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

Leia mais

EDITAL N.º 10/2011. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica.

EDITAL N.º 10/2011. Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. 1 EDITAL N.º 10/2011 Dispõe sobre o Processo de Matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica. O Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão, mantido pela Associação Paranaense

Leia mais

EDITAL Nº 09/ PROEX

EDITAL Nº 09/ PROEX EDITAL Nº 09/2014 - PROEX 1. DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS DIVULGA O PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE FORMAÇÃO EM IDIOMA ESTRANGEIRO NA MODALIDADE DE CURSOS DE INGLÊS NÍVEL BÁSICO PARA OS CAMPI DA UNIVASF

Leia mais

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014

EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 EDITAL FATEC SÃO ROQUE Nº 01/2014 DE 12 DE MAIO DE 2014 O Diretor da Faculdade de Tecnologia de São Roque no uso de suas atribuições legais torna público que estão abertas as inscrições para participação

Leia mais

1.3 - O Anexo I apresenta o Cronograma de Atividades pertinentes a este edital.

1.3 - O Anexo I apresenta o Cronograma de Atividades pertinentes a este edital. EDITAL DE MATRÍCULA - CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS - 2016/2 O Diretor Executivo do SENAI CETIQT, no uso das atribuições que lhes conferem o Regimento Interno do SENAI CETIQT, tornam públicas, através do presente

Leia mais

EDITAL N.º 06/2011. Dispõe sobre o processo de matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica

EDITAL N.º 06/2011. Dispõe sobre o processo de matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica EDITAL N.º 06/2011 Dispõe sobre o processo de matrícula para o Curso de Extensão: Instrumentação Cirúrgica O Centro de Educação Profissional Irmão Mário Cristóvão, mantido pela Associação Paranaense de

Leia mais

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS

EDITAL Nº 04/2015 MATRÍCULA 2015 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO EM AGROPECUÁRIA, ZOOTECNIA E ALIMENTOS 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 13

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 13 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 13 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Da Avaliação... 6 4. Do Resultado... 6 5. Da Matrícula... 7 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7.

Leia mais

EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA

EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO DESTINADO À COMUNIDADE INTERNA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO DIREÇÃO GERAL CAMPUS IGARASSU CENTRO DE LIBRAS E LÍNGUAS ESTRANGEIRAS CELLE CAMPUS IGARASSU

Leia mais

EDITAL Nº 011 DE 13 DE MARÇO DE 2013 PROGRAMA DE BENEFÍCIOS PRONATEC

EDITAL Nº 011 DE 13 DE MARÇO DE 2013 PROGRAMA DE BENEFÍCIOS PRONATEC Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Câmpus Bento Gonçalves EDITAL Nº 011 DE 13 DE MARÇO DE

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA TITULO I DO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

CHAMADA PÚBLICA TITULO I DO CURSO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS CHAMADA PÚBLICA O Diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), no uso de suas atribuições, torna público a presente chamada pública contendo as normas referentes ao Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE

EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE EDITAL 13/2016 PROEN, DE 06 DE ABRIL DE 2016 PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL CONVÊNIO IF-Sertão PE /Univasf/UNEB/UPE/FACAPE A Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO

NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS DIRETORIA DE ATENÇÃO À SAÚDE E ACESSIBILIDADE NÚCLEO DE ACESSIBILIDADE

Leia mais

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO

EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO EDITAL 004/2016 Câmpus Araraquara SELEÇÃO DE BOLSISTAS - BOLSA EXTENSÃO ABERTURA O Diretor Geral do câmpus Araraquara do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, torna pública,

Leia mais

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017

EDITAL Nº 014/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 EDITAL Nº 01/2016 MATRÍCULAS VESTIBULAR 2017 A Faculdade União de Campo Mourão, credenciada pela Portaria MEC N.º 6 de 22 de Janeiro de 2010, publicada no DOU em 26 de 01 de 2010, de acordo com o Regimento

Leia mais

EDITAL Nº 08, de 13 de julho de 2016 TÍTULO I: DOS OBJETIVOS TÍTULO II: DA DISPONIBILIDADE DAS VAGAS

EDITAL Nº 08, de 13 de julho de 2016 TÍTULO I: DOS OBJETIVOS TÍTULO II: DA DISPONIBILIDADE DAS VAGAS EDITAL Nº 08, de 13 de julho de 2016 O Diretor de Desenvolvimento de Ensino em Exercício do Campus Picuí do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, no uso de suas atribuições estatutárias

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM

PROCESSO SELETIVO ENEM PROCESSO SELETIVO ENEM 2017.1 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade... 6 7.

Leia mais

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS DA REDE

IDIOMAS SEM FRONTEIRAS DA REDE EDITAL N 07/2016 - PROEX/IFAC PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA EM ESPANHOL BÁSICO E INGLÊS BÁSICO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DO PROGRAMA e -TEC IDIOMAS SEM FRONTEIRAS

Leia mais

EDITAL Nº 04/2016 TRANSFERÊNCIA INTERNA

EDITAL Nº 04/2016 TRANSFERÊNCIA INTERNA EDITAL Nº 04/2016 TRANSFERÊNCIA INTERNA A Direção Acadêmica Administrativa da Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições legais, em atendimento ao Regimento Interno desta Instituição de Ensino Superior,

Leia mais

Processo Seletivo Transferência/Reingresso

Processo Seletivo Transferência/Reingresso Curso de Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais Processo Seletivo Transferência/Reingresso Vagas para transferência Externa e para portadores de diploma de curso superior Edital 2009 1º semestre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL DEF Nº 01/2017 SELEÇÃO DE MONITOR REMUNERADO DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA FLORESTAL, DA FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, CAMPUS JK O

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 09

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 09 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.2 EDITAL Nº 09 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 5 3. Da Avaliação... 6 4. Do Resultado... 6 5. Da Matrícula... 7 6. Do regime escolar e semestralidade... 7 7.

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 02 PROCESSO SELETIVO ENEM 2016.2 EDITAL Nº 02 SUMÁRIO 1. Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 3 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 4 6. Do regime escolar e semestralidade... 5 7.

Leia mais

Edital nº 06, de 12 de fevereiro de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina.

Edital nº 06, de 12 de fevereiro de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina. Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC Edital nº 06, de 12 de fevereiro de 2016 Processo Seletivo para Transferência Interna para o curso de Medicina. O Diretor Geral das

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO EDITAL Nº 001/2013- PPGGP PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL EM GESTÃO PÚBLICA TURMA 2013 A Coordenação do torna público que estarão abertas as inscrições ao Processo Seletivo

Leia mais

EDITAL Nº 06/2016 Diretoria Geral

EDITAL Nº 06/2016 Diretoria Geral SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA CAMPUS CABEDELO CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA FIC PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE OPERADOR DE BENEFICIAMENTO

Leia mais

EDITAL nº 08/2016, de 06 de Junho de 2016 DIGER/IFAP NORMAS PARA INSCRIÇÃO NO PERÍODO ESPECIAL DE ESTUDOS

EDITAL nº 08/2016, de 06 de Junho de 2016 DIGER/IFAP NORMAS PARA INSCRIÇÃO NO PERÍODO ESPECIAL DE ESTUDOS EDITAL nº 08/2016, de 06 de Junho de 2016 DIGER/IFAP NORMAS PARA INSCRIÇÃO NO PERÍODO ESPECIAL DE ESTUDOS O DIRETOR GERAL DO CAMPUS MACAPÁ DO INSTITUTO FEDERAL DO AMAPÁ DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO UFES COORDENAÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID CAMPUS GOIABEIRAS EDITAL N.º 001/2015 PROCESSO SELETIVO PARA BOLSA DE INICIAÇÃO

Leia mais

EDITAL 01/2016 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES

EDITAL 01/2016 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS (MESTRADO) UEPB / Embrapa Algodão EDITAL 01/2016 CREDENCIAMENTO DE DOCENTES 1. PREÂMBULO

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física

Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física Universidade Federal do Rio Grande do Norte Escola de Ciências e Tecnologia Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Ensino de Física PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ DIRETORIA GERAL - CÂMPUS MACAPÁ EDITAL INTERNO N 01/2014

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAPÁ DIRETORIA GERAL - CÂMPUS MACAPÁ EDITAL INTERNO N 01/2014 EDITAL INTERNO N 01/2014 A Diretora-Geral do Câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (IFAP), no uso de suas atribuições legais e normativas e com fundamento na lei federal

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016 PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS CÂMPUS UNIVERSITÁRIO DE LUZIÂNIA EDITAL DE INSCRIÇÃO, SELEÇÃO E MATRÍCULA DE ALUNOS Nº 02/2016 CRONOGRAMA 14/06/2016 Publicação do Edital de abertura

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31

EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO NO CURSO DE MESTRADO NACIONAL PROFISSIONAL EM ENSINO DE FÍSICA POLO 31 Universidade Regional do Cariri - URCA Centro de Ciências e Tecnologia Departamento de Física Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física - Polo 31 EDITAL COMPLEMENTAR MNPEF-URCA N O 01/2015 PROCESSO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO (CEDUC) DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA (DG)

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA CENTRO DE EDUCAÇÃO (CEDUC) DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA (DG) UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR POR PRAZO DETERMINADO EDITAL DG N 001/2016 O Chefe do Departamento de GEOGRAFIA, do Centro de EDUCAÇÃO da Universidade

Leia mais

EDITAL UEFS/TOPA - ETAPA 2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO DO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO TOPA/UEFS

EDITAL UEFS/TOPA - ETAPA 2010 ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE APOIO ADMINISTRATIVO DO PROGRAMA TODOS PELA ALFABETIZAÇÃO TOPA/UEFS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Autorizada pelo Decreto Federal nº 77.496 de 27/04/76 Reconhecida pela Portaria Ministerial nº 874/86 de 19/12/86 Recredenciada pelo Decreto Estadual 9.271 de

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa)

EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa) EDITAL DE SELEÇÃO DE VOLUNTÁRIOS DA AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE JORNALISMO (AgexJor/Unipampa) A coordenação da Agência Experimental de Jornalismo (AgexJor) da Unipampa informa que estarão abertas, no período

Leia mais

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será

E D I T A L. 2º A taxa de inscrição para o Processo Seletivo dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu será EDITAL DC/BP-NPL 3/2014 ABRE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO PARA OS CURSOS DE PÓS- GRADUAÇÃO LATO SENSU DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF NO 2º SEMESTRE DE 2014. A Diretora

Leia mais

Edital nº 024, de 02 de agosto de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina.

Edital nº 024, de 02 de agosto de Processo Seletivo para Transferência Interna. para o curso de Medicina. Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central FACIPLAC Edital nº 024, de 02 de agosto de 2016 Processo Seletivo para Transferência Interna para o curso de Medicina. O Diretor Geral das

Leia mais

EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO PROEJA DA UTFPR

EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO DO AUXÍLIO ESTUDANTIL AOS ESTUDANTES DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO PROEJA DA UTFPR Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Assessoria para Assuntos Estudantis da Reitoria PR UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ EDITAL ASSAE 002/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Edital nº 01/2016 CHAMADA DE CANDIDATOS PARA MATRÍCULA E SELEÇÃO PARA O ESTÁGIO PROBATÓRIO DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM SAÚDE PERINATAL DA MATERNIDADE ESCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE

Leia mais

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca

b. Comprovante de regularidade de matrícula em nível superior na instituição de origem (original); c. Histórico Escolar do curso de origem contendo ca EDITAL FATEC MAUÁ Nº. 01/2017 de 25 de novembro de 2016. O Diretor da Fatec-Mauá - Faculdade de Tecnologia de Mauá, no uso de suas atribuições legais, faz saber que estão abertas inscrições para participação

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2016

EDITAL DE MATRÍCULA Nº 01/2016 1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO DIRETORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃ DE ENSINO SECRETARIA

Leia mais

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04

PROCESSO SELETIVO ENEM EDITAL Nº 04 PROCESSO SELETIVO ENEM 2015.1 EDITAL Nº 04 SUMÁRIO 1 Da Validade... 3 2 Das Inscrições... 3 3 Do calendário... 4 4 Da Avaliação... 4 5 Da matrícula... 4 6 Do regime escolar e semestralidade... 5 7 Das

Leia mais

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS

2 DOS CURSOS, DOS TURNOS, ÁREA AFIM AO CURSO PRETENDIDO E DO NÚMERO DE VAGAS OFERECIDAS Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Porto Alegre EDITAL Nº 63, DE 14 DE OUTUBRO DE 26

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB

CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA - UniCEUB EDITAL SIMPLIFICADO DO º PROCESSO SELETIVO DE 04 PARA MUDANÇA DE CURSO O reitor do Centro Universitário de Brasília UniCEUB faz saber, mediante o presente edital,

Leia mais

EDITAL DE MATRÍCULA - CURSOS TÉCNICOS /1 Aditamento (13/01/2017)

EDITAL DE MATRÍCULA - CURSOS TÉCNICOS /1 Aditamento (13/01/2017) EDITAL DE MATRÍCULA - CURSOS TÉCNICOS - 2017/1 Aditamento 1-2017 (13/01/2017) O Diretor Executivo e Técnico, em exercício, do SENAI CETIQT, usando de suas atribuições previstas no Regimento Interno da

Leia mais

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s

EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s EDITAL DE TRANSFERÊNCIA FATEC TAUBATÉ Nº. 01/2016 DE 01 DE JUNHO DE 2016. REMANEJAMENTO ENTRE FATEC s O Diretor da, no uso de suas atribuições legais, faz saber que serão abertas as inscrições para participação

Leia mais

CAPÍTULO I. Dos Objetivos da Pesquisa

CAPÍTULO I. Dos Objetivos da Pesquisa RESOLUÇÃO Nº 01/2014 DISPÕE SOBRE O REGIMENTO DO GRUPO DE INICIAÇÃO À PESQUISA CIENTÍFICA DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR FACULDADE CASA DO ESTUDANTE. A Direção Geral da IES

Leia mais

CURSOS CONCEDENTE VAGAS TURNO DO ESTÁGIO Pedagogia Prefeitura Municipal de Mossoró 50 Matutino

CURSOS CONCEDENTE VAGAS TURNO DO ESTÁGIO Pedagogia Prefeitura Municipal de Mossoró 50 Matutino Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis - PRORHAE

Leia mais

Processo Seletivo de Tutores a Distância

Processo Seletivo de Tutores a Distância E-TEC BRASIL CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS CEFET-MG Processo Seletivo de Tutores a Distância 008/28.01.2015 1. ATUAÇÃO Caberá ao Tutor à Distância: 1.1. Orientar e acompanhar em

Leia mais

PREFEITURA DE SÃO LUIS INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO IPAM

PREFEITURA DE SÃO LUIS INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA DO MUNICÍPIO IPAM EDITAL Nº 01/2016 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS A Prefeitura Municipal de São Luís, por intermédio do Instituto de Previdência e Assistência do Município IPAM, no uso de suas atribuições legais, torna público

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID FEEVALE Nº. 06/2013

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID FEEVALE Nº. 06/2013 PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID SELEÇÃO DE PROFESSOR SUPERVISOR EDITAL PIBID FEEVALE Nº. 06/2013 A Pró-reitora de Ensino da Universidade Feevale, no uso de suas atribuições,

Leia mais

PROGRAMA DE MONITORIA

PROGRAMA DE MONITORIA FACULDADE DE TECNOLOGIA DE SÃO VICENTE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO TECNOLOGIA EM AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL PROGRAMA DE MONITORIA Agosto/2010 2 1. O QUE É MONITORIA A Monitoria é a modalidade de ensino-aprendizagem,

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 2017/1

PROCESSO SELETIVO 2017/1 EDITAL Nº 04/Diretor Geral/2016 Dispõe sobre processo seletivo para o 1º semestre de 2017. O presente Edital do Processo Seletivo da Faculdades SPEI, torna público, em extrato, as normas para ingresso

Leia mais

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA

EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA EDITAL 21/2016 TRANSFERÊNCIA EXTERNA Dispõe sobre a Transferência Externa para cursos de graduação da Faculdade Guanambi. A Direção Acadêmica e Administrativa da Faculdade Guanambi, no uso de suas atribuições

Leia mais

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41)

Rua Imaculada Conceição, 1155 Prado Velho Curitiba, Paraná CEP: Fone (41) 1 EDITAL N.º 02/2016 DISPÕE SOBRE O PROCESSO DE MATRÍCULA PARA O CURSO LIVRE DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA O Mário Cristóvão - TECPUC, mantido pela, torna pública a abertura do processo de matrícula para

Leia mais

EDITAL 03/2016 EDUCAÇÃO

EDITAL 03/2016 EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO JOAQUIM NABUCO Diretoria de Formação e Desenvolvimento Profissional Fone: (81) 3073.6629 CNPJ: 09.773.169/0001-59 www.fundaj.gov.br EDITAL 03/2016 CURSO DE FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS

Leia mais

EDITAL Nº 02/2016 Seleção de estagiário da Diretoria Administrativa e Educação Física (COM INCORPORAÇÃO DE RETIFICAÇÃO)

EDITAL Nº 02/2016 Seleção de estagiário da Diretoria Administrativa e Educação Física (COM INCORPORAÇÃO DE RETIFICAÇÃO) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS CANGUARETAMA BR-101, Km 160, S/N, Areia Branca, Canguaretama - RN, CEP: 59190-000. Fone: (84) 4005-4114

Leia mais

EDITAL N o 24, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2016

EDITAL N o 24, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2016 EDITAL N o 24, DE 05 DE DEZEMBRO DE 2016 Dispõe sobre a seleção de bolsistas e alunos voluntários para projetos de pesquisa e extensão do IFMG, campus Ribeirão das Neves. O DIRETOR GERAL PRÓ-TEMPORE DO

Leia mais